Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de maio de 2013

Implante biodegradável regenera nervos danificados e reverte paralisia

O pesquisador Shimon Rochkind.
Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram um novo método capaz de regenerar nervos periféricos danificados e reverter a paralisia.
 
Segundo os pesquisadores, através de um implante biodegradável em combinação com um hidrogel de regeneração, que aumenta o crescimento e a cura do nervo, a funcionalidade de um nervo danificado pode ser restaurada.
 
"A terapia, já testada em modelos animais, está a poucos anos de distância do uso clínico", afirma o pesquisador Shimon Rochkind.
 
Um nervo é como um cabo elétrico. Quando cortado ou danificado, a potência pode não ser transferida e o cabo perde a sua funcionalidade. Da mesma forma, um nervo danificado perde a capacidade de transferir sinais de movimento e sensações através do sistema nervoso.
 
Agora, Rochkind e seus colegas encontraram uma maneira de corrigir esse problema. No novo método, duas extremidades cortadas de um nervo danificado são reconectadas através da implantação de um tubo biodegradável que serve como uma ponte para ajudar o nervo a terminar de se conectar.
 
O gel inovador que reveste o interior do tubo de alimenta o crescimento das fibras nervosas, estimulando o nervo para reconectar as extremidades cortadas através do tubo, mesmo nos casos com danos nos nervos em massa.
 
A chave está na composição do gel, de acordo com os pesquisadores, que tem três componentes principais: antioxidantes, que apresentam atividades anti-inflamatórias elevadas; peptídeos sintéticos laminina, que atuam como uma ferrovia ou pista para as fibras nervosas crescerem junto; e ácido hialurónico, vulgarmente encontrado no feto humano, que serve como um tampão contra a secagem, perigo importante para a maioria dos implantes.
 
Estes componentes permitem que o nervo se cure da forma que um feto faz no útero, rapidamente e sem problemas.
 
O implante já foi testado em modelos animais, e o gel por si só pode ser usado como um produto autônomo, atuando como uma ajuda para a terapia celular.
 
O hidrogel não só é capaz de preservar as células, ele pode apoiar a sua sobrevivência enquanto está sendo usado para o tratamento e transplante. Quando cultivado no gel, as células apresentam um excelente desenvolvimento, assim como crescimento intensivo da fibra. Isto pode ter implicações para o tratamento de doenças tais como Parkinson, para a qual os pesquisadores estão explorando ativamente a terapia celular como uma solução potencial.
 
Fonte isaude.net

Agora é oficial. Animais de estimação podem diminuir risco de doenças cardíacas

hor amigo. De companhia à receita para evitar doenças cardíacas
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Melhor amigo.
De companhia à receita para evitar doenças cardíacas
Segundo a revisão realizada pela Associação Americana de Cardiologia, os benefícios são mais evidentes para donos de cães
 
Ter um animal de estimação pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A afirmação é da Associação Americana de Cardiologia (AHA) em revisão de estudos publicada na revista Circulation.
 
Segundo o artigo, os benefícios são mais evidentes para os donos de cães. Glenn N. Levine, professor do Baylor College of Medicine, em Houston, Texas, e presidente da comissão que redigiu o artigo, disse que os resultados mostraram que o animal de estimação está associado não só à redução de riscos de doenças cardíacas, mas com o aumento da sobrevida dos pacientes. " Possuir animais de estimação está definitivamente relacionado com menores níveis de pressão arterial e colesterol, e uma menor incidência de obesidade."
 
Em estudo com mais de 5.2 mil adultos, os donos de cães tinham mais propensão em praticar caminhadas do que os integrantes que não tinham cães. Os resultados mostraram, ainda, que 54% dos participantes que eram donos de cães estavam dentro do nível recomendado de atividade física.
 
Outro ponto destacado pelo estudo é que os animais podem ter um efeito positivo sobre as reações do corpo ao stress. "Em essência, os dados sugerem que provavelmente há uma associação entre a posse de animais e diminuição do risco cardiovascular. O que é menos claro é se o ato de adotar ou adquirir um animal de estimação pode levar a uma redução no risco cardiovascular em pacientes com doença pré-existente," afirma Levine.
 
Os pesquisadores alertam que os resultados, apesar de importantes, ainda precisam ser estudados em profundidade. " Pode ser simplesmente que as pessoas mais saudáveis são os que têm animais de estimação, e não que ter um animal de estimação, na verdade, leva a ou provoca redução no risco cardiovascular. Ainda precisamos responder estas perguntas," completa Levine.
 
Fonte isaude.net

Novo agente de contraste aumenta nitidez de exames de imagem

Thomas Just Sørensen, pesquisador responsável pelo estudo
Foto: University of Copenhagen/Jes Andersen
Thomas Just Sørensen, pesquisador responsável pelo estudo
Corante é dez vezes melhor que produtos atuais e não necessita de equipamento especializado para ser visualizado
 
Cientistas da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, desenvolveram um novo corante capaz de melhorar a nitidez de exames de imagem, como a ressonância magnética.
 
Segundo os pesquisadores, o corante aza-oxa-trangulenium tem o potencial para superar todos os corantes fluorescentes atualmente utilizados na imagiologia
 
"Nosso corante é dez vezes melhor, muito mais barato e fácil de usar. Esta última característica eu acredito, vai levar a maiores oportunidades e uso ampliado, por médicos e pesquisadores de países em desenvolvimento, por exemplo", afirma o pesquisador Thomas Just Sørensen.
 
De acordo com os pesquisadores, pode parecer estranho, mas um dos desafios centrais quando se tiram fotografias de células e órgãos é evitar ruídos. Os agentes que tornam possível ver as estruturas biológicas microscópicas são luminescentes, mas, assim também são os tecidos.
 
Consequentemente, a luz do agente de contraste pode ser atrapalhada por um "ruído leve". O tecido torna-se luminescente quando exposto à luz. Os tecidos e outras estruturas orgânicas acendem-se durante 10 nanosegundos após a exposição à luz. O tempo de vida luminosa de um corante comum é o mesmo, 10 nanosegundos. Mas corante trangulenium produze luz por cerca de 100 nanosegundos.
 
O tempo de vida do corante trangulenium significa que uma imagem pode ser produzida sem o ruído de fundo. Além disso, os 90 nanosegundos extras abrem a possibilidade de filmar imagens ao vivo dos processos que ocorrem dentro das células, por exemplo, quando uma droga ataca uma doença.
 
Departamentos de análise de imagens médicas atualmente dedicam uma quantidade inacreditável de tempo para coloração de amostras, pois todas as amostras devem ser tratadas com dois agentes. O uso de corante trangulenium exige apenas um corante. E em contraste com corantes típicos, não é necessário equipamento especializado para ver os corantes em amostras de tecido. A lente de um par de óculos polarizados e um microscópio comum são tudo o que é necessário.
 
"Eu sei que o nosso corante é melhor, mas os biólogos e os médicos não sabem. Portanto, estamos dando o corante para qualquer pessoa que queira realizar um teste de comparação. Alguém que precisa avaliar a saúde de pessoas doentes não ousaria depender de uma substância não testada.
 
Somente quando vários pesquisadores notarem que trangulenium têm a mesma eficácia que seus antecessores é que podemos esperar que a nossa substância se torne mais amplamente adotada", conclui Sørensen.
 
Fonte isaude.net

Medicamento sintético retarda aparecimento da doença de Alzheimer

Marguerite Prior, autora da pesquisa, no Laboratório de Neurobiologia Celular do Salk
Photo: Courtesy of the Salk Institute for Biological Studies
Marguerite Prior, autora da pesquisa, no Laboratório de
 Neurobiologia Celular do Salk
J147, testado em ratos idosos, reverte déficit de memória e pode abrir caminho para tratamento da doença em humanos
 
Uma droga desenvolvida por cientistas do Salk Institute for Biological Studies, nos EUA, reverte os déficits de memória e retarda a doença de Alzheimer em ratos idosos após o tratamento de curto prazo.
 
Os resultados da droga J147 podem abrir caminho para um novo tratamento para a doença de Alzheimer em humanos.
 
"J147 é um novo composto emocionante, porque realmente tem um forte potencial para ser terapêutico para a doença de Alzheimer, diminuindo a progressão da doença e revertendo os déficits de memória após o tratamento de curto prazo", afirma a autora do estudo Marguerite Prior.
 
O estudo foi publicado na revista Alzheimer's Research and Therapy.
 
Apesar de anos de pesquisa, não há drogas modificadoras da doença de Alzheimer. Atuais medicamentos aprovados, incluindo Aricept, Razadyne e Exelon, oferecem benefícios apenas de curto prazo para doentes de Alzheimer, mas eles não fazem nada para diminuir o declínio irreversível e constante da função cerebral que apaga a memória de uma pessoa e a capacidade de pensar com clareza.
 
J147 foi desenvolvida no laboratório de David Schubert. Ele e seus colegas contrariaram a tendência na indústria farmacêutica, que tem incidido sobre as vias biológicas envolvidas na formação de placas amiloides, depósitos densos de proteínas que caracterizam a doença.
 
Em vez disso, a equipe utilizou neurônios vivos cultivados em laboratório para testar se os novos compostos sintéticos, que são baseados em produtos naturais derivados de plantas, foram eficazes na proteção das células cerebrais contra diversas patologias associadas ao envelhecimento cerebral.
 
A partir dos resultados com o composto de chumbo, eles foram capazes de alterar suas estruturas químicas para torna-lo muito mais potente. Embora J147 pareça ser segura em camundongos, o próximo passo exigirá ensaios clínicos para determinar se o composto provará seguro e eficaz em seres humanos.
 
"Pesquisas sobre a doença de Alzheimer têm sido tradicionalmente focadas em um único alvo, a via amiloide, mas, infelizmente, as drogas que têm sido desenvolvidas através desta via não têm tido sucesso em ensaios clínicos. Nossa abordagem baseia-se nas patologias relacionadas com a velhice, o maior fator de risco para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, ao invés de apenas as especificidades da doença", afirma Schubert.
 
Para testar a eficácia do J147 em um modelo pré-clínico muito mais rigoroso de Alzheimer, a equipe tratou ratos usando uma estratégia terapêutica que reflete com mais precisão a fase sintomática humana da doença de Alzheimer.
 
Administrada na alimentação de ratos geneticamente modificados com 20 meses de idade, fase em que a patologia de Alzheimer é avançada, a droga J147 resgatou a severa perda de memória, reduziu os níveis solúveis de amiloide, e aumentou os fatores neurotróficos essenciais para a memória, depois de apenas três meses de tratamento.
 
Em um experimento diferente, os cientistas testaram J147 diretamente contra Aricept, a droga de Alzheimer mais amplamente prescrita, e descobriram que o novo composto se saiu tão bem ou melhor em vários testes de memória.
 
Segundo os pesquisadores, vários processos celulares conhecidos por estarem associados com a patologia de Alzheimer são afetados por J147, incluindo aumento em uma proteína chamada cérebro fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que protege os neurônios de insultos tóxicos, ajuda novos neurônios a crescerem e se conectarem com outras células cerebrais, e está envolvido na formação da memória.
 
Por causa da sua ampla capacidade de proteger as células nervosas, os investigadores acreditam que J147 também pode ser eficaz para o tratamento de outras desordens neurológicas, tais como a Parkinson, doença de Huntington e esclerose lateral amiotrófica (ELA), assim como acidente vascular cerebral.
 
A equipe afirma que J147, com suas propriedades neuroprotetoras sobre a memória, juntamente com a segurança e disponibilidade como medicamento oral, é um "candidato ideal" para ensaios clínicos da doença de Alzheimer. Eles estão à procura de financiamento para esses testes.
 
Fonte isaude.net

Nariz eletrônico pode auxiliar diagnóstico precoce de câncer

Nariz eletrônico possui 32 sensores
Foto: HIG/UPV
Nariz eletrônico possui 32 sensores
Tecnologia, mais eficaz que o olfato humano, possui 32 sensores que podem identificar diferentes odores
 
Pesquisadores da Suécia e da Espanha criaram um sistema de sensores que detecta odores de forma mais eficaz do que o olfato humano.
 
Por enquanto, o dispositivo consegue distinguir entre os compostos odoríferos emitidos por peras e maçãs, mas ele pode auxiliar o diagnóstico de câncer no futuro, de acordo com os pesquisadores.
 
A equipe da Universidade Politécnica de Valência e da Universidade de Gävle criou um nariz eletrônico com 32 sensores que podem identificar os odores emitidos por peras e maçãs picadas.
 
"As amostras das frutas são colocadas em uma pré-câmara na qual um fluxo de ar que chega é injetado na torre com os sensores, que são semicondutores de óxido de metal que detectam compostos odoríferos tais como o metano ou o butano", explica o coautor da pesquisa José Pelegrí Sebastiá.
 
Em seguida, um software é usado para coletar dados em tempo real e a informação é processada através de algoritmos de classificação. Os resultados podem ser visualizados em um gráfico 3D, que distingue entre o odor de pera e maçã.
 
O estudo, publicado na revista Sensors and Actuators A, é o ponto de partida para novas pesquisas. A equipe já está desenvolvendo sistemas multi-sensor que aumentam a capacidade de se diferenciar misturas complexas de substâncias voláteis. Uma linha de foco de pesquisa seria no campo da biomedicina.
 
Alguns estudos têm demonstrado que cães treinados podem detectar tumores cancerígenos, tais como câncer de pulmão, cheirando a respiração de uma pessoa.
 
Se isso for verdade, e o nariz eletrônico puder detectar as substâncias que os animais reconhecem, então poderíamos diagnosticar a doença mais cedo e aumentar as taxas de sobrevivência dos pacientes.
 
Fonte isaude.net

2,4 bilhões de pessoas vão permanecer sem acesso a saneamento básico em 2015

Pessoas em busca de água em Dhaka, Bangladesh
Foto: UN Photo/Kibae Park
Pessoas em busca de água em Dhaka, Bangladesh
Dados da OMS e da UNICEF mostram que 693 milhões de pessoas usam instalações que não cumprem as normas mínimas de higiene
 
Cerca de 2,4 bilhão de pessoas, um terço da população mundial, vai permanecer sem acesso a saneamento básico melhorado em 2015, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
 
O relatório, intitulado Progress on sanitation and drinking-water 2013 update, adverte que, no ritmo atual de progresso, a Meta de Desenvolvimento do Milênio 2015 (MDG) de reduzir pela metade a parcela da população de 1990 sem saneamento não será atingida em 8% da população.
 
Enquanto a UNICEF e a OMS anunciaram no ano passado que a meta de água potável dos MDG foram atendidas e superadas em 2010, o desafio de melhorar o saneamento e alcançar aqueles que precisam, levou a uma chamada para acelerar o progresso.
 
"Há uma necessidade urgente de garantir que todas as peças necessárias estejam em vigor, o compromisso político, o financiamento e a liderança para que o mundo possa acelerar o progresso e atingir a meta do saneamento. O mundo pode virar-se e transformar as vidas de milhões de pessoas que ainda não têm acesso a saneamento básico. As recompensas seriam imensas para a saúde e bem-estar e para acabar com a pobreza na sua origem", afirma Maria Neira, diretora da OMS para Saúde Pública e Meio Ambiente.
 
Entre as principais conclusões a partir dos dados mais recentes de 2011, o relatório destaca:
 
- Quase dois terços (64%) da população mundial tinha acesso a instalações sanitárias melhoradas, um aumento de quase 1,9 bilhões de pessoas desde 1990;
 
- Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas não tinham acesso a instalações sanitárias melhoradas. Destes, 761 milhões usam instalações sanitárias públicas ou compartilhadas e 693 milhões usam instalações que não cumprem as normas mínimas de higiene;
 
- Em 2011, um bilhão de pessoas ainda defecou em campo aberto. 90% de toda a defecação ao ar livre ocorre em áreas rurais;
 
- Até o final de 2011, 89% da população mundial utilizou uma fonte de água potável melhorada, e 55% tiveram um fornecimento suplementar no local;
 
Continua a haver uma disparidade gritante entre os que vivem em áreas rurais e aqueles que vivem nas cidades. Moradores urbanos compõem três quartos das pessoas com acesso ao fornecimento de água canalizada em casa. As comunidades rurais abrangem 83% da população mundial sem acesso a fontes melhoradas de água potável e 71% das pessoas que vivem sem saneamento básico.
 
Fonte isaude.net

Vacina induz produção de anticorpos contra cocaína no organismo

Abordagem, que combina vírus da gripe com partícula que imita estrutura da cocaína, impediu ação da droga no cérebro de primatas
 
Pesquisadores da Weill Cornell Medical College, nos EUA, testaram com sucesso uma nova vacina anti-cocaína em primatas, aproximando- os de lançar testes clínicos em humanos.
 
O estudo utilizou uma técnica radiológica para demonstrar que a vacina anti-cocaína impede que a droga atinja o cérebro e produza um aumento da dopamina.
 
"A vacina ' come' a cocaína no sangue um pouco parecido com o Pac-Man antes que ela possa chegar ao cérebro. Acreditamos que esta estratégia é um ganha-ganha para os indivíduos, entre os cerca de 1,4 milhões de usuários de cocaína nos Estados Unidos, que estão empenhados em se livrar de sua dependência à droga. Mesmo que a pessoa que recebe a vacina anti-cocaína tenha uma recaída, a cocaína não terá nenhum efeito", afirma o investigador principal do estudo, Ronald G. Crystal.
 
Crystal e sues colegas esperam começar testes em humanos da vacina anti-cocaína dentro de um ano.
 
A cocaína trabalha para produzir sensações de prazer porque bloqueia a reciclagem de dopamina, o chamado neurotransmissor do "prazer", em duas áreas do cérebro, o putâmen no cérebro anterior e no núcleo caudado, no centro do cérebro. Quando a dopamina se acumula nas terminações nervosas, "você recebe essa inundação maciça de dopamina e isso causa a sensação ' boa' da cocaína para os usuários", explica Crystal.
 
A nova vacina combina um pedaço do vírus da gripe comum com uma partícula que imita a estrutura de cocaína. Quando a vacina é injetada num animal, o seu corpo "vê" o vírus da gripe e monta uma resposta imunitária contra ambos o vírus e o imitador de cocaína, que está ligado a ele. "O sistema imunológico aprende a ver a cocaína como um intruso. Uma vez que as células imunológicas são educadas a considerar a cocaína como um inimigo, elas produzem anticorpos, a partir daquele momento, contra a cocaína para quando a droga entra no corpo", observa o pesquisador.

Testes
Estudos com ratos mostraram que aqueles que receberam a vacina e a cocaína eram muito menos hiperativos do que os ratos não tratados que receberam a droga.
 
Na pesquisa atual, os investigadores procuraram definir com precisão a eficácia da vacina anti-cocaína em primatas não humanos, mais próximos da biologia dos seres humanos do que camundongos.
 
Eles desenvolveram uma ferramenta para medir a quantidade de cocaína ligada ao transportador de dopamina, que pega dopamina na sinapse entre os neurônios e leva para fora para ser reciclada. Se existe cocaína no cérebro, ela se liga ao transportador, impedindo-o de retirar a dopamina da sinapse, mantendo o neurotransmissor ativo para produzir uma o efeito da droga.
 
No estudo, os investigadores ligaram um marcador isótopo de vida curta ao transportador de dopamina. A atividade do marcador pode ser vista por meio de tomografia por emissão de pósitrons (PET). A ferramenta mediu a quantidade de traçador ligado ao receptor da dopamina, na presença ou ausência de cocaína.
 
Os estudos não mostraram nenhuma diferença na ligação do marcador ao transportador de dopamina nos animais vacinados em comparação com animais não vacinados, se estes dois grupos não receberam cocaína.
 
No entanto, quando a cocaína foi dada aos primatas, houve uma queda significativa da atividade do marcador em animais não vacinados. Isso significa que, sem a vacina, cocaína deslocou o marcador para o receptor de dopamina. Estudos anteriores tinham demonstrado em humanos que, pelo menos, 47% do transportador de dopamina tinham de ser ocupados pela cocaína a fim de produzir um efeito.
 
Os investigadores notaram, em primatas vacinados, que a ocupação do receptor de dopamina pela droga foi reduzida para níveis de menos de 20%.
 
Fonte isaude.net

Estilo de vida moderno desencadeia demência cada vez mais cedo

Os EUA estão no topo da lista dos países ocidentais com o maior aumento de todas as mortes neurológicas entre 1979 e 2010
Os EUA estão no topo da lista dos países ocidentais com
 o maior aumento de todas as mortes neurológicas
entre 1979 e 2010
Tecnologia, aditivos alimentares e poluição do ar estão levando as pessoas a desenvolver problemas mentais antes dos 75 anos
 
O estilo de vida moderno está causando o aparecimento cada vez mais precoce de demência, de acordo com pesquisadores do Reino Unido.
 
A pesquisa indica que o uso de computadores e telefones celulares, a presença de aditivos nos alimentos e a poluição do ar estão fazendo com que as pessoas desenvolvam problemas mentais mais cedo do que nunca.
 
O estudo, realizado pela Universidade de Bournemouth, avaliou homens e mulheres com idades entre 55 e 74 anos em um período de 1979 até 2010.
 
Os resultados mostraram que as mortes resultantes de uma doença neurológica aumentaram em todos nos 16 países avaliados pela pesquisa. Um forte aumento nas mortes de demência e outras doenças neurológicas em pessoas com menos de 74 anos.
 
Segundo o autor da pesquisa Colin Pritchard, esse aumento não pode ser genético, pois o período é muito curto.
 
Os EUA estão no topo da lista dos países ocidentais com o maior aumento de todas as mortes neurológicas entre 1979 e 2010. O Reino Unido teve o quarto maior aumento, de acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde, com um aumento de 4.500 mortes para 6.500.
 
A equipe afirma que estas estatísticas são sobre pessoas reais e famílias, e que é preciso reconhecer que há uma "epidemia" que é claramente influenciada por mudanças ambientais e sociais.
 
 
Fonte isaude.net

Minas Gerais chega a 100 mil casos de dengue no ano

O Estado de Minas Gerais chegou nesse sábado, 11, a 100 mil casos de dengue neste ano. No último levantamento, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde de sexta-feira, 10, já eram contabilizados 99.656 pacientes. Também foi apontado que todos os dias surgem mais de mil novos casos.

Para se ter ideia do crescimento da doença, no período de apenas uma semana foram 10.775 novas ocorrências. O número de mortes também não para de subir e já está em 59.
 
O município com maior número de óbitos é Uberaba, no Triângulo Mineiro, com 13. Em seguida aparece Teófilo Otoni, com cinco mortes.

No total, se somadas todas as notificações feitas este ano em Minas Gerais, o número fica em 325.417.
 
Para tentar reverter esse quadro, o governo estadual tem contratado agentes de saúde e ampliado o auxílio no combate ao mosquito transmissor nos municípios mais atingidos.

Fonte Estadão

Coronavírus semeia pânico pela Arábia Saudita

Parecido com o vírus da Sars provoca sintomas de gripe, acompanhados de febre
 
Muitos habitantes do leste da Arábia Saudita, em pânico, se apresentam, ao menor sinal de febre, nos serviços de emergência dos hospitais da região de Al-Ahsa, onde foram declarados a maioria dos casos do coronavírus, parecido com o da SARS, segundo testemunhos obtidos pela AFP.
 
"Senti os sintomas de uma gripe, acompanhados de febre", afirmou um jovem que pediu para não ser identificado, contactado por telefone pela AFP.
 
— Fui ao hospital, mas estes sintomas desapareceram um dia depois, e apesar disso sigo em quarentena com outros doentes, o que me dá medo.
 
Todos os casos admitidos nos hospitais da região foram colocados em isolamento médico, segundo as autoridades.
 
O ministro saudita da Saúde, Abdullah Rabia, anunciou no domingo que o número de vítimas fatais na Arábia Saudita pelo novo coronavírus próximo ao vírus da SARS (síndrome respiratória aguda severa) chega a 15 pessoas.
 
Até o momento, 15 das 24 pessoas afetadas por esta doença faleceram, declarou o ministro durante uma coletiva de imprensa.
 
Rabia informou sobre outros três casos suspeitos. "Os resultados dos exames serão divulgados com toda transparência", assegurou.
 
No total, 34 casos confirmados no mundo foram notificados à OMS desde setembro de 2012 e 18 pessoas morreram, segundo um último balanço.
 
Na mesma coletiva de imprensa, o diretor-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde para a Segurança Sanitária e o Meio Ambiente, Keiji Fukuda, disse que este novo vírus "é um grande desafio para todos os países".
 
Fukuda está em missão na Arábia Saudita para "ajudar a avaliar a situação e propor orientações e recomendações" diante do coronavírus.
 
A OMS ainda não dispõe de informação suficiente para tirar conclusões sobre as modalidades de contágio do vírus, mas pede para ser vigilante diante desta grave doença respiratória.
 
Em 2003, uma epidemia de SARS causou a morte de mais de 800 pessoas na China e ativou um alarme sanitário em escala mundial. No entanto, o novo vírus é diferente do da SARS porque provoca uma insuficiência renal rápida.

Fonte R7

Pacientes arriscam a vida ao fazer várias cirurgias plásticas ao mesmo tempo

Alguns pacientes colocam a vida em risco ao
fazer múltiplas operações
Mulher de 48 anos morreu ao realizar seis procedimentos de uma só vez
 
Muitos pacientes procuram as cirurgias plásticas para melhorar a aparência, mas alguns colocam a vida em risco ao fazer múltiplas operações. Foi o que ocorreu com uma mulher de 48 anos, que morreu depois de se submeter a seis procedimentos de uma só vez.
 
A diretora de escola Janir Tuffani queria retirar excesso de pele das pálpebras, colocar silicone nos seios e fazer lipoaspiração nos braços, nas pernas, na barriga e nas costas. A cirurgia durou cinco horas e teria sido um sucesso.
 
No quarto, ela começou a sentir fortes dores abdominais e foi transferida para a UTI. Durante três dias, médicos tentaram conter uma hemorragia interna, mas Janir não resistiu.
 
O hospital Salt Lake, onde Janir foi operada, acaba de ser vendido e não vai mais realizar plásticas. Representantes informaram que a antiga administração alugava salas e equipamentos para médicos de fora, para cirurgias agendadas.
 
O médico responsável pela operação não quis falar com a imprensa e disse que vai esperar os exames do IML (Instituto Médico Legal) para se pronunciar.
 
Múltiplas operações
Janir realizou várias cirurgias em uma para aproveitar a anestesia, reduzir o custo e parcelar o pagamento. Ela gastou R$ 20 mil em dez parcelas.
 
O diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Fernando de Almeida Prado, afirma que existe risco em qualquer tipo de cirurgia. E que fazer vários procedimentos ao mesmo tempo não aumenta o risco.
 
O cirurgião plástico e professor da Universidade Federal de São Paulo Fábio Nahas explica que associar várias cirurgias pode trazer benefícios, como uma única anestesia e um único período de recuperação, “mas é preciso cuidado com o tempo de exposição ao anestésico”.
 
O estado de saúde do paciente também é determinante. Os médicos afirmam que, em alguns casos, as cirurgias múltiplas são totalmente contraindicadas, por problemas de saúde, como pressão alta, associado a diabetes, por exemplo.
 
O CRM (Conselho Regional de Medicina) abriu sindicância para apurar a morte de Janir. Se ficar comprovado que houve erro e negligência, o cirurgião plástico pode perder o direito de exercer a profissão. O conselho também investiga outra morte suspeita no hospital Salt Lake três meses atrás.
 
Em fevereiro, a diarista Maria Gilessi Pereira Silva, de 41 anos, morreu no mesmo hospital onde Janir foi operada. A diarista foi submetida a uma cirurgia para colocar silicone nos seios e, uma hora depois, teve uma parada cardiorrespiratória.
 
Em todo o País, pelo menos sete mulheres morreram por complicações de cirurgias plásticas nos últimos sete meses. O diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica critica o que ele chama de "banalização" da plástica.
 
O cirurgião Fábio Nahas diz que o custo de pacotes com plásticas múltiplas nem sempre é menor. Segundo ele, às vezes é até melhor fazer em duas vezes, para o paciente ter mais segurança do que se expor a riscos desnecessários.

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Restaurantes dos EUA põem no prato mais calorias que o necessário

Uma única refeição em um restaurante americano pode conter mais da metade das calorias que uma pessoa precisa em média para se manter um dia inteiro, revelou uma pesquisa publicada esta segunda-feira em um respeitado periódico médico do país.
 
Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, coletaram amostras de centenas de refeições em 19 redes de restaurantes e descobriram que a média de um café da manhã, almoço ou jantar contém 1.128 calorias ou 56% da ingestão recomendada, estimada em duas mil calorias.
 
Também contém grande quantidade de sal, ou seja, 2.269 miligramas ou 151% da quantidade recomendada para a maioria dos adultos, que é de 1.500 miligramas por dia, assim como 89% do valor diário de gordura.
 
As refeições contêm, ainda, uma média de 83% de gorduras saturadas e mais de 60% do colesterol recomendado como valor diário.
 
"Em geral, os resultados deste estudo demonstram que as calorias, as gorduras, as gorduras saturadas e os níveis de sódio são alarmantemente altos", resumiu uma carta sobre a pesquisa apresentada no Journal of the American Association (JAMA).
 
"Portanto, abordar o perfil das refeições dos restaurantes deveria ser uma prioridade de saúde pública", destacou o texto.
 
O estudo publicado no JAMA concentrou-se nos pratos disponíveis em 33 restaurantes pequenos e independentes e em cadeias de restaurantes na região de Boston e concluiu que os alimentos continham dois terços das demandas diárias de calorias.
 
As amostras de comida foram coletadas em restaurantes chineses, italianos, japoneses, tailandeses, americanos, indianos, gregos e vietnamitas.
 
"Em média, as refeições estudadas continham 1.327 calorias, o que excede significativamente as necessidades energéticas estimadas de uma pessoa adulta em uma única refeição", afirmou a autora do estudo, Susan Roberts.
 
"As refeições em todo tipo de restaurante fornecem substancialmente mais energia do que o necessário para a manutenção do peso", acrescentou Roberts, diretora do Laboratório de Energia do Metabolismo no Centro de Pesquisas em Nutrição Humana e Envelhecimento da Universidade Tufts.
 
A comida italiana continha, em média, maior quantidade de calorias por refeição (1.755), seguida da americana (1.494) e da chinesa (1.474).
 
A comida vietnamita foi a menos calórica (922), seguida da japonesa (1.027).
 
Fonte R7

EUA: laboratório indiano paga multa de US$ 500 mi por genéricos

O laboratório indiano Ranbaxy pagará uma multa de 500 milhões de dólares às autoridades americanas por ter vendido nos Estados Unidos medicamentos genéricos "sem o devido controle de qualidade".
 
O secretário de Justiça do Estado de Nova York, Eric Schneiderman, anunciou ter "participado de uma negociação para um acordo nacional" pelo qual a Ranbaxy "pagará 500 milhões de dólares" para acabar com "as acusações penais e civis" contra o laboratório.
 
O grupo era acusado de vender "em vários estados americanos medicamentos genéricos sem os ingredientes ativos necessários devido ao precário controle de qualidade", disse Schneiderman.
 
Do total de 500 milhões de dólares, Ranbaxy pagará 267 milhões ao sistema federal Medicaid e aos programas de saúde de vários estados voltados para a população de baixa renda.
 
O laboratório indiano se comprometeu ainda a corrigir suas práticas.
 
A investigação sobre o Ranbaxy teve início após uma denúncia de que o grupo indiano fabricava, distribuía e vendia produtos genéricos nos Estados Unidos com doses, pureza e qualidade inferiores às normas da FDA, a agência federal americana de alimentos e medicamentos.
 
No total, 26 produtos fabricados pelo Ranbaxy na Índia entre 2003 e 2010 foram investigados, incluindo o antibiótico amoxicilina e o fenofibrato, medicamento utilizado contra o colesterol.
 
Fonte R7

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza concurso para provimento de 30 vagas para Professor Substituto nos Departamentos de Música, Nutrição, Histologia e Embriologia, Matemática, Direito Público Geral e Processual, Medicina Social, Terapia Ocupacional, Neuropsiquiatria, Ciências Administrativas, Psicologia e Orientação Educacional, Sociologia, Sistemas de Computação, Informação e Sistemas, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Inscrições:
Até 20 de maio de 2013

Valor:
R$ 70,00.

Remuneração:
R$ 1.914,58 a R$ 4.649,65

Provas:
Haverá provas de títulos e prova escrita e/ou prova didática ou didática prática

Prefeitura de Duartina - SP

A Prefeitura de Duartina, São Paulo, realiza concurso para provimento de 22 vagas e cadastro reserva

Inscrições:
Até 17 de maio pelo www.duxconcursos.com.br.

Valor:
R$ 30,00 a R$ 45,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar Operacional;
Ensino Médio - Apoio Administrativo, Motorista e Tesoureiro;
Ensino Superior - Médico Ginecologista, Professor de Ensino Fundamental e Professor de Educação Especial (PEE).

Remuneração:
R$ 700,00 a R$ 6.145,84

Provas:
Haverá provas objetivas, prova de títulos, para Professores, prova prática para Apoio Administrativo, Auxiliar Operacional, Motorista e Tesoureiro e exames médicos.

Prefeitura de Abelardo Luz - SC

A Prefeitura de Abelardo Luz, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de 53 vagas

Inscrições:
Até 24 de maio de 2013, pelo www.concursosss1.com.br.

Valor:
R$ 25,00 a R$ 50,00

Remuneração:
R$ 684,86 a R$ 11.117,28

Provas:
Prova objetiva: 16 de junho
Haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para Assistente Técnico Pedagógico, Auxiliar de Ensino e Professores.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Técnico Pedagógico, Auxiliar de Ensino, Professor III de Educação Infantil, Artes, Educação Física, Filosofia, Inglês, Matemática, Português, Educação Especial e Médico Clínico Geral;

 Ensino Médio - Monitor de Artes, Monitor Pedagógico (ProJovem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Técnico em Informática, Auxiliar de Consultório Dentário e Técnico de Enfermagem;

 Ensino Fundamental - Agente de Limpeza, Copa e Cozinha, Motorista de Ônibus, Mecânico, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Comunitário de Saúde, Motorista e Motorista de Ambulância.

Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM/SP

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM de São Paulo realiza concurso para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 15 de maio de 2013, na Seção de Apoio Técnico (Ingresso, Cargos, Salários e Acesso) do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, Rua Castro Alves, nº 151, fundos, Aclimação, São Paulo - SP.

Cargo:
Médico - Especialidade Obstetrícia

Remuneração:
R$ 3.283,40

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista

Concurso Governo do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal realiza concurso para provimento de vagas para a Secretaria de Estado de Saúde

Inscrições:
13 e 17 de maio

Cargos:
Anestesiologia (80 vagas), Cardiologia (40 vagas), Cirurgia Geral (65 vagas), Medicina Intensiva - Adulto (80 vagas), Medicina Intensiva - Pediátrica (10 vagas), Neurologia (40 vagas) e Psiquiatria (35 vagas).

Remuneração:
R$ 10.412,00 a R$ 20.824,00.

Seleção:
Haverá análise curricular

Concurso Governo de Santa Catarina - Maternidade Darcy Vargas

O Governo de Santa Catarina realiza concurso para preenchimento de 4 vagas para a a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

Inscrições:
Até 21 de maio pelo www.saude.sc.gov.br ou na rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis ou na Maternidade Darcy Vargas, na rua Miguel Couto, nº. 44, Anita Garibaldi, Joinville

Cargo:
Médico - Ginecologia e Obstetrícia

Remuneração:
R$ 7.074,23

Seleção:
Haverá prova de títulos

Concurso Governo da Bahia

O Governo da Bahia realiza seleção para preenchimento de 22 vagas para a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH - BA)

Inscrições:
13 a 17 de maio

Cargos:
Técnico de Nível Médio, Técnico de Nível Superior - Direito, Administração e Secretariado Executivo, Assistente Social e Nutricionista

Remuneração:
R$ 1. 049,89 a R$ 2.528,88

Provas:
Haverá prova discursiva e análise curricular

Autarquia Hospitalar Municipal - SP

A Autarquia Hospitalar Municipal - SP realiza concurso para provimento de 48 vagas para HM Dr. José Soares Hungria; PSM Dr. Perus; HMM Dr. Mário Degni; HM Prof. Alípio Correa Neto; HM Tide Setúbal; HM Prof. Waldomiro de Paula; HM Dr. Cármino Caricchio; HM Dr. Alexandre Zaio; HM Dr. Ignácio Proença de Gouvêa; HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya; HM Dr. Fernando Mauro P. Rocha; PA Jardim Macedônia.

Inscrições:
14 de maio de 2013

Cargos:
Técnico de Saúde - Farmácia (39); e Agente Administrativo - Armazenador (09)

Remuneração:
R$678,00 a R$ 756,10

Seleção:
Haverá análise de documentos

Prefeitura de João Monlevade (MG) abre vagas para médicos

A administração pública de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, está com as inscrições abertas ao processo seletivo regido pelo edital nº 02/2013. O certame visa preencher três (03) vagas para a função de médico da Estratégia da Saúde da Família. A contratação vai ser por tempo determinado, com rendimento de R$ 7.654,20, por jornada de trabalho de 40 horas por semana, em regime de dedicação exclusiva.
 
As inscrições podem ser feitas até 20 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação Primária, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 2640, bairro Belmonte, João Monlevade- MG. Os horários de atendimento são das 8h às 11 e das 13h às 16h.
 
A documentação apresentada na inscrição deve ser: CPF; Carteira de identidade; Comprovante de escolaridade, Declaração de contagem de tempo de experiência em Estratégia Saúde da Família, Saúde Pública, se houver; Comprovante de residência integrada em Saúde Coletiva, Medicina de Família e Comunidade e /ou Medicina Geral Comunitária e Comprovante de Curso de Especialização em Saúde Pública, Saúde Coletiva e/ou Saúde da Família.
 
O processo de seleção se dará por meio de análise de títulos. No dia 03 de junho de 2013 será informado o nome dos aprovados na Sede da Prefeitura Municipal de João Monlevade ou na Secretaria Municipal de Saúde.
 
O prazo de validade do presente processo seletivo será de um (01) ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Europa - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Nova Europa, município do interior paulista, anunciou que irá preencher 63 vagas de trabalho disponíveis para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As vagas serão preenchidas por meio do concurso público nº 01/2013 e o rendimento mensal dos aprovados será de até R$ 5.300,00 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Serviços, Auxiliar de Serviços de Saúde Pública, Braçal, Coveiro, Gari, Lixeiro, Mecânico de Autos, Padeiro, Tratorista, Agente de Serviços Funerários, Monitor, Motorista, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Contador, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro de Unidade Básica de Saúde, Médico ESF, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Procurador Municipal, Professor de Educação Básica II - Artes e Professor de Futebol.

Inscrições
O concurso será executado pela empresa Assessorarte - Assessoria de Serviços Técnicos Especializados Ltda. EPP e as inscrições prorrogadas serão realizadas exclusivamente pelo site www.assessorarte.com.br, até o dia 06 de junho de 2013.
 
Taxas
Ensino Fundamental Incompleto e Completo - R$ 25,00;
Ensino Médio Completo e/ou Técnico - R$ 40,00;
Ensino Superior Completo - R$ 50,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data prevista de 23 de junho de 2013, em locais e horários a serem previamente divulgados. O gabarito será publicado na data provável de 26 de junho de 2013.

Concurso Prefeitura de Junqueirópolis - SP 2013

Foi publicado pela prefeitura paulista de Junqueirópolis o edital de concurso público n° 001/2013 destinado ao provimento de 33 vagas para profissionais de todos os níveis e salários que variam de R$ 918,38 a R$ 3.015,72. O concurso público será organizado pela OM Consultoria.

Cargos
- Ensino Fundamental - Coveiro, Encanador, Motorista e Tratorista;

- Ensino Médio - Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar de Serviços da Educação I, Controlador de Patrimônio e Veículos, Escriturário e Operador de Caixa;

- Ensino Superior - Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Médico-Veterinário e Técnico Esportivo.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever através do site da OM Consultoria (www.omconsultoria.com.br), durante o período de 13 a 29 de maio de 2013, até às 23h59min - horário de Brasília. A taxa é de R$ 16,50 para todos os cargos.

Provas e Validade
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pela página da organizadora com pelo menos cinco dias de antecedência.

Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados pela imprensa oficial, afixados no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e colocados também no endereço www.twitter.com/om_consultoria.

O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Itu (SP) abre concurso público

A Prefeitura da Estância Turística de Itu, em São Paulo, lançou os editais 01 e 02/2013, ambos de concurso público, para provimento de 126 vagas em cargos que exigem escolaridade de nível superior, médio ou fundamental. Os salários vão de R$ 690, 46 a R$ 2.190,18 por jornada de trabalho de 10, 20, 30 ou 40 horas por semana.
 
Cargos
As oportunidades são para cargos de Professor, Assistente Social, Museólgo, Psicólogo, Bibliotecário, Médico, Guarda Civil Municipal, Agente Administrativo, Agente de Controle de Vetores, Agente Fiscal de Meio Ambiente, Agente Funerário, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente de Gestão, Audiotecário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Monitor de Educação Básica, Auxiliar de Monitoria (Secretaria de Promoção Social), Cuidador, Desenhista, Fiscal de Obras e Posturas, Inspetor de Alunos, Instrutor Técnico de Formação Profissional Educação (AutoCad), Instrutor Técnico de Formação Profissional Educação (Corte e Costura, Desenho Técnico Mecânico, Eletricista, Estética e Beleza, Informática, Marcenaria e Metrologia), Jardineiro, Maqueiro, Pedreiro, Monitor Cultural, Monitor de Atividades Artesanais, Monitor de Informática, Monitor de Recepção e Recreação, Encanador, entre outros.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até as 12h de 29 de maio de 2013, pela internet (www.ibamsp-concursos.org.br), e também no posto de atendimento do IBAM, instalado no Paço Municipal – Av. Itu 400 anos, nº 111, Bairro Itu Novo Centro, Itu/SP, no prazo de 27 a 29 de maio, das 9h às 17h. As taxas de inscrição terão valores de R$ 29, R$ 37, R$ 45 e R$ 65, dependendo do cargo escolhido.
 
Seleção
O concurso público será desenvolvido por prova objetiva, a qual vai ser aplicada provavelmente em 30 de junho de 2013. A confirmação da data, além de informação sobre horários e locais da prova serão divulgados em 15 de junho de 2013, no Jornal local, no site www.ibamsp-concursos.org.br e também no portal da prefeitura (www.itu.sp.gov.br).  
 
Para alguns cargos previstos em edital, os candidatos também serão avaliados por meio de prova de títulos, prova prática e de aptidão física. O resultado final com a lista de aprovados será comunicado nos sites acima.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é um (01) ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de Pimenta Bueno (RO) prorroga processo seletivo

A Prefeitura de Pimenta Bueno, no estado de Rondônia, prorrogou as inscrições do processo seletivo (edital n° 01/2013), que visa atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde. São ofertadas 28 vagas para o cargo de médico, nas especialidades de Gineco Obstetra, Anestesia, Pediatria, Ortopedia, Ultrassonografia, Ginecologia e Infectologista.  O salário proposto pode chegar a  R$ 10.771,20, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições poderão ser presenciais, realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Av. Presidente Dutra, 365, no horário das 7h30 às 13h, até 17 de maio de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As inscrições também poderão ser realizadas pela internet, com o envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido e digitalizado, para o email: semsau@pimentabueno.ro.gov.br.
 
As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 26 de maio de 2013, na cidade de Pimenta Bueno. O candidato deverá comparecer ao local destinado à realização das provas com antecedência mínima de 60 minutos do horário definido para o fechamento dos portões de acesso ao local de prova, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta, confeccionada em material transparente) e documento oficial de identidade original. O gabarito será publicado na data provável de 27 de maio de 2013. Nesse mesma data devem ser entregues, pelo candidato, os títulos para avaliação.
 
O certame terá validade de um (01) ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Concurso Prefeitura de Pomerode - SC 2013

Na Prefeitura de Pomerode, estado de Santa Catarina, foram publicados os editais nº. 001 e 002/2013, informando sobre a realização de concurso público e processo seletivo, visando o preenchimento de 88 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 925,93 e R$ 10.148,29, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais. A reserva de vaga para portadores de deficiência é de 2% por cargo.
 
Cargos
Atendente de Biblioteca, Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais Escolares, Cirurgião Dentista Comunitário, Enfermeiro, Professor I (Anos Iniciais e Educação Infantil), Professor II (Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Intérprete de Libras, Língua Alemã, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática), Secretário de Escola, Tecnólogo Educacional, Zelador de Escola, Agente de Trânsito, Assistente Social, Médico (Clínico Geral Comunitário, Trabalho, Infectologista e Psiquiatra), Orientador de Atividade Física, Pedagogo – Orientador Educacional, Psicólogo e Técnico (Agrimensura, Segurança do Trabalho e Vigilância Sanitária).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.exatagg.com.br, no período entre às 08h do dia 21 de maio até às 20h do dia 06 de junho de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet ou tenham dificuldade para realizar sua inscrição, terão ao seu dispor terminais com internet e pessoal para ajudar na inscrição. O atendimento será de de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, na Prefeitura de Pomerode, situada à Rua 15 de Novembro, 525, Centro, município de Pomerode/SC.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, prática e títulos.
 
Para participar da prova de títulos, o candidato deverá entregar a documentação, em envelope fechado e protocolado, no mesmo período das inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no Protocolo Geral da Prefeitura de Pomerode, ou enviar via Sedex para o endereço da empresa Exata.GG – Gestão Governamental Ltda, situada à Rua Leopoldo Koch, 21, 1° andar, Centro, município de Agrolândia/SC.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 23 de junho de 2013, com início às 09 horas, e terão duração de 03 horas, em local a ser identificado na homologação das inscrições. Já a prova prática será ralizada no mesmo dia da prova escrita, a partir das 14 horas, em local a ser identificado na homologação das inscrições.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir das 14 horas do dia 24 de junho de 2013, no mural oficial do município de Pomerode e no site oficial do município - www.pomerode.sc.gov.br. O resultado da classificação final será divulgado provavelmente no dia 17 de julho de 2013, a partir das 14h.

Prefeitura de Saldanha Marinho (RS) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Saldanha Marinho, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 013/2013 de processo seletivo com o objetivo de contratar 06 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 14.443,45, por jornada de 36 e 40 horas semanais. A execução deste processo seletivo está sob a responsabilidade da organizadora Homologare Concursos e Eventos Ltda.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD, Enfermeiro, Médico - Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial até o dia 14 de maio de 2013, no horário de expediente, na sede da Prefeitura Municipal de Saldanha Marinho, sito na Avenida Silva Tavares, nº. 1127, Bairro Centro. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas escritas serão aplicadas na data provável de 16 de maio de 2013, na Sala de Conferências da Prefeitura Municipal, sito na Avenida Silva Tavares nº. 1127, Saldanha Marinho - RS, às 15h00min. O gabarito será publicado na data prevista de 17 de maio de 2013.

Prefeitura de Passa e Fica - RN promove concurso público

A Prefeitura de Passa e Fica, no estado do Rio Grande do Norte, anunciou a realização de concurso público (edital nº 001/2013) para o provimento de cargos vagos no quadro permanente da administração municipal. A remuneração é de até R$ 1.500 por carga horária de 30 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 246 vagas para os seguintes cargos: Advogado, Agente de Serviços Administrativos, Agente Fiscal de Tributos, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Agente de Serviços Operacionais, Agente de Portaria, Agente Municipal de Conservação, Agente de Serviços Funerários, Bibliotecário, Coordenador Pedagógico, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Orientador Pedagógico, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Meio Ambiente, Tratorista e Professor.
 
As inscrições serão recebidas via internet, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, no período de 17 a 31 de maio de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 28 a R$ 60, de acordo com o cargo escolhido.
 
Seleção, Resultado e Validade
O certame constará de Prova Escrita Objetiva, para todos os cargos, e Prova de Títulos apenas para cargos de nível superior e para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias. Os candidatos que estiverem inscritos para os cargos de Agente de Serviços Administrativos, Agente Fiscal de Tributos, Motorista, Tratorista, Agente de Serviços Operacionais (Encanador e Pedreiro) e Técnico de Enfermagem também serão avaliados por meio de Prova Prática.
 
De acordo com o edital do certame, a Prova Escrita Objetiva será realizada na cidade de Passa e Fica – RN, na data provável de 07 de julho de 2013. O gabarito oficial da Prova Escrita será divulgado pela Fundação Vale do Piauí, por meio do endereço eletrônico www.funvapi.com.br, e no site da Prefeitura Municipal de Passa e Fica (www.passaefica.rn.gov.br). O resultado final será anunciado no dia 20 de agosto de 2013.
 
O concurso terá validade de dois (02) anos, a contar da data de publicação e homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Bocaiúva do Sul (PR) realiza processo seletivo

A Prefeita de Bocaiúva do Sul, Estado do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital de processo seletivo N° 007/2013, com a intenção de ocupar 48 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.862,79.

As chances são para os cargos de Enfermagem ESF, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Técnico Enfermagem ESF, Auxiliar Enfermagem, Técnico em Radiologia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde - ACS, Aux. Administrativo e Técnico de Higiene Bucal.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Bocaiúva do Sul, situada à Rua Marechal Deodoro, nº 238, no Centro deste Município, no horário de 08h as 11h30 e das 13h as 16h30, no período de 13 a 16 de maio de 2013.

O processo seletivo será de prova de títulos. A homologação do resultado deste Processo Seletivo Simplificado será efetuada por função, pela Prefeitura Municipal de Bocaiúva do Sul, na data de 17 de maio de 2013.

O certame terá prazo de validade de 12  meses, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada função, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal Bocaiúva do Sul.

Concurso UEL 2013

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, no estado do Paraná, publicou edital n° 113/2013 de concurso público para provimento de 104 vagas ao cargo de professor de ensino superior, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior. Os vencimentos vão até R$ 7.984,08 e as oportunidades são para diversas áreas de formação.
 
As inscrições deverão ser efetuadas no período de 20 de maio a 25 de junho de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados), pessoalmente, via SEDEX ou por intermédio de mandatário (procurador), por meio de instrumento público ou particular com firma reconhecida, junto à PRORH da UEL - Campus Universitário - Londrina - Paraná, das 8h30min às 11h e das 14h às 17h.
 
As inscrições também poderão ser realizadas por meio de correspondência enviada via SEDEX, mediante o encaminhamento do requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo próprio candidato ou por procurador. A documentação deverá ser postada até o último dia das inscrições (25 de junho de 2013) para o seguinte endereço: Universidade Estadual de Londrina - Pró-Reitoria de Recursos Humanos - concurso público para professores, Caixa Postal 10.011, Londrina/PR, CEP 86057-970.
 
O concurso público consistirá de:

- Prova Escrita com leitura pública (com caráter eliminatório e classificatório).
- Prova Prática (quando for o caso).
- Prova Didática.
- Prova de Arguição.
- Prova de Títulos (com caráter classificatório).
 
O período de realização das provas, está previsto para 19 de agosto a 27 de setembro de 2013. As datas, horários e locais de provas estarão disponíveis no dia 26 de julho de 2013.
 
O período de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final.
 
O edital completo e demais informações sobre este concurso podem ser encontrados na página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEL (www.uel.br/prorh)

Prefeitura de Abadiânia (GO) abre processo seletivo

Foi divulgado aviso do edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo na prefeitura goiana de Abadiânia. São ofertadas várias vagas para os cargos de Professor, Serviços Gerais, Monitor Social/Oficineiro, Técnico Eletricista, Vigia, Agente de Manutenção Mecânica, Fiscal de Postura, Cuidador Social e Agente de Combate às Endemias.
 
As inscrições serão realizadas do dia 14 a 17 de maio de 2013, na Av. Geraldo Rodrigues dos Santos, nº 712, Centro, Abadiânia/GO.
 
Maiores informações pelo telefone (62) 3343-1113.
 
O aviso do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Goiás, de 13 de maio de 2013, pág. 28.

Prefeitura de Israelândia (GO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Israelândia, estado de Goiás, localizada a 189 km de Goiânia, publicou aviso do edital nº. 01/2013 de processo seletivo para contratação por prazo determinado. O certame oferece 42 vagas em todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos
Professor (Pedagogo/Normal Superior e Educação Física), Técnico em Enfermagem, Técnico/Instrutor de Informática, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Gari.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão efetuadas no período entre 12 e 18 de junho de 2013, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Prefeitura de Israelândia, situada à rua Rio Claro, nº. 186, Centro, Israelândia/GO.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita ou prática. A prova escrita será aplicada na data provável de 22 de junho de 2013, às 08 horas. Já a prova prática será realizada provavelmente no dia 23 de junho de 2013, às 08 horas, apenas para o cargo de Gari. Os locais serão divulgados no placar da Prefeitura Municipal até o dia 21 de junho de 2013.
 
Maiores informações na Prefeitura de Israelândia, ou através do telefone: (64) 3678-1305.
 
O aviso do edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás, de 13 de maio de 2013, pág. 29.

Concurso Prefeitura de Cajazeiras - PB

A Prefeitura de Cajazeiras, no estado da Paraíba, por meio da empresa FUNAPE,  publicou edital n° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de 460 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 2.720,00.

A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais é de 40 horas semanais, exceto para os cargos de Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Procurador classe inicial, Professor B II, Psicólogo e Médico que é de 30 horas semanais, Médico Plantonista de 20 horas/semanais e Técnico em Radiologia 24 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Auditor Interno; Arquivista; Assistente Social; Auditor Fiscal de Tributos; Contador; Enfermeiro; Enfermeiro do Samu; Engenheiro Civil; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Plantonista; Médico do PSF; Médico Cardiologista; Médico Dermatologista; Médico Ortopedista; Médico Ginecologista;Médico Pediatra; Médico Mastologista; Médico Eudocrinologista; Nutricionista; Pregoeiro; Procurador classe inicial; Programador de Computador, Psicólogo, Professor B I, Professor B II, Auxiliar em Auditoria interna; Operador de Máquinas Pesadas; Radio Operador do Samu; Técnico de Regulação Medica; Agente Administrativo; Agente Ambiental; Agente de Combate as Endemias; Agente Fiscal de Obras; Agente Municipal de Transportes e Transito; Eletricista; Mecânico de Máquinas Pesadas;Monitor de Creche; Monitor Peti; Motorista I(para Caçamba); Motorista II(Ônibus); Operador de Computador; Pedreiro; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem Plantonista; Técnico em Enfermagem PSF;Técnico em Enfermagem do CAPS; Técnico em Enfermagem em Residência Terapêutica; Técnico em Radiologia e a, Cozinheiro do Samu; Auxiliar de Serviços Gerais; Merendeira; Servente de obras e Vigilante.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 31 de maio de 2013, via internet, pelos sites: www.funapepb.org ou www.cajazeiras.pb.gov.br. Presencialmente, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Biblioteca Municipal, s/nº - Centro - Cajazeiras-PB. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Validade
O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 10 a 14 de junho de 2013, no site de inscrição. A data provável da realização das Provas é dia 30 de junho de 2013 e o resultado geral das provas será divulgado até o dia 30 de julho de 2013.

O concurso público terá validade pelo prazo de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Catalão (GO) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Catalão, no estado de Goiás, torna pública a abertura de processo seletivo (edital nº 01/2013) para o cargo de Agente de Combate à Endemias (ensino médio). São ofertadas 50 vagas imediatas e 50 para cadastro reserva, com salários de R$ 1.064,27 por carga horária de 40 horas semanais.  
 
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico http://www.catalao.go.gov.br/processoseletivo até 17 de maio de 2013. Após o preenchimento do formulário, o candidato deverá entregá-lo, juntamente com a documentação exigida e títulos, se houver, na sede da Farmácia Municipal Dr. José Paschoal, localizada na Av. Farid Miguel Safatle, nº 580, Centro, Catalão; e no Departamento de Combate à Doenças Transmissíveis por Vetores, na Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 587, Centro.
 
O processo seletivo constará de prova escrita, que será realizada no dia 25 de maio de 2013, na Escola Municipal CAIC São Francisco de Assis, situada à Rua Tenente Cel. João Cerqueira Netto, s/nº, Bairro Wilson Guimarães, Catalão Goiás, de 14h às 17h. A prova de títulos será apenas de caráter classificatório.
 
O resultado do certame será divulgado no dia 29 de maio de 2013, no site da Prefeitura Municipal de Catalão (www.catalao.go.gov.br) e publicado também em lista no mural da Secretaria Municipal de Saúde e na recepção do Palácio Pirapitinga (sede da Prefeitura de Catalão).

Prefeitura de Potim - SP prorroga inscrição do processo seletivo

A Prefeitura de Potim, no estado de São Paulo, por meio da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda, prorrogou as inscrições do edital n° 01/2013 de processo seletivo, que tem a intenção de ocupar 53 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.250 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de cozinha, cozinheiro, merendeira, padeiro, agente comunitário do PSF, agente de combate a endemias, agente de organização escolar, técnico da segurança do trabalho, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, médico dermatologista, médico PSF e nutricionista. Ficam assegurados 5% (cinco por cento) das vagas para os portadores de Deficiências.

Inscrições
As inscrições via internet foram prorrogadas até às 21h:00min de 24 de maio de 2013, através do site www.mouramelo.com.br. Serão recebidas inscrições pessoalmente, bastando que os interessados compareçam na Praça Miguel Corrêa dos Ouros, 101 – Centro – Potim, nos dias úteis de segunda à sexta feira das 9 às 17h. As taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental incompleto, R$ 24,00 para nível fundamental completo, R$ 30,00 para nível médio/técnico e de R$ 48,00 para cargos de nível superior.

Provas e Validade
A data, local e horário das provas serão divulgados em até cinco dias antes na Prefeitura Municipal de Potim, no Jornal Local e no site de inscrições.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Cranberry

Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco.
 
Outros nomes do cranberry
Oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, airela.                       

Principais nutrientes do cranberry
O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário.
 
A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento.
 
O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.
 
 
           CRANBERRY
                SUCO DE CRANBERRY
Água (g)
            87,13
                  87,13
Calorias (Kcal)
       46
             46
Proteínas (g)
          0,39
                0,39
Carboidratos totais (g)
          12,2
                12,2
Fibras (g)
        4,6
              0,1
Açúcar (g)
          4,04
                12,1
Lipídios (g)
     0
                 0,13
Cálcio (mg)
     8
            8
Ferro (mg)
          0,25
                 0,25
Magnésio (mg)
     6
            6
Fósforo (mg)
      13
             13
Potássio (mg)
      85
              77
Sódio (mg)
    2
            2
Zinco (mg)
       0,1
              0,1
Vitamina C (mg)
        13,3
              9,3
Vitamina A (µg)
   3
           2
Vitamina E (mg)
     1,2
             1,2
Vitamina K (µg)
     5,1
              5,1
                                                    
Benefícios do cranberry
O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.
 
Algumas pessoas usam cranberry para aumentar o fluxo de urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre. A ingestão da fruta ainda é comum entre portadores do diabetes tipo 2, da síndrome da fadiga crônica, do escorbuto, da pleurisia, de câncer e de doenças cardiovasculares pelo alto teor de antioxidantes nela presentes.
 
Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactéria Helicobacter pylori na mucosa estomacal, evitando, assim, gastrites e úlceras. Há evidências também de que o cranberry seja capaz de barrar a colonização de bactérias periodontopatogênicas, causadoras da placa bacteriana.
 
Onde encontrar o cranberry
O suco de cranberry, variedade mais consumida da fruta, pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.
 
Como consumir o cranberry
O cranberry está disponível para consumo como fruta fresca, suco, calda e fruta seca.    
Contraindicações para o consumo de cranberry
O consumo de cranberry é seguro para a maior parte das pessoas, desde que a ingestão não ultrapasse a quantidade diária recomendada (480 ml). Para gestantes e mulheres no período de aleitamento só não é recomendada a ingestão de suplementos de cranberry, pois não se sabe se eles são seguros para este público.
 
Riscos do consumo de cranberry
O cranberry contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante à aspirina, portanto deve ser evitado por pessoas alérgicas ao medicamento. Vale lembrar ainda que alguns sucos de cranberry têm açúcar de adição, não sendo recomendados por portadores do diabetes.
 
O suco de cranberry ainda é rico em oxalato, podendo aumentar os níveis dessa substância química na urina em até 43%. Como pedras no rim são formadas principalmente pela combinação de oxalato com cálcio, a ingestão máxima recomendada do suco para pessoas com histórico da doença deve ser estabelecida por um profissional de saúde.
 
Efeitos-colaterais do consumo de cranberry
Beber muito suco pode causar dor de estômago e diarreia leve.            

Interações com o cranberry
O cranberry estende o tempo de permanência da varfarina, medicamento usado para retardar a coagulação do sangue, no organismo. Assim, o consumo por quem usa o fármaco pode aumentar o risco de hematomas e sangramento.
 
O cranberry diminui a velocidade com que o fígado metaboliza alguns medicamentos. Beber suco de cranberry durante um tratamento com medicação que é alterada pelo fígado, portanto, pode aumentar os efeitos esperados e os efeitos colaterais do remédio.
 
Quantidades recomendadas de cranberry
Especialistas usaram diferentes quantidades de suco de cranberry em suas pesquisas, mas estudos consistentes publicados no American Journal of Clinical Nutrition, em 2011, e The Journal of Nutrition, em 2010, apontaram benefícios significativos com o consumo diário de aproximadamente 480 ml da bebida.
 
Fontes consultadas:
United States Department of Agriculture
Nutricionista do Esporte Israel Adolfo, Especialista em Fisiologia do Exercício ? UNIFESP
Nutróloga Marcella Garcez Duarte nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)
Nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)
 
Fonte Minha Vida