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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Opnião: “SUS que temos e o SUS que merecemos”

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, os problemas históricos do sistema têm relação direta com a carência de recursos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os investimentos em assistência à saúde no Brasil são parcos. Entre as 192 nações avaliadas, ocupamos a 151º posição. A despeito de ser considerado o 7º maior PIB (Produto Interno Bruto) do planeta, o país gasta US$ 317 por pessoa/ano, 20 vezes a me­nos que a campeã Noruega. No financiamento público em saúde, nosso investimento é 40% mais baixo do que a média internacional (US$ 517).

Os problemas históricos do sistema têm relação direta com a carência de recursos. Só para se ter uma ideia, o orçamento privado é 2,4 vezes superior ao público, proporcionalmente à, população coberta pe­los planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde.

O resultado é um atendimento sem qualidade: macas nos corredores das enfermarias e pronto-socorros, hospitais e santas casas à beira da falência, dificuldades para o agendamento das mais simples consultas. Isso sem falar na desvalorização dos recursos humanos. Médicos e demais profissionais de saúde recebem salários irrisórios e a tabela do SUS não é corrigida há anos.

Em nova tentativa de ajudar a solucionar os principais entraves da rede pública, foi lançado recentemente o Movimento Saúde e Cidadania em Defesa do SUS. Encabeçado pela Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina e representações de especialidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Trata-se de uma frente ampla de entidades da sociedade civil da maior respeitabilidade que reúne também a Ordem dos Advogados do Brasil/SP, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – ProTeste, o Sindhosp, a Associação Nacional de Hospitais Privadas, a Associaçãom Paulista de Cirurgiões-Dentistas, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, o Idec, entre dezenas de outras.

As bandeiras principais do Movimento são assistência de qualidade à população, mais recursos para a saúde pública, valorização dos profissionais de saúde, apoio aos hospitais filantrópicos e reajuste da tabela do SUS. Enfim, reivindicações justas, necessárias e inadiáveis, pois, sem elas, o SUS certamente enfrentará sérias dificuldades. Seria o triste fim de um projeto entendido, na teoria, como referência em todo o mundo por universalizar integralmente a saúde.

Durante anos o Ministério da Saúde viu o SUS ruir sem esboçar reações. Felizmente agora temos uma boa perspectiva com o ministro Alexandre Padilha. Médico, infectologista de formação, ele tem um olhar cidadão para a saúde e está sensível a resolver os gargalos do SUS. Tem lutado por mais verbas, incentivado a Residência Médica e apoiado entidades e academia com o intuito de melhorar a assistência aos brasileiros e resgatar a dignidade dos profissionais do setor.

Esperamos que seja forte para suportar aqueles que terão os interesses contrariados, podendo levar a fundo as reformas que a
saúde exige. O trabalho é árduo e exigirá muita obstinação. Afinal, existe longa distância entre o SUS que temos e o SUS que merecemos.

*Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Fonte SaudeWeb

Brazil Pharma compra rede Big Ben por R$ 453,6 milhões

Deste total, R$ 275 milhões serão pagos em dinheiro, sendo R$ 100,9 milhões à vista e R$ 174,1 milhões em três parcelas anuais

Nesta a quinta-feira, (03), a Brazil Pharma, holding de farmácias do BTG Pactual, anunciou que fechou acordo para compra do Grupo Big Ben por R$ 453,6 milhões.

Deste total, R$ 275 milhões serão pagos em dinheiro, sendo R$ 100,9 milhões à vista e R$ 174,1 milhões em três parcelas anuais.

Os R$ 178,6 milhões serão entregues em ações ordinárias, que serão emitidas ao preço de R$ 15 cada.

Estes papéis não poderão ser negociados por seus detentores por três anos, segundo os termos do acordo, exceto no caso de oferta pública de aquisição de ações da Brazil Pharma.

O Grupo Big Ben tem 146 lojas no Estado do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Paraíba e Pernambuco, com faturamento de aproximadamente R$ 800 milhões nos últimos 12 meses até junho.

Segundo a Brazil Pharma, a empresa é líder na região Norte. A atual administração do Big Ben continuará auxiliando na gestão do negócio por um prazo mínimo de três anos.

Fonte SaudeWeb

Consultas preventivas aumentam 19% ao redor do mundo

Estudo mostra percepção da população mundial em relação à própria saúde e à forma como cada um se cuida, além de avaliar a relação médico-paciente


Resultados de pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), apontam aumento na proporção de consultas regulares, sem que haja um problema de saúde específico, revelando um comportamento preventivo dos pacientes em todo o mundo: de 25% em 2010 para 44% em 2011. O objetivo do estudo é medir a percepção da população mundial em relação à própria saúde e à forma como cada um se cuida, além de avaliar a relação médico-paciente.

Grande parte dos brasileiros (56%) considera o atendimento do último médico visitado como excelente ou muito bom. Na rede pública de saúde, onde ocorreram mais de 2/3 das consultas em 2011, essa avaliação é de metade dos pacientes (50%). Esse índice sobe para 70% quando analisados os profissionais credenciados dos planos de saúde, mas a maior satisfação foi dos pacientes da rede particular, com índice de 73%.

Os resultados do estudo mostram, ainda, que 55% dos brasileiros recomendariam o médico que consultaram. Este resultado supera a média mundial, que foi de 42%.

No quadro mundial, o Brasil ocupa a 20ª posição na avaliação geral da relação médico-paciente, incluindo respeito, atenção, clareza nas explicações, preocupação e entendimento do paciente, entre outros atributos. Em primeiro lugar estão Irlanda, Armênia e o vizinho Chile. Ainda na lista dos melhores avaliados, estão Austrália, Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita e Suécia. Na base, entre os piores avaliados, estão Japão, Peru, Paquistão, China e Polônia.

Uso de medicamentos
Dados mundiais da pesquisa apontam que apenas metade dos entrevistados (57%) toma a medicação exatamente de acordo com as instruções médicas, o que deve representar uma preocupação para os médicos. No Brasil, a população se mostra mais obediente às prescrições, já que o número sobe para 78%.

Fonte SaudeWeb

Ministério investe R$ 36 milhões na construção de hospital no RS

Previsão é de que o Hospital Regional de Santa Maria esteja pronto para atender no segundo semestre de 2012

A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, terá um novo hospital a partir do segundo semestre de 2012. As obras do Hospital Regional de Santa Maria, foram visitadas na última sexta-feira (4) pelo secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

O Ministério da Saúde já repassou R$ 36 milhões para a realização de obras na unidade, que, quando finalizada, prestará atendimento nas especialidades clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, reabilitação física e psiquiátrica. O Ministério ainda vai repassar novos recursos para compra de equipamentos, que poderão checar a R$ 15 milhões. A unidade terá 277 leitos, sendo 37 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 240 leitos hospitalares.

Fonte SaudeWeb

OMS planeja cortes orçamentários

Propostas incluem a redução do tamanho da sede da agência sanitária da ONU, em Genebra, com a transferência dos funcionários para trabalhar em áreas menos caras

Devido à crise econômica internacional a Organização Mundial da Saúde planeja cortes orçamentários. As propostas incluem a redução do tamanho da sede da agência sanitária da ONU, em Genebra, com a transferência dos funcionários para trabalhar em áreas menos caras, disse o diretor estratégico da OMS, Daniel Lopez-Acuna.

O corpo executivo da organização anunciou, após uma sessão extraordinária, celebrada esta semana, que a organização planeja realizar “reformas ambiciosas com vistas a fortalecer as fundações de uma organização que já é robusta e dotá-la de capacidade de resposta aos desafios da saúde pública do século XXI”.

Lopez-Acuna afirmou não esperar uma mudança do dia para a noite. As reformas na organização de 63 anos, com uma equipe de cerca de 8.500 funcionários ao redor do mundo será “um processo que levará algum tempo”, acrescentou.

Em maio, os 193 países da OMS adotaram um orçamento de austeridade para 2012-2013 em face do déficit de cerca de US$ 300 milhões em contribuições de doadores, provocado pela crise. Cerca de 300 funcionários da sede serão demitidos e serão necessárias reformas futuras.

Os recursos serão transferidos de forma crescente para programas internos, explicou Lopez-Acuna, e algumas atividades podem ser suspensas totalmente dependendo do financiamento e das prioridades.

O comunicado do conselho executivo se seguiu a uma reunião de três dias. A entidade voltará a se reunir em janeiro para examinar formas de “antecipar melhor e ser mais flexível em seu financiamento”.

Neste ínterim, autorizou os líderes da OMS a tomar “medidas imediadas”, concluiu o comunicado, sem dar maiores detalhes.

Fonte SaudeWeb

Hospital São Camilo Santana inaugura centro de oncologia

A unidade conta com dois consultórios, farmácia de manipulação para quimioterápicos, 10 leitos para quimioterapia, 19 leitos de internação, além de exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética

O Hospital São Camilo Santana inaugura nesta terça-feira (08) C entro de Oncologia Clínica, localizado no quinto andar do hospital, que fica na zona norte de São Paulo. A unidade conta com dois consultórios, farmácia de manipulação para quimioterápicos, 10 leitos para quimioterapia, 19 leitos de internação, e um espaço para atendimento e orientação aos pacientes e familiares, além de serviços para diagnóstico, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.


Para o coordenador da área de Oncologia do Hospital São Camilo Santana, Marcelo Aisen, o centro possibilita o fácil acesso dos pacientes, não havendo mais necessidade de se deslocar a outras regiões para tratamento, além de oferecer um acompanhamento contínuo e personalizado.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte na população no Brasil, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida. No Brasil, as estimativas, apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer, em 2011. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a América Latina.

Fonte SaudeWeb

CIOs de hospitais aderem às mídias sociais

A integração com Facebook, Twitter e Linkedln é a chave do grupo industrial CHIME para promover conhecimento e desenvolvimento da saúde por meio da troca de informações

O colégio de executivos de informação e gestão de saúde (CHIME, da sigla em inglês), representado pelo CIO do hospital, está tentando posicionar seus membros como líderes na implantação de TI e compartilhamento de informações até o nível estadual, para incorporar mídias sociais dentro de um site redesenhado. No fórum anual, realizado em San Antônio, EUA, um CIO da CHIME revelou uma atualização de rede estadual, conhecida como StateNet, incluindo redes sociais como ponto principal.

A StateNet pretende ser uma plataforma de comunicação, e não apenas um repositório de informação, integrado com as ferramentas de mídias sociais populares, incluindo Facebook, Twitter, e Linkedlin. “É o que eu chamo de plataforma de engajamento”, disse Jeffery Smith, assistente do diretor de advocacia da CHIME, contratado em março para avaliar e melhorar o site.

O slogan é “uma rede de redes”, disse Smith. A StateNet vai incorporar widgets de outras redes de sites sociais e profissionais, incluindo blogs e fóruns de discussão, convocadas e moderadas por membros da CHIME, que atuam como coordenadores estaduais.

Tais coordenadores estão atuando como organizadores de outras áreas da saúde de TI, incluindo associações de hospitais estaduais, entidades governamentais e sistemas de gestão da sociedade (HIMSS, sigla em inglês) e terão metas e objetivos específicos para disseminarem melhores práticas e advogarem em prol da saúde dos profissionais de TI. “Isso não significa suplantar tudo o que está acontecendo, mas suplementá-la”, relatou Smith.

A CHIME testou o novo site em agosto e New Jersey foi um dos testadores beta, liderados por Neal Ganguly, VP e CIO na Fresshold. E, desde então, os interessados de Nova Jersey se uniram, incluindo, Colleen Woods, coordenador de saúde do estado de TI, nomeado pelo governador Chris Christie. De acordo com Smith, atualmente, 16 estados já criaram suas própria páginas na SateNet.

A organização CIO StateNet, criada em 2009, deve servir como eixo para troca de informações de saúde (HIE, sigla em inglês) com atividades relacionadas em cada estado. No começo desde ano, a organização publicou um conjunto de princípios orientados para HIE e financiamentos federais, fundando centros de extensões regionais (RECs), criados para auxiliar médicos e hospitais na adoção de registros eletrônicos de saúde em hospitais pequenos e rurais.
O CHIME, desde então, tem visto mais interesse dos seus membros em incentivar a segunda fase do programa de saúde para uso do registro eletrônico, treinando profissionais de gestão da informação de saúde, e, assim, aliviar a escassez de mão de obra.

“A expansão e aperfeiçoamento das operações de troca de informação de saúde e lançamento dos Centros de Serviço de Extensão Regional, fazem uso significativo do estágio 1; com o desenvolvimento da capacidade de força de trabalho de TI, onde todas as áreas do estado podem e devem se envolver com “pés no chão” na StateNet, disse Russ Branzell, CIO e VP do Poundre Valley System.

Fonte SaudeWeb

FDA aprova 35 medicamentos no ano fiscal de 2011

Aprovação representa um desempenho muito forte, tanto por parte da indústria como por parte da agência

Nesta quinta-feira, (03), a FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) divulgou um relatório que informa que a agência aprovou 35 novos medicamentos nos 12 meses encerrados a 30 de Setembro, marcando o segundo maior número de aprovações nos últimos dez anos, superado apenas pelas 37 autorizados registadas em 2009.

Segundo a Comissária da FDA, Margaret Hamburg, a taxa de aprovação representa um desempenho muito forte, tanto por parte da indústria como por parte da FDA. E ressalta que continua a utilizar todos os recursos possíveis para obter novos tratamentos para os doentes.

A entidade reguladora atribuiu a taxa de aprovações aos processos de aprovação acelerada, à flexibilidade nos requisitos de ensaios clínicos e aos recursos recolhidos ao abrigo da Prescription Drug User Fee Act.

De acordo com a FDA, quase metade dos medicamentos aprovados foram considerados “significativos avanços terapêuticos em relação às terapias existentes” e 10 eram para doenças raras ou órfãs.

A FDA disse que o relatório também demonstrou aprovações mais rápidas nos EUA em comparação com outros órgãos reguladores. Especificamente, 24 das 35 aprovações ocorreram nos EUA antes de qualquer outro país do mundo e antes da UE.

Dos medicamentos aprovados no período de 12 meses, a FDA indicou que quase metade receberam aprovação no âmbito do programa de revisão prioritária e três foram autorizados pelo processo de aprovação acelerada da agência. Além disso, 34 dos 35 medicamentos foram aprovados durante ou mesmo antes do tempo limite de revisão e dois terços dos medicamentos viram a sua aprovação concluída num único ciclo de revisão.

Em termos de áreas de doenças, a FDA avançou que sete das novas terapias representam “grandes avanços no tratamento do cancro”, incluindo o Zytiga® (abiraterona) da Johnson & Johnson para o cancro da próstata metastático e o Zelboraf® (vemurafenib) da Daiichi Sankyo e da Roche para o melanoma metastático. Além disso, a entidade reguladora aprovou o Adcetris® (brentuximab vedotin), da Seattle Genetics, a primeira aprovação para um medicamento para o linfoma de Hodgkin em 30 anos, e o Benlysta® (belimumab), da GlaxoSmithKline e da Human Genome Sciences, que representa o primeiro tratamento para o lúpus a conseguir a aprovação em mais de 55 anos.
Parceria

O hospital estadual Emílio Ribas vem testando novas drogas mais potentes para tratamento e cura da hepatite C, sob supervisão do FDA (Food and Drug Administration) norte-americano.

Para a equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Instituto Emílio Ribas, os estudos em andamento significam uma nova era no tratamento da doença.

Segundo os médicos infectologistas do Instituto, o tratamento atual tem alcançado uma média de 50% de cura, e de 35% a 40% em pacientes portadores da hepatite C do genótipo 1.

No entanto, novas drogas sintéticas prometem revolucionar o tratamento da doença. Duas delas já estão em uso nos Estados Unidos e na Europa e, acabam de ser aprovadas pela Anvisa (Telaprevir e Boceprevir) para comercialização.

A expectativa é de que o medicamento esteja disponibilizado para os pacientes do SUS até o segundo o semestre de 2012.

No caso do medicamento Telaprevir, associado ao esquema de medicação convencional (Interferon e Ribavirina) foi possível alcançar 75% de cura em pacientes não tratados e 88% em pacientes que tiveram recaídas após realizar um tratamento tradicional. O medicamento Boceprevir também alcançou os mesmos êxitos.

Segundo o responsável pelos estudos do Emilio Ribas, Roberto Focaccia, nove pacientes tratados no hospital com o Telaprevir – conjugado ao tratamento convencional, oito tiveram a cura da doença.

A equipe de médicos do Grupo de Hepatites do Emílio Ribas participa agora dos novos estudos de avaliação clínica com as novas drogas desenvolvidas, como o Alispolivir.

O medicamento atua diretamente na célula hepática e é ativo contra todos os genótipos do vírus da hepatite C. Outro teste é de um medicamento inibidor de polimerase que, em fase inicial de testes em voluntários, já alcançou 100% de cura.

A esperança dos pesquisadores reside também na possibilidade futura de substituir o Interferon atualmente em uso, que gera efeitos colaterais semelhantes à quimioterapia oncológica por drogas que causem sensíveis reduções dos efeitos indesejáveis.

Fonte SaudeWeb

Como você pensa o futuro da sua carreira?

Planejamento de carreira deve somar desenvolvimento de competência e vida pessoal

Se você imagina ser gerente antes do 30 anos, diretor antes dos 40 e CEO antes dos 50, e acha que isso é um planejamento de carreira, cuidado. Segundo especialistas ouvidos pelo iG, mais do que vislumbrar os cargos que se pretende atingir, é importante que o profissional saiba desenvolver as competências necessárias para ter a capacidade e a responsabilidade requeridas para assumir as posições almejadas.

De acordo com a coach e mentora Rosa Bernholft, presidente da Alba consultoria, antes de olhar para o cargo deve-se perseguir a “excelência de si mesmo”. Segundo ela “é um equívoco o profissional pensar em uma posição que quer atingir sem ponderar se tem as competências desenvolvidas e qual é o momento de sua vida pessoal”, explica.

“Antes de pensar em ser CEO, você deve responder como vai suprir o que está precisando, hoje. A carreira tem de ter um sentido. Se não, corre-se um risco sério de que quando chegar lá, quando conseguir sentar na tão sonhada cadeira, perguntar-se: ‘e agora?’ E o pior é não ter a resposta.”

Planejamento
Elaine Saad, diretora da Right Management, afirma que pensar no futuro é mais do que importante: é fundamental. “Tudo em nossa vida exige um planejamento mínimo e a carreira não é diferente. Apesar de o mundo em que vivemos estar em constante transformação, dificultando o planejamento de longo prazo, todo e qualquer profissional deveria ter, no mínimo, uma visão de para onde está caminhando sua carreira a curto e médio prazos.”

Quando o profissional não faz esse planejamento, diz Elaine, ele automaticamente delega essa tarefa à empresa ou ao chefe. “Delegar seu destino profissional pode fazer com que ele perca a rédea e o comando do que traz felicidade, realização e plenitude. Mesmo em ambientes turvos, temos de ter na cabeça um plano mínimo de trajetória.”

Por si mesmo
A executiva de compras J. K, de 36 anos, que preferiu não se identificar, afirma que se prepara constantemente para galgar postos cada vez mais altos na companhia. “Quando era gerente de uma empresa nacional, fiz um pós-MBA internacional por minha própria conta, porque já estava me preparando para assumir uma posição mais alta. Um ano depois, recebi uma proposta para ser gerente-geral de uma multinacional e senti que estava pronta para o cargo.”

A profissional diz que apesar de acreditar que a posição ocupada na empresa não é o parâmetro mais importante, e sim a competência que se tem, ela é um balizador de onde você está. “É natural, por exemplo, um diretor acreditar que tem as habilidades necessárias para a função. O cargo está, na verdade, dentro de uma reta infinita, porque ser CEO não significa o fim”, afirma.

Para a diretora da Right Management, o mais importante é buscar desenvolvimento contínuo, seja em capacitação técnica – quando pretende ser um expert em sua área – seja construindo competências como liderança – quando quer ocupar um cargo de chefia.

“Quando o profissional opta por gerir pessoas, tem de voltar seu desenvolvimento para aspectos técnicos e comportamentais da liderança, que precisam de tempo, prática e dedicação para serem desenvolvidos. Quando ele opta pela área técnica, sua missão passa ser mais voltada à liderança de si mesmo e ao crescimento pessoal nas habilidades que tem voltadas à carreira que escolheu”, explica Elaine.

Fonte IG

Concurso Prefeitura de Tambaú (SP)

A Prefeitura de Tambaú, Estado de São Paulo, publicou 02 editais de Nº 002/2011 de concurso público e Nº 002/2011 de processo seletivo de provas e títulos, destinado ao preenchimento de várias vagas. O concurso será realizado através da empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

Serão oferecidas 26 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 2.824,90 + 20% de Insalubridade, por carga horária de 10 a 40h semanais de acordo com o cargo.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Enfermeiro (PACS/PSF), PEB I, PEB II (Arte), Agente de Saúde, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Escriturário, Motorista, Operador de Máquinas, Visitador Sanitário, Fiscal de Obras e Posturas, Secretário de Escola, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Professor Auxiliar e PEB II (Educação Física).     

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 21 a 27 de novembro de 2011.

Taxas
As taxas de inscrição variam entre R$ 15,00 (cargos de nível fundamental e médio) e R$ 30,00 (nível superior).

Provas
As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, em horários e locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site  www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão  disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

Validade
A validade do Concurso será de até 2 anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda SE

O Prefeito de Itaporanga D’Ajuda, município localizado no Estado de Sergipe, torna pública a abertura do edital N.º 001/2011 de concurso público destinado ao preenchimento de diversos cargos no quadro permanente de servidores. O concurso público está sendo conduzido pela Planejar Consultoria e Planejamento Ltda EPP visando o preenchimento de 28 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 4.843,80 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Auxilar de Enfermagem e Atendente de Consultório Dentário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 11 de novembro de 2011, pessoalmente ou por procuração, na Praça Getúlio Vargas, nº 22, Centro, Itaporanga D’Ajuda/SE, no horário das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 17:00 horas.
As taxas de inscrição são de:
Nível Médio – R$ 40,00;
Nível Superior – R$ 80,00.

Prova

As provas serão realizadas no município de Itaporanga D’Ajuda com data inicialmente prevista para o dia 04 de dezembro de 2011, podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, a partir do dia 23 de novembro de 2011.
O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela Prefeitura Municipal até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, contados a partir da data de homologação do resultado final.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Canitar - SP

A Prefeitura de Canitar, Estado de São Paulo, divulgou 02 editais de Nº 02/2011 de concurso público e Nº 02/2011 de processo seletivo de provas e títulos, para provimento de várias vagas. O certame será realizado pela empresa OM Consultoria Concursos Ltda.

Serão distribuídas 05 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 847,44, para carga horária de 25 a 44h semanais.

Cargos
As vagas são os cargos de Professor, Agente Comunitário de Saúde, Eletricista, Motorista e Operador de Máquinas.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, até o dia 23 de novembro de 2011, até às 23h59min59 - horário de Brasília.

Taxas
As taxas de inscrição variam de R$ 27,00 a R$ 42,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pelos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria, com pelo menos, 5 dias de antecedência.

Gabaritos
O gabarito e o resultado final do concurso serão divulgados pela imprensa, afixados nos lugares de costume e disponibilizada nos endereçoseletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

Validade
O Concurso Público terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

O Processo Seletivo Público terá validade até o final do ano letivo de 2012.

Concurso Prefeitura de Ouro - SC

Foi anunciado o edital (nº 008/2011) de Processo Seletivo da Prefeitura de Ouro, cidade do Estado de Santa Catarina. O certame visa preencher 43 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, oferecendo salário que varia entre R$ 5,83 p/hora até R$ 1.328,30, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Operário Geral, Agente de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Monitor (Artesanato, Atividades lógico-matemáticas, Atividades Recreativas, Informática, Karatê, Música, Técnicas de Desenvolvimento Infanto-Juvenil) e Professor Nível (I-20h, II- 20h, II- 40h, III-20h, III- 40h, VI-20h).

As inscrições ficarão abertas e serão realizadas exclusivamente pela Internet, no site www.iobv.com.br, até às 23h59min do dia 01 de dezembro de 2011.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 20,00 para cargos de nível alfabetizado e fundamental, R$ 40,00 para cargos de nível médio e R$ 60,00 para cargos de nível superior.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha que serão realizadas no Município de Ouro - SC, na data provável de 18 de dezembro de 2011, em local a ser anunciado no momento da homologação das inscrições, através de edital de convocação.

O gabarito das provas objetivas será divulgado, nos site www.ouro.sc.gov.br e no quadro de atos oficiais da Prefeitura no primeiro dia útil após a realização das provas e em caráter meramente informativo no site. www.iobv.com.br.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período de tempo uma única vez.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Rosana SP

A Prefeitura de Rosana, Estado de São Paulo, localizado a 755 km da Capital, lançou concurso público (nº. 002/2011) com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 02 cargos diferentes com remuneração de até R$ 2.758,52. Leia o edital.

Cargos

Técnico de Segurança do Trabalho e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 27 de novembro de 2011.
As taxas de inscrições são de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 08 de janeiro de 2011, às 8h, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município, através dos sites www.consesp.com.br e www.rosana.sp.gov.br, com antecedência mínima de 3 dias.
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias úteis.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Saiba mais

Concurso Getúlio Vargas - RS: Prefeitura lança edital

Com o objetivo de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Getúlio Vargas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, abriu inscrições para concurso público, que terá execução técnico-administrativa a cargo da empresa PRECISÃO CONCURSOS & SERVIÇOS. A seleção destina-se à contração de profissionais de vários níveis de escolaridade, sob regime estatutário. O salário inicial é de R$ 555,20 a R$ 2.613,83, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos do Concurso

Nível Fundamental - Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro e Pintor;

Nível Médio - Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Tesouraria, Desenhista, Facilitador de Oficinas, Fiscal Ambiental, Oficial Administrativo, Orientador Social, Secretário de Escola, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro;

Nível Superior - Agente de Controle Interno, Assistente Social, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Licenciador Ambiental, Médico e Professor (Artes, Ciências, Danças, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Pedagogia - Educação Infantil e Séries Iniciais, Português e Inglês).
Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet no site: www.precisaoconcursos.com.br até as 24 horas do dia 20 de novembro de 2011.

A taxa de inscrição varia entre R$ 22,46 e R$ 67,68, de acordo com o cargo desejado.

Provas
A Prova Escrita para todos cargos será realizada na data provável de 18 de dezembro de 2011. Os portões de acesso aos locais das provas serão fechados às 08h e as provas têm início previsto para as 09h00min.

Os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados no dia 20 de dezembro de 2011, no Mural da Prefeitura Municipal www.precisaoconcursos.com.br e www.pmgv.rs.gov.br.

O Concurso terá validade por até 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo da Prefeitura de Balneário Camboriú - SC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 04/2011 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas para os cargos em caráter  temporário do Quadro de Pessoal do Município de Balneário Camboriú. O certame será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE.

Serão oferecidas 06 vagas para Médico Estratégia Saúde da Família com salário de R$ 7.122,28, para carga horária de 40h.

A inscrição, será de R$ 100,00 e deverá ser efetuada via internet, no endereço eletrônico saudebalneario.fepese.org.br, até às 17h do dia 25 de novembro de 2011.

A prova escrita será realizada, provavelmente, no dia 4 de dezembro de 2011, na cidade de Balneário Camboriú e terá a duração de 3 horas.

O Processo Seletivo compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova escrita com questões objetivas de caráter eliminatório com a duração de 3 horas em locais que serão divulgados com antecedência no endereço  eletrônico saudebalneario.fepese.org.br.

O prazo de validade do processo seletivo é de 06 meses, contados a partir da data de homologação dos resultados, não prorrogáveis.

FUNESA - SE abre processo seletivo

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) está com inscrições abertas para a realização do processo seletivo simplificado nº 05/2011. O objetivo do certame é formar cadastro de reserva de Agentes de Endemias, para compor as brigadas itinerante e estadual e também Motoristas de Ultra Baixo Volume - UBV. Leia o edital completo.

A remuneração mensal da função de Agente de Endemias será de R$ 545,00 e a de Motorista de UBV será de R$ 800,00, mais insalubridade. O futuro contratado fica obrigado a cumprir a carga horária diária de 08h (oito horas), durante os 05 dias da semana, perfazendo um total de 40h (quarenta horas) semanais para os cargos de agente de endemias e motorista de UBV.

Portadores de necessidades especiais

Das convocações realizadas, a Funesa deverá destinar 20% (vinte por cento) para os portadores de necessidades especiais, nos termos da legislação vigente. A declaração deverá ser feita formalmente por meio de documentos médicos comprobatórios e relatório médico de aptidão para o cargo pleiteado e enviado via Sedex ou Carta Registrada para o endereço da Comissão Especial de Seleção, constante no edital, no período de 4 a 9 de novembro de 2011.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site www.ses.se.gov.br até às 17h (horário local), do dia 9 de novembro de 2011.

Serão disponibilizados na Escola Técnica do SUS ETSUS, situada na avenida Carlos Bulamarque, nº 514, Centro, em Aracaju, computadores com acesso à internet nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2011, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h, para candidatos que necessitem efetuar a inscrição.

Para inscrever-se no processo seletivo, o candidato deverá preencher ficha de inscrição on-line, que estará disponível, somente, através do site www.ses.se.gov.br. Após a confirmação da inscrição, o sistema gerará um número de protocolo que deverá ser guardado pelo candidato para posterior apresentação. Este número servirá como comprovante de inscrição.

Provas

O processo seletivo acontecerá em etapa única, no dia 20 de novembro de 2011, e consiste na aplicação de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

O horário e o local da prova objetiva estarão disponíveis no site da SES a partir do dia 17 de novembro de 2011, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

Validade

O prazo de validade deste processo seletivo será de 01 (um) ano, contado da homologação de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

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» Edital FUNESA - Fundação Estadual de Saúde – Sergipe

Concurso Saúde São Paulo 2011: governo autoriza 3,3 mil vagas

"(Serão contratados) 700 médicos, 800 enfermeiros, quase mil auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos, radiologia, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, todas as áreas. Recursos humanos para a administração direta, fora aqueles que são contratados por contrato de gestão através das organizações sociais", declarou Alckmin.

Do total de postos, 837 são para auxiliar de enfermagem, 500 para enfermeiros e 700 para médicos, além de 150 auxiliares de serviços de saúde. Também haverá vagas para cirurgiões dentistas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos em radiologia, entre outras funções, para a rede estadual.

A autorização para a realização do concurso levou em conta a necessidade de reforçar o atendimento à população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado, além da ampliação dos serviços nos últimos anos e de vagas abertas em decorrência de aposentadorias, falecimentos e demissões ocorridas nos últimos anos.

O próximo passo será a elaboração do edital do concurso pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, com todas as informações sobre documentos necessários para a inscrição e provas às quais os candidatos serão submetidos.

"A abertura deste concurso demonstra o compromisso do governo do Estado de ampliar e aperfeiçoar a assistência em saúde oferecida à população paulista. As novas contratações certamente se refletirão em mais atendimentos aos pacientes de hospitais e centros de saúde estaduais", afirmou o secretário Giovanni Guido Cerri.

Concurso Prefeitura de Campo Florido (MG)

Prefeitura de Campo Florido, Estado de Minas Gerais, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso de Campo Florido está oferecendo 129 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.600,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Fiscal de Obras, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Gari, Inspetor de Alunos, Servente Escolar, Jardineiro, Lixeiro, Mecânico, Médico, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Patrol, Pedreiro, Professor, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Tratorista, Vigia, Oftalmologista, Cardiologista, Ginecologista, Cuidador de Crianças, Supervisor Pedagógico, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Professor, Ortopedista e Técnico em Laboratório.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 19 e 30 de dezembro de 2011, na Prefeitura de Campo Florido - Departamento de Educação – Praça Eteocles Vilela Silva, 78, das 8:00 às 11:00 e das 12:00 às 17:00hs, ou através do site www.magnusconcursos.com.br.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 20,00 e 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

O concurso público constará de provas objetivas, prática e de títulos.
As provas objetivas serão realizadas no município de Campo Florido, provavelmente, no dia 15 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados na sede da Prefeitura de Campo Florido e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 12 de janeiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do presente concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

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Concurso Prefeitura de Araporã MG

A Prefeitura de Araporã, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de inscrição para a realização de concurso público. O concurso de Araporã oferece 579 vagas, sendo 193 vagas imediatas e 386 vagas para reserva técnica de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 1.475,84. Serão reservadas 5% das vagas a portadores de deficiência.

Cargos
Agente de Manutenção Geral, Agente de Serviços Gerais, Coletor de lixo, Costureira, Gari, Jardineiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trat. de Água e Esgoto, Pedreiro, Vigia, Auxiliar Desportivo, Eletricista, Encanador, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Monitor, Técnico Agropecuário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo, Assistente Social, Engenheiro Civil, Professor e Supervisor Pedagógico.

Inscrição
A inscrição será presencial ou através de procurador habilitado, no período entre 27 de outubro e 09 de novembro de 2011, no Centro Administrativo da Prefeitura de Araporã com endereço na Rua José Inácio Ferreira nº 58, Cep: 38.435-000, Centro, Araporã/MG, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

As taxas de inscrições são de:
Nível Fundamental: R$ 50,00;
Nível Médio: R$ 55,00 e 70,00;
Nível Superior: R$ 90,00.

Prova
As provas objetivas serão realizadas no dia 03 de dezembro de 2011, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

O gabarito será divulgado no dia 05 de dezembro de 2011.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Tanabi - SP

A Prefeitura de Tanabi, Estado de São Paulo, lançou edital Nº 01/2011 de concurso público  para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. O concurso público será executado pela empresa Instituição Soler de Ensino LTDA.

Serão distribuídas 77 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O salário oferecido varia de R$ 571,45 a R$ 4.500,00, com carga horária variada entre 20, 30, 40 e 44 h semanais. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos: As vagas disponibilizadas são para os cargos de Arquiteto (01), Assistente Social (01), Auxiliar de Escrituração (02), Braçal - Feminino (25), Braçal – Masculino (20), Diretor de Escola (04), Diretor de Creche (02), Enfermeiro (01), Engenheiro Civil (01), Monitor Social da Casa Abrigo Municipal – Feminino (02), Motorista (04), Procurador Jurídico Municipal (02), Professor de Educação Básica I (06), Técnico em Enfermagem (05) e Técnico em Licitação (01).

Inscrições: As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09h do dia 24 de outubro até ás 22h do dia 13 de novembro de 2011.

Taxas de inscrições: Para os cargos de Nível Fundamental e Nível Médio: R$ 25,00 e Para os cargos de Nível Superior: R$ 50,00.

Provas: As provas serão realizadas em escolas do Município de Tanabi, em datas, locais e horários a serem divulgados no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Tanabi e nos endereços eletrônicos: www.tanabi.sp.gov.br e www.institutosoler.com.br.

Validade: O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Tanabi.

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Concurso Prefeitura de Xangri-lá - RS

A Prefeitura de Xangri-lá, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº 225/2011 de concurso público, para provimento de vagas legais para o emprego de Agente Comunitário de Saúde, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Serão providas 18 vagas de nível fundamental com salários de R$ 742,00, mais 20% de insalubridade (R$ 148,40), por carga horária de 40h semanais.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 24 de novembro de 2011, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h30min às 11h30min na Sede do Centro Administrativo, sito na Rua Rio Jacuí, nº 854 - Centro - Xangri-lá/RS. Não será possível inscrever-se pela internet.

Taxa
A taxa de inscrição será de R$ 40,00.

Provas
A Prova Escrita será aplicada, provavelmente, em 08 de janeiro de 2012, no Município de Xangri-lá, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 12 de dezembro de 2011.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a  critério do Município de Xangri-lá/RS.

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Concurso Prefeitura de Alto Paraná - PR

A Prefeitura de Alto Paraná, Estado do Paraná, lançou 04 (quatro) editais; sendo 02 de Nº 019/2011 e Nº 020/2011 de concurso público e 02 de Nº 021/2011 e Nº 022/2011 de processo seletivo destinados aos provimentos de várias vagas. O certame será realizado através da empresa KLC.

Serão providas 19 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 2.548,69, para carga horária de 20 a 40h semanais.

 
Cargos: As vagas são para os cargos de Farmacêutico, Instrutor de informática /Distrito Maristela, Instrutor de informática / Distrito de Santa Maria, Jardineiro, Operador de Máquinas, Operário Braçal, Tratorista, Odontólogo, Facilitador de Oficinas e Mãe Social.

 
Inscrições: As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração, com firma reconhecida em cartório), na sede da Prefeitura do Município de Alto Paraná, sito à Rua José de Anchieta, 1641, até o dia 21 de novembro de 2011 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 25,00, R$ 35,00, 50,00 e R$ 100,00.

Provas: A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

Gabaritos: O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 19 de dezembro de 2011, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Alto Paraná, disponibilizado no Site www.klcconcursos.com.br e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

Validade: A validade do concurso público será de até 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Processo Seletivo área de Enfermagem ESP-CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) abre inscrições no período de 07 a 11 de novembro de 2011 para o processo seletivo referente ao Edital nº 34/2011, que trata da concessão de três bolsas de extensão tecnológica para as atividades relacionadas à Diretoria de Educação Profissional em Saúde, especificamente na área da enfermagem. Poderão concorrer à bolsa somente pessoas físicas, profissionais de nível superior, que comprovadamente tenham como titulação mínima a graduação em Enfermagem com inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

O candidato deverá ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais para dedicação aos projetos da Diretoria; ter conhecimentos de informática básica; não pertencer ao quadro de pessoal de órgão ou entidade pública da administração direta ou indireta na esfera federal, estadual ou municipal; e não deverá possuir outra bolsa de qualquer natureza, quer seja na ESP-CE ou em outra instituição. O processo seletivo constará de três fases: análise curricular, prova prática (aula) e entrevista.  A documentação deverá ser entregue na Central de Serviços da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles), em Fortaleza.


As bolsas terão duração de seis meses, podendo ser prorrogadas, mediante comprovação de aproveitamento do bolsista, fornecida por parecer técnico da Diretoria de Educação Profissional em Saúde e aprovação do Conselho de Coordenação Técnico-Administrativo (Contec), conforme as necessidades do projeto. Os bolsistas selecionados desenvolverão suas atividades no município de Itapipoca/CE, onde o projeto está sendo desenvolvido, e na ESP-CE, devendo ter disponibilidade para viagens, conforme preceituado na Resolução 01/2008 do Contec.

O bolsista desenvolverá as atividades em consonância com a Diretoria de Educação Profissional em saúde e com a Coordenação do Curso de Complementação em Formação Técnica de Enfermagem; atuará em todo o processo de desenvolvimento do curso (preparação, execução e avaliação); promoverá a articulação política com gestores em nível local e regional, para possibilitar a execução do curso e o comparecimento dos alunos, bem como sua condução didática; participar do planejamento, acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos, com base na aquisição das habilidades propostas pelo projeto entre outras atividades.

Cronograma do Processo Seletivo:

Inscrições: 7 a 11 de Novembro de 2011
Divulgação das inscrições confirmadas e irregulares pela internet: 14 de Novembro de 2011
Análise Curricular: 16 de Novembro de 2011
Resultado 1ª etapa: 16 de Novembro de 2011
Prazo para Recurso: 17 de Novembro de 2011
Resultado do Recurso: 18 de Novembro de 2011
Prova prática (aula): 21 de Novembro de 2011
Resultado 2ª fase: 22 de Novembro de 2011
Prazo para Recurso: 23 de Novembro de 2011
Resultado do Recurso: 24 de Novembro de 2011
Entrevista: 25 de Novembro de 2011
Prazo para Recurso: 28 de Novembro de 2011
Resultado final: 29 de Novembro de 2011

Fonte: Assessoria de Imprensa da ESP-CE (http://www.ceara.gov.br/)

Concurso Prefeitura de Ipiranga PR

Prefeitura de Ipiranga, Estado do Paraná, lançou 03 editais (nº. 001/2011, 002/2011 e 003/2011) para realização de concurso público. O concurso de Ipiranga oferece 65 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 558,94 e R$ 9.051,47.

Cargos

Médico, Advogado, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fiscal de Tributos, Veterinário, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor, Psicólogo, Técnico em Eletricidade, Zelador e ESF.

Inscrição

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração com firma reconhecida em cartório) na sede da Agencia do Trabalhador, sito à rua XV de novembro, 598, centro, até o dia 16 de novembro de 2011 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
As taxas de participação custam entre R$ 40,00 e R$ 200,00.

Prova

A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 17 de dezembro de 2011, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições, na data provável de 23 de novembro de 2011.
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado na data provável de 20 de dezembro de 2011, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura de Ipiranga, disponibilizado no site www.klcconcursos.com.br e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

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ANS publica norma para avaliação da qualidade dos serviços ofertados pelos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem (7) no Diário Oficial da União a resolução normativa que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

O programa, inédito no Brasil, é inspirado em modelos internacionais. O objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos pelos planos de saúde e dar rapidez à solução dos problemas.

O programa também vai definir parâmetros de qualidade a serem seguidos pelas operadoras, embora sem caráter de obrigatoriedade. A finalidade é incentivar a mudança do atual modelo técnico-assistencial. Para Leandro Fonseca, diretor adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, a acreditação vai diminuir algumas imperfeições de mercado e permitir que as operadoras identifiquem e solucionem problemas com mais segurança e agilidade.

A resolução em vigor ficou em consulta pública por 30 dias e recebeu sugestões da sociedade civil e dos agentes regulados.

Fonte

Concessionárias de água e esgoto pedem ao governo desoneração do setor de saneamento básico

O secretário nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, disse  que a proposta de desoneração do setor de saneamento básico já recebeu parecer favorável do ministro Mário Negromonte.

A proposta, feita pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), é reduzir em cerca de R$ 2 bilhões por ano a carga tributária das concessionárias de água e esgoto, para que possam investir na universalização e melhoria dos serviços.

“Dentro do ministério [das Cidades], nossa posição é favorável”, disse Tiscoski, após participar de um evento sobre saneamento básico promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Mas isso ainda precisa passar pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento.”

De acordo com Tiscoski, a desoneração viria por meio da isenção do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), pagos pelas empresas. Somados, os dois tributos retiram cerca R$ 2 bilhões por ano do caixa das companhias de saneamento do país. O secretário nacional ressaltou que, para a proposta avançar, é preciso ter mecanismos para assegurar que o valor da desoneração seja investido em serviços.

O presidente do Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp, Rodolpho Tourinho Neto, defendeu a desoneração para o setor de saneamento, mas cobrou melhorias na gestão das empresas. “É preciso modernizar a gestão e os sistemas”. Uma opinião compartilhada pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento (Asfamas), Carlos Alberto Rosito. Para ele, o problema do saneamento no país é de “gestão, gestão e gestão”.

Segundo Rosito, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), mantido pelo governo federal, mostra que cerca de 40% da água tratada pelas empresas brasileiras não geram qualquer receita, ou seja, são perdas de faturamento. Dessas perdas, 60% são por falhas na rede de abastecimento de água tratada. As 40% restantes são referentes à água consumida e não paga, seja por falhas no sistema de cobrança das companhias como por fraudes de consumidores. “Só em 2008, foram R$ 7,8 bilhões em perdas que poderiam ter sido usados para investimentos”, complementou Rosito, lembrando que esse valor é igual ao montante investido em saneamento durante todo o ano de 2009.

Para o representante da indústria de materiais e equipamentos para o setor de saneamento, se as empresas reduzissem gradativamente o percentual de perdas de cerca de 40% para perto de 23% nos próximos 15 anos, R$ 29 bilhões seriam adicionados aos caixas para investimento. “Não é nada absurdo. No Japão, o índice de perdas é 4%”, argumentou.

Fonte Agência Brasil