Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Medicamento experimental reduz risco de morte pelo vírus da gripe

Eritoran melhora sintomas clínicos e impede morte quando administrado até seis dias após a infecção com o Influenza
 
Uma droga experimental tem se mostrado promissora no tratamento da gripe, evitando lesão pulmonar e morte pelo vírus em estudos pré-clínicos, de acordo com pesquisadores da University of Maryland School of Medicine, nos EUA.
 
Os resultados demonstram que a droga chamada Eritoran pode proteger ratos da morte depois de terem sido infectados com uma dose letal do vírus da gripe.
 
O valor potencial deste fármaco, como monoterapia ou em combinação com antivirais, é apoiado por estudos anteriores que descobriram que ele é seguro para utilização em humanos.
 
As conclusões são de particular interesse para os cientistas agora que a nova cepa da gripe H7N9 está se espalhando na China.
 
Estudos científicos anteriores revelaram que a lesão pulmonar aguda provocada pelo vírus da gripe é o resultado de uma reação imune mediada por uma proteína denominada Toll-like receptor 4 (TLR4).
 
A autora sênior Stefanie Vogel e seus colegas já demonstraram que os ratos que não têm a capacidade de sinalizar através de TLR4 são altamente imunes à letalidade induzida pela gripe.
 
No novo estudo, os pesquisadores estenderam estes resultados, mostrando que Eritoran, um inibidor sintético de TLR4, originalmente desenvolvido para o tratamento da sepsis, melhorou os sintomas clínicos e impediu a morte quando administrado até seis dias após a infecção com o vírus da gripe.
 
Medicamentos antivirais existentes devem ser administrados dentro de dois dias de infecção para serem perfeitamente eficazes.
 
"Atualmente, as vacinas e medicamentos antivirais são as duas principais abordagens para prevenir a gripe. Os problemas associados ao desenvolvimento de vacinas podem limitar a eficácia e / ou a disponibilidade da vacina. Além disso, pessoas que sofrem de gripe podem não ir ao médico ou ao pronto-socorro em tempo para a eficácia dos antivirais. Além disso, conforme a gripe se adapta para se tornar resistente a tratamentos, estamos em busca de novas terapias para salvar vidas e prevenir doenças graves. Nossa pesquisa parece mostrar que Eritoran pode oferecer aos médicos uma nova ferramenta de combate a gripe, assim como mais alguns dias para tratar mais doentes com sucesso", afirma Vogel.
 
A equipe ressalta que mais pesquisa básica é necessária, mas que está esperançosa de que esse medicamento pode um dia mudar a maneira como a gripe grave é tratada e, possivelmente, outros patógenos que causam a doença através de um mecanismo similar.
 
Fonte isaude.net

Mais da metade dos jovens não tem conhecimentos corretos sobre o HIV

Capa relatório Unaids 2011-2012
Imagem: Unaids
Capa relatório Unaids 2011-2012
Os números são de relatório da Unaids divulgados nesta quarta-feira (1) e mostram que 39 países avançaram no processo educacional
 
Resultados de pesquisas realizadas em vários países, o relatório do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids) mostra que menos da metade dos jovens tem conhecimento correto a respeito do HIV.
 
O documento alerta que, em algumas regiões, foi detectado um grau preocupante de estagnação nos esforços de conscientização das pessoas para prevenir a contaminação com HIV.
 
O relatório do Unaids 2011-2012, divulgado agora, é sequência de outro realizado em 2004. Um dos objetivos é saber se está ocorrendo uma progressão, regressão ou estagnação dos trabalhos educativos.
 
Segundo a coordenadora global para a Aids da Unesco, Soo-Hyang Choi, a educação é um fator de proteção para a infecção com HIV.
 
O estudo mostrou que atualmente quase todos os países têm uma política educacional em relação ao HIV, como também, um número maior de professores treinados para compartilhar informações sobre a epidemia.
 
Mas o Unaids diz que as políticas de desenvolvimento, em teoria, não se traduzem em implementação, necessariamente, na prática. Segundo o documento, apesar dos avanços, o alcance da educação sobre o HIV ainda é muito pequeno.

Dados positivos
A pesquisa concluiu, ainda, que 39 países avançaram com o processo de educação global para combater o vírus que causa a doença.
 
Os especialistas que prepararam o documento enfatizaram que uma geração livre da Aids está ao alcance de todos. Para eles, as metas de zero novas infecções, zero discriminação e zero mortes relacionadas à Aids, são possíveis e começam pela educação.
 
Eles sugeriram a criação de um sistema de manejo nos países em desenvolvimento para coordenar e implementar as políticas de combate à doença.
 
Outras medidas devem ser o apoio ao treinamento de professores, escolha de material de ensino apropriado para a idade escolar e engajar os pais e as comunidades na implementação do programa de educação.
 
Fonte isaude.net

Fatores biológicos tornam mulheres mais propensas à compulsão alimentar

Fatores biológicos tornam os animais do sexo feminino muito mais propensos à compulsão alimentar do que do sexo masculino
Fatores biológicos tornam os animais do sexo feminino muito
mais propensos à compulsão alimentar do que do sexo masculino
Descoberta pode ajudar a melhorar o tratamento de pessoas com distúrbios alimentares como bulimia e anorexia
 
Fatores biológicos tornam os animais do sexo feminino muito mais propensos à compulsão alimentar do que do sexo masculino. É o que mostra pesquisa realizada na Michigan State University, nos EUA.
 
O estudo é o primeiro a estabelecer diferenças entre os sexos nas taxas de compulsão alimentar em animais e tem implicações para os seres humanos.
 
Os resultados oferecem algumas das evidências mais fortes de que a biologia desempenha um papel importante nos distúrbios alimentares.
 
A compulsão alimentar é um dos principais sintomas da maioria dos transtornos alimentares, incluindo bulimia e anorexia nervosa, e as fêmeas são de quatro a 10 vezes mais prováveis do que os homens de ter um distúrbio alimentar.
 
"A maioria das teorias de por que os transtornos alimentares são muito mais prevalentes em mulheres do que em homens se concentram no aumento da pressão cultural e psicológica que as meninas e as mulheres enfrentam. No entanto, este estudo sugere que fatores biológicos também contribuem, já que ratos fêmeas não experimentam as mesmas pressões psicossociais que os seres humanos", afirma a autora da pesquisa Kelly Klump.
 
Klump e seus colegas realizaram uma experiência de alimentação com 30 ratos machos e 30 ratos do sexo feminino ao longo de um período de duas semanas, substituindo a ração normal dos roedores periodicamente por glacê de baunilha.
 
Eles descobriram que a taxa de 'propensão' à compulsão alimentar, isto é, a tendência para consumir a maior quantidade de glacê em todos os ensaios de alimentação, foi até seis vezes maior nas fêmeas em comparação com ratos machos.
 
"A tendência para a compulsão alimentar pode estar relacionada ao sistema natural de recompensa do cérebro, ou o grau em que alguém gosta e busca recompensa", afirma Klump.
 
Os pesquisadores atualmente estão testando os ratos para ver se o cérebro feminino é mais sensível a estímulos gratificantes e os produtos químicos que desencadeiam o comportamento de recompensa.
 
As respostas poderiam finalmente ajudar a melhorar o tratamento, aconselhamento e medicamentos, para aqueles com distúrbios alimentares.
 
"Esta pesquisa sugere que há provavelmente uma diferença biológica entre homens e mulheres que precisamos explorar para entender os fatores de risco", conclui Klump.
 
Fonte isaude.net

Desafio da camisinha pode levar à morte, alertam especialistas

Reprodução/Record
Adolescentes norte-americanas passam mal ao tentar
colocar camisinha no nariz
Vídeos mostram pessoas tentando colocar objeto no nariz e retirar pela boca
 
Uma mania perigosa entre jovens, o desafio da camisinha, pode levar à morte, alertam especialistas.
 
Em diversos vídeos da internet, pessoas tentam colocar a camisinha pelo nariz e retirar pela boca.
 
Para os médicos, a ideia está "longe de ser criativa", já que pode fazer a pessoa "morrer por sufocamento".
 
Segundo os especialistas, a camisinha pode ficar presa nas vias aéreas e levar a pessoa ficar sem ar. Isso pode fazer o cérebro ficar sem oxigenação e provocar graves sequelas.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Coronavírus próximo da Sars mata cinco na Arábia Saudita

Das 23 pessoas que contraíram o vírus no mundo, 16 faleceram
 
Cinco pessoas morreram nos últimos dias na Arábia Saudita depois de contrair um coronavírus próximo ao da Sars (síndrome respiratórias aguda grave), anunciou nesta quinta-feira (2) o Ministério da Saúde.
 
Com o anúncio, chegam a 16 pessoas falecidas no mundo das 23 que contraíram o vírus, detectado pela primeira vez em meados de 2012, nove delas na Arábia Saudita. Duas pessoas infectadas com o vírus estão internadas no reino.
 
As cinco pessoas faleceram nos últimos dias na província de Al-Ihsa, região leste do país, segundo o ministério. A OMS (Organização Mundial da Saúde) havia anunciado em 26 de março a morte de um saudita de 70 anos em Munique em consequência do mesmo vírus.
 
A OMS afirma não ter informações suficientes para tirar conclusões sobre as modalidades de contágio do vírus. O novo coronavírus, denominado nCoV, foi detectado na Arábia Saudita, na Jordânia e na Alemanha.
 
Em 2003 uma epidemia de Sars provocou a morte de mais de 800 pessoas na China e provocou um alerta de saúde em escala mundial. O novo vírus, no entanto, é diferente da Sars, principalmente por provocar uma insuficiência renal rápida.
 
Fonte R7

Estudo decifra o processo de envelhecimento

Estudo americano decifra processo de envelhecimento
Descoberta pode levar a novos tratamentos para doenças envolvendo a velhice
 
Um estudo realizado por cientistas de Albert Einstein College of Medicine em Nova York, nos Estados Unidos, aponta que a atividade de uma molécula no hipotálamo (uma região do cérebro) é responsável por sinalizar o começo do envelhecimento. A pesquisa foi publicada na quarta-feira (1) na revista especializada Nature. A descoberta pode levar a novos tratamentos para doenças envolvendo a velhice.
 
A equipe do fisiólogo Dongsheng Cai monitorou, no cérebro de ratos, a atividade da NF-kB, uma molécula que controla a transcrição de DNA e é relacionada a inflamações e à reação do corpo a situações de estresse. Eles descobriram que a molécula se torna mais ativa no hipotálamo conforme o rato fica mais velho.

Procedimento
Quando era injetada nos animais uma substância que inibe a ação da NF-kB, os ratos viviam mais, tinham mais sucesso em testes de cognição e movimento e mostraram menor declínio em força muscular, espessura de pele e massa óssea. Já os ratos que receberam a substância que estimulava a atividade da molécula morriam mais cedo.
 
Nós oferecemos evidências científicas para o conceito de que o envelhecimento sistêmico é influenciado por um tecido particular no corpo”, disse Cai.
 
Manipulando o hipotálamo, ele conseguiu aumentar a longevidade dos ratos em 20%. E admitiu que o mesmo tratamento pode funcionar em humanos.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Fonte R7

Mulher com cisto gigante desenvolve barriga de grávida e consegue cirurgia após apelo em rede social

Reprodução/ TV Record
Há um ano a balconista Gislaine vive com um cisto de 23 cm
Depois de quatro tentativas malsucedidas na rede pública, balconista recorreu à internet
 
Há cerca de um ano a balconista Gislaine Barbosa da Silva, de 24 anos, vive com um cisto no ovário esquerdo que deixou sua barriga com o formato de uma gravidez. Ela passou por quatro médicos na rede pública de saúde em Santos, mas não conseguiu ser operada.
 
Foi então que a prima da moça teve a ideia de pedir socorro nas redes sociais e uma pessoa se interessou pelo caso. Ela já foi à primeira consulta e a cirurgia está agendada para o dia 17 de maio.
 
Moradora do Guarujá, litoral paulista de São Paulo, Gislaine conta que não aguenta mais as dores fortes na barriga, além do constrangimento de ser confundida a todo momento com uma mulher grávida.
 
— Parece que minha barriga vai explodir. É uma coisa muita estranha.
 
No último exame feito em novembro do ano passado o tumor já media 23 centímetros.
 
— Cresceu em dez dias 2 ou 2,5 centímetros. Deve estar enorme. Nem sei mais o tamanho que está.
 
O médico Gilberto Moreira de Mello explica que os cistos ovarianos são comuns em mulheres, mas medem normalmente até cinco centímetros. Segundo ele, os cistos de tamanho gigante são mais difíceis de ver.
 
—A gente só consegue ver um cisto de tamanho grande que parece uma gravidez quando não causa tanto sintoma e quando a pessoa não consegue tratamento porque nenhuma mulher quer ficar com o abdome volumoso sem ser gravidez.

Assista ao vídeo:


 

Fonte R7

Tomar ácido fólico na gravidez reduz quase 40% risco de autismo, diz estudo

Ácido fólico reduz em 40% risco de autismo
Ingestão de ácido fólico de ser priorizada um mês antes da gravidez e quatro semanas depois
 
A ingestão de ácido fólico um mês antes da gravidez e quatro semanas depois poderia reduzir em 39% o risco de a criança sofrer de autismo, um transtorno para o qual a comunidade científica trata de encontrar biomarcadores, embora por enquanto sem resultados definitivos.
 
Essa é uma das viagens colocadas nesta quinta-feira (2) durante o Congresso Internacional sobre o Autismo-International Meeting for Autism Research (IMFAR), realizado em San Sebastián com a participação de 1.700 especialistas.
 
Os presentes conheceram um estudo elaborado entre 85 mil mulheres nos países nórdicos da Europa que permitiu comprovar a importância da ingestão de ácido fólico na primeira fase da gravidez. Apesar de existirem várias incógnitas sobre o autismo, sua origem é considerada genética, disse hoje o presidente do congresso e especialista em psiquiatria infanto-juvenil, Joaquín Fuentes.
 
No entanto, os genes não são inamovíveis e sua "expressão" pode se modificar de acordo com os hábitos, a alimentação ou o tipo de vida que a pessoa levar e estas mudanças passam à geração seguinte e condicionar a doença.
 
Fuentes ressaltou a importância do diagnóstico precoce, já que foi demonstrado que com os tratamentos adequados — geralmente educacionais, embora existam remédios em fase de testes — as crianças autistas não só aprendem mas melhoram as áreas do cérebro que processam o sentido social.
 
Um dos fatores que poderiam afundar no diagnóstico precoce do autismo é o estabelecimento de biomarcadores (indicador de um processo biológico normal ou patológico), uma tarefa em que ainda não foram alcançados resultados irrefutáveis.
 
Segundo explicou Laura Hewitson, do Johnson Center for Child Health and Development de Austin (EUA), como candidatos a esses biomarcadores podem estar o tamanho do crânio, o movimento dos olhos e a acústica vogal. No entanto, é difícil definir um deles como determinante do autismo pela "diversidade enorme que o espectro desse transtorno apresenta, que é muito mais que a tríade de sintomas mais comuns nas pessoas que sofrem dessa doença: a dificuldade social, as ações repetitivas e a limitação da linguagem".
 
A dimensão ética do estabelecimento de indicadores de autismo durante a gravidez foi analisada pela Paula Walsh, filósofa do King's College de Londres de formação e interessada no transtorno porque três de seus netos sofrem dele. Walsh assegurou que o acesso a um diagnóstico pré-natal de autismo poderia gerar controvérsia se resultar em uma "seleção de fetos", já que os pais "poderiam decidir abandonar a gravidez porque não se sentem capazes de fornecer os cuidados necessários".
 
Em sua opinião, é necessário seguir com a investigação nesse terreno, mas é preciso "ser conscientes dos problemas éticos e morais" que pode acarretar.
 
Fonte R7

China informa sobre 27ª morte por gripe aviária H7N9

O número de mortos pelo vírus da gripe aviária H7N9 chegou a 27, informaram meios de comunicação estatais nesta quinta-feira, depois que um homem morreu na província chinesa de Hunan.
 
O homem de 55 anos identificado apenas como Jiao morreu na quarta-feira depois de receber tratamento médico, disse a agência de notícias oficial Xinhua citando autoridades locais.
 
Mais de 120 pessoas foram diagnosticadas com o vírus desde que ele foi reportado pela primeira vez, no fim de março, com a maioria dos casos registrados no leste da China.
 
O único caso diagnosticado fora do continente ocorreu em Taiwan. A vítima foi infectada na China e o incidente levou diversos países asiáticos a pedirem mais vigilância contra o vírus.
 
Especialistas temem que o vírus entre em mutação e passe a ser transmissível entre humanos, com o potencial de gerar uma pandemia.
 
A Organização Mundial de Saúde disse que até agora não há evidências de transmissão entre humanos, mas alertou que o H7N9 é um dos vírus de gripe mais letais já vistos, e apelou para que os viajantes evitem entrar em contato com aves vivas.
 
Pesquisadores chineses, em uma pesquisa divulgada na revista médica The Lancet na última semana, confirmaram que o vírus realmente se origina nas aves.
 
Autoridades sanitárias chinesas constataram a existência de "surtos familiares", onde membros de apenas uma família se infectaram, mas não estabeleceram nenhuma ocorrência de transmissão entre humanos.
 
A maioria dos casos reportados até agora não resultaram em morte, e alguns pacientes receberam alta dos hospitais depois de aparentemente se recuperarem.
 
A China confirmou 19 novos casos deste vírus na semana que antecedeu o dia 1º de maio, disse a Xinhua.
 
No entanto, o número de casos em Xangai teve uma desaceleração dramática, afirmou na última semana Nancy Cox, diretora da divisão de gripe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, descrevendo esta queda como "muito animadora".
 
Fonte R7

Manaus recebe campanha para detectar hepatite C

Ação deve mobilizar cerca de 700 funcionários acima de 40 anos do estádio Arena da Amazônia
 
A ONG C Tem que Saber C Tem que Curar promove na terça-feira (7) uma campanha para detecção da hepatite C — doença que atinge o fígado — no estádio Arena da Amazônia, em Manaus. O projeto recebeu o nome de Bola Começa com B e Campeonato Começa com C.
 
A ação vai mobilizar cerca de 700 funcionários acima de 40 anos e o resultado sai na hora. Os casos positivos serão encaminhados para exames complementares e, no caso de recomendação médica, tratamento.
 
Essa é a nona etapa do projeto que pretende atingir os doze estádios que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Desde o ano passado, foram realizados exames em 17.000 trabalhadores nas obras dos estádios Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata), Arena Corinthians (São Paulo), Arena Fonte Nova (Salvador), Beira Rio (Porto Alegre), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Baixada (Curitiba) e Estádio Nacional de Brasília (Capital Federal).
 
Fonte R7

Nova lei proíbe internações forçadas na China

As internações forçadas em hospitais psiquiátricos, muito utilizadas para calar os opositores, estão a partir de agora proibidas na China, informou a imprensa chinesa.
 
A nova lei, a primeira relativa à saúde mental na China, exige o consentimento obrigatório do paciente para ser internado e receber tratamento.
 
Os defensores dos direitos humanos na China afirmam que milhares de pessoas são internadas por ano contra sua vontade.
 
"A nova lei está destinada a impedir que os hospitais psiquiátricos admitam pacientes contra sua vontade, uma prática que provocou a indignação pública no passado e provoca acusações de intenções forçadas", escreveu o jornal oficial Global Times.
 
A organização de defesa dos direitos humanos chinesa Human Rights Defenders (CHRD) afirma que entre as milhares de pessoas internadas por ano figuram muitos ativistas, dissidentes ou signatários de petições contra uma injustiça local.

Fonte R7

Aumenta número de suicídios de pessoas entre 35 e 64 anos nos EUA

Número de suicídios aumentou mais entre as mulheres na última década
 
Os suicídios entre as pessoas de 35 e 64 anos nos Estados Unidos aumentaram 28% durante a última década, superando nos últimos anos os acidentes de trânsito como uma das principais causas de morte, segundo as últimas estatísticas oficiais publicadas nesta quinta-feira (2).
 
A taxa anual de suicídio neste grupo etário aumentou de 13,7 em 100.000, em 1999, para 17,6 em 100.000, em 2010, com uma grande alta entre os brancos não hispânicos (40%) e os nativos americanos e autóctones do Alasca (65%), segundo a agência federal dos Centros para Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC, siglas em inglês).
 
Os suicídios, que registraram um aumento em todos os estados do país, totalizaram 38.364 mortes durante esse período, frente a 33.687 mortes por acidente de carro e motocicleta.
 
Por idade, o maior aumento nos suicídios foi registrado entre os 50 e 54 anos (48%) e entre 55 e 59 anos (49%).
 
Durante a última década, o número de suicídios aumentou mais entre as mulheres 35 a 64 anos (32%) do que entre os homens (27%).
 
As estatísticas também mostram um forte aumento dos suicídios por enforcamento (81%), envenenamento (24%) e armas de fogo (14%), indica o CDC.
 
No entanto, a taxa de suicídios entre os jovens (10 a 34 anos) e mais velhos (mais de 65) se manteve praticamente sem alteração durante o mesmo período.
 
Historicamente, a maioria dos esforços de pesquisa e prevenção do suicídio teve como foco os jovens e maiores de 65 anos.
 
Este relatório sugere que as pessoas de média idade requerem mais atenção.
 
"O suicídio é uma tragédia muito frequente e estes números evidenciam a necessidade de investigá-lo para entender melhor os fatores de risco para o desenvolvimento de programas de prevenção", indicou em um comunicado o diretor do CDC, Tom Frieden.
 
Fonte R7

Portugal: Misericórdias preparadas para assumir "primeiro pacote" de hospitais públicos

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está em "negociações" com o Governo para assumir "um primeiro pacote" de cerca de dez hospitais nacionalizados no pós-25 de Abril, revelou hoje à Lusa o seu presidente, Manuel Lemos.
 
Em causa estão três hospitais no Centro e um no Alentejo "dois ou três" no Norte, mas o Hospital de Santo António (HSA), no Porto, não integra este bolo inicial de devolução de hospitais do Estado, assegurou o responsável, que espera ver "um dia o grande hospital do Porto devolvido à Misericórdia".
 
"A ideia agora é sentarmo-nos para fixar prazos, datas e a vontade final do Governo em relação a esta matéria, já que não manifestamos vontade. Dissemos que estávamos disponíveis se o Governo não tiver outra alternativa se não fechar as unidades", esclareceu Manuel Lemos em declarações à Lusa no fim da assinatura de um protocolo com a Cooperativa Árvore, no Porto.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Primeiro centro do país de tratamento do trauma psicogénico criado em Coimbra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai criar um centro psicogénico, "estrutura funcional, única no país", para dar resposta a uma morbilidade de "consequências dramáticas" para as vítimas de "eventos traumáticos".
 
A nova estrutura - Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP) --, que "tem o objetivo de colmatar uma lacuna do Serviço Nacional de Saúde", será lançada no dia 14 de maio, anunciou hoje o CHUC.
 
O Centro destina-se a "dar resposta efetiva e integrada a uma morbilidade não valorizada, mas de consequências dramáticas para os cidadãos sujeitos a eventos traumáticos de natureza diversa, causadores de intenso sofrimento", como desastres naturais, acidentes de viação, doenças graves, violação e abuso sexual, violência doméstica, guerra e outras "situações potencialmente traumáticas provocadas por seres humanos".
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Nova unidade de cuidados à comunidade abre hoje em Anadia

Uma nova Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) inicia atividade esta sexta-feira no Centro de Saúde de Anadia, com uma equipa de oito enfermeiros, cinco médicos, um psicólogo e um assistente técnico.
 
Segundo informação avançada hoje pela Administração Regional de Saúde do Centro, a UCC Anadia está vocacionada para prestar cuidados de saúde e intervir no âmbito da prevenção da doença e na promoção da saúde, junto da população do concelho de Anadia.
 
Entre os projetos que a UCC se propõe desenvolver está um curso de preparação para a parentalidade, dirigido a grávidas e casais, e ações sobre a intervenção precoce na infância junto de crianças dos zero aos seis anos, a massagem do bebé, diabetes e saúde mental.
 
Fonte Destak/Lusa

Onze detidos na China por "semearem o pânico" com rumores sobre a gripe aviária

Onze pessoas foram detidas na China por disseminarem falsos rumores sobre o vírus da gripe aviária H7N9, revelou o Departamento de Comunicação do Conselho de Estado através da agência oficial Xinhua.
 
Os onze suspeitos, detidos em cinco províncias, ficaram sob custódia durante vários dias - não mais de dez em nenhum caso - por "fabricarem notícias na Internet sobre infeções de H7N9 que causaram o pânico junto de alguns cibernautas e de residentes", indicou o organismo.
 
As detenções ocorrem no âmbito daquilo que o governo chinês denomina de "guerra contra os rumores na Internet", iniciada no ano passado, quando falsas notícias sobre um alegado golpe de Estado em Pequim circularam na China, apesar de ser um dos países que exerce maior controlo e censura em termos do que é divulgado na rede.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Lei fecha maioria das smartshops no País

O decreto-lei, em vigor desde 18 de março, que proíbe a produção, importação, publicidade, distribuição, venda ou disponibilização de 159 novas substâncias psicoativas, determinou o encerramento da maioria das 40 smartshops existentes no País.

"A percepção que temos é que a maioria das smartshops terá encerrado por ter concluído que não teria condições para sobreviver", garante João Goulão, presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
 
Terminado o prazo de 15 dias para a entrega voluntária destas drogas na PSP e GNR, as autoridades ainda não dispõem de dados sobre o cumprimento da lei. No entanto, apurou o Correio da Manhã, só a cadeia Magic Mushroom entregou 500 mil euros em produtos.
 
"No dia 17, às 23h00, entregámos todos os produtos, que, em termos monetários, correspondem a uma média de 50 mil euros a preço de custo por cada loja ou 200 mil euros no caso do preço de venda ao público", revelou Stépanhie Turcotte, proprietária das lojas, de 35 anos. "Só cinco das dez lojas continuam abertas em Lisboa, Viseu, Porto, Coimbra e Espinho, mas podem fechar mais. As vendas registaram uma quebra de 30%", disse.
 
Fonte Correio da Manhã

HCC abre processo seletivo

A Funcesi - Hospital Carlos Chagas (HCC) de Itabira, Minas Gerais, publicou edital n° 004/2013 de processo seletivo. O certame formará cadastros de reserva para profissionais de níveis fundamental e médio/técnico, bem como médio/técnico e superior em andamento para atuação no HCC.
 
De acordo com o edital, as oportunidades serão para jornadas de trabalho previstas em 24, 30 e 44 horas semanais, conforme o caso, com remuneração de R$ 300,00 e R$ 417,75 para estagiários e de R$ 738,94 a R$ 1.477,87 para os demais cargos.
 
Cargos
- Fundamental: Auxiliar Serviços Gerais e Cozinheira;

- Médio: Assistente de Clínica, Auxiliar Patologia Clínica, Instrumentador Cirúrgico, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Radiologia;

- Superior em andamento: Farmácia;

- Técnico em andamento: Técnico Enfermagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão efetuar suas inscrições, no período de 06 a 10 de maio de 2013, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Departamento de Pessoal do Hospital (Chácara Fernando Jardim, nº. 555, bairro Campestre, Itabira). Não haverá cobrança de nenhuma taxa para a realização da inscrição.
 
Provas
O processo seletivo constará das seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Realização das inscrições, conforme descrito acima;
- 2ª Etapa: Realização das provas de conhecimentos específicos;
- 3ª Etapa: Realização das provas práticas (conforme o cargo);
- 4ª Etapa: Entrevista.
 
As provas de conhecimentos específicos, para todos os cargos, serão realizadas no dia 14 de maio de 2013, terça-feira, às 10h, no Campus da FUNCESI – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, localizado à Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Bairro Major Lage – Itabira/MG.
 
As provas práticas, somente para os cargos de Auxiliar e Técnico em Patologia Clinica, serão realizadas no dia 17 de maio de 2013, sexta-feira, às 15h, no Hospital Carlos Chagas, localizado à Chácara Fernando Jardim, 555 – Bairro Campestre – Itabira/MG.
 
A distribuição dos candidatos por sala, para as provas de conhecimentos específicos, será afixada na FUNCESI, Prédio Areão, localizado à Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Bairro Major Lage – Itabira/MG, no site www.funcesi.br, e no Hospital Carlos Chagas, no dia 13 de maio de 2013, segunda-feira a partir das 14:00 horas.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados da data de Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cunha - SP

A Prefeitura de Cunha, no estado de São Paulo, por meio da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda, publicou edital N° 01/2013 de concurso público com oferta de 45 vagas para profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior. Segundo o edital, os contratados receberão salários que variam de R$ 684,52 a R$ 3.001,71, em jornadas de 20h, 38h e 40h semanais.

Cargos
- Alfabetizado/Fundamental - Trabalhador Braçal, Agente de Serviços Gerais, Servente, Agente de Endemias e Monitor para Casa do Abrigo;

- Ensino Médio - Motorista Socorrista, Técnico Administrativo, Técnico Educacional, Técnico de Enfermagem, Técnico em Manutenção de Informática e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Ensino Superior - Contador, Enfermeira, Médico do Trabalho e Médico-Veterinário.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de maio de 2013, pelo site www.mouramelo.com.br, ou na Rua Casemiro da Rocha, nº. 41, Centro, Cunha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa de inscrição será de R$ 18,00 para alfabetizado, de R$ 22,00 para nível fundamental, de R$ 24,00 para médio/ técnico e de R$ 48,00 para superior.

Provas
O concurso público constará de provas objetivas sobre Conhecimentos Básicos/Gerais e/ou Específicos. Para o cargo de Trabalhador Braçal será aplicada apenas prova prática e os candidatos que concorrem às vagas de Motorista Socorrista, além da prova escrita, também serão avaliados por meio de teste prático.

A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 dias antes da sua aplicação, no site www.mouramelo.com.br e no Mural da Prefeitura Municipal de Cunha.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Vagas de estágio nos Correios de Roraima

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional de Roraima, disponibilizou os editais de processo seletivo nºs E-095 e E-96/2013. A seleção oferece 01 vaga para estagiários de nível médio/técnico em edificações e 01 para estagiário de nível superior, nos turnos Matutino e Vespertino, além de formar cadastro de reserva e destinar 10% do total de vagas para pessoas com deficiência.
 
O selecionado de nível superior incompleto terá direito a uma bolsa-auxílio de R$ 425,95, mais R$ 80,72 de auxílio-transporte e R$ 171,37 referente ao vale alimentação por uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Já o de nível médio/técnico terá rendimento de R$ 304,25, mais R$ 80,72 de auxílio-transporte e R$ 171,37 de vale-refeição.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas entre os dias 06 e 15 de maio de 2013 através do endereço eletrônico www.correios.com.br/institucional/concursos/correios. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A inscrição deverá ser entregue pessoalmente, na Pça. Centro Cívico, 176, Centro, Boa Vista , RR, CEP 69.301-380, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, respeitando o prazo.
 
Seleção
O processo seletivo será composto de duas etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e avaliação de documentos (eliminatória). Os candidatos também passarão por uma entrevista. O resultado final será informado no site dos Correios.
 
A contratação, sem vínculo empregatício, será celebrada com a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio firmado entre a ECT, a Instituição de Ensino e o estagiário.
 
O processo seletivo terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Fraiburgo publicou no Diário Oficial dos Municípios (30/04/2013) os  extratos dos editais 023 e 024/2013 para contratação de profissionais da área de saúde, em caráter temporário. As oportunidades são para os níveis superior e fundamental.
 
O edital 023, que tem inscrições abertas até 10 de maio de 2013, prevê o preenchimento de oportunidades para o cargo de Médico Clínico Geral, com carga horária semanal de 12 horas. Já o edital 024 mantém as inscrições abertas até 20 de maio de 2013, com a oferta de vagas para os cargos de Médico Clínico Geral – ESF e Agente Epidemiológico.
 
As inscrições poderão ser efetivadas no período determinado em cada edital, das 08h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, Município de Fraiburgo, SC.
 
De acordo com os extratos de edital, o preenchimento de vagas será para o ano de 2013, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade da administração municipal.
 
O edital na íntegra será publicado no site “www.fraiburgo.sc.gov.br”. Outras informações também podem ser obtidas por meio do telefone: (49) 3256- 3013.

UFERSA abre concurso público

A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, lançou no Diário Oficial da União de 30/04/2013, o edital de nº 21/2013 de concurso público, que visa preencher 14 vagas para professores auxiliar em disciplinas das áreas de Engenharias Florestal, Química, Industrial e de Minas, Biologia, Medicina Veterinária, Agronomia, Ciências Contábeis, Geologia e Biotecnologia. Os selecionados contratados atuarão no campus Ufersa de Mossoró e Rio Grande do Norte.
 
A remuneração pode variar de R$ 4.091,03 a R$ 8.049,77, de acordo com a titulação dos candidatos aprovados, e a jornada de trabalho é de 40 horas por semana.
 
A inscrição será finalizada no dia 31 de maio de 2013 e poderá ser realizada pelo site www.ufersa.edu.br. Os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100.
 
O processo seletivo constará de prova escrita (eliminatória), prova de aptidão didática (eliminatória) e exame de títulos (classificatório). 
 
A prova escrita ocorrerá na provável data de 30 de junho de 2013, das 8h às 12h, no local informado no cartão de inscrição do candidato, que vai estar disponível no endereço www.ufersa.edu.br/concursos.  
 
O local do sorteio da ordem de apresentação, do sorteio dos pontos e a definição dos horários para as Provas de Aptidões Didáticas serão divulgados no momento de publicação do resultado da Prova Escrita, sendo informados no sítio eletrônico da UFERSA. Já a prova de títulos está agendada provavelmente para 08 de julho de 2013, no pavimento superior do prédio administrativo da UFERSA (Prédio da Reitoria), hall do Registro Escolar.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, a contar da homologação do resultado, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Cáceres (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cáceres, no estado do Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, divulga edital de processo seletivo nº. 01/2013, para provimento de vagas na modalidade cadastro de reserva de níveis fundamental, médio e superior com remuneração que varia de R$ 678,00 a R$ 3.297,82.
 
São destinadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Bioquímico/Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico (Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologista, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Psicólogo, Educador Físico, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Artesão, Motorista, Guarda e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente do dia 13 a 15 de maio de 2013, das 08h00min as 11h00min e de 13h00min as 17h00min, na sede do Conselho Municipal de Saúde, situado à Rua das Granadas, 291 - Bairro Vila Mariana – Cáceres - MT – CEP 78200-000.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Cópia do documento de identidade (RG);
Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);
Cópia do Título de Eleitor e comprovante da última votação;
Cópia do comprovante de escolaridade e dos pré-requisitos exigidos para o cargo;
Cópia do documento do registro no Conselho Profissional para os candidatos de nível superior e quando necessário para os de nível técnico;
Certificado de reservista;
Comprovação de experiência profissional;
Qualificação profissional;
Procuração com firma reconhecida, se apresentado por procurador;
Declaração de não acumulação ilegal de cargos, empregos ou função pública, assinada pelo candidato.

Prova
O certame será constituído de preenchimento da ficha de inscrição e entrega da documentação comprobatória, avaliação curricular e entrevista.
 
A entrevista será realizada provavelmente nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2013, no horário de 08h00min às 11h00min e de 13h00min às 17h00min na sede do Conselho de Saúde, situado à Rua das Granadas 291, Vila Mariana.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado a critério da administração, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 02 de maio de 2013, pág. 21 a 29.

Vagas de estágio na Prefeitura de Santiago - RS

No município de Santiago, estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura tornou pública a abertura de processo seletivo nº. 022/2013 para seleção de estagiários de nível superior. São oferecidas oportunidades nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia, Pedagogia, Serviço Social, Enfermagem, Letras e Psicologia.
 
A bolsa-auxílio poderá chegar a R$ 637 por jornada de trabalho de 30 horas semanais. As inscrições serão realizadas pela internet, mediante acesso ao site www.pmsantiago.com.br, no período de 02 a 10 de maio de 2013.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada na data prevista de 19 de maio de 2013, a partir das 8h30min, nas dependências da Escola de Educação Básica da URI, sediada na Rua Vinte de Setembro, Nº 2410.
 
A divulgação do gabarito será até o segundo dia útil subseqüente à realização das provas, após as 11h, no Quadro de Avisos Oficiais da Prefeitura Municipal e na página da internet da Prefeitura, www.pmsantiago.com.br.
 
O processo seletivo tem validade de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação final.

Prefeitura de Guajará-Mirim (RO) abre processso seletivo

A Prefeitura de Guajará-Mirim, localizada a 372 km da capital, Estado de Rondônia, lançou edital de processo seletivo Nº. 001/SEMAD/2013, destinado a contratação emergencial e temporária de Médico Ginecologista Obstetra, Clínico Geral, Ortopedista, Cardiologista, Pediatra, Anestesista, Neurologista, Psiquiatra, Técnico em Higiene Bucal e Farmacêutico.
 
São oferecidas 41 vagas, sendo 20 imediatas e 21 para cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. A remuneração pode variar entre R$ 678,00 e R$ 2.528,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de maio de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, onde funciona a Secretaria Municipal de Administração, sito à Avenida XV de Novembro, 930, Centro; por meio de terceiros, mediante a apresentação de procuração com firma reconhecida e com especificações de poderes e documentos de identidade do procurador, devendo a documentação do candidato inscrito estar autenticada ou acompanhada dos originais; via correio enviada aos cuidados do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim.
 
O formulário de inscrição estará disponível na internet, no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim (www.guajaramirim.ro.gov.br) e no diário oficial dos municípios
www.diariomunicipal.com.br. Também serão disponibilizados formulários de inscrição na Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação do Município. O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido no horário das 08h30 às 13h30. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Avaliação
As Provas Objetivas serão realizadas na cidade de Guajará-Mirim, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Liberty de Freitas, sito à Rua 41, s/nº, Bairro Jardim das Esmeraldas, provavelmente, no dia 19 de maio de 2013, às 09 horas.
 
O resultado da Prova Objetiva será publicado na data provável de 20 de maio de 2013, no site da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, bem como no Mural da Prefeitura de Guajará-Mirim e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O prazo de validade do certame será de até 06 meses, prorrogável a critério da Administração Pública por igual período.

Vagas de estágio nos Correios de Mato Grosso

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional de Mato Grosso, lançou o edital E 87/2013 de processo seletivo para contratar estudantes de nível médio e técnico que ocupem 22 vagas de estágio no órgão, além de formação de cadastro de reserva. São oito (08) vagas para atuação no turno matutino e 14 para o vespertino. As vagas são distribuídas para diversas cidades do interior do Mato Grosso.
 
A remuneração será no valor de R$ 304,25, acrescida de R$ 80,72 e R$ 171,37, referentes ao auxílio-transporte e vale refeição, respectivamente. A jornada de trabalho será de 20 horas por semana.
 
As inscrições podem ser feitas até 17 de maio de 2013 por meio do endereço eletrônico www.correios.com.br/institucional/concursos/correios. Após o preenchimento do formulário digital, o candidato deve levá-lo, além de outros documentos exigidos no edital, para onde pretende fazer o estágio.
 
O processo seletivo será composto de duas etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado com a lista dos selecionados será disponibilizada no site dos Correios, www.correios.com.br.
 
O processo seletivo terá duração de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.
 
Confira os endereços de inscrição:

Prefeitura de Presidente Kennedy (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou edital de processo seletivo N° 003/2013, destinado ao preenchimento de 51 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.672,96 e Ticket Alimentação. A carga horária varia de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Monitor do Projeto de Inclusão, Coordenador do Projeto de Inclusão, Cuidador, Auxiliar de cuidador, Coordenador de Abrigo, Pedagogo, Advogado, Assistente Social, Psicólogo, Digitador, Entrevistador e Coordenador CREAS.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 08 de maio de 2013, no horário de 9h às 16 horas, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situada na Rua Olimpio Pinto Campos Figueiredo, nº 162, Centro (ao lado do Supermercado do Diogo), na cidade de Presidente Kennedy-ES. A inscrição é gratuita.
 
A seleção será realizada em etapa única, constituída de Prova de Avaliação de Títulos e Tempo de Serviço na Área, com caráter eliminatório e classificatório.
 
O processo seletivo simplificado terá prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses.

UFPA abre processo seletivo

A Universidade Estadual do Pará (UFPA) lançou edital Nº 070/2013 de processo seletivo para o preenchimento de 04 vagas no cargo de Professor Visitante e Substituto, para o Magistério Superior. Podem participar da seleção os docentes graduados em Ciências Biológicas, Enfermagem, Letras e Direito. O vencimento básico é de até R$ 8.049,77.
 
Para concorrer às vagas disponíveis no Instituto de Ciências Biológicas e no Campus Universitário de Marabá, as inscrições devem ser efetivadas até 10 de maio de 2013, já para as oportunidades do Campus Universitário de Bragança e do Instituto de Ciência da Saúde, as inscrições seguem abertas até 17 de maio deste ano.
 
As inscrições serão realizadas nas Unidades para onde se destinam os processos seletivos, mediante preenchimento da ficha de inscrição pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. O candidato também pode efetivar sua inscrição via Correios, com documentação encaminhada para o endereço de cada Unidade responsável pela seleção, ou ainda por e-mail, enviando o formulário de inscrição e os documentos digitalizados para os endereços eletrônicos: executivaicb@gmail.com, secex_icb@ufpa.br, coordac_icb@ufpa.br e icb.ufpa@gmail.com.
 
A seleção constará de julgamento de títulos, prova escrita ou didática, dependendo do cargo escolhido. O resultado final de cada seleção será publicado no Diário Oficial da União.
 
O prazo de validade dos Processos Seletivos será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação no D.O.U
 
O edital na íntegra está disponível na página eletrônica www.progep.ufpa.br.

Programa Jovem Aprendiz IBFC 2013

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC,  lançou edital nº. 02/2013 para realização de processo seletivo com o objetivo de preencher 30 vagas do Programa Formação para o mundo do trabalho - Módulo de Qualificação Básica , visando a Formação de futuros Jovens como Jovem Aprendiz ou Profissional em Desenvolvimentos ou Vivência para o Desenvolvimento Profissional, 2º semestre de 2013, desenvolvido pelo IBFC.

Pré-requisitos

Ter idade mínima de 15 anos completos e, máxima de 17 anos até junho de 2013;

Estar regularmente matriculado e cursando 1º ou 2º ano do Ensino Médio no início de 2013, em Instituição de Ensino público;

Residir ou cursar em Instituições de ensino na cidade de Taboão da Serra ou em cidades circunvizinhas como: Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Osasco e São Paulo, onde o tempo de deslocamento não comprometa o seu horário do início da aula (13h30).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 03 de maio a 02 de junho de 2013, no site www.ibfc.org.br.
 
A inscrição será efetivada somente após a impressão do comprovante de inscrição do candidato e protocolado na sede do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – situado à Rua João Queiróz, 107 – Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra – SP, no período de inscrição, de segunda a sexta-feira das 09 às 17 horas.
 
Prova
A prova objetiva e a redação serão realizadas na data provável de 16 de junho de 2013, na cidade de Taboão da Serra, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 10 de junho de 2013 por edital de convocação para prova a ser publicado no site www.ibfc.org.br.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado no site - www.ibfc.org.br em até 24 horas após a aplicação da mesma.
 
A divulgação do resultado da prova objetiva e redação está prevista para 21 de junho de 2013.
 
A entrevista está prevista para 01 de julho de 2013, em horários e locais que serão divulgadas a partir do dia 28 de junho de 2013 por edital de convocação a ser publicado no site - www.ibfc.org.br.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 5 meses a contar da data do resultado final.

Processo Seletivo Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no estado de São Paulo, publicou edital n° 41/2013 de processo seletivo que visa o preenchimento de 05 vagas para Médico, na especialidade de Medicina Intensiva Adulto. A remuneração oferecida é de R$ 2.650, acrescida de prêmio de produtividade médica no valor de até R$ 2.512,50.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 09 a 24 de maio de 2013, das 10 às 15 horas, no Núcleo de Recrutamento e Seleção da Gerência de Recursos Humanos, do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, sito à rua Voluntários da Pátria, 4301- Prédio 7 – Mandaqui – São Paulo.
 
A avaliação dos candidatos será constituída de análise curricular. As contratações terão validade de até 10 meses ou até que os cargos correspondentes sejam providos por meio de concurso público.

Concurso UFPE 2013

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu os editais N°s 016 e 017/2013 de concurso público, para provimento de cargos docentes da Carreira do Magistério Superior - Professor Auxiliar. São ofertadas 63 vagas para cargo de nível superior, com salários de até R$ 8.049,77 ´pr jornada de dedicação exclusiva.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 31 de maio de 2013, na Secretaria da Diretoria do Centro Acadêmico ao qual pretende concorrer, de 2ª a 6ª feira, nos horários indicados: de 8h às 12h e de 14h às 17h. A taxa é de R$ 100,00.

Haverá prova escrita, didática e/ou didático-prática e julgamento de títulos para todos os participantes da seleção. As provas serão aplicadas em data, locais e horários a serem divulgados.

O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Poá (SP) publica edital de processo seletivo

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Poá publicou edital nº. 001/2013  de processo seletivo para provimento de cargos vagos no quadro de funcionários do município. Sob coordenação técnica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Fundação VUNESP, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 207 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.027,83, para carga horária de 20h, 30h e 40h semanais.
 
Cargos
Coveiro, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Motorista, Inspetor de Alunos, Técnico de Higiene Dental, Agente de Combate de Vetores, Assistente Social, Cirurgião Dentista (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Clínico Geral, Endodontista, Pacientes Especiais, Periodontista e Protesista), Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico (Clínico Geral e Pediatra), Professor Adjunto de Educação Básica II (Artes, Educação Física, História/Geografia, Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Matemática /Ciências), Professor Adjunto (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Professor (Educação Infantil, Educação Física e Ensino Fundamental), Professor de Educação Básica II (Artes, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira Moderna – Língua Inglesa) e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições ficarão abertas do dia 13 de maio às 16 horas de 14 de junho de 2013, exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 50,00 e 75,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos de acesso à internet, tais como o Programa Acessa São Paulo, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do estado.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, prática e de títulos.
 
Os títulos deverão ser encaminhados durante o período de inscrição à Fundação VUNESP, por Sedex ou Aviso de Recebimento - AR, logo após o pagamento da inscrição.
 
A prova objetiva será aplicada nos dias 04 e 11 de agosto de 2013, em locais e horários que serão divulgados no edital de convocação para as provas, nos 3 dias que antecederem a data prevista para aplicação das mesmas, no site www.vunesp.com.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Itaipulândia (PR) abre concurso público

A Prefeitura de Itaipulândia, estado do Paraná, realiza concurso público, por meio do edital Nº 01/2013, com o objetivo de prover vagas em vários setores da administração pública. As etapas deste certame estão sob a responsabilidade do Instituto Brasil - Assessoria Brasileira de Concursos Ltda. São oferecidas 163 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 6.732,01, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Advogado, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Eletricista, Borracheiro, Contador, Dentista, Documentador, Eletricista, Encanador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Postura e Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Libras, Mecânico, Médico - Clínico Geral, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquina, Operador de Máquina Leve, Operador de Sistemas de Saúde, Pedreiro, Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Topógrafo e Tradutor e Intérprete de Libras.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br, até 20 de maio de 2013.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Itaipulândia, situada na Rua São Miguel do Iguaçu, nº1891, no mesmo período das inscrições via internet, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100.
 
Seleção, Gabarito e Validade
A avaliação constará de prova escrita para todos os candidatos, além de prova prática para os cargos de Operador de Máquina e Operador de Máquina Leve e prova de títulos para o cargo de Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Oficial Administrativo.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 09 de junho de 2013. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de aplicação da prova, a partir das 20 horas.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois (02) anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Uneb abre concurso público para professor auxiliar

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) lançou o editail nº 046/2013, de concurso público, visando preencher vagas para cadastro de reserva para professores auxiliares. As vagas são para lecionar disciplinas nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia, Biologia, Nutrição, Educação Física e Direito. Os candidatos, além de ter alguma dessas graduações, precisam ter pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado.
 
A remuneração vigente, por uma jornada de 40 horas de trabalho por semana, para um professor auxiliar é de R$ 3.136,14, já incluso o incentivo funcional de especialista e o benefício CET - Condições Especiais de Trabalho.
 
As inscrições podem ser feitas entre os dias 13 e 26 de maio de 2013, exclusivamente pela internet, através do site www.concursodocente.uneb.br, selecionando a opção Inscrição Online. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.
 
O concurso se dará em quatro etapas: prova escrita (eliminatória), aula pública (para efeito de registro), apresentação de memorial e prova de títulos. As datas para a realização de cada uma dessas avaliações serão informadas pelo site www.concursodocente.uneb.br, competindo aos candidatos acessarem para se manterem informados.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, contados da data da publicação dos resultados homologados pela Reitoria da Universidade, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Maiores informações no edital:

Concurso Prefeitura de Guarani d'Oeste - SP

A Prefeitura de Guarani d'Oeste, no estado de São Paulo, através da  FSV Concursos, divulgou o resumo do edital Nº 01/2013 de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente dos Servidores Públicos do Município. São ofertadas 85 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 4.120,17. Vale lembrar que 5% das vagas são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Tratorista, serviços gerais, pintor, pedreiro/encanador, mecânico/soldador, motorista, lavador de veículos, auxiliar de oficina, pagem (babás), inspetor de alunos, eletricista, cozinheira, agente comunitário de saúde,  agente comunitário de endemias, técnico em informática, técnico em enfermagem, técnico agrícola, secretário técnico, recepcionista/telefonista, monitor de sala, fiscal geral, encarregado (geral de transporte, setor de pessoal, serviços urbanos, estradas municipais, cozinha, tesouraria e administrativo), auxiliar administrativo, assistente de setor, assistente da tesouraria, assistente administrativo, almoxarife, agente da vigilância sanitária, agente de vigilância epidemiológica, terapeuta ocupacional, técnico em administração pública municipal, psicólogo, professor peb – ii (inglês, educação artística e educação física), professor peb – i, professor educação especializada, veterinário, professor/monitor, procurador jurídico, nutricionista, médico (pediatra, ginecologista e clínico geral), jornalista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, engenheiro (civil e agrônomo), enfermeiro, encarregado do setor de saúde, encarregado de lançadoria/fiscalização tributária, coord. pedagógico ensino infantil/fundamental/creche, coord. cras, cirurgião dentista e assistente social.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.fsvconcursos.com.br, das 10 horas do dia 06 até às 16 horas de 15 de maio de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 65,00.
 
Prova
As datas previstas para aplicação da prova objetiva serão especificadas oportunamente no edital de convocação.

Estágio Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil (BACEN), por meio do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, lançou o edital Nº 01/2013 de processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior. Os estagiários terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 364,00 para cumprir jornada de trabalho de 20 horas, e R$ 520 por carga horária de 30 horas semanais. Os estudantes contratados também irão receber auxílio-transporte no valor de R$ 6 por dia.
 
O processo seletivo é destinado à formação de cadastro reserva nas praças de Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
 
Podem se candidatar estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2º ao 3º semestre); Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Cinematografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, Gestão Pública, História, Informática, Museologia, Pedagogia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, todos do 2º ao 6º semestre, além de alunos de Direito, que estejam cursando entre o 6º e 8º semestre.
 
As inscrições serão realizadas no período de 07 a 20 de maio de 2013, no portal do CIEE (www.ciee.org.br). Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção constará de prova objetiva, entrevista e avaliação de habilidades. As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 26 de maio de 2013. O horário e o local das provas estarão disponíveis no comprovante de inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato no ato da inscrição.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 24 de junho de 2013, no portal do CIEE.

Prefeitura de São Julião - PI abre processo de seleção

A Prefeitura de São Julião, no Estado do Piauí, torna público (edital n° 001/2013) aos interessados que estarão abertas as inscrições ao processo de seleção para o provimento de cargos públicos de caráter temporário, para o ano de 2013. São oferecidas oportunidades de níveis fundamental, médio/magistério e superior, com salários que variam de R$ 678,00 a R$ 5.000,00.
 
A jornada de trabalho comum será de 40 horas semanais, com exceção do cargo de professor que poderá ser de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Educação de São Julião, até o dia 15 de Maio de 2013, no horário de funcionamento da Prefeitura.
 
A taxa de participação varia de R$ 20,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo desejado.
 
Serão aplicadas provas objetivas somente para os cargos de nível Fundamental e Médio. Os cargos de nível superior farão texto dissertativo e análise curricular.
 
O candidato disporá de 2 horas para a produção do texto compreendido das 8 às 10 horas  do dia 19 de maio de 2013, em local a ser divulgado posteriormente.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 24 de maio de 2013, a partir das  16h, podendo ser estabelecida outra data previamente divulgada.
 
O presente processo seletivo terá duração de 01(um) ano.

Exercícios e boa alimentação: troque seu excesso de gordura por massa muscular

Exercícios e boa alimentação: troque seu excesso de gordura por massa muscular Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos
 exercícios, principalmente os que utilizam pesos,
como a musculação
A partir dos 30 anos é natural ter pneuzinhos onde antes havia músculos firmes e tonificados
 
Quem está de dieta não quer só exterminar as gordurinhas. Cada vez mais, homens e mulheres estão em busca de um corpo definido e com músculos, mas, para atingir esse resultado, é necessário seguir uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, substituir a gordura por massa magra é um trabalho lento.

— O processo de definição muscular e ganho de massa magra é extremamente complexo. É importante o acompanhamento de um profissional da área de fisiologia e de um nutricionista. Somente esses profissionais podem indicar qual é a melhor dieta e os exercícios ideais para trabalhar em conjunto e ganhar músculos — explica.

Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do corpo e trabalham durante todo o dia. Para mantê-los em forma, não basta só praticar exercícios e cuidar da alimentação, é preciso entender como funciona o processo de ganho de massa magra e perda de gordura.

— O ganho de massa magra consiste no processo anabólico, que acontece sempre que as moléculas se reconstroem a partir de outras. Enquanto que a eliminação de gordura ocorre de um processo catabólico, ou seja, quando o organismo está sem energia ele destrói o seu próprio tecido, proporcionando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Apesar de serem processos distintos, existem algumas formas de atingi-los. É importante fazer exercícios físicos e se alimentar de muitos nutrientes para conseguir eliminar a gordura e ganhar músculos — afirma Pinheiro.

É possível transformar gordura em músculo?
O fisiologista alerta que o músculo e a gordura são tecidos totalmente diferentes. Ou seja, ainda não é possível transformar um no outro. Segundo ele, quando se perde peso por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a diminuição de sua quantidade, pois a gordura continua no mesmo lugar, mesmo depois de ocorrido o emagrecimento.

A partir dos 30 anos de idade é natural perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia cerca de 3% com o passar dos anos, resultando nos pneuzinhos que aparecem onde antes havia músculos firmes e tonificados. O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos exercícios, principalmente os que utilizam pesos, como a musculação.

— Quando a pessoa faz exercícios para perder peso, ocorre um aumento da massa muscular que possibilita uma diminuição de gordura ao redor do músculo, melhorando a aparência e tonificando os músculos — diz Pinheiro.

Ideal é combinar alimentação e exercícios
Para perder uma quantidade relativamente grande de gordura corporal é importante associar uma dieta hipocalórica com uma série de exercícios aeróbicos e musculação. A combinação dos exercícios aeróbicos com os localizados, somados a uma boa alimentação, é o primeiro passo para quem deseja se livrar da gordura. Os exercícios aeróbicos irão queimar a gordura, enquanto os localizados irão tornear os músculos. A alimentação adequada irá garantir que você alcance o resultado desejado.

Gorduras X Ovários policísticos
As mulheres que desejam se livrar da gordura e ganhar músculos devem ficar atentas às alterações hormonais, pois elas podem favorecer o acúmulo de gordura.

— As mulheres que são portadoras de ovários policísticos, bigode chinês (Hirsutismo), excesso de pelos ou acne, formam mais gordura rapidamente que as outras mulheres. Nessas, a insulina é geralmente alta no sangue, ou seja, forma gordura facilmente. Consulte o médico para controlar essas alterações hormonais e não deixe de praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente — adverte o profissional.
 
Fonte Diário Catarinense