Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bactérias usam "linguagem Universal" para construir resistência aos antibióticos

Quando as células resistentes aos antibióticos aumentam numa população bacteriana, as células frágeis recebem pequenas moléculas
 
As bactérias podem se comunicar umas com as outras para construir a resistência aos antibióticos, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLoS ONE.

O estudo, desenvolvido pelos pesquisadores Miguel Valvano e El-Omar Halfawy, da Western University (Canadá) revela que, quando o número de células resistentes a antibióticos dentro de população bacteriana aumenta, pequenas moléculas são compartilhadas com as células menos resistentes.

El-Halfawy explica: "Essas pequenas moléculas podem ser utilizadas e produzidas por quase todas as bactérias com exceções limitadas, por isso podemos considerar essas moléculas como uma linguagem universal que pode ser entendida pela maioria das bactérias."

O estudo identificou que bactérias como Burkholderia cenocepacia, uma causa de infecções graves em pacientes com fibrose cística (FC) ou com sistemas imunológicos mais fracos, pode realizar esta comunicação química.

Os investigadores afirmam que o excesso de produção de moléculas da Burkholderia cenocepacia protege as células mais sensíveis da própria bactéria, assim como de outras bactérias, como a Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa.

"A outra forma que Burkholderia comunica seu alto nível de resistência é pela liberação de pequenas proteínas para " limpar" antibióticos letais, reduzindo assim a sua eficácia."

A resistência aos antibióticos é um problema amplamente estudado. Dados anteriores do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), mostra que cerca de 25 mil pessoas morrem na União Europeia, a cada ano, de infecções causadas por bactérias resistentes aos antibióticos.

O próximo passo do estudo mais recente é encontrar uma maneira de lidar com a resistência bacteriana aos antibióticos: "Isso abre o caminho para projetar novas drogas para bloquear os efeitos desses produtos químicos, reduzindo efetivamente a carga da resistência antimicrobiana ".

Fonte isaude.net

Chineses confirmam que H7N9 pode ser transmitido de pessoa a pessoa

O relatório afirma que mesmo possível, a transmissão não é fácil, portando não existe necessidade de pânico
 
Ao contrário de relatórios publicados anteriormente, foi confirmado por autoridades de saúde chinesas que o H7N9 se espalha de pessoa para pessoa e pode ser uma séria ameaça para os seres humanos.

O vírus, que matou um terço dos pacientes hospitalizados, liga-se às células da traqueia e dos pulmões, infectando até mesmo células do sistema respiratório. Esta ligação torna o H7N9 mais capaz de passar das aves para os humanos, de acordo com relatório publicado nesta quarta-feira (03) na revista Nature.

"O novo vírus tem uma propriedade única de ligação", disse o responsável pela pesquisa Shu Yuelong, do Chinese National Influenza Center, em Pequim.

Não há necessidade de alarme generalizado, no entanto, disse outro especialista. Os mesmos aspectos do H7N9 da gripe que o tornam tão grave - a sua localização no sistema respiratório inferior, por exemplo - também torna-o mais difícil de se transmitir de pessoa para pessoa.

Desde que foi identificado, em fevereiro, 132 casos, incluindo 39 mortes, foram confirmados na China, de acordo com o estudo. A maioria dos pacientes eram idosos e de alto risco de complicações por causa de sua idade, e muitos tiveram contato com aves, de acordo com relatórios anteriores.

Ao contrário H5N1 (outro vírus pássaro que apareceu em 2003) e os vírus da gripe H1N1, o H7N9 se liga à ave e à células humanas. "Nosso estudo descreve várias características importantes do novo vírus da gripe. Acreditamos que é um patógeno que traz sérios riscos para humanidade," afirma Shu.

Uma vez infectado, o paciente tem níveis anormalmente elevados de células inflamatórias e imunes, referidos como uma tempestade de citocinas, que podem contribuir para a gravidade dos sintomas, disse ele.

" A gravidade da infecção H7N9 e sua resistência a drogas antivirais emergentes tornam o tratamento um desafio. Além disso, a sua evolução imprevisível, a facilidade de adaptação e a ausência de imunidade preexistente na população humana aumenta muito a possibilidade de uma epidemia" , completa o cientista.
 
Fonte isaude.net

Homens solteiros e fumantes têm maior risco de adquirir câncer de boca por HPV

Pesquisa foi a primeira a mostrar a prevalência de casos de câncer causados por HPV entre os fumantes e os homens solteiros
Pesquisa foi a primeira a mostrar a prevalência de casos de
câncer causados por HPV entre os fumantes e os homens solteiros
A infecção pelo HPV causa praticamente todos os cânceres cervicais, o câncer anal e alguns tipos de cânceres genitais
 
Fumantes e homens solteiros são mais propensos a adquirir câncer de boca causado pelo Papilomavírus humano ( HPV ) , de acordo com novos resultados apresentados no relatório HPV Infection in Men (HIM) Study.
 
Pesquisadores do Moffitt Cancer Center (EUA) e o National Cancer Institute (EUA) e de institutos da área no México e Brasil também relatam que as infecções orais por HPV em homens saudáveis são raras e, quando presentes, geralmente desaparecem dentro de um ano.

A infecção pelo HPV é conhecida por causar praticamente todos os cânceres cervicais, o câncer anal e alguns tipos de cânceres genitais. Recentemente, foi estabelecido como causa da maioria dos cânceres da orofaringe, tumor maligno das amígdalas e base da língua.

O câncer de orofaringe relacionados ao HPV é raro, mas as taxas vêm crescendo rapidamente, especialmente entre os homens. Para determinar o padrão de aquisição HPV e persistência na região oral, os pesquisadores avaliaram o estado da infecção por HPV em amostras de bochechos orais coletados como parte do estudo HIM, que foi originalmente concebido para avaliar a história natural da infecção pelo HPV genital em homens saudáveis.

Alguns tipos de HPV, como o HPV16, são conhecidos por causar câncer em vários lugares do corpo, incluindo a cavidade oral, disse a autora do estudo Christine M. Pierce Campbell. " Sabemos que a infecção por HPV está associada ao câncer de orofaringe, mas não foi possível entender como acontece a evolução do vírus a partir da infecção inicial."

Durante os primeiros 12 meses, cerca de 4,5% dos homens que integraram o estudo adquiriram uma infecção oral por HPV. Menos de 1% dos homens apresentaram infecção por HPV 16, o tipo mais comumente adquirido, e menos de 2% apresentaram algum tipo de câncer causado pelo HPV.

Os resultados são consistentes com estudos anteriores que mostram uma baixa prevalência de câncer oral causado por HPV. No entanto, este estudo foi o primeiro a mostrar a prevalência de casos de câncer causados por HPV entre os fumantes e os homens solteiros.

Os pesquisadores observaram, ainda, que a infecção persistente por via oral do HPV16 pode ser um precursor do câncer de orofaringe, semelhante à forma como a infecção persistente pelo HPV leva ao pré-câncer cervical.
 
Fonte isaude.net

Estudo mostra como a prática de exercícios afeta as células de gordura

Pesquisa traçou um mapa do processo de metilação do DNA de células de gordura
Pesquisa traçou um mapa do processo de metilação
do DNA de células de gordura
A pesquisa descreveu, pela primeira vez, o que acontece à nível epigenético quando realizamos atividades físicas
 
Uma nova pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, descreveu, pela primeira vez, o que acontece à nível epigenético em células de gordura quando realizamos atividades física.

" Nosso estudo mostra os efeitos positivos do exercício na mudança do padrão epigenético de genes que afetam o armazenamento de gordura no corpo, diz Charlotte Ling, do Centro de Diabetes da Lund University (Suécia).

" Nós herdamos os nossos genes e eles não podem ser mudados. Os genes, contudo, tem os grupos metila, o que conhecemos como a expressão dos genes. Os grupos metila podem ser influenciados de várias formas, através de dieta, exercício e estilo de vida, num processo conhecido como a metilação do DNA. Esta é a epigenética, um campo relativamente novo de pesquisa que nos últimos anos tem atraído mais e mais atenção," afirma a pesquisadora.

No estudo, os pesquisadores investigaram o que aconteceu com os grupos metila nas células de gordura de 23 homens saudáveis, um pouco acima do peso, com idade em torno de 35 anos, que não tinham se envolvido anteriormente em qualquer atividade física. No estudo, eles participaram regularmente de aulas de spinning e de aeróbica por um período de seis meses.

Os integrantes da pesquisa foram incentivados a frequentar as aulas três vezes por semana, mas no final da pesquisa, a média da frequência ficou 1,8 aulas por semana, afirma diz Tina Rönn.

Usando a tecnologia que analisa 480 mil posições ao longo do genoma, eles podiam ver que as mudanças epigenéticas haviam ocorrido em 7 mil genes. O foco da analise passou a ser, então, a metilação em genes ligados à diabetes tipo 2 e obesidade.

Encontramos alterações nesses genes, o que sugere também que a alteração na metilação do DNA, como resultado da atividade física, pode ser um dos mecanismos pelos quais estes genes afetam o risco de doença, diz Tina Rönn, acrescentando que o estudo traçou, pela primeira vez, um mapa do processo de metilação do DNA de células de gordura.

No laboratório, os pesquisadores foram capazes de confirmar os resultados in vitro (estudar culturas de células em tubos de ensaio), desativando alguns genes, reduzindo assim a sua expressão. Este processo resultou em mudanças no armazenamento de gordura nas nestas células.
 
Fonte isaude.net

Mais da metade dos residentes em pediatria da USP sofre de síndrome de Burnout

O participantes da pesquisa, que começou em 2009, responderam a um questionário e foram submetidos à ressonância magnética
 
Mais da metade dos médicos residentes de pediatria participantes de um estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) apresentaram síndrome de Burnout , que é uma condição de sofrimento psíquico ocupacional. A pessoa com Burnout tem cansaço excessivo, desânimo para realizar suas tarefas, sensação de que o que faz não tem propósito e frustração com o trabalho que tem de desempenhar.
 
Segundo a autora da pesquisa, a médica pediatra Anarella Penha Meirelles de Andrade, do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, a síndrome pode causar deterioração da relação médico-paciente. " Isso não foi avaliado no meu estudo, mas a relação do médico com o paciente e também com a equipe multidisciplinar pode ficar prejudicada." Os participantes da pesquisa, que começou em 2009, estavam no 1º e 2º ano de residência.
 
Anarella escolheu médicos residentes aos quais presta assistência no setor do Departamento de Pediatria da FMUSP. Dentre 40 pessoas contatadas, 32 consentiram a realização da pesquisa por meio de um questionário padronizado para investigação do Burnout . O formulário envolve temas como satisfação com o trabalho, excesso na jornada e influência do trabalho na própria individualidade, entre outros. As pontuações variam numa escala de: nunca, algumas vezes ao ano, algumas vezes ao mês, algumas vezes por semana e diariamente.
 
Os voluntários também foram submetidos a exames de ressonância magnética funcional, que avalia o padrão de ativação cerebral de áreas específicas do cérebro ante a estímulos. No caso da pesquisa, os voluntários fizeram um teste de atenção chamado Stroop Color Word Test , que apresenta conflitos de informações justamente para verificar a intensidade da reação aos desafios propostos. Nesta etapa, 4 voluntários foram excluídos da pesquisa, pois apresentavam achados anatômicos que impediam comparação com os demais.
 
Estudo Inovador
As imagens da ressonância funcional mostraram que as regiões do cérebro (especificamente no córtex pré-frontal dorso lateral direito) apresentaram maior sinal de estímulo nos voluntários com Burnout do que nos que não apresentavam a síndrome. Essas áreas estão relacionadas à realização de tarefas cognitivas ou que exijam atenção. " Significa que o voluntário gasta mais " energia" para ativar regiões do cérebro, ou seja, quem tem Burnout precisa estimular mais essas áreas de atenção para realizar a mesma tarefa. O estudo é inovador porque não existiam padrões de ressonância funcional para pacientes com Burnout ."
 
Anarella diz que iniciar sua pesquisa com residentes foi interessante porque ela poderá prosseguir com as avaliações e verificar se há mudança conforme a evolução da carreira desses médicos. Ela aplicou, ainda, um questionário para determinação de estresse, não especificamente relacionado ao Burnout , e também teve prevalência alta como resposta: 56% dos 32 médicos investigados na fase final estavam estressados ou apresentavam sintomas de estresse.
 
Para a alta prevalência de Burnout , no qual as condições trabalhistas são determinantes, Anarella destaca alguns fatores no cenário estudado: a necessidade e dificuldade em de lidar com os pacientes e a família deles, a carga horária de 60 horas semanais, a necessidade de tempo para estudar e a inabilidade em conciliar a vida profissional e a vida pessoal. Na Pediatria, segundo ela, muitas vezes, lidar com os pais da criança que precisa ser atendida causa tensão aos médicos recém-formados.
 
Anarella disse que essa percepção se constrói com a experiência. " Lidar com isso é um desafio."
 
Quanto ao excesso de horas trabalhadas, a médica diz: " 53% dos participantes do estudo trabalhavam além da residência." O problema, segundo Anarella, é que fora da residência esses médicos não são supervisionados e há comprometimento do tempo de aprendizado e descanso.

 Um fator interessante é que os resultados apontados mostraram que, nos 14 voluntários sem Burnout , 5 praticavam atividade física. No entanto, nos residentes com a síndrome, nenhum praticava exercícios. Isso leva à compreensão de que a prática de atividades físicas ajuda a evitar o estresse no trabalho.
 
Para aliviar os efeitos da síndrome e do estresse, algumas iniciativas são sugeridas, como acompanhamento de terapeutas e psicólogos. " No entanto" , diz a médica " poucos residentes procuram, por desconhecimento do serviço ou por acharem que o que estão sentindo é normal." O mestrado foi orientado pelo professor Claudio Schvartsman, da FMUSP.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Campos Novos - SC

A Prefeitura de Campos Novos, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de vagas para Médico Comunitário Clínico Geral da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Inscrições:
Até 15 de julho na Secretaria da AMPLASC, rua São João Batista, nº. 347, centro, Campos Novos

Valor:
R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 14.171,00

Provas:
Prova escrita: 11 de agosto

Prefeitura de Caçador - SC

A Prefeitura de Caçador, Santa Catarina, realiza processo seletivo para preenchimento de 42 vagas

Inscrições:
Até 25 de julho, pelo www.iobv.com.br

Cargos:
Médicos e Odontólogo.

Remuneração:
R$ 3.322,30 a R$ 11.002,00

Provas:
Haverá provas objetivas e provas de títulos.

Prefeitura de Brumadinho - MG

A Prefeitura de Brumadinho, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 261 vagas

Inscrições:
3 agosto a 3 de setembro de 2013, pelo www.gestaodeconcursos.com.br

Cargos e vagas:
Agente Administrativo I (30)
Agente Condutor I - Motorista (40); Operador de Máquinas Leves (04).
Agente Condutor IV - Operador de Pá Carregadeira (01); Operador de Retro escavadeira (02); Operador de Trator de Esteira (01);
Agente Fiscal II - Técnico em Edificações (01);
Agente Oficial Especializado I - Armador (01); Bombeiro Hidráulico (02); Calceteiro (04); Eletricista de Manutenção (04); Jardinagem (02); Lanterneiro de Veículos (01); Marceneiro (01); Mecânico de Autos (02); Mecânico de Máquinas Agrícolas (01); Pedreiro (06); Pintor de Parede (04); Serralheiro (01); Soldador (01).
Agente Operacional I - Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino (20); Auxiliar de Serviços Gerais - Masculino (30); Agente Operacional I - Gari (10).
Analista da Administração I - Administrador (01); Advogado (02); Arquiteto (01); Assistente Social (01); Biólogo (01); Contador (02); Engenheiro Ambiental (01); Engenheiro Civil (02); Geógrafo (01); Veterinário (01);
Assistente Técnico em Saúde II - Técnico em Enfermagem (11); Técnico em Higiene Dental (02); Técnico em Patologia (04); Técnico em Radiologia (03).
Assistente Técnico I - Desenhista Projetista (01); Estradas (01); Técnico Agrícola (01); Técnico em Edificações (01); Técnico em Meio Ambiente (01); Técnico em Segurança do Trabalho (01); Técnico Florestal (01); Topógrafo (01).
Auxiliar de Biblioteca e Secretaria I (01).
Especialista da Educação I - Supervisor Pedagógico (03).
Especialista em Saúde I - Biomédico (01); Dentista (04); Enfermeiro (05); Fisioterapeuta (08); Fonoaudiólogo (01); Nutricionista (01); Psicólogo (01).
Médico I - Anestesista (01); Angiologista (01); Cardiologista (01); Clínico (04); Dermatologista (01); Endocrinologista (01); Ginecologista (01); Médico do Trabalho (01); Nefrologista (01); Neurologista (01); Ortopedista (01); Otorrinolaringologista (01); Pediatra (01); Pneumologista (01); Psiquiatra (01); Urologista (01).
Professor III - Educação Física (Infantil ao 9º Ano) (01); Inglês (6º ao 9º ano) (01); Português (6º ao 9º ano) (02).
Secretário Escolar I (03).

Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, São Paulo, realiza concurso para provimento de vaga

Inscrições:
11 a 29 de julho

Cargo:
Especialista em Saúde - Terapeuta Ocupacional.

Remuneração:
R$ 2.366,46

Valor:
R$ 30,00.

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Prefeitura de Ajuricaba - RS

A Prefeitura de Ajuricaba, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 5 de julho

Valor:
R$ 40,41.

Cargos:
Médico, Enfermeiro e Psicólogo.

Remuneração:
R$ 1813,94 a R$ 6.879,60

Provas:
Prova objetiva: 28 de julho de 2013

Hospital Regional de Divinolândia - SP

A Coordenadoria do CONDERG - Hospital Regional de Divinolândia, São Paulo, realiza concurso para preenchimento das vagas e formação de cadastro reserva.

Inscrições:
1º a 20 de julho, pelo www.conderg.org.br

Cargos:
Analista Administrativo (CR), Analista de Sistemas (CR), Assistente Social (CR), Auxiliar de Manutenção (CR), Auxiliar de Serviços Farmácia/Almoxarifado (CR), Auxiliar de Serviços (08), Caldeireiro (CR), Copeira (CR), Costureira (CR), Cozinheira (CR), Dentista (CR), Enfermeiro (CR), Escriturário (CR), Estoquista (CR), Farmacêutico (CR), Fisioterapeuta (CR), Fonoaudiólogo (CR), Instrumentador Cirúrgico (CR), Médico Auditor (01), Médico do Trabalho (01); Monitor (CR), Motorista (01), Nutricionista (CR), Pedagoga (CR), Psicólogo (CR), Recepcionista (CR), Técnico em Contabilidade (CR), Técnico em Enfermagem (06), Técnico em Imobilização Ortopédica (CR), Técnico em Radiologia (CR), Técnico em Segurança do Trabalho (CR), Telefonista (CR), Terapeuta Ocupacional (CR).

Remuneração:
R$ 788,22 a R$ 3.400,00.

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais - ESP/MG

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP - MG) realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
Até 9 de julho de 2013, pelo webcurriculo.esp.mg.gov.br.

Cargo:
Analista em Educação e Pesquisa em Saúde/Administrador de Redes.

Remuneração:
R$ 1.980,00

Escola de Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realiza seleção para preenchimento de 107 vagas

Inscrições:
Até 10 de julho de 2013, na Praça Oswaldo Cruz, s/nº., Boa Vista, Recife-PE, CEP 50.070-550

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 10 Região - CRTR/PR

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 10ª Região - CRTR-PR realiza seleção para formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 11 de julho de 2013

Provas:
Prova Objetiva e Prova de títulos

Valor:
R$ 30,00 a R$ 55,00

Cargos e vagas:
NÍVEL FUNDAMENTAL: Auxiliar de Serviço Geral (CR) - Curitiba - R$ 779,66
NÍVEL MÉDIO: Agente Administrativo (CR) - Curitiba - R$ 1.096,46, Agente Fiscal (CR) - Curitiba - R$ 1.875,04, Técnico em Contabilidade (CR) - Curitiba - R$ 1.875,04
NÍVEL SUPERIOR: Advogado (CR) - Curitiba - R$ 2.279,12, Contador (CR) - Curitiba - R$ 2.279,12

Prefeitura de Patos de Minas (MG) promove processo seletivo

A Prefeitura de Patos de Minas, no estado de Minas Gerais, abriu edital nº. 005/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 27 vagas para profissionais de nível superior, com salários de até R$ 2.645,93 por carga horária de 22 a 44h semanais.

As funções são para técnico nível superior I médico cardiologista, clínico geral, endocrinologista, ginecologista/obstetra, neurologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, ultrassonografista, hematologista e pneumologista, psicólogo clínico, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e veterinário Reg. Vig. Sanitário.
 
As inscrições e entrega dos Currículos serão realizada exclusivamente no Centro de Treinamento de Educação à Saúde - Rua Olegário Maciel, nº 113 - Centro (ao lado do Banco Bradesco), no período de 08 a 12 de julho de 2013. De segunda a sexta-feira, das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.

O processo de seleção constará de Análise de Currículo.

O município de Patos de Minas, através da Comissão Coordenadora de Processo Seletivo Simplificado/SMS divulgará o resultado final, na data prevista de 1º de agosto de 2013, através de publicação no PLACARD, Jornal Local, no site da Prefeitura de Patos de Minas e na Secretária Municipal de Saúde, contendo a relação dos candidatos habilitados em ordem decrescente de pontuação final, por Função Temporária e de acordo com a opção declarada no ato da inscrição.

As contratações formalizadas terão duração por prazo determinado, que poderá ser de até dois anos, ressalvado o disposto no art. 4º da Lei Complementar 402 de 15 de abril de 2013.

Concurso Prefeitura de Primavera - PA

A Prefeitura de Primavera, no estado do Pará, lançou o edital nº 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 296 cargos, entre vagas imediatas e cadastro reserva, para todos os níveis de escolaridade. De acordo com o edital, a remuneração pode chegar a R$ 3.390.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Auxiliar de Mecânico, Cozinheiro, Mecânico, Motorista de Veículo Pesado, Motorista de Veículos Leves, Operador de Equipamentos Pesados (Pá Mecânica e Trator Agrícola), Auxiliar Administrativo, Técnico em Administração, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Atendente de Consultório Dentário, Bioquímico, Engenheiro Civil, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Psicopedagogo Institucional, Técnico Pedagógico e Professor.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 10 de julho a 12 de agosto de 2013, pelo site  www.coned.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 75.
 
Seleção
O concurso constará de prova objetiva, que será aplicada provavelmente entre 20 de outubro e 03 de novembro de 2013, em Primavera. A confirmação da data e a informação sobre horário, local e sala constarão no Cartão de Confirmação da Inscrição do Candidato.
 
O certame também será composto por Prova de Títulos, apenas para os cargos de Professor, Técnico Pedagógico e Psicopedagogo.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Salto Veloso - SC abre processo seletivo

Concurseiros interessados já podem se inscrever para os processos seletivos nº. 005 e 006/2013 da Prefeitura de Salto Veloso, no estado de Santa Catarina. O certame oferece 04 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, por salários de até R$ 2.275,96 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Professor de Informática.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas gratuitamente no período de 04 a 08 de julho de 2013, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, na Secretaria Municipal de Educação Salto Veloso, localizada na Papa João XXIII, nº 27, Bairro Escolar, CEP 89595-000. Já para o cargo de Agente Comunitário serão realizadas na mesma data e horário anteriormente descrito, na Secretaria de Saúde Municipal.
 
No ato da inscrição o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
  • Fotocópia da Carteira de Identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do Título de Eleitor;
  • Certificado Militar;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de formação mínima exigida para exercer o cargo;
  • Comprovante para avaliação de títulos;
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Duas fotos 3 x 4 recente.
 
Provas
A prova escrita para o cargo de Agente Comunitário será realizada na data provável de 14 de julho de 2013, das 09:00 às 11:00 horas, nas dependências do Escola Municipal Avelino Biscaro, de Salto Veloso.
 
O cargo de Professor de Informática será constituído de avaliação de títulos.
 
Os editais encontram-se publicados no site www.saltoveloso.sc.gov.br.

Concurso FSNH de Novo Hamburgo (RS) 2013

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) abriu edital N° 01/2013 de concurso público, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle, para o provimento de empregos de seu quadro de pessoal.

Este concurso público destina-se a 221 vagas,mais cadastro de reserva, para profissionais com formação escolar de nível fundamental, médio/técnico e superior, com salários de até R$ 4.108,24.

Todos os profissionais contratados com jornada efetiva de trabalho de 6 e 8  horas diárias farão jus ao benefício espontâneo de auxílio alimentação no valor mensal de R$ 180 e de R$ 90 para os contratados com jornada efetiva de trabalho 12x36.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Nutrição, Agente de Atendimento, Agente de Oficinas Terapêuticas, Assistente Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Imobilização Ortopédica, Condutor Ambulância/SAMU, Visitador do Programa PIM, Assistente de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Nutrição, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Manutenção Eletrônica, Administrador, Advogado, Arquiteto, Assistente Social e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de agosto de 2013, exclusivamente pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Taxas
Do valor das taxas de inscrições:
- Emprego de nível escolar fundamental completo/incompleto – R$ 31,00;
- Emprego de nível escolar médio/técnico – R$ 46,00;
- Emprego de nível escolar superior – R$ 76,00.

Provas
As provas serão aplicadas exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Novo Hamburgo, podendo ocorrer em outras cidades da região. A aplicação de provas objetivas será na data provável de 08 de setembro de 2013, das 14h às 17h.

Os locais e salas das provas estarão disponíveis nos endereços www.fundacaolasalle.org.br/concursos e www.fsnh.net.br após o término das inscrições, na data prevista de 30 de agosto de 2013.

A divulgação oficial de todas as etapas deste concurso público se dará nos seguintes locais:
- www.fundacaolasalle.org.br/concursos;
- www.fsnh.net.br;
- No mural da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, situada à Avenida Pedro Adams Filho, 6520 – Bairro Operário – CEP: 93310-003 – Novo Hamburgo, RS.

Gabaritos
A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas será na data provável de 09 de setembro de 2013.

Validade
Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo.

Prefeitura de São João do Oeste - SC promove seleção

A Prefeitura de São João do Oeste, no estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 004/2013 de processo seletivo para contratação de 01 Agente Comunitário de Saúde (ACS), além formação de cadastro reserva para ACS e Servente. Para concorrer, os interessados devem ter nível alfabetizado ou fundamental e terão direito ao vencimento de até R$ 889,95 por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até 31 de julho de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, setor de recursos humanos, sito à Rua Encantado, 66, Centro, São João do Oeste. A taxa é de R$ 30.
 
As provas serão aplicadas na modalidade objetiva, na data provável de 03 de agosto de 2013, das 08h30 às 11h, nas dependências da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, situada na Rua Encantado, 255, Centro no Município de São João do Oeste – SC. O gabarito da prova objetiva será divulgado em 05 de agosto deste ano.
 
O resultado final será anunciado provalemente no dia 16 de agosto de 2013. 
Maiores informações no site: www.ameosc.org.br

Prefeitura de Tunápolis - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Tunápolis, no estado de Santa Catarina, através da empresa Ameosc, abriu edital n° 006/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 03 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ensino médio) e Segundo Professor de Turma (ensino superior). A remuneração é de até R$ R$ 982,36 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até 30 de julho de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, situada à Rua João Castilho, 111, Centro de Tunápolis – SC, no setor de Recursos Humanos. A taxa varia de R$ 30 a R$ 50.
 
O certame constará de prova objetiva, para todos os cargos, e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem à vaga de Segundo Professor de Turma. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 03 de agosto 2013, das 08h30 às 11h30, nas dependências do Centro de Educação Helga Follmann, Rua Afonso Rodrigues, 115 - Centro - no município de Tunápolis (SC).
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

UEPB abre processo seletivo

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para o processo de seleção de tutores presenciais/distância para os cursos de especialização, na modalidade educação à distância, no pólo de João Pessoa e Campina Grande.

Serão selecionados no total 12 tutores presenciais/distância, para atuarem nos polos de Campina Grande e João Pessoa, sendo: 4 (quatro) para o Curso de Especialização em Gestão em Saúde, 4 (quatro) para o Curso de Especialização em Gestão Pública e 4 (quatro) para o Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal.

A contratação terá a duração de 15 meses, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e bolsa tutoria no valor de R$ 765,00.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, por meio do endereço eletrônico ead.uepb.edu.br, até o dia 08 de julho de 2013.

O processo seletivo dos candidatos será realizado mediante as seguintes etapas:
1ª fase: Preenchimento da Ficha de inscrição;
2ª fase: Elaboração de produção textual;
3ª fase: Conhecimentos básicos na área de informática;
4ª fase: Entrega do curriculum Lattes.

A 2ª e 3ª e fases serão realizadas no dia 22 de julho de 2013 das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, no Polo UAB/SEAD – João Pessoa, Avenida Coremas, 332 – Centro. O resultado será divulgado no dia 26 de julho de 2013.

Já a 2ª e 3ª e fases serão realizadas no dia 23 de julho de 2013 das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, no Polo UAB/SEAD – Campina Grande, Rua Joaquim Pereira dos Santos 185, Bairro de Bodocongó. O resultado será divulgado no dia 26 de julho de 2013.

A classificação final será disponibilizada no endereço eletrônico: ead.uepb.edu.br/, a partir do dia 02 de agosto de 2013.

O certame terá validade de dois anos, a partir da divulgação do resultado final.

Prefeitura de Ipuaçu (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipuaçu, no estado de Santa Catarina, abriu processo seletivo por meio do edital 01/2013 para contratação de 31 profissionais em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 3.280,65.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de copa e cozinha, Auxiliar de Odontologia, Gari, Enfermeiro, Motorista, Operador de Máquinas Rodoviárias, Operador de Trator Agrícola, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Monitor do Peti (Matemática, Artes, Português, Pedagogia, Música e Esporte), Farmacêutico e Nutricionista.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, no período compreendido entre as 8h do dia 15 de julho e 14h59min do dia 09 de agosto de 2013. A taxa varia de R$ 45 a R$ 95.
 
As provas objetivas serão aplicadas para todos os candidatos no dia 25 de agosto de 2013, na Escola Monteiro Lobato, na Rua Zanella, nº 835, Centro do Município de Ipuaçu/SC. O gabarito da prova será divulgado em 26 de agosto.
 
Os candidatos aos cargos de Motorista, Operador de Máquinas Rodoviárias e Operador de Trator Agrícola também serão submetidos à prova prática, que será realizada após o término da prova objetiva.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Caiçara - RS

A Prefeitura de Caiçara, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital Nº 01/2013 de concurso público para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 2.176,18 por jornada de 20 ou 40 horas semanais .
 
São 15 vagas, mais cadastro de reserva, para os cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Artesão, Borracheiro, Carpinteiro, Controlador Interno, Enfermeiro, Arquiteto, Fisioterapeuta, Mecânico, Médico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental / Português/Inglês, Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental / Educação Física, Psicólogo e Secretário de Escola.
 
Para concorrer, os interessados devem se inscrever até 25 de julho, por meio do site www.incapel.com.br. A taxa varia de R$ 41,60 a R$ 151,60.
 
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos na data provável de 18 de agosto de 2013, das 8 às 12 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Caiçara, na Rua Colômbia, S/N°, no Centro do Município de Caiçara.
 
Todos os candidatos aos cargos de Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental/ Português/Inglês e Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental/Educação Física também serão avaliados por meio de prova de títulos. Já os candidatos aos cargos de Borracheiro, Carpinteiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro, ainda, irão realizar prova prática, que irá ocorrer provavelmente em 14 de setembro.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Prefeitura de Pilar de Goiás divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pilar de Goiás, município localizado a 250 km de Goiânia, estado de Goiás, divulgou resumo do edital nº. 003/2013 de processo seletivo, no qual são oferecidas 11 vagas de níveis fundamental e médio para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, por prazo determinado de 1 ano. A remuneração é de até R$ 678,00.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 18 de julho de 2013, junto ao DRH na sede da Prefeitura de Pilar de Goiás.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 03 de julho de 2013, pág. 11.

Concurso FAPEMIG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, está realizando o concurso público nº. 001/2013 no qual são oferecidas 52 vagas de nível superior para o cargo de Gestor em Ciência e Tecnologia. O salário é de até R$ 2.083,72 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Em atendimento à Lei Estadual nº 11.867/1995, 10% do total de vagas oferecidas neste concurso serão reservadas a pessoas com deficiência, totalizando 5 vagas na reserva.
 
As inscrições, no valor de R$ 70, serão realizadas das 9 horas do dia 09 de setembro às 19 horas do dia 9 de outubro de 2013, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, discursiva e títulos.
 
A aplicação da prova objetiva e da dissertativa ocorrerá na data provável de 24 de novembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) em até 5 dias úteis antes da data de realização das provas, através do site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br,  a partir do dia 26 de novembro de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues no prazo de 4 dias úteis contados do dia seguinte ao da publicação do resultado final dos recursos das provas dissertativas, da seguinte forma:
 
Pessoalmente ou por terceiro, na Fundep /Gerência de Concursos, situada à Avenida Presidente Antônio Carlos, n. 6.627 - Unidade Administrativa II – 3º andar – Campus Pampulha/UFMG – Belo Horizonte/MG (acesso pela Avenida Antônio Abraão Caram – portão 2), das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min (exceto sábados, domingos e feriados);

Via SEDEX ou AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, endereçado à Fundep /Gerência de Concursos – Caixa Postal 856 – CEP 30161-970 – Belo Horizonte/MG. Nesse caso, para a validade da entrega.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Anvisa terá Comissão Científica em Vigilância Sanitária

CCVISA deverá auxiliar o Conselho Consultivo da Anvisa na avaliação e regulação de novas tecnologias para a área de saúde
 
Um decreto da presidenta Dilma Rousseff publicado na segunda-feira (1°) criou a Comissão Científica em Vigilância Sanitária (CCVISA), que terá como tarefa auxiliar o Conselho Consultivo da Anvisa na avaliação e regulação de novas tecnologias para a área de saúde. A comissão também fará parte das discussões técnico-científicas da agência de vigilância sanitária.
 
A CCVISA será composta por sete membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo Ministro da Saúde. Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a comissão vai dinamizar o debate científico dentro da agência e aumentar a qualidade das decisões. Caberá ao diretor-presidente da Anvisa indicar o presidente do CCVISA entre seus membros.
 
A norma determina que os componentes do grupo tenham notório saber técnico-científico e declarem inexistência de conflitos de interesse, impedimentos ou suspeição em relação à regulação sanitária. A atividade será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
 
Os membros da comissão terão mandado de três anos, permitida uma única recondução pelo mesmo período.
 
Fonte Saudeweb

Saúde do DF prorroga segunda fase de vacinação contra o HPV

Primeira etapa foi aplicada em 62,8 mil meninas entre 11 e 13 anos. Terceira fase da campanha também deve ser adiada, diz gerente.
 
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal prorrogou até o dia 2 de agosto o prazo para aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV em meninas com idades entre 11 e 13 anos. O prazo anterior havia acabado no último dia 28. O HPV é um vírus responsável pela maior parte dos casos de câncer de cólo de útero.

Por meio de nota, a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Cristina Segatto, disse que a extensão do prazo se deve a uma “reorganização do calendário” para que a segunda dose seja aplicada em um intervalo entre 30 e 60 dias em relação à primeira. A primeira etapa já havia sido prorrogada.
 
De acordo com a secretaria, 39.660 meninas haviam recebido a segunda dose da vacina até a semana passada. A primeira dose foi aplicada em 62.862 meninas e adolescentes.

A terceira e última etapa de vacinação contra o vírus tinha início previsto até o dia 1º de novembro, mas o calendário deve mudar, uma vez que o intervalo entre as doses deve ser de 180 dias.

Por ano, cerca de 90 mulheres morrem no DF vítimas de câncer de colo de útero, apesar de a doença ser de fácil diagnóstico e de lenta evolução.

Fonte G1

Cientistas japoneses recriam fígado humano em laboratório

Pesquisadores do Japão recriaram em laboratório um fígado
 humano a partir de células-tronco reprogramadas que
 foram extraídas da pele
Órgão foi produzido a partir de células-tronco reprogramadas. nResultado foi divulgado nesta quarta-feira na revista científica 'Nature'.
 
Pesquisadores do Japão recriaram em laboratório um fígado humano a partir de células-tronco reprogramadas que foram extraídas da pele, o que possibilita obter novas perspectivas para pacientes que aguardam um transplante.
 
Um estudo que apresenta a técnica, que utilizou as chamadas células pluripotentes induzidas (iPS) foi publicado nesta quarta-feira (3) na edição on-line da revista “Nature”.

Cientistas da Universidade de Yokohama implantaram em um camundongo um projeto de fígado que se transformou em órgão vascular com as propriedades de um fígado humano.
 
O tecido hepático humano utilizado conseguiu produzir proteínas específicas que agem na filtragem/limpeza, o que aumentou a sobrevida dos roedores que tinham problemas hepáticos.
 
Entretanto, ainda é cedo para dizer se a técnica pode funcionar em humanos. Apesar disso, Takanori Takebe, um dos autores do estudo, é otimista a respeito. “De alguma forma, nossa pesquisa é válida”, explicou ele em conferência de imprensa realizada por telefone.
 
No experimento, os cientistas usaram células pluripotentes induzidas (iPS), que são células adultas reprogramadas para obter as propriedades das células-tronco embrionárias.
 
No laboratório, as células adultas ficam em um estágio quase embrionário, o que permite obter quatro novos genes (normalmente inativos nas células adultas). Depois, voltam a uma fase imatura, com a capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares, dependendo do ambiente em que se encontram.
 
Os cientistas concordam que ainda levará algum tempo até que essas conclusões sejam aplicadas na medicina regenerativa.
 
Fonte G1

Entenda a proposta do governo de trazer médicos estrangeiros ao Brasil

De acordo como Ministério da Saúde, ainda não há
uma estimativa de quantos médicos estrangeiros
o governo deverá convocar
Governo federal tem plano de trazer estrangeiros para atender pelo SUS. Médicos da Espanha e Portugal devem ter prioridade; entidades protestam.
 
O que é?
Para sanar o déficit atual de médicos no país, que, segundo o Ministério da Saúde, é de 54 mil profissionais, o governo apresentou proposta de "importar" médicos de outros países para atenderem a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões pobres, onde a assistência à saúde é considerada deficiente. No dia 21 de junho, em pronunciamento em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff propôs incentivar a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no SUS.
 
De onde viriam os médicos?
Em maio deste ano, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, anunciou que o país negociava com Cuba um acordo para receber cerca de 6 mil médicos daquele país. No mesmo mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o governo também estudava um modelo de importar médicos da Espanha e Portugal, países que passam por uma crise econômica e que tem médicos “de sobra” que falam português ou espanhol, idioma considerado pelo governo de mais fácil compreensão.
 
O Ministério da Saúde informou ainda que países com menos médicos por habitante do que o Brasil não devem ter profissionais incluídos no programa. Isso deixa de fora, por exemplo, Peru, Paraguai e Bolívia.

Qual é a média de médicos por habitantes do Brasil?
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil tem uma média de 1,8 médico a cada mil habitantes, contra 1,9 da Venezuela, 2,4 do México, 3,2 da Argentina e 6 para cada mil habitantes em Cuba.
 
Quais são as especialidades com mais carência no país?
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de levantamento feito com gestores de hospitais públicos e privados, o Brasil precisa de anestesiologistas, pediatras, psiquiatras, neurologistas, neurocirurgiões, clínicos médicos, cardiologistas, radiologistas e nefrologistas.

Quantos médicos viriam para o Brasil?
De acordo como Ministério da Saúde, ainda não há uma estimativa de quantos médicos estrangeiros o governo deverá convocar. A pasta informa apenas que 13.862 vagas que não foram preenchidas por médicos bolsistas na última edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) serão incorporadas no novo programa, que visa atrair brasileiros e estrangeiros para atuar no interior do Brasil.

A intenção do governo é atrair primeiro médicos brasileiros para suprir a ausência de profissionais em municípios remotos. Caso a mão de obra não seja suficiente, estrangeiros devem ser aceitos, provavelmente com autorização de trabalho por um período determinado.

Quanto ganhariam os médicos estrangeiros que atenderão pelo SUS no Brasil?
O programa que está sendo estruturado para atrair médicos ao interior do Brasil vai oferecer salário de R$ 10 mil, segundo o Ministério da Saúde. As regras ainda estão sendo definidas, mas é provável que o valor seja fixo independente da região em que os profissionais atuem.
 
Qual tipo de atendimento será feito pelos médicos estrangeiros?
De acordo com o Ministério da Saúde, os especialistas vão atuar na Atenção Básica. Eles deverão trabalhar em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes e famílias. Estão previstos nas atividades deles:

 - a realização de pré-natal em gestantes;

 - atendimento a intercorrências clínicas e pequenas urgências (infecções respiratórias agudas, dengue, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras);

 - acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças; diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes, hipertensão, asma, depressão, tuberculose e outras doenças crônicas;

 - pequenos procedimentos como sutura, lavagem de ouvido, retirada de unha encravada, dentre outros.

 Segundo o governo, este tipo de atendimento resolve de 80% a 90% os problemas de saúde da população, evitando parte importante das internações hospitalares.
 
O que dizem as entidades de classe?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) condenou a possível vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, classificando como “irresponsável” a iniciativa de proporcionar a entrada de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação.
 
O CFM apresentou também uma proposta ao governo que sugere investimentos em infraestrutura, criação de uma carreira de estado para profissionais do sistema público e revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros.
 
No documento, o CFM afirma que considera essencial que o médico estrangeiro passe por uma revalidação do diploma e ainda faz a ressalva de que os profissionais estrangeiros tenham domínio da língua portuguesa e contem com o apoio necessário do governo para se instalarem nas cidades onde vão atuar.
 
Representantes da Associação Médica Brasileira afirmaram que a vinda de médicos estrangeiros para o sistema público configura "trabalho escravo" e uma medida de "alto risco". A associação promete ir à Justiça e buscar órgãos internacionais em ações contra a medida.

Entenda médicos (Foto: G1)

Fonte G1

Estudo diz que 72% dos compulsivos sexuais têm outro tipo de transtorno

72% dos pacientes com compulsão sexual avaliados possuem
outro tipo de transtorno psiquiátrico associado
Pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da USP avaliou 86 pacientes. Resultados da 1ª etapa do estudo foram publicados na 'Psychiatry Research'.
 
Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) aponta que 72% dos pacientes com compulsão sexual avaliados possuem outro tipo de transtorno psiquiátrico associado.
 
A primeira fase do estudo, publicada na revista científica "Psychiatry Research", analisou um grupo de 86 homens com diagnóstico de comportamento sexual compulsivo. Mais de 70% deles apresentaram pelo menos uma "comorbidade psiquiátrica associada", como transtornos de humor ou de ansiedade, segundo uma nota divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (3).
 
Do total de participantes, 22% preencheram critérios para risco de suicídio, segundo a nota. "Sintomas de ansiedade e depressão, quando tratados, podem amenizar o descontrole sexual" para que seja buscado um equilíbrio melhor, disse o pesquisador Marco Scanavino, do Instituto de Psiquiatria da USP.
 
Dos membros do grupo com compulsão sexual, 57% se disseram heterossexuais, 26% afirmaram ser gays e 17%, bissexuais. Não foi registrada diferença quanto à compulsividade e quanto à presença de outros transtornos considerado a orientação sexual, afirmam os cientistas.
 
Entre os critérios para incluir os voluntários no estudo estavam sentir abstinência (mal-estar físico ou psicológico) quando se tenta evitar o sexo; ocupar-se de sexo no período em que a pessoa deveria estar trabalhando; e fracassar no controle do comportamento sexual.
 
A pesquisa vai entrar em sua segunda fase, segundo a nota divulgada pela secretaria. Pessoas sem diagnóstico de compulsão sexual vão ser avaliadas e passarão pelos mesmos exames aos quais foram submetidos os integrantes do grupo diagnosticado como compulsivo.
 
Voluntários saudáveis, que não foram diagnosticados com compulsão sexual, podem ajudar no estudo e participar. Os contatos, segundo o Hospital das Clínicas, podem ser feitos pelo e-mail ise.ipq.hc@gmail.com, pelo telefone (11) 9-9922-2198 ou pelo site www.compulsaosexual.com.br.

Fonte G1

Pele e cabelo precisam de cuidados especiais no inverno

Pele e cabelo precisam de cuidados especiais no inverno Andréa Graiz/Agência RBS
Foto: Andréa Graiz / Agência RBS
Nessa época do ano, a pele necessita de mais hidratantes,
 sabonetes mais suaves e cremes com maior poder
de lubrificação e proteção
Banhos quentes e baixa umidade do ar são fatores que causam ressecamentos e descamações
 
A chegada do inverno pede cuidados especiais com a pele. É possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quente. Devemos aproveitar a estação para tratar e proteger a pele, cabelos, mãos e pés.
 
No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando importante o uso de hidratantes específicos para proteger a pele. De acordo com a dermatologista Helua Mussa Gazi, nessa época do ano a pele necessita de mais hidratantes, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Além dos lábios que também necessitam de um hidratante, para evitar que rachem.
 
— O maior problema do inverno é o ressecamento da pele, que chamamos de xerose cutânea. Isso ocorre porque o clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o habito de utilizar banhos mais quentes e demorados que também tiram a camada hidrolipídica que temos na superfície da pele. Quem já sofre de dermatite atópica, neste período do ano percebe que os sintomas de ressecamento e coceira no corpo aumentam — diz a médica.
 
Antes de sair pensando em qual produto utilizar no inverno, é importante saber que beber bastante água e comer frutas e verduras sempre ajuda. Alimentos ricos em ômega-3, como os peixes, têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, e vitaminas como A e E, encontradas em algumas hortaliças e frutas, são ótimas soluções para pele seca já escamada. Mas, claro, alguns produtos podem ajudar.
 
— O que não pode faltar é um bom hidratante corporal, que hoje em dia tem uma composição muito fisiológica, ou seja, tem água e gordura, imitando o manto hidrolipídico que recobre a pele. Os mais indicados são os que incluem na sua composição manteiga de karité, ureia, leite de aveia, óleo de semente de uva, entre outros compostos que permitem uma ação umectante e emoliente para a pele — indica a dermatologista.
 
Outro ponto interessante lembrado pela médica é o cuidado com os lábios, que ressecam muito no inverno, chegando até mesmo a rachar. Por isso é importante o uso de protetor labial rico em dexpantenol, que é vitamina b15 e auxilia muito na prevenção e tratamento das fissuras labiais.
 
Filtro Solar
O filtro solar não pode ser deixado de lado no inverno. A fotoproteção deve ser diária e em todas as épocas do ano. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele e, mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial.
 
— Apesar do frio e das nuvens os raios UVA e UVB estão presentes durante o dia — alerta Helua.
 
Sabonete glicerinado ou sabonete líquido
O banho deve ser rápido, para evitar o ressecamento da pele, e o ideal é que a temperatura da água não seja muito quente. Buchas e materiais que provocam atrito com a pele devem ser descartados neste período do ano. Esse atrito remove a chamada “emulsão epicutânea”, um hidratante natural produzido pelo próprio corpo. O uso de sabonete glicerinado ou líquido é o mais recomendado pela especialista.
 
Hidratantes e óleos corporais
Cremes para usar no inverno não precisam ser necessariamente diferentes daqueles usados no verão, mas a hidratação deve ser mais intensiva. Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro, e, então, tomar banho normalmente. Desta forma, um pouco desse óleo permanece, evitando o ressecamento.
 
— Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. Podem ocorrer coceiras, vermelhidão e descamações. Por isso, indica-se utilizar hidratante ou óleos várias vezes ao dia. E não se esqueça de que hidratar por dentro também é fundamental. Beber bastante água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor — indica a dermatologista.
 
Antes de escolher um bom produto, a dica é olhar a sua composição e os princípios ativos. Cremes com as substâncias Aquaporine (promove maior circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade) e Laminactinet (nanodispersão de óleo de perilla em lisofosfolipídeos, melhoram a absorção e penetração dos ativos, além de ter ação calmante) são boas opções para esta época do ano.
 
Xampu e condicionador manipulados
No inverno, os cabelos também precisam de cuidados especiais. Os banhos mais quentes acabam retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios, que podem ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade e, por isso, os cabelos podem ficar com um aspecto engordurado.
 
— Utilizar xampu e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação são as melhores opções para manter os fios saudáveis no inverno — diz Helua.
 
No entanto, segundo a médica, os xampus e condicionadores utilizados no verão muitas vezes não conferem a proteção adequada para o inverno. Neste caso, o mais recomendado é recorrer às farmácias de manipulação que podem desenvolver o produto adequado ao tipo de cabelo do paciente e aos problemas que ele apresenta.
 
Para tratar adequadamente os cabelos no inverno os produtos devem ter ativos como:
 
- Proteína hidrolisada da aveia, que possui efeito umectante e emoliente

- Lipocolágeno, que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos

- Aminoácidos e Peptídeos de Amêndoas, que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos

- Glicoceramidas, que evitam o ressecamento e a porosidade dos fios capilares
 
Fonte Zero Hora

Cientistas apresentam notícias promissoras na busca pela cura da aids

Cientistas apresentam notícias promissoras na busca pela cura da aids Felipe Wiecheteck/stock.xchngCasos revelam a possibilidade do desaparecimento do vírus HIV
 
Cientistas que pesquisam tratamento para o HIV apresentaram notícias encorajadoras durante uma conferência sobre a aids, que terminou nesta quarta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia.
 
Entre as experiências se discutiu o caso do "bebê de Mississippi". A criança, infectada pelo vírus da aids contraído no ventre de sua mãe, recebeu um coquetel de três drogas nas primeiras 30 horas de vida e por 18 meses consecutivos. Quinze meses após a terapia tripla, o bebê ainda não apresenta traços de HIV no sangue. Também foram citados os casos de dois homens HIV-positivos que receberam transplante de medula óssea e passaram a não apresentar sinais do vírus, respectivamente, 15 e sete semanas após o término do tratamento.
 
No entanto, estes sinais encorajadores não significam que existe uma cura milagrosa, advertem os cientistas. Os novos casos evidenciam a possibilidade do completo desaparecimento do vírus em pacientes ou, pelo menos, o controle de longa duração da doença, também chamada de "remissão funcional", que acaba com a necessidade do uso diário de tratamentos antirretrovirais.
 
Os tratamentos antirretrovirais, que surgiram na década de 1990, melhoraram gradualmente, mas milhões de pacientes em todo o mundo ainda precisam tomá-los por toda a vida. Quase 34 milhões de pessoas estão infectadas com o HIV em todo o mundo, e 1,8 milhões morrem com esta doença a cada ano.
 
Até o momento, a única cura total conhecida é a de Timothy Brown, chamado de "o paciente de Berlim". Ele recebeu tratamento para leucemia e se declarou curado depois de um transplante de medula óssea de um doador que tinha uma mutação genética rara que impedia o HIV entrar nas células.
 
Enquanto isso, cientistas franceses apresentaram dois estudos em Kuala Lumpur, ANRS Optiprim e Visconti, destacando a importância do tratamento precoce para controlar a infecção pelo HIV.
 
— Dada a diminuição significativa de depósitos nestes dois estudos, não podemos excluir a possibilidade de uma remissão funcional, ou seja, o controle a longo prazo da infecção sem tratamento, a curto prazo pode ser obtida em pacientes tratados precocemente — destacou Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids e Hepatites Virais da França.

Fonte Zero Hora

Refeição com peixe frito é eleita a mais prejudicial à saúde dos EUA

Refeição com peixe frito é eleita a mais prejudicial à saúde dos EUA Reprodução/Long John Silver's
Foto: Reprodução / Long John Silver's
Prato Big Catch tem 3.700 miligramas de sódio
O prato Big Catch, da rede de fast-food Long John Silver's, tem quantidade alarmante de gordura trans
 
O Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI) informou, nessa terça-feira, que a refeição Big Catch, vendida na rede de fast-food Long John Silver's, é o pior prato dos Estados Unidos. Segundo a Associação Americana de Cardiologia, as pessoas devem se limitar a ingerir até dois gramas de gordura trans por dia e, em relação ao sódio, a maioria deve consumir até 1.500 miligramas, explicou o Instituto de Medicina.

Entretanto, o Big Catch contém 33 gramas de gordura trans e 3.700 miligramas de sódio. Ou seja, em apenas uma porção, o prato com peixe frito tem em sua composição gordura trans em quantidade suficiente para ser consumida por uma pessoa em duas semanas.
 
— A refeição Big Catch do Long John Silver's merece ser enterrada a 20 mil léguas submarinas — afirmou o diretor executivo do CSPI, Michael Jacobson.
 
Jacobson anunciou, em um comunicado, que o grupo de fast-food recebeu o título de detentor da pior refeição de restaurante dos Estados Unidos.
 
— Esta companhia está pegando peixes completamente saudáveis e sepultando-os em uma grossa crosta de massa de gordura parcialmente hidrogenada. O resultado? Um ataque cardíaco.

A refeição Big Catch é composta de um peixe frito em óleo de soja parcialmente hidrogenado e vendido com anéis de cebola e "hush puppies", que são bolinhos fritos feitos com massa, farinha de milho e cebola. Sua contagem total de calorias é baixa para uma refeição de fast-food — apenas 1.320, segundo o CSPI.

Entretanto, a gordura trans está presente em uma quantidade alarmante, o dobro da encontrada no pior prato da rede de fast-food KFC que, antes que uma ação judicial do CSPI de 2006 o obrigasse a parar de utilizar óleo parcialmente hidrogenado, tinha 15 gramas de gordura trans .
 
—A gordura trans proveniente de óleo parcialmente hidrogenado é uma substância prejudicial única que aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom e prejudica as células que revestem os vasos sanguíneos — explica Walter Willett, presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
 
A rede Long John Silver's lançou o Big Catch em maio, descrevendo o prato como "o maior peixe que já oferecemos, pesando cerca de 230 gramas de um Haddock 100% premium capturado nas águas geladas do Atlântico Norte".

Mas essa afirmação não condiz com a análise dos inspetores do CSPI, que encontraram "uma média de cerca de 140 gramas de peixe e quase 95 gramas de massa encharcada de óleo". O Long John Silver's, que diz ser "a maior rede de restaurantes de refeições rápidas de frutos do mar do mundo", se defendeu ao comentar o assunto à AFP.

— Apoiamos nossos dados publicados sobre os alimentos e analisaremos todos os pedidos do CSPI que levantem questões sobre eles — afirmou o grupo.
 
O CSPI informou que pretende processar a rede de restaurantes se ela continuar utilizando óleo parcialmente hidrogenado em suas fritadeiras e se continuar a deturpar a quantidade de peixe na refeição e as informações nutricionais dos acompanhamentos.
 
Fonte AFP

Instituto ABCD lança o Mapa da Dislexia

Instituto ABCD lança o Mapa da Dislexia Lasse Kristensen/Divulgação
Foto: Lasse Kristensen / Divulgação
A dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração
Site tem como proposta ajudar pessoas, profissionais e entidades a trocarem experiências sobre transtornos de aprendizagem
 
Aproximar as pessoas que de alguma maneira convivem com transtornos de aprendizagem, como a dislexia. Este é o objetivo do site Mapa da Dislexia criado pelo Instituto ABCD, um serviço gratuito que pretende mostrar as histórias das pessoas envolvidas na causa e encontrar instituições com as quais elas possam trocar informações sobre seus problemas e seu dia-a-dia.
 
Segundo a diretora da organização ABCD, Mônica Weinstein, o Mapa da Dislexia tem o potencial de influenciar positivamente o desenvolvimento dos jovens que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.

— Por proporcionar o contato frequente entre pais com preocupações semelhantes, bem como a rápida localização de profissionais e entidades,  o site acaba auxiliando no desenvolvimento dessas pessoas — afirma.

Espaço aberto para diferentes experiências
Por meio do Mapa da Dislexia, pais, profissionais e entidades ligados ao tema criam um perfil público para a divulgação de suas experiências. Os dados inseridos no sistema geram um mapa aberto a todos os usuários que queiram encontrar pessoas próximas à sua região, permitindo a troca de informações.

Com fácil navegação, a ferramenta mostra a localização de cada pessoa ou instituição, além do seu e-mail.
 
Sobre o Instituto ABCD
Com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, o Instituto ABCD foi criado em março de 2009. A instituição é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) voltada para o atendimento de jovens com distúrbios como a dislexia, discalculia e disgrafia.

No Brasil, os dados quantitativos sobre o tema são escassos, porém estima-se que 6 milhões de pessoas tenham algum tipo de transtorno de aprendizagem, mas poucos tem conhecimento e acesso ao tratamento e recursos educacionais que promovam o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Para mudar esta realidade, o Instituto ABCD desenvolve parcerias com o poder público, organizações sociais e universidades com o intuito de melhor identificar, ensinar e assistir crianças e jovens, dentro e fora da escola.
 
Fonte Zero Hora

6 atitudes que ajudam a induzir o trabalho de parto

Você pode também fazer caminhadas perto de casa ou atividades
 físicas leves, como ioga ou natação
Sexo, atividade física, comida apimentada: pesquisas são inconclusivas, mas doulas e médicos recomendam algumas atividades – e elas já deram certo
 
No final da gravidez vem a ansiedade: já se passaram cerca de 40 semanas e você não aguenta mais esperar para ver a carinha do bebê – muito menos para se ver livre do barrigão pesado. Quanto isso vai durar?
 
Apesar das pesquisas científicas serem inconclusivas sobre a eficácia das estimulações naturais, médicos e doulas têm uma lista de procedimentos que você pode fazer para ajudar a chegar mais rápido a hora do parto.
 
A publicitária Anne Pires conhece estas recomendações de cor. Com a ajuda de uma doula e uma obstetra humanista, ela seguiu a cartilha à risca e conseguiu ter a Mariana do jeito que queria, depois de um trabalho de parto que teve caminhadas, exercícios na bola de pilates e até sexo. “Essas coisas foram importantíssimas para que eu pudesse ir para o hospital no momento certo. Pude permanecer no conforto da minha casa o tempo todo, tranquila, pois tinha táticas para aliviar a dor, tinha a doula e minha família para me ajudar, acalentar e encorajar”, conta.

“Quando o bebê estiver pronto para nascer, a mãe vai entrar em trabalho de parto. Por isso, sempre dou uma lista de atividades prazerosas que, depois que o filho nascer, a mulher não vai poder fazer por um bom tempo – como ir ao cinema, jantar com o marido ou fazer uma visita ao cabeleireiro. Assim, a ansiedade fica um pouco controlada”, aconselha Ana Cristina Duarte, obstetriz e coordenadora do GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa). Ela também faz uma recomendação que vale desde o início da gestação. “Se você está decidida a fazer parto normal, procure um médico com alta taxa deste tipo de parto. Tenha certeza que, se ele tiver muitas cesarianas no currículo, vai induzir uma em você”.

E o que a grávida pode fazer para dar uma forcinha para a natureza? Leia algumas recomendações.

1. Fazer exercícios físicos
Para estimular o início das contrações é preciso mexer a musculatura em volta do útero. “Sempre falta comprar algumas coisinhas para o bebê que vai nascer. Que tal ir andar no shopping?”, sugere Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Você pode também fazer caminhadas perto de casa ou atividades físicas leves, como ioga ou natação. Faça tudo em um ritmo confortável, com orientação do médico e por quanto tempo aguentar.

2. Fazer sexo

A relação sexual pode ajudar a induzir o parto de três formas. A primeira é pelo estímulo uterino que os orgasmos provocam. Segundo, pela liberação natural de ocitocina que a atividade gera – em induções clínicas, uma versão sintética deste hormônio é aplicada na gestante. Por último, o sêmen contém prostaglandina, que pode deixar o colo do útero melhor preparado para a dilatação. “Se tiver vontade, pode fazer todos os dias”, diz a doula Cris Balzano – com permissão do médico, claro.

3. Estimular os mamilos
“Massagens e beliscões suaves nos bicos dos seios estimulam a liberação de ocitocina, hormônio responsável pelas contrações”, explica o ginecologista Eduardo. O recomendado é fazer a estimulação três vezes ao dia, por períodos de uma hora, alternando os lados.

4. Aquecer-se
A medicina chinesa prega que, para entrar em trabalho de parto, a mulher precisa estar rodeada de calor. Daí vem a ideia de ingerir comida apimentada. É uma ótima desculpa pra visitar aquele restaurante indiano ou mexicano que você adora. Mas cuidado: se você não estiver acostumada com pimenta, pode ter azia e irritação no intestino.

Outra forma de esquentar o corpo e, de quebra, ficar relaxada, são os banhos quentinhos. “Não exagere na temperatura, para não sentir tontura”, lembra Cris.

5. Fazer sessões de acupuntura
Segundo diversas pesquisas feitas desde 1974 em grávidas em fase final de gestação, as agulhas introduzidas em pontos específicos do corpo diminuem o tempo do trabalho de parto. “É uma especialidade médica que surte efeito”, garante Ana Cristina. Procure um médico acupunturista confiável, que tenha experiência com grávidas.

6. Ter ajuda do obstetra
Ainda sem entrar na área dos remédios químicos, o obstetra tem alguns truques pra acelerar o trabalho de parto. Mas eles só são indicados em casos especiais, quando o bebê ou a mãe correm sérios riscos se o nascimento demorar mais. “É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.
 
Fonte Delas

Como e porque fazer um plano de parto

Plano de parto, elaborado junto ao médico, ajuda gestante
a ter suas escolhas respeitadas
Carta pode ajudar equipe médica a fazer tudo do jeito que a futura mamãe deseja para a chegada do bebê
 
Definir-se entre parto normal ou cesárea é apenas uma das muitas escolhas a fazer antes da chegada do bebê. Para tudo sair o mais próximo possível do planejado, ter um plano de parto contribui para as escolhas da mulher serem respeitadas em um momento tão especial – e às vezes um pouco tumultuado – como a hora de dar à luz.
 
O plano de parto é uma carta de intenções, na qual a futura mamãe descreve como gostaria que as coisas fossem conduzidas antes, durante e após o parto. “É um instrumento que deve ser criado pela gestante e discutido junto com o pré-natalista e o médico que vai fazer o parto, para analisar o que é viável ou não para aquele momento”, afirma Antonio Júlio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Catarina (SP).
 
Geralmente, no documento a mulher declara se haverá acompanhante durante o parto, se pretende tomar analgesia, se o pai irá cortar o cordão umbilical, se quer amamentar o bebê logo após o nascimento, entre outras coisas. Além de procedimentos técnicos, como o tipo de parto desejado, também é possível solicitar alguns detalhes, como um quarto com música ambiente e pouca luz, ou, ainda, definir se permite a raspagem dos pelos pubianos.
 
Embora ainda não seja muito frequente, o plano de parto tem sido cada vez mais adotado, especialmente por mulheres que buscam um procedimento diferente do convencional, como o parto natural. “Tradicionalmente, a paciente era mera passageira do seu próprio trabalho de parto. A mulher tem todo o direito de opinar. O parto é dela, e não do médico”, diz o ginecologista.
 
Para a obstetriz Ana Cristina Duarte, coordenadora do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e coautora do livro “Parto Normal ou Cesárea? O que Toda Mulher Deve Saber – e Todo Homem Também" (Editora Unesp), o plano de parto é uma ótima ferramenta para a paciente conhecer melhor o médico e verificar se o profissional está alinhado com as expectativas dela. “Se ela quer um parto na água, por exemplo, e aquele médico só faz o procedimento de rotina, o casal tem a chance de repensar o parto ou procurar um médico que atenda à sua escolha”, diz.
 
Segurança em primeiro lugar
Embora a equipe médica tente seguir ao máximo os pedidos da gestante, a segurança do bebê e da mãe vem em primeiro lugar. Por isso, em partos de risco ou com complicações, todo o plano pode ir por água abaixo. “Tudo pode mudar no momento do parto, quando são avaliados a posição do bebê, o tamanho dele, as condições gerais da mãe, entre outras coisas que podem ocorrer no meio do caminho”, afirma o ginecologista e obstetra Luiz Augusto Santana (RJ).
 
O obstetra recomenda que a lista de preferências para o momento do parto seja discutida com o parceiro e elaborada com a ajuda do médico desde o início da gestação. “Na primeira consulta, a paciente já deve verificar com o obstetra se ele faz o tipo de parto que ela deseja, para não ter nenhuma surpresa desagradável no final”, esclarece.
 
Embora não seja um documento com valor legal, o plano de parto deve ser levado ao hospital, para ser adicionado ao prontuário da gestante. Se mudar de ideia sobre algum item na hora, basta avisar a equipe médica para alterar o procedimento.
 
15 perguntas para elaborar o plano de parto
Veja alguns itens que podem ser pontuados em um plano de parto. Lembre-se de discuti-los antecipadamente com o médico e também com seu parceiro. Faça cópias da carta e entregue-as no hospital quando chegar o grande momento.
 
1. Qual o tipo de parto desejado?
 
2. Haverá acompanhante durante o parto (parceiro, doula, mãe etc.)?
 
3. O pai vai cortar o cordão umbilical?
 
4. Permissão para utilização de métodos para combater a dor, como anestesia?
 
5. Tipo de analgesia desejada, se for o caso (peridural, raquiana)?
 
6. Permite a raspagem dos pelos pubianos (tricotomia)?
 
7. Qual a posição desejada para o parto (de cócoras, de joelhos etc.)?
 
8. Deseja ter música, iluminação baixa e ar-condicionado no ambiente?
 
9. Deseja ter liberdade de alimentação (não ficar em jejum antes do procedimento)?
 
10. Quer ter liberdade para caminhar?
 
11. Permite a indução do trabalho de parto?

12.
Permite a episiotomia (corte cirúrgico do períneo)?
 
13. Quer que o bebê seja colocado sobre o peito da mãe imediatamente após o parto?
 
14. Deseja amamentar o bebê logo após o nascimento?

15.
Pretende fazer a amamentação sob livre demanda?
 
Fonte iG