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sexta-feira, 2 de março de 2012

Criança que chora quando urina intriga cientistas

Um caso médico estranho está intrigando cientistas. Uma menina na Inglaterra parece perfeitamente saudável, exceto por uma coisa: seus olhos se enchem de lágrimas toda vez que ela faz xixi.

A garota, de 3 anos de idade, foi encaminhada aos médicos em novembro de 2009, porque “molhava os olhos toda vez que urinava”, segundo o relatório. Quando isso acontecia, seu queixo caia e sua expressão ficava vaga, embora ela permanecesse consciente e não tivesse nenhuma dor.

O problema começou quando a menina tinha apenas semanas de idade. Um ultrassom de seus rins não revelou nada de anormal, e ela não tinha sinais de qualquer problema médico.

Os médicos pesquisaram outros casos, e encontraram apenas um outro relatório formal de um caso semelhante, de 1932, de um jovem que era estudante de medicina e relatou um “fluxo abundante de lágrimas durante a defecação e micção”.

O homem manteve o controle de seus sintomas por 94 dias, de acordo com esse relatório, e o problema foi corrigido por uma dose de atropina, uma droga que reduz a atividade de certos nervos, e também pode ser usada para dilatar as pupilas dos olhos.

Os médicos chegaram a conclusão que pode existir uma condição rara em que os olhos produzem lágrimas quando uma pessoa urina. E mais: os cientistas sugerem que a situação não seja tão rara assim. Como não provoca dor, é mais uma inconveniência do que qualquer outra coisa, e pode ser que mais pessoas tenham, mas não procurem ajuda médica para lidar com o “problema”.

Essa conclusão veio de mais pesquisas. Procurando mais informações, os médicos da menina inglesa encontraram mais casos.

Uma busca em grupos de discussão online revelou que 35 pessoas disseram ter o problema da produção de lágrimas durante a micção indolor. Pouco mais da metade era do sexo feminino, e três ainda afirmaram terem um parente próximo com sintomas semelhantes.

Nenhuma das pessoas tinha procurado um médico, dizendo que as lágrimas, enquanto inconvenientes e talvez constrangedoras, não eram um problema clínico significativo.

Agora, depois de tanta pesquisa, os cientistas parecem ter concluído que a causa da condição pode estar no cérebro ou nos nervos faciais.

Tanto a produção de lágrimas quanto a passagem de urina são informações controladas por uma região do cérebro chamada ponte.

Em sua busca por uma explicação, os pesquisadores analisaram o que acontece quando alguém chora “lágrimas de crocodilo”.

Embora hoje essa expressão seja usada para exemplificar um choro fingido ou falso, a descrição original da síndrome de lágrima de crocodilo era baseada em pessoas que choravam ao comer ou beber, devido a uma lesão facial ou uma condição chamada paralisia de Bell.

Nesses casos, os nervos que “crescem” novamente após uma lesão ou doença podem erroneamente se direcionar para a glândula lacrimal, que produz lágrimas. Há também casos de síndrome de lágrima de crocodilo ocorrendo desde o nascimento, e nestes casos pode ser devido aos nervos se cruzando durante o desenvolvimento embrionário.

Se tal conexão nervosa anormal pode fazer com que uma pessoa produza lágrimas ao comer ou beber, um processo semelhante poderia fazer uma pessoa produzir lágrimas quando urina.

No entanto, isso ainda não explica a expressão vaga da menina, ou seu queixo caído.

 Por enquanto, esses sintomas permanecem um mistério.[LiveScience]

Fonte Hypescience

Nestlé elimina ingredientes artificiais de todos os seus doces na Grã-Bretanha

Nestlé pretende tirar produtos artificiais do mercado europeu (Foto: Divulgação/via BBC)
Nestlé pretende tirar produtos artificiais do mercado
europeu (Foto: Divulgação/via BBC)
Empresa deverá fazer o mesmo em outros países europeus e no Canadá, mas não menciona o Brasil

O braço da Nestlé no Reino Unido anunciou ter removido totalmente cores, sabores e conservantes artificiais de seus doces, entre os quais barras de chocolate e balas.

Em comunicado, a empresa anunciou que promoverá a mesma mudança em países europeus e no Canadá, mas não menciona o Brasil.

Segundo jornais britânicos, a Nestlé seria a primeira grande empresa de produtos alimentícios a retirar todos os componentes artificiais de toda sua linha de doces.

A companhia, que produz marcas populares no Brasil como Nescau, Chokito e Tostines, eliminou mais de 80 ingredientes não naturais das receitas de 79 produtos vendidos no Reino Unido.

Os químicos foram substituídos por alternativas naturais vindas de concentrados de frutas, legumes e plantas comestíveis, como cenoura, hibisco, cártamo, rabanete e limão.

A barra de chocolate Crunch foi o último dos itens da companhia a ter a fórmula modificada. Há seis anos a empresa vem promovendo as mudanças.

A Food Standards Agency, que cuida da qualidade dos alimentos no país, havia recomendado fabricantes de alimentos a eliminarem ingredientes químicos.

Um estudo da ONG britânica Grupo de Apoio a Crianças Hiperativas mostra que de um total de 357 crianças hiperativas examinadas 87% apresentaram agravamento do seu quadro devido a colorantes artificiais na comida, enquanto 72% reagiram a preservantes.

De acordo com comunicado da Nestlé, as mudanças foram feitas em resposta a pesquisa da empresa Health Focus International que mostra que 74% dos consumidores buscam produtos naturais nas prateleiras de supermercados.

A Health Focus International tem entre seus clientes grandes empresas do ramo de alimentação, incluindo a própria Nestlé.

Fonte G1

Tatuagem, maquiagem e piercing exigem cuidados na ressonância

Saiba como e onde armazenar os resultados de forma correta em casa.

Tomografia e ressonância magnética são exames de imagem bastante detalhados, que servem para analisar com precisão coração, vasos sanguíneos, pulmões, cérebro e ossos. Se você ainda nunca fez, talvez um dia precise – por isso, é sempre bom saber como eles funcionam.

O ginecologista José Bento e o radiologista César Nomura ressaltaram a importância de sempre buscar o resultado no laboratório e levá-lo ao médico, além de nunca interpretar as informações por conta própria. Os especialistas também ensinaram como e onde armazenar os resultados em casa.

Exames médicos supervalendo (Foto: Arte/G1)
A tomografia, assim como o raio X, também usa radiação. Mas o contraste não é radioativo. No caso da cintilografia, o contraste é um remédio que contém radioatividade. Mas não há risco de câncer, porque as exposições costumam ser bem pontuais

A ressonância é uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado. São alguns exemplos:
- Aparelho nos dentes
- Piercing
- Tatuagem com tinta de metal
- Maquiagem definitiva
- Maquiagem que contém metais
- Marcapasso
- Implante de ouvido
- Pino na perna

O aparelho da ressonância magnética emite vários sons, que às vezes assusta ou irrita os pacientes. Na enquete feita aqui no site, 16% disseram que o que mais incomoda nesse exame é o barulho. Outros 26% têm claustrofobia, 14% não gostam de ficar presos à mesa por cintos durante o procedimento, 12% não veem problema nenhum e 32% nunca fizeram ressonância.

Descarte de exames
Não há uma legislação específica para o descarte de radiografias guardadas na casa das pessoas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o melhor destino é a reciclagem, pois as chapas contêm prata e plástico.

Elas passam por um processo químico para liberar a prata, reaproveitadas na confecção de joias. Já o plástico é usado para a fabricação de embalagens. As radiografias não devem ser queimadas, pois liberam gases tóxicos.

Alguns hospitais e unidades de diagnóstico por imagem recebem as radiografias e as encaminham gratuitamente para a reciclagem.

Fonte G1

Mulher fica com o rosto inchado após tingir cabelo com kit caseiro


Carmen Rowe teve reação alérgica a substância usada como corante.Galesa disse que se sentiu 'como uma bola de futebol'.

Uma mulher teve uma reação alérgica tão forte a um kit caseiro para tingir os cabelos, comprado no supermercado, que ela chegou a ficar sem enxergar por causa do inchaço no rosto. A reportagem é do jornal “Daily Mail”.

Carmen Rowe, de Swansea, no País de Gales, tem 25 anos e usava o kit da mesma marca desde os 13. Antes de aplicar no cabelo, ela testou o produto na pele. Porém, depois de tingir, ela sentiu os efeitos na pele.
Fotos mostram como é o rosto de Carmen (direita) e como ele ficou (Foto: Reprodução/Daily Mail)

“Acordei e minha cabeça estava tão inchada que eu não conseguia ver. Eu estava cega. Fui olhar no espelho e metade do meu rosto estava inchada. Parecia que metade da minha cabeça tinha sido enchida como uma bola de futebol”, contou.

Ela foi ao hospital, onde foi imediatamente internada. Os médicos diagnosticaram que Carmen teve alergia a parafenilenodiamina, um corante comum em tintas de cabelo.

Depois de três dias tomando esteroides e antibióticos, Carmen recebeu alta. Porém, ainda precisou voltar quatro vezes no mesmo mês, com ardor e outros inchaços.

Fonte G1

Propagandas antigas: Emulsion de Scott - México

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RDC 59 de 24 de novembro de 2009 - Rastreabilidade

RESOLUÇÃO-RDC Nº 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009
Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e definição dos mecanismos para rastreamento de medicamentos, por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados e dá outras providências.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 24 de novembro de 2009, e considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado e que as ações e serviços de saúde são de relevância pública, nos termos do art. 196 e do art. 197 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle;

considerando as disposições contidas na Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e no Decreto nº. 74.170, de 10 de junho de 1974, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas,  medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos;

considerando as disposições contidas na Lei nº. 6.360, de 23 de setembro de 1976, e no Decreto nº. 79.094, de 5 de janeiro de 1977, acerca do sistema de vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos;

considerando as disposições contidas na Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977, que dispõe sobre as infrações à legislação sanitária federal e estabelece as respectivas penalidades;

considerando as diretrizes, as prioridades e as responsabilidades estabelecidas na Política Nacional de Medicamentos, instituída pela Portaria n° 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998, que busca garantir condições para segurança e qualidade dos medicamentos consumidos no país, promover o uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais;

considerando a finalidade institucional da Anvisa de promover a proteção da saúde da população, bem como suas atribuições legais, conforme estabelecido no art. 6º e nos incisos I, III, XVIII e XX do art. 7º, da Lei n.º 9.782, de 1999;

considerando a Portaria nº 802, de 08 de outubro de 1998, que institui o Sistema de Controle e Fiscalização em toda a cadeia dos produtos farmacêuticos;

considerando da Resolução - RDC nº 320, de 22 de novembro de 2002, que dispõe sobre deveres das empresas distribuidoras de produtos farmacêuticos;

considerando a Resolução - RDC nº 333, de 19 de novembro de 2003, que dispõe sobre rotulagem de medicamentos e outras providências;

considerando a Resolução - RDC nº 80, de 11 de maio de 2006, que dispõe sobre o fracionamento de medicamentos a partir de embalagens especialmente desenvolvidas para essa finalidade de modo que possam ser dispensados em quantidades individualizadas para atender às necessidades terapêuticas dos consumidores e usuários desses produtos;

considerando a Resolução RDC n° 27, de 30 de março de 2007, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, estabelece a implantação do módulo para drogarias e farmácias e dá outras providências;


considerando a necessidade de garantir maior controle sanitário na produção, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação dos produtos farmacêuticos; considerando que todo o segmento envolvido na produção, importação, distribuição, transporte e armazenagem de medicamentos é responsável solidário pela identidade, eficácia, qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos;

considerando a necessidade de garantir o controle sanitário na produção, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação dos produtos farmacêuticos;

considerando as disposições da Lei nº 11.903, de 14 de janeiro de 2009, que dispõe sobre o rastreamento da produção e do consumo de medicamentos por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

Art. 1º Fica estabelecido o sistema de rastreamento de medicamentos em toda a cadeia dos produtos farmacêuticos, da produção e do consumo de medicamentos por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, como parte integrante do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.

§1º A cadeia dos produtos farmacêuticos abrange as etapas da produção, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação de medicamentos.

§2º As empresas responsáveis por cada uma destas etapas são solidariamente responsáveis pela qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos objeto de suas atividades específicas.

Art. 2º Todas as transações na cadeia dos produtos farmacêuticos deverão ser registradas e estar disponíveis aos órgãos de fiscalização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Art. 3º As embalagens secundárias de todos os medicamentos devem conter mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto desde a fabricação até o momento da dispensação.

§1º Os medicamentos que se apresentam em embalagens múltiplas, hospitalares e fracionáveis devem conter mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto até a sua entrada no estabelecimento autorizado a dispensar.

§2º Os medicamentos que não possuem embalagem secundária devem conter em sua embalagem primária mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto até a sua entrada no estabelecimento autorizado para dispensar.

§3º Os medicamentos que se apresentam em embalagens múltiplas, hospitalares e fracionáveis poderão conter mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto em sua unidade de dispensação no estabelecimento autorizado para dispensar.

Art. 4º Fica definido o código de barras bidimensional (Datamatrix) como a tecnologia de captura e transmissão eletrônica de dados necessários ao rastreamento de medicamentos no Brasil.

§ 1º O código de barras bidimensional referido no caput deste Artigo deverá conter um Identificador Único de Medicamento (IUM), correspondente a cada unidade de medicamento a ser comercializada no território brasileiro, obedecendo ao disposto no Art. 2º desta Resolução.

§ 2º O código Identificador Único de medicamento (IUM) será gerado de acordo com normas estabelecidas pela ANVISA.

Art. 5º. As empresas detentoras de registro de medicamento deverão manter banco de dados com as seguintes informações mínimas, as quais devem estar relacionadas a cada Identificador Único de Medicamento (IUM):

I - Número do registro na ANVISA;
II - Número do lote;
III - Data de fabricação;
IV - Prazo de validade;
V - CNPJ da empresa receptora do medicamento;
VI - Data da transação.

Parágrafo único: As embalagens logísticas deverão conter um Identificador Único de Medicamentos, no qual estejam relacionados todos os IUMs que compõem a embalagem.
Art. 6º. As empresas distribuidoras de medicamentos deverão manter um banco de dados com as seguintes informações mínimas, as quais deverão estar relacionadas a cada Identificador Único de Medicamento (IUM) movimentado:
I - CNPJ da empresa remetente do medicamento ;
II - CNPJ da empresa receptora do medicamento.
III - Data da transação.

Parágrafo único: As embalagens logísticas deverão conter um Identificador Único de Medicamentos, no qual estejam relacionados todos os IUMs que compõem a embalagem.

Art. 7º. As empresas varejistas de medicamentos deverão manter um banco de dados com as seguintes informações mínimas, as quais deverão estar relacionadas a cada Identificador Único de Medicamento (IUM) movimentado:

I - CNPJ da empresa remetente do medicamento .
II - Data da transação

Parágrafo único: Os critérios e o cronograma para a captura, o armazenamento e a transmissão eletrônica dos dados referentes à identificação do prescritor e do comprador serão definidos em ato normativo próprio da Anvisa.

Art. 8º. Os estabelecimentos referidos nos Arts. 5º, 6º e 7º desta Resolução devem realizar o controle da movimentação e do estoque de medicamentos por meio de sistema informatizado compatível com as especificações e padrões de transmissão estabelecidos pela Anvisa, de modo a garantir a interoperabilidade entre os sistemas.

§1º. Os requisitos e as especificações dos Padrões do Sistema de Rastreamento de Medicamentos, bem como suas posteriores alterações, permanecerão disponíveis no sítio eletrônico da ANVISA para viabilizar o desenvolvimento ou a atualização dos programas e sistemas informatizados utilizados pelos estabelecimentos.

Art.9º O sistema informatizado utilizado pelos estabelecimentos para escrituração da movimentação e do estoque de medicamentos deve assegurar o sigilo, a integridade, a autenticidade e a disponibilidade dos dados e informações, de modo a viabilizar a execução das ações de fiscalização e controle dos órgãos competentes.

Parágrafo único As informações deverão ser disponibilizadas aos órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, sempre que solicitadas, nos prazos estabelecidos em Ato Normativo próprio da Anvisa.

Art. 10. O desenvolvimento, a aquisição ou a adaptação de programa ou sistema informatizado para os fins desta Resolução constitui responsabilidade de cada estabelecimento.

Art.11. A segurança do sistema de rastreamento de medicamentos deverá contar com a utilização de etiquetas de segurança, no qual será impresso o código de barras bidimensional (Datamatrix) contendo o Identificador Único de Medicamento - IUM.

Parágrafo único A produção das etiquetas de segurança e o controle de sua distribuição será de responsabilidade de instituição devidamente certificada pela Anvisa, com base em definições constantes de ato normativo específico da Anvisa.

Art. 12. Caberá aos fabricantes de medicamentos a aplicação das etiquetas de segurança em cada unidade de medicamentos a ser comercializado no território brasileiro, obedecendo ao disposto no Art. 2 º desta Resolução.

Art. 13. As especificações das etiquetas e a composição dos elementos de segurança que comporão as etiquetas, bem como suas atualizações, serão definidas em ato normativo específico da Anvisa. Parágrafo único As especificações para aplicação das etiquetas de segurança nas embalagens secundárias de medicamentos, ou na sua ausência, nas embalagens primárias, serão estabelecidas em ato normativo específico da Anvisa.

Art. 14 Os mecanismos de rastreamento, com segurança, de que trata a presente Resolução serão implantados gradualmente no país nos setores cujos estabelecimentos estejam envolvidos com a produção, circulação, comércio, prescrição, dispensação e uso de medicamentos, por meio de módulos específicos, segundo as particularidades e especificidades de cada atividade.

Parágrafo único A implantação de que trata o caput deste Artigo será objeto de cronograma a ser definido pela Anvisa, em ato normativo específico.

Art. 15. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) passa a integrar, a partir da data de publicação da presente Resolução, o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.

Art. 16 Cabe ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, além de garantir a fiscalização do cumprimento desta norma, zelar pela uniformidade das ações segundo os princípios e normas de regionalização e hierarquização do Sistema Único de Saúde e observadas as definições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Art. 17 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

DIRCEU RAPOSO DE MELLO

Confira os 10 maiores arrependimentos


Pessoas passam 44 minutos por semana pensando em coisas que poderiam ter feito diferente, diz pesquisa

Quem nunca se arrependeu por algo que atire a primeira pedra.

De acordo com uma pesquisa feita por um fabricante de cigarro eletrônico e divulgado no site "Daily Mail", as pessoas passam em média 44 minutos por semana pensando em coisas que poderiam ter feito diferente.

Cerca de 2 mil indivíduos participaram do levantamento e três quartos deles disseram não acreditar que seja possível levar uma vida sem arrependimentos.

Ainda segundo o estudo, as principais áreas de pesar são: vida amorosa (20%), seguida por familiares (18%), carreira (16%), saúde (14%) e financeira (14%).

Mais de dois terços dos entrevistados acreditam que seus arrependimentos os levaram a agir de forma mais positiva e que eles aprenderam com os erros.

Confira abaixo os dez maiores arrependimentos:


1 – Não ter guardado mais dinheiro
2 – Não ter mostrado mais interesse na escola
3 – Não ter se exercitado mais
4 – Não ter conhecido mais o mundo
5 – Ter começado a fumar
6 – Não permanecer mais em contato com as pessoas
7 – Não ter tomado mais cuidado com o corpo quando jovem
8 – Não ter aproveitado mais a companhia de um parente idoso que faleceu
9 – Não ter tirado mais fotos de suas experiências
10 – Ter casado muito cedo

Fonte Band

Como não se sobrecarregar no expediente

“5 passos para organizar o tempo de maneira eficiente no trabalho

Com base no programa Getting things done (GTD), especialista mostra como não se sobrecarregar durante o expediente

O carnaval já passou e a contagem regressiva para o fim do primeiro trimestre do ano está dando seus suspiros finais, mas você ainda não conseguiu tirar boa parte dos seus projetos profissionais do papel? Ao mesmo tempo, a lista de tarefas só aumenta?

Um método para colocar um ponto final nesse problema é o GTD (Getting things done), elaborado pelo americano David Allen. Com uma combinação simples entre organização de agenda e lista de prioridades, o programa promete acabar com aquela parede de post-its que você ignora todos os dias.
Daniel Burd, consultor especializado no método, mostra quais são os cinco passos para organizar suas tarefas profissionais de acordo com o programa GTD.

1. Captura
O princípio básico do método GTD é “esvaziar a mente”. A toada pode até parecer zen – mas, o conceito é mais prático do que você imagina. “A ideia é que você se concentre em uma tarefa por vez”, diz o consultor. “E não gaste energia pensando nas atividades pendentes”.

O caminho para isso é simples. Basta anotar todas as ideias e lembranças pertinentes ao trabalho que lhe vierem à mente. Pode ser no celular, post-it ou mesmo um bloquinho de anotações. Mas a proposta é que tudo seja registrado.

Para tê-las sempre à mão, crie uma espécie de “caixa de entrada” e armazene todas essas notas. A ideia é que você saiba onde encontrá-las quando precisar – e não precise ficar martelando os neurônios para não deixar nenhuma tarefa ou ideia cair no limbo do esquecimento.

2. Processamento
A etapa reservada ao processamento e organização dessas informações são concomitantes. De acordo com o especialista, elas devem acontecer diariamente.

Segundo o especialista, essa é a hora para analisar as anotações presentes na sua “caixa de entrada”. Aqui, o objetivo é dividi-las em notas que exigem uma ação ou não.

Quando a anotação pede uma ação da sua parte, a fórmula é submetê-la a uma espécie de sabatina:

a) Qual o primeiro passo para solucionar isso? Se essa etapa levar até dois minutos, não deixe para depois.

b) Posso delegar? Se a reposta for sim, não deixe de arquivar um lembrete disso em uma lista específica

c) Devo adiar? Em caso de reforma positiva, decida se já vai agendar uma data para a execução da tarefa ou se vai incubá-la em uma lista.

3. Organização
A resposta correta a essas questões é determinante para que você execute suas tarefas da maneira (e no tempo) mais eficaz.

O primeiro passo para isso é ter uma agenda. “Tudo o que tiver data para ser executado deve ir para a agenda”, diz Burd. Se não há prazo definido, a regra é acomodar as tarefas e notas em listas, de acordo com o gênero da atividade.

De acordo com Burd, o método GTD possui nove tipos de listas. Entre as principais está uma destinada aos projetos (todas as atividades cuja execução demande mais do que uma ação), uma chamada incubadora (para ideias ou atividades que você não decidiu se irá fazer), outra destinada apenas para as tarefas que você delegou e, para finalizar, uma lista de ações futuras que ainda não tem data para execução.

4. Revisão
Semanalmente, revise sua agenda, listas e anotações. O objetivo é planejar a próxima semana com base em tudo que foi feito na atual.

A primeira missão, nesse sentido, é checar o que ficou pendente e que precisa ser realocado para a seguinte. Depois, a dica é partir para as listas e definir prazos para as atividades.

“Mas não faça da sua agenda uma lista de desejos. Seja realista na hora de determinar as tarefas”, diz o especialista. “Não planeje as oito horas de expediente, deixe algumas horas em aberto para lidar com as tarefas inesperadas”.

5. Execução
Depois de seguir todas essas etapas, é hora de tirar as tarefas do papel. Nesse sentido, você só precisa focar a agenda e seguir seu planos. “A agenda vira resultado de um processo de pensamento, por isso não é preciso checar em nenhum outro lugar”, diz Burd.”

Fonte: Exame.com, 29 de março de 2011.

Evite seis hábitos para prevenir a enxaqueca

As causas são genéticas, mas os sintomas podem ser desencadeados pelo estilo de vida

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e, dentre esses, 75% são mulheres. "Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas tensionais, normalmente associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca", ensina a especialista.

Quem sofre com a dor insuportável sabe o quanto é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. Mas, para além dos vários tratamentos para o problema, existem alguns hábitos que quem quer se livrar de vez da enxaqueca, deve abandonar.

Confira a lista abaixo:

Abuso de analgésicos
Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja, toma mais de um comprimido por semana corre o risco de alimentar a própria dor. "O analgésico bloqueia todos os mecanismos de defesa natural para combate da dor de cabeça. O uso prolongado e indiscriminado desse tipo de medicamento faz com que o corpo fique dependente do medicamento", explica a neurologista Claudia Klein, especialista do Minha Vida.

Em outras palavras, o organismo fica viciado a tal ponto que passa a "produzir" a dor para que o analgésico precise agir. Além disso, o analgésico também impede a produção de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, agravando a dor depois de certo tempo. "Muitas pessoas costumam tomar o analgésico ao menor sinal de dor e, assim, esquecem de tratar o problema. É preciso buscar tratamentos reais com medicação indicada o médico especialista", aconselha Claudia Klein.

Má alimentação
De acordo com a neurologista, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. "Esses alimentos contêm substâncias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca", explica Claudia Klein. Além disso, a especialista afirma que pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer - ou ter uma alimentação baseada em frituras e doces, por isso, ter um cardápio equilibrado e controlado é uma ótima medida preventiva.

Tabagismo
Que fumar é uma bomba para o organismo, todo mundo já sabe. A novidade é que, além de todos os males, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, o que, segunda a neurologista Claudia Klein, também pode acabar provocando a enxaqueca. Além disso, um recente estudo norueguês publicado pela revista médica Neurology avaliou seis mil estudantes e descobriu que o tabagismo, associado ao sobrepeso e ao sedentarismo, triplica as chances de jovens desenvolverem enxaqueca. Os autores disseram não ter ficado claro se esses fatores do estilo de vida provocam a cefaleia ou se eles agem mais como desencadeadores em jovens já vulneráveis. Pelo sim, pelo não, é melhor prevenir e ficar longe do cigarro.

Ser sedentário
Um dos grandes males da população, o sedentarismo afeta em muitos aspectos a qualidade de vida. Além de contribuir para o surgimento de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, o sedentarismo é uma porta aberta para a enxaqueca.

Uma pesquisa conduzida na Suécia demonstrou que pessoas que se envolvem em um programa de atividades aeróbicas apresentam queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônicas e enxaqueca. O programa de treinamento aplicado na pesquisa consistia em treino de 40 minutos de bicicleta ergométrica praticada três vezes por semana.

"A pessoa que sofre de enxaqueca já tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio. Se a pessoa não fizer nenhum tipo de atividade que compense essa baixa, vai ser difícil reverter o quadro", explica a neurologista Claudia Klein.

Se render ao estresse
Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda. Quem sofre com os dramas do estresse, deve procurar tratamento. Buscar métodos, como massagem e acupuntura, e dar mais valor ao momentos de lazer e relaxamento são atitudes importantes. "A acupuntura é bem eficiente, pois provoca microestímulos que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio de forma natural", garante a neurologista Claudia Klein.
Consumir álcool
Como a enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema. A especialista Claudia Klein explica: "As bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca." 



Fonte Minha Vida


Cenoura

Resumo
Cenoura: planta (medicinal) e/ou legume rico em betacaroteno que permite uma certa proteção face à radiação solar. É também utilizada para aumentar o bronzeado da pele e em caso de diarréia.

Observações
As raízes frescas de cenoura são muito aconselhadas nos dias de hoje para ajudar a manter uma dieta saudável. Aconselhamos beber regularmente suco de cenoura ou simplesmente adicionar o legume nas refeições (fresco ou em várias receitas). Além dos efeitos cosméticos (bronze), a cenoura ajuda a prevenir alguns cânceres e tem um efeito bastante favorável na prevenção e no tratamento das cataratas.

Um conselho: "coma cenouras regularmente!"

Nomes
Nome em português: Cenoura
Nome latim: Daucus carota L.
Nome inglês: carrot
Nome francês: Carotte
Nome alemão: Karotte
Nome italiano: carota

Família
Apiáceas (Apiaceae)

Constituintes
Carotenóides: betacaroteno, luteína, zeaxantina, vitamina A (=caroteno), vitamina B6, vitamina K, fósforo

Partes utilizadas
Raíz fresca

Efeitos da cenoura
- Efeitos antioxidantes (através da neutralização dos radicais livres), diurético, mineralizante

Indicações da cenoura
- Previne as queimaduras solares (atenção, nunca se esqueça de aplicar também um protetor solar), ajuda no bronzeamento da pele (ver o remédio "suco de cenoura").
- Previne alguns tipos de câncer (graças a ação dos carotenóides como antioxidante), como o câncer do pulmão e o câncer de mama nas mulheres, e como prevenção cataratas.
- Diarréia (em crianças pequenas, por exemplo)

Efeitos secundários
Alergia (uma alergia cruzada com a febre do feno).

Contra-indicações
Alergia à cenoura

Interações
-

Preparações à base de cenoura
- Suco de cenoura
- Cenoura fresca
- Sopa de cenoura (em caso de diarréia)

Onde cresce a cenoura?
A cenoura cresce na Europa, na América, e na Ásia mais facilmente nos jardins.

Quando colher a cenoura?
A cenoura (raíz) é colhida no hemisfério Norte em outubro-novembro.

Fonte Criasaúde

Dieta e cirurgia faz obesa perder peso igual ao do marido e dos quatro filhos juntos

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Casamento motivou mulher a perder quase 200 quilos em dois anos

Um pedido de casamento foi o bastante para motivar Marie Keaton, então com 40 anos, a perder peso rapidamente. Ela estava com 318 kg e resolveu perder quilo por quilo para se sentir melhor ao usar o vestido branco.

A obesidade mórbida fazia com que ela pesasse mais do que o companheiro e seus quatro filhos juntos - Alice, de oito anos, Emily, de 11, Lucy, de 12, e Adam, de 15 -, juntos. Mas em apenas dois anos elas ela eliminou o equivalente a 197 kg, graças a uma dieta de apenas 800 calorias por dia, malhação e, por último, uma cirurgia de redução de estômago. As informações são do DailyMail.

Marie, uma dona de casa do interior da Inglaterra, conta que seu peso chegou a impedi-la de subir escadas, forçando-a a dormir no sofá.

- Eu tomava litros de refrigerante e quilos de comida pronta pelo menos quatro noites por semana.

Mas no aniversário de 40 anos ela se lembra que tomou um susto ao ver seu tamanho no espelho.

- Eu sabia que tinha que mudar senão eu ia deixar meus filhos sem mãe.

Marie conta que começou a comer descontroladamente depois que sua mãe morreu em seus braços, ao sofrer um ataque cardíaco.

Mas depois que seu parceiro Paulo, de 36 anos - que ela conheceu em uma sala de bate-papo online – a pediu em casamento, ela embarcou em um regime que trocou o fast food por saladas, carne branca e água.

Depois da perda massiva de quilos e da cirurgia, ela começou a malhar com um personal trainer.


- Mudar a minha dieta tem sido a maior diferença. Só não petiscar e mudar os tipos de alimentos meus me ajudou a perder mais do meu peso.

Marie conta que muitos de seus familiares não a reconheceram no dia do casamento, o que a fez “se sentir orgulhosa”.

- Eu estou amando a vida novamente e comecei criar um grupo para ajudar outras pessoas que querem perder peso. Quero partilhar a minha experiência.

Fonte R7

Irritado com pesquisa do SUS, prefeito do Rio

Entre 27 capitais, o Rio teve pior nota

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) mostrou indignação com a avaliação do SUS (Sistema Único de Saúde) divulgada nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. Ele chamou o ministro Alexandre Padilha de irresponsável.

Entre as 27 capitais brasileiras, o Rio de Janeiro recebeu a pior nota de avaliação pelo índice do IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde). De zero a dez, a capital fluminense chegou apenas a 4,33, menor que a média brasileira, que foi de 5,47 pontos.

- Foi de uma irresponsabilidade monstruosa por considerar apenas o período entre 2008 e 2010. O ministro, que está a pouco mais de um ano no cargo, resolveu mostrar serviço com uma pesquisa incompetente. A União deveria distribuir recursos. O Rio paga suas contas.

O prefeito do Rio disse estar confuso quanto à posição política do ministro em relação ao Rio.

- Até agora eu pensava que o ministro era meu aliado.

O IDSUS é resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam o acesso ao sistema de saúde e a efetividade dos serviços. São verificados, por exemplo, a cobertura de equipes nas unidades, a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal, a realização de exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero e o acesso a internação para tratamentos clínicos e cirurgias.

A reportagem do R7 telefonou para a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde por volta das 20h, no entanto, ninguém atendeu aos telefonemas.

Fonte R7

Britânico que teve crânio reconstruído com gordura conta como se recuperou

cabecagordura
Tim ficou com um buraco na cabeça e colocou até uma placa de titânio

Um britânico que teve o crânio reconstruído com gordura do abdome disse que agora vive como se nada tivesse acontecido.

Tim Barter sofreu o acidente há dois anos, quando tentava entrar em sua casa, no sul de Londres, escalando um cano. O cano não aguentou, e Barter sofreu uma queda.

Com o acidente, ele desenvolveu um coágulo que pressionava seu crânio. Os médicos do hospital do King's College, de Londres, tiveram que retirar uma parte do crânio, substituindo por uma placa de titânio.

Como o formato ficou diferente, a equipe retirou gordura do abdome do paciente, tratou e injetou na região da têmpora para deixar com uma aparência melhor.

Fonte R7

Quem vê muita televisão pode morrer mais rápido

Hábito é tão ruim para saúde quanto obesidade e cigarro

Uma criança ou um adulto que passa horas diante de uma televisão pode ter a vida encurtada. É o que revela um estudo realizado na Austrália e publicado no British Journal of Sports Medicine.

De acordo com a pesquisa, ficar parado em frente à TV é tão prejudicial à saúde quanto a obesidade e o vício do tabaco.

Isso porque o sedentarismo imposto pelo ato de ver televisão está associado ao risco de doenças cardiovasculares, justamente porque o corpo não é submetido a movimentos.

Em média, cada hora diária diante da TV aumenta em 18% a mortalidade por doenças cardiovasculares, e em 11% por outras causas.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de acompanharem 8.800 pessoas maiores de 25 anos durante seis anos e meio.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Curitiba – PR

A Prefeitura de Curitiba, no Estado do Paraná, abriu inscrições para concurso público destinado ao provimento de várias vagas.
Edital 01/2012 - São oferecidas vagas de professor e educador às escolas e creches da rede municipal. O concurso é para os cargos de Profissional do Magistério (Docência I - 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental) e Educador para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A exigência de escolaridade para o cargo de Profissional do Magistério é formação de nível superior em Magistério. Para Educador, a exigência é formação de nível médio em Magistério.
Edital 02/2012 - São oferecidas vagas para Médico - Pediatra, Psiquiatra, Clínico Geral, Ginecologia e Obstetrícia - Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico em Saúde Buscal.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet por meio do portal da Prefeitura de Curitiba http://www.curitiba.pr.gov.br/, até o dia 12 de março de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 90,00 para os cargos de Médico e Professor, R$ 70,00 para os cargos de Técnico em Saúde Bucal e Educador e de R$ 45,00 para o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal.
A prova de conhecimentos será realizada, provavelmente,  no dia 25 de março de 2012.

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Concurso Rancho Alegre (PR) 2012

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Rancho Alegre, Estado do Paraná, publicaram 02 editais (nº. 01/2012 e 001/2012) para realização de concurso público visando o preenchimento de 101 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 560,00 e R$ 4.500,00,  com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Fica reservada 10% das vagas para cada um dos cargos do presente concurso público aos afro-brasileiros que assim se declararem no ato da inscrição.

Cargos

Prefeitura: Advogado, Assistente Administrativo, Agente de Desenvolvimento Infantil, Agente de Saúde, Agente de Serviços I e II, Arquiteto, Assistente Social, Assistente de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Contador, Dentista, Eletricista Predial, Eletricista de Autos, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico,Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Veterinário, Motorista, Nutricionista, Psicólogo, Professor, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro.

Câmara: Advogado, Agente Legislativo, Assistente de Serviços Gerais e Contador.

Inscrição

O pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 13 de março de 2012 até às 23h59min do dia 28 de março de 2012, via internet, no endereço eletrônico da FAUEL: http://www.fauel.org.br/.
As inscrições também poderão ser realizadas junto à Divisão de Pessoal de Rancho Alegre, localizado no endereço, sito à Avenida Brasil, nº. 248, cidade de Rancho Alegre, Estado do Paraná, no horário compreendido das 8 às 11:30 horas e das 13:30 às 17 horas ou na Câmara Municipal de Rancho Alegre, localizado no endereço, sito à Avenida Brasil, nº.264, cidade de Rancho Alegre, Estado do Paraná, no horário compreendido das 9:00 às 11:30horas e das 13:30 às 17:00 horas.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,00
Nível médio: R$ 45,00
Nível superior: R$ 80,00

Prova

A prova objetiva está prevista para 15 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições e no cartão de inscrição dos candidatos.
Os títulos deverão ser entregues, conforme edital de convocação no qual constará local, data e horário para entrega dos títulos. O edital de convocação estará disponível no site http://www.fauel.org.br/ e órgão oficial do município, Jornal Gazeta Regional.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

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Concurso Prefeitura de Guapimirim - RJ

A Prefeitura de Guapimirim, Estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para concurso destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos do seu quadro de servidores . O concurso será executado pela Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Benjamin Constant - FAIBC e terá validade por 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 1 ano, contado a partir da data de homologação do resultado final. Leia o edital.
As 476 vagas são para os cargos de níveis médio e superior e a remuneração é de até R$ 1.392,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Inscrições
Serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.faibc.org.br/, até o dia 06 de abril de 2012, considerando-se o horário do Rio de Janeiro.

Para os candidatos que não tiverem acesso à Internet, a FAIBC disponibilizará posto de inscrição, localizado na Avenida Dedo de Deus, Praça da Emancipação s/n Centro, Guapimirim (CRAS I - Pólo do Idoso), até o dia 20 de março de 2012, de segunda à sexta-feira, no horário das 9 horas às 17 horas, considerando-se o horário do Rio de Janeiro, onde serão disponibilizados computadores para a realização de inscrições de candidatos.

Taxas e Cargos
O valor da taxa de inscrição será de R$ 47,00 para os cargos de Fiscal Ambiental, Fiscal Cadastrador, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Fiscal Rodoviário, Fiscal Sanitarista, Fiscal Tributário, Guarda Municipal e Professor II, e de R$ 78,00 para os cargos de Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (todos), Nutricionista, Odontólogo, Professor I (todos), Psicólogo, Químico, Sanitarista e Terapeuta Ocupacional.

O concurso público será composto de: 
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos; 
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os candidatos aos cargos de  Professor II e Professor I (todos);
- Avaliação física, de caráter eliminatório, para os candidatos ao cargo Guarda Municipal.
A prova objetiva será realizada na cidade de Guapimirim, Teresópolis, Duque de Caxias (região central), Magé (região central), São Gonçalo e Rio de Janeiro, conforme a escolha do candidato no ato da inscrição, enquanto que a avaliação física será realizada apenas na cidade de Guapimirim.
A data definitiva de realização das provas será divulgada por meio de Edital específico e comunicada na página do concurso no endereço eletrônico http://www.faibc.org.br/ em data informada no cronograma existente no Manual do Candidato ou na página do concurso no endereço eletrônico http://www.faibc.org.br/.
O resultado final do concurso e a homologação do mesmo serão publicados na imprensa oficial e na página do concurso no endereço eletrônico http://www.faibc.org.br/.

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Concurso IFRN 2012

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte está com edital aberto (09/2012), que trata do concurso público para técnico administrativo em educação. São 11 vagas para 7 cargos, sendo 2 de nível intermediário (Técnico em Enfermagem e Técnico de Tecnologia da informação) e 5 cargos de nível superior (Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auditor e Médico).
Para concorrer as vagas de nível intermediário, é preciso ter o ensino médio profissionalizante ou o ensino médio completo, acrescido de curso técnico em área específica (enfermagem e em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais).
Os salários previstos são de R$ 1.821,94, e R$ 2.989,33 e a jornada, de 40h semanais.
As inscrições, no valor de R$ 45,00 e R$ 74,00, poderão ser feitas no período das 8h do dia 12 de março às 23h59min do dia 20 de março de 2012, através do site (http://www.ifrn.edu.br/).
As Provas serão aplicadas provavelmente no dia 22 de abril de 2012, na cidade de Natal - RN. O local de realização das provas será divulgado, no sítio do IFRN, a partir do dia 18 de abril de 2012.
Os gabaritos Oficiais preliminares das provas Objetivas, serão divulgados 2 horas após o término da aplicação das provas. O concurso será válido por 2 anos e prorrogável uma única vez por igual período.

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Concurso Prefeitura de Fazenda Vilanova (RS) 2012

Com a finalidade de preencher 02 vagas mais cadastro de reserva, a Prefeitura de Fazenda Vilanova,  cidade localizada a 100 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público e processo seletivo destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 600,00 a R$ 1.096,47, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Agente de Obras, Fiscal de Obras e Postura, Operador de Máquinas, Professor e Agente Comunitário de Saúde.
As inscrições seguem até o dia 16 de março de 2012, no site http://www.objetivas.com.br/. A taxa é de R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental e de R$ 40,00 para os níveis médio e superior.
A prova escrita será aplicada na data provável de 22 de abril de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 03 de abril de 2012.
Os candidatos deverão apresentar seus títulos para concorrer à segunda etapa do concurso público, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h30min, até o dia 16 de março de 2012, em dias úteis, na Prefeitura de Fazenda Vilanova, situada na Avenida Rio Grande do Sul n° 100, Fazenda Vilanova/RS.
O concurso público terá validade de 01 ano e o processo seletivo será válido por 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis pelo mesmo período, a critério do município de Fazenda Vilanova/RS.

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Prefeitura de Irecê abre processo seletivo (REDA) para 300 vagas

No município de Irecê, Estado da Bahia, seguem  abertas até o dia 09 de março as inscrições  para o Processo Seletivo Público que vai servir para o provimento de 300 vagas em vários cargos. Os contratos serão firmados sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA e a seleção será executada através do Exito Cursos e Concursos.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.500,00, por carga horária de 20 a 40h semanais. Confira:
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais (Borracheiro), Auxiliar de Serviços Gerais (Capina), Cozinheiro, Jardineiro, Mecânico, Merendeira, Motorista categoria B, Motorista categoria D, Vigilante e Operador de Máquinas Pesadas.
Quem tem o ensino médio as chances são para Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Facilitador de Esportes, Faturista, Fiscal de Saúde Pública, Técnico em Agropecuária, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Técnico em Tomografia.
Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Biomédico, Bioquímico, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Bibliotecário, Professor de Arte, Ciências, Educação Física, Professor de Ensino Fundamental (zona rural e urbana), Professor de Geografia e de Inglês.

Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 09 de março de 2012, no Espaço UFBA, situado à Rua Coronel Terêncio Dourado, s/n, Sala da UFBA, antigo Projeto Rondon, Irecê-BA, no horário de 8 horas às 12 horas e 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:
R$ 30,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 40,00, para cargos de nível médio;
R$ 55,00, para nível superior.

Provas e Gabaritos
A aplicação da Prova Objetiva de Conhecimentos, num total de 30 questões, será realizada provavelmente no dia 01 de abril de 2012. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 03 de abril de 2012.

A confirmação da data e do horário da Prova Objetiva de Conhecimentos e a divulgação dos locais de aplicação serão divulgadas por meio de Edital de Convocação para a Prova, a ser publicado no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico: http://www.exitocursoseconcursos.com.br/ e no mural de publicações da Prefeitura Municipal de Irecê.

Validade
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

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Concurso Prefeitura de Hortolândia (SP) 2012

A Prefeitura de Hortolândia, no Estado de São Paulo, estará com inscrições abertas a partir do dia 05 de março de 2012 para o concurso público, destinado ao preenchimento de 50 cargos. A organização do concurso é de responsabilidade da empresa RBO Assessoria.
Haverá 75 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.416,04, em jornadas de 12 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Gestão - Fiscal de Comércio, Serviços, Tributos e Posturas, Agente de Gestão - Telefonista, Agente de Gestão - Técnico em Contabilidade, Agente de Gestão - Técnico em Informática, Agente de Infraestrutura - Ajudante Geral, Agente de Infraestrutura - Eletricista, Agente de Infraestrutura - Encanador, Agente de Infraestrutura - Fiscal de Obras, Agente de Infraestrutura - Jardineiro, Agente de Infraestrutura - Motorista de Veículos Leves, Agente de Infraestrutura - Pedreiro, Agente de Infraestrutura - Pintor, Agente de Políticas Sociais - Assistente de Alunos, Agente de Políticas Sociais - Auxiliar de Apoio Escolar, Agente de Políticas Sociais - Auxiliar de Enfermagem, Agente de Políticas Sociais - Auxiliar de Farmácia, Agente de Políticas Sociais - Auxiliar em Saúde Bucal, Agente de Políticas Sociais - Educador Infantil, Agente de Políticas Sociais - Monitor de Esportes, Agente de Políticas Sociais - Técnico em Imobilização Ortopédica, Agente de Políticas Sociais - Técnico em Radiologia, Analista de Trânsito e Transporte, Bibliotecário, Dentista, Instrutor de Práticas Desportivas, Médico - Cirurgia Geral, Médico - Cirurgia Cardio Vascular, Médico - Clínico Geral, Médico - Emergência Adulta, Médico - Emergência Pediátrica, Médico - Endocrinologista, Médico - Gastroenterologista, Médico - Ginecologista e Obstetra, Médico - Hematologia, Médico - Neurologista, Médico - Oftalmologista, Médico - Ortopedista, Médico - Otorrinolaringologista, Médico - Pneumologista, Médico - Psiquiatra, Médico - Psiquiatra Infantil, Médico - Radiologista, Médico - Saúde da Família, Médico - Ultrasonografista, Médico - Urologista, Médico Veterinário, Nutricionista, Nutricionista - Sanitarista, Professor de Educação Básica - Educação Especial, Professor de Educação Básica - Educação Física e Professor de Educação Básica - Português.
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser feitas no site http://www.rboconcursos.com.br/, até o dia 16 de março de 2012. A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 60,00 e deverá ser paga até o dia 19 de março de 2012.
O candidato que optar em fazer a inscrição de forma presencial pode se encaminhar ao posto de inscrição, localizado no Departamento de Gestão de Pessoas, na rua José Camargo, nº 21, Remanso Campineiro.
Provas e Validade
A avaliação será uma prova objetiva composta por 40 questões de conhecimentos básico e específico. A prova será aplicada no dia 15 de abril de 2012. O local e horário serão divulgados no edital e ficará disponível no site http://www.hortolandia.sp.gov.br/.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

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Concurso Prefeitura de Cascavel - PR 2012

A Prefeitura de Cascavel, Estado do Paraná, estará com inscrições abertas para o concurso público 031/2012 que prevê a ocupação de 490 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 11.849,61 e o concurso será executado através da empresa de Seleção Pública e Privada - ESPP.

São reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência, de conformidade com o inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e com a Lei Municipal n.° 5.598/2010.

Cargos
- Nível Básico: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Zelador.

- Nível Médio: Agente Funerário, Atendente de Farmácia, Monitor Educacional, Técnico Agrícola e Técnico em Segurança do Trabalho.

- Nível Superior: Advogado, Analista Programador de Sistemas, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Médico 40 horas - Função: Ginecologista/Obstetra, Médico Veterinário, Pedagogo e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser realizadas por meio da internet no endereço eletrônico http://www.esppconcursos.com.br/, no período de 05 a 16 de março de 2012 ou pessoalmente, neste mesmo período, no andar térreo da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 22 de abril de 2012, sendo que os locais de realização serão divulgados em edital, a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município e disponibilizado nos endereços eletrônicos http://www.esppconcursos.com.br/ e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

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Concurso Prefeitura de Pio IX (PI) 2012

No dia 05 de março estarão abertas as inscrições para concurso público na Prefeitura de Pio IX, Estado do Piauí. O concurso, que terá a execução do IVIN - Instituto Bezerra Nelson Ltda, oferece 55 vagas, distribuídas em funções de provimento imediato para os níveis fundamental, médio e superior.

O salário para 20 e 40 horas semanais de trabalho varia de R$ 593,48 a R$ 2.000,00 e a validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado. Segundo o edital, do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As oportnidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Escriturário, Fiscal Ambiental, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Professor.

Inscrições e Taxas
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site http://www.ivin.com.br/, no período de 05 de março a 09 de abril de 2012, mediante o pagamento de taxa, conforme se segue:
Nível Superior - R$ 80,00;
Professores - R$ 60,00;
Nível Médio - R$ 50,00;
Nível Fundamental - R$ 40,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas no dia 29 de abril de 2012, na cidade de Pio IX-PI. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: http://www.ivin.com.br/, no Portal do Candidato, na sede da Organizadora na sede do Município de PIO IX, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. O gabarito será divulgado provavelmente em 30 de abril de 2012.

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Prefeitura de Brasnorte (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Brasnorte, Estado de Mato Grosso, liberou edital para realização do processo seletivo Nº 001/2012, que visa o provimento de vagas na função de agente comunitário de saúde. São oferecidas 06 vagas de nível fundamental, com salário de R$ 637,37 em carga horária de 40h semanais.
As inscrições serão recebidas no período de 14 a 23 de março de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde Situada a Av. General Osório - 292 Centro - Brasnorte - MT, no horário das 08:00 AS 11:00 e das 14:00hs as 17:00hs. Não serão cobradas taxas para inscrição no certame.
As provas serão realizadas provavelmente no dia 01 de abril de 2012 na Escola Municipal 1° de Junho, com início às 08h00min horas e término às 11h00min. A divulgação do gabarito provisório das provas objetivas, será na data prevista de 02 de abril de 2012.
O processo seletivo terá a validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado final podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Juína - MT 2012

A Prefeitura de Juína, Estado de Mato Grosso, publicou os editais de concurso público e processo seletivo, destinados aos provimentos de várias vagas, em diversos cargos. Os certames serão executados através da empresa ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda. Haverá 176 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.509,37.
Cargos da Prefeitura

Concurso Público
Advogado, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Psicólogo, Psicólogo, Agente Administrativo II, Auxiliar de Topografia, Fiscal de Defesa do Consumidor, Microscopista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Gestão Escolar, Técnico de Gestão Escolar, Técnico de Laboratório, Técnico de Multimeios Didáticos, Técnico de Radiologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais - Fontanillas, Carpinteiro, Coletor de Lixo, Funileiro, Operador de Escavadeira, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira de Pneu, Pedreiro, Pintor,  Técnico de Alimentação Escolar, Técnico de Alimentação Escolar, Zelador de Estação de Tratamento de Esgoto, Assistente de Serviços Gerais, Técnico em Transporte CNH Categoria D.

Processo Seletivo
Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário de Saúde.

Cargos do Departamento de Águas - DAES
Contador, Operador de Estação de Tratamento de Água e Agente Administrativo II.

Câmara Municipal
Contador
Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 05 a 26 de março de 2012, no  Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Juína – ASSEMU, localizado na Rua Açaí, s/nº, Bairro Módulo 5, Juína/MT, das 07h às 11h e das 13:00 às 17:00h, de segunda a sexta-feira, ou pela internet, nos sites http://www.acpi.inf.br/ e http://www.prefeituradejuina.com.br/.
Taxas
As taxas de inscrição são as seguintes:
-Para cargos que exigem ensino superior completo - R$ 70,00;
-Para cargos que exigem ensino médio completo - R$ 40,00; 
-Para cargos que exigem ensino fundamental completo e incompleto - R$ 30,00;
-Alfabetizado - R$ 20,00.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 15 de abril de 2012 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.acpi.inf.br/ e http://www.prefeituradejuina.com.br/.

O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e nos sites http://www.acpi.inf.br/ e http://www.prefeituradejuina.com.br/.
Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

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Concurso Prefeitura de Paracatu - MG 2012

No município de Paracatu, Estado de Minas Gerais, serão abertas em abril as inscrições para o concurso público que vai preencher cargos efetivos de nível fundamental, médio e superior do quadro de pessoal da Prefeitura local. O concurso será realizado sob a responsabilidade da FUMARC e terá validade 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Confira o edital.
Serão selecionados 137 novos servidores, os quais poderão receber salários entre R$ 634,58 a R$ 2.187,71, por carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos
Assistente Social, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços de Educação, Bibliotecário, Cantineiro,  Educador de Creche, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Motorista de Ambulância, Motorista de Veículos Leves, Nutricionista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesada, Padioleiro, Professor de Educação Básica I - PEB I e II, Supervisor Pedagógico, Técnicos Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gesso Ortopédico, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho e Terapeuta Ocupacional.
Inscrições e Taxas
A inscrição se dará somente pela internet, no endereço eletrônico http://www.fumarc.org.br/, das 09 horas do dia 24 abril às 22 horas do dia de 16 maio de 2012 (horário de Brasília).
As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 60,00 para nível superior, devendo ser paga até o dia 17 de maio de 2012.
Provas e Gabaritos
As provas terão duração de no mínimo 1 hora e no máximo de 04 horas, e serão realizadas provavelmente no dia 27 de maio de 2012, exclusivamente na cidade de Paracatu, Minas Gerais, em local a ser determinado pela FUMARC.
As questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados nos endereços eletrônicos http://www.fumarc.org.br/ e http://www.paracatu.mg.gov.br/, no 1° (primeiro) dia útil subsequente à realização das provas.
A prova prática será aplicada no Município de Paracatu. A data da prova prática será divulgada no site www.fumarc.org.br e também estará disponível no "placard" no saguão do prédio da sede da Prefeitura Municipal de Paracatu/MG.

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Concurso Prefeitura de Central de Minas - MG

Em Central de Minas, Estado de Minas Gerais, foi publicado o edital nº 01/2012 de concurso público para preenchimento de 78 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os novos servidores farão parte do quadro permanente da Prefeitura de Central de Minas, recebendo um salário que varia entre R$ 622,00 e R$ 5.500,00 e devendo cumprir uma jornada de 12 a 44 horas semanais.
Confira os níveis de escolaridade com os respectivos cargos:
Nível Elementar - agente de limpeza urbana, agente de serviços públicos, agente de serviços urbanos;

Nível Fundamental - auxiliar administrativo, motorista I, motorista II, operador de máquinas II;

Nível Médio/Técnico - agente administrativo, fiscal sanitário,  monitor de inclusão digital, técnico em enfermagem, professor de educação básica I;

Nível Superior - analista de educação básica, farmacêutico, médico anestesista, médico pediatra, odontólogo e psicólogo.

As inscrições deverão ser realizadas via site http://www.maximaauditores.com.br/, no período de 07 de maio a 6 de junho de 2012. Haverá posto de inscrições à disposição dos candidatos no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00 na Biblioteca Municipal, localizada à Rua Floresta, 12 – Centro.

A taxa de inscrição varia de R$ 31,00 a R$ 275,00, de acordo com o cargo escolhido.

A Prova Objetiva escrita será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012, em local e horários a serem confirmados no dia 08 de junho de 2012, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site http://www.maximaauditores.com.br/.

Os gabaritos oficiais das Provas Objetivas escritas serão publicados no site http://www.maximaauditores.com.br/, no dia da aplicação das provas escritas às 18 horas, condicionado ao encerramento das mesmas e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal a partir das 8 horas do dia seguinte.

O concurso público terá prazo de validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

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Prefeitura de Paranaíta (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Paranaíta, Estado de Mato Grosso, publicou o edital 002/2012 de processo seletivo para contratação temporária de 10 profissionais de nível fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos varia de R$ 948,40 a R$ 9.922,67, com carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
Médico Clínico Geral, Enfermeira, Assistente Social, Odontólogo, Fonoaudiólogo, Engenheiro Sanitarista, Professor, Condutor de Veiculo Escolar e Operador de Máquinas II.

Inscrições
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site www.paranaita.mt.gov.br, até às 23h59min do dia 13 de março de 2012. Não será cobrada taxa de inscrição.

Provas
As provas serão realizadas na data provável de 17 de março de 2012, na Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, situado à rua Cuiabá, s/nº NO Jardim Esperança, das 08:00 às 12:00 horas.
Para a segunda fase, os candidatos a vaga de Professor deverão entregar o anexo II, devidamente preenchido, munidos dos documentos comprobatórios para o cálculo final de pontos, cópia do CPF, RG e comprovante de escolaridade compatível com o cargo pretendido, no dia 17 de março na entrada da sala.
Já os candidatos à vaga de Condutor de Veiculo Escolar e Operador de Maquinas II deverão comparecer ao pátio da Secretaria Municipal de Obras, no dia 17 de março de 2012, às 14:00 horas, com documento de Habilitação Categoria D, para realização da prova prática.
As provas de títulos de pós graduação e experiência na área ao cargo de Medico Clinico Geral será contado somente aos candidatos que classificarem na prova objetiva onde deverão ser entregue no dia 17 de março de 2012, na entrada da sala ao fiscal em envelope lacrado, com identificação do candidato, cargo e numero de inscrição.
O gabarito do teste seletivo será publicado, provavelmente no dia 19 de março de 2012 no site http://www.paranaita.mt.gov.br/.

Validade
O teste seletivo terá validade de 01 ano.