Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Colecionar objetos pode ser indício de transtorno compulsivo

Hábito considerado saudável na maioria dos casos pode estar relacionado ao TOC

Colecionar objetos e guardá-los dentro de casa pode ser um sinal de alerta para o transtorno compulsivo obsessivo (TOC). Segundo uma pesquisa recente, o hábito, ainda que na maioria das vezes seja considerável saudável, pode estar relacionado com o problema.

O estudo indica que a necessidade de controle, perfeccionismo, meticulosidade e ordem extremas são características comuns de pessoas que mantêm coleções e este comportamento pode levar ao descontrole e, em casos extremos chegar à síndrome de diógenes, caracterizada pela incapacidade de se jogar fora qualquer objeto.

O TOC pode ser identificado através de sintomas como baixa autoestima, deficiência em se relacionar e socializar, além das dificuldades de enfrentar problemas.

— É preciso ficar atento aos sinais para identificar quando um simples hábito de colecionar objetos se torna uma obsessão acompanhada por impulsividade. Procurar ajuda de um profissional especializado no assunto é sempre o mais indicado para que o tratamento seja realmente eficaz — explica a psicóloga e tutora do Portal Educação Denise Marcon.

No entanto, nem todo colecionador pode sofrer com os transtornos. Na psicologia, o hábito ajuda a desenvolver diversas habilidades positivas, como perseverança, ordenação, paciência e memória.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário