Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Correção de assimetria mamária: cirurgia iguala tamanho, formato ou posição das mamas

A técnica da mamoplastia varia de acordo com cada caso e ela pode ser associada ou não a colocação de prótese
 
O que é a cirurgia para correção de assimetria mamária
Cirurgia para correção de assimetria mamária é a mamoplastia que corrige a diferença em tamanhos, formatos ou posição das mamas e/ou aréolas. A cirurgia objetiva deixar as mamas com a menor diferença possível entre as medidas. Entretanto, em alguns casos, a cirurgia não consegue igualar totalmente as mamas por causa das diferenças osteomusculares (parte óssea e muscular do tórax).
 
Além disso, certas patologias também causam a assimetria mamária, como é o caso do câncer de mama. Este aspecto é muito importante, por isso quando a pessoa observar uma assimetria deve buscar primeiramente a orientação de um mastologista para avaliar o caso. 
                                               
O problema de mama(s) aumentada(s) ou com assimetria ainda pode ocorrer em homens, que é a chamada de ginecomastia, quando há o crescimento da glândula mamária de uma ou das duas mamas. 
 
Outros nomes
A correção da assimetria mamária se enquadra na técnica da mastoplastia ou mamoplastia. 
 
Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia para correção de assimetria mamária?
O médico especialista em cirurgia plástica. O mastologista também é apto para casos de assimetrias mamárias adquiridas. 
 
Indicações da cirurgia para correção da assimetria mamária
Primeiramente é preciso ressaltar que a assimetria mamária é até bem comum e na maioria das vezes passa despercebida. Na puberdade ela costuma ficar mais em evidência porque as mamas não crescem e não se desenvolvem precisamente ao mesmo tempo. Somente após esse período, com o desenvolvimento já completo, é que a pessoa poderá observar se há uma assimetria acentuada e perceptível. 
 
A indicação cirúrgica é para as mamas que apresentam tamanhos, formas ou posições bem distintas e que realmente é perceptível. Pessoas que possuem essas características ou até mulheres em que o problema surgiu ou se acentuou depois da amamentação, sobretudo se o bebê sugar só uma das mamas, são os indicados à cirurgia para melhorar esse aspecto estético.
 
Pré-requisitos para cirurgia para correção de assimetria mamária
É importante a paciente que se submeterá à cirurgia de correção de assimetria mamária estar em boas condições de saúde. 
                                               
No caso de pessoas com patologias sérias, como o câncer de mama, que pode provocar a assimetria mamária adquirida, é preciso ser avaliado primeiramente por um médico especialista. 
 
Contraindicações para cirurgia para correção de assimetria mamária
A cirurgia de correção de assimetria mamária não é indicada para quem não está em boas condições clínicas, excetuando-se os casos causados por câncer de mama que precisam da avaliação e indicação de um especialista da área. 
 
Como é feita exatamente a cirurgia para correção de assimetria mamária
O procedimento irá depender da necessidade e do caso de cada paciente. Pode-se colocar implante na mama menor, reduzir a mama maior, reposicioná-los, etc. Logo, tudo estará subordinado ao tipo de assimetria que exista e cada qual terá a aplicação de uma determinada técnica. 
                                               
O procedimento é feito com anestesia local com sedação ou geral, de acordo com a técnica cirúrgica empregada. 
 
Tempo médio da cirurgia
A cirurgia de correção de assimetria mamária pode durar de 1h30 a 3h. 
 
Pré-operatório da cirurgia para correção de assimetria mamária
São necessários exames laboratoriais, mamografia ou ultrassonagrafia das mamas, eletrocardiograma e pareceres médicos, dependendo do caso. 
                                               
É importante também interromper previamente o uso de medicamento que contenha ácido acetilsalicílico, arnica, ginko biloba e anticoagulante, duas semanas antes e duas semanas após a intervenção. Além do mais, cigarro e bebida alcoólica devem ser totalmente evitados, pois comprometem o procedimento anestésico, a cicatrização e a recuperação. Em especial o cigarro que deve ser suspenso pelo menos um mês antes da operação. 
 
Pós-operatório da cirurgia para correção de assimetria mamária
Também dependerá da técnica empregada, porém a média é de 15 dias para retomar as atividades rotineiras. 
                                               
Geralmente a região fica inchada e arroxeada por aproximadamente duas semanas. É normal ainda a pessoa sentir certo desconforto e sensibilidade no local, por isso é aconselhado não fazer movimentos bruscos com os braços, não fazer esforço físico, dormir de barriga para cima com os braços esticados ao longo do corpo e não usar roupas justas. 
 
Em certos casos é necessária a colocação de drenos de aspiração, que são removidos entre 24 às 48h após a cirurgia. 
                                               
Deve-se evitar por 30 dias a exposição solar da área e não praticar por cerca de 60 dias exercícios físicos. 
 
Possíveis riscos e complicações da cirurgia
O risco inerente a qualquer cirurgia, tais como, hemorragia, hematoma, infecção, necrose de aréola, perda de sensibilidade, rejeição de pontos e deiscência (abertura dos pontos). 
 
Antes e depois da cirurgia para correção da assimetria mamária
Os resultados podem ser observados a partir de um mês. A correção ou redução da assimetria mamária é durável, podendo sofrer alteração somente por causa de mudanças bruscas de peso, modificações hormonais e devido à ação do envelhecimento, que normalmente causa flacidez e ptose nas mamas. 
                                               
As cicatrizes irão variar de acordo com o tipo de técnica aplicada. Em geral, a cicatriz está sujeita se a técnica cirúrgica utilizar a inclusão de próteses mamárias ou não. Com a colocação de próteses, as incisões podem ser: periareolar, transareolar, sulco inferior da mama ou axilar. A escolha da incisão depende de alguns fatores. 
                                               
A transaréolo-mamilar é a incisão que resulta em uma linha que passa no meio das aréolas horizontalmente. A periareolar é a incisão no círculo ao redor da aréola. A infra-areolar é a incisão curva que margeia a metade inferior das aréolas. O sulco inferior da mama é a incisão usada quando a aréola é muito pequena localizada horizontalmente no sulco mamário. Já a vertical é a incisão em uma linha vertical abaixo da aréola até o sulco inferior da mama perpendicularmente, que costuma ser usada para levantamento mamário associado às mamas flácidas. 
                                               
Quando não há inclusão de prótese, para quando há excesso de pele e glândula, a cicatriz é em "T" invertido, ou seja, uma vertical abaixo da aréola até o sulco inferior, onde encontrará outra incisão horizontal posicionada sobre o sulco natural e uma cicatriz em volta da aréola. Ou ainda uma cicatriz vertical abaixo da aréola, até o sulco inferior da mama e outra em volta da aréola, podendo em alguns casos decompor em um pequeno "T" invertido. 
                                               
Fontes
Cirurgião plástico André Eyler (CRM-RJ: 667.862), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Americana de Cirurgia Plástica 
 
Minha Vida

Lotes de gel antisséptico são interditados cautelarmente

Interdição cautelar dos lotes 000564 (val.: 03/2016) e
000585 (val.: 04/2016)
A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (31/10), a interdição cautelar dos lotes 000564 (val.: 03/2016) e 000585 (val.: 04/2016) do cosmético Gel Antisséptico Premisse, fabricado por empresa Proline Indústria e Comércio Ltda
 
Os lotes apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária e teor de álcool etílico.
 
Também foi interditado cautelarmente o lote 0058 (val.: 05/2017) do cosmético Allgel Antisséptico para as mãos (Álcool Etílico Hidratado) – 500mg. O lote foi fabricado por Jales Machado S.A e apresentou resultado insatisfatório no ensaio de teor de álcool etílico.
 
Interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e confira as normas na íntegra.
 
Assessoria de Imprensa da Anvisa

Pressão social faz indianas se tornarem mães aos 70 anos

BBC: Há cerca de 2 mil clínicas irregulares na Índia, que
fazem inseminação artificial em mulheres idosas
Mulheres de 60 e 70 anos buscando o tratamento tem buscado fertilização in vitro
 
Rajo Devi, de 75 anos, é uma das mulheres no Estado indiano de Haryana, no norte do país, que gastou as economias de sua família para fazer um tratamento de fertilidade em idade avançada.

Sua filha Naveen, nascida há 5 anos, gosta de brincar, se vestir com roupas bonitas e chamar a atenção de sua mãe Mas Rajo já não consegue correr atrás da menina pela casa.

"Viver sem uma criança era viver na escuridão. Só uma criança pode trazer a luz", disse à BBC.
 
Ela foi rejeitada por sua família por não conseguir engravidar e diz que seus cunhados a desprezavam. "Os moradores do meu vilarejo não queriam ver meu rosto porque eu era infértil."

Quando Rajo fez 70 anos ― seu marido tinha 73 anos ―, eles juntaram suas economias, cerca de US$ 5 mil, e foram a uma clínica privada de fertilização. Foi assim que nasceu Naveen.
 
A  maioria dos países têm regras que recomendam uma idade máxima de 45 anos para as mulheres que se submetem à fertilização in vitro.

O NHS, sistema nacional de saúde britânico, financia o procedimento em mulheres de até 42 anos. No Brasil, o limite de 50 anos de idade foi estabelecido em 2013 pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Mas a Índia, onde não há idade máxima, tem registrado casos de mulheres de 60 e 70 anos buscando o tratamento.

O governo admite que centenas de mulheres idosas estão sendo forçadas a engravidar em áreas rurais, onde a infertilidade traz vergonha e um estigma social - e onde há clínicas privadas irregulares.
 
Sem escolha
Em determinado momento, Rajo admite para a reportagem que não pretendia ter um filho em idade tão avançada. "Mas o mundo é dos homens e as mulheres aqui não têm escolha", afirma.

Há cerca de 2 mil clínicas irregulares na Índia, que fazem inseminação artificial em mulheres idosas. Foi a uma delas que o casal recorreu, o Centro Nacional de Fertilização.

O médico Anurag Bishnoi, que trabalha na clínica, diz que o procedimento exclui mulheres com hipertensão, diabetes e outras doenças.

"Só aceitamos os pacientes se a mulher estiver fisicamente apta (a fazer o procedimento)", afirma.

Ele diz que alguns dos riscos da fertilização in vitro em mulheres idosas são minimizados se forem usados óvulos de mulheres mais jovens.

No entanto, há cada vez mais pessoas preocupadas com os riscos à saúde da mãe e com o direito da criança a ter pais presentes.

Agora, o Conselho Nacional de Pesquisa Médica indiano está desenvolvendo uma regulamentação que cobre todos os aspectos dos procedimentos de reprodução assistida incluindo, pela primeira vez, um limite máximo de idade.

"A saúde da mulher infértil também corre riscos. Muitas questões sociais e éticas devem ser consideradas, o desenvolvimento da criança também deve ser considerado", diz o representante do órgão, R. S. Sharma.

A pequena Naveen quer ser médica, mas seus pais já são mais velhos do que a expectativa de vida média na Índia e provavelmente não viverão para ver a filha realizar seus sonhos.
 
BBC Brasil / R7

Hospital da zona norte de SP faz mutirão para diagnosticar catarata neste sábado

Pacientes que forem diagnosticados com catarata e tiverem
 indicação de cirurgia serão encaminhados para realização
 do procedimento
Ação acontece no Hospital Geral de Taipas a partir das 8h
 
Acontece neste sábado (1º), no Hospital Geral de Taipas, a partir das 8h, na zona norte da capital paulista, um mutirão para o diagnóstico de catarata em idosos com mais de 60 anos.
 
Serão distribuídas 400 senhas para triagem, mas, caso a demanda pelo serviço seja superior ao número de senhas, os pacientes terão seus nomes e contatos anotados para o posterior agendamento de consultas no ambulatório de oftalmologia do próprio hospital.
 
De acordo com a diretora do hospital, Andrea Ottoni Salles Aldrighi, os pacientes que forem diagnosticados com catarata e tiverem indicação de cirurgia serão encaminhados para realização do procedimento. Já pacientes com patologias oculares associadas ao glaucoma, retina e outras alterações oculares serão encaminhados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde municipais. 
 
― Estamos promovendo este mutirão com o objetivo de agilizar o diagnóstico e a realização de cirurgias de catarata, evitando casos de cegueira por meio da otimização e da agilidade do tratamento oferecido à população.
 
Serviço:
Data: 1º de novembro
Local: Hospital Geral de Taipas ― avenida Elísio Teixeira Leite, 6.999
Horário: a partir das 8h
 
R7

Gestantes poderão se vacinar contra 3 doenças a partir da próxima segunda-feira

Além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano,
a vacina também imunizará contra a coqueluche
Gestantes entre a 27ª e a 36ª semana de gestação poderão participar
 
A partir desta segunda-feira (3), grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, de todo o estado de São Paulo, poderão receber a vacina "2 em 1". A nova vacina acelular, que passa a compor o calendário SUS (Sistema Único de Saúde), além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano, também imunizará contra a coqueluche.
 
De acordo com a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato, a imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês.
 
― Os bebês já nascerão com os anticorpos necessários para a prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche. Com isso, pretendemos diminuir tanto o número de casos quanto o número de mortes de recém-nascidos, causadas por essas doenças, por meio de medidas preventivas como a vacinação.
 
A nova vacina acelular estará disponível para as gestantes nas unidades básicas de saúde municipais. Além das grávidas, os profissionais de saúde que trabalham em maternidades e berçários, como anestesistas, ginecologistas obstétricos, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também serão imunizados.

R7

Calor intenso exige cuidados especiais com as crianças; saiba quais

30.12.13/ Juan Mabromata / AFP
Vestimentas devem ser adequadas para evitar ensolação
Especialista dá dicas de como amenizar problemas do período 
 
O verão ainda não chegou, mas os brasileiros vêm sofrendo com as altas temperaturas. Apesar de sentirem o mesmo calor que os adultos, as crianças devem receber uma atenção especial já que se desidratam mais fácil são mais suscetíveis a doenças.
 
Segundo o pediatra e neonatalogista Jorge Huberman, o tempo quente é um dos responsáveis pelo aumento nos casos de virose, diarreia e desidratação das crianças, por isso, os pais precisam ficar atentos quanto à exposição delas ao sol.
 
― O hábito de sair sempre com uma garrafinha de água, suco ou água de coco para hidratar o filho e evitar o refrigerante, pois hidrata pouco, já é um começo.
 
Como a pele das crianças são finas, Huberman afirma que as chances delas sofrerem uma insolação são muito maiores em comparação aos adultos, assim o horário e a vestimenta dos pequenos também devem ser observados.
 
― Roupas de algodão, linho ou claras são as ideais. Evite as de fibras artificiais, pois elas esquentam mais. Mesmo saindo no horário correto não se esqueça de usar o protetor solar indicado pelo pediatra da criança. Boné e óculos são bem vindos também.
 
O pediatra afirma que o ar condicionado e o ventilador são aliados quando usados com cuidado.
 
Segundo ele, um ambiente muito frio deixa a mucosa da garganta vulnerável às bactérias, deixando as crianças suscetíveis a infecções.
 
― O correto é não deixar o ventilador em cima da criança. Já o ar condicionado deve ser regulado em uma temperatura mais amena, 23°C ou 24°C.

R7

Cientistas mapeiam mais de 100 genes ligados ao autismo

As pesquisas conseguiram identificar mutações que também
 influenciariam o desenvolvimento do autismo
Dois estudos revelam que, através do código genético, seria possível prever o transtorno em crianças
 
Dois importantes estudos publicados na revista Nature reforçam ainda mais a teoria de que fatores genéticos estariam por trás do autismo, condição cerebral que há mais de meio século intriga a Ciência. Dentre as contribuições, as pesquisas identificaram mais de 100 genes envolvidos no autismo e o risco de desenvolvê-lo.
 
O autismo, que aparece mais ou menos em uma em cada 100 crianças, é um transtorno do desenvolvimento que afeta as habilidades sociais, comunicação e linguagem, e muitas vezes se manifesta antes de três anos de idade.
 
As mutações novas e herdadas são o principal fator de risco para o desenvolvimento de autismo; somando ambos os tipos de mutações, os dois novos estudos identificaram mais de 100 genes de risco. São de longe os maiores estudos da genética do autismo feito até o momento.
 
A primeira pesquisa, que envolve 37 instituições científicas internacionais, analisou o genoma de 3.871 autistas e 9.937 pessoas sem o transtorno. O segundo, capitaneado pelo Cold Spring Harbor Laboratory de Nova York, levantou os genomas de 2,5 mil famílias que tenham ao menos uma criança autista, com um foco particular nas mutações novas, aquelas que não apareciam nos genes dos pais.
 
Estas mutações novas são parte da razão de que a influência genética no autismo era subestimada nos estudos iniciais: apesar de ter uma causa genética, esses casos não tinham relações familiares óbvias.
 
- Nossos óvulos e espermatozoides sofrem mutação ao longo do tempo, e isso é parte do mecanismo de geração da diversidade humana - diz Anjo Carracedo, da Universidade de Santiago de Compostela e coautor do primeiro estudo.
 
Os resultados têm implicações imediatas para o diagnóstico genético do autismo, que agora taxa de previsão do transtorno para 20%. Apesar de a precisão ainda ser baixa, as pesquisas abrem caminho para o aperfeiçoamento desse método.
 
Os trabalhos também fornenceram um quadro teórico mais completo de quantas mudanças genéticas se combinam para afetar o cérebro de crianças com autismo ", mas também sobre a base genética que nos faz seres humanos sociais ". Logicamente, esses mesmos genes deve ser, quando funcionando corretamente, a lógica das estruturas sociais do cérebro.
 
O Globo

Instituto Butantan espera aval para testar em humanos remédio que pode curar tipos de câncer

Foto/Reprodução: Carrapato-estrela: pesquisa do Instituto Butantan
 descobriu na saliva do carrapato um poderoso anticancerígeno
Medicamento com saliva da carrapato, descoberto por acaso, reverteu tumores de pele, rim e pâncreas em animais
 
O Brasil está mais perto de desenvolver sua própria terapia contra o câncer, numa batalha em que o país ainda é coadjuvante, já que ela requer investimento às vezes bilionário e alta tecnologia. Mas uma pesquisa realizada integralmente em solo brasileiro pelo Instituto Butantan, de São Paulo, está prestes a entrar na última fase e gera grande expectativa entre cientistas. Inclusive porque a arma de combate ao câncer é um tanto inusitada e foi descoberta por acaso: uma molécula extraída da saliva do carrapato-estrela com ação contra tumores do tipo melanoma (pele), pâncreas e renais.
 
— O diferencial desta abordagem é que conseguimos matar as células tumorais, sem oferecer perigo para as células saudáveis — comentou Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, responsável pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan.
 
A pesquisa, que vem sendo realizada há mais de uma década, pedirá agora autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para experimentar a molécula em humanos, na fase chamada teste clínico. Isso significa que ela foi reconhecidamente bem-sucedida em todas as outras etapas, quer dizer, em testes in vitro em laboratório, em animais e em células humanas. Em geral, a grande maioria das pesquisas com foco terapêutico empaca na fase de testes com animais.
 
Assédio de grupos de pesquisa
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi não esconde a animação com o progresso desse projeto e conta que vem sendo assediada por toda parte:
 
— Confesso que está bem legal. Empresas e universidade do Brasil e de outros países estão fazendo contato. Há colaboração de muita gente.
 
A pesquisadora lembra que o processo começou despretensiosamente em 2003, quando uma aluna de mestrado passou a estudar a bioquímica do carrapato-estrela (Amblyoma cajennense), que pode transmitir a febre maculosa, uma doença mais comum na zona rural. Na ocasião, eles buscavam novos agentes para inibir a coagulação sanguínea e sabiam que o carrapato, por se um parasita que se alimenta de sangue (hematófago), provavelmente teria componentes eficientes para a tarefa.
 
Durante as análises do sequenciamento genético da espécie, eles se depararam com uma molécula na glândula salivar do aracnídeo que tinha esta característica e que ainda não havia sido descrita na literatura médica. Com mais estudos de sua estrutura, descobriram que ela integrava uma classe que já estava sendo descrita em outros estudos como capaz de inibir a proliferação celular. Foi quando a pesquisa mudou o foco e passou a investir energia para analisar sua ação contra os tumores.
 
O Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa brasileira União Química Farmacêutica com o objetivo de desenvolver uma fórmula para ser utilizada nos testes. A molécula já não era mais extraída do carrapato, mas produzida em larga escala em laboratório por meio de um sistema de expressão de proteínas recombinantes, ou seja, manipulando bactérias ou leveduras para imitar suas propriedades. Os pesquisadores obtiveram ainda a patente da molécula, batizada de Amblyomin-X, registrada no Instituto de Propriedade Industrial (INPI). Além disso, o estudo está sob proteção do Patent Cooperation Treaty (PCT).
 
— Isso nos deu mais segurança para trabalhar sem pressa e, inicialmente, num processo sigiloso, já que a molécula tem este grande potencial terapêutico. Fomos divulgando as informações aos poucos — explica Ana Marisa.
 
A pesquisa custou até o momento em torno de R$ 20 milhões, investidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPQ) e, principalmente, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Caso seja aprovada para testes em humanos, o montante empregado será bem maior, mas ainda não há uma estimativa. A título de comparação, em grandes indústrias farmacêuticas internacionais, o desenvolvimento de novas drogas contra o câncer pode superar US$ 1 bilhão.
 
— Nem 1% dos ensaios básicos de laboratório chega ao paciente. Por isso, é realmente um grande passo — avaliou o farmacêutico Robson Monteiro, professor associado do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. — Será muito interessante se tiver sucesso em humanos, principalmente porque todos os processos estão sendo feitos no Brasil, desde a demonstração da molécula na saliva até sua produção artificial e a conclusão dos testes pré-clínicos.
 
Monteiro integra o Laboratório de Trombose e Câncer da universidade e também trabalha com os hematófagos, grupo que inclui ainda morcegos, sanguessugas e alguns insetos. O laboratório, por exemplo, já analisou a molécula ixolaris, presente em outra espécie de carrapato, que apresentou efeito contra a trombose e o câncer.
 
— Tivemos resultados positivos, mas neste caso não avançamos para testes em humanos, porque isto demandaria produção em larga escala da proteína. Além disso, o National Institute of Health (NIH), dos Estados Unidos, já tinha a patente da molécula — afirma Monteiro, que defende a pesquisa com os hematófagos. — Esses seres têm moléculas muito diferentes e interessantes. Algumas propriedades já foram verificadas, como a antitrombótica, mas certamente há outras ainda a serem descobertas — anima-se.
 
Monteiro também explica que a trombose e o câncer têm estreita relação: por um lado, pacientes com câncer têm mais propensão à trombose (que é a coagulação dentro dos vasos sanguíneos), e a ocorrência de trombose durante o câncer faz com que o tumor se torne mais agressivo. Esse conhecimento, agora com as novas informações da pesquisa do Butantan, podem abrir uma nova linha de pesquisa.
 
Apesar da empolgação dos cientistas, os testes em humanos são uma fase tão arriscada quanto as demais e podem não surtir o efeito desejado. Mas, até agora, os testes tiveram bons resultados quando avaliados em camundongos e, depois, em animais mais complexos, como coelhos.
 
Mecanismo ainda misterioso
Nesta etapa, a fórmula foi testada em animais saudáveis e com câncer. Os pesquisadores notaram que ela tinha ação apenas nos animais doentes, enquanto que nos demais a substância era eliminada pela urina. Além disso, a reação só ocorria em células tumorais, sem qualquer efeito sobre as normais. As cobaias começavam a melhorar depois de 14 dias de injeções diárias, e os tumores desapareciam após cerca de 40 dias de tratamento. Os mamíferos foram acompanhados por seis meses, período em que não houve recidiva, ou seja, a volta do tumor maligno. Os cientistas descobriram que a Amblyomin-X consegue inibir, dentro da célula, o chamado proteassomo, estrutura responsável pela “limpeza celular”. E essa inibição leva à morte das células, no caso, das tumorais.
 
— Como a molécula faz essa seleção entre a célula tumoral e a normal ainda está sendo estudado. Precisamos desvendar este mecanismo — diz Ana Marisa.
 
O motivo por que ela teve ação sobre tipos específicos de câncer foi uma escolha dos próprios pesquisadores, que decidiram focar naqueles de mais difícil tratamento, como o de pâncreas. De difícil detecção e comportamento bastante agressivo, este tipo de tumor apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, 7.726 pessoas morreram em 2011 por causa dele, segundo os dados mais atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Globo

Pesquisadores de SP desenvolvem 'viagra verde' com pimenta asiática

Foto: Márcio Luís Andrade e Silva
Pimenta-de-java possui substância que facilita ereção
Farmacêutico da Unifran conseguiu patente para usar nova molécula. Descoberta foi feita durante pesquisa para tratar o Mal de Chagas
 
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Franca (Unifran), no interior de São Paulo, descobriu a existência de uma molécula natural capaz de combater a disfunção erétil.

A substância foi encontrada em uma pimenta indiana e patenteada em junho deste ano para ajudar no desenvolvimento de um ‘viagra verde’ - medicamento mais saudável, segundo os pesquisadores - e que auxilia na ereção.

A molécula foi descoberta durante uma pesquisa para o tratamento do Mal de Chagas, que começou há 10 anos.

Durante os estudos, os pesquisadores isolaram diversas substâncias, incluindo a (-) cubebina (menos cubebina), encontrada na pimenta-de-java (Piper cubeba), importada da Índia. Ao testar a molécula em camundongos, os responsáveis pela pesquisa notaram ereção nos animais.
 
O farmacêutico Márcio Luís Andrade e Silva, um dos envolvidos no estudo, explica que, a princípio, a substância age bloqueando a PDE5, conhecida como fósforo-diestarase 5. “Ela bloqueando esta substância, ela aumenta ou provoca a ereção, já que a PDE5 é a causa da degradação de outra substância que, através do metabolismo, permite o enchimento de sangue no corpo cavernoso do pênis."
 
Segundo a pesquisa, o efeito da molécula se mostrou 50% mais potente quando comparado a outras substâncias, como o Viagra (citrato de sildenafila), por exemplo.
 
“Confirmamos o efeito e depositei a patente nos Estados Unidos, Europa, Japão e no Brasil, depois de várias análises técnicas deram o título de propriedade da patente, considerada de extrema inovação”, afirma o farmacêutico Márcio Luís Andrade e Silva, um dos envolvidos no estudo.
 
A pimenta em que a molécula foi encontrada é utilizada normalmente na Ásia como condimento ou para fins medicinais. Entretanto, não há informações sobre o potencial afrodisíaco das sementes. “Não adianta comer, a substância precisa estar isolada para surtir efeito”, ressalta o pesquisador.


Foto: Divulgação/Unifran
Farmacêutico Márcio Luís Andrade e Silva
'Bomba verde'
Para Silva, a descoberta é importante para a indústria farmacêutica. “É uma bomba dentro do tratamento verde da disfunção erétil.”

Depois do registro da patente, os pesquisadores trabalham em testes complementares e aguardam outros estudos para ser liberada para o mercado.

Segundo o estudioso, pelo menos uma empresa brasileira já demonstrou interesse em licenciar a substância, que pode chegar ao mercado em até quatro anos, depois de testes em humanos.
 
Por ser natural, os pesquisadores afirmam que o medicamento pode ser mais saudável que os similares existentes no mercado, como o Viagra e o Cialis (tadalafil). “É difícil encontrar uma molécula natural nesses medicamentos, são sintéticos e usam moléculas de nitrogênio, que potencializam problemas cardíacos, por exemplo”, explica o farmacêutico.

Entre as vantagens do ‘viagra verde’ estariam a diminuição dos efeitos paralelos comuns aos remédios contra a disfunção erétil. “Se confirmarmos os testes, não teremos efeitos colaterais como ataque cardíaco, vermelidão, irritabilidade, boca seca, hiperatividade e outras mudanças comportamentais”, afirma Silva.

G1

Concurso Prefeitura de Tangará - RN

A Prefeitura de Tangará, no estado do Rio Grande do Norte, abriu edital de concurso público n° 039/2014, que será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O concurso oferece 103 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
Nível fundamental: Coveiro, Eletricista, Guarda Municipal, Guarda Municipal de Trânsito, Mecânico, Motorista, Motorista de Ônibus e Pedreiro;

Nível médio: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Laboratório, Digitador, Fiscal de Obras, Monitor de Programas Sociais, Operador de Microcomputador e Técnico de Enfermagem;

Nível superior: Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro ESF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo PSB, Professor Artes, Professor Educação Física, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Professor Geografia, Professor Inglês, Professor Língua Portuguesa e Professor Matemática.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 13 de outubro até o dia 11 de novembro de 2014, através do site www.comperve.ufrn.br. As taxas custam R$ 60,00 para nível fundamental, R$ 80,00 para médio e R$ 100,00 para nível superior.

Provas
O  concurso terá aplicação de provas objetivas, para todos, além de prova prática para os empregos de Motorista e Operador de Máquinas, teste de aptidão física para Guardas e avaliações de títulos pra os cargos de nível superior.

As provas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de Tangará, em local que será divulgado no sítio www.comperve.ufrn.br a partir do dia 25 de novembro de 2014.

Gabaritos e Validade
O gabarito preliminar será divulgado uma hora após o término da prova. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

O edital completo foi divulgado pelo Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte de 29 de setembro de 2014, entre as páginas 110 e 116.

Prefeitura de Imbituba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Imbituba, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 18/2014. O objetivo é o cadastro de reservas, destinados a candidatos de níveis fundamental completo e incompleto, médio e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 5.280,21, em jornadas que vão de 10 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de fonoaudiólogo, médico, odontólogo, psicólogo, professor, atendente de consultório odontológico, técnico em higiene bucal, agente de combate às endemias, auxiliar de serviços gerais, balseiro operador de máquinas, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 15 de outubro a 11 de novembro de 2014, através do site www.ibam-concursos.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental completo ou incompleto é de R$ 40,00, nível médio R$ 50,00 nível e superior R$ 60,00.
 
A prova objetiva para todos os cargos está prevista pra ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente. Os candidatos aos cargos de professor além da prova objetiva serão avaliados através de prova de títulos.
 
Os gabaritos provavelmente serão divulgados no dia seguinte ao de aplicação da prova objetiva.
 
O processo seletivo, que será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, terá validade pelo período de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal. 

Prefeitura de Brusque - SC abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo, edital nº 048/2014, do município catarinense de Brusque, que visa a formação de cadastro de reserva e a contratação de dois auxiliares de consultório odontológico.
 
A remuneração oferecida é de R$ 1.578,00, mais vale alimentação de R$ 135,00, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais.
 
Podem participar da seleção, interessados com formação de ensino fundamental, registro no órgão fiscalizador e experiência comprovada de no mínimo um ano, em atividades semelhantes.
 
Quem quiser participar da seleção, deverá comparecer, até o dia 20 de novembro de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Germano Schaefer, 4º andar, no Centro, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h00.
 
Será aplicada prova escrita na data estimada de 22 de novembro de 2014, às  9h00, na UNIASSELVI/ASSEVIM, situada à Rua Gregório Diegolli nº 35-A, em São Luiz.
 
O gabarito é aguardado para o dia seguinte a realização da prova e a lista dos aprovados provavelmente será disponibilizada no dia 25 de novembro de 2014, através do endereço eletrônico: www.brusque.sc.gov.br e de afixação no mural da Prefeitura.
 
O processo seletivo será válido por um ano.

Concurso Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está com inscrições abertas, até 20 de novembro, para o concurso público que oferece 1.051 vagas, distribuídas em cargos do níveis fundamental, médio e superior. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site da Uncisal, onde estão disponíveis os editais.

Fundamental e Médio
Com vencimentos de R$ 1.106,78 estão sendo oferecidas 171 vagas para os cargos de nível fundamental – artífice e motorista. Já para o nível médio, com salários que podem chegar a R$ 1.229,93, são 228 vagas, divididas em cargos de assistente administrativo nas funções de Gestão, Biotério, Edificações, Prótese e Órtese, Tecnologia da Informação, Auxiliar de Necrópsia, Assistência à Saúde, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico em Radiologia.

Nível Superior
Já para candidatos do nível superior, com vencimento de até R$ 5.806,04, há vagas para: Analista de Sistemas (Desenvolvimento, Suporte e Redes, Governança em Tecnologia da Informação), Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico (Citogenética), Contador, Enfermeiro (Neonatologia, Obstetrícia e do Trabalho), Farmacêutico (Bioquímico), Fisioterapeuta (Desportiva, Neurológica, Respiratória), Fonoaudiólogo (Motricidade Oral, em Linguagem).

Além dos cargos de Gestor em Planejamento de Saúde (Aquisição de Bens e Serviços, Arquitetura, Biotério, Controladoria Interna, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Equipamentos Médicos, Gestão de Alimentos, Governança Pública, Instrução Processual, Radiologia, Segurança do Trabalho) e Jornalista.

Também são oferecidas vagas para Médico (Anatomia Patológica, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Clínica Geral, Endocrinopediatria, Fisiatra, Genética Médica, Ginecologia, Infectologia, Intensivista, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Neuropediatria, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatra, Pneumologia, Psiquiatra, Radiologia, do Trabalho), Nutricionista, Psicólogo (Psicopedagogia), Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Recursos Humanos e Terapeuta Ocupacional (Terapia Ocupacional em Deficiência Intelectual).

Provas
Para os cargos de níveis fundamental e médio, o concurso será realizado em uma única etapa (Prova Objetiva). Já para os cargos nível superior, o certame será constituído de duas etapas, sendo a primeira Prova Objetiva e a segunda Prova de Títulos.

As Provas Objetivas serão aplicadas no dia 21 de dezembro do presente ano para os cargos de nível médio e dia 11 de janeiro de 2015 para os cargos de níveis fundamental e superior. Os valores das taxas de inscrição são R$ 40, R$ 58 e R$ 105 para níveis fundamental, médio e superior, respectivamente.

O certame será realizado pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve).

Concurso Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro divulgou quatro editais de concursos públicos para um total de 118 vagas em cargos de nível superior. O salário é de R$ 5.794,26.

Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As vagas são para analista judiciário nas especialidades de execução de mandados (34), comissão de justiça, da infância, da juventude e do idoso (23), psicólogo (15) e assistente social (46). Todas as oportunidades exigem nível superior de formação.

Além do salário, os profissionais vão receber auxílio refeição e/ou auxílio alimentação, auxílio locomoção, assistência médica e auxílio creche.

Os candidatos podem se inscrever de 13 de outubro a 3 de novembro pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj. A taxa é de R$ 68.

A seleção será feita por meio de provas objetiva e discursiva. As provas serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro, nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Vassouras, Itaguaí, Nova Friburgo, Itaperuna e Cabo Frio.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Tribunal de Contas do Amazonas -TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) deve realizar concurso público para cargo de auditor fiscal. A realização do concurso foi autorizada, por unanimidade, pelo pleno da Casa durante sessão na manhã desta quinta-feira (7). O salário é de R$ 25.260,19.

De acordo com a assessoria do TCE-AM, a realização do concurso é para substituição de vaga deixada pela conselheira Yara Lins dos Santos, que deixou a função para assumir a vaga deixada no colegiado pelo então conselheiro Lúcio Albuquerque, em junho.

A previsão é que o concurso seja realizado em 2015. O edital, segundo a assessoria do órgão, deverá ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.

O conselheiro Josué Filho deverá constituir uma comissão para promover e realizar o certame, com contratação de empresa prestadora de serviços técnicos especializados em organização e aplicação das provas do certame.

 Segundo o TCE-AM, poderão concorrer à vaga candidatos que tenham conhecimentos, além de experiência profissional, nas áreas jurídica, contábil, econômica, financeira ou de administração pública. O último concurso realizado pelo TCE para auditor foi no ano de 2007. Na ocasião, participaram candidatos entre 35 e 65 anos.

Concurso Tribunal de Contas de Minas Gerais - MG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) abriu nesta terça-feira (14) as inscrições do concurso para duas vagas em cargo de nível superior. O salário é de R$ 25.260,19.

As vagas disponíveis são para o cargo de auditor.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo site www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa é de R$ 220.

A prova objetiva está prevista para o dia 11 de janeiro de 2015. A segunda etapa, que é composta por duas provas escritas, deve ser realizada nos dias 7 e 8 de março. Na terceira etapa, haverá ainda avaliação de títulos.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura do Recife - PE

A Prefeitura do Recife abriu seleção pública simplificada para contratar 80 médicos, sendo 52 para Unidades de Saúde da Família, 16 obstetras, 11 psiquiatras e um proctologista para policlínicas, maternidades e outros centros da rede municipal de saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser consultado neste link. Os salários não foram informados.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente ou via postal, através de Sedex, encaminhado à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, situada na Rua Alfredo de Medeiros, nº 71, Espinheiro, Recife, CEP: 52.021-030.

A seleção simplificada será realizada em etapa única, denominada avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O contrato dos aprovados terá vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, obedecido o regime contratual, sua execução e rescindibilidade ao disposto em lei e no edital municipal.

Concurso UFGD - MS

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, divulgou edital n° 10/2014 de concurso público destinado ao provimento de 82 vagas, em caráter efetivo, do cargo de professor Classe A da carreira do magistério superior. Das 82 vagas, 61 são para ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência e 16 para pretos ou pardos.

Os vencimentos vão até R$ 8.344,64. A remuneração inicial poderá ser acrescida do Auxílio Alimentação, no valor de R$ 373,00 para regime de 40 horas e regime de dedicação exclusiva.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de novembro de 2014, através da internet, no site www.cs.ufgd.edu.br. A taxa é de R$ 150,00.

As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 12 de dezembro para o grupo 1, e no dia 19 de dezembro de 2014 para o grupo 2, em locais e horários a serem divulgados.

Já a realização da prova didática será na data provável de 13 e 14 de dezembro para grupo 1 e nos dias 20 e 21 de dezembro de 2014 para o grupo 2. O resultado final sairá no dia 06 de fevereiro de 2015, a partir das 17h.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo, a critério da UFGD, ser prorrogado por igual período.

Unicentro abre 120 vagas para Professores

A Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, estado do Paraná, lançou edital n°089/2014 para realização de teste seletivo com intuito de contratar 120 Professores Colaboradores (nível superior). Os vencimentos vão até R$ 10.372,63.

As chances serão preenchidas em Guarapuava e Irati, nos setores de Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, e no de Ciências Exatas e de Tecnologia.

As inscrições devem ser efetuadas de 4 a 16 de novembro de 2014, pelo site www.unicentro.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 108,00.
 
Os inscritos serão submetidos à aplicação de provas didática, prevista para ser aplicada em 08 de dezembro de 2014, e de Títulos. Os horários de realização da prova didática constam do edital de homologação e convocação para a prova didática, a ser expedido pela Diretoria de Concursos, no dia 26 de novembro de 2014.

O Teste Seletivo é realizado no Campus Santa Cruz, para as vagas ofertadas para as Unidades Universitárias de Guarapuava, e no Campus de Irati, para as vagas ofertadas para as Unidades Universitárias de Irati. Caso não haja salas suficientes para a realização da prova didática no Campus Santa Cruz, parte dos candidatos são transferidos para o Campus CEDETEG.

O resultado do teste seletivo será publicado pela Diretoria de Concursos a partir do dia 15 de dezembro de 2014, por meio de Edital afixado em local próprio, nos Campi e no sítio da UNICENTRO, concomitantemente com a publicação em Diário Oficial.

O teste seletivo, ora em oferta, tem validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de aprovação e classificação. 

Concurso Prefeitura e SAAE de Icó - CE

A Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Icó, no estado do Ceará, abriram concurso público para preenchimento de 2.236 vagas, sendo 559 imediatas e 1.677 para formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.500,00 respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Fúnebres, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Cozinheiro(a), Magarefe, Merendeira, Motorista, Vigia, SAAE - Auxiliar de Serviços Gerais, Almoxarife, Atendente - NASF, Atendente de consultório Médico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Maqueiro, Operador de Máquinas Pesadas, SAAE - Auxiliar Administrativo, SAAE - Auxiliar de Manutenção, SAAE - Encanador, SAAE - Eletricista, SAAE - Leiturista, SAAE - Operador de Sistema, Agente Administrativo, Agente Municipal de Trânsito, Auxiliar de Farmácia, Educador Social, Fiscal de Meio Ambiente - com CNH, Fiscal de Obras com habilitação CNH, Guarda Civil Municipal, Monitor de Artes, Técnico em Radiologia, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Topógrafo, SAAE - Auxiliar de Laboratório, Administrador, Assistente Social, Assistente Social - CAPS, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro - CAPS, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Estatístico, Farmacêutico, Farmacêutico - CAPS, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta - NASF, Fonoaudiólogo - CAPS, Fonoaudiólogo - NASF, Médico, Médico Psiquiatra - CAPS, Odontólogo - PSF, Nutricionista, Nutricionista - NASF, Psicólogo, Psicólogo - CAPS, Psicólogo - NASF, Psicopedagogo - CAPS, Terapeuta Ocupacional - NASF, Veterinário, Pedagogo, Professor de Educação Básica II – Artes-Educação, Professor de Educação Básica II – Ciências, Professor de Educação Básica II - Educação Física, Professor de Educação Básica II - Ensino Religioso, Professor de Educação Básica II - Geografia, Professor de Educação Básica II – História, Professor de Educação Básica II – Inglês, Professor de Educação Básica II – Libras, Professor de Educação Básica II - Matemática, Professor de Educação Básica II - Português, Professor de Ensino Fundamental I, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil e Psicopedagogo.
 
Inscrição
A inscrição será admitida exclusivamente via internet, através do site www.cetrede.com.br, solicitada até o dia 21 de novembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 120,00 para os cargos de nível superior;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental.
 
Prova
O concurso será realizado através de provas objetivas e discursivas/produção textual, previstas para 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem disponibilizados por meio do cartão de inscrição, a partir do dia 12 de dezembro de 2014 no site www.cetrede.com.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.cetrede.com.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 72 horas após a realização das mesmas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Vagas para estagiários na Prefeitura de Sabará - MG

A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, tornou público mais um edital de processo seletivo, desta vez, o de nº 03/2014. Com oportunidades para estágio de nível superior incompleto. O certame propõe 20 vagas, com bolsa estágio no valor de R$ 600,00 e carga horária de 20 horas semanais.

O estagiário contará, durante a vigência do contrato de estágio, além da bolsa estágio, com auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais em seu favor.

As inscrições para seleção simplificada do Programa de Estágio da Secretaria Municipal de Esportes serão realizadas, gratuitamente, em horário útil até o dia 12 de novembro de 2014. O pedido de inscrição deve ser formulado na sede da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, localizada na Rua Comendador Viana, n° 119 , Bairro Centro, Sabará/MG.

O processo seletivo será realizado através de avaliação de Histórico Escolar/Declaração de Notas (de caráter classificatório e eliminatório).

O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Sabará.

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC contratará médicos

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Cataria, divulgou edital n° 002/2014 de processo seletivo para a contratação, por tempo determinado, de médicos com e sem especialidades e também para médico do trabalho.

Serão distribuídas 50 vagas, com salários de até R$ R$ 13.370,95, em carga horária de 10 a 40 horas semanais.

O pedido de inscrição via internet (online) deve ser feito por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico www.jaraguadosul.sc.gov.br/extras/012/, do dia 10 de novembro até as 23h59min do dia 14 de novembro de 2014.

A divulgação das inscrições homologadas acontecerá no dia 20 de novembro de 2014, após as 14 horas, no site da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul (www.jaraguadosul.sc.gov.br/).

A seleção será realizada em etapa única, denominada Prova de Títulos, de caráter classificatório e eliminatório, a partir da análise curricular do candidato.

O resultado será divulgado no dia 24 de novembro de 2014, no endereço eletrônico www.jaraguadosul.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Cerro Largo - RS

A Prefeitura de Cerro Largo, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Energia Essencial Concursos Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é suprir 19 vagas mais o cadastro de reservas, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 2.612,58, em carga horária que vai de 22 horas até 44 horas semanais.
 
As chances são para candidatos aptos a assumirem os cargos de auxiliar de bibliotecário, auxiliares de serviços gerais, carpinteiro, instalador hidráulico, jardineiro, mestre de obras, motorista, servente, vigilante, técnico em enfermagem, bibliotecário, professor, nutricionista, médico veterinário, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 31 de outubro a 11 de novembro de 2014, através do site www.energiaessencial.com.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para nível superior, R$ 75,00 nível médio e técnico e R$ 45,00 nível fundamental.
 
Os candidatos serão submetidos às provas objetiva e de títulos, as provas objetivas estão prevista para serem aplicadas no dia 07 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
A validade do concurso público será de dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Jovens ouvem música acima do volume seguro, diz Proteste

Os jovens estão ouvindo música com fones de ouvido, a partir de dispositivos móveis, em volumes bem acima do que é considerado seguro, como mostra estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO)
 
Divulgado ontem (30), o estudo revela que os alunos pesquisados ouvem música a 92 decibéis (dB) em média, com picos até 109 dB. Uma furadeira pneumática, por exemplo, emite sons entre 100 dB e 105 dB. Uma avenida movimentada tem, em média, ruído de 85 dB.
 
“É urgente que sejam definidos limites de volume para os dispositivos móveis, e que os pais ou responsáveis conversem com as crianças e os  jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.
 
O levantamento analisou um grupo de 68 alunos dos Colégio Marista Arquidiocesano e do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. Os estudantes, que participaram espontaneamente da pesquisa, têm de 11 a 18 anos.

Leia também:

Música alta pode afetar memória e aprendizagem, diz estudo

Trânsito, MP3 e noitadas envelhecem voz e ouvidos

Perda de audição: o que é e como evitá-la

Problemas auditivos: saiba quando é recomendado o uso de um implante coclear

Células-tronco: Está mais próxima a cura da surdez

Música pode ajudar no desenvolvimento de prematuros

 
Do total, 21 alunos afirmaram que ouvem música de duas a quatro horas diárias, tempo considerado excessivo para uso dos fones. De acordo com o presidente da SBO e diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo, o médico Paulo Roberto Lazarini, o descuido dos jovens com a saúde auditiva é mais norma do que exceção no Brasil.
 
“As pessoas só vão ao otorrino quando estão com infecções, dores de ouvido ou perdas auditivas graves. Também costumam ver televisão e ouvir música em volumes muito elevados, o que, em algum momento de suas vidas, causará problemas sérios à audição”, destacou.
 
Os resultados do levantamento foram enviados às autoridades do Ministério da Educação e das secretarias de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro.
 
Agência Brasil

Hospital de Brasília isola três recém-nascidos com superbactéria

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) isolou ontem (30) três recém-nascidos que estavam internados na UTI neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília
 
A medida foi tomada depois da descoberta de que os bebês estavam com a bactéria KPC, conhecida como superbactéria. Os bebês não desenvolveram infecções e passam bem.
 
Segundo a secretaria de Saúde, a descoberta foi feita em uma vistoria de rotina, antes que a bactéria se propagasse. Os bebês estão isolados para segurança dos demais pacientes e monitorados o tempo todo. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, a UTI não foi interditada.
 
A superbactéria é resistente à maior parte dos tratamentos disponíveis. Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro registro de KPC no Brasil foi em 2005. A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a pessoa contaminada, ou indireto, por meio do uso de um objeto comum.
 
Agência Brasil

Médicos vão paralisar atendimento a 12 operadoras no dia 14 de Novembro

Ato público é represália contra aqueles planos que não negociaram possíveis reajustes entre outras demandas
 
Médicos anunciam protesto contra operadoras de planos de saúde no dia 14 de novembro. A iniciativa, segundo eles, é motivada pelas empresas que não aceitaram negociar ou não enviaram propostas para valorização de consultas médicas, reajuste dos procedimentos, sistema de hierarquização dos procedimentos médicos e contratualização de acordo com as exigências da ANS. A paralisação dos atendimentos será destinada a 12 operadoras e planos juntamente com ato público.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Gerson Salvador, um dos principais objetivos do ato é alertar a população sobre a alta interferência das operadoras na decisão dos médicos, o que prejudica o atendimento limitando a autonomia profissional.

São três empresas que não participaram de reunião de negociação: Green Line, Economus e Cruz Azul Saúde. Outras nove que participaram de reuniões, mas não enviaram propostas de reajuste são: Ameplan, Assimédica, CET, Classes Laboriosas, Correios, Intermédica, Notredame, Life Empresarial e Transmontano. Apenas para essas empresas que os atendimentos eletivos serão suspensos no dia 14 de novembro.

O local e horário ainda serão definidos pela Comissão Estadual de Negociação com os Planos de Saúde, que é composta pelo Simesp, Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e demais sindicatos.

Saúde Web

Moda entre as mulheres, injeção de hidrogel pode ser fatal

Reprodução/ Rede Record: Substância é muito utilizada
 em tratamentos contra rugas
Não existem evidências científicas que comprovem segurança do produto
 
As injeções para aumentar as coxas e os glúteos estão ficando cada vez mais populares entre as mulheres que não querem se submeter procedimentos cirúrgicos.
 
A mais nova tendência é a aplicação do hidrogel, uma substância sintética que aumenta a região do corpo onde é aplicado.
 
De acordo com especialistas, a substância é muito utilizada em tratamentos contra rugas, mas em regiões como pernas e bumbum, que exigem grandes quantidades do produto, ela pode ser fatal.
 
A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) não recomenda o a aplicação da substâncias, já que não existe nenhum respaldo científico que confirme que o produto é seguro.
 
R7

Pesquisa usa vermes contra doença celíaca

Até agora, o único tratamento eficaz para doença celíaca
 é uma dieta sem glúten
Um grupo de pessoas com doença celíaca aceitou se submeter a uma terapia inusitada para tentar controlar o problema: uma infestação de vermes parasitas
 
A doença celíaca é resultado de uma alteração no sistema imunológico que provoca um ataque desordenado de células do próprio doente ao seu intestino quando ingere glúten, proteína presente em alimentos à base de trigo, como, macarrão e pães.
 
Entre os sintomas estão diarreia crônica, inchaço, fadiga e até prejuízo de desenvolvimento em crianças.
 
Até agora, o único tratamento eficaz para doença celíaca é uma dieta sem glúten.
 
A terapia em teste usou o verme Necator americanus, um primo distante da lombriga. Mas, diferentemente dela, que mede até 30 cm, o necator fica em torno de 1 cm.
 
Entre sintomas da verminose estão febre, diarreia, baço e fígado aumentados e perda de peso.
 
O experimento foi feito na Austrália com 12 (corajosos) voluntários. Vinte larvas número considerado seguro foram colocadas sobre a pele do braço dos pacientes.
 
Paul Giacomin, um dos autores do trabalho, da Universidade James Cook, explica que as larvas penetram a pele e viajam pela corrente sanguínea até o pulmão, onde se desenvolvem. Depois sobem as vias aéreas, são tossidas, engolidas e chegam, então, ao intestino, e lá se alojam
 
Larva de Necator americanus
Os efeitos colaterais observados nos pacientes foram uma leve dor de estômago e pequena inflamação na pele no local por onde as larvas penetraram. Giacomin conta que esses efeitos foram rapidamente sanados.
 
Em seguida, foi feita uma dessensibilização progressiva ao glúten: os pacientes começaram comendo uma quantidade bem pequena de macarrão (0,5 g) e chegaram, no final do período, à “generosa” porção de 100 g.
 
O papel dos vermes, segundo os cientistas, foi mudar o padrão de resposta do sistema imune ao glúten, de modo a reduzir a reação inflamatória causada pela proteína.
 
Dois dos 12 pacientes acabaram tendo reações adversas mesmo com baixas quantidades de glúten.
 
Por outro lado, ainda que o fim da pesquisa previsse o uso de remédios para acabar com a infestação por vermes, os outros dez pacientes nos quais a terapia foi bem-sucedida decidiram manter as “novas aquisições”.
 
Para a secretária Rosalie Webb, 62, que participou do estudo, o glúten não faz falta, mas ela tem medo de ingerir a proteína acidentalmente por contaminação cruzada. Neste ano, por exemplo, ela visitou países na América do Sul, entre eles o Brasil, e teve dificuldade de achar comida sem glúten.
 
“Não fiquei doente nenhuma vez, o que é fantástico talvez os vermes estivessem trabalhando!”
 
O investidor Hugh Sheardown, 64, também voluntário do estudo, considera que os vermes que ele carrega há cerca de dois anos são um “seguro” contra a ingestão acidental de glúten.
 
Cientistas, no entanto, são firmes ao dizer que o tratamento com larvas de necator é experimental e ainda não é uma alternativa viável à dieta sem glúten.
 
Os trabalho foi publicado no “Journal of AllergyClinical Immunology”.
 
Folha de São Paulo

Mesmo sem nascer, o dente do siso pode ter cárie

Se o siso puder ser higienizado facilmente, se consegue
tocar o dente superior para ajudar na mastigação e se estiver
 livre de infecções, ele pode e deve ser mantido
Especialista desmistifica tudo sobre o dente do siso e sua extração tão temida pelos pacientes
 
Popularmente conhecido como dente do juízo, por seu nascimento ocorrer na maioria das vezes entre os 17 e 21 anos de idade, o dente do siso e sua extração causam muitas dúvidas nas pessoas. Para não parecer mais um bicho de sete cabeças, o especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Alessandro Silva, esclarece conta o que é mito e o que é verdade, além de garantir que, quando bem realizada, a extração desse dente pode ser uma experiência corriqueira e sem traumas.  
 
Todo mundo que tem dente do siso deve tirá-lo - MITO Nem sempre o dente do siso é sinônimo de problema. Se ele estiver em uma posição que possa ser higienizado facilmente, se ele consegue tocar o dente superior a ponto de ajudar na mastigação e se estiver livre de infecções, pode e deve ser mantido. “Mas se um desses fatores apresentar problema, a remoção deve ser realizada”, diz o especialista. 
 
O dente do siso desalinha os outros dentes - MITO
Esse item divide a opinião dos profissionais. Muitas pessoas que já têm um desalinhamento dental, principalmente na parte da frente da arcada inferior, apresentam uma piora no quadro dos 17 aos 21 anos, bem na época que começam a nascer os dentes do siso. Por isso, muitos profissionais atribuem essa piora ao siso. Porém, Alessandro discorda. “O aumento do desalinhamento ocorre devido a um crescimento adicional e tardio da mandíbula, que ocorre justamente na mesma época do nascimento dos dentes do siso”, diz Alessandro. 
 
Mesmo sem nascer, o dente do siso pode ter cárie - VERDADE
Mesmo que o siso não esteja aparecendo, não significa que não possa sofrer ataques das bactérias da boca. “A cárie pode destruir o dente com inflamações na gengiva, onde as bactérias vão penetrá-la e atacá-lo. Nesses casos, o dente do siso pode ser extraído ou pode ser feito um tratamento à base de antibióticos antes da sua remoção”, diz Alessandro.

Quem extrai um dos dentes do siso, precisa extrair os outros - MITO
Apesar de acontecer na maioria das vezes, a extração de todos os dentes do siso nem sempre é obrigatória. Se os outros estiverem saudáveis e auxiliando a mordida, podem ficar. “A extração de todos os dentes é muitas vezes preventiva, pois a presença deles poderá causar problemas futuros”, diz o dentista. 
 
Tomar sorvete é recomendado após a cirurgia de extração do dente - VERDADE
Normalmente, o consumo de alimentos pastosos e gelados é recomendado após qualquer tipo de cirurgia na boca. “Costumamos indicar esse tipo de alimentação, pois, além do gelado ajudar a diminuir a infecção, estamos preocupados com a higienização do local e a mastigação. Ingerir alimentos mais sólidos obrigaria o paciente a intensificar a mastigação, o que poderia causar lesões no local da cirurgia, além disso, comer comida mais dura pode dificultar, mais tarde, a higienização do local. Imagina se um arroz fica preso? Alimentos pastosos deslizam mais fácil na cavidade bucal”, diz Breno Nantes, cirurgião-dentista da USP.
 
O dente do siso pode atrapalhar os tratamentos ortodônticos - VERDADE
Dependendo da posição do siso, ele pode atrapalhar. “Mas isso vai depender da ordem em que os dentes vão nascer e dos movimentos que o ortodontista precisará fazer nos dentes durante o tratamento ortodôntico”, diz o especialista.

O dente do siso deve ser retirado na adolescência - MITO
A idade ideal vai depender da forma e da posição dos dentes. É mais comum extraí-los por volta dos 17 anos. “Contudo a melhor idade para sua remoção é entre 14 e 16 anos, pois nesta fase as raízes ainda não estão totalmente formadas e ele já se apresenta em uma posição favorável para sua remoção”, diz Alessandro.

O dente do siso pode causar tumor - VERDADE
Em alguns casos, a presença prolongada do dente do siso dentro do osso pode causar cistos ou tumores que levam a grandes destruições ósseas. “Por serem lesões normalmente assintomáticas nos seus estágios iniciais, a radiografia para ver se há dentes inclusos e lesões é obrigatória”, diz o dentista.

A extração sempre causa inchaço no paciente - MITO
O inchaço vai depender de como estava a posição do dente durante a cirurgia, da delicadeza do cirurgião e da resposta do individuo. “Um pequeno e discreto inchaço é inevitável na maioria dos casos, mas muitas vezes imperceptível no dia a dia”, diz Alessandro.

Não é recomendado escovar a região operada logo após a cirurgia - VERDADE
Mas isso não quer dizer que o paciente não possa escovar os dentes nesse período. Pode e deve. Só não pode escovar a região onde foi realizada a cirurgia. “Bochechos com antissépticos bucais podem ajudar bastante a manter limpa a região”, diz o especialista. 
 
Terra