Homens extremamente narcisistas sofrem de pressão arterial alta, altos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), mesmo em momentos de relaxamento. Em alguns casos, também podem sofrer de depressão e transtornos de personalidade. A conclusão é de um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.
Para chegar nos resultados – publicados no periódico PLoS One -, a equipe liderada por David A. Reinhard, reuniu dados de mais de 100 pessoas, com idade média de 20 anos. Todos responderam a questionários que buscavam identificar traços da personalidade narcisista. Os pesquisadores também analisaram a pressão arterial dos participantes e recolheram amostras de saliva, para medir os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse).
Segundo a coautora do estudo, Sara Konrath, o excesso de vaidade aciona o circuito do estresse no corpo de maneira crônica. Porém, entre as mulheres, as consequências não foram verificadas. Para a pesquisadora, esta diferença entre os sexos pode estar as definições sociais da masculinidade, que se sobrepõe ao narcisismo. “Por exemplo, a crença de que os homens devem ser arrogantes e dominantes – aqueles que endossam os papéis sexuais estereotipados masculinos podem sentir-se especialmente estressados”, explica.
A pesquisa reforça dados de estudos anteriores, que apontam que os narcisistas pensam ser felizes e desfrutar de alta autoestima, mas, na verdade, convivem com sentimentos de insegurança e infelicidade.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário