Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nanomedicamento que cura úlceras do pé diabético é patenteado

Barcelona, 12 nov (EFE). - Pesquisadores do Nanomol Group do Instituto de Ciência de Materiais de Barcelona (ICMAB) e do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba (CIGB) desenvolveram e patentearam um nanomedicamento para tratar as úlceras do pé diabético e que evitaria o risco de amputação
 
Conforme informou nesta quarta-feira o ICMAB, os pesquisadores descobriram que a integração de um fator de crescimento epidérmico (EGF) em um novo tipo de nanopartículas, denominadas 'Quatsomes', aumenta sua atividade regenerativa. A nanociência é baseada em elementos microscópicos.
 
Os 'Quatsomes' são nanopartículas similares aos lipossomas, mas com uma estabilidade superior a três anos e foram testados em animais e em tratamentos compassivos em humanos. Os remédios compassivos são os administrados em pacientes antes de o medicamento receber aprovação oficial para ser prescrito.
 
Além disso, os 'Quatsomes' têm a capacidade de encapsular tanto moléculas solúveis em água quanto insolúveis, adquirindo uma grande versatilidade em sua utilização como nanotransportador de moléculas farmaceuticamente ativas. Nos testes, os cientistas conseguiram cicatrizações completas das úlceras em apenas oito semanas.
 
Segundo o ICMAB, esta nova nanoformulação permite uma administração do remédio por via tópica (espalhado o medicamento na pele), não dolorosa ao paciente em comparação aos tratamentos atuais.
 
O novo remédio será comercializado pela empresa biotecnológica cubana Heber Biotec.
 
Efe / Terra

Pesquisadores identificam gene que reduz em 50% o risco de infarto

Uma pesquisa internacional, que contou com a participação identificou pela primeira vez um gene que, se for desativado, reduz em 50% o risco de infarto, o que abre as portas ao desenvolvimento de novos fármacos
 
Na pesquisa, liderada pelo consórcio internacional The Myocardial Infarction Genetics (MIGen), participaram 110 mil pacientes de diferentes países, nos quais foram identificadas pela primeira vez 15 mutações do gene NPC 1L1.
 
Os pesquisadores descobriram que a presença de qualquer destas mutações está associada a uma redução dos níveis de colesterol LDL ou "colestoral mau", além de proteger contra o risco de sofrer um infarto agudo do miocárdio.
 
Os resultados do estudo, que foram publicados hoje na revista "The New England Journal of Medicine", indicam que o gene NPC1L1 fabrica uma proteína de mesmo nome que se encarrega de absorver, no intestino, o colesterol que vem com os alimentos que ingerimos.
 
Segundo explicou Roberto Elosua, do Grupo de Pesquisa em epidemiologia e genética cardiovascular de um hospital de Barcelona, "o trabalho consistiu em buscar mutações que inativaram este gene, ou seja, que a proteína fabricada não seja ativada e portanto, seja absorvido menos colesterol no intestino, diminuindo o colesterol LDL que circula pelo sangue".
 
No estudo, os cientistas analisaram este gene em 21 mil pessoas (14 mil delas não tinham sofrido infarto e sete mil sim) e foram identificadas as 15 mutações mencionadas. Posteriormente, foram analisadas sua presença em cerca de 90 mil pessoas mais.
 
Estas mutações genéticas são pouco frequentes, e ocorrem em uma a cada 650 pessoas e de forma natural.
 
"As pessoas com alguma destas mutações apresentavam 12 mg/dL a menos de colesterol LDL se comparadas com as pessoas sem nenhuma mutação. A presença de alguma destas mutações foi associada a aproximadamente a metade do risco de sofrer um infarto do miocárdio", resumiu o pesquisador Jaume Marrugat.
 
Atualmente, existe um fármaco que é utilizado na prática clínica para reduzir os níveis de colesterol, o ezetimiba, que diminui a atividade da proteína NPC1L1 mas, até agora, nenhum estudo tinha demonstrado que também reduz o risco de sofrer infarto.
 
"Os resultados de nosso estudo sugerem que bloquear a proteína NCP1L1, como faz o fármaco ezetimiba, pode ser uma boa estratégia não só para reduzir o colesterol LDL, mas também para prevenir o infarto do miocárdio", disse Elosua.
 
"No entanto, a grande diferença que pode influenciar na efetividade do tratamento contra a mutação está no fato de que as mutações identificadas exercem sua ação desde o nascimento e ao longo de toda a vida, enquanto o fármaco é utilizado somente em caso de necessidade na idade adulta e, portanto, durante um período de tempo mais curto", acrescentou o investigador.
 
Desde uma perspectiva farmacêutica, é muito mais fácil desenvolver novos fármacos do que inativar um gene.
 
"O colesterol LDL é um dos fatores de risco mais importantes para sofrer um infarto do miocárdio.
 
Estima-se que neste ano 120 mil pessoas sofrerão com alguma doença coronária na Espanha, e os resultados abrem a porta a uma nova estratégia para a prevenção desta doença", concluiu Marrugat.
 
Efe / Terra

Pesquisa britânica promete pôr fim às tão temidas brocas dos dentistas

Sutterstock: Segundo os pesquisadores, a Remineralização
 Eletricamente Acelerada e Aumentada é capaz de fortalecer
 o dente, sem que seja necessária a utilização de brocas
Usando a eletricidade, nova técnica direciona minerais para dentro do dente e pode curar, sem brocas, cárie em processo inicial
 
As brocas são aqueles instrumentos compridos e metálicos, com o barulho de motorzinho, que todo dentista usa para fazer diferentes tratamentos dentários, como obturação, limpeza e tratamento de canal. “Quase tudo que precisamos fazer na odontologia precisa de algum tipo de broca. Posso dizer que elas são quase a extensão do corpo do dentista”, diz Renata Lira, cirurgião-dentista. 
 
Porém, para os cientistas da King’s College London, na Inglaterra, elas podem estar com os dias contados. Segundo eles, a eletricidade pode ser usada para fortalecer um dente “empurrando” minerais para dentro da camada do esmalte dentário. Isso se faz necessário porque, no dia-a-dia, o ácido, produzido pelas bactérias que processam o alimento na boca, facilita a perda desses minerais, o que pode causar a cárie. 
 
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores aplicaram um coquetel de minerais (cálcio e fosfato) na cavidade bucal e depois usaram uma corrente elétrica fraca para direcionar esses minerais para dentro do dente. Segundo os pesquisadores, a “Remineralização Eletricamente Acelerada e Aumentada” (nome em português desse procedimento) é capaz de fortalecer o dente, sem que seja necessária a utilização de brocas. 
 
Porém, para o professor titular do Departamento de Dentística da USP, Rubens Corte Real de Carvalho, ainda é cedo para comemorar o fim desses instrumentos. “Acredito que esta pesquisa ainda está no início e em andamento. Pelo que pude perceber não a vejo acabando de vez com as brocas, pois não acredito que essa técnica tratará todos os tipos de cárie, principalmente os mais severos”, diz o especialista. 
 
E Rubens está certo, segundo Nigel Pitts, um dos líderes da pesquisa, essa técnica poderá até substituir algumas obturações, mas não poderá tratar de “cáries em estágio final”. “Essa remineralização não vai formar dente ou fazê-los voltar a crescer, apenas vai permitir que não se progrida um processo inicial de cárie”, diz o professor. O pesquisador acredita que, dentro de três anos, a técnica estará disponível para todos os dentistas. Tanto que o pesquisador já criou uma empresa, a Reminova, justamente para transformar “uma tecnologia de demonstração em um produto comercial viável”. 
 
Terra

Psiquiatras e pediatras elaboram cartilha para antecipar diagnóstico de transtornos de comportamento na infância

Foto: Reprodução - Folder do congresso em dezembro: união de
 psiquiatras e pediatras em prol do diagnóstico precoce
Parceria pretende aumentar número de profissionais capacitados a identificar autismo e TDAH nos primeiros anos de vida da criança
 
RIO - Psiquiatras e pediatras estão começando a elaborar uma cartilha para médicos, com o objetivo de tornar cada vez mais precoce o diagnóstico de transtornos de comportamento como autismo e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância. O pontapé inicial foi dado em janeiro, com a assinatura de parceria entre as associações das duas especialidades. No mês que vem, o II Congresso e IX Simpósio Brasileiro de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que acontece dias 5 e 6 de dezembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rua Visconde de Silva, 52, Botafogo), pretende estreitar ainda mais esses laços.

TDAH: A doença pode ter diferentes visões e abordagens no mundo

 
— Temos 15 mil pediatras no Brasil e 300 psiquiatras da infância e adolescência. Se conseguirmos capacitar 10% dos pediatras, já teremos muito mais profissionais em comparação com o que temos hoje — calcula o psiquiatra Fábio Barbirato, coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia.

Distúrbios do sono em crianças

 
O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo, acredita que a detecção precoce, além de ajudar a acabar com o preconceito em relação aos doentes, ajudará os pediatras no dia a dia.

Conheça as principais características da TDAH em jovens

 
— Este é um sonho dos pediatras, que convivem com isso diariamente sem saber o que fazer — acredita. — Esta é uma forma de trabalhar com prevenção de saúde, já que será possível saber o que sinais como não dormir direito podem significar numa criança — exemplifica.

TDAH em adultos pode comprometer produtividade e levar a outros transtornos mentais

 
Com o objetivo de formar pediatras em psiquiatria da infância, ou fazer com que esses profissionais conheçam alguns marcadores que sinalizem os transtornos de comportamento, o congresso deve se tornar anual para atrair cada vez mais médicos. Este ano o evento tem uma grande novidade: um auditório exclusivo para pais e educadores tirarem suas dúvidas com os maiores profissionais do país durante os workshops que acontecerão na sexta-feira, dia 5 de dezembro. Serão várias palestras ao longo desse dia sobre diversos temas relacionados a TDAH e autismo, com abertura para perguntas.

Nos Estados Unidos, 11% dos estudantes têm transtorno de deficit de atenção

 
Inscrições pelo email simposiocomportamento@gmail.com ou pelos telefones (21) 2524-8872 e (21) 2533-0118 das 13h às 18h.
 
O Globo

Pesquisa sintetiza composto que pode retardar sintomas do Alzheimer

Terceiro / Agência O Globo: Sinais da doença ocorrem,
em parte, pois metais fisiológicos, aparecem, em grande quantidade,
ligados a proteínas situadas no cérebro
Estudo da PUC-Rio em parceria com instituto argentino promete gerar mais qualidade de vida aos pacientes da doença
 
Rio - Pesquisa realizada pelo Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio conseguiu comprovar que uma substância interfere na interação de biometais com a proteína beta-amiloide, a grande vilã do Alzheimer, o que pode retardar os sintomas e gerar mais qualidade de vida aos pacientes da doença.
 
A perda de memória recente, a dificuldade em realizar tarefas complexas previamente aprendidas e as alterações de humor e de personalidade acontecem, em parte, por que alguns metais fisiológicos (cobre, zinco e ferro), que circulam naturalmente pelo nosso corpo, aparecem, em grande quantidade, ligados a certas proteínas situadas no cérebro. Sem o acúmulo desses metais, é possível que a progressão seja retardada.
 
O professor Nicolás A. Rey, coordenador do LABSO-BIO/PUC-Rio, e o aluno de doutorado em Química, Leonardo Viana de Freitas estão à frente das pesquisas, feitas em colaboração com pesquisadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Rosario, na Argentina. De acordo com Rey, na primeira parte do estudo, realizada no país vizinho, uma proteína de pacientes de Alzheimer, a beta-amiloide, foi testada in vitro em uma técnica chamada ressonância magnética nuclear.
 
Inicialmente, explica Rey, o composto sintetizado não interagiu diretamente com a proteína. No entanto, quando o colocaram em contato com metais como cobre e zinco, ele se ligou à beta-amiloide. Assim, conseguiram retirar da proteína esses metais que são perigosos por vários fatores - como favorecer a agregação da beta amiloide, que formam as placas senis, em um dos processos-chave do Alzheimer.
 
- O objetivo é diminuir a quantidade desses metais na placa da proteína. Se não for possível dissolver a placa, o fato de retirar os metais com certeza vai diminuir os sintomas. Já é um bom começo - afirmou.
 
Em seguida, os pesquisadores realizaram estudos farmacológicos comparando o composto com outros que estão sendo desenvolvidos pelo mundo, e ele se mostrou extremamente promissor. Uma vantagem da pesquisa, segundo o professor, é que, por enquanto, ninguém havia usado a hidrazona (classe química do composto) para essa função. Esses testes mostraram, ainda, que a absorção do composto, “pelo menos na teoria”, deve ser “muito boa”, como aponta Rey.
 
- Ele tem a capacidade de ultrapassar a barreira hematoencefálica. Nem tudo que você bota no cérebro chega ao cérebro. Mas os nossos cálculos indicam que ele chega - disse, complementando que compararam o composto com mais de 3.300 fármacos e 500 outros compostos químicos cuja toxicidade já está bem estabelecida, e concluíram que o composto não é tóxico.
 
O próximo passo, após ter comprovado que o composto conseguia tirar metais da placa e que conseguia ser bem tolerado, foram os ensaios em animais, aprovados pelo Conselho de Ética da PUC-Rio. Os pesquisadores injetaram na barriga de ratos sem a doença neurodegenerativa uma quantidade extremamente elevada da substância, para saber o que aconteceria se o ser humano tomasse doses muito altas. Após a injeção, eles acompanharam os animais ao longo de 72 horas, procurando qualquer tipo de mudança, com o auxílio do departamento de Psicologia. Não foi observada nenhuma mudança no comportamento do grupo de controle, segundo o professor. Os animais continuaram se alimentando, bebendo água, nenhum morreu ou ficou doente.
 
- Observamos principalmente o cérebro, que é onde a doença age; o fígado, para ver se o composto era metabolizado lá; os rins, já que são os órgãos de excreção; e o coração, para ver a cardiotoxicidade. Realizamos estudos bioquímicos com esses órgãos - esclareceu Rey. - Dosamos o peptídeo glutationa, aminoácidos que servem como uma proteção de estresse oxidativo. Não houve mudança estatiscamente entre os animais tratados com o composto.
 
Ele ressalta, ainda, que a terapia não propõe a eliminação dos metais, mas a redistribuição, já que no Alzheimer o que se tem, basicamente, é que o cobre, o zinco e o ferro são mal distribuídos.
 
Traias atuais são "pobres"
Para o professor, atualmente as terapias para o Alzheimer são extremamente pobres, com inibidores e drogas antidepressivas - “basicamente um tratamento paliativo”.
 
- Se for virar um fármaco, até do ponto de vista econômico seria muito bom. A síntese é muito rápida, muito eficiente, não se joga fora muita coisa. É ambientalmente correto, o subprotudo é a água - afirma.
 
Apesar de os resultados serem animadores, o professor ressalta que ainda há um caminho a percorrer. Não há como seguir com os testes na universidade, já que em algum momento será necessário usar mamíferos superiores.
 
O artigo descrevendo a síntese desse composto foi publicado na revista “Spectrochimica Acta Part A – Molecular and Biomolecular Spectroscopy” e está sendo apresentado nesta quarta-feira no 1º Encontro PUC-Rio Sobre Envelhecimento e Doenças Neurodegenerativas, o “NeuroEnv 2014”.
 
Além disso, a pesquisa já gerou o pedido de patentes nacional e internacional, através da Agência de Inovação da PUC-Rio.
 
A próxima etapa será injetar a substância em ratos modelos da doença para observar se os resultados obtidos in vitro irão se repetir no cérebro do animal doente. Testes cognitivos e bioquímicos serão, então, realizados. A doutora Rachel Ann Hauser-Davis, pesquisadora colaboradora do LABSO-BIO, será a responsável pelo estudo.
 
- Teremos uma série de dados bioquímicos e cognitivos sobre o que está acontecendo no cérebro da cobaia. Se a remoção e redistribuição desses biometais forem confirmadas, o impacto será grande - explica a bióloga.
 
Os testes devem durar de seis meses a um ano e, tendo sucesso, a pesquisa poderá avançar para a fase de testes clínicos.
 
No mundo, há mais de 35,6 milhões de pacientes com mais de 60 anos que sofrem do Mal de Alzheimer e outras demências similares. Só no Brasil, estima-se 1,2 milhões de pessoas diagnosticadas com esta doença incurável.

O Globo

Senado aprova projeto que obriga indicação em rótulos de alimentos sobre presença de lactose

Proposta segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados
 
Brasília - A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei terminativo que determina que os rótulos dos alimentos que contêm lactose devem trazer a indicação da presença da substância. O projeto é de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e agora segue para a Câmara. Se aprovado por aquela Casa, as empresas terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas normas.
 
Bauer argumentou, em sua proposta, que a intolerância à lactose é determinada geneticamente e tem incidência variável de acordo com a etnia. Segundo um estudo que apresentou, essa realidade apresenta-se em menor escala entre os brancos europeus (3%), mas é mediamente elevada nos países do norte da África, América Central, Índia e Oriente Médio (50%) e muito elevada nos povos africanos, afro-caribenhos, sul americanos e nas populações do leste e sudeste asiático (90%). Entre os brasileiros, essa incidência atinge, segundo Bauer, entre 45% e 71% da população.
 
Bauer queria que o rótulo dos alimentos trouxesse o percentual de lactose de cada produto. No entanto, o relator Cícero Lucena (PSDB-PB) argumentou que isso seria de difícil execução e optou por simplificar. Caberá à regulamentação da lei estabelecer as normas.

O Globo

Saiba como cuidar da pele depois dos 50

Saiba como cuidar da pele depois dos 50 Alan Pedro/Agencia RBS
Alan Pedro/Agencia RBS
Exposição às radiações aumentam em 90% o envelhecimento cutâneo
 
Com a idade, a produção de estrógenos faz com a pele fique mais seca e mais delicada. É o que aponta o dermatologista Mauro Cunha Ramos. Depois dos 50, as causas de câncer de pele aumentam em função da exposição à radiação solar. Segundo o médico, há tratamento para todas as pessoas em qualquer idade, mas quanto mais tardio é a busca por cuidados, mais delicado é o tratamento.
 
– Nessa idade é mais comum ter alergias na pele também, por isso é preciso cuidar desde cedo o tipo de sabão e sabonete que serão usados. Quanto mais detergente esses produtos possuírem, maior é o risco de a pele reagir.
 
 
O médico aponta alguns cuidados com a pele para quem já passou dos 50:
 
1. Adeus, sol!
– As pessoas precisam compreender que tomar sol traz um prejuízo muito grande. O sol faz com a que a pele envelheça 90% mais rápido, sem falar aumento das chances de câncer de pele.
 
2. De duas em duas horas?
Ramos recomenda que houver exposição ao sol, que o filtro solar seja aplicado a cada duas horas. Quem não se expõe, fica mais em ambientes fechados, deve usar, pelo menos, duas vezes ao dia o protetor. Nunca usar fator menor do que 15.
 
3. Cremoso ou unguento?
Soluções unguentas são gordurosas. O dermatologista recomenda, principalmente para quem já tem mais de 50 anos, que os protetores sejam cremosos, com uma emulsão de óleo em água.
 
– Protetores cremosos com componentes de hidratação melhoram a aparência da pele com muita rapidez.
 
4. Colágeno é bom?
O colágeno é uma proteína que dá firmeza à pele, às cartilagens e para algumas estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos, como a ponta do nariz. Para Ramos, a ingestão direta de colágeno na dieta não tem o efeito esperado, de dar mais firmeza à pele depois que ela já sofreu danos causados pelo sol.
 
5. Comer faz bem pra pele
Água e vegetais crus são fundamentais para cuidar da pele em qualquer idade, mas devem ser prioridade depois dos 50.
 
– A fórmula é simples e os efeitos são rápidos: Filtro solar, roupas leves, boa alimentação, evitar o sol e hidratação são iguais a uma pele mais saudável e jovem.
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de Novo Horizonte - SC

Com intuito de contratar 12 profissionais em diversos cargos do seu quadro de efetivo permanente, a Prefeitura de Novo Horizonte, em Santa Catarina, publicou o edital de concurso público nº 01/2014. A remuneração é de até R$ 2.951,54 por jornada de 20 ou 40 horas semanais
 
Cargos
Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Saúde Pública, Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e Agente Administrativo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 10 de dezembro de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.construirconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (níveis fundamental e médio), R$ 120,00 (nível médio) e R$ 150,00 (nível superior). 
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 20 de dezembro de 2014, das 08h às 11h, no Centro Municipal de Educação CENHO, situado no Km 13 da SC 147, Centro, Município de Novo Horizonte – SC.
 
Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no mural oficial da Prefeitura de Novo Horizonte, em seu site oficial www.novohorizonte.sc.gov.br, bem como no site www.construirconcursos.com.br, a partir do dia 22 de dezembro de 2014.
 
Os candidatos concorrentes aos cargos de operador de máquinas e motorista serão avaliados através de prova prática, prevista para 20 de dezembro de 2014, com início às 13h00min, junto à Garagem de Máquinas utilizada pela Administração Municipal de Novo Horizonte, sita a SC 147, Km 13, Centro.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.
 
O edital foi publicado no site www.construirconcursos.com.br.

Concurso Prefeitura de São Sebastião - SP tem inscrições prorrogadas

O município de São Sebastião, no estado de São Paulo, publicou a 3ª re-ratificação do edital de concurso público n° 001/2014, que prevê o preenchimento de 23 vagas em cargos públicos que porventura sejam criados no quadro da Prefeitura Municipal enquanto vigorar o referido concurso público. Os salários variam de R$ 967,94 a R$ 6.719,40, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A empresa responsável pela organização e realização do certame será a SHDias Consultoria e Assessoria. Serão distribuídas 23 vagas nos seguintes cargos: agente de combate a endemias, técnico em raio-x, engenheiro, fisioterapeuta, inspetor fiscal de rendas, nutricionista, biólogo, terapeuta ocupacional e médico em diversas especialidades. As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.shdias.com.br, até as 24h de 20 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 70,00, a depender da função escolhida.

A realização da prova escrita foi adiada e está prevista para o dia 07 de dezembro de 2014 (domingo). O termo de convocação para a mesma contendo a data, o local e o horário de sua realização será publicado nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, a partir de 27 de novembro de 2014.

O gabarito preliminar, resultado preliminar, gabarito oficial e classificação final serão divulgados nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, em datas previstas a serem informadas no site da SHDias Consultoria e Assessoria.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por igual período.

Concurso Prefeitura de Taquari - RS

A Prefeitura de Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, através da Fundação La Salle, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é a contratação de 39 profissionais, além de formar cadastro de reservas para suprir futuras carências em cargos de níveis médio e superior. O salário previsto para os contratados vai de R$ 753,15 a R$ 5.676,30, em jornadas que vão de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar administrativo, instrutor de informática, arquiteto e urbanista, contador, engenheiro civil, médico ginecologista/obstetra e psiquiatra, professor em varias áreas e supervisor educacional.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2014, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível médio é de R$ 75,00 e cargos de nível superior é de R$ 100,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O concurso público terá validade pelo período de dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Taquari.

Processo seletivo Prefeitura de Presidente Prudente - SP

Terminará na próxima sexta feira, dia 14 de novembro de 2014, as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. O edital nº 06/2014 visa a admissão de oito médicos nas especialidades de clínico geral, ginecologista e psiquiatra.
 
Os aprovados farão jus ao salário de R$ 2.398,45 mais acréscimo de 65%, por jornada de 20 horas semanais.
 
Para concorrer a uma das vagas, os interessados terão que pagar a taxa de R$ 50,00 e efetuar inscrições na Secretaria de Saúde do Município, localizada na Avenida Washington Luiz nº 544, Centro.
 
Está prevista para o dia 23 de novembro de 2014 a aplicação de prova objetiva de conhecimentos específicos, com inicio às 8h, na Escola EMEF. Cel. José Soares Marcondes - BOSQUE, situada à Rua Capitão Walter Ribeiro, nº 232, Bairro do Bosque.
 
A classificação final dos candidatos aprovados será publicada em edital, a ser divulgado no site www.presidenteprudente.sp.gov.br e no mural de avisos da sede da Prefeitura.
 
A contratação poderá ser feita dentro do período de um ano. Ao término deste prazo, havendo ainda aprovados não convocados e sendo de interesse do Município, o concurso poderá ser prorrogado uma única vez.

Prefeitura de São Pedro de Alcântara-SC abre processo seletivo

Concurseiros catarinenses interessados já podem se inscrever para o processo seletivo da Prefeitura de São Pedro de Alcântara. O concurso, que será organizado pela empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda, oferece 2 vagas mais cadastro reserva com salários de até R$ 9.794,68.
 
Cargos
Trabalhador Braçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquina, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Professor, Enfermeiro e Médico.
 
Inscrição
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever até o dia 18 de novembro de 2014, das 07h às 12h (segunda a sexta-feira), nas dependências da Prefeitura Municipal, Praça Leopoldo Francisco Kretzer, no Centro da cidade de São Pedro de Alcântara. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Apresentar os documentos originais RG e CPF e fotocópia dos mesmos (RG e CPF);
  • Apresentar fotocópia do comprovante de residência;
  • Apresentar fotocópia autenticada do curso de Capacitação em Sala de Vacina e BCG (no ato da inscrição) para o cargo de Agente de Vigilância Epidemiológica;
  • Apresentar fotocópia autenticada de cursos de aperfeiçoamentos, realizados nos últimos 03 (três) anos, para os cargos da área da Educação/Magistério – para Provas de Títulos;
Efetuar no ato da inscrição o pagamento da taxa de inscrição.

Concurso UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou edital de concurso público nº 299/2014, destinado ao provimento de 74 vagas para docentes nas categorias de Adjunto e Assistente. A remuneração total varia de R$ 2.305,52 a R$ 8.717,64, de acordo com a jornada, que pode ser de 20 horas ou em regime de dedicação exclusiva.

Os aprovados irão lecionar em diversas áreas de conhecimentos, nos campi de Blumenau, Curitibanos, Joinville  e Florianópolis.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 01 de dezembro de 2014, por meio do site www.segesp.ufsc.br. As taxas vão de R$ 48,00 a R$ 201,00. É importante lembrar que os pedidos de participação devem ser efetuados até às 20h do último dia do prazo.

Os inscritos serão avaliados mediante Provas de Títulos; Didática; Apresentação Oral; Análise e Arguição do Projeto de Atividades Acadêmicas e Memorial Descritivo; e Exame de Títulos no formato da Plataforma Lattes.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do Chefe de Departamento de Ensino ou Diretor do Campus ao qual se vincula o concurso.

Prefeitura de Taquari - RS realiza concurso publico

A Prefeitura de Taquari, interior do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 02/2014, visando preencher 29 vagas mais cadastro de reservas, de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 11.350,45, e a carga horária a ser desempenhada varia de 22 até 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de operador de máquina rodoviária, auxiliar de pré-escola, fiscal de obras e posturas, fiscal de tributos, secretario de escola, auxiliar de saúde bucal, técnico de informática, técnico de enfermagem, orientador educacional, professor de anos inicias, agente comunitária de saúde e médico clínico geral.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2014, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 50,00, cargos de nível médio R$ 75,00, e nível superior R$ 100,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a ser divulgado antecipadamente.
 
O concurso público, que será executado pela Fundação La Salle, terá validade pelo período de 02 anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Taquari.

Concurso Prefeitura de Sulina (PR) (II)

A Prefeitura de Sulina, no estado do Paraná, através do Instituto Saber, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é preencher vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 727,98 a R$ 8.000,00, em carga horária de até 44 horas semanais.
 
São previstas 70 vagas distribuídas entre os cargos de auxiliar administrativo I, auxiliar de serviços gerais I, contador, eletricista, engenheiro civil, jardineiro, medico varias áreas, fisioterapeuta, motorista, operador de máquina, entre outros.
 
Será reservado o percentual de 5% do total das vagas oferecidas, aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 12 de novembro a 01 de dezembro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 40,00, nível médio R$ 80,00 e nível superior R$ 120,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público terá validade pelo período de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Sulina - PR promove concurso público

A Prefeitura de Sulina, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 001.002/2014, que estabelece normas para o concurso público nº 002/2014, destinado ao cadastro de reservas, de candidatos de ensino fundamental. O salário previsto para os contratados é de R$ 728,02, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 12 de novembro a 01 de dezembro de 2014, através do site www.saber.srv.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público terá validade pelo período de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Ariranha - SP

A Prefeitura de Ariranha, Estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de preencher 31 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.412,30 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

A Organização, a aplicação e a correção do Concurso Público serão de responsabilidade da QUÂNTICO – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos.
 
As vagas são para os empregos de condutor socorrista, agente comunitário de saúde, escriturário administrativo, fiscal de tributos, técnico de enfermagem, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, paramédico (psicólogo), paramédico (fonoaudiólogo) e paramédico (fisioterapeuta).

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 22h00min do dia 23 de novembro de 2014, no site www.quanticoconcursos.com.br. A inscrição será formalizada mediante pagamento do boleto bancário até o dia 24 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 65,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, às 9h em local a ser divulgado através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.ariranha.sp.gov.br e no saguão da Prefeitura Municipal de Ariranha.

Já a prova prática (2ª Fase) será realizada dia 14 de dezembro de 2014, às 14h em local e horário a ser divulgado durante a primeira hora da prova objetiva. O gabarito da prova objetiva será publicado nos sites www.quanticoconcursos.com.br, www.ariranha.sp.gov.br, em Jornal de Circulação Local e no saguão da Prefeitura Municipal de Ariranha no dia 16 de dezembro de 2014.

A classificação geral será publicada no dia 05 de janeiro de 2015 através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.ariranha.sp.gov.br, em Jornal de Circulação Local e no saguão da Prefeitura Municipal de Ariranha.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ariranha.

Prefeitura de São Francisco do Sul - SC abre processo seletivo

Foi divulgado o edital de processo seletivo n° 014/2014 da Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina. O certame é voltado ao provimento de uma vaga temporária de Técnico de Enfermagem, para atuar, durante um ano, em jornada de 40 horas semanais. A função garante remuneração de R$ 1.318,95 mais adicional por insalubridade no valor de R$ 263,79.

A inscrição será realizada até o dia 17 de novembro de 2014, diretamente na sede da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, localizada na Praça Dr. Getúlio Vargas, nº 01, Centro, das 8h às 14h.

Todos os inscritos passarão por avaliação de tempo de serviço e de títulos, conforme detalhado no certame. A classificação será publicada no site www.saofranciscodosul.sc.gov.br e no mural da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, a partir do dia 19 de novembro de 2014.

Este processo seletivo terá validade de um ano.

Prefeitura de Campo Grande - MS divulga edital de processo seletivo

Findarão na próxima quinta-feira, dia 13 de novembro de 2014, as inscrições do processo seletivo ao qual se refere o edital nº 160/2014, da Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
 
São oferecidas 25 vagas para médicos pediatras, com jornadas de 18, 24 ou 36 horas semanais e remunerações correspondentes ao estabelecido para a referência 15/A na tabela de vencimentos dos servidores municipais do quadro de pessoal da Prefeitura, de acordo com a carga horária exercida.
 
A convocação terá duração de seis meses, mas poderá haver reconvocação, segundo conveniência administrativa.
 
Os interessados terão que se inscrever através do endereço eletrônico: www.sesau.capital.ms.gov.br/convocacaomedica.
 
A seleção será realizada mediante análise curricular e experiência comprovada.
 
O resultado do seletivo será publicado no Diário Oficial do Município (DIOGRANDE).
 
O processo seletivo será válido por seis meses, a contar da data de homologação do resultado final e convocação publicada na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde Pública.

Concurso Prefeitura de Serra Alta - SC

A Prefeitura de Serra Alta, no estado de Santa Catarina, publicou o edital de concurso público nº 002/2014, para preenchimento de vagas do quadro de pessoal do Poder Público Municipal. O concurso, a ser executado pela empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli – EPP (ASSCON-PP), oferece 24 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 10.416,34 mais incorporação de R$ 71,80 e R$ 143,60, por jornada de 20 e 40 horas semanais de trabalho.
 
As chances são para os cargos de Agente Educativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico ESF, Motorista, Operador de Máquinas, Professor (Artes, Educação Física, Educação Infantil e Séries Iniciais), Psicólogo, Servente de Escola e Tesoureiro.
 
São reservadas às pessoas portadoras de deficiência 5% das vagas oferecidas ou das que vierem a surgir no prazo de validade do concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência da qual são portadoras.
 
As inscrições estarão abertas do dia 17 de novembro a 18 de dezembro de 2014, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br.
 
Os valores para inscrição são os seguintes:
  1. R$ 30,00 para os candidatos aos cargos que exijam alfabetização e ensino fundamental (séries iniciais) ou ensino fundamental completo;
  2. R$ 50,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino médio completo;
  3. R$ 80,00 para os candidatos aos cargos que exijam nível médio (magistério) ou ensino superior completo.
O concurso constará de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
As provas serão realizadas na data provável de 18 de janeiro de 2015 nos seguintes horários e locais:
 
Prova escrita: com início às 8h30min e término às 11h30min (horário oficial de Brasília, DF), no Centro Municipal de Educação, situado na Rua Sete de Setembro, 530, Centro, Serra Alta, SC;

Prova de títulos: com início às 14h30min e término previsto às 17h30min (horário oficial de Brasília, DF), no Centro Municipal de Educação, situado na Rua Sete de Setembro, 530, Centro, Serra Alta, SC, devendo o candidato comparecer no local acompanhado dos originais e cópias dos títulos que possui;

Prova prática: com início às 14h30min e término previsto às 17h30min (horário oficial de Brasília, DF), na garagem de DNR, situada na Rua Duque de Caxias, Centro, Serra Alta, SC.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será disponibilizado a partir do dia 19 de janeiro de 2015, nos sites www.assconpp.com.br e www.serraalta.sc.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data do edital de homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, a critério do Município de Serra Alta, SC, devendo a prorrogação ser publicada em jornal de circulação local antes de expirado o prazo original.

Prefeitura de Jundiaí - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Jundiaí, estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo nº 395/2014, com o objetivo de contratar 14 profissionais de nível superior. O salário previsto para os efetivados nos cargos pode chegar até R$ 9.183,11, em jornadas que varia de 12 a 36 horas semanal.
 
As chances são para veterinário e médico, nas seguintes especialidades: clínico geral, cardiologista pediátrico, cirurgião pediátrico, cirurgião plástico, ginecologista/obstetra, nefrologista, pediatra, pediatra neonatologista, pneumologista pediátrico e proctologista.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro de 2014, através do site www.ibamsp-concursos.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 83,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e de títulos, estando a primeira prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a ser divulgado antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM,  terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso SESAM em Carmópolis de Minas - MG

Destinado a contratar 17 profissionais de níveis fundamental e médio de ensino, em Carmópolis de Minas, O Serviço de Saneamento Ambiental Municipal (SESAM), de Minas Gerais, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público.
 
Sob a organização da Empresa Exame Auditores e Consultores serão admitidos auxiliar administrativo, auxiliar de serviços, fiscal, motorista, operador de máquinas pesadas, operador de estação de tratamento de água e operador de estação de tratamento de esgoto A remuneração varia de R$724,00 a R$ 1.175,17, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas do dia 15 de janeiro ao dia 15 de fevereiro de 2015, através do endereço eletrônico: www.exameconsultores.com.br. Quem não possuir acesso à internet, poderá efetuar inscrição na sede do SESAM, de segunda a sexta feira, das 7h30 às 11h30 ou das 13h00 às 17h00. com taxas de R$ 36,00 a R$ 59,00, de acordo com o cargo pleiteado.
 
Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, redação e prova prática na data prevista de 15 de março de 2015, em local, e horário a serem informados a partir do dia 9 de março de 2015.
 
O gabarito está programado para ser disponibilizado a partir das 14h00 do dia 17 de março de 2015. Estima-se que o resultado final será publicado até o dia 10 de abril de 2015.
 
As informações relativas ao concurso serão transmitidas via endereços eletrônicos: www.sesamcarmopolis.com.brwww.exameconsultores.com.br e http://portaltransparencia.carmopolisdeminas.mg.gov.br e também por mídia impressa "Diário Oficial do Estado", "Jornal Minas Gerais" e no jornal "O Tempo".
 
O concurso será válido por dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato da Diretoria do SESAM. 

Prefeitura de Coronel Sapucaia - MS abre processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Mato Grosso do Sul . A Prefeitura de Coronel Sapucaia divulgou edital Nº. 018/2014 de processo seletivo oferecendo 5 vagas para Médico, com vencimento de até R$ 10.000,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
A inscrição deverá ser realizada nas dependências do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Coronel Sapucaia, localizada na Avenida Abilio Espindola Sobrinho, nº 570 – Jardim Seriema, CEP 79995-000, das 07:00 hrs às 13:00 hrs entre os dias 12 e 21 de novembro de 2014. Podendo esta ser enviada via correio ou através do e-mail administracao@coronelsapucaia.ms.gov.br.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar: 
  • Fotocópia da cédula de identidade;
  • Fotocópia do cartão de cadastro de pessoa física – C.P.F.(M.F.);
A seleção será feita através de análise curricular e entrevista oral.
 
A entrevista oral será realizada provavelmente do dia 24 a 26 de novembro de 2014, em local e horário que serão oportunamente divulgados através de edital.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contados a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por até igual período, a critério da Administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, edição de 12 de novembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Inhangapi - PA

A Prefeitura de Inhangapi, no estado do Pará, por meio da empresa Instituto Vicente Nelson, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 118 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 1.044,22, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As funções são para os cargos de Motorista de Veículos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Laboratório, Agente Administrativo, Agente de Vigilância em Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e demais cargos.
 
Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 24 de novembro a 22 de dezembro de 2014.
 
Taxas
- Nível Superior R$ 90,00;
- Nível Médio R$ 70,00;
- Nível Fundamental Completo/Incompleto R$ 50,00.
 
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Inhangapi, Estado do Pará, na data prevista de 08 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar sairá na data provável de 08 de março de 2014.
 
Os resultados desta etapa serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br, na sede da Organizadora bem como em mural na Prefeitura Municipal de Inhangapi.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de Ibiraçu - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Ibiraçu, no Espírito Santo, abre inscrições para o processo seletivo nº 009/2014. A seleção é destinada à contratação temporária e a formação de cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.208,56.
 
Fica reservado 5 % das vagas aos candidatos com deficiência habilitados, desde que compatíveis às atribuições da função, de acordo com a Constituição Federal.
 
Cargos: recepcionista, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal, motorista de ambulância/veículo leve, servente, odontólogo, enfermeiro e médico.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro de 2014, das 8h às 11h e das 12h às 15h, no Complexo Cultural Roque Peruch, localizada na Av. Cond’Eu, s/n - Centro – Ibiraçu/ES.
 
Documentação necessária para inscrição:
Cópia de documento com foto, podendo ser Carteira de Identidade OU cópia da Carteira de Trabalho – CTPS ou cópia CNH;

Cópia do DIPLOMA, HISTÓRICO ESCOLAR ou DECLARAÇÃO, que comprove a escolaridade mínima exigida ou registro profissional;

Cópia dos comprovantes de participação e conclusão dos demais cursos exigidos como pré-requisitos do presente Edital, quando o cargo assim o exigir;

Cópia da Carteira Funcional, certidão ou qualquer outro comprovante de Registro no Conselho de Classe, quando for o caso;

Comprovante de exercício profissional, exceto estágio e trabalho voluntário, indicando cargo ou funções que desempenhou, para fins de comprovação do pré-requisito e pontuação (cópia);
 

Documentos de titulação na área – Certificado ou Diploma, (cópia);

A documentação de escolaridade expedida por órgãos estrangeiros só terá validade quando for revalidada pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC (original e cópia);
 
O processo seletivo será realizado em etapa única, que consistirá em prova de títulos, de caráter classificatório.
 
A listagem de candidatos classificados com o resultado preliminar será divulgada a partir das 12h do dia 25 de novembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.ibiracu.es.gov.br. Já o resultado final está previsto para ser divulgado a partir das 12h do dia 28 de novembro de 2014, nos locais descritos anteriormente.
 
O edital encontra-se publicado no site www.ibiracu.es.gov.br.

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Ipiranga do Norte, no estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo n° 009/2014, com a finalidade de ocupar duas vagas para o cargo de Enfermeiro (nível superior) com salário de R$ 4.181,54 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 17 de novembro de 2014, no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte, MT.
 
Não haverá nenhuma forma de recolhimento de taxa de inscrição e o candidato, antes da inscrição, deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste processo seletivo.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, das 08h00min às 11h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte, MT.

Processo seletivo UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, lançou por meio do Diário Oficial da União, o edital de n. 103/2014 para realização de processo seletivo que preencherá, por tempo determinado, 24 vagas de professor substituto. A função exige graduação na área de atuação, além de titulação em nível de mestrado ou doutorado e tem salário de até R$ 4.699,21.
 
As oportunidades são para as áreas de Microbiologia Agrícola, Zoologia Geral, Microbiologia Veterinária, Toxicologia Veterinária e Clínica Médica de Grandes Animais, Epidemiologia Veterinária, Direito Civil e Prática Jurídica, Direito Processual Civil e Prática Jurídica, Conservação do Solo e Água/ Química do Solo, Ciência e Tecnologia da Madeira, Silvicultura - Restauração de Ecossistemas Florestais, Conservação da Natureza, Doenças Fúngicas de Plantas e Controle Biológico de Doenças de Plantas, Estatística, Matemática, Fonética e Fonologia do Português, Sociolinguística e Ensino de Língua Portuguesa, Produção e Tecnologia de Sementes, Agricultura Geral, Olericultura, Tecnologia de Pós-Colheita em Sementes, Administração Geral, Sociologia Aplicada a Administração e Gestão De Cooperativas, Estudos Organizacionais, Engenharia Ambiental e Sanitária - Saneamento Ambiental e Entomologia Geral e Controle Biológico de Pragas.

As inscrições serão realizadas somente via internet e deverão ser efetuadas através do site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir das 9 horas do dia 17 de novembro às 18 horas do dia 24 de novembro de 2014 (horário oficial de Brasília). A taxa é de R$ 100,00.

O processo seletivo constará de prova didática e prova de títulos (que constará da apreciação do currículo comprovado (cópias simples) do candidato, entregue à Banca Examinadora na data e hora marcada para o sorteio do tema da prova didática).

As provas serão realizadas no Campus da UFLA, a partir de 3 de dezembro de 2014. Os dias, horários e locais de realização das provas serão divulgados oficialmente, no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir de 21 de novembro de 2014. A PRGDP não se responsabiliza por outras formas de publicação e/ou informação destes dados.

A validade da seleção será de 01 ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Anvisa aprova registro de novo medicamento para tuberculose

A Anvisa aprovou, nesta quinta-feira (13/11), o registro de uma nova associação de fármacos para o tratamento da tuberculose no país
 
O novo medicamento traz a combinação de rifampicina+isoniazida+pirazinamida+etambutol e é indicado para tuberculose pulmonar e extra pulmonar, na fase inicial intensiva do tratamento,
 
O esquema básico com quatro substâncias favorece a maior adesão ao tratamento por parte do pacientes. A combinação também evita o aumento da multirresistência da doença e possibilita maior conforto ao paciente, devido à redução do número de comprimidos a serem ingeridos por dia. O registro do novo medicamento é resultante de uma parceria público privado entre os laboratórios Farmanguinhos e Lupin Limited.
 
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, sendo uma enfermidade curável. Anualmente, são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
 
O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

7 redes sociais de saúde que você precisa conhecer!

Em artigo, fundador da rede social Cidadão Saúde, Istvan Camargo, elenca as principais comunidades digitais do setor
 
Por Istvan Camargo*
 
Poucas pessoas conhecem um problema tão bem quanto quem convive com ele de forma mais intensa. O setor de saúde sempre foi um grande conhecedor dessa lógica e vem daí o hábito de profissionais das mais diversas especialidades médicas formarem grupos de pacientes crônicos para entender melhor suas reações a novas terapias. 

O que não se imaginava há pouco tempo, entretanto, era que o boom das redes sociais fosse ampliar essa prática de forma tão inusitada. Dentre as tantas inovações surgidas na frenética revolução digital desse começo de século, destaca-se uma nova geração de redes sociais de saúde criadas para permitir que pacientes do mundo todo se reúnam à distância para trocar experiências a respeito de seus sintomas, tratamentos médicos e medicações, obtendo de forma direta e virtual insights que possam ajuda-los a entender melhor o caminho para sua recuperação.

Por isso quero estrear aqui no
Saúde Business 365 apresentando algumas redes das quais gosto muito e que uso como constante fonte de inspiração em meus projetos. Vamos a ela!

1) PatientsLikeMe: Nenhuma short list sobre o tema estará completa sem citar o PLM. Trata-se de uma referência. O que poucos sabem é que bem antes de começar o projeto da rede social, os irmãos Jamie e Ben Heywood haviam criado um centro de pesquisa em sua própria casa para tentar descobrir uma cura para a grave doença de seu irmão mais novo a partir de experimentos independentes feitos de forma marginal ao FDA. A rede nasceu como uma extensão dessa idéia. Jamie, um amigo que fiz também numa rede social, gosta de se referir a isso como “hacking medicine”. Hoje prestam serviços para laboratórios multinacionais como Merck e Pfizer.

2) CureTogheter: Tem o propósito de exibir rankings de terapias seguidas por grupos de pacientes das mais diversas doenças para que possam conhecer melhores alternativas de cura – daí o nome do site. Com a recente aquisição da rede pela empresa 23andMe o resultado dos testes genéticos realizados pelos usuários (que são opcionais) estarão sendo utilizados para melhorar ainda mais os insights produzidos nas comunidades.

3) Genomera: Outra rede que segue na linha da pesquisa, o Genomera permite que pessoas leigas possam criar seus próprios estudos sobre saúde de forma rápida e direta – sem a necessidade de nenhuma burocracia. Avança na direção da citizen science e foi acelerada pela prestigiada Rock Health, de São Francisco.

4) Inspire: As associações de pacientes estão cada vez mais atentas ao ativismo de pacientes na internet através de blogues e outras ferramentas sociais. Para ajudá-las a manterem-se próximas dessa nova geração, os chamados e-patients, é que a Inspire foi criada. Hoje abriga mais de 70 Patient Advocacies de todos os EUA.

5) Webtribes: Quem trabalha com assistência médica sabe que as doenças da mente são um problema crescente de saúde pública. Trata-se de um verdadeiro tsunami nesse começo de século. A Webtribes foi criada para aproximar pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar dentre outras e que querem dividir seus sentimentos com quem enfrenta os mesmos problemas.

6) Caregiver Space: nem só os pacientes utilizam rede sociais de saúde. Estudos comprovam que os familiares e cuidadores são tão assíduos na busca de apoio quanto as pessoas sob seus cuidados. Por isso existem redes como a Caregiver Space, que ajudam cuidadores a encontrar dicas práticas e também apoio emocional para poderem enfrentar sua rotina com confiança.

7) MyHealthTeam: Apenas quem tem uma pessoa que exige cuidados especiais sabe como pequenas atividades da vida comum podem se tornar grandes transtornos para pacientes, parentes e cuidadores. Como encontrar uma escola ideal para seu filho autista? Qual o melhor hotel para levar um parente que sofre de Esclerose Múltipla? As redes MyHealthTeam permitem que as próprias pessoas que enfrentam esses problemas possam se apoiar na busca pelas respostas.
No começo era comum escutarmos os ecos que os efeitos dessa democratização de conhecimento causou junto a médicos mais tradicionalistas, que ficaram preocupados com as consequências que essa forma de empoderamento poderia causar nas atitudes de seus pacientes e no relacionamento entre eles e seus terapeutas durante a realização de uma consulta.

Hoje notamos uma aproximação lenta e gradual entre essa nova tendência e tradicionais organizações de saúde. Queiram ou não, o próprio tempo se encarrega de incluir em nossas vidas soluções baseadas no avanço da tecnologia – e com elas novos desafios. Estamos apenas começando a desvendar esse novo horizonte.
 
*Fundador e CEO da rede social Cidadão Saúde, criada para que empresas de saúde possam interagir com seus grupos de pacientes crônicos através da internet. Atuou como Digital Head Officer para algumas das maiores empresas de saúde do país. Articulista e palestrante. É co-fundador do Start Up Saúde Brasil
 
Saúde Web

Prefeitura de SP anuncia novo modelo contratual para OSS

Prefeitura de SP anuncia novo modelo contratual para OSSEditais de chamamento das organizações sociais seguirão novas diretrizes. Segundo prefeito da cidade, ideia é dar maior transparência e eficiência às parcerias, que recebem R$ 1,5 bi ao ano
 
Os contratos celebrados entre a prefeitura de São Paulo e as Organizações Sociais de Saúde (OSS) para administração de unidades de saúde na cidade serão refeitos sob novas regras e com metas mais objetivas, anunciou a administração municipal nesta terça-feira (11). A partir da próxima semana, editais de chamamentos serão publicados para a contratação dessas parceiras.

Segundo a prefeitura, os editais seguirão uma diretriz de padronização dos contratos de gestão. A ideia dar mais transparência à fiscalização dos recursos públicos repassados e maior eficiência aos contratos firmados.

Entre as principais mudanças estão a gestão e a regulação 100% vinculada à secretaria de saúde, e a presença de uma Organização Social por bairro, ou território. Além disso, será exigida uma equipe mínima de profissionais por unidade baseado no estabelecido em contrato, além de seleção pública dos funcionários - que inclui, entre outras medidas, a publicação do cargo, do salário e do perfil almejado.

Durante o anúncio da medida, o prefeito Fernando Haddad disse que ficarão estabelecidos assim responsáveis pela saúde pública de cada região. Hoje, disse, “quatro, cinco OSS [estão] atuando no mesmo território”.

De acordo com as novas diretrizes, a gestão da saúde no município se dará por meio de territórios. No total, serão 18 em toda a cidade. Por cada um deles responderá uma OSS. A ideia da prefeitura é criar condições para comparar as atuações das diferentes organizações e fixar “um padrão de excelência”, baseado nas avaliações dos próprios usuários.

Atualmente, segundo a própria prefeitura, 279 unidades de saúde estão sob gestão de 11 OSS na cidade. Por ano, elas recebem repasse de R$ 1,5 bilhão.

Serão criadas 16 comissões técnicas de avaliação, uma para cada território – dois dos 18 territórios, de Parelheiros e de Capela do Socorro, já tiveram contratos firmados sob o novo modelo de trabalho com a OSS Associação Social Saúde da Família (ASF).
 
Saúde Web

Tecnologia deve melhorar a experiência dos pacientes

Embora coletar dados seja importante, ideia é não impedir a conexão entre pacientes e prestadores de serviços de saúde
 
Quando um paciente – vamos chamá-lo de Jake – está sentado em uma maca de exame, esperando pelo médico, a mais recente tecnologia é a última coisa em sua mente.

Jake provavelmente está preocupado com seu sintoma (dor no joelho), esperando ser ouvido e por uma resposta que o faça se sentir melhor. Ultimamente, no entanto, as inovações em saúde parecem estreitamente focadas em tentar solucionar os mesmos problemas – como garantir que se coletem todos os dados de um paciente em um registro eletrônico de saúde ou implementar uma tecnologia de identificação inteligente que rastreie pacientes de hospitais. São todos avanços importantes de tecnologia para melhorar os serviços de saúde, mas eles não lidam com as preocupações imediatas dos pacientes.

Eu tenho a sorte de estar em uma posição que me permite conhecer centenas de empreendedores todos os anos e suas inovadoras tecnologias de saúde. Quando há um encaixe perfeito, a Dignity Health investe ou testa a nova tecnologia em um de nossos 390 centros de tratamento. Se produzir resultados, podemos lançar a tecnologia por todo o sistema. Aqui estão alguns conceitos que recentemente me chamaram a atenção, já que eles lidam com as queixas fundamentais dos usuários de serviços de saúde.

Pacientes têm a vida atribulada. Como podemos tornar os serviços de saúde mais convenientes para eles?
Nosso paciente Jake não está preocupado apenas com seu joelho nesta semana. Ele também tem uma apresentação importante no trabalho, a feira de ciências da filha e precisa levar o carro para a oficina.

Assim como as inovações podem nos ajudar a solucionar problemas e melhorar os serviços de saúde, provedores e sistemas devem considerar formas de facilitar o acesso aos tratamentos. Vemos muitos esforços focarem na facilitação de um segmento da saúde, como o Oscar Health para seguro ou One Medical para primeiros cuidados. Porém, o ambiente de saúde está pronto para estratégias que assumam uma perspectiva sistemática.

Empreendedores devem compreender que uma experiência ótima em um ponto do tratamento contínuo pode ser, frequentemente, ofuscada por experiências não tão ótimas ao longo do processo. Por exemplo, é muito prático que Jake possa marcar uma consulta com seu médico usando seu smartphone, mas o mesmo não deveria também ser válido para o MRI, exames de laboratório e consulta com especialista?

Quando pacientes como Jake tiverem formas mais convenientes de acessar o tratamento por todo o cuidado contínuo, eles terão mais poder sobre suas próprias experiências de saúde.

Ei, doutor, está me ouvindo?
Todos nós compreendemos a importância de manter registros eletrônicos de saúde, para armazenar e organizar, de forma conveniente, as informações clínicas de cada paciente.

Enquanto as informações armazenadas em EHRs são críticas para o trabalho dos médicos e outros cuidadores, o ato de popularizar o registro pode, na verdade, prejudicar a qualidade das consultas. O tempo que Jake passa com seu médico não deveria ser gasto competindo com uma tela pela atenção do médico.

Entram tecnologias como o Augmedix – um aplicativo para Google Glass que permite que o médico olhe e interaja com o paciente enquanto as informações médicas das consultas são lançadas no registro médico.

Os pacientes expostos a essas tecnologias relatam uma melhor experiência e uma conexão mais forte com o médico. Além disso, com a ajuda de tecnologias que colocam o paciente de volta ao centro dos atendimentos, os médicos são capazes de reduzir o tempo gasto com anotações e voltar às raízes de como foram treinados para praticar medicina.

Todos os envolvidos saem ganhando.

Como serão meus cuidados quando eu deixar o hospital?
Tecnologias únicas estão transformando o aspecto de cuidados agudos. Mas, o que acontece depois que o paciente deixa o hospital também é importante. Enquanto o aprimoramento das consultas é de suma importância para os pacientes, a forma como o tratamento é mantido e continuado deve ser um ponto importante de consideração por parte dos prestadores de serviços de saúde.

Eu observei alguns avanços interessantes em terapias baseadas em software que podem ajudar Jake a manter sua saúde. Por exemplo, tecnologias de gaming como as desenvolvidas pela Reflexin Health, podem ajudar a garantir que Jake complete o tratamento fisioterápico. Além disso, ferramentas de redes sociais, como a Omada Health, que focam em cuidados pré-diabetes, podem ajudar Jake a lidar com problemas de peso, que podem ter iniciado seu problema no joelho.

Quando empreendedores mudam de perspectiva e olham para a saúde pelo lado do paciente, oportunidades de oferecer mudanças reais, duradouras e significativas vêm à tona. Isso implica em olhar para a experiência do paciente por todos os ângulos, desde o momento em que o paciente busca tratamento até o momento em que o problema foi tratado e sua saúde é restaurada. Empresas de tecnologia estão ajudando provedores de serviços de saúde a repensar e redesenhar a experiência do paciente, tornando o atendimento mais conveniente, mais eficiente e mais barato. 
 
Eles também querem alinhar processos para ajudar provedores a serem mais presentes, atenciosos e compassivos. Para pacientes como Jake, ter uma melhor experiência como paciente torna a esperança por uma saúde melhor, uma realidade mais alcançável. 
 
Saúde Web