Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ser humano é capaz de identificar 10 tipos de odores, revela estudo

Ser humano é capaz de identificar 10 tipos de odores, revela estudo Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Cheiro de pipoca é uma das 10 categorias identificadas
Pesquisa feita por pesquisadores americanos dividiu os cheiros em categorias como menta, doce e apodrecido
 
O gosto define a sensação percebida pelas papilas gustativas, e pode ser dividido em cinco: doce, ácido, amargo, salgado e umami. Mas e em relação aos cheiros? Quantos odores uma pessoa consegue perceber? Segundo um estudo publicado nesta quinta-feira, no periódico PLOS ONE, são 10.

Para chegar a essa conclusão, Jason Castro, da Bates College, Chakra Chennubhotla, da Universidade de Pittsburgh, e Arvind Ramanathan, do Laboratório Nacional Oak Ridge, recorreram a avançadas técnicas estatísticas para agrupar os diferentes cheiros. Partindo do Atlas of Odor Character Profiles, publicado em 1985 por Andrew Dravniek, que contém 144 traços químicos de aromas, os pesquisadores aplicaram um método matemático para dividir os odores de forma mais simples.

A equipe identificou, assim, os cheiros em 10 categorias: perfumado, amadeirado, frutado (não cítrico), químico, de menta, doce, de pipoca, limão (cítrico), e dois repulsivos, chamados por eles de acre e apodrecido.

Embora a visão e a audição já pudessem ser discutidas em termos que a maioria das pessoas entendia, essa é a primeira vez que o olfato também pode.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário