Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Risco de morte aumenta em até 30% em pessoas sedentárias

O corpo humano é uma máquina que precisa se movimentar. Do mesmo jeito que as máquinas enferrujam, o corpo humano cobra um preço muito alto pela ausência de atividade física

Risco de morte aumenta em até 30% em pessoas sedentárias

Para se ter uma ideia, o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de três milhões de pessoas perdem a vida por ano vítimas das doenças adquiridas pela falta de atividade física como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.


A diretora do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho, explica a gravidade de se manter o corpo inativo. “Ao ficar sedentário, você vai perder muito da sua saúde. Você tem uma perda muscular, troca isso por gordura. Perde força, elasticidade, movimento e aumenta o risco de doenças crônicas, especialmente as do coração, o diabetes e a obesidade. E quanto menos você se move mais dificuldade de se mover você terá. Isso vai se tornando crônico”, alerta. E os prejuízos vão muito além do que se imagina. “Atualmente, alguns tipos de câncer estão associados à falta de atividade física. Não que gere câncer, mas ela [atividade física] é um fator de proteção”, completa a diretora.

A mudança de hábitos
E como saber o quanto é preciso mover o nosso corpo? Não é considerada sedentária a pessoa que pratica alguma atividade física moderada por ao menos 150 minutos semanais - 30 minutos/dia por cinco dias na semana. E vale de tudo: natação, caminhada, luta, yoga, dança e subir e descer escadas.

Estudo da OMS afirma que pessoas sedentárias têm de 20% a 30% de risco de morte a mais do que uma pessoa que pratica pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana. Em todo o mundo, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são ativos o suficiente. No Brasil, esse índice é de 48,7% entre os adultos, segundo dados do Vigitel 2014. Até 2025, o Ministério da Saúde pretende reduzir esse índice para 10% da população acima dos 18 anos.

“A gente tem um passivo. Então ou tratamos ou a pessoa vai ter complicações e morrer precocemente. Tivemos um aumento de atividade física na população em geral, mas ainda é insuficiente. Ainda temos menos da metade dos brasileiros suficientemente ativos. Queremos chegar a pelo menos mais da metade. Porque a gente tem estimado que 18% dos infartos e 10% das mortes por doenças cérebro vasculares são devido a baixa atividade física”, afirma Marinho.

Enfrentamento ao Sedentarismo
Com base em dados oficiais de 142 países, a revista médica The Lancet destaca que o mundo perdeu, em 2013, cerca de US$ 67,5 bilhões com o tratamento e perda de produtividade decorrentes de doenças associadas ao sedentarismo. Só no Brasil, foram gastos US$ 3,62 bilhões.

A coordenadora dos Programas Academia da Saúde e Saúde na Escola, Daniele Cruz, esclarece que incentivar a prática de atividades físicas também é papel do governo. “É das esferas de gestão. Não só da Saúde, como da Educação, da Cultura, dos Esportes. É fazer uma convergência de forças para que a gente traga a possibilidade da atividade física ser construída no cotidiano das pessoas como uma coisa importante”, finaliza.

Erika Braz, para o Blog da Saúde

Serviços de estética e beleza são os mais denunciados

Anvisa publica relatório de denúncias sobre Serviços de Interesse à Saúde. As demandas envolvem desde salões de beleza e clínicas de estética, até instituições de longa permanência para idosos e estúdios de tatuagem

Das 409 denúncias recebidas na Anvisa sobre serviços de interesse à saúde, que envolvem desde salões de beleza e clínicas de estética, até estúdios de tatuagem, 232 são sobre serviços de estética e embelezamento. Os dados foram extraídos do “Relatório Denúncias em Serviços de Interesse à Saúde” – primeiro semestre de 2016, que reúne cumulativamente as denúncias recebidas entre os dias 10/03/2015 e 30/06/2016.

A publicação, que está em sua terceira edição, foi elaborado pela Coordenação de Serviços de Interesse para a Saúde da Anvisa (CSIPS/GGTES) e apresenta um consolidado quantitativo e categorizado das denúncias vinculadas aos diversos serviços de interesse para a saúde que chegam à Agência.

Foram pré-definidas 15 categorias: Estética e Embelezamento, Comunidade Terapêutica, Hotelaria, Serviço de Alimentação, Massagem/Acupuntura, Piscina/Saunas, Tatuagem, Academia de Ginástica, Creche, SPA, Saúde Prisional, Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI, Estabelecimento de Ensino, Necrotério, Sistema Sócio Educativo. Apenas a categoria Serviço de Alimentação não recebeu nenhuma denúncia no período analisado.

O objetivo é auxiliar na percepção dos problemas relacionados aos serviços de interesse para a saúde, bem como subsidiar o planejamento e a priorização da área nas ações regulatórias do setor, em consonância aos órgãos de vigilância sanitária dos estados, capitais e municípios.

Um bom exemplo é que o setor de Estética e Embelezamento terá regulamento específico da Anvisa. O tema já faz parte da Agenda Regulatória do biênio 2015/2016.

Os dados do relatório são originários do sistema Ouvidori@tende ou diretamente pela Coordenação responsável, por meio de ofícios, processos ou comunicações, ou ainda captadas na mídia e pela Coordenação do Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências em Vigilância Sanitária (eVisa).

As denúncias recebidas pela área técnica são cadastradas em formulário do FormSUS. Informações detalhadas na íntegra do Relatório.

ANVISA

Agência proíbe comércio de lote de palmito em conserva

Lote de palmito inteiro, marca Vianeza, apresentou resultados insatisfatórios em testes laboratoriais

A Anvisa proibiu nesta quarta-feira (21/09), o comércio e a distribuição de lote do produto Palmito Inteiro, palmito de pupunha em conserva, da marca Vianeza, por apresentar resultados insatisfatórios em testes sanitários.

De acordo com o laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), as análises dos testes de incubação e rotulagem apresentaram resultados insatisfatórios do lote do produto. A Agência, portanto, determinou a proibição do comércio do lote 2876, (data de fabricação 09/03/2016, validade 09/03/2018), em todo o território nacional.

Está determinado, também, que a empresa Agroflorestal Vale do Acaraí Ltda, que fabrica o produto, é responsável pelo recolhimento do estoque do lote em questão. A resolução RE 2.546/16 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa

ANVISA

Abertas as inscrições para o Encontro com Especialistas CHN – Medicina Intensiva

O assunto abordado será a sepse – doença que acomete cerca de 30 milhões de pacientes ao ano no mundo


Já começaram as inscrições para o Encontro com Especialistas – Medicina Intensiva, promovido pelo CHN, que acontecerá no dia 24 de setembro, com o tema central Sepse – uma Abordagem Contemporânea, num encontro que reunirá alguns dos principais nomes nacionais para discutir temas de conscientização, bem como os avanços no combate à sepse. De acordo com o Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS), no mundo, aproximadamente 30 milhões de pacientes são acometidos, a cada ano, pela doença. O evento, coordenado pelo Dr. Moyzes Damasceno, chefe do Setor de Medicina Intensiva do CH N, acontecerá das 8h30 às 13h40, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água, da Universidade Federal Fluminense (NAB).

A sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Atualmente, a doença continua sendo a principal causa de morte nas unidades de terapia intensiva (UTI). Ela mata mais do que o infarto do coração e do que alguns tipos de câncer. O Brasil tem uma das mais altas taxas de morte por sepse do mundo e, por isso, há um forte empenho para mudar essa estatística.

De acordo com o Dr. Moyzes, essa edição do Encontro com Especialistas do CHN tem o objetivo de abordar os novos conceitos e o panorama mundial sobre a doença. “É fundamental essa visão global sobre a sepse e, por isso, esse encontro se faz necessário para atualização em medicina intensiva”, enfatiza.

Especialistas de renomadas instituições e hospitais do país, como Fiocruz, Copa Star, Pró-Cardíaco, Samaritano SP e Sírio-Libanês, falarão sobre temas relacionados nos painéis: Sepse 3.0 – Novos Conceitos e Atual Panorama Mundial; Disfunções Orgânicas; e Abordagem Assistencial Interdisciplinar na Sepse.

Para inscrições e informações, entre em contato pelo telefone (21) 2729-1154 – Centro de Estudos CHN (srta. Amanda) ou pelo e-mail: cest@chniteroi.com.br. O evento é destinado aos profissionais de saúde e acadêmicos de medicina. As vagas são limitadas. O NAB fica localizado na Rua Edmundo March, s/n – Campus Praia Vermelha – UFF.

Serviço
Data: 24 de setembro.
Horário: das 8h30 às 13h40.
Local: NAB UFF – Rua Edmundo March, s/n – Campus Praia Vermelha – UFF.

Foto: Reprodução

Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa