Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chá pode ajudar a diminuir as chances de câncer de pele

O chá pode contribuir significantemente para proteger contra o desenvolvimento de câncer de pele causado pela alta exposição aos raios Ultravioletas (UV).

Os raios UV contribuem para gerar os chamados radicais livres (moléculas instáveis e que podem reagir com células orgânicas levando a reações biológicas lesivas) na pele, levando ao desenvolvimento de células cancerosas.
 
“O chá – do tipo preto, verde, vermelho e branco – é uma fonte de antioxidantes chamados flavonóides, considerados os mais potentes antioxidantes naturais, e que protegem o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres”, explica Ian Record, um dos autores da pesquisa feita pela Organização para Pesquisas Científicas e Industriais da Comunidade Britânica (CSIRO), Austrália, e publicada no periódico NutrCancer. Os pesquisadores acreditam que uma dieta rica em antioxidantes tem um papel importante na luta contra doenças, incluindo o câncer
 
A pesquisa australiana foi feita com modelos animais, que eram alimentados com doses de chá misturado ao leite. Os resultados observados foram uma redução de 50% no desenvolvimento de câncer de pele causada pela alta exposição aos raios UV e 70% menos desenvolvimento de papilomas (verrugas e pintas volumosas).
 
“Inicialmente pensávamos que o leite poderia bloquear a absorção dos flavonóides, e o impacto sobre a saúde seria menor. Mas os achados sugerem que os flavonóides não são afetados pela presença de outro líquido”, diz o pesquisador.
 
As pesquisas agora focam nos tipos de flavonóides presentes no chá e em como ele protege o corpo de substâncias potencialmente perigosas como os radicais livres.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário