Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Inscrições abertas para curso sobre saúde do homem

Estão abertas, até o próximo dia 31 de dezembro, as inscrições para o curso Atenção Integral à Saúde dos Homens, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Com carga horária de 120 horas, o curso está organizado com base na combinação de nove módulos de 30 horas, sendo dois módulos obrigatórios e os demais optativos.

Além da Política, os conteúdos do curso abordam temas como a paternidade e cuidado, morbidade por conta de fatores externos, atenção à saúde sexual e reprodutiva – bem como intercorrências nessa área, saúde mental e saúde no trabalho.

Serviço
Inscrições: até 31/12/2016 por meio do portal da UNA-SUS
Público-alvo: profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Objetivo do curso: promover reflexões a respeito do tema e qualificar os profissionais de saúde para o melhor atendimento desta população

Texto: UNA-SUS Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

Curso sobre Situações Clínicas Comuns na Atenção Básica está com inscrições abertas

Estão abertas, desde ontem, terça-feira (6), as matrículas para o curso online Situações Clínicas Comuns na Atenção na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFPel)

O curso possui carga horária de 45 horas e é voltado para médicos e enfermeiros. Demais interessados podem acessar todo o material da capacitação, no entanto não receberão certificação. Para se matricular, basta acessar esse link até o dia 6 de março de 2017. O início é imediato. Assim como todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é gratuito.

De acordo com o médico professor do Departamento de Medicina Social da UFPel, Everton José Fantinel, a Atenção Primária é a porta preferencial de entrada no Sistema Único de Saúde e, portanto, se propõe a resolver a maior parte da demanda de saúde da população. “Entretanto, limitações na qualidade da Atenção prejudicam a capacidade resolutiva. O curso será um instrumento de educação permanente para os profissionais de saúde e permite que o aluno tenha acesso à ferramenta no momento que lhe for mais conveniente, sem ter que interromper sua atividade profissional”, afirma.

Fantinel, que também é conteudista do curso, explica ainda que o principal foco da capacitação é complementar e expandir os conhecimentos destes profissionais em domínios específicos, mas com grande aplicabilidade na sua prática diária.

O curso possibilita que os profissionais ampliem seus conhecimentos e desenvolvam o raciocínio clínico, qualificando sua prática clínica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Para isso, a metodologia utiliza uma interface simples, dinâmica, intuitiva e apresenta casos clínicos interativos em diferentes grupos populacionais.

Os conteúdos abordam temas abrangentes, como doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, urgências na Atenção Primária à Saúde, infecções sexualmente transmissíveis, cuidados na assistência pré-natal de baixo risco, rastreamento do câncer do colo uterino e puericultura. Também são disponibilizados materiais de apoio como auxílio aos casos clínicos apresentados, como calculadoras médicas, escalas, e publicações para orientação dos usuários.

Consórcio Brasileiro de Acreditação promove cursos de gestão hospitalar para profissionais de saúde no Rio e em São Paulo

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da Joint Commission International (JCI) no Brasil, está com inscrições abertas para dois cursos na área de gestão hospitalar, que serão realizados no mês de dezembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, voltados para profissionais que atuam nas áreas de gestão e liderança em instituições de saúde pública e privada

Com aulas teóricas e práticas, o curso Indicadores de Desempenho baseados no Programa de Acreditação Internacional tem como objetivo abordar os principais conceitos sobre elaboração e utilização de indicadores clínicos e administrativos no monitoramento da qualidade para a gestão dos serviços de saúde.

As aulas serão ministradas pela médica e educadora do CBA para a melhoria da qualidade e segurança assistencial em instituições de saúde, Adélia Quadros, nos dias 8 e 9/12, no Rio de Janeiro, e visa dar suporte ao monitoramento e à avaliação de desempenho dos processos assistenciais e gerenciais da instituição de saúde. Os participantes serão capacitados a identificar os processos a serem monitorados, além de elaborar indicadores para o Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança das instituições, preconizado pelo Manual de Padrões de Acreditação Internacional da JCI, a mais antiga e renomada agência avaliadora da qualidade e saúde mundial.

Em São Paulo, o custo financeiro com a saúde será tema do curso Gestão de Custos nas Instituições de Saúde, ministrado pelo avaliador da JCI, Franklin Lindof Bloedorn, nos dias 15 e 16 de dezembro. Com carga horária de 24 horas, a disciplina irá proporcionar uma visão mais abrangente sobre os conceitos básicos de custeio, e de como utilizar estes conceitos nas atividades diárias das instituições de saúde.

De acordo com Franklin Bloedorn, promover a gestão sem informações básicas sobre o custo dos processos é uma questão delicada. "Cada profissional adota uma abordagem clínica ou cirúrgica própria e nem sempre tais condutas geram a melhor relação custo/benefício. Portanto, é necessário mapear os processos assistenciais e quantificá-los de forma adequada para conquistar melhores resultados nas instituições de saúde, seja pública ou privada", destaca o especialista.

Os participantes terão conhecimento sobre características, métodos e técnicas dos temas para estarem aptos a entender a contribuição e a importância da metodologia para a gestão e melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde.

Mais informações e inscrições sobre os cursos podem ser acessadas no site www.cbacred.org.br.

Assessoria de Imprensa
SB Comunicação, (21)3798-4357