Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de julho de 2013

Start-up desenvolve fralda "inteligente" que detecta infecções urinárias

Dispositivo 'lê' urina do bebê e passa informações a celular, onde são analisadas por aplicativo
 
Um casal nos Estados Unidos desenvolveu uma fralda que pode detectar se o bebê está com infecção urinária.
 
A "fralda inteligente" usa tiras em sua área absorvente que mudam de cor, e ficam ao redor de um código QR — um código de barras que poder ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e é convertido em informação.
 
Essa informação é analisada por um aplicativo de celular, que "lê" as cores das tiras.
 
Divulgação
A "fralda inteligente" usa um sistema de código QR para gerar informações sobre a urina do bebê
Alerta para os pais            
O casal precisa arrecadar US$ 225 mil (cerca de R$560 mil) e conseguir aprovação federal antes de entrar em produção.
 
Infecções urinárias afetam cerca de 8% dos bebês, especialmente as meninas.
 
As infecções podem ser difíceis de ser detectadas antes que elas tenham se desenvolvido completamente — e antes do surgimento de sintomas como febre e o aumento da irritabilidade.
 
A "fralda inteligente" age como uma espécie de alerta, avisando aos pais sobre uma possível infecção antes que ela se torne um problema real.
 
Diferentes quadrados coloridos medem a interação entre os componentes da urina, incluindo o conteúdo encontrado na água, proteínas e bactérias.
 
Os pais devem escanear a "fralda inteligente" uma vez por dia para construir uma base de dados no aplicativo, que poderá ser compartilhado com os médicos que irão diagnosticar uma possível disfunção renal ou desidratação.             
                          
Fralda: uma fonte de dados
A fralda é uma invenção de Jennie Rubinshteyn e Yaroslav Faybishenko. A inspiração veio quando, durante uma viagem de carro, sua filha de um ano de idade não parava de chorar.
 
"Percebemos que ela não estava simplesmente sentada numa fralda cheia de urina, mas sim numa fralda cheia de dados", disseram eles.
 
Faybishenko acredita que a fralda deverá custar cerca de um terço a mais do que as fraldas descartáveis comuns. Mas para a start-up do casal, a PixieScientific, convencer os reguladores a aprovar a ideia, a fralda precisa primeiro passar por testes.
 
A start-up está trabalhando contra o relógio. Eles tem apenas dois meses para convencer potenciais investidores, através do site de crowdfunding IndieGoGo, a investir o dinheiro necessário na ideia. Até agora eles conseguiram apenas uma fração de seu objetivo.
 
A start-up também enfrenta a concorrência dos fabricantes de fraldas já estabelecidos. Em maio, a fabricante Huggies anunciou o dispositivo TweetPee, um sensor que mede a umidade da fralda e, em seguida, envia uma mensagem aos pais avisando que seu filho precisa ter a fralda trocada.             
Fonte Delas

Turma 67 São Camilo Ipiranga

Foto com os alunos do módulo de Gestão de Logística Hospitalar da turma de pós graduação em Administração
Hospitalar da São Camilo - Campus Ipiranga
 junho 2013

Compare os nutrientes e os benefícios de 14 chás

Camomila - Foto: Getty Images
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e
insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca
Os benefícios são diversos, desde melhorar a digestão até ajudar no controle do diabetes
 
Chás quentinhos são muito bem-vindos quando o termômetros despencam.
 
Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo.
 
"Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml.
 
Abafe por três a cinco minutos e coe", explica a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro.
 
Ela ainda aconselha a armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas.
 
Confira abaixo os benefícios de 14 chás diferentes e escolha o seu preferido! 
 
Capim cidreira - Foto: Getty ImagesCapim cidreira
Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão", conta a nutricionista Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, também lembra que esse chá serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.
 
Camomila - Foto: Getty ImagesCamomila
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante", conta a nutricionista Bruna Murta. A nutricionista Flávia Cyfer dá outra dica: "A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".  
 
Hortelã - Foto: Getty ImagesHortelã
Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. A nutricionista Bruna Murta acrescenta que ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.  
 
Alecrim - Foto: Getty ImagesAlecrim
"É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã", conta a nutricionista Bruna Murta. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade.

De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado", comenta a profissional. 
 
Erva doce - Foto: Getty ImagesErva doce
O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão. 
 
 
Chá mate - Foto: Getty ImagesChá mate
Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. "Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite", lembra a nutricionista Bruna Murta. 
 
Chá de canela - Foto: Getty ImagesChá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes. A nutricionista Bruna Murta explica que ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista Flávia Cyfer lembra que ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez. 
 
Chá verde - Foto: Getty ImagesChá verde
Esse é mais um chá campeão. "É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer", afirma a nutricionista Bruna Murta.

Flávia Cyfer complementa as vantagens dessa bebida: ajuda a combater cáries - basta fazer bochechos com ela - e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo.

O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.  
 
Hibisco - Foto: Getty ImagesChá de hibisco
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes", conta a profissional.

A nutricionista Bruna Murta explica que o fator que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo", afirma. 
 
Chás - Foto: Getty ImagesChá de gengibre
"O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza", diz a nutricionista Flávia Cyfer. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. A nutricionista ainda indica esse chá para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.  
 
Limão - Foto: Getty ImagesChá de limão
Além de a fruta ser rica em vitamina C, a nutricionista Flávia Cyfer conta que ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. "Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena", diz a profissional.

O conselho de Flávia é fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.  
 
Maracujá - Foto Getty ImagesMaracujá
O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. As nutricionistas indicam esse chá para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.  
 
 
 
Maçã - Foto: Getty Images
Maçã
A fruta também tem ação calmante, além de ótima para ajudar na digestão. A nutricionista Flávia Cyfer também indica que ela é diurética, com efeito laxante.  
 
 
 
Alfazema - Foto: Getty Images
Chá de alfazema
Mais um chá que ajuda a aliviar cólicas. De propriedade calmante e bactericida, a alfazema também é muito usada para amenizar dores de cabeça.  
 
 
Fonte Minha Vida

Nove cuidados para treinar em dias frios

Alongamento - Foto: Getty ImagesUsar roupas adequadas e não esquecer o protetor solar estão entre as dicas
 
O inverno chega e traz aquele frio mais carregado, que faz com que muita gente deixe a atividade física de lado - apesar de essa prática regular ser benéfica em todas as épocas do ano.
 
Caso você consiga manter o ânimo e o comprometimento, saiba que treinar no frio tem suas particularidades.
 
Cuidados como a roupa adequada e proteção redobrada contra doenças devem ser levados em conta.

O Minha Vida conversou com o fisiologista do esporte Raul Santo, que deu dicas valiosas sobre os cuidados necessários - mas muitas vezes esquecidos - na hora de se exercitar em dias frios.  
 
Alongamento - Foto: Getty ImagesAquecimento e alongamento: é costume de muita gente optar entre o alongamento ou o aquecimento antes de uma atividade física. Ou simplesmente pular as duas etapas. É importante lembrar que o aquecimento deve ser feito antes do alongamento, e no geral é uma corrida leve ou caminhada e movimentos de braços e pernas.

De acordo com o fisiologista do esporte Raul Santo, o risco de lesões aumenta nos dias frios, pois nossos receptores cerebrais ficam com a atividade limitada, demorando mais tempo para enviar reforços a articulações, musculatura e ligamentos. Por isso, é importante dar mais atenção ao aquecimento e alongamento durante os dias frios. Na hora de alongar, a dica é aumentar o número de repetições para cada região do corpo e com maior envergadura, ou seja, esticando mais a musculatura na hora da execução. 
 
Roupas adequadas no inverno - Foto: Getty ImagesRoupas adequadas: usar roupas normais e em excesso pode fazê-lo suar mais, fazendo com que o rendimento caia e leve à fadiga. Raul Santo afirma que é importante usar roupas específicas para a atividade física, pois elas facilitam o processo de sudorese.

Outra recomendação é sempre manter bem aquecidas as extremidades do corpo, como mãos, pés e cabeça, pois no frio nosso corpo concentra o calor em seu centro. Então, não se esqueça das luvas, meias e touca! "Se a pessoa sentir calor durante o treino, ela pode retirar o excesso de roupas aos poucos, mas nunca tudo de uma vez, pois o corpo pode sofrer o choque térmico", diz o fisiologista.

No frio, também é essencial usar roupas sempre bem secas. Caso contrário, você estará mais suscetível a doenças.  
 
Cuidado com a intensidade do exercício - Foto Getty ImagesDiminua a dose: no inverno, o rendimento também cai, até por conta do excesso de roupas. "Nessa fase, por cautela e para evitar lesões, é importante dosar mais os treinos, tanto em volume quanto em velocidade", aconselha Raul.

Por isso, comece mais leve e vá aumentando o ritmo no decorrer da semana ou do próprio dia, sempre respeitando seus limites. "O que não pode é treinar forte todos os dias, pois o organismo não vai suportar a demanda", alerta o especialista.  
 
Evite lugares com poluição - Foto: Getty ImagesEvite lugares com muita poluição: fazer exercícios em grandes avenidas ou cursos que tenham muitos carros prejudica o rendimento.
 
A poluição deixa o ar mais denso e seco. Por isso, se for treinar ao ar livre, prefira horários de menor fluxo. 
 
Protetor solar - Foto: Getty ImagesUse protetor solar e labial: frio não é desculpa para deixar de lado a proteção da pele.
 
O sol continua lá e o ar está mais seco do que nunca. Por isso, é essencial usar protetor solar - na pele e nos lábios - mesmo quando o calor vai embora. 
 
Beba água sempre - Foto: Getty ImagesContinue tomando bastante água: é comum sentirmos menos sede nos dias frios, entretanto, quando o assunto é exercício físico, devemos fugir a essa regra.
 
"Deve-se beber água também durante o percurso, pois a boca fica muito seca por causa da baixa umidade", diz Raul, que também recomenda a ingestão de frutas e legumes, ricos em água em sua composição e importantes para a hidratação plena do nosso corpo.  
 
Troque a roupa úmida - Foto: Getty ImagesTroque de roupa: imediatamente após o término do exercício você deve tirar as roupas que estava usando e trocar por outras secas, mesmo que vá tomar banho só quando chegar em casa.

Raul Santo explica que, quando você termina de treinar, suas roupas estão úmidas, o que pode prejudicar regulação da sua temperatura corporal, gerando uma hipotermia. Se for tomar banho, a temperatura deve ser de morna a quente e a vestimenta do pós-treino deve incluir um agasalho. 
 
Evite o frio após o treinoNão se exponha ao frio após o treino: no pós-treino, é importante não se expor ao frio, pelo mesmo motivo que devemos trocar de roupa.
 
O corpo está quente por causa da atividade física e expô-lo imediatamente ao frio pode causar uma inversão térmica, seguida de hipotermia. "O corpo deve esfriar gradualmente", afirma Raul. 
 
Atividade ao ar livre - Foto Getty ImagesPrefira lugares abertos: essa regra vale tanto para quem treina ao ar livre quanto para os atletas de academia.
 
As chances de contrairmos algum vírus ou infecção são maiores no frio, principalmente se estamos em lugares muito fechados ou pouco ventilados. Por isso, prefira ambientes bem abertos ou certifique-se de que o sistema de ventilação da sua academia está funcionando corretamente. 
 
Fonte Minha Vida

Diabetes: perder peso protege de doenças cardiovasculares

Perda de peso melhora a saúde do portador de diabetes como um todo
Emagrecer traz uma série de benefícios ao portador da doença
 
Pacientes obesos com diabetes tipo 2, quando submetidos a um programa de perda de peso e modificações de hábitos de vida, não apresentaram redução das taxas de infarto do coração e AVC.
 
Esta é a afirmação de uma recente pesquisa apresentada no Congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA - American Diabetes Association) que vem causando muitas discussões sobre o impacto da perda de peso na saúde dos pacientes com diabetes. 
 
Esse estudo, chamado de Look AHEAD (do inglês Action for Health in Diabetes, algo como "Ação Pela Saúde em Diabetes" em português) foi realizado em 16 centros de saúde nos Estados Unidos, reunindo mais de 5000 pacientes com diabetes tipo 2 com sobrepeso ou obesidade. Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro iniciava mudanças intensivas nos hábitos de vida (que incluía atividades físicas e perda de peso) enquanto que no outro grupo os pacientes apenas recebiam orientações sobre dieta e atividade física. Todos os pacientes foram acompanhados por um período médio de 9,6 anos. O objetivo do estudo era responder se as mudanças intensivas nos hábitos reduziriam de fato o risco de problemas cardiovasculares. 
 
No grupo que efetivamente realizou atividade física, os pacientes perderam mais peso no primeiro ano, quando comparados ao grupo que apenas recebeu orientações (8,6 % de perda contra 0,7%) e também mantiveram mais a perda de peso ao final do estudo (6% contra 3,5%). No entanto, apesar desta diferença no peso, não foi vista redução no número de infartos, crises de angina ou derrame nos pacientes do grupo intensivo. Esse resultado foi muito surpreendente, pois o esperado era confirmar que a perda de peso ajudaria a reduzir as chances de uma pessoa apresentar problemas cardiovasculares (no coração e artérias). 
 
Uma das explicações para este resultado é que os pacientes dos dois grupos estavam usando medicações para reduzir o colesterol (estatinas) e, como essas medicações tem o efeito de proteger a saúde do coração, isso poderia interferir nos resultados. Outro ponto importante é que antes do início do estudo, os pacientes do grupo de orientação apresentavam o colesterol ruim (LDL) um pouco mais baixo do que o grupo que efetivamente realizou as mudanças propostas. 
 
Outra justificativa é a de que a perda de peso deve ser mantida por maiores períodos para que o benefício cardiovascular aconteça. No Look AHEAD, a diferença do peso entre os grupos foi maior na fase inicial comparada com a fase final. O que quer dizer que os pacientes do grupo intensivo não conseguiram manter a perda de peso alcançada, e isso poderia justificar também os resultados inesperados.
 
Mas é preciso também enxergar o outro lado: o dos benefícios. Os pacientes que estavam no grupo das modificações intensivas apresentaram redução dos níveis sanguíneos de diabetes, muitas vezes precisando reduzir medicamentos, e também houve melhora nos casos de apneia do sono, depressão, mobilidade... Enfim, na qualidade de vida como um todo.
 
Relação entre diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares
Quando um grande estudo deste porte é divulgado, deve-se analisar com cautela as informações. As pessoas com diabetes tipo 2 tem maiores chances de desenvolver problemas cardíacos, pois apresentam muitos fatores que unidos atingem a saúde do coração e das artérias, como: colesterol alto, pressão alta e maior risco de aterosclerose (que é a formação de placas de gordura nas artérias).
 
Nos paciente com diabetes, os altos níveis de açúcar no sangue vão danificando as artérias pequenas, como as da retina e dentro dos rins, e também as artérias grandes, como as coronárias do coração e as artérias cerebrais. O resultado é que as artérias grandes podem acumular no seu interior placas de gordura, que dificultam ou mesmo impedem a passagem do sangue. O resultado vai depender de qual artéria ficou ?entupida?: se for no coração haverá o infarto, se for no cérebro, AVC.
 
Quando uma pessoa ganha peso, os níveis de gordura no organismo se elevam e a pressão pode aumentar. Estes fatores somados fazem a pessoa com obesidade apresentar maiores riscos de problemas cardiovasculares. Perder peso seria então uma estratégia para minimizar os riscos, independente se pessoa tem diabetes ou não.
 
Adote outros bons hábitos
Além da perda de peso, é essencial que tenhamos hábitos de vida mais saudáveis, como: prática de exercícios, alimentação equilibrada, redução do estresse diário, parar de fumar e dormir cerca de oito horas de sono por noite. É o conjunto de todos estes hábitos que vai determinar maior ou menor risco de desenvolver problemas cardíacos no futuro. Não adianta, por exemplo, uma pessoa estar dentro do peso ideal, mas fumar dois maços de cigarro por dia.
 
O uso de medicamentos corretos para a proteção do coração é outra estratégia para ajudar a diminuir os riscos de problemas. Muitas vezes existe o histórico familiar, que é o risco genético de uma pessoa, por exemplo, ter o colesterol ruim mais alto, - e nesses casos o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Os medicamentos atuam tanto na redução do colesterol no sangue como também reduzindo a inflamação que as placas de gordura causam dentro das artérias. Com menos colesterol e menos inflamação, o risco de doenças cardiovasculares diminui.
 
Em resumo, tudo funciona de forma integrada. A obesidade é reconhecida desde 2001 pela Associação Americana do Coração (American Heart Association) como fator de risco modificável para doenças cardíacas. Apesar de isoladamente a perda de peso nesta pesquisa não ter afetado diretamente este aspecto, reduzir o peso melhora sem dúvidas a qualidade de vida da pessoa como um todo. Muitas vezes, melhorar a alimentação e perder peso é o primeiro passo para uma vida mais saudável.
 
Fonte Minha Vida

Novas nanoparticulas levam medicamentos diretamente às células cancerosas

O conceito chamado pH phoresis criou nanoparticulas que se acumulam em regiões de maior acidez liberando as drogas
 
Nanopartículas que se concentram e, em seguida, podem se expandir na presença de maior acidez encontrada em células de câncer. Este novo conceito pode ser usado para melhorar a entrega de medicamentos contra vários tipos de câncer.

O conceito implica na utilização de nanoparticulas feitas de weak polybases ( polibases fracas), compostos que se expandem quando transportados em ambientes que possuem uma acidez maior do que os tecidos circundantes, imitando as células tumorais. Os pesquisadores usaram um modelo sofisticado para mostrar como as partículas se acumulam em regiões de maior acidez e lá permanecer por tempo suficiente para entregar as drogas anticâncer.

"Este fenômeno, que chamamos pH phoresis , pode fornecer um mecanismo útil para melhorar a entrega de drogas para as células cancerosas em tecidos de tumores sólidos", afirmou o professor You-Yeon Won.

As soluções com um pH inferior a 7 são consideradas ácidas, e aquelas com um pH mais elevado são básicas ou alcalinas. O conceito de pH phoresis usa "micelas de polímero" sintéticas, minúsculas esferas que abrigam medicamentos no seu núcleo e são revestidas de um material que pode se expandir dramaticamente com as mudanças de pH alcalino para ácido.

"Tumores sólidos têm um pH extracelular significativamente menor, cerca de 6,5-6,9, em comparação com o tecido normal, que tem um pH médio de 7,4", afirmou Won.

A carga positiva diminui a circulação de micelas para fora do tecido do tumor, o que faz com que as nanopartículas se acumulem no interior da massa do tumor o tempo suficiente para penetrar nas células tumorais e liberar as drogas.

"Tal efeito seria uma virada de jogo, oferecendo a dose adequada de drogas anticâncer dentro das células tumorais. Este novo conceito também pode ser combinado facilmente dentro de outras metodologias de distribuição de medicamentos estabelecidos, tornando-se potencialmente prático para aplicação médica," completou o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Pequisa mostra vantagens e poucos riscos no corte tardio do cordão umbilical

O corte tardio do cordão umbilical pode trazer várias vantagens para saúde do bebê
Foto: Foto Stock © Paul Hakimata
O corte tardio do cordão umbilical pode trazer várias vantagens
 para saúde do bebê
O estudo com 3.9 mil mulheres mostrou bebês com níveis de hemoglobina mais elevados e menor deficiência de ferro
 
O mais recente estudo envolvendo 3.9 mil mulheres e seus bebês mostrou que o corte tardio do cordão umbilical não resultou em maiores riscos de hemorragia materna ou nos níveis de hemoglobina no sangue, e que os bebês nasceram mais saudáveis em uma série de aspectos.

Quando o corte cordão foi atrasado bebês tinham níveis mais elevados de hemoglobina entre um e dois dias após o nascimento e nasceram menos propensos a ter deficiência de ferro três a seis meses após o parto. Outra vantagem observada no estudo foi o aumento do peso ao nascer.

Segundo Philippa Middleton, da Universidade de Adelaide (Austrália), "à luz da crescente evidência de que o clampeamento tardio aumenta as concentrações iniciais de hemoglobina e os estoques de ferro em bebês, uma abordagem mais liberal para atrasar fixação do cordão umbilical de bebês saudáveis fica mais garantida com estes resultados."

Um dos efeitos adversos apontados no corte tardio do cordão umbilical foi um ligeiro aumento do número de bebês que necessitam de tratamento para a icterícia. "Os benefícios do clampeamento tardio precisam ser pesados contra o pequeno risco adicional de icterícia em recém-nascidos. E pode ser particularmente benéfico em locais onde anemia severa é comum," afirmou Middleton.
 
Fonte isaude.net

Uso abusivo de opióides mata 16 mil americanos a cada ano

O alerta é da Associação Médica Americana, durante lançamento do novo curso de Eduação Médica Contirnuada
 
A Associação Medica Americana (AMA) volta a alertar os médicos sobre o uso abusivo de opióides em casos de dor crônica não oncológica. O alerta foi divulgado, nesta terça-feira (8), com a apresentação da mais nova revisão do seu curso de Educação Medica Médica Continuada (CME) no tratamento da dor.

Mais de 16 mil americanos morrem anualmente de overdose com implicações do uso opióides. Este medicamentos estão envolvidos, também, em cerca de 400 mil visitas às emergências de hospitais a cada ano. Cerca de 120 milhões lutam com a dor crônica. As despesas médicas e perda de produtividade custam os cofres públicos do EUA mais de US $ 600 bilhões/ano, segundo dados do governo americano.

" Manter uma apropriada compreensão da gestão da dor vai ajudar os médicos a assegurar que os pacientes possam realmente obter o alívio ajudando a prevenir o abuso na prescrição de drogas," disse Jeremy A. Lazarus, ex-presidente da AMA. " Ao longo da última década, a AMA tem oferecido treinamento de gerenciamento de dor. A atualização do CME vai ajudar os médicos a desenvolver melhor as habilidades necessárias para avaliar e gerir os pacientes com dor persistente."

Levantamento realizado pela AMA já destacou a falta de provas definitivas sobre a eficácia de opióides em pacientes com dor crônica não oncológica. Apesar desta condição, os novos direcionamentos buscam, do ponto de vista clínico, uma abordagem equilibrada em que os médicos nem rejeitem, nem abusem do uso dos opióides.

O curso inclui, ainda, módulos sobre a fisiopatologia da dor, fatores médico-legais, bem como o tratamento da dor em pacientes idosos e pacientes com problemas de abuso de substâncias. As evidências sobre tratamentos, como medicamentos não-esteróides anti-inflamatórios, fisioterapia e terapia ocupacional, terapia cognitivo-comportamental e abordagens cirúrgicas e de intervenção também fazem parte do novo curso.

 
Fonte isaude.net

Pernambuco é primeiro estado a receber Capacitação de Cuidados Paliativos

Curso Capacitação em Cuidados Paliativos reuniu 150 profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar, hospitais e serviços de referência na área
Foto: SES/PE
Curso Capacitação em Cuidados Paliativos reuniu 150
profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar,
 hospitais e serviços de referência na área
O curso é realizado à distância e terá duração de 10 meses. Profissionais de seis municipios participaram desta edição
 
O primeiro Estado do País a receber o curso Capacitação em Cuidados Paliativos, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com Hospital Samaritano (São Paulo) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco reuniu 150 profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar, hospitais e serviços de referência na área.
 
Os participantes, de seis municípios pernambucanos (Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Vitória de Santo Antão e Caruaru), foram recebidos no auditório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), para aula inaugural e início da atualização profissional. Apenas três turmas serão formadas no Brasil.
 
De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alyne Melo, o curso à distância, financiado pelo órgão federal e com duração de dez meses, tem como foco qualificar os profissionais a fim de se construir uma rede de cuidados em atenção paliativa no Estado.
 
Segundo o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Luiz Maria Ramos, a instituição filantrópica é reconhecida pela expertise no tema e qualificado pelo MS como hospital de excelência. " Temos 25 projetos em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que transferem tecnologia, capacitam profissionais e qualificam a gestão e assistência de serviços públicos e filantrópicos em todo o País" , afirma.
 
" Nossa população está envelhecendo. Hoje, nossa realidade nos apresenta uma maior quantidade de pacientes com doenças que chamamos limitadoras da vida. É imprescindível saber que existe toda uma linha de cuidado específica e apropriada para esses doentes. É um trabalho multiprofissional e que a base está na atenção básica da rede" , comenta o coordenador do Programa de Educação à Distância para Atenção Básica em Cuidados Paliativos, Henrique Parsons.

Com informações da SES Pernambuco
 
Fonte isaude.net

Ministério determina ações para serviços de oncologia do Rio Grande do Sul

Fachada do Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão em Campo Grande (MS).
Foto: Karina Zambrana - ASCOM/MS
Fachada do Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão
em Campo Grande (MS)
As medidas já são resultado da força-tarefa instaurada para apurar irregularidades nos procedimentos oncológicos no estado
 
O Ministério da Saúde definiu uma série de medidas para melhorar de imediato os serviços de oncologia no Mato Grosso do Sul. As determinações são focadas em três eixos: segurança do paciente, combate ao desperdício e reorganização da assistência prestada às pessoas diagnosticadas com câncer. Essas medidas já são resultado da força-tarefa instaurada pelo ministério para apurar irregularidades nos procedimentos oncológicos no estado. Foi constatado até o momento o desvio de R$ 155 mil em 250 prontuários analisados, valor que deverá ser ressarcido aos cofres públicos, e o prolongamento inadequado de tratamentos de quimioterapia.

Entre as cobranças de ressarcimento, estão cerca de 18% dos valores que constam nas Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) realizadas no Hospital do Câncer Professor Dr. Alfredo Abrão, nesse conjunto de prontuários já apurados pela força-tarefa. Houve cobranças consideradas indevidas também em Autorizações de Procedimento de Alta Complexidade (APACs) desse hospital e da Associação Beneficente de Campo Grande/Santa Casa. Essas distorções são um dos motivos para que a força-tarefa, coordenada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), seja ampliada para mais 1.000 autorizações de procedimentos.

Entre as determinações do ministério está a de que a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande não autorize o Hospital do Câncer a atender novos pacientes, que deverão ser encaminhados para outros serviços de oncologia disponíveis na cidade, como a Santa Casa e o Hospital Regional. As APACs para novos pacientes só poderão voltar a ser autorizadas no Hospital do Câncer após a contratação de oncologistas clínicos, inexistentes no local, e a reorganização do serviço de oncologia clínica disponível na unidade. Técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, também realizarão um treinamento dos profissionais responsáveis pelas autorizações de quimioterapia e radioterapia em todo o estado.

" Esse conjunto de medidas proposto pelo Ministério da Saúde é de início imediato. Esta primeira capacitação dos autorizadores, em parceria com o Inca, terá a duração de três dias. A ideia é que exista um acompanhamento permanente do Ministério em relação às autorizações para garantir o atendimento mais seguro e adequado àquele paciente em tratamento" , informa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Diante da análise já realizada, o ministério identificou haver " supertratamento" em grande parte dos tratamentos de quimioterapia paliativa, utilizado para pacientes em estágio terminal da doença. Foi apurado que, em alguns casos, a indicação era até três vezes maior do que o tempo orientado pelos protocolos médicos. A distorção provocou desperdício de recursos e o pagamento prolongado por tratamentos que poderiam ter sido substituídos por medidas que poderiam dar mais qualidade de vida aos pacientes. Em alguns casos, um tratamento que poderia durar até 12 meses era programado para durar até 40 meses.

Com informações do Ministério da Saúde
 
Fonte isaude.net

Hospitais de Curitiba farão monitoramento de próteses ortopédicas

Sala de cirurgia do Hopsital Vita em Curitiba. Hospitais que realizam cirurgias com próteses de quadril e joelho vão participar da avaliação e monitoramento
Foto: ASCOM/Hospital Vita
Sala de cirurgia do Hospital Vita em Curitiba. Hospitais que
realizam cirurgias com próteses de quadril e joelho vão participar
 da avaliação e monitoramento
Objetivo é conhecer o perfil de qualidade, segurança e efetividade das próteses por meio de ensaios laboratoriais e cadastro
 
Os hospitais de Curitiba que realizam cirurgias com próteses de quadril e joelho vão participar da avaliação e monitoramento destes produtos. Um dos objetivos é conhecer o perfil de qualidade, segurança e efetividade das próteses por meio de ensaios laboratoriais e cadastro de cirurgias. Com isso, será possível identificar problemas críticos relacionados à fabricação do material, à indicação do implante e ao procedimento cirúrgico.

Os implantes ortopédicos são produtos considerados de alto risco, já que são invasivos e estranhos ao organismo. Depois de introduzido no organismo, o implante permanece por anos dentro do corpo, sendo de difícil monitoramento. Além disso, os fatores de sucesso para a colocação de uma prótese vão desde o processo de fabricação até a Curicirurgia e o acompanhamento do paciente.

A participação da capital paranaense no projeto foi firmada nesta semana com a assinatura do projeto entre a Anvisa, a secretaria municipal de Curitiba e a vigilância sanitária local. Os hospitais da cidade que participam da Rede Sentinela foram os primeiros a firmar a participação no projeto.

A iniciativa faz parte do projeto de Avaliação e Acompanhamento de Dispositivos Médicos da Anvisa, desenvolvido junto com o Grupo Hospitalar Conceição, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Confira a lista dos hospitais participantes em Curitiba:

1. Hospital XV
2. Artro Clínica de Cirurgia Ortopédica
3. Hospital Vita Curitiba
4. Hospital São Lucas
5. Hospital Nossa Senhora Das Graças hospital da Rede Sentinela
6. Hospital Nossa Senhora do Pilar
7. Hospital São Vicente hospital da Rede Sentinela
8. Hospital Vita Batel
9. Hospital Santa Cruz
10. Hospital Cruz Vermelha
11. Hospital Marcelino Champagnat
12. Hospital Cajuru hospital da Rede Sentinela
13. Hospital do Trabalhador
14. Hospital Universitário Evangélico de Curitiba hospital da Rede Sentinela
15. Hospital Vitória
16. Hospital de Clínicas hospital da Rede Sentinela
 
Fonte isaude.net

Mesmo em índices mais baixos, poluição aumenta risco de câncer

As fontes de poluição atmosférica levadas em conta no estudo incluem indústria e os sistemas de aquecimento doméstico
Foto: Igor Dolgov/Foto Stock
As fontes de poluição atmosférica levadas em conta no estudo
incluem indústria e os sistemas de aquecimento doméstico
Estudo de 13 anos mostrou que os índices considerados seguros pela União Europeia ainda trazem sérios riscos
 
A exposição prolongada à poluição do ar aumenta o risco de câncer de pulmão, mesmo em níveis inferiores aos valores considerados como seguros pela da União Europeia. A informação é de um dos maiores estudos do gênero publicado no The Lancet Oncology. Em particular, houve uma forte ligação com um tipo de câncer de pulmão chamado adenocarcinoma, que frequentemente afetam os não-fumantes.

O levantamento atual é baseado no European Study of Cohorts for Air Pollution Effects (ESCAPE) e foi coordenado pela Universidade de Utrecht, na Holanda. Pesquisadores de vários departamentos do Karolinska Institutet participaram da parte sueca do estudo, que foi coordenado pelo Instituto de Medicina Ambiental. Ao todo, os pesquisadores usaram dados de cerca de 313 mil pessoas em nove países europeus. Foi medida a concentração da poluição atmosférica de partículas com um diâmetro inferior a 2,5 micrômetros (PM2.5), e menos de 10 micrômetros (PM10) em endereços residenciais dos participantes.

As fontes de poluição atmosférica levadas em conta no estudo incluem o tráfego de veículos, a indústria e os sistemas de aquecimento doméstico. Os participantes foram acompanhados de acordo com novos diagnósticos de câncer de pulmão nos registros nacionais e locais de câncer, e os pesquisadores aplicaram modelagem estatística para separar a influência dos poluentes do ar a partir de outros fatores como o tabagismo, dieta e ocupação.

Entre os participantes, 2.095 desenvolveram câncer de pulmão num período de 13 anos de acompanhamento. A análise mostrou que para cada aumento de 5 microgramas por metro cúbico de PM2.5, o risco de câncer de pulmão aumentou em 18%. Para cada aumento de 10 microgramas por metro cúbico de PM10, correspondeu a um aumento de 22% no risco de câncer, com efeitos mais fortes para adenocarcinomas.

Segundo os autores a associação entre a poluição do ar e o risco de câncer de pulmão persiste também em concentrações abaixo dos valores existentes da União Europeia de qualidade do ar limite para PM10 (40 microgramas por metro cúbico) e PM2.5 (25 microgramas por metro cúbico).

 
Fonte isaude.net

Concurso Exército (Saúde)

O Exército abriu concurso para 102 vagas de médicos em 34 especialidades, para admissão e matrícula, em 2014, nos Cursos de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde da Área de Medicina do Exército (CFO/S Sau/Q Med).

No site do DOU, é possível ver o edital (acesse o edital).

Os candidatos, que podem ser de ambos os sexos, deverão, até a data da matrícula do curso, ter concluído com aproveitamento, em instituição de ensino superior, o curso de graduação em medicina (área abrangida pelo concurso), que o habilite ao exercício profissional; possuir curso referente a uma das especialidades ou habilitações das áreas para as quais foram estabelecidas vagas e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre; ter idade de no máximo 36 anos, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula; ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

 As áreas são as seguintes: 3 vagas para anestesiologia, 1 para angiologia, 2 para cancerologia, 5 para cardiologia, 2 para cirurgia cardiovascular, 1 para cirurgia de cabeça e pescoço, 1 para cirurgia de mão, 5 para cirurgia geral, 1 para cirurgia torácica, 1 para cirurgia vascular, 5 para clínica médica, 2 para endocrinologia e metabologia, 2 para endoscopia digestiva, 2 para gastroenterologia, 5 para ginecologia-obstetrícia, 2 para infectologia, 2 para mastologia, 7 para medicina intensiva, 1 para medicina legal, 1 para medicina nuclear, 3 para nefrologia, 2 para neurocirurgia, 3 para neurologia, 2 para oftalmologia, 2 para ortopedia/traumatologia, 1 para otorrinolaringologia, 1 para patologia, 2 para pediatria, 2 para pneumologia, 2 para proctologia, 3 para psiquiatria, 3 para radiologia, 3 para reumatologia, 20 sem especialidade e 2 para urologia.

As inscrições devem ser feitas de 1º a 31 de julho pelo site http://www.essex.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 130. O candidato deve assinalar o local de opção do exame intelectual, a opção correspondente à sua área e especialidade ou habilitação profissional e sua opção pelo idioma estrangeiro (inglês ou espanhol) em relação ao qual deseja ser avaliado no exame intelectual.

Os candidatos não possuidores de especialidade médica, ou seja, que se declararem no ato da inscrição como sem especialidade, concorrerão às vagas estabelecidas para esse universo, sendo que após a aprovação no concurso e a conclusão do CFO/S Sau/Q Med, serão classificados, em Organizações Militares do Exército de qualquer natureza, preferencialmente de corpo de tropa.

 O concurso terá exame intelectual; inspeção de saúde; exame de aptidão física; e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos exigidos aos(às) candidatos(as).

O exame intelectual será no dia 29 de setembro, nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Santa Maria, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Belém, Campo Grande, Fortaleza, Brasília e Manaus.

Fonte: www.concursos.com.br

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou três editais de concursos públicos para 1.102 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 2.717 a R$ 7.774. As vagas são para o Hospital Universitário de Brasília.

 No site do IBFC, é possível ver os editais (acesse os editais).

 No edital nº 2 são 244 vagas para médicos (nível superior), sendo 13 para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 6.495.

Os cargos são para médicos nas áreas de alergia e imunologia pediátrica, anestesiologia, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cardiologia, cardiologia - ecocardiografia, cardiologia - eletrofisiologia clínica e invasiva, cardiologia - hemodinâmica e intervencionista, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, diagnóstico por imagem - ultrassonografia geral, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, genética médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hematologia e hemoterapia pediátrica, infectologia, infectologia pediátrica, mastologia, medicina do adolescente, medicina do trabalho, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, medicina nuclear, nefrologia,nefrologia - transplante, nefrologia pediátrica, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, neurologia - neurofisiologia clínica, neurologia pediátrica, nutrologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, patologia clínica / medicina laboratorial, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência, radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia, reumatologia, reumatologia pediátrica e urologia e urologia - transplante.

No edital nº 2 são 713 vagas de nível médio e superior para a área assistencial, sendo 46 para pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 2.717 a R$ 7.774.

Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, enfermeiro – hemodiálise, enfermeiro – hemodinâmica, enfermeiro – terapia intensiva, enfermeiro – terapia intensiva neonatal, enfermeiro do trabalho, farmacêutico, físico – física médica, fisioterapeuta, fisioterapeuta – aparelho respiratório, fisioterapeuta – terapia intensiva, fisioterapeuta – terapia intensiva neonatal, fisioterapia – uroginecologia funcional, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo – neuropsicologia, psicólogo – hospitalar, tecnólogo em radiologia, técnico em radiologia – radioterapia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio são para técnico em enfermagem, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em necropsia, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº 4 são 145 vagas de nível médio e superior na área administrativa, sendo 8 para pessoas com deficiência. Os salários vão de R$ 2.717 a R$ 7.774.

Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas áreas de administração, administração hospitalar, arquitetura, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, jornalismo e relações públicas, analista de tecnologia da informação nas áreas de banco de dados, processos, sistemas operacionais, suporte e redes e telecomunicações, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro elétrico, engenheiro mecânico e pedagogo.

As vagas de nível médio são para assistente administrativo, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas no período de 27 de junho a 28 de julho pelo site www.ibfc.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 1º de setembro, em Brasília.

Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional para os cargos de nível superior, e avaliação de experiência profissional para os cargos de nível médio.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) abriu concurso para 1.200 vagas: 600 de agente estadual de trânsito e 600 vagas de oficial estadual de trânsito.

 No site do Diário Oficial, é possível ver os editais (acesse os editais).

 Para oficial estadual de trânsito é exigido o ensino médio completo ou curso técnico profissionalizante de nível equivalente. O salário é de R$ 1.800,00.

 Para agente estadual de trânsito é necessária graduação completa em qualquer área de formação, além de carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria "B". O salário é de R$ 4.500,00.

 As vagas são para o órgão Central, as Superintendências Regionais e as Unidades de Atendimento ao Público do Detran-SP, sendo 192 para São Paulo, 141 para a região metropolitana de São Paulo (exceto capital), 28 para Araçatuba, 47 para Araraquara, 25 para Barretos, 51 para Bauru, 31 para Botucatu, 213 para Campinas, 20 para Fernandópolis, 28 para Franca, 12 para Itapeva, 33 para Marília, 64 em Mogi Guaçu, 29 em Presidente Prudente, 12 em Registro, 46 em Ribeirão Preto, 44 em Santos, 36 em São José do Rio Preto, 82 em Sorocaba e 66 em Taubaté.

O candidato contratado somente poderá solicitar transferência de unidade após 3 anos da data de sua contratação, levando-se em conta a compatibilidade do emprego público e a conveniência do Detran-SP.

O oficial estadual de trânsito desempenha atividades de apoio à gestão e à execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do Detran-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito. O agente estadual de trânsito desempenha atividades técnicas, de gestão e de execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do Detran-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br de 22 de julho a 16 de agosto. O valor da taxa de inscrição para o cargo de oficial estadual de trânsito é de R$ 42,50, e para agente estadual de trânsito, de R$ 63,50.

O concurso terá prova objetiva de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além de prova de títulos.

As provas serão realizadas em 29 de setembro, no período da tarde, para agente estadual de trânsito, e em 6 de outubro, no período da tarde, para oficial estadual de trânsito, nas cidades-sede das regiões que oferecem vagas.

O prazo de validade do concurso público é de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fonte: www.concursos.com.br

Conselho Regional de Educação Física da 3 Região - SC

O Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região, em Santa Catarina, abriu as inscrições da seleção pública para 6 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.093,06 a R$ 2.624,66. As vagas são para Florianópolis e Chapecó.

 No site do Instituto Quadrix, é possível ver o edital (acesse o edital).

 Os postos de nível fundamental são para auxiliar administrativo.

As vagas de nível médio são para assistente administrativo.

Os cargos de nível superior são para administrador, advogado, agente de orientação e fiscalização, jornalista e técnico de nível superior.

Além do salário, os profissionais vão receber vale-transporte e vale-alimentação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho pelo site www.institutoquadrix.org.br. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 45 para nível médio e R$ 60 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de julho nas cidades de Florianópolis e Chapecó. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior.

A seleção pública terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu concurso público para 11 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 2.122,78 a R$ 5.253,12.

 No site do Makiyama é possível ler o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para analista de comunicação, analista de licitações, analista de planejamento, analista de planejamento e desenvolvimento operacional, analista de sistemas e informações, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

As vagas de nível médio/ técnico são para técnico de manutenção e técnico de materiais.

Os postos de nível fundamental são para eletricista de manutenção.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de julho pelo site www.makiyama.com.br. A taxa é de R$ 12,55 para nível fundamental, R$ 15,60 para nível médio e R$ 22,65 para nível superior.

A seleção é composta de prova de conhecimentos teóricos, checagem de pré-requisitos e comprovação de documentos, avaliação de perfil profissional, prova prática para eletricista de manutenção e avaliação médica.

A prova objetiva será aplicada no dia 18 de agosto. Todas as etapas serão realizadas na cidade de São Paulo.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Companhia Energética do Piauí

A Companhia Energética do Piauí prorrogou as inscrições do concurso público para 50 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.809,19 a R$ 5.763. As vagas são para Brasília e Piauí.

No site da EPL Concursos, é possível ler o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para profissional de nível superior nas funções de administrado, contador, advogado, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e arquivista.

As vagas de nível médio são para profissional de nível médio suporte nas funções de assistente administrativo, técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho, eletricista e leiturista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho pelo site www.eplconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,19 para nível médio e R$ 15 para nível superior.

A data da prova objetiva, que estava prevista para 21 de julho, será mudada e será divulgada posteriormente.

Ainda haverá teste de aptidão física para os cargos de profissional de nível médio suporte nas funções de leiturista e eletricista.

O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - Uezo/RJ

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), no Rio de Janeiro, abriu processo seletivo para 75 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.600 a R$ 2.100.

 No site da Ceperj, é possível ver o edital (acesse o edital).

 Do total das vagas, 20% são reservadas para negros e índios e 5% para pessoas com deficiência.

Os cargos de nível superior são para administrador, advogado, analista de sistema e suporte, assistente social, bibliotecário, comunicador social, contador, engenheiro, médico-veterinário, pedagogo e psicólogo.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo,

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho pelo site www.ceperj.rj.gov.br. A taxa é de R$ 70 para nível médio e R$ 100 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever na sede da Ceperj, localizada na Avenida Carlos Peixoto, 54, das 10h às 16h.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 18 de agosto. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos.

 O processo seletivo terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Banco Central

O Banco Central oficializou, por meio de extrato de dispensa de licitação, publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (3), a escolha do Cespe/UnB para organizar o concurso para o total de 515 vagas. São 400 vagas de analista (nível superior em várias áreas), 100 de técnico (nível médio) e 15 de procurador (nível superior em direito).

 O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento autorizou, por meio da portaria nº 81 publicada no “Diário Oficial da União” do dia 25 de março.

O salário de técnico é de R$ 4.917,28, o de analista é de R$ 12.960,77, e o de procurador, de R$ 14.970,60.

O provimento dos cargos dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

De acordo com a portaria, a responsabilidade pela realização dos concursos públicos será do diretor de administração do Banco Central do Brasil, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.

O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria, ou seja, até setembro deste ano.

Último concurso
O último concurso do Banco Central para técnico e analista foi realizado em 2009 para 500 vagas: 350 para analista e 150 para técnico. O concurso recebeu o total de 244.401 inscrições: 54.747 para analista e 189.654 para técnico. A banca organizadora foi a Cesgranrio.

O concurso teve duas etapas para ambos os cargos. No caso do técnico a primeira etapa teve prova de conhecimentos gerais, prova de conhecimentos específicos, avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa. Para o cargo de analista a primeira teve prova de conhecimentos gerais, prova de conhecimentos específicos, prova discursiva, avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa. A segunda para os dois cargos teve Programa de Capacitação, de caráter eliminatório, realizado em Brasília.

O último concurso para procurador também foi em 2009 e a banca organizadora foi o Cespe/UnB. O concurso teve prova objetiva, discursiva e oral, prova de títulos e curso de capacitação.

Fonte: www.concursos.com.br

Concurso Aeronáutica (Saúde)

A Aeronáutica abriu concurso para 80 vagas para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica do ano de 2014 (EA Camar 2014). O concurso aceita candidatos de ambos os sexos.

As inscrições devem ser feitas de 10 de julho a 13 de agosto pelos sites http://www.fab.mil.br e http://www.ciaar.com.br. A taxa é de R$ 120.

As vagas são para as especialidades de anestesiologia, anatomia patológica, cancerologia, cirurgia cardíaca, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, cirurgia geral, clínica médica, cirurgia vascular-periférica, dermatologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, mastologia, medicina intensiva, medicina do trabalho, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia e urologia.

O curso de adaptação será ministrado no Ciaar, em Belo Horizonte, com duração aproximada de 17 semanas, e abrangerá instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado, a partir de 27 de janeiro de 2014. Ao ser matriculado no curso, o candidato será declarado primeiro-tenente estagiário e, ao concluir o curso e ser aprovado, será designado primeiro-tenente médico.

O concurso terá prova escrita, em 29 de setembro, a partir das 9h40; inspeção de saúde, de 28 de outubro a 14 de novembro; exame de aptidão psicológica, de 28 de outubro a 14 de novembro; prova prático-oral, de 28 de outubro a 14 de novembro; teste de avaliação do condicionamento físico, dias 9 e 10 de dezembro; habilitação à matrícula (análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso). O curso começa em 27 de janeiro de 2014.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Caçador (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Caçador, no estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Municipal de Cultura, lançou o edital Nº 02/2013 para o provimento de vagas de níveis superior e médio. A remuneração pode chegar a R$ 3.221,69 por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 15 a 31 de julho de 2013, no prédio da Fundação Municipal de Cultura, situado na Rua Osório Timermann, nº 400, Centro. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (10/07/13), a seleção consistirá na análise dos documentos, certificados e comprovantes de experiência profissional apresentados pelo candidato no ato da inscrição.
 
O resultado do processo seletivo, que será válido por 01 ano, que pode ser prorrogado, deverá ser divulgado por meio de publicação no Diário Oficial do Município e no Mural Público Municipal, localizado na Avenida Santa Catarina, nº 195, Centro, Caçador/SC.

Concurso CREF 12ª Região

O Conselho Regional de Educação Física 12ª Região - CREF12/PE-AL, publicou extrato do edital nº. 1, de 9 de julho de 2013, de concurso público visando o preenchimento de várias vagas para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.520,00 mais benefícios.
 
Cargos
Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo e Agente de Fiscalização.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.quadrix.org.br, no período entre 10 horas de 15 de julho e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013, considerando-se o horário de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para os cargos de nível médio e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
O extrato encontra-se publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 10 de julho de 2013, pág. 154 a 155.

Prefeitura de Campo Largo do Piauí (PI) promove processo seletivo

A Prefeitura de Campo Largo do Piauí, localizada no estado do Piauí, abriu edital de teste seletivo N° 001/2013 para a contratação de 50 profissionais de níveis médio e superior. Os salários ofertados podem chegar a R$ 783,50, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Auxiliar Administrativo, Professor Polivalência - Classe “A”, Professor Classe “B” (Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Ciências, Informática), Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária e Motorista.
 
Conforme o cronograma do certame, as inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período entre 11 e 26 de julho de 2013. A taxa de participação é de R$ 20. 
 
De acordo com o edital, a seleção será composta de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 04 de agosto de 2013. Os gabaritos preliminares serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas no site da organizadora.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Presidente Epitácio - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, no estado de São Paulo, divulgou edital  de concurso público N° 01/2013, destinado ao provimento de 10 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental). O salário será de R$ 772,92 por carga horária de 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Noroeste Concursos e as inscrições, no valor de R$ 12,07, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, no período de 10 a 28 de julho de 2013.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão efetuar sua inscrição por meio do serviço público disponível pelo Programa Acessa São Paulo, estabelecido na Biblioteca Pública Municipal, situada à Rua Porto Alegre, Nº 6-83 – Presidente Epitácio/SP.

As provas serão aplicadas na data prevista de 22 de setembro de 2013, na cidade de Presidente Epitácio – SP. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação, no site oficial do Município www.presidenteepitacio.sp.gov.br e no site da organizadora do certame.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Santa Rita do Trivelato (MT) abre vagas

Em Santa Rita do Trivelato, cidade localizada a 327 km de Cuiabá, no Mato Grosso, a prefeitura divulgou o edital nº. 003/2013 de processo seletivo. São ofertadas 06 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 793,28 a R$ 5.353,58, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente social, Motorista CNH D, Monitor de Creche, Zelador de patrimônio, Fonoaudióloga e Bioquímico.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas gratuitamente do dia 12 a 23 de julho de 2013, das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, na Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, localizada na Avenida Flávio Luis, n°. 2.201, Bairro Centro, nesta cidade de Santa Rita do Trivelato – MT.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues as cópias dos seguintes documentos:
  • CPF;
  • RG;
  • Título de Eleitor e último comprovante de votação (2012);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • PIS/PASEP;
  • Documento militar (sexo masculino);
  • Comprovante de Residência;
  • Documento comprobatório de inscrição no respectivo Conselho, quando for o caso
Provas
A prova teórica está prevista para ser aplicada no dia 28 de julho de 2013, com início às 07h30 e término às 10h30, na Escola Municipal 03 de Novembro, localizado à Rua dos Estudantes, Santa Rita do Trivelato/MT. A prova prática será no mesmo dia da prova escrita.
 
Os candidatos aos cargos de motorista categoria D, deverão realizar prova pratica a ser aplicada pela secretaria responsável pelas vagas, contendo no mínimo 5 tarefas a serem realizadas e avaliadas.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 10 de julho de 2013, pág. 139 a 140.