Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de março de 2013

Redução da carga horária de residentes pode prejudicar segurança dos pacientes

Redução do número de horas de trabalho de residentes não conseguiu aumentar a quantidade de sono que eles têm durante a semana
Redução do número de horas de trabalho de residentes não
 conseguiu aumentar a quantidade de sono que eles
têm durante a semana
Regulamentações que diminuíram tempo de serviço de internos para 16 horas nos EUA têm levado a maior incidência de erros médicos
 
Diminuição da carga horária de médicos residentes pode prejudicar a segurança do paciente e a formação dos médicos. É o que revela estudo de pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que, embora os internos trabalhem menos, essa redução não é acompanhada por um aumento nas horas de sono, o que acarreta maior incidência de erros médicos.
 
 
A equipe de pesquisa avaliou o desempenho de médicos nos EUA após a instituição de novas regulamentações nacionais para restringir ainda mais as horas de serviço de médicos no primeiro ano de residência.
 
Em 1 de Julho de 2011, o Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME) trouxe novas restrições aos regulamentos de 2003 sobre as horas de serviço e a supervisão. O ACGME é o órgão responsável por credenciar a maioria dos programas de treinamento de residência médica nos Estados Unidos.
 
As regulamentações de 2011 reduziram as horas de serviço contínuo de trabalho dos estagiários do primeiro ano de 30 horas para 16 horas consecutivas.
 
ACGME focou em estagiários do primeiro ano, porque eles são os residentes com menos experiência e podem, portanto, estar em maior risco de cometer erros evitáveis.
 
A ideia era de que a limitação das horas de trabalho iria ajudá-los a dormir mais, reduzir a fadiga e levar a menos erros médicos graves.
 
No entanto, em um novo estudo, o pesquisador Sanjay V. Desai e seus colegas demonstraram não haver provas suficientes para sustentar as novas restrições.
 
Em vez disso, eles dizem que as consequências não intencionais dos novos regulamentos podem estar tornando os pacientes menos seguros e comprometendo a formação de estagiários.
 
Eles verificaram que a limitação do número de horas de trabalho de residentes não conseguiu aumentar a quantidade de sono que eles têm durante a semana.
 
Eles também descobriram que a redução das horas de trabalho levou a menor tempo de treinamento.
 
"As consequências dessas normas abrangentes são potencialmente muito sérias. Apesar de a melhor das intenções, as horas de trabalho reduzidas são algemas para os programas de treinamento, e os benefícios para a segurança do paciente e o bem-estar dos internos não têm sido demonstrados", afirma Desai.
 
No entanto, ele e seus colegas também ressaltam que mais pesquisas são necessárias para entender o impacto adicional de horas de trabalho reduzidas na segurança do paciente ea qualidade da formação.
 
Segundo Desai, o limite de 16 horas foi instaurado sem evidências claras de que seria melhora para a segurança do paciente e os resultados. "Precisamos de um estudo rigoroso. Precisamos de dados para informar esta questão crítica. Agora é a hora de buscá-los", destaca.

O estudo
Desai e seus colegas compararam três padrões diferentes de trabalho nos meses que antecederam as mudanças de 2011. Eles separaram aleatoriamente internos para um de três grupos e acompanharam por um a três meses.
 
Um grupo tinha um padrão de trabalho que cumpriu o modelo de 2003 de estar de plantão todas as noites com um limite de trabalho de 30 horas.
 
Os outros dois grupos trabalharam com modelos compatíveis com as mudanças de 2011, um em que os internos estavam de plantão cinco noites por semana, mas trabalhavam apenas 16 horas seguidas, e o outro sendo uma programação oscilante, onde internos trabalharam uma semana normal no turno da noite não mais do que 16 horas.
 
Mas enquanto Desai e seus colegas descobriram que, em comparação com os internos com plantões de 30 horas, os do esquema limite de 16 horas tiveram, em média 3 horas a mais de sono nas 48 horas de folga, não houve diferença na quantidade de sono dos dois grupos durante a semana.
 
Assim, mesmo que o padrão compatível com as mudanças de 2011 tenha dado a cada estagiário 14 horas extras fora do hospital, eles só usaram 3 delas para dormir.
 
Segundo Desai, a rigidez das regras atuais da ACGME sufoca a inovação. "Mudanças políticas drásticas, como a mudança para 16 horas, sem uma melhor compreensão das suas implicações são preocupantes. A formação da próxima geração de médicos está em risco", alerta o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Discussão entre os pais altera funcionamento do cérebro de bebês

Pesquisa mostrou que o estresse severo pode ter um impacto negativo significativo no desenvolvimento da criança.
Pesquisa mostrou que o estresse severo pode ter um impacto
 negativo significativo no desenvolvimento da criança
Bebês expostos a brigas, mesmo durante o sono, processam o estresse e a emoção de maneira diferente
 
Discussões estre os pais estão associadas ao funcionamento do cérebro de bebês. É o que revelam pesquisadores da Universidade de Oregon, nos EUA.
 
A pesquisa afirma que estar exposto a discussões entre os pais altera a maneira como o cérebro dos bebês processa a emoção do tom de voz. Segundo os investigadores, bebês respondem ao tom de voz zangado, mesmo quando estão dormindo.
 
Os cérebros dos bebês são altamente plásticos, permitindo-lhes desenvolver em resposta aos ambientes e suas experiências. No entanto, essa plasticidade vem com certo grau de vulnerabilidade. A pesquisa mostrou que o estresse severo, tal como maus tratos, pode ter um impacto negativo significativo no desenvolvimento da criança.
 
A líder da pesquisa Alice Graham e seus colegas decidiram investigar o impacto de fatores estressantes mais moderados. "Nós estávamos interessados em saber se uma fonte comum de estresse no início da vida das crianças, brigas entre os pais, está associada com a forma como cérebro dos bebês funciona", afirma Graham.
 
Os pesquisadores recrutaram 20 crianças, na faixa etária de 6 a 12 meses, que foram ao laboratório em seu horário regular para dormir. Enquanto eles estavam dormindo no scanner, as crianças foram expostas a frases sem sentido ditas em tom de voz muito irritado, levemente irritado, feliz e neutro por um adulto do sexo masculino.
 
"Mesmo durante o sono, as crianças apresentaram padrões distintos de atividade cerebral, dependendo da emoção do tom de voz apresentado", observa Graham.
 
Os pesquisadores descobriram que as crianças expostas a brigas entre os pais apresentaram maior reatividade ao tom de voz muito irritado em áreas do cérebro ligadas ao estresse e regulação da emoção, como o córtex cingulado anterior, núcleo caudado, tálamo e hipotálamo.
 
Pesquisas anteriores com animais mostraram que essas áreas do cérebro desempenham um papel importante no impacto do estresse precoce sobre o desenvolvimento. Os resultados deste novo estudo sugerem que o mesmo pode ser verdade para bebês humanos.
 
De acordo com Graham, esses resultados mostram que os bebês não são indiferentes à briga dos pais e que a exposição a esses conflitos pode influenciar a forma como o cérebro de bebês processa o estresse e a emoção.
 
A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science.
 
Fonte isaude.net

Unifesp irá avaliar a relação entre o casamento e a dependência de álcool

Dados dos participantes serão mantidos em sigilo
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Dados dos participantes serão mantidos em sigilo
Pesquisa seleciona casais dos quais um dos cônjuges ou parceiros faça uso abusivo do álcool, sem uso de outras drogas
 
O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), por meio da Unidade de Dependência de Drogas (UDED), está desenvolvendo uma pesquisa para compreender o relacionamento do casal e a dependência de álcool de um dos cônjuges ou parceiros.
 
Podem participar do estudo casais dos quais um dos cônjuges ou parceiros(as) faça uso abusivo do álcool, sem uso de outras drogas. Os casais serão convidados a participar de duas entrevistas e, caso tenham interesse, poderão receber tratamento.
 
Os dados dos participantes serão mantidos em sigilo pela equipe de pesquisadores, médicos e terapeutas envolvidos na pesquisa.
 
Os interessados poderão obter mais informações e agendar a primeira entrevista pelo telefone (11) 5549-2500, com Andreza ou Regina.
 
As entrevistas serão realizadas na UDED (Rua Napoleão de Barros, 1038 - Vila Clementino - SP).
 
Fonte isaude.net

Consumo de bebidas energéticas pode causar alterações no ritmo cardíaco

Pessoas que têm pressão arterial elevada devem ter
cuidado ao consumir energéticos
Estudo com jovens adultos sugere que bebida aumenta a pressão arterial e pode aumentar susceptibilidade a doenças cardíacas
 
Bebidas energéticas podem causar alterações no ritmo cardíaco. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos EUA.
 
A pesquisa revela que a bebida aumenta a pressão arterial e pode tornar o coração mais suscetível a doenças cardíacas.
 
Segundo os pesquisadores, pessoas que já têm pressão arterial elevada ou problemas cardíacos devem "ter cuidado" antes de consumir esses produtos.
 
A pesquisa, liderada por C. Michael White, analisou sete estudos. Entre eles, um total de 93 participantes beberam bebidas energéticas e tiveram seu "intervalo QT" medido, enquanto outros 132 passaram por medição da pressão arterial. Na maioria dos estudos, os participantes, entre 18 e 45 anos, beberam de 1 a 3 latas de Red Bull.
 
O intervalo QT é uma medida do eletrocardiograma (ECG) de como o próprio coração se reinicia eletronicamente enquanto bate. Um intervalo maior aumenta o risco de que um "circuito curto" irá se desenvolver no coração e, eventualmente, matar uma pessoa.
 
A avaliação concluiu que os intervalos de QT se prolongaram após o consumo de bebidas energéticas.
 
A análise também descobriu que a pressão arterial sistólica, o número mais alto em uma leitura de pressão arterial, aumentou 3,5 pontos após os participantes consumirem as bebidas. "Isso não é surpreendente, considerando os níveis de cafeína nas bebidas. Mas, se isso está acontecendo [em] um nível crônico, então é preocupante", afirma o coautor Ian Riddock.
 
A equipe ressalta que mais estudos são necessários para aconselhar os consumidores sobre o que fazer e para começar a pensar se há necessidade de regular melhor estas bebidas.
 
Fonte isaude.net

Exame de urina comum determina quanto tempo uma pessoa pode viver

Abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver
Foto: Collen/Foruns Biology
Abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na
urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver
Pesquisa revela que pessoas com proteinúria, ou excesso de proteína na urina, têm redução notável na expectativa de vida
 
Pesquisadores da University of Calgary, no Canadá, identificaram uma nova forma de descobrir a expectativa de vida de uma pessoa através de um exame de urina comum.
 
A abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver.
 
Pessoas saudáveis têm níveis muito baixos de proteína na urina, já que os rins são capazes de reter a maior parte para o corpo. Para aqueles com proteinúria, ou excesso de proteína na urina, isso é um indicador de que os rins foram danificados de alguma forma, e algumas das proteínas vazaram.
 
"Nosso relatório mostra que homens e mulheres com níveis mais altos de proteinúria têm expectativas de vida menor em comparação com pessoas com níveis relativamente baixos de proteinúria", afirma o autor da pesquisa Tanvir Chowdhury Turin.
 
O estudo envolveu a análise de mais de 810 mil pacientes que foram submetidos a testes de proteinúria.
 
Os resultados do estudo mostram que, entre os homens e mulheres de 30 a 85 anos de idade, quanto maior a quantidade de proteinúria, menor o tempo de vida.
 
Homens sem proteinúria sobreviveram cerca de 8,2 anos a mais do que aqueles com a condição, as mulheres sem o excesso de proteína sobreviveram 10,5 anos a mais que aquelas com proteinúria.
 
"Há uma redução notável da expectativa de vida associada com a gravidade da proteinúria. Nós já sabemos que a gravidade da doença renal crônica está associada ao aumento do risco de resultados adversos, incluindo o risco de mortalidade, mas o efeito da proteinúria na expectativa de vida não tinha sido estimado antes", destaca Turin.
 
Os níveis de proteína na urina podem potencialmente ser utilizados como um indicador da expectativa de vida e bem-estar geral do paciente. "Este relatório torna mais fácil de compreender e comunicar a importância do teste de urina para pacientes, profissionais de saúde e decisores políticos.
 
Dado que a proteinúria é um marcador chave de resultados adversos, estratégias para melhorar a identificação de pacientes com proteinúria devem ser prioridade entre médicos", sugere Turin.
 
 
Fonte isaude.net

Os sete médicos essenciais ao homem com mais de 50 anos

Agendar uma consulta e fazer exames antes de adoecer é um desafio para eles
 
Envelhecer é inevitável, mas esse processo pode acontecer de maneira mais natural e sem limitações que afetem a sua qualidade de vida. Para isso, acompanhamento médico é fundamental desde cedo - recuperar a saúde pode dar muito mais trabalho do que se prevenir de problemas.
 
Enquanto as mulheres estão habituadas a ir ao médico com frequência e ficam alertas ao surgimento de qualquer sinal estranho, o assunto é tabu entre os homens. "Homens acima dos 50 anos não agendam uma consulta mesmo quando já apresentam sintomas de uma doença", afirma o urologista Daher Chade, do Instituto de Câncer.
 
Listamos as principais especialidades que ele deve visitar a partir dos 50 anos de idade:
 
Oftalmologista - Foto Getty ImagesOftalmologia
Após os 50 anos, doenças como a catarata e o glaucoma têm maior incidência, daí a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista. "Grande parte das doenças dos olhos são irreversíveis, então identificar o problema precocemente pode eliminar a necessidade de cirurgias", afirma o oftalmologista Marco Antonio Alves, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O especialista lembra ainda que é possível identificar outras doenças silenciosas, como o diabetes e a hipertensão, apenas por meio de exames oculares. "E mesmo quem já sabe que é portador dessas doenças pode melhorar o controle clínico delas em uma consulta oftalmológica", complementa.
 
Dentista - Foto Getty ImagesOdontologia
Ir ao dentista apenas uma vez ao ano é arriscado demais nessa idade. O cirurgião dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), recomenda uma visita semestral ao consultório. "Os problemas mais comuns são a gengivite, inflamação das gengivas, e distúrbios de oclusão, como o bruxismo". Segundo ele, o intervalo entre um check-up e outro diminui caso o paciente tenha diabetes, seja fumante ou apresente outra condição que possa afetar a saúde bucal.
 
Cardiologista - Foto Getty ImagesCardiologia
"Após os 40 anos, o risco de infarto ou insuficiência cardíaca aumenta muito", afirma o cardiologista João Manoel Rossi Neto, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Por isso, recomenda-se uma visita anual ao médico, que fará uma análise clínica do paciente, avaliando se ele apresenta fatores de risco como obesidade e gordura abdominal. Na visita ainda será solicitado o histórico familiar de doenças cardiovasculares e exames laboratoriais de rotina para avaliar o colesterol e os triglicérides. Após essa primeira bateria, os resultados indicarão a necessidade ou não de se fazer exames mais elaborados, envolvendo até mesmo ultrassom.
 
Médico e idoso - Foto Getty ImagesPneumologia
"O câncer de pulmão não é o mais prevalente em homens, mas, certamente é o que mais mata, por ser um tipo mais agressivo", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisilogia (SBPT). Por isso, se o indivíduo é ou foi fumante, deve visitar um pneumologista anualmente para detecção desse problema. De acordo com a especialista, o risco da doença permanece mesmo após largar o cigarro. A visita ao pneumologista também deve acontecer sempre que o homem de mais idade for vítima de gripes ou resfriados. "O risco de o problema evoluir para uma pneumonia é maior e pode levar o paciente à morte". Outro cuidado fundamental é tomar as vacinas contra infecções respiratórias (gripe e pneumonia, por exemplo) disponíveis para pessoas de mais idade em postos públicos.
 
Médico e paciente - Foto Getty ImagesUrologia
A partir dos 45 anos, todo homem deve marcar uma consulta com um urologista anualmente, de acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer. Na consulta é feito o exame de toque retal que, na verdade, não leva mais do alguns segundos. "Por meio deste e de outros exames é possível diagnosticar diversos cânceres, como o de próstata, bexiga e rim, além de doenças que podem causar infertilidade". A periodicidade pode mudar caso o paciente tenha histórico de familiares com doenças do trato urinário.
 
Médico e idoso - Foto Getty ImagesColoproctologia
"O câncer de intestino é o que mais mata o homem depois do câncer de pulmão e do câncer de próstata", afirma o especialista Daher. Isso porque esse tumor tem, entre os principais fatores de risco, a idade. O consumo de álcool, o tabagismo e uma dieta pobre em fibras e rica em gordura são outros fatores de risco para esse tipo de câncer - a cada cinco anos, portanto, é indicado fazer uma colonoscopia para detectar o problema precocemente. O exame consegue identificar alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer e o tratamento dessas alterações já reduz o risco da doença.
 
Exame de sangue - Foto Getty ImagesEndocrinologia
"A incidência do diabetes aumenta conforme a idade", diz a endocrinologista Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia e Metabologia pela USP. Por isso, é fundamental analisar a glicemia do paciente idoso regularmente. Outro ponto importante é a avaliação do perfil lipídico, que mostrará se houve aumento do colesterol LDL (prejudicial) ou diminuição do colesterol HDL (benéfico), fator de risco para doenças cardiovasculares.

A especialista recomenda ainda um exame de TSH para verificar possíveis problemas da tireoide. "Embora eles sejam mais comuns em mulheres, também podem acometer o público masculino", afirma. Por fim, uma análise clínica poderá identificar efeitos colaterais da andropausa, fase similar à menopausa feminina. "Se necessário, é indicada a reposição hormonal para aumentar a libido e a disposição do homem".
 
Fonte Minha Vida

Antibiótico pode causar problemas cardíacos em pacientes com DPOC

Claritromicina interfere nos processos inflamatórios e aumenta risco de morte por doenças cardíacas
 
O antibiótico claritromicina é comumente usado para tratar infecções respiratórias como a pneumonia e evitar o agravamento do DPOC. Entretanto, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, descobriu que esse medicamento pode aumentar o risco de doenças cardíacas em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Os resultados foram publicados online dia 21 de março no jornal BMJ.

Neste estudo, os cientistas analisaram dados de 1.300 pacientes com agravamento súbito de DPOC e 1.600 pacientes com pneumonia. Eles descobriram que 26% dos pacientes com DPOC que receberam claritromicina tiveram pelo menos um problema cardíaco durante o ano seguinte ao tratamento, em comparação com 18% das pessoas que apresentaram algum problema sem o uso do antibiótico. Além disso, 12% dos pacientes com pneumonia que receberam claritromicina tiveram pelo menos um problema cardíaco, comparados com 7% das pessoas que não receberam o antibiótico.

Em pacientes com DPOC, houve uma associação significativa entre o uso de claritromicina e morte por conta de doenças cardíacas. Esta associação não foi observada em pacientes com pneumonia. Outro fator demonstrado no estudo foi o de que quanto mais tempo os pacientes passavam usando o medicamento, maior era o risco dele desenvolver problemas no coração. Os resultados também sugerem que o aumento do risco de problemas cardíacos permanece depois que os pacientes param de tomar a claritromicina.

Os estudiosos atribuem essa relação ao efeito que o antibiótico tem sobre os processos inflamatórios em pacientes com doenças pulmonares crônicas, mas que ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Eles afirmam ainda que essas associações não foram encontradas com o uso de outros antibióticos.

Mudanças diminuem a falta de ar no paciente de DPOC
Respiração curta, quase ofegante, e a necessidade de um balão de oxigênio são constantes da rotina de pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), problema causado principalmente pelo tabagismo. Só no Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com a doença, e o número de casos cresceu 12% entre 2005 e 2010, de acordo com o Ministério da Saúde. "O cansaço e a falta de ar atrapalham a rotina desses pacientes, por isso a conservação de energia é extremamente importante, de forma que eles consigam realizar atividades profissionais, familiares e sociais sem cair no sedentarismo e minimizando os efeitos da doença em sua vida", afirma Gilberto Pucca, presidente da Associação Brasileira de DPOC.
 
Confira os cuidados diários que podem suspender a necessidade de medicação em pacientes com a doença:
 
homem lendo no sofá - Foto: Getty ImagesRepouse antes de atividades cansativas
Rotinas simples como se vestir, comer, dirigir e até tomar banho podem ser muito difíceis para o paciente com DPOC, por isso, é importante que ele repouse antes de realizar um esforço, visando à conservação de energia. "Fazendo isso, o paciente consegue realizar mais atividades sem se cansar, melhorando a disposição, a autoestima e mantendo-se independente", afirma o fisioterapeuta Leonardo Dias, do setor de Reabilitação Pulmonar da Associação Brasileira de DPOC.
 
homem usandouma calçadeira - Foto: Getty ImagesUse uma calçadeira
Quando o paciente portador da DPOC flexiona o tronco para calçar os sapatos, sua respiração fica mais rápida e curta, aumentando assim a sensação de cansaço. "O uso de uma calçadeira diminuirá esse efeito, fazendo com que uma simples tarefa não seja algo tão incômodo", afirma o presidente da Associação Brasileira de DPOC, Gilberto Pucca. Os sapatos devem sempre ser retirados enquanto o paciente está sentado, evitando colocar o pé na cadeira ou flexionar o tronco, pois esse movimento é cansativo. "Dê preferência a calçados que não precisem ser amarrados, evitando assim a flexão do tronco."
 
homem sentado na cama vestindo a gravata - Foto: Getty ImagesVista-se sem sufoco
"O ideal para o paciente é se vestir ou se despir sentando na cama, sempre lentamente e mantendo a respiração mais tranquila possível", diz o fisioterapeuta Leonardo. "Lembre-se que soltar o ar deve durar o dobro do tempo que você gastou para encher os pulmões", recomenda. Use apoios para os cotovelos e fique sentado na cama ou cadeira. "Deixar as roupas já separadas na cama e sair do banheiro de roupão também ajudam a economizar energia para se vestir."
 
homem tomando banho sentado - Foto: Getty ImagesTome banho sentado
O banho é uma atividade em que usamos muito os membros superiores. Para o paciente com DPOC, isso significa alterar a utilização de músculos acessórios da respiração, comprimir o peito ao erguer as mãos para lavar a cabeça e flexionar o tronco para lavar pernas. 'Isso provoca uma sensação de falta de ar mais rápida que o normal", afirma Leonardo Dias. "Ao utilizar um banco ou cadeira de plástico, o paciente consegue diminuir o gasto energético no banho e melhorar essa sensação de cansaço." A dica do roupão também ajuda o paciente a retirar a umidade do corpo sem esforço, tornando a tarefa de se enxugar menos trabalhosa.
 
vaso sanitário com elevação e barras de segurança - Foto: Getty ImagesBarras de segurança no banheiro
O vaso sanitário é baixo e faz com que a hora de levantar seja mais complicada para o paciente com a DPOC. "As alternativas possíveis são aumentar a altura do vaso com adaptadores próprios para esse fim, ou usar barras de segurança que auxiliem o paciente a se levantar, tanto no vaso sanitário quanto no box do banheiro", afirma a fisioterapeuta Camila Luisa Sato, da UNESP. "Outra dica é colocar o pé um pouco mais atrás da linha do joelho ao chão, isso faz com que a hora de levantar seja mais fácil", afirma o fisioterapeuta Leonardo.
 
tampa do vaso sanitário aberta - Foto: Getty ImagesInstale um sistema para abertura da tampa do vaso
Isso fará com que o paciente não tenha que flexionar o tronco para levantar a tampa manualmente, facilitando a tarefa. "Em alguns países já existem uma tecnologia em que se pisa em um botão para levantar a tampa e em outro para dar a descarga, facilitando ainda mais a atividade", afirma Gilberto Pucca.
 
idosa descendo escadas - Foto: Getty ImagesEncarando as escadas
Subir e descer escadas são as tarefas mais difíceis e dispendiosas que existem dentro de casa, essa atividade toma 1040 ml de oxigênio por minuto, enquanto o corpo em repouso usa apenas 200ml/min. A principal dica é instalar corrimão na escada, isso fará com que o paciente tenha mais segurança, firmeza e equilíbrio. "Não tenha pressa na escada, vá devagar, passo a passo, e respire mais lenta e profundamente durante e após a subida", aconselha Leonardo Dias.
 
copo com escova de dentes dentro - Foto: Getty ImagesEscovar os dentes e pentear os cabelos
Manter os cotovelos apoiados enquanto estiver penteando os cabelos ou escovando os dentes ajuda na conservação de energia, bem como praticá-las sentado.
 
"O espelho deve ficar um pouco mais baixo para que essa atividade seja bem executada", lembra o presidente da Associação Gilberto Pucca.
 
homem escrevendo na agenda - Foto: Getty ImagesOrganize suas tarefas
O paciente deve adequar o ambiente e se organizar de modo que algumas atividades não se repitam todos os dias. "Lavar roupas e estendê-las em dois dias consecutivos, por exemplo, cansa demais o portador de DPOC", afirma a fisioterapeuta Camila. Organizar a agenda de tarefas da casa é fundamental, para que as atividades pesadas sejam feitas em dias alternados e nunca de uma vez só. "Gavetas, utensílios e equipamentos da cozinha que usamos com frequência devem sempre ficar na altura do tronco, dispensando a necessidade de se flexionar para pegá-los." Para quem mora em sobrados, a recomendação é concentrar as atividades do dia em apenas um andar, ou com o mínimo possível de subidas e descidas.
 
homem dirigindo - Foto: Getty ImagesCuidados ao dirigir
Se possível, o portador deve dar preferência a modelos completos de carro, com vidros e travas elétricas, direção hidráulica e câmbio automático. "Também deve fazer uma boa regulagem da altura do banco, para que não fique forçando demais a musculatura do pescoço ao dirigir", afirma o fisioterapeuta Leonardo. Fique sentado normalmente, apoiando suas costas no banco e os punhos encostados no volante, de modo que seu braço não fique esticado demais, poupando energia. "Não dirija com os pés nos pedais, isso é uma mania muito comum que sobrecarrega a musculatura das pernas", alerta o especialista. ?Se necessário coloque um apoio ou almofada na coluna lombar para não sobrecarregá-la."
 
Fonte Minha Vida

Pessoas com pré-diabetes podem não saber que têm a doença

A pré-diabetes é uma condição extremamente perigosa. Ela é causada por um aumento nos níveis de açúcar no sangue, mas sem que esses níveis sejam anormais o suficiente para serem classificados como diabetes.
 
Esta condição aumenta os riscos de o paciente desenvolver a diabetes, e entre 15% e 30% das pessoas que não abordam o problema com melhorias na saúde desenvolvem o tipo 2 da doença.
 
Porém, algo faz com que a pré-diabetes seja ainda mais danosa: muitos dos seus portadores não sabem que têm a doença. Isso é problemático por não possibilitar que a pessoa tome as prevenções necessárias para que a taxa de açúcar no seu sangue se normalize novamente. Com uma alimentação saudável, aumento de atividade física e a perda de peso, o risco de complicações pode ser reduzido.
 
É interessante que médicos e outros profissionais da área de saúde pensem em estratégias para a conscientização de pacientes que enfrentem o risco de ter a pré-diabetes.
 
A pesquisa foi publicada no relatório semanal do Centers for Disease Control and Prevention, o CDC's Morbidity and Mortality Weekly Report.
 
Fonte Live Science,

Cirurgia para voltar a ser virgem pode virar "pesadelo" no sexo, dizem especialistas

AgNews
Ângela Bismarchi fez operação para se casar
novamente em dezembro de 2012
Médicos explicam condições para fazer operação e Ângela Bismarchi conta experiência
 
Vontade de voltar no tempo, de reviver os prazeres e as fantasias da primeira relação sexual é o que impulsiona algumas mulheres a procurar a cirurgia de reconstituição de hímen. A operação recompõe a película da vagina que é rompida após a primeira relação sexual. Porém, os especialistas alertam que é necessário avaliar bem as consequências antes de se submeter a este procedimento.
 
Primeiro de tudo, quando uma mulher resolver se arriscar nesta questão, precisa ver o que o que o homem pensa sobre o assunto, de acordo com psicólogo e diretor do Instituto Paulista de Sexualidade, Ângelo Monesi. Já que, segundo ele, se o parceiro não tiver ereção adequada, o bloqueio poderá causar disfunção erétil [impotência sexual] no homem.
 
— Às vezes a mulher pensa que vai fazer [a operação] para dar um presentinho para alguém. Mas a surpresa poderia virar uma emboscada. Dependendo do homem, tudo pode virar um pesadelo. As mulheres têm essa fantasia de que é unanimidade entre os homens de que eles gostam de mulher virgem. Para muitos homens é temerário ter uma virgem pela frente, pode não ser um prazer, mas sim um obstáculo.
 
Para a médica ginecologista e coordenadora do setor de sexualidade da Unifesp, Carolina Ambrogini, a mulher que se submeter a esta operação, poderá também sentir dores na relação sexual, após a cirurgia.
 
— Quando há esta intervenção, você gera uma resposta inflamatória do corpo por causa dos pontos que é dado no local. Na cicatrização pode levar até uma fibrose. Pode ser até uma causa de dor, porque o tecido é menos elástico.
 
Apesar de a membrana ser reconstituída, segundo a médica, a pessoa já passou por uma experiência sexual em sua vida, por isso, a operação é sem “propósito”.
 
— Para mim, ela não é mais virgem. Não interessa se tem membrana ou não tem membrana. Hoje em dia, a anatomia está deixando de ser tão importante. Os homens que supervalorizam a esta primeira vez. Acho que é algo mais excitante para o homem.
 
Cirurgia
Com uma anestesia local, o médico dá pontos no hímen para reconstruí-lo em uma intervenção cirúrgica que demora cerca de 40 minutos. A mulher precisa ficar 30 dias sem ter relação sexual, ter mais de 45 anos e nunca ter tido filho por parto normal.
 
De acordo com o médico cirurgião plástico, que fez a cirurgia de reconstituição de sua mulher Ângela Bismarchi, Wagner de Moraes, contou que tem recebido a cada dia mais pedidos para operar.
 
— Já fiz algumas antes da Ângela falar que fez a dela. Hoje, faço bem mais.
 
Satisfação
Depois de ter reconstruído seu hímen duas vezes, a atriz Ângela Bismarchi contou que foi “muito prazerosa” suas duas experiências de “voltar a ser virgem”.
 
— Queria presentear meu marido. Foi uma fantasia minha mesmo, não foi algo que ele pediu. Não senti dor nenhuma, fiquei acordada, só tive que fazer bem a higiene. Os pontinhos foram absorvidos pelo organismo mesmo. Fiquei muito feliz com o resultado. Depois disso, muita gente está me procurando para fazer também. Só ontem, na clinica do Wagner chegaram duas querendo fazer para prestigiar o marido. Uma delas tem 50 anos [risos].
 
Fonte R7

Vacina atualizada contra gripe está disponível por R$ 80,00

Versão 2013 da vacina contra gripe já está disponível na rede privada
Governo oferece imunização gratuita apenas para o grupo de risco
 
Por recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a versão 2013 da vacina contra a gripe vai proteger as pessoas não só de duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) como também de uma cepa do vírus influenza B. A imunização já está disponível na rede privada por cerca de R$ 80,00.
 
Na rede pública, a campanha de vacinação do governo federal terá início no dia 15 de abril e vai imunizar crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, indígenas e pacientes crônicos. No ano passado, foram vacinadas mais de 26 milhões de pessoas, o equivalente a 86% do público-alvo.
 
Apesar de o grande vilão do inverno americano este ano ter sido o H3N2, a profª Nancy Bellei, coordenadora do programa de Pós-Graduação de Viroses Respiratórias da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que é difícil arriscar um palpite sobre o que vai acontecer no Brasil.
 
— É complicado dizer qual vírus vai predominar no Brasil já que nos EUA tivemos o predomínio do H3N2 e na Europa do H1N1. Por isso, o mais importante é conscientizar a população sobre a importância da imunização.
 
Entre 2011 e 2012, as internações pelo vírus H1N1 aumentaram mais de 14 vezes, saltando de 181 para 2.604. Os estados mais afetados foram Santa Catarina (743), Paraná (621), Rio Grande do Sul (520) e São Paulo (370).
 
O dr. José Cássio de Moraes, professor-adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ressalta que o quadro da gripe pode evoluir para doenças mais graves, especialmente em crianças, pacientes crônicos e idosos.
 
— A vacina reduz em 48% o risco de evento cardiovascular e também protege o bebê dentro da barriga da mãe.
 
Estimativas da OMS revelam que a gripe atinge mais de 600 milhões de pessoas no mundo, resultando em 3 a 5 milhões de casos graves e de 250.000 a 500.000 mortes.
 
Fonte R7

Número de mortes induzidas pode ser ainda maior em Curitiba

Após um mês na prisão, médica do Hospital Evangélico foi solta na semana passada
 
O número de mortes induzidas por ordem da médica Virgínia Soares de Souza, de 56 anos, ex-chefe da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, pode ser maior do que as sete investigadas.
 
O Fantástico revelou ontem que auditoria do Ministério da Saúde analisa quase 300 casos.
 
O Ministério Público, que investiga outros 20, deve pedir nesta segunda-feira (25) que a médica volte à prisão. Ela foi solta na quarta-feira, após um mês.
 
As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
 
Fonte R7

Vera Cruz volta a fazer ressonância mesmo sem fim de investigações

A Vigilância em Saúde de Campinas (SP) autorizou o hospital Vera Cruz a reabrir o setor de ressonância magnética, que funciona dentro da unidade, após o serviço ficar fechado por quase dois meses, depois de três pacientes morrerem no local, logo após o exame. A reabertura acontece mesmo sem o fim das investigações da Polícia Civil e da Secretaria da Saúde sobre a causa das mortes.

A empresa Ressonância Magnética Campinas (RMC), que funciona dentro do hospital, vai voltar a fazer exames nas três máquinas que estavam inoperantes desde o dia 28 de fevereiro, quando as vítimas morreram, após exames de ressonância magnética no crânio com uso de contraste.

Os exames no Vera Cruz foram autorizados sem o uso do contraste (composto químico usado para melhorar a qualidade das imagens) e não há riscos, segundo a Secretaria de Saúde. As bombas que fazem a injeção do contraste nos pacientes continuam interditadas. "Como não foram ainda esclarecidos os motivos que levaram à morte dos três pacientes, está proibido o uso do contraste", explicou a diretora da Vigilância, Brigina Kemp.

A assessoria da empresa RMC informou que poderão ser agendados exames de ressonância no hospital a partir de terça-feira (26). A liberação foi publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira (22). "Já havia sido detectado que as máquinas não tinham problemas. Em relação aos procedimentos, que dificultaram a rastreabilidade do material, e ao procedimento de ficha dos pacientes, a unidade já se adequou. Assim que voltarem a funcionar, vamos inspecionar esses novos procedimentos", explica Brigina. Segundo ela, a polícia também foi consultada sobre um eventual prejuízo às investigações.

A investigação continua sem conclusão na Polícia Civil. Os primeiros resultados dos exames necroscópicos divulgados até agora descartaram envenenamento. O delegado José Carlos Fernandes deve divulgar os laudos do Instituto Adolfo Lutz ainda esta semana. As vítimas tinham entre 25 e 39 anos, eram dois homens e uma mulher, não estavam com problemas de saúde e morreram sequencialmente, após realizarem exames de ressonância do crânio, com uso de contraste, em máquinas diferentes. No mesmo dia, outras 83 pessoas passaram pelo mesmo procedimento, sem apresentarem problemas.
 
Fonte Estadão

Prefeitura de Itajubá (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itajubá, estado de Minas Gerais, divulgou edital Nº. 001/2013 para realização de um processo seletivo visando o preenchimento de vagas do seu quadro de pessoal. São ofertados 19 postos de nível fundamental para o cargo de Agente de Combate às Endemias, com salário de até R$ 776,13, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 31,00, serão realizadas até o dia 5 de abril de 2013, por meio do site www.imam.org.br. Pessoas portadoras de deficiência poderão se inscrever, já que para as mesmas está assegurada a reserva de 5% das vagas, cuja atribuição seja compatível com a deficiência de que são portadoras.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá pessoalmente ou através de procurador comparecer durante o período de inscrição, diretamente no Balcão de Informações da Prefeitura Municipal de Itajubá, localizado no Centro Administrativo, à Av. Jerson Dias, 500, Estiva - Itajubá-MG, no horário 08h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 21 de abril de 2013, na cidade de Itajubá, em local e horário a serem definidos até o dia 10 de abril de 2013 e divulgados no quadro de aviso da Prefeitura de Itajubá e no site www.imam.org.br – (clicar em Concursos em Andamento /Prefeitura Municipal de Itajubá – Processo Seletivo 001/2013 – Informações do Concurso).
 
O gabarito provisório será publicado no segundo dia útil após a realização da respectiva prova, no quadro de avisos da Prefeitura e no site de inscrições.
 
A validade do processo seletivo será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Altônia - PR

A Prefeitura Municipal de Altônia, Estado do Paraná, lançou edital nº 001/2013 de concurso público com o intuito de preencher 70 vagas em vários cargos. São oferecidas oportunidades para os níveis fundamental incompleto e superior, além de postos para alfabetizados.
 
O concurso público disponibiliza vagas para os seguintes cargos: Médico, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquina Rodoviária, Eletricista, Pedreiro, Psicólogo e Assistente Social. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.469,97 por carga horária de 30 ou 40 horas.
 
O pedido de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, até 25 de abril de 2013. A taxa de inscrição varia entre R$ 20 e R$ 50,00.
Para os interessados que não possuem acesso à internet, a prefeitura disponibiliza computadores com acesso ao portal das inscrições, no horário das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
 
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Altônia - PR, na data provável de 26 de maio de 2013, em horário a ser divulgado por meio do edital de Ensalamento.
 
O resultado final do Concurso será afixado na Prefeitura Municipal de Altônia e divulgado no site de inscrições, a partir do dia 05 de junho. O prazo de validade deste certame é de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação.

Prefeitura de Nova Luzitânia (SP) abre processo seletivo

A prefeitura de Nova Luzitânia, município do interior de São Paulo, publicou o edital de nº 001/2013 para comunicar a realização de processo seletivo, visando contratar 15 novos profissionais que tenham formação em nível médio e superior.
 
CARGOS
As oportunidades são para as funções de professor (PEB I, PEB II, professor de educação física, professor de educação básica e auxiliar), enfermeiros, auxiliar odontológico, administrativo, cirurgião-dentista, farmacêutico, instrutor de técnicas desportivas. O salário pode chegar a R$ 1.759, 75 por jornada de até 40 horas semanais.
 
INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
As inscrições podem ser feitas até 10 de abril de 2013, pelo endereço www.personacapacitacao.com.br, onde o candidato deve preencher um formulário até que seja gerado um boleto bancário no valor de R$ 20,00.
 
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva - composta por 10 questões de português e mais 10 específicas. Essa prova está marcada para acontecer na data provável de 21 de abril de 2013, na Escola Municipal "José Augusto Gama de Souza", rua Ernesto Cavalin, n° 1617 - Nova Luzitânia, das 13h às 15h.
 
O gabarito da prova vai estar à disposição do candidato a partir de 22 de abril 2013, pelo site da Persona Capacitação, organizadora do concurso. Na data prevista de 03 de maio de 2013 será publicada a homologação geral da seleção.

Concurso Unipampa – RS

A Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, lançou edital n° 39, de 22 de março de 2013, para realização de concurso público, com a oferta de 97 vagas de níveis médio e superior. A remuneração será de até R$ 6.277,41, acrescida de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arqueólogo, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Civil, Alimentos, Elétrica, Segurança do Trabalho, Florestal, Mecânica e Bioquímico), Médico (Clínico Geral e Trabalho), Veterinário, Museólogo, Pedagogo, Psicólogo, Programador Visual, Secretário-Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, Zootecnista, Assistente em Administração, Técnico (Agropecuária e Contabilidade), Técnico de Laboratório - Área: Industrial (Mecânica e Edificações), Técnico de Laboratório (Química, Biologia e Tecnologia da Informação) e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no site www.cespe.unb.br/concursos/unipampa_13, no período entre 10 horas do dia 27 de março e 23 horas e 59 minutos do dia 14 de abril de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de:
 
Nível médio: R$ 50,00;

Nível superior: R$ 75,00.
 
Prova
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 26 de maio de 2013, em local e horário que serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na internet, nos endereços eletrônicos www.unipampa.edu.br e no site do Cespe, na data provável de 16 de maio de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na data provável de 28 de maio de 2013.
 
Validade
A validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 25 de março de 2013, pág. 28 a 40.

Concurso Prefeitura de Barueri (SP)

A Prefeitura de Barueri, em São Paulo, por meio da Instituição Soler de Ensino Ltda, liberou edital Nº 01/2013 de concurso público para provimento de 89 vagas, distribuídas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 5.517,51, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Instrutor Musical, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Hematologista, Médico Ortopedista, Médico Ortopedista, Médico Proctologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Ultrassonografista, Médico Reumatologista, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II nas disciplinas de (Arte, Ciências, Educação Física, Educação Musical, Filosofia, Geografia, História, Informática, Inglês, Matemática e Português), Psicólogo Educacional e Psicopedagogo.

As inscrições serão realizadas pela internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.institutosoler.com.br até 15 de abril de 2013. Já as inscrições presenciais serão aceitas no Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes, nº 550, Centro, no município de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, no mesmo período acima citado.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00.

As Provas objetivas serão realizadas em escolas do Município de Barueri, provavelmente, no dia 19 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados na provável data de 27 de abril de 2013, após a homologação das inscrições. As provas objetivas de múltipla escolha terão duração máxima de 03 (três) horas, para todos os cargos, exceto para o cargo de Guarda Municipal onde a duração máxima será de 04 (quatro) horas.

A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Barueri.

Prefeitura de Buriti dos Lopes (PI) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, Estado do Piauí, lançou o edital n° 001/2013 de processo seletivo organizado pela Dinâmica Consultoria, destinado ao provimento de cargos pelo período de 01 um ano, que pode ser prorrogado. O certame tem a intenção de ocupar 255 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.000,00.

Cargos
- Ensino Fundamental: Motorista, Agente de Endemias, Socorrista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar Serviços Gerais, Eletricista, Artesã, Pedreiro, Carpinteiro, Coveiro e Atendente Social;

- Ensino Médio: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Administrativo e Auxiliar Administrativo;

- Ensino Superior: Professor Polivalente, Professores de Português, Matemática, Ciências, Educação Física, Inglês e Geografia, Enfermeiro, Psicopedagoga, Médico, Médico Psiquiatra, Médico Pediatra, Engenheiro, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social e Bioquímico;

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas até o dia 27 de março de 2013, das 7h30min às 13h00min, apenas de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes, localizada na Rua José Escorcio de Sousa S/N, Bairro Campo Redondo, por meio do preenchimento de formulário de inscrição. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Buriti dos Lopes - PI, com duração de 03 (três) horas e estão previstas para o dia 07 de abril de 2013 no horário de 8h00min as 11h00min. Os locais e horários das provas serão divulgados na sede da Prefeitura de Buriti dos Lopes, na data provável de 03 de abril de 2013.
 
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 (horas) após a realização das provas no site eletrônico (www.dinamicaparnaiba.com.br).

Prefeitura de Porto Belo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto Belo, Estado de Santa Catarina, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao preenchimento e à constituição de reserva técnica para vagas temporárias.

No total, a oferta é de 92 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 714,95 a R$ 7.639,64. Todos os servidores contratados com vencimento inferior a R$ 3.000,00 recebem, a título de Auxílio Alimentação, o valor de R$ 100,00 mensais.

Cargos
As chances são para os cargos de bibliotecário, cirurgião dentista - ESF, enfermeiro - ESF, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal tributário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, agente social, aux. administrativo, coord. serviços gerais, fiscal ambiental, fiscal de obras e tributos, fiscal de vig. epidem. e sanitária, guarda de transito, tec. em enfermagem - ESF, médico e demais cargos. A carga horária será de 20 ou 40 horas semanais.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 26 de março a 08 de abril de 2013, exclusivamente, pela internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br).

Taxas
Cargos de Nível Superior - R$ 40,00;
Cargos de Nível Médio - R$ 30,00;
Cargos de Nível Fundamental Completo ou Incompleto - R$ 20,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 21 de abril de 2013, para todos os cargos do presente processo seletivo, às 09:00 horas, e terão a duração de 03 horas. O local de realização das provas será divulgado no site (www.ibam-concursos.org.br) e no mural da Prefeitura de Porto Belo, a partir de 16 de abril de 2013. Os gabaritos serão divulgados no dia 21 de abril de 2013, após as 18 horas.
 
Validade
O certame terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Garopaba (SC) abre vagas

A Prefeitura de Garopaba, estado de Santa Catarina, está promovendo o processo seletivo nº. 009 e 010/2013 visando contratar, em caráter temporário, 30 profissionais para convocação imediata e formação de cadastro de reserva, para atuar em setores da Prefeitura de Garopaba. O vencimento varia entre R$ 744,85 e R$ 7.321,32.
 
CargosAuxiliar de Conservação/Manutenção (19+CR), Motorista (5+CR), Operador de Equipamentos (4+CR), Educador Físico(1+CR), Auxiliar de Serviços Gerais (CR) e Médico Emergencista (1+CR).
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 09 de abril de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, situada na Praça Governador Ivo Silveira, 296 , Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
 
Carteira de Identidade (RG);

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Comprovante de que é alfabetizado;

Tempo de serviço comprovado (caso possua);

CNH profissional;

Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);

Registro no órgão de classe de Santa Catarina;

Diploma conforme formação exigida para o cargo;

Comprovante de Residência.
 
O processo seletivo constará de análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições na página oficial da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.
 
Os editais estão publicados no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 25 de março de 2013, pág. 96 a 101.

Prefeitura de Cruzeiro do Oeste - PR lança edital de concurso público

A Prefeitura de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, disponibilizou os editais de concurso público n°s 095 e 096/2013, sob a responsabilidade da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT). O certame visa preencher 154 vagas, além de formar cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos
O edital n° 095/2013 traz a oferta de 111 vagas para os cargos de Agente da Defesa Civil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar em Saúde Bucal , Borracheiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista Automotivo, Engenheiro Civil, Mecânico, Médico - Clínico Geral (20 horas), Médico Veterinário, Merendeiro, Motorista categoria “D”, Motorista categoria “E”, Operador de Máquinas, Operário, Operário para o Distrito de São Silvestre, , Pedreiro, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Educação Física para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Tratorista e Vigia.
 
Já o edital n° 096/2013 está oferecendo 43 vagas para Agente Comunitário de Saúde, Agente da Dengue, Agente Social, Assistente Social, Médico Clínico Geral, Orientador Social e Técnico em Saúde Bucal.
 
A remuneração oferecida oscila entre R$ 703,99 e até R$ 11.405,78.
 
Inscrição e Provas
A inscrição será realizada somente via Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada no período entre 09 horas do dia 05 até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de abril de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 90,00, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato, devendo a mesma ser paga até a data do vencimento.

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data prevista de 26 de maio de 2013, na cidade de Cruzeiro do Oeste-PR. Lembrando que, para o cargo de Professor de Educação Infantil, será acrescido 01 hora em decorrência da prova de redação. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 21 de maio de 2013.

Os títulos deverão ser entregues no dia 26 de maio de 2013, na mesma sala em que o candidato estiver alocado para realizar a prova objetiva.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 

Prefeitura de Iomerê (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, Estado de Santa Catarina, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios o edital nº. 003/2013 para realização de processo seletivo. São ofertadas 38 vagas mais cadastro reserva para todos os níveis de escolaridade com salário que varia entre R$ 560,19 e R$ 14.316,27, por jornada de trabalho de 10, 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Fica assegurada a inscrição de portadores de deficiência, sendo-lhes reservadas 5% das vagas.
 
Cargos: Professor I e III (fundamental e educação infantil/creche), Professor (educação física, língua portuguesa, matemática, artes, italiano, história, geografia e AEE), Motorista, Faxineira, Agente de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Médico Clínico Geral, Agente Administrativo, Psicólogo, Assistente de Creche e Merendeira.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 10 de abril de 2013, no horário das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min, no Setor Pessoal, situado à Rua João Rech, nº. 500.
 
O candidato deverá apresentar fotocópia juntamente com os originais dos seguintes documentos, no ato da inscrição:
 
Carteira de Identidade;

CPF (Cadastro de Pessoa Física);

Certidão de Casamento ou Nascimento;

Certidão de Nascimento dos Filhos com até 16 anos;

Para portadores de deficiência física, atestado de capacidade e condições para o exercício da função;

Diplomas, Certificados e ou comprovantes de cursos na área para a qual estará procedendo a inscrição, para os cargos em que haverá prova de títulos;

Título de eleitor;

Certidão de Quitação Eleitoral;

Comprovante de Residência.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva e de títulos (estes deverão ser entregues no ato da inscrição). A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de abril de 2013, na Escola de Educação Básica Frei Evaristo, com início às 09h, horário de Brasília.
 
O gabarito preliminar será divulgado no mural de atos oficiais da Prefeitura de Iomerê e no site institucional (www.iomere.sc.gov.br), na segunda-feira após a realização das provas.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, independentemente de realização de nova prova.

Prefeitura de Canoinhas - SC abre processo seletivo

Concurseiros catarinenses da área da saúde já podem se inscrever para o processo seletivo da Prefeitura de Canoinhas (SC). O certame tem como objetivo a contratação temporária de 01 Enfermeiro para atuar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A carga horária é de 40 horas semanais, com salário de até R$ 2.237, 84.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de abril de 2013, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, Canoinhas-SC.
 
Prova
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 11 de abril de 2013, com início às 08h30min e término às 12h, nas dependências da sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, neste município de Canoinhas - SC.
 
O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização da prova escrita, após o término da mesma.
 
Validade
O prazo máximo de vigência da contratação será de até um ano, renovável por mais 01 ano, podendo ser rescindido antecipadamente, caso o profissional titular da vaga retorne ao serviço, pois a vaga está vinculada à licença saúde do mesmo.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de pág. 49 a 51.

Prefeitura de Pirangi - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pirangi, que dista 390 km de São Paulo, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo para provimento de vagas em seu quadro de servidores municipais. O certame tem o objetivo de ocupar 09 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.304,56, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Cirurgião Dentista – C.E.O., Atendente de Gabinete Odontológico – C.E.O, Fisioterapeuta e Monitor de Transporte Escolar.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 09 de abril de 2013, das 08h às 11h e das 12hs30m as 15hs30m, no setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Pirangi, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 579, Pirangi/SP. As taxas variam de R$ 15,70 a R$ 46,13 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova de seleção será realizada, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, na EMEF Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, situada à Rua Dr.Prudente de Moraes,n°. 993, das 8:00 às 10:00 horas tendo o processo a duração de 2 (duas) horas, no máximo.
 
Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona Capacitação (www.personacapacitacao.com), no prazo mínimo de 48 horas após o dia da prova.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ângulo - PR

A Prefeitura de Ângulo, Estado do Paraná, através da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública, lançou edital N° 001/2013 de concurso público, com a intenção de preencher 42 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 1.837,37 em carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro, Médico Veterinário, Nutricionista, Técnico Agropecuário, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Meio Ambiente, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Motorista, Magarefe, Merendeiro, Operário Braçal, Vigia, Zelador, Educador Infantil e Professor.

As inscrições serão realizadas até às 23h59min. do dia 08 de abril de 2013, através do endereço eletrônico (www.klcconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível de escolaridade.

A realização da prova está prevista para o dia 28 de abril de 2013, na cidade de Ângulo – PR, devendo o horário e o local serem divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado no dia 29 de abril de 2013, mediante edital, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Ângulo, disponibilizado no site (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Braúnas (MG) abre processo seletivo

No município de Braúnas, no estado das Minas Gerais, a prefeitura divulgou o edital nº 001/2013 abrindo processo seletivo para contratação, por tempo determinado, de 03 Médicos (PSF, Psiquiatra e Pediatra), para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde.
 
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para os profissionais do PSF e 08 horas semanais para o psiquiatra e pediatra, com vencimento de até R$ 11.710,59.
 
As inscrições serão recebidas nos dias 26 e 27 de março de 2013, das 8h às 12h e de 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Maria Isabel Moreira Pinto,52.
 
O certame será composto de Análise de Curriculum Vitae e Entrevista Técnica. A entrevista técnica será realizada na Secretaria Municipal de Saúde, provavelmente no dia 02 de abril de 2013.
 
O prazo de vigência dos contratos será de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 25 de março de 2013, pág. 2 a 6.

Concurso Prefeitura de Fartura (SP)

A Prefeitura de Fartura, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, divulgou edital nº 01/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 44 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 618,52 a R$ 2.386,84 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente cultural, agente operacional, assistente social CRAS, auxiliar de desenvolvimento infantil, engenheiro civil, fiscal tributário, médico, merendeira, motorista, procurador municipal e técnico em enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 50,00, serão realizadas até o dia 05 de abril de 2013, pelo endereço eletrônico www.cematconcurso.com.br.

Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet), poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, 77, na cidade de Fartura-SP.

Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Fartura-SP, na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, localizado à Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150, na data prevista de 21 de abril de 2013 (domingo), no horário com início às 9h00 (nove horas).

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigeir e a critério da Administração Municipal.