Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pesquisadores espanhóis apresentam gel microbicida contra transmissão da aids

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Gel está em fase pré-clínica com uma eficácia de 85%

Um novo gel microbicida apresentado nesta quarta-feira em Madri pode prevenir a transmissão do vírus da aids, o HIV, durante as relações sexuais em um período de 18 a 24 horas, afirmaram os pesquisadores espanhóis responsáveis.

A chefe de seção do laboratório de Inmunobiologia Molecular do Hospital Gregorio Marañón, Ángeles Muñoz, apresentou o gel, de uso tópico e que está em fase pré-clínica com uma eficácia de 85% demonstrada em experimentos com ratos.

Ao lado a Muñoz estava na entrevista coletiva o professor titular do departamento de Química Inorgânica da Universidade de Alcalá, Javier da Mata, que disse que se espera uma eficácia de 100% do gel se se combina o gel com outros dois remédios antirretrovirais.

O gel, que não é tóxico, teria uma eficácia de proteção diante do HIV de entre 18 e 24 horas, e durante esse tempo se poderia manter relações sexuais sem contágio. O ideal seria aplicá-lo cerca de 8 horas antes da relação sexual prevista, segundo os especialistas.

O composto se baseia no dendrímero 2sg-s16, um tipo de partícula microscópica que bloqueia a infecção de células epiteliais e do sistema imune contra o HIV, e não é espermicida, por isso existe a possibilidade, advertem os pesquisadores, de haver gravidezes.

A doutora Muñoz explicou que o experimento foi realizado em nove ratos do tipo BLT, que receberam através de cirurgia células humanas de medula, fígado e a glândula timo. Em três ratos foi usado um placebo e nos outros seis foi aplicado o gel microbicida em suas células vaginais para, em seguida, introduzir o vírus HIV. Como resultado, cinco dos ratos tratados com o gel não foram contagiados, enquanto um sexto morreu, o que representa eficácia de 85%.

Também se estudará o efeito do gel nas células retais dos ratos, já que até agora a substância só foi aplicada em células vaginais. O gel é o primeiro do mundo contra o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV) que utiliza dendrímeros carbosilanos, e além disso se demonstrou que também inibe a infecção pelo Herpes de tipo 2, um tipo de herpes que têm três vezes mais possibilidades de contágio que o HIV. 

Efe / R7

Loiras têm mais chances de apresentar flacidez na região íntima

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Thinkstock
Especialista explica o que é prolapso genital e dá dicas de prevenção

Para retardar os sinais do envelhecimento e a flacidez da pele e dos músculos, as mulheres recorrem aos exercícios, massagem, drenagem, cremes e alimentação equilibrada. Mas, e quando a flacidez é interna, atingindo os órgãos pélvicos e a vagina? 

Embora pouco conhecido, o urologista norte-americano Willy Davilla acredita que "com a maior expectativa de vida da população, o prolapso genital passa a ser uma preocupação para as mulheres após a menopausa".

— Vamos ter cada vez mais casos e ouvir bastante sobre a condição. 

Para quem nunca ouviu falar, o prolapso genital é o deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, intestino delgado e uretra e ocorre pelo enfraquecimento dos músculos da região pélvica, que podem cair sobre a vagina. Segundo a ginecologista Andreia Mariane de Deus, o quadro está associado a fatores como idade e número de partos.

― Estudos mostram que, a cada década de vida, dobra a chance de a mulher apresentar o quadro. Além disso, a doença causa grande impacto na vida da mulher, desconforto e perda da qualidade sexual.

Alguns fatores genéticos também influenciam a presença da doença. De acordo com Andreia, mulheres loiras, por exemplo, correm mais risco de apresentar a flacidez na vagina, por terem menos colágeno na constituição do corpo.

No entanto, a médica avisa que reposição de colágeno não previne a doença.

A sensação de peso ou bola na vagina é o sintoma mais comum do quadro. Algumas vezes, a mulher pode palpar ou mesmo ver a profusão dos órgãos pela vagina, em casos mais severos.

O prolapso genital pode ser de compartimento anterior (bexiga), compartimento apical (útero, parede da vagina e intestino) ou posterior (reto). Andreia adverte que "é possível apresentar o problema em mais de um lugar ao mesmo tempo".

Em relação aos partos e incontinência urinária como causas do problema, uma boa assistência obstétrica ajuda na prevenção.

Em casos mais leves, exercícios pélvicos podem ajudar. Quando a flacidez  é severa, a única solução é a cirurgia, que “fixa” os órgão internos, muitas vezes com auxílio de uma tela sintética especial.

Atualmente, as cirurgias são minimamente invasivas, seja por via vaginal ou abdominal, explica a médica.

― Um dos tratamentos mais modernos para a condição é uma tecnologia chamada de Elevate, que possibilita uma cirurgia mais rápida e pouco invasiva com apenas uma incisão vaginal, e utiliza telas sintéticas para corrigir prolapsos mesmo que severos. Além disso, a intervenção previne a volta da doença,

R7

Apesar de preço atraente, óculos de farmácia e camelôs podem ser vilões da visão

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Thinkstock
Especialistas ensinam alguns cuidados para manter seus olhos saudáveis

Geralmente, as pessoas costumam procurar o oftalmologista apenas quando percebem diminuição da visão, vista cansada ou olhos irritados. Mas algumas ações realizadas no dia a dia podem comprometer esse sentido, como uso de colírio sem recomendação médica, dormir com lentes de contato e até usar óculos prontos comprados em farmácia, aeroportos e camelôs. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado nesta quinta-feira (10), especialistas ensinam alguns cuidados para manter seus olhos saudáveis. 

Confira: 

Apesar de o preço ser atraente, o oftalmologista Wilmar Silvino, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, desaconselha a compra de óculos prontos em farmácia, aeroportos e camelôs.  

— Além de terem exatamente o mesmo grau para as duas lentes, o que é difícil ocorrer no dia a dia, eles não corrigem o astigmatismo.  

Segundo ele, os sintomas de que os óculos não funcionaram são sonolência, ardência nos olhos e falta de rendimento no trabalho.

Como qualquer remédio, o colírio deve ser usado apenas com orientação médica, avisa o oftalmologista Milton Ciongoli, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.   

— Como qualquer medicação, o uso indiscriminado pode causar várias complicações, como glaucoma e catarata.

 Você usa lente de contato? Os especialistas orientam não dormir com elas, mesmo que o fabricante garanta que isso é possível.

Silvino explica que “durante o sono, pode ocorrer perfuração da córnea sem que o paciente perceba”. Além disso, Ciongoli lembra que as lentes diminuem a oxigenação da córnea, o que pode levar a lesões grave.

Em dias ensolarados, os oftalmologistas recomendam o uso de óculos de sol. Mesmo assim, eles orientam não olhar diretamente para a luz solar, evitando uma possível queimadura na retina.   

Silvino lembra que usar boné, quando possível, também é uma forma de proteger os olhos.

Outra dica de Ciongoli é não ficar muito tempo no computador. Segundo ele, o ideal é a cada 40 ou 50 minutos na frente da tela dar um descanso para os olhos de 10 minutos.

Crianças devem visitar o oftalmologista antes dos três anos, mesmo sem apresentar nenhum sintoma aparente. Isso porque micro desvios, que não são perceptíveis para leigos, podem levar à atrofia do nervo ótico, adverte Silvino.   

— Depois dessa idade, esse processo é irreversível.  

Os problemas mais comuns na infância são desvio de um dos olhos e manchas brancas no centro dos olhos.

Todas as pessoas acima dos 40 anos devem fazer visitas periódicas ao oftalmologista, avisa Silvino.   

— Após essa idade, o organismo começa uma linha degenerativa, que inclui o tecido ocular.  

Nessa faixa etária, os problemas mais comuns são sinais de hipertensão arterial, diabetes e glaucoma.

No caso de pessoas diabéticas ou hipertensas, a recomendação é ir ao especialista a cada seis meses. Isso evitaria as consequências dessas doenças que levam à perda da visão, ressalta Silvino.   

— A identificação e o tratamento precoce, somado à conscientização das pessoas, são ferramentas poderosas contra a cegueira.

R7

Suplemento de creatina favorece a hipertrofia muscular

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Creatina ajuda na hipertrofia muscular
Ele faz com que a pessoa tenha mais energia e consiga manter o ritmo do exercício por mais tempo 

A creatina é um aminoácido e está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto no organismo humano, que o produz. A maior reserva de creatina do organismo está nos músculos esqueléticos, tanto na forma livre como na forma de creatina-fosfato o qual tem por função regenerar o ATP (trifosfato de adenosina) no citoplasma celular. 

Suplementos de creatina são especialmente bons para praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Contudo, alguns estudos mostram que esta suplementação também pode ser interessante para outras questões. Entre elas a preservar a massa muscular em idosos e prevenir doenças como Parkinson, Huntington e Alzheimer.  

Benefícios comprovados da Creatina
 
Bom para quem pratica exercícios: A Creatina tem por função regenerar o ATP (trifosfato de adenosina) no citoplasma celular. O ATP é a principal fonte de energia do organismo e por isso sua presença é essencial para o desempenho físico. 

Quando há estoque de creatina, o que pode ocorrer por meio do suplemento de creatina, o indivíduo consegue manter o exercício por um período maior de tempo e com maior carga. Isso pode levar favorecer a hipertrofia muscular, contudo é importante ficar atento porque creatina possui alguns efeitos colaterais como a retenção hídrica, que pode muitas vezes levar a uma falsa ideia de massa muscular. 

Bom para quem tem atrofia giratória da coroide e retina: Nesta rara doença, com cerca de 100 casos descritos mundialmente, os pacientes tem altas concentrações de ornitina que impedem a síntese de creatina no organismo levando a um deficiência secundária de creatina. A falta de creatina pode causar piora neurocognitiva, portanto a suplementação com creatina teria um papel em normalizar os níveis de creatina no cérebro. 

Uma pesquisa publicada na revista científica Molecular genetics metabolismo concluiu que a suplementação com a creatina de fato é benéfica para pacientes com atrofia giratória da coroide e retina.  

Benefícios em estudo da creatina
Preserva a massa muscular em idosos: Estudos têm evidenciado que a suplementação de creatina como adjuvante terapêutico, além de segura (sem evidências de efeitos colaterais), proporcionou melhorias do metabolismo e da qualidade muscular, contribuindo para a melhora da aptidão física e reduzindo a sarcopenia , perda de massa muscular, em idosos.  

Previne e é bom para quem tem doença de Parkinson: O suplemento de creatina pode ser benéfico para quem tem a doença de Parkinson. Há uma hipótese de que a creatina poderia ser benéfica no tratamento do Parkinson por estabilizar a função mitocondrial e agir como antioxidante. Tanto a disfunção mitocondrial como o stress oxidativo tem implicação na doença. 

Uma pesquisa publicada na revista científica Neurorehabilitation and neural repair concluiu que a suplementação com creatina pode aumentar a resistência durante os treinos. Contudo, os estudos ainda são controversos, sendo que alguns não tem apresentado resultados positivos quando é feita a comparação entre a suplementação de creatina e o placebo.  

Previne e é bom para quem tem doença de Alzheimer: O suplemento de creatina pode ser bom para quem tem doença de Alzheimer e para previni-la. Isto porque esta doença tem como uma característica o estresse oxidativo acentuado e a deterioração do metabolismo da creatina, o que impede a renovação do ATP e consequentemente a falta de energia para as células nervosas. Estudos com animais e também com humanos, mostraram que a suplementação com creatina pode melhorar significativamente vários sintomas comuns de doenças neurológicas como a de Parkinson. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o benefício.  

Bom para pessoas com insuficiência cardíaca: A suplementação com creatina poderia ser benéfica para pacientes com insuficiência cardíaca porque ela poderia melhorar a força muscular cardíaca, peso corporal e até mesmo a resistência. 

Contudo, um estudo realizado em 2012 aponta como conclusão que a suplementação com 5 g de creatina ao dia, durante seis meses, em indivíduos do sexo masculino com insuficiência cardíaca não promoveu melhora significativa na capacidade funcional desses pacientes. Portanto, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o benefício.  

Previne a doença de Huntington: A suplementação oral com creatina pode exercer efeitos neuroprotetores. A suplementação oral com creatina resulta em efeitos neuroprotetores in vivo, o que pode representar uma nova estratégia terapêutica para a doença de Huntington e outras doenças neurodegenerativas. Uma pesquisa feita com animais e publicada no The Journal of Neuroscience concluiu que a creatina contribui para a prevenção da morte celular e, consequentemente, prevenir a doença de Huntington. 

Como consumir
O suplemento de creatina pode ser consumido na forma de pó ou cápsula. Ele só pode ser ingerido com a orientação de um médico ou nutricionista e o consumo deve ser realizado de acordo com a recomendação do profissional. Após 90 dias de uso contínuo, a orientação é realizar uma pausa de um mês para evitar que o organismo cesse a produção da substância.  

Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de creatina varia de acordo com o estado de saúde de cada indivíduo. Geralmente no caso de atletas a orientação varia entre 2 e 3 gramas ao dia.  

Cuidados ao consumir
Pessoas que pretendem consumir o suplemento de creatina precisam tomar alguns cuidados. É necessário que a empresa fabricante da creatina tenha uma certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, o suplemento só pode ser ingerido após a orientação de um nutricionista ou médico. 

É importante que a dieta das pessoas seja equilibrada em todos os nutrientes. Para objetivos de hipertrofia é necessário que o indivíduo tenha um consumo proteico adequado, uma vez que necessita de todos os aminoácidos essenciais para recuperação da massa muscular. Juntamente com o consumo do suplemento, ingira bastante água para evitar problemas nos rins.  

Combinações com a creatina

Creatina + glicose: Estudos apontam que o consumo de creatina junto com glicose, cerca de 100 gramas, aumenta o conteúdo muscular deste composto em aproximadamente 10%. Há uma elevação da captação de creatina pela fibra muscular, e, consequentemente, sua ingestão com carboidratos simples pode aumentar o efeito da creatina.  

Creatina + proteína: Esta combinação é importante para a recuperação da massa muscular.  

Interações
Realizar suplementação de cafeína não melhora a eficiência da suplementação oral de creatina, isto porque a cafeína suprime o efeito da suplementação de creatina. Além disso, a associação da cafeína e da erva efedrina com a creatina pode aumentar o risco de sérios efeitos colaterais, como o derrame. 

Converse com o seu médico sobre o uso do suplemento de Creatina se você consome os seguintes medicamentos: 

Creatina pode ser ingerida com glicose
  • Anti-inflamatórios não esteroidais (NSAIDs), como ibuprofen (Motrin, Advil) e naproxen (Aleve), eles podem aumentar o risco de dano renal.
  • Diuréticos: aumenta o risco de desidratação e dano renal.
  • Cimetidina: pode aumentar o risco de dano renal.
  • Probenicida: droga usada para o tratamento de gota, pode aumentar o risco de dano renal.
  • Medicamentos que afetam os rins.
www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Creatina pode ser ingerida com glicose
Quem pode e quem não pode consumir
A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos neste público. O suplemento de creatina também não é orientado para crianças e adolescentes.  

Diabéticos também precisam tomar cuidado com o consumo de suplementos de creatina, isto porque alguns estudos apontam que este grupo tem maior risco de problemas renais e a creatina poderia sobrecarregar este órgão. Pessoas com problemas renais precisam tomar cuidado ao ingerir suplementos de creatina, justamente porque o suplemento poderia sobrecarregar o rim.

Efeitos colaterais da creatina
Existe a possibilidade do consumo do suplemento de creatina causar alguns efeitos colaterais. Um deles é a retenção de líquidos. A creatina é osmoticamente ativa, provoca aumento de seu conteúdo intracelular na forma de creatina livre e creatina fosfato no músculo, isso pode induzir um influxo de água para dentro da célula muscular, aumentando a água intracelular, o que pode dar uma falsa sensação de ganho de massa muscular. Também há a possibilidade da creatina ter um efeito citotóxico, impedir o crescimento da célula. Isso porque a creatina pode ser convertida a formaldeído e peróxido de hidrogênio. O formaldeído poderia se ligar a proteínas e ao DNA levando a citotoxicidade.  

Riscos ao ingerir em excesso
Ingerir altas doses de creatina, superior a 10 gramas em cada dose pode levar a uma série de complicações. Algumas delas são: dores no estômago, náuseas, diarreia e problemas cardíacos.  

Quando suplementada em altas doses a creatina, por virar creatinina nos rins pode levar a toxicidade e insuficiência renal, uma vez que a filtração ficará prejudicada. Porém, os efeitos da suplementação de creatina sobre a função renal são debatidos intensamente na literatura científica e existe especialistas que afirmam que a creatina pode não afetar os rins, ainda são necessários mais estudos para identificar se há problemas ou não. Algumas pesquisas também tem apontado que em excesso a creatina pode afetar a saúde do fígado.  

Fontes consultadas:
-Nutricionista Karina Valentim da PB Consultoria em Nutrição

-Nutricionista Cátia Medeiros da Atual Nutrição  

Minha Vida

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Getty Images -  Chá preto
Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro 

O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas. 

A diferença entre os chás preto, branco, verde está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. Entenda como cada um deles é elaborado: 

Chá branco: É produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e por isso conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. 

Chá verde: É elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. 

Chá preto: É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso. Os processos para a sua produção são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação, secagem fina.  

Nutrientes do chá preto
O chá preto conta com grandes quantidades de cafeína. Esta substância, quando consumida com moderação, diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro. Ela também irá ajudar na digestão, já que aumenta a produção de ácidos digestivos, e aumentar a irrigação coronária. Por fim, a cafeína conta com uma ação termogênica, ou seja, aliado à uma alimentação saudável, contribui para o emagrecimento porque estimula a queima de gorduras.

A bebida também conta com flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a oxidação do colesterol ruim, LDL, e também contam com ação anti-inflamatória. Porém, o chá preto possui uma quantidade de polifenóis muito menor do que a do chá branco e o chá verde. 

Outra substância presente no chá preto é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  

A bebida conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. Os taninos não podem ser consumidos em abundância, pois inibem a absorção de outros nutrientes importantes, especialmente o ferro e aminoácidos.  

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
O chá preto também possui ação antioxidante
Benefícios comprovados do chá preto

Ajuda a emagrecer: O chá preto ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.

Um artigo científico sobre o chá verde, que possui substâncias semelhantes ao preto, publicado em 2011 no Obesity Reviews sugere que os polifenóis do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também. 

É importante ressaltar que o chá preto só pode contribuir para o emagrecimento se a pessoa também tiver uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. 

Melhora o humor: O chá preto proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  

Previne doenças cardiovasculares: A bebida ajuda a evitar estes problemas de saúde porque seus polifenóis bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, LDL, principal causa da arteriosclerose. Esta doença consiste no endurecimento das artérias que ocorre quando a gordura, colesterol e outras substâncias, se acumula na parede das artérias e forma placa. Além disso, a cafeína presente no chá preto irá ajudar na dilatação coronária, melhorando na saúde do coração.

Protege o cérebro: O envelhecimento do cérebro e as doenças neurodegenerativas dos idosos são caracterizados por danos oxidativos, desregulação da homeostase dos metais e inflamação. Os polifenóis presentes no chá preto são capazes de neutralizar o estresse induzido por radicais livres e pela inflamação devido à ação antioxidante e assim protegem o cérebro. Desta forma, a bebida é capaz de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson. Porém, é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa para proteger o cérebro, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e, consequentemente, maior ação antioxidante. 

Previne o câncer: O acúmulo de radicais livres pode causar danos no DNA, alterar a atividade enzimática, e, dessa forma, influenciar o desenvolvimento do câncer. Os polifenóis presentes no chá preto possuem ação antioxidante e por isso agem combatendo os radicais livres e assim previnem o câncer. 

Neste caso também é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa de chá para prevenir o câncer, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e assim maior ação antioxidante.   

Quantidade recomendada de chá preto
O consumo de chá preto deve ser associado à uma alimentação equilibrada e recomenda-se o consumo de até três xícaras com cerca de 300 ml cada uma. 

Como consumir o chá preto
Para cada um litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois, coe e tome. 

O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições. Evite ingerir a bebida durante as refeições, pois os taninos presentes nela irão atrapalhar a absorção de algumas substâncias, especialmente o ferro e aminoácidos. Não beba o chá preto durante noite porque a cafeína presente na bebida pode dificultar o sono. Quem tem insônia deve tomar a última xícara até às 17:00.    

Compare o chá preto com outros alimentos
Estudos realizados no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos, mostraram que o chá preto possui menos catequinas do que o chá branco e o verde. Por isso, sua ação antioxidante é menor quando comparada a essas outras bebidas. 

Porém, o chá preto conta com maior quantidade de cafeína do que o verde e o branco. Por isso, seu poder emagrecedor é maior do que os outros dois. Entre os três chás, a melhor alternativa para quem quer emagrecer com saúde é o chá verde, pois ele conta com uma quantidade significativa de cafeína, mas também tem boas concentrações de catequinas, mais do que o preto.

Quando comparado com o café, o chá preto possui menos cafeína. Contudo, ele é melhor porque contém catequinas, que tem ação antioxidante, e L-teaninas, que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.   

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com.com
Não é bom ingerir o chá preto durante a noite
Contraindicações
Por conter cafeína, o chá preto deve ser evitado por grávidas e lactantes. Isto porque a substância atravessa a barreira placentária e o leite materno. Pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem tomar cuidado com o excesso de chá preto e consultar o médico antes do consumo da bebida. 

Riscos do consumo excessivo
Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso do chá preto pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia. Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.
Um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, observou que homens que consumiam sete xícaras de chá preto por dia tinham 50% a mais de chances de desenvolver câncer de próstata do que quem não tomava a bebida. 

Onde encontrar
O chá preto pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.  

Fontes consultadas:
- Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especialista em nutrição clínica, nutrição parental e em Vigilância Sanitária de Alimentos pelo Ganep e USP

- Nutricionista Paula Crook, da PB consultoria em Nutrição.

Minha Vida

Fatores que influenciam a qualidade do óvulo

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comA idade é importante, mas não é a única causa para a dificuldade de engravidar de algumas mulheres 

Por Dr. Joji Ueno

O ser humano vive cada vez mais. Com a ajuda da tecnologia e da adoção de hábitos saudáveis, a expectativa de vida não só aumenta com também a sua qualidade. Esse novo panorama tem se refletido em novos anseios e aspirações da mulher, principalmente no mercado de trabalho, o que tem levado a gestações cada vez mais tardias. Mas, infelizmente, a função reprodutiva feminina não acompanha as tendências sociais do mundo moderno. 

Tratamentos estéticos cada vez mais avançados são capazes sim de retardar o envelhecimento, mas, do ponto de vista biológico, a idade pesa e pode ser decisiva já a partir dos 35 anos. Com o tempo, a qualidade dos óvulos vai diminuindo e isso ocorre progressivamente. O resultado é que, só no Brasil, 10 milhões de pessoas têm dificuldades para engravidar, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Estima-se que a chance de uma mulher normal com idade inferior a 30 anos engravidar é de 20% por mês e depois dos 40 é de apenas 5%. Aos 34 anos, 11% das mulheres já são inférteis; aos 40, 33% e a maioria das mulheres tem seu último filho com 41 anos de maneira espontânea. Aos 45 anos, 87% são inférteis. 

Isso acontece porque à medida que a mulher envelhece um dos principais fatores ligados à fertilidade sofre alteração, o envelhecimento e diminuição da reserva ovariana. A partir dos 35 anos o número de folículos em bom estado que restam nos ovários vai diminuindo. Os folículos, que começaram a ser formar quando a mulher ainda estava sendo gerada no útero materno, vão se deteriorando e sendo usados desde o seu nascimento. Quanto mais o tempo passa, menos óvulos viáveis a mulher tem. 

Isso significa que os óvulos que a mulher tem são os mesmo que já tinha quando estava na vida intrauterina da mãe, e eles vão sofrendo uma série de agressões causadas por impactos ambientais, como estresse, alimentação, etc. Assim, as chances de engravidar caem drasticamente e a probabilidade de enfrentar problemas de fertilidade aumenta de forma significativa. 


Idade é principal fator, mas não o único
Embora a perda da capacidade de ovular seja uma consequência natural do envelhecimento, a idade não é único fator que influencia na qualidade e quantidade dos óvulos. Saiba quais são eles: 

Álcool - Tomar uma garrafa de vinho ou cinco doses de outra bebida por semana pode reduzir em até 40% as chances para se conseguir uma gestação, além de realizar um efeito negativo no desejo sexual (libido) em ambos os sexos. O álcool resulta em um inadequado funcionamento dos ovários com consequente irregularidade do ciclo menstrual (incluindo ausência de ovulação e menstruação) e produção de óvulos de baixa qualidade; aumenta o risco de aborto espontâneo; e antecipa a menstruação. 

Cigarro - A nicotina e outras substâncias nocivas contidas nos cigarros interferem na capacidade do organismo feminino de produzir os hormônios que regulam a ovulação e predispõem os óvulos a anomalias genéticas. E o impacto negativo em mulheres fumantes passivas é praticamente o mesmo que o visto em fumantes ativas. Além disso, os malefícios do cigarro também afetam pacientes que estão realizando tratamento de fertilização in vitro. Elas necessitam de mais medicamento para estímulo dos ovários, têm menos óvulos e menores taxas de implantação e gravidez. 

Drogas - O uso de drogas afeta diretamente a produção hormonal do cérebro. Hormônios anabolizantes, maconha, cocaína e outras drogas são capazes de deteriorar os óvulos das mulheres (e, no caso dos homens, até comprometer gravemente a capacidade de formar espermatozoides normais).

Obesidade - Também está associada a uma maior incidência de infertilidade já que aumento de gordura corporal interfere significativamente no equilíbrio hormonal, dificultando as chances de engravidar. Isso acontece porque as mulheres obesas apresentam níveis muito altos de gorduras e inflamação no fluido folicular que rodeia seus óvulos, o que pode ter um impacto no potencial desenvolvimento da célula. 

Endometriose - O quadro profundo, assim como outras síndromes genéticas, pode afetar não só a qualidade dos óvulos, mas também a sua quantidade, comprometendo ainda mais as possibilidades de se obter uma gestação. 

Minha Vida

Derrube nove mitos sobre exames médicos

homem com uma fita na boca - Foto: Getty Images
Getty Images -  Nem todo exame precisa ser feito sob jejum
Nem sempre jejum é necessário e alguns levam poucos minutos para serem realizados 

As visitas anuais ao médico são um sinônimo para bateria de exames. Os exames laboratoriais devem ser feitos sempre após uma consulta médica, já que eles são um complemento da avaliação clínica do paciente. Ele irá avaliar sua idade, histórico familiar e outras doenças relacionadas, estudando a sua necessidade de fazer aqueles exames e analisar os resultados com propriedade.

Horas de jejum, a busca por um acompanhante e a dificuldade de encontrar horário na agenda são alguns dos dilemas de quem enfrenta o check-up. Mas, felizmente, esses cuidados não são necessários para todos os testes que você irá realizar. 

Confira a lista com os principais mitos sobre exames médicos e quando realmente é preciso tomar essas precauções:  

Nem todo exame precisa de jejum
Existem, sim, alguns exames em que o jejum de 12 horas é necessário, mas esses são uma minoria. "O jejum precisa ser feito porque os valores de referência dos exames de laboratório foram estabelecidos em seres humanos dentro desse estado de jejum", explica o patologista Nairo Sumita, assessor médico na área de Bioquímica Clínica do Fleury Medicina e Saúde. "A melhor maneira de minimizar fatores que possam interferir nos valores é manter o jejum para testes que sofrem interferência da alimentação no resultado." Entretanto, nem todos pedem um jejum de 12 horas - alguns exames necessitam de oito horas de jejum, outros de três horas, e tem aqueles que não necessitam de jejum.

Segundo o especialista, existem dois exames em que o jejum deve ser feito com certeza: a dosagem de glicose no sangue (glicemia) e dosagem do perfil lipídico (colesterol e triglicérides). Nesses casos, o jejum de oito e 12 horas é necessário porque é o tempo que o organismo leva para metabolizar glicose e gordura, respectivamente.

Uma dica para não ficar horas sem comer é marcar os exames pela manhã, uma vez que você passará boa parte do jejum dormindo. Lembrando que você pode ingerir água durante o período de jejum, mas evitando grandes quantidades. "Também não devemos passar mais de 14 horas em jejum, pois a a partir desse período nosso metabolismo começa a ficar alterado."

Irei perder o dia inteiro? 
O importante é se planejar e em primeiro lugar se informar com o laboratório quais são os horários de pico. Os laboratórios em geral costumam ficar mais cheios de manhã por conta dos exames que são realizados em jejum. Mas será que ele é necessário para o seu caso? Por isso, também é importante tirar a dúvida com o seu médico.

 "Os exames de sangue no geral levam minutos para serem realizados, permitindo a pessoa retomar suas atividades após", explica o patologista clínico Gustavo Rassi, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - regional Goiás. Segundo os especialistas, os exames que necessitam de anestesia são os que pedem mais atenção, uma vez que o efeito demora a passar e o paciente precisa ficar em repouso. Exemplos de exames feitos com anestesia são a colonoscopia e a endoscopia. Além disso, outros testes podem demorar mais tempo para serem realizados, como uma ressonância magnética ou dermatoscopia digital. Se você estiver na dúvida sobre quanto tempo reservar para o exame, pergunte ao médico ou laboratório.

medicamentos - Foto: Getty Images
Getty Images - Informe os medicamentos que você usa antes do exame
Frequência dos exames
Ao falar em check-up médico, logo nos vem à cabeça aquela bateria interminável de exames que devemos fazer todo o ano. Há quem separe dias inteiros nas férias dedicados a isso, e também aqueles que têm preguiça só de pensar na quantidade de testes. Para os que se enquadram no último grupo, saibam que nem todo o exame precisa ser repetido anualmente - tudo dependerá da orientação médica. A densitometria óssea, por exemplo, é indicada a cada dois anos para acompanhar a densidade óssea a impedir o aparecimento da osteoporose. Já a colonoscopia, o exame que investiga a saúde do intestino, é indicado a cada cinco anos em pessoas assintomáticas e acima dos 50 anos. "Outros exames são pedidos apenas para pessoas que tem algum sintoma, como deficiências nutricionais ou tomografias, não sendo necessário repetir anualmente", explica o patologista Nairo Sumita, do Fleury Medicina e Saúde.

Será que vai doer?
A possibilidade de sentir dor pode fazer muitos pacientes desistirem de seus exames. Entretanto, testes mais complicados, como colonoscopia e endoscopia, podem ser feitos com anestesia e sem qualquer dor. Mesmo a dor da picada nos exames de sangue pode ser controlada se você estiver relaxado e conversar sobre seu medo com o profissional que aplicará o teste. O importante é não deixar esse detalhe atrapalhar sua rotina em pró da saúde.

Exames de coleta
Testes com amostras de urina e fezes podem ser um tormento para aqueles com a bexiga e intestino mais lentos. Por sorte, você não precisa ter uma data marcada para entregá-los e muito menos fazê-los obrigatoriamente no laboratório. "O exame de urina, que é uma urina normal, a orientação é que o paciente fique três a quatro horas sem urinar para conseguir coletar já no laboratório", diz o patologista Nairo. Se mesmo com essa orientação a pessoa não conseguir urinar, ela vai para casa com o potinho da coleta e segue as orientações do profissional. "Já o exame de fezes depende da pessoa, e por isso ela pode coletar em casa ou em um local fora do laboratório, sempre seguindo as instruções do médico", lembra o especialista.

Você deve estar perguntando o que fazer com esse potinho de urina ou fezes fabricado em domicílio. E a resposta é simples: para exames de urina, o ideal é levar ao laboratório em até duas horas, uma vez que o contato com o ar pode favorecer a proliferação de bactérias, comprometendo os componentes urinários e induzindo o médico a um diagnóstico equivocado. "Testes para detectar infecção urinária devem ser entregues frescos, para não levantar falsas suspeitas", explica. O exame de fezes pode ser entregue até 24 horas depois da coleta, devendo ser mantido em refrigeração até chegar ao laboratório.

Mudança de hábitos
Buscando o melhor resultado muitos pacientes procuram largar vícios, como cigarro e álcool, dias ou semanas antes do exame por conta própria, para depois retomá-los. De acordo com o patologista Nairo, alguns inclusive começam a fazer exercícios nesse período, a fim de ganhar uns pontinhos no laudo médico. "Entretanto, essas práticas não são recomendadas, uma vez que o médico precisa avaliar o estado real do paciente", diz. Apenas o médico ou o laboratório poderão recomendar o abandono do cigarro, álcool, medicamentos , assim como a prática de jejum, atividades sexuais, entre outros hábitos, visando a realização do exame.

É sempre necessário um acompanhante?
A principal preocupação ao fazermos a bateria de exames é passar mal ou sofrer algum tipo de complicação. Seguindo essa linha, muitos acreditam que seja necessário levar um acompanhante para qualquer teste que seja feito, de forma a minimizar qualquer dano. "A equipe do laboratório está preparada para qualquer tipo de problema e habilitada a dar qualquer tipo de informação sobre os exames", afirma o patologista clínico Gustavo, do Fleury Medicina e Saúde. Dessa forma, perder a data de um exame por falta de companhia pode não ser a melhor escolha e movimentar a família para esse fim pode ser um exercício em vão. "Os testes feitos com anestesia, sim, necessitam da presença de um acompanhante, uma vez que o paciente não estará em condições de voltar para casa sozinho após o exame", afirma o especialista. Na dúvida, converse com o seu médico ou com o laboratório na hora de marcar o teste.

Seu estado de saúde pode interferir nos resultados
Até um simples resfriado pode fazer a diferença. Se for um exame de check-up, o melhor é avaliar o estado de saúde em condições habituais. Segundo o patologista Nairo, um paciente com uma doença muitas vezes sofre alterações momentâneas de alguns exames laboratoriais, por conta da luta do organismo contra um agente agressor. "Dessa forma, o ideal é remarcar o exame e esperar até que a pessoa esteja recuperada", afirma. No entanto, se os testes estão sendo pedidos para diagnóstico ou acompanhamento de uma doença, a ideia é que os testes sejam feitos em curso com o problema.

Continuar ou cessar a medicação
Pacientes em tratamento não devem deixar de tomar suas medicações para fazer um exame, a não ser que seu médico lhe peça para interromper. "Para testes que devem ser feitos em jejum, a orientação é tomar o medicamento após a coleta de sangue", afirma o patologista Nairo. Quando for marcar o exame, tente escolher o horário logo antes de ingerir o medicamento, de forma que você não precise atrasar a dose e nem correr o risco desta interferir no resultado do teste. "Conforme as horas passam, a concentração do medicamento vai diminuindo em nosso sangue, por isso o ideal é fazer o exame o mais longe possível da última dose", lembra o especialista.

Fora isso, há situações em que o médico quer saber como está o seu corpo na vigência do medicamento, se a dose está correta e fazendo efeito. "Nesses casos, o paciente irá usar o medicamento de forma habitual e contínua", conta Nairo. Esse tipo de exame é pedido para que o médico possa avaliar possíveis efeitos colaterais do remédio e se ele precisa diminuir ou aumentar a dose.  

Minha Vida

Inclua no cardápio sete nutrientes para amenizar os sintomas da asma

oleaginosas - Foto: Getty Images
Getty Images - Oleaginosas são fontes de Selênio
Magnésio e vitamina D estão na lista de recomendações dos especialistas 

Um simples vento gelado já pode ser suficiente para a crise de asma atacar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros sofrem com essa inflamação crônica, que dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias e provoca tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar. 

Segundo o alergista Marcelo Aun, do Hospital Samaritano, em São Paulo, nenhum alimento pode isoladamente prevenir ou piorar as crises, mas existem nutrientes que ajudam nosso sistema respiratório a funcionar melhor e podem ajudar na prevenção. Inclua as sete opções abaixo no seu cardápio - sugeridas por especialistas - e aumente a sua imunidade!    

Vitamina D
"A falta dessa vitamina no organismo pode contribuir para o aumento da massa muscular nos brônquios, fazendo com que eles se contraiam mais, tornando a respiração mais difícil", explica a nutricionista Hellen Fernandes, consultora da farmácia de manipulação Galgani, em Belo Horizonte. Também é comum a pessoa com asma ser deficiente em vitamina D porque o uso de corticoides para o tratamento da asma pode diminuir os níveis desse nutriente, sendo necessária a suplementação. "Até o momento, a vitamina D só deve ser suplementada em asmáticos com deficiência confirmada por exame de laboratório e a dose ideal de reposição será receitada pelo médico", diz o alergista Marcelo. Boas fontes de vitamina D são gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque.   

Magnésio
A nutricionista Hellen explica que o magnésio promove o relaxamento muscular em períodos de crise de asma. "A ingestão por meio da dieta vai facilitar a broncodilatação, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares", afirma. Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verde escuras são boas fontes desse nutriente.

O mineral também pode ser usado no tratamento de crises graves de asma - em versão intravenosa ou inalatória - porque ajuda a aliviar o broncoespasmo, mas sempre com supervisão médica. "O magnésio é usado sempre para complementar o tratamento padrão com broncodilatadores e corticoides", explica o alergista Marcelo. 

Vitamina A
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina A regula o crescimento e a regeneração de vários tipos de tecidos e células do trato respiratório. "Esse nutriente regula a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, deixando nosso pulmão menos vulnerável a infecções", explica a nutricionista Hellen. As principais fontes de vitamina A são fígado, ovo, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos, como a cenoura. 

Vitamina C
Segundo um estudo publicado no periódico Clinical and Translational Allergy e desenvolvido pela Universidade de Tanta, no Egito, e a Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriu que a vitamina C pode melhorar a respiração de crianças com sintomas moderados de asma. Os efeitos benéficos da ingestão diária de vitamina C foram mais significativos em crianças com idades entre sete e oito anos. "A ingestão de vitamina C ameniza a inflamação e estabiliza a liberação de histamina - substância vasodilatadora responsável pelas crises de asma", afirma a nutricionista Hellen.

A especialista também conta que é comum portadores de asma apresentarem uma deficiência na vitamina, mas a ingestão é recomendada somente por meio da dieta. "Não há evidências que incentivem o uso de suplementação de vitamina C nos portadores de asma", afirma o alergista Marcelo. Boas fontes de vitaminas C são acerola, laranja, limão e kiwi. 

Selênio
Poderoso antioxidante, o selênio ajuda a eliminar os radicais livres que foram produzidos pelo processo inflamatório da crise de asma, evitando quedas bruscas na imunidade do portador da doença. O selênio pode ser encontrado em oleaginosas e cereais integrais. 

Vitamina E
Assim como o selênio, a vitamina E é um antioxidante que ajuda nos processos inflamatórios desencadeados pela crise de asma. "Alguns estudos mostraram que gestantes com deficiência nessa vitamina apresentaram mais riscos de ter filhos com asma", explica o alergista Marcelo. Gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos são fontes de vitamina E. 

Ômega 3
"A ingestão de ômega 3 irá inibir a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias", diz a nutricionista Hellen. Por conta disso, esse nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Peixes de água fria, canola, linhaça e gérmen de trigo são boas fontes de ômega 3. 

Minha Vida

Confira as bebidas que hidratam o corpo após o treino

Isotônico - Foto: Getty Images
Getty Images - Bebidas isotônicas são hidratantes
Além da água, outros líquidos são feras da hidratação 

Não adianta só fazer os exercícios direitinho e comer bem - hidratar-se adequadamente é de extrema importância. Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo perde líquido e fica desidratado. A nutricionista Camila Leonel recomenda que a reposição de líquido seja feita imediatamente após o término do exercício, continuamente e de forma fracionada.

Quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é água. Porém, ela não precisa ser a única opção. Para hidratar-se, você também pode ingerir sucos e chás, por exemplo. 

Fizemos uma lista com algumas das bebidas mais comuns, se devemos ou não consumi-las após os treinos e por quê: 

Bebidas isotônicas
SIM: "Elas são bebidas cuja composição é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração", diz a nutricionista Camila Leonel. Alguns exemplos de isotônicos são o soro caseiro, a água de coco e algumas fórmulas industrializadas.

Fique atento! Por conta dos sais minerais em excesso, essa bebida deve ser evitada por gestantes, lactantes, pessoas com hipertensão e/ou diabetes e pacientes com doenças renais não devem consumir a bebida isotônica industrializada, como afirma Camila.  

Refrigerantes
NÃO: os refrigerantes fornecem apenas açúcar, água e carboidratos, não possuindo nenhum tipo de nutriente. Além disso, segundo a nutricionista Camila Leonel, "eles são bebidas gaseificadas e, por isso, podem causar desconfortos intestinais, além de ter uma absorção mais lenta". 

Bebidas energéticas
NÃO: os energéticos são bebidas estimulantes e, por isso, contêm muita cafeína, além de açúcar. Eles têm, sim, aminoácidos e vitaminas. Porém, não são nada eficazes quando o assunto é hidratação e a nutricionista Camila Leonel explica por quê: "A combinação açúcar e cafeína auxilia na eliminação de água, devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede, ou seja, consumir energéticos causa o efeito contrário". 

Água de coco
SIM: a água de coco é considerada um isotônico natural, já que apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais. "É um líquido perfeito para reposição de água e minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação", diz a nutricionista Camila Leonel. 

Suco de frutas naturais
SIM: ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem bem o papel de hidratar o corpo. "Além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Mas devem ser alternados com a água e não substituí-la", lembra a nutricionista Camila Leonel. 

Água de cheiro ou com sabor
NÃO: muitas pessoas tem trocado a água natural por esse tipo de água aromatizada ou com um leve sabor de fruta como fonte de hidratação. Ou seja, estão literalmente substituindo a água. O que muitas pessoas podem não saber é que, para que esse tipo de bebida fique com sabor, são adicionados aromatizantes, conservantes e adoçantes (para substituir o açúcar).

"Como alguns conservantes e adoçantes são à base de sódio, a tendência é que essas bebidas aumentem o nível de sódio do organismo", alerta a nutricionista Camila Leonel. "Apesar de todo apelo comercial acerca desses produtos, a melhor escolha é sempre a água", aconselha.

Minha Vida

Concurso Prefeitura e Câmara de Araguaiana - MT

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores do município de Araguaiana, no estado do Mato Grosso, divulgaram conjuntamente o edital de concurso público nº 001/2014 que dispõe de cargos, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo. Esta é uma excelente oportunidade de emprego para candidatos de todos os níveis de escolaridade, inclusive para Portadores de Necessidades Especiais, para os quais serão reservados 5% do total de vagas disponibilizadas.

Ao todo, são 41 vagas, sendo 37 para a Prefeitura e 04 para a Câmara. Os salários oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, a depender da função e da jornada, que pode ser de 20 a 40 horas por semana. A realização do concurso ficará sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA.

Na Prefeitura, as chances para ocupar um cargo de nível superior são para assistente social, bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, médico, odontólogo, psicólogo e analista de Recursos Humanos. Já os candidatos cujo grau de escolaridade seja o ensino médio podem concorrer a uma das vagas de auxiliar de enfermagem, assistente de compras, fiscal de vigilância sanitária, operador de ETA, auxiliar administrativo, entre outras. Para candidatos de nível fundamental há sete vagas de agente comunitário de saúde, para atuação em regiões distintas da cidade.

As oportunidades na Câmara são: 01 para contador e 01 para procurador jurídico, ambas de nível superior; 01 para auxiliar administrativo-financeiro e 01 para auxiliar de serviços gerais, para candidatos com ensino médio e ensino fundamental, respectivamente.

As inscrições podem ser feitas no período de 14 de julho a 04 de agosto de 2014, através do site www.acpi.com.br. Candidatos que não tenham acesso particular à internet podem utilizar, durante o período de inscrição acima definido, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, os terminais disponibilizados na sede da Prefeitura de Araguaiana, situada à Av. Presidente Vargas, 643, naquele município. O valor da taxa de inscrições é de R$ 35,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender do cargo pleiteado.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 31 de agosto de 2014, às 8h, em local a ser indicado em edital complementar. O gabarito preliminar com os resultados das provas está previsto para ser divulgado a partir das 20h do mesmo dia da aplicação das provas.

Haverá prova prática, que será realizada provavelmente no dia 28 de setembro, em locais a serem definidos em edital complementar.

Este concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por expressa determinação do Prefeito Municipal de Araguaiana.

Concurso Hospital das Forças Armadas - HFA

O Hospital das Forças Armadas (HFA) lançou extrato do edital nº 9/2014 destinado à abertura do concurso público que irá contratar, por tempo determinado, 325 profissionais de níveis médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar até R$ 4.182,90, para o desempenho das atividades em jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas via internet, no site www.cetroconcursos.org.br, de 09 a 28 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 90,00.

Cargos
As oportunidades são para técnicos em atividades hospitalares (Enfermagem, Farmácia, Laboratório e Nutrição/Dietética), enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e médicos especialistas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Hiperbrárica, Intensivista UTI Geral, Intensivista Neonatal, Medicina do Trabalho, Neurologia, Pediatria, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Urologia.

Seleção
O processo seletivo dar-se-á por meio de provas, que serão realizadas em Brasília/DF, na data provável de 21 de setembro de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial da União e através da internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br).

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do Hospital das Forças Armadas - HFA.

O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União - seção 3, edição de 08 de julho de 2014, pág. 37).

Concurso para Oficiais do Serviço de Saúde do Exército

O Comando do Exército, por intermédio do DECEx e da Escola de Saúde do Exército (EsSEx), informa que estão abertas, até o dia 31 de julho de 2014, as inscrições para as 125 vagas do concurso público de admissão e matrícula, em 2015, nos Cursos de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU). As informações foram publicadas no Diário Oficial da União, edição de 8 de julho de 2014,

Há oportunidades para médicos sem especialidade e para especialistas em Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Legal, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia/Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia e Urologia. Também há vagas para profissionais da área de Farmácia, Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Dentária.

Para participar do certame, os candidatos de ambos os sexos deverão possuir curso de nível superior na área ou subárea que ofereça vaga, bem como registro no respectivo órgão fiscalizador da profissão; ter até 36 anos de idade; ter altura mínima de 1,60m, se do sexo masculino, ou 1,55m se do sexo feminino; dentre outros requisitos.

O pedido de inscrição será feito em requerimento do(a) candidato(a), civil ou militar, dirigido ao Comandante da Escola de Saúde do Exército e remetido diretamente àquela Escola, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), preferencialmente via SEDEX, dentro do prazo estabelecido no calendário do edital.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 130,00, devendo ser pago por meio do acesso ao endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e, de acordo com as orientações nela contidas, preencher os campos do formulário da Guia de Recolhimento da União (GRU), com os dados solicitados.

Para ter acesso ao Manual do(a) Candidato(a), contendo todas as instruções de inscrição, ao modelo do requerimento de inscrição, à bibliografia para as provas do exame intelectual e às demais atualizações, acesse http://www.essex.ensino.eb.br.

O concurso será composto pelas seguintes etapas: exame intelectual (EI); inspeção de saúde (IS); exame de aptidão física (EAF); revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos exigidos. 

A data da realização da prova do Exame Intelectual (EI) será provavelmente no dia 28 de setembro de 2014 e a divulgação dos gabaritos pela internet ocorrerá no dia 1º de outubro de 2014.

Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP abre concurso com 198 vagas (II)

Com uma oferta maior de cargos e salários, a prefeitura da cidade de Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, divulgou um segundo edital de concurso público. Na publicação de n° 002/2014, o executivo dispôs de 198 vagas em diversas funções. Uma excelente oportunidade para candidatos de todos os níveis de escolaridade que buscam uma chance no mercado de trabalho. Os salários oferecidos variam de acordo com a função a ser exercida, podendo chegar até R$ 4.620,00.

A busca é por auxiliar de serviços, cozinheira/merendeira, motorista, lavadeira, mecânico, trabalhador braçal, tratorista rural, agente controlador de vetor, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, escriturário, inspetor de alunos, inspetor de alunos, técnico em enfermagem, auxiliar de desenvolvimento infantil, professor (PEB I – Educação Infantil e PEB I Educação Fundamental), assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico e psicólogo.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As inscrições, nos valores de R$ 33,00 a R$ 48,00, serão feitas exclusivamente em seu site, o www.consesp.com.br, até o dia 16 de julho de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2014, em turnos distintos para algumas funções, tendo início às 9h para os candidatos que disputarem vagas em cargos cuja prova será pela manhã e às 14h30 para os exames da tarde. É indicado que os inscritos leiam atentamente o edital de retificação, publicado no dia 30 de junho, e verifique o horário certo de realização da sua prova.

Os locais de aplicação dos exames ainda serão divulgados, por meio de edital próprio, a ser afixado no local de costume da prefeitura e publicado em jornal com circulação no município de Mirante do Paranapanema e também na página da CONSESP, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (de múltipla escolha) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP prorroga inscriçõe

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo, está oferecendo salário de R$ 746,00 aos candidatos interessados em assumir os cargos de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo). O município dispôs de 11 vagas para o cargo, anunciadas através do edital n° 001/2014 de concurso público, divulgado recentemente.

As inscrições, no valor de R$ 41,00, foram prorrogadas e poderão ser feitas até 16 de julho de 2014, exclusivamente via internet, no site da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda (www.consesp.com.br), empresa responsável pelo certame.

As provas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados, por meio de edital próprio, no site da organizadora, em jornal de grande circulação e afixado no local de costume da prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no portal pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Cristália - MG prorroga inscrições

A Prefeitura de Cristália, em Minas Gerais, por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros de 13 de junho de 2014, pág. 128, do dia 08 de julho de 2014, divulgou o 5º processo seletivo de prorrogação, destinado a selecionar pessoal que ocupem as vagas disponíveis em PSF e Programas do Governo  Federal.

As inscrições serão recebidas até o dia 16 de julho de 2014, das 8h às 17h, na Rua Pedreira, n° 525, Centro, Cristália/MG.

Outras informações no telefone (38) 3232-1121.

Concurso da Prefeitura de Osasco - SP: inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Osasco, no Estado de São Paulo, prorrogou as inscrições dos editais para realização do concurso público que se destina ao preenchimento de 3.215 vagas em quatro áreas da rede municipal (Administrativa, Educação, Saúde e Segurança). O certame está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas e há vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Cargos por edital

Edital 01/2014 - serão ocupadas 1.224 no setor Administrativo assim distribuídas: 90 vagas para os cargos de Analista de Recursos Humanos, Bibliotecário, Fiscal Tributário – 1ª Classe (especialidades), Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista (Nível Superior); 320 vagas para os cargos de Agente de Trânsito, Agente Fiscal – 1ª Classe, Atendente e Oficial Administrativo (Nível Médio Completo); 15 vagas para o cargo de Agente Funerário (Nível Médio Incompleto); 155 vagas para os cargos de Motorista de Transportes Leves, Motorista de Transportes Pesados e Motorista de Funerária (Nível Fundamental Completo); 644 vagas para os cargos de Ajudante Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Copa e Cozinha, Coveiro, Cozinheiro, Jardineiro, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor e Serralheiro (Nível Fundamental
Incompleto).

Edital 02/2014 - 1.018 vagas na Educação, sendo 250 para Professor de Educação Básica I (PEB I), 108 para Professor de Educação Básica II (PEB II), 440 para Professor de Desenvolvimento Infantil I (PDI I), 100 para Inspetor de Alunos e 120 vagas para Oficial de Escola.

Edital 03/2014 - 753 vagas na Saúde, sendo 95 para os cargos de Médico Diarista (diversas especialidades), 120 para Médico Plantonista (várias especialidades), 188 para Enfermeiro (especialidades), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional (Nível Superior), 300 vagas para o cargo de Técnico de Técnico de Enfermagem (Nível Médio) e 50 para o cargo de Motorista de Ambulância (Nível Fundamental).

Edital 04/2014 - serão preenchidas 220 vagas na Segurança, sendo 100 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Masculino), 50 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Feminino) (Nível Médio Completo), 70 vagas para os cargos de Vigia – 1ª Classe (Masculino) e Vigia – 1ª Classe (Feminino) e 10 vagas de Agente de Defesa Civil – 1ª Classe (Nível Fundamental Completo).
Os salários podem variar de R$ 767,42 a R$ 4.738,38.

Inscrições
Os interessados devem acessar a página da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco) até 15 de julho de 2014, mediante o pagamento de taxas de inscrição que variam de R$ 35 a R$ 60. Aqueles candidatos que se enquadrarem nos critérios de renda dispostos no edital, poderão solicitar isenção do pagamento dessa taxa.

Seleção
A seleção dos candidatos dar-se-á por meio de Prova Escrita Objetiva (todos) e demais fases, a depender do cargo pretendido (Prova Prática, Avaliação de Títulos, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Exame Médico Pré-Admissional).

As Provas Objetivas estão previstas para os dias 31 de agosto e 14 de setembro de 2014, a depender do cargo pretendido.

Confira as outras datas dos eventos e todos os detalhes do certame nos editais completos, acessíveis pelo link: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco.

Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis - RO abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, por meio do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia (08 de julho de 2014, pág. 1 a 7), publicou edital de processo seletivo nº 001/2014. O certame destina-se ao preenchimento de 55 vagas, sendo 26 imediatas e 29 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 6.100,00 em carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos: Zelador, Cozinheira, Odontólogo, Médico e Professor (Educação Física, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Historia e Series Iniciais).

As inscrições serão realizadas até o dia 11 de julho de 2014, no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis.

A seleção será constituída de prova objetiva e títulos.

Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição em envelopes devidamente identificados e entregues na Av. Afonso Pena, 3370, Centro, Alto Alegre dos Parecis – RO.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 20 de julho de 2014, das 08:00 às 11:00, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Educandário Paulo Freire, situada na Avenida Presidente Prudente, nº. 3802, Centro.

Os gabaritos serão divulgados a partir das 18 horas do 1º  dia útil após a realização da prova objetiva, no mural da Prefeitura, Câmara Municipal, e no site www.altoalegre.ro.gov.br.

A validade do processo seletivo será de 12 meses, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Palmares - PE abre 355 vagas em concurso

A Prefeitura de Palmares, no estado de Pernambuco, lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, extratos de editais para realização de concursos públicos que preencherão 355 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior para lotação na Prefeitura municipal e na Autarquia municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (AMDESTRAN) da cidade.

As inscrições deverão ser realizadas nos dias 24 de julho a 28 de agosto de 2014, pelo site www.ipad.com.br/palmaresamdestran2014 para os candidatos concorrentes aos cargos da Autarquia municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes; e pelo site www.ipad.com.br/concursopalmares2014 para os concorrentes aos cargos na Prefeitura.

Na Autarquia municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, são ofertadas 104 vagas nos cargos de Agente de Trânsito e Transporte , Arquivista, Assistente Técnico com especialidade, Assistente Técnico de Nível Superior, Assistente Técnico de Nível Médio, Engenheiro, Arquiteto e Guarda Municipal.

Já na Prefeitura municipal, são distribuídas 251 vagas para funções de Advogado, Assistente Social, Auditor de Controle interno, Auditor Fiscal, Nutricionista, Técnico de Nível Superior, Administrador, Psicólogo, Técnico em Nível Médio, Assistente Técnico de Cadastro, Assistente Técnico de Tributos, Assistente Técnico, Agente de Apoio Administrativo, Auxiliar Administrativo, Técnico de Informática, Arrecadador, Técnico em Edificações, Técnico Agrícola, Auxiliar de Saúde Bucal, Motorista, Técnico de Higiene Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Médico Auditor, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Vascular, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Ginecologista, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Obstetra, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico do Trabalho, Médico Traumatologista, Odontólogo PSF, Odontólogo CEO, Técnico Nível Superior (Auditor) e Terapeuta Ocupacional.

As provas serão realizadas em dia, hora e local a serem confirmados quando da divulgação dos editais no dia 24 de julho de 2014.