Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Veja oito opções de alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado

Melancia: possui cerca de 92% de água em sua composição,
por isso ajuda muito na hidratação
Água e sais minerais devem ser incluídos na dieta do verão
 
Durante o verão, quem não quer aproveitar o clima de praia, sol e calor? Aliás, a estação coincide com o período de festas e férias, e isso propícia ainda mais os momentos de lazer. No entanto, a estação mais quente do ano exige cuidados extras com a alimentação
 
— Nesta época, alguns alimentos devem ser privilegiados no cardápio diário como frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são refrescantes, pois contêm boa quantidade de água em sua composição — ressalta a médica Anna Bordini.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir, pelo menos, 400 gramas de frutas e hortaliças frescas para alcançar seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. Ou seja, cada pessoa deve ingerir o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia.
 
— Nos dias quentes e secos, essa quantidade pode ser mais elevada. Em especial, frutas e verduras ricas em água que são pouco calóricas e ajudam a hidratar — completa.
 
A médica indica oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.
 
Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como cálcio, magnésio e vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos em dias mais quentes.
 
Pepino: contém apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água. O alimento ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos e conferindo elasticidade às células que compõe a pele.
 
Abobrinha: possui 95% de água em sua composição. Também é rica em vitamina A, e devido à sua ação antioxidante contribui para benefícios à pele.
 
Espinafre: possui 94% de água em sua composição. É rico em sais minerais e em vitaminas, além de conter boas quantidades de cálcio, que ajuda na contração muscular. A hortaliça possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão.
 
Tomate: com 94% de água e 20 calorias, é uma fruta rica em potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
 
Melancia: possui cerca de 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. Possui licopeno e glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce.
 
Brócolis: a hortaliça possui 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico em vitamina C, vitamina A, fibras, cálcio e ácido fólico.
 
Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui minerais como o fósforo, o potássio e o magnésio.
 
O que evitar nos dias quentes
No verão, tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação, é fundamental riscar do cardápio algumas opções como o sal, as frituras, as bebidas alcoólicas e os carboidratos refinados.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário