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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bebê de 1 ano mata cobra após arrancar com mordida cabeça do réptil

Caso ocorreu em Shfaram, em Israel. Cobra tem picada dolorida, mas não é venenosa.

Um bebê de 1 ano matou uma cobra de 35 centímetros após arrancar com uma mordida a cabeça do réptil na última quinta-feira em Shfaram, em Israel. A criança Imad Gadir não ficou ferida, mas foi levada para o hospital por precaução, segundo o jornal "Yedioth Ahronoth".

Quando percebeu o que tinha acontecido, a mãe do menino começou a gritar. Ao ouvir os gritos, um vizinho pulou o muro da casa, entrou no quarto e tirou a cobra da mão de Imad. "Eu ainda não consigo acreditar no que vi", disse a mãe.

O especialista Eli Cohen estima que a cobra tinha três anos de idade. Segundo ele, a picada é dolorida, mas não é venenosa.

Bebê matou uma cobra de 35 cm após arrancar com uma mordida cabeça do réptil. (Foto: Reprodução)
Bebê matou uma cobra de 35 cm após arrancar com uma mordida cabeça do réptil. (Foto: Reprodução)

Fonte G1

Mulher com maconha na vagina confessa não ter sido estuprada

No hospital, em Goiânia, ela alegou dores e disse ter sido vítima de estupro.A droga seria entregue ao marido dela, que está preso, diz polícia.

A mulher que foi encontrada com mais de cem gramas de maconha dentro da vagina confessou à polícia, na manhã desta terça-feira (31), que não foi estuprada. Segundo a polícia, ela admitiu que escondeu a droga para levá-la ao esposo, que está preso na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia.

De acordo com informações repassadas à polícia, a jovem não teria conseguido retirar o material, o que causou dores muitos fortes. Com medo de ser presa, já que, segundo a polícia, é inexperiente e não tem passagem policial, ela inventou que teria sido estuprada para que o médico retirasse a droga.

A mulher está no 4º Distrito Policial, em Goiânia, e aguarda ser encaminhada para a Casa de Prisão Provisória (CPP).

Falso Estupro
Segundo a polícia, na madrugada desta terça-feira (31), a mulher foi até ao Hospital Materno Infantil, em Goiânia, alegando que estava sentindo fortes dores e que tinha sido vítima de estupro. Mas, ao passar pela avaliação médica, os exames constataram que a história não era verdadeira.

“O médico constatou que não houve estupro e encontrou dentro dela uma quantidade de droga que estava dentro de uma camisinha”, afirma o delegado Rubens Rezende de Souza.

Fonte G1

Vídeo: Da concepção ao nascimento

Vaidade me excesso coloca os homens em risco para doenças do coração

De acordo com estudo norte-americano, estresse causado pelo narcisismo pode ter efeitos negativos sobre a saúde dos homens.

Homens extremamente narcisistas sofrem de pressão arterial alta, altos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), mesmo em momentos de relaxamento. Em alguns casos, também podem sofrer de depressão e transtornos de personalidade. A conclusão é de um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.

Para chegar nos resultados – publicados no periódico PLoS One -, a equipe liderada por David A. Reinhard, reuniu dados de mais de 100 pessoas, com idade média de 20 anos. Todos responderam a questionários que buscavam identificar traços da personalidade narcisista. Os pesquisadores também analisaram a pressão arterial dos participantes e recolheram amostras de saliva, para medir os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Segundo a coautora do estudo, Sara Konrath, o excesso de vaidade aciona o circuito do estresse no corpo de maneira crônica. Porém, entre as mulheres, as consequências não foram verificadas. Para a pesquisadora, esta diferença entre os sexos pode estar as definições sociais da masculinidade, que se sobrepõe ao narcisismo. “Por exemplo, a crença de que os homens devem ser arrogantes e dominantes – aqueles que endossam os papéis sexuais estereotipados masculinos podem sentir-se especialmente estressados”, explica.

A pesquisa reforça dados de estudos anteriores, que apontam que os narcisistas pensam ser felizes e desfrutar de alta autoestima, mas, na verdade, convivem com sentimentos de insegurança e infelicidade.

Fonte O que eu tenho

Sempre é hora de combater a dengue

Download: Alimentação saudável para a pessoa idosa - um maual para profissionais de saúde


Manual do Ministério da Saúde publicado em 2008

faça o download:

Como limpar a caixa d'água

-Fechar o registro da água e esvaziar a caixa d´água, abrindo as torneiras e dando descargas;

- Quando a caixa estiver quase vazia, fechar a saída e utilizar a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano;

- Esfregar as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja.
- Nunca utilizar sabão, detergente ou outros produtos;

- Retirar a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa;

- Deixar entrar água na caixa até encher e acrescentar 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) para cada 1.000 litros de água. Na falta de hipoclorito de sódio, pode-se utilizar água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio (NaClO) e água (H2O);
- Aguardar por duas horas para a desinfecção do reservatório;

- Esvaziar a caixa d’água novamente, para que a água com hipoclorito limpe e desinfete as tubulações. Essa água não deve ser utilizada para consumo humano, apenas para limpeza de pisos e calçadas;
- Tampar a caixa d´água para que não entrem pequenos animais, ratos ou insetos;

- Anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa e;

- Finalmente, abrir a entrada da água para o reservatório.

Saúde não tem preço

Download: Erros de Medicação: Definições e Estratégias de Prevenção


Manual originado da Dissertação de Mestrado

“Erros de Medicação Notificados em uma Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos para Atendimento de Pacientes Oncológicos”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFESP, em 2008.

Autores:
Enfa. Ms. Aline Santa Cruz Belela
Profa. Dra. Maria Angélica S. Peterlini (Coorientadora)
Profa. Dra. Mavilde L. G. Pedreira (Orientadora)

Alcoolismo: saiba como reconhecer a doença e ajudar uma pessoa a se tratar

Conheça os tratamentos e veja como ficar longe do vício

por Adriane Zimerer
Fonte Minha Vida

Aula de pilates no chão

Técnica trabalha todos os músculos do corpo

por Minha Vida
Fonte R7

Irmãs gêmeas argentinas passam por transplante de pulmão no Brasil

Elas sofrem de fibrose cística, doença que compromete o sistema respiratório

As irmãs gêmeas Marisol e Maribel, de 19 anos, vieram ao Brasil para receber uma parte do pulmão do pai e outra da mãe. Elas sofrem de fibrose cística, doença que compromete o pulmão e o sistema respiratório e é de origem genética. A cura se dá apenas pelo transplante.

A história das irmãs comoveu argentinos e brasileiros, já que na Argentina o transplante com doadores vivos não é autorizado. 

Maribel se recupera bem e torce pela irmã que ainda aguarda a cirurgia.

Conheça a história dessa família na reportagem abaixo.

Assista:
 
Fonte R7

Bill Gates participa de iniciativa global para acabar com dez doenças tropicais

Doença do sono e elefantíase estão na lista das mais graves

Uma iniciativa internacional, da qual participam entidades públicas e privadas, foi lançada nesta segunda-feira para concentrar esforços na erradicação de dez doenças tropicais que afetam aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Participam da iniciativa a Fundação Bill & Melinda Gates e vários representantes da indústria farmacêutica, um segmento que se compromete a doar no futuro dezenas de milhões de doses de tratamentos para ajudar a erradicar estas enfermidades.

As doações se concentrarão em nove das Doenças Tropicais Desatendidas, que causam 90% das vítimas.

A cada ano, estas doenças matam ou afetam severamente milhões de pessoas pobres que vivem nas regiões tropicais ou subtropicais.

"Há décadas, sociedades farmacêuticas individuais investem dinheiro na pesquisa, preparam e produzem medicamentos para combater doenças e melhorar a vida dos pacientes", afirmou Eduardo Pisani, diretor-geral da Federação Internacional da Indústria de Medicamentos (FIIM).

Entre as doenças tropicais desatendidas mais graves estão a filariose linfática, também conhecida como elefantíase, e a doença do sono, transmitida pela picada mortal de uma mosca.

Casos de dengue no país diminuem 60% em janeiro

No total, 13 grandes laboratórios farmacêuticos se comprometeram a apoiar a iniciativa.

O Sanofi, por exemplo, promete apresentar um produto eficaz para erradicar a doença do sono em 2020, em parte com recursos da fundação de Bill Gates. O Novartis se concentrará na lepra.

O Merck se dedicará a desenvolver medicamentos para curar a esquistossomose, que causa 200 milhões de vítimas ao ano.

O laboratório Bayer se comprometeu a combater o Mal de Chagas, uma doença que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina.

A Fundação Bill & Melinda Gates doará 363 milhões de dólares ao ano durante cinco anos para ajudar nas pesquisas e na compra de medicamentos.

Fonte R7

Menino carrega feto de irmão gêmeo na barriga

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Karel Navarro/ AP Photo
Leonidas Pacunda levanta a camisa de seu filho Isbac Pacunda, que foi diagnosticado com "Fetus in fetu"
no hospital Las Mercedes, em Chiclayo


Garoto peruano de três anos será operado por 13 médicos

O garoto peruano Isbac Pacunda, de três anos, vai passar por uma cirurgia delicada e bastante rara. Dentro de seu abdômen estão tecidos do feto de seu irmão gêmeo, o que foi diagnosticado como “Fetus in fetu”. As informações são da Associated Press.

De acordo com os médicos do hospital Las Mercedes, em Chiclayo, no Peru, onde está internado, Isbac deve ser operado ainda nesta segunda-feira.

O diagnóstico de Fetus in fetu ocorre uma vez em cada 500 mil bebês nascidos vivos, de acordo com o cirurgião pediátrico Carlos Astocondor, que irá liderar a cirurgia com outros 12 médicos.

Fonte R7

Dentista é preso por usar clipes de papel em tratamento de canal

Michael Clair não usava material de praxe para economizar

Um dentista de Massachusetts, nos Estados Unidos, foi condenado a um ano de prisão nesta segunda-feira (30) por usar clipes de papel em vez de pontes de aço inoxidável em canais. As informações são do Huffington Post.

Michael Clair se declarou culpado no início deste mês depois de ter seu nome atribuído a uma lista de acusações, incluindo agressão e espancamento, e de fraudar o plano de saúde em US$ 130.000 (R$ 227, 4 mil) , de preescrever medicamentos ilegalmente e de intimidar testemunhas.

Os promotores afirmam que Clair usou várias vezes clipes de papel ao executar canais radiculares como forma de economizar. Alguns de seus pacientes relataram infecções e outros problemas.

Brenda Almeida disse que o dente de seu filho adolescente ficou preto e teve que ser removido após Clair ter realizado um tratamento de canal nele em 2005. Ela afirma ainda que o mesmo dentista também realizou trabalhos de má qualidade em seus outros dois filhos.

Brenda, que assistiu a condenação do dentista em Superior Tribunal de Fall River considera leve a sentença dada.

“Ele deixou meus filhos com dor por meses ... Espero que ele apodreça lá", disse ela depois de o juiz Richard Moses havia condenado Clair a um ano na prisão do condado de Bristol.

O Ministério Público, que pediu uma pena de cinco a sete anos, não comentou a sentença.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Estação (RS) 2012

Em Estação, no Rio Grande do Sul, a Prefeitura abriu o concurso público nº. 001/2012 para o preenchimento de 07 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 8.415,51. Há chances para os cargos de Agente de Fiscalização, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médico, Monitor Escolar, Nutricionista e Operador de Máquinas, ocupações terão jornada semanal entre 08, 40 e  44 horas.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% das vagas para cada cargo do total das vagas oferecidas.
Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas até o dia 13 de fevereiro de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/.
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, em dias úteis, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 13 de fevereiro de 2012, no Telecentro Comunitário, junto à Biblioteca Pública Municipal, sito na rua Fiorelo Piazzetta, nº 95, no município de Estação/RS.
As taxas de inscrição estão custando entre R$ 28,14 e R$ 93,85.
Prova
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 02 de março de 2012.
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Estação.

Concurso Prefeitura de Afuá - PA 2012

A Prefeitura de Afuá, Estado do Pará, vai contratar vários profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, oferecendo salários de até R$ 5.000,00. É que já se encontra disponivél o edital de abertura de concurso público de provas e títulos que vai preencher 1.179 vagas, sendo realizado pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).
Cargos
Nível Fundamental - Artífice, Braçal, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Gari, Lavadeira, Mensageiro, Merendeira, Operador de Máquina Estacionária, Porteiro, Servente, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Tributário, Telefonista, Brigadista, Auxiliar de Secretaria de Escola, Auxiliar de Administração e Auxiliar de Consultório Odontológico.
Nível Médio - Agente Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Tributos, Fiscal de Urbanismo, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Técnico em Saneamento.
Nível Superior - Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Enfermeiro (Estratégia Saúde da Família, Obstetrícia, Urgência/Emergência, Epidemiologia e Atenção Básica), Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Florestal, Engenheiro Ambiental, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Anestesiologista, Médico-Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Gineco-Obstetra, Médico Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo com Especialização (Estratégia Saúde da Família), Psicólogo, Supervisor Escolar, Turismólogo, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor de Artes, Ciências, Educação Ambiental, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Técnica de Redação.
Inscrições
Os interessados deverão garantir a participação até o dia 17 de fevereiro de 2012, nos seguintes endereços:
- Na cidade de Afuá: Na Câmara de Vereadores de Afuá, sito a Avenida Barão do Rio Branco n° 11, bairro centro, no horário de 08h às 16h, hora local de Afuá-PA;
- Na cidade de Macapá: Na MICROLINS (Macapá), sito à Av. Presidente Vargas, 1489, bairro Centro, em Macapá - AP, no horário de 08h às 16h, hora local de Macapá-AP;
- Na cidade de Belém: Na sede da FIBRA, sita na Gentil Bittencourt, 1144, bairro Nazaré, em Belém - PA, no horário de 10h às 16h, hora local de Belém-PA.
Taxa de inscrição:
R$ 90,00 para os cargos que exigem formação em Nível Superior.
R$ 70,00 para os cargos que exigem formação em Nível Médio.
R$ 55,00 para os cargos que exigem formação em Nível Fundamental Completo.
R$ 45,00 para os cargos que exigem formação em Nível Fundamental Incompleto.
Provas
As provas serão realizadas em data, local e horário a serem determinados pela Coordenação Geral do Concurso e divulgados no Município e no site fibrapara.edu.br com antecedência mínima de 10 dias, através de listagem a ser publicada indicando a data, o local e o horário onde cada candidato realizará o seu exame. Fica sob total responsabilidade do candidato se informar sobre a data, o local e o horário de sua prova.
Com validade inicial de 02 anos, a contar da data da homologação final, este prazo poderá ser prorrogado por mais 02 anos, de acordo com a Lei, sendo válido para os cargos do plano de carreira que estiver vigorando no dia do provimento.

Saiba mais

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, está com as inscrições abertas para o processo seletivo Nº 01/2012, que prevê a contratação de 37 médicos, de diversas especialidades.

A contratação será pelo regime CLT com carga horária de 120 a 200 horas/mês.

A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 10.226,20 mensais, conforme especialidade pretendida. As 37 vagas estão assim distribuídas: Médicos Anestesiologistas (3), Médico Internista (1), Médicos Ortopedistas e Traumatologistas (3), Médicos Emergencistas (5), Médicos Clínicos Gerais (Generalista) (5) , Médicos (Pediatria Clínica) (8), Médicos da Saúde da Família (Saúde Coletiva) (7) e Médicos Psiquiatras (5).

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, até o dia 06 de fevereiro de 2012, através do site:  http://www.fsnh.net.br/.

Os resultados do processo seletivo serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (http://www.fsnh.net.br/).

O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Prefeitura de Rio Pardo (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio  Pardo, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo (nº. 05, de 25 de janeiro de 2012), com o objetivo de preencher 154 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 648,74 e R$ 2.500,84, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente processo seletivo, para as ocupações cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada emprego.

Cargos

Administrador de Empresas - Especialista em Gestão de Pessoal, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Especialista em Educação - Orientação Educacional e Supervisão Escolar, Assistente Social, Motorista para Veículo Leve e Pesado, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas e Serviços Rodoviários, Pedreiro, Servente de Obras e Serviços, Professor, Psicólogo, Servente/Merendeira e Topógrafo

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 16 de fevereiro de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/.
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h às 14h, até o dia 16 de fevereiro de 2012, nos dias úteis, no Edifício sede da Prefeitura de Rio Pardo, sito na rua Andrade Neves, n° 324, Centro, Rio Pardo/RS.
As taxas de inscrição são de R$ 40,00, R$ 50,00 ou R$ 70,00.

Prova

A prova escrita e de redação está prevista para ser aplicada em 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 02 de março de 2012.
A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova escrita ou em data a ser informada por edital.
Após a divulgação de notas da prova escrita, no prazo estipulado por edital, os candidatos aprovados deverão apresentar os títulos para concorrer a esta etapa, encaminhando-os via SEDEX para o endereço da OBJETIVA CONCURSOS LTDA - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto Alegre/RS, os títulos para concorrer à última etapa do Processo Seletivo.

Validade

O processo seletivo terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Rio Pardo.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Rio Pardo – Rio Grande do Sul

Concurso Prefeitura de Batatais - SP 2012

A Prefeitura de Batatais, Estado de São Paulo, através da empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, abriu concurso público e processo seletivo, visando o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva.

São 135 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.471,00, sendo 5% do total de postos reservados a candidatos portadores de deficiência.
Cargos
Concurso público - Edital  nº 001/2012: cozinheiro, inspetor de alunos, motorista, servente (Auxiliar de Serviços Gerais Escolares), servente (servente), agente administrativo (escriturário), agente administrativo (recepcionista), agente de saneamento, auxiliar de desenvolvimento educacional (cuidador), auxiliar de serviços de saúde (auxiliar de farmácia), monitor de Casa Abrigo I, protético, técnico em eletroencéfalograma, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em laboratório, técnico em radiologia, educador de creche, assistente social, bibliotecário, biologista, coordenador pedagógico, dentista, dentista – endodontista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico auditor, médico cirurgião geral, médico cirurgião vascular, médico dermatologista, médico emergencialista, médico endocrinologista, médico gastroenterologista, médico generalista da família, médico ginecologista, médico neurologista, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico radiologista, médico reumatologista, médico urologista, nutricionista, PEB I, PEB II – Artes, PEB II – Ciências, PEB II – Educação Física, PEB II – Inglês, psicólogo, procurador jurídico e terapeuta ocupacional de equipe escolar.
Edital de Processo Seletivo nº 001/2012: monitor de artes (para Secretaria Municipal da Família), monitor de atividades educativas (para Secretaria Municipal da Família), monitor de teatro (para Secretaria Municipal da Família), monitor de artes (para escolas municipais de ensino fundamental), monitor de dança (para escolas municipais de educação infantil), monitor de teatro (para escolar municipais de ensino fundamental), PEB I, PEB II – Artes, PEB II – ciências, PEB II – Educação Física, PEB II – Geografia, PEB II – História, PEB II – Inglês, PEB II – Matemárica e PEB II – Português.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 05 de fevereiro de 2012. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas do concurso público serão realizadas provavelmente no dia 26 de fevereiro e as provas do processo seletivo provavelmente no dia 04 de março de 2012, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site  http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
Os gabaritos oficiais e as provas objetivas (teste de múltipla escolha) serão  disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/
, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

A validade do processo seletivo será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Confira os Editais

Concurso Prefeitura de Monte Carlo (SC)

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Monte Carlo, Estado de Santa Catarina. São 20 oportundades e cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de  até R$ 3039,19.
Os interessados poderão fazer suas inscrições até  22 de fevereiro de 2012, no Paço Municipal, SC 456, Km 15, centro, esquina com a rua Vilma Gomes, ou via depósito identificado na conta 194.042-2 - Agência 1387-0, juntamente com a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada com todos os dados preenchidos conforme as orientações contidas na ficha, juntamente com o comprovante do depósito e enviada via correio com Aviso de Recebimento-AR, devendo chegar a Prefeitura Municipal impreterivelmente até 22 de fevereiro de 2012, sob pena de não ser homologada a inscrição.
As provas para todos os cargos públicos temporários previstos neste edital serão realizadas  no dia 25 de fevereiro de 2012, na Escola de Educação Básica Municipal Carlos Pisani, localizada à rua Maria de Lurdes Pisani, bairro Pôr do Sol, com início 08:30 e término 12:00 horas.
O gabarito oficial será divulgado a partir das 13:00 horas do primeiro dia útil após a realização das provas, no mural e site da Prefeitura de Monte Carlo e no site oficial da AMPLASC - http://www.amplasc.org.br/.
O resultado do processo seletivo e todas as suas etapas serão divulgadas por meio dos endereços eletrônicos  http://www.amplasc.org.br/ e  http://www.montecarlo.sc.gov.br/ e no Mural Público da Prefeitura Municipal. 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo prorrogar-se por igual período, a critério do poder público.

Concurso Prefeitura de Santiago (RS) 2012

O Prefeito de Santiago, através da Secretaria Municipal de Gestão, avisa a todos que realizará concurso público, para provimento de vagas legais e constituição de cadastro reserva do quadro geral dos servidores públicos, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.
Serão ofertadas 24 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.293,27 e carga horária  de 20 e 40 horas semanais.
As pessoas portadoras de deficiência será reservada 20% da vagas para cada cargo do total das vagas oferecidas.

Cargos

Professor, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Médico, Psicólogo e Técnico em Contabilidade.

Inscrição

As inscrições via internet serão realizadas até às 23h59min, do dia 28 de fevereiro de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h30min às 13h30min, até o dia 28  de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, na Secretaria Municipal de Educação, Rua Neri Gomes Peixoto, nº 1392, Centro - Santiago/RS. Não haverá atendimento no dia 20 e 22 de fevereiro de 2012.

Prova

A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada na data provável de 01 de abril de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 16 de março de 2012.
Após a divulgação de notas da prova objetiva, no prazo estipulado por edital, os candidatos que lograram aprovação deverão encaminhar os títulos para concorrer a esta etapa, encaminhando-os, via SEDEX, para o endereço da OBJETIVA CONCURSOS LTDA - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto Alegre/RS, os títulos para concorrer à última etapa do concurso público. Não serão recebidos títulos em outra ocasião.

Validade

O concurso de Santiago será válido por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Santiago/RS.

Concurso Prefeitura de Santa Gertrudes (SP)

A Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes, Estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de empregos vagos no seu quadro de efetivos. São oferecidas 110 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de R$ 1.411,26.
Quem se encaixar nas exigências do emprego em foco, poderá efetuar a inscrição no período de 30 de janeiro a 25 de fevereiro de 2012, através do endereço eletrônico http://www.viclamtreinamento.com.br/, pagando a taxa que varia de R$ 25,00 a R$ 49,00 de acordo ao nível do cargo.
As provas estão previstas para o dia 11 de março de 2012, sendo que a confirmação da data e as informações sobre data, horários e locais para realização das mesmas serão divulgados no Jornal "Jornal Regional de Rio Claro" no mural da Prefeitura, e nos sites www.santagertrudes.sp.gov.br e http://www.viclamtreinamento.com.br/. A divulgação do gabarito acontecerá no segundo dia após a aplicação das provas.
A convocação para entrega de títulos será feita em edital próprio juntamente com a convocação para a prova escrita a ser divulgado nos mesmos locais citados  acima.
O resultado final do processo seletivo divulgado nos locais escritos acima,  em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos, observada a respectiva ordem de classificação.
A aprovação gera, para o candidato, apenas o direito à preferência na nomeação, dependendo da sua classificação no Processo Seletivo.

Confira os Editais

Concurso Prefeitura de Chapadão do Céu - GO

A Prefeitura de Chapadão do Céu, Estado de Goiás, realizará através da CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, concurso público de provas, para o preenchimento das vagas dos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro e Agente de Combate de Endemias.

Serão oferecidas 11 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental completo e incompleto, com salários de R$ 605,12 a R$ 968,18 e carga horária de 180h mensais.

As inscrições serão feitas exclusivamente, no site http://www.consesp.com.br/ de 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 23,00 para todos os cargos.

As provas serão realizadas na data prevista de 18 de março de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas e TAF  (2ª Fase) serão  realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas). 

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha),  serão  disponibilizados, no mesmo site, à partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

POTIGÁS - RN lança edital de concurso público

A Companhia Potiguar de Gás - POTIGÁS, sociedade de economia mista, situada à Av. Brancas Dunas, 485, Candelária, Natal, RN, lança edital de concurso público para provimento de 16 vagas em seu quadro de empregados, bem como para a formação de cadastro de reserva técnica.
Além do salário oferecido até R$ 6.330,91, também são acrecidos anuênio e periculosidade (para os cargos definidos como periculosos pelo médico do trabalho), abono integral de férias e benefícios como a participação dos empregados nos lucros e resultados da Companhia, vale refeição (no valor atual de R$ 453,14), plano odontológico e plano de saúde (patrocinado em parte pela Companhia).

As oportunidades contemplam candidatos com ensino médio/técnico e superior:
Nível Médio/Técnico - técnico administrativo júnior, técnico em contabilidade júnior, técnico de suporte em informática júnior, técnico de segurança do trabalho júnior, técnico de projetos júnior, técnico de processos júnior.
Nível Superior - advogado júnior, analista comercial júnior, analista de comunicação júnior, analista de planejamento júnior, analista de rh júnior, analista de suprimentos júnior analista de ti júnior, contador júnior, engenheiro júnior, secretária executiva .
A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para nível médio/técnico e R$ 75,00 para nível superior e os interessados poderão se inscrever através do site http://www.potigas.ieses.org/, no período de 30 de janeiro a 9 de março de 2012.
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Natal (RN), na data de domingo, 15 de abril de 2012, no local que constar do Documento de Confirmação de Inscrição, e terão duração de 4 (quatro) horas.

O gabarito oficial das provas objetivas será disponibilizado até as 10 (dez) horas de segunda-feira, 16 de abril de 2012.

Os resultados finais e, para os aprovados, as listas de classificação, serão disponibilizadas após as 18 (dezoito) horas de quarta-feira, 16 de maio de 2012.

O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Sebastião (SP)

Residentes no município paulista de São Sebastião, interessados em conseguir um emprego público, devem ficar atentos ao concurso público recém aberto pela Prefeitura Municipal. O certame se destina ao provimento de 118 postos vagos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1.165,67.
Os locais para a efetivação das inscrições são o Teatro Municipal localizado á rua Antonio Cândido, 25 centro, e a  Regional Costa Sul que fica à av. Walkir Vergani, 79 - Boiçucanga. O período é de 31 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012 e a taxa varia de acordo ao cargo, nos valores de R$ 27,00, R$ 37,00 ou R$ 55,00.
A realização da prova escrita está prevista para o dia 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados no Jornal Imprensa Livre e, em caráter informativo, estará disponível nos sites http://www.shdias.com.br/ e http://www.saosebastiao.sp.gov.br/, a partir de 03 de março de 2012.
O gabarito e o resultado final do concurso serão divulgados no Jornal Imprensa Livre e disponibilizados em caráter informativo nos sites http://www.shdias.com.br/ e http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ sendo de inteira responsabilidade do inscrito se informar.
A convocação para a nomeação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final e o presente concurso público terá validade de  dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Campo do Brito (SE) 2012

A Prefeitura da cidade sergipana de Campo do Brito publicou edital para realização de concurso público (nº 01/2012) oferecendo 76 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. Com remuneração que varia entre R$ 622,00 e R$ 7.000,00, o certame também abre oportunidades para portadores de necessidades especiais e terá prazo de validade inicial de dois anos, contados após a homologação do resultado final.

Cargos

Assistente Administrativo,  Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Executor de Serviços Básicos, Farmacêutico, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Médico, Veterinário, Motorista, Odontólogo, Orientador Social, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Endemias, Monitor de Atividade Física e Professor de Atividade Física. A carga horária para essas ocupações poderá ser de 24 ou 40 horas semanais

Inscrição

A inscrição será realizada através do endereço eletrônico http://www.institutomais.org.br/, até às 18h00 do dia 12 de fevereiro de 2012, mediante o pagamento de taxa:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio/Técnico: R$ 40,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 58,00.
A partir do dia 24 de fevereiro de 2012, o candidato deverá conferir no endereço eletrônico http://www.institutomais.org.br/, se os dados da inscrição efetuada através da internet foram recebidas, e se o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo o candidato deverá entrar em contato com o Instituto Mais através do telefone (0xx11) 2659-5746 / 2657-5748 para verificar o ocorrido, no horário das 9h às 17h00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 04 de março de 2012, em local e horário que serão divulgados oportunamente em edital de convocação, através do Jornal de circulação local, no site http://www.institutomais.org.br/, no Setor de atendimento ao candidato do Instituto Mais, pelos telefone (11) 2659-5746 / 2659-5748, das 09h às 17h, nos dias úteis, ou em listagem afixada na sede da Prefeitura de Campo do Brito.
Os documentos relativos à prova de títulos deverão ser entregues para o fiscal da sala exclusivamente no dia e horário de aplicação das provas objetivas.
O gabarito oficial da prova objetiva será afixado na sede da Prefeitura de Campo do Brito e estará disponível no site http://www.institutomais.org.br/, no primeiro dia útil após a data de realização da prova.
A prova prática para o cargo de Motorista será realizado sob a responsabilidade do Instituto Mais, na data prevista de 01 de abril de 2012, em local e horário serão divulgadas oportunamente em edital de convocação, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, em Jornal de circulação local, no site http://www.institutomais.org.br/, no Setor de atendimento ao candidato do Instituto Mais, pelos telefone (11) 2659-5746 / 2659-5748, das 09h às 17h, nos dias úteis, ou em listagem afixada na sede da Prefeitura de Campo do Brito.

Concurso Prefeitura de Juiz de Fora (MG)

Entre 02 a 07 de fevereiro de 2012 a Prefeitura da cidade mineira de Juiz de Fora receberá inscrições para processo seletivo, visando o preenchimento de algumas vagas. As oportunidades são para o cargo de médico I - cirurgia geral (urgência e emergência) e o interessado deve ter e  curso superior completo de medicina, com formação na área específica e registro no conselho regional de medicina (CRM).
A jornada de trabalho é de 20 horas semanais e a remuneração é de  R$ 1.491,00, acrescido de gratificação pelo efetivo exercício de plantões podendo chegar até a R$5.490,00. Os interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico http://www.pjf.mg.gov.br/ .
A validação dos títulos ocorrerá quando o candidato for convocado para a entrega dos mesmos, sendo que tais documentos deverão ser apresentados em cópias xerox autenticadas ou cópias xerox acompanhadas dos originais.
O resultado referente a este processo seletivo será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora (http://www.pjf.mg.gov.br/) e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura, localizada  à Av. Brasil, n° 2001 - 8° andar - centro da cidade.
O prazo de validade deste processo seletivo é de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Guaramirim (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guaramirim, Estado de Santa Catarina, lançou o edital para realização de processo seletivo sob o número 001/2012. Esta seleção visa o preenchimento de 15 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 9.655,20.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde e Médico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2012, das 08h00min às 12h00min e das 13h00 min às 16h00min, horário oficial de Brasília, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Henrique Friedmann nº. 415 - Centro, Guaramirim/SC, serão gratuitas e estão condicionadas à entrega da documentação comprobatória.

Prova

A prova objetiva está prevista para 04 de março de 2012, com início às 08h30min e terá duração de 03h30min, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua: Henrique Friedemann, 415 - Centro, Guaramirim/SC.
O gabarito preliminar da prova será divulgado no site http://www.guaramirim.sc.gov.br/, no link concursos e processos seletivos, no mesmo dia da realização da prova, a partir das 16 horas.
Após a divulgação do resultado final, o prefeito municipal homologará o certame e divulgará esse ato nos meios disponíveis, passando em seguida a ser contado o seu prazo de validade, que será de um ano.

Concurso Prefeitura de Amparo (SP)

A Prefeituta Municipal de Amparo, em São Paulo, anunciou a realização de concurso público destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva ao cargo de médico PSF (Programa de Saúde da Família). Inicialmente, são oferecidas 02 vagas e o salário inicial para o cargo  será de R$ 8.000,00, com jornada de trabalho de 40h semanais.
Os interessados poderão se inscrever no período 17 de janeiro a 27 de fevereiro de 2012,  através do endereço eletrônico  www.amparo.sp.gov.br/concursos pagando a taxa de R$ 50,00.
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente  no dia 04 de março de 2012, em horários e locais a serem divulgados oportunamente pela comissão organizadora e examinadora do concurso, no Jornal Oficial do Município, no Quadro de Avisos do Paço Municipal e no site http://www.amparo.sp.gov.br/.
 será divulgado o resultado final do concurso, sendo publicado no Jornal Oficial do Município, no Quadro de Avisos do Paço Municipal e no site http://www.amparo.sp.gov.br/. Tão logo o certame seja homologado, passará a ter validade de dois anos.
Após a divulgação do resultado final, no dia 16 de março de 2012, o prefeito municipal homologará o certame e divulgará esse ato nos meios disponíveis, passando em seguida a ser contado o prazo de validade, que é de dois anos.

Prefeitura de Cerejeiras (RO) publica edital de concurso público

A Prefeitura da cidade de Cerejeiras, situada a pouco mais de 731 km de Rondônia, comunica a todos os interessados que já se encontra disponível o edital nº 001/2012 de concurso público.  O objetivo do concurso é recompor parte do quadro funcional do município, nas áreas das Secretarias de Educação e Cultura e Desporto, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Adm., Planejamento, Finanças e Gabinete, através do preenchimento de 185 vagas de emprego.
Do total de postos oferecidos, 120 serão para preenchimento imediato e 65 para cadastro de reserva, sem esquecermos que desse somatório de vagas, 10 % são destinadas a portadores de necessidades especiais.
As vagas oferecidas estão sendo subdivididas entre as funções de níveis fundamental, médio e superior. O salário inicial vai de R$ 562,50 até R$ 7.200,00, em jornadas que variam de 20, 25 e 40 horas semanais. O certame será realizado pelo Instituto Exatus Ltda – ME.
 Inscrições: interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico  http://www.institutoexatus.com/, até o dia 22 de fevereiro de 2012.
Taxa de inscrição: varia de acordo com o grau de escolaridade, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e técnico e R$ 70,00 para cargos de nível superior.
Provas

As provas escritas deverão ser realizadas no dia 11 de março de 2012, iniciarão às 8hs e terminarão às 11hs (horário local) em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso. Se necessário poderão ser criados dias, horários e locais alternativos para a aplicação das provas.
As provas práticas serão realizadas no dia 08 de abril de 2012, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação da prova prática.

Gabaritos: estão previstos para serem divulgados no dia 12 de março de 2012, nos murais da Prefeitura Municipal de Cerejeiras, no mural do Instituto Exatus e nos endereços eletrônicos http://www.cerejeiras.ro.gov.br/ e http://www.institutoexatus.com/.

Resultado Final: para cargos de nível superior está previsto para ser divulgado no dia 02 de abril de 2012. Já para os cargos de nível fundamental e médio está previsto para ser divulgado no dia 16 de abril de 2012.

Validade do concurso: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.
Confira as vagas oferecidas por Secretarias:
Secretaria de Educação: Professor Pedagogo Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo Educação Infantil, Professor Licenciatura (Matemática, Ciências, História, Educação Física, Artes), Agente de Serviços Merendeira, Agente de Serviços Zeladora, Agente de Vigilância - Vigia, Agente de Serviços Monitor de Transporte Escolar, Agente de Serviços Inspetor Educacional, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento escolar- Psicólogo Educacional, Técnico de Desenvolvimento escolar Psicopedagogo Educacional, Agente de Transporte Escolar II- Motorista de Transporte Escolar, Agente Educacional – Monitor de Esportes, Agente Educacional – Monitor de Música, Agente Educacional – Monitor de Teatro e Dança, Monitor de Artes Marciais.

Secretaria de Saúde: Agente de Serviços – Agente de Vigilância, Agente de Serviços – Cozinheira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Costureira, Agente Operacional – Motorista de Ambulância, Agente Operacional - Motorista de Transporte Coletivo, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Técnico de Saúde – Técnico de enfermagem, Técnico de Saúde – Técnico de Radiologia, Técnico de Saúde – Técnico de Laboratório, Especialista de Nível Superior – Fiscal de Vigilância Sanitária, Especialista de Nível Superior – Médico Veterinário, Especialista em Saúde I – Odontólogo, Especialista em Saúde I – Psicólogo, Especialista em Saúde I – Farmacêutico Bioquímico, Especialista em Saúde I – Enfermeiro, Especialista em Saúde I - Fisioterapeuta, Especialista em Saúde I – Assistente Social, Especialista em Saúde I – Biomédico, Especialista em Saúde I – Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde II – Médico Clínico Geral, Especialista em Saúde II – Médico Anestesiologista, Especialista em Saúde II – Médico Ortopedista, Especialista em Saúde II – Médico Ginecologista, Especialista em Saúde II – Médico Pediatra, Especialista em Saúde II – Médico Cirurgião Geral;
Secretaria de Ação Social: Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Técnico de Nível Superior – Pedagogo, Técnico de Nível Superior – Psicólogo, Técnico de Nível Superior – Assistente Social, Agente Operacional I – Motorista de Veículos Leves;

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: Agente de Vigilância – Vigia, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Agente de Infraestrutura – Operador de Máquinas Pesadas, Agente Operacional II – Motorista de Veículos Pesados;

Secretaria de Administração e Planejamento, Finanças e Gabinete do Prefeito: Agente de Vigilância – Vigia, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Fiscal Municipal – Fiscal, Técnico de Nível Médio – Topógrafo, Técnico de Nível Superior II – Controlador Interno do Município, Técnico de Nível Superior – Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnico de Nível Superior II – Engenheiro Civil, Técnico de Nível Superior II – Procurador Jurídico;

Secretaria de Saúde: regidos pela CLT) Médico PSF, Médico Plantonista e Agente Comunitário de Saúde;

Secretaria de Ação Social:
Regidos pela CLT) Monitor do PETI.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Camocim (CE) 2012

O Prefeito de Camocim, Estado do Ceará, torna público para o conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições ao concurso público para provimento de cargos efetivos no âmbito da administração pública municipal. O concurso está oferecendo 641 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 7.347,12 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais. Confira o edital.
As pessoas portadoras de deficiências serão asseguradas o direito de se inscrever no concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos para provimento dos cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, e a elas são reservadas 5%.
Cargos
Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Bibliotecário, Professor, Agente de Trânsito, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Prótese Dentária, Clarinetista, Contrabaxista, Euphonista, Saxofonista, Percusionista, Flautista, Trombonista, Trompetista, Trompista, Monitor de percussão, Flauta, Teclado, Violão e Violino, Professor, Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Motorista e Merendeira.
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 17 de fevereiro de 2012, de forma presencial, no NAEC – Núcleo de Arte Educação e Cultura – localizado na Praça da Matriz s\n - Centro – Camocim/CE, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, ou pela internet, no site http://www.consep-pi.com.br/.

Os inscritos pagarão uma taxa, variável conforme o nível de escolaridade:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 35,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00 e 120,00.
Prova
A prova escrita será realizada na data provável de 1º de abril de 2012, a partir das 9:00 h com três horas de duração, em locais a serem divulgados até dia 26 de março de 2012 , na sede da Prefeitura de Camocim e no site http://www.consep-pi.com.br/.

A prova prática será realizada na cidade de Camocim/Ce em datas, locais e horários a serem divulgados com antecedência mínima de 5 dias de sua realização.
Os títulos somente serão considerados aqueles datados nos últimos cinco anos, contados até a data de abertura das inscrições e só serão aceitos os títulos contados da data de conclusão do curso, mediante apresentação de certidão ou certificado de conclusão do curso reconhecidos pelo MEC pelo qual o candidato está concorrendo, que deverá ser enviado junto com os títulos.
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Universidade Federal do Rio Grande - RS

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Estado do Rio Grande do Sul, está realizando o concurso público nº 01/2012. O concurso da FURG oferece 34 vagas para cargos da Carreira de Servidor de Técnico-Administrativo em Educação, com salário de até R$ 5.978,66, para carga horária de 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de arquiteto e urbanista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de veterinária e zootécnica, comandante de lancha, comandante de navio, cozinheiro de embarcações, editor de imagem, engenheiro civil, engenheiro/engenharia de soldagem, fotógrafo, locutor, médio/cirurgia geral, segundo condutor e sonoplasta, técnicos.
Inscrições
As inscrições serão realizadas das 00h01min do dia 23 de fevereiro até às 23h59min do dia 04 de março de 2012, considerado o horário de Brasília-DF, exclusivamente pela Internet, no sítio eletrônico http://www.progep.furg.br/.

Para os cargos em que não houver candidato inscrito ou inscrição homologada o prazo para inscrições será reaberto no período de 12 a 18 de março de 2012, sendo o respectivo Edital publicado no Diário Oficial da União e no sítio eletrônico http://www.progep.furg.br/.

Taxas de inscrição
No valor de R$ 110,00 para os cargos de Nível de Classificação E, R$ 70,00 para os cargos de Nível de Classificação D e R$ 60,00 para os cargos de Nível de Classificação C. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 05 de março de 2012, em toda a rede bancária.
Provas
A prova teórica está prevista para ser realizada em 01 de abril de 2012, sendo que a  confirmação da data, horário e local será divulgada juntamente com a homologação das inscrições. As datas, horários e locais das demais provas serão divulgadas quando da publicação do resultado da prova anterior.

O gabarito da prova teórica será divulgado no site eletrônico http://www.progep.furg.br/, em até 48 horas após sua aplicação. O resultado de cada fase será divulgado no site eletrônico http://www.progep.furg.br/.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da primeira publicação do Edital de Homologação do Concurso Público no Diário Oficial da União,  prorrogável por igual período no interesse da Administração da Universidade.

Prefeitura de Vila Velha (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vila Velha, no Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2012. São oferecidas 146 vagas com remuneração entre R$ 720,00 e R$ 2.200,00 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais. O processo seletivo terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Fica reservado o percentual de 5%, das vagas para candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com sua aptidão.
CargosAuxiliar de Consultório Dentário, Administrador, Assistente Social, Auditor, Auxiliar de Enfermagem, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal da Vigilância Sanitária, Motorista, Técnico Esportivo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional e Médico.
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 03 de fevereiro de 2012, via preenchimento de ficha de inscrição, a ser impressa no site da Prefeitura de Vila Velha - http://www.vilavelha.es.gov.br/, devendo ser colada do lado de fora do envelope e ser entregue juntamente com a documentação comprobatória dos pré-requisitos, comprovação de experiência e titulação para fins de pontuação.
ProvaO processo seletivo será constituído de prova de títulos e experiência profissional. Os resultados serão oportunamente divulgados no site do município de Vila Velha.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Vila Velha – Espírito Santo

Concurso Saúde SC 2012

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina abre inscrições para realização de concurso público objetivando selecionar candidatos para prover 290 vagas de níveis médio e superior, que serão preenchidas em diversas cidades catarinenses.
O vencimento oferecido varia de R$ 1.092,87 a R$ 4.369,16, além do Auxílio Alimentação no valor de R$ 10,00 por dia, limitado a R$ 220,00 mensais, adicional de insalubridade nos valores de R$ 110,74, R$ 156,88 ou R$ 212,26. Para as competências de nível superior, poderá ser concedido Adicional de Pós-graduação, nos valores de R$ 189,43, R$ 233,14 ou R$ 276,86, de acordo com o nível de especialização possuído. Aos Médicos que exercerem o ofício nos setores de emergência e unidades de terapia intensiva, será concedida gratificação especial, no percentual de 50% sobre o vencimento do cargo efetivo, Gratificação de Desempenho e Produtividade Médica, valor que pode atingir a marca de R$ 4.160,00, de acordo com a produtividade apurada.

A jornada semanal de trabalho para Médico será de 20 horas e para Técnico de Radiologia e Imagem, 24 horas, enquanto que as demais competências, tanto de nível superior quanto de nível médio, cumprirão carga de 30 horas.

As inscrições serão realizadas até 27 de fevereiro de 2012, somente pela internet no site http://www.concursoses.ufsc.br/.

A taxa de inscrição para as ocupações de nível superior será de R$ 100,00 e para as competências de nível médio será de R$ 60,00.

Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva composta de 40 questões, sendo 15 questões de Conhecimentos Gerais (das quais 12 de Língua Portuguesa e 03 de Legislação) e 25 questões de Conhecimentos Específicos.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 01 de abril de 2012, com início às 14h00min e término às 18h00min, nas cidades de Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Mafra, Chapecó e Criciúma. O local de realização da prova será divulgado dia 23 de março, na internet (http://www.concursoses.ufsc.br/), através da confirmação de inscrição acessível exclusivamente a partir dos dados de cada candidato.

O gabarito da prova objetiva será divulgado às 20h00min do dia 01 de abril de 2012 pela internet.
O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Concurso Prefeitura de Lagoa Grande (PE)

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, no Estado de Pernambuco, realiza concurso público para preenchimento de empregos vagos em seu quadro de funcionários. Sob os cuidados da empresa ASCONPREV - Assessoria, Consultoria Contábil, Previdenciária e Gestão de Pessoas Ltda, o certame oferece 221 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1.800,00.
Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.asconprev.com.br/  até o dia 29 de fevereiro de 2012, pagando taxa que varia de acordo ao nivel do cargo pretendido (R$ 50,00, R$ 70,00 ou R$ 80,00).
A prova objetiva terá duração total de quatro horas e será realizada no dia 25 de março de 2012, para todos os cargos, com início previsto para  às 14:00 horas, em local a ser divulgado no átrio da Prefeitura, no átrio da Secretaria de Planejamento e Administração, no átrio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, e  no site http://www.asconprev.com.br/.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 26 de março e o resultado da prova sairá no dia 02 de abril de 2012.
Todos os candidatos concorrentes às vagas de magistério deverão entregar cópia dos documentos a serem considerados para a avaliação de títulos, após a divulgação do resultado oficial definitivo da prova escrita, na Secretaria de Planejamento e Administração, nos dias 03, 04  e 05  de abril de 2012.  A prova prática acontecerá no dias 15 de abril de 2012.
Os candidatos serão informados sobre o resultado final do presente concurso público no dia 27 de abril de 2012 e, após a homologação do mesmo, o prazo de validade do certame passará a ser de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Adamantina (SP) 2012

A Prefeitura de Adamantina, Estado de São Paulo, abriu concursos públicos (01 e 02/2012) para preencher mais de 140 vagas, entre imediatas e formação de cadastro de reserva, em vários setores. Haverá oportunidades em cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários entre R$ 622,00 a R$ 2.356,00.

Cargos
Agente comunitário de saúde, advogado, agente da receita tributária, agente de vigilância patrimonial, arquiteto, arquivolista, assistente de controle de vetores, auxiliar de atendimento especializado, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, biólogo, contador, copeiro, cuidador domiciliar, dentista, desenhista técnico, educador de EMEI - ciclo I, médico veterinário, monitor de transporte escolar, nutricionista, orientador social, técnico em administração, técnico em contabilidade, técnico em elétrica, técnico em esportes, técnico em laboratório, técnico em meio ambiente, técnico em obras civis e professor I e II.

Inscrições e Taxas
Os concursos serão executados através da empresa OMConsultoria, que disponibilizou o seu site para inscrições. O endereço eletrônico é http://www.omconsultoria.com.br/ e a data final de inscrição é 13 de fevereiro de 2012. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 37,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, cinco dias de antecedência.

Os concursos terão validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Prefeitura de Nova Santa Helena (MT) divulga edital processo seletivo

A Prefeitura de Nova Santa Helena, Estado do Mato Grosso vai contratar um Médico Clínico Geral por meio do processo seletivo nº 001/2012, cujo período de inscrições já se encontra aberto.
Para disputar o posto, além da formação exigida (superior completo), o profissional deverá ter registro no conselho profissional. A remuneração pode chegar a até R$ 9.350,00.
O prazo de validade deste processo seletivo será de até 06 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 03 de fevereiro de 2012, na Prefeitura de Nova Santa Helena - MT, situada ao Lado da Praça João Alberto Zaneti – Centro – Nova Santa Helena - MT, CEP: 78548-000, das 08:00 às 17:00 horas, exceto sábado, domingo e feriados.
Prova
A prova objetiva está prevista para 09 de fevereiro de 2012, das 08:00 horas às 12:00 horas, na Escola Municipal Branca de Neve, situada na Av. Brasil, s/n. – Bairro Centro, na cidade de Nova Santa Helena/MT.
Os gabaritos preliminares serão divulgados na internet, no endereço http://www.pmnsh.com.br/, a partir do dia subsequente ao da realização das provas.

Concurso Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro - SP

A Prefeitura da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, Estado de São Paulo, publicou edital nº 001/2012 de concurso público para preenchimento de 114 vagas de emprego, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.063,46, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
As oportunidades são para os cargos de Agente de Controle de Vetores, Agente de Serviço de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Ajudante de Serviços diversos, Assistente Social, Auxiliar de Creche (sexo feminino), Encanador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal, Médico Cardiologista e demais cargos.

A inscrição será feita por meio da Internet no endereço eletrônico http://www.rboconcursos.com.br/, a partir do dia 06 até às 23h59min do dia 17 de fevereiro de 2012.

O candidato que optar em fazer sua inscrição de forma presencial, deverá dirigir-se pessoalmente, ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição Local lotado no PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, situado na Rua Duque de Caxias, 614 - Centro, das 08h00 às 17h00.

A taxa de inscrição varia entre R$ 9,00 e R$ 15,00, de acordo com o cargo desejado.

As provas serão realizadas no próprio Município de Santa Rita do Passa Quatro. A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, e divulgada nos sites http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/ e http://www.rboconcursos.com.br/ a partir do dia 16 de março de 2012, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Ananindeua - PA 2012

A Prefeitura de Ananindeua, Estado do Pará, lançou edital para realização de concurso público. O concurso, que terá a execução técnico-administrativa da Fundação CETAP, oferece 1.689 vagas, distribuídas em funções de provimento imediato, cadastro de reservas e reserva legal para portadores de deficiência (5% do total de vagas).

Haverá oportunidades para candidatos de níveis médio e superior. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 1.968,62, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Cargos
O concurso oferece vagas nos cargos públicos de nível superior de Médico, Odontólogo, Analista Municipal, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Médico do Trabalho e Analista de Segurança do Trabalho, e cargos de nível médio de Técnico Municipal.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/, no período de 03 de fevereiro a 06 de março de 2012. As taxas são de R$ 40,00 para cargos de nível médio e de R$ 50,00 para nível superior.
Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada em local e horário a serem estabelecidos pelo Edital de Homologação e de Divulgação dos Locais e Horário da Prova Objetiva de Múltipla Escolha. O candidato deverá, obrigatoriamente, verificar o seu local de prova no endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/.

Os resultados de cada etapa do presente Concurso Público, bem como todas as comunicações oficiais de interesse dos candidatos, serão disponibilizados para consulta no endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/, no Diário Oficial do Município (www.ananindeua.pa.gov.br/diario) e, ainda, no Portal dos Concursos da Prefeitura Municipal de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br/portalconcurso).
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Segundo país do mundo em casos de hanseníase, Brasil também precisa combater o preconceito

Brasília – No Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro, autoridades de saúde e organizações da sociedade civil se mobilizam pelo fim da discriminação das pessoas que têm a doença.

Apesar de ter cura, muitos brasileiros ainda se escondem e deixam de procurar o tratamento, com medo de sofrer estigma dentro da família, entre os amigos ou no trabalho.

Em estado avançado, a hanseníase causa deformidades no rosto, nas mãos e pernas, comprometendo a aparência.

O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e sanitarista Marcos Franco conta que, quando trabalhou com vítimas de hanseníase no interior de São Paulo, a maioria vivia no estado vizinho do Rio de Janeiro. Esses pacientes tinham vergonha de procurar atendimento médico na cidade onde moravam.

“O paciente tem medo de usar o serviço do próprio município onde vive. Temos que desconstruir esse estigma para dizer que a hanseníase é uma doença tratável e não um castigo de Deus”, disse Franco, que esteve em Brasília na semana passada para acompanhar a divulgação dos dados do governo federal sobre a incidência de hanseníase no país.

O coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, recorda que centenas de crianças foram separadas dos pais durante décadas por causa do preconceito com relação à doença.

Até o final da década de 1970, uma lei determinava a internação obrigatória das pessoas com hanseníase em hospitais-colônia. Os pacientes tinham de entregar os filhos a educandários. “Foi a maior alienação parental que ocorreu no Brasil”, destaca Custódio.

Para reunir irmãos e filhos de ex-pacientes, o Morhan oferece exames de DNA para identificar os vínculos familiares e busca indenização do Estado pela separação compulsória.

Na próxima segunda-feira (30), o embaixador da Boa Vontade para Eliminação da Hanseníase das Nações Unidas, Yohei Sasakawa, estará no Brasil para a assinatura de documento global pelo fim do estigma e da discriminação contra pessoas com hanseníase.

Em 2011, foram registrados 34.894 novos casos da doença, redução de 15% em comparação a 2010 (30.298 casos). Apesar da queda, o país ainda é o segundo no ranking mundial de prevalência da doença, ficando atrás somente da Índia, que registra cerca de 125 mil novos casos por ano. A meta das Nações Unidas, de menos de um caso para grupo de 10 mil habitantes, só deve ser alcançada no Brasil em 2015, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre a hanseníase
Doença infecciosa, a hanseníase causa deformidades na pele e nos nervos de braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A transmissão ocorre pelo contato direto e prolongado entre as pessoas. O doente sem tratamento expele o bacilo ao tossir ou espirrar. Muitas pessoas podem ser infectadas, mas a maioria tem resistência ao bacilo. Ambientes fechados, com pouca ventilação e sem luz solar aumentam as chances de contaminação. A transmissão não ocorre durante contato breve entre as pessoas, como uma caminhada para a escola ou uma conversa no elevador.

A doença não faz distição de sexo ou idade. Os sintomas são manchas brancas, avermelhadas e marrons em qualquer parte do corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque, principalmente nas mãos, costas, nádegas, pernas e pés. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sinais pode levar de dois a cinco anos.

A hanseníase tem cura. O tratamento, de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a base de comprimidos. O paciente pode tomar os medicamentos diariamente em casa e procurar o médico uma vez por mês para acompanhamento. O tratamento dura de seis meses a um ano. Assim que começa a tomar os remédios, o doente para de transmitir a hanseníase. E não precisa se afastar do trabalho, nem do convívio familiar, e pode manter relações sexuais.

O diagnóstico é feito pelo médico por meio de exame clínico. Em casos raros, o profissional pode solicitar exames complementares. A identificação e o tratamento precoces são as melhores formas de combater a doença. Outra recomendação é que pessoas que vivem ou que moraram com pacientes de hanseníase procurem um médico.

Fonte Agência Brasil

Anvisa fixa regras para a lavagem de roupas hospitalares

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (31) resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta as práticas de funcionamento das unidades de processamento de roupas nos serviços dos hospitais e clínicas de saúde em todo o país.

Entre as determinações estão as regras para o transporte interno e externo de roupas de serviços de saúde, que deverá ser realizado, respectivamente, em carrinho e veículo exclusivos para essa atividade. De acordo com a resolução, o veículo utilizado no transporte externo deve ter sua área de carga isolada da área do motorista e de outros ocupantes. E o transporte externo concomitante de roupa limpa e suja pode ocorrer se a área de carga do veículo for fisicamente dividida em ambientes distintos, com acessos independentes e devidamente identificados.

O acondicionamento deve ser feito em recipiente rígido, resistente à perfuração, com capacidade de contenção de líquidos e tampa vedante. O recipiente deve ter rótulo contendo a identificação do material e do serviço de saúde gerador. Os sacos de tecido utilizados para o transporte da roupa suja devem ser submetidos ao mesmo processo de lavagem da roupa antes de serem reutilizados.

Os sacos descartáveis utilizados para o transporte da roupa suja não podem ser reaproveitados, devendo ser descartados conforme regulamentação vigente. Na unidade de processamento de roupas extra-serviço, os sacos devem ser acondicionados de forma segura e devolvidos ao serviço de saúde gerador para descarte. Os estabelecimentos abrangidos por essa resolução terão prazo de 180 dias, contados a partir de hoje (31), para promover as adequações necessárias.

Os tecidos usados no serviço de saúde podem ser reciclados ou reaproveitados se passarem pela limpeza adequada. Os tecidos submetidos a tratamento na unidade de processamento de roupas dos serviços de saúde, quando perdem a funcionalidade original, podem ser reciclados ou reaproveitados.

No caso específico dos lençóis, a Anvisa dispõe de um manual de orientação aos hospitais quanto ao processo de higienização desses produtos, para que possam ser reutilizados sem representar risco para a saúde da população.

Caso sejam descartados, eles serão classificados como resíduos comuns e seguir as orientações dos serviços de limpeza urbana. Mas se não passarem por esse processo, os lençóis utilizados em hospitais, no momento do descarte, devem ser classificados de acordo com o risco para a saúde da população, segundo a Resolução RDC 306/2004, da Anvisa.

A importação de lixo é proibida pela legislação brasileira, assim como a reutilização de resíduos provenientes de serviços de saúde de origem internacional. No ano passado, a agência precisou agir com rigor contra o desembarque no Porto de Suape, em Pernambuco, de lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos. A operação envolveu, além da Anvisa, a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ibama e o Ministério das Relações Exteriores.

Fonte Agência Brasil