Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chocolate protege contra o AVC, aponta pesquisa

O consumo moderado de chocolate pode estar associado a um menor risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) em homens. É o que afirma pesquisa feita na Suécia.

O estudo, que será publicado no próximo número do periódico Neurology, já havia confirmado os mesmos benefícios em mulheres. Susanna Larsson, principal autora e pesquisadora do Instituto Karolinska, colheu dados de mais de 37 mil homens com idades entre 49 e 75 anos e que foram acompanhados durante 10 anos. Entre os dados colhidos estava um questionário bastante detalhado de hábitos alimentares.

“Enquanto diversos outros estudos mostram os benefícios cardiovasculares do chocolates, nossa pesquisa é uma das primeiras a associar esse alimento com a redução do risco de AVC em homens”, diz a autora.

Os dados apontam que o grupo que consumia maiores quantidades de chocolate (63 gramas diárias, a maior média semanal entre os participantes da pesquisa) tinham diminuído o risco de AVC entre 17% e 19% no período de 10 anos da pesquisa.

“Os benefícios do chocolate com estão associados com os flavonóides presentes no alimento. Esses flavonóides são os principais agentes protetores da saúde cardiovascular, são ricos em antioxidantes e agentes anti-inflamatórios”, diz Larsson que agora adiciona a diminuição do risco AVC entre essa lista de benefícios do chocolate.

“Outra coisa importante que estamos analisando em nossa pesquisa: a maioria dos estudos anteriores aponta o chocolate amargo como sendo a melhor opção para a saúde cardiovascular. Mas entre os nossos participantes, a grande maioria consumia o chocolate ao leite”, observa Larsson, que agora pode ter mais uma questão a ser confirmada em uma próxima pesquisa.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário