Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cientistas criam antivírus promissor no combate ao sarampo

Reprodução
Apesar dos grandes avanços para conter o sarampo no mundo, esta doença, altamente contagiosa, mata cerca de 150.000 pessoas ao ano desde 2007
 
Washington - Pesquisadores japoneses e alemães desenvolveram em animais um antivírus que se mostrou muito eficaz no combate a um vírus semelhante ao sarampo e que poderia ajudar, juntamente com a vacinação, a erradicar uma doença que mata dezenas de milhares de pessoas por ano.

Apesar dos grandes avanços para conter o sarampo no mundo, esta doença, altamente contagiosa, mata cerca de 150.000 pessoas ao ano desde 2007, explicam os autores do estudo, publicado nesta quarta-feira na revista especializada Science Translational Medicine.

Os pesquisadores observaram um reaparecimento do vírus causador da infecção nos países europeus, o morbilivírus. Especialistas consideram que a doença esteja contida na Europa. Este fenômeno responde a uma taxa de vacinação insuficiente.
 
O novo antivírus, chamado ERDRP-0519l, bloqueia a multiplicação do vírus da cinomose, que afeta animais como cães e furões, e que é muito similar ao causador do sarampo nos humanos.

Segundo os pesquisadores, o antiviral administrado oralmente impediu a morte dos animais e permitiu reduzir a carga viral fortemente. Além disso, permitiu que os animais afetados desenvolvessem uma forte imunidade ao vírus.

O estudo foi desenvolvido por Richard Plemper, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade da Geórgia (sudeste dos Estados Unidos) e por pesquisadores dos institutos alemães Emory e Paul-Ehrlich.

A vacinação deve continuar

"O aparecimento de uma potente imunidade antiviral nos furões é particularmente animadora e sugere que o tratamento pode, não só salvar o indivíduo infectado, como também contribuir para sanar as carências imunológicas da população", explicou Plemper.
 
O antivírus, barato e fácil de armazenar, pode dar um impulso aos esforços para a erradicação do sarampo, ao conter a propagação das epidemias locais, acrescentou Plemper. Além disso, pode ser usado para tratar pessoas próximas a um infectado que ainda não apresentem os sintomas.

No entanto, quando for desenvolvida uma versão para humanos, o antivírus não substituirá a vacina. O medicamento não tem como objetivo ser uma "alternativa à vacina", mas sim "uma arma complementar nos esforços para eliminar o sarampo", insistiu o pesquisador em teleconferência.

Plemper lembrou que é preciso haver uma taxa de vacinação de pelo menos 90% da população para impedir a transmissão endêmica do vírus. Na Europa, a taxa varia entre 60% e 90%, dependendo do país, enquanto nos Estados Unidos, supera os 90%.

Segundo os cientistas, uma em cada três pessoas que contraem o sarampo e não se vacinam desenvolve pneumonia ou inflamação do cérebro.

A próxima etapa da pesquisa será testar a nova molécula em macacos. Nos próximos anos, serão feitos testes clínicos em humanos - provavelmente adolescentes e adultos jovens.
 
Correio Braziliense

SP vive surto de dengue: saiba quais são os sintomas e como se prevenir

Sergio Castro/Estadão Conteúdo
Dengue - Dedetização
Infectologista afirma que sintomas nem sempre aparecem imediatamente
 
Apesar da pouca chuva, o Estado de São Paulo vive um surto de dengue. De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos aumentou 82,3% no Estado. De janeiro até o dia 4 de abril, foram 18.445 registros. No balanço anterior, divulgado no início de março, eram 10.116 casos. Dez cidades reúnem 70% dos registros: Americana, Campinas, São Paulo, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d´Oeste, Boa Esperança do Sul, Casa Branca e Osasco. A situação mais crítica é Campinas com 5.100 casos e uma morte.
 
Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Na clássica, geralmente a pessoa sente febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Ela pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. Já a dengue hemorrágica é mais severa, pois além de todos os sintomas citados pode ter sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.
 
Diferentemente da gripe, na dengue as dores musculares e nas articulações costumam ser mais intensas. Muitas vezes, não há sintomas respiratórios (nariz escorrendo e tosse), que são muito observados em caso de gripe. O infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica Alberto Chebabo explica que o “paciente deve estar sempre atento” aos sintomas, já que nem sempre se manifestam imediatamente.
 
— Um simples hemograma para verificação do antígeno NS1 pode determinar se o paciente é ou não portador do vírus, mas existem alguns outros exames capazes de identificar a dengue como o isolamento viral e a sorologia para a doença.
 
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, ao sentir qualquer sintoma, procure a orientação médica. Caso esteja com a doença, durante a  recuperação, a pessoa deve beber muito líquido e só usar remédios prescritos pelos médicos para aliviar dores e febres.
 
Fique atento em casa
Apesar de prevalente no verão, a dengue também pode ser disseminada em outros períodos, segundo o meteorologista e professor do Unifei (Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais, Marcelo de Paula Correa.
 
— Em termos de temperatura, precipitação e umidade, o Brasil oferece, na maior parte de seu território, condições propícias para o desenvolvimento da dengue.
 
Para prevenir, o infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica Alberto Chebabo alerta que a dengue “precisa ser combatida com a colaboração da população”.
 
— É importante vedar bem todos os recipientes que possam acumular água. A atenção deve ser redobrada com caixas d’água, pneus e piscinas descobertas, locais ideais para que o mosquito deposite seus ovos. Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo.
 
Ciclo de transmissão
O ciclo de transmissão acontece do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em um recipiente com água. Ao saírem dos ovos, as largas vivem na água por uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. Eles costumam picar nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. O mosquito aedes aegypti prefere sombra ao sol forte. O mosquito vive cerca de 45 dias.

R7

Além de melhorar a TPM, chocolate ajuda a prevenir doenças cardíacas

Getty Images
O chocolate contém grande quantidade de flavonoides antioxidantes,
 que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares,
câncer e combatem a depressão e a ansiedade
Nutricionista recomenda a quantidade certa de chocolate a ser consumido 
 
A Páscoa já está chegando e não tem nada melhor do que comer chocolate, não é mesmo? O chocolate traz inúmeros benefícios à saúde, entre eles a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, depressão e ainda pode prevenir o envelhecimento da pele. Mas não podemos exagerar na dose, já que em grande quantidade, o chocolate também pode ser prejudicial.
 
Segundo a nutricionista Heloísa Hermann, para saborear essa guloseima sem oferecer riscos à saúde é necessário ter cautela, pois o chocolate contém muito açúcar e gorduras.
 
― Se ingerido na medida certa, ou seja, 30 gramas ao dia, os benefícios ultrapassam os malefícios.
 
Além de nutritivo, o chocolate contém grande quantidade de flavonoides antioxidantes, que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, câncer e combatem a depressão e a ansiedade.
 
― Para as mulheres o chocolate ainda ajuda na redução dos sintomas da TPM.
 
O chocolate também traz benefícios ao coração, pois promove fluxo adequado de sangue, o que reduz a pressão sanguínea — prevenindo infarto e derrame — e diminui o mau colesterol.
 
― O alimento também combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Além disso, é rico em carboidrato e fonte de energia.
 
A nutricionista ainda esclareceu que o consumo de chocolates não causa espinhas, desde que consumidos com moderação.
 
― O alimento também combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Além disso, é rico em carboidrato e fonte de energia
 
Segundo a nutricionista, o chocolate pode ser um grande aliado contra o envelhecimento da pele.  As propriedades antioxidantes do chocolate estão presentes no cacau e, por isso, é indicado que seja consumido chocolate com mais de 70% de cacau.
 
― Para obter os benefícios desejados, recomendamos ingerir no máximo 30 gramas ao dia. Porém, é importante destacar que comparado com vitaminas e filtro solar, o cacau tem efeito mais discreto.
 
R7

Gengibre para tratar a enxaqueca

Gengibre para tratar a enxaqueca
Foto: Reprodução
A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia mais comuns, e se caracteriza por dores pulsantes em um ou nos dois lados da cabeça, e geralmente vem acompanhada de fotofobia e fonofobia, que são a sensibilidade à luz e aos sons, além de náusea e vômito
 
Uma crise pode durar de 4 a 72 horas, é mais comum em mulheres e predominante em pessoas com idade entre 25 e 45 anos. Para aliviar as dores, existem remédios naturais como o gengibre. Este possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, responsáveis pelo alivio das dores e o gingerol, um de seus componentes, é o agente  ativo que se comporta de forma semelhante à aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina e levando à redução da inflamação e da dor. Além disso, possui óleos voláteis, protease e lipídeos que também podem reduzir ou prevenir a enxaqueca.
 
Há muitas maneiras em que o gengibre pode ser usado medicinalmente. É preciso ainda estar atento às causas da enxaqueca e trata-las. As causas podem ser: música alta, estresse, excesso de atividades físicas, alimentos embutidos, longos períodos sem alimentar-se ou dormir bem.
 
Como consumir?
O gengibre pode ajudar a acelerar o processo de recuperação de forma a reduzir as náuseas e os vômitos. Caso as enxaquecas sejam frequentes, pode ser feito o consumo frequente do gengibre como forma de prevenção. Ele pode ser consumido fresco em chás ou na forma de tempero, suplemento em cápsulas, tintura ou óleo. Um estudo feito com pacientes norte-americanos revelou que utilizando cerca de uma colher de chá de gengibre em pó misturado com água pura, as enxaquecas tiveram sintomas reduzidos em 30 ou 40 minutos. O combate foi comprovado no mesmo estudo quando os pacientes continuaram ingerindo esta mistura durante três ou quatro dias seguintes, cinco vezes ao dia.
 
Como fazer chá de gengibre?
Use a proporção de 1 colher de chá de gengibre moído ou ralado para cada 100ml de água. Leve a água ao fogo e adicione o gengibre. Quando alcançar fervura, espere mais 15 minutos e desligue. Coe, espere esfriar e beba sem adoçante ou açúcar. Consuma diariamente. Pode-se também adicionar a camomila, que auxilia no processo do alívio das dores.
 
remédio-caseiro.com

Benefícios e propriedades da Jurubeba

Benefícios e propriedades da jurubeba
Foto: Reprodução
Jurubeba
Com nome divertido, a planta jurubeba é uma das mais populares  em solo nacional. Pode ser encontrada em regiões diversas do Brasil e, dependendo da localidade, pode ser conhecida como juribeba, jurupeba, jupeba, jubebe, entre outros nomes
 
Seu nome científico é Solanum paniculatum e a jurubeba pode ser considerada uma pequena árvore, já que alcança no máximo 3 metros de altura. É facilmente identificada, possui pequenos frutos amarelos, folhas em formato de coração com certa penugem em sua parte inferior e extrema maciez na parte superior, e flores que podem variar entre as cores branca ou lilás.
 
Qual a sua utilidade?
As partes da jurubeba consumíveis – suas raízes e frutos – são importantes para auxiliar na desobstrução do fígado e baço, além de purificar o sangue. Quem possui diabetes também receberá comumente a indicação de consumo da jurubeba, já que ela evita o progresso da doença e alivia seus sintomas, permitindo ao indivíduo encontrar qualidade de vida mesmo convivendo com a doença.
 
Doenças digestivas, estomacais, gastrintestinais e do fígado também encontram na jurubeba uma grande auxiliar ao tratamento.

Por possuir propriedades diuréticas, a jurubeba também pode ser fundamental para o tratamento de quem sofre com cistites e infecções do trato urinário recorrentes, já que elimina diversas bactérias e toxinas que habitam o organismo, promove o aumento da eliminação de líquido, causando assim uma verdadeira “limpeza” no corpo e especialmente no canal da urina. Essa propriedade também é útil para quem deseja emagrecer, pois eliminando o excesso de líquidos se evita a retenção, consequentemente reduzindo o inchaço e certa parte do excesso de peso.
 
Ainda, o consumo da jurubeba pode aliviar as seguintes doenças: anorexia, acne, hepatite, contusões, cistites, bronquite, erisipela, problemas de bexiga, febre, feridas e machucados, malária, gripe, icterícia, além de tumores uterinos e abdominais.
 
Propriedades
As principais propriedades da jurubeba são: anti-inflamatórias; antidiabéticas; digestivas; descongestionantes; diuréticas; estimulantes; febrífugas; laxantes; tônicas e vasculares.
 
Curiosidade
A árvore de jurubeba é uma das poucas que podem ser encontradas tanto no gênero macho quanto fêmea. A única diferença entre elas é de que a fêmea possui folhas maiores, dá frutos e sua árvore é razoavelmente mais alta do que a árvore de jurubeba macho.
 
Modo de preparo do chá de jurubeba
Para preparar adequadamente o chá de jurubeba, leve ao fogo duas colheres de sopa da planta triturada, juntamente com um litro de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe, adoce caso deseje e beba duas xícaras por dia.

remédio-caseiro.com

Clientes de operadoras de saúde ignoram seus direitos, dizem especialistas da ONG Portal Saúde

Demora para agendar consultas, atendimento negado por inadimplência e falta de cobertura em exames são alguns dos problemas enfrentados por clientes de planos de saúde, que sem conhecer os direitos, deixam de recorrer, dizem especialistas

Uma das grandes dificuldades é o agendamento de consultas. Dependendo da especialidade, a espera pode chegar a três meses. Esse é o caso do aposentado A.P. Ele, que tem a doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, teve consulta com um neurologista em fevereiro deste ano e só conseguiu agendar uma nova consulta para junho. “Às vezes quando ligo lá, eles dizem que não estão nem agendando e que é para ligar daqui a dois, três meses para poder agendar. Se você diz que é uma urgência, dizem para ir ao pronto-socorro”, conta o paciente. Por conta da dificuldade em conseguir uma vaga, ele teve que pagar um médico particular, pois toma remédios controlados e precisa de receitas.

As operadoras de saúde têm a obrigação legal de providenciar o atendimento em consultas, exames e procedimentos em prazos que vão desde atendimento imediato a no máximo 21 dias úteis, segundo a Resolução Normativa nº 259/11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia têm prazo de sete dias úteis. As demais especialidades têm prazo máximo de 14 dias úteis. Já os Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), como tomografia computadorizada, hemodiálise e quimioterapia, devem ser feitos em até 21 dias úteis, assim como o atendimento em regime de internação eletiva, aquela que pode ser agendada sem caráter de urgência.

Não existe esse prazo de três meses (para o atendimento). O problema é que o consumidor aceita, ele não denuncia”. Para ONG Portal Saúde, isso é um pequeno reflexo de apenas uma capital brasileira. Imagem a realidade das demais.

A alternativa para casos mais urgentes é mover uma ação com pedido da tutela antecipada. O juiz, antes de analisar o mérito, observa se a situação é emergencial, se está dentro do prazo, e determina que o atendimento seja marcado. “É uma forma de liminar. O juiz vai ver a norma e prazo e vai mandar marcar, se o pedido estiver dentro das resoluções da ANS e da lei do plano de saúde. O juiz não tem porque não liberar. É imediato”, explica Adriana Leocadio - representante da ONG Portal Saúde. A liminar pode sair em até 48 horas.

Depois de concedida a liminar, o mérito será analisado pela Justiça e o cliente poderá até exigir danos materiais e morais na ação. É importante estar atento que a liminar é só o começo de uma ação judicial e por isso contratar um advogado para esses casos requer cautela e atenção. Para o paciente a solução virá em até 48 horas liminarmente, porém o processo todo pode durar até 5 anos e o fundamental é obter o êxito. Na ânsia em ter seu direito, ou melhor, sua vida salva, por vezes acabamos escolhendo o profissional que irá cuidar do nosso caso judicial pelo preço. Outro direito que o consumidor muitas vezes desconhece é que o plano de saúde não pode ser suspenso por falta de pagamento da mensalidade, exceto quando se completam 60 dias de inadimplência, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses. A determinação é da Lei de Planos de Saúde nº 9.656/98.

A ONG Portal Saúde, alerta ainda a necessidade de notificação no 50º dia. “Ele tem quer avisado. Ele só não será atendido se completarem os 60 dias e ele for avisado da suspensão do plano”, afirma. O atendimento é obrigatório até a suspensão do plano. A regra é que o plano não pode negar atendimento previsto no contrato. Adriana Leocadio salienta que o consumidor deve estar atento ao tipo de plano contratado e saber todos os serviços que estão previstos. O Artigo 10 da Lei dos Planos de Saúde detalha os dez procedimentos que não têm obrigatoriedade por parte das operadoras de saúde, entre eles tratamentos experimentais e procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos.

Legislação
A ONG Portal Saúde observa que o consumidor dificilmente procura a legislação ou outras formas de conhecer quais sãos os direitos. “Ele vai e assina. É um contrato de adesão. Se estiver estipulado no contrato, não tem como reivindicar, só por meio judicial”, reforça.

Situação semelhante aconteceu com Manoel de Souza, que contratou um plano de saúde acreditando ter direito a consultas e exames, mas ao final teve que pagar por parte dos serviços. O gasto mensal era de R$ 240 para ele, a esposa e o filho, o que tomava uma boa parte da renda do trabalhador de 52 anos que atua no segmento da construção civil.

Quando assinamos o contrato, pensamos que é uma coisa. Pensei que eu tinha direito a alguns exames, mas eu tinha pagar por qualquer um, sangue, urina”, conta Manoel. Por conta disso, precisou desembolsar R$ 600 em um exame de biópsia para a esposa no ano passado e ainda está quitando a dívida. Descontente com o serviço cancelou o plano e conta com as ‘amizades’ para conseguir consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Para maiores informações: contato@portalsaude.org

Como consumir goji berry, chia, chá de hibisco e outros alimentos que ajudam a emagrecer

Hidrate o goji berry antes de consumi-lo - Foto: Getty Images
Reprodução
Goji Berry
Saiba a maneira correta de ingerir para que eles realmente ajudem na perda de peso
 
Alguns alimentos funcionais ganharam fama por auxiliarem na perda de peso e ainda possuírem uma série de nutrientes essenciais para a saúde. Porém, é preciso tomar cuidado ao consumi-los, pois algumas maneiras podem fazer com que o alimento não ofereça todas as substâncias benéficas que tem.
 
A seguir, nutricionistas explicam qual é a maneira correta de ingerir o goji berry, o chá de hibisco, o chá verde, a linhaça, a chia, o gengibre, a canela, a pimenta, a quinoa, o café, o agar-agar e o gergelim.
 
Confira:   
 
Goji berry
Além de ajudar a emagrecer, o goji berry ainda ajuda a reduzir a celulite e melhora o sistema imunológicos, entre outros benefícios. Ele pode ser consumido como suco, in natura ou desidratado.

Caso opte pela versão desidratada, que é mais comum no Brasil, é recomendado ingeri-la com água para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. "A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes, para que se alcance seus efeitos. O importante é que seu consumo esteja presente no dia a dia", afirma a nutricionista Cátia Medeiros. A orientação é consumir entre 15 a 45 gramas da fruta ou 120 ml do seu suco.

Acredita-se que alguma substância do goji berry interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Portanto, o consumo do alimento não é indicado para quem faz uso de medicações diária importantes como para o controle glicêmico e de pressão.

Quando é consumido em excesso alguns estudos feitos nos Estados Unidos apontam que chá de goji berry tem ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes. 
 
Chá de hibisco
O chá de hibisco ajuda na queima de gordura, tem ação diurética, é antioxidante e controla o colesterol. Para aproveitar todos os seus benefícios é preciso alguns cuidados ao preparar a bebida. "Para elaborar o chá corretamente deve-se atentar à água, ela precisa ser mineral e não pode ser muito aquecida. A temperatura máxima é de 65 a 85 graus, quando pequenas bolhas começarem a se formar no fundo da caneca", explica a nutricionista Julie Maida, da Rede Mixirica.  Isto porque se a água entrar em processo de fervura fará com que o chá perca suas propriedades funcionais.

Utilize 200 ml de água, aqueça conforme orientado e adicione 4 a 6 gramas, o equivalente a uma colher de chá, da flor seca ou dois a três pacotinhos de chá. Estes 200 ml são a quantidade recomendada de chá de hibisco por dia. 

Quem realmente pretende emagrecer pode combinar o chá de hibisco com um alimento termogênico. Isto porque o primeiro irá evitar o acúmulo de gordura na região do abdômen e quadris e o segundo será capaz de aumentar o gasto energético.

É importante ressaltar que esta estratégia só adianta quando a pessoa tem uma dieta balanceada e pratica exercícios.

O consumo em excesso do chá de hibisco não é orientado, pois como a bebida tem ação diurética pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta dessas substâncias pode levar a desidratação.

Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco, pois algumas pesquisas preliminares mostraram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê, levando a problemas. 
 
Chá verde
O chá verde possui ação antioxidante e é um termogênico, ou seja, queima as calorias mais rapidamente no nosso corpo. A melhor forma de aproveitar os nutrientes da bebida é não ferver a água. "Caso aconteça de adicionar água fervente direto ao chá-verde, esta fará com que ele perca suas propriedades benéficas e confere um gosto muito amargo", alerta Maida.

Por isso, aqueça a água para o chá até começar a formar bolhas no fundo da caneca, cerca de 60 a 85 graus. Depois, acrescente duas colheres de sopa da folha da erva, que é a opção mais saudável do que as versões em pó, saquinho ou cápsulas, na água. Desligue o fogo e deixe abafando por cinco a dez minutos. Para diminuir o efeito estimulante da bebida, descarte a primeira água e então repita o processo.

A quantidade recomendada de chá verde por dia é até 600 ml. Evite consumir o chá verde durante as refeições.

Como o chá verde possui grandes quantidades de cafeína o excesso da bebida pode causar insônia e levar a gastrite por aumentar a secreção gástrica. Beber mais do que os 600 ml por dia também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes como o ferro e o cálcio.

Gestantes devem evitar tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo de sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto. Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado para hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

Este chá ainda pode ter interações com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto, ele não é indicado para quem os ingere. 
 
Linhaça e chia
Tanto a linhaça quanto a chia contribuem para o emagrecimento, pois proporcionam saciedade. Ambas são ricas em ômega 3, gordura poli-insaturada que é boa para o coração, visão, cérebro, entre outros benefícios.

Porém, para a aproveitar o ômega 3 presente na linhaça e na chia é melhor triturar as sementes, pois o ácido graxo está dentro de uma capa de celulose. Ao quebrar essa capa, um óleo muito sensível é exposto. Então, a orientação é triturar as duas e consumir na hora ou se quiser ingerir depois, coloque-as em uma vasilha de plástico fosca com tampa e leve ao freezer. Desta forma o alimento ficará protegido de luz, oxigênio e da temperatura, evitando que ocorra a oxidação.

A linhaça e a chia também são saudáveis quando consumidas in natura, pois são ricas em fibras. As versões in natura podem ser combinadas com saladas, iogurte, frutas e sucos. A chia também pode ser hidratada em 60 ml de água e após formar o gel pode ser consumida pura ou misturada ao suco e vitaminas.

A quantidade recomendada de linhaça é 10 gramas ao dia, cerca de uma colher de sopa, e no caso da chia, estudos feitos em humanos obtiveram resultados positivos com cerca de 25 gramas, duas colheres de sopa, da semente.

Não há contraindicação para o consumo de chia. Porém, o alimento não pode ser ingerido em excesso, pois pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal, especialmente se a pessoa não tomar quantidade suficiente de água, e desconfortos gástricos.

Pessoas com intestino que funciona rapidamente podem ter desconfortos com o consumo da linhaça. O excesso de linhaça pode causar problemas como competição por absorção, produção excessiva de gases e até mesmo obstrução intestinal. 
 
Gengibre
O gengibre ajuda na perda de peso e também tem ação anti-inflamatória. Ele pode ser consumido de diversas maneiras saudáveis, uma delas é como chá. "O chá pode ser feito por fervura, com a tampa do recipiente fechada, mas também pode ser utilizado em lascas dentro da água ou mesmo dentro de chás como o de hibisco", orienta Medeiros.

Este alimento também pode ser adicionado ao suco na hora de liquidificar e após feito isso não coe a bebida antes do consumo. "O ideal é tomar no momento do preparo, afinal a maioria das misturas que levam o gengibre são fontes de vitamina C que é bastante sensível a variações de temperatura", explica Medeiros.

As lascas de gengibre puras podem ser adicionadas na salada ou ao molho que irá acompanhar o prato. O gengibre em pó é uma ótima opção para temperar carnes e sobremesas. Estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 gramas de gengibre por dia.

O gengibre não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças. O alimento também não é orientado para pessoas com hipertireoidismo, com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias.

O gengibre pode ter alguns efeitos colaterais como azia, diarreia e desconforto estomacal. Caso isso ocorra o alimento deve ser excluído da dieta. O gengibre é contraindicado para pacientes que fazem usos de medicamentos anticoagulantes por já retardar a coagulação sanguínea. A raiz também é perigosa para quem toma remédios para controle do diabetes.
 
Canela
A canela se destaca por prevenir e controlar o diabetes e o colesterol e ainda tem ação termogênica. Não há diferenças nutricionais entre a canela em pó e em pau. Este tempero pode ser polvilhado nas frutas, legumes, carnes e também ser incluída em chás e sucos. O mingau de aveia também pode levar este tempero.

Você não resiste ao arroz doce, então a canela pode ser sua aliada. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. A quantidade recomendada de canela por dia varia entre um e seis gramas.

Combinar o gengibre com a canela é uma ótima ideia para quem está resfriado ou quer prevenir o problema. A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo.

O consumo da canela não é indicado para gestantes porque aumenta os riscos de aborto. Lactantes e bebês também não devem ingerir. Pessoas com hipertensão e também quem tem problemas no fígado devem consultar o médico sobre o consumo da canela.

O consumo em excesso de canela pode causar intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias. 
 
Pimenta
As pimentas do gênero Capsicum possuem forte ação termogênica, ajudam no combate ao câncer e são boas para o coração, dentes e estômago. A melhor forma de consumir esta pimenta é in natura ou desidratada. "Fator importante é o grau de ardência do alimento. Quanto mais picante maior o teor de capsaicinoides", afirma Medeiros. Portanto, quanto mais ardida a pimenta melhor para a saúde.

A pimenta é contraindicada para pessoas com úlcera, gastrite e hemorroidas. Quando consumida em excesso a pimenta, especialmente na forma de molho, pode causar queimaduras ou bolhas na boca ou na língua.  
 
Café
O café é uma bebida termogênica e ainda tem ação estimulante e é benéfico para o coração. Tanto as versão coada como expressa são benéficas para a saúde. "A forma ideal de consumo do café é puro e de preferência sem açúcar ou adoçante", conta Maida. A orientação é consumir no máximo entre três e quatro xícaras de 50 ml de café por dia.

O excesso de café pode levar a alguns problemas de saúde. A mucosa do estômago pode ser prejudicada por grandes quantidades da bebida. Devido à cafeína presente no café pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca em casos de abuso.

O café não coado, como o turco, ainda pode levar ao aumento do colesterol. O sono também pode ser afetado pelo excesso da bebida, já que ela tem ação estimulante. Por isso, a orientação é evitar a bebida após às 16h. O excesso de café pode ser considerado algo acima de seis xícaras de 50 ml por dia.

Gestantes e crianças devem evitar o consumo de café. Pessoas que sofrem de ansiedade, glaucoma, incontinência urinária, osteoporose, hipertensão, diabetes e Síndrome do Intestino Irritável devem consultar seus médicos sobre se podem e o quanto podem consumir de café.

Quem toma pílula anticoncepcional deve ingerir o café de forma moderada. Isto porque a cafeína interage com a pílula e a combinação entre os dois pode levar a nervosismo, dor de cabeça, batimento cardíaco rápido e outro efeitos colaterais.

Quem estiver com diarreia também deve evitar o consumo do café, isto porque em algumas pessoas mais sensíveis uma pequena xícara basta para estimular os músculos do intestino. Além disso, o efeito diurético da cafeína faz com que a pessoa perca líquidos que são extremamente necessários quando a ela está com o diarreia.
 
Quinoa
A quinoa favorece o emagrecimento por ser rica em fibras que proporcionam saciedade, além disso ela possui boas quantidades de proteínas o que a torna benéfica para os músculos. O alimento também é bom para a saúde cardiovascular.  "Normalmente não há diferenças entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa, embora seja preferível quando o alimento não sofre nenhum processamento", observa Maida.

A quinoa pode ser adicionada nas saladas nas formas de grãos ou farinhas, incluída no iogurte ou leite como grãos inteiros, o alimento em grãos também pode ser adicionado nas frutas.  A farinha de quinoa pode ser adicionada nos sucos ou vitaminas, isto é importante porque na forma de suco as frutas perdem muitas fibras e a quinoa irá proporcionar esta substância.

Não há contraindicações para o consumo de quinoa, porém quando ingerido em grandes quantidades ela pode levar ao ganho de peso por ser muito calórica. 
 
Ágar-ágar
Ao ser ingerido o ágar-ágar forma uma espécie de gel que irá proporcionar saciedade e assim contribuir para o emagrecimento. "Essa proteína é benéfica porque combate a flacidez decorrente do emagrecimento, já que ela atua nessas duas frentes ao mesmo tempo", conta Maida.

Ele pode ser consumido como tiras de algas secas, em pó ou em cápsulas. "Sua característica gelatinosa favorece seu uso em diversas receitas, como pudins, compotas, tortas, sorvetes, molhos e recheios, substituindo com superioridade a gelatina industrial, já que soma diversas vitaminas, proteína e sais minerais", observa Maida.

A versão em pó precisa ser ingerida com um volume considerável de líquidos, um a dois copos de água, suco ou chá. Reparta o consumo em duas vezes por dia, antes das refeições principais. A quantidade recomendada por vez varia entre 0,5 gramas e 1 grama.

Já as cápsulas podem ser consumidas uma ou duas vezes ao dia, tudo irá depender da orientação médica. Fique atento à procedência da alga que será consumida, em qualquer versão. Para ter qualidade este alimento precisa ser retirado de águas profundas do mar.

O ágar-ágar não é contraindicado para ninguém e não há estudos que mostrem riscos do consumo em excesso do alimento. "Porém, na alimentação todos os extremos são prejudiciais", alerta Maida.
 
Gergelim
O gergelim é ótimo para quem busca uma boa forma por ser rico em fibras. "A melhor maneira de consumi-lo é a semente na forma integral, crua e com casca. Uma colher de sobremesa ou de sopa ao dia, dependendo de cada caso, se mostrou eficiente para o alcance dos seus benefícios", diz Medeiros.

A semente pode ser adicionada nas saladas, massas, lanches e também compõe algumas barrinhas de cereais, o que é uma ótima combinação.

O gergelim não é recomendado para pacientes que tem intestino solto e também para aqueles que possuem problemas renais. Em excesso o gergelim pode causar a diarreia devido à sua quantidade de gorduras.
 
Farinha de feijão branco
Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos) com 50 pessoas obesas mostrou que os voluntários que ingeriram uma porção diária de farinha de feijão branco perderam 1,7 quilos a mais do que quem recebeu placebos. Este alimento é um aliado da dieta porque reduz a absorção de carboidratos e gorduras e proporciona saciedade.

A farinha pode ser polvilhada em frutas, saladas, sucos e iogurtes ou utilizada em preparações, como bolos, tortas, panquecas, ou qualquer outra receita que tenha farinha.

Não consuma esta farinha por mais de 30 ou 40 dias. Isto porque os feijões crus possuem fatores antinutricionais, nutrientes chamados de filtatos que pioram a absorção de nutrientes como  ferro, zinco, cobre e fósforo. Por este motivo ela também não é indicada para pessoa com anemia, alterações intestinas e gestantes. Crianças só podem ingerir a farinha sob supervisão médica.

A quantidade recomendada da farinha de feijão branco é 30 gramas e quando ultrapassada podem ocorrer efeitos colaterais como desconforto gástrico, diarreia, náuseas, vômitos, dores estomacais e flatulências.
 
Minha Vida

Concurso Prefeitura de Turvelândia - GO

A Prefeitura de Turvelândia, no estado do Goiás, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 20 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 5.000,00 em carga horária de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os empregos de enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, cirurgião dentista e nutricionista. O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos.

As inscrições, no valor de R$ 150,00, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br no período de 1º de abril a 1º de maio de 2014.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado na Secretária Municipal de Administração, Avenida José Mário da Costa Rezende, nº 13, Centro, Turvelândia – Goiás, das 9h as 11h e das 14h as 16h.

As provas serão aplicadas na data prevista de 1º de junho de 2014, na cidade de Turvelândia - GO, com duração máxima de 3h (três horas), incluso o tempo para preenchimento da Folha de Respostas.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, disponível no site oficial do Município www.turvelandia.go.gov.br e no  www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Corpo de Bombeiros - RJ 2014: Edital e Inscrição

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro abriu editais n°s 001 e 002/2014 de concurso público para ocupação de 520 vagas, sendo 400 para Soldados Combatentes e 120 para Cabo Técnicos de Enfermagem. Deste total, 20% são para negros e índios (sistema de cotas), lembrando que as oportunidades deste certame são para ambos os sexos.
 
A remuneração inicial é de R$ 2.759,26, sendo R$ 2.309,26 de vencimento-base, R$ 100,00 de auxílio-transporte e R$ 350,00 de gratificação por participação em programa de capacitação. O concurso será executado pela FUNCEFET, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ.
 
Requisitos: para as vagas de Soldado Combatente, os interessados devem ser brasileiros, ter concluído o Ensino Médio, ser reservista das Forças Armadas ou portador do Certificado de Dispensa de Incorporação por excesso de contingente (candidato masculino, civil), ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais, dentre outros requisitos. Os candidatos a Técnico de Enfermagem devem seguir os mesmos requisitos e ainda possuir formação técnica na área de atuação.

As inscrições devem ocorrer preferencialmente via internet, no endereço eletrônico www.funcefetconcurso.org.br, até o dia 30 de abril de 2014, ou presencialmente em um dos 11 Postos de Inscrição, entre os dias 2 e 30 de abril de 2014. A taxa é de R$ 100,00.
 
Etapas da Seleção
No processo de seleção, os candidatos passarão por prova física, teste de habilidade específica, exames de saúde, social e documental.

As provas objetivas serão realizadas preferencialmente nas cidades do Rio de janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Niterói, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, no entanto, o Concurso não terá as vagas distribuídas por região e, uma vez nomeado, o candidato poderá prestar serviço em qualquer das Unidades de Bombeiro Militar no território fluminense, levando em consideração a necessidade da Corporação.

A aplicação do exame intelectual será na data prevista de 25 de maio de 2014, em locais e horários a serem divulgados em tempo oportuno. O gabarito preliminar do exame intelectual será na data provável de 26 de maio de 2014.

O concurso terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período

Concurso Prefeitura e Câmara de Santa Luzia d’Oeste - RO

A Prefeitura e Câmara de Santa Luzia d’Oeste, no estado de Rondônia, juntamente com o Instituto Exatus Ltda - ME, divulgaram edital nº. 03/2014 para realização de concurso público. A jornada de trabalho é de 20, 25 ou 40 horas semanais, por vencimentos de até R$ 7.000,00.

O concurso oferece 85 vagas, sendo 83 para a Prefeitura Municipal e 02 para a Câmara Municipal, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Ficam reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais o percentual de 10% das vagas oferecidas.

Cargos

Cargos da Prefeitura: Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico Bioquímico, Professor de Educação Física, Enfermeiro PSF/Epidemiologia, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral PSF, Fisioterapeuta, Médico Anestesista, Médico Veterinário, Engenheiro Civil, Nutricionista, Professor, Fonoaudiólogo (a) e demais funções.

Cargos da Câmara: Vigia e Motorista de Veículos Leves

Inscrições
As inscrições serão feitas até 05 de maio de 2014, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

Valor das Inscrições
- Cargos de Nível Superior R$ 80,00;
- Cargos de Nível Médio e Técnico R$ 60,00;
- Cargos de Nível Fundamental R$ 40,00.

Provas
As provas escritas estão revistas para serem realizadas no dia 1º de junho de 2014, com horários e locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público posteriormente. Se necessário, a critério da organizadora do concurso, juntamente com a comissão de acompanhamento e fiscalização do concurso, poderão ser criados dias, horários e locais alternativos para a aplicação das provas. O gabarito será divulgado na data prevista de 02 de junho de 2014.

As provas práticas estão previstas para serem realizadas no dia 22 de Junho de 2014, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação da prova prática. Se necessário poderão ser criados horários e locais alternativos para a aplicação das provas.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de junho de 2014, que será publicado em jornal de grande circulação, no Diário Oficial do Estado de Rondônia, no mural da Prefeitura de Santa Luzia do Oeste e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

Validade
A validade do concurso será de dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.

Concurso Polícia Civil de Rondônia 2014: Edital oferece 144 vagas

Acaba de sair o esperado edital (nº 0001/2.014 - SESDEC/PC/CONSUPOL) para o concurso público da Polícia Civil de Rondônia. O intuito é prover 144 oportunidades em seu quadro funcional, na capital e no interior do Estado, em cargos de níveis médio e superior.

As vagas são oferecidas a candidatos que tenham formação de nível superior na respectiva área do cargo de Delegado de Polícia Civil e Perito Criminal. Já para os cargos de Agente de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil, Datiloscopista Policial, Técnico de Necropsia, Agente de Criminalística e, Técnico de Laboratório, a exigência de escolaridade é o ensino médio.
 
Os profissionais aprovados e efetivados deverão atuar nas localidades de Buritis, Costa Marques, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Porto Velho - Distrito Extrema, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Ariquemes, Nova Mamoré, Cerejeiras, Seringueiras, Porto Velho - Nova Mutum, Candeias do Jamari, Alta Floresta do Oeste, Alvorada do Oeste, Espigão do Oeste, Mirante da Serra,Nova Brasilândia, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médice, Santa Luzia do Oeste, Urupá, Colorado e Porto Velho. A jornada será de 40 horas semanais de trabalho, por salários que vão de R$ 3.332,46 a R$ 11.213,14, respectivamente.

O certame será executado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, conjuntamente com a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania - SESDEC e Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. Para o candidato portador de necessidades especiais, ficam reservadas 10% das vagas, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
 
Inscrição Polícia Civil de Rondônia
Para realizar as inscrições será necessário acessar o site www.funcab.org ou se dirigir ao Posto de Atendimento na Avenida Campos Sales, n. 2282 Sala 11 -Galeria Josefa de Jesus - Centro - Porto Velho/RO, no período de 02 a 29 de abril de 2014 e os interessados deverão pagar taxa no valor de R$ 96,00 (nível médio) e R$ 106,00 (nível superior) até o dia 30 de abril de 2014.
 
Provas
Os inscritos deverão ser avaliados por intermédio de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, além de prova discursiva/redação, as quais ocorrerão na data provável de 18 de maio de 2014. O local e horário serão informados no dia 12 de maio de 2014.
 
Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando, data, horário e local de realização das Provas Objetiva e Discursiva/Redação disponível no site www.funcab.org.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 20 de maio de 2014 e as notas das provas discursiva/redação serão divulgadas no dia 01 de julho.
 
Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Para mais informações acesse o edital.

Prefeitura de Concórdia - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Concórdia, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Administração, lançou edital nº. 1/2014 de processo seletivo. São ofertadas 2 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, do Programa Estratégia Saúde da Família – ESF. A remuneração é de até R$ 783,29.
 
Benefícios:
Auxilio Alimentação - R$ 115,00;
Seguro de vida em grupo (com participação de 0,23% sobre o vencimento base);
Plano Assistencial de Saúde, opcional (com participação de 5% sobre o vencimento base).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 16 de abril a 15 de maio de 2014, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Atalípio Magarinos, 326, Centro, Concórdia/SC.
Deverá ser entregue no ato da inscrição a seguinte documentação:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Comprovante do Número de Dependentes;
  • Comprovante de Residência;
  • Cartão de Cadastro da Família, expedido pelo Programa Estratégia Saúde da Família;
  • Comprovante de Escolaridade (certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente).
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 1º de junho de 2014, com início às 8h às 12h, em local a ser posteriormente divulgado.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 02 de junho de 2014, no horário das 13h30 às 17h, na sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à rua Atalípio Magarinos, 326, centro, Concórdia/SC e no site www.concordia.sc.gov.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano,  contado da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site www.concordia.sc.gov.br.

Prefeitura de Chapadão do Lageado (SC) promove processo seletivo

Publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (12 de março de 2014, pág. 65) o extrato do edital nº. 01/2014 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Chapadão do Lageado. São ofertadas 07 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade,  por salários que variam entre R$ 400,00 e R$ 4.273,26 em regime de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 17 a 28 de abril de 2014, no horário das 07h30 às 13h, na Secretaria Municipal da Administração e Planejamento, situada na Rua Allan Regis Inácio, 15 - Centro. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição fotocópia do RG, do CPF e comprovante de residência (para a função de Agente Comunitário de Saúde).
 
As provas serão realizadas na data provável de 10 de maio de 2014, das 09h00min às 12h00min horas, nas dependências do Centro de Multiuso Sebastião Rode, situado na Rua Pedro Henrique Hillesheim – Centro do Município de Chapadão do Lageado –SC.
 
A partir das 14 de maio de 2014 será divulgada a lista de classificação no mural público da Prefeitura de Chapadão do Lageado e no site www.diariomunicipal.sc.gov.br.
 
Maiores informações pelo telefone: (047) 3537-0072.

Concurso Prefeitura de Agrolândia - SC 2014

A Prefeitura de Agrolândia, no estado de Santa Catarina, lançou o edital n° 001/2014 de concurso público, para o provimento de 03 vagas e cadastro de reserva. O salário é de R$ 762,69 a R$ 10.663,02, em jornadas de 08 a 40 horas semanais.

Para concorrer, os interessados devem ter nível fundamental, médio ou superior, com oportunidades de empregos nas funções de médico clínico geral, médico pediatra, médico ginecologista/obstetra, enfermeiro, engenheiro civil, nutricionista, agente comunitário de saúde e agente de serviços gerais -merendeira.

De acordo com a publicação, as inscrições devem ser realizadas até 30 de abril de 2014, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida 25 de Julho, nº800, centro, Agrolândia, Santa Catarina, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

A seleção constará de prova escrita, a ser realizada provavelmente no dia 18 de maio de 2014, (domingo), iniciando às 09h00min com término as 12h00min, nas dependências do Centro de Educação Adolfo Hedel, sito na Alameda Trombudo Alto, nº 2.449, Bairro Três Barras, Município de Agrolândia, Estado de Santa Catarina.

O Concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Agrolândia:(http://www.agrolandia.sc.gov.br/conteudo/?item=543&fa=4&cd=6831&menu=13563#)

Concurso Prefeitura de Palmas - TO 2014: Edital e Inscrição

Publicado o edital n° 01/2014 de abertura do concurso público para provimento de vagas do Quadro Geral da Prefeitura de Palmas, capital do estado do Tocantins. O edital prevê a ocupação de 294 vagas imediatas (16 para portadores de deficiência), além de formação de cadastro reserva, distribuídas em cargos de nível fundamental incompleto, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 724,00 a R$ 4.681,76, de acordo com o cargo.
 
O concurso é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e será executado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
Vagas Quadro Geral da Prefeitura de Palmas 2014
Para o nível fundamental incompleto, há chances para Auxiliar de Topógrafo (04 vagas), e para Motorista categoria AD (11 vagas).
 
No nível médio, estão sendo oferecidas vagas para Agente de Proteção Ambiental (sete), Assistente Administrativo (42), Educador Social (16), Fotógrafo (01), Programador de Computador (12), Técnico Agrícola (02), Técnico Eletricista (01), Técnico em Agrimensura (03), Técnico em Contabilidade (03), Técnico em Edificações (02), Técnico em Eletrônica (01), Técnico em Segurança do Trabalho (04), Técnico em Sonorização (01), e Técnico em Telecomunicações (02).
 
Para quem possui o nível superior, há oportunidades nas funções de Administrador (07), Agente de Trânsito e Transporte (22), Agente do Tesouro Municipal (02), Analista de Acervo Histórico (01), Analista de Ciências Sociais (02), Analista de Comunicação Social (duas), Analista de Controle Interno (12), Analista de Recursos Humanos (uma), Analista de Sistema (07), Analista Técnico-Administrativo (oito), Arquiteto (14), Assistente Social (29), Auditor do Tesouro Municipal (04), Biblioteconomista (02), Biólogo (02), Contador (07), Economista (04), Engenheiro Agrícola (01), Engenheiro Agrimensor (Cadastro de Reserva), Engenheiro Agrônomo (01), Engenheiro Ambiental (03), Engenheiro Aquícola (uma), Engenheiro Civil (08), Engenheiro de Alimentos (01), Engenheiro de Pesca (Cadastro de Reserva), Engenheiro de Tráfego (01), Engenheiro de Transporte (01), Engenheiro de Segurança do Trabalho (02), Engenheiro Eletricista (01), Engenheiro Florestal (Cadastro de Reserva), Engenheiro Mecânico (01), Engenheiro Sanitarista (01), Estatístico (02), Fiscal de Obras e Posturas (02), Geógrafo (02), Geólogo (01), Jornalista (02), Médico / Medicina do Trabalho (01), Médico Veterinário (03), Nutricionista (02), Pedagogo (02), Psicólogo (15), Químico (Cadastro de Reserva), Repórter Fotográfico (01), e Turismólogo (01).
 
Inscrição
Os interessados pela concorrência poderão se inscrever no período entre 08 de abril e 05 de maio de 2014, exclusivamente pela internet (http://www.copese.uft.edu.br/). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental incompleto; R$ 80,00 para os cargos de nível médio; e R$ 100,00 para os cargos de nível superior, valores que poderão ser pagos até dia 06 de maio. Nos casos de isenção de taxa, os interessados que se enquadrem nos critérios do edital, terão de 08 a 15 de abril para realizar o pedido.
 
Provas
O concurso será composto de Provas de Conhecimento (objetivas), de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos e abordarão conhecimentos compatíveis com o nível de escolaridade exigido para o cargo. Essas provas serão aplicadas provavelmente no dia 15 de junho de 2014, com duração de quatro horas.
 
Para o nível fundamental incompleto serão cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Noções de Informática, cinco de Conhecimentos Regionais, e 10 sobre Legislação Pertinente ao Município de Palmas e 25 de Conhecimentos Específicos.
 
Para os níveis médio e superior também serão 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Lógico, cinco de Noções de Informática, cinco de Conhecimentos Regionais, 10 de Legislação Pertinente ao Município de Palmas, e 25 de Conhecimentos Específicos.
 
A data provável para divulgação do resultado do concurso é 1º de agosto, após cumpridos os prazos de divulgação de gabaritos e julgamento de possíveis recursos. A homologação do resultado final do certame está prevista para 08 de agosto.
 
Validade
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Palmas-TO

Concurso Público Prefeitura de Duartina – SP

Com 10 vagas imediatas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Duartina, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 001/2014 de concurso público. Os salários oferecidos aos contratados variam de R$ 700 a R$ 8.917, 54, por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O certame também oferece outras vagas, mas para formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são para Analista de Sistemas, Auxiliar de Tesouraria, Engenheiro Civil, Instrutor (Informática, Música, Teatro, Canto, Dança e Xadrez), Médico PSF, Médico Psiquiatra, Merendeira, Monitor Desportivo e Técnico em Contabilidade.
 
Até às 16h de 30 de abril de 2014, pelo site www.astralassessoria.com.br, o candidato poderá efetivar a sua inscrição, mediante pagamento da taxa de participação entre R$ 35 e R$ 55.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos Infocentros do Programa Acessa São Paulo (endereços podem ser consultados no site: www.acessasp.sp.gov.br).
 
Os inscritos serão avaliados por meio de uma Prova Objetiva, a qual será aplicada nas prováveis datas de 17 e/ou 18 de maio de 2014. Local e horário da avaliação serão informados futuramente pelo www.astralassessoria.com.br, onde também pode ser conferido o edital na íntegra.  

Prefeitura de Buerarema - BA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Buerarema, no estado da Bahia, divulgou edital de processo seletivo n° 001/2014, para provimento de cargos em regime temporário, sob execução técnica e coordenação da empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA. São providas 110 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.500,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Agente de Serviços Gerais, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Coordenador CRAS, Coordenador CREAS, Coordenador do INFOCENTRO, Coordenador, Digitador, Educador Social, Enfermeiro PSF, Facilitador de Oficina, Fisioterapeuta, Médico PSF, Médico Psiquiatra, Motorista Classe B, Motorista Classe D, Nutricionista, Odontólogo, Operador de CAD Único, Orientador Social, Professor de Educação Física, Professor Nível III – Biologia (Sede), Professor Nível III – Matemática (Sede), Professor Nível III - Pedagogia (Sede), Professor Nível III -Pedagogia (Zona Rural), Psicólogo, Técnico em Enfermagem PSF, Técnico em Laboratório e Tutor INFOCENTRO.

As inscrições ficarão abertas até o dia 25 de abril de 2014, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido.

As entrevistas serão realizadas a partir do dia 12 de maio de 2014 e os locais serão divulgados oportunamente. O resultado final será divulgado na data provável de 09 de junho de 2014.

O prazo de validade do certame, para efeito de nomeação será de 01 ano contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Erechim - RS tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, através do IDRH, publicou edital nº017/2014 do concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 76 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Artífice-Pedreiro, Artífice-Encanador, Artífice-Carpinteiro, Auxiliar de Serviços, Motorista, Operador de Maq. E Equipamentos Rodoviários, Operador Industrial, Arqueólogo, Agente de Trânsito, Assistente Social, Educador Assistente, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Geólogo, Médico-Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral 12 horas, Médico Clínico Geral 20 horas, Médico Clínico Geral 40 horas, Médico Comunitário 40 horas, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista 12 horas, Médico do Trabalho 12 horas, Médico Ginecologista 12 horas, Médico Ginecologista 40 horas, Médico Hematologista, Médico Pneumologista 12 horas, Medico Pediatra 12 horas, Médico Pediatra 40 horas, Médico Psiquiatra 12 horas, Médico Psiquiatra 20 horas, Médico Infectologista, Médico Oftalmologista, Médico Cardiologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Reumatologista, Médico Traumatologista, Monitor do Albergue, Operador de Radio e Telefonia, Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais , Professor de Educação Artística, Professor de Língua Estrangeira Inglês, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Professor de Ensino Religioso, Professor de Filosofia, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Dança Balett, Professor de Violino, Professor de Teclado, Professor de Violão, Professor de Artes Plásticas, Secretário Executivo, Técnico de Tecnologia da Informação, Topografo e Visitador do PIM.
 
Os salários vão até R$ 11.062,13, além do vencimento básico de cada cargo, o servidor fará jus ao auxílio alimentação no valor de R$ 11,00 por dia trabalhado, observado o limite máximo de 22 vales/mês.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 23 de abril de 2014, pela internet através do site do Instituto de Desenvolvimento em Recursos – www.idrhconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas escritas serão aplicadas para todos os cargos em local/dia a ser afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Erechim e nos sites www.idrhconcursos.com.br e www.pmerechim.rs.gov.br.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Erechim.

Prefeitura de Pedra do Anta - MG prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Pedra do Anta, estado de Minas Gerais, publicou o edital 01/2014, de concurso público e processo seletivo, visando preencher 21 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 10.000,00 por jornada de 40 horas semanais. 
 
As vagas destinadas ao concurso público são para os cargos de Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico. Já o processo seletivo oferta vagas para Agente Comunitário de Saúde. 
 
As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até o dia 03 de maio de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Major José Luiz Silva Viana, 1111 – Centro, e também pelo site www.rumocertoservicos.com.br. As taxas variam de R$ 22 a R$ 150. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e avaliação de títulos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 08 de junho de 2014, em locais e horários a serem definidos pela empresa organizadora do concurso público e processo seletivo.
 
O prazo de validade do presente Concurso Público é de dois  anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos e o prazo de validade do Processo Seletivo Público é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Arcoverde - PE prorroga inscrições

Foi prorrogado o período de inscrições ao concurso público n° 001/2014 que pretender ampliar o número de servidores da Prefeitura de Arcoverde, no Pernambuco. Serão oferecidas 412 vagas de trabalho em diversas áreas, com a reserva de 57 postos para pessoas com deficiências.
 
Cargos e Salários
No nível superior, há chances para: Procurador da Fazenda Municipal, Auditor da Fazenda Municipal, Auditor de Controle Interno, Administrador de Recursos Humanos, Agrônomo, Veterinário, Médicos de diversas especialidades, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Dentista, Farmacêutico, Biomédico, Nutricionista, Educador Físico e Professor. Os salários variam entre R$ 1500 e R$ 4.000.

Candidatos de nível técnico podem concorrer às vagas para Agentes de Fiscalização de Obras, Técnicos em Contadoria, Técnicos em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Citologia, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos de Prótese Dentária e Educador Social. Os salários variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Para os Agentes de Saúde serão disponibilizadas 77 vagas e os candidatos aprovados tomarão posse de imediato, com direito a salário de R$ 950,00. Para se inscrever, é necessário ser morador da localidade de atuação.

Por fim, quem possuir nível médio pode disputar as vagas de Agente de Desenvolvimento Comunitário, Agente de Fiscalização de Trânsito, Agente de Fiscalização do Código de Posturas, Fiscal de Feira, Fiscal de Serviços Públicos e Arte Educador. Os salários também variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas até 01 de maio de 2014, podendo ser realizadas através do site da organizadora (www.conpass.com.br). As taxas de inscrição custam  R$ 120,00 (superior) e R$ 80,00 (médio e técnico).

Provas, Gabaritos e Validade
As provas acontecem no dia 1º de junho de 2014, em horário e local ainda a serem definidos. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 02 de junho de 2014.
 
O resultado preliminar da prova escrita do concurso será publicado e divulgado até o dia 23 de junho de 2014.

O concurso será executado por meio da empresa Conpass Concursos Públicos e Assessorias, tendo validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
A retificação do edital, prorrogando as inscrições, encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, edição de 16 de abril de 2014, pág. 21.

Todas as informações também estão no site de inscrição www.conpass.com.br.

Concurso Prefeitura de Ibirité – MG 2014

A Prefeitura de Ibirité, no estado de Minas Gerais, através da empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda – EPP, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 448 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 12.111,48, por carga horária de 12 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Servente de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário (Auxiliar de Saúde Bucal), Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico de Raios – X (Técnico em Radiologia), Técnico em Higiene Dental (Técnico em Saúde Bucal), Técnico em Laboratório, Professor PEB II – Educação Física, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, entre outras oportunidades.
 
As inscrições deverão ser realizadas pela internet no site www.rumocertoservicos.com.br, no período de 23 de junho até 31 de julho de 2014, desde que efetuado o pagamento da taxa de inscrição até o dia 08 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 120,00 de acordo com a função escolhida.
 
A inscrição em sua forma presencial será feita na Prefeitura de Ibirité – MG na rua Arthur Campos, 906, bairro Alvorada, Ibirité - MG no horário de 10h às 16h (exceto sábados, domingos, feriados, recessos administrativos e ponto facultativo).

As provas objetivas de múltipla escolha e a redação serão realizadas no Município de Ibirité/MG, provavelmente, no dia 14 de setembro de 2014. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Ibirité e disponíveis no site www.rumocertoservicos.com.br, a partir do dia 08 de setembro de 2014, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

O gabarito será divulgado na data provável de 15 de setembro de 2014 e o resultado final para homologação será na data prevista de 19 de novembro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Prefeitura de Senhora dos Remédios – MG abre vagas

Através do edital de Processo Seletivo nº 001/2014, a Prefeitura de Senhora dos Remédios, no estado de Minas Gerais, está com a oferta de trabalho para profissionais de todos os níveis de escolaridade. São 32 vagas disponíveis para contratações imediatas, por rendimentos de R$ 724 a R$ 8.341,15 em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os cargos oferecidos no certame são Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Contabilidade, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Pedreiro, Psicólogo, Professor, Recepcionista, Serviçal, entre outras vagas.
 
As inscrições podem ser feitas de 28 de abril a 16 de maio de 2014, pelo www.ammabarbacena.com.br.
 
A seleção ocorrerá por meio de Prova Escrita, a qual será realizada provavelmente em 15 de junho de 2015, além da Prova Prática – somente para alguns cargos – a ser realizada na data provável de 14 de junho de 2014.
 
O resultado final com a lista de aprovados será informado em 02 de julho no www.ammabarbacena.com.br.
 
A validade da seleção será de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Prefeitura de Nova Canaã do Norte - MT abre vagas

A Prefeitura de Nova Canaã do Norte, no Estado do Mato Grosso publicou o extrato do edital nº. 001/2014 de processo seletivo, destinado à contratação, por tempo determinado, de 18 profissionais de nível médio para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 950,00 por carga horária de 40 horas semanais. 
 
Inscrição
As inscrições serão online/presenciais realizadas no período de 21 de abril a 05 de maio de 2014, no site www.novacanaadonorte.mt.gov.br e/ou na Prefeitura de Nova Canaã do Norte, situada na Av. Brasil, 27 – Centro – Caixa Postal 01, CEP: 78.515-000.
 
Prova
O certame constará de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 01 de junho de 2014, no horário das 08h00 às 11h00 (horário oficial do Mato Grosso), em local a ser informado através de publicação do edital complementar no mural/site da Prefeitura de Nova Canaã do Norte.
 
O extrato do edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 15 de abril de 2014, pág. 221 a 222.

Prefeitura de Osasco - SP publica edital de processo seletivo

Com intuito de contratar 80 Médicos em várias especialidades, a Prefeitura de Osasco, em São Paulo, publicou o edital de processo seletivo nº 023/2014. A remuneração é de até R$ 3.583,62 por jornada de 12 ou 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 24 de abril de 2014, no Departamento de Administração de  Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista - Osasco.
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista técnica e o resultado da seleção pública será publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO. De acordo com o edital, o prazo de validade do certame será de um ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 11 de abril de 2014, a partir da página 26. 

Prefeitura de Monte Alegre - PA publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Monte Alegre, no Estado do Pará, publicou por meio da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, os editais de processo seletivo nº. 001 e 002/2014. Serão ofertadas 81 vagas para profissionais de nível fundamental, por salários de até R$ 1.014,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde  e Agente de Combate às Endemias.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, deverão ser efetuadas até 30 de abril de 2014, através do site www.prefeiturademontealegre.pa.gov.br.
 
As provas serão realizadas provavelmente nos dias 20 de maio de 2014 para Agente Comunitário de Saúde e 21 de maio para Agente de Combate às Endemias, em local e horário que serão divulgados no edital de homologação, a partir do dia 02 de maio de 2014. O gabarito será divulgado no site www.prefeiturademontealegre.pa.gov.br, no dia seguinte a realização da prova.
 
Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde convocados deverão protocolar seus documentos referentes à prova de títulos pessoalmente ou através de procurador, no período de 23 a 26 de maio de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 08 às 14h. Já os candidatos ao cargo de Agente de Combate às Endemias deverão entregar da documentação referente à prova de títulos nos dias 28 a 30 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
 
Os editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará, de 16 de abril de 2014, pág. 10 a 18.

Concurso Prefeitura de Espinosa - MG

A Prefeitura de Espinosa, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 213 vagas, sendo 201 para ampla concorrência e 12 para pessoas com deficiência PcD. As chances são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.850,00. As jornadas de trabalho são de 20h, 24h, 30h ou 40.

As chances são para os empregos de Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Serviços Gerais - Servente Escolar; Condutor de Veículos Leves; Condutor de Veículos Pesados; Fiscal de Obras e Posturas; Fiscal de Rendas; Gari; Oficial de Serviços Públicos: Bombeiro, Eletricista, Marceneiro e Pedreiro; Pedagogo; Professor PI; Técnico Administrativo; Técnico de Nível Médio em Radiologia; Técnico de Nível Médio em Saúde - Técnico em Enfermagem; Técnico de Nível Superior Administrativo - Engenheiro Civil; Técnico de Nível Superior em Assistência - Assistente Social; Técnico de Nível Superior em Saúde - Biomédico, Enfermeiro Saúde Mental; Enfermeiro e Nutricionista.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 16 de junho a 15 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 93,00 de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Espinosa, situada à Praça Coronel Heitor Antunes, nº 132, Centro, CEP 39510-000, Espinosa/MG.

As provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) serão realizadas no município de Espinosa, na data prevista de 17 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Espinosa e no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br. O gabarito provisório será divulgado na data provável de 19 de agosto de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP 2014

A Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, abriu os concursos públicos orientados pelos editais 08 e 09/2014-SAM 01, destinados ao provimento total de 34 postos de trabalho existentes em seu quadro, com a exigência de escolaridade fundamental a superior completa. Os salários dos novos servidores poderão variar de R$ 1.090,92 a R$ 4.611,63.
 
Os cargos com oferta de vagas são: Agente de Manutenção de Automotores (Elétrica, Tapeçaria Automotiva, Mecânica de Veículos, Mecânica de Veículos Pesados), Agente Funerário de Serviços Técnicos, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Encanador, Lavador e Lubrificador de Veículos, Motorista, Motorista Guincheiro, Pedreiro e Técnico em Semaforização (edital 08/2014-SAM 01) e Médico(a) do Trabalho (edital 09/2014-SAM 01).
 
As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.ibamsp-concursos.org.br até o dia 8 de maio de 2014, mediante o pagamento de taxa entre R$ 39,00 e R$ 83,00, conforme a função pretendida. 
 
Quem optar pela inscrição presencial, deverá se dirigir, de 5 a 9 de maio de 2014, ao posto de atendimento do Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibam) instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos).
 
O concurso constará de provas objetivas para todos os candidatos, lembrando que, dependendo da função pretendida, serão aplicadas ainda: prova de títulos, avaliação psicológica e prova prática. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 08 de junho 2014 e serão realizadas na cidade de Guarulhos-SP.
 
O edital completo pode ser lido nos sites  www.ibamsp-concursos.org.br ou www.guarulhos.sp.gov.br. Outras informações podem ser dadas Seção de Gestão e Recrutamento e Seleção da Secretaria de Administração e Modernização, pelos telefones 2423-7436/7471.