Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cuide de suas pernas e evite as patologias que mais as afetam

Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas
ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.
Insuficiência venosa, isquemia crônica e doença do sistema linfático são os piores males
 
Dores e inchaços nas pernas ao final do dia são queixas frequentes, principalmente quando acompanhadas de queimação e formigamento. Tais sintomas podem ser um sinal de alerta para problemas no sistema circulatório. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças venosas comprometem cerca de 17% da população, sendo a maioria mulheres devido às questões hormonais.

Apesar de a hereditariedade ser um fator inalterável, a prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem estagnar e até retardar o aparecimento de doenças que comprometem o aspecto das pernas. De acordo com o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, quando as pessoas se queixam da sensação de peso e cansaço nas pernas geralmente referem-se às alterações do retorno venoso.

— Problema no sistema circulatório é hereditário, porém obesidade, sedentarismo ou quem permanece muito tempo em pé ou sentado, faz força excessiva e o uso de hormônios femininos, incluindo os anticoncepcionais, são fatores que podem desencadear alguma doença venosa — explica.

O sistema circulatório que compreende o sangue, o coração e os vasos sanguíneos é responsável pelo fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células e tecidos corporais.

— Qualquer transtorno pode causar complicações sérias à saúde, que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora — destaca o angiologista.

Conheça os três vilões que podem alterar o aspecto da perna e provocar uma série de danos:

Insuficiência venosa
As varizes são inimigas das pernas. Caracterizadas pela dificuldade de retorno do sangue das pernas ao coração, provocado pela falha das válvulas venosas que dirigem o fluxo sanguíneo nesse sentido, as varizes podem surgir em qualquer fase, mas geralmente se manifestam na puberdade.

— As varizes iniciam com uma sensação de peso nas pernas, dor, cansaço, comichão e cãimbras. As veias dilatam e deformam se tornando visíveis e de aspecto sinuoso — ressalta o médico.

Dependendo da gravidade, podem deixar de ser um problema estético e causar sequelas graves como feridas de perna de cicatrização difícil, as úlceras varicosas. As causas ainda não são claramente identificadas, mas os fatores hereditários desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença. Obesidade, gravidez, tratamentos hormonais e profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado podem desencadear o problema.

Para evitá-las é fundamental começar a eliminar os fatores de risco ou, pelo menos, minimizá-los. Converse com familiares e procure saber se sofrem com a doença venosa, se a resposta for positiva, os cuidados devem ser reforçados.

— Neste caso, procure um angiologista para realizar um diagnóstico e identificar o grau da doença para indicação do tratamento mais adequado — destaca Elwing.

Além disso, manter hábitos saudáveis pode retardar o seu aparecimento. Pratique exercícios físicos como bicicleta, natação ou hidroginástica e cuide da sua alimentação.

Isquemia crônica
Essa patologia é mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. A dor se manifesta geralmente quando o paciente está caminhando, e é uma dor forte que obriga o paciente a ficar parado alguns minutos para poder andar novamente o mesmo espaço até aparecer de novo, esse processo repetitivo é chamado de claudicação intermitente.

— A isquemia crônica acontece quando o sangue deixa de ser suficiente para irrigar os tecidos dos músculos, diminuindo a sua oxigenação — afirma o especialista.

A doença pode ser desencadeada por aterosclerose que entope as artérias ou diabetes que causa fibrose da artéria tornando-a muito afunilada e atacando os capilares. Para evitar é preciso manter uma alimentação saudável sem gorduras, cuidar da higiene dos pés, caminhar sempre, controlar o colesterol e parar imediatamente de fumar.

Doença do sistema linfático
As pessoas que apresentam essa doença têm menor circulação da linfa pelo corpo.

— Como a linfa fica mais estagnada, uma parte do líquido sai de dentro para fora do vaso linfático, ficando acumulado debaixo da pele. Por esse motivo, ocorrem os inchaços nos pés, tornozelos e pernas — explica o angiologista.

Quando o linfedema aumenta, pode causar dor local, deformidades e dificuldades para movimentar pernas e braços. A causa pode ser congênita ou adquirida por infecções dos vasos linfáticos. O tratamento é feito por meio de medicamentos que promovem a contração dos capilares linfáticos. Além disso, manter a higiene dos pés é uma maneira de evitar infecções e feridas.

Pernas mais lindas
Para evitar doenças e deixar as pernas livres de qualquer inchaço ou sensação de peso, confira algumas dicas importantes:

Mexa-se: caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.
 
Relaxe as pernas: depois de um dia cansativo, relaxe as pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao sol. Banhos quentes ou saunas podem provocar dilatações das veias e induzir o inchaço.

Eleve as pernas: para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.

Mantenha seu peso: procure adotar uma dieta saudável para evitar o excesso de peso. Não alterar os ponteiros da balança suaviza os sintomas e os inchaços das pernas.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário