Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de março de 2013

Vacina atualizada contra gripe está disponível por R$ 80,00

Versão 2013 da vacina contra gripe já está disponível na rede privada
Governo oferece imunização gratuita apenas para o grupo de risco
 
Por recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a versão 2013 da vacina contra a gripe vai proteger as pessoas não só de duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) como também de uma cepa do vírus influenza B. A imunização já está disponível na rede privada por cerca de R$ 80,00.
 
Na rede pública, a campanha de vacinação do governo federal terá início no dia 15 de abril e vai imunizar crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, indígenas e pacientes crônicos. No ano passado, foram vacinadas mais de 26 milhões de pessoas, o equivalente a 86% do público-alvo.
 
Apesar de o grande vilão do inverno americano este ano ter sido o H3N2, a profª Nancy Bellei, coordenadora do programa de Pós-Graduação de Viroses Respiratórias da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que é difícil arriscar um palpite sobre o que vai acontecer no Brasil.
 
— É complicado dizer qual vírus vai predominar no Brasil já que nos EUA tivemos o predomínio do H3N2 e na Europa do H1N1. Por isso, o mais importante é conscientizar a população sobre a importância da imunização.
 
Entre 2011 e 2012, as internações pelo vírus H1N1 aumentaram mais de 14 vezes, saltando de 181 para 2.604. Os estados mais afetados foram Santa Catarina (743), Paraná (621), Rio Grande do Sul (520) e São Paulo (370).
 
O dr. José Cássio de Moraes, professor-adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ressalta que o quadro da gripe pode evoluir para doenças mais graves, especialmente em crianças, pacientes crônicos e idosos.
 
— A vacina reduz em 48% o risco de evento cardiovascular e também protege o bebê dentro da barriga da mãe.
 
Estimativas da OMS revelam que a gripe atinge mais de 600 milhões de pessoas no mundo, resultando em 3 a 5 milhões de casos graves e de 250.000 a 500.000 mortes.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário