Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

30 de Agosto: Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças

Hoje é o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. Compartilhe!
 http://ow.ly/i/Tp97

Lei que proíbe fumo em locais fechados ainda não foi regulamentada

De acordo com o Ministério da Saúde, o texto ainda está em fase de produção e não há previsão de quando ficará pronto

Apesar de sancionada em 15 de dezembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, a lei que proíbe o fumo em locais coletivos fechados privados ou públicos e os fumódromos (áreas reservadas a fumantes) ainda não foi regulamentada. A regulamentação prevê, por exemplo, penalidades em caso de desrespeito à lei. De acordo com o Ministério da Saúde, o texto ainda está em fase de produção e não há previsão de quando ficará pronto.

Atualmente, as legislações estaduais de sete estados impedem o fumo em locais fechados, seguindo a norma nacional, enquanto em 19 estados e no Distrito Federal não ocorre o mesmo - embora a lei federal se imponha à estadual ou municipal.

Os estados de Rondônia, São Paulo, do Rio de Janeiro, Amazonas, de Roraima, da Paraíba e do Paraná têm lei estadual antifumo que proíbe o cigarro em lugares fechados, como bares, restaurantes e boates. Os fumódromos são permitidos em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, no Pará, Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Sergipe, no Tocantins e Distrito Federal. O Acre, Piauí e Rio Grande do Norte têm projetos de lei para a criação de ambientes livres de tabaco desde 2009.

São Paulo e Rio
Em São Paulo, a Secretaria de Saúde fez 726 mil fiscalizações e aplicou 1.885 multas desde a vigência da lei, em 2009, em todo o estado. A maioria das multas ocorreu porque pessoas foram flagradas fumando no interior de estabelecimentos e o restante por ausência de placa indicativa da lei. As fiscalizações da vigilância sanitária são diárias e ininterruptas.

Ao todo, foram interditados temporariamente três estabelecimentos no estado de São Paulo por terem descumprido a lei três vezes. A multa equivale a R$ 922, na primeira infração. Em caso de reincidência, o valor dobra. No terceiro flagrante, o estabelecimento é interditado por 48 horas. E na quarta vez, é fechado por 30 dias.

No Rio de Janeiro, foram realizadas 46.642 ações em bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos. De novembro de 2009 até o começo deste mês, foram emitidos 187 autos de infração por descumprimento da lei.

Na Lei nº 12.546, sancionada em dezembro do ano passado, está previsto também o aumento gradativo dos impostos sobre produtos derivados do tabaco.

Fonte isaude.net

Método simplifica produção de proteínas usadas em medicamentos

Pesquisa pode facilitar tratamento de condições de saúde como diabetes, câncer, artrite e degeneração macular

Pesquisadores da Universidade de Arkansas, nos EUA, desenvolveram um método para simplificar a produção de proteínas usadas em muitos medicamentos.

A pesquisa tem potencial para ajudar a melhorar o tratamento de uma variedade de doenças e condições de saúde, incluindo diabetes, câncer, artrite e degeneração macular.

O desenvolvimento atual de proteínas farmacêuticas passa por um processo complicado, demorado e dispendioso, porque os fabricantes devem separar e extrair as proteínas contaminantes.

A pesquisadora Ellen Brune e seus colegas criaram uma série de linhagens personalizadas das bactérias Escherichia coli que detectam conjuntos de proteínas contaminantes.

Eles projetaram cepas de "Lotus" E. coli. Lotus se refere a um conjunto de linhagens celulares otimizadas para trabalhar com técnicas de separação. Eles conseguiram esse feito por meio da bio-separação e manipulação genética, removendo as seções de DNA que codificam regiões contaminantes. O trabalho simplifica o processo de purificação antes mesmo do início da produção de proteínas farmacêuticas.

"Milhões de pessoas em todo o mundo estão sofrendo de doenças tratáveis porque os fabricantes não podem arcar com a produção dos medicamentos que elas necessitam. Essas empresas têm que gastar muito tempo e dinheiro para chegar ao material final. Nosso trabalho aborda este problema. As nossas linhagens celulares reduzem o lixo, por assim dizer, antes que o processo de fabricação comece", explica Brune.

A fabricação atual de proteínas farmacêutica envolve a separação e limpeza de compostos contaminantes para alcançar a proteína alvo, processo longo e caro.

As empresas farmacêuticas gastam cerca de US $ 8 bilhões por ano tentando limpar estes contaminantes durante a produção. Brune compara o processo a fazer suco de laranja, misturando a casca e as sementes junto com o bagaço da laranja. Uma vez que o sumo é feito, os produtores teriam então que filtrar os pedaços de sementes e casca. "Nosos método separa as proteínas contaminantes antes de 'fazer o suco'", conclui a pesquisadora.


Fonte isaude.net

Descoberta molécula capaz de impedir multiplicação das células cancerígenas

Liminib abre caminhos para novos tratamentos alternativos contra o câncer, em especial tipos resistentes à quimioterapia

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) descobriram uma nova molécula anticancerígena e antimetástase que abre caminhos para novos tratamentos alternativos contra o câncer.

A molécula, que recebeu o nome de Liminib, impede o movimento e a multiplicação das células cancerígenas, particularmente em cânceres resistentes a tratamentos de quimioterapia.

A equipe analisou, durante uma década, mais de 30 mil moléculas e descobriu que Liminib tem a capacidade de inibir a enzima quinase LIM (LIMK), cuja presença excessiva favorece a multiplicação das células e a propagação do câncer.

A quinase LIM (LIMK)regula a dinâmica do esqueleto interno da célula, formado por uma rede de fibras cujos filamentos permitem ela se movimentar e reproduzir.

Liminib estabiliza e bloqueia essa rede de fibras, impedindo que ela se multiplique. Os resultados mostraram que a molécula não tem apenas boa eficácia, mas que os animais tratados apresentaram boa tolêrância à substância.

Segundo os pesquisadores, que trabalharam em colaboração com cientistas australianos e britânicos, os resultados de um estudo inicial realizado em ratos são encorajadores.

A equipe acredita que, a médio prazo, este trabalho pode conduzir ao desenvolvimento de tratamentos alternativos para pessoas com câncer.

Fonte isaude.net

Pesquisa aponta água contaminada por bactérias prejudiciais à saúde humana em MG

Estudo da UFJF mostra a presença de Salmonella e Escherichia coli em água de córrego localizado na Zona Oeste de Juiz de Fora

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata mineira, aponta que grande proporção da água doce encontra-se prejudicada em decorrência da crescente contaminação. A partir da análise de regiões do Córrego São Pedro, localizado na Zona Oeste de Juiz de Fora, a pesquisadora Julliane Dutra, do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, verificou que há presença, inclusive, de bactérias prejudiciais à saúde humana na área analisada.

Foram encontradas enterobactérias (que vivem no intestino humano) como Salmonella sp. e Escherichia coli, além de genes de resistência, o que significa a maior dificuldade de tratamento das doenças causadas por esses micro-organismos.

Iniciado em 2009, com financiamento da Fapemig, o projeto teve como objetivo inicial conhecer a comunidade microbiana das águas do Córrego São Pedro. Do trabalho, onde avaliaram grupos bacterianos e parâmetros físico-químicos do local, concluiu-se que o trecho do córrego poderia ser dividido em duas regiões, uma urbanizada e outra não, e que apenas um ponto de cada região seria suficiente para fazer as comparações.

" Usamos técnicas de biologia molecular para avaliar a presença e quantificar alguns grupos de micro-organismos envolvidos no ciclo do nitrogênio e micro-organismos patogênicos" , explica Julliane.

Com os resultados da pesquisa, ficou " claramente visível" a diferença entre as duas regiões e a maior incidência de ambos os microrganismos na região urbanizada.

Os resultados estão em fase final de análise e Julliane já apresentou parte deles em um Congresso Internacional de Microbiologia, realizado em junho, em San Francisco, na Califórnia. Para a aluna, os dados " são preocupantes, pois mostram o impacto da urbanização nas águas do córrego" .

Fonte isaude.net

Fones de ouvido são tão perigosos para audição quanto ruídos de motores a jato

Volume muito alto nos fones pode danificar revestimento das células nervosas, levando à surdez temporária e a zumbidos

O uso de fones de ouvido é tão perigoso para a audição quanto o ruído emitido por motores a jato, de acordo com pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

A pesquisa revela que o volume muito alto nos fones de ouvido pode danificar o revestimento das células nervosas, levando à surdez temporária.

Ruídos mais altos do que 110 decibéis são conhecidos por causar problemas de audição, como surdez temporária e zumbido nos ouvidos, mas o estudo sugere, pela primeira vez, que é possível notar danos celulares subjacentes.

"A pesquisa nos permite compreender o percurso da exposição a ruídos altos até a perda de audição. Dissecando os mecanismos celulares subjacentes a esta condição é possível descobrir um benefício muito significativo para a saúde de uma grande parcela da população. O trabalho tem potencial para ajudar na prevenção, bem como encontrar curas adequadas para a perda auditiva", afirma a líder da pesquisa Martine Hamann.

Células nervosas que transportam sinais elétricos das orelhas para o cérebro tem um revestimento chamado bainha de mielina, que ajuda os sinais elétricos a viajarem ao longo da célula. A exposição a ruídos altos, ou seja, acima de 110 decibéis, pode retirar as células deste revestimento, interrompendo os sinais elétricos. Isto significa que os nervos não podem mais transmitir informação de forma eficiente a partir das orelhas para o cérebro.

No entanto, o revestimento que rodeia as células nervosas pode ser corrigido, permitindo que as células funcionem normalmente de novo. Isso significa que a perda de audição pode ser temporária e a audição completa pode voltar.

"Agora entendemos por que a perda de audição pode ser reversível em alguns casos. Nós mostramos que a bainha ao redor do nervo auditivo está perdida em cerca de metade das células que olhamos. O efeito é reversível e após três meses a audição se recuperou, assim como a bainha em torno do nervo auditivo", explica Hamann.

As conclusões são parte de uma investigação maior em andamento sobre os efeitos dos ruídos altos em uma parte do cérebro chamada núcleo coclear dorsal, que carrega sinais de células nervosas do ouvido para as partes do cérebro que decodificam e dão sentido aos sons.

Fonte isaude.net

Perigo! Uma hora de uso do narguilé equivale a fumar 100 cigarros, alerta INCA

Segundo Instituto Nacional do Câncer, uso do cachimbo oriental chama atenção: já são quase 300 mil consumidores no país

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) desfaz crença de que tabaco fumado com o narguilé seja menos prejudicial à saúde; pelo contrário: segundo o instituto, uma hora de uso do produto equivale a fumar 100 cigarros.

De acordo com o INCA, embora o Brasil tenha motivos para celebrar a redução da prevalência de fumantes nos últimos anos, o uso do narguilé vem chamando a atenção dos profissionais da saúde: já são quase 300 mil consumidores do cachimbo oriental, de acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab), realizada em 2008 pelo IBGE em parceria com o INCA.

Já entre estudantes universitários da área de saúde, em pesquisa feita nos municípios de São Paulo, Brasília e Florianópolis, do total das pessoas que declararam consumir com frequência outros produtos de tabaco, além do cigarro industrializado, mais de 55%, declararam fazer uso do narguilé. Em São Paulo, esse percentual chegou a aproximadamente 80%, de acordo com a pesquisa Perfil de Tabagismo em Estudantes Universitários do Brasil (PETuni) coordenada pelo INCA. Em São Paulo e Brasília, a apuração foi feita no ano passado; e em Florianópolis, em 2007.

" O fato de esses universitários pertencerem à área da saúde preocupa ainda mais, justamente por eles estudarem os malefícios do tabaco para o organismo. O narguilé engana, dando a sensação de que as impurezas do tabaco são filtradas pela água, o que é um equívoco" , diz o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.

De acordo com o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Henrique Meirelles, uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça por um período muito maior do que quando ele fuma um cigarro. O volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml em uma sessão de uma hora. Já o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos. " Uma simples sessão de narguilé consiste em uma centena de ciclos de tragada. Podemos afirmar que em uma sessão, o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais" , alerta o especialista.

O cachimbo
O narguilé é um grande cachimbo composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão.

" Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida" , explica o médico.

Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o produto contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Porém, análises comprovam que a fumaça narguilé contém mais nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que a fumaça do cigarro comum.

Fumo passivo do narquilé
" Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguilé é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos" , completa.

Fonte isaude.net

Livre-se das celulites antes da chegada do verão

Cremes, massagens ou dieta: escolha o melhor tratamento para o seu grau de problema

Com o verão chegando perto, o problema volta a assustar. A celulite incomoda a maioria das mulheres e não é à toa: os furinhos causam a maior vergonha. A celulite surge por conta de nódulos de gordura que se formam na região subcutânea. Eles impedem a oxigenação e a nutrição celular, causando o aspecto de casca de laranja na pele. As circulações sanguínea e linfática também ficam prejudicadas, afirma a esteticista Luisa Catoira, de São Paulo.

As alterações hormonais tornam as mulheres mais suscetíveis ao problema que, além do desconforto estético, pode trazer dor, inchaços nas pernas e problemas de ordem psicológica. Os tratamento estéticos, em geral, oferecem ótimo resultados. Mas todos eles precisam ser combinados a uma boa alimentação, prática regular de exercícios físicos e interrupção do tabagismo.
 
A Sociedade Brasileira de Medicina Estética estima que a celulite atinge oito entre cada dez mulheres ocidentais, deixando ondulações nas pernas, nas coxas, no bumbum e, às vezes, até na barriga. Se você é uma delas, acompanhe abaixo as dicas dos especialistas para chegar ao verão com a pele lisinha.
 
Celulite de grau 1
Como é: ela só aparece quando você pressiona a pele. Surgem gominhos que lembram a casca de laranja.

Por que surge: alimentação gordurosa e com pouco líquido, sedentarismo e tendência genética favorecem esse tipo de celulite.

Como tratar: as alterações na dieta costumam surtir efeitos notáveis neste tipo de celulite. Evite bebidas gasosas (não só refrigerantes, mas água com gás também). Sal demais também é prejudicial, porque aumenta a retenção de líquidos e prejudica a circulação do sangue. Cremes à base de centelha asiática também fazem diferença, assim como as sessões de drenagem linfática. Faça, pelo menos, dez sessões seguidas (uma por semana). Mas não adianta drenar o corpo e comemorar num rodízio de pizza , afirma a fisioterapeuta Fernanda Elhiage, dona do Studio Conceitus.
 
Celulite de grau 2
Como é: a aparência de casca de laranja é suave, mas salta aos olhos sem que haja necessidade de pressionar a pele.

Por que surge: alimentação gordurosa e com pouco líquido, sedentarismo e tendência genética favorecem esse tipo de celulite

Como tratar: além das mudanças na dieta, sessões de carboxiterapia são o melhor antídoto contra este tipo de celulite. O tratamento é dividido por área: o especialista injeta gás carbônico sob a pele, que é renovada. Você precisa de, pelo menos, dez sessões e já nota os resultados a partir da quinta aplicação. Há ainda outras opções de tratamento neste caso:

Massagem modeladora: quebra as moléculas de gordura que estão causando o problema. É seguida por uma drenagem, que elimina essa substância pela urina. A circulação sangüínea também é estimulada, evitando a formação de novas celulites. O mínimo de dez sessões é recomendado.

Eletrolipólise: o método usa agulhas que são estimuladas eletricamente para combater os furinhos. Com isso, há a quebra das moléculas de gordura e a melhora da circulação sangüínea. O mínimo de dez sessões é recomendado.
 
Celulites de grau 3
Como é: normalmente, aas celulites de grau 3 provocam o famoso efeito casca de laranja e causam a sensação de peso nas pernas, além de atingir o bumbum. Surgem, principalmente, nas pessoas que sofrem com o sobrepeso.

Por que surge: o principal causador é o excesso de peso, agravado pelo sedentarismo.

Como tratar: só os tratamentos estéticos não fazem efeito nestes casos, que exigem também uma dieta rigorosa para controle do peso, além d exercícios físicos regulares.

Celulites de grau 4
Como é: trata-se da mais grave de todas as celulites, provocando disformidade no contorno do corpo e está diretamente associada aos casos de obesidade.

Por que surge: a obesidade é o principal agente causador

Como tratar: você precisa aliar todos os métodos, incluindo dieta balanceada, exercícios físicos e massagens. Reduzindo o peso, os tratamentos começam a dar resultado mais rapidamente.
 
Eficácia dos cremes anticelulite e tratamentosSe a sua celulite é de grau 1 ou 2, os cremes ajudam a amenizar os furinhos. Eles possuem agentes desintoxicantes que melhoram a circulação linfática e têm ação redutora de medidas , afirma a esteticista Luisa Catoira, de São Paulo. No entanto, esses cremes não eliminam de vez a celulite, eles suavizam o problema. É importante cuidar da manutenção do tratamento: depois dos dois primeiros meses usando o produto duas vezes por dia, é preciso manter o uso pelo menos uma vez por dia, senão a celulite pode retroceder , recomenda a especialista.

Alerta
Estresse, abuso de bebidas alcoólicas, alterações hormonais, consumo de pílula anticoncepcional sem orientação e uso de roupas muito apertadas também agravam as celulites.
 
Fonte Minha Vida

Sobrepeso aumenta risco de recorrência do câncer de mama

483049 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte afirma pesquisa 1 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisaRisco de morte pela doença também é maior entre mulheres acima do peso

No decorrer dos anos, uma em cada dez mulheres vai desenvolver um câncer de mama. Se diagnosticada em fase inicial, entretanto, a doença oferece grande chance de cura. Ainda assim, cuidados com a saúde devem ser redobrados mesmo após o tratamento, especialmente para evitar o ganho de peso. Isso porque, de acordo com um estudo publicado no periódico Cancer, estar acima do peso aumenta o risco de recorrência do problema.

Uma equipe liderada por um especialista da Montefiore Einstein Center for Cancer Care, nos Estados Unidos, colheu dados de quase cinco mil mulheres que haviam sido submetidas ao tratamento de câncer de mama nos estágios I, II e III. Cerca de 30% delas tinham obesidade e outros 30% estavam com sobrepeso. Nos oito anos seguintes, uma em quatro participantes da pesquisa tiveram recorrência do problema e 891 morreram, sendo 695 dos casos pelo câncer de mama.

A comparação dos resultados mostrou que, em relação às mulheres com peso normal, mulheres com obesidade tinham um risco 40% maior de serem diagnosticadas com um novo câncer de mama e 69% maior de ir a óbito pelo problema ou outras complicações. Mesmo entre as mulheres com sobrepeso houve um risco maior de recorrência e morte. A ligação foi especialmente forte para mulheres com um tipo de câncer receptor de estrogênio positivo, que responde por dois terços dos casos de câncer de mama.

Os pesquisadores querem, agora, esclarecer a relação entre o excesso de peso e os hormônios. Eles desconfiam que a gordura possa estimular a produção de estrógeno no corpo, o que levaria ao crescimento do câncer. Além disso, os níveis de insulina em pessoas acima do peso também são maiores porque eles desenvolvem resistência a esse hormônio e a insulina pode favorecer o desenvolvimento de células cancerosas.

Previna-se do câncer de mama
Além de fazer a mamografia regularmente e cultivar hábitos de vida saudáveis, você ainda pode se prevenir do câncer de mama adotando uma dieta especial.
 
Confira alimentos que não podem faltar no cardápio feminino:

1. Frutas vermelhas
Frutas como a framboesa e amora contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas. Eles retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.

2. Cenoura
A cenoura também é um alimento importante na prevenção do câncer de mama. Um estudo feito pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que consumir duas porções do vegetal diariamente reduz em 17% o risco de desenvolver a doença.

3. Uva
Flavonoides presentes na uva podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. O ideal é consumir a fruta e não derivados como o vinho já que o álcool pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças.

4. Romã
Romãs inibem a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio, que favorece o desenvolvimento do câncer de mama. A descoberta foi publicada na revista Cancer Prevention Research.

Fonte Minha Vida

Pare de fumar sem engordar

O mito é relacionado à ansiedade que surge quando você larga o cigarro

A cara de satisfação após as baforadas engana. A maioria dos fumantes não está conformada com o vício, 52,1% dos brasileiros vítimas do vício pensam em parar, de acordo com a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (Inca). E o melhor de tudo é que o Brasil realmente está entre os países líderes em número de ex-fumantes, de acordo com um estudo publicado no The Lancet neste mês. O levantamento feito entre outubro de 2008 e março de 2010 mostrou que 46,4% dos homens brasileiros e 47,7% das brasileiras que disseram que já fumaram diariamente no passado tinham abandonado o mau hábito.

Os especialistas no assunto apontam, entretanto, que a dependência química não é o único obstáculo nessa luta. "O medo de ganhar peso também impede tabagistas, principalmente mulheres, de abandonar o cigarro", afirma o pneumologista Ricardo Henrique Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA. Segundo o profissional, ex-fumantes costumam ganhar, em média, 4 quilos ao largar o vício, mas com alguns cuidados é possível manter o ponteiro da balança no lugar.
 
Mulher comendo prato de salada - Foto Getty ImagesDe olho na dieta
A nicotina, presente no cigarro, acelera o metabolismo, ou seja, estimula a queima de calorias pelo organismo. "Ao parar de fumar, portanto, você precisa dar atenção especial ao que consome até que seu metabolismo se restabeleça novamente", aponta o pneumologista Ricardo. De acordo com o especialista, o ganho de peso é comum nos primeiros meses após o abandono do vício, mas, normalmente, o ex-fumante recupera o peso inicial um ano após largar o cigarro. Por isso, não desanime mesmo que você ganhe alguns quilinhos. Aposte ainda em alimentos que aceleram o metabolismo, como a pimenta vermelha, o chá verde e a canela.
 
Homem quebrando proteção do bolo com martelo - Foto Getty ImagesControle as emoções
O cigarro foi embora, mas o estresse e a ansiedade não, o que torna as chamadas comfort foods mais tentadoras do que nunca. "Doces e comidas gordurosas acabam se tornando válvula de escape de muitos ex-fumantes, levando ao ganho de peso", afirma a nutricionista Thaís Manfrinato Miola, especialista em oncologia no Hospital A.C.Camargo. Em vez de comer um chocolate, opte por uma fruta. Em vez de tomar um refrigerante, beba um copo de água. "No começo pode ser difícil, mas logo essas substituições se tornam hábito", complementa.
 
Idoso fazendo flexão de braço - Foto Getty ImagesPratique exercícios
"Exercícios ajudam a controlar a ansiedade e ainda favorecem a perda de peso, o que motiva você a se manter firme nessa mudança saudável", diz a psiquiatra Maria Teresa Cruz Lourenço, coordenadora do Grupo de Apoio ao Tabagista do Hospital A.C.Camargo. Se for difícil encontrar tempo para treinar, faça pequenas mudanças no dia a dia. Pegue as escadas no lugar de elevador ou pare distante do seu destino para andar um pouco mais.
 
Mulher me dúvida entre fruta e doce - Foto Getty ImagesFaça opções saudáveis
"O ex-fumante sente falta até mesmo de segurar o cigarro entre os dedos e levá-lo à boca", afirma o pneumologista Ricardo. Por essa razão, muitas vezes acaba consumindo alimentos mesmo sem ter fome e, na rua, o que não falta são opções calóricas. Para evitar o problema, sempre carregue petiscos saudáveis na bolsa ou mochila. A nutricionista Thaís recomenda mini-cenouras ou pedaços de frutas.
 
Idoso comendo salada de frutas - Foto Getty ImagesFracione a alimentação
"Fracionar a alimentação faz com que você sempre tenha algo na boca e ainda evita que extrapole nas principais refeições, extravasando toda a ansiedade acumulada", afirma a nutricionista Thaís. Ela recomenda comer de três em três horas, fazendo lanches nutritivos entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Algumas opções de lanche são frutas, iogurte desnatado e barrinha de cereal.
 
Mulher cheirando maçã - Foto Getty ImagesEstimule olfato e paladar positivamente
"Olfato e paladar ficam mais aguçados depois que você larga o cigarro, o que estimula o consumo de alimentos", afirma o pneumologista Ricardo. Por isso, siga a regra do prato colorido e com maior porcentagem de verduras e legumes para não fazer refeições muito calóricas. "Frituras, doces e refrigerantes agradam bastante o paladar, mas são pobres em nutrientes e ainda contribuem com o ganho de peso", diz a nutricionista Thaís. Segundo ela, consumir alimentos saudáveis é um hábito e experimentando de tudo, você consegue encontrar opções que agradem seu paladar.
 
Mulher quebrando cigarro ao meio - Foto Getty ImagesEscolha um bom dia
"Escolher um dia estratégico para parar de fumar também pode ser decisivo na manutenção do peso", afirma a psicóloga Laura Campos, do Grupo COI. Decidir abandonar o vício antes de uma viagem ou próximo a um período de festas não costuma ser uma boa ideia. Afinal, você já está lutando contra a tentação de fumar, então, a preocupação com a moderação certamente ficará em segundo lugar. "Parar de fumar é um grande desafio, assim, tente usar tudo o que for possível a seu favor".
 
Fonte Minha Vida

Casos de hanseníase caem 41% em SP em 10 anos

Entre 2001 e 2011, o número de casos de hanseníase no Estado de São Paulo caiu de 3.000 para 1.753, o que representa uma redução de 41,5%, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, com base na série histórica feita pela Divisão Técnica de Hanseníase do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

Também houve redução no número de pessoas em tratamento: em 2001, eram 5.378, e em 2011, 2.152 pacientes. O governo do Estado atribuiu a melhora dos indicadores à detecção precoce e também ao tratamento integral do paciente com o medicamento PQT (poliquimioterapia), disponibilizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O período de tratamento varia entre seis meses e um ano. A hanseníase é contagiosa, causada pela Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, e pode ser transmitida por uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, por meio de gotas eliminadas no ar pela fala, tosse ou espirro. O bacilo penetra por meio das vias respiratórias e se instala preferencialmente nos nervos periféricos e na pele.

Os sintomas, que podem demorar até cinco anos para aparecerem, são manchas ou caroços esbranquiçados ou avermelhados, e áreas da pele, mesmo sem manchas, com ausência de dor ou sem sensibilidade. Quando não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

Fonte R7

Depressão tem difícil diagnóstico

Conheça os sintomas e tratamento da doença

Você anda com dificuldades para dormir, sofrendo enxaquecas frequentes, bebendo em excesso ou com dificuldades de se concentrar? Fique atento porque tais sintomas podem ser sinal de depressão.

Por mais incrível que possa parecer, muitos dos deprimidos ignoram que tenham a doença. Isso porque não conseguem reconhecer os sinais da doença ou aceitar que estão sofrendo do mal. Sem falar à dificuldade que a pessoa deprimida tem de enfrentar a doença.

Some-se a essa dificuldade o fato de não haverem exames clínicos que possibilitem diagnosticar se a pessoa sofre ou não de depressão.

Além de causar tristeza e desânimo, a depressão precisa ser tratada porque com o tempo vai prejudicando nossa vida emocional, social e profissional. E nos casos mais graves pode, inclusive, levar ao suicídio.

Deve-se considerar os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. A prescrição de remédios antidepressivos irá depender do diagnóstico que deve deve ser realizado apenas pelo médico.

Fonte R7

Alemanha: Hospital tira tumor de mais de 14 kg do ovário de uma paciente

Cirurgia durou três horas e paciente deve receber alta nos próximos dias

Uma equipe médica da Clínica Universitária de Colônia, no oeste da Alemanha, extirpou na semana passada um tumor benigno de 14,3 quilos e 60 centímetros de diâmetro do ovário de uma paciente, informou o centro hospitalar nesta quarta-feira em comunicado.

A operação, que durou três horas, transcorreu sem complicações e a paciente, que está se recuperando com rapidez da intervenção, deve receber alta nos próximos dias. Há cerca de seis meses, a mulher havia percebido um ligeiro aumento de peso e de perímetro abdominal que se tornou mais evidente nas últimas seis semanas, embora não sentisse dor alguma.

Após realizar uma tomografia computadorizada, os médicos expressaram sua suspeita de um gigante tumor no ovário, que foi confirmado com um ultrassom. "Como já suspeitávamos no diagnóstico, durante a operação detectamos um enorme tumor que invadia a completa cavidade abdominal", indicou Peter Mallman, responsável da unidade de obstetrícia e ginecologia da Clínica Universitária de Colônia.

Segundo o médico, o tumor "se estendia desde a pélvis menor até o epigástrio, de modo que pressionava e obstaculizava outros órgãos". "Estou enormemente contente que a operação tenha ido tão bem. Tirei um peso de mim em todos os sentidos e já tenho vontade de voltar para casa", declarou a paciente que preferiu não revelar seu nome.

O tumor de maior peso já extirpado na Alemanha foi o extraído de uma mulher saudita de 35 anos em uma clínica de Berlim em 2009. Após cinco operações, esta mãe de três filhos extirpou não só um tumor ósseo de 18 quilos, mas também parte da pélvis e do quadril.

Fonte R7

Mulher escova os dentes com urina para tentar prevenir câncer

Carrie, de 53 anos, também lava os olhos com sua própria urina

Uma mulher de 53 anos, identificada apenas como Carrie, disse que é viciada em sua própria urina — vício que ela tem por achar que, desta forma, está prevenindo um câncer.

Ela lava os olhos com urina, espirra no nariz e até escova os dentes com ela, segundo o New York Daily News.

Sua história foi retratada no programa My Strange Addiction (Meu Estranho Vício, em inglês), programa do canal TLC.

A uma amiga, ela disse que a urina “tem gosto de água”.

Fonte R7

Mulher escova os dentes com urina para tentar prevenir câncer

Carrie, de 53 anos, também lava os olhos com sua própria urina

Uma mulher de 53 anos, identificada apenas como Carrie, disse que é viciada em sua própria urina — vício que ela tem por achar que, desta forma, está prevenindo um câncer.

Ela lava os olhos com urina, espirra no nariz e até escova os dentes com ela, segundo o New York Daily News.

Sua história foi retratada no programa My Strange Addiction (Meu Estranho Vício, em inglês), programa do canal TLC.

A uma amiga, ela disse que a urina “tem gosto de água”.

Fonte R7

Garoto de 18 anos confunde derrame com ressaca

Pais de Oliver Lilburn foram orientados a dar o último adeus ao filho

Oliver Lilburn, hoje com 19 anos, morador de Dedham, ao norte de Essex (Inglaterra), pensou que estava de ressaca quando começou a ficar com a visão embaçada e tremer incontrolavelmente. No entanto, quando chegou ao hospital, recebeu o diagnóstico de AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame. As informações são do Daily Mail.

O incidente aconteceu no ano passado, quando o garoto tinha 18 anos, e assustou muito a família.

— Os médicos disseram que meus pais podiam temer o pior e eles foram orientados a dar seu último adeus para mim.

Oliver conta que começou a se sentir mal na frente dos amigos da faculdade e chegou até a desmaiar.

— Eu pensei que estava apenas de ressaca, mas minha visão ficou embaçada e no final do dia todo o lado direito do meu corpo começou a tremer. Fui levado ao hospital e no caminho ainda vomitei.

A doença deixou Oliver sem qualquer movimento do lado direito e ainda afetou sua fala. Por conta disso, ele precisou se afastar dos estudos e se dedicar totalmente ao tratamento.

— Tenho recebido total apoio da minha família e parte da minha reabilitação está sendo feita na academia. Tenho sorte de sempre ter a companhia do meu pai, irmão, primo ou um amigo próximo.

Depois do AVC, Oliver dá mais valor à vida e planeja aumentar a conscientização dos colegas sobre a doença. Ele quer arrecadar dinheiro para ajudar jovens sobreviventes de um derrame que não têm o mesmo apoio que ele teve. Além disso, Oliver se prepara para voltar à universidade.

Fonte R7

Homens contam uma mentira a mais por dia do que as mulheres

Especialista acredita que mentir torna a vida mais fácil e contribui para preservação da espécie humana

Um estudo comprovou o que muita mulher já vinha desconfiando: os homens são mesmo mais mentirosos. Em média, eles contam três mentiras por dia, somando 1.092 lorotas ao ano, em oposição às mulheres, com 728.

A pesquisa realizada pela BMW Financial Services tinha como objetivo analisar o perfil de compra do público e checar se é costume mentir ou omitir informações da seguradora do veículo, sendo que um quarto dos motoristas entrevistados assumiram ter mentido sobre o carro para tentar obter um seguro mais barato.

Entretanto, a análise de mercado verificou características diferentes no comportamento entre homens e mulheres em outras situações da vida quando o assunto é embromação.

As mulheres, por sua vez, contam mais mentiras quando compram roupas novas. Nestes casos, 39% delas mentem, contra 26% deles. Dizer que estão bem quando na verdade elas não estão é a mentira mais recorrente no público feminino, assim como inventar dores de cabeça.

As lorotas mais ditas pelos homens são que o celular está sem sinal, que ele está a caminho de um compromisso quando está atrasado, como gastou seu dinheiro ou que bebeu.

Em entrevista ao Daily Mail, Karen Pine, professora de psicologia da universidade britânica de Hertfordshire, concorda que mentir realmente torna a vida mais fácil.

— Nós acreditamos que mentir seja ruim, mas na verdade, a habilidade de enganar os outros tem ajudado os seres humanos a sobreviver como espécie.

Ela explicou ainda que nossos ancestrais precisavam enganar e mentir para ter vantagens numa época de recursos escassos e que pessoas extrovertidas tendem a mentir melhor e se darem bem do que pessoas tímidas.

Fonte R7

Farmácia Popular cresce 80% em vendas no 1º semestre

Aqui Tem Farmácia Popular, programa do Governo Federal em parceria com a iniciativa privada, registrou crescimento de 80,78% nas vendas do primeiro semestre de 2012 comparado ao mesmo período do ano passado, movimentando mais de R$ 218 milhões.
 
O atendimento do programa também foi ampliado, em 83,69%, superando 9,1 milhões de pessoas. A categoria foi a que registrou o maior aumento porcentual no balanço do primeiro semestre da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com dados da Fundação Instituto de Administração, ligada à Universidade de São Paulo (FIA/USP).
 
As vendas nas 31 maiores redes de farmácias e drogarias do Brasil apresentaram evolução, movimentando R$ 11,9 bilhões - 18,38% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado.
 
Os medicamentos somam R$ 8,3 bilhões (+17,59%) e os não-medicamentos chegam a R$ 3,6 bilhões - alta de 20,21%. "Todos esses números exponenciais, em especial do Farmácia Popular, revelam um setor cada vez mais profissionalizado e, ao mesmo tempo, atento às demandas e necessidades do consumidor", analisou o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.
 
Outro destaque do balanço são os medicamentos genéricos, que cresceram 31,94% e superaram R$ 1,4 bilhão em vendas na primeira metade do ano.

Fonte R7

Chocolate protege contra o AVC, aponta pesquisa

O consumo moderado de chocolate pode estar associado a um menor risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) em homens. É o que afirma pesquisa feita na Suécia.

O estudo, que será publicado no próximo número do periódico Neurology, já havia confirmado os mesmos benefícios em mulheres. Susanna Larsson, principal autora e pesquisadora do Instituto Karolinska, colheu dados de mais de 37 mil homens com idades entre 49 e 75 anos e que foram acompanhados durante 10 anos. Entre os dados colhidos estava um questionário bastante detalhado de hábitos alimentares.

“Enquanto diversos outros estudos mostram os benefícios cardiovasculares do chocolates, nossa pesquisa é uma das primeiras a associar esse alimento com a redução do risco de AVC em homens”, diz a autora.

Os dados apontam que o grupo que consumia maiores quantidades de chocolate (63 gramas diárias, a maior média semanal entre os participantes da pesquisa) tinham diminuído o risco de AVC entre 17% e 19% no período de 10 anos da pesquisa.

“Os benefícios do chocolate com estão associados com os flavonóides presentes no alimento. Esses flavonóides são os principais agentes protetores da saúde cardiovascular, são ricos em antioxidantes e agentes anti-inflamatórios”, diz Larsson que agora adiciona a diminuição do risco AVC entre essa lista de benefícios do chocolate.

“Outra coisa importante que estamos analisando em nossa pesquisa: a maioria dos estudos anteriores aponta o chocolate amargo como sendo a melhor opção para a saúde cardiovascular. Mas entre os nossos participantes, a grande maioria consumia o chocolate ao leite”, observa Larsson, que agora pode ter mais uma questão a ser confirmada em uma próxima pesquisa.

Fonte O que eu tenho

Mulheres com anorexia superestimam próprio peso, mas não o de outras pessoas

Olhar no espelho e ver nele o reflexo de alguém muito mais gordo do que se é de verdade é um dos aspectos mais relatados por pessoas com anorexia. Mas um novo estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Lille, na França, mostra que esta dificuldade está relacionada apenas com a percepção do próprio corpo e não com o de outras pessoas.

O estudo envolveu 25 pacientes com anorexia nervosa (AN) e 25 pessoas saudáveis. Eles usaram o espaço da abertura de uma porta como medida e pediram aos participantes que julgassem se eles mesmos e as outras pessoas conseguiriam passar pela abertura.

Os resultados, publicados no periódico PLoS ONE, mostraram que os pacientes com anorexia eram muito melhores em julgar se outra pessoa passaria pela porta do que se seus próprios corpos conseguiriam passar pelo espaço – mesmo que fosse grande o suficiente.

Para os autores, esta superestimação do peso corpóreo parece estar relacionada não só com a imagem que o paciente faz de si, mas também com uma representação anormal do corpo. O autor do estudo, Dewi Guardia, explica que isso seria parecido com o que acontece com pessoas amputadas que sentem dor no membro “fantasma”, só que neste caso, as pessoas têm a percepção do tamanho corporal anterior ao transtorno alimentar. “A superestimação do esquema corporal pode estar relacionada a uma representação incorreta, porque o sistema nervoso central não ‘atualizou’ o novo corpo magro.”

Ele observa que a anorexia nervosa afeta principalmente as mulheres jovens, com idade entre 15 e 19 anos, um período marcado por muitas alterações neurológicas, morfológicas e psicológicas. “As variações de peso induzidas pelo transtorno alimentar podem afetar estas alterações”, diz.

Guardia finaliza lembrando que os resultados são provisórios e que precisam ser confirmados em um novo estudo, com uma amostra maior.

Fonte O que eu tenho

Comercial: Xarope Melagrião (Anos 80)

Hospital Maternidade Interlagos - SP abre vagas

O Hospital Maternidade Interlagos "Waldemar Seyssel - Arrelia", divulgou edital de concurso público destinado à contratação de 04 profissionais para ocuparem vagas de Médico Anestesista. O salário será de R$ 1.862,64 em jornada de 20 horas semanais e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.000,00.
 
As inscrições serão recebidas no período de 03 a 21 de setembro de 2012, das 10:00 às 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Av. Interlagos, Nº 7.001 – Cidade dutra – São Paulo - SP. A taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova de conhecimentos específicos e prova de títulos.
 
O concurso terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em diário oficial do estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da secretaria da saúde.

Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas - SP I

O Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo, divulgou através do Diário Oficial do Estado de São Paulo edital Nº. 101/2012 para realização de concurso público. O concurso destina-se ao preenchimento de 12 vagas para o cargo de Técnico de Enfermagem. O salário é de até R$ 961,44 mais demais benefícios e Prêmio Incentivo de R$ 306,00.
 
Será reservada 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
A ficha de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br deverá ser preenchida, impressa e entregue entre 27 e 29 de agosto de 2012, das 10h às 16h, na UGA III Hospital Infantil Darcy Vargas, situada à rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho nº. 34, Morumbi, Anfiteatro (Térreo), São Paulo-SP. A taxa de inscrição será de R$ 40,57.
 
A prova de conhecimentos específicos será realizada na data provável de 30 de setembro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no site www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados na forma prevista neste edital serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da prova.
 
O concurso será válido por 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas (SP) II

Foi publicado edital de concurso público para 4 vagas na classe de Enfermeiro, para o UGA III - Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo. O vencimento inicial da classe será de R$ 1.464,83 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 30 de agosto a 3 de setembro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame (à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP).
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame sito à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 30 de setembro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Hospital Infantil Cândido Fontoura - SP

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou edital de concurso público para ocupar 09 novas vagas na classe de Técnico de Enfermagem.

O vencimento inicial da classe é de R$ 1.028,74, além de outros benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente e de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 306,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições serão recebidas no período de 3 a 5 de setembro de 2012, das 11h às 16h, no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na unidade detentora do certame, sito à Rua Siqueira Bueno, nº. 1757, Água Rasa, São Paulo-SP.

O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,57.

A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 30 de setembro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Hospital Guilherme Álvaro (SP) abre concurso público

Através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado o edital de concurso público que proverá 2 vagas na classe de Médico Pediatra com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica, para o Hospital Guilherme Álvaro, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 20 horas.
 
As inscrições serão recebidas no período de 3 a 21 de setembro de 2012, das 9h às 14h, no Serviço de Recursos Humanos, na Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Oswaldo Cruz, nº. 197, Ambulatório, 1º andar, Boqueirão, Santos.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de Santos, com data prevista para o dia 7 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Hospital Geral de Vila Penteado – SP

O Hospital Geral Dr. José Pangella, instalado no bairro de Vila Penteado, São Paulo, está dispondo de 06 vagas para Cirurgião-Dentista, na Especialidade Buco Maxilofacial, as quais serão preenchidas por meio de concurso público.
 
O vencimento basico é de R$ 1.862,64, acrescido de produtividade no valor de R$ 704,88.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 13 de agosto a 11 de setembro de 2012, das 10h às 16h, na Seção de Recrutamento e Seleção, do Serviço de Recursos Humanos, em São Paulo na Avenida Ministro Petrônio Portella, nº 1.642, Freguesia do Ó. Para quem optar pela internet, basta baixar a ficha através do site www.crh.saude.sp.gov.br preenchê-la e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,85.
 
Provas
As provas de caráter eliminatório serão objetivas com questões de múltipla escolha, devendo ser aplicadas no dia 23 de setembro de 2012, em locais e horários ainda não divulgados.
 
Validade
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Hospital Geral de São Mateus – SP abre processo seletivo

O Hospital Geral (HG) "Doutor Manoel Bifulco" de São Mateus, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 14/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 11 vagas para o cargo de Médico. Os salários vão até R$ 2.391,63, em carga horária de 24h semanais.
 
As oportunidades serão distribuídas entre as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia com área de Atuação em Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Endoscopia, Nefrologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Pediatria com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica e Pediatria com área de atuação em Neonatologia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 27 de agosto a 18 de outubro de 2012, das 7h às 19h na própria Unidade (rua Ângelo de Cândia, nº. 540), com preenchimento da ficha no local ou por meio do site www.saude.sp.gov.br. A taxa será de R$ 60,85.
 
Haverá prova de conhecimentos gerais e específicos no dia 21 de outubro as 9h no Colégio São Mateus (rua Felice Buscaglia, nº. 253, Bairro São Mateus); bem como prova de títulos.

Concurso Hospital das Clínicas

Foram disponibilizados os editais 98 e 99/2012 de concurso público para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O concurso oferece 03 vagas para Agente Técnico de Assistência à Saúde, sendo 02 para a função de Fisioterapeuta, no Serviço de Fisioterapeuta do Instituto da Criança, e 01 para Farmacêutico na Farmácia Hospitalar do Instituto da Criança.
 
Ambos cargos exigem a formação de nível superior na área e registro no conselho profissional. Os contratados serão submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão o salário de R$ 1.269,02 em jornada de 30 horas semanais.
 
Para concorrer o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 3 de setembro de 2012 para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º. andar, Cerqueira César, São Paulo/SP - CEP: 05.403-010). A taxa é de R$ 60,85.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova escrita, prova prática-oral e prova de títulos.
 
O concurso público terá a validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação.

FUNCRAF - SP abre processo seletivo

A Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais - FUNCRAF, no Estado de São Paulo, publicou editais n°s 017 e 018/2012 de processo seletivo com o objetivo de contratar um Auxiliar de Laboratório - Prótese Auditiva/Aparelho Ortodôntico e um Auxiliar Odontológico para integrar seu quadro de servidores.
 
As oportunidades são para profissionais com nível técnico/médio da Unidade de São Bernardo do Campo, com jornadas de trabalho previstas em 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.199,14 e R$ 1.357,09, conforme o cargo.
 
As inscrições podem ser efetuadas até 29 de agosto de 2012, na unidade para a qual são destinadas as vagas (avenida Senador Flaquer, nº. 130, Vila Euclides, São Bernardo do Campo) das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 30,00 para os dois cargos.
 
Todos os participantes serão avaliados por meio de análise curricular e entrevista, mas apenas os concorrentes ao cargo de Auxiliar de Laboratório passarão por prova escrita no dia 31 de agosto de 2012, às 9h no próprio local.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site www.funcraf.org.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano a contar da data de divulgação do resultado final, podendo, a critério da FUNCRAF, ser prorrogado por igual período.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de 5 Médicos, na especialidade de Clínica Médica.
 
Os vencimentos iniciais, para o cumprimento de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 840 de 31/12/97.
 
As inscrições serão realizadas no período de 28 de agosto a 21 de setembro de 2012 das 8h às 16h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.
 
O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.
 
O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso Público.

Concurso CAISM Água Funda – SP

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital nº 008/2012 de concurso público para o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda. O concurso objetiva a contratação de 02 médicos com formação na área de clínica médica.
 
A remuneração inicial é correspondente ao salário de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade de até R$ 704,88. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.
 
O candidato com deficiência concorrerá aos cargos existentes ou aos que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, sendo reservado o percentual de 5% das vagas.
 
Inscrição
O candidato poderá retirar a ficha de inscrição disponível pelo site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-deinscricoes/candidato/ficha-de-inscricao ou na unidade detentora do certame.
 
As inscrições, que custam R$ 60,85, serão recebidas no período de 23 de agosto a 06 de setembro de 2012, das 10:00 às 16:00 horas, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, na unidade detentora do certame, situada à Av. Miguel Stéfano, nº 3030 - Água Funda - São Paulo/SP.
 
Provas
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 16 de setembro de 2012, em local e horário que serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados, serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da prova.

Concurso CAIS de Botucatu

Foram divulgados os editais nº 009, 010, 011, 012, 013, 014 e 015/2012 que regulamentam o concurso público do Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura, Campus de Botucatu. São ofertadas 13 vagas de nível superior, com vencimento de até R$ 1.993,02.
 
Será reservado o percentual de 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
Cargos: Médico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições para o cargo de médico serão realizadas do dia 28 a 31 de agosto e de 03 a 06 de setembro de 2012. Já para os demais cargos, as inscrições vão do dia 28 a 30 de agosto de 2012 das 09:00 às 15:00 horas, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Gerência de Recursos Humanos, do Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu, na unidade detentora do certame, sito à Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº - Jardim Aeroporto – BOTUCATU/SP. A taxa de inscrição é de R$ 60,85.
 
A prova de conhecimento específico será realizada na data provável de 23 ou 30 de setembro de 2012, no período da manhã ou tarde e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo - www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados na forma prevista neste concurso serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da prova.
 
O concurso será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso ALESP 2012: Edital

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo divulgou o edital de concurso público nº. 01/2012. O certame destina-se ao preenchimento de 15 vagas de nível médio/técnico e superior, com salário de até R$ 5.854,01 mais gratificação de representação de até R$ 1.366,09.
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Técnico de Enfermagem, Cirurgião Dentista e Taquígrafo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site www.concursosfcc.com.br, das 10:00 horas do dia 16 de agosto às 14:00 horas do dia 05 de setembro de 2012.
 
Taxas de inscrição:
Nível médio: R$ 82,85;
Nível superior: R$ 122,85.

Prova

A aplicação das provas objetiva e de redação está prevista para o dia 21 de outubro de 2012, na cidade de São Paulo – SP.
 
A prova prática de taquigrafia será realizada na data provável de 20 de janeiro de 2013.
 
Os horários e locais das provas serão divulgados oportunamente por meio de edital de convocação, a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo/Poder Legislativo, no site www.concursosfcc.com.br e por meio de cartões informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.
 
O gabarito será divulgado provavelmente no primeiro dia útil após a realização das provas, através do site www.concursosfcc.com.br.

Validade

O concurso público será válido por 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da assembleia legislativa do Estado de São Paulo.

Edital / Publicações

AADF de Ourinhos (SP) abre processo seletivo

A Associação de Assistência ao Deficiente Físico - AADF, do Município de Ourinhos, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo, para contratação de enfermeiro, fisioterapeuta, médico clínico geral e técnico de enfermagem.
 
Haverá 09 vagas para profissionais de níveis técnico e superior, com salários variados de 1.300,00 a R$ 4.000,00, mais vale alimentação de R$ 82,35 e insalubridade de R$ 138,00 em carga horária de 20 e 30 horas semanais.

Os interessados poderão inscrever-se no período de 27 de agosto a 12 de setembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 42,00 de acordo com o cargo escolhido.

A data, horário e local das provas serão divulgados pelo Diário Oficial do Município de www.omconsultoria.com.br e Ourinhos e pelos endereços eletrônicos: www.twitter.com/om_consultoria., com pelo menos, 5 dias de antecedência.

O Processo Seletivo terá a validade de um ano.

Edital / Publicações

Processo seletivo da Prefeitura de Presidente Prudente - SP

A Prefeitura de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, através da empresa Om Consultoria, publicou edital n° 06/2012 de processo seletivo para contratação de médico plantonista socorrista. São ofertadas 18 vagas, sendo reservada 01 vaga para pessoa com deficiência, com salário de R$ 1.762,56 por plantão de 24 horas.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59seg do dia 02 de setembro de 2012, horário de Brasília. A taxa será de R$ 30,00.
 
A prova será realizada provavelmente no dia 09 de setembro de 2012, em horário e local a serem divulgados pela imprensa oficial do município e no site www.omconsultoria.com.br. O gabarito e o resultado final, serão divulgados pela imprensa oficial do município e nos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso SPTrans 2012 - Edital e Inscrição

Através da Fundação Vunesp, foi divulgado o edital (nº 001/2012) de concurso da São Paulo Transporte S. A - SPTrans, que dispõe de 323 vagas para candidatos em todos os níveis de escolaridade. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SPTrans.
 
Cargos
Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Ajudante Geral - Manutenção Predial, Ajudante Geral - Serviços Gerais, Copeiro, Agente de Informações, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Guincheiro, Mensageiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção - Elétrica, Técnico de Medições - Rede Elétrica, Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral, Técnico de Sistema de Transporte Júnior, Telefonista, Advogado Pleno - Administrativo, Advogado Pleno - Cível, Advogado Pleno - Trabalhista, Advogado Pleno - Tributário, Analista de Comunicação Pleno, Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Compras, Analista de Gestão Pleno - Contábil, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos, Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural, Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais), Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia), Analista de Gestão Pleno - Transporte, Analista de Informática I, Analista de Marketing Pleno, Analista de Marketing Pleno - Web Designer, Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo, Assistente Social, Auditor Pleno, Engenheiro Pleno - Engenharia Civil, Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica, Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular e Médico Auditor - Plano de Saúde e Médico do Trabalho.
 
As remunerações inicias oscilam entre os valores de R$ 846,20 a R$ 4.721,79 para jornadas de trabalho de 120 a 200 horas por mês.
 
Inscrições
Os interessados deverão se inscrever das 10 horas de 13 de agosto de 2012 às 16 horas de 10 de setembro de 2012 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição oscila entre os valores de R$ 30,00 a R$ 70,00.
 
Seleção
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática, de redação e a prático-profissional de caráter eliminatório e classificatório. Toda convocação oficial para realização das provas será feita por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, divulgado pela internet, no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).
 
As provas objetivas, de redação e prático-profissional, conforme o caso têm data prevista para serem aplicadas em 11 de novembro de 2012. As provas objetiva e de redação serão aplicadas, concomitantemente, às 14 horas, e a prático-profissional às 9 horas.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cariri do Tocantins – TO

Através do Instituto de Desenvolvimento Sócio-cultural e Cidadania (IDESC) a prefeitura do município de Cariri do Tocantins, Estado do Tocantins, lançou edital nº 001/2012 que objetiva o provimento de 11 profissionais de educação. O vencimento inicial será de R$ 1.387,20 e as vagas destinam-se a Orientador Educacional I, Professor Superior I e Professor Superior I (Educação Física).
 
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br, até o dia 11 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 85,00.
 
Provas:
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que ocorrerão na provável data de 30 de setembro de 2012. O horário e local será divulgado em data oportuna através do site da organizadora e do Placard da Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins.
 
Gabarito:
Os gabaritos serão divulgados no dia 02 de outubro de 2012.
 
Validade:
A validade do presente concurso será de dois anos a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Edital / Publicações