Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Especialista alerta para uso adequado de tênis na corrida

http://www.papodegordo.com.br/wp-content/uploads/2010/corrida.jpg A corrida de rua teve um grande crescimento nos últimos anos, especialmente pelo aumento do número de atletas amadores

A Maratona de Boston e a Corrida de São Silvestre, por exemplo, hoje limitam suas inscrições a 25 mil e 20 mil participantes, respectivamente. Esses dados demonstram que as pessoas buscam cada vez mais fugir do sedentarismo ou até mesmo perder peso com a prática de alguma atividade física.

Com o aumento dos adeptos do esporte, houve significativo crescimento da confecção de acessórios voltados para esse segmento, como os tênis, por exemplo, que hoje são encontrados em infinitos modelos, modernos e arrojados. Mas de acordo com o ortopedista Ricardo do Carmo Bastos, do Hospital de Clínicas Padre Miguel, o consumidor, no entanto, deve se preocupar com a característica de sua pisada para evitar lesões inesperadas: “O corredor deve avaliar se sua pisada é pronada, neutra ou supinada. Isso pode ser feito com o uso de uma baropodometria, disponível em algumas clínicas e lojas de calçados. Depois de saber como é a pisada, deve procurar o calçado próprio para ela”, ressaltou Ricardo.

O uso de calçados inadequados pode precipitar lesões nas articulações, principalmente no tornozelo e joelho: “O calçado errado pode provocar estresse por sobreuso de uma ou mais articulações, músculos (dor muscular de membros inferiores e lombalgias), tendões (tendinites) e fáscias (fasciíte plantar)”, complementou o especialista.

Além desses problemas de saúde, a inadequação do tênis também pode atrapalhar o desempenho do atleta. Por isso, é preciso atentar para os benefícios do tênis, seu modelo ideal e para que tipo de exercício ele é recomendado. Ao seguir essas valiosas dicas, o corredor pode melhor seu desempenho físico, sem traumas para a saúde.  

Priscila Pais
Assessoria de Imprensa
ppais@saudeempauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário