Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Descoberta molécula capaz de impedir multiplicação das células cancerígenas

Liminib abre caminhos para novos tratamentos alternativos contra o câncer, em especial tipos resistentes à quimioterapia

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) descobriram uma nova molécula anticancerígena e antimetástase que abre caminhos para novos tratamentos alternativos contra o câncer.

A molécula, que recebeu o nome de Liminib, impede o movimento e a multiplicação das células cancerígenas, particularmente em cânceres resistentes a tratamentos de quimioterapia.

A equipe analisou, durante uma década, mais de 30 mil moléculas e descobriu que Liminib tem a capacidade de inibir a enzima quinase LIM (LIMK), cuja presença excessiva favorece a multiplicação das células e a propagação do câncer.

A quinase LIM (LIMK)regula a dinâmica do esqueleto interno da célula, formado por uma rede de fibras cujos filamentos permitem ela se movimentar e reproduzir.

Liminib estabiliza e bloqueia essa rede de fibras, impedindo que ela se multiplique. Os resultados mostraram que a molécula não tem apenas boa eficácia, mas que os animais tratados apresentaram boa tolêrância à substância.

Segundo os pesquisadores, que trabalharam em colaboração com cientistas australianos e britânicos, os resultados de um estudo inicial realizado em ratos são encorajadores.

A equipe acredita que, a médio prazo, este trabalho pode conduzir ao desenvolvimento de tratamentos alternativos para pessoas com câncer.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário