Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Suplementos proteicos viram alvo da Anvisa por erros de composição

 Só este ano, 23 lotes tiveram distribuição e comercialização vetados, a maioria por divergências entre o rótulo e a fórmula 

Rio - Febre entre frequentadores de academias de ginástica que desejam ganhar massa muscular, os suplementos proteicos estão na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só este ano, 23 lotes tiveram distribuição e comercialização vetadas pela agência por causa de erros de composição. No ano passado, não houve proibição de produtos da categoria definida como “alimentos para atletas”. Especialistas alertam que os problemas apontados pela agência podem causar danos à saúde dos usuários.

Os suplementos proteicos entraram no radar da Anvisa recentemente, por conta do número de denúncias sobre o assunto. Em 2013, o debate sobre a qualidade dos produtos — sobretudo os chamados whey protein, feitos do soro do leite — ganhou força entre usuários. Alguns chegaram a pagar laboratórios particulares para avaliar as composições.

Este ano, a Anvisa fez um monitoramento em 30 marcas. Apenas sete produtos apresentaram resultados considerados satisfatórios pela agência. Os demais tinham problemas, sobretudo, de divergências entre a quantidade de carboidratos e de proteínas presentes e as declaradas no rótulo. As análises apontaram, ainda, a presença de soja — alimento considerado potencialmente alergênico — em dois lotes, sem que a substância tivesse sido listada entre os ingredientes no rótulo.

Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Jomar Souza explica que os problemas na rotulagem fazem com que o consumidor use um produto diferente daquele que foi recomendado por seu médico ou nutricionista.

— Se o produto tiver proteína de menos, a pessoa não terá o resultado esperado, ou demorará muito tempo para ter aumento de massa muscular. Já o carboidrato em excesso pode começar a ser estocado como gordura e provocar aumento do peso corporal — explica. — No caso de um diabético ou de uma pessoa com intolerância a glicose, pode haver uma descompensação — afirma.

Proteínas em excesso podem levar a problemas no fígado e rins
Um dos maiores riscos apontados pelos especialistas é justamente o uso de suplementos sem orientação profissional. Souza critica a popularização indiscriminada dos suplementos e alerta que o uso excessivo de proteínas, por exemplo, pode levar a problemas no fígado e nos rins.

— A recomendação da SBMEE é que a suplementação seja usada pelo atleta de competição ou pelas pessoas que não são atletas, mas fazem exercícios pesados, quase como um atleta. Quem não está dentro desse perfil e tem uma alimentação adequada não tem necessidade de suplemento — adverte.

Especialista em nutrição esportiva, Simone Maia aprova a intensificação do controle por parte da Anvisa, mas acha que o processo deveria ocorrer antes do início da comercialização do produto:

— A fiscalização dá segurança para que nutricionistas prescrevam o produto adequado ao paciente. Nossos cálculos são baseados nas informações fornecidas pelos suplementos, então é importante que eles não façam propaganda enganosa — observa. —Mas quando a proibição ocorre depois de as vendas já terem sido iniciadas, os profissionais ficam confusos sobre o que podem indicar — diz.

Usuário de suplementos proteicos há três anos, o representante comercial Márcio Cruzeiro, de 42 anos, confirma que há uma moda entre frequentadores de academia.

— Quase todo mundo que frequenta academia toma, é um modismo. E muitos usam sem orientação médica, só de orelhada, vão na onda dos outros — afirma. — Treino cinco vezes por semana, cerca de uma hora e 20 minutos. No meu caso, funciona. Mas isso depende muito do perfil da pessoa. Por isso, é importante procurar um nutricionista — aconselha.

O discurso de Cruzeiro é repetido pela publicitária Glaucia Arakaki, de 28 anos, que toma até dez suplementos alimentares por dia, entre eles o whey protein.

— Sou acompanhada por um nutricionista ortomolecular que é formado também em educação física. Faço hemograma todo mês para ver como estão as funções hepáticas. E avaliação funcional também — conta a jovem, que dá uma dica: — Tento comprar aquelas marcas nas quais já confio.

Lista de produtos que tiveram lotes proibidos pela  ANVISA

Body 100% Whey Body Nutry brigadeiro, lote 02060513 (Indústrias Body Nutry de Alimentos Ltda)

Super Whey 100% Pure IntegralMedica baunilha, lote 0032221 (Integralmédica AS Agricultura e Pesquisa)

Super Whey 3W - IntegralMedica baunilha, lote 0035222 (Integralmédica AS Agricultura e Pesquisa)

100% Whey Xtreme Pharma baunilha, lote 1084 (Advantage Foods Ltda ME)

Bio Whey Protein -Performance, Suplemento proteico para atletas sabor baunilha, lote 1315269 (Performance Trading Importação Exportação e Comércio Ltda)

Whey NO2 + Creatine Peter Food, lote 171219 (Peter Food Industrial Ltda)

Designer Whey Protein, lote 08190913 (João Fábio de Oliveira)

Extreme Whey Protein - Solaris baunilha, lote 17016 (Solaris Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Extreme Whey Protein - Solaris sabor morango, lote L16964 (Solaris Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Fisio Whey Concentrado NO2, lote 00660413 (Fisionutry Suplementos Alimentares Ltda)

Isolate Whey - Neo Nutri, lote 08301 (Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda)

Muscle Whey Proto NO2 - Neo Nutri, lote 08303 (Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda)

Whey W5 Pro - Pro Corps aroma de milho, lote 6510 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Whey NO2 Pro - Pro Corps aroma de milho, lote L000472 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda)

Super Nitro Whey NO2 - American Line Suplements, lote 006 (Roberg Alimentos e Medicamentos da Natureza Ltda)

Super Whey 100% Pure IntegralMedica sabor baunilha, lote 0032221 (Integralmédica SA Agricultura e Pesquisa)

Ultra Pure Whey+Isolate Whey - Nutrilatina Age Superior sabor chocolate, lote L59920P1H2 (Nutrilatina Laboratórios Ltda)

Whey Protein Optimazer Cyberform sabor morango e banana, lote C29 (JSE Alimentos Ltda)

Whey Protein 3W - DNA Design Nutrição Avançada, lote 08490913 (João Fábio de Oliveira)

Whey NO2 Pro Baunilha - Pro Corps, lote AB24 (Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios)

Whey Protein Optimazer Cyberform sabor morango e banana, lote C29 (JSE Alimentos Ltda)

100% Whey Protein, lote 156/12 (Vulgo Indústria de Alimentos Ltda)

100% 3 Whey Protein Top Fuel, lote 857 (Vulgo Indústria de Alimentos Ltda)

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário