Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tai Chi Chuan e fibromialgia


A vivencia oriental japonesa ou chinesa apresenta uma serie de exercícios que estão incluídos no rotulo de praticas alternativas que a Medicina Ocidental não acredita muito porque não pode demonstrar com a metodologia cientifica da sua eficácia. Uma dessas praticas é o Tai Chi Chuan, que teoricamente causa um relaxamento mental e atividade física corporal.

Em Agosto de 2010 foi realizado um experimento com os exercícios e a pratica de Tai Chi Chuan no tratamento das dores de fibromialgia que causa distúrbios do sono . Os resultados foram publicados numa das mais prestigiadas revistas medicas do mundo por C.Wang e colaboradores reumatologistas da Tufts University School of Medicine de Boston.Essa equipe realizou um estudo randomizado ( quando os pacientes foram escolhidos por acaso) Os 33 pacientes com fibromialgia (definida pelos criterios do American College of Rheumatology), fizeram parte do grupo A que recebeu o treinamento com exercicios clássicos do Tai Chi Chuam, que foram comparados com um outro grupo B ou controle de 33 pacientes de fibromialgia que fizeram alongamento para o tratamento da fibromialgia .

As sessões duraram 60 minutos cada e foi realizado duas vezes por semana durante 12 semanas para cada um dos grupos de estudo. Antes de iniciar esse experimento e no final de 12 semanas foi aplicado o questionário de pontuação do impacto da fibromialgia (FIQ) (variando de 0 a 100, com escores mais elevados indicam sintomas(dores e falta de sono) mais graves) no final de 12 semanas. Os autores tambem mediram atraves de um questionario os componentes físicos e mentais desses pacientes dos dois grupos Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Todas as avaliações foram repetidas após 24 semanas para testar a durabilidade da resposta.Dos 66 pacientes randomizados, 33 no grupo do tai chi tiveram melhorias clinicamente significativas no escore total do FIQ e qualidade de vida. A mudança dos escores iniciais no grupo de tai chi vs mudança de base no grupo controle, foi de 18,4 pontos, P <0,001). Na alicação do teste SF-36- do componente físico diferença entre os grupos foi de 7,1 pontos, P = 0,001 ), e os escores do componente mental a diferença entre os grupos, foi de 6,1 pontos, P = 0,03 . As melhorias entre os grupos foram mantidas em 24 semanas( 12 semanas depois do termino do tratamento (diferença entre os grupos diferença no escore do FIQ, foi de 18,3 pontos, P <0,001). Não foram observados efeitos adversos.Os autores afirmam que o Tai chi pode ser um bom tratamento para fibromialgia e merece um estudo a longo prazo em populações de maior numero de pacientes
Fonte: N Engl J Med. 2010 Aug 19;363(8):743-54

Nitroglicerina transdérmica


 
A nitroglicerina transdérmica é um fármaco vasodilatador, usado em casos de insuficiência cardíaca e coronariana. Age rapidamente nos casos de dor no peito, ligadas as crises de angina.Ela é aplicada na pele, ao contrário dos vasodilatadores mais usados, administrados por via oral ou venosa.Ao dilatar veias e artérias do corpo, ela reduz a congestão(excesso de sangue ) pulmonar, que é a causa primeira da apnéia central do sono, e melhora a ventilação.
Atualmente, o tratamento da apnéia central do sono é feito com a utilização de uma máscara conhecida como CPAP. O aparelho possui um ventilador e um tubo que leva o ar até a máscara, garantindo um fluxo contínuo para o paciente. Apesar da eficiência, o uso do aparelho é desconfortável e, embora os pacientes possam usá-lo em casa, mas seu alto custo limita o acesso.

Christiano Pereira Silva , medico defendeu a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP em janeiro 2011 sobre o uso da nitroglicerina transdérmica na apneia do sono que atinge 40% dos portadores de insuficiência cardíaca. Quando o paciente com insuficiência cardíaca se deita, há um acúmulo de líquido nos pulmões, que o obriga a respirar mais vezes ( isso chama se taquiapnéia), que atrapalha o sono.

Esse ritmo maior de respiração diminui o gás carbônico do sangue e conseqüentemente o estímulo cerebral, fazendo com que a pessoa pare de respirar e acaba acordando, e depois fica sem dormir. A insuficiência cardíaca é uma das causadoras da apnéia central do sono.
 
Na pesquisa, foram recrutados pacientes do Ambulatório, que passaram por um exame do sono (polissonografia). As pessoas que apresentaram apnéia central participaram dos testes com nitroglicerina transdérmica, aplicada na pele meia hora antes de dormirem. Elas tiveram menos despertares noturnos e freqüência cardíaca mais baixa, indicando melhor qualidade no sono.
 
O fármaco pode ser aplicado em qualquer lugar do corpo, o que poderá tornar o tratamento da apnéia mais simples e acessível. A substância foi utilizada uma única vez pelos pacientes, no dia em que fizeram a polissonografia, constatando-se melhor qualidade de sono.Novos estudos, em um maior período de tempo, serão necessários para avaliar os efeitos do uso contínuo da nitroglicerina transdérmica.

Fonte: Boletim da USP 23/5/2011

Psoriase: novas informações


A psoríase é uma doença de pele genética que tem um componente auto-imune ( as proprias celulas do organismo se auto agridem) É uma doença crônica, hiperproliferativa das celulas da pele( por isso parece que a pele descama), de causa desconhecida, mostrando uma grande variedade na gravidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos existe uma artrite associada, principalmente na coluna vertebral. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frequência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos.

Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos muito evidentes. Muitas vezes a artrite psoriática (ou artrite psoriásica) causa articulações inflamadas e extremamente doloridas. Nesse caso é necessário procurar um reumatologista Mas agora mais um alerta foi lançado aos pacientes com psoriase pois doença pode estar associada a outras enfermidades, como a síndrome metabólica que é caracterizada pela obesidade abdominal, hipertensão arterial, intolerância à glicose, níveis elevados de triglicérides no sangue e diminuição do HDL (bom colesterol).

Acredita-se que a inflamação crônica a que pacientes com psoríase estão submetidos afete não só a pele, mas também órgãos internos e a parede dos vasos sanguíneos. Isso causa alterações, que envolvem principalmente os níveis de substâncias chamadas citocinas, uma espécie de mediadores de inflamações no organismo. Com a inflamação, o metabolismo das gorduras (colesterol e triglicérides) e do açúcar (glicose) do corpo humano pode ser alterado, levando ao acúmulo de gordura, diabetes e depósito de placas de gordura nas artérias: fatores que aumentam o risco de infarto do miocárdio. A National Psoriasis Foundation dos Estados Unidos afirma que pessoas com psoríase grave têm um aumento de 62% nas chances de desenvolver diabetes, independente de peso excessivo, hipertensão ou colesterol alto.

A psoríase não é contagiosa, mas uma doença inflamatória crônica que afeta a pele e pode atingir também as articulações. Apesar de não ter cura, a psoríase pode ser controlada com tratamentos. Entre as alternativas estão medicamentos orais, como imunossupressores e retinóides; ou de aplicação subcutânea como os medicamentos imunobiológicos. Estes últimos são feitos a partir de células vivas (como na produção de vacinas e insulina), que atuam bloqueando o Fator de Necrose Tumoral – TNF (espécie de proteína que estimula a inflamação), produzido em excesso, e interrompem assim a cascata inflamatória que está associada à psoríase.

Fonte: National Psoriasis Foundation January 2011

Propagandas antigas - Licor de Cacau



“Mães, dai aos vossos filhos o Licor de Cacau Vermífugo Xavier, lombrigueiro ideal.Não contém óleo, dispensa purgante, é gostoso e fortifica. Em todas as farmácias do Brasil”.

Publicado em 23 de março de 1933.

Fonte Estadão

Novo exame para analisar o fígado pode substituir a biópsia

Procedimento que acaba de chegar ao Brasil, elastografia hepática transitória não é invasiva. Em muitos casos, permite avaliar área 100 vezes maior do órgão e pode substituir a biópsia

Poder repetir o exame sem dor  é uma das vantagens do exame apontadas pelo médico João Galizzi Filho (Jackson romanelli/em/d.a press)
Poder repetir o exame sem dor é uma das vantagens do exame apontadas pelo médico João Galizzi Filho

Fim do sofrimento no diagnóstico de fibrose hepática. Chegou ao país a elastografia hepática transitória, exame baseado na ultrassonografia, que, em muitos casos, substitui a biópsia. O novo método é mais eficiente, pois analisa uma área 100 vezes maior do fígado, e não é invasivo. Sem cortar nem perfurar o paciente, o aparelho permite ao médico analisar o órgão por meio de ondas de vibração. Dos seis que existem no Brasil, um está em Belo Horizonte, um no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo.

A novidade tecnológica foi lançada há cerca de dois anos por uma multinacional francesa e já está em uso na América do Norte, Europa Ocidental e Japão. Ela serve para detectar a presença, o grau e a evolução da fibrose hepática, conjunto de cicatrizes resultantes de doenças que agridem continuamente o fígado. As causas mais conhecidas desse mal são alcoolismo, hepatites B e C crônicas, hepatite autoimune, doenças metabólicas como hemocromatose, provocada por acúmulo de acúmulo de ferro no organismo, cirrose biliar primária e esteatose, que é causada por excesso de gordura no fígado. De acordo com o hepatologista mineiro João Galizzi Filho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o aparelho mede a dureza do órgão, aspecto que está diretamente ligado ao grau de fibrose. "Quanto mais cicatrizes, mais duro é o fígado, que, assim como a nossa pele, perde a elasticidade no local", explica.

A elastografia hepática transitória só não levou ao fim do antigo método porque não mede outras alterações do fígado, como o nível de inflamação. Mesmo assim, é vista como um importante avanço da medicina, já que a biópsia é incômoda, dolorosa e gera risco de sangramento. Além disso, o exame deve ser feito em ambiente hospitalar, pois o paciente toma anestesia local e precisa permanecer em observação médica por algumas horas. Outro problema é que a biópsia colhe um material mínimo, o que pode levar a um erro de amostragem, que chega a 20%. "Aquele pequeno fragmento colhido pela biópsia pode não refletir fielmente o que ocorre na maior parte do fígado, já que as doenças crônicas são difusas, ou seja, acometem o órgão por inteiro, mas são heterogêneas", pontua o hepatologista.

A biópsia já afastou muitos pacientes do consultório médico. A esperança é de que, com o novo exame, os brasileiros percam o medo de fazer checape do fígado. João Galizzi Filho destaca a importância do diagnóstico precoce da fibrose hepática, já que ela pode evoluir para a cirrose, doença com alta taxa de mortalidade. Não há dados sobre o número de mortes no Brasil, mas sabe-se que na América do Norte 27 mil pessoas morrem por ano em decorrência de cirrose hepática.

A mais grave doença do fígado, que leva muitos pacientes a recorrer ao transplante, por ser considerada irreversível, é um grau extremo de fibrose. As cicatrizes vão se formando em resposta a um longo processo de agressão ao órgão, cujo tempo é variado. Em quem sofre de hepatite C, por exemplo, a evolução pode demorar cerca de 25 anos. A cirrose leva a uma perda gradual das funções do fígado, pois as cicatrizes o ocupam difusamente, alteram a estrutura dele e prejudicam a livre circulação do sangue. Assim, o órgão fica sem os nutrientes necessários para o seu funcionamento normal. É exatamente por isso que a doença é potencialmente fatal, como esclarece Galizzi.

SEM MANIFESTAÇÃO
O acompanhamento médico é fundamental quando se fala em fígado, porque as doenças hepáticas não se manifestam com facilidade. Como diz um ditado popular, o fígado sofre calado. Ele é um órgão que, geralmente, não produz dor, então as doenças evoluem silenciosamente, às vezes por anos. Normalmente, quando os sintomas aparecem, eles já são consequência da cirrose hepática avançada. Nesse estágio, o paciente emagrece, fica com os pés e a barriga inchados, os olhos amarelos, sofre de anemia e tem perda da massa muscular. "Não podemos contar com os sintomas para fazer o diagnóstico. Por isso, é tão importante, se o indivíduo tem hábitos de vida que predisponham às doenças do fígado, ficar alerta e procurar regularmente um médico para fazer exames", alerta o hepatologista.

A elastografia hepática transitória não é só um avanço para o diagnóstico, mas para o acompanhamento das doenças do fígado. Muitos pacientes que precisam fazer uma segunda biópsia abandonam o tratamento. "A vantagem desse método não invasivo é que ele permite repetir o exame, sem sofrimento, para ver se a fibrose está aumentando, regredindo ou se paralisou. Se fosse com a biópsia, o paciente teria que fazer, pelo menos, duas ou três e muitos são resistentes a isso", observa. João Galizzi Filho apenas ressalta que, em alguns casos, o médico pode pedir a biópsia no início do tratamento para depois seguir o acompanhamento com o novo aparelho. A escolha do exame vai depender da doença que agride o fígado.

O hepatologista destaca que o novo aparelho também é útil para acompanhar pacientes que foram submetidos a transplante de fígado. Com a elastografia, dá para ver se o órgão está se adaptando bem ao novo organismo ou se está havendo uma recidiva da doença. O método ainda representa um alívio para quem toma medicamentos que podem causar fibrose hepática, como o methotrexate, muito usado em reumatologia e dermatologia. "Até então, esses indivíduos tinham que ser submetidos a uma biópsia do fígado antes, durante e depois do tratamento para detectar uma eventual fibrose em formação."

Estilo de vida
As doenças hepáticas, fora as de origem genética, podem estar diretamente ligadas ao estilo de vida do paciente. Para evitá-las, o melhor é se livrar do sedentarismo, excesso de alimentação, sobrepeso ou obesidade, por causa da esteatose; usar bebidas alcoólicas com moderação; ter vida sexual segura, já que a hepatite B é sexualmente transmissível; evitar o compartilhamento de objetos que perfurem ou cortem a pele, como agulhas e seringas, usando apenas material descartável, porque as hepatites B e C são transmitidas sangue a sangue; vacinar contra a hepatite B e procurar regularmente um médico, pedindo a ele análise do fígado em checape de rotina.

SAIBA MAIS SOBRE O FÍGADO
 (Arte D.A Press)
O órgão é a central elétrica do corpo humano. Ele recebe os nutrientes transportados pelo sangue, transforma-os, por exemplo, em glicose, glicogênio, colesterol, enzimas e proteínas, armazena essas substâncias e as fornece para a produção de energia necessária para o funcionamento do nosso organismo. Outra função do fígado, entre mais de 500, é eliminar toxinas produzidas pelo organismo ou que venham de fora dele, como álcool e medicamentos. O órgão tem, ainda capacidade única de regeneração, daí a possibilidade de transplante inter vivos. Se forem retirados, cirurgicamente, 70% de um fígado saudável, os 30% restantes conseguem manter o indivíduo vivo e, depois de alguns meses, crescem e retomam o tamanho próximo do original.

Fonte em.com.br

Podemos dizer que queixas de memória são coisas da idade?

É bastante comum vermos pessoas com mais de 60 anos de idade colocando a culpa de suas queixas de memória no cérebro que não é mais jovem. Na verdade, o envelhecimento cerebral normal provoca apenas discretas mudanças no desempenho cognitivo após os 50-60 anos de idade, muitas vezes só detectáveis através de testes rigorosos. Na maioria das vezes, porém, as queixas de memória têm mais relação com quadros de ansiedade, depressão, transtornos do sono e o estresse do dia a dia do que com doenças cerebrais propriamente ditas.
Infelizmente, algumas pessoas à medida que envelhecem começam a ter queixas de memória de forma mais intensa, podendo evoluir para quadros de demência.

A definição de demência é o acometimento de diversas dimensões do pensamento que chega a comprometer a capacidade de um indivíduo em realizar suas atividades habituais. Entre o envelhecimento cerebral normal e a demência, podemos encontrar pessoas que estão no meio do caminho, e essa é uma condição chamada de transtorno cognitivo leve.
Idosos com transtorno cognitivo leve costumam apresentar dificuldades significativas de memória com outras funções cognitivas preservadas, sem que isso atrapalhe de forma expressiva suas atividades diárias. Outros apresentam uma variante em que a memória é preservada enquanto outras funções estão acometidas. Nem todas as pessoas que apresentam transtorno cognitivo leve apresentarão demência no futuro, mas a maioria apresentará sim. A cada ano, cerca de 10-15% de idosos com diagnóstico de transtorno cognitivo leve  receberá o diagnóstico de demência, comparado a 1-2% para idosos sem o problema.
 
Um estudo envolvendo 4 mil idosos revelou que, após 3 anos de acompanhamento, aqueles que desenvolveram uma síndrome demencial apresentavam uma pontuação média significativamente maior  (4.4 pontos) numa escala de auto-avaliação de memória do que os idosos que não desenvolveram a doença (2.5 pontos).  Não há um número mágico nesta escala que permita dizer que um determinado indivíduo tenha mais chance de vir apresentar demência, mas é razoável pedir a opinião de um médico no caso de uma pontuação acima de 2 pontos. Veja abaixo a escala.
E nada de pânico, já que dificuldades de memória na maior parte das vezes não são sinais de doenças degenerativas.

Uma dica é avaliar o grau da sua memória. Faça este TESTE

* Ricardo Teixeira é neurologista, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília e é professor da pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.

Fonte saudeparatodos

Colecionar objetos pode ser indício de transtorno compulsivo

Hábito considerado saudável na maioria dos casos pode estar relacionado ao TOC

Colecionar objetos e guardá-los dentro de casa pode ser um sinal de alerta para o transtorno compulsivo obsessivo (TOC). Segundo uma pesquisa recente, o hábito, ainda que na maioria das vezes seja considerável saudável, pode estar relacionado com o problema.

O estudo indica que a necessidade de controle, perfeccionismo, meticulosidade e ordem extremas são características comuns de pessoas que mantêm coleções e este comportamento pode levar ao descontrole e, em casos extremos chegar à síndrome de diógenes, caracterizada pela incapacidade de se jogar fora qualquer objeto.

O TOC pode ser identificado através de sintomas como baixa autoestima, deficiência em se relacionar e socializar, além das dificuldades de enfrentar problemas.

— É preciso ficar atento aos sinais para identificar quando um simples hábito de colecionar objetos se torna uma obsessão acompanhada por impulsividade. Procurar ajuda de um profissional especializado no assunto é sempre o mais indicado para que o tratamento seja realmente eficaz — explica a psicóloga e tutora do Portal Educação Denise Marcon.

No entanto, nem todo colecionador pode sofrer com os transtornos. Na psicologia, o hábito ajuda a desenvolver diversas habilidades positivas, como perseverança, ordenação, paciência e memória.

Fonte Zero Hora

Homens também já podem fazer vacina contra HPV

Anvisa liberou recentemente o uso da imunização também para o público masculino

Cerca de 50% das pessoas sexualmente ativas devem entrar em contato com o vírus do HPV em algum momento, contudo, apenas uma pequena parte , principalmente mulheres, vão desenvolver lesões. No entanto, recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da vacina quadrivalente contra o  contra o HPV para meninos e homens entre 9 e 26 anos. Até então,  a vacina só era liberada para o público feminino no país. 

A prevenção para o público masculino tem o objetivo de impedir o desenvolvimento da doença no homem, porém, também pretende diminuir o risco de transmissão do vírus, que pode ser perigoso para as mulheres.

O HPV está relacionado com mais de 90% das ocorrências de câncer de colo de útero. No Brasil, ainda são registrados mais de 19 mil casos dessa doença a cada ano. Devido à alta prevalência da infecção, a probabilidade de se expor ao HPV é grande para quem já iniciou a vida sexual.

— A vacina já é obrigatória nos EUA e diversos estudos científicos voltados principalmente para câncer de colo de útero comprovam seu impacto positivo sobre a prevenção da doença — explica o infectologista Jessé Reis Alves.

No caso dos meninos, a vacina quadrivalente pode proteger contra as verrugas genitais, o que também já havia sido demonstrado nos estudos iniciais que motivaram a implantação da vacina para mulheres.

A formulação liberada pela agência brasileira é denominada quadrivalente, pois protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), sendo os dois primeiros associados a 90% das verrugas genitais, e os últimos, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Segundo o médico, a vacina é segura, pois não traz o vírus ativo e sim fragmentos dele, sintetizados em laboratório.

A vacina contra HPV é comercializada desde 2007 e sua aceitação tem sido crescente junto à população. Apesar de ser uma Doença Sexualmente Transmissível, a vacinação começa cedo (aos nove anos) porque, de acordo com Alves, a imunização precoce possibilita que o indivíduo já esteja protegido contra o HPV quando inicia sua vida sexual, o que aumenta o impacto da vacina.

Sobre o HPV
Existem mais de 200 subtipos de HPV, sendo que boa parte produz apenas verrugas, e cerca de 20 a 30 tipos alojam-se na área genital. Dois deles, o HPV-16 e o HPV-18, estão fortemente relacionados ao câncer de colo uterino.

A forma mais comum de transmissão é a sexual, porém, os vírus também podem ser encontrados vivos em roupas íntimas, sabonetes, objetos, instrumentos médicos e até nas mãos, o que explica a possibilidade de contrair a doença mesmo em relações sexuais com preservativo.

A infecção causa coceira e irritação na fase inicial, e produz verrugas genitais, que podem trazer desconforto e sangrar. A infecção persistente determina alterações nas células da região, que podem evoluir para lesões que predispõem ao câncer. Existe tratamento para todos os tipos de lesão, que, entretanto, não elimina a presença do vírus. Por outro lado, nem sempre a infecção traz sintomas, por isso é importante manter o acompanhamento médico periódico e realizar os exames de rotina.
Fonte Zero Hora

Saiba quais alimentos compõem a dieta do sul do país, segundo o IBGE

Alimentação da região se destaca por consumo maior de frutas e refrigerante

As diferenças entre as regiões do país não são apenas culturais, climáticas ou sociais. A imensidão do Brasil também se reflete nos costumes alimentares da população. Ainda que o feijão e o arroz sejam unanimidade em todo o território nacional, algumas peculiaridades se destacam entre as regiões.

Na Análise de Consumo Alimentar Pessoal do país, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, o Sul apresenta um consumo maior de frutas, chás e pão integral em comparação com as demais regiões.

No entanto, a ingestão de outros alimentos e bebidas revela que nossos hábitos alimentares, assim como mostra o resultado a nível nacional, indicam uma dieta bastante calórica e "açucarada": a Região Sul é a que mais consome macarrão, refrigerante e pizza.

Cada habitante da Região Sul come, em média, 56,5 gramas de macarrão por dia — enquanto a média nacional é de 36,3g. Diariamente, segundo o IBGE, um morador de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná consome 115,8 gramas — em nível nacional, a média é de 94,7 gramas por habitante.    

O gosto por pizza também se destaca na Região Sul. Por aqui, cada morador consome, em média, 371 gramas de pizza por ano. A média nacional é de 179 gramas, de acordo com o IBGE. A Região Sudeste é a segunda que mais consome o prato italiano, com média de 225 gramas por ano.  

Confira quais são os alimentos que fazem parte da dieta diária dos moradores
do Sul*

 

A média nacional (consumo alimentar médio per capita em gramas por dia)
Arroz — 160,3
Feijão — 182,9
Carne bovina — 63,2
Macarrão — 36,3
Sopas e Caldos — 50,3
Refrigerantes — 94,7
Café — 215,1
Banana  — 18,6
Laranja — 20,6
Leite integral — 34,7
Pão de sal — 53
Chá — 31,3 

Fonte Zero Hora

Lesões em diversas partes do corpo podem levar a problemas de raciocínio

NOVA YORK - Um golpe na cabeça não é a única forma de deixar um atleta mais lento e confuso. Uma torção no tornozelo ou luxação no joelho também podem afetar os resultados de exames relacionados a atenção e memória, além de influenciar no tempo estimado para acompanhar as contusões, de acordo com um novo estudo.

Isso significa que treinadores e a equipe médica deveriam falar com os atletas sobre os sintomas das contusões quando avaliam a seriedade de uma lesão na cabeça, e não apenas se basear no resultados dos exames, de acordo com uma nova pesquisa. Os especialistas estão cada vez mais preocupados com as consequências das contusões, especialmente nos atletas mais jovens.

Os machucados na cabeça podem causar tontura, problemas na memória, problemas de atenção, que geralmente somem com algumas semanas. Mas quando os atletas tentam retornar destas contusões muito rápido, eles ficam expostos a uma condição rara, mas ainda assim perigosa, chamada "síndrome do segundo impacto", que ocorre quando há uma segunda lesão antes mesmo de se recuperar completamente da primeira.

Uma forma de gerenciar as contusões, e decidir quando os atletas estão prontos para retornar às atividades, é usar exames computadorizados que avaliam a velocidade e acertos em testes com palavras, símbolos e padrões. Um resultado fraco nos testes sugere ao médico que o atleta pode ainda estar sob os efeitos da lesão.

No estudo divulgado, pesquisadores da Universidade de Toronto aplicaram um teste de 20 minutos para 72 estudantes que também são atletas, incluindo jogadores de futebol americano, hóquei e jogadores de lacrosse. Dezoito atletas avaliados tinham sofrido alguma contusão nos últimos três anos, outros 18 tinham sido afastados recentemente por causa de danos nos músculos ou tendão. Outros 36, usados para comparação, não tinham se machucado.

Como esperado, os atletas que tinham machucado a cabeça foram piores que aqueles que não tinham sofrido nenhuma mal, reagindo mais lentamente, apresentando problema com memória e atenção. Aqueles que tiveram problemas musculares ou nos tendões também tiveram resultados piores que os atletas sem contusões em alguns testes, e a pontuação deles geralmente ficava entre o dos outros dois grupos.

"Isso sugere que precisamos ver os exames computadorizados como mais um detalhe e não como o resultado final", diz o cirurgião ortopédico Dr. Mark Halstead, da Escola de Medicina da Universidade de Washington. "Pode existir outros fatores que afetam o resultado dos atletas nos testes."

Estes fatores podem incluir a frustração do atleta por estar machucado, ou outras respostas relacionadas à lesão, explica a equipe liderada por Michael Hutchison na revista American Journal of Sports Medicine. Outra possibilidade, eles dizem, é a dor e o desconforto proporcionado pela lesão muscular e no tensão fazerem os atletas pensarem com menos clareza.

"Se você tiver uma pessoa que já tenha machucado a cabeça, você não pode automaticamente achar que tudo o que os exames apontarem esteja relacionado a esta lesão," disse Hutchison.

Halstead disse que estes resultados não são tão surpreendentes, e que o exame computadorizado é apenas uma das ferramentas usadas pelos médicos para monitorar o progresso dos pacientes. "Nós podemos muito bem gerenciar um contusão sem isto", ele disse.

O estudo mostra a importância de se observar todos os aspectos do paciente, ao invés de se basear em apenas um teste. Mas Halstead diz que por se tratar de um estudo pequeno, novas pesquisas deverão ser feitas para entender como machucados que não ocorrem na cabeça podem afetar habilidades de raciocínio e como isso deve ser lavado em consideração no acompanhamento das pessoas que sofrem lesões.

Fonte Estadão

Entenda por que algumas pessoas sentem enjoo em barcos

Por que algumas pessoas sofrem de cinetose, ou enjoo de movimento, no mar enquanto outras no mesmo barco não sentem nada? A suscetibilidade à cinetose no mar varia muito de pessoa para pessoa e não se sabe o motivo, afirma Richard Lappin, médico do setor de emergências do Hospital Presbiteriano de Nova York e do Centro Médico Weill Cornell.

"Existem alguns padrões uniformes", afirma Lappin.

Um fator importante é a idade. A náusea causada pelo movimento aparece em torno dos seis anos, chega ao pico próximo dos 10 anos e, muitas vezes, diminui até a idade de 20 anos.

"As mulheres estão duas vezes mais propensas a sofrer de cinetose do que os homens", afirmou ele, "e as que sofrem de enxaqueca são especialmente mais suscetíveis".

A teoria mais aceita sobre o enjoo de movimento, que pode ocorrer em todos os tipos de transporte, descreve a doença como a reação do cérebro a informações discordantes sobre movimento, afirma Lappin. Para mantermos equilíbrio e os olhos fixos em um ponto enquanto nos movemos o cérebro monitora informações dos olhos e de detectores de movimento nos membros e ouvidos internos.

"Quando nos movimentamos por nossos próprios meios, o sistema funciona bem", afirma ele, porém, quando estamos sendo transportados "os olhos podem nos dizer que estamos completamente parados, enquanto que os sensores do movimento dizem que estamos balançando para frente e para trás. Este conflito de certo modo faz com tenhamos náusea".

Respirar de forma controlada e uniforme, mantendo o horizonte à vista parece ajudar, afirma. Além disso, medicamentos como o dimenidrinato e a escopolamina podem proporcionar certo alívio, conta. Porém, Lappin diz que não se sabe ao certo se a acupressão e as dietas especiais funcionam.

Fonte Folhaonline

Cirurgia cura homem que ouvia movimento dos olhos

Um homem que sofria de uma condição médica que fazia com que ele ouvisse seus próprios olhos se movendo no globo ocular foi curado após uma cirurgia pioneira.

Stephen Mabbutt, de 57 anos, de Charlton, no condado de Oxfordshire, Inglaterra, também ouvia os batimentos do seu coração e tinha cada vez mais dificuldade em ouvir o mundo ao seu redor.

O otorrinolaringologista Richard Irving fez o diagnóstico da SDCSS (Síndrome de Deiscência de Canal Semicircular Superior), uma condição rara, descrita pela primeira vez na literatura médica em 1998.
Mabbutt disse à BBC que a cirurgia transformou sua vida.

Os sintomas começaram há seis anos, quando Mabbutt sentiu uma dor no lado da cabeça.

Diferentes clínicos gerais trataram o paciente com antibióticos e remédios para o nariz, mas seu estado continuava piorando, e ele passou a apresentar novos sintomas: Mabbutt ouvia ruídos altos que provocavam tontura, e sua visão pulsava de acordo com o ritmo de sua fala.

"Quando levantava a voz, ela reverberava na minha cabeça e a vibração fazia minha visão tremer", contou.

"No final, eu podia ouvir meu coração batendo e os olhos se movendo no globo ocular. Aquilo atrapalhava a minha concentração."

Condição rara
Após alguns exames, um especialista constatou que o paciente apresentava perfurações no canal semicircular superior, dentro de seu ouvido.

Os canais semicirculares não têm função auditiva, mas são importantes na manutenção do equilíbrio do corpo. São pequenos tubos circulares que contêm líquido e estão situados no labirinto posterior, em cada lado da cabeça.

Um segundo especialista, Richard Irving, da Birmingham Ear Clinic, no oeste da Inglaterra, identificou a condição como a rara SDCSS.

"Na Grã-Bretanha, talvez haja uma incidência anual de um caso em cada 500 mil habitantes", disse Irving à BBC.

"Os sintomas incluem perda de audição e problemas de equilíbrio, provocados principalmente por barulhos altos ou mudanças de pressão na cabeça."

"Tive um paciente que caía toda vez que tinha um acesso de riso", contou o médico. "Você ouve todos os barulhos internos do corpo de forma muito alta."

Ele agregou que "os músculos que movem os olhos estão conectados aos ossos do crânio, e quando se movem há um atrito. Alguns pacientes, à medida que seus olhos se movem de um lado para o outro, ouvem o som resultante do atrito".

"Isso destrói sua qualidade de vida", disse Irving.

Os cirurgiões fizeram uma incisão de 5 cm atrás da orelha do paciente e perfuraram seu crânio para chegar ao canal semicircular superior, dentro dos ouvidos. Usando amostras de osso retiradas do paciente, os especialistas fecharam as perfurações.

A vida de Mabbutt se transformou.

"Eu tinha esperanças de que alguém descobrisse qual era o problema", ele disse. "Ficava deprimido, sem saber o que eu tinha e se havia uma cura. Hoje, estou ótimo. A diferença é incrível."

Fonte Folhaonline

'Superanticorpo' pode resultar em vacina universal contra gripe

Cientistas encontraram um "superanticorpo", o FI6, capaz de combater todos os vírus da gripe tipo A em humanos e animais, e a descoberta pode abrir caminho para a produção de novos tratamentos antigripais.

Pesquisadores do Reino Unido e Suíça usaram um novo método para encontrar a "agulha no palheiro", e identificaram o anticorpo em um paciente humano capaz de neutralizar os dois principais grupos de vírus da gripe A.

É um passo preliminar, disseram eles, mas crucial para o eventual desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.

Atualmente, os laboratórios precisam alterar todos os anos a composição das vacinas, de acordo com a cepa do vírus que estiver circulando -- um processo caro e demorado. Já a vacina universal poderia proteger as pessoas durante décadas, ou mesmo pela vida toda, contra todas as cepas de vírus da gripe.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Médica do Reino Unido e pela empresa privada suíça Humabs, e seu resultado foi publicado nesta quinta-feira na revista "Science".

Nesse artigo, os pesquisadores explicaram que os anticorpos atingem uma proteína do vírus chamada hemaglutinina. Devido à sua rápida evolução, existem hoje 16 subtipos diferentes da gripe A, divididos em dois grupos. Os humanos geralmente produzem anticorpos contra um subtipo específico.

Pesquisas anteriores já haviam localizado anticorpos que funcionam com vírus do grupo 1 e com a maioria dos vírus do grupo 2, mas não com ambos.

A equipe anglo-suíça usou um método que aplica a cristalografia de raios X para examinar enormes quantidades de amostras de células do plasma humano, aumentando assim suas chances de localizar o anticorpo "universal," mesmo sendo ele extremamente raro.

Ao identificarem o F16, eles o injetaram em ratos e furões, e descobriram que protegia também os animais contra os vírus do grupo 1 e 2.

Fonte Folhaonline

Saúde vai lançar projetos contra obesidade e doenças crônicas

Após a divulgação do POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) do IBGE nesta quinta-feira, a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Constante Jaime, declarou que o órgão está trabalhando na construção de dois planos nacionais para melhorar a alimentação dos brasileiros.


"Um é para o enfrentamento da obesidade, que está tão associada ao consumo desses alimentos com alto teor de sódio, com alta densidade energética, alto teor de gordura e açúcar. O outro vai tratar do enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, do diabetes, da hipertensão, do câncer, que também estão associados ao consumo inadequado de alguns alimentos."

Mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a POF.

A coordenadora ainda comentou os resultados da pesquisa que mostram a inadequação do padrão geral da dieta dos adolescentes, muito pior quando comparada a outras fases do ciclo da vida.

Segundo Jaime, "dados anteriores da POF já mostravam um padrão de consumo alimentar que demanda uma urgência de políticas públicas para a promoção de alimentação saudável para todos os ciclos da vida do brasileiro."

O levantamento mostrou que o consumo de biscoitos recheados, um dos vilões de uma dieta saudável, foi bem maior entre adolescentes do que entre adultos e idosos, e ainda que os mais velhos comem mais salada do que os mais jovens.

"Todo o padrão de consumo de micronutrientes apresentado pela pesquisa sinaliza uma inadequação do padrão geral de dieta dos jovens. Isso sinaliza a importância não de suplementação ou de fortificação, mas sim de repensar o consumo de alimentos consumidos no dia a dia do adolescente. É importante mencionar que a inadequação de micronutrientes pode muito bem ser corrigida através de alimentos básicos da dieta, não sendo necessários suplementos ou medicamentos para corrigi-la", explicou a coordenadora.

DIETA POBRE

O levantamento mostra que os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros de todas as classes, regiões e idades são café, feijão, arroz, sucos, refrigerantes e carnes bovinas.


O problema, no entanto, com exceção dos refrigerantes, não está neste grupo, mas em outros alimentos que têm sido mais consumidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, doces e outros de altos teores calóricos e baixos nutritivos.

Por causa desta dieta de baixa qualidade, o percentual de brasileiros com níveis altos de inadequação de consumo de diversos nutrientes é alto para quase todos eles.

O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. Já no caso de açúcares e gorduras saturadas, o consumo é em excesso, respectivamente, entre 61% e 82% da população.

A má alimentação do brasileiro se reflete também na baixa ingestão de algumas vitaminas, abaixo dos níveis recomendados. Praticamente todos os brasileiros consomem menos vitaminas D e E do que o recomendado, pois a proporção de inadequação neste caso é superior a 98% independente da idade ou sexo.

A falta de vitamina A também é um problema, pois a proporção de inadequação deste nutriente varia entre 63% entre meninas de 10 a 13 anos a 82% entre homens de 14 a 18.

PEIXE É MAIS CONSUMIDO NO NORTE; CARNE DE BOI NO CENTRO-OESTE

A comparação por região permite também identificar diferentes hábitos alimentares. Ninguém supera os nortistas, por exemplo, no consumo de peixe, farinha e açaí.

No Sul, o destaque é o chá. No Centro-Oeste, brasileiros reportaram o maior consumo de carne bovina.

No Sudeste, a batata-inglesa é mais presente no cardápio do que em qualquer outra região.

Por fim, nordestinos apresentaram o maior consumo de milho entre todos os pesquisados.

Fonte Folhaonline

Concurso Prefeitura de Caraí 2011

Prefeitura de Caraí, Estado de Minas Gerais, lançou os editais para realização de concurso público e processo seletivo. O concurso de Caraí é destinado ao provimento de 97 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 8.000,00, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Para participar do concurso de Caraí o candidato precisa ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo. Serão reservadas 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Para cargos de nível fundamental as vagas são de Agente de Combate às Endemias (03), Agente Comunitário de Saúde do PSF (50), Auxiliar de Serviços de Saúde (01) e Motorista (Sec. Mun. de Saúde) (01).

Quem tem nível médio os cargos são para Auxiliar de Laboratório (02), Técnico em Enfermagem (10), Técnico em Higiene Dental (03) e Técnico em Radiologia (02).

Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Assistente Social (01), Enfermeiro (04), Farmacêutico/ Bioquímico (01), Fisioterapeuta (02), Fonoaudiólogo (01), Médico Anestesista (01), Médico Cirurgião Geral (01), Medico Clinico Geral (03), Médico Ginecologista (01), Médico Infectologista (01), Médico Ortopedista (01), Médico Pediatra (01), Médico Ultrassono- grafista (01), Médico Urologista (01), Nutricionista (01), Odontológo (03) e Psicólogo (01).

Os interessados deverão fazer suas inscrições, no período de 08 a 31 de agosto de 2011, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas, na Secretaria de Saúde, Rua Djalma Barbosa Freitas, nº 97, Centro, Caraí – MG, ou no Endereço eletrônico: http://www.agoraconsultoria.srv.br/.

A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas em data, local e horário a serem divulgados.

O prazo de validade do Concurso de Caraí é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Mutum 2011

A Prefeitura de Mutum, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de Mutum é destinado ao provimento de 177 vagas, em cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 550,00 a R$ 1.200,00, com carga horária de 30 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever no cargo de Servente, Gari, Coveiro, Ajudante de Máquinas, Ajudante de Mecânico, Serralheiro, Pintor, Pedreiro, Operador de Máquinas, Motorista, Mecânico, Guarda Patrimonial, Eletricista, Calceteiro, Bombeiro Hidráulico, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Contabilidade e Auxiliar de Administração.

Quem tem o ensino médio as chances são para Secretário Escolar, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração e Técnico Agrícola.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Professor, Especialista em Educação, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Veterinário, Fisioterapeuta, Contador, Bibliotecário e Assistente Social.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas no período de 21 de setembro a 21 de outubro de 2011,via Internet, através do site http://www.jmpm.com.br/ ou pessoalmente na Praça Benedito Valadares, n. 178, Centro, Mutum/MG, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 18:00 horas.

A taxa de inscrição é de:
R$ 30,00 e 35,00, para nível fundamental;
R$ 50,00, nível médio
R$ 70,00, nível superior.

Provas
As provas objetivas serão realizadas no dia 06 de novembro de 2011, o local e horário serão divulgados no Cartão Definitivo de Inscrição, a partir do dia 01 de novembro de 2011.

O gabarito será divulgado, no dia 06 de novembro de 2011, após a realização das Provas Objetivas.

Validade
O prazo de validade do concurso de Mutum será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do Poder Executivo Municipal, por igual período.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Juatuba 2011

A Prefeitura de Juatuba, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Juatuba oferece 138 vagas mais cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 675,36 a R$ 2.140,39, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Candidatos que tem o Ensino Alfabetizado podem concorrer aos cargos de Agente de Serviço Escolar (02), Auxiliar de Higienização (03), Auxiliar de Obras e Serviços Públicos (06), Auxiliar de Serviços Gerais (06), Coveiro (01), Vigia (16), Zelador (10).

Quem tem o Ensino fundamental pode disputar as vagas de Agente de Controle de Zoonoses (01), Auxiliar de Administração (04), Bombeiro Hidráulico (01), Carpinteiro (01), Motorista (09), Pedreiro (01), Serralheiro (01), Eletricista (CR), Operador de Máquinas (CR), Pintor (CR).

Para quem possui o Nível Médio as chances são para Fiscal de Tributos (01), Oficial de Administração (04), Oficial de Biblioteca (02), Secretário Escolar (01), Técnico em Contabilidade (01), Técnico em Edificações (01), Técnico em Enfermagem (16), Técnico em Farmácia (03), Técnico em Higiene Dental (03), Técnico em Radiologia (01), Técnico em Segurança do Trabalho (01), Fiscal de Urbanismo (CR) e Desenhista (CR).

Já para aqueles que concluíram o ensino superior as oportunidades são destinadas aos cargos de Assistente Social (02), Biólogo (01), Enfermeiro (04), Farmacêutico (02), Fisioterapeuta (01), Fonoaudiólogo (01), Gestor em Saúde Pública (01), Médicos (05+CR), Nutricionista (02), Pedagogo (02), Professores P-I e P-III (18+CR), Psicólogo (03), Terapeuta Ocupacional (01), Administrador (CR), Advogado (CR), Engenheiro Civil (CR), Engenheiro de Agrimensura (CR).

Os interessados deverão fazer suas inscrições, através do sítio eletrônico www.igetec.org.br/concursos, no período de 19 de setembro a 10 de outubro de 2011.

A taxa de inscrição é de:
R$ 25,00, para cargos de nível alfabetizado;
R$ 30,00, para nível fundamental;
R$ 40,00, para nível médio;
R$ 55,00, para nível médio completo/profissionalizante;
R$ 75,00, para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no Município de Juatuba/MG, no dia 13 de novembro de 2011, em turno e locais definidos no Comprovante Definitivo de Inscrição – CDI.

A publicação dos Gabaritos das Provas Objetivas, será no dia 16 de novembro de 2011, no órgão oficial e no site do IGETEC.

O concurso de Juatuba terá validade de 01 ano, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Juatuba/MG.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Itatibaia do Sul 2011

A Prefeitura de Itatibaia do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de inscrição para a realização de concurso público. O concurso de Itatibaia do Sul oferece 12 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 4.800,00.

Cargos do concurso Itatibaia do Sul
Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Gari, Operador de Máquinas, Professor, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro.

As inscrições serão realizadas no período de 20 de julho a 05 de agosto de 2011, na Prefeitura de Itatiba do Sul-RS, Av. Antonilo Ângelo Tozzo, 845, Sala do Departamento de Pessoal, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

As taxas de inscrições variam entre R$ 60,00 e 120,00.

A prova objetiva será realizada às 9 horas, do dia 27 de agosto de 2011, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Fernandina Rigoti – Rua Irani Jaime Farina, 130 na cidade de Itatiba do Sul.

O gabarito será divulgado no dia 29 de agosto de 2011, na Prefeitura de Itatiba do Sul – RS.

O concurso de Itatibaia do Sul será válido por dois anos, contados de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Recreio 2011

A Prefeitura de Recreio, Estado de Minas Gerais, lançou edital de inscrição para a realização de processo seletivo destinado a formação de cadastro reserva. O concurso de Recreio oferece várias vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.096,98.

Cargos do concurso Recreio
Operador de Máquinas Leves, Agente de Saúde, Engenheiro Civil, Professor II, Pedagogo, Psicólogo, Médico, Veterinário e Assistente Social.

As inscrições serão realizadas das 00h00min do dia 1º até as 23h59min do dia 25 de agosto de 2011, no site http://www.idecan.org.br/, ou presencial no endereço: na Central de Atendimento ao Candidato do IDECAN, localizada junto ao setor jurídico da Prefeitura de Recreio, na Rua Prefeito José Antônio, nº 126 – Centro, Recreio/MG, no período entre 1º e 25 de agosto de 2011, exceto sábados, domingos e feriados, no horário compreendido entre 14h00min e 17h00min.

As taxas de inscrições variam entre R$ 25,00 e 55,00.

As provas escritas objetivas serão realizadas na cidade de Recreio/MG com data inicialmente prevista para o dia 25 de setembro de 2011, com duração de 03 horas para sua realização, em dois turnos, manhã: 09h00min às 12h00min; e a tarde: 14h00min às 17h00min. O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato será divulgado a partir de 19 de setembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site http://www.idecan.org.br/.

Os gabaritos serão divulgados na Internet, no site http://www.idecan.org.br/, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha.

A validade do concurso de Recreio é de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Jenipapo de Minas 2011

A Prefeitura de Jenipapo de Minas, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Jenipapo de Minas oferece 123 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 e R$ 8.000,00, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.
Candidatos que tem o Ensino Fundamental podem concorrer ao cargo de Auxiliar de Mecânico, Coveiro, Gari, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Servente, Vigia e Servente Escolar.

Quem tem o Ensino Médio pode disputar a vaga de Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Professor, Técnico em Enfermagem e Técnico em Laboratório.

Para quem possui o Nível Superior as chances são para Assistente Social, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 26 de setembro a 25 de outubro de 2011, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas, na Prefeitura Municipal situada à Rua Turmalina, Nº 200 – Centro, Jenipapo de Minas – MG e no endereço eletrônico http://www.gazzinelliconsultoria.com.br/.

As taxas de inscrições variam de R$ 38,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo.

Provas
As provas serão realizadas no dia 27 de novembro de 2011, podendo ser aplicadas das 08:30 horas às 11:30 horas ou das 14:30 horas às 17:30 horas nas Escolas Públicas do Município de Jenipapo de Minas de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Rua Turmalina, Nº 200 – Centro, Jenipapo de Minas – MG e no site: http://www.gazzinelliconsultoria.com.br/, a partir do dia 17 de novembro de 2011.

O gabarito será divulgado no dia 29 de novembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Rua Turmalina, Nº 200 – Centro, Jenipapo de Minas – MG e no site: http://www.gazzinelliconsultoria.com.br/.

Validade
A validade do concurso de Jenipapo de Minas será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Formiga 2011

A Prefeitura de Formiga, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Formiga oferece 184 vagas imediatas e 02 para cadastro de reserva. As vagas são para os níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 5.557,71, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas 10%, será reservada a portadores de deficiência.
Candidatos que tem o Ensino Fundamental podem concorrer ao cargo de Cantineira, Coveiro, Cuidador Social, Servente Escolar, Fiscal de Obras e Posturas, Manipulador de Alimentos, Motorista CNH “D”, Operador de Máquinas Leves CNH “C”, Operador de Máquinas Pesadas CNH “C” e Recepcionista.

Quem tem o Ensino Médio pode disputar a vaga de Assistente de Educação Infantil, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Farmácia, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar Odontológico e Inspetor de Alunos.

Para quem possui o Nível Superior as chances são para Professor de Educação Básica I e II, Arquivista, Fiscal de Tributos Municipais, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Pedagogo e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico http://www.imam.org.br/, solicitada entre a partir das 10:00h do dia 27 de julho até às 23:59h do dia 25 de agosto de 2011.

A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo.

Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Formiga provavelmente nos dias 17 e/ou 18 de setembro de 2011, o horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.

O gabarito será divulgado no 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.imam.org.br, http://www.formiga.mg.gov.br/.

Validade
A validade do concurso de Formiga será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Fo0nte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Alfredo Vasconcelos 2011

A Prefeitura de Alfredo Vasconcelos, Minas Gerais, publicou edital de inscrição para a realização de processo seletivo. O concurso de Alfredo Vasconcelos oferece vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 7.316,00.

Cargos do concurso Alfredo Vasconcelos

Professor, Pedagogo, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Escolares, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Internos e Externos, Operário, Oficial Especializado, Motorista, Médico, Técnico em Enfermagem e Enfermeiro.

As inscrições serão efetuadas via internet, através do site http://www.ammabarbacena.com.br/, no período compreendido entre 8h do dia 08 de agosto até as 22 horas do dia 19 de agosto de 2011.

As taxas de inscrições variam entre R$ 30,00 e 100,00.

As provas serão realizadas no dia 18 de setembro, em local e horário a serem informados na ficha de inscrição definitiva, que estará disponível no período de 05 a 16 de setembro de 2011, através do site http://www.ammabarbacena.com.br/ ou na Prefeitura de Alfredo Vasconcelos, no horário de 12h às 17h.

O gabarito será divulgado no dia 18 de setembro de 2011 no local de realização das provas, logo após a conclusão desta fase do Processo seletivo, e no dia 19 de setembro de 2011 estarão disponíveis no site http://www.ammabarbacenacom.br/ e na sede da Prefeitura de Alfredo Vasconcelos.

O prazo de validade do concurso de Alfredo Vasconcelos é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de São Francisco do Brejão 2011

A Prefeitura de São Francisco do Brejão, Estado do Maranhão, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de São Francisco do Brejão é destinado ao provimento de 109 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 6.000,00, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos Auxiliar de Serviços Gerais (11), Coveiro (01), Eletricista (01), Encanador (01), Gari (04), Motorista (04),Fiscal Sanitário (02) Pedreiro (02) e Vigia (08).

Quem tem o ensino médio as chances são para Agente de Combate a Endemias (02), Auxiliar de Administração (06), Auxiliar de Bibliotecário (01), Digitador (02), Fiscal de Tributos (02), Professor MAG I -Educação Infantil e Séries Iniciais (05), Técnico Agrícola (01), Técnico em Contabilidade (03), Técnico em Enfermagem (03), Técnico em Informática (01), Técnico em Laboratório (02), Técnico em Licitações (01), Técnico em Manutenção de Máquinas e Veículos (01).

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Administrador (01), Assessor Jurídico (01), Assistente Social (01), Bibliotecário (01), Bioquímico/Farmacêutico (01), Cirurgião Dentista (02), Contabilista (01), Enfermeiro (01), Fisioterapeuta (01), Fonoaudiólogo (01), Médico (02), Médico Plantonista (03), Médico- Veterinário (01), Nutricionista (01), Orientador Educacional (02), Ouvidor (01), Procurador (01), Psicólogo (02), Supervisor Educacional (10), Zootecnista (01), Professor MAG IV – Letras-Português, Letras-Inglês, Matemática, História e Geografia (10).

As inscrições serão feitas via internet, no site http://www.fundelta.com.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de julho de 2011, observado o horário oficial de Brasília-DF.

A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A realização das provas está prevista para ocorrer no dia 28 de agosto de 2011, e serão aplicadas no município de São Francisco do Brejão, Estado do Maranhão. Até 07 dias antes da data de realização das provas, serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.fundelta.com.br/ os “Cartões de Inscrição”, no qual constarão o local e o horário de realização da prova pelo candidato, ou na sede da Prefeitura Municipal de São Francisco do Brejão.

O gabarito preliminar da prova escrita objetiva, será divulgado até 02 dias úteis após a aplicação da prova.

O prazo de validade do concurso de São Francisco do Brejão será de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação na Imprensa Oficial, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Fonte concursosnobrasil

Concurso Prefeitura de Itajá 2011

A Prefeitura de Itajá, Estado de Goiás, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Itajá oferece 243, sendo 61 imediatas e 182 para reserva técnica em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 1.612,80, com carga horária de 24 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Para cargos de nível fundamental as vagas são de Auxiliar Administrativo (01+03CR), Auxiliar de Consultório Dentário (02+06CR), Merendeira (04+12CR), Motorsita II (07+21CR) e Auxiliar de Serviços Gerais (24+72CR).

Quem tem nível médio os cargos são para Professor III (10+30CR), Técnico em Radiologia (01+01CR), Auxiliar de Enfermagem II (04+13CR) e Auxiliar de Enfermagem I (03+09CR).
Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Farmacêutico (01+03CR), Biomédico (01+03CR), Fisioterapeuta (02+06CR) e Fonoaudiólogo (01+03CR).

Inscrições
A inscrição será realizada, via internet, no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até o dia 29 de julho de 2011, horário de Brasília.

A Prefeitura Municipal de Itajá manterá computadores com impressoras e digitadores à disposição dos interessados em se inscrever no concurso, durante todo o período de inscrição, no horário normal de expediente, na Prefeitura Municipal de Itajá, localizada na Rua Pio Cantárido de Medeiros, nº 441, Centro, Itajá-Go.

A taxa de inscrição varia entre R$ 16,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 23,00 para o cargo de nível médio e R$ 48,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A prova objetiva será aplicada na cidade de Itajá-GO, com duração de 3 horas. As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até no 10º (décimo) dia útil após o encerramento das inscrições.

O gabarito das provas será publicado no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até o 5º dia útil após a aplicação das provas.

Validade
O Concurso de Itajá terá validade de até 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Sobre o Município de Itajá
Itajá fica localizado na microrregião de Quirinópolis, distante 359 2 413 km da capital Goiânia. Sua população é de 5.066 habitantes (Censo IBGE/2010).

Fonte concursosnobrasil

Concurso Vicentinópolis 2011: Prefeitura lança edital

A Prefeitura de Vicentinópolis, Estado de Goiás, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de Vicentinópolis é destinado ao provimento de 114 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 7.355,64, com carga horária de 30 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (01), Gestor de Resíduos Sólidos (01), Operador de Máquinas Pesadas (03), Motorista de Veículos Pesados (08), Eletricista de Automóvel (01), Artífice (Encanador e Pedreiro) (06), Auxiliar de Serviços Gerais I (Limpeza Pública) (40), Auxiliar de Serviços Gerais II (05), (Jardineiro e Servente de Pedreiro), Mecânico Geral (01) e Vigilante (06).

Nível Médio: Operador de Micro Computador (03), Executor Administrativo I (08), Técnico em Raio-X (01),Técnico em Enfermagem (03), Auxiliar de Enfermagem (06), de Obras e Posturas (01), Fiscal de Tributos (01), Fiscal do Meio Ambiente (01) e Fiscal de Vigilância Sanitária (01).

Nível Superior: Professor P-III (Pedagogo (06), Matemática e Educação (02), Física), Farmacêutico (01), Biomédico (01), Médico (PSF) (01), Cirurgião Dentista (PSF) (01), Psicólogo (01), Assistente Social (01), Enfermeira Padrão (PSF) (01), Nutricionista e Fisioterapeuta (02).

O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, através do site http://www.perfas.com.br/, até o dia 31 de julho de 2011, horário de Brasília.

A taxa de inscrição varia entre R$ 24,00 a R$ 90,00.

As provas escritas serão realizadas em um único dia, com duração de 03 horas, ou seja, dia 21 de agosto de 2011, iniciando-se às 9:00 horas e encerrando-se às 12:00 horas.

O local da aplicação das provas escritas será definido pela Comissão Especial do Concurso Público, após o término das inscrições, o qual será divulgado no Placard da Prefeitura Municipal e no site http://www.perfas.com.br/.

As provas práticas serão aplicadas das 9:00 horas às 12:00 horas, do dia 04 de setembro de 2011, podendo se estender até o exame do último candidato, em locais a serem definidos pela Comissão do Concurso Público, que será previamente publicado no Placard e site da Prefeitura Municipal, site da empresa responsável pela aplicação do concurso e em emissoras de Rádio, após a divulgação do resultado das provas escritas.

O prazo de validade do concurso Vicentinópolis será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Vicentinópolis, ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Fonte concursosnobrasil