Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prejuízo em hospital gerido pela Santa Casa será investigado pelo MP de SP

O Ministério Público Estadual (MPE) vai instaurar nesta quinta-feira (8) inquérito civil para apurar por que um dos hospitais particulares mantidos pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo tem dado prejuízo
 
Além de administrar o Hospital Central, a maior entidade filantrópica da América Latina tem duas unidades particulares, também em Santa Cecília. Foram abertos para ajudar a instituição a equilibrar as contas, mas o Santa Isabel 2 dá prejuízo.
 
Em grave crise financeira e com déficit superior a R$ 400 milhões, a Santa Casa afirmou no fim do mês passado que já negocia a transferência da operação da unidade para um plano de saúde.
 
As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
 
UOL

Mastite: sintomas e tratamentos

A Amamentação pode causar mastite
A dor nos seios durante a amamentação pode ser causada pela mastite e é comum a muitas mulheres no início da amamentação

É uma inflamação da glândula mamária comum nas primeiras semanas após o parto. O aparecimento da mastite é muito comum entre as mulheres que amamentam.

Mastite, sintomas
 
- Inchaço, 
 
- vermelhidão,  
 
- dor 
 
Os sintomas da mastite instalam-se numa das mamas, quase sempre nas primeiras semanas após o parto. É uma inflamação da glândula mamária, que tanto pode ser infecciosa como devido ao entupimento dos ductos mamários (os canais por onde passa o leite).
 
É o típico ingurgitamento, fonte de dor em muitas mulheres que amamentam.

Os sintomas da mastite tendem a aparecer em apenas uma das mamas, raramente em ambas. Ao inchaço e à dor podem juntar-se a febre e um mal-estar geral, que em nada contribuem para a tranquilidade desejada no momento de amamentar o bebê.

Um desconforto que, aliado ao receio de passar a infecção para o bebê, pode levar a mulher a desistir precocemente de amamentar.

Todavia, não há razões médicas que o justifiquem. Não há risco de o bebê ficar infectado e o mais que pode acontecer é que o leite tenha um sabor diferente.
 
Mastite infecciosa
Na mastite infecciosa, as bactérias ‒ existentes na pele da mulher ou na boca do bebé‒ penetram na glândula mamária através de uma lesão na pele da mama ou através da abertura dos ductos mamários, no mamilo. Uma vez nos tecidos internos da mama, as bactérias multiplicam-se, causando dor, vermelhidão e inchaço e obstruindo a passagem do leite.
 
Mastite por entupimento do canal do leite
Pode acontecer também que a doença não tenha origem infecciosa, sendo a inflamação consequência do acumular de leite nos ductos, por insuficiente esvaziamento da mama.
 
Mastite, tratamentos
Recorra a um médico, pois se a causa da doença for infecciosa é necessário um antibiótico, que deve ser tomado até ao fim (ou de acordo com indicações específicas do prescritor) ainda que os sintomas melhorem ou desapareçam.
 
Tratar a mastite é importante para prevenir algumas das suas complicações. Desde logo o desenvolvimento de abcessos mamários ‒ pequenos nódulos com pus que podem requerer drenagem cirúrgica. Outra das complicações possíveis envolve o alastramento do leite acumulado nos ductos ao tecido mamário circundante, causando maior dor e inflamação. Há ainda que ter em conta o fato de a doença ser recorrente, podendo repetir-se durante o tempo de amamentação do mesmo bebé ou após um segundo parto.

Em regra, o tratamento da mastite infecciosa prolonga-se por duas semanas caso haja necessidade de tomar anbióticos. Se os sintomas entretanto não cessarem é melhor voltar ao médico, pois há uma forma rara de cancro da mama ‒ inflamatória ‒ que também se manifesta através de vermelhidão e inchaço, podendo inicialmente ser confundida com a doença.

Paralelamente ao tratamento, a mulher pode adotar uma série de cuidados que lhe vão proporcionar alívio. É o caso da aplicação de compressas mornas sobre a mama afectada e da ingestão reforçada de líquidos.

Continuar a amamentar também ajuda, pois estimula o fluxo de leite, prevenindo o ingurgitamento.

E ao mesmo tempo permite ao bebê desfrutar daquele que é, reconhecidamente, o melhor alimento no primeiro ano de vida.
 
Mastite, prevenção
Ao amamentar, há alguns gestos que ajudam a prevenir a mastite ou atenuá-la:

• Esvazie completamente uma mama antes de passar para a outra

• Na refeição seguinte, comece pela mama que ofereceu ao seu bebê em último lugar na refeição anterior

• Retire leite com uma bomba própria se sentir a mama demasiado cheia e ainda faltar tempo para a próxima refeição do bebê

• Não amamente sempre na mesma posição

• Não deixe o seu bebê usar a mama como chupeta

• Use um sutiã adequado, com reforço

• Aplique um creme nutritivo próprio para os seios para prevenir as fissuras.

Saúde Mulher

Por que é importante ir ao médico regularmente

Por que é importante ir ao médico regularmenteSaiba por que é importante ir ao médico regularmente
 
Muitas mulheres ainda não possuem o costume de ir ao seu médico regularmente, cuidado que é tão importante e recomendado de se fazer.
 
Muito se deve a nossa rotina corriqueira, principalmente para as pessoas que moram em grandes cidades, outro motivo para isso é que muitos insistem em irem ao médico apenas quando já apresentam algum tipo de sintoma e, na grande maioria das vezes, chegar tarde médico pode fazer com que seus sintomas só agravem, sendo que no caso de algo mais sério, pode trazer complicação e em casos extremos levar a fazer o check up nos tempos determinados pelo seu médico, não apenas ajuda você a se manter mais saudável, mas também evita o agravamento da qualquer doença e você pode descobri-la precocemente, em estágios iniciais, o que colabora muito no aumento de chances de cura da doença.
 
Se paramos para pensar nas últimas vezes em que você ficou doente, era algo como uma infecção, alergia ou anemia. Saiba que qualquer um desses motivos poderia ter sido evitado com ida regular ao médico.
 
Entre algumas das principais doenças, montamos uma lista com exames importantes que devem ser repetidos com certa frequência, afim de evitar maiores problemas na sua saúde.
 
Coração: Com planos de começar uma atividade física e se dedicar a ela, então é muito importante antes fazer uma visita ao seu cardiologista e realizar o teste ergométrico que verifica os batimentos do coração. Esse teste, além de relatar as condições do seu corpo para a prática de algum esporte ou exercícios físicos, ele também aponta se há presença de doenças cardiovasculares ou hipertensão.
 
Os médicos recomendam considerar fazer o exame a partir dos 30 anos de idade, no entanto, isso não enquadra em pessoas com histórico familiar de diabéticos e infartados que não deve esperar até os 30. Principalmente no caso de parente de primeiro grau, como os pais ou irmãos, que já sofreram ou sofrem com isso.
 
Exame de Sangue: Apenas com um simples exame de sangue é possível descobrir uma série de problemas e evitar inúmeras doenças, por isso, fazer o exame de sangue regularmente é um importante meio de medição dos níveis de colesterol, glicemia, cálcio, triglicérides e ferro. É recomendado pelos especialistas que a mulher, a partir dos 30 anos de idade, deve visitar o médico para fazer o exame de sangue uma vez por ano.
 
Exame de Mamografia: A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos de idade e anualmente após os 40. Para as mulheres que estão enquadradas em casos de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, deve começar o controle antes mesmo dos 35 anos.
 
Pressão Arterial: Alguns sintomas como falta de ar, tonturas, visão turva, zumbido no ouvido, enjoo, sangramento nasal ou fraqueza muscular? Faça um exame de pressão arterial.
 
Exame de Fezes e Urina: Dentre os exames mais evitados pelas pessoas está o de fezes que na maioria das vezes é solicitado junto com o de urina. É muito difícil esperar que as pessoas façam esse exame por livre e espontânea vontade, mas saiba que é um procedimento importantíssimo, capaz de identificar muitos problemas no intestino, como um verme ou protozoário. Não espere até que uma doença seja detectada para você ser obrigado a realizar os exames. É recomendado que o exame seja mantido com uma frequência anual, independentemente da idade.
 
É claro que mesmo citando esses exames, não queremos que você se desespere e saia correndo em direção ao médico. Apenas marque uma consulta e coloque todos os seus exames preventivos em dia, fazendo, é claro, o check up completo da sua saúde.
 

Novas regras de partos não garantem fim da 'cultura da cesárea' no Brasil

Apenas três em cada dez mulheres começam a gestação considerando o parto por cesariana, mas oito acabam optando por ela. Para reverter o número, o Ministério da Saúde publicou novas regras que visam estimular a prática do parto normal no país
 
Não há pesquisa que indique como as mulheres brasileiras enxergam o momento de dar à luz, mas os dados referentes ao nascimento de bebês no país sugerem que o medo e a falta de informação podem ser grandes influenciadores dessa decisão.
 
Os números são estarrecedores: 84% dos partos feitos na rede privada e 40% dos realizados na rede pública são cesáreas. Ambos os números estão bem acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a intenção de reverter esse quadro considerado epidêmico o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicaram na última quarta-feira novas regras para estimular o parto normal.
 
O medo é apenas um dos fatores que pode estar levando as mulheres na direção oposta do parto normal. “Parto com muita intervenção é causa de sofrimento para a mulher e em uma cultura assim, ele se torna um momento de horror”, afirma a pediatra e coordenadora da Comissão Perinatal e dos Comitês de Prevenção de Óbito Materno e Infantil da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte Sônia Lansky.
 
Entre as principais causas de violência obstétrica estão a episiotomia (corte entre a vagina e ânus), registrada em 53,5% dos partos vaginais no Brasil, e o uso exacerbado de ocitocina sintética para agilizar o trabalho de parto, que traz malefícios na hora para a mulher e posteriores para a criança.
 
Outro fator é a influência médica. De acordo com a pediatra, apenas três a cada dez mulheres começa a gravidez considerando a cesariana, mas oito delas acabam optando por esse tipo de parto. O que as faz tender para a cesariana? A ideia de um parto cercado de sofrimento é considerada como um dos motivos para a mudança, no entanto, ela não descarta que, em vários casos, existe sim o estímulo do profissional motivado por interesses não médicos, seja a comodidade ou o financeiro.
 
Mesmo diante desses desafios, Lansky é otimista em relação às novas regras referentes ao nascimento no Brasil. “Acho que elas podem sim ajudar no estímulo ao parto normal. O fato do assunto agora estar na mídia e ser discutido pela sociedade mostra que a cesariana, como se faz, é um problema grave de saúde publica. Só de se fazer essa medida já alerta a população de que isso não está adequado”, pontua.
 
A nova resolução traz, entre outras coisas, mais transparência sobre as práticas de hospitais e médicos. Ela determina que a mulher atendida por médicos de planos de saúde poderá solicitar e ter acesso, em até 15 dias, ao índice de partos normais e cesáreos feitos pelo profissional, hospital ou plano. Caso não entreguem os dados no período determinado, as operadoras dos convênios arcam com multa de R$ 25 mil. 
 
Outra mudança trazida pela nova resolução é a obrigatoriedade das operadoras fornecerem o cartão da gestante, de acordo com padrão definido pelo Ministério da Saúde, no qual deverá constar o registro de todo o pré-natal. 
 
Para evitar cesáreas desnecessárias, também será obrigatória a apresentação do partograma — relatório gráfico sobre o que acontece durante o trabalho de parto — para pagamento do procedimento ao profissional. Se não entregar, o médico deverá justificar ao plano a ausência do documento. 
 
O presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Etelvino Trindade, elogia as iniciativas, mas diz que alguns pontos devem ser discutidos. “A informação do índice de partos pode expor os médicos e deveria ser analisada em contexto. Ela pode ser injusta. Um hospital com tecnologia mais adequada para receber pacientes de maior complexidade, por exemplo, deve ter mais cesarianas”, diz.

Trindade avalia ainda que terão de ser feitas adaptações no sistema para atender a demanda por partos normais, como aumentar os plantões obstétricos. Para o médico, o índice de cesarianas reduzirá, mas a meta de 15% da OMS é inatingível. “As pessoas estão tendo filhos mais tarde, com partos de maior risco, por exemplo. Partindo de uma taxa acima de 70%, reduzir para 50% nos próximos dois anos está excelente.” 
 
A cesariana, quando não tem indicação médica, ocasiona riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê: aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no Brasil estão relacionados a prematuridade. 

Nova cultura
Historicamente, a ausência de um sistema regulatório efetivo era tido como um dos principais complicadores no incentivo ao parto normal, assim como o papel referencial de orientação da classe profissional. Com as novas regras focadas nesses dois fatores, a expectativa é de melhorias. No entanto, a mudança na cultura das brasileiras é fundamental para a reversão da quantidade de cesarianas.
 
Para tanto, uma questão, das tantas que rodeiam o assunto, merece ser repetida entre as mulheres: por que não fazer um parto normal? Em outras culturas que reconheceram os riscos da cesariana esse questionamento já é natural.
 
“Aqui as mulheres ainda acham um conforto ter tudo organizado como se a gente pudesse oferecer o momento de nascer algo planejado e não respeitar a natureza do bebê. Fazer cesariana aqui é ainda visto como um status”, pondera Sônia Lansky.
 
“Temos uma série de coisas para mudar, entre elas a garantia de que a mulher seja a protagonista no parto. Isso foi retirado dela e colocado no profissional de saúde, fazendo o parto passar a ser um ato cirúrgico e não um ato de poder da mulher”, completa.
 
Correio Braziliense

Enfermeiro alemão admite que matou 30 pacientes gravemente doentes

Ingo Wagner/AFP: Ex-enfermeiro Niels H. vai ao tribunal
e tampa o rosto com um livro
Profissional aplicou injeções entre 2003 e 2005 para demonstrar talento de reanimação
 
Rio - Um enfermeiro julgado há meses em um tribunal alemão reconheceu ter matado em torno de 30 pacientes com doenças graves que estavam internados em unidades de cuidados intensivos, de acordo com a agência Deutsche Presse-Agentur (DPA).
 
O enfermeiro, que há sete anos já havia sido condenado a sete anos e meio de prisão, compareceu ao tribunal de Oldemburgo pelo assassinato de três pacientes e tentativa de matar outros dois, usando doses elevadas de medicamentos.
 
Segundo suspeitas dos investigadores, o acusado, hoje com 38 anos, aplicou as injeções entre 2003 e 2005 com o objetivo de demonstrar seus talentos de reanimação, já que colocava seus pacientes à beira da morte antes de tentar reanimá-los.
 
O réu admitiu, ainda, ter administrado doses excessivas de medicamentos em outros 60 pacientes, que sobreviveram, conforme informou o psiquiatra do caso.
 
Niels H. trabalhou na clínica de Delmenhorst, próximo a Oldemburgo.
 
Em 2005, foi surpreendido por uma colega enquanto injetava um medicamento para coração em um paciente.
 
O Globo

Dieta Viking pode diminuir riscos do excesso de peso, aponta pesquisa

Alimentos como peixe e cereais integrais reduzem genes associados a inflamações
 
Rio - De acordo com um novo estudo da Universidade da Finlândia Oriental, uma dieta nórdica - apelidada de dieta Viking - poderia reduzir os perigos de estar acima do peso. Cientistas descobriram que comer peixe, frutos, cereais integrais e vegetais reduz a taxa de genes associados com as inflamações ligadas a doenças crônicas. Os resultados foram publicados no “American Journal of Clinical Nutrition”.
 
A dieta parece diminuir a expressão de um gene localizado nas células de gordura embaixo da pele associado com a inflamação, que se acredita que causa diversos problemas de saúde como a diabetes do tipo 2 e a pressão alta.
 
Também está associada com uma condição chamada aterosclerose, em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.
 
No estudo, homens e mulheres de meia idade com sinais de síndrome metabólica (uma combinação de diabetes, pressão alta e obesidade) comeram a “dieta Viking”, incluindo três porções de peixe por semana, produtos lácteos com baixo teor de gordura e óleo de colza. Enquanto o peso permaneceu o mesmo, alguns genes associados com inflamações foram reduzidos.
 
A equipe finlandesa afirmou que o potencial desses alimentos de afetar genes associados à inflamações sem a perda de peso pode ser a chave na luta contra a síndrome metabólica e outras condições crônicas.
 
O estudo segue pesquisa realizada na Universidade de Copenhaguen, no ano passado, que mostrou que os participantes que seguiram uma dieta nórdica por seis meses perderam mais peso e tiveram a pressão arterial mais baixa do que aqueles que seguiram uma dieta convencional.
 
A dieta é relativamente semelhante à mediterrânea (com um pouco mais de peixe e um pouco menos massa), que tem sido associada com um risco reduzido de doenças crônicas.
 
O Globo

OMS autoriza vacina inovadora que promete frear meningite na África

MenAfriVac
Medida serve para conter epidemias que matam milhares de crianças no continente negro
 
Rio- Uma nova arma dará força redobrada à luta contra as constantes epidemias de meningite A que atingem a África e deixam milhares de mortos. Ontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deu o sinal verde para a introdução de uma vacina (a MenAfriVac) no programa de imunização dos países que compõem o chamado “cinturão africano da meningite”, que se estende do Oeste do Senegal ao Leste da Etiópia, com 26 nações. A vacina já vinha sendo usada para combater surtos ocasionais desde 2010, e sua eficácia ultrapassou os 90% na ocasião.
 
Uma pandemia ocorreu na década de 1970 e, na ocasião, atingiu também o Brasil. Novas pesquisas levaram ao desenvolvimento de imunizantes mais eficazes, e, desde então, a doença está sob controle por aqui e nos demais continentes. Há casos esporádicos durante o ano e surtos ocasionais. Nos últimos quatro anos foram notificados, no país, cerca de 80 mil casos de meningite, mas a maioria do tipo B.
 
No entanto, o problema persistiu no continente africano. Na verdade, grandes epidemias da meningite A são registradas desde 1940 e costumavam ocorrer a cada oito ou dez anos na África Subsaariana.
 
Nas últimas décadas, esse intervalo foi se encurtando, atingindo cada vez mais países do Sul, como Angola e República do Congo e se tornando um problema grave de saúde pública do continente. Em 1996, mais de 250 mil pessoas foram infectadas, e 25 mil morreram em apenas alguns meses pela contaminação com o sorogrupo A.
 
Segundo o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) David Barroso, essas mudanças nos padrões da epidemia são difíceis de prever, porque dependem de fatores do ambiente, das bactérias e até dos seres humanos, os hospedeiros. No caso africano, a dificuldade de conter o problema ocorre ainda por causa do alto custo da vacina do tipo A eficaz em crianças abaixo de 2 anos.
 
— Há várias vacinas para conter a meningite atualmente. Mas não havia uma do sorogrupo A de baixo custo e que fosse eficaz para crianças pequenas. Este novo imunizante custa menos de US$ 1 por dose — comentou Barroso, que se anima. — Não acredito ser possível erradicar o sorogrupo A, mas é uma perspectiva real de reduzir os casos e eliminar as grandes epidemias. Pela primeira vez, há uma arma eficaz para lutar contra esse flagelo na África.
 
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no final do ano passado uma vacina conjugada para a prevenção da meningite dos tipos A, C, W e Y, para crianças a partir de 1 ano. Já estava disponível na rede pública a do sorogrupo C. Na rede privada, há outras vacinas contra a meningite disponíveis. Segundo Barroso, as demais vacinas existentes são administradas no caso de surtos, e não haveria necessidade de introduzir a MenAfriVac no país.

Mais de 215 milhões de doses administradas
O anúncio da OMS significa que a nova vacina está dentro dos padrões internacionais de qualidade, segurança e eficácia, e que pode, portanto, ser administrada também em crianças menores de 1 ano na África. Resultados de dois estudos clínicos com crianças em Gana e Mali que usaram a vacina foram apresentados em outubro do ano passado no painel do grupo de especialistas em imunização da OMS (o Sage), e, na ocasião, concluiu-se pela recomendação de uma dose aos bebês de 9 meses.
 
A MenAfriVac já tinha sido autorizada para uso em pessoas de 1 a 29 anos em campanhas de vacinação esporádicas. A meningite é uma doença que atinge principalmente crianças abaixo de 2 anos, por isso a importância de se vacinar o quanto antes.
 
— Uma campanha inicial de vacinação com a MenAfriVac foi muito eficiente em reduzir os casos de meningite A — afirmou Marie-Pierre Préziosi, diretora do Projeto de Vacina contra a Meningite (MVP, na sigla em inglês), um grupo que surgiu da parceria entre ONGs e a OMS. — Mas a epidemia retornaria quando o número crescente de recém-nascidos fosse maior que o da população.
 
Agora, com esta decisão, autoridades de saúde poderão assegurar que a proteção será mantida a partir da rotina de imunização de crianças.
 
Com a medida da OMS, as agências da ONU poderão comprar a vacina para uso rotineiro em programas de imunização nos países do cinturão, e ela serve ainda como um endosso de qualidade a outros países interessados em adquiri-la em eventuais surtos.
 
Desde que começaram as campanhas, em 2010, a vacina já foi administrada em 215 milhões de pessoas em 15 países do cinturão da meningite: Benim, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Etiópia, Gana, Mali, Níger, Mauritânia, Nigéria, Senegal, Sudão, Togo e Gâmbia. A eficácia maior foi confirmada no Chade, em 2012, quando pesquisadores revelaram uma dramática redução na transmissão e incidência da meningite A, uma queda de mais de 90% após a vacinação.
 
A OMS informou que já vem trabalhando com os países africanos para assegurar uma transição tranquila entre as campanhas ocasionais e o programa de imunização definitivo. Sete países — Burkina Faso, Camarões, Chade, Gana, Mali, Níger e Nigéria — vão introduzir a vacina já neste início de 2015.
 
— Estamos a meio caminho de introduzir a vacina no cinturão da meningite, e as primeiras ações foram de muito sucesso, mas ainda não podemos declarar uma vitória contra a epidemia na África Subsaariana — comentou Jean-Marie Okwo-Bele, diretor do Departamento de Imunização da OMS.
 
— Se dormirmos sobre os louros e não acabarmos o trabalho, as epidemias retornarão de forma mais grave nos próximos anos. A eliminação das epidemias vai demandar um comprometimento político dos países do cinturão para completar as campanhas temporárias e introduzir o programa de vacinação. Assim, e apenas assim, vamos vencer esta batalha.
 
Doença com letalidade de até 40%
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabela Balallai afirma que a notícia é boa não apenas para a África, mas para todo o mundo:
 
— Com a globalização, o mundo fica cada vez menor. O controle nesse cinturão minimiza o risco de que a doença volte a países em que a não é prevalente, não só por meio de pessoas que para lá viajam como para pessoas que vêm de lá. Hoje, para se evitar uma doença, é preciso ação global.
 
A meningite pode ser causada tanto por vírus quanto bactérias, sendo essa última modalidade a mais grave e com chances de provocar epidemias. Há 13 sorogrupos identificados, porém os mais comuns são A, B, C, Y e W135. Estas bactérias causam inflamações das membranas que revestem o sistema nervoso central e inflamações generalizadas. Acometem geralmente crianças e adultos jovens, mas no caso de epidemias também podem atingir outras faixas etárias. É uma doença de evolução rápida e muito letal. Segundo Isabela, o tipo da doença em questão tem até 40% de letalidade, no caso de países pobres, onde o acesso a tratamento é dificultado.
 
— É uma doença grave, que deixa sequelas neurológicas e pode levar à amputação de membros. É rápida e muito agressiva, capaz de matar em 24 horas. Mesmo em países que têm uma boa estrutura de saúde, com condições de tratamento, a letalidade não é menor do que 10%.
 
O Globo

Bebês gordinhos têm mais chance de desenvolver asma, aponta estudo

Reprodução/ Metro: Bebês gordinhos podem ter falhas no
desenvolvimento do sistema imunológico
Ganho de peso causa falhas no desenvolvimento dos pulmões e sistema imunológico
 
Bebês “gordinhos” aos três meses de idade têm mais chances de sofrerem com asma. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Bristol, o ganho de peso no início da vida pode levar ao desenvolvimento anormal dos pulmões ou do sistema imunológico das crianças.
 
O pesquisador chefe do estudo, Agnes Sonnenschein-van der Voort, afirmou que a alteração brusca da curva de crescimento da criança está diretamente relacionada com os sintomas da asma.
 
— Não temos certeza o que causa isso, mas o rápido ganho de peso leva ao desenvolvimento anormal dos pulmões ou dos sistemas imunológicos do bebê.
 
A pesquisa utilizou dados de crianças nascidas desde os anos 90. Ao todo, quase  10.000 registros foram analisados. 
 
R7

Hospital Albert Einstein lança 30 cursos online gratuitos

O Hospital Albert Einstein lançou uma plataforma de cursos online gratuitos na área de saúde
 
O centro médico, considerado um dos mais importantes da América Latina, passa a oferecer 30 cursos de capacitação profissional para médicos e enfermeiros, ministrados pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A meta é chegar até 200 cursos, em 2014.
 
De acordo com Spinelli, diretor de ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, ao longo do ano, o instituto, que desenvolveu mais de 400 cursos na área para formação interna de seus funcionários, irá disponibilizar, gradativamente, 200 deles na plataforma.
 
“A intenção é que esse conteúdo possa viralizar pelas instituições de ensino de saúde, escolas técnicas, entre outras, para que usem esses materiais de qualidade para treinar seus profissionais e alunos, para melhorar a assistência médica. E isso também vale para qualquer outro profissional interessado em aprender autonomamente”, diz.
 
A primeira leva contará com 30 cursos. Alguns deles, sobre amamentação, prevenção e controle de infecção, emergências obstétricas, dengue, sepse [tipo de infecção gerada por germes], protocolo de AVC (Ataque Vascular Cerebral), entre outros.
 
Os cursos poderão ser acessados sem nenhuma restrição, durante qualquer horário e período – seja um dia ou durante meses. Os estudantes também podem escolher ou não realizar as provas. Mas só recebe o atestado de conclusão do curso o estudante que passar nos testes e tiver um tempo mínimo de permanência no sistema.
 
“O certificado, no entanto, não tem peso acadêmico que equivalha a horas de treinamento de cursos de graduação e pós-graduação”, pontua Spinelli, que espera galgar novos passos. “Nosso sonho é que esses cursos possam servir de crédito no futuro. Agora estamos dando o primeiro passo, que é abrir o conteúdo.”
 
 
Canal de Ensino

Anvisa interdita lote de canela moída pura com pelo de roedor

Resolução entrou em vigor na última quarta-feira (7) e terá validade de 90 dias
 
Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicada hoje (7) no Diário Oficial da União, determina a interdição cautelar do Lote 03/2014 (validade até 03/2016) do produto canela moída pura, marca Pachá, embalagem de 30g, fabricado pela empresa Arcos Com. Imp. Ltda.
 
De acordo com o texto, laudo do Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, apresentou resultado insatisfatório na pesquisa de matéria estranha macroscópica e microscópica por causa da presença, acima do limite de tolerância estabelecido, de pelo de roedor (matéria estranha indicativa de risco à saúde humana).
 
A resolução entra em vigor hoje e terá validade de 90 dias.
 
Por meio de nota, a empresa Arcos Com. Imp. Ltda. salientou que é fracionadora e empacotadora do produto e que ele é adquirido já moído e pronto para ser envasado. O fornecedor do produto já foi informado sobre o caso e a empresa está aguardando um posicionamento", informou.
 
Ainda de acordo com o comunicado, assim que tomou conhecimento do resultado do laudo, a Arcos tomou providências para o recolhimento imediato das unidades do lote em questão.
 
“Os clientes que adquiriram unidades do referido lote já foram informados sobre a necessidade de recolhimento, face a interdição cautelar do produto”, destacou a nota. “Algumas unidades já se encontram na empresa e todas serão efetivamente analisadas, com o intuito de constatar se todo o lote do produto apresenta a irregularidade apontada ou se, na verdade, trata-se de uma questão pontual referente apenas às unidades específicas em posse da Anvisa”, concluiu.
 
R7

Vaticano destinará 3 milhões de euros para combater ebola na África

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que destinará 3 milhões de euros para combater o ebola na África Ocidental e pediu aos agentes públicos e privados para também aumentarem os fundos dirigidos a luta contra este vírus.

Foto: Imagem microscópica do vírus ebola/Divulgação

EFE Saúde

Denasus disponibiliza cartilha para orientar gestores

Está disponível para download no sítio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) a cartilha ‘Orientação para Implantação de um Componente do Sistema Nacional de Auditoria’
 
A ferramenta elaborada pela própria Secretaria, por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), visa a orientar gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) na implantação de um componente de auditoria do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA).
 
A cartilha aborda temas como ‘O que é o SNA?’, ‘A auditoria nos Princípios e Diretrizes da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS’, ‘Atribuição dos Gestores do SUS referente à Auditoria do SUS’, ‘O que caracteriza um componente do SNA estruturado’, entre outros.
 
SNA
O Sistema Nacional de Auditoria é responsável por coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo o território nacional, em cooperação técnica com estados, municípios e Distrito Federal. Esse sistema foi criado em 1990, pela Lei nº 8.080, e regulamentado pelo Decreto nº 1.651, de 29 de setembro de 1995.
 
De acordo com a cartilha, a estrutura e o funcionamento dos componentes do SNA são definidos por ato normativo próprio de cada ente, de forma a cumprir as competências estabelecidas no artigo 6º da Lei nº 8.689 de 1993.
 
Clique aqui e conheça os estados e municípios que já possuem seus componentes do SNA.
 
Fonte: SGEP

Abbott lança aplicativo para pacientes com hipotireoidismo

A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, desenvolveu um aplicativo para pacientes com disfunção na glândula tireoide, que deixa de produzir hormônios suficientes para a necessidade do organismo
 
Conhecido como SynApp, o aplicativo traz diversas facilidades aos pacientes que fazem uso diário da levotiroxina, hormônio sintético que substitui o tireoidiano, como alertas de horários de tomadas de medicação, data de nova compra, bem como futuras consultas.
 
O paciente também tem acesso a uma área exclusiva destinada ao envio de resultados de exames de TSH (do inglês, thyroid-stimulating hormone), que servem para medir a quantidade de hormônio estimulante da tireoide no sangue, para que o médico possa se manter atualizado e auxiliar o tratamento de maneira adequada e personalizada.
 
“O bem-estar e a qualidade de vida das pessoas fazem parte do nosso compromisso diário de contribuir para que a população tenha uma vida melhor e mais saudável. Por isso, acreditamos que um aplicativo como o SynApp pode trazer facilidades para um melhor controle da disfunção da tireoide”, ressalta Riva Dimitrov, Diretora Médica do negócio de Farmacêticos Estabelecidos da Abbott no Brasil.
 
A novidade encontra-se disponível na Apple Store (para aparelhos Iphone), ou na Play Store (para aparelhos que utilizam Android 4.0 ou superior). Coloque a palavra SynApp e baixe o aplicativo gratuitamente.
 

Concurso Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ

A Prefeitura de Conceição de Macabu, no estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é preencher 269 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 4.200,00, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de pedagogo, professores, analista de sistemas, psicólogo, assistente social, engenheiro civil, jornalista, médicos, odontólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnico em enfermagem, agente de endemias, fiscal de obras, motorista, operador de maquinas, pedreiro, entre outros.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 06 a 16 de janeiro de 2015, pelo site www.magnusconcursos.com.br ou presencialmente no Terminal Rodoviário de Conceição de Macabu/RJ - Av. Victor Sence, s/nº, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$70.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 01 de fevereiro de 2015, e as práticas no dia 22 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados na sede da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu - RJ e disponível no site www.magnusconcursos.com.br.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Magnus Concursos, terá validade pelo período de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Itatiaia - RJ

A Prefeitura de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é a contratação de 460 profissionais de níveis fundamental incompleto e completo, médio/técnico e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 1.311,44, e a carga horária a ser desempenhada vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de arquiteto, assistente social, bibliotecário, bioquímico, biólogo, contador, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, especialista em educação (orientador educacional e orientador pedagógico), farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médicos, nutricionista, procurador, professores, motorista, operador de máquinas, Guarda Municipal, entre outros.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições no período de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2015, pela internet, através do site www.ibam-concursos.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00 para os inscritos em cargos de nível fundamental, R$ 75,00 para os de nível médio e R$ 120,00 para quem concorre às vagas de nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.itatiaia.rj.gov.br.
 
Os candidatos aprovados nas provas objetivas dos cargos de Nível Superior, Professor I e Professor I - Educação Especial deverão enviar, no período de 31 de março a 02 de abril de 2015, seus títulos para o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, Núcleo de Concursos, situado na Rua Buenos Aires, nº 19 – Centro – Rio de Janeiro/ RJ – CEP: 20070-021, através de Sedex com AR.
 
Serão aplicadas provas práticas, com caráter eliminatório e classificatório, aos candidatos aos cargos de motorista e operador de máquinas; e prova de aptidão física ao cargo de Guarda Municipal, previstas para os dias 18 e 19 de abril de 2015. O edital de convocação será divulgado nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.itatiaia.rj.gov.br.
 
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, por ato do prefeito de Itatiaia.

Concurso INCA - RJ

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Diário Oficial da União (edição de 5 de janeiro de 2015), publicou o edital de concurso  público nº 1, de 2 de janeiro de 2015, através do qual pretende preencher 19 vagas em cargos de Pesquisador Classe Associado, Pesquisador Classe Adjunto e  Assistente de Pesquisa. A realização do concurso é para atender as demandas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
 
A remuneração inicial para os postos oferecidos varia de R$ 4.544,05 a R$ 5.853,48, mais gratificações e outras vantagens, que, a depender do cargo, pode chegar ao valor de R$ 12.152,08.
 
Inscrição
A entrega da documentação (curriculum vitae, memorial, documentação comprobatória do curriculum e cópia do formulário de inscrição) deverá ocorrer no período compreendido entre os dias 7 de janeiro e 5 de fevereiro de 2015, das 10h  às 16h, na Secretaria da Coordenação de Pesquisa - CPQ, situada à Rua André Cavalcanti, nº 37, 2º andar, Bairro de Fátima, Rio de Janeiro/RJ. A taxa de inscrição é de R$ 180,00.
 
Prova
Informações acerca da data, horário e local das provas serão divulgadas através do endereço eletrônico www.inca.gov.br e chamada no Diário Oficial da União, após homologação das inscrições.
 
Validade
A validade do concurso público será  de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, contada a partir da data de publicação da homologação do concurso público.

Concurso Prefeitura de São Vendelino - RS

A Prefeitura de São Vendelino, no estado do Rio Grande do Sul, abriu o edital n° 001/2015 destinado à realização de concurso público, com a finalidade de preencher 16 vagas e ainda formar cadastro de reserva. Podem participar da disputa profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.981,08, e a carga horária de trabalho varia de acordo com a função a ser desempenhada, sendo mínima de 20 e máxima de 40 horas semanais.

A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da UNA Gestão e Assessoria.

As vagas são para os cargos de agente administrativo auxiliar, agente fiscal de vigilância em saúde, agente comunitário de saúde (para atuação em áreas distintas), eletricista, merendeira, monitor, motorista, operador de máquinas, operário, servente, técnica em enfermagem da saúde da família, professor de educação infantil, professor do ensino fundamental anos iniciais do ensino fundamental e professor do ensino fundamental na disciplina de artes.

As inscrições serão realizadas até as 23h59min do dia 22 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br. A taxa de inscrição é única para qualquer uma das vagas e custa R$ 50,00.

As provas objetiva e prática serão aplicadas na data provável de  07 de fevereiro de 2015, na Escola Estadual de Educação Básica Leonardo Fritzen, situada na Rua Cônego Caspary, 529 – Centro, São Vendelino/RS. Os gabaritos serão publicados na data prevista de 09 de fevereiro de 2015, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante publicação de edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Processo Seletivo Prefeitura de Cruz Machado - PR

A Prefeitura de Cruz Machado, no estado do Paraná, através da empresa KLC Consultoria em Gestão Pública Ltda., divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2015. O mesmo visa contratar 18 profissionais para atuar como Agente Comunitário de Saúde, função que exige do candidato ao menos o ensino fundamental. O salário ofertado aos contratados é de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 35,00, serão realizadas das 09h do dia 09 de janeiro até as 23h59 do dia 18 de janeiro de 2015, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. Para validar a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento do boleto até o dia 19 de janeiro de 2015.

As provas escritas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 01 de fevereiro de 2015, sendo que o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Cruz Machado e nos sites da prefeitura e da empresa organizadora do teste seletivo.

O resultado das provas objetivas será conhecido no dia 12 de fevereiro de 2015, a partir das 15h, nos mesmos locais de publicação do gabarito, além de ser divulgado também no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
A validade do teste seletivo será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Erechim - RS

A Prefeitura de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é a contratação de 77 profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 10.611,87, em jornadas que vão de 12 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de trânsito, arqueólogo, educador assistente, auxiliar de serviços, biólogo, enfermeiro, engenheiro civil, geólogo, médicos, monitor do albergue, motorista, operador de máquinas e equipamentos rodoviários, operador industrial, professores, técnico em tecnologia da informação, topógrafo, visitador, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 05 de fevereiro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para candidatos a cargos de ensino fundamental , R$ 70,00 para os de ensino médio  e R$ 100,00 para os inscritos nas vagas de ensino superior.
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário que serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da Objetiva Concursos, terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Itambé - PR

A Prefeitura Municipal de Itambé, no estado do Paraná, divulgou o edital n° 001/2015 referente à realização de um concurso público, através do qual pretende preencher de nove vagas em cargos de níveis alfabetizado, fundamental e superior. O concurso será realizado pela da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda.
 
Os cargos disponibilizados foram os de Auxiliar de Creche, Auxiliar de Serviços Gerais - masculino, Coveiro e Veterinário. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 1.896,83, e a carga horária pode ser de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas a partir das 9h do dia 09 de janeiro até as 23h59 do dia 22 de janeiro de 2015, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 e R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, por meio de edital afixado na Prefeitura Municipal de Itambé e no site da empresa responsável pela organização do concurso público: www.klcconcursos.com.br.
 
O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 23 de fevereiro de 2015, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Itambé e publicado no site da KLC Concursos e no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Itambé - PR.

Concurso Prefeitura de Ribeirão do Sul - SP

A Prefeitura de Ribeirão do Sul, no estado de São Paulo, divulgou o edital nº 03/2014, que estabelece normas para a realização do concurso público, através do qual visa contratar 14 profissionais para assumirem diferentes cargos. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 727,42 a R$ 2.382,40, em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de assistente social, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, escriturário, fonoaudiólogo, inspetor de aluno, médicos, motorista, recepcionista, servente - faxineiro, auxiliar de educação infantil, professor de educação básica I - PEB I.
 
Excepcionalmente e somente para o emprego de motorista I, as inscrições ficam prorrogadas até as 16h do dia 12 de janeiro de 2015 e deverão ser efetuadas pela internet, no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). Já para os demais cargos, as inscrições podem ser efetuadas até o dia 09 de janeiro de 2015, pelo site www.cematconcurso.com.br.

Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular à rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o TELECENTRO, em dias úteis, no horário das 9h às 11h e das 13h às 16h, situado à Rua Antonio Luiz Viana, nº 557, na Biblioteca Municipal, nesta cidade de Ribeirão do Sul, estado de São Paulo.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 36,00 para quem pretende disputar uma vaga de nível fundamental, R$ 45,00 para os inscritos em cargos de nível médio e R$ 55,00 para os de nível superior.
 
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, na EMEF “Profº Samuel Pereira de Lima”, situada à Rua Augusto Corrêa Gomes, s/n, Bairro Jardim Satélite, com início às 14h, exceto para o cargo de professor de educação básica I - PEB I, que iniciara às 9h.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa CEMAT, terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Ocauçu - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Ocauçu, no estado de São Paulo, através da empresa Dux Concurso, divulgou o edital de processo seletivo nº 003/2014, visando suprir uma vaga de ensino superior.
 
A demanda é por médico, com especialidade em ginecologia, cujo salário será de R$ 3.125,70, para o desempenho de carga horária de 8 horas por semana.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de janeiro de 2015 e podem ser efetuadas através do site www.duxconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 07 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão divulgados antecipadamente.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da publicação da homologação.

Prefeitura de Riacho da Cruz - RN abre vagas em seletivo

Com intuito de contratar 11 profissionais em cargos de todos níveis de escolaridade, a Prefeitura de Riacho da Cruz, no Rio Grande do Norte, publicou o edital de processo seletivo nº 001/2015. A remuneração é de até R$ 6.500,00 e a jornada de trabalho varia, a depender da função, de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
Médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário, agente comunitário de saúde, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e farmacêutico.

As inscrições serão realizadas presencialmente, de forma gratuita, na data provável de 12 a 16 de janeiro de 2015, das 08h às 12h, na Prefeitura de Riacho da Cruz/RN, na Av. Camila de Léllis, 285 – Centro – Riacho da Cruz/RN.

O processo seletivo consistirá de análise de currículo, experiência profissional e títulos.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição do dia 08 de janeiro de 2015.

Concurso Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, divulgou edital 205/2014, de abertura de inscrições ao concurso público para contratação de Professores da Carreira do Magistério Superior. São oferecidas mais de 70 vagas em 63 áreas de conhecimento, para atuação nas unidades de ensino de Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras e Volta Redonda.
 
O valor da remuneração inicial para o cargo de Professor Adjunto, com titulação de Doutorado, em Regime de Trabalho de 40h com Dedicação Exclusiva é de R$ 8.344,64. Para o cargo de Professor Adjunto A, com Doutorado, em Regime de

Trabalho de 40h é de R$ 4.699,21. Para os docentes que assumem apenas 20 horas semanais, a remuneração é de R$ 2.752,60. .
 
Os interessados devem se inscrever até 21 de janeiro de 2015, no site da Coordenação de Pessoal Docente, em https://sistemas.uff.br/cpd.  Concluído o cadastramento no site, o candidato deverá fazer o login mediante informação

do CPF e da senha pessoal indicada no cadastro. Após ingressar no sistema, o candidato deverá requerer a inscrição no certame por meio do link "requerimento de inscrição", seguindo as etapas do formulário.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 75 a R$ 250, de acordo com o cargo e a jornada de trabalho.
 
 O concurso terá as seguintes etapas: prova de conteúdo (eliminatória); avaliação do Curriculum Vitae; e prova didática. A prova de conteúdo poderá ser escrita ou escrita e prática, de acordo com a determinação do departamento pertinente.
 
O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por uma única vez por mais um, com  prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.
 
Confira o edital e retificações aqui: http://www.noticias.uff.br/noticias/2014/12/promove-concurso.php

Concurso UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu diversos editais para realização de concursos públicos que visam o provimento de vagas em cargos de Professor Titular-Livre e Professor Permanente. Os docentes devem possuir a habilitação/titulação exigida, conforme o edital, a depender da vaga, e poderão fazer jus a salário de até R$ 15.956,07.
 
Vagas por área de conhecimento:
471/2014 - Teoria Econômica (1 vaga)
472/2014 -  Saúde Coletiva (1 vaga),  Biotecnologia Agrícola e Biologia Molecular (1 vaga)
473/2014 - Entomologia Sistemática (1 vaga), Física Geral (1 vaga)
481/2014 -Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (1 vaga), Engenharia Elétrica (1 vaga)
521/2014 -  Atenção Primária em Pediatria (1 vaga),  Medicina Veterinária Preventiva (1 vaga)
524/2014 -  Informática / Informática na Educação (1 vaga),  Matemática / Ensino de Matemática (1 vaga)
525/2014 -  Estatística (1 vaga)
526/2014 - Direito Civil e Processual Civil (1 vaga)
527/2014 -  Geodésia Geral e Levantamentos  (1 vaga)
528/2014 - Hidráulica e Saneamento (1 vaga)
529/2014 - Matemática (1 vaga)
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estão sendo recebidas em datas diferentes. No Setor de Ciências Sociais Aplicadas, que oferta uma vaga – Departamento de Economia – interessados terão prazo até 26 de janeiro de 2015.
 
No setor de Ciências da Saúde – Departamento de Saúde Comunitária – as inscrições vão até 16 de fevereiro de 2015, mesmo prazo para inscrição à vaga aberta pelo Setor de Ciências Agrárias – Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo.

Quem também fará concurso para professor titular-livre é o Setor de Ciências Biológicas – Departamento de Zoologia – e o de Ciências Exatas – Departamento de Física. Tais concursos inscrevem até o dia 16 de maio de 2015.
 
Para disputar as vagas para Professor do quadro Permanente, no Setor de Ciências da Saúde, os interessados devem se inscrever até o dia 13 de janeiro de 2015. 
 
As taxas, os locais de inscrição e demais instruções podem ser consultados em cada edital específico.
 
Todos os editais, com informações plenas sobre os concursos, podem ser obtidos no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas no endereço eletrônico www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/concursos.html

FESF - SUS (BA) lança edital de processo seletivo

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF – SUS), no Estado da Bahia, informa que estão abertas as inscrições ao 37 º processo de seleção simplificada, cujo edital nº 01/2014 visa a admissão de profissionais com formação de nível superior em fonoaudiologia e nutrição. Também haverá formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são destinadas aos municípios de Guanambi e Salvador. Os aprovados farão jus a remuneração de R$ 2.111,59, mais benefícios, por jornadas de 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 9 de janeiro de 2015 para efetuarem inscrições, via endereço eletrônico: www.fesus.ba.gov.br.
 
A seleção será feita através de análise curricular e documental, previstos para serem entregues até o dia 12 de janeiro de 2015.
 
O resultado provavelmente será divulgado no dia 13 de janeiro de 2015. A homologação será publicada no Diário Oficial do Estado e a respectiva lista de candidatos classificados será divulgada no site da FESF-SUS.
 
O processo seletivo será válido por seis meses, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez.

Concurso Professor UEMG

A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em parceria com o IBFC, lançou o edital SEPLAG/UEMG 08/2014 que promove o primeiro grande concurso da instituição, visando o provimento de mais de 500 vagas nas carreiras de Professor de Educação Superior. Os docentes serão distribuídos por todas as unidades do Campus de Belo Horizonte e também para os municípios de Barbacena, João Monlevade, Frutal, Leopoldina, Poços de Caldas e Ubá.
 
Os profissionais nomeados atuarão em jornadas de 20 ou 40 horas por semana e farão jus à remuneração inicial que poderá oscilar entre R$ 1.496,63, para o nível de Especialista; e até R$ 7.672,45, considerando este último valor o correspondente ao nível máximo de Doutorado.
 
Os interessados devem realizar inscrição até 31 de janeiro de 2015, por meio do site www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 60,00, conforme o nível de pós-graduação apresentado.
 
Os participantes serão submetidos a três provas: avaliação de títulos, prova didática e prova escrita ou prova prática. As provas serão realizadas em até 45 dias após a data de encerramento das inscrições.
 
Em relação à prova de títulos, o edital informa que os candidatos que tiveram as inscrições homologadas deverão acessar o site de inscrição e localizar o link chamado de "prova de títulos", para inserir os dados, selecionar os campos correspondentes aos títulos que possuem, preencher o formulário, enviar os dados e imprimir o formulário.
 
A prova didática consistirá em uma aula sobre um tema sorteado por um dos candidatos, com pelo menos 24 horas antes do horário previsto para a ministração da aula simulada.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período, a critério da UEMG.
 
O edital e todas as atualizações encontram-se publicados no site do IBFC: http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/241.

Concurso CREMESP

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) lançou o edital de concurso público n° 001/2015 destinado à formação de cadastro reserva em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade. O concurso será executado pela Empresa Omni Concursos e as nomeações dos aprovados ocorrerão conforme a necessidade do órgão.

Os salários oferecidos variam entre R$ 1.438,08 a R$ 7.466,95, acrescidos de benefícios como plano de assistência médica, hospitalar e odontológica para o funcionário, cônjuge e filhos até 21 anos de idade, além de auxílio alimentação ou refeição de R$ 30,00 por dia trabalhado, vale transporte, entre outros.
As chances são para as cidades de São Paulo, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Guarulhos, Itapeva, Jaú, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Cargos
Para as funções de nível fundamental, as oportunidades são para Copeiro, Motorista "D" e Oficial de Manutenção;

Os candidatos de nível médio podem disputar os cargos de Analista Administrativo (licitações e compras), Assistente Contábil, Assistente Financeiro, Assistente Técnico Administrativo, Auxiliar de Serviços Administrativos e Operador da Central de Atendimento Telefônico;

Já aos profissionais de nível superior foram ofertados os empregos de Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Advogado, Analista Contábil, Analista de Pessoal, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Editor e Médico Fiscal.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até as 23h59m do dia 06 de fevereiro de 2015, no endereço eletrônico www.omniconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 8,00 e R$ 12,00.

Provas
O concurso terá provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, além de prova dissertativa para função de Editor. A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de março de 2015, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.omniconcursos.com.br no dia 27 de fevereiro de 2015.

Gabaritos
O gabarito preliminar e os cadernos da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da mesma.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Concurso Prefeitura de Sarutaiá - SP

A Prefeitura Municipal de Sarutaiá, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou o edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de ocupar 21 vagas em seu quadro de pessoal. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.505,99, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para empregos de assistente social, auxiliar de expediente, coveiro, cozinheira, enfermeiro, médico, monitor de transportes, operador de máquinas, professor, servente, trabalhador braçal, tratorista e técnico de segurança do trabalho.
 
As inscrições ficam prorrogadas até as 16h do dia 12 de janeiro de 2015 e deverão ser efetuadas pela Internet, no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 55,00, de acordo com a função escolhida.
 
Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular à rede mundial de computadores (internet) poderão efetuar a inscrição no Paço da Prefeitura Municipal de Sarutaiá, em dias e horários de expediente. O endereço é: Rua Santa Catarina, nº 47, Centro, na cidade de Sarutaiá-SP.

As provas serão realizadas na cidade de Sarutaiá-SP, na EMEIEF “Iracema Marcondes Alcântara”, localizada à Rua Catarina Milani Maluly, nº 450, na data prevista de 18 de janeiro de 2015 (domingo), com início às 9h. 
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 15, da Lei Complementar Municipal nº 07, de 14 de outubro de 1994.

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre vaga para Médicos

A Prefeitura de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 253 - SARH. O objetivo é selecionar profissionais de nível superior.  
 
As chances são para o cargo de Médico I Saúde da Família e Comunidade, cuja remuneração prevista é de R$ 9.161,05, em jornadas de 40 horas semanais. 
 
As inscrições serão aceitas a partir das 9h do dia 09 de janeiro até as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2015, através do site www.pjf.mg.gov.br
 
Os candidatos serão avaliados através dos títulos, que devem ser apresentados nos dias 16 e 19 de janeiro de 2015, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Av. Brasil nº 2001 - 8º andar, no horário de 8h30 às 11h e de 14h30min às 16h30min.  
 
O prazo de validade do Processo Seletivo é de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. 

Botões de elevadores de hospitais têm mais bactérias do que toalhas

Pesquisadores concluíram que a prevalência de bactérias nos botões dos elevadores é de 61% enquanto as toalhas apresentam 43% de contaminação
 
Reduzir o índice de infecções hospitalares é um objetivo e desafio constante de qualquer serviço hospitalar, já que o ambiente inevitavelmente está exposto a maiores quantidades de germes. Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Toronto aponta que o risco de infecção de quem visita um hospital é 10% mais alto. O mais inusitado da pesquisa é a constatação de que nos botões dos elevadores existe uma maior concentração de bactérias do que nas toalhas de banheiro. 
 
O estudo, publicado no U.S. National Institutes of Health’s National Library of Medicine, considerou três grandes hospitais de ensino de Toronto. Os pesquisadores concluíram que a prevalência de bactérias nos botões dos elevadores é de 61% enquanto as toalhas apresentam 43% de contaminação.

A explicação é de que os botões são frequentemente usados por funcionários, pacientes, visitantes, sendo um fácil alvo para a colonização de bactérias. Estima-se que, em um ambiente comunitário, um terço dos botões são colonizados.

Para o controle de infecção hospitalar, a principal ação seria deixar a disposição desinfetantes à base de álcool ou até mesmo ter botões maiores para que as pessoas possam pressioná-los com o cotovelo, prática comum em hospitais para que se evite infecções.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem aproximadamente 14% dos pacientes internados no Brasil, podendo chegar a 100 mil mortes por ano. Para a OMS, a higienização adequada das mãos, entre o atendimento de um paciente e outro, e antes da realização de qualquer procedimento invasivo seria capaz de reduzir em 70% os casos de infecção.
 
Saúde Web

Primeira vacina contra a diabetes mostra resultados positivos

Cientistas anunciam a eficácia, em humanos, de um imunizante para o controle do tipo 1 da doença
 
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, anunciaram na última semana um passo importante em direção à primeira vacina contra a diabetes.
 
Os cientistas criaram um imunizante que se mostrou eficaz para controlar, em humanos, o tipo 1 da doença, que ocorre porque o sistema imunológico do próprio corpo passa a atacar as células beta, situadas no pâncreas, que fabricam a insulina.
 
O hormônio permite a entrada, nas células, da glicose circulante na corrente sanguínea. Com menos insulina, há um acúmulo de açúcar no sangue, o que caracteriza a diabetes. O outro tipo, o 2, é resultado de alterações promovidas principalmente pela obesidade.
 
A vacina impediu o ataque de um tipo de célula CD8, integrantes do sistema imunológico, às células beta. “Estamos muito excitados com o resultado. Sugere que o sonho de interromper o ataque do sistema imunológico a células específicas pode ser realizado”, afirmou um dos líderes da pesquisa realizada com 80 pacientes, Lawrence Steinman. Os cientistas planejam expandir os experimentos para investigar a eficácia do medicamento em mais indivíduos.
 
Interromper a destruição comandada pelo corpo é um dos objetivos perseguidos por cientistas em todo o mundo. Recentemente, a Diabetes UK, entidade inglesa de combate à doença, anunciou um ambicioso projeto de pesquisa em busca de uma vacina com esse propósito.
 
Por essa razão, o feito dos americanos foi saudado. “Pela primeira vez temos evidência da eficácia de uma vacina em humanos. É um passo significativo em direção a um mundo sem diabete tipo 1”, afirmou a especialista inglesa, Karen Addington.
 
A notícia da vacina somou-se a outras boas novidades divulgadas na semana passada. Nos EUA, onde ocorreu o congresso da Associação Americana de Diabetes, anunciou-se entre os avanços a chegada de um pâncreas artificial, capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo.
 
Produzido pela Medtronic, o aparelho está sob avaliação do Food and Drug Administration (FDA), órgão americano responsável pela liberação de aparelhos de saúde. “Essa tecnologia é um passo importante para a criação de um sistema de entrega de insulina mais inteligente”, disse o investigador principal da pesquisa apresentada para a aprovação do dispositivo, Rich Bergenstal.
 
Guia da Farmácia

Ranking lista melhores e piores dietas para seguir em 2015

Dieta Atkins e Dieta Dukan aparecem nas últimas posições do ranking
 
Opção de dieta é o que não falta, mas quais são as melhores para se seguir? Pensando nisso, a U.S. News & World Report, publicação americana especializada em rankings, avaliou 35 tipos. O primeiro lugar ficou com a dieta DASH, sigla em inglês para Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão.
 
As populares Dieta Atkins e Dieta Dukan aparecem no fim da lista, com pontuações baixas. É bom lembrar que nenhuma das dietas pesquisadas chegaram à pontuação máxima de 5 pontos. A DASH, por exemplo, obteve 4,1.
 
Confira os dados apresentados pelo jornal Huffington Post:
 
A lista começa com as melhores dietas de acordo com o ranking americano.
 
1. Dieta DASH
A dieta DASH, sigla em inglês para Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão, aposta em nutrientes como potássio, cálcio, proteínas e fibras, que são cruciais para combater a pressão arterial elevada. Aposte nos alimentos que sempre lhe disseram ser bons (frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com pouca gordura) e evite doces, carne vermelha e sal. Os especialistas deram notas altas para sua integridade nutricional, segurança, capacidade de prevenir ou controlar diabetes e papel no apoio à saúde do coração.
 
Pontuação:  4,1 de 5
 
2. Dieta TLC
TLC, sigla de  Therapeutic Lifestyle Changes (em tradução livre, Mudança Terapêutica do Estilo de Vida), busca reduzir 8% a 10% do colesterol ruim, o LDL, em seis semanas. A chave é cortar drasticamente a gordura da alimentação, especialmente a saturada (carnes gordas, leite integral, alimentos fritos).
 
Pontuação:  4 de 5
 
3. Dieta da Clínica Mayo 
A dieta da Clínica Mayo, nos estados Unidos, busca uma alimentação saudável como um hábito ao longo da vida. Ele ganhou especialmente altas classificações dos especialistas no quesito nutrição e segurança, além de boa ferramenta contra a diabetes. Foi considerada moderadamente eficaz para perda de peso.  A ideia é mudar os hábitos alimentares, eliminando os ruins e substituindo-os pelos bons, tendo como guia o livro The Mayo Clinic Diet.
 
4. Dieta Mediterrânea 
Tem ênfase em frutas, vegetais, azeite, peixe, nozes e cereais integrais. Obteve avaliações extremamente positivas dos especialistas.
 
Pontuação:  3,9 de 5
 
5. Vigilantes do Peso
Vigilantes do Peso superou outros planos de dietas comerciais em várias áreas, incluindo perda de peso a curto e longo prazo e facilidade para segui-la. A proposta é comer o que quiser, desde que não ultrapasse a meta diária de pontos (cada alimento tem uma quantidade de pontos apresentada em uma lista), estipulado com base em sexo, peso, altura e idade.
Pontuação:  3,9 de 5
 
6. Dieta Flexitariana 
Flexitariana é a junção de duas palavras: flexível e vegetariana. Diz que não precisa eliminar carne completamente para
 
apreciar os benefícios dos vegetais. Recebeu altas pontuações em facilidade para seguir e perda de peso em longo prazo.
 
Pontuação:  3,8 de 5
 
7. Dieta Volumétrica
Nessa dieta, é o volume de um alimento ingerido, e não o número de calorias consumidas, que confere saciedade.  Os especialistas disseram que pode ter efeito positivo para a saúde do coração e diabetes.
 
Pontuação:  3,8 de 5
 
8. Dieta Jenny Craig
Oferece refeição personalizada e plano de exercícios, além de sessões de aconselhamento semanais com um consultor. Nutricionistas afirmaram ser nutricionalmente completa, mas o custo pode ser um obstáculo para algumas pessoas.
Pontuação:  3,7 de 5
 
9. Dieta Biggest Loser 
A proposta do reality show Biggest Loser é comer refeições regulares que enfatizam frutas, legumes, fontes de proteínas magras e cereais integrais, além de diário alimentar e dar adeus ao sedentarismo. Recebeu notas altas nos quesitos perda de peso em curto prazo e segurança.
 
Pontuação:  3,6 de 5
 
10. Dieta Ornish
É rica em carboidratos e contra gorduras. Obteve reação mista dos especialistas, já que foi considerada saudável para o coração, mas não é fácil segui-la devido à restrição de gorduras.
 
Pontuação geral:  3.6 de 5
 
11. Dieta Asiática Tradicional 
De maneira geral, gira em torno de consumo diário de arroz, macarrão, pães, milho e outros grãos integrais, juntamente com frutas, legumes, leguminosas, sementes, nozes e óleos vegetais. Peixes e mariscos são opcionais a cada dia, e você pode ter ovos, aves e algo doce, uma vez por semana. A carne vermelha é permitida uma vez por mês. Especialistas atribuíram notas altas em nutrição e segurança, mas duvidaram da capacidade de perda de peso.
 
Pontuação:  3,5 de 5
 
12Dieta vegetariana
Evitar carne e consumir vegetais é a proposta da dieta vegetariana. Segundo especialistas, produz perda de peso rápida e colabora com a saúde do coração.
 
Pontuação:  3,5 de 5
 
13. Dieta Anti-inflamatória
Busca combater a inflamação sistêmica, com frutas e vegetais ricos em fibras, muita água e quantidades limitadas de proteína animal, exceto quando se trata de peixes. Os especialistas dizem que realmente leva a benefícios à saúde, mas há falta de evidências científicas sobre a redução de inflamação no corpo.
 
Pontuação:  3,3 de 5
13. Slim-Fast
É baseado em substituir algumas refeições por shakes da marca. Segundo os especialistas, é fácil de seguir e ajuda no controle de peso, mas teve poucos pontos quando o assunto é saúde do coração.
 
Pontuação: 3,3 de 5
 
15. Dieta Spark Solution
A dieta Spark Solution é projetada em torno de refeições nutritivas de baixo teor calórico, que otimizam o metabolismo, juntamente com uma rotina de exercícios regular. Segundo os especialistas, é uma dieta sensata e há uma boa chance de que vai ajudar a perder peso e manter o corpo.
 
Pontuação:  3,3 de 5
 
16. Dieta Flat Belly
A dieta Flat Belly (em tradução livre, Barriga Lisa) teve altas notas em segurança e nutrição. Promete eliminar quilinhos extras e perder centímetros de gordura da barriga, com a ajuda de ácidos graxos monoinsaturados, que destroem a gordura da barriga, promovem saciedade e previnem excessos, sendo encontrados em alimentos como nozes, sementes, chocolate, abacate e azeite de oliva.
 
Pontuação: 3,2 de 5
 
17. Dieta  HMR
Consiste em alimentos fornecidos pela marca, como shakes e sopas. Se saiu bem em nos quesitos perda de peso em curto prazo, nutrição e segurança, mas alguns especialistas não estavam convencidos de que o programa caro de substituição de refeições é necessário: “É muito caro e não é prático para a maioria das pessoas”, disse um deles.
 
Pontuação:  3,2 de 5
 
18. Nutrisystem 
Nutrisystem determina porções, prepara e entrega as suas refeições, e lhe diz o que comer e quando. Segundo especialistas, é fácil de seguir e tem poucas deficiências nutricionais.
 
Pontuação:  3,2 de 5
 
19. Dieta do Abdômen
A dieta Abs (Abdômen, em inglês) é um plano de seis semanas, com seis refeições diárias, as quais devem conter pelo menos dois dos seguintes alimentos: amêndoas, feijão, espinafre, aveia, ovos, manteiga de amendoim, framboesas, azeite e grãos integrais. Os avaliadores disseram que é moderadamente eficaz para perda de peso rápida e mediana na maioria dos outros aspectos, mas reclamaram da promessa de perder muita gordura da barriga em apenas duas semanas e questionaram as evidências para comprovar isso.
 
Pontuação:  3 de 5
 
20. Dieta Engine 2 
Com baixo consumo de gordura, prioriza as plantas e grãos, e apresenta um plano de fitness. Embora os especialistas reconheçam seus benefícios para o coração e diabetes, criticam o programa por ser desnecessariamente restritivo e “enigmático”.
 
Pontuação:  3 de 5
 
21. Dieta de South Beach
Divide-se em três partes, sendo a primeira a mais restritiva. Propõe menos carboidratos e mais proteínas e gorduras saudáveis. Apesar das classificações positivas por ser capaz de produzir perda de peso rápida, suas restrições podem tornar difícil mantê-la, segundo os especialistas.
 
Pontuação:  3 de 5
 
22. Dieta vegana
Além de eliminar carne, a dieta vegana também risca do cardápio produtos de origem animal, como laticínios e ovos. Teve notas altas em relação ao combate ao diabetes e doença cardíaca, mas os pontos baixos são ser muito restritiva e não fornecer o suficiente de alguns nutrientes.
 
Pontuação:  3 de 5
 
23. Dieta Zone
Propõe cinco refeições ao dia, cada uma contendo 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura saudável. Não empolgou os avaliadores: “É desnecessário e tedioso estruturar cada refeição em torno de limiares de macronutrientes específicos”, disse um deles.
 
Pontuação:  2,9 de 5
 
24bDieta Eco-Atkins
Um especialista resumiu Eco-Atkins como uma “versão mais saudável da dieta de Atkins, mas é provavelmente mais difícil de cumpri-la”, isso porque é restritiva e tem pouca orientação disponível, segundo os avaliadores. Recomenda que 31% das calorias diárias venham de proteínas vegetais, 43% de gorduras vegetais e 26% de carboidratos.
 
Pontuação:  2,9 de 5
 
25. Dieta do Índice Glicêmico
Os profissional não se impressionaram muito com a dieta de índice glicêmico, que aposta em “bons” carboidratos (farelo de cereal, maçã, cenoura) e foge dos “maus” (pão branco, purê de batata instantâneo). Marcou poucos pontos nos quesitos perda de peso em longo prazo, benefícios cardíacos e facilidade de adesão. Teve pontuação relativamente forte em nutrição e segurança.
 
Pontuação:  2,9 de 5
 
26. Dieta Macrobiótica
Relacionada a alimentos naturais, com pouco ou nenhum processamento, e baseada na filosofia chinesa Yin e Yang (opostos). Os especialistas deram pouco crédito a ela em vários aspectos, como ser difícil segui-la e ser muito rigorosa.
 
Pontuação:  2,7 de 5
 
27. Medifast 
Consiste em substituir refeições por alimentos da marca. Marcou acima da média na perda de peso em curto prazo, mas teve pontuações baixas na maioria das outras categorias.
 
Pontuação:  2,7 de 5

28. Dieta Ácida Alcalina (Dieta do pH)
A premissa da dieta é ajudar o corpo a controlar o pH por meio de dieta, sendo que o ideal é apostar em alimentos alcalinos (amêndoa, couve, espinafre, brócolis) e fugir dos ácidos (carne vermelha, sal). É “ridícula e mal pesquisada”, disse um dos especialistas. “Não é baseada na ciência”, comentou outro.
 
Pontuação:  2,6 de 5
 
29Dieta Supercharged Hormone
A ideia é comer alimentos que turbinem os hormônios da queima de gordura.
 
Investe em muita proteína e fibra. Os avaliadores não se mostraram propensos a recomendar a dieta, que recebeu pontuações ruins em todas as categorias. “A premissa dessa dieta é ridícula e não promove a perda de peso em longo prazo ou melhora o comportamento alimentar”, disse um deles.
 
Pontuação:  2,6 de 5 
 
30. Dieta Body Reset
O treinador e nutricionista Harley Pasternak propõe receitas rápidas e três vitaminas por dia nos primeiros cinco dias. Os especialistas não se entusiasmaram com a proposta, que recebeu pontuação baixa em todas as categorias. “Não é uma forma de se alimentar sustentável”, disse um dos avaliadores.
 
Pontuação:  2,5 de 5
 
31. Dieta Rápida
Esse padrão de alimentação é muitas vezes chamado de 5:2, em que se come normalmente durante cinco dias da semana e corta as calorias para cerca de 25% da ingestão normal em dois dias não consecutivos da semana. Os especialistas apontaram muitos problemas.  
 
Pontuação:  2,5 de 5
 
32Dieta Atkins 
A popular dieta de baixa ingestão de carboidrato deixou a desejar na pontuação, sendo baixa em perda de peso em longo prazo, nutrição, segurança e saúde do coração.
 
Pontuação: 2,3 de 5
 
33. Dieta da comida crua
Elimina do cardápio alimentos cozidos em temperaturas superiores a 46° C. Apesar de bem pontuado na perda de peso em curto e longo prazo, foi considerada praticamente impossível de se seguir, sendo que a integridade nutricional e segurança também preocuparam.  
 
Pontuação:  2,3 de 5
 
34. Dieta Dukan 
Criada pelo francês Pierre Dukan, é um tipo de dieta da proteína que é dividida em fases. Teve pontuação baixa por ser muito restritiva, com muitas regras e sem evidências de que funciona, segundo os especialistas.  
 
Pontuação:  2 de 5
 
35. Dieta Paleolítica
É baseada na premissa que tudo que os homens das cavernas não comiam também não devem ser saboreados por você. Portanto, dê adeus a açúcar refinado e massas. Aposte em carne, frutas e vegetais. Não foi bem avaliada pelos profissionais por ser difícil de levá-la adiante nos dias atuais.
 
Pontuação:  2 de 5
 
Terra