Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lavar o sutiã a cada dois usos? Site lista regras de higiene

Dinheiro e cartão de crédito tornam as bolsas e carteiras objetos perigosos para saúde Foto: istock
Dinheiro e cartão de crédito tornam as bolsas e carteiras
objetos perigosos para saúde
Especialistas explicam quando travesseiros, panos de prato, celular e outros itens do dia a dia devem ser limpos
 
Você sabe quando é hora de trocar a roupa de cama, tirar os casacos do armário, colocar o sutiã na roupa suja? E higienizar o celular e a bolsa? O site inglês Daily Mail conversou com especialistas e conta qual o tempo exato de se preocupar com a limpeza de vários itens do dia a dia.
 
Confira:
 
1) Telefone celular

Frequência: todos os dias

Uma pesquisa americana, que descobriu que tocamos o celular, em média, 150 vezes por dia, concluiu também que haviam mais de 7 mil tipos de bactérias em 51 telefones diferentes. Apesar de algumas serem inofensivas, outras podem causar infecções. O ideal é limpar o aparelho todos os dias com produtos antibactericidas.
 
2) Lençol

Frequência: toda semana

Nós eliminamos milhões de células todos os dias, e muitas delas na cama. Além disso, em uma típica noite perdemos um litro de suor. Estes são dois elementos que alimentam os ácaros e, portanto, fazem que eles se multipliquem neste ambiente. Apesar de muitos serem inofensivos, outros podem causar asma, irritação nos olhos e rinite alérgica. A recomendação é trocar e lavar as roupas de cama semanalmente. Mas este costume não é muito difundido e uma pesquisa da YouGov concluiu que 10% das pessoas lavam o lençol e a fronha apenas uma vez por mês e 14% a cada duas semanas.
 
3) Travesseiros

Frequência: a cada três meses

O interior do travesseiro é um esponja poderosa e, segundo alguns médicos, 30% do peso de um travesseiro é composto por insetos, células mortas, ácaros e suas fezes, além de dezenas de espécies de fungos. O ideal é lavá-los a cada três meses em temperaturas acima de 60ºC. Uma boa dica é colocá-los para secar na máquina com duas bolas de tênis junto, isso evita que eles saiam de lá com aquele aspecto empelotado. O mesmo esquema vale para lavar edredons também.
 
4) Colchão

Frequência: a cada seis meses

As fezes dos ácaros, os fungos e a poeira acumulados no colchão podem causar alergia e asma. Além disso, bactérias mais resistentes que levam à febre e diarréia podem se alojar nos materiais e sobreviver a até quatro semanas. O ideal é limpar a superfície com pano úmido e água fria, além de deixar o colchão "respirar" ao ar livre por um tempo e virá-lo de lado a cada seis meses.
 
5) Sutiã

Frequência: após usá-lo duas vezes

Especialistas indicam que o sutiã deve ser lavado depois de dois ou três uso, no máximo. Isso porque eles ocupam uma área em que há muito suor. Além disso, eles devem ser descartados a cada 12 meses.
 
6) Pijamas

Frequência: após duas noites

Especialistas explicam que as calças e shorts devem ir para a máquina de lavar após duas noites de uso, já as blusas e tops podem durar um pouco mais. "Especialmente na cama, é preciso estar fresco e limpo", explicam. Eles comentam ainda que o cuidado deve ser redobrado no inverno quando usamos mais cobertores, pijamas mais quentes e a quantidade de suor consequentemente aumenta durante o sono.
 
7) Animais de estimação

Frequência: a cada dois meses

A limpeza dos pets é mais para o bem estar dos donos porque os animais têm um sistema imunológico forte. No entanto, vermes, carrapatos e ácaros comuns a eles podem causar erupções na pele de humanos e outras doenças. O ideal é dar um bom banho nos cachorros a cada dois meses, mas pelo oleoso ou mal cheiro também são sinais de que é preciso atentar à higiene. Mas nada de exagero: banho demais pode secar a pele do animal e causar caspa.
 
8) Panos de prato e toalhas de mesa

Frequência: diariamente
As toalhas de mesa e panos de prato são as maiores fontes de concentração de contaminação na cozinha, isso porque as bactérias que elas carregam se multiplicam a cada 40 minutos devido às altas temperaturas da cozinha e o contato dos tecidos com panelas e pratos quentes.
 
9) Bolsas e carteiras

Frequência: toda semana

As bolsas e carteiras são lugares cheios de bactérias iguais às encontradas nas fezes de humanos e animais. Isso porque têm muito contato com as mãos, objetos sujos, bancos de trens e metrôs, às vezes o chão e, claro, dinheiro e cartões de créditos. O ideal é limpá-las com pano úmido e produto antibactericida a cada semana. Um cuidado importante é evitar colocá-las em cima da cama ou perto de alimentos.
 
10) Calça jeans

Frequência: após cinco usos
 
Lavar a calça jeans depois de usá-la cinco vezes é suficiente para manter a higiene em dia e ainda preservar a cor e as fibras do tecido em bom estado. Atenção aos bolsos, zíperes e barras na hora da lavagem e cuidado para não exagerar nos produtos de limpeza. Prefira os detergentes com ação antibacteriana.
 
Terra

Chá que trata artrose naturalmente

Chá que trata artrose naturalmente
Reprodução
A artrose é uma doença que, comumente, afeta pessoas de mais idade, atingindo suas articulações com o desgaste da cartilagem
 
Esse problema pode causar dores, inchaço e limitações funcionais. Normalmente essa doença afeta as articulações das mãos, da coluna, dos joelhos e dos quadris.
 
A doença tem uma piora progressiva e constante, e ainda não tem cura. Os médicos normalmente, no entanto, indicam tratamentos que podem retardar a progressão desta doença, aliviando os seus sintomas.
 
Causas
A doença pode ser causada pelo uso excessivo de uma determinada articulação, ou ainda pelo envelhecimento natural da pessoa. Existem ainda alguns fatores de risco como a idade avançada, o sexo – mulheres são mais propensas –, deformidades ósseas, lesões nas articulações, obesidade, determinadas profissões e doenças como diabetes, hipotireoidismo, entre outras.
 
Sintomas
O sintoma mais presente em pessoas com artrose é a dor na articulação afetada. Normalmente, estas dores tendem a piorar ao final do dia. Além disso, há a presença de inchaço, calor, rangidos e limitações dos movimentos nas articulações afetadas.
 
Remédios caseiros
 
Alecrim
O remédio feito com alecrim ajuda a restaurar a articulação e a aliviar os sintomas.
 
Para preparar, você vai precisar de:
 
- 1 colher de chá de folhas verdes ou secas de alecrim

- 250 ml de água fervente
 
Em um recipiente, coloque a água e leve para ferver. Enquanto isso, coloque as folhas em um outro recipiente e reserve. Em seguida, assim que a água alcançar o ponto de fervura, jogue por cima das folhas. Tampe e deixe descansar por 10 minutos coando e consumindo ainda morno. O ideal é consumir entre 2 e 4 vezes por dia.
 
Salgueiro e ulmária
Este medicamento possui propriedades anti-inflamatórias atuando no combate às inflamações, e ação analgésica e antirreumática, aliviando a dor e sendo excelente para o tratamento de artrite, artrose e gota.
 
Para preparar esse medicamento natural para artrose, você vai precisar de:
 
- 1 copo de água

- 1 colher de sopa das cascas do caule do salgueiro

- 1 colher de sopa de ulmária
 
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e aguarde alcançar fervura. Quando isso acontecer, deixe ferver por aproximadamente 5 minutos e então apague o fogo. Tampe a mistura e deixe esfriar.
 
Quando amornar, coe e consuma em seguida. A dose indicada deste medicamento é de uma xícara pela manhã e outra de noite.
 

Farmácias recebem o aval do Supremo Tribunal Federal para vender artigos de conveniência

Reprodução
Decisão inviabiliza resolução da Anvisa que proíbe a venda de doces em drogarias

A discussão tem sido longa a respeito da constitucionalidade de se vender artigos que não sejam medicamentos nas farmácias. Se por um lado o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4954, questionou essa prática, por outro, recentemente em setembro de 2014, o Supremo Tribunal Federal, entendeu que a venda de produtos considerados de conveniência em drogarias é constitucional.
 
Essa decisão inviabiliza a aplicação de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que em 2009 proibiu a venda de refrigerantes, sorvetes e balas nas farmácias de todo o País.
 
Segundo o relator do caso, ministro Marco Aurélio, “autorizar a venda de produtos lícitos, de consumo comum e rotineiro, em farmácias e drogarias não atrai a aplicação dessa regra de competência legislativa para legislar sobre a saúde”. E acrescenta a isso que “ao autorizar a venda de outros produtos em farmácias, o legislador estadual nada dispõe sobre saúde, mais, sim, sobre o comércio local”.
 
Subentende-se que, no caso da inexistência de norma específica, remanesce a competência estadual para legislar sobre o tema, conforme prevê a Constituição. Para o ministro, um dos argumentos de que essa prática estimularia a automedicação não consegue se fundamentar e o prejuízo aos estabelecimentos seria maior do que essa eventual possibilidade.
 
Portal Fator Brasil

Especialista diz que falta de vitamina D é problema de saúde pública; veja sintomas e quem é mais suscetível

Substância é fundamental para prevenir doenças como a osteoporose, mas a suplementação só deve ser feita em caso de deficiência no organismo
 
Muito se tem falado sobre os males que a falta de vitamina D pode causar ao organismo. Há muitos anos, a necessidade dela era associada apenas à manutenção de dentes e ossos saudáveis. Mas, sabe-se hoje que a vitamina D é essencial ao organismo, especialmente devido ao potencial de prevenção de diversas doenças e sua função na absorção de cálcio. No entanto, diversos fatores contribuem para o crescente número de casos de carência de vitamina D, entre eles a baixa exposição do corpo humano ao sol, uma vez que grande parte das pessoas trabalham em ambientes fechados, e a falta de informação sobre os males causados por sua deficiência. Para se saber os níveis de vitamina D, é necessário fazer um exame de sangue.
 
José Gilberto Vieira, médico do Serviço de Doenças Osteometabólicas da EPM/Unifesp, indica os sinais para reconhecer a falta de vitamina D no organismo: fraqueza muscular, depressão, asma, gripe e doenças respiratórias, enfraquecimento dos ossos, doenças cardiovasculares e até câncer. “A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo por meio da pele, estimulada pela exposição moderada ao sol. A Sociedade de Endocrinologia recomenda que pessoas com risco de deficiência de vitamina D sejam examinadas com frequência para determinar o nível do nutriente no sangue. E o especialista é quem vai determinar o melhor tratamento para cada caso”, explica.

O clínico geral Breno Figueiredo Gomes esclarece que a vitamina D é fundamental na absorção do cálcio no organismo. Sendo assim, a estrutura óssea é diretamente ligada a esta. “Além da ação musculoesquelética, exerce influência sobre o sistema imune e cardiovascular. A falta de vitamina D pode causar problemas como osteoporose, aumento do risco de quedas, devido à fraqueza muscular, e fraturas. Por outro lado, o excesso pode elevar o nível de cálcio no sangue, levando à fraqueza, confusão mental, náuseas, vômitos, perda de apetite e ao aumento na excreção de cálcio urinário. O excesso de exposição ao sol não leva a uma produção excessiva de vitamina D.”
 
Breno explica que a vitamina D é conseguida por meio da dieta (leite, suco de laranja, salmão e óleo de fígado de bacalhau, entre outros) e da síntese da nossa pele a partir da exposição à luz solar.

“Atualmente, inúmeros produtos, como cereais, leites e iogurtes, têm adição de vitamina D. Hoje, todo mundo está dosando a vitamina D no sangue, porém a indicação é apenas para as pessoas com risco de deficiência, ou seja, aquelas sem exposição alguma ao sol, portadoras de doença celíaca, pessoas com osteoporose e aquelas com fraturas após quedas simples. Caso a pessoa não se enquadre em nenhuma dessas indicações, a dosagem se torna desnecessária. A sociedade científica vem discutindo bastante as indicações para dosagem e reposição de vitamina D, com inúmeras controvérsias.”

Absorção

Para o farmacêutico Adriano Basques, gerente técnico do laboratório médico Geraldo Lustosa, a hipovitaminose D (baixos níveis de vitamina D) é um problema de saúde pública com elevada prevalência no Brasil. “A vitamina D, embora considerada vitamina, tem ações de um pré-hormônio e é essencial para a manutenção dos níveis de cálcio, aumentando a sua absorção pelo intestino e atuando no metabolismo ósseo, fortalecendo a massa óssea e a função muscular”, explica o farmacêutico.

De acordo com Adriano, existem grupos mais susceptíveis à deficiência e à insuficiência de vitamina D, como pacientes com síndrome de má absorção, mulheres pós-menopausa, crianças, gestantes, obesos, pacientes pós-cirurgia bariátrica e idosos, principalmente os institucionalizados.

“A fraqueza muscular proximal é um sinal clínico de hipovitaminose D, que ocorre devido ao prejuízo do relaxamento e da contração muscular e pode aumentar o risco de quedas e de fraturas. A perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteoporose ocorrem devido ao aumento da reabsorção óssea.”
 
Saúde Plena

Doenças da Infância: Caxumba

Crédito: Photographee.eu
Crédito: Photographee.eu
A caxumba é uma doença viral aguda, benigna, autolimitada, cujo agente etiológico tem tropismo por glândulas, principalmente as salivares, e sistema nervoso central (SNC)
 
Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Sua transmissão ocorre pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte.
 
A parotidite é a manifestação mais comum da caxumba, ocorrendo em 30% a 40% das pessoas infectadas, e em 60% a 70% daquelas com manifestação clínica. O envolvimento do SNC é a manifestação extra-salivar mais frequente. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.
 
Aproximadamente 30% a 40% das infecções são assintomática. O período de transmissibilidade corresponde ao intervalo de um a dois dias antes de iniciar o edema das glândulas salivares até nove dias após seu início. Não há relato de óbitos relacionados à parotidite e, após a infecção, o paciente adquire imunidade de caráter permanente. Entretanto, sua ocorrência durante o primeiro trimestre da gestação pode ocasionar aborto espontâneo.
 
O tratamento não é específico, indicando-se apenas repouso, uso de medicamentos para aliviar a febre e dor local e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações. No caso de orquite (inflamação nos testículos), o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor. Nos casos que cursam com meningite asséptica e encefalites o tratamento também é sintomático, conforme orientação médica.
 
A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba) está indicada antes da exposição ao vírus e deve ser administrada aos 12 meses de idade e 2ª dose, exclusivamente, aos 15 meses de idade com a vacina tetra viral, para as crianças que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação (link http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao).
 
A administração da vacina é contraindicada em casos de uso recente de imunoglobulinas, ou de transfusão sanguínea nos últimos 3 meses, imunodeficiência (leucemia e linfoma), uso de corticosteróide e gravidez. Pacientes com infecção sintomática HIV, mas que não estejam severamente imunocomprometidos, devem ser vacinados após avaliação médica.
 
Blog da Saúde

CREMESP Endurece: Diretor clínico pode ser punido em caso de má utilização de OPMEs

Cremesp publica critérios para o relacionamento entre médicos e a indústria de OPMEs. Conheça-os
 
Depois das recentes denúncias sobre grupos mafiosos de OPMEs (órteses, Próteses e Materiais Especiais), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) publicou nesta quinta-feira (5) critérios para o relacionamento entre médicos e a indústria de próteses, órteses, materiais e medicamentos. O documento proibi expressamente a prescrição médica de determinados produtos em troca de gratificações. 
 
A relação mercantil entre médico e empresas já era contemplada pelo Código de Ética Médica, mas não havia nenhuma deliberação específica relacionada a esses materiais. Tais práticas ilegais são sabidas e discutidas há tempos pelo mercado de saúde, mas veio fortemente à tona depois de reportagem do Fantástico, da TV Globo, ter flagrado cobranças superfaturadas e cirurgias desnecessárias.

Dentre outras regras, a medida prevê ainda a coresponsabilização de diretores clínicos e médicos de hospitais ou unidades de saúde envolvidas nesse tipo de prática. A norma vai entrar em vigor em 60 dias.

A ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes), que abarca 180 distribuidores de material médico-hospitalar, reforça que antes das denúncias já trabalhava na formalização de um Acordo Setorial dos Distribuidores, Importadores e Fabricantes de Próteses e Órteses (OPME), em parceria com o Instituto ETHOS, grupo de empresas que se compromete a criar regras para prevenção de suborno e corrupção do segmento.

O estudo deve ser lançado no dia Mundial da Saúde deste ano, 7 de abril, e divulgado para os demais atores do segmento como convênios, seguradoras, hospitais e classe médica, além dos organismos públicos como o Ministério da Saúde.
 
Saúde Web

Pesquisa revela que 88% dos cariocas fariam sexo sem camisinha no carnaval

Levantamento exclusivo da UniCarioca mostra ainda que 53% não se protegeram no último ano
 
Rio - “Ter sempre uma camisinha no bolso é um ato de amor próprio”. A frase do universitário carioca Guilherme Silviano, de 23 anos, é o que todo pai ou médico querem ouvir. Ciente de que usar preservativo nas relações sexuais é a melhor forma de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e uma gravidez indesejada, o estudante de Comunicação não dispensa a borracha e ainda dá bronca nos amigos que, como descreve, insistem em “brincar de roleta russa” com a Aids, principalmente durante o carnaval, quando cresce o número de relações.
 
— Fico abismado. Vejo que a maior preocupação de algumas amigas é com a gravidez, então só tomam anticoncepcional e se esquecem das DSTs — comenta o estudante, que faz estágio na Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio (CEDS). — Digo para elas que é importante estar com a camisinha no bolso, para não deixar a decisão para a hora H, quando é mais difícil controlar os impulsos. E não dá para esperar que o outro tome a iniciativa. A responsabilidade é sua.
 
O comportamento perigoso, infelizmente, não é só dos amigos de Guilherme. Uma pesquisa encomendada pelo GLOBO ao Laboratório de Pesquisa da UniCarioca revelou que 53% fizeram sexo sem camisinha sempre ou diversas vezes no último ano — se contados os que deslizaram pelo menos uma vez, o percentual sobe para 75%. Também 88% dos cariocas aceitariam ter um relacionamento com um parceiro que não queira usar a camisinha, sendo que 38% confessaram que fazem isso sempre ou com certa frequência. O estudo entrevistou 1.074 pessoas, no fim do mês de janeiro, em diferentes regiões do Rio — 73% delas eram jovens de 18 a 29 anos.
 
A diretora do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, chama a atenção para o fato de que o grupo de jovens infectados, especialmente o dos homens que fazem sexo com homens, é o que mais cresce.
 
— Esses jovens são conectados, então o problema não é o acesso à informação. Precisamos tentar entender como atingir essas pessoas e fazê-las transformar esse conhecimento em atitude prática — raciocina Georgiana. — Essa geração, que não viu seus ídolos morrerem de Aids, acha que, hoje, essa é uma doença fácil de ser contornada. Isso não é verdade.
 
Segundo a pesquisa, os principais motivos que levam os cariocas a transar sem a camisinha são: se o preservativo interferir no prazer (26%), se o parceiro resistir ou não gostar de usar (24%), ou se diminuir a ereção (10%). Para o sexólogo Amaury Mendes Junior, a vaidade e a afobação poderiam ser acrescentadas à lista.
 
— No consultório, vejo que tanto os homens como as mulheres andam muito preocupados com o desempenho sexual. Parece que cama virou palco, e, nesse espetáculo, a camisinha está sendo deixada de lado — comenta Mendes Junior, professor do Ambulatório de Sexologia da UFRJ. — A menina apaixonada quer que tudo seja natural e acha que a camisinha estraga o clima. Ela também se preocupa com a concorrência: “Se eu não topar, ele vai procurar outra”. Já o garoto não quer perder a oportunidade de se exibir para a gata.
 
As DSTs parecem realmente não ser um problema na cabeça dos cariocas. Quando indagados sobre as razões que os fazem usar a camisinha, 67% responderam que a têm como obrigação só quando não conhecem o parceiro ou no início de uma relação. O medo da gravidez veio logo atrás (21%), mas só 12% dos cariocas usam camisinha por medo de contrair doenças. Mais: 44% concordam que no carnaval as pessoas transam mais sem camisinha, motivo de alarme entre as autoridades.
 
Nova direção da campanha: # Partiuteste
Dados nacionais, de fato, revelam um certo apreço do brasileiro pelo risco. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no fim do mês passado mostrou que 45% da população sexualmente ativa do país não usaram preservativos nas relações sexuais casuais nos 12 meses anteriores, apesar de a maior parte (94%) saber que a camisinha é melhor forma de prevenção contra a Aids e outras DSTs.
 
Amanhã, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentará o recorte regional do Rio. O evento será às 10h30m, no Palácio do Samba, na quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
 
Lá, será lançada a nova campanha do Ministério da Saúde de combate às DSTs. As ações de carnaval serão focadas não só na prevenção, mas também na testagem e no tratamento. É a campanha “#PartiuTeste”, que pretende informar o jovem sobre a importância da camisinha, incentivá-lo a fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento.
 
— O combate à Aids ficou muito “camisinhocêntrico”, como se essa fosse a única solução para a epidemia. Mas não podemos ignorar que boa parte da população quer correr o risco, apesar de saber dos males. Hoje, a ciência mostra que existem outras formas de prevenção — afirma o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.
 
Epidemiologista que trabalha com o HIV desde 1987, ele explica que a maioria dos soropositivos em tratamento apresenta nível muito baixo de vírus circulando no corpo. Portanto, a probabilidade de transmitirem a doença a um parceiro durante o ato sexual sem camisinha é bem menor. É o tratamento como prevenção.
 
12,7 jovens contaminados por HIV a cada 100 mil 
O publicitário X., de 24 anos, é um dos alvos da nova campanha, já que a taxa de detecção de HIV entre jovens aumentou consideravelmente nos últimos anos — de 9,6 por 100 mil habitantes, em 2004, para 12,7 por 100 mil habitantes, em 2013. Ele nunca usou camisinha com a namorada e, mesmo solteiro, quando costumava se encontrar com meninas que conhecia pelo aplicativo de encontros Tinder, não usava preservativo.
 
— Eu não gosto de usar, mas sempre explico isso antes que aconteça qualquer coisa. Se a pessoa for contra, eu uso — conta o carioca, que está ciente dos riscos que corre: — Medo todo mundo tem, mas eu esqueço disso mais fácil do que os outros.
 
A administradora Ana Luiza Mello, que é casada, não usa camisinha porque não vê necessidade. Ela também só realizou o exame de HIV uma vez, quando engravidou.
 
— Tenho preguiça e acho que corta o clima. Além disso, como somos casados, confio nele — afirma Ana Luiza, de 27 anos, confessando que já teve medo de contrair alguma doença: — Se dissesse que não, estaria mentindo. Mesmo assim, o medo não foi tão grande a ponto de mudar minha opinião.
 
O Globo

Qual a sua relação com a camisinha?

A Pesquisa ouviu 1.074 pessoas de todas as regiões da cidade

 
O Globo

Jovens ugandenses desenvolvem exame para malária com smartphones

Foto: Latinstock
Vetor: mosquito da espécie Anopheles gambiae, transmissor da malária
Tecnologia usa luz para diagnóstico e resultado sai em menos de um minuto
 
Rio – Um teste simples, rápido, barato e indolor que usa smartphones para fazer o diagnóstico de malária pode ajudar no combate à doença, que atinge principalmente a população de países pobres e mata cerca de 500 mil pessoas anualmente em todo mundo. Desenvolvido por uma equipe de jovens ugandenses, um pequeno acessório conectado nos celulares, apelidado Matibabu, usa luz para detectar e examinar o formato das hemácias, as células vermelhas do sangue, sob a pele, emitindo o resultado em apenas um minuto, informa o site de notícias “Biztech Africa”.
 
Segundo o site, Brian Gitta, estudante de ciências da computação da Universidade de Makerere, em Uganda, teve a ideia para o exame quando era tratado para febre tifoide e malária em um hospital local, o que lhe provocou aversão a agulhas. Em geral, o diagnóstico da malária é feito por meio de um exame em que amostras de sangue são retiradas do paciente e observadas sob um microscópio, o que exige o trabalho de profissionais de saúde e laboratórios, recursos escassos em países pobres.
 
Assim, além de eliminar a necessidade de agulhas, a iniciativa de Gitta limita o risco de infecções e permite que o teste seja realizado em locais onde não existe uma estrutura de atendimento à saúde.
 
Para criar o Matibabu, Gitta convocou os colegas Businge Joshua, Josiah Kavuma e Simon Lubambo.
 
Juntos, eles descobriram que há anos sensores de luz são usados para detectar a oxigenação no sangue e viram que esta tecnologia poderia ser adaptada para fazer o diagnóstico da malária e construíram um protótipo que poderia ser conectado a smartphones para fazer o trabalho. Ao tocar a tela do acessório, ele detecta as hemácias e seu formato é transmitido para a tela do celular. Estas células vermelhas do sangue são normalmente bicôncavas, mas quando infectadas pelo plasmódio causador da doença elas reagem à luz mudando seu formato e perdendo esta característica, num indicativo claro para o diagnóstico.
 
- Eu odiava as agulhas e fiquei imaginando se haveria alguma maneira de as pessoas serem diagnosticadas sem dor – contou ele ao “Biztech Africa”. - Não há margem de erro quando se usa esta técnica. Já o método com as amostras de sangue tem espaço para erros, já que algumas delas podem não mostrar sinais da infecção nos estágios iniciais da doença.
 
Depois de testes bem-sucedidos em Kampala, capital de Uganda, a equipe agora espera encontrar um parceiro entre organizações que lutam contra a malária para produzir uma versão comercial do acessório.

O Globo

Concurso Prefeitura de Conselheiro Lafaiete - MG

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, através da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF, publicou o edital de concurso público nº 004/2015. O concurso tem a intenção de prover 453 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade e oferece salário de até R$ 4.200,00.
 
Serão reservadas 5% das vagas providas em cada cargo para candidatos com deficiência.
 
Cargos: Auxiliar de Obras e Serviços Gerais, Contínuo, Coveiro, Cozinheiro, Mecânico, Oficial de Obras e Serviços – Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviço Educacional, Cantineira, Cuidador, Monitor de Artes I, Motorista, Orientador Social, Agente Administrativo, Analista de Gestão de Patrimônio, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar Escolar, Instrutor de Oficina, Monitor de Artes II, Secretária Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem – ESF, Técnico em Laboratório, Técnico em Nutrição, Técnico em Saúde Bucal, Analista Educacional, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro ESF, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Infectologista, Médico Cardiologista, Médico ESF, Médico Ortopedista, Médico Regulador, Médico Plantonista Clínico – Urgência, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Nutricionista I, Odontólogo ESF, PEB II – Ciências, PEB II – Educação Artística, PEB II – Educação Física, PEB II – Geografia, PEB II – História, PEB II – Inglês, PEB II – Matemática, PEB II – Português, PEB II – Química, PEB II – Redação, PEB II – Religião, Pedagogo I, Psicólogo I e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão realizadas do dia 6 de abril a 5 de maio de 2015, no horário das 13h às 17h, em dias úteis, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Praça Barão de Queluz, nº 11, Centro, Conselheiro Lafaiete – MG ou pela internet no site www.ufsj.edu.br/fauf/concursolafaiete2015.php.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25, 30, 35, 40 e 50;
Nível médio: R$ 30, 40, 50 e 60;
Nível superior: R$ 45, 70, 80, 90 e 120.
 
O concurso consistirá de prova objetiva e títulos.
 
As provas objetivas ocorrerão provavelmente no dia 14 de junho de 2015, no horário de 09h às 12h e/ou de 15h às 18h, em local a ser informado no comprovante definitivo de inscrição. O gabarito das provas objetivas será divulgado no mesmo dia de sua aplicação, a partir das 21h, no site www.ufsj.edu.br/fauf/concursolafaiete2015.php.
 
Os documentos para a prova de títulos deverão ser enviados, entre os dias 13 a 15 de julho de 2015, pelos Correios, por meio do serviço de SEDEX (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Caixa Postal 71 – CEP 36307-970 – São João del-Rei – MG, ou entregue diretamente nos horários e locais das inscrições presenciais.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site www.ufsj.edu.br/fauf/concursolafaiete2015.php.

Processo seletivo Prefeitura de Florestal - MG

A Prefeitura de Florestal, estado de Minas Gerais, publicou o edital n°01/2015 de processo seletivo de provas objetivas teóricas para provimento temporário de 18 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O certame será executado pela empresa Integral Soluções em Administração Pública Ltda. ME. As ofertas são para candidatos que tenham concluído ao menos o nível fundamental de ensino. O contratado fará jus a um salário de até R$ 846,34 e atuará por 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 06 a 12 de fevereiro de 2015, no endereço eletrônico www.integralsolucoes.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet haverá um posto de inscrições à disposição. O mesmo funcionará na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Ezequiel Braga, nº 368 – Centro - Florestal /MG, no horário das 08h às 11h e das 12h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.
 
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 01 de março de 2015, na cidade de Florestal, no local e horário a serem confirmados no dia 23 de fevereiro de 2015, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.integralsolucoes.com.br.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.integralsolucoes.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, às 15h.

O processo seletivo terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Peri Mirim - MA

Foi divulgado o edital n° 001/2015 de concurso público da Prefeitura de Peri Mirim, no estado do Maranhão. O concurso pretende preencher 136 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior no quadro de servidores da administração municipal, para lotação em diversas secretarias. Do total de vagas abertas, cerca de 5% serão destinadas aos portadores de deficiência.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Instituto Graça Aranha. Os salários variam de acordo com o cargo e jornada de trabalho, entre R$ 788,06 e R$ 2.000,00.

As vagas são para os empregos de Bioquímico, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Educador Social, Professor de Ensino Infantil, Professor de 1º ao 5º Ano, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de História, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Agente Administrativo, Digitador, Guarda Municipal, Motorista, Vigia, Zelador, Engenheiro Agrônomo e Operador de Máquinas Pesadas.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro de 2015, na Banca Local, no Farol da Educação, no Bairro Campo de Pouso, Peri Mirim-MA. A taxa de inscrição varia entre R$ 22,50 e R$ 62,50.

O concurso constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os inscritos, mais prova de títulos para Professor e prova de aptidão física e psicotécnica para candidatos ao cargo de Guarda Municipal. As provas objetivas serão realizadas provavelmente  no dia 22 de março de 2015, em locais que serão informados no dia 16 de março de 2015.

A divulgação preliminar dos gabaritos está prevista para o dia 23 de março, pelo site www.igracaaranha.com.br.
 
O concurso público terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por igual período, a critério da Prefeitura de Peri Mirim.

Prefeitura de Sapezal - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Sapezal, no estado do Mato Grosso, lançou o edital de processo seletivo destinado ao provimento de 16 vagas em cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, ambos exigem dos candidatos escolaridade mínima no ensino fundamental completo. O salário oferecido aos aprovados é de R$ 1.066,16, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2015, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira (exceto feriado e ponto facultativo), na Secretaria Municipal de Saúde, Avenida Lions Internacional, nº 1.789 - Jardim Ipê, no município de Sapezal - MT.
 
O processo de seleção se dará por meio de prova escrita e avaliação de títulos. A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 01 de março de 2015, às 8h, na Escola Municipal Antônio Clarismundo Scheffer - Bloco 01. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista 03 de março de 2015.
 
O processo seletivo terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Prefeitura de Escada - PE publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Escada, no estado de Pernambuco, lançou o edital de  processo seletivo, visando o preenchimento de 64 vagas em cargos de níveis médio e superior para atender situação de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS. Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.800,00, por carga horária semanal de 40 horas.
 
As vagas são para as funções de Assistente Social, Psicóloga, Orientador Social, Coordenador, Pedagogo ou Sociólogo, Auxiliar Administrativo, Advogado, Pedagogo, Gestor Local, Supervisor do CadÚnico, Supervisor de Campo, Entrevistador/Digitador, Administrador de Rede, Motorista "B" e Recepcionista.
 
As inscrições estarão abertas entre os dias 09 e 10 de fevereiro de 2015, das 08h às 16h, nas salas 01 e 02, bloco 1 da FAESC - Faculdade de Escada, Rua Coronel Antonio Marques, 67 - Centro - Escada - PE.
 
O processo de seleção será realizado por meio de análise do currículo e experiência comprovada. O resultado preliminar sairá no dia 13 de fevereiro de 2015, na Sede da Prefeitura Municipal de Escada, na Secretaria Municipal de Assistência Social e no site www.escada.pe.gov.br.
 
O contrato terá duração de 12 meses e pode ser prorrogado por igual tempo.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, edição de 06 de fevereiro de 2015, entre as páginas 20 e 28.

Concurso Prefeitura de Garanhuns - PE

Foi divulgado o edital de concurso público da Prefeitura de Garanhuns, no estado de Pernambuco. O concurso tem a intenção de preencher 253 vagas, além de formar cadastro reserva, em empregos de todos os níveis de formação escolar. Os salários variam de acordo com a função e sua jornada de trabalho, chegando a R$ 2.500,00.

O certame será organizado e coordenado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE. O edital destina 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

Cargos
- Nível fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Disciplina, Agente de Endemias, Coveiro, Jardineiro e Marceneiro;

- Nível médio: Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento, Fiscal de Obras, Guarda Municipal, Professor I, Professor Brailista, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Técnico em Segurança do Trabalho e Topógrafo;

- Nível superior: Assistente Social, Auditor Fiscal, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cadiologista, Médico Clínico Geral, Médico Endocrinologista, Médico Geriatra, Médico Gonecologista/Obstetra, Médico Infectologista, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Neurologista Pediatra, Médico Otorrinolaringologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Urologista, Nutricionista, Procurador, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Psicólogo e Veterinário.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas entre os dias 09 de fevereiro e 08 de março de 2015, via internet, através do site www.upenet.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 40,00 para os candidatos a cargos de nível fundamental, R$ 70,00 para os de nível médio e R$ 100,00 para os de nível superior.

Provas e Gabaritos
O concurso constará de provas objetivas, aplicadas a todos os inscritos, mais prova de títulos para os concorrentes às vagas de Professor e Procurador, além de exame de aptidão física, exame psicotécnico, investigação social, exames médicos e curso de formação para o cargo de Guarda Municipal.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 29 de março de 2015, em locais e horários que serão comunicados pela Prefeitura. O gabarito provisório será informado no dia 29 de março e o gabarito definitivo no dia 14 de abril de 2015.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Vista Serrana - PB

A Prefeitura de Vista Serrana, no estado da Paraíba, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, destinado ao preenchimento de 33 vagas de níveis fundamental incompleto/completo, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 12.000,00, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico Clínico, Psiquiatra, Farmacêutico, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Assistente Social, Psicólogo Clínico, Educador Físico, Professor (Fundamental I, Matemática, Ciências, História), Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Orientador Social do PETI, Agentes Sociais, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Coveiro e Gari.
 
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público e a elas serão reservadas o percentual de 5% do total das vagas de cada cargo.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro até o dia 22 de março de 2015, pelo site www.conpass.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 28,00 a R$ 80,00.
 
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pleiteado.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 03 de maio de 2015, em local e horário a serem informados no site www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados nos quadros de aviso da Prefeitura e da Câmara Municipal, e na internet, na página www.conpass.com.br, provavelmente no dia seguinte ao de aplicação da prova.
 
O concurso, que está sob a responsabilidade da empresa CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias EIRELI., terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Jorge D'Oeste - PR

A Prefeitura de São Jorge D'Oeste, interior do estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é preencher 49 vagas em seu quadro de funcionários. A remuneração prevista vai de R$ 835,78 a R$ 9.630,00, e a carga horária a ser desempenhada pode chegar até 40 horas semanais.
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental incompleto e completo, médio/técnico e superior, nos cargos de Advogado, Assistente social, Auxiliar de consultório dentário, Auxiliar de oficina, Auxiliar de serviços gerais, Contador, Enfermeiro, Engenheiro agrônomo, Farmacêutico generalista, Médico, Merendeira, Motorista I, Operário, Professores, Professor de Educação Física, Psicologo, Servente de limpeza, Técnico de enfermagem e Vigia.
 
As inscrições serão aceitas até as 23h59min do dia 02 de março de 2015 e só poderão ser feitas através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 80,00 e R$ 120,00, conforme vaga pleiteada.
 
Haverá provas objetivas, prática, de títulos e de aptidão física, de acordo os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 29 de março de 2015, em local e horários a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado a partir das 21h do mesmo dia de aplicação da prova objetiva, no site www.saber.srv.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto Saber, terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Saltinho - SP

A Prefeitura de Saltinho, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 19 vagas em diversos cargos do serviço público municipal. Há oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. A remuneração oferecida aos aprovados é de até R$ 4.751,60.

As vagas são para os empregos de Merendeira, Operador de Bombas, Operador de Máquinas, Pedreiro II, Agente Sanitário, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Pronto Atendimento, Médico Plantonista, Professor de Ensino Fundamental – PI e Professor de Ensino Fundamental – PII (Educação Física).

As inscrições foram prorrogadas e serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 12 fevereiro de 2015. As taxas variam de R$ 18,00, R$ 19,00 e R$ 22,00, de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 01 de março de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da prefeitura, por meio de publicação no Diário Oficial do Município de Piracicaba e na Folha de Saltinho e no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de São Mateus do Sul - PR

A Prefeitura de São Mateus do Sul, no estado de Paraná, abriu edital n° 001/2015 de concurso público destinado ao preenchimento de diversas vagas no quadro geral de servidores municipais. São oferecidas 22 vagas, mais cadastro reserva, para profissionais de todos os níveis de formação escolar com salários de até R$ 13.377,61.
 
As vagas são para cargos de Motorista, Operador de Máquinas e Equipamentos, Auxiliar Odontológico, Eletricista, Educadora Social I, Técnico em Contabilidade, Técnico em Higiene Dentária, Técnico em Meio Ambiente, Advogado, Contador, Engenheiro, Engenheiro Eletricista, Fiscal, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Clínica Médica, Médico Psiquiatra, Médico Ginecologista/Obstetrícia, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro do Programa Saúde da Família e Médico do Programa Saúde da Família.
 
As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de março de 2015, pelo site www.concursopublico.uniuv.edu.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.
 
O concurso público constará de duas etapas, e será composto por prova objetiva e prova prática. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de três horas, e será realizada provavelmente no dia 12 de abril de 2015, em local e horário a ser informado posteriormente.
 
Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: www.concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h, no dia 13 de abril de 2015.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Guanambi - BA 2015

No estado da Bahia, a Prefeitura de Guanambi publicou o edital nº 001/2015 de concurso público para provimento de cargos do quadro administrativo do município. Sob coordenação técnica da Universidade do Estado da Bahia UNEB, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 419 vagas de níveis médio, técnico e superior, com salários de até R$ 5.166,84, para carga horária de 20 a 40 horas semanal.
 
Cargos
Agente de Trânsito, Telefonista, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Educacional CAPS, Fiscal Sanitário, Agente de Fiscalização de Feiras/Mercados Municipais, Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Auxiliar de Serviços Gerais, Jardineiro, Eletricista, Vigia, Motorista, Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Fiscal Tributário, Topógrafo, Fiscal de Obras/Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Vig. Epidemiológica, Técnico em Contabilidade, Professor, Educador Físico CAPS, Terapeuta Ocupacional CAPS, Pedagogo, Analista Clínico, Bibliotecário, Farmacêutico, Psicólogo, Administrador, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental ou Biólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Nutricionista e Médico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 23 de fevereiro a 8 de março de 2015, exclusivamente pela internet, nos sites www.selecao.uneb.br/guanambi e www.guanambi.ba.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso público será realizado por meio de provas objetivas e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de abril de 2015. O local e horário serão divulgados através do edital de convocação que será publicado a partir do dia 09 de abril de 2015, no Diário Oficial do Município e nos sites www.selecao.uneb.br/guanambi e www.guanambi.ba.gov.br.
 
O gabarito será publicado após 48 horas da realização da prova.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Porto Velho - RO realiza concurso público

A Prefeitura de Porto Velho, no estado de Rondônia, realiza concurso público para contratação de 325 novos servidores. O edital será publicado no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bitencourt (Funcab).
 
Ao todo, são ofertadas 325 vagas, distribuídas em vários cargos de diferentes níveis. Há oportunidades para médicos, dentistas, arquitetos, operadores de máquinas, inspetores escolares, entre outros. Os salários variam de R$ 862,10 a R$ 7.008,30.
 
De acordo com a organizadora do certame, as inscrições podem ser realizadas no período de 09 de fevereiro a 08 de março de 2015. Os valores das inscrições são os seguintes: R$ 48,00 para os cargos de nível fundamental; R$ 59,00, nível médio e R$ 78,00, nível superior.

A aplicação das provas está prevista para o dia 29 de março de 2015.

Prefeitura de Rodeio - SC divulgou o edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeio, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 04/2015, visando selecionar profissionais de níveis fundamental completo/incompleto, médio, técnico e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 4.152,86, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para cargos de Agente de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Médico Clínico Geral e Agente Comunitário.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro de 2015, através do site www.infinityprovas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos com exigência de nível fundamental é de R$ 20,00 e cargos de nível médio/técnico ou superior R$ 30,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, com início às 9h e término às 12h, na EMEF Santo Antônio, situada a Rua Barão do Rio Branco, nº 1460, Centro.
 
O gabarito provisório provavelmente será publicado a partir das 18 horas, do mesmo dia de aplicação da prova.
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade da Infinity Assessoria, terá validade de 01 ano, a contar de sua homologação final.

Concurso Prefeitura de Bela Vista do Paraíso - PR

A Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, no estado do Paraná, através da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é preencher 42 vagas em seu quadro de funcionários e formar cadastro de reservas. A remuneração prevista vai de R$ 780,00 a R$ 2.031,84, e a carga horária a ser desempenhada varia entre 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades para candidatos de nível fundamental são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias e Serviços Gerais. Já para candidatos de nível superior, as oportunidades são para Psicólogo e Assistente Social I.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro de 2015, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 150,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura de Bela Vista do Paraíso e no site da empresa responsável pela organização do certame: www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Pequeri - MG

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Pequeri, no estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 001/2014 anunciando a realização de concurso público, através do qual tem o objetivo de preencher 65 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 2.375,56 e os regimes de trabalho variam, a depender da função, entre 08 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Ginecologista, Pediatra e Plantonista), Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Pedreiro, Recepcionista, Supervisor Pedagógico, Técnico em Enfermagem, Orientador Social e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e deverão ser realizadas via internet, no site www.legitimusassessoria.com.br, com início às 9h do dia 24 de fevereiro e término às 23h59 do dia 25 de março de 2015.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na Secretaria de Educação, situada na Praça Geraldo Fuco, s/nº, Centro, CEP 36.610-000, Pequeri/MG, em período acima descrito, no horário de 12h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50;
Nível médio: R$ 55, 63 e 65;
Nível superior: R$ 70, 100, 105, 120, 160.
 
Prova
O concurso público constará de provas objetivas, títulos e práticas.
 
As provas objetivas e práticas estão previstas para 26 de abril de 2015, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Pequeri e no site www.legitimusassessoria.com.br.
 
A partir das 14h do dia 28 de abril de 2015 será divulgado o gabarito provisório. O mesmo ficará disponível no quadro de avisos da Prefeitura de Pequeri e no site www.legitimusassessoria.com.br.
 
Os títulos deverão ser entregues na sede da Prefeitura de Pequeri, situada SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, à Praça Geraldo Fuco, s/nº, Centro, CEP 36.610-000, Pequeri, Minas Gerais ou Através dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento– AR, endereçado à LEGITIMUS, situada à Rua Juruá, 50,Sala 401- Bairro da Graça - Belo Horizonte/MG - CEP 31.140- 020 impreterivelmente, até o dia 18 de maio de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

UFSM - RS divulga edital de processo seletivo

Por meio do edital nº 9/2015 de concurso público, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, anunciou a abertura de nove vagas para professor adjunto A, nível I, nas áreas de matologia (herbologia), engenharia química, química analítica, educação física (atletismo), ciências da saúde (ginecologia, obstetra e gastroenterologia) e contador.

A remuneração é de R$ 3.599,50 e R$ 8.344,64, por jornada semanal de 40 horas.

As inscrições serão realizadas do dia 9 de fevereiro ao dia 10 de março de 2015, via endereço eletrônico: www.ufsm.br/concurso, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 89,00 ou R$ 208,00, conforme cargo.

O concurso será composto por prova objetiva, didática, de defesa de produção intelectual e avaliação de títulos, previstas para ocorrerem do dia 25 de março ao dia 8 de junho de 2015.

A validade do concurso público será de um ano, a contar da data de publicação da homologação no Diário Oficial da União (DOU), podendo haver prorrogação por período semelhante, a critério do Departamento Didático de origem da vaga.

Mais informações podem ser obtidas no site do DOU. A publicação é datada do dia 6 de fevereiro de 2015, no link a seguir: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=06/02/2015&jornal=3&pagina=67&totalArquivos=256

Prefeitura de Nova Esperança do Sul - RS lança concurso público

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Nova Esperança do Sul divulgou o edital 01/2015 de concurso público em provimento de 14 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários de R$ 704,52 a R$ 3.300,42, em jornadas semanais de 20 e 40 horas.
 
As chances são para os cargos de contador, fisioterapeuta, médico, monitor de creche, operador de máquinas, serviços gerais, visitador, agente ambiental e sanitário, analista de sistemas, professor de educação especial, técnico em contabilidade, técnico agropecuário e veterinário.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 20 de fevereiro de 2015, via endereço eletrônico: www.legalleconcursos.com.br, mediante taxa de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
Será aplicada prova objetiva e avaliação de títulos na data prevista de 28 de fevereiro de 2015. Provavelmente o gabarito será divulgado no dia 01 de março de 2015. Também será aplicada prova prática, provavelmente no dia 21 de março de 2015. 
 
Estima-se que a lista de homologação seja publicada no dia 27 de março de 2015. Todas as publicações serão feitas através dos sites: www.legalleconcursos.com.br e www.novaesperancadosul.rs.gov.br.
 
O concurso público é organizado pela empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA.  e sua validade será de dois anos, a contar da data de publicação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por período semelhante, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Alfredo Wagner - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Alfredo Wagner, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2015. O objetivo é a contratação de cinco profissionais de ensino fundamental, médio técnico e superior.
 
As chances são para os cargos de médico, dentista, motorista socorrista (SAMU), técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. O salário previsto vai de R$ 788,00 a R$ 7.563,25, em jornadas de 40 e 44 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de março de 2015, através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição será: R$ 30,00 para cargos de ensino fundamental; R$ 45,00 para cargos de ensino médio e técnico e R$ 60,00 para cargos de ensino superior.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação dos inscritos.
 
O gabarito da prova objetiva será disponibilizado via internet, na página da Click Soluções, empresa responsável pela organização do certame, após as 18h do dia 15 de março de 2015.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pirpirituba - PB

A Prefeitura de Pirpirituba, estado da Paraíba, lançou o edital de concurso público n° 001/2015, para provimento dos cargos públicos de Agente Fiscal de Tributos, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais Eletricista, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Gari, Médico PSF, Motorista – Categoria D, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Professor de Educação Física, Psicólogo e Vigia.
 
Há 16 vagas, distribuídas entre candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários são de até R$ 1.000,00 acrescido de gratificação de R$ 158,00 por insalubridade e gratificação de R$ 8.766,00 do Programa PSF. A carga horária é de 30 e 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Advise Consultoria & Planejamento Eireli.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.advise.net.br, no período entre 09h do dia 10 de fevereiro até as 23h59 do dia 13 de março de 2015, observado o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido. O boleto referente à inscrição via internet deverá ser pago até o dia 14 de março de 2015.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Pirpirituba provavelmente no dia 12 de abril de 2015. O candidato deverá retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no endereço eletrônico www.advise.net.br, a partir do dia 07 de abril de 2015 onde estará indicando a data, o local e o horário de realização das provas objetivas. O gabarito sairá na data prevista de 13 de abril de 2015.
 
Os títulos deverão ser entregues entre os dias 07 e 08 de maio de 2015 em fotocópia autenticada, encadernados e em espiral, na Prefeitura do Município de Pirpirituba, situada na Rua Professor Félix Cantalice, 333, Centro, Pirpirituba, Paraíba, CEP 58213-000, não sendo permitida a entrega posterior a este prazo ou a juntada ou substituição de quaisquer documentos extemporâneos.
 
A prova prática de Direção Veicular será realizada na cidade de Pirpirituba - PB, no dia 10 de maio de 2015, a partir das 08h30min. Os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas Pesadas deverão ficar atentos ao Edital de Convocação a ser publicado no site da ADVISE e através de listas que estarão afixadas na Prefeitura do Município de Pirpirituba.
 
O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério do Prefeito, respeitando a legislação eleitoral vigente, e para os demais considerados aprovados gerará expectativa de direto, uma vez que farão parte da Lista de Cadastro de Reservas, mas ambas, quando se fizerem, respeitará rigorosamente a ordem de classificação final.

Concurso Prefeitura de Jundiaí do Sul - PR

A Prefeitura de Jundiaí do Sul, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de cinco profissionais de níveis médio técnico e superior. A remuneração prevista vai R$ 877,87 a R$ 10.214,80, e a carga horária a ser desempenhada vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de enfermagem, enfermeiro padrão, médico (estatutário) e médico (CLT/PSF).
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 09 de fevereiro até o dia 23 de fevereiro de 2015, através do site www.omconsultoria.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível médio técnico é de R$ 30,00, cargos de nível superior R$ 50,00.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.jundiaidosul.pr.gov.br, com pelo menos 5 dias de antecedência.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa OM Consultoria, terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Dieta da pimenta pode ajudar a perder peso

Agência O Globo: Pimenta malagueta: algumas variedades do
 gênero Capsicum contém uma substância que suprime a
 obesidade causada por uma dieta rica em gordura
Washington— Não comece a mastigar um punhado de pimenta ainda, mas pode ser que esses frutos picantes ajudem a emagrecer
 
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, um terço da população mundial está, atualmente, obesa ou com sobrepeso. A estatística assustadora tornou uma prioridade para muitos cientistas encontrar formas de combater a obesidade.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, encontrou esperança na substância capsaicina, principal ingrediente das pimentas que pertencem ao gênero Capsicum, que poderia se tornar uma poderosa arma contra o ganho de peso, se acrescido à dieta. Existe uma enorme variedade dessas plantas, conhecidas internacionalmente como pimentas “chilli”: malagueta, dedo-de-moça, biquinho e jalapeño são algumas das mais fáceis de encontrar no Brasil.
 
A tentação de comer alimentos gordurosos muitas vezes é tão forte que, para muitos, pode ser maior do que a vontade de emagrecer. Como solução para este problema, os cientistas da universidade americana desenvolveram uma nova forma de estimular o metabolismo da energia, sem a necessidade de restringir a ingestão de calorias.
 
Durante a 59ª Reunião Anual da Sociedade de Biofísica, que aconteceu neste sábado em Baltimore, os pesquisadores do laboratório dirigido pelo doutor Baskaran Thyagarajan, descreveram como a capsaicina pode estimular a termogênese e a queima de energia, ativando seus receptores: as células de gordura branca e marrom. Isso pode ajudar a prevenir e combater a obesidade e outras complicações de saúde relacionadas, como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Esses efeitos, no entanto, ainda não foram comprovados com testes clínicos.
 
Divulgação/Baskaran Thyagarajan - Dieta apimentada ajuda a combater a obesidade
 
— A obesidade é causada por um desequilíbrio entre a ingestão de calorias e a dissipação de energia — explicou Vivek Krishnan, um estudante de pós-graduação que trabalha no laboratório do doutor Thyagarajan, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Wyoming. — Em nossos corpos, as células de gordura branca armazenam energia, e as células de gordura marrom servem como máquinas que queimam a gordura armazenada. Comer alimentos ricos em calorias, aliado à falta de atividade física, causa um desequilíbrio no metabolismo, o que leva à obesidade.
 
Durante o estudo, os dados laboratoriais revelaram que a capsaicina dietética — importante “agonista” (substância química que estimula uma resposta) dos receptores TRPV1, que se acoplam à proteína — suprime a obesidade causada por uma dieta rica em gordura.
 
O grupo de pesquisa — batizado Baskilab — percebeu que a capsaicina dietética previniu o ganho de peso em ratos comuns com uma dieta rica em gordura. Mas a mesma estratégia não funcionou com ratos que carecem de TRPV1 em seu organismo.
 
Além disso, a capsaicina dietética não modificou os hábitos de ingestão de alimentos ou de água nos camundongos, embora tenha aumentado significativamente a atividade metabólica e o gasto energético nos ratos silvestres com uma dieta rica em gordura.
 
Portanto, a hipótese do Baskilab é que a capsaicina dietética induz o escurecimento do tecido adiposo branco e estimula a termogênese para o combate à obesidade.
 
— O principal objetivo do nosso trabalho é ampliar o conhecimento sobre o mecanismo utilizado pela capsaicina para combater a obesidade, bem como provar o potencial da substância na dieta. A seguir, vamos nos concentrar em nosso objetivo de prazo de desenvolver agonistas para os receptores TRPV1 como novas drogas para prevenir e tratar a obesidade — disse Krishnan.
 
O desenvolvimento de um suplemento dietético natural para combater a obesidade provavelmente avançará rápido para testes clínicos em humanos.
 
— Prevemos uma fórmula de liberação lenta com nanopartículas de capsaicina, que está atualmente em desenvolvimento em nosso laboratório — adiantou o pesquisador, acrescentando que o medicamento seria formulado com um dose muito pequena do composto químico.
 
O Globo

Pirataria atinge o mercado de próteses dentárias

Indústria estima falsificação em 30% de uma peça usada em dentes artificiais, o que compromete a saúde dos usuários
 
Brasília Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo) apontam que 30% de um dos componentes usados em dentes artificiais no Brasil sejam falsificados. Mais barato, o produto pirata é menos seguro e leva à necessidade de manutenção mais frequente, ao risco maior de inflamação e até à possibilidade de perda do implante.
 
A peça falsificada é o componente protético, que fica escondido dentro do dente artificial, fazendo com que o paciente dificilmente perceba algum problema de imediato. De acordo com a Abimo, os componentes piratas são feitos com dimensões de encaixe mais folgadas e se adaptam a vários tipos de implante, que é a parte que fica em contato com o osso e costuma ser feito de titânio ou liga de titânio. Isso faz com que acabem se afrouxando com mais facilidade e, no espaço gerado pelo afrouxamento, há risco de proliferação de bactérias e perda do implante.
 
Quem enfrentou de problema foi o agrimensor aposentado Américo Campaneri Filho, de 72 anos. Morador de São Carlos, interior de São Paulo, ele perdeu os dentes inferiores e resolveu fazer um implante. O primeiro procedimento, feito há três anos, não foi bem-sucedido. Depois de um ano de sofrimento e gastos de R$ 7 mil, ele foi orientado por um parente a buscar um novo tratamento, com um dentista de Araraquara, a 40 km de São Carlos.
 
— No primeiro procedimento eu tive bastante inflamação. Doía, eu tomava comprimido uma vez por semana, para aliviar. E a prótese não encaixava, ficava dançando na boca, e machucando a gengiva — contou o aposentado.
 
Fraude é mistério até para dentistas
Mesmo entre os dentistas é difícil saber se o problema na prótese de um paciente é provocado por componente pirata. A dentista Raquel Saraiva diz que o uso de componentes falsificados é comum, mas outros motivos também levam a complicações na prótese.
 
— A gente não consegue perceber a falsificação. O componente de empresas idôneas vêm dentro de caixinhas seladas. Mas tirando da caixinha, a princípio não dá para saber (se é falsificado ou não) — afirma Raquel.
 
Uma das pacientes que a dentista já atendeu após ter problemas na prótese foi sua funcionária, a babá Edilma Pereira, de 39 anos. Edilma gastou entre R$ 4 mil e R$ 5 mil para colocar três próteses, mas uma não deu certo e ela acabou fazendo novo tratamento, dessa vez com a patroa, em Brasília.
 
— Tive incômodo, e como a comida fica acumulada por baixo da prótese, mau cheiro — relatou Edilma.
 
Segundo Fábio Embacher, coordenador do subgrupo de implantes da Abimo, a estimativa de 30% de produtos falsos foi calculada a partir das vendas de implantes e componentes. Segundo ele, para cada implante deve haver um componente. Mas, atualmente, de cada dez implantes vendidos, apenas sete componentes são comercializados.
 
O implante é o tratamento que mais gera ações no Conselho Federal de Odontologia (CFO), segundo ele, mas a entidade informou nunca ter recebido denúncia em relação ao uso de componentes piratas. Entre as recomendações ao consumidor está a de solicitar que o dentista coloque na nota fiscal dados como o fornecedor do produto, o número de registro na Anvisa e o nome do laboratório responsável. E aconselha a sempre confirmar a veracidade dessas informações no site da Anvisa.
 
— Hoje é muito comum o paciente perder o contato com o dentista e não saber que implante tem na boca, e nem todos os modelos são compatíveis entre si — explica. — A rastreabilidade, além de garantir a idoneidade do produto, vai dar informação do que ele tem na boca, como acontece com os portadores de marca-passo — exemplifica.
 
Entre os fabricantes do setor, o pedido é para que que haja uma reclassificação dos componentes dentários da parte da Anvisa. Essa reivindicação foi apresentada no último dia 25 de janeiro, durante evento sobre pirataria na odontologia realizado em São Paulo, do qual participou inclusive um técnico da Anvisa. Mas a agência não deu uma resposta às demandas do setor, alegando que a é preciso fazer uma profunda avaliação dos impactos regulatórios. Na parte repressiva, a ação da Anvisa tem tido eficácia limitada. A agência localizou apenas um caso de produto odontológico falsificado: uma pasta para cimentação de próteses odontológicas.
 
Atualmente, uma estratégia adotada pelas empresas para evitar a pirataria é dar garantia vitalícia ao dentes artificiais implantados, desde que os componentes protéticos usados sejam produzidos por elas mesmas.
 
— Acho que isso vai fazer o dentista se preocupar um pouco mais para não perder a garantia do produto — afirmou Geninho Thomé, dono da Neodent, maior empresa do setor.
 
O Código Penal estabelece reclusão de 10 a 15 anos, além de multa, para o crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.
 
 Globo