Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de julho de 2015

Estes remédios causam efeitos colaterais absurdos

Desde criança, minha saúde sempre foi um pouco confusa. Tenho fortes dores de cabeça há mais de 15 anos, por exemplo, e fiquei eufórica ao descobrir, recentemente, os efeitos divinos do Advil para curá-las
 
Mas, para a surpresa de absolutamente ninguém, minha felicidade de ter encomendado dos EUA (aquele paraíso de hipocondríacos) um enorme pote com 300 comprimidos durou pouco.
 
Acabou que, lendo a bula, descobri que o ibuprofeno é muito forte e machuca o estômago, o que eu imaginei que não seria uma combinação muito bacana com a minha gastrite nervosa. Perguntei para o médico e não deu outra: o efeito colateral do ibuprofeno poderia piorar minha gastrite e até fazer meu estômago sangrar. Sim, parece agradabilíssimo. A solução é pedir perdão para o paracetamol que eu desprezei ou aguentar as dores de cabeça.
 
Por situações como essa, todo mundo que já leu a bula de um remédio sabe dos muitos, muitos efeitos colaterais que eles podem causar. A maioria desses potenciais efeitos colaterais são relativamente normais, como tonturas, diarreia, falta de apetite ou, sei lá, a desintegração lenta e dolorosa do seu estômago. No entanto, existe um subconjunto de efeitos colaterais que pula toda a parte da “coceira constrangedora” e vai direto para “episódios de ‘House’ que deram errado”. E, por mais que nos pareça uma realidade muito distante, eles são causados ​​por medicamentos bastante comuns.
 
remedios populares efeitos colaterais 11. Mirapex pode transformar o seu mundo em um filme de terror
A doença de Parkinson é degenerativa e ainda sabemos muito pouco sobre a sua causa exata. No entanto, a ciência teve grandes avanços na tentativa de controlá-la, uma das quais é a droga chamada Mirapex, destinada a tratar os sintomas deste mal. Infelizmente, o remédio tem uma segunda função, completamente não intencional, que é colocar seus usuários em uma dimensão alternativa onde a realidade é uma invenção da imaginação de alguém.
 
O Mirapex pode causar alucinações vividamente reais que variam muito de usuário para usuário.
 
Algumas pessoas vêem coisas estranhas no canto do seu olho, enquanto outras descrevem seres bidimensionais e formas humanas feitas inteiramente de sombras. Outros ainda entram em discussões com os seres humanos em miniatura que estão enchendo a sua paciência. E essas são apenas as alucinações. A droga carrega diversos de efeitos colaterais terríveis, incluindo náusea, suores, tonturas, desmaios, dor, tremores, espasmos, movimentos descontrolados de vários apêndices (sintoma que você pode reconhecer como fazendo parte da doença que este medicamento se destina a controlar) e, estranhamente, urina colorida.
 
Com todos esses potenciais efeitos colaterais, você poderia ter alucinações de que algum monstro pulou do guarda-roupa e está te batendo até o seu xixi ficar marrom, e você sentiria a dor. Então, você poderia desmaiar em uma onda de náusea, apenas para acordar mais tarde e repetir o processo com uma alucinação diferente. Não parece um verdadeiro carrossel infinito do terror?
 
Parkinson é uma doença muito terrível, portanto, podemos supor que todos esses riscos potenciais são pelo menos um pouco justificáveis para que o doente possa ter algum alívio. No entanto, o Mirapex também é prescrito para tratar a síndrome das pernas inquietas, uma condição relativamente inofensiva que afeta até 10% dos adultos nos Estados Unidos, o que já não parece valer tanto a pena.
 
remedios populares efeitos colaterais 22. Remédio para tratamentos psicológicos pode causar a praga da dança
O Abilify (princípio ativo aripiprazol) é um medicamento originalmente prescrito para esquizofrenia que é agora um dos mais populares tratamentos para transtorno bipolar e outros depressivos. Desde que foi aprovado para o uso expandido pela Administração de Drogas e Alimentos (FDA) dos Estados Unidos, em 2005, as vendas do Abilify dobraram e a droga tornou-se a primeira linha de tratamento para um grupo inteiro de psiquiatras.
 
O único problema é que o Abilify pode causar acatisia, uma condição nervosa que essencialmente faz com que seja impossível ficar parado. Veja como ela é descrita em primeira pessoa: “Eu comecei a andar e era incapaz de ficar parado. Eu literalmente caminhei pelos corredores por três dias seguidos. Eu estava desesperado por socorro e senti que para me manter seguro eu precisava ser hospitalizado”.
 
Basicamente, é uma versão medicamente induzida da Epidemia de Dança de 1518. Felizmente, para colocar um fim neste mal basta para de usar o Abilify… exceto, é claro, nos casos em que os sintomas continuam, mesmo depois do remédio não estar mais no seu sistema. Comerciais do Abilify tocam ligeramente no assunto pedindo que o usuário “fale com o seu médico sobre movimentos musculares incontroláveis, pois estes podem se tornar permanentes”. É isso mesmo: não somente você pode ser incapaz de ficar parado, como isso pode continuar para sempre.
 
O que é pior, o Abilify não é nem mesmo muito bom no tratamento do transtorno bipolar. Durante o estudo que levou à aprovação da droga pela FDA, menos de um quinto dos participantes realmente fizeram o tratamento até o fim. Além disso, o estudo foi financiado pelo fabricante da droga e sua agência de marketing. O psiquiatra e pesquisador de Harvard Alexander C. Tsai se refere ao uso expandido da droga como “uma vergonha para a profissão”.
 
remedios populares efeitos colaterais 33. Medicação para osteoporose pode quebrar seus ossos mais fortes
Você pode reconhecer a osteoporose como a doença que faz com que os ossos das pessoas de idade quebrem com o menor impacto possível, como o toque de um gatinho ou uma suave brisa matinal. Portanto, seria razoável esperar que um medicamento para tratar a osteoporose, como o Fosamax (princípio ativo alendronato de sódio, também vendido com vários outros nomes, como Alendil, Endrox e Recalfe), não incluiria “rachar seus fêmures” na sua lista de potenciais efeitos colaterais. Mas você está errado.
 
Um pouco de história: o Fosamax foi por muito tempo considerado o Rolls-Royce do tratamento de perda de ossos, graças ao marketing e à vontade dos médicos de receitá-lo para pessoas que sofrem de qualquer problema de perda de osso, independentemente da gravidade de sua condição. Ele tornou-se tão popular que acumulou US$ 3 bilhões por ano em vendas antes de sua patente expirar em 2008 e os concorrentes começarem a chegar ao mercado.
 
No entanto, no que foi provavelmente o resultado de uma grave confusão das palavras “tratar” e “causar”, o Fosamax pode enfraquecer seus ossos da coxa (os ossos mais fortes no corpo humano) até que eles fiquem extremamente frágeis. Uma mulher quebrou seu fêmur enquanto pulava corda com algumas crianças, enquanto outra quebrou a perna apenas ao dar um passo para trás.
 
Para sermos justos, os casos são relativamente raros e, na maioria das vezes, acontecem apenas com mulheres pós-menopáusicas – não esquecendo, é claro, que a osteoporose é uma doença que atinge mulheres em sua maioria. Dito isto, milhares de usuários do Fosamax entraram com ações judiciais contra o fabricante da droga, porque a última coisa que você quer que a sua medicação anti-osteoporose faça é quebrar seus ossos.
 
remedios populares efeitos colaterais 44. Tetraciclina pode transformar o seu sorriso em um pesadelo
Os anos de adolescência são alguns dos mais estranhos de toda a vida. Você começa a perceber as pessoas que você acha atraente, há pelos em novos e terríveis lugares e espinhas o suficiente para fazer cosplay de uma praga bíblica. Felizmente, todos os pesquisadores já passaram por essa fase também, e é por isso que há tantos remédios para acne à disposição.
 
Isso inclui a tetraciclina, uma veterana de seis décadas de luta contra a acne para fazer com que adolescentes emocionalmente vulneráveis pareçam mais com os seres humanos e menos personagens de filmes trash. No entanto, enquanto a tetraciclina pode limpar a sua pele, ela também tem o efeito colateral infeliz de transformar sua boca em algo deplorável.
 
Esse sorriso estragado ocorre em cerca de 3 a 4% dos pacientes. É um efeito colateral que já era conhecido desde 1956, quando os primeiros relatos apareceram (isto ocorre em qualquer uso do antibiótico, seja para acne ou outra coisa). Diferentes derivados da droga foram desenvolvidos em um esforço para eliminar o risco de arruinar os dentes, tais como a minociclina… que acabou conseguindo aumentar a frequência das manchas nos dentes em todos os usuários.
 
Para piorar a situação, a probabilidade aumenta fortemente se você tomar a tetraciclina por um período prolongado de tempo, que é praticamente o uso padrão da medicação contra acne, em que um tratamento pode demorar até 12 semanas. Ah, e a descoloração não pode ser revertida. A menos que você esteja preparado para investir em próteses de porcelana ou algo do gênero, esses dentes pretos novinhos em folha são uma parte permanente de sua identidade: exatamente o que todo adolescente que sofre de um enorme problema de acne quer ouvir.
 
remedios populares efeitos colaterais 55. Uma droga contra o câncer pode fazer as suas impressões digitais desaparecerem
Em 2009, funcionários da imigração norte-americanos detiveram um homem de 62 anos de idade que tentava entrar no país sob o pretexto de “visitar” seus “parentes” – o que seria claramente um terrorista que, na verdade, queria dizer “estou indo assassinar o Grande Satã Estados Unidos com uma bomba no meu sapato”. Seja lá o que estivesse passando pela cabeça dos funcionários do aeroporto, eles detiveram o homem depois de ele ter reprovado em um teste de impressão digital para verificar sua identidade. No entanto, descobriu-se que o homem não apenas era completamente inocente de qualquer ameaça terrorista, como, na verdade, era exatamente quem ele dizia ser – um paciente idoso com câncer tentando visitar seus parentes norte-americanos. Ele só estava tomando um medicamento para a doença que tinha inconvenientemente apagado suas impressões digitais.
 
A droga, chamada Capecitabina (aqui no Brasil vendida com o nome Xeloda), é usada para tratar vários cânceres (mama, pescoço, cabeça, cólon), mas carrega o infeliz efeito colateral conhecido como síndrome mão-pé. Ela se manifesta através de uma série de sintomas aterrorizantes incluindo inchaço, disestesia (quando seus nervos confundem os sentidos, especialmente o tato, e aplicam a sensação incorreta a um toque, por exemplo, sentir dor ou ardor quando sua pele toca uma superfície normal), e hiperpigmentação (quando a pele fica escura e machada). Eventualmente, haverá bolhas, e grandes porções de sua pele podem simplesmente cair do seu corpo. Isso inclui a pele nas pontas dos dedos – o que é uma forma indireta de dizer que a Capecitabina pode literalmente fazer suas impressões digitais desaparecerem.
 
Além do listado acima, a perda de suas impressões digitais é uma desvantagem séria, especialmente se você é um imigrante ou alguém que frequentemente viaja para outros países. Os EUA tem registrado as digitais de viajantes provenientes de países estrangeiros há anos para se certificar que seus dedos não estão ligados a mãos de terroristas. Outros países utilizam um sistema de passaporte biométrico que, entre outras coisas, inclui recursos de identificação de impressões digitais.
Mesmo que você nunca deixe o seu país de natal, perder as suas impressões ainda pode trazer problemas. A segurança biométrica está na moda, indo da urna eletrônica a computadores.
 
remedios populares efeitos colaterais 66. Risperdal pode gerar mamas em homens (e diabetes)
Risperdal (princípio ativo risperidona, também vendido sob nomes comerciais como Zargus, Riss e Viverdal) é um medicamento popular usado para tratar o transtorno bipolar e esquizofrenia. No entanto, ele tem também, aparentemente, um talento especial para fazer com que os usuários do sexo masculino de uma hora para a outra desenvolvam seios, como se tivessem sido amaldiçoados por uma feiticeira raivosa.
 
De acordo com um fluxo aparentemente interminável de ações judiciais criadas de 2012 até o presente, o Risperdal tem um potencial muito real para gerar uma ginecomastia, que é o inchaço do tecido mamário masculino, um risco que foi heroicamente minimizado pelo fabricante da droga.
 
Em 2006, os pesquisadores estudaram os efeitos da droga em um grupo de dez adolescentes de ambos os sexos. Desses dez, três meninos desenvolveram seios e duas meninas começaram a produzir leite. Pior ainda, um estudo recente mostrou que os adolescentes que tomam medicamentos antipsicóticos (incluindo o Risperdal) triplicam seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 durante o primeiro ano de uso.
 
Johnson & Johnson, o fabricante do medicamento, estaria supostamente ciente destes efeitos secundários desde a década de 1990, mas decidiu colocar o produto no mercado mesmo assim, afinal você não deixa um pouquinho de diabetes e ensaios clínicos de 1.885 crianças que mostram que 2% delas desenvolveram mamas espontaneamente ficar entre você e seus US$ 24 bilhões em lucro.
 
Cracked / Hypescience

Saiba o que a canela pode fazer pela sua saúde


Nutrólogo desmistifica crença de que a canela causaria gastrite: “não tem efeito irritativo para o estômago”
Getty Images: Nutrólogo desmistifica crença de que a canela
causaria gastrite: “não tem efeito irritativo para o estômago”
Especiaria pode ajudar a controlar a glicose do sangue, aliviar cólicas menstruais e até mesmo auxiliar no emagrecimento
 
A canela, especiaria bastante presente na mesa dos brasileiros, é uma excelente aliada da saúde. Além de versátil, já que pode ser usada em diversos pratos doces e até mesmo salgados, estudos mostraram que ela pode aliviar a cólica menstrual, sugerem que protege contra o Alzheimer e contra o problema nos rins dos diabéticos, além de impedir que boa parte da glicose ingerida por meio de carboidratos seja absorvida.
 
O nutrólogo Roberto Navarro comenta alguns estudos sobre a canela e desmistifica crenças, como a de que a canela causa gastrite. “Ela não tem efeito irritativo para o estômago”, explica. De acordo com o nutrólogo, não há efeitos maléficos ao ingerir canela, desde que seja com moderação.
 
Entretanto, a canela enfrenta críticas em alguns casos. “Há um estudo mostrando que trabalhadores de empresas que processam canela para a venda são mais susceptíveis à asma e têm mais crises quando estão manipulando o alimento. Há uma incidência maior de bronquite e asma brônquica, pois a canela é irritante quando inalada, mas isso serve para várias outras substâncias”, diz Navarro.
 
Recentemente, um garoto americano de quatro anos morreu depois de inalar canela. “Um pó inalado pode dar uma reação no pulmão e causar uma crise de asma ou o garoto pode ter ingerido e engasgado”, supõe ele, sobre o caso. “Não dá para dizer que foi a canela, pois é um caso isolado.
 
Podia ser qualquer outra coisa”, diz.
 
Benefícios, no entanto, a especiaria tem muitos. Quer saber mais o que ela pode fazer por você? Leia abaixo:
 
Pode aliviar cólicas menstruais: segundo Navarro, estudos mostraram que a canela ajuda a melhorar cólicas menstruais. “A canela tem um composto chamado procianidina, com efeito antiinflamatório. Ela pode ajudar a reduzir a náusea, enjoo e intensidade da dor”, diz ele. No entanto, comparado com antiinflamatórios como o ibuprofeno ou outros, a canela teve um efeito menor. Para quem não gosta de exagerar no remédio, a especiaria pode ser uma opção para ajudar a melhorar a dor.
 
Pode proteger o cérebro do Alzheimer: estudos em ratos mostraram que a canela tem um composto chamado benzoato de sódio, que tem efeito antioxidante, diminuindo a oxidação da célula. “Em ratos, a canela diminuiu a oxidação de neurônios do cérebro, e isso tem correlação com o risco de desenvolver Alzheimer, já que a doença está ligada a uma oxidação excessiva de neurônios”, diz Navarro. Ele complementa que os antioxidantes em geral também têm função em outras demências e no Parkinson. “A canela diminuiu a homocisteína, retardando o envelhecimento cerebral no rato”, diz ele.
 
Pode proteger o rim dos diabéticos: a nefropatia diabética é uma complicação nos rins que os diabéticos costumam ter a longo prazo, quando a doença não está controlada. Há uma diminuição da eficácia de filtração dos órgãos. Um estudo, ainda em ratos, mostrou que a canela teve o poder de diminuir o problema. “Em alguns animais, nem chegou a evoluir para nefropatia”, diz o nutrólogo. “Extrapolando para humanos, pode ser que a canela proteja o rim”.
 
Pode controlar os níveis de açúcar no sangue: a canela tem o poder de diminuir a absorção de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue. Com isso, ajuda diabéticos com as oscilações que causam picos de glicose. É importante ressaltar, porém, que a especiaria não substitui medicamentos para o diabetes, apenas facilita o controle da glicose no sangue.
 
Navarro explica que, quando ingerimos carboidratos, uma enzima precisa quebrar esse carboidrato e transformá-lo em energia, que é a glicose (ou açúcar). A canela, então, bloqueia a enzima responsável, a alfamilase, impedindo que o carboidrato vire açúcar e caia na corrente sanguínea obrigando o hormônio insulina ir lá e estocar esse açúcar em forma de energia, que nada mais é do que a gordura.
 
Pode ajudar no emagrecimento: estudos mostraram também que a canela ajuda a glicose (açúcar) circulante na corrente sanguínea a ir direto alimentar os músculos, em vez de ser estocada em forma de gordura. Com a diminuição da absorção dos carboidratos, há menos chance de “sobrar” gordura para queimar. Logo, junto com uma dieta adequada, a canela pode ter um papel interessante na perda de peso.
 
iG

Novo protocolo da OMS recomenda antirretrovirais a todos com HIV

Thinkstock
Medida já é aplicada no Brasil desde dezembro de 2013

Durante o Congresso internacional de Aids (IAS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um novo protocolo em que recomenda o tratamento com antirretrovirais para todas as pessoas com HIV no mundo, assim que forem diagnosticadas, independentemente da carga viral.

A medida, que já é praticada desde dezembro de 2013 no Brasil, quando foi aplicado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para adultos, foi lançada durante o encontro, no domingo (19), em Vancouver, no Canadá.

Durante o anúncio, a OMS enfatizou que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV no Brasil.
 
De acordo com a organização, o acesso precoce ao tratamento não só melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids, mas também reduz a transmissão do vírus.
 
Para o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, que participa do evento, a evidência mostra “que essa é a direção que deve ser tomada por todo o mundo”.

O novo protocolo da OMS prevê, ainda, que a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) seja recomendada como uma opção de terapia adicional para todas as pessoas que integrem populações com risco substancial de serem infectadas pelo HIV (prevalência superior a 3%).

R7

Anvisa suspende propaganda de produtos detox

Redução de inchaço e promoção da perda de peso não foram aprovados
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta segunda-feira (20) a suspensão da publicidade que atribua alegações irregulares de propriedades funcionais ou de saúde de cinco produtos identificados como detox da marca Nutrigold.
 
Segundo a agência reguladora, propagandas dos produtos Detox Reduction Shake, Detox Platinum – Desintoxicante Biológico, Detox Matcha Shake, Detox Goji Shake e Detox Bronze de Verão, exibidas no site da fabricante traziam alegações de propriedades funcionais ou de saúde irregularmente.
 
Na portaria publicada no Diário Oficial da União, a Anvisa diz que não aprovou as seguintes informações: "reduz inchaço; promove perda de peso saudável com o efeito termogênico; disposição para atividades físicas; fibras que eliminam gorduras; aumenta a saciedade por mais tempo; reduz flacidez, rugas, celulites, estrias; regulação intestinal".
 
R7 

Bebida alcoólica corta o efeito dos analgésicos?

Tratar dores de cabeça e musculares com analgésicos é uma prática comum, uma vez que para adquirir os do tipo não narcótico não é preciso ter receita
 
Segundo especialistas, tomar analgésicos constantemente pode causar lesões no fígado e nos rins, além do risco de provocar gastrite, úlcera ou até mesmo uma hepatite medicamentosa.

Algumas pessoas acreditam que as bebidas alcoólicas cortam o efeito dos medicamentos, no entanto, o álcool não interfere na ação deles. O que ocorre é que, por ter um efeito diurético, o álcool faz o organismo excretar mais rapidamente os analgésicos, interferindo na duração da ação desses fármacos.

Outro mito sobre a combinação de bebidas alcoólicas e analgésicos é que a mistura causaria um efeito semelhante ao uso de entorpecentes.
 
“O álcool tem uma potente ação sobre o nosso sistema nervoso. A ingestão de bebidas alcoólicas altera a percepção do indivíduo a vários estímulos, entre eles o estímulo doloroso. Assim, ocorre uma falsa impressão de potencialização do efeito dos analgésicos”, afirma o médico anestesiologista, Dr. Erick Curi.
 
Diário de Marília

Conheça mais sobre a Caxumba

Fonte: Decade3d - anatomy online
Decade3d - anatomy online
Comum entre as crianças, a caxumba é uma doença viral que, na maioria das vezes, infecta glândulas, principalmente as salivares, e o sistema nervoso central do corpo. Os primeiros sintomas da doença são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares ao mastigar ou engolir, além de fraqueza
 
O rosto inchado é uma das principais características da caxumba. Isso ocorre devido ao aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos. A caxumba geralmente não evolui para um quadro mais grave e o tratamento envolve apenas repouso, uso de medicamentos para aliviar a febre e dor local. Mas, após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Durante o primeiro trimestre da gestação também pode ocasionar aborto espontâneo.
 
Para prevenir o contágio, é fundamental a vacinação. O Programa Nacional de Imunização administra a imunização em duas doses. A primeira com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba) aos 12 meses de idade e, aos 15 meses, com a tetraviral, que também imuniza contra varicela. A vacina também está disponível para pessoas de até 49 anos, que não tem a situação vacinal completa.

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessárias duas doses para garantir a proteção. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, não existe recomendação para uma terceira dose. “Não é necessário tomar outra dose. Somente nas campanhas para o controle de sarampo, que ocorrem a cada 4 ou 5 anos, é que se recomenda a vacinação indiscriminada de crianças até os 4 anos. Se depois dessa idade a criança já tomou as duas doses, não é necessário tomar mais uma vez”, explica.
 
O Ministério da Saúde informa que a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, é altamente eficaz. Estudos clínicos detectaram anticorpos contra caxumba em 96,1% das pessoas vacinadas; em 98% contra sarampo; e em 99,3% contra rubéola.
 

Anvisa suspende lote de shampoo falsificado

Reprodução: Internet
A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, do lote 01700514 do produto cosmético Shampoo Marroquina Força e Brilho Step 2, marca Beauty Hair, com validade até outubro de 2015 (10/2015)
 
A empresa detentora do registro, Luso I Ind. e Com. de Cosméticos Ltda não reconhece o lote citado onde se trata de produto falsificado.
 
A determinação a ocorreu após o Laudo de Análise Fiscal, emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz) apresentar resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Ph no produto.
 
A medida está na Resolução 2.076/2015 publicada nesta segunda- feira (20/7) no Diário Oficial da União (DOU).
 
ANVISA

Ritalina é moda entre estudantes e tem venda ilegal em todo o Brasil

Medicamento é encontrado na forma de comprimido ou cápsula

Muito conhecida pelos efeitos de aumentar a capacidade da concentração, a ritalina é uma substância controlada, e normalmente receitada para as pessoas que sofrem do déficit de atenção, contudo, sua real popularidade está no meio acadêmico, no pré-vestibular, e, principalmente entre os concurseiros, onde a capacidade de absorver melhor o conteúdo dos exames e provas é o que faz a diferença para o sucesso. Substância ficou conhecida como “pílula da inteligência” ou “droga do concurseiro”.

Medicamento é encontrado na forma de comprimido ou cápsula, e ambos devem ser utilizados por via oral. Existem concentrações diferentes deste medicamento, podendo ser encontrado no Brasil na concentração mínima de 10mg/comprimido e máxima de 54mg/comprimido.

O metilfenidato é um psicofármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Portaria 344/98 e obrigatoriamente deve ser dispensado através de prescrição médica.

A receita tem a cor amarela e uma das vias deve ser retida na farmácia, pois há risco de abuso e dependência. Sua venda pela internet é terminantemente proibida pelo órgão federal. Mesmo assim, isso não impede que os estudantes que, ansiosa e irresponsavelmente busquem pelos comprimidos através do mercado negro. Vasculhando nas redes sociais, não é difícil achar fornecedores anunciando o produto nos fóruns de discussão da internet.
 
Tribuna da Bahia / Guia da Pharmacia

Anvisa determina interdição cautelar de lote de detergente Endozime Aw Plus Apa

A Anvisa determinou a interdição cautelar do lote 1770 do detergente enzimático Endozime Aw Plus Apa com validade até setembro de 2016 ( 9/2016) , importado e distribuído pela empresa Planitrade Assessoria Comércio e Representações Ltda
 
O lote foi suspenso após Laudo de Análise Fiscal, emitido pela diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) , revelar resultados insatisfatórios no ensaio de “Atividade Amilolítica” em frente ao valor de referência rótulo do produto.
 
A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que vigorará pelo prazo de 90 dias.
 
A medida está na Resolução 2.076/2015 publicada nesta segunda-feira (20/7) no Diário Oficial da União (DOU).
 
ANVISA