Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O poder do orégano

Orégano
Tempero é anti-inflamatório, combate o diabetes e pode substituir o sal na comida 

Rio - Tempero-chave da cozinha italiana, o orégano tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Também é um bom substituto para o sal, já foi apontado como alternativa no combate ao diabetes e, agora, antimicrobiano. Um estudo da Embrapa, conduzido pela pesquisadora Janine Passos Lima da Silva, doutora em Ciência de Alimentos, mostrou que o óleo essencial de orégano, aplicado à maionese caseira, aumenta o prazo de validade do produto de 28 para 42 dias, sob refrigeração. 

A maionese caseira é um ambiente propício para a proliferação da bactéria Salmonella enteriditis, responsável por 40% dos casos de doenças transmitidas por alimentos, segundo dados do Ministério da Saúde de 2000 ao início de 2013. Na pesquisa, o óleo essencial do orégano desestabilizou a membrana externa da célula bacteriana, evitando sua propagação.

— Esse é o tipo de pesquisa aplicada que contribui para que o consumo do alimento seja mais seguro — afirma a pesquisadora.

No dia a dia, a folha seca do orégano, facilmente encontrada nas prateleiras de supermercados, também tem vantagens, e pode funcionar como alternativa ao sal na hora de temperar alimentos, de acordo com a nutricionista Bia Rique, chefe do serviço de nutrição da 38ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia.

— Por ter um sabor forte e ser da cultura do brasileiro, o orégano é um recurso para quem quer diminuir o sódio — sugere. 

A dica vem no momento em que o Ministério da Saúde trava uma batalha contra o sal. Um acordo com a indústria garantiu a redução de sódio nos alimentos, mas o brasileiro ainda consome mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde — menos de 2 gramas de sódio por dia (ou menos de 5 gramas de sal), o equivalente a menos de uma colher de chá rasa de sal. Para se adequar ao padrão, a meta até 2020 é reduzir em 28,5 mil toneladas o consumo da substância.

Para Bia, no entanto, não é possível tirar proveito das propriedades antimicrobianas do orégano somente pelo uso diário da erva na culinária. 

— Independente do benefício que o orégano traga, a gente não pode esquecer que ele vai entrar na nossa alimentação numa quantidade mínima — alerta, complementando que, para uma quantidade concentrada, a melhor saída seriam as cápsulas ou o óleo de orégano.

O Globo

Suplementos proteicos viram alvo da Anvisa por erros de composição

 Só este ano, 23 lotes tiveram distribuição e comercialização vetados, a maioria por divergências entre o rótulo e a fórmula 

Rio - Febre entre frequentadores de academias de ginástica que desejam ganhar massa muscular, os suplementos proteicos estão na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só este ano, 23 lotes tiveram distribuição e comercialização vetadas pela agência por causa de erros de composição. No ano passado, não houve proibição de produtos da categoria definida como “alimentos para atletas”. Especialistas alertam que os problemas apontados pela agência podem causar danos à saúde dos usuários.

Os suplementos proteicos entraram no radar da Anvisa recentemente, por conta do número de denúncias sobre o assunto. Em 2013, o debate sobre a qualidade dos produtos — sobretudo os chamados whey protein, feitos do soro do leite — ganhou força entre usuários. Alguns chegaram a pagar laboratórios particulares para avaliar as composições.

Este ano, a Anvisa fez um monitoramento em 30 marcas. Apenas sete produtos apresentaram resultados considerados satisfatórios pela agência. Os demais tinham problemas, sobretudo, de divergências entre a quantidade de carboidratos e de proteínas presentes e as declaradas no rótulo. As análises apontaram, ainda, a presença de soja — alimento considerado potencialmente alergênico — em dois lotes, sem que a substância tivesse sido listada entre os ingredientes no rótulo.

Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Jomar Souza explica que os problemas na rotulagem fazem com que o consumidor use um produto diferente daquele que foi recomendado por seu médico ou nutricionista.

— Se o produto tiver proteína de menos, a pessoa não terá o resultado esperado, ou demorará muito tempo para ter aumento de massa muscular. Já o carboidrato em excesso pode começar a ser estocado como gordura e provocar aumento do peso corporal — explica. — No caso de um diabético ou de uma pessoa com intolerância a glicose, pode haver uma descompensação — afirma.

Proteínas em excesso podem levar a problemas no fígado e rins
Um dos maiores riscos apontados pelos especialistas é justamente o uso de suplementos sem orientação profissional. Souza critica a popularização indiscriminada dos suplementos e alerta que o uso excessivo de proteínas, por exemplo, pode levar a problemas no fígado e nos rins.

— A recomendação da SBMEE é que a suplementação seja usada pelo atleta de competição ou pelas pessoas que não são atletas, mas fazem exercícios pesados, quase como um atleta. Quem não está dentro desse perfil e tem uma alimentação adequada não tem necessidade de suplemento — adverte.

Especialista em nutrição esportiva, Simone Maia aprova a intensificação do controle por parte da Anvisa, mas acha que o processo deveria ocorrer antes do início da comercialização do produto:

— A fiscalização dá segurança para que nutricionistas prescrevam o produto adequado ao paciente. Nossos cálculos são baseados nas informações fornecidas pelos suplementos, então é importante que eles não façam propaganda enganosa — observa. —Mas quando a proibição ocorre depois de as vendas já terem sido iniciadas, os profissionais ficam confusos sobre o que podem indicar — diz.

Usuário de suplementos proteicos há três anos, o representante comercial Márcio Cruzeiro, de 42 anos, confirma que há uma moda entre frequentadores de academia.

— Quase todo mundo que frequenta academia toma, é um modismo. E muitos usam sem orientação médica, só de orelhada, vão na onda dos outros — afirma. — Treino cinco vezes por semana, cerca de uma hora e 20 minutos. No meu caso, funciona. Mas isso depende muito do perfil da pessoa. Por isso, é importante procurar um nutricionista — aconselha.

O discurso de Cruzeiro é repetido pela publicitária Glaucia Arakaki, de 28 anos, que toma até dez suplementos alimentares por dia, entre eles o whey protein.

— Sou acompanhada por um nutricionista ortomolecular que é formado também em educação física. Faço hemograma todo mês para ver como estão as funções hepáticas. E avaliação funcional também — conta a jovem, que dá uma dica: — Tento comprar aquelas marcas nas quais já confio.

Lista de produtos que tiveram lotes proibidos pela  ANVISA

Body 100% Whey Body Nutry brigadeiro, lote 02060513 (Indústrias Body Nutry de Alimentos Ltda)

Super Whey 100% Pure IntegralMedica baunilha, lote 0032221 (Integralmédica AS Agricultura e Pesquisa)

Super Whey 3W - IntegralMedica baunilha, lote 0035222 (Integralmédica AS Agricultura e Pesquisa)

100% Whey Xtreme Pharma baunilha, lote 1084 (Advantage Foods Ltda ME)

Bio Whey Protein -Performance, Suplemento proteico para atletas sabor baunilha, lote 1315269 (Performance Trading Importação Exportação e Comércio Ltda)

Whey NO2 + Creatine Peter Food, lote 171219 (Peter Food Industrial Ltda)

Designer Whey Protein, lote 08190913 (João Fábio de Oliveira)

Extreme Whey Protein - Solaris baunilha, lote 17016 (Solaris Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Extreme Whey Protein - Solaris sabor morango, lote L16964 (Solaris Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Fisio Whey Concentrado NO2, lote 00660413 (Fisionutry Suplementos Alimentares Ltda)

Isolate Whey - Neo Nutri, lote 08301 (Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda)

Muscle Whey Proto NO2 - Neo Nutri, lote 08303 (Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda)

Whey W5 Pro - Pro Corps aroma de milho, lote 6510 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Whey NO2 Pro - Pro Corps aroma de milho, lote L000472 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Super Nitro Whey NO2 - American Line Suplements, lote 006 (Roberg Alimentos e Medicamentos da Natureza Ltda)

Super Whey 100% Pure IntegralMedica sabor baunilha, lote 0032221 (Integralmédica SA Agricultura e Pesquisa)

Ultra Pure Whey+Isolate Whey - Nutrilatina Age Superior sabor chocolate, lote L59920P1H2 (Nutrilatina Laboratórios Ltda)

Whey Protein Optimazer Cyberform sabor morango e banana, lote C29 (JSE Alimentos Ltda)

Whey Protein 3W - DNA Design Nutrição Avançada, lote 08490913 (João Fábio de Oliveira)

Whey NO2 Pro Baunilha - Pro Corps, lote AB24 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios)

Whey Protein Optimazer Cyberform sabor morango e banana, lote C29 (JSE Alimentos Ltda)

100% Whey Protein, lote 156/12 (Vulgo Indústria de Alimentos Ltda)

100% 3 Whey Protein Top Fuel, lote 857 (Vulgo Indústria de Alimentos Ltda)

O Globo

Epidemia de ebola deixa quase um milhão de pessoas sem comida e gera crise humanitária

Carl de Souza /AFP
Mulher suspeita de contrair ebola tem a temperatura medida em hospital em Kenema, em Serra Leoa
Aldeias inteiras foram isoladas em quarentena 
Se a epidemia de ebola já matou mais de mil pessoas desde fevereiro na África Ocidental, um dos efeitos colaterais tão grave quanto o próprio surto é a crise humanitária vivida na região, onde quase um milhão de pessoas estão privadas de água e comida.

De acordo com último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2.100 africanos já foram infectados com o vírus na Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria. Em cinco meses, 1.145 pacientes já morreram.

E para limitar o contágio, regiões gravemente afetadas na fronteira comum entre esses países foram colocadas em quarentena, deixando mais de um milhão de pessoas isoladas e privadas de alimentos e outras necessidades básicas. Médicos e voluntários estrangeiros contam que vilas inteiras foram postas em quarentena e deixadas à própria sorte, “em modo semelhante ao usado em aldeias na Idade Média contaminadas pela peste negra”. 

Equipes médicas e agentes de saúde enfrentam problemas e resistência para tentar controlar a epidemia, já que quase não há voluntários para forçar essas comunidades a se isolarem. Parentes também estão trazendo de volta pacientes dos centros de saúde para morrer em suas aldeias de origem, agravando o risco de propagação do vírus.

Pacientes fogem de centro médico
Embora o número de mortes causadas pelo vírus cresça a cada dia, muitos habitantes de comunidades começam a demonstrar ceticismo quanto à doença. Na noite de sábado, um grupo de homens armados e uma multidão invadiram um posto médico em Monróvia, capital da Libéria, saqueado equipamentos e destruindo o local. No total, dos 29 pacientes internados no centro com ebola, nove morreram e outros 20 que estavam sendo monitorados tiveram de fugir, aumentando o risco de contaminação. 

Ainda não se sabe ao certo o paradeiro desses 20 fugitivos. Um funcionário do ministério da saúde local afirmou que os todos suspeitos de contaminação sobreviventes haviam sido transferidos para outro posto médico. No entanto, de acordo com repórteres de agências internacionais que acompanhavam o tumulto, 17 teriam escapado do hospital. 

Ainda não se sabe o motivo para a invasão do posto médico. O ministro da Saúde assistente da Libéria, Tolbert Nyenswah, afirmou que os manifestantes estavam indignados pelo fato de pacientes de todo o país estarem sendo trazidos para a capital Monróvia. Outros relatos dão conta que a multidão queria fechar à força o centro médico de quarentena. 

A invasão do hospital é considerado um grande revés na luta contra o ebola, já que a transmissão do vírus é feita pelo contato corporal direto entre a pessoa e o paciente contaminado. De acordo com último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1.145 pessoas morreram por conta do ebola no Oeste da África, sendo mais de 400 somente na Libéria.

Enquanto isso, a equipe do Médicos Sem Fronteiras abriu neste domingo uma nova clínica em Monróvia, que pretende ser a maior em tratamento de Ebola na Libéria. Já a unidade O centro, que invadida no sábado também deve reabrir nesta segunda-feira. 

O Globo

Cuidado: frio e baixa umidade prejudicam os olhos

Arquivo: Agência Brasil - Frio e baixa umidade prejudicam saúde dos olhos
Casos da síndrome do Olho Seco aumentam em estações frias, afirma especialista 

A combinação de dias frios com a baixa umidade, situação em que vive diversos Estados, pode prejudicar ainda mais a saúde da população, especialmente dos olhos.

Segundo o presidente da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), Marcus Sáfady, nesta época do ano aumentam os casos da Síndrome do Olho Seco ― que provoca sensação de areia, ardor, queimação e lacrimejamento dos olhos.

Além da mudança climática, o médico explica que fatores como a permanência em locais fechados e com ar-condicionado, poluição e exposição constante a aparelhos eletrônicos, como o computador, impulsionam a contaminação e desenvolvimento da doença.

― Quando olhamos para o computador, por exemplo, temos a tendência de piscar com menos frequência que o normal, causando menos lubrificação dos olhos e consequentemente o seu ressecamento.

Safády explica que adquirir um umidificador de ar, beber bastante água, evitar o ar-condicionado e ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e ômega 3 são boas saídas para amenizar o problema.

― Se você fica muito tempo à frente do computador, faça o possível para piscar pelo menos de seis a 10 vezes. Assim seus olhos se reidratarão.

R7

Picada de carrapato transforma pessoas em vegetarianas; saiba mais

Reprodução
Amlyomma Americanum deixa as pessoas extremamente alérgicas à carne vermelha 

A picada do carrapato da espécie Amlyomma Americanum tem transformado pessoas em vegetarianas, pois o inseto provoca alergia à carne vermelha. As informações são do site americano NBC. 

De acordo com grupo de médicos estudiosos do assunto, houve um aumento do número de pessoas com alergia a carne vermelha após terem sido picadas pelo carrapato.

Em alguns casos, comer um simples hambúrguer pode causar complicações severas no estado de saúde do alérgico, fazendo com que ele tenha que ser internado.

De acordo com a NBC, o médico Greg Cergol afirmou que esse carrapato tem uma substância chamada galactose-alfa, um tipo de açúcar que pode ser encontrado em carnes vermelhas e produtos à base de leite em sua composição.   

― Quando o carrapato pica, o corpo entende que essa substância é uma invasora e, por isso, produz anticorpo. Assim, o nosso organismo “grava” que esta substância faz mal e provoca alergias.

Até agora, os médicos não sabem se a alergia é permanente ou se dura por apenas alguns dias. O tratamento é feito com anti-histamínicos ou, em casos mais graves, injeções de adrenalina.

R7

JCI lança quinta edição do Manual de Padrões de Acreditação para Hospitais

CBA oferece curso online para atualização de profissionais que atuam em hospitais brasileiros

A Joint Commission International (JCI), maior agência acreditadora da qualidade em Saúde do mundo e que é representada no Brasil com exclusividade pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), está lançando um novo Manual de Padrões de Acreditação para Hospitais. A principal mudança diz respeito à revisão e a ampliação do Capítulo Governança, Liderança e Direção. “Neste capítulo da 5ª edição do manual, houve um acréscimo significativo de padrões e requerimentos, fazendo com que as principais instâncias e responsáveis pela gestão da instituição respondam pela real operação dos serviços, além do que, passam a ser diretamente cobrados pelo uso e monitoramento dos indicadores de desempenho e pelo plano global de gestão da qualidade e segurança assistencial”, revela Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA.

É o próprio Heleno quem ministra o Curso Online CBA/JCI Manual Internacional de Padrões para Hospitais. Com 12 horas de duração, o treinamento é dividido em três vídeo-aulas sobre a atualização do Manual: Considerações iniciais e informações gerais sobre o novo manual, Foco no cuidado ao paciente e Administração de Instituições de Saúde/Centros Acadêmicos de Ensino – educação médica e centros de pesquisas humanas;

O Coordenador de Educação do CBA, ressalta que um outro capítulo que teve incorporações importantes foi o de Cuidados aos Pacientes, onde foram incluídos padrões relacionados com o atendimento imediato e adequado a pacientes com situações de emergência, o que pode incluir os chamados times de respostas rápidas (TRR), e pacientes que tenham recebido transplantes de órgãos ou tecidos, acompanhando a tendência mundial, e também do Brasil, de ampliação dos serviços de captação e realização de transplantes em seres humanos.

Vale ressaltar que todos os capítulos passaram por uma revisão completa e alterações, atualizações e incorporações foram feitas visando garantir que o Manual e seus padrões reflitam a condição mais contemporânea e apropriada possível da versão em uso. Todos os manuais utilizados pelo CBA-JCI são integralmente revisados e publicados nova edição a cada 3 anos.

Para participar do Curso Online CBA/JCI Manual Internacional de Padrões para Hospitais é preciso fazer a inscrição diretamente no site http://www.medportal.com.br/curso/cba-jci-manual-internacional-de-padroes-para-hospitais-jci-5a-edicao. O acesso fica disponível por 30 dias após a inscrição. O preço varia de R$ 240,00 a R$ 390,00, de acordo com o número de acessos. 

Outras informações pelo telefone (21)3299-8242 ou através do email secretaria.ensino@cbacred.org.br. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357

Concurso Prefeitura de Rosário do Catete - SE

A Prefeitura de Rosário do Catete, no estado de Sergipe, por meio da empresa Serviço de Processamento de Dados (SEPROD), vai realizar o concurso público regido pelo edital nº01/2014, com o objetivo de prover 17 vagas imediatas em cargos a ser ocupados por profissionais com escolaridade no ensino médio, médio/técnico e superior. Os vencimentos vão de R$ 722,07 até R$ 1.417,25, por jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais, de acordo com a função a ser ocupada.

Os candidatos que forem classificados com colocação superior ao número de vagas imediatas oferecidas terão seus nomes incluídos em um cadastro de reserva, para convocação posterior, a depender da necessidade do órgão durante o período de vigência do concurso.

As oportunidades são para técnico em enfermagem, técnico em laboratório, atendente odontológico, agente comunitário de saúde (equipe PSF II, PSF III e PSF IV), agente de combate às endemias, assistente social, médico (clínico geral, plantonista e psiquiatra), enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico/bioquímico e fisioterapeuta.

Os interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico: www.seprod.com.br, de 21 de julho até 21 de agosto de 2014. A taxa é no valor de R$ 40,00 para nível médio/técnico e de R$ 60,00 para nível superior.

Serão reservadas 5% das vagas existentes para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.
A classificação será feita mediante prova objetiva, prevista para ser aplicada no 14 de setembro de 2014. O local da prova será divulgado no dia 8 de setembro de 2014.

O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD, através do endereço eletrônico www.seprod.com.br, até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.

O resultado final estará disponível no dia 21 de outubro de 2014, no site da SEPROD e por meio de avisos e extratos de editais divulgados no quadro de publicações e avisos da prefeitura.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Rosário do Catete, por ato expresso do chefe do Poder Legislativo.

Concurso Prefeitura de Japaratuba - SE

A Prefeitura de Japaratuba, no estado de Sergipe, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. O certame oferta 159 vagas para ampla concorrência, oito delas reservadas exclusivamente para candidatos portadores de deficiência. Os salários dos contratados variam de, acordo com a função a ser desempenhada, de R$ 724,00 a R$ 3.539,00, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas trabalhadas por semana. 

As vagas são nos cargos de assistente social, biblioteconomista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico, agente de arrecadação, eletricista, mecânico, motorista, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, vigia, agente de saúde, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no período de 11 de agosto a 12 de setembro de 2014, através do site www.ibam-concursos.org.br.

Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 30,00, para vagas do ensino fundamental; R$ 45,00, para as nível médio; e R$ 60,00, para os candidatos graduados. 

Para os cidadãos que não dispõem de acesso à internet, serão disponibilizados microcomputadores conectados à rede no Posto de Atendimento, localizado na Avenida Dr. Octávio Aciole Sobral com Rua México (antiga Creche) Centro, Japaratuba/ SE, no horário de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O intuito é viabilizar a inscrição de todos os interessados.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 09 de novembro de 2014. O local de realização das provas, além de ser divulgado nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.japaratuba.se.gov.br, constará no cartão de confirmação de inscrição. 

Os gabaritos estão previstos para serem publicados no primeiro dia útil após a aplicação da prova, nos sites já citados. 

O concurso, que será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, através de ato assinado do Prefeito.

Concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé - SP

A Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé, no estado de São Paulo, divulgou os editais de concurso público 1 e 2/2014 que oferecem 13 vagas de emprego para eletricista, lavador/lubrificador automotivo, vigilante, motorista, escriturário, auxiliar de serviços gerais,  farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, engenheiro agrônomo, assistente social e auxiliar de serviços internos.

Podem concorrer às vagas candidatos de níveis fundamental, médio e superior, desde que tenham o grau de escolaridade devido e a habilitação exigida para assumir o cargo pleiteado. Os salários vão a partir de R$ 727,00 e chega a R$ 3.140,00. As jornadas variam de acordo com a função, podendo ser de 30 e 40 horas semanais.

Os interessados têm até o dia 17 de agosto de 2014 para efetivar a inscrição, através do site www.publiconsult.com.br. O custo da taxa de inscrição é de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 30,00 nível médio e R$ 40,00 nível superior.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 31 de agosto de 2014. O horário e local serão informados oportunamente no site www.publiconsult.com.br.

O gabarito está previsto para ser divulgado a partir das 18 horas do dia seguinte ao da aplicação das provas, no site já citado.
Os candidatos aos cargos de eletricista, lavador/lubrificador automotivo e motorista, que forem classificados na prova objetiva, serão submetidos à prova prática, em local e data a serem informados.

O concurso público que ficará sob a responsabilidade da empresa Publiconsult, será válido pelo período de dois anos sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Barra Bonita - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 03/2014, tendo como objetivo o provimento de 4 vagas para os cargos de Ginecologista e Médico do Programa da Saúde da Família. Os salários são de até R$ 7.530,00 para o cumprimento de jornada de 10 ou 20 horas semanais.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever no site www.omconsultoria.com.br, com início no dia 04 de agosto até 18 de agosto de 2014 (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 72,00.

Provas
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com pelo menos 5 dias de antecedência.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Atibaia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura da Estância de Atibaia, no estado de São Paulo, abriu o período de inscrições para o concurso público regido pelo edital 01/2014, que oferecerá 274 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, reservando - se sete dessas vagas para candidatos portadores de necessidades especiais. O certame está sendo organizado pela Fundação VUNESP.

As chances são para agente de serviços de alimentação, agente de serviços de comunicação, agente de serviços de limpeza, agente de construção e manutenção, agente de serviços de gestão, agente de serviços de portaria e vigilância interna, agente de serviços de transportes, coveiro, salva-vidas, assistente em serviços educacionais, assistente em serviços de fiscalização, assistente em serviços de gestão, assistente em serviços de planejamento e finanças, assistente em serviços de saúde, assistente especial em serviços de gestão, guarda civil municipal, orientador social, técnico em serviços de saúde, advogado, arquiteto e urbanista, auditor, biólogo, cirurgião dentista, contador, coordenador de centro de referência, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico ou bioquímico, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, orientador de medidas socioeducativas, professor, profissional da fisioterapia/terapia ocupacional e psicólogo ou psicanalista.

As remunerações variam de R$ 964,20 até R$ 9.983,29, por cargas que vão de 20 a 44 horas semanais. As taxas de inscrições também têm valores diferenciados, custando R$ 45,00, R$ 65,00 e R$ 87,00, de acordo com a função escolhida.

Os interessados terão até às 16h de 16 de setembro de 2014 para se inscreverem, através do endereço eletrônico: www.vunesp.com.br.

Todos os candidatos passarão por prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014. Os horários das provas serão der acordo com o nível de escolaridade do candidato.

O caderno de prova será disponibilizado no site da VUNESP, provavelmente a partir das 14h do dia 17 de novembro de 2014. A data para divulgação do resultado ainda não foi definida.

O certame será válido por dois anos, contados a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Concurso Instituto Pasteur - SP

O Instituto Pasteur, ligado à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, abriu o edital n° 01/2014 de concurso público, a ser realizado pelo Instituto Quadrix, com a finalidade de ocupar 05 vagas de emprego na capital paulista.

A seleção será para os cargos de auxiliar de laboratório e técnico de laboratório, com exigência de ensino fundamental e nível médio, respectivamente. No caso de auxiliar, a remuneração inicial será de R$ 1.242, considerando o salário de R$ 842 e prêmio de incentivo de R$ 400, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Para técnico de laboratório, a remuneração será de R$ 1.340,24, valor estabelecido pela soma do salário de R$ 890,24 e prêmio de incentivo de R$ 450, também com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 09 de setembro de 2014, exclusivamente pela internet, no seguinte endereço eletrônico: www.quadrix.org.br. As taxas são de R$ 27,00 e R$ 39,00, de acordo com a função escolhida.

O comprovante definitivo de inscrição do candidato estará disponível no site da organizadora (www.quadrix.org.br), após o acatamento da inscrição, na data provável de 16 de setembro de 2014.

A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo (SP), considerando o horário de Brasília, e terá a duração de até 04 horas, sendo aplicada na data provável de 28 de setembro de 2014.

O gabarito preliminar e o caderno de prova serão divulgados no endereço eletrônico supracitado, na data prevista de 30 de setembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Prefeitura de Saldanha Marinho - RS reabre inscrições de concurso

Os interessados em concorrer a uma das vagas ofertadas pela Prefeitura de Saldanha Marinho, no estado do Rio Grande do Sul, ainda têm chance. O Município reabriu as inscrições do concurso público regido pelo edital n° 001/2014, no qual oferta 13 vagas em diferentes áreas de atuação e em todos os níveis de escolaridade. A execução deste certame ficará sob a responsabilidade da organizadora Homologare Concursos e Eventos Ltda.

Para garantir participação, os candidatos deverão recorrer ao site www.homologare.com.br, no período de 18 a 29 de agosto de 2014. O formulário eletrônico devidamente preenchido só será computado após o pagamento da taxa, cujo valor varia de R$ 50,00 a R$ 110,00.

A Prefeitura montará um posto de inscrições na Biblioteca Pública Municipal, situada à Av. Silva Tavares, nº 1184. No local, serão disponibilizados, durante o período de inscrições e no horário normal de atendimento ao público, computadores com acesso à internet e impressora. 

Há vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os aprovados e contratados receberão salários que variam de R$ 450,77 até R$ 2.284,26. A estes valores serão acrescidas gratificações por insalubridade, lembrando que a jornada depende da função, podendo ser de 20, 40 ou 44 horas por semana.

As vagas são em cargos de auxiliar de cozinha, cozinheiro, farmacêutico, médico, oficial administrativo, servente de lavanderia, técnico em enfermagem, motorista e servente.

As provas serão aplicadas na data prevista de 27 e/ou 28 de setembro de 2014, em local(is) e horário(s) a serem confirmados por edital a ser publicado em 11 de setembro de 2014. O gabarito preliminar será publicado provavelmente no dia 29 de setembro de 2014.

O prazo de validade desse certame será de dois anos, contados a partir da data de publicação do edital de homologação final, podendo o concurso ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Denise - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Denise, Estado do Mato Grosso, tornou público o edital de processo seletivo regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de nível fundamental, o certame oferece 20 vagas, por remuneração de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais.

As demandas são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.

As inscrições serão aceitas através do site www.acpi.com.br, no período de 19 de agosto a 04 de setembro de 2014 e também podem ser feitas na sede da Prefeitura, situada na Praça Brasília, nº 111, centro, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Não será cobrado taxa de inscrição.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de setembro 2014, das 08 às 11h, em local a ser informado no site www.acpi.com.br.

Haverá também prova de títulos, que devem ser entregues no período de inscrições.

A execução do certame está sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda.

O Processo Seletivo terá validade pelo período de dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado e homologação final, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Alpinópolis - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Alpinópolis, no estado de Minas Gerais, lançou o processo seletivo regido pelo edital nº 01/2014, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Ao todo, são 29 vagas de trabalho, com remunerações de R$ 702,92 a R$ 9.900,00, por jornadas entre 20 e 40 horas semanais.

Os interessados podem disputar as vagas para os cargos de agente de combate as endemias, agente comunitário de saúde, operador das condicionalidades do programa bolsa família, recepcionista, auxiliar de enfermagem, assistente social, educador físico, enfermeiro, médico, pedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

As inscrições podem ser feitas no período de 18 de agosto a 18 de setembro de 2014, através do site www.imam.org.br. Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 30,00 a R$ 100,00.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente ao Posto de Informação, localizado no Departamento Municipal de Administração na Praça Conego Vicente Bianchi, 107 - Centro - Alpinópolis-MG, no horário das 9h às 11h e das 13h às 15h.de segunda a sexta-feira,

A prova objetiva está prevista para ser aplicada entre os dias 18 e/ou 19 de outubro de 2014. O dia, horário e local serão confirmados no cartão de inscrição, publicação no quadro de avisos da prefeitura e nos sites www.alpinopolis.mg.gov.br e www.imam.org.br.

O gabarito provisório está previsto para ser divulgado até no 2º dia útil, após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.alpinopolis.mg.gov.br e www.imam.org.br.

O certame que está sob a responsabilidade da empresa IMAM - Concursos públicos, será válido pelo período de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal. 

Inscrições abertas para o Programa de Estágio Petrobras Distribuidora

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio BR (Petrobras Distribuidora), que visa oferecer oportunidades para estudantes de nível médio (técnico) e nível superior. O estágio possui duração de 12 meses improrrogáveis, com exceção dos estágios de Direito que poderão ser prorrogados por mais 12 meses.

Há vagas em diversos cursos, para os seguintes Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e também para o Distrito Federal.

Os estudantes serão contratados de acordo com as necessidades da empresa, e poderão fazer jus a Bolsa de Complementação Educacional, no valor de R$ 616,43, R$ 729,07 ou R$ 898,02, mais seguro de acidentes pessoais.

Requisitos e Inscrições
Para se candidatar, os interessados devem ter entre 16 e 18 anos de idade (a depender da área pretendida) e estar cursando os dois últimos anos ou quatro últimos semestres dos respectivos cursos a que estiverem vinculados. Vale ressaltar que não há vagas para os estudantes dos cursos tecnólogos, pós-graduação, mestrado e doutorado.

As inscrições são feitas pela internet até o dia 14 de outubro de 2014, no endereço eletrônico do Programa: http://brcadestagio.br-petrobras.com.br:8080/CadastroEst/Cadastramento.jsp.

Seleção
A entrevista, etapa seletiva do Programa, será realizada por meio de convocação, apenas quando surgirem vagas para o curso em questão. Durante o processo poderão ser realizadas outras atividades para avaliação de determinadas habilidades, a exemplo de redação, tarefas no computador e outras.

Os candidatos aprovados na seleção deverão apresentar toda a documentação solicitada: declaração escolar; cópia e original do documento de identidade, do CPF; PIS; CTPS; Título de Eleitor e do comprovante de residência; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos), atestado médico; 3 fotos 3x4 e cópia do documento de identidade e do CPF do responsável (se for menor de 18 anos).

Quem não for selecionado para a vaga disponibilizada permanecerá cadastrado até o próximo período de inscrição e poderão ser convocados em uma nova oportunidade.

Confira todos os detalhes do Programa, inclusive a lista de cursos com vagas,  aqui

Concurso SAEC de Catanduva - SP

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), no estado de São Paulo, através da empresa Faperp, abriu edital de concurso público nº 01/2014. A meta é preencher 72 vagas, além da formação de cadastro reserva, para funções de níveis alfabetizado, fundamental, médio, técnico e superior.

Os salários vão até R$ 2.224,99, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Trabalhador Braçal, Instalador de Hidrômetros, Operador de Equipamento Hidráulico, Operador de Saneamento Básico, Pedreiro, Telefonista, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Conservador de Esgoto, Eletricista, Encanador, Assistente Administrativo, Auxiliar Técnico Operacional, Desenhista, Fiscal de Obras, Fiscal de Obras Hidráulicas, Advogado, Assistente Social, Biólogo, Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista.

As inscrições devem ser efetuadas de 22 de agosto de 21 de setembro de 2014, pelo site da organizadora do certame, www.concursosfaperp.com.br. As taxas são nos valores de R$ 25,00, R$ 40,00 ou de R$ 60,00, de acordo com o cargo escolhido.

Os inscritos serão submetidos a provas objetiva e prática, conforme o método de avaliação adotado por cada função. As provas serão aplicadas na data prevista de 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 03 de outubro de 2014, no Diário Oficial do Município e no site da Faperp, www.concursosfaperp.com.br.

O concurso será realizado por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Jarinu - SP

A Prefeitura de Jarinu, no estado de São Peulo, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 55 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva. O seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.

Os aprovados irão atuar em carga horária de 12 a 44 horas semanais, por remuneração variável de R$ 845,00 a R$ 7.405,00, mais Auxílio Transporte de R$ 200,00 para todos os cargos. Para tanto, devem possuir formação educacional nos níveis alfabetizado, fundamental, médio, técnico ou superior.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Inspetor de Alunos, Motorista de Ônibus Escolar, Assistente Social, Contador e demais cargos.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no site www.mouramelo.com.br, de 18 de agosto até às 20h59 de 15 de setembro de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.

A data, local e horário do teste serão divulgados em até 5  dias antes nos sites www.mouramelo.com.br, www.jarinu.sp.gov.br, no Mural da Prefeitura Municpal de Jarinu e facultativamente no jornal local.

O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Canitar - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Canitar, no estado de São Paulo, divulgou extrato do edital nº 001/2014 de processo seletivo, cujo objetivo é preencher vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados e contratados receberão subsídios de até R$ 1.524,00, para carga horária de 20 a 44h semanais.

Cargos
Cirurgião Dentista, Cozinheira/Merendeira, Instrutor (Dança Clássica/Jazz e Teatro, Canto e Dança), Orientador Social, Padeiro/Confeiteiro e Monitor (Artes Marciais, Cabeleireiro, Contador de Estórias, Corte/Costura, Música/Música Instrumental, Oficina de Artesanato, Recreação, Xadrez e Esportivo).

Inscrição
Deverá ser efetuada  de 18 a 29 de agosto de 2014 (horário de Brasília – DF), exclusivamente pela internet, no site www.astralassessoria.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 30,00 (nível médio) e R$ 40,00 (nível superior).

Provas
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, em horário e local que serão divulgados por meio de edital de homologação das inscrições e convocação para a prova objetiva.

O edital completo estará à disposição dos interessados, na Prefeitura Municipal de Canitar, localizada na Rua Joaquim Bernardo de Mendonça s/n° – Centro – CEP 18.990-000 – Canitar – SP.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, Poder Executivo - Seção I, edição de 15 de agosto de 2014, pág. 147.

Prefeitura de Abdon Batista - SC lança edital de processo seletivo

A organizadora Amplasc divulgou o editail nº 001/2014 que promove abertura de processo seletivo na Prefeitura de Abdon Batista, Estado de Santa Catarina. Há 76 vagas disponíveis, mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Os vencimentos são estipulados de acordo com o cargo e variam de R$  810,59 a R$ 16.169,30 em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.

As oportunidades contemplam diferentes áreas, com destaque para as atividades de Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Vigia, Auxiliar de Dentista, Técnico em Informática, Professor, Engenheiro Civil e Médico.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 5 de setembro de 2014, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da Prefeitura, localizada na Rua João Santin, nº 30, Centro. A taxa varia de R$ 30,00 a R$ 70,00 conforme o cargo pretendido.

Haverá prova escrita (para todos os inscritos), além de prova prática para Operador de Máquinas, Motorista, Servente e Agente de Serviços Gerais. A aplicação da prova escrita está prevista para o dia 13 de setembro de 2014, às 9h, no Centro Municipal de Ensino.

O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Papagaios - MG reabre inscrições

A Prefeitura de Papagaios, estado de Minas Gerais, divulgou a 2º retificação, informando a reabertura das inscrições e a exclusão destes cargos: operador de motoniveladora, assistente de farmácia, educador para saúde, assistente de biblioteca, auxiliar de secretaria de escola, agente de fiscalização, técnico em radiologia, contador, técnico em saúde bucal.

Informa também que foram alteradas as vagas para os cargos de operador de máquina agrícola, maquina pesada, técnico em contabilidade, nutricionista, engenheiro civil II, motorista, recepcionista, fiscal de vigilância sanitária e professor de educação básica.

As inscrições foram reabertas e podem ser feitas no período de 22 de agosto a 22 de setembro de 2014, na Sede da Prefeitura Municipal de Papagaios, das 8h às 11h e 13h às 17h. 

Será admitida também inscrição realizada via internet, através do endereço eletrônico www.polisauditoria.com.br, no período no período já informado. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.

                         -------------------------------------------------------------------

A Prefeitura de Papagaios, no estado de Minas Gerais, através da empresa POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar mais de 30 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.331,65, em carga horária de 20 a 40h semanais.

As chances são para Auxiliares de Serviços Gerais, Cemitério, Secretaria de Escola, Bombeiro, Zelador, Gari, Oficial de Serviços, Operadores de Máquina Agrícola, Máquina Pesada, e de Motoniveladora, Operário, Escriturário, Motorista, Recepcionista, Assistentes (Administração, Biblioteca e de Farmácia), Agente de Fiscalização, Fiscal de Obras e Posturas, Educador para Saúde, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Professor de Educação Básica, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Especialista da Educação, Nutricionista, Advogado, Contador, Engenheiro Civil II, Assistente Social II, Bioquímico, Cirurgião-Dentista II, Farmacêutico II, Psicólogo II e Enfermeiro II.

As provas objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no município de Papagaios, na data prevista de 26 de outubro de 2014. O local de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha, e confirmação de data e horário da prova, será informado antecipadamente. 

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Serra Alta - SC prorroga inscrição

A Prefeitura de Serra Alta, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital n° 002/2014 referente ao processo seletivo que tem o objetivo de preencher 05 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para  lotação nas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, Cultura e Esportes.

Os profissionais serão contratados em caráter temporário e receberão salários que variam de R$ 552,86 a R$ 1.823,66, mais incorporação no valor de R$ 143,60, para cumprimento de jornadas de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.

As chances são para candidatos com escolaridade nos níveis alfabetizado, médio/técnico e superior. Os profissionais vão exercer funções de agente educativo, auxiliar de serviços gerais, professor de inglês, professor das séries iniciais, técnico em saúde bucal e professor de artesanato.

As inscrições foram prorrogadas até 20 de agosto de 2014, no setor de Recursos Humanos da Prefeitura, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 830, Centro. O atendimento será realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. 

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 06 de setembro de 2014, das 8h às 11h30h, nas dependências do Centro Municipal de Educação, Rua Duque de Caxias, no 530, Centro -  Serra Alta/SC.

O certame terá validade até 31 de dezembro de 2014, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação.

Concurso Prefeitura de Corrente - PI tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Corrente, no Estado do Piauí, que dista cerca de 864 km da capital Teresina, almeja preencher 172 vagas de empregos no quadro efetivo de servidores. Com essa meta, foi lançado o edital nº 001/2014 de concurso público, objetivando a contratação de profissionais que tenham como escolaridade o ensino fundamental, médio ou superior.

As vagas são para lotações nas Secretarias de Administração, Desenvolvimento Rural, Saúde e Saneamento, e Infraestrutura e Meio Ambiente, Orçamento e Finanças, Educação, Esportes e Cultura, e Urbanismo e Trânsito, Indústria, Comércio e Turismo, Trabalho e Cidadania, e também para a Procuradoria Geral do Município.

Há chances para Apontador de Mão de Obra, Auxiliar de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico de Máquinas Pesadas, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas , Operador de Usina de Asfalto, Tratorista, Agente Comunitário de Agropecuária, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo , Auxiliar de Secretaria, entre outras oportunidades.

Do total de vagas abertas, 5 % são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

Os vencimentos para tais cargos variam entre as cifras de R$ 724.00 a R$ 3.000,00, em jornada de 30 a 40 horas por semana. O certame será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.

As inscrições foram prorrogadas até 29 de agosto de 2014, podendo ser feitas no endereço www.consep-pi.com.br. A participação poderá ser efetivada mediante pagamento de uma taxa, nos valores de R$ 35,00, R$ 55,00 ou R$ 95,00, conforme a função escolhida.

Os interessados serão avaliados através de provas objetivas, práticas e de títulos. As provas objetivas serão realizadas na data provável de 21 de setembro 2014, a partir das 9:00 h (horário local). Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até o dia 15 de setembro de 2014.

Os gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar) serão divulgados provavelmente em 22 de setembro de 2014.

Conforme publicação, será de 02 anos o prazo de validade do concurso público, que poderá ser prorrogado por igual período.

Vale ressaltar que toda e qualquer informação sobre o certame será anunciada no Diário Oficial dos Municípios, no mural da Prefeitura Municipal de Corrente e nos sites www.consep-pi.com.br e www.prefeitura.corrente.pi.com.br.

Prefeitura de Benedito Novo - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Benedito Novo, através de suas Secretarias Municipais, lançou extrato do edital nº. 004/2014 de processo seletivo, destinado a preencher vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde ESF, Operário, Motorista, Operador de Máquina, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico Ginecologista, Médico, Atendente de Veterinário, Vigilante Sanitário, Auxiliar de Mecânico e Professor.

As inscrições estarão abertas até 29 de agosto de 2014, na Prefeitura de Benedito Novo, junto à Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Celso Ramos, nº 5070, Centro, Benedito Novo/SC, de segunda à quinta-feira das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e sexta-feira das 09h às 11h30.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 02 de setembro de 2014, nas dependências do Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, situada à Rua Celso Ramos - Centro, Benedito Novo/SC, às 19h.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (47) 3385-0487, durante o horário de expediente.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 15 de agosto de 2014, pág. 13.

Humor: Ma doutor, eu tô vivo!

http://3.bp.blogspot.com/-1GvDGOPSL10/Uec-EGsfY4I/AAAAAAAAb8I/r_i952xkmRI/s1600/1005424_522798964456217_492627319_n.jpg

Alopecia areata

Reprodução: Alopecia areata
O que é Alopecia areata?   
Alopecia areata é uma condição que provoca pontos arredondados de perda de cabelo. Pode levar à perda total de cabelo.

Causas
A causa da alopecia areata é desconhecida. Cerca de 1 em cada 5 pessoas com essa condição apresenta histórico familiar de alopecia.

Sabe-se que a alopecia areata é uma condição autoimune.

Ela ocorre quando o sistema imunológico erroneamente ataca e destrói tecido corporal sadio.

A alopecia areata pode ser observada em homens, mulheres e crianças. Em algumas pessoas, a perda de cabelo pode ocorrer após um evento importante, como uma doença, gravidez ou trauma.

Formas de alopecia incluem: 

- Alopecia areata pontos de perda de cabelo

- Alopecia totalis - perda total de cabelos no couro cabeludo

- Alopecia universalis - perda total de todos os pelos do corp

Exames
Uma biópsia do couro cabeludo pode ser realizada. Diversos testes sanguíneos também podem ser feitos para verificar as condições autoimunes e problemas da tireoide.

Sinônimos
Alopecia totalis; Alopecia universalis

Mais sobre Alopecia areata
Consulte seu médico se estiver preocupado com a perda de cabelos.

Sintomas de Alopecia areata
A perda de cabelo é, geralmente, apenas um sintoma. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação ou coceira.

A alopecia areata geralmente começa com um ou dois pontos de perda de cabelo. A perda de cabelo é mais frequentemente observada no couro cabeludo. Também pode ocorrer na barba, sobrancelhas, braços e pernas em algumas pessoas.

Os pontos onde houve a queda de cabelo são lisos e arredondados. Pode haver uma coloração rósea. Cabelos que parecem pontos de exclamação podem ser observados nas bordas do ponto calvo.

- Perda de todo o cabelo do couro cabeludo (alopecia totalis)frequentemente em até 6 meses após o início dos primeiros sintomas.

- Perda de todo cabelo do couro cabeludo e pelos do corpo (alopecia universalis). 

Tratamento de Alopecia areata
Se a perda de cabelo não for total, o cabelo pode crescer novamente dentro de alguns meses, sem tratamento.

Mesmo no caso de perda de cabelos mais intensa, não está claro o quanto o tratamento ajuda a mudar o curso da situação.

Os tratamentos comuns podem incluir:

- Injeção de esteroides sob a superfície da pele

- Medicamentos aplicados à pele, incluindo corticosteroides, imunoterapia e minoxidil

- Terapia com luz ultravioleta

Pode-se usar perucas para esconder as áreas de perda de cabelo

Expectativas
É comum a recuperação total dos cabelos.

No entanto, algumas pessoas podem ter um resultado ruim, incluindo aquelas com:

- Alopecia areata que começa quando o indivíduo é jovem

- Eczema (dermatite atópica)

- Alopecia de longo prazo

- Perda total de cabelos do couro cabeludo ou pelos do corpo

Fontes e referências
- Sperling LC, Sinclair RD, El Shabrawi-Caelen L. Alopecias. In: Bolognia JL, Jorizzo JL, Schaffer JV,et al, eds. Dermatology. 3rd. ed. Filadélfia, Pa: Mosby Elsevier; 2012:chap 60.

Minha Vida

12 motivos para consumir mais água durante o dia

Entenda como esse líquido é um santo remédio para o corpo 

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e até fica mais bonito. 

"A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp.

Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. 

"É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão", diz o fisiologista.

A seguir, conheça 12 motivos para deixar sempre um copo de água por perto:

1.Controlar a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. "A água tem grande influencia no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue", explica Raul Santo. 

2.Previne cãibras: As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. "Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares", diz o fisiologista. 

3.Protege o coração: Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. "Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames", explica o fisiologista. 

4.Melhora o funcionamento do intestino: Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

5.Aumenta a resistência física: Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore. Esse processo pode ser observado também longe do treino. De acordo com o especialista, algumas profissões exigem um esforço muito grande do corpo, e consequentemente, há uma perda maior de água pela transpiração. "Um carteiro ou um entregador, por exemplo, se não tomarem cuidado com a hidratação, não conseguirão fazer um bom trabalho, já que realizam um esforço físico muito grande durante o dia". Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes. 

6.Limpa o organismo: De acordo com a nutricionista Márcia Curzio, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças. "A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo", explica Márcia Curzio.

7.Protege contra pedra nos rins: Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. "A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de "limpar" o sangue eficiente", diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.

8.Transporte de nutrientes: A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo o fisiologista Raul Sano, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. "A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam".

9.Ajuda a emagrecer: Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. De acordo com cientistas do Vanderbilt University Medical Center, uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer a entender como o sistema nervoso funciona. De acordo com a endocrinologista Alessandra Rascovski, se ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

10.Protege os olhos: Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. "Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções", diz Raul Santo. 

11.Absorção de vitaminas: as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. "Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina", diz Raul Santo. 

12. Manter a pele jovem: Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.  

Minha Vida

Quimioterapia: medidas reduzem exposição do paciente a infecções

Evitar andar descalço e tomar a vacina da gripe estão entre os cuidados

Por Dr. Artur Malzyner 

 As pessoas que realizam o tratamento quimioterápico apresentam maior risco de infecções. Isto ocorre porque os medicamentos utilizados para matar as células cancerosas (chamadas de quimioterapia) podem também prejudicar a capacidade do corpo de produzir todas as células sanguíneas, incluindo as células de defesa, chamadas leucócitos.

O risco aumenta quanto mais sessões de tratamento a pessoa realiza, porém, em alguns casos, os médicos prescrevem antibióticos preventivamente para as pessoas que estão com alto risco de infecção. Além disso, os médicos podem prescrever medicamentos que ajudam o corpo a produzir mais células de defesa. Mas estes não são apropriados para todos os que são tratados para o câncer.

Dúvidas sobre o afastamento do trabalho, deslocamento para o trabalho e passeios em locais públicos são frequentes. Muitas pessoas podem trabalhar durante a quimioterapia, desde que sua rotina e o tipo de trabalho não interfiram no tratamento. Se possível, é indicado que a pessoa possa trabalhar em casa e/ou trabalhar meio-período. O ideal é evitar locais fechados e com grande quantidade de pessoas com sintomas de doenças.

Pacientes que realizam tratamento quimioterápico devem ter alguns cuidados em relação às infecções. Aqui relacionamos algumas dicas:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão (Você também pode usar álcool)
 
- Evite lugares lotados e as pessoas que estão doentes
 
- Não compartilhe alimentos, copos, utensílios ou outros itens pessoais, tais como escovas de dente
 
- Mantenha sua pele hidratada evitando assim rachaduras, que são portas para infecções
 
- Cozinhe os alimentos
 
- Lave cuidadosamente frutas e vegetais crus antes de comê-los
 
- Use luvas ao manusear resíduos de cães, gatos ou outros animais de estimação
 
- Use luvas para jardim
 
- Escove os dentes e gengivas todos os dias com uma escova de dentes macia. Se o seu médico ou enfermeiro recomendar, use um antisséptico bucal para evitar feridas na boca
 
- Vacine-se contra a gripe todos os anos , assim que ela estiver disponível
 
- Evite andar descalço.

Minha Vida

Como lidar com as múltiplas medicações em idosos

O uso de muitos medicamentos requer cuidado com interações medicamentosas 

Por Dr. Roberto Miranda

A população brasileira vem ganhando muitos anos de vida, passando por um importante processo de envelhecimento. Devido a isso atualmente há uma longa convivência com doenças que aumentam de frequência com a idade, tais como: diabetes, hipertensão, osteoporose, distúrbios gastrointestinais, artrose, problemas de coração, doença de Alzheimer, dor crônica, entre outras. 

Ao mesmo tempo, nas últimas décadas, houve uma grande evolução na disponibilidade de medicamentos para as diversas doenças que acometem as pessoas idosas. Além disso, cada vez mais os medicamentos precisam ter sua segurança e eficácia bem demonstradas. Se por um lado estas são excelentes notícias, por outro lado levam a um inevitável aumento do consumo de medicamentos por tempo prolongado.

 
 
Desta forma, comumente o idoso está exposto a chamada polimedicação, que pode ser definida como o uso de cinco ou mais medicamentos de uso contínuo. A polimedicação é uma realidade frequente e exige uma série de cuidados do(s) médico(s) e profissionais de saúde assistentes. 

Vamos destacar alguns princípios gerais na utilização de medicamentos pelo idoso, que devem ser considerados:

Avaliação do risco-benefício
Esta é a primeira análise realizada. Antes de prescrever um medicamento para um novo sintoma, o médico avalia se o novo sintoma requer realmente tratamento com remédio. O medicamento é escolhido por ter o melhor potencial de efeito benéfico para cada caso. Por outro lado, todo medicamento pode ter também efeitos colaterais, cuja frequência em geral é menor que a estimada pelos pacientes. Somente o médico pode avaliar corretamente, se um determinado medicamento é o mais adequado para o seu caso e se terá mais benefícios que riscos. Outra possibilidade que deve ser avaliada é se o novo sintoma pode ser efeito colateral de alguma medicação em uso, devendo neste caso ser trocada.  

Medidas não-farmacológicas
A assistência ao idoso característicamente é multidisciplinar. A atuação dos diferentes profissionais traz inúmeros benefícios, fazendo o tratamento ser mais completo. A alimentação adequada, a fisioterapia, os exercícios bem orientados, reabilitação cognitiva, são exemplos de medidas não-farmacológicas muito importantes. 

A equipe de assistência ao idoso, na dependência da necessidade individual, além do médico, deve ser composta por: farmacêutico, enfermeira, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, dentista, personal trainer, entre outros. 

Percebemos na prática certa resistência dos pacientes para iniciar o acompanhamento, mas aqueles que se dedicam colhem frutos muito importantes para saúde. Sempre que possível deve-se lançar mão deste tipo tratamento, o que pode evitar o uso de medicamentos ou possibilitar o uso de doses menores.

Ter um médico primário
Para uma abordagem completa à sua saúde, é comum o paciente ser acompanhado por vários médicos de diferentes especialidades, tendo com isso várias receitas. É muito importante que o paciente informe a cada um dos médicos todos os medicamentos em uso. 

Idealmente todos devem ter um dos médicos como o médico primário, que tentará racionalizar ao máximo o tratamento. O geriatra ou o clínico geral é que normalmente assumem este papel, atuando em conjunto com os especialistas. 

A necessidade de cada medicamento deve ser reavaliada periodicamente pelo médico assistente, com ajuste de doses, suspensão ou troca de medicamentos em caso necessidade.  

Levar os medicamentos na consulta médica
É muito interessante que o paciente e seu cuidador levem todos os medicamentos em uso. Desta forma é possível mostrar ao médico exatamente como utiliza cada medicamento e permite ao seu médico enfatizar as mudanças.

Limitações individuais
Idosos podem apresentar problemas de memória, alterações osteoarticulares, visuais e auditivas que podem afetar a compreensão e a execução de regimes terapêuticos, tanto para manusear embalagem como para acertar a quantidade de gotas ou comprimidos prescritos pelo médico. 

Para este tipo de paciente idoso mais dependente que necessita de supervisão, é fundamental a participação de um cuidador (seja da família ou pessoa contratada), que precisa ser bem orientado quanto aos problemas do paciente. 

Interações medicamentosas
Outro fator importante é a interação medicamentosa que consiste no fato que um medicamento pode modificar de forma signifiativa a atividade, o metabolismo ou a toxicidade de outro medicamento usado concomitantemente. 

Existe ainda a possibilidade de interação dos medicamentos com o uso de álcool ou determinados alimentos. Podemos citar como exemplos a potencialização de um sedativo pelo uso de bebida alcoólica e que alguns medicamentos precisam do jejum completo para uma absorção adequada, enquanto outros o contrário ? devem ser consumidos com alimentos. 

São inúmeras as possibilidades de interações, já existindo inclusive aplicativos eletrônicos onde podemos colocar todos os medicamentos em uso e nos ajudam a avaliar as potenciais interações. Existem casos de interações medicamentosas com efeitos adversos graves como confusão mental, comprometimento da memória, quedas com fraturas, pressão baixa e insuficiência renal aguda.

Automedicação
O uso de medicamentos deve ser sempre orientado pelo seu médico. Fuja da tentação!! Sabemos que um resultado brilhante num parente ou amigo com um caso "igual" ao seu, leva a crença que você se beneficiaria da mesma forma. Mesmo que pareça "igual", cada caso é um caso. 

Existe uma ideia bem arraigada que os fitoterápicos, por serem "naturais", não possuem efeitos colaterais, interações farmacológicas ou contraindicações. Este é um erro grave que muitos cometem. Não use fitoterápicos sem o conhecimento do seu médico.  

Conclusão
O uso de medicamentos em idosos com várias doenças crônicas e polimedicação, hoje, é uma realidade que deve ser encarada e apresenta um risco potencial de efeitos colaterais e interação medicamentosa. Devido a isso deve se dar ênfase as medidas preventivas, tais como, dieta balanceada e atividade física que devem ser instituídas o mais precoce possível para atingir um envelhecimento saudável, minimizando o surgimento de doenças crônicas. Quanto antes melhor, mas nunca é tarde para começar. 

Frequentemente a polimedicação é necessária e os cuidados devem ser redobrados tanto pelo médico quanto pelo paciente e cuidadores. O acompanhamento em conjunto com a equipe multiprofissional, visando não a quantidade mas a qualidade da prescrição, é um dos pilares da boa prática geriátrica.

Artigo escrito com a colaboração de Juliana Gomes, especialista em geriatria pela Unifesp e médica do Instituto Longevità.

Minha Vida