Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Brasil emagrece 331 toneladas com programa de dieta

Brasileiros emagrecem 331 toneladas com programa Vigilantes do Peso
Relatório do Vigilantes do Peso mostra o total de quilos perdidos com a dieta da contagem de pontos. Veja os alimentos “zero”, que ajudam a eliminar os excessos
 
Em meio ao aumento dos índices de obesidade no País – o problema hoje já atinge um em cada cinco brasileiros – a dieta dos pontos, elaborada pelo projeto Vigilantes do Peso, conseguiu fazer com que os participantes eliminassem, juntos, 331 toneladas durante 2012.
 
O Vigilantes é um dos programas de emagrecimento mais antigos e populares do Brasil. Por mês, em 10 estados do País, são cerca de 90 mil pessoas que aderem ao cardápio estipulado pela equipe de nutricionistas. Os alimentos são divididos em categorias e recebem uma pontuação. Dependendo dos objetivos de cada pessoa, são estipulados quantos pontos podem ser consumidos por dia.
 
Nesta chamada ‘dieta dos pontos’, os paulistas foram os que mais se destacaram no processo de afinar a silhueta. Só em São Paulo, foram 118 toneladas eliminadas. Minas Gerais aparece em segundo lugar no ranking de emagrecimento, com 68 mil quilos perdidos. No Rio de Janeiro, os associados do Vigilante perderam 64,3 mil quilos e na Bahia foram 15,5 mil quilos.
 
As toneladas de excesso de peso que foram perdidas em 2012 tiveram a ajuda de uma nova descoberta dos especialistas que fazem o programa do Vigilantes. Os nutricionistas fizeram as contas e descobriram que alguns alimentos não podem ser avaliados só pelo perfil calórico. Eles até têm calorias, mas a quantidade de energia que o corpo gasta para digeri-los é maior. Nasceram assim, as comidas “calorias zero” que estão liberadas na dieta e podem ser consumidas sem restrição.
 
O perfil de associados do programa foi outra coisa que mudou um pouco ao longo do ano passado. “Antes, as pessoas procuravam as reuniões do Vigilantes do Peso para emagrecer mais de 10 quilos. Hoje, as pessoas nos procuram logo que constatam um aumento gradativo de peso. Elas preferem começar uma mudança de hábitos antes que o aumento de peso seja maior”, avalia Fernanda Fernandes, diretora do Vigilantes.

Os alimentos com calorias "negativas"
A matemática da dieta dos pontos ganhou mais uma equação. A equipe do Vigilantes do Peso – grupo de apoio tradicional no Brasil e no mundo em auxiliar no processo de emagrecimento – fez as contas e descobriu as calorias negativas.

São, segundo a entidade, os alimentos que não podem ser avaliados apenas pelas informações nutricionais. Eles até têm calorias, mas na hora em que os nutricionistas avaliam a quantidade de energia que o corpo gasta para digeri-los, estes produtos alimentícios acabam com calorias "zero".

Alimentos com calorias negativas:

Abacaxi: ele queima gordura e ainda é anti-inflamatório.

Abobrinha: ela está em todos os cardápios das dietas porque é desintoxicante.

Agrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca.

Aipo: ingrediente cativo na dieta detox, ele não engorda, serve de petisco e também alivia o estresse.

Alface: é uma folha magra, presente em todas as dietas e contém lactuário, uma substância com efeito sedativo.

Aspargo: além de diurético (aumenta a eliminação de líquidos pela urina), é rico em ácido fólico e fibras.

Beterraba: além de ter um sabor adocicado, que ajuda a melhorar o humor, ela ajuda a limpar o organismo.

Brócolis: versátil, vai com pratos quentes e frios. Pesquisas mostram que ele protege contra o câncer de pulmão e cólon.

Cenoura: pobre em carboidrato, pode ser levada como lanche, ajuda no bronzeado e é magra.

Couve-flor: além de não engordar, ela tem nutrientes que reforçam a imunidade do organismo.

Cranberry: ajuda a tratar infecções e também limpa o organismo. Aqui é mais fácil de achar sob a forma de suco.

Espinafre: rico em magnésio. Ajuda a desintoxicar o organismo.

Laranja: como é uma fruta cítrica, ajuda a emagrecer e protege contra infarto e AVC.

Maçã: ela é de fácil digestão, amplia a saciedade e protege a memória.

Mexerica: amplia a sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo.

Pepino: além de ajudar no emagrecimento, ele também é considerado uma arma poderosa para deixar a barriga chapada.

Pimenta: tempero que faz a diferença no sabor e na dieta. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias de outros alimentos.

Repolho: ingrediente da dieta dos países magros, ele ajuda na digestão, melhora a cicatrização e ainda emagrece.

Vagem: saborosa, nutritiva e também uma importante aliada no combate à barriga saliente.

Conversamos com as nutricionistas do Vigilantes para descobrir como funciona este novo modelo de contar calorias. A seguir, veja as respostas das especialistas Michelle Bento e Sônia Almeida às nossas dúvidas.
 
A nova forma de olhar as calorias possibilita que as pessoas alcancem o velho sonho de comer mais e emagrecer?
Nutricionistas: O programa tira a preocupação das calorias para focar na escolha dos alimentos que levam a uma maior saciedade e que promovem o emagrecimento por requerem do corpo mais energia para serem digeridos. As melhores escolhas são os alimentos integrais ricos em fibras, carboidratos complexos e as carnes magras.

Todas as frutas têm calorias zero? Até mesmo a banana e o abacate? Quais verduras e legumes também têm pontuação zero?
Nutricionistas: Sim, todas as frutas in natura têm zero pontos, inclusive a banana. As exceções são o abacate e o açaí por terem maior teor de gordura. Todas as verduras e legumes são considerados como zero e são os mais indicados para saciar por serem ricos em fibras.

Com esta nova abordagem, quais exemplos de alimentos que antes eram temidos para quem queria emagrecer e agora são até indicados?
Nutricionistas: A carne vermelha, desde que magra, ganha espaço no novo programa. Isso porque ela é rica em proteína, um dos nutrientes que provoca um maior gasto de energia pelo organismo durante o processo de digestão. Mas de uma forma geral, o programa permite o consumo de qualquer tipo de alimento, embora seja importante priorizar as escolhas inteligentes.

As carnes, inclusive as vermelhas, também foram revistas? Como ficou a pontuação?
Nutricionistas: A pontuação das carnes vai depender do tipo de corte, que tem influência no teor de gordura da carne. Isso significa que não basta escolher entre a carne de boi ou a carne de frango, é preciso ter atenção aos cortes que têm mais ou menos gorduras. A exemplo disso, um bife de100g de alcatra sem gordura grelhada tem 5 pontos, enquanto que uma coxa de frango de mesmo peso, sem a pele, tem 6 pontos. Mesmo retirando a pele, essa parte do frango contém mais gordura do que um bife.

Como ficou a pontuação dos queijos? Os brancos continuam os mais indicados? E os amarelos?
Nutricionistas: Os queijos mais indicados são aqueles com menor taxa de gordura – os brancos contêm menor quantidade desse componente. Alguns, inclusive, são considerados alimentos plenos, como o queijo cottage e o minas frescal com 0% de gordura. Alimentos plenos são aqueles que têm mais fibras e menores quantidades de sódio, açúcar e gordura saturada, capazes de manter a saciedade por mais tempo.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário