Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nanopartículas geram calor capaz de matar 95% das células do câncer colorretal

Quando expostas a cinco minutos de luz infravermelha, partículas mataram células sem causar efeitos colaterais
 
Pesquisadores da Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, desenvolveram nanopartículas capazes de gerar calor para matar células do câncer colorretal.
 
Os resultados mostraram que quando as células cancerosas, incubados com as nanopartículas, foram expostas a cinco minutos de luz infravermelha, o tratamento matou até 95% das células.
 
A líder da pesquisa, Nicole H. Levi-Polyachenko e seus colegas descobriram uma nova formulação que dá os polímeros duas capacidades importantes para aplicações médicas: os polímeros podem ser transformados em nanopartículas, que são facilmente dispersas em água e gerar uma grande quantidade de calor quando exposto à luz infravermelha.
 
A equipe então modificou polímeros eletricamente condutores, comumente usados em aplicações de energia solar, para desenvolver as nanopartículas de polímeros revolucionários (PNs) para aplicação médica.
 
A equipe mostrou que essas nanopartículas poderiam sofrer repetidos ciclos de aquecimento e resfriamento, sem afetar sua capacidade de aquecimento. Isto oferece vantagens em relação a nanopartículas de metal, as quais podem se fundir durante os tratamentos fototérmicos, levando a uma perda da eficiência de aquecimento. Isto permite também que tratamentos subsequentes atinjam as células que são resistentes ao calor, induzido a morte celular.
 
Além disso, os pesquisadores ressaltam que as novas PNs são orgânicas e não mostraram qualquer evidência de toxicidade, aliviando preocupações sobre o efeito de nanopartículas, que podem, potencialmente, persistir no corpo.
 
"Há muito mais investigação a ser feita para que essas nanopartículas possam ser usadas com segurança em pacientes, mas o campo de polímeros eletricamente condutores é amplo e oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento de nanopartículas seguras para gerar calor localmente em um tecido. Estamos muito entusiasmados com as futuras aplicações médicas dessas nanopartículas, incluindo uma abordagem alternativa para o tratamento do câncer colorretal", conclui Lévi-Polyachenko.
 
Fonte isaude.net

MicroRNAs podem converter células normais em causadoras de câncer

Estudo revela como células do câncer de ovário alteram células vizinhas normais e sugere novos alvos para tratamento
 
Cientistas da University of Chicago Medicine, nos EUA, identificaram microRNAs capazes de converter células normais em células causadoras de câncer.
 
A descoberta ajuda a desvendar o mecanismo que as células do câncer de ovário utilizam para alterar as células normais ao seu redor e revela novos alvos para o tratamento da doença mortal.
 
No trabalho, publicado na revista Cancer Discovery, a equipe mostrou que as células do câncer de ovário induzem as células vizinhas a alterar a produção de três microRNAs, pequenos fios de material genético que são reguladores importantes da expressão genética.
 
Ao alterar a expressão de genes, os microRNAs podem alterar a função de uma célula. Neste caso, eles converter fibroblastos normais e saudáveis em fibroblastos associados ao câncer (CAFs). Estes CAFs desencadeiam sinais químicos que levam as células cancerosas a se multiplicarem, invadirem tecidos saudáveis e viajarem para locais distantes no abdômen.
 
Segundo os pesquisadores, a inversão dos sinais de microRNA, eles foram capazes de reverter CAFs em fibroblastos normais.
 
"Essa pesquisa fornece um novo e atraente alvo de tratamento. As células cancerosas se transformam rapidamente, o que lhes permite desenvolver resistência aos medicamentos. Mas fibroblastos associados ao câncer são geneticamente estáveis. Seu comportamento prejudicial é conduzido por microRNAs. Inibir os sinais é uma nova maneira de combater a doença. Ele interrompe o sistema de apoio do câncer e é pouco provável de desenvolver resistência", afirma um dos autores do estudo, Ernst Lengyel.
 
A equipe ressalta a necessidade de novos tratamentos para o câncer de ovário, pois não tem havido novas abordagens para a prática clínica em anos, e, portanto, não há grandes melhorias na sobrevida do paciente. "As abordagens terapêuticas visando microRNAs em células de câncer estão em desenvolvimento. Nosso trabalho sugere que pode ser possível modificar a expressão de microRNA em fibroblastos associados ao câncer para benefício terapêutico", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

EUA aprova 'bomba cardíaca' para pacientes à espera de transplante

Heartware ajuda pacientes com insuficiência cardíaca avançada
Heartware ajuda pacientes com insuficiência cardíaca avançada
Dispositivo ajuda o ventrículo esquerdo do coração enfraquecido a bombear o sangue rico em oxigênio para todo o corpo
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou o uso de um dispositivo de bombeamento para ajudar pessoas em estágio final de insuficiência cardíaca que aguardam um transplante de coração.
 
O Heartware Ventricular Assist System ajuda o ventrículo esquerdo do coração enfraquecido a bombear o sangue rico em oxigênio para o corpo.
 
Ao contrário dos dispositivos similares que necessitam que componentes sejam implantados no abdômen, o dispositivo Heartware é suficientemente pequeno para ser implantado como uma só unidade, perto do coração.
 
O dispositivos de assistência ventricular esquerda é projetado para uso dentro ou fora do hospital.
"Para pacientes que aguardam um doador de coração, o Sistema Heartware fornece uma nova opção de tratamento", afirma Christy Foreman, da FDA.

 A aprovação foi concedida com base em um estudo clínico de 137 pacientes com insuficiência cardíaca avançada.

A possibilidade de reações adversas graves, incluindo acidente vascular cerebral e infecções, deve ser pesada contra a necessidade do dispositivo, de acordo com a FDA.
 
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue normalmente por todo o corpo. Fatores que podem levar a insuficiência cardíaca incluem pressão alta, estreitamento ou obstrução nos vasos sanguíneos do coração, e infecções do coração.
 
A doença é considerada em estágio final quando a condição subjacente permanece grave e não responde à terapia médica ou outras opções de tratamento. Aqueles com estágio final da insuficiência cardíaca podem precisar de um transplante de coração para sobreviver.
 
O dispositivo pode ser utilizado como uma "ponte" para estes pacientes até que um coração adequado esteja disponível.
 
O Heartware Ventricular Assist System é fabricado pela Heartware Inc., no estado de Massachusetts.
 
Fonte isaude.net

Gene associado à obesidade reduz risco de desenvolver depressão

 
Pesquisa canadense sugere que variações no gene FTO também podem estar ligadas a maiores níveis de felicidade
 
Pesquisadores da Universidade McMaster, nos Canadá, descobriram que o gene FTO, associado à obesidade, também está ligado a maiores níveis de felicidade.
 
A pesquisa sugere que a presença de FTO causa uma redução de 8% nas chances de uma pessoa de desenvolver depressão.
 
"A diferença de 8% é modesta e não deve alterar muito o cuidado dia-a-dia dos pacientes. Mas, descobrimos uma nova base molecular para a depressão", afirma o pesquisador David Meyre.
 
 
A equipe discorda das impressões habituais que estão associados com a ligação entre obesidade e depressão. Muitas vezes acredita-se que quando as pessoas são obesas, elas desenvolvem depressão porque estão descontentes com a forma como se veem.
 
Por outro lado, muitas pessoas acreditam que os indivíduos deprimidos muitas vezes acabam obesos porque não levam vidas ativas, ou comem de forma diferente por causa da depressão.
 
"Nós nos preparamos para seguir um caminho diferente, partindo da hipótese de que tanto a depressão quanto a obesidade estão associadas com a atividade cerebral. Trabalhamos com a ideia de que os genes da obesidade podem estar ligados à depressão", afirma Meyre.
 
Os pesquisadores, então, analisaram os estados genético e psiquiátrico de participantes envolvidos no estudo EpiDREAM, que examinou 17.200 amostras de DNA retiradas de indivíduos em 21 países diferentes.
 
Os cientistas descobriram que a alteração genética estabelecida em FTO, que os torna vulneráveis à obesidade, está ligada a uma redução de 8% na chance de desenvolver depressão.
 
Os especialistas validaram suas descobertas olhando para os estados genéticos de participantes envolvidos em três outros estudos em todo o mundo.
 
Meyre ressalta que, devido a mesma associação ter sido encontrada em 4 estudos separados, os resultados são concretos.
 
O estudo é a "primeira prova" para explicar a ligação entre o gene FTO da obesidade e uma defesa contra a depressão severa, separado de seu impacto sobre o índice de massa corporal.
 
A equipe afirma que a descoberta é importante porque a depressão é uma doença comum, que afeta até um em cada cinco canadenses.
 
Fonte isaude.net

Maternidades do estado do Amazonas implantam serviço de odontologia

Novo serviço será implantado em seis maternidades da rede estadual para prevenção de doenças dentárias em recém-nascidos
 
As maternidades da rede estadual de saúde do estado do Amazonas passarão a oferecer, a partir desta terça-feira (20), o serviço de odontologia para os pacientes que precisam ficar internados nestas unidades por longos períodos. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) implantou o novo serviço em seis maternidades da rede estadual para tratar tanto da prevenção de doenças dentárias quanto na solução dos problemas identificados.
 
Os odontólogos farão avaliações periódicas de todos os pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI' s), Unidades de Cuidados Intensivos (UCI' s) e também dos bebês que estão com suas mães em tratamento através do método Canguru.
 
" Os pacientes ficam internados nesses locais por longos períodos e precisam do acompanhamento com o odontólogo para prevenir doenças relacionadas aos dentes e que podem trazer danos maiores para o paciente num prazo mais longo" , explica o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.
 
O secretário informa que os pacientes em tratamento nas UTI´s e UCI´s geralmente fazem uso de medicação forte para tratar as enfermidades das quais foram vítimas e esses medicamentos apresentam efeitos colaterais que afetam outras áreas como o aparelho dentário.
 
O secretário completa dizendo que o trabalho desses odontólogos será mais preventivo e que eles atuarão de forma a evitar que os pacientes venham a desenvolver doenças durante o período de internação.
 
Além do trabalho preventivo os dentistas também atuarão na solução de problemas. Eles trabalharão de forma integrada com as equipes multidisciplinares das maternidades e os casos clínicos identificados serão discutidos com todos na busca da melhor solução. " Nós temos mães, que ficam internadas nas UTI' s e que apresentam problemas bucais que não haviam sido tratados antes. Esses problemas, como uma simples cárie pode se agravar e se tornar um problema maior no futuro" , explica a gerente de maternidades da Susam, Mônica Melo.
 
Ela conta que de dependendo do caso o tratamento poderá ser feito com medicamento, para os casos mais simples, ou até mesmo com uma intervenção cirúrgica, para extração de um dente por exemplo. " Tudo será discutido e a solução será tomada em conjunto por toda a equipe, levando em consideração o que é melhor para o paciente naquele momento" .
 
Com relação aos recém-nascidos os odontólogos irão trabalhar na identificação de problemas bucais que atrapalham a amamentação e que podem trazer problemas futuros para a criança. " Algumas crianças têm problemas como a língua presa, que atrapalham a amamentação e o bom desenvolvimento, mas que são de fácil solução. Estes problemas poderão ser resolvidos imediatamente após o diagnóstico" , explica Mônica Melo.

Método Canguru
Com os recém-nascidos que estão em tratamento no método Canguru os dentistas farão a avaliação e também orientarão as mães sobre os cuidados que as mesmas devem ter com a boca dos bebês. " Eles irão orientar as mães sobre a higienização da boca dos filhos, para prevenir o aparecimento de doenças no futuro" , informa a gerente.
 
O método Canguru é utilizado em bebês prematuros que precisam ficar internados sob cuidados médicos, mas que não necessitam ficar nas incubadoras. Eles são acomodados em faixas de tecidos e ficam colados ao corpo da mãe. Esses bebês são amamentados diretamente pelas mães e precisam desse cuidado com a higiene bucal, como todos os bebês, para que possam ter a saúde dos dentes garantida.
 
Fonte isaude.net

Novo teste para tuberculose reduz mortes em ambientes com alta incidência do HIV

Teste sendo feito no Xpert MTB/RIF para detectar tuberculose.
Teste sendo feito no Xpert MTB/RIF para detectar tuberculose.
Substituição do teste atual por Xpert impediria cerca de 132 mil casos de tuberculose e 182 mil mortes no sul da África em 10 anos
 
Um novo teste rápido para a tuberculose (TB) pode reduzir, de forma rentável, as mortes por tuberculose e melhorar o tratamento no sul da África, região onde o HIV e a tuberculose são comuns, de acordo com estudo de pesquisadores da Harvard School of Public Health.
 
"Este teste é um dos desenvolvimentos mais significativos em opções de controle da TB em muitos anos. Nosso estudo é o primeiro a olhar para as consequências a longo prazo deste teste quando incorporados em programas de saúde de rotina", afirma o principal autor Nicolas Menzies.
 
 
A tuberculose é uma doença infecciosa que mata mais de 1,5 milhões de pessoas anualmente, principalmente em países de baixa e média renda. Estima-se que 9 milhões de pessoas desenvolveram a doença em 2010. Pacientes infectados pelo HIV são particularmente vulneráveis à tuberculose, que é transmitida através de gotículas no ar quando as pessoas com doença ativa tossem ou espirram.
 
Diagnóstico rápido e preciso é fundamental para evitar a propagação da doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou recentemente o uso de Xpert, um teste de DNA automatizado que fornece resultado dentro de duas horas, para as pessoas com alto risco de tuberculose multirresistente e / ou associada ao HIV. Muitos países já estão se movendo para adotar o teste.
 
Menzies e seus colegas conduziram um estudo para investigar o potencial para a saúde e as consequências econômicas da aplicação do teste Xpert em Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Suazilândia.
 
Eles descobriram que a substituição da atual abordagem de diagnóstico (que se baseia na identificação de tuberculose no escarro do paciente através de um microscópio), pelo teste Xpert impediria uma estimativa de 132 mil casos de tuberculose e 182 mil mortes de tuberculose no sul da África em mais de 10 anos, reduzindo em 28% a proporção da população com tuberculose ativa.
 
Os pesquisadores estimam que o custo de aplicação generalizada do teste Xpert no sul da África seria 460 milhões dólares ao longo dos próximos 10 anos, com a maioria destes custos adicionais decorrentes da maior utilização de serviços de tratamento de tuberculose e HIV.
 
Em especial, como o novo teste fornece informações sobre TB resistentes a drogas, muitos pacientes seriam encaminhados para o tratamento de tuberculose multirresistente, que é caro neste cenário. Os custos adicionais de tratamento de HIV seriam resultado do sucesso da intervenção, já que indivíduos co-infectados com tuberculose e HIV receberiam melhores cuidados de TB, teriam melhor sobrevivência e o número total de pessoas que recebem tratamento para o HIV aumentaria.
 
Levando-se em conta tanto os custos e benefícios adicionais de saúde derivados da nova tecnologia, a adoção do teste Xpert na África do Sul seria uma opção custo-efetiva, de acordo com padrões da OMS.
 
Menzies adverte que as conclusões do estudo podem não ser aplicáveis a outros lugares, e que outros países podem encontrar intervenções mais custo-efetiva do que Xpert para adotar primeiro. "Dada a influência fundamental do HIV sobre a dinâmica e os custos de intervenção de TB, cuidados devem ser tomados ao se interpretar os resultados da análise fora de ambientes com alta prevalência do HIV", conclui.
 
Fonte isaude.net

Bactérias desenvolvem resistência a antibióticos de forma mais eficaz no nariz

Anders Hakansson, líder da pesquisa
Anders Hakansson, líder da pesquisa
Transferência de DNA bacteriano que confere resistência aos medicamentos ocorre melhor na nasofaringe do que no sangue
 
Cientistas da Universidade de Buffalo, nos EUA, descobriram que o intercâmbio genético que confere resistência das bactérias aos antibióticos ocorre cerca de forma 10 milhões de vezes mais eficaz no nariz do que no sangue de animais.
 
Eles estudaram a colonização bacteriana em ratos pelo patógeno Streptococcus pneumoniae (também conhecido como o pneumococo) e descobriram que a maior parte da resistência aos medicamentos deriva da transferência de DNA entre as estirpes bacterianas na nasofaringe, área atrás do nariz.
 
"A alta eficiência de transformação genética que observamos entre as bactérias no nariz tem uma implicação clínica direta, uma vez que é assim que a resistência a antibióticos se espalha, e está aumentando na população. A bactéria 'empresta' DNA umas às outras, a fim de se tornar mais adaptada ao ambiente de acolhimento e mais ilusória para as ações de antibióticos", explica o principal autor Anders P. Hakansson.
 
Hakansson explica que o trabalho abre um novo sentido para os mistérios de como as bactérias se organizam durante a colonização e como esta organização promove a disseminação de pneumococos resistentes.
 

 A pesquisa expõe o que Hakansson descreve como a intrigante história de estudos sobre a transformação de material genético entre bactérias.
 
Ele explica que a transformação natural ou intercâmbio genético de DNA em camundongos infectados foi descrita pela primeira vez em 1928 por Frederick Griffith que estava estudando Streptococcus pneumoniae, devido ao seu papel na epidemia de gripe espanhola de 1918 a 1919.
 
A transformação genética também ajudou a identificar o DNA como o material hereditário e, assim, figurou em pesquisas sobre a determinação da estrutura do DNA.
 
Desde então, todos os experimentos com transformação pneumocócica têm sido feitos artificialmente em tubos de ensaio ou em modelos de infecção no sangue, mesmo que seja conhecido que a troca genética ocorre quase que exclusivamente quando o organismo existe no nariz.
 
"Por alguma razão, ninguém tinha olhado como a resistência se espalha no ambiente onde isso realmente acontece, na nasofaringe. Então decidimos fazer isso. Quando fizemos, descobrimos que a eficiência com que os antibióticos se espalham na nasofaringe foi acima do esperado", afirma Hakansson.
 
Os pesquisadores descobriram que as bactérias criam biofilmes no nariz que protegem contra a ação dos antibióticos. "Além disso, sabemos que algumas das bactérias têm de morrer a fim de desenvolver bons biofilmes. Então bactérias mortas ajudam a criar a proteção e fornecem DNA que outras bactérias podem assumir e usar, assim as bactérias espalham a resistência aos antibióticos e se torna, mais adaptadas ao ambiente", conclui o pesquisador.
 
Hakansson e seus colegas esperam que o estudo mostre que o ambiente na nasofaringe fornece as condições ideais para estes fenômenos de resistência ocorrerem.
 
Fonte isaude.net

FDA aprova primeiro 'stent farmacológico' para tratar doença arterial periférica

Dispositivo auto expansível é revestido com a droga paclitaxel, que ajuda a prevenir a recorrência de estreitamento das artérias
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou, pela primeira vez, um stent farmacológico indicado para reabrir uma artéria especial na coxa bloqueada devido a doença arterial periférica (PAD).
 
PAD ocorre quando o material gorduroso, ou placa, se acumula nas artérias que transportam o sangue para a cabeça, órgãos e membros, geralmente afetando as artérias das pernas. Isto provoca o endurecimento ou estreitamento das artérias (aterosclerose), limitando o fluxo de sangue rico em oxigênio para o corpo. Pessoas com PAD podem experimentar sintomas como dor nas pernas, ou complicações graves, incluindo úlceras de pele ou gangrena.
 
Peripheral Zilver PTX Stent inclui um pequeno tubo de malha metálica chamada stent de metal autoexpansível que mantém a artéria aberta. O stent é revestido na sua superfície externa com a droga paclitaxel, medicamento que ajuda a prevenir a recorrência de estreitamento das artérias.
 
As opções existentes para o tratamento de PAD incluem exercícios, terapia medicamentosa, e outras opções dentro da artéria, como a angioplastia transluminal percutânea (PTA, ou angioplastia), ou bypass cirúrgico.
 
"O estudo clínico demonstrou que o Zilver é mais eficaz do que a angioplastia para o tratamento da doença arterial periférica acima do joelho. Esta aprovação expande as opções de tratamento para pacientes que sofrem de doença arterial periférica sintomática", afirma Christy Foreman, da FDA.
 
A segurança e eficácia do stent foram testadas em ensaios não clínicos extensos, incluindo biocompatibilidade, e testes em animais, bem como um programa de ensaio clínico.
 
Estudo realizado com 479 pacientes com uma única lesão estenótica inferior mostrou que, após 12 meses, 83% dos pacientes que receberam, aleatoriamente, Zilver PTX Stent, ainda tinham suas artérias abertas, em comparação com 33% no grupo controle.
 
O dispositivo é contra indicado em pacientes com estenoses que não podem ser dilatadas para permitir a passagem adequada do cateter ou do stent, pacientes que não podem receber tratamento medicamentoso recomendado devido a distúrbios hemorrágicos, ou mulheres que estejam grávidas, amamentando, ou planejando engravidar nos próximos cinco anos.
 
Como parte da aprovação, a FDA está exigindo do fabricante a realização de um estudo de cinco anos pós-aprovação de 900 pacientes tratados com o Zilver stent para continuar a monitorar a segurança e eficácia do dispositivo.
 
Fonte isaude.net

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas
 
Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem.
 
 Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde.
 
Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores,  fomos à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta.
 
Confira:
 
Lentilha - foto: Getty ImagesLentilhas
A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp.
 
Batata doce - foto: Getty ImagesBatata doce
Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.
 
Inhame - foto: Getty ImagesInhame
Ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas.
 
Rabanete - foto: Getty ImagesRabanete
Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Nêspera - foto: Getty ImagesNêspera
Popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara.
 
Acelga - foto: Getty ImagesAcelga
Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.

Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista.
 
Beterraba - foto: Getty ImagesBeterraba
Ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades.
Nabo - foto: Getty ImagesNabo
Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão.
Chicória - foto: Getty ImagesChicória
Ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados prebióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches.

Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo.
 
Pitangas - foto: Getty ImagesPitanga
Essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não está com uma textura áspera ou com uma cor diferente.
 
Cará - foto: Getty ImagesCará
Esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres.
 
Fonte Minha Vida

Tire suas dúvidas sobre o câncer colorretal

Alimentação correta e estilo de vida saudável ajudam a prevenir a doença
 
O câncer colorretal é um tumor que nasce das células que revestem o intestino grosso. No início, ele é caracterizado por pequenos nódulos benignos, chamados de pólipos. Mas no decorrer de alguns anos, esses pequenos nós podem sofrer transformações, tornando-se maligno
 
Alimentação
Fatores relacionados ao estilo de vida parecem desempenhar importante papel na origem deste tumor. A alimentação é um dos fatores primordiais. Os alimentos associados ao aumento de risco de desenvolver câncer intestinal são os defumados, como, por exemplo, lombinho e peito de peru; os embutidos, como salsichas e outros frios; além da carne vermelha e do churrasco, gorduras saturadas de origem animal. O consumo excessivo de álcool é também um fator de risco.
 
Por outro lado, alguns alimentos são conhecidos como protetores contra o câncer intestinal. São eles: frutas, verduras, legumes e grãos, ricos em fibras, cálcio e ácido fólico além de outros elementos que favorecem a saúde do intestino. A atividade física rotineira e a manutenção do peso saudável também são medidas de reconhecido valor contra o câncer colo-retal.
 
Diagnóstico
Os fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de tumores intestinais são: o envelhecimento, a existência de câncer intestinal entre familiares e a presença de outras doenças intestinais.
 
Além da prevenção, o diagnóstico precoce é também capaz de evitar as consequências fatais do câncer intestinal. Este é exatamente o papel dos exames. É indicada a colonoscopia - introdução de uma câmera de televisão para examinar todo o intestino grosso e detectar pólipos, tumores ou outras moléstias em uma fase precoce de sua evolução, em que o paciente ainda está sem sintomas. Diagnosticado nestas condições, a remoção dos pólipos ou a retirada cirúrgica de um câncer já estabelecido tem grandes chances de cura.
 
A colonoscopia está indicada em pessoas com idade de 50 anos ou mais. Deve ser repetida, se não constar alterações, em espaços de tempo de até dez anos. Recomenda-se colonoscopia em pessoas mais jovens no caso de histórico familiar de câncer ou polipose, bem como com antecedentes de outras moléstias inflamatórias, como, por exemplo, doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
 
A pesquisa de sangue oculto, ainda que controverso - dadas as dificuldades associadas ao método e pela menor sensibilidade que tem relação à colonoscopia - pode também ser um exame útil no diagnóstico precoce do câncer intestinal.
 
Portanto, boa alimentação, vida saudável, bem como a realização periódica dos exames para diagnóstico precoce, tendem a reduzir dramaticamente a mortalidade pelo câncer intestinal.
 
Fonte Minha Vida

Meditação alivia a solidão

Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, descobriram que técnicas da meditação, além de deixar a mente alerta, ajudam a diminuir os sentimentos de isolamento e a combater a solidão, que pode aumentar as chances de doenças cardíacas e Alzheimer, entre outras.
 
Isso porque a técnica milenar mantem a consciência no momento presente, colaborando com diminuição de inflamações e com o aumento da imunidade.
 
Participaram do estudo 40 adultos saudáveis, entre 55 e 85 anos, que manifestaram interesse em aprender as técnicas desse tipo de meditação.
 
Os participantes tiveram suas amostras de sangue coletadas e foram consultados no início e no fim do estudo para preencher uma escala de solidão.
 
Durante a pesquisa o grupo foi submetido há duas horas de aulas semanais de consciência corporal e respiração e aprenderam a aplicar as técnicas em seu dia a dia.
 
Ao final do experimento foi constatado que as técnicas de meditação ajudaram a diminuir a solidão das pessoas que participaram da pesquisa.
 
E os exames de sangue revelaram uma redução nos genes causadores de inflamações, o que indica que o sistema imunológico pode ser influenciado por intervenções psicológicas.
 
Fonte R7

Cera no ouvido

Muita gente considera a cera no ouvido anti-higiênica, mas ela é fundamental na manutenção da saúde do sistema auditivo.
 
É que a cera, também denominada cerume, limpa e lubrifica o canal auditivo, funcionando como uma espécie de escudo protetor, já que impede a entrada de bactérias, fungos e insetos para dentro do corpo. Por isso, segundo os especialistas, não se deve usar hastes flexíveis de algodão para remover a cera dos ouvidos.
 
Sem cera, os ouvidos ficam desprotegidos, favorecendo a criação e o desenvolvimento de micro-organismos que causam as infecções auditivas.
 
O cerume também previne queimaduras, coceiras e a dissecação dos ouvidos por causa de sua função de lubrificação. O sebo fabricado pelas glândulas sebáceas enriquece o cerume com substâncias lipídicas, garantindo que o canal auditivo esteja sempre lubrificado.
 
A cera também impede a entrada de água nos ouvidos.
 
Mas o que fazer quando o organismo produz cera em excesso, que muitas vezes provocam obstrução do canal auditivo e pressionam o tímpano, dificultando a audição. Neste caso convém procurar um otorrinolaringologista que indicará o melhor tratamento.
 
Normalmente, o médico realiza uma limpeza com a técnica e as ferramentas adequadas, sem o risco de lesões.
 
Fonte R7

Recém-nascidos que convivem com cachorros adoecem menos

Cães levam sujeira e germes para dentro de casa, amadurecendo
mais rapidamente o sistema imunológico das crianças
Bebês que tinham cachorros ou gatos tiveram menos infecções no ouvido, entupimento de nariz e tosse
 
Quando o bebê está para nascer, um dos conselhos que as mamães mais escutam se possuem cães em casa é para manter o animal afastado da criança. Mas um estudo realizado pelo Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, revelou que os cachorros podem beneficiar muito os bebês, aumentando a imunidade das crianças contra problemas respiratórios e infecções.
 
A pesquisa foi realizada com 397 crianças nascidas no hospital entre setembro de 2002 e maio de 2005 durante seus primeiros anos de vida. Constatou-se que os bebês que tinham cachorros ou gatos tiveram menos infecções no ouvido, entupimento de nariz e tosse. E também precisaram de menos antibióticos.
 
A razão para isso é que os cães levam sujeira e germes para dentro de casa, amadurecendo mais rapidamente o sistema imunológico e aumentando o sistema de defesa das crianças.
 
Crianças sem contato cachorro em casa eram saudáveis em 65% do tempo em comparação com 76% daquelas que tinham um animal de estimação. Bebês que convivem com cães tinham 44% menos chances de ter infecções de ouvido e 29% menos necessidade de usar antibióticos.
 
Crianças que passam de 0 a 6 horas diariamente com um cachorro têm menos chances de ficarem doentes.
 
Fonte R7

Feijão ajuda a prevenir doenças do coração

Alimento contém isoflavona, substância que também utilizada no tratamento de reposição hormonal feminina
 
Dá para consumir o feijão nosso de cada dia sem culpa. Pela primeira vez um estudo, realizado pelo através de uma parceria entre o IAC (Instituto Agronômico) de Campinas com a USP (Universidade de São Paulo), encontrou no alimento uma grande quantidade de isoflavona, ácido que ajuda a prevenir doenças do coração. A substância também é utilizada no tratamento de reposição hormonal feminina.
 
Nos estudos, ficou constatado que a quantidade do ácido varia conforme a variedade do feijão.
 
Por exemplo, a quantidade de isoflavona encontrada no feijão Pérola, que é padrão no mercado, foi de 0,8 mg/grama, enquanto no IAC Formoso a quantidade de isoflavona foi de 8,92 mg/grama.
 
A isoflavona também é encontrada na soja, mas a recente descoberta da substância no feijão é benéfica, já que o brasileiro ainda consome mais feijão do que soja.
 
Tal descoberta deve agora estimular a realização de mais pesquisas em torno desse alimento que está entre os preferidos entre os brasileiros.
 
Fonte R7

Verão aumenta risco de candidíase

Para evitar doença, mulheres devem secar bem região genital e dormir sem calcinha, indica especialista
 
Com a chegada do verão, umidade e biquínis molhados passam a fazer parte dos dias de férias e lazer em uma das estações mais esperadas do ano. Só que é justamente no verão que aumenta a incidência de casos de candidíase, infecção na região vaginal causada por um fungo, vivenciada por boa parte das mulheres.
 
Segundo o ginecologista e obstetra Dr. José Bento, que trabalha nos Hospital Israelita Albert Einstein e no São Luiz, em São Paulo, a candidíase é causada por um fugo que normalmente está presente em nosso organismo, como na região intestinal ou na flora vaginal.
 
— Queda de resistência da imunidade ou aumento da agressão externa, por exemplo quando a mulher usa maiô molhado por muito tempo ou calça que aperte a região genital, são situações favoráveis para que a candidíase se prolifere. A candida albicans faz parte da flora vaginal, mas a doença só desencadeia quando existem ambientes propícios.
 
O especialista explica ainda que pessoas que estão tomando medicamentos que baixam a resistência do sistema imunológico, como medicamentos com corticoide, podem desenvolver candidíase de repetição. O mesmo quadro pode ocorrer com pessoas imunodeprimidas (cujo sistema imunológico não funciona bem), mulheres diabéticas ou as gestantes, que ficam mais suscetíveis à doença.
 
Sintomas
A candidíase não demora a ser identificada. Os principais sintomas da doença são coceira e ardor na região vaginal e um corrimento de cor esbranquiçada, que lembra nata de leite.
 
A doença tem na autocontaminação sua principal forma de contágio. Assim, a candidíase não é transmitida através de toalhas, sabonetes ou mesmo vasos sanitários mal higienizados.
 
O tratamento, de acordo com o ginecologista, é feito com remédio antifúngico, aplicado no local ou consumido via oral.
 
Mas, antes de a doença aparecer, existem dicas para a mulher tentar evitá-la:
 
— Primeiramente, é importante manter o ambiente genital bem seco, sem umidade. Depois do banho, a mulher deve enxugar bem a região e, eventualmente, até usar um secador de cabelo. Além disso, pode dormir sem calcinha e evitar ficar muito tempo com maiô ou biquíni molhado, assim como calças muito justas. O uso de sabonete íntimo pode ajudar, desde que feito uma vez ao dia apenas.
 
O especialista lembra ainda que, para evitar a candidíase no verão, é importante evitar noites mal dormidas e uma má alimentação, que podem contribuir para baixar a resistência do sistema imunológico.
 
Os cuidados são importantes, mas não são garantia de que a doença será evitada:
 
— A candidíase é uma das maiores causas de corrimentos vaginais. Toda a mulher, pelo menos uma vez na vida, vai experimentar essa doença.
 
Fonte R7

Menino espera andar novamente com aplicação de botox

Com paralisia cerebral, Aiden teve os músculos das pernas enrijecidos
 
Sara e Guven Farell, pais de Aiden Farell, que tem paralisia cerebral, esperam que o filho volte a andar até o natal depois de os médicos terem dito que o botox pode ajudar a relaxar os músculos de suas pernas.
 
Morador de Hampshire, na Inglaterra, o menino de três anos nasceu prematuro, na 29ª semana de gestação. Ao longo dos anos, os músculos de suas pernas enrijeceram, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
Embora o botox tenha alcançado a fama como droga cosmética usada para suavizar as rugas, ele também é usada no tratamento de enxaquecas e incontinência.
 
Em pequenas doses, a técnica relaxa a contração dos músculos em algumas pessoas com paralisia cerebral, bloqueando os impulsos nervosos. Isso permite um melhor controle do movimento e reduz o encurtamento do músculo. Os efeitos tendem a durar de quatro a seis meses.
 
A mãe de Aiden espera que o tratamento traga resultados positivos para o seu filho:
 
— Será o melhor presente de natal que já ganhei. Aiden é um menino tão alegre e determinado e merece isso.
 
Calcula-se que 400 pessoas no Reino Unido sofram de paralisia cerebral, condição na qual uma parte do cérebro — que controla os músculos e os movimentos — é afetada.
 
Fonte R7

Prefeitura de Maracás – BA

A Prefeitura de Maracás – BA realiza concurso para preenchimento de 33 vagas

Inscrições:
De 14 a 29 de novembro pelo www.msmconsultoria.com.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 80,00.

Cargos:
Guarda Municipal, Auxiliar Técnico de Enfermagem, Psicólogo e Bibliotecário

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.467,70.

Provas:
Prova objetiva: 16 de dezembro

Prefeitura de Leoberto Leal - SC

A Prefeitura de Leoberto Leal, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 2 vagas para Médico – PSF

Inscrições:
Até 11 de dezembro, no Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, Rua Mainolvo Lehmkuhl, nº. 20

Remuneração:
R$ 9.423,08

Prova:
Provas Escritas: 16 de dezembro

Prefeitura de Itaúba – MT

A Prefeitura de Itaúba – MT realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
De 21 de novembro a 5 de dezembro na avenida Tiradentes, nº. 295, Centro

Cargo:
Técnico de Enfermagem

Remuneração:
R$ 800,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de Barreirinhas - MA

A Prefeitura de Barreirinhas, Maranhão, realiza seleção para preenchimento de 164 vagas

Inscrições:
Até 23 de novembro pelo www.consep-pi.c
om.br ou na Rua da Quadra, sem número, Bairro do Riacho.

Valor:
De R$ 19,00 a R$ 29,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.800,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor Nível Médio e Professor Nível Superior

Prefeitura de Barão de Melgaço - MT

A Prefeitura de Barão de Melgaço realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 12 a 23 de novembro pelo www.sydcon.com.br


Valor:
R$ 25,00, R$ 40,00 e R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.800,00

Provas:
Provas objetivas: 9 de dezembro
Haverá prova de títulos

Cargos:
Fundamental - Agente de Segurança, Encanador, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas e Piloteiro de Barco;

Médio - Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Operador de ETA/Poços Artesianos e Técnico de Enfermagem;

Superior - Analista Controle Interno, Analista Gestão em Saúde, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro e Médico.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal - SP

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo, publicou 03 (três) editais N°s 01, 02 e 03/2012 de concurso público e processo seletivo de provas e títulos, destinado ao provimento de 03 vagas para os cargos de Farmacêutico e Professor de níveis superior e superior/magistério. Os salários vão até R$ 1.890,08 em carga horária de 20 a 27h semanais.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.
 
As inscrições, no valor de R$ 16,70, seguem abertas até o dia 12 de dezembro de 2012, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br.
 
As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 06 de janeiro de 2013. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.pinhal.sp.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
O prazo de validade do certame será de 2 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Videira (SC)

A Prefeitura de Videira, Estado de Santa Catarina, através do Instituto O Barriga Verde - IOBV, divulgou edital N° 005/2012 de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de vagas do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, para os cargos de Médico de ESF; Enfermeira ESF; Odontólogo; Atendente de Consultório Dentário; Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias.
 
Haverá 09 vagas mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 11.569,62 por carga horária de 40h semanais.

Inscrições
As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico www.iobv.com.br, até o dia 20 de dezembro de 2012.

Taxas
Cargos com nível fundamental completo - R$ 25,00;
Cargos com nível médio completo - R$ 40,00;
Cargos com nível superior completo - R$ 100,00.

Provas
A aplicação das provas escritas objetivas estão previstas para o dia 13 de janeiro de 2012, no município de Videira – SC, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar da prova objetiva escrita será divulgado pela Prefeitura Municipal, no Quadro de Atos Oficiais do dia 13 de janeiro de 2013, em caráter meramente informativo no site www.iobv.com.br.

Validade
O concurso público e processo seletivo terão validade por 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso UNIFAL - MG

A Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público nº 139/2012 destinado ao cargo de professor de 3° grau, na carreira de magistério superior. A remuneração pode chegar até R$ 12.225,25, em jornada de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

As inscrições, no valor de R$ 180,00, serão realizadas até o dia 18 de janeiro de 2013, às 18 horas (horário de Brasília), no endereço eletrônico: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes.

De acordo com o edital, o certame constará de prova escrita e prova didática de caráter eliminatório e de títulos de caráter classificatório.

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 25 de fevereiro de 2013, 08h - sala: R-16, na UNIFAL-MG - Sede - Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700 - Alfenas-MG. Já a prova didática, dias e locais serão fixados pela Banca Examinadora e divulgados no site www.unifal-mg.edu.br/progepe.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por igual período, a pedido da respectiva Unidade solicitante, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso.

Concurso da Prefeitura de Nova Santa Bárbara - PR

A Prefeitura de Nova Santa Bárbara, Estado do Paraná, abriu edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 12 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar à R$ 3.477,50 em carga horária variada de 20, 30 e 40h semanais.

O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio - FUNTEF.

Cargos
As vagas são para os cargos de Operador de Máquinas, Professor, Engenheiro civil, Médico clínico geral, Técnico em desporto, Assistente social e Psicólogo.

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, até as 23h59min do dia 17 de dezembro de 2012.

Taxas
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 para o cargo de nível médio e R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 20 de janeiro de 2013, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom - fone 130), no município de Nova Santa Bárbara - PR, em locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição. O gabarito será publicado na data prevista de 21 de janeiro de 2013.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência da Prefeitura Municipal de Nova Santa Bárbara, ou antes desse prazo, se todos os/as candidatos/as classificados tiverem sido aproveitados.

Edital / Publicações

SECTEC (GO) lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) do Estado de Goiás, por meio do Centro de Educação Profissional de Anápolis (CEPA) e do Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira (CEPSS) divulgou edital N° 004/2012 de processo seletivo. O certame tem a intenção de preencher 62 vagas para Professor Formador - Pesquisador I e II - para os cursos técnicos de nível médio, subsequente a Distância (EaD) da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).
 
A remuneração será de R$ 1.300,00 para Pesquisador I e de R$ 1.100,00 para Pesquisador II.
 
As oportunidades serão distribuídas entre os cursos de Logística, Hospedagem, Informática, Multimeios Didáticos, Secretariado, Administração e Contabilidade nas Unidades de Anápolis, Catalão e Goiânia, com jornadas de trabalho de 20h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de novembro de 2012, na Supervisão de Educação a Distância dos Centros de Educação Profissional de Anápolis (Viela VP- 4 D, sala 29 F, Módulos 3 a 6, Quadra 8 A, DAIA, Anápolis, Goiás) e Sebastião de Siqueira (avenida Alexandre de Morais, nº. 450, esquina com a avenida Dona Maria Cardoso, Parque Amazônia) de segunda a sexta-feira.
 
Haverá análise curricular e entrevista para todos os participantes. As entrevistas serão realizadas nos dias 06 e 07 de dezembro de 2012.
 
O resultado será divulgado nos sítios: www.sectec.go.gov.br, www.cepeduc.com, www.cepss.com.br, e nos murais dos Centros de Educação Profissional de Anápolis e Sebastião de Siqueira.

Edital / Publicações

UFBA abre processo seletivo

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicou edital n° 11/2012, para realização de processo seletivo de contratação de docentes por tempo determinado para atuarem no Campus Salvador/BA .
 
As 11 vagas oferecidas são para as seguintes unidades de Ensino e Departamentos: Faculdade de Arquitetura (Geometria das Representações), Escola Politécnica ( Construção e Estruturas; Transportes; Ciência e Tecnologia dos Materiais), Instituto de Matemática ( Ciência da Computação), Instituto de Ciências da Saúde ( Ciências da Biointeração), Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia ( Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal; Zootecnia), Escola de Administração ( Sistemas e Processos Gerenciais) e Faculdade de Comunicação (Comunicação).

Inscrição
Aos interessados, as inscrições estarão abertas até o dia 04 de dezembro de 2012, nos respectivos Departamentos e Coordenações Acadêmicas a qual se destinam as vagas, com a taxa no valor de R$ 20,00.

Validade
O prazo de validade do certame será de 1 ano contado a partir da data da publicação do resultado no D.O.U.

Concurso FUNBOSQUE Belém - PA

Com a finalidade de preencher 114 vagas, a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental - Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, em Belém, no estado do Pará, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 1.650,60 a R$ 4.399,84, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Agente de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar de Administração, Assistente de Administração, Assistente Social, Bacharel em Turismo, Contador, Engenheiro Florestal, MAG.NS Engenheiro (Ambiental e Pesca), MAG.NS - Professor de (Artes, Biologia/Ciências, Educação Especial, Educação Física, Educação Religiosa, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Séries Iniciais), MAG.NS.Pedagogo, Nutricionista e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 26 de novembro de 2012 a 07 de janeiro de 2013, através do site www.cetapnet.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

O concurso será constituído de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 03 de fevereiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 24 de janeiro de 2013, no endereço eletrônico www.cetapnet.com.br.
 
O gabarito será divulgado no dia 03 de fevereiro de 2013, após a realização das provas através do site www.cetapnet.com.br.
 
Os títulos deverão ser entregues pessoalmente ou através de procurador, do dia 28 de fevereiro a 04 de março de 2013, em local a ser divulgado no edital de convocação para a prova de títulos.
 
No ato da entrega dos títulos, o candidato ou seu respectivo procurador deverá preencher formulário de entrega dos documentos referentes à prova de títulos, o qual estará disponível em anexo ao edital de convocação para a prova de títulos a ser divulgado no endereço eletrônico www.cetapnet.com.br.
 
Todas as instruções para o preenchimento do formulário de entrega dos documentos referentes à prova de títulos serão informadas no edital de convocação para a prova de títulos a ser divulgado a partir do dia 27 de fevereiro de 2013.
 
O resultado preliminar da prova de títulos está previsto para o dia 18 de março de 2013.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

PRONATEC (PA) abre processo seletivo

A Secretaria de Estado da Educação do Pará lançou edital Nº. 005/2012 de processo seletivo visando a contratação de 97 vagas para Coordenação, Apoio Pedagógico e Operacional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. A remuneração varia entre R$ 1.070,59 e R$ 3.085,78, por jornada de trabalho de 44 horas semanais.
 
Cargos: Coordenador do Programa em Unidade, Apoio Pedagógico I, Orientador Curricular, Técnico de Laboratório, Interprete e Tradutor de Libras, Assistente Administrativo, Assistente Acadêmico, Auxiliar de Apoio Geral, Merendeira, Programador e Apoio Técnico II - Administrativo e Financeiro.
As inscrições serão realizadas por meio de ficha de inscrição disponível, exclusivamente, nas Escolas da Rede Tecnológica, participantes do Pronatec listadas no anexo II do edital, até o dia 26 de novembro de 2012.
 
A seleção será realizada por meio de análise do Curriculum Vitae devidamente comprovado.
 
Somente serão considerados títulos de formação acadêmica, aqueles que forem emitidos por Instituições reconhecidas pelo MEC.
 
A análise e seleção dos currículos dos candidatos está prevista para 29 de novembro a 11 de dezembro de 2012.
 
A partir do dia 13 de dezembro de 2012, será divulgado o resultado preliminar da seleção.
 
O processo seletivo será válido por 2 anos, a contar da data da publicação do resultado da seleção.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, abriu edital N° 076/2012 de processo seletivo visando contratação temporária de 01 Médico Generalista - PSF (GH 36).
 
O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação será de R$ 6.785,84, mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, por uma carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 23 de novembro de 2012 o Curriculum Vitae que conste:

- Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);

- Idade mínima: 18 (dezoito) anos;

- Escolaridade/Habilitação: Curso Superior com Habilitação para o exercício do cargo.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:

- Residência no Município de Divinópolis;

- Maior tempo de experiência profissional na área;

- Mais jovem.

UERJ lança edital de concurso público

A UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, publicou edital n° 75/2012 de concurso público para provimento de 2 vagas para o cargo de Professor Adjunto, junto ao Centro Biomédico da Faculdade de Enfermagem. A oportunidade é para trabalhar com a área de Enfermagem Médico Cirúrgica, com carga horária semanal de 40h e vencimento base de R$ 5.497,00.
 
Inscrição e taxa
Aos interessados, a inscrição deve ser realizada na Avenida Boulevard 28 de setembro, nº 157, 7º andar, Sala 706, Vila Isabel, Rio de Janeiro-RJ, das 9h00 às 16h00, até o dia 30 de novembro de 2012. A taxa de inscrição é no valor de R$ 274,85.
 
Provas
O processo de seleção será realizado em três etapas:
  • Prova escrita;
  • Prova de aula;
  • Prova prática.
Segundo o cronograma a prova escrita está prevista para ser realizada dia 10 de dezembro de 2012 e o resultado divulgado dia 11 de dezembro de 2012. A prova de aula deverá ser realizada no dia 12 de dezembro de 2012 e a última etapa no dia 13 de dezembro de 2012.
 
O resultado final será divulgado dia 13 de dezembro de 2012 a partir das 18h00.
 
O concurso terá validade de 2 anos, a partir da data de publicação no DOERJ do resultado final das provas, prorrogável por mais 2 anos.

Prefeitura de Santa Helena - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Santa Helena, Estado de Santa Catarina, através da empresa AMEOSC, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas, para contratação temporária de Professores e demais funções, para o ano de 2013, e compor reserva técnica para ocupação de vagas que venham a surgir no decorrer do prazo de validade do mesmo.
 
São ofertadas várias vagas para os cargos de Professor, Orientador Psicopedagogo e Monitor de Programa Sócio Educativo de nível superior, com salários variados de R$ 1.699,42 e R$ 1.954.34 por carga horária de 20 e 40h semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, estarão abertas pelo período de 29 de novembro a 28 de dezembro de 2012, das 07h30min às 12h30min, nos dias úteis, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Santa Helena, sito a Rua Dom Feliciano, 476, Centro, Município de Santa Helena (SC).
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de Janeiro de 2013, das 08h30min às 11h, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Cinderela, sito a Rua Pedro Ivo Hickmann, s/n, no Município de Santa Helena -SC. O gabarito será divulgado na data prevista de 14 de janeiro de 2013.
A divulgação do resultado final de classi
ficação dos candidatos aprovados por função, será na data provável de 26 de janeiro de 2013, após as 12h.

Edital / Publicações

UEM abre processo seletivo

Foi divulgado no Diário Oficial do Paraná o edital Nº. 237/2012-PRH promovendo a realização de processo seletivo na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A seleção visa preenchimento de 6 vagas temporárias na função de Médico, nas áreas de atuação Anestesiologia, Clínica Médica, Neurocirurgia, Terapia Intensiva Adulto e Terapia Intensiva Neonatal para atender ao excepcional interesse público. O vencimento pode chegar a R$ 3.572,32, com carga horária de 20 horas semanais.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas entre às 8 horas do dia 29 de novembro até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de dezembro de 2012, somente via internet, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
O candidato que não entregar a ficha de inscrição devidamente assinada e com fotocópia de documento de identidade oficial colada no campo apropriado, será eliminado do processo seletivo.
 
Será publicado no dia 17 de dezembro de 2012 o edital com a relação dos candidatos inscritos que entregaram a ficha de inscrição e os títulos para avaliação, por ordem alfabética, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
 
Seleção
Os títulos deverão ser entregues no período de 29 de novembro a 13 de dezembro de 2012, exceto sábados e domingos, no horário das 7h40min às 11h40min e das 13h30min às 17h30min, na Divisão de Recrutamento e Seleção, no bloco 104, sala 28 do câmpus Universitário, Avenida Colombo, nº 5790, CEP: 87020-900, Maringá-PR.
 
O resultado da avaliação curricular será disponibilizado no endereço eletrônico www.uem.br/concurso, a partir do dia 11 de janeiro de 2013. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 21 de janeiro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, a contar da data de publicação do resultado final no Suplemento de Concursos do Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.