Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gripe H1N1 faz igrejas mudarem as missas

A medida de proibir a oração do Pai Nosso de mãos dadas foi determinada pelas dioceses
Foto Divulgação
A medida de proibir a oração do Pai Nosso de mãos
dadas foi determinada pelas dioceses
O receio de disseminar a gripe H1N1 através das celebrações fez a Igreja Católica a tomar uma medida preventiva em algumas cidades do interior do São Paulo.
 
Por orientação das Dioceses, os padres suspenderam nas missas a chamada "Paz de Cristo", quando as pessoas se cumprimentam desejando o melhor uma para a outra, e o "Pai Nosso" rezado de mãos dadas.
 
Em algumas localidades, como Franca, também foi suspensa a entrega da hóstia na boca dos fiéis.
 
A princípio os religiosos concordaram com a ideia, mesmo porque os padres explicaram primeiro os motivos das medidas.
 
A alegação é o aumento no número de casos da gripe H1N1. Como a grande parte dos doentes se concentra no Estado de São Paulo, a intenção é não disseminar ainda mais o vírus.
 
No caso de Franca, um caso da gripe já foi confirmado e outro suspeito segue à espera do resultado do exame.
 
Fonte iG Paulista

3,9 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais em todo o mundo

Cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010
Foto: UN Photo/Logan Abassi
Cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição
mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010
Artigo da Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) produziu estimativas de 291 doenças e lesões em 1990, 2005 e 2010
 
Relatório publicado pelas Associações Internacional e Americana de Pesquisa Dental (IADR / AADR) revelaram que 3,9 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais em todo o mundo.
O artigo intitulado "Global Burden of Oral Conditions in 1990-2010: A Systemic Analysis" foi escrito pelo autor Wagner Marcenes e publicado no Journal of Dental Research.
 
O "Global Burden of Disease Study 2010 (GBD 2010)" produziu estimativas comparáveis entre a carga de 291 doenças e lesões em 1990, 2005 e 2010. O artigo relatou a carga global de cárie não tratada, periodontite severa e perda dentária grave em 2010, e comparou esses números com as estimativas de 1990.
 
Marcenes e sua equipe usaram dias medidas para quantificar a carga, disability-adjusted life year (DALY), ou seja, número de anos perdidos devido a doenças e incapacidade e o Years Lived with Disability (YLD), que representam os dias vividos com alguma incapacidade ou doença.
 
Os resultados mostraram que condições bucais afetaram 3,9 bilhões de pessoas, e a cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010, prevalência global de 35% para todas as idades combinadas.
 
Condições orais combinadas representaram 15 milhões de DALYs no mundo, o que implica uma perda média de saúde de 224 anos, por 100 mil habitantes.
 
DALYs devido às condições orais aumentou 20,8% entre 1990 e 2010, principalmente devido ao crescimento populacional e ao envelhecimento. Enquanto DALYs devido a periodontite severa e cáries não tratadas aumentaram, aqueles devido à perda do dente grave diminuiu.
 
A taxa de DALYs diferiu por grupos etários e regiões, mas não por sexos. Os resultados destacam o desafio de responder à diversidade de necessidades mundiais urgentes de saúde bucal, particularmente nas comunidades em desenvolvimento.
 
Segundo os pesquisadores, "o fato de que uma doença evitável por via oral é a mais comum de todas as 291 doenças e lesões examinadas no GBD 2010 é muito preocupante e deve fazer com que todos nós redobremos nossos esforços para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde bucal para os formuladores de políticas."
 
Fontet isaude.net

Medicamento impede danos aos tecidos após ataque cardíaco e AVC

New heart attack drug linked to lower tissue damage
Foto Reuters
Quando o paciente chega ao hospital, médicos removem o
bloqueio usando medicamentos ou cirurgia e restauram
 o fluxo sanguíneo para o coração
Droga protege tecido da lesão de reperfusão, que ocorre quando fluxo sanguíneo é restaurado subitamente após período sem oxigênio
 
Cientistas liderados pelo Medical Research Council (MRC) e a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram um novo medicamento capaz de ajudar a reduzir o dano aos tecidos que ocorrem após um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou cirurgia.
 
Testes em ratos mostraram que o composto, denominado MitoSNO, protege o tecido do coração de lesões de reperfusão, que ocorrem quando o fluxo sanguíneo é restaurado subitamente após um período prolongado sem oxigênio.
 
 
Todas as pessoas que sofrem um ataque cardíaco sentem a lesão de reperfusão. Durante um ataque do coração, os grandes vasos que irrigam o coração com sangue ficam bloqueados, impedindo que o oxigênio atinja uma área do tecido cardíaco. Quando o paciente chega ao hospital, médicos removem o bloqueio usando medicamentos ou cirurgia e restauram o fluxo sanguíneo para o coração.
 
Nesta fase, alguns danos já ocorreram ao tecido que ficou sem oxigênio. Mas a maioria dos danos realmente acontece quando o suprimento de sangue é reestabelecido, de repente, provocando a produção de moléculas prejudiciais, chamadas de radicais livres, nas mitocôndrias.
 
MitoSNO funciona 'desligando' brevemente a mitocôndria nos primeiros minutos após o fluxo de sangue ser devolvido para evitar um acúmulo de radicais livres que podem matar células do coração.
Para alcançar este objetivo, MitoSNO foi concebido para se acumular no interior das mitocôndrias do coração rapidamente após sua injeção no sangue.
 
"MitoSNO efetivamente desliga um interruptor na mitocôndria, diminuindo a reativação durante os primeiros minutos críticos quando o fluxo de sangue retorna e proteger o tecido do coração de mais danos. Acreditamos que um processo semelhante acontece em outras situações em que o tecido é privado de oxigênio por um período prolongado, por exemplo, após um acidente vascular cerebral ou durante a cirurgia, onde as principais artérias são presas para evitar a perda de sangue. Estamos esperançosos de que, se os testes em humanos de MitoSNO forem bem sucedidos, eventualmente, a droga poderia ser usada em muitas outras áreas da medicina", afirma o líder do estudo Mike Murphy.
 
A equipe testou MitoSNO em um modelo de rato de ataque cardíaco. MitoSNO foi dado aos animais por injeção imediatamente antes do reestabelecimento do fluxo de sangue para o coração. A área de tecido danificado do coração foi reduzida nos ratos que tinham recebido MitoSNO comparados com os animais de controle, mostrando que MitoSNO evita morte celular durante a reperfusão, de acordo com os pesquisadores.
 
Os pesquisadores agora esperam assegurar o financiamento para testar o novo composto em estudos humanos.
 
Fonte isaude.net

Bebês nascidos por cesárea são 84% mais propensos a ter excesso de peso

Cesariana está associada ao aumento de massa corporal
na infância e adolescência
Epidemia atual de obesidade poderia ser impulsionada, em parte, pelo aumento no número de cesarianas, sugere estudo
 
Bebês nascidos por cesariana são 84% mais propensos a ter excesso de peso em comparação com crianças nascidas de parto normal. É o que revela estudo de pesquisadores da New York University School of Medicine, nos EUA.
 
Depois de examinar os registros de saúde de mais de 10 mil crianças britânicas, os pesquisadores descobriram que crianças nascidas cirurgicamente tinham risco maior de obesidade aos 11 anos de idade.
 
Os resultados do estudo confirmam pesquisas anteriores que também encontraram ligações entre cesarianas e obesidade infantil.
 
Os investigadores acreditam que os bebês por parto natural são expostos a bactérias no canal de parto, o que ajuda a regular o metabolismo mais tarde na vida.
 
Os resultados sugerem que a epidemia de obesidade poderia em parte ser impulsionada pelo aumento das taxas de cesarianas.
 
A equipe analisou dados do Avon Longitudinal Study of Parents and Children que acompanhou a saúde a longo prazo e o bem-estar de cerca de 14.000 crianças nascidas na década de 1990.
 
Pouco mais de 9% das crianças do estudo nasceram por cesariana, e, em média, foram mais leves do que aquelas nascidas naturalmente.
 
No entanto, com a idade de seis semanas, aquelas que nasceram cirurgicamente foram mais pesadas do que as que nasceram de parto natural.
 
O risco de obesidade foi particularmente acentuado entre crianças nascidas de mães com excesso de peso, de acordo com os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Remédios antigos: Terra-Cortril pomada

Molécula de açúcar permite criar vacina única contra inúmeros vírus e bactérias

Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos EUA,
descobriram um polímero de açúcar que é comum na superfície
 da célula de diversos vírus e bactérias
Estudo sugere uso de um agente para atingir microrganismos diferentes, incluindo causadores de gonorreia, tuberculose e malária
 
Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos EUA, descobriram um polímero de açúcar que é comum na superfície da célula de diversos vírus e bactérias.
 
A molécula comum é um alvo promissor para o desenvolvimento de uma vacina única capaz de proteger contra numerosos micróbios letais.
 
O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
 
Os investigadores relatam que o açúcar, conhecido como PNAG é produzido por mais bactérias, fungos e outros microrganismos do que se pensava anteriormente. Segundo os pesquisadores, os anticorpos produzidos naturalmente por seres humanos e animais não oferecem proteção completa contra os micróbios que expressam PNAG em sua superfície celular, porque os anticorpos naturais não matam direito estes micróbios.
 
Dado isto, os investigadores criaram anticorpos não derivados de humanos induzidos pela vacina que respondem a uma forma sintética de PNAG, e estes anticorpos tinham as propriedades necessárias para matar micróbios.
 
Os pesquisadores também testaram um anticorpo de origem humana, que foi capaz de se ligar a ambas as formas naturais e sintéticas de PNAG e também podia matar micróbios que produzem PNAG.
 
Quando os pesquisadores injetaram ratos com estes anticorpos, eles observaram proteção contra infecções locais e sistêmicas causadas por vários patógenos não relacionados, tais como Streptococcus pyogenes, causa da inflamação de garganta; Streptococcus pneumoniae, causa de pneumonias mortais em jovens e idosos; Listeria monocytogenes, causa de intoxicação alimentar potencialmente fatal; Neisseria meningitidis do sorogrupo B, causa grave de meningite, Candida albicans, infecção fúngica; e, mais surpreendentemente, uma cepa muito potente causadora da malária em camundongos.
 
Os pesquisadores também descobriram o polímero PNAG na superfície dos micróbios que provocam a gonorreia, tricomoníase, infecções gastrointestinais graves e febre tifoide. Além disso, eles detectaram PNAG na superfície de bactérias que causam infecções como otite média e tuberculose, um achado importante, pois é fundamental que PNAG seja produzido durante a infecção para que os anticorpos façam seu trabalho de matar e eliminar agentes infecciosos.
 
"A possibilidade de utilizar um agente para atingir tantos organismos diferentes, incluindo gonorreia, tuberculose e malária é muito emocionante e sem precedentes até agora na área de doenças infecciosas. Entretanto, se a vacina vai ou não funcionar para qualquer um desses organismos, apenas será conhecido uma vez que as vacinas e anticorpos forem testados em seres humanos", afirma o autor sênior da pesquisa Gerald Pier.
 
A imunoterapia passiva com base em PNAG com um anticorpo monoclonal totalmente humano foi testada com sucesso em ensaios clínicos para a segurança e farmacocinética em voluntários humanos, sem efeitos adversos significativos relatados.
 
Futuros testes serão conduzidos para avaliar a segurança, eficácia e dosagem. A vacina baseada em PNAG que pode ser injetada em seres humanos também está sendo produzida com uma expectativa de começar os testes clínicos em humanos em 2014.
 
Fonte isaude.net

Após ameaça de morte, homem perde 108 kg em um ano


Reprodução/Daily Mail
Goodwin recusou cirurgia e emagreceu à base de
 dieta e exercícios
Steven Goodwin foi diagnosticado com pneumonia e diabetes grave
 
Não há nada melhor do que um “susto” para que a pessoa cuide melhor da saúde. Foi assim que aconteceu com Steven Goodwin, que perdeu quase 108 kg em apenas um ano. O rapaz de 38 anos, de Nottingham, na Inglaterra, recebeu um alerta dos médicos de que ele poderia morrer em poucos dias se não se tratasse.  As informações são do site Daily Mail desta terça-feira (28).
 
Goodwin pesava 190 kg depois de passar anos se alimentando apenas com comida pronta e gordurosa. Por causa da obesidade, ele tinha dificuldades para se abaixar e amarrar os cadarços do sapato. Além disso, precisava da ajuda de duas bengalas para pode se levantar.
 
Em outubro de 2011, o britânico foi levado às pressas ao hospital depois de desmaiar em casa. Os médicos disseram que ele  estava com o pneumonia e diabetes grave e avisaram que ele poderia morrer em alguns dias, caso não perdesse peso imediatamente.
 
Volta por cima
Apesar de os médicos terem oferecido uma cirurgia bariátrica, Steven conta que se recusou ao tratamento e iniciou uma dieta alimentar saudável aliada a um programa de exercícios físicos.
 
Em apenas 13 meses, ele emagreceu quase 108 kg e perdeu 51 cm de cintura, uma mudança que impressionou os seus médicos.
 
— Eu tinha perdido a vontade de viver e desistido de mim mesmo quando me disseram que eu poderia morrer. Não consigo descrever a vergonha que senti quando ouvi os paramédicos discutindo com os bombeiros em como eles iriam ajudar a me levantar.
 
Ao se juntar ao grupo Slimming World, Goodwin começou a se exercitar quatro vezes por semana, intercalando entre remo, corrida e levantamento de peso com duração de uma hora cada.
 
— Lá, todo mundo te apoia, te inspira e não julga. É como se fossemos uma grande família.  
 
Fonte R7

Após duas semanas, novo caso de gripe aviária é confirmado na China

Paciente é uma criança de seis anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 21 de maio
 
As autoridades de Pequim confirmaram nesta quarta-feira (29) um novo caso de gripe aviária H7N9, o segundo registrado na cidade e o primeiro caso após duas últimas semanas sem confirmações.
 
O paciente é uma criança de seis anos de idade e moradora do bairro de Haidian, no noroeste da cidade, que apresentou os primeiros sintomas da doença no último dia 21 de maio e, no mesmo dia, foi levado a um hospital para ser tratado.
 
A criança mostrou indícios de recuperação e, inclusive, já voltou a frequentar às aulas, embora os médicos tenham detectado o vírus H7N9 em seu organismo posteriormente. Desta forma, o paciente voltou a ser internado.
 
A confirmação do novo caso eleva para 132 o total de infecções da nova onda de gripe aviária em humanos (um deles em Taiwan, o resto na China), dos quais 37 faleceram.
 
Até o momento, os pesquisadores mantêm que não há provas que o vírus seja transmitido entre humanos, uma possibilidade que elevaria o alerta e, consequentemente, os riscos de pandemia.
 
A idade média dos pacientes que foram tratados pelo vírus era de 61 anos, sendo que 68% deles eram homens. 
 
Fonte Efe/R7

Pesquisa mostra que 59% dos pacientes preferem internet ao médico

Apenas 27% dos médicos encorajam os pacientes
a usarem a medicina eletrônica
Levantamento foi feito em dez países, como Reino Unido, Espanha e Brasil
 
Os novos meios de comunicação são cada vez mais usados pelos médicos e principalmente pelos pacientes. Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (29) e feita pela consultoria PriceWaterhouse Coopers em dez países revelou que para 59% dos pacientes as consultas feitas através da internet e de aplicativos de smartphones substituíram a tradicional visita ao médico. A pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira em Roma na reunião da Federação dos Hospitais Italianos.

A sondagem indica que 43% dos pacientes ainda entram em contato direito com os médicos ou com os hospitais. Já os médicos são mais refratários ao uso das novas tecnologias, temendo o uso desenfreado da medicina eletrônica. Apenas 27% dos médicos encorajam os próprios pacientes a usarem a medicina eletrônica.

Essa proporção é ainda maior entre os médicos jovens, dos quais 53% desestimulam a medicina eletrônica porque temem perder o contato com o paciente. O temor é que a medicina digital vire um pretexto para a auto-medicação ou para que os pacientes tirem conclusões médicas erradas ou para as quais não foram habilitados.
 
A pesquisa foi feita na Dinamarca, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Brasil, China, Índia, Turquia, África do Sul e Estados Unidos.

Mas que a questão da saúde está definitivamente na Internet foi mostrado por uma pesquisa recente do website de buscas Google, segundo a qual 84% dos pacientes entrevistados revelaram usar o serviço para obter informações tanto na Internet quanto fora da rede para avaliar suas situações de saúde.
 
Do total de entrevistados, 49% disseram que ainda procuram um médico de confiança, embora 77% tenham dito que também buscam informações na Internet, 76% visitam websites de hospitais e laboratórios e 52% consultam institutos de pesquisas médicas.

A sondagem também mostrou que 98% dos pacientes entrevistados usam computadores pessoais ou notebooks para realizar as pesquisas, embora um terço admita que começou a usar também smartphones e tablets.
 
Fonte R7

Consumo de adoçantes no Brasil é seguro, afirma especialista

Adoçante é seguro, diz especialista
Pesquisadora da Unicamp, quantidade que se consome diariamente não causa dano
 
Primeira opção para quem quer evitar o consumo de açúcar, o adoçante costuma ser envolvido em polêmicas com frequência, mas a engenheira de alimentos  e pesquisadora da Unicamp (Universidade de Campinas), Maria Cecilia Toledo, uma das maiores especialistas brasileiras na área, garante que o consumo no Brasil é seguro.
 
— As principais fontes de adoçantes na dieta dos brasileiros são as bebidas de baixa caloria, como refrigerantes, sucos e néctares, além dos adoçantes de mesa.
 
Segundo a especialista, as pesquisas de exposição aos adoçantes indicam que seu consumo diário é inferior a valores considerados como aceitáveis pelo JECA (Comitê Científico Internacional de Especialistas em Aditivos Alimentares), administrado pela FAO (Organização para Alimentação e Agricultura ) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
Esse comitê estabelece para os aditivos alimentares a chamada IDA (Ingestão Diária Aceitável), expressa em mg/kg de peso corpóreo, que representa a quantidade do aditivo possível de ser consumida diariamente, por toda vida, sem dano à saúde humana.
 
— Como a IDA incorpora uma grande margem de segurança, é muito difícil que uma pessoa ultrapasse as quantidades estabelecidas, mesmo que consuma frequentemente produtos com adoçantes.
 
A especialista explicou que as recomendações sobre consumo máximo por dia são feitas para todos os aditivos utilizados em alimentos, e não só para os adoçantes, e se aplicam a toda população, inclusive crianças com mais de três meses de idade e gestantes, com exceção de pessoas com fenilcetonúria (doença rara caracterizada pela intolerância ao aminoácido fenilalanina, presente no aspartame e em outros alimentos).
 
Segundo Maria Cecilia, a quantidade de adoçantes consumida pelo consumidor médio brasileiro é baixa inclusive entre as pessoas que fazem dietas e tomam todas suas bebidas com adoçantes.
 
—A ciência está tranquila sobre o consumo de adoçantes no Brasil. Antes de aprovar seu uso em produtos industrializados, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige a comprovação de sua segurança nas condições de uso propostas, usando como referências as recomendações de comitês internacionais de especialistas, que periodicamente avaliam esses aditivos.
 
De acordo com ela, a ausência de efeitos adversos em estudos de acompanhamento de diabéticos, que precisam dos adoçantes por não poder consumir açúcar, é a principal prova da segurança do produto.
 
— Não há registro na literatura médica de casos de diabéticos com suspeita de ter desenvolvido alguma doença consequente do consumo contínuo de adoçantes. Os diabéticos nos permitem ter avaliações em humanos sobre os efeitos do consumo prolongado dos adoçantes e até agora não surgiu nada preocupante.
 
Para compensar as limitações individuais de cada adoçante, já que alguns são mais amargos e outros deixam sabores residuais, a indústria de alimentos adotou a estratégia de usar vários adoçantes em um mesmo produto, o que diminui o conteúdo de cada um deles, além de melhorar o sabor. Quanto a um possível potencial cancerígeno dos adoçantes, a especialista assegura que existe consenso científico no mundo de que os adoçantes não causam ou aumentam o risco de câncer em humanos.
 
— Há inúmeros estudos realizados com animais de laboratório, ensaios clínicos, estudos de exposição e epidemiológicos que comprovam a segurança dos adoçantes. Não há nenhuma evidência de dano e nenhum governo seria tão omisso para autorizar o consumo de um produto nocivo. Essas informações não têm nenhuma evidência nem fundamento, e dão muito trabalho para a comunidade científica, que tem que refutar estudos mal feitos e que desinformam a população.
 
Fonte Efe/R7

Cientistas decifram estrutura química do capsídeo do vírus HIV

Estudo foi realizado nos Estados Unidos
Novidade permitirá cientistas a explorar novos tratamentos para a Aids
 
Investigadores dos EUA conseguiram decifrar, pela primeira vez, a estrutura química do capsídeo do vírus HIV, o que permitará explorar novos tratamentos para a Aids, informa nesta quarta-feira a revista Nature. O estudo, feito por especialistas da Universidade de Pittsburgh (EUA), assinala que durante muito tempo os cientistas tiveram problemas para decifrar o capsídeo do HIV, a estrutura proteica que contém o material genético do vírus e que é chave para sua virulência, por isso que estes avanços ajudarão a desenvolver novos fármacos.
 
"O capsídeo é muito importante" e "conhecer sua estrutura em detalhes pode nos levar a criar novos fármacos que possam tratar e prevenir infecções", afirmou Paijun Zhang, professora associada do Departamento de Biologia Estrutural da Escola de Medicina da Universidade Pittsburgh.
 
— Nosso enfoque tem a possibilidade de ser uma alternativa poderosa aos nossos atuais tratamentos do HIV, que trabalham atacando certas enzimas, mas a resistência aos fármacos é um enorme desafio devido ao alto nível de mutação do vírus.
 
Ao descrever o capsídeo, os cientistas indicaram que não é uniforme e assimétrico, por isso que era difícil conhecer o número exato das proteínas que contém. Para decifrar o capsídeo, os especialistas utilizaram um microscópio com uma resolução de 8 angstrom (alta), e depois analisaram os dados em potentes computadores. O processo revelou uma complicada grade de três hélices com interações moleculares nas áreas importantes e necessárias para a estabilidade do capsídeo.
 
Segundo Zhang, o capsídeo é muito sensível à mutação, por isso que tentar alterar seu funcionamento ajudará a desenvolver novos tratamentos contra este mal que afeta milhões de pessoas.
 
— O capsídeo deve permanecer intacto para proteger o genoma do HIV ao entrar na célula humana, mas uma vez dentro, tem que se desfazer para liberar seu conteúdo para que o vírus possa se reproduzir. Zhang explicou que desenvolver fármacos que provoquem uma disfunção do capsídeo pode ajudar a impedir que o vírus possa se reproduzir.
 
Fonte Efe/R7

Jovem afegão vai ao médico com dores de cabeça e descobre que viveu anos com um lápis no crânio

UNIVERSITY CLINC RWTH AACHEN / AFP
Homem viveu anos com um lápis de cerca de 7 cm
 de comprimento na cabeça
Perguntado sobre a origem desse objeto, o paciente disse "se lembrar apenas de ter tropeçado na escola quando tinha 15 anos e de ter sangrado no nariz"
 
Um jovem que se queixava de dores de cabeça, surpreendeu médicos alemães que descobriram que ele vivia há anos com um lápis encravado em sua cabeça, indicou nesta quarta-feira (29) o hospital.
 
O paciente, um afegão de 24 anos, que sofria com dores de cabeça, problemas de visão no olho direito e sangramentos no nariz, tinha sido internado na clínica universitária de Aix-la-Chapelle (oeste da Alemanha) para que fosse submetido a exames, indicou o centro médico.
 
Após um exame de ressonância magnética em seu crânio, os médicos identificaram a presença "de uma sombra alongada, característica de um corpo estranho", de acordo com o documento da clínica especializada em cirurgias na boca, na mandíbula e na face.
 
Perguntado sobre a origem desse objeto, o paciente disse "se lembrar apenas de ter tropeçado na escola quando tinha 15 anos e de ter sangrado no nariz".
 
UNIVERSITY CLINC RWTH AACHEN / AFP
Lápis que foi retirado do crânio do homem de 24 anos na Alemanha
Durante a cirurgia, os médicos retiraram do crânio do paciente "um lápis de cerca de 7 cm de comprimento", indicou.
 
O paciente, que não teve seu nome divulgado, se recupera bem da operação e deve deixar a clínica em alguns dias.
 
Fonte AFP/R7

Prefeitura de Aracruz (ES) publica edital de processo seletivo

Na Prefeitura de Aracruz, estado do Espírito Santo, foi publicado o edital nº. 01/2013, informando sobre a realização de processo seletivo, que visa o preenchimento de 567 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.173,61 e ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Nível fundamental: Assistente Administrativo de Saúde, Auxiliar de Controle Animal, Auxiliar de Saúde Bucal, Motociclista e Motorista (Administrativo e Ambulância);

Nível médio: Almoxarife, Agente Administrativo de Saúde, Fiscal de Vigilância Sanitária (Técnico em Segurança do Trabalho), Instrutor de Oficina de Fibra de Bananeira, Instrutor de Oficina Iniciação Musical (corda/sopro e percussão), Instrutor de Oficina de Pintura em Tecido de Molde Vazado, Oficial de Controle Animal, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem;

Nível superior: Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista (Auditor e PSF), Educador Físico, Enfermeiro (Auditor, Trabalho, Epidemiologista e Regulador), Farmacêutico (Bioquímico), Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Médico (Acupunturista, Alergista/Imunologista, Angiologista, Auditor, Autorizador, Cancerologista (Oncologista), Cardiologista, Clínico Geral, Coloproctologista, Família e Comunidade (PSF), Dermatologista, Trabalho, Endocrinologista, Epidemiologista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista/Obstetra, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista/Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Regulador, Reumatologista, Urologista, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Psicólogo);
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 06 a 07 de junho de 2013, das 09:00 às 17:00 horas, na EMEF Placidino Passos, localizada na Rua Leopoldo Barcelos Rangel, nº 113, Bairro Polivalente, Aracruz/ES. No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
 
Ficha de Inscrição devidamente preenchida com letra legível ou digitada (disponível no site www.pma.es.gov.br);
  • Cópia simples do documento de identidade com foto;
  • Cópia simples do CPF ou de documento que contenha sua numeração;
  • Cópia simples do diploma, histórico escolar, certidão, declaração ou certificado, emitido pela unidade escolar, reconhecida pelo MEC;
  • Quando a conclusão for comprovada através de Declaração, somente será aceita se o curso for concluído a partir de 2008, desde que conste no referido documento;
  • Cópia simples da Carteira, declaração ou outro documento que comprove o registro no conselho regional da classe;
  • Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação;
  • Cópia simples de Documento que comprove a participação em curso de Direção Defensiva;
  • Cópia simples de Documento que comprove a participação em curso de Primeiros Socorros.
 
Prova
O processo seletivo será composto de comprovação dos requisitos e pré-requisitos exigidos, de caráter eliminatório e pontuação de títulos, de caráter classificatório.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município.

Prefeitura de Brasilândia de Minas (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Brasilândia de Minas, cidade localizada a 440 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, divulgou edital nº. 01/2013 de processo seletivo oferecendo 125 vagas de níveis fundamental, médio e superior. O vencimento varia entre R$ 678,00 e R$ 10.406,92, lembrando que 5% das vagas são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais (Operário, Vigia e Gari), Atendente de Consultório Dentário, Fiscal Sanitário, Motorista, Professor de Educação Básica, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Médico e Odontólogo.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições poderão ser realizadas do dia 03 a 13 de junho de 2013, através do site www.rumocertoservicos.com.br ou de forma presencial na sede da Prefeitura de Brasilândia de Minas, situada na Praça Cívica 141 – Bairro Bela Vista – CEP - 38.779-000, no horário de 12:00 às 18:00 horas (exceto sábados, domingos e feriados).
 
A taxa de inscrição é de:
  • Nível fundamental: R$ 21,00 e 24,00;
  • Nível médio: R$ 21,00 e 24,00;
  • Nível superior: R$ 30,00, 40,00, 75,00 e 150,00.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva, prática e de títulos.
 
Os títulos deverão ser entregues pelo candidato nos dois dias subsequentes a publicação do gabarito das provas objetivas, a serem postados via Correios, dentro do prazo de inscrição, por SEDEX com AR - Aviso de Recebimento - para Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda – EPP, no endereço da Rua Curvelo, nº 32, Lj. 12 – Bairro Floresta – BH – MG – CEP: 31015-172 ou, ainda, entregues presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Brasilândia de Minas no setor de protocolo.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 30 de junho de 2013, em

locais e horários a serem divulgados na sede da Prefeitura de Brasilândia de Minas e no site de inscrição, a partir do dia 21 de junho de 2013. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado a partir do dia 01 de julho de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 ano.

Prefeitura de Capetinga (MG) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Capetinga, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, com a intenção de ocupar 95 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 678,00 a R$ 12.400 para carga horária de 20 a 40 horas semanais.
O certame será executado através da empresa Liberal Consultores Associados Ltda.

Cargos
- Nível Superior: Cirurgião-Dentista (2), Coordenador/ Assistente Social (1), Enfermeiro - PSF (2), Enfermeiro (2), Farmacêutico Bioquímico (1), Instrutor de Esportes (1), Médico - PSF (2), Nutricionista (1), Pedagogo (1), Psicólogo (1);

- Magistério: Professor de Educação Básica - PEB 1 (2), Professor de Educação Básica - PEB 1 (9), Professor Pré-Escolar (5);

- Nível Médio: Agente Administrativo (1), Agente de Serviços Fazendários (1), Gestor do PBF (1), Monitor de Esportes e Recreação (1), Recepcionista (1), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Enfermagem - PSF (2), Técnico em Enfermagem (12), Técnico em Informática (2);

- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde - PSF (4), Agente Comunitário de Saúde - PSF (5), Auxiliar Administrativo (2), Auxiliar de Serviços de Apoio a Administração (6), Motorista (5);

- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Obras e Serviços (8), Auxiliar de Serviços Urbanos e Rurais (9), Guarda Municipal (4).
 
Ficam asseguradas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 4 a 7 de junho de 2013 em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Capetinga-MG, situada à Rua Coronel Osório, nº. 400, Centro, Capetinga-MG. Serão realizadas também via internet, pelo endereço eletrônico www.liberalconsultores.com.br, no mesmo período. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
O certame constará de provas objetivas de múltipla escolha e terá caráter eliminatório e classificatório. As provas terão duração máxima de duas horas e serão realizadas no dia 23 de junho de 2013, em local e horários a serem divulgados com antecedência mínima de 5 dias.

Validade
O processo seletivo terá validade de 24 meses, prorrogável uma vez, por igual período a critério e conveniência da Administração Pública Municipal em restrita observância ao relevante interesse público.

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, abriu edital de processo seletivo n° 007/2013, destinado à contratação temporária de Médico Psiquiatra e Médico Generalista (Clínico Geral) para atuação no Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atenção Psicossocial AD (álcool e drogas).
 
São ofertadas duas vagas mais cadastro de reserva. O salário é de R$ 6.644,69, em regime de 24 horas semanais, para Médico Psiquiatra, e de R$ 2.657,87 para Médico Generalista, em jornada de 10 horas semanais. Os interessados em preencher uma das vagas devem ter formação em Medicina e registro no Conselho Profissional.
 
As inscrições ficarão abertas de 03 a 10 de junho de 2013, no horário das 08:00 horas até 16:00 horas, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), situado à Rua Emílio Meucci, 86 – Jardim das Paineiras – São Sebastião do Paraíso/MG. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção será composta por prova escrita com 10 questões sobre conhecimentos específicos. A prova escrita será de caráter classificatório, a ser realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2013, às 16h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Paraíso).
 
O resultado final será divulgado no site oficial desta Prefeitura Municipal (www.ssparaiso.mg.gov.br) e afixado no quadro de avisos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).
 
O certame tem validade de um ano, contado a partir da data de homologação de seus resultados, prorrogável por mais um ano, a critério da administração.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, localizada a 380 km de Florianópolis, estado de Santa Catarina, divulgou os extratos editalícios nº. 0028 e 0029/2013, para a realização de processo seletivo. O objetivo dos documentos e a contratação em caráter temporário de Médico (ESF e Clínico Geral) e Fisioterapeuta.
 
O preenchimento de vagas será para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições do edital 028/2013 serão efetuadas até o dia 21 de junho 2013 e as do edital 029/2013 serão recebidas até 07 de junho, das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Avenida Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.
 
Os extratos dos editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, de 29 de maio de 2013, pág. 321 a 322.

Concurso Prefeitura de Canudos do Vale - RS

A Prefeitura de Canudos do Vale, no Rio Grande do Sul, divulgou minuta sobre realização de concurso público para a ocupação de três vagas existentes no quadro de pessoal celetista do município. Com vencimento que pode chegar a R$ 5.851,62, as vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Médico 20h e Operário.
 
Os interessados deverão se inscrever no período de 29 de maio a 11 de junho de 2013, no horário das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00, na Prefeitura Municipal. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental) e R$ 55,00 (nível superior).
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 22 de junho de 2013, às 08:30, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hugo Oscar Spohr, situada à Rua João José Briesch, s/n. Maiores informações poderão ser obtidas junto à Prefeitura Municipal pelo telefone: (051) 3616-1168.
 
O Edital de Abertura estará afixado no quadro mural da Prefeitura e será publicado na internet (www.canudosdovale.rs.gov.br e www.schnorr.com.br).

Prefeitura de Vila Velha - ES lança processo seletivo

A Prefeitura de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, publicou edital n° 001/2013 de  processo seletivo, com vistas à contratação temporária de profissionais que atendam às necessidades de excepcional interesse público na Educação - SEMED.
 
São ofertadas 313 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.700,00, em carga horária de 30 e 40 horas semanais, resguardada a devida reserva (5% dos cargos) aos candidatos com deficiência.
 
As vagas são para os cargos de agente público condutor de veículo, assistente social, auxiliar de apoio à informática, auxiliar de secretaria escolar, bibliotecário, cuidador escolar, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, guarda-vidas, nutricionista, psicólogo e regente musical.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2013, no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental – TITANIC - Situado na Praça Duque de Caxias – Centro, Vila Velha/ES, das 09h às 16h30min.
 
O certame será realizado em etapa única, que terá por objetivo verificar se o candidato apresentou a documentação exigida e avaliar os documentos apresentados para fins de pontuação. Os candidatos a Guarda-vidas também farão teste de aptidão física.
 
Os resultados, parcial e/ou final, serão divulgados no site da Prefeitura Municipal de Vila Velha (www.vilavelha.es.gov.br). A convocação dos candidatos classificados para ocuparem cargos, quando necessário, será publicado no mesmo site.
 
O certame terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período

Autarquia Hospitalar Municipal (SP) promove processo seletivo

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), no estado de São Paulo, abriu processo seletivo para contratação de Técnico de Saúde - Imobilização Ortopédica. São ofertadas 140 vagas para profissionais de curso técnico, com salário de R$ 453,65 por carga horária de 30 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 06 e 07 de junho de 2013, das 09h00 às 15h00, nos seguintes locais:

- HM Dr.José Soares Hungria, na Av. Menotti Laudisio, 100 - Pirituba - Noroeste;

- HM Dr. Alípio Correa Neto, Al. Rodrigo de Brum, 1989 - Ermelino Matarazzo - Leste I;

- HM Dr. Cármino Caricchio, na Av. Celso Garcia, 4815 - Tatuapé - Leste II

HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya    R. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860 - Jabaquara - Sudeste;

- HM Dr. Fernando Mauro Pires Rocha, na Estr. de Itapecerica da Serra, 1661-Vila Maracanã - Sul.

Todas as publicações de listas de Inscrições indeferidas, classificação prévia, recursos, classificação final e chamada para escolha de vagas de cada função referente a este comunicado, serão efetuadas através do Diário Oficial da Cidade-DOC. Fica facultado à Autarquia Hospitalar Municipal-AHM em caráter suplementar, disponibilizar a informação no endereço eletrônico www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/autarquia_hospitalar_municipal/.

O processo seletivo N° 010/2013/SUP.G/AHM para contratação por tempo determinado, terá validade de dois anos contados a partir da data da publicação no Diário Oficial da Cidade-DOC , podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) publicou o edital nº 34/2013, de concurso público, com o objetivo de contratar funcionários de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70 por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
O concurso dispõe de 71 vagas, distribuídas entre cargos de níveis Fundamental (Auxiliar de veterinária e zootecnia e Auxiliar em Administração), Médio (Assistente em Administração, Técnico de Laboratório, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Técnico em Secretariado) e Superior (Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Contador, Economista, Economista Doméstico, Engenheiro (civil, elétrica e mecânica), Estatístico, Nutricionista, Médico (clínico geral e ginecologia/obstetra), Odontólogo, Pedagogo, Programador Visual, Bibliotecário-Documentalista, Assistente Social e Técnico em Assuntos Educacionais).
 
Inscrições
O período de inscrição estará aberto entre os dias 05 e 13 de junho de 2013 pelo site www.sugep.ufrpe.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70 para nível superior e R$ 40 para médio ou fundamental, devendo ser pago, impreterivelmente, até 27 de junho.
 
Provas
Os candidatos serão avaliados por provas Escritas/Objetivas e Práticas/Operacionais que serão aplicadas nas cidades de Recife, Garanhuns e Serra Talhada, no estado de Pernambuco.
 
A prova Escrita/Objetiva – para todos os candidatos - será realizada na provável data de 04 de agosto de 2013, em local e horário a serem divulgados posteriormente pelo site de inscrição. Já a Prova Prática/Operacional será aplicada entre os dias 22 e 25 de agosto de 2013.
 
A divulgação dos gabaritos das Provas Escritas/Objetivas será no dia 04 de agosto de 2013 através da internet, no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br.
 
Validade
O concurso terá validade de um ano, a contar da publicação no Diário Oficial da União da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFRPE.

Prefeitura de Taboão da Serra - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Taboão da Serra, no estado de São Paulo, através do Instituto Zambini, abriu edital de retificação de concurso público n° 001/2013, para a contratação de 121 médicos por tempo determinado. O salário por hora trabalhada é de R$ 60,00, podendo chegar até R$ 10.000.
 
As chances são para as funções de Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico Geral, Médico Endocrinologista, Médico Generalista, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Neuroclínico, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista Adulto, Médico Pneumologista Infantil, Médico Psiquiatra e Médico do Trabalho.
 
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e poderão ser efetuadas até às 21h00 de 12 de junho de 2013, exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico www.zambini.org.br. A taxa é de R$ 72,90.
 
As inscrições dos candidatos ao cargo de Médico Generalista da Família estão automaticamente alteradas para o cargo de Médico Generalista. Caso o candidato da condição anterior não queira se inscrever para o cargo de Médico Generalista, o mesmo poderá requerer a devolução do valor pago pela inscrição até o dia 12 de junho de 2013 pelo e-mail atendimento@zambini.org.br.
 
Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 30 de junho de 2013, no município de Taboão da Serra, em datas, locais e horários a serem divulgados oportunamente. O candidato deve acompanhar a Convocação no Diário Oficial do Município e através do site: www.zambini.org.br.
 
A divulgação do gabarito será na data provável de 01 de julho de 2013, no site de inscrição.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Lindolfo Collor (RS) abre vagas

Em Lindolfo Collor, estado do Rio Grande do Sul, foram publicados editais para a realização de concurso público nº. 048/2013 e processo seletivo nº. 049/2013, sob os cuidados da empresa Premier Concursos Ltda. São ofertadas 12 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 3.899,91.
 
Às pessoas portadoras de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% do total de vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Pediatra, Técnico em Enfermagem, Monitora Especializada, Professor Séries Finais - Geografia, Agente de Controle Interno, Técnico em Informática, Motorista, Operador de Máquina e Servente-Merendeira.
 
Inscrição
Interessados devem efetuar a inscrição até 10 de junho de 2013, no site www.premierconcursos.com.br.
 
Prova
O certame será composto de prova escrita, prática e de títulos. A data, horário e local serão indicados no edital de homologação das inscrições, com antecedência mínima de 07 dias. O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
 
A prova prática será realizada apenas pelos candidatos aos cargos de Motorista, Operador de Máquina e Servente-Merendeira, em data, local e horário a serem divulgados através do edital de homologação do resultado da prova escrita.
 
A prova de títulos será realizada apenas pelos candidatos ao cargo de Professor Séries Finais na disciplina de Geografia que forem aprovados na prova escrita.
 
Validade
O certame terá validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Prefeitura de Lindolfo Collor.

Prefeitura de Dona Emma (SC) abre vagas

A prefeitura de Dona Emma, no estado de Santa Catarina, divulgou os extratos dos editais nº. 02/2013 de concurso público e processo seletivo. O certame visa preencher 05 vagas de níveis fundamental, médio/magistério e superior, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 2.669,22.
 
Cargos: Farmacêutico (1), Agente Comunitário de Saúde (3) e Professor (1).
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 11 de junho de 2013, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na sede da prefeitura de Dona Emma.
 
O edital completo contendo todas as instruções e sistemas das provas encontra-se afixado no mural de publicações oficiais da Prefeitura Municipal de Dona Emma e/ou disponível no site - www.donaemma.sc.gov.br.
 
Maiores informações na Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento do município, situada à rua Alberto Koglin, nº. 3493, através do telefone (47) 3364-0131 ou pelo e-mail - prefeitura@donaemma.sc.gov.br.
 
Os extratos dos editais encontram-se publicados no Diário Oficial do Estado, de 27 de maio de 2013, pág. 126.

UFRPE lança edital de concurso para Professor

Com objetivo de contratar profissionais, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou mais um edital de concurso público, regido pelo n° 36/2013, e desta vez, a instituição oferece vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior, na Classe A, para a UFRPE SEDE - Dois Irmãos, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).
 
De acordo com o edital, há 66 vagas disponíveis para diversas áreas nos três campi da UFRPE, com salário de até R$ 8.049,77, em regimes de dedicação exclusiva e de 20 horas semanais.
 
A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no site www.concurso.ufrpe.br, até às 18 horas do dia 27 de junho de 2013, observando o horário local de Recife.
 
As taxas serão cobradas conforme a titulação exigida no perfil ao qual o candidato irá concorrer, sendo titulação de doutor R$ 190,00 e R$ 130,00 para as demais.
 
As provas serão realizadas na UFRPE/SEDE Dois Irmãos, localizada na Av. Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, CEP: 52171-900 - Recife-PE, independentemente do local de oferta da vaga, em data, hora e local a serem divulgados oportunamente.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação do Edital de homologação do resultado no DOU, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Irupi (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Irupi, cidade com 11.729 habitantes localizada no estado do Espírito Santo, lançou edital N° 001/2013 de processo seletivo, objetivando suprir a necessidade de admissão em regime de contratação de pessoal temporário, para atuar na Estratégia Saúde da Família para o exercício de 2013.
 
São ofertadas 09 vagas para os cargos de Médico da ESF, Odontólogo ESF, THB (Técnico de Higiene Bucal) e Fisioterapeuta ESF (níveis técnico e superior). Os salários podem chegar até R$ 5.000,00 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 03 a 06 de junho de 2013, no horário de 08h00min as 11h00min e das 13h00min às 15h30 min, na sede da secretaria municipal de saúde situada à rua Amélia Augusta da Silva, bairro João Tomaz, Irupi - ES.
 
Para as funções de Nível Superior:
- A primeira fase compreende o exame da documentação apresentada pelo candidato;

- A segunda fase, exclusivamente com os candidatos pré-selecionados consistirá na classificação através da contagem da prova de títulos.
 
Para as funções de nível médio:
- Participação de Cursos, Congressos, Seminários e outros relacionados com a função inscrita neste certame, com carga horária mínima de 15 horas, sendo para cada Certificado ou Declaração apresentado, 1,0 (um) ponto, com pontuação máxima de 4,0 (quatro) pontos;

- Tempo de serviço na função inscrita neste certame - 0,083 pontos por mês de trabalho com pontuação máxima de 2,0 (dois) pontos.
 
A convocação dos candidatos se dará sempre através de editais afixados nos quadros de aviso da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Irupi, que será feita logo após a apuração dos resultados no dia 12 de junho de 2013.

Prefeitura de Xavantina (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Xavantina, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº. 001/2013, destinado à contratação de 28 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 12.165,55, com carga horária de 20, 25, 40 e 42 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especais.
 
Cargos
Agente de Atividades Gerais, Merendeira, Motorista, Mecânico, Auxiliar de Odontólogo, Auxiliar de Mecânico, Técnico Agropecuário, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fiscal Municipal, Médico, Veterinário, Psicólogo, Odontólogo e Professor (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira – Inglês).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 05 de junho a 04 de julho de 2013, no site www.sbauditoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível fundamental) R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Os interessados que não dispuserem de acesso a internet poderão efetuar suas inscrições na Casa da Cultura situada na Praça Rio Branco, 410, centro, na cidade de Xavantina – SC, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
 
Prova
O concurso será constituída de prova objetiva, prática e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 21 de julho de 2013, com inicio às 9h e término às 12h, na Escola de Educação Básica Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade, localizada à Rua Irineu Bornhausen, s/nº, centro, na cidade de Xavantina – SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado após 10 horas do dia 22 de julho de 2013, nos sites www.sbauditoria.com.br e www.xavantina.sc.gov.br.
 
As provas práticas, aplicadas exclusivamente aos concorrentes às vagas do cargo de Motorista, serão realizadas no mesmo dia da prova objetiva, às 13h30min, na Garagem de Máquinas da Administração Municipal, localizada na Rua Professor Garmus, s/nº, centro, na cidade de Xavantina – SC.
 
Para participar da avaliação de títulos, os candidatos às vagas dos cargos de Professor – Educação Infantil, Professor – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Professor de Língua Estrangeira – Inglês, deverão entregar, no período de 05 de junho a 04 de julho de 2013, na Prefeitura Municipal de Xavantina – SC, situada à Rua Prefeito Octavio Urbano Simon, 163, Centro, os documentos necessários à essa fase avaliativa.
 
Validade
O concurso público será válido por 2 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério, no interesse e conveniência da Administração Municipal.

Empresas se unem para mapear pesquisa clínica pediátrica no mundo

Desenvolvedores de novos remédios têm dificuldade em encontrar centros qualificados para recrutar pacientes para testes pediátricos. Para enfrentar a questão, a brasileira ViS e a norte-americana BIO farão um mapeamento detalhado da infraestrutura global de pesquisa pediátrica e dos locais com concentração de pacientes
 
A BIO, organização americana sem fins lucrativos que reúne mais de mil instituições de pesquisa em biotecnologia, firmou parceria com o ViS Research Institute, plataforma de tecnologia brasileira com dados sobre 400 mil centros de pesquisa clínica em todo o mundo. O objetivo de ambas é tornar mais eficiente o desenvolvimento de novos tratamentos clínicos para crianças e fortalecer a colaboração entre pesquisadores.
 
Crianças são as principais vítimas de doenças consideradas de alta prioridade, como Diabetes, Epilepsia e Hepatite. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, aproximadamente 60% da incidência é em crianças, mas somente 12% da pesquisa clínica é voltada para essa faixa etária.
 
Esses estudos são uma exigência das agências reguladoras de medicamentos, como a FDA (nos Estados Unidos) e a EMA (na Europa). Entretanto, ainda assim, os desenvolvedores de novos remédios têm dificuldade em encontrar centros qualificados para recrutar pacientes para testes pediátricos. Para enfrentar essa questão, BIO e ViS farão um mapeamento detalhado da infraestrutura global de pesquisa pediátrica e dos locais com concentração de pacientes, utilizando a tecnologia analítica do ViS.
 
“Novos dados sobre a infraestrutura global da pesquisa clinica pediátrica e a população de pacientes estarão disponíveis nos próximos meses na plataforma colaborativa. Os membros da BIO, centros clínicos pediátricos, agências regulatórias e especialmente os pacientes infantis irão se beneficiar da iniciativa, uma vez que isso reduzirá as barreiras para a pesquisa clínica global na área”, explica o CEO do ViS, Fábio Thiers.
 
“Utilizar os dados gerados pode ajudar os desenvolvedores de novas drogas a identificar pacientes, permitir uma seleção simplificada, fazendo com que os estudos sejam conduzidos mais rápida e facilmente, e, em última instância, entregando tratamento e cura para crianças que sofrem de doenças que trazem riscos de vida e debilidade, como epilepsia, hepatite e diabetes”, afirma o presidente e CEO da BIO, Jim Greenwood.
 
Fonte SaudeWeb

Porto Alegre ganha equipamento que dispensa cirurgia no tratamento de lesões precursoras de câncer do colo do útero

Câncer de colo do útero atinge 50 mulheres por dia no Brasil
Aparelho está disponível no Hospital de Clínicas para pacientes do SUS
 
A saúde da mulher gaúcha ganhou um novo aliado recentemente em Porto Alegre. Um equipamento pioneiro para o tratamento de câncer do colo do útero está disponível no Estado, no Hospital de Clínicas, para pacientes do SUS. O aparelho é o único do país e dispensa o realização de cirurgia para casos de mulheres com lesões que antecedem o câncer.
 
De acordo com o médico ginecologista e presidente do Instituto do Colo do Útero, Paulo Naud, o equipamento pode ser utilizado em pacientes com lesões de médio ou alto grau, pré-cancerígenas, que normalmente precisam ser submetidas a uma cirurgia. Com o aparelho, o procedimento acontece no próprio consultório e dura apenas 60 ou 70 segundos. Não é necessário fazer anestesia, não há período de recuperação, não há corte e nem a necessidade de fazer pontos, eliminando o risco de infecção. Isso tudo com a mesma eficácia da cirurgia.
 
— Este equipamento já está estudado e utilizado pela OMS há 10 anos. Agora, a organização está distribuindo para os países com mais necessidade — destaca o médico, que é consultor da OMS e intermediou a vinda da máquina para a Capital.
 
A experiência da OMS com o equipamento será destaque no Congresso Internacional de Controle de Câncer na Mulher, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Hospital de Clínicas, e vai reunir diversos especialistas brasileiros e internacionais.
 
Como parte da programação do evento, ocorre na manhã desta quarta-feira uma série de palestras de conscientização sobre o câncer do colo do útero e a saúde feminina. A partir das 9h, especialistas estarão reunidos no auditório Dante Barone para uma série de conversas e esclarecimentos a respeito das doenças que atingem a saúde da mulher.
 
— O câncer de colo do útero é um problema de saúde pública e precisamos mobilizar a comunidade para solucioná-lo. Este é o único tipo de câncer ginecológico que pode ser totalmente eliminado das mulheres da sociedade. O segredo e o sucesso estão no diagnóstico e no tratamento precoces — enfatiza Naud.
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de colo do útero atinge 50 mulheres por dia no Brasil. No ano passado, foi registrada a ocorrência de mais de 23 mil casos no país, sendo mais de 2 mil deles no Rio Grande do Sul.
 
Fonte Zero Hora

Estudo nega vínculo entre remédios para hiperatividade e uso de drogas

O uso de medicação estimulante para
tratar o TDAH está em ascensão
Crianças que usam esses medicamentos não correm risco maior de abuso de substância quando forem maiores
 
Crianças com transtorno de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) que tomam remédios estimulantes não correm um risco maior de abuso de substâncias quando forem maiores, em comparação com outras sem tratamento para o mesmo distúrbio, revelou um estudo publicado esta quarta-feira.
 
As descobertas, publicadas no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA) Psychiatry, se basearam em uma meta-análise de 15 estudos prévios, realizados entre 1980 e 2012, e incluíram mais de 2,5 mil participantes com TDAH, alguns dos quais tiveram prescrita medicação e alguns, não.
 
Cientistas da Universidade da Califórnia afirmaram ter descoberto que crianças que tomavam remédios como a Ritalina não foram nem mais nem menos propensas a experimentar ou abusar de álcool, nicotina ou outras drogas em comparação com crianças com TDAH sem tratamento.
 
— Nós não encontramos associação entre o uso de medicamentos como a Ritalina e o abuso futuro de álcool, nicotina, maconha e cocaína — afirmou a principal autora do estudo, Kathryn Humphreys, doutoranda do Departamento de Psicologia da UCLA.
 
Como resultado, os cientistas disseram que seu trabalho fornece "uma atualização importante" ao campo de conhecimento de abuso de drogas e medicamentos contra o TDAH. O uso de medicação estimulante para tratar o TDAH está em ascensão, mas permanece controverso, devido a preocupações de que a prática possa aumentar o risco de dependência e abuso no futuro para usuários jovens. Acredita-se que o distúrbio ocorra entre 5% e 10% das crianças americanas.
 
Uma análise recente de dados do governo americano, feita pelo jornal The New York Times, revelou que um em cada cinco meninos adolescentes é diagnosticado com o transtorno. A idade média das crianças estudadas foi de oito anos quando a pesquisa começou e a avaliação de acompanhamento mais recente foi realizada aos 20 anos. Os pacientes acompanhados eram procedentes dos estados americanos de Califórnia, Nova York, Michigan, Pensilvânia e Massachusetts, além de Alemanha e Canadá.
 
Fonte AFP

Controlar a frequência cardíaca pode ajudar na perda de peso

O que muitas pessoas não sabem é que aliar o controle
 da frequência cardíaca com a atividade física pode
 ajudar na hora de perder peso
Na hora da atividade é bom checar a pulsação para garantir que está na intensidade correta
 
Fechar a boca, apostar em exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é um dos segredinhos para perder alguns quilinhos indesejáveis. Mas o que muitas pessoas não sabem é que aliar o controle da frequência cardíaca com a atividade física pode ajudar na hora de perder peso. Segundo o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, esse monitoramento evita que o atleta exceda os seus limites.

— A utilização da frequência cardíaca na atividade física pode ser muito útil já que é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando a regular a intensidade do esforço realizado, controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controle de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca pode contribuir para o rendimento físico e também para o emagrecimento — explica.

A frequência cardíaca (FC) corresponde ao número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que ele bate por minuto. Para que a ela seja aliada ao emagrecimento deve ficar entre 60% e 80% de sua medida máxima. Se você deseja utilizar a sua FC para perder peso, deve procurar um médico para que receba uma orientação desde o início da atividade. Se você tem 35 anos, por exemplo, a conta será: 220 menos 35, o que resulta em 185 que é a sua frequência cardíaca máxima. Nesse caso, para perder peso, você deverá se manter, por pelo menos meia hora de atividade física, com os batimentos entre 111 (60%) e 148 (80%), de acordo com o fisiologista.

Na hora da atividade física é importante checar sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até pare se precisar.

— O ideal é se exercitar por 30 minutos, o que já é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia. E não se esqueça de verificar sempre a sua frequência cardíaca com a ajuda de aparelhos — sugere o médico.

Além de diminuir a gordura corporal, a frequência cardíaca também ajuda na redução da pressão arterial, colesterol e diminui o risco de doenças degenerativas.

Como medir a frequência cardíaca?
A frequência cardíaca pode ser medida por meio de um monitor cardíaco, composto por uma cinta com sensores, colocado na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Além disso, ela também pode ser medida manualmente em diferentes partes do corpo:

• Frequência cardíaca no punhoEsta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. Abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área no punho direito até que perceba o pulsar do fluxo de sangue.

• Frequência cardíaca no pescoçoPara medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação. Essa região apresenta receptores de pressão que regulam a frequência cardíaca. Dessa forma, quando é pressionada, recebemos a informação de aumento de pressão e a resposta é de queda da frequência.

Cada exercício físico tem a sua frequência cardíaca
Não é porque você aprendeu a medir a sua frequência cardíaca que já pode usá-la com o objetivo de perder peso em todos os exercícios. Pelo contrário. João Pinheiro revela que cada atividade física tem uma frequência cardíaca diferente.

— Isso ocorre porque a intensidade dos exercícios muda, os exercícios que agem só na articulação terão uma FC menor com relação aos exercícios que trabalham todo o corpo de forma integrada — alerta o médico.

Por isso, antes de associar a FC com os exercícios físicos, recomenda-se a ajuda de um profissional especializado para que você seja possível alcançar o resultado almejado.
 
Fonte Diário Catarinense

Fadiga pode ser resultado de doenças inflamatórias do intestino

Fadiga pode ser resultado de doenças inflamatórias do intestino Divulgação/Stock Photo
Fadiga crônica pode levar ao mau desempenho no trabalho
 e na escola, à condução sonolenta e à depressão
Efeitos colaterais dos medicamentos, distúrbios do sono e anemia podem ser responsáveis pelo cansaço excessivo
 
A fadiga é um sintoma não específico de várias doenças e distúrbios. Sentir-se cansado simplesmente pode ser o resultado de não dormir o suficiente ou não dormir com qualidade. A fadiga crônica pode levar a uma série de outros problemas, inclusive ao mau desempenho no trabalho e na escola, à condução sonolenta e à depressão. Descobrir que ela é um sintoma de algo errado não é tão difícil, mas determinar o porquê de o paciente estar cansado — e o que fazer sobre isso — não é tarefa fácil.
 
— A fadiga é um sintoma muitas vezes associado com as doenças inflamatórias do intestino (DII). As razões para os pacientes com DII se sentirem cansados incluem efeitos colaterais dos medicamentos, distúrbios do sono e outras condições relacionadas, tais como a anemia — afirma o gastroenterologista Silvio Gabor.
 
Sobre os remédios que podem causar o problema, o médico explica:
 
— Os corticosteroides deixam as pessoas com a sensação de estarem 'ligadas', o que torna difícil o descanso. Outros medicamentos podem causar sonolência. Quando estes efeitos secundários ocorrem, devem sempre ser discutidos com o médico que acompanha o paciente.
 
Quando uma pessoa está cansada, o esperado é que ela seja capaz de adormecer rapidamente e dormir pelo maior tempo possível.
 
— No entanto, quando o paciente tem uma doença inflamatória intestinal, seu sono pode ser interrompido por outros sinais e sintomas, tais como idas constantes ao banheiro, dores ou suores noturnos. A melhor maneira de evitar estes sintomas é tratar as crises adequadamente — diz Gabor.
 
Enquanto isso, o paciente pode tentar adotar hábitos que facilitem o repouso.
 
— Para evitar acordar para ir ao banheiro, o paciente pode agendar sua última refeição várias horas antes de deitar. Suores noturnos são mais difíceis de evitar, mas o paciente pode dormir com uma toalha (ou duas) e manter uma muda de roupa (ou outro travesseiro) perto de sua cabeceira. Dessa forma, ele pode enxugar o suor, se trocar ou trocar o travesseiro e voltar a dormir, sem sair da cama ou acender a luz — sugere o gastroenterologista.
 
As doenças inflamatórias do intestino causam inflamação no trato digestivo, mais geralmente no intestino delgado e no cólon. O corpo tenta combater esta inflamação de várias formas, o que pode, muitas vezes, causar cansaço.
 
— O objetivo do tratamento, a longo prazo, é controlar a doença e seus sintomas, mantendo-a sob controle, porque isso acabará por eliminar a fadiga. Seguindo cuidadosamente o plano de tratamento, o paciente pode conseguir melhorar a qualidade de seu sono.
 
A dor também é um sintoma comum das crises das doenças inflamatórias intestinais — e que pode gerar cansaço ou sono interrompido.
 
Uma razão comum para a fadiga é a anemia. Pessoas com DII podem ser anêmicas, quer devido à perda de sangue a partir do intestino (mais comum em casos de colite ulcerativa do que na Doença de Crohn), quer por uma deficiência de ferro decorrente de má absorção de nutrientes.
 
— A má absorção de vitaminas e minerais é comum em pacientes com DII. Sem uma quantidade suficiente de ferro, ácido fólico e vitamina B12, o corpo não consegue produzir as células vermelhas do sangue. Tratar a causa da anemia, parando o sangramento e fazendo a suplementação com ferro e vitaminas do complexo B, é o melhor curso de ação para o tratamento da anemia associada a essas doenças — observa Gabor.
 
— Para combater a fadiga também é útil incluir a atividade física na rotina diária e comer alimentos saudáveis. Procurar terapia psicológica e nutricional também ajuda no processo. O paciente deve gerenciar os fatores psicológicos que geram fadiga, estresse, ansiedade e depressão — afirma o médico.
 
Fonte Zero Hora