Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Coren encontra irregularidades em 26 unidades de saúde do Rio

Imagem da internet
No Hospital Municipal de Magé, os fiscais notaram que
estudantes de Medicina realizavam consultas sem supervisão
Rio - O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) encontrou diversas irregularidades em 14 unidades de saúde de São João de Meriti e 12 de Magé.

Realizada em março e abril, a fiscalização detectou instalações precárias, remuneração abaixo do piso profissional, superlotação e presença de medicamentos vencidos.
 
No Hospital Municipal de Magé, os fiscais notaram que estudantes de Medicina realizavam consultas sem supervisão. Segundo o Coren, muitos profissionais de enfermagem têm sido demitidos sem o pagamento de direitos trabalhistas.
 
Queixa ao MP
Em Meriti, 14 tipos de problemas acabaram sendo listados. Os relatórios que detalham as irregularidades foram entregues pelo presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, ao promotor André Luiz Farias, da Promotoria de Tutela Coletiva em Duque de Caxias.
 
Fonte O Dia

Hospital pode recusar gestante de alto risco

Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Tarcísio diz que UTI neonatal está superlotada há 30 dias
 e não tem há condições de criar mais leitos
Autorização é garantida por liminar, mas gerou confusão no Antônio Pedro, em Niterói. Secretário diz que unidade não tem autonomia para negar atendimento
 
Rio - A Justiça Federal do Rio concedeu liminar para que a Maternidade do Hospital Antônio Pedro, em Niterói, possa recusar atendimento a novas gestantes de alto risco, devido à superlotação da UTI neonatal. A interpretação da autorização está causando confusão. A se julgar pelas declarações do secretário de Saúde de Niterói e da diretoria do hospital, ainda há longo caminho a ser percorrido até o entendimento.
 
De acordo com o secretário, Francisco D’Ângelo, a unidade não tem autonomia para avaliar e recusar as pacientes. Para isto, a gestante teria que ser submetida a avaliação da coordenaria da Secretaria Estadual de Saúde. Já o diretor do hospital, Tarcísio Rivello, alega que há cerca de 30 dias está com a UTI superlotada e não tem como atender a mais ninguém.
 
“Nosso objetivo não era pedir o fechamento da UTI neonatal, apenas comunicamos à secretaria que nossa unidade estava lotada. Não temos espaço para novos leitos”, conta Tarcísio. “Não cabe ao hospital determinar quais pacientes serão atendidas. É papel do estado, não do município”, conta o secretário de saúde Francisco D’Angelo.
 
No Rio, família tenta transferência de paciente com necessidades especiais para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio. Jonathan do Nascimento, 28 anos, está há uma semana no CTI de uma unidade em Nilópolis. “Até agora não tivemos nenhuma posição do hospital”, disse a mãe do paciente, Wanda Sueli Muniz.
 
Mãe em busca de vaga no Hospital da PM
O drama de Jonathan começou quarta-feira após deixar o Hospital Central da PM, onde estava se tratando de um problema na boca. Ele passou mal assim que chegou em casa. Desesperada, Wanda o levou para o Hospital Melquíadas Calazans, em Nilópolis. “Meu filho estava com muita falta de ar. Vi o hospital e entrei. Lá, descobriram que ele estava com a boca cheia de bichos. Ele havia sido examinado no hospital da PM. Como não viram isso?”, questionou Wanda.
 
E, segundo ela, enquanto tentava a transferência do filho para a unidade da PM, ele teve uma parada cardíaca. “Não consegui. Meu filho está entubado e só piora. É uma convardia o que estão fazendo”, desabafou Wanda.
 
Registro na 57ª DP
Wanda registrou o caso na 57ª DP (Nilópolis). “Meu filho tem o direito de se tratar nesse hospital porque é filho de policial militar”, reclamou a mãe de Jonathan. Segundo Wanda, ela ainda perguntou à médica que atendeu o rapaz dias antes se ele não precisaria ficar internado.
 
“Insisti dizendo que meu filho é especial e que os cuidados com ele são dobrados mas ela me garantiu que não era preciso e que tudo se resolveria sexta”, contou ela que continua tentando transferir o filho de Nilópolis para o HCPM.
 
A PM disse que o expediente administrativo da corporação já havia se encerrado quando procurada pelo DIA e que encaminhou o caso para à Diretoria Geral de Saúde.
 
Fonte O Dia

Conheça o tipo de depilação ideal para cada parte do corpo

Conheça o tipo de depilação ideal para cada parte do corpo
Veja dicas de métodos mais recomendados para as diferentes áreas da pele
 
Nem todas as regiões do corpo reagem ao tipo de remoção de pelos da mesma forma. Virilhas, buço e partes internas das coxas são mais sensíveis e exigem métodos de depilação menos agressivos. Aprenda como escolher o procedimento mais recomendável para cada área da pele, dependendo do seu objetivo.

Pernas
Em geral, mulheres que depilam apenas meia perna utilizam cera fria ou em roll-on. "O resultado é mais satisfatório e nesta área a pele não é tão sensível", explica a depiladora do The Elza, em São Paulo, Fátima de Souza. Já nas coxas e suas partes internas, recomenda-se o uso de cera quente, pois é menos agressivo e dolorido. O calor tende a dilatar os poros, facilitando a remoção dos pelos.

Braços
Alguns homens recorrem à depilação de antebraços e região dos bíceps ou por estética ou para reduzir um pouco a sudorese excessiva. Nestes casos, por terem pelos mais grossos e resistentes, as opções de cera fria ou quente em roll-on também são as mais indicadas. 
 
Axilas
No início da puberdade, quando aparecem os primeiros pelos na região, recomenda-se a remoção localizada com pinça. O uso constante de lâminas não tende a engrossar os pelos (ao contrário do que muitos pensam), mas a sensação contínua dos fios apenas aparados, sem arrancá-los pela raíz, pode gerar desconforto. A saída é alternar métodos de depilação, já que as ceras exigem um certo comprimento dos pelos. As versões quentes também tendem a escurecer a região. Muitos homens têm apostado neste procedimento para reduzir o odor de suor.

Buço
Só use a pinça caso precise remover um ou outro pelo grosso. Se for depilar, prefira cera morna, que é menos agressiva. Algumas das alternativas, para quem já tem o hábito de fazer a depilação sozinha, incluem lâminas prontas com cera fria e cremes depilatórios (que não arrancam os fios, apenas os enfraquecem e os mantêm com a raiz). Depile o rosto sempre de três a quatro horas antes de sair de casa.

Peito
Mulheres que possuem pelo no bico do seio podem removê-los com pinça ou aparar com tesourinha. Se tiver muito pelo, use cera morna. "Homens que recorrem a depilação do tórax, também utilizam preferencialmente este método", revela Fátima. 
 
Virilha
É uma região bastante sensível e dolorida para depilar. O uso de lâminas pode provocar alergia e coceira em algumas pessoas, por isso, é mais indicado usar cera morna e descartável. De acordo com Fátima, as alternativas mais pedidas desde sempre são à base de mel e algas marinhas, mas sempre aparecem novidades como as ceras de chocolate e de lama negra. Nesta área do corpo também não se recomenda a remoção de pelos com aparelhos de cera em roll-on ou elétricos.

Região íntima
A depilação cavadíssima (que remove quase ou todos os pelos da região da vagina e ânus) exige cuidados de higiene e a escolha de um local certificado para fazê-la. Assegure-se de que as cêras e utensílios utilizados, como espátulas, são descartáveis para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Se for fazê-la sozinha, evite o uso de lâminas. Como a visibilidade da região íntima é muito ruim, podem acontecer acidentes facilmente, o que aumenta o risco de infecções. As opções de cremes depilatórios também devem ser usadas com parcimônia. Por serem químicos, podem causar reações alérgicas graves na região das mucosas, que são muito sensíveis. Converse com um dermatologista e faça o teste de pele sempre antes de usá-lo. 
 
Cuidados antes e depois da depilação
- Não use cremes, óleos e hidratantes antes de se depilar;

- Limpe a pele com produtos antissépticos algumas horas antes;

- Tente alternar os métodos para reduzir pelos encravados;

- Faça esfoliações, pode ser com uma bucha vegetal, para facilitar a saída dos fios;

- Se for fazê-la sozinha, antes de começar, deixe a água morna escorrer na região por três minutos;

- Após a depilação, nunca passe álcool e nem cremes (no máximo, uma loção pós-depilatória relaxante). A pele deve permanecer seca para inibir o desenvolvimento de bactérias;

-Procure depilar-se à noite, pois a pele terá mais horas para ficar longe do sol e de roupas apertadas e se recuperará melhor;

- Use hidratante só após 24 horas. Se a região ficar irritada, faça compressas com chá de camomila;

- Evite tomar sol 48 horas antes e 78 horas após a depilação, para não manchar depois ou se machucar durante o processo de remoção dos pelos;

- Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para não haver irritações;

- Se você tem tendência a apresentar vasinhos, evite as ceras e a pinça, pois favorecem o rompimento deles. Prefira lâmina ou creme depilatório químico. 
 
Fonte Minha Vida

Tecnologia permite detectar câncer de próstata através de teste de urina caseiro

A pesquisa sugere que o exame para diagnóstico precoce
do câncer de próstata pode se tornar tão fácil para os
homens quanto o teste de gravidez para mulheres
Exame para diagnóstico precoce da doença pode se tornar tão fácil para os homens quanto teste de gravidez para mulheres
 
Cientistas da University of California em Irvine, nos EUA, criaram uma maneira de identificar marcadores clinicamente utilizáveis para o câncer de próstata na urina, o que significa que a doença pode ser detectada muito mais cedo, com maior precisão e menor custo.
 
A pesquisa sugere que o exame para diagnóstico precoce do câncer de próstata pode se tornar tão fácil para os homens quanto o teste de gravidez para mulheres.
 
 
A mesma tecnologia poderia ser usada para o câncer de bexiga e vários tipos de câncer mieloma, que também lançam marcadores identificáveis na urina.
 
"Nosso objetivo é um dispositivo do tamanho de um teste de gravidez caseiro com preços em torno de US$ 10. Você poderia comprá-lo na farmácia ou na mercearia e testar sozinho", afirma o autor correspondente do estudo, Reginald Penner.
 
Cerca de 240 mil homens nos EUA são diagnosticados com câncer de próstata a cada ano, e 29 mil devem morrer da doença em 2013. No entanto, o teste atual amplamente utilizado nem sempre consegue detectar a doença em seus estágios iniciais, muitas vezes produzindo falsos positivos e podendo levar a tratamentos arriscados e desnecessários.
 
Um relatório recente concluiu que o teste para o antígeno prostático específico ou PSA pode ser mais prejudicial do que benéfico, embora continue a ser importante para a detecção de câncer de próstata recorrente.
 
Os pesquisadores dos EUA usaram um biomarcador diferente, PSMA, e planejam testar outros para identificar se o câncer está crescendo de forma agressiva ou não.
 
"Um grande problema é que a abordagem utilizada agora não detecta o câncer cedo o suficiente. Queremos que esta seja uma tecnologia inovadora que vai mudar a forma de salvar vidas e que vai derrubar drasticamente os custos de saúde", afirma o coautor Gregory Weiss.
 
A equipe usou uma combinação de produtos químicos facilmente disponíveis e sensores eletrônicos originais para criar o processo de triagem.
 
Sal na urina ajuda a conduzir eletricidade, mas também torna-se um desafio para biossensores típicos para diferenciar os "sinais" de moléculas de câncer de "ruídos" em torno deles nos eletrodos.
 
Os cientistas criaram um novo tipo de sensor. Eles acrescentaram receptores de proteína em nanoescala a pequenos vírus chamados fagos que vivem somente dentro de bactérias. O duplo acondicionamento dos fagos com receptores adicionais aumenta a captura e transmissão de sinais da molécula do câncer.
 
"Nós adicionamos uma alta concentração do vírus, e eles ficam presos diretamente no eletrodo. Estamos comprimindo o sinal de acordo com o marcador de câncer, e ele permanece mais alto do que em todos os outros materiais. Para nossa surpresa, ele funciona muito bem com os ingredientes que compõem a urina", afirma o principal autor Kritika Mohan.
 
O próximo passo da equipe é conduzir ensaios clínicos humanos, que os investigadores esperam que possam ser feitos muito rapidamente uma vez que o teste não é invasivo. O método foi patenteado e licenciado, e um parceiro comercial foi identificado.
 
Fonte isaude.net

Entidade médica organiza ato de repúdio a contratação de médicos estrangeiros

Será apresentada carta assinada por mais de 100 instituições da sociedade civil, posicionando-se contra a proposta do governo
 
A Associação Paulista de Medicina (APM) sedia no próximo sábado (25), um ato público de repúdio à proposta do Governo Federal de importar seis mil médicos estrangeiros para atender no Brasil. Segundo a entidade, sem os médicos se submeterem a uma avaliação para comprovar que estão aptos a exercer uma medicina de qualidade.

Na oportunidade, será divulgada a " Carta Aberta aos Brasileiros" , assinada por mais de 100 instituições da sociedade civil, posicionando-se contra a proposta do governo e alertando aos perigos que representa à saúde da população.

O protesto terá início às 10h, com a participação de instituições como a própria APM, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Sindicatos dos Médicos, Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Força Sindical, Proteste Associação de Consumidores, sociedades de especialidades médicas, Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, entre outras entidades.

Encerrado o Ato Público, por volta de 11h30, todos acompanharão uma passeata de estudantes de medicina. A organização espera a participação de cerca de 2000 manifestantes, com apitos e os rostos pintados de verde e amarelo. O ponto de encontro é a APM, de onde a passeata segue até o Largo São Francisco.

Atualmente, o ingresso de profissionais de saúde estrangeiros no país depende da aprovação no " Revalida" , que atesta os conhecimentos e habilidades na prática da medicina. No entanto, alegando que faltam médicos em áreas afastadas do país, o Governo Federal pretende flexibilizar a Lei e facilitar a contratação médicos estrangeiros ignorando as leis que estabelecem a avaliação obrigatória.

Fonte isaude.net

Aditivo presente em alimentos processados causa aumento da pressão arterial

Aditivo químico presente em alimentos processados
 e embalagens plásticas pode causar aumento da pressão
 arterial de crianças e adolescentes
Pesquisa é a primeira a sugerir ligação entre exposição alimentar ao ftalato e risco de hipertensão em crianças e adolescentes
 
Aditivo químico presente em alimentos processados e embalagens plásticas pode causar aumento da pressão arterial de crianças e adolescentes. É o que mostra estudo realizado na NYU Langone Medical Center, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que a exposição aos ftalatos pode representar um risco para a saúde cardíaca dos jovens.
 
O trabalho foi descrito no The Journal of Pediatrics.
 
Baseando-se em dados de uma pesquisa nacional de cerca de 3 mil crianças e adolescentes, os pesquisadores documentaram, pela primeira vez, uma ligação entre a exposição alimentar a DEHP (di-2-ethyhexylphthalate), classe comum de ftalato amplamente utilizada na produção industrial de alimentos, e a elevação da pressão arterial sistólica.
 
"Os ftalatos podem inibir a função das células cardíacas e causar estresse oxidativo, que compromete a saúde das artérias. Mas ninguém tinha explorado a relação entre a exposição ao ftalato e saúde do coração em crianças", afirma o principal autor Leonardo Trasande.
 
A hipertensão arterial é definida clinicamente como uma leitura da pressão arterial sistólica acima de 140 mmHg. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade, embora a condição esteja se tornando cada vez mais prevalente entre as crianças devido à epidemia de obesidade global. Pesquisas nacionais recentes indicam que 14% dos adolescentes americanos agora têm pré-hipertensão ou hipertensão. "A obesidade está impulsionando a tendência, mas nossos resultados sugerem que fatores ambientais também podem ser parte do problema. Isto é importante porque a exposição de ftalato pode ser controlada por meio de intervenções reguladoras e comportamentais", observa o pesquisador.
 
A equipe examinou seis anos de dados de uma pesquisa nacional representativa da população dos EUA. Ftalatos foram medidos em amostras de urina utilizando técnicas de análise convencionais.
 
Os resultados mostraram que cada aumento de três vezes no nível dos produtos de degradação de DEHP na urina foi correlacionado com cerca de aumento de um milímetro de mercúrio na pressão sanguínea das crianças e adolescentes. "Esse aumento pode parecer muito modesto no nível individual, mas em um nível populacional tais mudanças na pressão sanguínea podem aumentar o número de crianças com pressão arterial elevada substancialmente. Nosso estudo enfatiza a necessidade de iniciativas políticas que limitam a exposição a substâncias químicas ambientais perturbadoras, em combinação com intervenções dietéticas e comportamentais voltadas para a proteção da saúde cardiovascular", conclui Trasande.
 
Fonte isaude.net

Reduzir a ingestão de calorias pode retardar envelhecimento do cérebro

Li-Huei Tsai, diretora do Instituto Picower para Aprendizado e Memória
Foto: Len Rubenstein/MIT
Li-Huei Tsai, diretora do Instituto Picower para
Aprendizado e Memória
Testes mostram que droga que ativa proteína SIRT1 produz o mesmo efeito da restrição calórica e preserva células cerebrais
 
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, descobriram que reduzir a ingestão de calorias pode ter benefícios antienvelhecimento, retardando a perda de células cerebrais e preservando a função cognitiva.
 
Os resultados poderiam um dia guiar os pesquisadores a descobrir drogas alternativas que retardam o progresso de deficiências cerebrais associadas ao envelhecimento.
 
 
Estudos anteriores têm demonstrado que a redução de consumo de calorias prolonga o tempo de vida de uma variedade de espécies e diminui as alterações cerebrais que acompanham o envelhecimento e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.
 
Também há evidências de que a restrição calórica ativa uma enzima chamada Sirtuin 1 (SIRT1), estudos sugerem que isso oferece proteção contra deficiências cerebrais associadas à idade no cérebro.
 
No estudo atual, Li-Huei Tsai e seus colegas testaram se a redução da ingestão calórica iria atrasar o início da perda de células nervosas, que é comum em doenças neurodegenerativas, e em caso afirmativo, se a ativação de SIRT1 dirigiu este efeito.
 
O grupo não só confirmou que a restrição calórica atrasa a perda de células nervosas, mas também descobriu que uma droga que ativa a SIRT1 produz os mesmos efeitos.
 
A equipe primeiro diminuiu o teor calórico das dietas normais de ratos geneticamente modificados e os submeteram a mudanças no cérebro associadas à neurodegeneração. Depois de três meses na dieta, os ratos realizaram diversos testes de aprendizado e memória. "Nós não só observamos um atraso no início da neurodegeneração nos camundongos com restrição de calorias, mas os animais foram poupados dos déficits de aprendizagem e memória em comparação com os ratos que não consumiram dietas de restrição calórica", explica Tsai.
 
Curioso para saber se eles poderiam recriar os benefícios da restrição calórica sem alterar as dietas dos animais, os cientistas deram a um grupo separado de ratos uma droga que ativa a SIRT1. Semelhante ao que os pesquisadores descobriram nos ratos expostos a dietas de baixo teor calórico, os ratos que receberam o medicamento tiveram menos perda celular e uma melhor conectividade celular do que os ratos que não receberam a droga.
 
Os ratos que receberam o tratamento medicamentoso se saíram tão bem quanto os ratos normais em testes de aprendizagem e de memória. "A questão agora é saber se este tipo de tratamento irá funcionar em outros modelos animais, se é seguro para uso ao longo do tempo, ou se apenas retarda temporariamente a progressão da neurodegeneração ou para completamente", conclui Tsai.
 
Fonte isaude.net

Nova vacina oral mostra promessa contra diarreia causada por E. coli

Vacina é composta por quatro estirpes bacterianas de E. coli inativadas e da subunidade B da proteína LCTBA
Foto: The University of Gothenburg
Vacina é composta por quatro estirpes bacterianas de
E. coli inativadas e da subunidade B da proteína LCTBA
Vacina contendo bactéria inativada pode reduzir mortes infantis por diarreia em países de baixa e médica renda
 
Pesquisadores do University of Gothenburg Vaccine Research Institute, na Suécia, anunciaram resultados bem sucedidos em testes realizados com uma vacina oral contra a diarreia causada pela bactéria Escherichia coli.
 
Bactérias Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) são a principal causa de diarreia em crianças que vivem em países de baixa e média renda resultando em 400 milhões de episódios de diarreia e cerca de 300 mil mortes de crianças por ano.
 
ETEC também é a principal causa da doença entre os viajantes internacionais para países em desenvolvimento. Entre os 65 milhões de pessoas que viajam de países industrializados para áreas de alto risco de ETEC no mundo em desenvolvimento, entre 30 e 50% experimentam pelo menos um episódio de diarreia durante a viagem.
 
Hoje não existe vacina disponível para ETEC no mercado para uso em crianças ou viajantes em áreas de alto risco da doença.
 
A nova vacina oral contra ETEC está sendo desenvolvida na Suécia e a fase clínica I desta vacina já foi concluída com êxito. Todos os parâmetros primários predefinidos para o estudo foram realizados e mostram que a vacina é segura, com poucas e leves reações adversas, além de ser fortemente imunogênica, estimulando respostas imunes a todos os componentes da vacina.
 
A vacina, composta por quatro estirpes bacterianas de E. coli inativadas e da subunidade B da proteína LCTBA, foi testada para segurança e imunogenicidade em um total de 129 voluntários saudáveis.
 
Os participantes do estudo foram separados aleatoriamente para receber duas doses orais de duas semanas de intervalo, ou a vacina sozinha, a vacina coadministrada com um adjuvante por via oral em uma dose mais baixa ou mais elevada, ou ainda uma preparação placebo inativo.
 
Além dos parâmetros de segurança, as respostas de anticorpos contra vários componentes da vacina nas fezes, ou anticorpos produzidos por linfócitos de sangue periférico no intestino foram medidos em intervalos de tempo diferentes.
 
A vacina foi bem tolerada pelos participantes do estudo. Os eventos adversos foram poucos e geralmente leves sem diferença observada em indivíduos que receberam a vacina ou um placebo. No total, 75% de todos os receptores de vacina responderam a todos os 5 principais componentes da vacina.
 
Além disso, 85% dos indivíduos que receberam a vacina coadministrada com baixa dose de adjuvante apresentaram respostas imunitárias significativas para todos os componentes da vacina. Além de exibir excelente segurança e imunogenicidade, os resultados também confirmam resultados pré-clínicos anteriores, bem como os resultados clínicos obtidos com uma versão protótipo desta vacina.
 
Os resultados serão apresentados na conferência Mucosal Vaccines, Adjuvants and Delivery, em Copenhagen, a ser realizada em setembro de 2013.
 
Com base nesses resultados muito encorajadores, estudos clínicos adicionais estão planejados para documentar a eficácia protetora em viajantes, e estudar a segurança e a imunogenicidade da vacina quando administrada a crianças que vivem em áreas endêmicas para a ETEC.
 
Fonte isaude.net

Rio inicia vacinação de profissionais da rede hoteleira contra sarampo

Atividade faz parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude. Cerca de cinco mil funcionários serão vacinados
 
A Secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai começar a vacinar profissionais de hotéis que vão receber turistas da Jornada Mundial da Juventude. Até cinco mil funcionários que trabalham em 45 hotéis de todo o município serão vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), difteria e tétano. A atividade ocorrerá em junho e julho. Mais de cem profissionais que atuam na área de turismo no município já receberam a imunização esse mês.

"Há muitos casos de sarampo em alguns países da Europa como Alemanha e Itália. E no Brasil o sarampo é controlado. Por isso, realizamos este tipo de prevenção. É um procedimento necessário antes de grandes eventos", explica a superintendente de vigilância em saúde da secretaria, Maria Cristina Lemos.

Também estão sendo vacinados 250 médicos e 500 enfermeiros voluntários que farão atendimento ao público ao longo da programação.

" O profissional de saúde precisa ter a sua carteira de vacinação em dia, até porque vai estar em contato com peregrinos do mundo todo. A gente está aproveitando esse momento da Jornada Mundial da Juventude para alcançar esse público."

A secretaria também preparou uma carta com orientações de saúde e vacinação para as famílias que vão receber turistas peregrinos em casa. O documento será encaminhado ao comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude.
 
Fonte isaude.net

Medicina regenerativa 'recicla' rins inviáveis para transplante

Técnica remove todas as células do órgão e o utiliza como 'andaime' para criar rim personalizado com menor chance de rejeição
 
Rins humanos descartados para transplante podem servir como "andaimes" naturais para a produção de órgãos de substituição em laboratório, utilizando técnicas de medicina regenerativa.
 
Pesquisa sugere que reciclagem dos rins descartados pode ajudar a resolver a escassez de doadores de órgãos.
 
Quase 20% dos rins de doadores falecidos nos EUA são recusados para transplante devido a fatores que vão desde cicatrizes em pequenos vasos sanguíneos das unidades de filtragem dos rins até a falta de oxigenação e sangue no órgão por muito tempo.
 
Segundo os autores, mais de 2.600 rins de doadores são descartados a cada ano nos EUA. "Com cerca de 100 mil pessoas nos Estados Unidos aguardando transplante de rim, é devastador quando um órgão é doado, mas não pode ser usado. Esses órgãos descartados podem representar uma plataforma ideal para as investigações destinadas a fabricação de rins para transplante", afirma o autor da pesquisa Giuseppe Orlando, do Wake Forest Baptist Medical Center.
 
A pesquisa envolveu o bombeamento de um detergente através dos rins que foram recusados para transplante. O objetivo do processo, chamado de descelularização, é remover todas as células, deixando apenas a estrutura de órgão ou "esqueleto", conhecido em termos de medicina regenerativa como um andaime.
 
Em última análise, as próprias células do paciente podem ser colocadas neste andaime, criando um órgão personalizado que o paciente teoricamente não iria rejeitar.
 
De facto, a análise de órgãos descelularizados revelou que os antígenos que podem causar uma resposta imunitária foram removidos no processo de limpeza. "Esta descoberta tem implicações significativas. Isto indica que tais transplantes de rins personalizados podem ser realizados sem a necessidade de terapia anti-rejeição. Além disso, estes rins mantém sua arquitetura tridimensional inata, sua base bioquímica bem como o seu sistema de rede de vasos. Quando testamos a capacidade de ser transplantado (em porcos), estes rins foram capazes de manter a pressão sanguínea, o que sugere uma vasculatura funcional e resiliente", observa Orlando.
 
Enquanto o projeto está no início, a ideia representa uma potencial solução para a escassez extrema de rins de doadores. Segundo os autores, a probabilidade nos EUA de receber um transplante de rim no prazo de cinco anos após ser adicionado à lista de espera é inferior a 3%.
 
À medida que a investigação continua, os cientistas terão de avaliar se os órgãos descartados com certos defeitos podem ser usados para beneficiar os pacientes. De acordo com Orlando, os dados clínicos iniciais sugerem que as lesões fibróticas são reversíveis e que o corpo humano tem a capacidade de remodelar a fibrose renal e restaurar a anatomia normal.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, São Paulo, realiza concurso para 83 vagas

Inscrições:
Até 29 de maio na Autarquia Municipal de Saúde, na rua Major Manoel Francisco de Moraes, nº. 286, centro, Itapecerica da Serra

Cargos:
Médico Clínico Geral Plantonista e Diarista, Médico Pediatra Plantonista e Diarista, Médico Ginecologista Obstetra Plantonista e Diarista, Médico Neonatologista Plantonista e Diarista, Médico Psiquiatra Infantil Diarista e Médico Infectologista Diarista.

Remuneração:
R$ 61,67 por hora

Seleção:
Haverá análise curricular 

Prefeitura de Governador Newton Bello - MA

A Prefeitura de Governador Newton Bello, Maranhão, realiza concurso para provimento de vagas:

Inscrições:
Até 31 de maio de 2013, no site www.evoluirconsultoria-ma.com.br.

Valor:
R$ R$ 20,00 a R$ R$ 60,00.

Cargos:
Nível Superior: Assistente Social (2), Professor 1º ao 5º ano (Zona Rural) (35), Professor 6º ao 9º ano (Zona Rural) (17), Professor 6º ao 9º ano (Zona Urbana) (4), Professor Educação Infantil (Zona Rural) (22), Professor Educação Infantil (Zona Urbana) (20);

 Nível Médio: Agente Administrativo (18), Técnico em Enfermagem (3);

 Nível Fundamental: Motorista (Categoria "D") (3), Guarda Municipal (4);

 Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Rural) (47), Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Urbana) (46), Gari (11), Vigia (Zona Rural) (23), Vigia (Zona Urbana) (40).
Das Inscrições:

Provas:
Haverá Provas Objetivas e Prova de Títulos

Prefeitura de Comendador Levy Gasparian - RJ

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, Rio de Janeiro, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 3 de junho, pelo www.noroesteconcursos.com.br

Valor:
R$ 11,40 a R$ 21,40

Cargos:
Nível Superior: Advogado do CREAS (1), Assistente Social do CRAS (2), Assistente Social do CREAS (1), Cirurgião-Dentista do PSF (4), Coordenador do Espaço - CRAS (2), Coordenador do Espaço - CREAS (1), Educador Físico do PNPS (2), Enfermeiro do CAPS (1), Enfermeiro do PSF (5), Fisioterapeuta do PNPS (1), Médico do PSF (4), Médico Psiquiatra do CAPS (2), Psicólogo do CAPS (1), Psicólogo do CRAS (2), Psicólogo do CREAS (1);

 Nível Médio: Auxiliar de Saúde Bucal do PSF (6), Cozinheiro do CAPS (1), Cuidador Social (1), Oficinista de Artes do CAPS (3), Oficinista de Artes do CRAS (2), Orientador Social (1), Técnico Administrativo do CRAS (2), Técnico Administrativo do CREAS (1), Técnico de Enfermagem do CAPS (1), Técnico de Enfermagem do PSF (7), Técnico de Saúde Bucal do PSF (1);
Nível Fundamental: Ajudante de Cozinha do CAPS (1).

Provas:
Haverá Prova Objetiva, Prova Prática e de Títulos

Prefeitura de Colinas - RS

A Prefeitura de Colinas, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de vaga para Médico.

Inscrições:
Até 4 de junho, pelo www.schnorr.com.br

Valor:
R$ 77,79.

Remuneração:
R$ 10.024,28.

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura de Campo Novo do Parecis - MT

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, realiza seleção para preenchimento de 8 vagas

Inscrições:
Até 7 de junho de 2013, na Secretária Municipal de Saúde, rua Paraná nº. 810.

Áreas:
Técnico da Saúde/Técnico de Enfermagem e Agente Operacional da Saúde/Condutor de Veículos de Urgência

Provas:
Haverá provas objetivas e prova de títulos.

Hospital Maternidade Interlagos - SP

O Hospital Maternidade Interlagos Waldermar Seyssel - Arrelia - SP realiza seleção para preenchimento de 2 vagas para médicos

Inscrições:
17 a 22 de maio de 2013, na Avenida Interlagos, nº 7001, Jardim Leblon, São Paulo - SP

Área:
Pediatria

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Concurso Governo do Rio de Janeiro

O Governo do Rio de Janeiro realiza concurso para provimento de Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado

Inscrições:
De 23 de maio a 23 de junho pelo www.ceperj.rj.gov.br ou na Avenida Carlos Peixoto, nº 54, Térreo - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Cargos e vagas:
Nível Superior: Assistente Social (47), Biólogo (1), Enfermeiro (43), Fisioterapeuta (4), Odontólogo (24), Psicólogo (9), Arquiteto (1), Contador (4), Engenheiro (4), Médico - Cardiologista (1), Clínico (15), Dermatologista (1), Endoscopista (1), Ginecologista (4), Infectologista (1), Neurologista (1), Otorrinolaringologista (1), Ortopedista (2), Pneumologista (5), Proctologista (1), Psiquiatra (4), Radiologista (1), Urologista (1);

 Nível Médio: Agente Administrativo (35), Auxiliar de Serviços Gerais (Ênfase em Administração de Pessoal) (18), Auxiliar de Serviços Gerais (Ênfase em Material e Patrimônio) (4), Auxiliar Operacional (Ênfase em Telecomunicações) (1), Auxiliar Operacional (Ênfase em Equipamento Odontológico) (1), Auxiliar Operacional (Ênfase em Administração) (13), Técnico de Informática (Web Master) (1), Técnico de Informática (Análise e desenvolvimento) (1), Técnico de Informática (Técnico em telefonia) (1), Técnico de Informática (Técnico em manutenção em microcomputador e impressoras) (3), Técnico de Informática (Monitoramento/ Rede/ Windows) (2), Técnico de Informática (Monitoramento/ Rede/ Linux) (2), Auxiliar Administrativo de Saúde (12), Auxiliar de Enfermagem (20), Técnico em Radiologia (4);

 Nível Fundamental: Auxiliar de Protocolo (15), Continuo (17), Digitador (10), Motorista (10), Servente (2), Telefonista (2).

Valor:
R$ 35,00 a R$ 75,00

Concurso Governo de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina realiza seleção para preenchimento de 117 vagas para a Secretaria de Justiça e Cidadania

Inscrições:
20 de maio a 4 de junho, pelo www.sjc.sc.gov.br ou na rua Frei Caneca, nº. 400, Bairro Agronômica, Florianópolis) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville (rua Nove de Março, nº. 817, Bairro Centro).

Cargos:
Instrutor de Mecânica, Informática, Artes Cênicas, Agrícola e de Jardinagem, Técnico em Atividades Administrativas, Técnico em Atividades de Saúde - Técnico de Enfermagem; e Agente de Segurança Socioeducativo, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico, Pedagogo e Psicólogo.

Remuneração:
R$ 972,00 a R$ 1.799,91

Provas:
Haverá prova de títulos

Fundo Municipal de Saúde de Jesúpolis - GO

O Fundo Municipal de Saúde de Jesúpolis, Goiás, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
28 de maio de 2013, na Praça Luiz de Mattos, nº 422

Cargos:
Médico - PSF, Médico Ortopedista e Médico Pediatra.

Outras informações pelo www.jesupolis.go.gov.br ou pelo telefone: (62) 3359-1188.

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG abre vagas para a Saúde

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no estado de Minas Gerais, publicou os editais nº 005 e 006/2013, de processo seletivo, objetivando contratar fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e médicos que atuem em Unidades de Saúde da Família, ambos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social. O salário é de R$ 1.853,47 para fonoaudiólogo com 40 horas semanais, e R$ 57,54 por hora, mais adicionais, para o cargo de médico, que cumprirá a mesma jornada semanal.
 
As inscrições podem ser feitas até 28 de maio de 2013, das 8h às 15h, sem intervalo para almoço, na Coordenação das Unidades de Saúde da Família, no Anexo I, situada à Praça dos Imigrantes, 20, Lagoinha, São Sebastião do Paraíso - MG. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será composto de prova objetiva, aplicada a todos os candidatos provavelmente em 03 de junho de 2013. O horário e local da prova serão definidos com antecedência e informados aos candidatos no site www.ssparaiso.mg.gov.br. Os candidatos também serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
O prazo de validade deste processo seletivo é de 01 ano, contado a partir da data de homologação de seus resultados, podendo ser prorrogável por mais um ano.

Processo seletivo da Prefeitura e Câmara de Porto Estrela - MT

A Prefeitura e a Câmara de Porto Estrela, estado de Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo N° 001/2013 para formação de cadastro reserva de servidores que possam atender as necessidades temporárias do município. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 10.174,45, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O certame será realizado com a execução técnico-administrativa da empresa EXATA - Assessoria, Consultoria e Planejamento.

Cargos
Cargos da Prefeitura Municipal: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Infra-estrutura, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Regulação, Coletor de Lixo, Eletricista Predial, Enfermeiro (a), Fisioterapeuta, Gari, Jardineiro, Mecânico de Veículos Pesados e Máquinas, Mecânico de Veículos Leves, Médio Clínico Geral, Merendeira, Monitor de Laboratório de Informática, Monitor Escolar, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Office-boy, Operador de Moto-serra, Pedreiro, Professor (a) Licenciatura Plena, Professor (a) Pedagogo, Psicólogo, Secretário Educacional, Técnico da Saúde (Técnico em Enfermagem), Técnico da Saúde (Técnico em Vigilância Sanitária), Técnico Educacional e Telefonista;
Cargos da Câmara Municipal: Apoio de Serviços Administrativos (Serviços Gerais)

Inscrições
Somente serão admitidas inscrições via internet, no endereço eletrônico: www.exataplanejamento.com.br, realizadas no período 23 de maio até as 23h00min horas do dia 04 de junho de 2013 (horário oficial do Estado de Mato Grosso).

Não haverá cobrança de valor correspondente à taxa de inscrição para o respectivo processo seletivo.

Provas e Gabaritos
As provas escritas serão realizadas no dia 16 de junho de 2013, em locais e horário devidamente publicizados, por meio de aviso no Diário Oficial do Município de Porto Estrela/MT (www.diariomunicipal.com.br/amm-mt), no site da organizadora (www.exataplanejamento.com.br) e no Mural da Prefeitura Municipal de Porto Estrela/MT.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no 1º dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16h00min.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de até 31 de dezembro de 2013, podendo, a critério do interesse público, devidamente justificado, ser prorrogado por mais um exercício.

Concurso CRMV (GO) 2013

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV - GO) abriu edital N° 001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar várias vagas de níveis médio e superior para seu quadro de pessoal. Os salários terão variação de R$ 1.984,07 a R$ 5.000,00 e as jornadas serão de 40 horas semanais.

De acordo com o edital, serão disponibilizadas 04 vagas efetivas e 80 para cadastro de reserva nos cargos de Auxiliar Administrativo, Administrador, Advogado e Contador.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 23 de junho de 2013.

Taxas
- R$ 50,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Validade
As provas objetiva, discursiva e redação serão realizadas nas cidades de Goiânia/GO e Rio Verde/GO, com data prevista para o dia 14 de julho de 2013, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.

A responsabilidade pelo certame ficará a cargo do Instituto Cidades. O concurso terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Concurso Prefeitura de Passa e Fica (RN) tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Passa e Fica, no estado do Rio Grande do Norte, está realizando concurso público (edital nº 001/2013) para o provimento de cargos vagos no quadro permanente da administração municipal. A remuneração é de até R$ 1.500 por carga horária de 30 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 246 vagas para os seguintes cargos: Advogado, Agente de Serviços Administrativos, Agente Fiscal de Tributos, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Agente de Serviços Operacionais, Agente de Portaria, Agente Municipal de Conservação, Agente de Serviços Funerários, Bibliotecário, Coordenador Pedagógico, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Orientador Pedagógico, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Meio Ambiente, Tratorista e Professor.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 07 de junho de 2013 e serão recebidas via internet, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 28 a R$ 60, de acordo com o cargo escolhido.
 
Seleção, Resultado e Validade
O certame constará de Prova Escrita Objetiva, para todos os cargos, e Prova de Títulos apenas para cargos de nível superior e para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias. Os candidatos que estiverem inscritos para os cargos de Agente de Serviços Administrativos, Agente Fiscal de Tributos, Motorista, Tratorista, Agente de Serviços Operacionais (Encanador e Pedreiro) e Técnico de Enfermagem também serão avaliados por meio de Prova Prática.
 
De acordo com o edital do certame, a Prova Escrita Objetiva será realizada na cidade de Passa e Fica – RN, na data provável de 07 de julho de 2013. O gabarito oficial da Prova Escrita será divulgado no site de inscrição e no site da Prefeitura Municipal de Passa e Fica (www.passaefica.rn.gov.br). O resultado final será anunciado no dia 20 de agosto de 2013.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Joaçaba (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Joaçaba, cidade localizada a 370 km de Florianópolis, em Santa Catarina, divulgou edital nº. 01/2013/SMS de processo seletivo destinado ao preenchimento de duas vagas mais cadastro reserva na rede municipal de saúde. As contratações suprirão a demanda e os requisitos do Programa Federal do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. 
 
Cargos
Médico Clínico Geral, Nutricionista e Técnico de Enfermagem - SAMU. A remuneração varia entre R$ 1.016,59 e R$ 11.770,00, em carga horária de 40 horas semanais. 
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 24 de maio de 2013, das 13h30min às 17hs, na Secretaria Municipal da Saúde, situada à Av. XV de Novembro, 223 – Centro/Joaçaba – 2º andar. No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias rubricadas dos seguintes documentos:
 
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante da última votação (primeiro e segundo turno);
  • Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino;
  • Curriculum vitae documentado com todas as folhas rubricadas;
  • Comprovante de regularidade no CPF;
  • Cópia de Diploma de Graduação, se ainda não emitido, certidão de conclusão do curso;
  • Cópia de carteira de registro do respectivo Conselho;
  • Formulário de inscrição;
  • Formulário de relação de títulos.
 
O processo seletivo será realizado mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, improrrogável.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 22 de maio de 2013, pág. 215 a 217.

Prefeitura de Potirendaba (SP) abre vagas

A Prefeitura de Potirendaba, no estado de São Paulo, promove concurso público (01/2013) e processo seletivo (04/2013) para o provimento de vagas nos cargos de Técnico em Contabilidade (01) e Agente Comunitário de Saúde (11), respectivamente.
 
Os interessados em concorrer ao cargo de Técnico em Contabilidade, que oferece remuneração de R$ 2.360,19 por carga horária de 44 horas semanais, devem possuir curso técnico na área e registro no CRC. Já para as vagas de Agente Comunitário de Saúde, os candidatos devem comprovar ensino fundamental completo e os contratados terão direito ao vencimento de R$ 923,54, em carga horária de 44 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no período compreendido entre 23 e 31 de maio de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a R$ 45.
 
De acordo com o cronograma dos certames, as provas objetivas serão aplicadas no dia 09 de junho de 2013, na EMEF João Casella, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, nº 960, Centro – Potirendaba-SP.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site de inscrição, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Potirendaba-SP e na imprensa oficial do município.

Concurso Prefeitura de Capim Grosso (BA)

A Prefeitura de Capim Grosso, cidade localizada a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou edital de concurso público Nº. 01/2013, com a intenção de ocupar 20 vagas para Agentes de Combate às Endemias (nível fundamental) do Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal da Saúde, sendo 05 vagas para cadastro de reserva. A remuneração será de R$ 678,00 por carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado através do IEPDM - Instituto de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal e terá validade de dois anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Só serão aceitas as inscrições efetivadas via internet, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 18:00 do dia 05 de junho de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 30,00.

As provas serão realizadas, em datas e locais a serem posteriormente divulgados. 

Aberto processo seletivo para docente no IFNMG

O Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou o edital de processo seletivo nº 77/2013. O objetivo é contratar professor substituto, que possua graduação em zootecnia ou medicina veterinária, para lecionar disciplina ligada à zootecnia. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.
 
As inscrições podem ser feitas de 23 a 29 de maio de 2013, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Campus Araçuaí do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, situado na Fazenda do Meio Pé da Serra, s/n°, BR 367, Km 278, sentido Itaobim/Araçuaí - Araçuaí-MG. Os horários de atendimento são das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O edital prevê que, não havendo, até as 16h30min do dia 29 de maio de 2013, nenhum candidato inscrito, ficam as inscrições automaticamente prorrogadas até as 16h30min do dia 04 de junho de 2013. 
 
A seleção constará de prova de desempenho didático e de títulos. A Prova de Desempenho Didático será realizada provavelmente em 04 de junho de 2013, a partir das 8h, de acordo com o sorteio que será realizado em 03 de junho, às 8h, no Campus Araçuaí do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, situado na Fazenda do Meio Pé da Serra.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses.
 
O edital completo e demais informações encontram-se à disposição dos interessados no Campus Araçuaí, no horário de expediente (Telefone: 33-3731.2389) e no endereço eletrônico: http://www.ifnmg.edu.br

Prefeitura de Cuiabá (MT) abre mais de 300 vagas na educação

A Prefeitura de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, publicou o edital de processo seletivo nº 004/2013 PMC/SME para provimento de 343 vagas de trabalho para a rede municipal de ensino. São 297 vagas para o ensino médio e 46 para o nível superior, mais cadastro reserva, com direito a vencimentos que variam de R$ 690,02 a R$ 2.053,19, mais vale transporte, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Cargos
As vagas para os candidatos com Ensino Médio são: auxiliar em desenvolvimento infantil, vigilante, auxiliar de serviços gerais; motorista; técnico em administração escolar e técnico em multimeios didáticos. Já para o nível superior as oportunidades são para os cargos de engenheiro (civil, sanitarista, eletricista e de segurança do trabalho), arquiteto, tecnólogo em edificações, assistente jurídico, nutricionista, gastrônomo, fonoaudiólogo, psicólogo, assessoramento superior pedagógico, análise de suporte e infraestrutura de TI, administrador e gestor financeiro.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 4 a 7 de junho de 2013, das 9h às 17h. Para os candidatos que concorrem às vagas de nível médio, o local da inscrição é a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Domingos Ferreira, n° 292, bairro Bandeirantes. Para nível superior, o posto de inscrição é o auditório da Escola Estadual Nilo Póvoas, prédio em frente à Secretaria de Educação do Município.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Avaliações
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 23 de junho de 2013, das 8h às 9 horas, exceto para assistente jurídico, cujo horário será das 8h às 10 horas, conforme divulgação a ser feita em 14 de junho.
 
Além dessas avaliações, os candidatos passarão por prova prática, redação e de títulos, a depender do cargo pretendido, conforme normas do edital.
 
O resultado final do processo seletivo será informado em 05 de julho de 2013, no site da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá ou no mural do saguão da secretaria.
 
As contratações dos aprovados serão feita em regime temporário e o prazo de validade do processo seletivo simplificado será contado da data de sua homologação até 31 de dezembro de 2013.

Concurso Prefeitura de Carambeí (PR) 2013

A Prefeitura de Carambeí, Estado do Paraná, através da empresa Exatus, publicou edital de concurso público N° 001/2013, de Provas e Títulos, para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal da Administração Pública Municipal.

São ofertadas 10 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de Assistente Social, Contador, Médico Plantonista e Psicólogo (nível superior), com salários de até R$ 3.451,65.

As inscrições serão realizadas de 27 de maio a 10 de junho de 2013, através do site www.exatuspr.com.br. Os boletos, no valor de R$ 80,00, devem ser gerados e impressos até as 23h59min do dia 10 de junho de 2013.

A prova objetiva será realizada em dia, local e horário a serem divulgados nas dependências da Prefeitura Municipal de Carambeí, no Jornal "Página Um" e através dos sites www.exatuspr.com.br e www.carambeí.pr.gv.br.

Os gabaritos tornar-se-ão públicos, após a aplicação das provas e o prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cunha - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Cunha, no estado de São Paulo, por meio da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda, publicou edital N° 01/2013 de concurso público com oferta de 45 vagas para profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior. Segundo o edital, os contratados receberão salários que variam de R$ 684,52 a R$ 3.001,71, em jornadas de 20h, 38h e 40h semanais.

Cargos
- Alfabetizado/Fundamental - Trabalhador Braçal, Agente de Serviços Gerais, Servente, Agente de Endemias e Monitor para Casa do Abrigo;

- Ensino Médio - Motorista Socorrista, Técnico Administrativo, Técnico Educacional, Técnico de Enfermagem, Técnico em Manutenção de Informática e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Ensino Superior - Contador, Enfermeira, Médico do Trabalho e Médico-Veterinário.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de maio de 2013, pelo site www.mouramelo.com.br, ou na Rua Casemiro da Rocha, nº. 41, Centro, Cunha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa de inscrição será de R$ 18,00 para alfabetizado, de R$ 22,00 para nível fundamental, de R$ 24,00 para médio/ técnico e de R$ 48,00 para superior.

Provas
O concurso público constará de provas objetivas sobre Conhecimentos Básicos/Gerais e/ou Específicos. Para o cargo de Trabalhador Braçal será aplicada apenas prova prática e os candidatos que concorrem às vagas de Motorista Socorrista, além da prova escrita, também serão avaliados por meio de teste prático.

A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 dias antes da sua aplicação, no site www.mouramelo.com.br e no Mural da Prefeitura Municipal de Cunha.

Validade
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Ibituruna (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Ibituruna, cidade localizada a 250 km de Belo Horizonte, em Minas Gerias, publicou extrato do edital nº. 001/2013 de processo seletivo. O certame tem como objetivo a contratação de (2) Agente Comunitário de Saúde e (1) Agente de Combate às Endemias. O aprovado receberá salário de até R$ 723,73.
 
As inscrições, no valor de R$ 36,00, serão efetuadas no período de 24 de maio a 04 de junho de 2013, das 09h as 12h e de 13h as 17h, na sede da Prefeitura de Ibituruna, situada à rua Regina Nicolau, 195, Centro, Ibituruna- MG.
 
As provas objetivas estão previstas para 23 de junho de 2013, às 9h com duração de 3 horas, na Escola Municipal Fernão Dias Pais, situada à Rua Marcio Antônio Braga, 37 – Centro – Ibituruna-MG.
 
Os gabaritos serão divulgados provavelmente no dia 24 de junho de 2013, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura de Ibituruna.
 
A lista de classificação deste processo seletivo terá a validade de 2 anos podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

Exames: Estudo radiográfico por contraste do trato digestivo alto,esofagograma seriado gastroduodenal, trânsito intestinal alto (código AMB:Clister ou enema opaco (duplo contraste) / Estudo do delgado com duplo contraste / Esôfago - hiato - estômago e duodeno )

Material a ser analisado: imagens obtidas geralmente sobre placas radiográficas, escolhidas ao acaso, através de visualização observada em exame radioscópico.

Tempo gasto para realização do exame: 30 a 60 minutos.

Credibilidade do exame: boa.

Objetivo do exame: detectar anormalidades ou dificuldades na deglutição, estudar as características da mucosa esofágica, determinar as causas de dor ou sintomas gástricos, detectar úlcera de estomago ou duodeno, detectar anormalidades do intestino delgado, divertículos, tumores ou doença de Crohn.

Preparação do paciente: jejum de 12 horas.

Tempo necessário para obter resultados: 1 a 2 horas.

Técnica usada para obter resultados: Os distintos seguimentos que constituem o aparelho digestivo, são preenchidos com uma substancia baritada opaca, que é ingerida paulatinamente, e assim, através dos raios X, são obtidas imagens radioscópicas e radiográficas, que permitem determinar seu funcionamento e as anormalidades, que podem ser encontradas em sua superfície.

Também são obtidas imagens depois de esvaziados os órgãos, o que muitas vezes possibilita observar detalhes da superfície e pregas da mucosa (mucosografía).

Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
Por Boa Saúde

Mulheres exageram mais no consumo de álcool do que homens

Os homens tendem a consumir mais bebidas alcoólicas do que as mulheres, mas isso não significa que elas não exagerem mais nos seus próprios limites do que seus companheiros masculinos.
 
De acordo com um estudo americano, 65% das universitárias do país cursando seu primeiro ano de ensino superior bebiam mais do que o limite recomendado pelo instituto americano de abuso de álcool e alcoolismo (NIAAA). O instituto aconselha que mulheres não bebam mais que sete drinks por semana. Dos homens nesse mesmo grupo social, 60% excediam a recomendação para o gênero de 14 drinks semanais.
 
A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Harvard, mostra também que as mulheres cometiam mais exageros do que os homens em relação às semanas em que o limite de bebidas era ultrapassado. Em 15% das semanas em um ano elas beberam mais do que deviam, sendo que essa quantidade foi de 12% para os homens.
 
“Nós sabemos que as mulheres têm mais probabilidade de terem risco de doenças em níveis muito mais baixos de consumo de álcool”, explica a pesquisadora Bettina Hoeppner. A pesquisadora acredita que essa informação deveria estar mais visível, e que é necessário educar esses jovens quanto aos riscos desse comportamento. “Elas não estão ficando bêbadas a qualquer momento. Elas não estão bebendo compulsivamente. (...) Eu acho que é importante pelo menos, de alguma forma, dar alguma educação para que as mulheres não estabeleçam padrões insalubres de (consumo de álcool) quando deixarem a faculdade”, completa.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research.
 
Fonte: Live Science

Estresse no trabalho está relacionado a níveis mais elevados de gordura no sangue

Pessoas que vivem situações de estresse no trabalho estão em maior risco para ter níveis elevados de gordura no sangue, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 
A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela e do Virgen de La Victoria Hospital, ambas na Espanha.
 
O estudo envolveu 90 mil trabalhadores que foram submetidos a exames de check-up. De acordo com os cientistas, os trabalhadores que afirmaram ter dificuldades em lidar com seu trabalho nos últimos 12 meses (8,7%) tinham maior risco de sofrer de dislipidemia. Essa consiste em um distúrbio metabólico que pode manifestar-se no aumento total do colesterol, das lipoproteínas de baixa densidade (LDL - mau-colesterol) e do triglicérides, além da queda nos níveis das lipoproteínas de alta densidade (HDL - bom-colesterol).
 
Publicado no Scandinavian Journal of Public Health, o estudo mostrou que pessoas com estresse no trabalho são mais propensas a sofrer de níveis anormalmente elevados de colesterol LDL, níveis excessivamente baixos de colesterol HDL e índices aterogênicos positivos, que indicam a potencial obstrução da artéria.
 
Fonte: UPI

Qual é o limite entre o luto e a depressão?

Imagem da internet
É normal que pessoas que perderam alguém querido passem por um período em que sentirão, tristeza profunda. Mas onde termina o luto e onde começa a depressão?
 
Alguns dos comportamentos do luto estão também presentes em pessoas lutando contra a depressão. A pessoa pode perder o interesse e o prazer em atividades que ela normalmente gostaria de realizar, sofrer mudanças de padrão de sono, ter dificuldade de se concentrar e sentir fadiga.
 
Porém, existem alguns pontos que diferenciam essas duas formas de sofrimento. Enquanto no luto a pessoa foca seus pensamentos em quem perdeu e alterna momentos intensos e mais brandos de sofrimento, depressivos mostram sentir uma dor constante.
 
“Quando não havia medicação eficiente para a depressão, eu acho que as pessoas tinham uma tolerância maior ao luto. Mas porque existe medicação disponível, algumas pessoas sentem que porque nós podemos fazer algo que potencialmente alivia o sofrimento associado ao luto, nós deveríamos”, explica Robin Rosenberg, pesquisadora da área.
 
Essa questão pode fazer com que aconteçam diagnósticos equivocados de depressão, levando a prescrições desnecessárias de medicamentos e reduzindo a tolerância ao luto, fazendo com que ele deixe de ser um processo natural. Além disso, o diagnóstico da depressão tem um peso considerável para o paciente, tendo diversas repercussões e podendo até mesmo levar a mais episódios depressivos.
 
Pessoas que estejam passando por momentos difíceis, ou que conheçam alguém que pode estar precisando de ajuda, devem entrar em contato com um profissional e se informar quanto à melhor forma de agir.
 
Fonte: Live Science

Crianças que sofrem violência estão em maior risco para obesidade na fase adulta

A  prevenção aos maus tratos a crianças é fundamental para
garantir sua saúde física e emocional a curto, médio e longo prazo
Estudo publicado no Molecular Psychiatry mostrou que crianças que sofrem maus tratos são 36% mais propensas a serem obesas quando adultas quando comparadas a crianças que não sofreram maus tratos. Realizado no King College of London, na Inglaterra, a meta-análise baseou-se dados 41 estudos que somaram 190.285 indivíduos distribuídos em todo o mundo.
 
Maus tratos graves na infância (abuso físico, sexual ou emocional, ou negligência) afetam aproximadamente uma em cada cinco crianças (menores de 18) no Reino Unido. Além das consequências negativas para saúde mental a longo prazo, há evidências crescentes de que maus tratos na infância podem afetar a saúde física pelo resto da vida.
 
A meta-análise dos pesquisadores britânicos levou em consideração aspectos como status sócio-econômico, tabagismo, ingestão de álcool ou atividade física e constatou que nenhum desses fatores alterava significativamente os índices de obesidade entre adultos que sofreram maus tratos enquanto crianças. Além disso, os maus tratos na infância não estavam associados à obesidade em crianças e adolescentes, o que torna improvável que a relação seja explicada por causalidade reversa (ou seja, as crianças são maltratadas por serem obesas).
 
No entanto, a análise mostrou que quando a depressão atual foi levada em conta, a ligação entre maus tratos na infância e obesidade na idade adulta já não era significativa, o que sugere que a depressão pode ajudar a explicar porque alguns indivíduos maltratados se tornarem obesos.
 
De acordo com os pesquisadores, a prevenção aos maus tratos a crianças é fundamental para garantir sua saúde física e emocional a curto, médio e longo prazo.
 
Fonte: EurekAlert!

Cerca de 160 mil portugueses devem sofrer de demência - especialistas

Cerca de 160 mil portugueses devem sofrer de demência, que afeta sobretudo pessoas a partir dos 60 anos, sendo a doença de Alzheimer a mais frequente, segundo estimativas hoje apresentadas pelo coordenador do Programa Nacional de Saúde Mental.
 
No final de uma reunião em Lisboa na qual se debateu a criação de um plano nacional para os problemas demenciais, Álvaro de Carvalho indicou à agência Lusa que em Portugal não há dados epidemiológicos sobre demências.
 
As estimativas de que haverá 160 mil portugueses com demência é feita com base em dados internacionais, nomeadamente a partir de países europeus que já estudaram o problema e já criaram planos de intervenção.
 
Fonte Desyak/Lusa

Portugal: Administração de Saúde do Norte nega estar a promover "eutanásia geracional"

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte rejeitou  a acusação, feita por utentes de um centro de saúde de Gaia, de promover a "eutanásia geracional" ao sugerir um limite de medicamentos para doentes acima dos 75 anos.
 
A ARS do Norte divulgou um "indicador" que sugere um máximo de cinco fármacos para doentes acima dos 75 anos, explicando hoje ser esse o número limite "definido internacionalmente" para evitar o agravamento do risco de interações medicamentosas.
 
Um comunicado da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, refere que o objetivo deste indicador é "deixar morrer os idosos o mais rapidamente possível, através de uma prática (...) como eutanásia geracional.
 
Fonte Destak/Lusa

Vitamina C pode matar bactéria da tuberculose - estudo

Cientistas descobriram que a vitamina C pode matar a bactéria da tuberculose em laboratório, esperando que a descoberta conduza a medicamentos melhores e mais baratos.
 
A equipa do Albert Einstein College of Medicine em Nova Iorque fez a acidental descoberta quando investigava como aquela bactéria se tornou resistente à isoniazida (substância ativa de um medicamento antituberculose).
 
William Jacobs, um dos autores do estudo publicado na revista Nature Communications, disse que inicialmente "não acreditava" no resultado "totalmente inesperado" da experiência.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Aveiro quer unidade central polivalente na saúde e agregar hospitais de Anadia e Ovar

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) quer que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) mude de nome, integre o Hospital de Anadia e participe na gestão do Hospital de Ovar.
 
As posições constam de um parecer, hoje divulgado e emitido pelo conselho executivo da CIRA sobre o "Plano Estratégico 2013/2016" do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
 
No documento, a CIRA propõe que a designação passe a ser Centro Hospitalar da região de Aveiro, agregando em integração plena o Hospital de Anadia, e, com acordo de parceria de gestão, o Hospital de Ovar, salvaguardando as suas especificidades, nomeadamente na referenciação da urgência e da emergência ao Hospital de São Sebastião de Santa Maria da Feira.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: "Saúde Mais Próxima" de 13 mil pessoas

Durante um ano, as unidades móveis percorreram 73 bairros de Lisboa e atenderam 13 mil pessoas
 
No primeiro ano do programa Saúde Mais Próxima, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa destinada a rastrear as principais doenças crónicas, foram atendidas 13 mil pessoas.
 
Exatamente um ano após o lançamento do programa, a administradora de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Helena Lopes da Costa, afirma que balanço destes 12 meses "é extremamente positivo".

Durante um ano, duas unidades móveis e uma tenda andaram pelos 73 bairros de Lisboa, a fazer rastreios e sessões de aconselhamento sobre várias doenças crónicas.
 
Helena Lopes da Costa explicou que os diagnósticos de doença "foram feitos em parceria com as sociedades médicas e científicas, como a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, de Cardiologia, a Associação de Diabéticos, a Associação Portuguesa de Osteoporose e a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade".
 
O programa Saúde Mais Próxima, vai-se alargar a novos tipos de doença. Já no próximo dia 24 de Junho, vai lançar o diagnóstico de outra patologia: o cancro da pele.
 
Fonte Correio da Manhã

Brasil pode economizar US$ 14 bilhões se investir em mHealth

Pesquisa da GSMA, em parceria com a PwC, projetada para 2017, detalha os benefícios econômicos e sociais, caso o Brasil invista em serviços móveis e consiga transpor as barreiras. Caso isso não aconteça nos próximos quatro anos, as perdas também são listadas
 
A GSMA anunciou nesta terça-feira (22/05) uma pesquisa que demonstra a transformação socioeconômica que a adoção da mHealth terá em países como o Brasil e México em 2017. Entre os benefícios estimados estão economia de US$ 17,9 bilhões em custos (US$ 14,1 bilhões no Brasil e US$ 3,8 bilhões no México) e a inclusão ao sistema de saúde de mais de 40 milhões de pacientes. O relatório, desenvolvido pela GSMA – entidade global que representa os interesses das operadoras de serviços móveis – em colaboração com a PwC, aponta para os obstáculos que, hoje, impediriam que a projeção aconteça nos próximos quatro anos.
 
De acordo com pesquisa, sem uma ação decisiva dos órgãos reguladores e governos em prol da mHealth, apenas 10% dos pacientes que poderiam se beneficiar com a adoção das tecnologias em ambos os países irão fazê-lo. “As pressões sobre os recursos de saúde e o crescente peso das doenças crônicas tornam crucial a implantação de soluções inovadoras e de baixo custo. A mHealth irá aumentar o alcance, a eficiência dos gastos e a eficácia da assistência para prestar serviços de saúde de melhor qualidade a mais pessoas. Portanto, é fundamental que os governos e os reguladores trabalhem com os profissionais de saúde e as operadoras de telefonia móvel para impulsionar sua adoção”, disse, em comunicado, a diretora-executiva da mHealth da GSMA, Jeanine Vos.
 
Os benefícios
 
Capacitar os pacientes pobres e crônicos
• Levar os cuidados de saúde para mais 28,4 milhões de pacientes no Brasil e 15,5 milhões de pacientes no México em 2017

• Equipar cerca de 16 milhões de cidadãos para melhorar o seu estilo de vida e reduzir o impacto das doenças crônicas, prolongando a vida

 Sustentar sistemas de saúde universais
• Melhorar a qualidade da assistência e a eficiência da prestação da assistência, economizando US$ 17,9 bilhões em custos (US$ 14,1 bilhões no Brasil e US$ 3,8 bilhões no México)

• Criar 200.000 empregos para sustentar as implantações da mHealth no Brasil e México

 Melhorar a qualidade de vida
• Salvar quase 16.000 vidas e adicionar 23.000 anos de vida, bem como economizar aos médicos 14,6 milhões de dias de trabalho através da melhoria da prevenção, diagnóstico e tratamento

• Certificar-se de que os cidadãos constituam uma força de trabalho saudável, acrescentando US$ 12,9 bilhões ao PIB do México e do Brasil
 
Barreiras
O relatório aponta quatro grupos principais de barreiras que limitam a adoção da mHealth em toda a América Latina. Elas são:
 
Regulatórias
• As abordagens políticas e regulatórias ainda não estão desenvolvidas para apoiar as soluções de mHealth alcançando pacientes e profissionais de saúde de forma rápida e eficaz. A ausência de marcos regulatórios claros que orientam o desenvolvimento e a implantação destes serviços está retardando a adoção

 Econômicas
• Os sistemas de saúde atuais incentivam os tratamentos individuais e as prescrições médicas, em vez de focar no cuidado preventivo e contínuo

• É importante a construção de evidência clínica que demonstre o impacto positivo que a mHealth pode oferecer, a fim de se obter a adesão da comunidade clínica e pagantes, como governos e seguradoras

 Estruturais
• A fragmentação dos sistemas de saúde no Brasil e no México restringe o compartilhamento de informações e alinhamento dos processos, impedindo a expansão efetiva da mHealth

 Tecnológicas
• A falta de interoperabilidade e padronização das soluções de mHealth pode localizar a implementação, o que limita a escalabilidade da mHealth
 
Caso essas barreiras não sejam ultrapassadas neste curto espaço de tempo, o documento lista o que os países estariam deixando de aproveitar em termos econômicos e sociais.
 
• A economia com os cuidados de saúde no Brasil e no México poderia se limitar a apenas US$ 1,5 bilhão e US$ 0,4 bilhão, respectivamente

• Brasil e no México estariam restritos ao tratamento de 3 milhões e 1,7 milhão de pacientes a mais e não o potencial total de 43,9 milhões

• Os ganhos no PIB poderiam se limitar a US$ 0,5 bilhão no Brasil e US$ 0,9 bilhão no México, em comparação com o combinado de US$ 12,9 bilhões se a adoção atingir o seu potencial em 2017
 
Fonte Saudeweb