Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vaidade me excesso coloca os homens em risco para doenças do coração

De acordo com estudo norte-americano, estresse causado pelo narcisismo pode ter efeitos negativos sobre a saúde dos homens.

Homens extremamente narcisistas sofrem de pressão arterial alta, altos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), mesmo em momentos de relaxamento. Em alguns casos, também podem sofrer de depressão e transtornos de personalidade. A conclusão é de um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.

Para chegar nos resultados – publicados no periódico PLoS One -, a equipe liderada por David A. Reinhard, reuniu dados de mais de 100 pessoas, com idade média de 20 anos. Todos responderam a questionários que buscavam identificar traços da personalidade narcisista. Os pesquisadores também analisaram a pressão arterial dos participantes e recolheram amostras de saliva, para medir os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Segundo a coautora do estudo, Sara Konrath, o excesso de vaidade aciona o circuito do estresse no corpo de maneira crônica. Porém, entre as mulheres, as consequências não foram verificadas. Para a pesquisadora, esta diferença entre os sexos pode estar as definições sociais da masculinidade, que se sobrepõe ao narcisismo. “Por exemplo, a crença de que os homens devem ser arrogantes e dominantes – aqueles que endossam os papéis sexuais estereotipados masculinos podem sentir-se especialmente estressados”, explica.

A pesquisa reforça dados de estudos anteriores, que apontam que os narcisistas pensam ser felizes e desfrutar de alta autoestima, mas, na verdade, convivem com sentimentos de insegurança e infelicidade.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário