Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Saiba quais alimentos compõem a dieta do sul do país, segundo o IBGE

Alimentação da região se destaca por consumo maior de frutas e refrigerante

As diferenças entre as regiões do país não são apenas culturais, climáticas ou sociais. A imensidão do Brasil também se reflete nos costumes alimentares da população. Ainda que o feijão e o arroz sejam unanimidade em todo o território nacional, algumas peculiaridades se destacam entre as regiões.

Na Análise de Consumo Alimentar Pessoal do país, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, o Sul apresenta um consumo maior de frutas, chás e pão integral em comparação com as demais regiões.

No entanto, a ingestão de outros alimentos e bebidas revela que nossos hábitos alimentares, assim como mostra o resultado a nível nacional, indicam uma dieta bastante calórica e "açucarada": a Região Sul é a que mais consome macarrão, refrigerante e pizza.

Cada habitante da Região Sul come, em média, 56,5 gramas de macarrão por dia — enquanto a média nacional é de 36,3g. Diariamente, segundo o IBGE, um morador de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná consome 115,8 gramas — em nível nacional, a média é de 94,7 gramas por habitante.    

O gosto por pizza também se destaca na Região Sul. Por aqui, cada morador consome, em média, 371 gramas de pizza por ano. A média nacional é de 179 gramas, de acordo com o IBGE. A Região Sudeste é a segunda que mais consome o prato italiano, com média de 225 gramas por ano.  

Confira quais são os alimentos que fazem parte da dieta diária dos moradores
do Sul*

 

A média nacional (consumo alimentar médio per capita em gramas por dia)
Arroz — 160,3
Feijão — 182,9
Carne bovina — 63,2
Macarrão — 36,3
Sopas e Caldos — 50,3
Refrigerantes — 94,7
Café — 215,1
Banana  — 18,6
Laranja — 20,6
Leite integral — 34,7
Pão de sal — 53
Chá — 31,3 

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário