Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Crianças de menor renda têm menos acesso a produtos nutritivos, diz estudo

A alimentação das nossas crianças está cada vez mais doce e com maior densidade energética, substituindo alimentos ricos em fibras por versões processadas.
 
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina compararam esses atuais hábitos alimentares e o comportamento de consumo de crianças de uma escola pública e de uma escola particular e relacionaram com o hábito de assistir à televisão.
 
Os 111 participantes tinham de sete a 10 anos. A maioria deles revelou assistir à televisão sempre que possível, sem sentir controle dos pais sobre esse hábito. Além disso, afirmaram ter dinheiro para gastos independentes e vontade de comprar os produtos anunciados nas propagandas de televisão.
 
A pesquisa indicou também que os estudantes da escola pública relataram ingerir e adquirir guloseimas mais freqüentemente e ter maior liberdade para fazer compras do que os alunos da unidade particular, que contaram sentir-se controlados pelos pais em relação aos seus hábitos alimentares e compras realizadas.
 
Grande parte das crianças da escola particular contou que só consumia esses alimentos nos fins de semana e a maioria das que estudam em escola pública, afirmaram comer diariamente.
 
Fonte R7

Acidentes com animais peçonhentos aumentam 157% em 10 anos no país

Em 2011, mais de 20 mil desses casos ocorreram somente em Minas Gerais.
Em 2011, mais de 20 mil desses casos ocorreram somente
em Minas Gerais
Picadas de escorpião são as mais frequentes e somente em Minas Gerais mais de 20 mil casos foram registrados em 2011
 
De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2012, o número de acidentes com animais peçonhentos teve um aumento de 157% nos últimos dez anos. Em 2011, mais de 20 mil desses casos ocorreram somente em Minas Gerais, onde 12 mil foram resultados de picadas de escorpiões.
 
Serviços públicos de limpeza urbana com coleta em dia e horários precisos, e cuidados domésticos são fundamentais para combater o problema, uma vez que o os resíduos atraem insetos , que por sua vez atraem seus predadores.
 
Para a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciana Silveira, um cuidado relevante no combate aos escorpiões, principais responsáveis pelos acidentes, é manter o lixo bem fechado, colocando-o nos dias e horários adequados para a coleta. " Isso deve ser feito para que as baratas e os animais que possam se nutrir com esse lixo, não se aproxime das residências"
 
Nas zonas rurais, o uso de botas de cano médio e de luvas de raspa de couro é fundamental, já que esses aparatos evitam cerca de 70% dos acidentes com peçonhentos. A professora Luciana salienta que, ao sair para trilhas e caminhadas, a pessoa deve informar alguém que está saindo, pra onde vai e quando volta. Segundo ela, o ideal é que a trilha seja feita com um guia ou alguém que conheça o local, " para que não haja nenhum problema durante esse trajeto" .
 
Já o toxicologista Adebal de Andrade Filho, do Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII, recomenda que as pessoas não tentem capturar os animais, a não ser que já tenham treinamento prático para isso, evitando o risco de se tornar uma vítima. Ele sugere medidas básicas como tampar os ralos com telas, uso de veda -portas e sempre sacudir sapatos e roupas antes de utilizá-los.
 
Com informações da UFMG
 
Por isaude.net

Enxaqueca com aura aumenta risco de problemas cardíacos em mulheres

Pesquisa sugere que tipo de dor de cabeça é forte contribuinte para ataques cardíacos e coágulos sanguíneos nessa população
 
Mulheres que sofrem de enxaquecas com aura, ou acompanhadas de distúrbios visuais como flashes de luz, podem ser mais propensas a problemas cardíacos, de acordo com cientistas do Brigham and Women' s Hospital, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que a enxaqueca com aura é um forte contribuinte para ataques cardíacos e coágulos sanguíneos nessa população.
 
Os pesquisadores avaliaram 27.860 mulheres, 1.435 das quais tinham enxaqueca com aura. Durante o estudo de 15 anos, 1.030 casos de ataque cardíaco, derrame ou morte por causa cardiovascular foram relatados. O estudo examinou a contribuição relativa de vários fatores de risco vascular para esses eventos cardiovasculares.
 
"Depois de pressão alta, a enxaqueca com aura foi o mais forte contribuinte único para o risco de ataques cardíacos e derrames. Ela ficou à frente do diabetes, tabagismo, obesidade e história familiar de doença cardíaca precoce", afirma o autor do estudo Tobias Kurth.
 
Kurth advertiu que, enquanto as pessoas com enxaqueca com aura têm um risco aumentado, isso não significa que todas as pessoas com enxaqueca com aura vão ter um ataque cardíaco ou derrame.
 
Segundo ele, as pessoas com enxaqueca com aura podem reduzir o risco da mesma forma que os outros, como não fumando, mantendo a pressão arterial baixa, reduzindo o peso e se exercitando.

Um segundo estudo também divulgado pela Academia Americana de Neurologia analisou mulheres com enxaqueca que tomam contraceptivos hormonais e a ocorrência de coágulos sanguíneos. Das 145.304 mulheres que usaram contraceptivos, 2.691 tinham enxaqueca com aura e 3437 tinham enxaqueca sem aura.
 
Os dados mostraram que as mulheres que sofriam de enxaqueca com aura e tomavam contraceptivos hormonais eram mais propensas a ter coágulos.
 
Fonte isaude.net

Homens são menos propensos a ter problemas sexuais com mulheres tipo “violão”

Pesquisadores escoceses descobriram que mulheres com a cintura fina satisfazem mais o parceiro na cama
 
Durante décadas, o corpo tipo violão era o desejo do público feminino de todo o mundo. Agora, uma nova pesquisa revela a razão pela qual os homens também preferem mulheres com a cintura mais fina. As curvas melhoram seu desempenho na cama. As informações são do Daily Mail.
 
Pesquisadores escoceses descobriram que mulheres com a cintura fina satisfazem mais o parceiro na cama, reduzindo a probabilidade de ele apresentar disfunção erétil. Pesquisas anteriores já sugeriam que para os homens as mulheres magras são mais atraentes sexualmente.
 
Para avaliar a relação entre o tamanho da cintura das mulheres e a satisfação sexual do homem, os pesquisadores avaliaram a função sexual masculina usando um questionário chamado de Índice Internacional de Função Erétil.
 
O estudo reuniu 700 homens com idades entre 35 e 65 anos para saber quantas vezes os participantes tiveram relações sexuais. Entre o grupo, os voluntários mais jovens, que tinham parceiras também jovens com uma elegante cintura, se mostrou mais satisfeito sexualmente.
 
O pesquisador Stuart Brody, professor de psicologia da Universidade de West Scotland, explicou que a gordura abdominal do corpo das mulheres diminui seu próprio desejo.
 
— O acúmulo de gordura corporal em excesso, especialmente abdominal, está associado a um risco elevado de problemas metabólicos, cardiovasculares e câncer. Essas doenças por sua vez podem resultar em pior desempenho sexual.
 
A boa notícia para as mulheres? Os pesquisadores observaram que quanto maior o tamanho da cintura masculina, menor sua satisfação sexual.
 
Fonte R7

Aumentam casos de doenças mentais entre as mulheres

Público feminino é mais atingido devido à jornada dupla de trabalho em casa e no emprego
 
Os europeus estão sofrendo mais de doenças mentais, como a ansiedade e a depressão, sendo que as mulheres são as mais atingidas devido à jornada dupla de trabalho em casa e no emprego.
 
Mais de 160 milhões de pessoas estão sofrendo esses distúrbios de humor na Europa, mas americanos e brasileiros também tendo sido afetados.
 
Na Europa, o aumento da expectativa de vida, com mais pessoas idosas, que são mais sujeitas aos transtornos como a depressão, justifica o aumento da doença. E como ainda se dispensa pouco tratamento a esses distúrbios, acontece um agravamento do problema, que pode se estender ao longo da vida da pessoa afetada.
 
O relatório anual do Conselho Europeu do Cérebro, de 2011, revela que 50% dos custos totais da saúde são designados em diagnóstico e terapia de doenças cardíacas e diabetes, enquanto que apenas 23% dos custos são gastos com distúrbios mentais. Isso indica que ainda não se dedica a atenção que as doenças mentais necessitam.
 
Fonte R7

Proteínas magras combatem a flacidez

Quem anda precisando combater a flacidez e dar mais elasticidade a pele deve incluir proteínas magras em seu cardápio. Tais alimentos possuem colágeno, substância que ajuda a manter a elasticidade de pele.
 
Elas também têm menos gordura e ajudam a formar massa magra, que servem para tonificar os músculos. Outra vantagem de consumir proteína magra é que ela dá a sensação de saciedade e ajuda a combater a compulsão por comida.
 
Clara de ovo, frango sem pele, vitela, peixe, iogurte desnatado, ovos, tofu são exemplos dessas proteínas que podem ser consumidas.
 
Tais alimentos reduzem a velocidade de absorção do açúcar, minimizando a fome e a vontade de comer doces. Além disso, proteínas magras são ricas em vitaminas do complexo B, que dão mais energia. Isso porque as vitaminas ajudam a guiar as reações metabólicas pelo corpo.
 
Elas também protegem contra doenças cardíacas ao controlar a concentração de homocisteína, uma substância presente na corrente sanguínea.
 
Aliada a alimentação, é importante também incluir exercícios na rotina diária. O ideal para tonificar os músculos são os localizados, como musculação e Pilates.
 
Fonte R7

Dengue tem potencial de se transformar em pandemia mundial, adverte OMS

Entre 50 e 100 milhões de pessoas contraem a doença anualmente; 500 mil delas sofrem com a versão hemorrágica
 
A dengue é a única ETD (Doença Tropical Desatendida) que se expandiu na última década, sua incidência se multiplicou por 30 nos últimos 50 anos e tem o potencial real de se transformar em epidemia mundial, segundo adverte um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
"Manter o impulso para superar o impacto global das Doenças Tropicais Desatendidas" é o título do segundo relatório que a OMS realiza para determinar o estado destas dolências no mundo. Este relatório analisa o impacto que as ETD têm no mundo e sugere políticas públicas que poderiam ser aplicadas para reduzir ou inclusive erradicar sua incidência.
 
Das 17 doenças que inclui a OMS no grupo ETD, a dengue é a única que representa uma "ameaça global". Em 2012, a dengue foi a doença viral ligada a um mosquito que mais rápido se expandiu no mundo; em 2010 foi detectado pela primeira vez na Europa, por isso que todas as regiões do mundo tiveram alguma incidência.
 
No último meio século, a incidência da dengue se multiplicou por 30, e sua expansão faz crer, aos cientistas, que a doença tem as condições para se transformar em uma verdadeira pandemia mundial.
"A doença está presente em 150 países e não há uma região no mundo onde não esteja presente; se não for controlada corretamente, pode se transformar em uma verdadeira pandemia", afirmou em entrevista coletiva o especialista da OMS Raman Velaywdhan.
 
A dengue já é uma doença endêmica em 100 países do mundo, incluindo quase todas as nações da América Latina e o Sudeste Asiático; entre 50 e 100 milhões de pessoas contraem a doença anualmente; 500 mil delas sofrem com a versão mais grave, conhecida como hemorrágica; e cerca de 22 mil morrem.
 
Mas os centros de pesquisa especializados elevam o número de pessoas em risco de contrair a dengue de 2 a 3,6 milhões e os infectados de 50 a 500 milhões, enquanto a globalização acelera ainda mais a incidência do mal.
 
— O aumento de pessoas e mercadorias que viajam pelo mundo, e a mudança climática que aumentou as temperaturas e aumentou as inundações contribuíram para esta silenciosa expansão da doença.
 
— Por exemplo, no continente europeu, as larvas e mosquitos chegaram através da importação de pneumáticos usados e de plantas de bambu, é por isso que o controle do vetor é essencial.
 
O vetor transmissor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes Aegypti (Ásia) e Aedes Albopictus (especialmente América Latina) que necessita da proteína do sangue para poder fazer com que suas larvas cresçam. O mosquito é urbano e aparece de dia, um fator que o transforma de certa forma em mais perigoso do que o que transmite a malária, que aparece de noite.
 
Faltando vacina contra a dengue e tratamento para curá-la, a única arma efetiva contra este mal é prevenir o contágio, algo que só é possível com conhecimento e fumigação de todos os cantos e pequenos recipientes onde possa ter água parada: lugares escolhidos pelos mosquitos fêmea para depositar suas larvas.
 
Perante esta situação, a OMS recomenda uma estratégia multidisciplinar e complementar que abrange cinco áreas de trabalho: diagnósticos e controle de casos; vigilância integrada e resposta aos focos; controle sustentado do vetor; implementação futura das vacinas; e implementação das pesquisas.
 
Se isso fosse aplicado em todos os países, a agência sanitária das Nações Unidas considera que, para 2020, poderia reduzir a incidência de dengue em 25% e de mortalidade em 50%.
 
Uma estratégia multidisciplinar que a América Latina está tentando adotar, dado que segundo a própria OMS a região está imersa em uma "situação hiperendêmica", com quase todos os países afetados.
 
A última grande epidemia de dengue na América Latina ocorreu em 2010. Segundo a OPS (Organização Pan-americana da Saúde), 1,8 milhão de pessoas contraíram a doença e 1.167 morreram.
 
Segundo os especialistas da região, o imparável aumento da urbanização, os incessantes movimentos migratórios, o deficiente sistema de distribuição de água e a capacidade do vírus do dengue de se adaptar para sobreviver, provocaram a incidência desta doença que cresce exponencialmente na América Latina.
 
Fonte R7

Mãe relata drama de filho que sofreu derrame aos 11 anos

O drama da britânica Soniya Mundy começou quando ela encontrou o filho Kray, de apenas 11 anos, caído no chão de casa, sem se mover. Levado às pressas para o pronto-socorro, o garoto não sentia a parte esquerda do corpo e tinha todos os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 
'Mas eles (enfermeiros) diziam que não poderia ser um AVC porque ele era uma criança', conta a mulher.
 
Era um AVC. Embora raros, os casos de AVC, popularmente conhecidos como derrame, também podem ocorrer na infância.
 
A cada ano, 350 crianças são vítimas de AVC na Grã-Bretanha (entre um total de 150 mil casos).
 
Entre adultos, o fumo, o sedentarismo e altas taxas de colesterol são as principais causas da doença. Já entre as crianças as causas são pouco conhecidas.
 
Uma pesquisa da Universidade de Bristol mostra que doenças cardíacas, infecções e má-formação no sistema vascular podem aumentar a chance de AVCs em crianças. Em 17% dos casos, no entanto, nenhuma causa foi identificada.
 
Sequelas
Os médicos de Kray descobriram que o menino tinha má-formação em veias na região abdominal e no cérebro.
 
Após quatro horas de cirurgia para conter a hemorragia e aliviar a pressão no cérebro, a condição de Kray continuava a se deteriorar. Os médicos induziram o garoto ao coma e fizeram uma incisão no crânio para drenar um coágulo.
 
Naquele momento, a mãe de Kray diz que pensou no pior.
 
'Ele estava jogando futebol no quintal de casa na noite anterior. Ai eu estava ao lado de sua cama, pensando... 'Pronto. Ele se foi'', contou Soniya.
 
Nove dias depois, o garoto começou a se recuperar.
 
'A gente não sabia qual era a extensão dos danos no cérebro. Eles disseram que ele poderia nunca mais andar. Sua fala estava comprometida e ela não sentia a mão e o braço esquerdo', conta.
 
Após intensa fisioterapia, o garoto voltou a andar, oito semanas depois. Mas era apenas o início de uma longa recuperação.
 
Hoje com 16 anos, ele se prepara para a universidade, onde quer estudar engenharia aeroespacial. Com dificuldade de usar a mão esquerda, ele diz que já está acostumado, mas teme outro AVC.
 
'Não faz sentido ficar pensando nisso', conta. 'Às vezes acho que pode voltar a acontecer, mas já aprendi a como lidar com isso', diz.
 
Diagnóstico rápido
Para Sophie Scott, especialista em neurociência cognitiva da University College London, diz que o cérebro das crianças tem maior facilidade de se recuperar de um AVC.
 
'O cérebro ainda está se desenvolvendo, até os 20 anos', diz a professora. Ela afirma que é mais fácil tratar danos do cérebro nesta idade do que na fase adulta.
 
Andrew Mallick, pesquisador do tema na Universidade de Bristol, diz que o fundamental para a recuperação nesses casos é o diagnóstico rápido.
 
'Há uma necessidade de tratar as pessoas rapidamente. Descobrimos que o diagnóstico tende a demorar mais entre crianças, que geralmente recebem outros diagnósticos a princípio', diz .
 
A mãe de Kray, Soniya, criou uma fundação para alertar os pais sobre casos de AVC entre crianças. Mas ela diz que ainda é difícil lidar com a situação em casa.
 
'Eu só me dei conta recentemente que devo soltar as rédeas e deixá-lo sair com amigos e fazer outras coisas', diz.

Unimed Franca aposta em benefícios indiretos e capacitação para reter talentos

Reconhecida por ser um “Centro de Treinamento e Capacitação”, de acordo com as palavras do próprio diretor presidente da Unimed Franca, Otto Cezar Barbosa Júnior, a operadora passou os últimos anos perdendo mão de obra treinada para o mercado, reinvestindo em treinamentos e observou minguar o comprometimento dos cooperados. “Observamos um aumento dos custos administrativos com rescisões, horas extras e consultorias e percebemos que precisávamos inverter essa situação”, conta o presidente.
 
Diante deste cenário, a Unimed Franca, que conta com 324 médicos cooperados e 740 colaboradores, queria deixar de ser uma escola para os colaboradores e passar a ser uma escolha. Para isso, mais do que eficiência em gestão, foi necessário investir ainda mais nos colaboradores e cooperados.
 
A cooperativa é uma das maiores empregadoras do município em que atua, alcançando em 2011 um faturamento de R$ 110 milhões, portanto havia um assédio aos colaboradores pelas empresas da região, assim como muitas pessoas estavam interessadas em fazer parte de sua equipe.
 
Porém, antes da implantação do projeto de gestão de pessoas, havia muita inconsistência em relação às políticas de recursos humanos. “Eu, como presidente, recebo em média três currículos por dia, mas nenhum diretor pode interferir no processo de contratação. As contratações e recrutamento são baseados em avaliações técnicas e processos claros, a fim de reduzir as pressões políticas”, conta Barbosa Júnior.
 
De acordo com o executivo, as novas políticas de gestão de pessoas visaram valorizar os colaboradores de forma tangível e intangível. “Os profissionais da saúde têm de receber algo além do salário. São pessoas que lidam com a vida. Eles precisam ser valorizados. Sentimos que não são só os benefícios diretos que valorizam o colaborador, mas também os benefícios indiretos que a cooperativa pode oferecer”, reforça.
 
Atualmente, a Unimed Franca tem um pacote de benefícios, como um plano corporativo de telefonia fixa e móvel, programas de incentivo relacionados ao combate ao absenteísmo, academia de ginástica, cinema com filhos de funcionários no anfiteatro uma vez ao mês e creche, entre outros. “Queremos que os colaboradores se orgulhem de ser Unimed”, sinaliza o presidente.
 
Além disso, em julho de 2011, a operadora deu início ao desenvolvimento de um plano de cargos e salários. Com um investimento de cerca de R$ 400 mil no ano, a organização conseguiu padronizar as funções e faixas salariais, elaborou um estudo para dimensionamento dos setores junto à área de recursos humanos e os gestores, fez a adequação de faixas salariais e da população atual aos cargos e salários existentes, criou uma política de carreira baseada na formação acadêmica, competências e tempo de serviço, ampliou o programa de subsídio para graduação e pós-graduação, como forma de capacitação, valorizou os benefícios indiretos (sem custo de encargos) oferecidos aos colaboradores, como o plano corporativo de telefonia fixa e móvel e implementou o programa anual de recrutamento de jovens talentos (Trainee).No primeiro ano do projeto, houve uma diminuição da evasão de talentos estimada em 80% e foram identificados ganhos de produtividade. “A região é rica em mão de obra qualificada para a indústria de calçado. Nossa intenção é formar uma usina de talentos na área de serviços. Formar, treinar constantemente e manter esses talentos é nosso desafio diário”, constata o executivo.
 
O Sistema Unimed já tem a característica de distribuir o lucro entre os cooperados, mas na Unimed Franca houve a criação de um sistema que relaciona o investimento em pessoas ao desempenho do faturamento da empresa. “O departamento comercial é comissionado, desde a secretária até o vendedor, para comprometer os funcionários com o resultado da empresa, democratizando e envolvendo as pessoas dentro do processo”, exemplifica o presidente.
 
De acordo com o executivo, a gestão da Unimed Franca está voltada para o cooperado e colaboradores. “Hoje, 30% do que gastamos pagando médico por produção, gastamos também em benefícios indiretos, planos de saúde e subsídio em seguro de vida”, conta.
 
A saúde dos colaboradores
A Unimed Franca ainda possui um modelo que obriga o médico a gozar de férias durante 30 dias consecutivos de forma remunerada. “Temos um programa de férias remuneradas, no qual fazemos uma média de produção do médico durante o ano e pagamos para que ele fique em casa. Acreditamos que isso faz bem para a saúde dele”, pontua Barbosa Junior.
 
Além dessa preocupação, o executivo conta que existe uma academia, educador físico, nutricionista, check-ups anuais par os médicos, seguro de vida, afastamento remunerado por doença e uma série de benefícios que visam cuidar da saúde dos colaboradores e, principalmente, do profissional de saúde. “Isso faz com que cooperados fiquem fidelizados na empresa”, avalia.
 
Fonte SaudeWeb

Unidade Básica de Saúde Fluvial é inaugurada após recursos de R$ 2 mi

A Unidade Básica de Saúde Fluvial Igaraçu foi inaugurada na região de Manaus pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. A unidade atenderá aproximadamente 12 mil pessoas que vivem em 230 comunidades ribeirinhas daquele município do sul do Estado.
 
Essa é a primeira UBS Fluvial do País financiada com recursos do Programa de Construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais, criado no final de 2011 pelo Ministério da Saúde (MS), além de ser resultado de investimentos da ordem de R$ 2 milhões (incluindo a construção e os equipamentos).
 
Outros 16 municípios do Estado já apresentaram projeto ao Ministério para obtenção dos recursos do programa: Autazes, Barreirinha, Careiro, Humaitá, Itamarati, Lábrea, Manacapuru, Pauini, Tonantins, Uarini, Anamã, Beruri, Careiro da Várzea, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença. Destes, dois já estão com os projetos aprovados: Pauini e Careiro.
 
Estrutura
Na UBS Fluvial serão oferecidas consultas de pré-natal e puericultura, odontológicas, clínica geral e atendimentos de enfermagem, além de serviços como inalação, vacina e exames laboratoriais básicos.
 
A UBSF contará ainda com ambiente para armazenamento e dispensação de medicamentos, cabines com leitos para toda a equipe de atendimento embarcada, cozinha, entre outros espaços.
 
Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES

A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, realiza seleção para preenchimento temporário de 79 vagas

Inscrições:
De 15 a 17 de janeiro

Remuneração:
De R$ 615,69 a R$ 2.295,01

Seleção:
Haverá avaliação de títulos para todos e entrevista para nível superior.

Cargos:
Ensino Fundamental - Merendeira, Eletricista e Pedreiro;

Ensino Ensino - Auxiliar de Creche, Auxiliar de Biblioteca e Secretário Escolar;

Ensino Superior - Pedagogo, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Contador e Administrador

Concurso Prefeitura de Novo São Joaquim – MT

A Prefeitura de Novo São Joaquim – MT realiza seleção para preenchimento temporário de 54 vagas

Inscrições:
Até 20 de janeiro na rua Cachoeira da Fumaça, nº. 77, Jardim Palmeiras

Áreas:
Administrativa, Infraestrutura, Educação, Esporte, Turismo e Lazer, Agricultura e Saúde

Provas:
Prova objetiva: 26 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Operador de Máquinas, Agente de Serviços Gerais nas funções de Guarda, Copeira e Coletor de Lixo;

Médio/Técnico - Fiscal de Tributos, Agente Administrativo - Recepcionista, Auxiliar de Laboratório e Técnico em Enfermagem;
Superior - Médico e Contador

Concurso Prefeitura de Nova Londrina - PR

A Prefeitura de Nova Londrina, Paraná, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 16 de janeiro de 2013 no Paço Municipal de Nova Londrina
Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 623,00 a R$ 4.684,05

Provas:
Prova objetiva: 27 de janeiro de 2013

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Mecânico, Cozinheira, Eletricista, Operário, Pedreiro, Servente e Serviços Gerais;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Defesa Civil, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde (Agente de Combate às Endemias), Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo A (Auxiliar de Contabilidade), Auxiliar Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Desenhista Projetista, Educador de Base, Instrutor de Informática, Manutenção de Máquinas Pesadas, Marceneiro, Mecânico, Motorista de Veículos Leves, Motorista Ônibus, Operador de Raio X, Operador Maquinas Pesadas, Operador de Trator, Recepcionista, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade e Técnico Higiene Dental;

Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico, Contador, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Professor de Educação Física e Educador Infantil

Concurso Prefeitura de Jateí - MS

A Prefeitura de Jateí, Mato Grosso do Sul, realiza concurso para provimento de 26 vagas

Inscrições:
Até 16 de janeiro de 2013 pelo www.sigmams.c
om.br ou no Paço Municipal de Jateí, na avenida Bernadete Santos Leite, nº. 382, centro, Jateí

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Fonoaudiólogo e Professor das disciplinas de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática;
Ensino Médio/Magistério - Professor de Jovens e Adultos, Educação Infantil e Anos Iniciais e Técnico de Enfermagem.

Remuneração:
De R$ 974,35 a R$ 2.435,60

Provas:
Prova objetiva: 31 de janeiro

Concurso Prefeitura de Itambé - PR

A Prefeitura de Itambé, Paraná, realiza concurso para provimento de 1 vaga para Médico

Inscrições:
Até 21 de janeiro de 2013 pelo www.klcconcursos.com.br.


Valor:
R$ 80,00.

Área:
Programa Saúde da Família (PSF).

Remuneração:
R$ 8.766,56

Provas:
Haverá prova escrita

Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

A Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 158 vagas

Inscrições:
Até 21 de janeiro pelo http://pmfsaude.fepese.org.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 110,00

Remuneração:
De R$ 653,97 a R$ 9.372,41

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Cargos:
Ensino Superior - Contador, Fonoaudiólogo, Médico nas Especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Hematologista, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Nutrólogo, Otorrinolaringologia, Pediatra, Pneumologia, Proctologista, Psiquiatra, Urologista, Veterinário e Odontólogo.

Ensino Médio - Técnico em Administração, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem (SAMU) e Técnico de Radiologia;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar Operacional, Atendente de Consultório Odontológico, Motorista II e Motorista II (SAMU).

Concurso Prefeitura de Capinzal – SC

A Prefeitura de Capinzal – SC realiza concurso para provimento temporário de 50 vagas

Inscrições:
De 9 a 18 de janeiro no Centro Administrativo Municipal (rua Carmelo Zocolli, 155, Centro)

Valor:
De R$ 20 a R$ 40,

Remuneração:
De R$ 437,90 a R$ 2.314,13

Provas:
Provas objetivas: 24 de janeiro
Haverá prova prática para Operador de Máquinas Leves, Professor de Informática, Monitor de Informática e Motorista
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Fundamental - Operador de Máquinas Leves, Monitor de Atividade Física e Desportiva, Artesanato, Música, Canto, Arte Cênica, Dança, Recreação, Culinária, Informática, Artes, Artes Marciais, Pintura em Tela, Tecido e Emborrachado, Tricô e Crochê e Motorista;

Médio/Técnico - Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Professor;

Superior - Enfermeiro, Professor de Educação Física, Geografia, História, Artes, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Língua Inglesa, Ciências, Matemática, Música e de Informática, Professor de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Pedagogia - Educação Infantil, Técnico de Atividade Desportiva e Treinamento e Escolinha para Futsal Voleibol, Futebol, Bocha, Haecon-Do, Xadrez, Tênis de Mesa , Handebol, Basquetebol, Judô e Karatê

Concurso Prefeitura de Canabrava do Norte - MT

A Prefeitura de Canabrava do Norte, Mato Grosso, realiza concurso para preenchimento de 158 vagas

Inscrições:
Até 17 de janeiro de 2013 pelo www.acpi.inf
.br ou na Prefeitura Municipal, na praça Frederico Souza Brito, s/nº, centro, Canabrava do Norte
Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 653,72 a R$ 5.511,44

Provas:
Haverá prova de títulos para nível superior, prova objetiva para todos, prova de digitação para Agente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Contabilidade e prova prática para Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar Administrativo I.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bioquímico, Farmacêutico, Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta Ocupacional, Médico, Psicólogo, Advogado, Professor de Matemática, Professor de Letras, Professor em Licenciatura curta ou Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Contador, Fiscal de Contratos, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil e Alimentador do Sistema APLIC;

Ensino Médio - Office Boy, Técnico Agrícola, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Telefonista, Almoxarife, Secretária Executiva, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Contabilidade, Digitador, Arquivista, Auxiliar Administrativo Educacional, Técnico em Informática, Secretária Escolar e Técnico Administrativo Educacional;

Ensino Fundamental - Eletricista de rede de energia, Mecânico de Veículos Leves, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas e Leves, Recepcionista, Auxiliar Administrativo I, Fiscal Sanitário, Fiscal Ambiental, Agente Sanitário, Auxiliar de manutenção de Rede de Esgoto/Água, Agente de Nutrição Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal Vigilância, Tratorista, Encanador, Pedreiro, Jardineiro, Coveiro, Agente de Limpeza, Vigilante Escolar e Auxiliar de Serviços Gerais I e II;

Concurso Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 11 vagas

Inscrições:
Até 21 de janeiro de 2013 na Secretaria Municipal da Educação (avenida Luane Milanda Oliveira, nº. 500, Jardim Salette

Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais e Nutricionista

Remunração:
De R$ 622,00a R$ 1.297,14

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso Prefeitura de Apiacás - MT

A Prefeitura de Apiacás, Mato Grosso, realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor e Nutricionista

Inscrições:
De 8 a 17 de janeiro de 2013

Remuneração:
De R$ 515,96 a R$ 1.700,00

Provas:
Haverá prova objetiva para Nutricionista e prova de títulos para Professor

Concurso Prefeitura de Amparo - SP

A Prefeitura de Amparo, São Paulo, realiza concurso para provimento de vagas para para Médico PSF (Programa de Saúde da Família).

Inscrições:
Até 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013 pelo www.amparo.sp.gov.br/concurso
s

Valor:
Até R$ 50,00.

Remuneração:
R$ 8.624,80

Provas:
Prova objetiva: 17 de fevereiro

Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 4 a 23 de janeiro, pelo www.msconcursos.com.br e www.ifsudestemg.edu.br.


Cargos:
Auxiliar de Biblioteca
Operador de Máquinas Agrícolas
Assistente de Aluno
Assistente em Administração
Auxiliar em Assuntos Educacionais
Técnico em Contabilidade
Técnico em Tecnologia da Informação
Técnicos em Laboratório - Área Informática
Técnico em Laboratório - Área Análises Clínica
Técnico em Laboratório - Área Eletroeletrônica
Técnico em Laboratório - Área Mecânica
Técnico em Laboratório - Área Metalurgia
Administrador
Analista de Tecnologia da Informação
Arquivista
Assistente Social
Auditor
Contador
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Jornalista
Pedagogo
Técnico em Assuntos Educacionais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) realiza concurso para preenchimento de 139 vagas para Professor.

Inscrições:
De 14 de janeiro a 15 de fevereiro pelo http://concursos.ifsc.edu.br


Valor:
R$ 110,00.

Áreas:
Administração, Biologia, Computação Gráfica, Desenho Técnico e Rendering, Controle e Automação, Desenvolvimento de Sistemas de Telecomunicação, Design de Produto e Fotografia, Educação Física, Elétrica, Eletrônica, Enfermagem, Espanhol, Fabricação Mecânica, Filosofia, Física, Física Médica, Geografia, Gestão de Design, Marketing, Gestão Hospitalar, Guiamento de Turismo, História, Imaginologia, Informática, Inglês, Libras, Manutenção Automotiva, Manutenção Mecânica, Máquinas Agrícolas e Tecnologia de Aplicação, Matemática, Materiais de Construção, Tecnologia, Geologia e Mecânica dos Solos, Pedagogia, Planejamento e Gestão de Obras da Construção Civil, Português, Processamento, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Processamento de Sinais, Produção, Projetos de Construção Civil, Projetos de Estruturas de Edificações, Projetos, Execução e Manutenção de Obras de Saneamento, Projetos Mecânicos, Química, Química Orgânica, Radiologia, Redes e Sistemas de Telecomunicação, Segurança do Trabalho, Sistema de Energia, Sistemas Embarcados, Sociologia, Tecnologia de Materiais e Processos de Fabricação, Têxtil com ênfase em Malharia, Topografia e Geodésia, Vestuário com ênfase em Costura e Vestuário com ênfase em Modelagem.

Remuneração:
De R$ 1.863,80 a R$ 6.654,

Provas:
Haverá provas objetiva, discursiva, prática de desempenho didático e de títulos.

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB/SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vagas paraprofessores

Inscrições:
16 e 17 de janeiro de 2013 na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (rua Antônio da Veiga, nº. 140)
Valor:
R$ 88,89

Área:
Farmacotécnica do Centro de Ciências da Saúde.

Provas:
Prova didática: 7 de fevereiro

Fundação de Atendimento Socioeducativo - Funase/PE

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 48 vagas para Analista em Gestão Socioeducativo (AGSE) em Petrolina, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Recife, Timbaúba, Abreu e Lima, Jaboatão e Cabo.

Inscrições:
Até 6 de fevereiro pelo www.upenet.com.br


Valor:
R$ 100,00.

Cargos:
Pedagogos (10), Psicólogos (18) e Assistentes Sociais (20)

Remuneração:
R$ 3.000,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso Escola Técnica Estadual de Bebedouro - SP

A Escola Técnica Estadual (Etec) "Professor Ídio Zucchi" de Bebedouro, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 3 vagas para Professor na Base Nacional Comum do Ensino Médio e no curso de Agronegócio.

Inscrições:
De 14 a 18 de janeiro na Etec Professor Ídio Zucchi, localizada na rua Doutor Oscar Werneck, nº. 1286, centro, Bebedouro.

Áreas
Química, Gestão da Produção Vegetal e Gestão da Produção Animal

Remuneração:
R$ 13,70 por hora-aula

Valor:
R$ 40,00

Provas:
Haverá provas escrita, didática e de títulos

Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) realiza concurso para preenchimento de 184 vagas

Inscrições:
Até 27 de janeiro pelo www.funcab.org


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 80,00

Cargos:
Analista de Sistema de Saneamento nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança no Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Geografia e Analista de Gestão e Negócios nas áreas de Administração de Empresas, Contabilidade, Direito, Economia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Analista de Sistemas; Agente de Sistema de Saneamento, Agente de Suporte à Gestão e Negócios nas funções de Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática e Técnico em Saneamento nas funções de Eletrotécnico, Mecânico em Manutenção, Operador de Retroescavadeira, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório e Técnico em Química.

Remuneração:
De R$ 2.524,01 a R$ 3.365,35.

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova discursiva para nível superior

Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - BA abre processo seletivo

O Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia - SJCDH, divulgou edital n° 001/2013 para processo seletivo, visando a contratação de pessoal, por tempo determinado, em regime especial de direito administrativo -REDA. O certame disponibiliza uma vaga para Assistente Social, com remuneração de R$ 2.281,14 em jornada de 40 horas semanais e uma vaga para Médico, percebendo subsídio no valor de R$ 3.829,09, em jornada de 20 horas.

Para participar da seleção, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e entregá-la sede da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF), localizada na 4 Avenida do CAB, 400, Centro Administrativo da Bahia, Salvador-Bahia, no período de 23 a 29 de janeiro 2013, das 08:30h às 12:00h e 14:00h às 17:00h.

O certame será constituído de Análise Curricular, eliminatória e classificatória, que visa aferir o perfil do candidato a partir do nível de escolaridade, conhecimentos específicos e experiência profissional, a ser realizada no período 01 a 06 de fevereiro de 2013.

O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, contado da data da homologação do seu resultado final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH.

Universidade de Pernambuco oferece 24 vagas para Residentes em Saúde da Família e Saúde Mental

A Universidade de Pernambuco, através da Faculdade de Ciências Médicas, divulgou edital n° 01/2013 para processo seletivo, com o objetivo de contratar profissionais para a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e em Saúde Mental. Os residentes farão jus a uma bolsa mensal no valor bruto de R$ 2.338,07, por jornada de 60 horas semanais.

São disponibilizadas 24 vagas para os cargos de Educação Física (03), Enfermagem (05), Fisioterapia (01), Fonoaudiologia (01), Nutrição (01), Odontologia (03), Psicologia (03), Serviço Social (03), Terapia Ocupacional (03).

As inscrições serão efetuadas via internet, através do endereço eletrônico www.upenet.com.br, até o dia 29 de janeiro de 2013. A taxa única para a participação no concurso da UPE é de R$ 150,00.

O certame constará de duas etapas, Prova Escrita que será realizada na Cidade do Recife, prevista para 24 de janeiro de 2013, os locais e horários serão divulgados no endereço eletrônico www.upenet.com.br, e ainda Prova de Títulos que deverão ser encaminhados por Sedex ao Conupe, até o dia 01 de fevereiro de 2013, no seguinte endereço: Rua Dr. Carlos Chagas, 136, Andar Térreo, Sala 04, Bairro de Santo Amaro, Recife - PE, CEP 50.100-080.

O resultado final será divulgado no site www.upenet.com.br, no dia 13 de março de 2013.

Concurso HSPM (SP) 2013

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM/SP, através da empresa Cetro Concursos, publicou edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 397 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.736,17 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviço Hospitalar, Auxiliar de Radiologia, Motorista, Ascensorista, Telefonista, Caldeireiro, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Pintor, Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Refrigeração, Técnico em Manutenção EQ. Hosp. I, Técnico em Enfermagem, Programador, Técnico em Seleção e Treinamento Pessoal, Técnico em Avaliação e Desempenho Pessoal e Médico.

Inscrições e Taxas
Somente será admitida inscrição via Internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período de 21 de janeiro a 13 de fevereiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 22,00, R$ 32,00 e R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na cidade de São Paulo/ SP na data prevista de 10 de março de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC, e divulgado através da Internet no endereço eletrônico www.cetroconcursos.org.br e por lista afixada no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.

Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), na data provável de 11 de março de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, prorrogável por mais 2 anos, a contar da data da homologação do certame, a critério do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.

Edital / Publicações

Prefeitura de Santana do Matos (RN) abre processo seletivo

A prefeitura de Santana do Matos, estado do Rio Grande do Norte, lança através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 01/2012 de processo seletivo. O certame visa o preenchimento de 55 vagas de níveis médio e superior, para os cargos de bolsistas alfabetizadores /intérpretes de libras e coordenadores de turma do Programa Brasil Alfabetizado. A bolsa é de até R$ 750,00.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
 
Para se inscrever o candidato deverá entregar:
Documento comprobatório de escolarização exigida por ambas às funções estabelecidas nesse edital;
Cópia de RG, CPF, comprovante de residência, Título eleitoral, Reservista para os candidatos do sexo masculino;

Declaração comprovando a experiência em educação.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e entrevista.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 27 de janeiro de 2013, na Escola Municipal Maria Letícia Damasceno, das 8h às 12h.
 
O resultado da prova será divulgado a partir do dia 08 de fevereiro de 2013.
 
O resultado final do processo seletivo para alfabetizadores e coordenadores de turma do Programa Brasil Alfabetizado será publicado nos murais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e rádio 104,9 FM, a partir do dia 26 de fevereiro de 2013.

Como engravidar mais rápido

Você está tentando engravidar, mas não está obtendo o resultado esperado? Conhecer melhor o funcionamento do seu corpo pode ajudar bastante. Veja algumas dicas que podem ajudar no processo e ensinar coisas importantes sobre seu organismo.
 
Qual é o melhor momento: não é sempre que seu corpo está pronto para gerar um bebê. A mulher deve conhecer o seu ciclo menstrual e procurar saber em qual período estará ovulando. Em um ciclo normal, a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do primeiro dia da menstruação.
 
Sinais da ovulação: o corpo dá sinais de que a mulher está ovulando. O muco cervical se torna claro e escorregadio. A temperatura basal do corpo aumenta. Ao observar essa temperatura durante alguns meses a mulher pode aprender a usar essa técnica como um indicativo da ovulação. Outras mudanças no organismo podem ser mudanças na libido, apetite, padrões de sono e até mesmo algumas dores. Se a mulher começar a observar esses sintomas em seu ciclo, ela conhecerá melhor seu corpo e seu ciclo menstrual.
 
Faça bastante sexo: quando se está tentando engravidar, a dica é ‘quanto mais sexo melhor’. A prática não diminuirá a qualidade do esperma e pode ser benéfica para o casal.
 
Melhores posições: posições sexuais que possibilitam uma maior aproximação do esperma e do cérvix (como quando o homem está por cima ou por trás) são as mais indicadas. Também é aconselhável que após a relação sexual a mulher fique deitada por algum tempo, permitindo que o esperma fique dentro de seu corpo.
 
Pesquisas mostram que uma mulher comum leva em média seis meses para engravidar, sendo que um casal tem cerca de 100 relações sexuais antes de a fertilização acontecer. É importante que um médico acompanhe o processo, aconselhando o casal de acordo com suas características particulares.
 
Fonte Birt

Quais são os melhores alimentos para a fertilidade?

 Rico em minerais e aminoácidos, o mel pode melhorar a
qualidade do esperma e fortalecer os ovários e útero
Alguns alimentos podem ajudar as mulheres a engravidarem. O que ela e seu parceiro comem pode ter um impacto significativo na fertilidade do casal. Veja abaixo alguns alimentos que favorecem a concepção de um filho.
 
Laticínios integrais: uma pesquisa desenvolvida na Universidade Harvard (EUA) mostra que mulheres que consumiam laticínios integrais mais de uma vez por dia tinham chances 25% menores de serem inférteis devido a distúrbios ovulatórios.
 
Ostras: elas são ricas em zinco, um mineral que é importante para que o homem tenha espermatozóides saudáveis e a mulher tenha um bom desenvolvimento do óvulo. O zinco também pode ser encontrado em feijões cozidos, ovos e nozes.
 
Alho: esse alimento é rico em selênio, importante para o desenvolvimento do esperma, ajudando também na prevenção de abortos. Além disso, o alho é rico em vitamina B6, importante para a regulação de hormônios e fortalecimento do sistema imunológico.
 
Abacaxi: o manganésio, abundante no abacaxi, desempenha um papel importante na ativação de produção de hormônios reprodutores, e pesquisas mostram que mulheres que possuem baixos níveis desse nutriente têm dificuldades para engravidar.
 
Mel: rico em minerais e aminoácidos, o mel pode melhorar a qualidade do esperma e fortalecer os ovários e útero.
 
É importante que o casal que está tentando engravidar consulte um médico durante o processo. Apenas o especialista pode dar dicas especificas para cada caso.
 
Fonte Birth

Cuide de suas pernas e evite as patologias que mais as afetam

Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas
ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.
Insuficiência venosa, isquemia crônica e doença do sistema linfático são os piores males
 
Dores e inchaços nas pernas ao final do dia são queixas frequentes, principalmente quando acompanhadas de queimação e formigamento. Tais sintomas podem ser um sinal de alerta para problemas no sistema circulatório. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças venosas comprometem cerca de 17% da população, sendo a maioria mulheres devido às questões hormonais.

Apesar de a hereditariedade ser um fator inalterável, a prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem estagnar e até retardar o aparecimento de doenças que comprometem o aspecto das pernas. De acordo com o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, quando as pessoas se queixam da sensação de peso e cansaço nas pernas geralmente referem-se às alterações do retorno venoso.

— Problema no sistema circulatório é hereditário, porém obesidade, sedentarismo ou quem permanece muito tempo em pé ou sentado, faz força excessiva e o uso de hormônios femininos, incluindo os anticoncepcionais, são fatores que podem desencadear alguma doença venosa — explica.

O sistema circulatório que compreende o sangue, o coração e os vasos sanguíneos é responsável pelo fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células e tecidos corporais.

— Qualquer transtorno pode causar complicações sérias à saúde, que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora — destaca o angiologista.

Conheça os três vilões que podem alterar o aspecto da perna e provocar uma série de danos:

Insuficiência venosa
As varizes são inimigas das pernas. Caracterizadas pela dificuldade de retorno do sangue das pernas ao coração, provocado pela falha das válvulas venosas que dirigem o fluxo sanguíneo nesse sentido, as varizes podem surgir em qualquer fase, mas geralmente se manifestam na puberdade.

— As varizes iniciam com uma sensação de peso nas pernas, dor, cansaço, comichão e cãimbras. As veias dilatam e deformam se tornando visíveis e de aspecto sinuoso — ressalta o médico.

Dependendo da gravidade, podem deixar de ser um problema estético e causar sequelas graves como feridas de perna de cicatrização difícil, as úlceras varicosas. As causas ainda não são claramente identificadas, mas os fatores hereditários desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença. Obesidade, gravidez, tratamentos hormonais e profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado podem desencadear o problema.

Para evitá-las é fundamental começar a eliminar os fatores de risco ou, pelo menos, minimizá-los. Converse com familiares e procure saber se sofrem com a doença venosa, se a resposta for positiva, os cuidados devem ser reforçados.

— Neste caso, procure um angiologista para realizar um diagnóstico e identificar o grau da doença para indicação do tratamento mais adequado — destaca Elwing.

Além disso, manter hábitos saudáveis pode retardar o seu aparecimento. Pratique exercícios físicos como bicicleta, natação ou hidroginástica e cuide da sua alimentação.

Isquemia crônica
Essa patologia é mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. A dor se manifesta geralmente quando o paciente está caminhando, e é uma dor forte que obriga o paciente a ficar parado alguns minutos para poder andar novamente o mesmo espaço até aparecer de novo, esse processo repetitivo é chamado de claudicação intermitente.

— A isquemia crônica acontece quando o sangue deixa de ser suficiente para irrigar os tecidos dos músculos, diminuindo a sua oxigenação — afirma o especialista.

A doença pode ser desencadeada por aterosclerose que entope as artérias ou diabetes que causa fibrose da artéria tornando-a muito afunilada e atacando os capilares. Para evitar é preciso manter uma alimentação saudável sem gorduras, cuidar da higiene dos pés, caminhar sempre, controlar o colesterol e parar imediatamente de fumar.

Doença do sistema linfático
As pessoas que apresentam essa doença têm menor circulação da linfa pelo corpo.

— Como a linfa fica mais estagnada, uma parte do líquido sai de dentro para fora do vaso linfático, ficando acumulado debaixo da pele. Por esse motivo, ocorrem os inchaços nos pés, tornozelos e pernas — explica o angiologista.

Quando o linfedema aumenta, pode causar dor local, deformidades e dificuldades para movimentar pernas e braços. A causa pode ser congênita ou adquirida por infecções dos vasos linfáticos. O tratamento é feito por meio de medicamentos que promovem a contração dos capilares linfáticos. Além disso, manter a higiene dos pés é uma maneira de evitar infecções e feridas.

Pernas mais lindas
Para evitar doenças e deixar as pernas livres de qualquer inchaço ou sensação de peso, confira algumas dicas importantes:

Mexa-se: caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.
 
Relaxe as pernas: depois de um dia cansativo, relaxe as pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao sol. Banhos quentes ou saunas podem provocar dilatações das veias e induzir o inchaço.

Eleve as pernas: para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.

Mantenha seu peso: procure adotar uma dieta saudável para evitar o excesso de peso. Não alterar os ponteiros da balança suaviza os sintomas e os inchaços das pernas.
 
Fonte Diário Catarinense

Conheça dez mitos sobre a coluna vertebral e veja como cuidar melhor dela

Saúde da coluna precisa de atenção antes das dores aparecerem
 
A coluna vertebral é uma parte do corpo que, muitas vezes, não damos grande atenção, até que ela comece a dar os primeiros sinais de dor. E, para piorar a situação, muita gente reluta em procurar a ajuda de um profissional quando as dores aparecem.
 
— Existem muitas ideias erradas a respeito da saúde da coluna e elas podem agravar ainda mais o problema — afirma a quiropraxista Bia Pimentel.
 
Para ajudar a evitar as dores, a profissional esclarece os principais mitos sobre a coluna e explica porque eles não são verdadeiros. Confira:
 
1) Dormir em colchão duro não é bom para a colunaO ideal é que a superfície seja firme, e não rígida. Colchões moles demais deixam a coluna em posições inadequadas e os muito duros podem piorar a dor.
 
2) A dor nas costas não é uma consequência da idade avançada
A queixa mais comum de dor nas costas é a causada por lombalgias e ela pode começar já na adolescência, causada muitas vezes por má postura e pelo peso que crianças carregam na mochila. O problema pode se tornar ainda maior na fase adulta, mas a dor não está relacionada à idade, e sim à falta de cuidados durante toda a vida.
 
3) As dores lombares durante a gravidez podem, sim, ser evitadas
Pequenas mudanças nas atividades diárias podem diminuir e até evitar o desconforto. Usar sapatos confortáveis, manter a coluna reta ao abaixar e usar sutiã de alças largas são alguns exemplos que podem fazer diferença.
 
4) Nem todos os casos de hérnia de disco necessitam de cirurgia
Dependendo do diagnóstico, o problema pode ser tratado por um quiropraxista. O tratamento de quiropraxia trata a origem dos sintomas da hérnia de disco e obtém sucesso na maioria dos casos.
 
5) Ajustar a coluna com a quiropraxia não dóiAntes dos ajustes, o paciente recebe uma massagem que faz com que a musculatura relaxe. Os movimentos são rápidos e precisos, por isso não causam dor.
 
6) Nem todo salto alto é inimigo da coluna
Saltos pequenos, de até três centímetros, podem ajudar a corrigir a postura. Mais importante que o sapato é manter a coluna vertebral em seu eixo com qualquer tipo de calçado.
 
7) Bebês podem (e devem) fazer acompanhamento com um quiropraxista
O momento do parto, seja normal ou cesariana, pode causar um primeiro trauma na coluna vertebral e nos nervos do bebê, por causa da força empregada para puxá-lo. É importante que um quiropraxista faça uma avaliação da coluna para evitar problemas no desenvolvimento da criança.
 
8) Dores na coluna não são consequência da fase de crescimento
Em alguns casos, a dor nas costas pode estar relacionada a um problema de desequilíbrio no ritmo de crescimento dos ossos, tendões e músculos, mas não existe nenhum estudo que comprove que, durante a infância e a adolescência, o crescimento em si seja a causa de dores.
 
9) Natação não resolve problemas de coluna
A natação é indicada para pacientes com problemas posturais, mas para outros tipos de problema a atividade pode prejudicar ainda mais a lesão, pois gera sobrecarga excessiva em algumas regiões da coluna.
 
10) Levantar peso não é proibido
O nosso corpo possui limites que não devem ser ultrapassados, mas o verdadeiro problema está em como levantar algo pesado e não exatamente no seu peso. O correto é dobrar os joelhos e agachar com as costas retas, colocando a força necessária nas pernas, e não na coluna.

Fonte Zero Hora

Conheça os exercícios físicos mais indicados para gestantes

Treinamentos leves e de baixo impacto são recomendados até o oitavo mês da gravidez
 
Os benefícios das atividades físicas regulares na gestação já são bem conhecidos. Para as mulheres que nunca se exercitaram é importante saber que devem começar treinamentos leves e de baixo impacto.

Caso já esteja acostumada a prática de algum esporte ou exercício físico pode manter sua rotina até o oitavo mês de gravidez. Mesmo assim há que se considerar primeiramente a avaliação médica e também acompanhamento de um bom profissional da área de Educação Física.

Neste período é importante controlar o peso e manter os músculos fortalecidos, não somente da região lombar para evitar as dores nessa área, mas também para melhorar a aptidão cardiovascular e promover um bom condicionamento relacionado ao retorno venoso e linfático para diminuir os inchaços.

Os exercícios mais indicados para as gestantes são:

1. Caminhada: de preferência ao ar livre, pode ser praticada até cinco vezes por semana. É importante ter acompanhamento de um educador físico para aferir a frequência cardíaca, pois esta não deve ultrapassar os 140 bpm (batimentos por minutos).

2. Hidroginástica: um dos exercícios mais recomendados pelos médicos e indicados pelos educadores físicos pois a prática de exercícios no meio aquático permite equilibrar o peso da barriga promovendo mais segurança à futura mamãe. São vários os benefícios, entre eles a melhora da circulação e diminuição dos inchaços.

3. Musculação: também conhecida como Treinamento Resistido é recomendada para gestantes desde que realizada com acompanhamento de bons profissionais. O fortalecimento muscular permite melhorar a postura, diminuindo as dores nas costas devido ao peso da barriga. Recomenda-se que seja praticado em conjunto com as atividades aeróbicas como as descritas acima.

Outras opções podem ser consideradas no seu plano de aula, tais como o pilates, yoga e outros exercícios orientais. O importante é que haja sempre um acompanhamento de profissionais especializados para que sejam prescritos de forma correta e realizados com segurança e eficiência.
 
Fonte Diário Catarinense

Veja oito opções de alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado

Melancia: possui cerca de 92% de água em sua composição,
por isso ajuda muito na hidratação
Água e sais minerais devem ser incluídos na dieta do verão
 
Durante o verão, quem não quer aproveitar o clima de praia, sol e calor? Aliás, a estação coincide com o período de festas e férias, e isso propícia ainda mais os momentos de lazer. No entanto, a estação mais quente do ano exige cuidados extras com a alimentação
 
— Nesta época, alguns alimentos devem ser privilegiados no cardápio diário como frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são refrescantes, pois contêm boa quantidade de água em sua composição — ressalta a médica Anna Bordini.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir, pelo menos, 400 gramas de frutas e hortaliças frescas para alcançar seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. Ou seja, cada pessoa deve ingerir o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia.
 
— Nos dias quentes e secos, essa quantidade pode ser mais elevada. Em especial, frutas e verduras ricas em água que são pouco calóricas e ajudam a hidratar — completa.
 
A médica indica oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.
 
Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como cálcio, magnésio e vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos em dias mais quentes.
 
Pepino: contém apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água. O alimento ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos e conferindo elasticidade às células que compõe a pele.
 
Abobrinha: possui 95% de água em sua composição. Também é rica em vitamina A, e devido à sua ação antioxidante contribui para benefícios à pele.
 
Espinafre: possui 94% de água em sua composição. É rico em sais minerais e em vitaminas, além de conter boas quantidades de cálcio, que ajuda na contração muscular. A hortaliça possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão.
 
Tomate: com 94% de água e 20 calorias, é uma fruta rica em potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
 
Melancia: possui cerca de 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. Possui licopeno e glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce.
 
Brócolis: a hortaliça possui 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico em vitamina C, vitamina A, fibras, cálcio e ácido fólico.
 
Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui minerais como o fósforo, o potássio e o magnésio.
 
O que evitar nos dias quentes
No verão, tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação, é fundamental riscar do cardápio algumas opções como o sal, as frituras, as bebidas alcoólicas e os carboidratos refinados.
 
Fonte Zero Hora

Popularização da depilação íntima reduz infestação por chatos

Phthirus pubis, conhecido como piolho-da-púbis ou chato
Phthirus pubis, conhecido como piolho-da-púbis ou chato
A popularização da depilação que remove totalmente os pelos pubianos, conhecida como "Brazilian bikini wax" em inglês, está acabando com o piolho-da-púbis (Pthirus pubis), também conhecido como chato, dizem especialistas internacionais.
 
O assunto foi alvo de uma extensa reportagem da agência Bloomberg.
 
"Os chatos costumavam ser extremamente comuns, mas agora raramente são vistos", disse Basil Donovan, chefe do departamento de Saúde Sexual da Nova Gales do Sul.
 
Embora não seja conhecido que eles transmitam alguma doença, esses parasitas provocam muita coceira e infecções subsequentes e são transmitidos por contato direto com pelos infestados durante o ato sexual.
 
Ironicamente, o fenômeno do "desaparecimento" ligado à depilação sugere uma maneira alternativa de se lidar com as infestações por chato. Em geral, eles são combatidos com inseticidas locais.
 
Um trabalho científico publicado em 2011 mostra que a retirada total dos pelos pubianos não é exclusividade do sexo feminino. A maioria dos universitários, de ambos os sexos, dos Estados Unidos e da Austrália já aderiram à "moda".
 
Ressalvas
O pesquisador do laboratório de educação em ambiente e saúde do Instituto Osvaldo Cruz, Fiocruz, Julio Vianna Barbosa contesta a hipótese de que os chatos teriam se tornado menos comuns devido à depilação. Segundo ele, na ausência de pelos púbicos, o chato migra para qualquer outro lugar onde ainda tenha pelos, já que o animal precisa se prender em pelos com suas 'garras' fortes para se alimentar e se reproduzir.
 
"A depilação pode diminuir a possibilidade de infestação, entretanto, como o Phthirus pubis é um ectoparasita humano especializado, ele vai procurar outras regiões do corpo para parasitar. Isso acontecerá por uma simples questão de sobrevivência e adaptação biológica", disse Barbosa.
 
Segundo ele, as regiões clássicas onde eram comumente encontradas as três espécies de piolho humano --o de cabeça, de corpo e o da púbis-- estão mudando, e muito em função de mudanças de comportamento e higiene.
 
Existem casos em que o piolho de cabeça é encontrado no corpo. Em outros casos, o piolho-da-púbis ou chato é encontrado no cabelo, nos cílios e nas sobrancelhas. Quando lêndias são encontradas, elas são os ovos dos piolhos que parasitam humanos.

Fonte Folhaonline

Cresce número de emergências hospitalares ligadas a uso de energéticos

Cresce o número de pacientes, muitos deles jovens, tratados em salas de emergências hospitalares por complicações ligadas ao consumo de bebidas energéticas fortemente cafeinadas, como Red Bull, Monster Energy e 5-Hour Energy, revelam novos dados federais dos Estados Unidos.
 
Os casos anuais em que pessoas procuraram hospitais por razões ligadas ao consumo de energéticos dobraram entre 2007 e 2011, o último ano para o qual há números disponíveis, revelou um relatório da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental.
 
Em 2011 houve 20.783 casos relatados de procura de salas de emergência em que uma bebida energética foi citada como a causa principal ou fator que contribuiu para um problema de saúde; em 2007, tinham sido 10.068 casos.
 
Esses problemas, normalmente ligados ao consumo excessivo de cafeína, podem incluir ansiedade, dores de cabeça, arritmia cardíaca e ataques cardíacos.
 
O setor de energéticos, que no ano passado teve vendas estimadas em mais de US$10 bilhões, vem sendo alvo de atenção crescente após a revelação recente de que a FDA (agência americana que regula remédios e alimentos) teria recebido várias denúncias de mortes e ferimentos em que foram citadas as bebidas energéticas.
 
O fato de um produto ter sido citado num relatório da FDA não significa que o produto contribuiu para uma morte ou um ferimento, e os fabricantes de energéticos insistem que suas bebidas não encerram perigos.
 
Divulgado na quinta-feira, o novo relatório reflete estatísticas atualizadas que foram coletadas através da Rede de Aviso de Abuso de Drogas, um sistema do governo ao qual os hospitais informam as visitas às salas de emergência relacionadas ao consumo de drogas.
 
As visitas a hospitais relacionadas ao consumo de energéticos diminuíram ligeiramente de 2008 a 2009, período coberto no relatório anterior.
 
Mas os novos dados mostram que os casos voltaram a subir em 2010 e chegaram a um número recorde em 2011.
 
"O consumo de bebidas energéticas é um problema de saúde pública que vem crescendo, porque o consumo excessivo de cafeína pode levar a problemas médicos e comportamentais", diz o relatório.
 
"Um conjunto crescente de evidências científicas documenta os efeitos adversos das bebidas energéticas para a saúde, especialmente para crianças, adolescentes e adultos jovens."
 
Os dados mostram que o maior grupo de pacientes está na faixa dos 18 aos 25 anos. Dois terços dos pacientes tratados foram homens.
 
Os fabricantes de bebidas energéticas promovem seus produtos para adolescentes e jovens com imagens que exaltam os esportes radicais, rock e mulheres com pouca roupa.
 
Cerca de 42% das pessoas tratadas em setores de emergência para problemas ligados a bebidas energéticas tinham tomado as bebidas com álcool ou outras substâncias, como remédios para deficit de atenção. Como a cafeína, esses medicamentos são estimulantes.
 
Os fabricantes de energéticos alegam que seus produtos proporcionam estímulo físico e mental a quem os consome.
 
Mas há poucas evidências científicas de que as bebidas proporcionem qualquer coisa senão uma dose alta de cafeína, semelhante à que é encontrada numa xícara de café forte.
 
O relatório constatou que o número de pacientes mais velhos que apresentam complicações pelo consumo de energéticos também vem subindo, possivelmente devido a interações com outros medicamentos.
 
"Os profissionais de saúde podem desaconselhar o consumo de bebidas energéticas, explicando que os benefícios que as pessoas imaginam sentir se devem mais ao marketing dos fabricantes que a evidências científicas", diz o relatório.
 
Fonte Folhaonline