
Também houve redução no número de pessoas em tratamento: em 2001, eram 5.378, e em 2011, 2.152 pacientes. O governo do Estado atribuiu a melhora dos indicadores à detecção precoce e também ao tratamento integral do paciente com o medicamento PQT (poliquimioterapia), disponibilizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O período de tratamento varia entre seis meses e um ano. A hanseníase é contagiosa, causada pela Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, e pode ser transmitida por uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, por meio de gotas eliminadas no ar pela fala, tosse ou espirro. O bacilo penetra por meio das vias respiratórias e se instala preferencialmente nos nervos periféricos e na pele.
Os sintomas, que podem demorar até cinco anos para aparecerem, são manchas ou caroços esbranquiçados ou avermelhados, e áreas da pele, mesmo sem manchas, com ausência de dor ou sem sensibilidade. Quando não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário