Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de março de 2013

Identificadas vias do cérebro que provocam alimentação compulsiva

Conforme pesquisa, comer por prazer é um comportamento antigo
Conforme pesquisa, comer por prazer é um comportamento antigo
Estudo indica que larvas da mosca podem ajudar a melhorar o estudo da evolução dos impulsos guiados pela recompensa
 
Pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, identificaram as vias neurais no cérebro das moscas responsáveis por induzir o comer por prazer.
 
A descoberta lança luz sobre as vias que induzem o ' comer compulsivo' no cérebro dos seres humanos.
 
"Nós sabemos que quando os insetos estão com fome, eles comem mais, tornam-se agressivos e estão dispostos a trabalhar mais para conseguir a comida. Pouco se sabe sobre a outra metade, a recompensa baseada no comportamento alimentar, quando o animal não está com tanta fome, mas ainda assim se animam sobre o alimento quando sentem o cheiro", observa o pesquisador Ping Shen.
 
Segundo os pesquisadores, o fato de que um animal relativamente pequeno, uma larva de mosca, realmente desenvolve esta alimentação impulsiva com base em uma sugestão de recompensa foi uma surpresa.
 
Shen e seus colegas descobriram que apresentar alimentos com odores apetitosos a larvas de moscas de frutas já alimentadas causou alimentação impulsiva por alimentos ricos em açúcar. As descobertas sugerem que comer por prazer é um comportamento antigo e que as larvas da mosca podem ser usadas para estudar a neurobiologia e a evolução dos impulsos guiados pela recompensa.
 
Para testar comportamentos orientados pela recompensa em moscas, Shen introduziu odores apetitosos para grupos de larvas bem alimentados. Em todos os casos, as larvas já alimentadas consumiram cerca de 30% mais quando rodeadas pelos odores atrativos.
 
No entanto, quando eles ofereceram aos insetos uma refeição de baixa qualidade, eles se recusaram a comê-la. "Eles têm expectativas. Se reduzimos a concentração de açúcar abaixo de um limite, eles não respondem mais. Similares ao que vemos em seres humanos, se você se aproximar de um belo pedaço de bolo e prová-lo e determinar que ele é velho e horrível, você não fica mais interessado", explica Shen.
 
A equipe também tentou definir melhor essa conexão entre emoção e expectativa. Eles descobriram que quando as larvas foram presenteadas com um odor breve, a quantidade de tempo que elas estavam dispostos a agir no impulso foi de cerca de 15 minutos.
 
"Após 15 minutos, elas voltam ao normal. Você fica animado, mas você não pode ficar animado para sempre, então, há um mecanismo para desligá-lo", afirma Shen.
 
O trabalho também sugere que os neuropeptídeos ou produtos químicos do cérebro que agem como moléculas sinalizadoras desencadeantes do ' comer compulsivo' , são consistentes entre moscas e seres humanos. Neurônios recebem estímulos e convertem em pensamentos que são então transmitidos para o mecanismo que diz aos animais como agir. Estas moléculas de sinalização são necessárias para este impulso, sugerindo que os detalhes moleculares destas funções são evolutivamente ligados entre moscas e seres humanos.
 
Segundo os pesquisadores, no modelo de mosca, quatro neurônios são responsáveis por retransmitir sinais do centro olfativo no cérebro para estimular a ação. Cada receptor de odor traduz a resposta de forma ligeiramente diferente. Disparadores humanos são obviamente mais diversos, mas o mecanismo de combinação é provavelmente o mesmo.
 
Shen está trabalhando agora em um modelo de computador para determinar como esses odores são interpretados como estímulos.
 
"Fazer dieta é difícil, especialmente no meio desta variedade de alimentos bonitos. É muito difícil controlar essa vontade impulsiva. Então, se entendermos como esse comportamento de comer compulsivamente acontece, nós talvez possamos encontrar uma maneira, pelo menos para o aspecto comportamental, de evitar isso. Podemos modular melhor os nossos comportamentos ou usar intervenções químicas para acalmar esses estímulos", conclui Shen.
 
 
Fonte isaude.net

Incontinência urinária afeta sexualidade de 53% das mulheres

O medo e a vergonha de expor o problema ao especialista adia
 o tratamento, que é simples e eficaz em 90% dos casos,
por até 10 anos
Distúrbio sexual é duas vezes maior nas mulheres com perda involuntária de urina, de acordo com pesquisa da Unifesp
 
A perda involuntária de urina afeta de forma devastadora a qualidade de vida das pessoas. As mulheres, entretanto, são as mais prejudicadas, inclusive sexualmente, uma vez que esse problema é bem mais frequente no sexo feminino.
 
Uma pesquisa realizada no Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital São Paulo/Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que, entre as 163 mulheres sexualmente ativas avaliadas, com média de idade de 50 anos, 53% das que sofrem de incontinência urinária apresentam disfunção sexual. Esse índice foi duas vezes menor (23%) no grupo que não apresenta perda de urina (grupo controle).
 
De acordo com Fernando Almeida, urologista e orientador da pesquisa apresentada como tese de mestrado na Unifesp pela fisioterapeuta Mariana Rhein , foram avaliados vários pontos relativos à sexualidade, entre eles, o desejo e a satisfação sexual, o conforto e a sintonia com o parceiro. " Em todos os parâmetros estudados em ambos os grupos, os resultados foram piores nas mulheres com incontinência" , afirma. " Principalmente porque, em 44% delas, há perda de urina durante a relação sexual, o que atrapalha não apenas o desejo como também orgasmo" .
 
Muitas podem ser as causas da perda involuntária de urina. Entre elas estão fatores genéticos, obesidade, gravidez, pós-parto, cirurgias e traumas na região pélvica e problemas de bexiga hiperativa. "Mas, a mais comum ainda é a decorrente de esforço ou estresse" , afirma o urologista.

Tratamento é simples e eficaz
O medo e a vergonha de expor o problema ao especialista adia o tratamento, que é simples e eficaz em 90% dos casos, por até 10 anos.
 
Fernando Almeida explica que o tratamento consiste, principalmente, no fortalecimento dos músculos da região pélvica com fisioterapia ou com uma cirurgia de baixo risco ao paciente.
 
Fonte isaude.net

Adesivo de estrogênio é nova opção para tratamento do câncer de próstata

Adesivo libera estrogênio através da peleTerapia, usada para tratar a menopausa, reduz níveis de testosterona em doentes a um nível semelhante ao do tratamento atual
 
Um adesivo que entrega o hormônio estrogênio através da pele pode ser um tratamento mais barato e seguro para o câncer de próstata do que as terapias atuais. É o que revela estudo de pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido.
 
Ensaios clínicos mostraram que os adesivos, usados normalmente para tratar os sintomas da menopausa nas mulheres, reduziu os níveis de testosterona em homens a um nível semelhante ao alcançado com o tratamento hormonal atual, ou injeções de LHRHa.
 
Muitos cânceres de próstata precisam do hormônio masculino testosterona para crescer. O uso de drogas para reduzir a testosterona em estágios avançados da doença pode diminuir o crescimento do tumor.
 
Na década de 1960, isso foi feito usando comprimidos de estrogênio, mas isso causou efeitos colaterais sobre o coração e a coagulação do sangue de alguns homens. Agora, as injeções de LHRHa são o principal tratamento para a redução da testosterona, mas elas podem também causar efeitos secundários graves, incluindo osteoporose, fraturas ósseas e diabetes.
 
O estudo comparou o tratamento padrão, injeções de LHRHa, aos adesivos de estrogênio em homens com câncer de próstata localmente avançado ou câncer de próstata que se espalhou, a fim de testar os benefícios e efeitos colaterais dos adesivos.
 
Cerca de 254 homens participaram da tentativa inicial que mostrou que os adesivos pareciam suprimir os níveis de testosterona de forma semelhante às injeções de LHRHa. É importante ressaltar que os adesivos não causaram o mesmo grau de problemas de coagulação do sangue causados por comprimidos de estrogênio.
 
E depois de 12 meses, os pesquisadores também descobriram que aqueles que receberam o tratamento LHRHa tiveram maior glicemia e colesterol mais alto, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca em comparação com os homens tratados com adesivos.
 
"Estes resultados promissores sugerem que podemos ser capaz de usar adesivos de estrogênio ou um gel de estrogênio para tratar o câncer de próstata sem aumentar significativamente o risco de doença cardíaca e derrame", afirma a pesquisadora Ruth Langley.
 
O próximo passo da equipe é testar se os adesivos de estrogênio são tão eficazes em parar o crescimento do câncer de próstata quanto os tratamentos hormonais atuais. "Estamos testando isso em mais de 600 pacientes e alguns resultados iniciais podem estar disponíveis ainda este ano", conclui o autor da pesquisa Paul Abel.
 
 
Fonte isaude.net

Descoberta melhora qualidade de lentes usadas no tratamento da catarata

Professora Barbara Pierscionek, envolvida na pesquisa
Foto: Kingston University
Professora Barbara Pierscionek, envolvida na pesquisa
 
Estudo sobre a forma da lente do olho vai ajudar aumentar eficácia de cirurgias corretivas e melhorar visão dos pacientes
 
Cientistas da Universidade Kingston, no Reino Unido, descobriram que a forma como as proteínas são distribuídas na lente do olho pode melhorar o tratamento da catarata.
 
A descoberta pode dar uma nova visão sobre a forma como o olho cresce e levar a melhorias nas lentes artificiais utilizadas em cirurgias para tratar pacientes que desenvolveram catarata.
 
"Lentes artificiais atualmente não reproduzem a qualidade das lentes reais. No entanto, esta pesquisa poderia ajudar a fornecer aos pacientes uma melhor visão", afirma a líder da pesquisa Barbara Pierscionek.
 
Pierscionek dedicou duas décadas pesquisando a lente do olho. Seu trabalho tem explorado as propriedades bioquímicas, ópticas e mecânicas. Uma vez que a lente é um dos poucos órgãos no corpo que não se recicla, ela é um modelo para o envelhecimento. "A lente é a chave para várias coisas, nós apenas não desbloqueamos seu potencial ainda. Ela tem a capacidade de nos dizer o que aconteceu com uma pessoa durante toda sua vida e seu estado de doença", afirma Pierscionek.
 
A catarata pode ocorrer em qualquer idade, mas muitas vezes se desenvolve em pessoas mais velhas. No Reino Unido, uma em três pessoas com mais de 65 anos é afetada. O fumo e a radiação UV são considerados causas e também podem ocorrer em pessoas com doenças como diabetes. A condição pode gradualmente tornar mais turva a visão e dificultar a visão em ambientes de pouca luz. O tratamento geralmente envolve substituir o cristalino por um artificial.
 
Pierscionek e seus colegas realizaram boa parte da pesquisa mais recente na Japan's Spring-8 synchrotron facility, maior sede do sincrotron de terceira geração do mundo. A tecnologia permite acelerar elétrons perto da velocidade da luz para gerar raios X e outros raios. "Estes raios X podem penetrar partes do corpo e tecidos moles melhor do que outras formas de radiação. Isso permite que engenheiros e cientistas examinem profundamente qualquer coisa de metal a bactérias", explica Pierscionek.
 
Ao tomar medidas era importante manter a amostra o mais próximo possível do seu estado natural. O síncrotron é tão sofisticado que permite medir as lentes enquanto elas ainda estão no globo ocular.
 
Uma análise mais aprofundada agora está sendo realizada pelos pesquisadores para projetar lasers de várias cores nas diferentes partes da lente para traçar seus caminhos. A informação será então utilizada para ajudar a desenvolver lentes com uma qualidade óptica melhorada.
 
Fonte isaude.net

Proteína geneticamente modificada impede progressão do vitiligo

Nenhum dos tratamentos existentes previne a progressão do vitiligo
HSP70i representa primeiro tratamento eficaz para a doença da pele, que provoca manchas brancas no rosto, mãos e outras partes
 
Equipe de pesquisadores da Loyola University, nos EUA, desenvolveu uma proteína geneticamente modificada que reverte uma desordem da pele conhecida como vitiligo.
 
Testada em ratos, a abordagem mostrou efeitos semelhantes sobre a resposta imune em amostras de tecidos da pele humana.
 
A proteína modificada é o primeiro tratamento eficaz para o vitiligo, que provoca manchas brancas no rosto, mãos e outras partes do corpo. A equipe apresentou um pedido de patente para a proteína, e está buscando a aprovação para um ensaio clínico em humanos.
 
Cerca de 1 milhão de americanos têm vitiligo, e a condição afeta 1 em cada 200 pessoas no mundo. Vitiligo, que é mais perceptível em pessoas de cor, mas também pode ser angustiante para os brancos, é uma doença autoimune, em que o sistema imune fica desgastado e mata células de pigmento, que dão cor à pele.
 
Estudos anteriores mostraram que uma proteína chamada HSP70i desempenha um papel vital na resposta autoimune que causa a vitiligo.
 
HSP70i consiste de 641 blocos chamados aminoácidos. A pesquisadora I. Caroline Le Pool e seus colegas geneticamente modificaram um destes aminoácidos para criar um HSP70i mutante. Este mutante substitui a proteína HSP70i normal, invertendo assim a resposta autoimune do vitiligo.
 
Os pesquisadores forneceram HSP70i mutante a camundongos que desenvolveram vitiligo, e os resultados foram surpreendentes. A pele dos animais, afetada pelo vitiligo, tinha a coloração de uma barba grisalha. Mas, quando os ratinhos foram vacinados com HSP70i mutante, a pele se tornou negra novamente.
 
"Os ratos parecem normais", observa Le Poole. Alguns dos efeitos observados em ratos também foram notados em amostras de pele humana.
 
Não há nenhum tratamento eficaz a longo prazo para o vitiligo. Cremes esteroides, por vezes, devolvem um pouco de cor à pele afetada. Porém, este tratamento também dilui a pele, e pode causar manchas. Nenhum dos tratamentos existentes previne a progressão do vitiligo.
 
Le Poole e seus colegas afirmam que HSP70i mutante pode oferecer oportunidades potencial de tratamento para pacientes com vitiligo.
 
Fonte isaude.net

20% das pessoas que fazem teste de HIV não voltam para buscar o resultado

Medo de receber diagnóstico positivo é um dos principais motivos que levam as pessoas a não voltarem para buscar resultado do exameMedo, insegurança e falta de informação são alguns dos fatores que levam muitas pessoas a abandonarem os resultados
 
Levantamento realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, aponta que um quinto das pessoas que fizeram exame de sorologia para HIV, entre janeiro e dezembro de 2012, não voltaram para buscar o resultado do teste. No período, foram realizados 867 testes no Instituto.
 
Medo, insegurança e falta de informação são alguns dos fatores preponderantes que levam muitas pessoas a abandonarem os resultados de exames realizados para a sorologia de HIV.

De acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, o medo de receber um diagnóstico positivo é um dos principais motivos que levam as pessoas a preferirem conviver com a dúvida a saber que foram infectados.
 
" O número é assustador, pois a pessoa infectada, desconhecendo o resultado, além de poder ficar muito doente, também pode continuar a transmitir o vírus. O diagnostico precoce é essencial para a eficácia do tratamento" , explica Gorinchteyn.
 
Ainda segundo o médico, a falta de informação sobre a doença, que é muito estigmatizada, também faz com que as pessoas procurem o serviço de saúde somente quando já estão muito doentes. Nessa fase, o paciente fica com a saúde muito mais debilitada favorecendo o aparecimento de doenças oportunistas e tornando a recuperação mais lenta.
 
" No entanto, a recomendação é que todos, em primeiro lugar, façam uso de preservativo, mas em caso de qualquer tipo de exposição que ofereça risco, procure um serviço de saúde, deixe o medo de lado - seja ele qual for, e não fique na dúvida" , finaliza Jean.
 
Fonte isaude.net

Mulheres que começam a fumar cedo na vida têm mais risco de câncer de mama

Pesquisa com mais de 73 mil mulheres encontrou forte evidência de uma ligação entre o tabagismo e a doença
 
Tabagismo aumenta o risco de câncer de mama, especialmente quando as mulheres começam a fumar mais cedo na vida. É o que revelam pesquisadores da American Cancer Society.
 
Os resultados mostram que mulheres que começaram a fumar antes do primeiro ciclo menstrual foram 61% mais prováveis de desenvolver câncer de mama em comparação com mulheres não fumantes.
 
Por anos, especialistas têm questionado se o tabagismo está diretamente relacionado com o risco de câncer de mama ou se a associação é complicada pelo fato de que muitas mulheres que fumam também consomem álcool, que também tem sido ligado ao risco de câncer de mama.
 
Estudos produziram resultados contraditórios. Agora, porém, pesquisadores analisaram dados de mais de 73 mil mulheres e encontraram forte evidência de uma ligação entre o tabagismo e o câncer de mama.
 
"Não é apenas uma relação entre álcool e câncer de mama, mas o fumo por si só está relacionado ao câncer de mama", afirma a líder da pesquisa Mia Gaudet.
 
Segundo os pesquisadores, o momento do início do fumo parece afetar o grau de risco. "Notamos que as mulheres que começam a fumar antes da primeira gravidez estão em maior risco de câncer de mama", afirma Gaudet.
 
Os pesquisadores analisaram dados de mulheres matriculadas em um estudo que avaliou fatores de estilo de vida. Durante o acompanhamento de cerca de 14 anos, mais de 3.700 casos de câncer de mama invasivo foram encontrados.
 
Quando as mulheres entraram no estudo, em 1992, elas tinham entre 50 e 74 anos. Elas forneceram informações sobre tabagismo, no passado e no presente. No início, cerca de 8% fumavam, cerca de 36% tinham parado e cerca de 56% nunca havia fumado.
 
A incidência de câncer de mama invasivo foi 24% maior em fumantes e 13% maior em ex-fumantes, em comparação com não fumantes.
 
"As mulheres que começaram a fumar antes de seu primeiro período menstrual foram 61% mais propensas a ter câncer de mama do que as não fumantes", destaca Gaudet. As mulheres que começaram após a primeira menstruação, mas 11 anos ou mais antes da primeira gravidez tiveram risco 45% maior, em comparação com não fumantes.
 
De acordo com Gaudet, a nova pesquisa sugere que o fumo, por si só, eleva o risco de câncer de mama. Os pesquisadores encontraram uma ligação ou associação, mas ainda não puderam provar a causa e o efeito.
 
Fonte isaude.net

Ética médica: ser ou não ser conselheiro, eis a questão

José Hiran da Silva Gallo, diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM)
José Hiran da Silva Gallo, diretor-tesoureiro do
Conselho Federal de Medicina (CFM)
José Hiran da Silva Gallo, 1º tesoureiro do Conselho Federal de Medicina e doutorando em Bioética (Universidade do Porto - Portugal)
 
O exercício da função honorífica de conselheiro de uma instituição de ética - como um Conselho de Medicina - demanda responsabilidade, conhecimento, isenção e desprendimento de interesses pessoais.
 
Responsabilidade, conhecimento e isenção porque, entre as atividades inerentes à função é requerido senso de justiça, cujo exercício depende da pré-existência dessas virtudes.
 
Julgar é sempre uma função difícil que demanda sólido caráter. Essa armadura impede que o juiz não se deixe influenciar por fatores que põem em risco o exercício da justiça.
 
Um conselho de ética profissional se constitui, fundamentalmente, de um tribunal, que julga processos elaborados a partir de denúncias de ações e comportamentos antiéticos realizados no exercício da profissão.
 
Por isso, cabe às instituições e aos seus membros esforço redobrado para assegurar à sociedade a lisura de sua atuação. A suspeita de corporativismo pode colocar em risco essa necessária isenção. Contra ela, não há argumentos, precisamos de fatos. Não basta dizer, é preciso provar que as sentenças não resultam de uma ação entre amigos.
 
Somente a demonstração objetiva de que os responsáveis por falhas éticas e profissionais terão punição compatível com o tipo e o grau de sua culpa poderá mudará esse preconceito que pesa contra todos os conselhos de ética profissional.
 
Quanto ao desprendimento necessário a quem se dispõe ser conselheiro, ressalte-se que esta característica está ligada ao fato de, como foi dito, se tratar de um cargo honorífico, ou seja, sem remuneração.
 
A maioria dos médicos tem muitos afazeres no exercício profissional. Para aquele que se dispõe a ser conselheiro essa agenda se torna ainda mais pesada. Por vezes, os momentos que poderiam ser lazer ou repouso são tomados pela função.
 
Os conselheiros que integram a diretoria de uma instituição ainda têm pressão redobrada, pois acumulam tarefas adicionais relacionadas às áreas que coordenam. Além das atuações nas áreas didática, judicante, reguladora e fiscalizadora, é preciso ocupar as funções administravas.
 
No campo da didática, o conselheiro atua na elaboração de pareceres relativos a consultas éticas; no judicante, participa das várias etapas das sindicâncias e processos, desde a apuração das denúncias até a sentença final.
 
Quando a denúncia leva à conclusão que deve ser aberto um processo ético-profissional, o conselheiro conduz esse procedimento até o final. Periodicamente, os conselheiros se reúnem na Câmara de Julgamento. O sucesso desse trabalho exige dedicação, tempo e rigor para assegurar justiça.
 
O julgamento ético-profissional baseado com base em princípios morais pode custar ao conselheiro o maior tributo de sua função. Todos aqueles considerados culpados dificilmente aceitam a condenação originada de um conselho composto por seus pares.
 
Certamente não é fácil para o conselheiro, que sabe das dificuldades impostas para a formação profissional de um médico, decidir por uma pena, que, dependendo do caso, pode ser da advertência até a cassação.
 
Deve-se ter ciência, inclusive, de que todas as condenações podem servir de endosso agravante para processos que tramitem, de forma concomitante, também na esfera cível. Há ocasiões, onde o denunciante aguarda o resultado do julgamento ético para, em caso de condenação, entrar com a ação na justiça comum.
 
Diante desse cenário, o médico que decide ser membro de um conselho de ética jamais deve fazê-lo apenas por vaidade ou pressupostos menores. A função é dignificante e só deve ser exercida por quem tiver plena consciência do que ela representa para o exercício da medicina e para a proteção da saúde da população. Os que não se enquadram nesses pressupostos correm o risco de causar um desserviço para todos os envolvidos.
 
Ser ou não ser conselheiro, eis a questão. Caso seja esse seu dilema, colega pense bem nisso antes de tomar essa decisão.
 
Fonte isaude.net

FDA aprova tratamento injetável mensal para a esquizofrenia

Nova formulação do Abilify se destina a fornecer prevenção de recaídas dos sintomas da doença em longo prazo
 
A Food and Drug Administrtion dos EUA (FDA) aprovou uma forma injetável mensal única do medicamento Abilify para o tratamento da esquizofrenia.
 
A injeção será vendida pela farmacêutica japonesa Otsuka e o grupo dinamarquês Lundbeck. As informações são da Reuters.
 
Em julho de 2012, a Food and Drug Administration se recusou a aprovar o medicamento, Abilify Maintena, citando deficiências na inspeção de um fornecedor terceirizado de água estéril.
 
Otsuka e Lundbeck reenviaram sua aplicação de marketing logo depois, após trabalhar com um fornecedor alternativo.
 
As autoridades acreditam que cerca de 1% dos adultos nos Estados Unidos tem esquizofrenia, transtorno de processos de pensamento que podem envolver alucinações, delírios e capacidade de resposta emocional ruim.
 
A nova formulação do Abilify, tratamento padrão da esquizofrenia, se destina a fornecer prevenção de recaídas dos sintomas da esquizofrenia a longo prazo, particularmente para aqueles pacientes que não tomam fielmente os seus medicamentos antipsicóticos.
 
No entanto, o medicamento tem uma desvantagem. Ele vem na forma sólida e deve ser diluído com água esterilizada para injeção. Isso significa que ele tem que ser dado por um profissional de saúde.
 
Fonte isaude.net

Hospitais de PE não são totalmente acessíveis em casos de emergência

Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI são alguns fatores que caracterizam o quadro identificado pelo estudo.
Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI são alguns
fatores que caracterizam o quadro identificado pelo estudo
Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI nas unidades são alguns fatores que caracterizam esse quadro
 
Implantados com a proposta de dar assistência aos casos de urgência e emergência, os hospitais de referência regionais de Pernambuco não são totalmente acessíveis para atendimentos desse tipo. A falta de médicos especialistas e de leitos de UTI nas unidades e a incompleta implantação desses serviços são alguns fatores que caracterizam esse quadro.
 
Os dados constam em um estudo em saúde pública da Fiocruz Pernambuco desenvolvido pela pesquisadora Luciana Dubeux. Para a realização da pesquisa foram entrevistados 108 profissionais de saúde, entre diretores de hospitais, médicos e enfermeiros, e 853 usuários.
 
O levantamento constatou que a oferta de serviços nessas unidades está em desacordo com o preconizado pelo Plano Diretor de Regionalização (PDR) adotado pelo estado. A maioria dos casos assistidos são de menor complexidade, como pequenos ferimentos e cirurgia de retirada do apêndice.
 
A atenção as gestantes se limita aos casos sem complicações, na maioria dos hospitais, e a realização de parto de gestante de alto risco é condicionada a presença de um anestesista de plantão. As cirurgias eletivas são reduzidas as de pequeno porte e a oferta regular desses procedimentos é comprome pela falta de cirurgião pediátrico, neurocirurgiões e a limitação de salas cirúrgicas e de leitos.

No quesito recursos humanos todos os gestores entrevis disseram que os hospitais possuem clínico geral, pediatra, anestesista e ginecologista/obstetra, com exceção da unidade de Caruaru, que não atende gestantes. Apesar dessa afirmativa, foi observado que os clínicos desempenham funções de outros especialistas e a necessidade de contratação de anestesistas via cooperativa. Também se verificou a conção insuficiente de neurologistas, cardiologistas, cirurgiões gerais, cirurgiões pediátricos e neurocirurgiões.
 
" Os entrevistados apontaram a necessidade de treinamentos, reciclagem profissional e implantação de política de incentivo financeiro para os profissionais permanecerem trabalhando nas cidades interioranas" , afirmou Luciana. A disponibilidade de laboratório de análise clínica, de exames radiográficos e de leitos foram outros itens avaliados em reção à oferta de serviços especializados.
 
O estudo também avaliou o grau de implantação de dez serviços de urgência e emergência que compõem a rede de referência microrregional e macrorregional, tendo como critérios as estruturas física, organizacional e recursos materiais e às atividades de rotina e de referência/contra referência.
 
Com base nesses parâmetros, nenhum dos hospitais avaliados atingiu o grau de implantação satisfatório e seis foram tidos como deficiente. Quatro deles, localizados em macrorregionais, foram avaliados como aceitáveis. Comparando-se os graus de implantações de acordo com as dimensões, verificou-se que os hospitais das macrorregionais saíram-se melhores nas questões relativas ao processo e os microrregionais em relação às questões de estrutura.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Fraiburgo - SC publica edital de processo seletivo

No município catarinense de Fraiburgo, a prefeitura publicou o edital nº 0016, de 22 de fevereiro de 2013, abrindo processo seletivo para contratação temporária de assistente social. A contratação terá vigência durante o ano de 2013 com possibilidade de prorrogação, e a remuneração é de até R$ 2.250,55 para uma jornada de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 04 de março de 2013, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.

O processo seletivo será realizado sob a coordenação da Secretaria de Administração e Planejamento e supervisionado pela Comissão de Editais e Concursos do Município.

Prefeitura de Aparecida - SP abre processo seletivo

A prefeitura do município paulista de Aparecida, cidade turística religiosa que fica a 171 km da capital, divulgou edital n°001/2013 de processo seletivo para formação de cadastro reserva das funções de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, ambas de nível fundamental.
 
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da NetEduc Tecnologia. São providas 52 vagas com salários variados de R$ 898,81 e R$ 928,39 em carga horária de 200 horas mensais.
 
As inscrições, no valor de R$ 33,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.neteduc.com.br no período de 01 de março a 20 de março de 2013.
 
O processo seletivo consistirá de 02 etapas.

- Exames de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de prova escrita, de caráter classificatório;

- Curso de formação, de caráter eliminatório.
 
As provas serão aplicadas na escola Virgulina M. M. Fázzeri, na cidade de Aparecida – SP provavelmente no dia 24 de março de 2013, em horários a serem definidos e divulgados pelo site até o fechamento das inscrições.
 
O gabarito será divulgado no site www.neteduc.com.br, à partir das 08 horas da segunda-feira, dia 25 de março de 2013.
 
A validade do certame será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por 01 ano, a critério da Administração.

UNIVASF abre concurso público para professor

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o edital Nº 9/2013 que abre concurso público para a ocupação de 43 vagas na função de professor efetivo, categoria Classe Auxiliar, nível I. As vagas são voltadas para docentes com formação de nível superior e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) nas áreas de educação física, comunicação social, artes plásticas, artes visuais, biologia, ciências sociais, farmácia, química, engenharia agrícola e ambiental e enfermagem.
 
Os salários serão de R$ 4.090,45 para candidatos com especialização, R$ 5.466,55 para profissionais com mestrado e R$ 8,049,77 para os candidatos com doutorado. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva.
 
As inscrições podem ser feitas até 18 de março de 2013 somente pelo site www.concursos.univasf.com.br, onde o candidato deve preencher um formulário eletrônico e solicitar a geração do boleto bancário nos valores entre R$ 80, R$ 112, R$ 170, variando de acordo com a disciplina e titularidade.
 
O concurso ocorrerá em quatro etapas: prova escrita (caráter eliminatório); prova de aptidão didática (caráter eliminatório), defesa de memorial (de ordem classificatória) e prova de títulos (classificatória). A data da prova objetiva está agendada para a provável data de 8 de abril de 2013 das 9h às 13h, sendo realizada nos campus da Univasf, em Petrolina, situado na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro e no campus em Juazeiro localizado no endereço Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio.
 
As salas e o campus onde os candidatos farão a avaliação objetiva estarão sendo informados no site da instituição a partir de 25 de março de 2013. Os locais e horários das outras avaliações serão informados posteriormente também no site da Univasf.
 
O concurso terá prazo de validade de até 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Figueirópolis d'Oeste (MT)

A Prefeitura de Figueirópolis d'Oeste, estado de Mato Grosso, divulgou dois editais de processo seletivo Nº. 001/2013 destinados ao preenchimento de oito vagas nas funções de Professor, Médico Clínico Geral e Agente Comunitário de Saúde. O salário é de até R$ 23.000,00 por jornadas de 30 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 01 a 20 de março de 2013, das 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h, na Prefeitura Municipal – Secretaria Municipal de Administração, Rua Santa Catarina nº 146. Não serão cobradas taxas de inscrição.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Cópia do CPF;

Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral;

Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo pretendido;

Cópia de comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);

Comprovante de residência de no mínimo 01 ano na comunidade ou no setor que pretende atuar.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 01 de abril de 2013, das 19:00h às 21:00h, na Escola Estadual Dr. José Gentil da Silva, situada à Rua Paraná nº 670, Figueirópolis D'Oeste-MT.
O gabarito será divulgado no dia seguinte da realização da prova objetiva.
 
Validade
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2013, vedada a sua prorrogação.

Prefeitura de Rondonópolis - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo, disponibilizando 351 postos de trabalho para a contratação temporária em diversas áreas de atuação. Há postos de trabalho para pessoas dos níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 3.606,13, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Defesa Ambiental, Agente de Proteção de Aeroporto, Almoxarife, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar de Fiscalização, Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Topografia, Carpinteiro, Contador, Coveiro, Desenhista Técnico, Digitador e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente no Auditório da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, localizado na Avenida Duque de Caxias nº. 526, Vila Aurora – CEP 78.740-022, Rondonópolis/MT.
 
As inscrições/contagem de pontos serão feitas no horário das 8:00 às 17:00 horas, nos dias 04, 05 e 06 de março de 2013 para os cargos de Nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O certame será realizado em etapa única, e consistirá de análise Curricular (Experiência Profissional e Títulos) documento, sendo considerados aprovados os primeiros colocados até o limite de vagas ofertadas neste edital e os demais serão classificados em ordem decrescente, até 5 vezes o número de vagas de cada cargo.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data da publicação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Rondonópolis.

Prefeitura de Monte Carlo (SC) abre processo seletivo

Com oferta de 51 vagas e formação de cadastro de reserva em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Monte Carlo, no estado de Santa Catarina, abriu processo seletivo, regido pelo edital nº. 001/2013. A remuneração varia entre R$ 404,63 e R$ 5.500,00, por jornada de trabalho de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
São reservadas 10% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Professor, Psicopedagogo, Psicólogo, Odontólogo, Médico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Assistente Social, Técnico de Enfermagem, Instrutor de Oficinas de Informática, Instrutor de Música, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar Administrativo, Instrutor de Artes Marciais, Agente Comunitário de Saúde, Servente, Pintor, Operador de Retroescavadeira, Operador de Máquina de Limpeza Urbana, Motorista, Cozinheiro, Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente de Creche.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 28 de março de 2013, mediante procuração simples ou pessoalmente, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, na Prefeitura de Monte Carlo, situada à SC 456, Km 19, Centro - esquina com a rua Vilma Gomes, Monte Carlo/SC.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 14 de abril de 2013, das 8h30min às 9h30min e das 8h30min às 10h30min, na Escola Municipal Carlos Pisani, situada na rua Maria de Lurdes Pisani, s/n, bairro Pôr do Sol, ao lado do Hospital.

Os gabaritos serão disponibilizados no site www.iobv.com.br, em até 24 horas após a realização das provas.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, Estado de São Paulo, abriu edital n° 01/2013 de concurso público. O certame tem o objetivo de contratar 12 Médicos Clínicos que trabalharão por 20 horas semanais, percebendo salário de R$ 3.561,60, mais vale compra de R$ 245,00.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas por meio eletrônico (internet), através do site www.bauru.sp.gov.br na área de concursos das 9h00min. do dia 15 de março às 16h00min. do dia 01 de abril de 2013 (horário de Brasília/DF).
 
A Prova Objetiva está prevista para realizar-se no dia 28 de abril de 2013, sendo composta por 40 questões objetivas de múltipla escolha. O local e horário de realização da Prova Objetiva serão divulgados no Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Município de Bauru em 23 de abril de 2013.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 30 de abril de 2013 e o prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua Homologação.

Prefeitura de Lambari D'Oeste (MT) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Lambari D'Oeste, cidade localizada a 339 km de Cuiabá, no Mato Grosso, publicou através do Diário Oficial dos Municípios, de 1º de março de 2013, aviso de edital para a realização de processo seletivo, visando contratar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
A seleção oferece 19 vagas mais cadastro reserva, com salários que variam entre R$ 700,08 a R$ 5.483,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais. Veja os cargos disponíveis:
 
Guarda Municipal, Artífice Copa e Cozinha, Pedreiro, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Enfermeiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista de Veículos Pesados, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Higiene Bucal, Monitor de Educação Infantil, Técnico em Laboratório, Nutricionista, Médico Clínico Geral, Fisioterapeuta, Bioquímico/Farmacêutico e Assistente Social.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas do dia 04 a 08 de março de 2013, na sede da Prefeitura de Lambari D'Oeste, situada à Rua Cidrolândia, N° 300N, Centro – Lambari D'Oeste-MT – CEP: 78.278-000, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 40,00.
 
Provas
As provas objetiva e prática serão realizadas na data provável de 17 de março de 2013.
 
Maiores informações na sede da Prefeitura de Lambari D'Oeste – MT

Prefeitura de Fraiburgo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, estado de Santa Catarina, publicou através do Diário Oficial dos Municípios de 1º de março de 2013 o extrato do edital ACT - nº. 0017/2013, para realização de processo seletivo. O objetivo da administração é contratatar, temporariamente, pessoal para os cargos de Agente Comunitário de Saúde com atuação nas seguintes localidades: Lau Melo; Faxinal dos Carvalhos; Assentamento Rio Mansinho; Bairro Roland Mayer; Bairro Santa Monica; Rio Mansinho/Fischer; Butiá Verde; Butiá Verde Setor I/ Vila Reflor; Assentamento Chico Mendes; Assentamento Campina do Serro; Bairro Macieira; Bairro Liberata/São Luiz; Bairro Santo Antonio; Bairro Jardim América; Dez de Novembro; Linha Baia I; Faxinal dos Domingues; Bairro São Cristóvão e Barro Preto.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 01 de abril de 2013, das 08:30 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
O processo seletivo será válido para o ano de 2013, podendo ser prorrogado. Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo e pelo tefone (49) 3256-3013 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (49) 3256-3013 end_of_the_skype_highlighting

Prefeitura de Votorantim - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Votorantim, Estado de São Paulo, através da empresa organizadora Integri Brasil, publicou edital N° 020/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 21 vagas para professores e médicos. As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas até o dia 15 de março de 2013, podendo ser feitas pelo site www.integribrasil.com.br.
 
O salário para os profissionais contratados poderá ser de até R$ 53,27 por hora.
 
O concurso constará apenas de prova objetiva, a qual está prevista para o dia 07 de abril de 2013. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência, através de Edital de Convocação.
 
O gabarito oficial, a listagem de resultados e a pontuação por titulação estarão disponíveis na página da empresa organizadora a partir das 18h00min da data da aplicação das respectivas provas, bem como o Caderno de Questões, que ficará disponível no site durante o prazo de recurso.

Prefeitura de José Boiteux (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de José Boiteux, cidade localizada a 237 km de Florianópolis, estado de Santa Catarina, abre processo seletivo Nº. 002/2013. O certame tem como objetivo formar cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 7.488,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Conserveiro, Engenheiro Civil, Médico, Merendeira, Operador de Equipamento, Servente, Telefonista e Agente Operacional de Tributos.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 15 de março de 2013, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura de José Boiteux, localizado à Rua 16 de Junho nº 13, Centro, município de José Boiteux/SC.
 
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
O candidato deverá entregar os documentos a seguir relacionados:
 
Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo candidato, sem rasuras;

Fotocópia de Cédula de Identidade;

Fotocópia do CPF, expedido pela Secretaria da Receita Federal;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Laudo médico para o portador de necessidades especiais.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 24 de março de 2013, às 09 horas, no Centro Educacional Municipal de Marchi Lunelli, situado à Rua 13 de maio, s/nº, centro, município de José Boiteux/SC.
 
A prova prática será realizada na mesma data e local da prova escrita a partir das 13h30min.
 
O gabarito provisório da prova escrita estará disponível no primeiro dia útil seguinte ao da sua realização, no Mural de Publicações Oficiais da Prefeitura de José Boiteux e no site www.pmjb.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido para o exercício de 2013, a contar da data do ato de homologação do resultado final com a respectiva classificação para o cargo.
A Secretária de Saúde do Município de Serra Talhada, cidade localizada a 415 km de Recife, no Pernambuco, divulgou através do Diário Oficial do Estado (02 de março de 2013) extrato do edital Nº. 001/2013 de processo seletivo, para contratação temporária de profissionais da saúde. As inscrições serão realizadas até o dia 14 de março de 2013.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, na Secretaria de Saúde e no Fórum de Serra Talhada.

Concurso UFC 2013

A Universidade Federal do Ceará (UFC) abriu edital N° 73/2013 de concurso público destinado ao provimento de 22 vagas para o cargo de professor auxiliar, com salários de até R$ 8.049,77, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser realizada pessoalmente, na secretaria do Departamento interessado, até o dia 20 de março de 2013, podendo também, ser realizada por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, mediante SEDEX, enviado à sede da secretaria do Departamento interessado. A taxa é de R$ 201,00.
 
Provas
O certame constará das seguintes provas: Escrita Subjetiva; Didática; Prática, somente para o departamento: Enfermagem; Defesa de Projeto de Pesquisa, e apenas para os departamentos: Química Orgânica e Inorgânica; Teoria e Prática do Ensino e Física; Avaliação de Títulos.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de um ano, contado a partir da data de homologação final do resultado, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Processo seletivo UFSC 2013

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou edital N° 09/2013 de processo seletivo para contratação de 34 Professores Substitutos por tempo determinado, que possam atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
 
A jornada de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais e os salários vão até R$ 4.649,65, mais auxílio alimentação de R$ 373,00.
 
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas no período de 04 a 08 de março de 2013, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, nas Secretarias dos respectivos Departamentos e Campus, onde também serão obtidas informações relativas ao processo seletivo simplificado e a publicação da portaria de homologação das inscrições, bem como do cronograma dos trabalhos.
 
O candidato será avaliado por meio de prova didática (peso 2) e de prova de títulos (peso 1). O prazo de validade do certame será de 12 meses, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Itapemirim (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itapemirim, estado do Espírito Santo, divulgou edital Nº. 01/2013 para a realização de processo seletivo. São ofertadas 49 vagas, sendo 41 imediatas e 8 para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. O salário varia entre R$ 510,83 e R$ 6.000,00.
 
Ficam asseguradas 5% das vagas disponíveis às pessoas portadoras de deficiências.
 
Cargos
Agente de Endemias, Atendente, Médico Generalista, Enfermeiro, Odontólogo, Atendente Odontológico, Técnico em Enfermagem, Agente de Vigilância Sanitária, Farmacêutico e Fisioterapeuta.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas nos dias 04, 05 e 06 março de 2013, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas no Ginásio Municipal de Esportes “Waldir Alves”, situado na Avenida Cristiano Dias Lopes Filho, Centro, Itapemirim/ES.
 
Seleção dos candidatos
O processo seletivo constará de avaliação de títulos.
 
A listagem de classificação da avaliação de títulos será disponibilizada no site www.itapemirim.es.gov.br, bem como será afixada no Ginásio Municipal de Esportes Waldir Alves a partir das 13 horas do dia 11 de março de 2013. A classificação final será divulgada a partir do dia 15 de março de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis por igual período se necessário, contados a partir da data de publicação de sua homologação do resultado final.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abre vagas para professores

Seis editais de Processo Seletivo Simplificado (PSS) estão abertos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), todos para a contratação de 33 professores (editais nºs 07, 09, 10, 11, 12 e 13/2013). As vagas são destinadas a candidatos com formação em Letras, Matemática ou Física, Química, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas e Administração ou Ciência Política ou Ciências Sociais. Para todos os casos, as inscrições são gratuitas.
 
Leia todos os editais a partir do endereço: http://www2.uea.edu.br/concurso.php#usage-tab
 
O docente contratado terá carga horária semanal de 40 horas. O profissional com especialização terá remuneração mensal de R$ 4.767,53. Já aqueles com título de doutorado poderão receber até R$ 8.300,38. Caso a atuação do profissional seja em unidade do interior do estado, também será acrescido à remuneração mensal o adicional de localidade, de acordo com a titulação do professor.
Atenção: os prazos de inscrição são diferenciados!
 
Os interessados em participar do certame devem ficar atentos aos prazos e locais de inscrição. Aqueles que desejam concorrer às vagas para os cursos de Letras e Matemática - ofertados pela Escola Normal Superior (ENS), devem realizar a inscrição até o dia 4 de março - para a área de Letras, e até o dia 8 de março - caso a vaga pretendida seja para o cargo de professor auxiliar com formação em Matemática ou Física. As inscrições acontecem na ENS, localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 2.470, bairro Chapada, em Manaus.

Já os graduados em Química devem inscrever-se até o dia 11 de março, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (a 520 quilômetros de Manaus), situado na Estrada do Bexiga, nº. 1.085, bairro Jerusalém - mesma unidade em que deverão atuar. Neste caso, o candidato selecionado também receberá o adicional de localidade, de acordo com a titulação.

A UEA também seleciona 10 professores para o curso de Enfermagem e 12 para o curso de Medicina. Os interessados podem realizar inscrições até o dia 8 de março, em horário comercial, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na Avenida Carvalho Leal, nº. 1.777, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

Mais três profissionais formados em Administração ou Ciência Política ou, ainda, em Ciências Sociais, também serão selecionados para atuar no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado por meio do Sistema Presencial Mediado por Tecnologia, em 25 municípios do Amazonas. Neste caso, haverá contratação imediata para os municípios de Boca do Acre, Carauari e Manacapuru e, também, formação de cadastro de reserva. Para esta seleção as inscrições acontecem até o dia 8 de março, de 14h às 21h, na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), localizada na Avenida Castelo Branco, 504, bairro Cachoeirinha, em Manaus.
 
Seleção dos candidatos
Todos os processos seletivos são compostos por análise documental e curricular, além de prova didática, na qual o candidato deverá ministrar aula com 30 minutos de duração.
 
Previsão de oferta de outras 40 vagas na UEA
A Universidade prevê, ainda, a abertura de mais 40 vagas, distribuídas entre profissionais com formação nas áreas de Engenharia, Medicina, Filosofia, Dança, Teatro, Música e Segurança Pública. Todas as vagas oferecidas são destinadas a atender às necessidades emergências, por conta de não preenchimento de vaga, ou de concurso público em andamento.

Diretor hospitalar ganha em média R$ 19.399 mil no Brasil

Pesquisa divulgada pela Catho demonstra média salarial de 13 cargos da área de administração hospitalar; do diretor ao estagiário. Confira!
 
Pesquisa da Catho Online, empresa de classificados online de currículos, traz média salarial de profissionais de diversas áreas da saúde.
 
O levantamento é atualizado a cada três meses.
 
 
Confira a remuneração da área de Administração Hospitalar:
 
NOME DO CARGOMÉDIAMENORMAIOR
Diretor de Administração HospitalarR$ 19.399,18R$ 17.180,85R$ 21.693,71
Gerente de Administração HospitalarR$ 8.089,52R$ 6.172,99R$ 8.909,76
Administrador HospitalarR$ 6.989,99R$ 4.875,00R$ 8.750,00
Coordenador de Administração HospitalarR$ 4.882,25R$ 3.720,00R$ 5.768,56
Supervisor de Administração HospitalarR$ 3.765,36R$ 3.298,63R$ 4.275,89
Analista de Administração Hospitalar SêniorR$ 2.866,64R$ 2.639,49R$ 3.161,97
Farmacêutico HospitalarR$ 2.784,15R$ 2.390,70R$ 3.095,16
Analista de Administração Hospitalar PlenoR$ 2.744,73R$ 2.393,24R$ 2.936,72
Analista de Administração Hospitalar JúniorR$ 1.940,06R$ 1.644,64R$ 2.097,66
Assistente de Administração HospitalarR$ 1.444,32R$ 1.190,00R$ 1.706,62
Auxiliar de Administração HospitalarR$ 1.189,88R$ 953,34R$ 1.345,65
Atendente HospitalarR$ 998,16R$ 829,23R$ 1.114,91
Estagiário de Administração HospitalarR$ 557,12R$ 493,98R$ 620,26
 
Metodologia

O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21 regiões geográficas do Brasil, além de 7 faixas de faturamento para classificação de porte de empresa.
 
Fonte Saudeweb

SUS ganha diretrizes para acesso da população em situação de rua à saúde pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) conta desde quinta-feira (28) com um documento definindo diretrizes para garantir o acesso da população em situação de rua (PSR) às ações e serviços de saúde pública.
 
As orientações, publicadas no Diário Oficial da União, foram instituídas pela Comissão Intergestores Tripartite do SUS, integrada por representantes dos governos federal, estaduais e municipais.
 
As diretrizes foram instituídas por meio da Resolução 2, assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha; pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Wilson Alecrim; e pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi. O objetivo é levar as ações e serviços de saúde às PSRs, visando à melhoria do nível de saúde das pessoas que não têm moradia.
 
A iniciativa – que busca o “enfrentamento das iniquidades e desigualdades em saúde” – leva em conta a Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto 7.053, de 2009, que prevê princípios gerais para atendimento à essa população, como a promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais e a responsabilidade do Poder Público pela elaboração e financiamento dessas políticas.
 
Segundo a resolução, o SUS deve promover a articulação das políticas públicas e programas na área da saúde com as demais políticas públicas federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O documento diz que a sociedade civil deve participar, por meio de entidades, fóruns e organizações das PSRs, da elaboração, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas e programas na área da saúde.
 
A política tem ainda como objetivo a implantação e ampliação das ações educativas destinadas à superação do preconceito e à capacitação dos servidores públicos para melhoria da qualidade e respeito no atendimento da PSR; a democratização do acesso e fruição dos espaços e serviços públicos; e a criação de meios de articulação entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o SUS, para qualificar a oferta de serviços.
 
A resolução determina que as três esferas de gestão do SUS implantarão as estratégias de inclusão da PSR nas redes de atenção à saúde. Outras medidas são garantia de acesso à atenção domiciliar em espaços de acolhimento institucional; capacitação permanente das equipes da urgência e emergência para tratamento da PSR; e inclusão da PSR no escopo das políticas de atenção à saúde para grupos específicos, tais como mulher, criança, idoso e população vulnerável.
 
Fonte Saudeweb

Custos médico-hospitalares de planos têm expansão de 16,4%

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os custos médico-hospitalares dos planos individuais de saúde cresceram quase o triplo da inflação nos 12 meses encerrados em junho de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011.
 
O IESS apontou que o índice variação teve alta de 16,4% no período, enquanto o IPCA se expandiu em 6,1%.
 
As internações, com expansão de 16,6%, foram as responsáveis pela maior pressão no indicador.
 
Fonte Saudeweb

SUS quer política de atendimento para portadores de doenças raras

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que vai colocar em consulta pública documentos sobre a elaboração de uma política pública específica para o tratamento de portadores das cerca de 8 mil doenças raras catalogadas e de apoio aos parentes.
 
O anúncio foi feito no 3º Seminário sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, coordenado pelo deputado federal Romário (PSB-RJ). Durante o evento, diversas entidades relacionadas a essas doenças cobraram do Ministério da Saúde ações específicas para cerca de 15 milhões de brasileiros que sofrem com as doenças raras. Ações nas áreas de informação, pesquisa e diagnóstico foram cobradas pelas entidades.
 
A ideia do Ministério da Saúde é criar uma rede de atendimento integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). José Eduardo Fogolin, coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, informou que a política a ser criada prevê a instalação de centros especializados e que os cuidados vão além do tratamento da doença. Os pacientes e seus parentes deverão ser acolhidos pelo sistema de saúde. “Estruturar a rede é o primeiro passo. Primeiro vamos definir o acolhimento e onde o paciente vai ser atendido”, declarou. Ele ressaltou que a área de pesquisa não vai ser esquecida.
 
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, espera publicar até o próximo mês uma norma para agilizar a aprovação de medicamentos para o tratamento das doenças raras. Ele informou ainda que a Anvisa vai adotar um modelo de regulação que permita aos pacientes usar medicamentos que ainda estão na fase de estudo, conhecido como programa de uso compassivo.
 
Fonte Saudeweb

Alta sensibilidade à luz pode ser sintoma de infecções ou doenças oculares graves

Problemas na vista como o astigmatismo podem causar fotofobia,
além de situações pontuais, como gripes e enxaquecas
Fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros
 
Nossos olhos sempre reagem à presença de luz, especialmente em grande intensidade. Porém a sensibilidade excessiva, que muitas vezes ocorre até em ambientes com pouca luz, é chamada de fotofobia. As células da retina reagem à luz e o resultado é um desconforto com iluminação natural ou artificial, o que no verão, com a intensidade do sol, pode se tornar insuportável.
 
Problemas na vista como o astigmatismo podem causar fotofobia, além de situações pontuais, como gripes e enxaquecas. No entanto, é preciso estar alerta, pois a fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros.
 
Os cuidados com a fotofobia se iniciam ao procurar um oftalmologista, que investigará as causas da sensibilidade e, se necessário, indicará o tratamento. O problema também pode ocorrer em crianças, por isso é importante que os pais estejam atentos aos filhos.
 
— No surgimento das queixas é importante que os pais procurem a avaliação de um especialista, pois elas podem ser sinais de doenças específicas como glaucoma congênito, astigmatismo, doenças inflamatórias como uveíte, herpes e reumatismo ou tumores oculares — alerta a oftalmologista Maria Cristina Kobayashi.
 
Como a fotofobia causa um grande desconforto e dor nos olhos com a presença de luz, é importante que aqueles que sofrem do problema tomem algumas medidas para minimizar os efeitos e não se privar de aproveitar os dias ensolarados.
 
Dicas da oftalmologista:
- O primeiro passo é procurar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso;
 
- Para quem usa óculos de grau, as lentes fotossensíveis são uma ótima opção. Além de reduzir a claridade incômoda, estas lentes aumentam o contraste e a nitidez, pois se adaptam as diferentes condições de luminosidade e melhoram sua visão , oferecendo mais conforto e também proteção;
 
- Ao optar pelo uso de óculos escuros, é importante escolher lentes com proteção aos raios UV para evitar danos aos olhos;
 
- Nos dois casos, no uso de óculos escuros e no uso de lentes fotossensíveis é preciso escolher lentes de boa qualidade e estar sempre em dia com os cuidados com sua saúde visual.
 
Fonte Zero hora

Encerrando série de publicações, site especial traz dicas para alcançar o bem-estar interior

1. Você vai mudar, mesmo sem querer. Cedo ou tarde, sua vida vai ser modificada, mesmo que você não queira. Muitas vezes, mudamos porque somos impulsionadas por acontecimentos dolorosos ou de grande paixão inesperados. Poucas vezes isso acontece pela simples busca por mudanças. Logo, precisamos baixar a guarda, tranquilizar o coração e compreender o que aconteceu.
 
2. Produza, faça coisas novas, converse, movimente-se. Estar bem física e mentalmente é essencial para garantir o bem-estar.
 
3. Cuide da sua saúde. Na terceira idade, é comum aparecerem incômodos como dores articulares, diminuição do tônus muscular e problemas de coluna. Procure ajuda médica, pois nada atrapalha mais a qualidade de vida do que não estar em plenas condições físicas
 
4. Não fume, não beba. Mantenha uma dieta saudável com pouco sal, açúcar e gordura e pratique exercícios físicos frequentemente
 
5. Tome cuidado com o estresse do dia a dia. Controle suas emoções e pensamentos para ter uma vida mais leve e evitar doenças futuras ocasionadas pelas preocupações em excesso
 
6. Cative e mantenha uma rede de apoio. Além da família, amigos e até ajuda do governo fazem diferença na autoestima
 
7. Invista em leituras e em programas culturais. O cérebro precisa ser constantemente estimulado, não importa a idade
 
8. Liberte-se da acomodação. Mudança não é uma jornada simples, sobretudo para quem é avessa a aventuras que embaralham a rotina. No entanto, trata-se de uma reformulação vital. Do contrário, corremos o risco de morrer asfixiados por pura e simples falta de motivação.
 
9. Procure atividades pela quais tenha real interesse. Evite aquelas que servem apenas para "matar o tempo". O intuito deve ser desenvolver uma nova habilidade e aprender coisas novas.
 
10. Espiritualize-se. Um estudo da Universidade Duke mostrou que os pacientes que registravam pensamentos espirituais em uma agenda tinham menos problemas de saúde e mais humor. Faça um diário parecido como terapia. Suas palavras não precisam ser profundas nem bem fundamentadas. Basta que elas mostrem o apreço pela vida.
 
Fonte Zero Hora

Pessimistas vivem mais e em melhor estado de saúde, diz estudo

Entre as pessoas pesquisadas, as mais velhas
são as mais realistas
Insatisfação sobre futura situação pessoal incitaria mais cuidados com a saúde e mais prudência
 
As pessoas mais pessimistas sobre suas perspectivas de felicidade futura vivem mais tempo e em melhor estado de saúde que aquelas que são otimistas, segundo um estudo alemão publicado nesta quinta-feira.
 
"As pessoas mais velhas que esperam um nível de satisfação limitado sobre sua futura situação pessoal vivem mais tempo e em melhor estado de saúde que as que imaginam um futuro cor-de-rosa", relata o instituto econômico alemão IDW, que cita um estudo universitário em um comunicado.
 
Os pesquisadores da Universidade Friedrich-Alexander de Nuremberg se basearam em dados do painel sócio-econômico alemão, um amplo estudo multidisciplinar que incluiu 30 mil pessoas desde 1984.
 
— É provável que o fato de ser mais pessimista sobre seu futuro incite as pessoas mais velhas a cuidarem mais de sua saúde e a se mostrarem mais prudentes — sugere Frieder Lang, diretor do instituto de psicologia gerontológica da Universidade de Nuremberg, citado no comunicado.
 
Entre as pessoas pesquisadas, as mais jovens são as que se mostram mais otimistas sobre sua situação cinco anos mais tarde, e as mais velhas, por sua vez, são as mais realistas.
 
Quando mais idade a pessoa tem, mais pessimista ela é, afirmam os autores do estudo. Paradoxalmente, quanto maior for a renda e melhor a saúde, também se é mais pessimista porque o potencial de melhora é escasso, segundo Lang.

Fonte Zero Hora