Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lente de contato já vem com colírio para glaucoma

Uma equipe de farmacêuticos do Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) está desenvolvendo um dispositivo oftalmológico capaz de facilitar o combate ao glaucoma, mal que afeta o nervo responsável por levar informações visuais do olho ao cérebro.

O grupo já conseguiu fabricar lentes de contato que liberam timolol, composto presente em diversos colírios indicados para o tratamento dessa doença ocular. Assim, o medicamento acaba sendo depositado sobre o olho dia após dia e em pequenas doses. Fabricados a partir de silicone, os dispositivos conseguiriam manter a difusão do colírio de forma ininterrupta por até 30 dias.

O timolol retarda as atividades do chamado processo ciliar, conjunto de células responsáveis pela fabricação desse líquido.

O farmacêutico José Rogero afirma que as lentes de contato com colírio já estão prontas para passar por testes em humanos e sofrer adaptações industriais. Contudo, desde que chegou a esse estágio, o projeto perdeu parte de sua verba, vinda de uma empresa. Mas, para manter o trabalho nessa linha de pesquisa, Rogero está recorrendo agora ao setor veterinário.

Para conquistar o apoio do setor, ele tenta adaptar as lentes de contato, substituindo os colírios que poderiam auxiliar no tratamento das pessoas com glaucoma por medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos já recomendados para cães e gatos com problemas de visão.

O coordenador do projeto, o farmacêutico e bioquímico José Roberto Rogero afirma que o produto facilitaria a vida dos idosos que têm glaucoma. Como os idosos têm mais dificuldade em pingar colírios sozinhos, por exemplo, desperdiçando grandes quantidades de remédios nem sempre baratos, a lente ajudará muito, declara o pesquisador.

Um líquido chamado humor aquoso preenche uma estrutura do olho e quando este líquido continua a ser produzido, mas é escoado com dificuldades, surge o glaucoma. O resultado é o aumento da pressão sobre o nervo óptico, com a gradativa perda da visão.


Fonte Corposaun

Homem que consome chá preto tem mais risco de câncer, revela pesquisa

O hábito de beber chá preto várias vezes ao dia, cultivado por muitos homens, pode ser perigoso. Segundo pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, os consumidores da bebida estão mais sujeitos a desenvolver câncer de próstata....

A pesquisa acompanhou o estado de saúde de seis mil voluntários do sexo masculino ao longo de 37 anos. E descobriu que homens que bebiam sete xícaras de chá preto por dia, consumo relativamente normal nos países da Comunidade Britânica, tinham 50% a mais de chance de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não tomavam chá.

Os pesquisadores afirmam que o câncer de próstata é a causa de câncer mais comum entre homens na Escócia e casos registrados de pessoas com a doença no país tiveram um aumento de 7,4% entre 2000 e 2010.

Com início em1970, a pesquisa analisou dados de 6.016 voluntários com idades que variavam entre 21 e 75 anos. Os participantes tinham de responder um questionário sobre seus hábitos de consumo de chá, café, álcool, cigarro e suas condições gerais de saúde.

Os resultados apontaram que menos de um quarto dos participantes do estudo eram consumidores regulares de grandes quantidades de chá. Destes, 6.4% desenvolveram câncer de próstata ao longo de 37 anos.

De acordo com o estudo, homens que bebem mais que sete xícaras de chá por dia tinham um risco muito maior de desenvolver câncer de próstata do que os que não bebiam chá ou que consumiam menos de quatro xícaras por dia.

Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem Estar da Universidade de Glasgow, coordenador da pesquisa, afirmou que estudos anteriores haviam indicado uma relação direta entre o consumo de chá preto e o câncer de próstata ou ainda um efeito preventivo do chá verde. Mas, agora, se descobriu que os bebedores ‘pesados’ de chá são mais propensos a não consumir álcool, não serem obesos e terem níveis mais saudáveis de colesterol. E que tem mais riscos de desenvolver câncer de próstata.

Fonte Corposaun

Por que é a infertilidade um assunto tão delicado?

Uma casa. Um carro. Uma carreira. Um cônjuge e 2 filhos… Se você optar por viver de forma convencional, você provavelmente vai passar os seus dias em busca de todos os itens que relacionamos anteriormente. A maioria deles está sob o seu controle.

Se você quer um carro ou uma casa, você economiza e compra. Se você quer ser um profissional bem sucedido, você estuda, se prepara e enfrenta o cruel mercado de trabalho.

“Mas se você deseja ter 2 filhos, o que acontece se o seu corpo não pode gerar nenhum? A infertilidade é algo sobre o qual não falamos muito. Assim, para concretizar o sonho de ter dois filhos é preciso romper a barreira do silêncio. O estigma e a vergonha relacionados à infertilidade nos impede de discutir o assunto de forma adequada”, afirma o ginecologista Nelson Júnior, diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.

O médico destaca que, há 25 anos, qualquer pessoa no mundo achava que a AIDS era uma doença contagiosa. “Hoje, como muita gente fala sobre a doença, sabemos bem quais são suas formas de transmissão. Mas em relação à infertilidade, ainda não chegamos no ponto em que as pessoas estão prontas para se abrir. Até mesmo a sociedade normatiza a infertilidade, não espere ver pessoas correndo maratonas gritando: ‘Eu sou infértil!’”, diz Nelson Júnior.

“Uma razão é porque ele gira em torno de sexo. E no momento em que alguém descobre que não pode se reproduzir, ele se sente ‘abandonado pelo próprio corpo’, que não está atuando do jeito que ‘deveria estar’. No entanto, por mais paradoxal que pareça, ‘a cura’ reside em falar sobre o funcionamento do seu sistema reprodutivo e da maneira como você faz sexo”, explica o ginecologista, que também é presidente da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva.

E onde mais os aflitos com o problema podem buscar informações? “Na Internet, no Facebook, no Twitter e nos blogs. A web, muitas vezes, permite que você se mantenha no anonimato até estar disposto a compartilhar sua história. Redes sociais, blogs e fóruns de discussão reúnem os casais inférteis, ao mesmo tempo em que disseminam informações por meio de relatos pessoais”, diz o diretor do Projeto ALFA.

Para o médico, estes espaços na Internet também “apóiam e acolhem” os participantes. Mesmo diante do paradoxo de “reserva na vida pessoal” e de “abertura total na Web”, a Internet é concebida como uma instância de produção e articulação de sentidos que rompem com o modelo emissor-receptor de comunicação.

“A difusão de discursos sobre reprodução humana na Internet certamente auxilia a sociedade a compreender melhor o tema. Portanto, vamos utilizar a Internet para falar sobre infertilidade, para cutucar esta ferida social”, defende o ginecologista.

Fonte Corposaun

14 de Agosto: Dia do Cardiologista

Crianças: dieta saudável, mente afiada

Crianças que comem alimentos saudáveis são mais inteligentes.

É o que afirma um novo estudo publicado recentemente no periódico European Journal of Epidemiology. Segundo a pesquisa, da mesma forma, crianças alimentadas com uma dieta rica em comida processada podem apresentar um Quociente de Inteligência (QI) ligeiramente mais baixo.

O estudo, liderado pela pesquisadora Lisa Smithers, da Universidade Adelaide, na Austrália, teve foco sobre a relação entre os hábitos alimentares de 7 mil crianças aos seis meses, 15 meses e dois anos de idade, e o seu índice de QI aos oito anos de idade.

Foram comparados os padrões de dieta, inclusive se os alimentos eram preparados em casa, comprados ou se eram junk food.

“A dieta fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento de tecidos cerebrais nos dois primeiros anos de vida, e o objetivo deste estudo foi analisar qual o impacto da dieta sobre o QI das crianças,” diz Smithers.

Os resultados mostraram que as crianças amamentadas durante seis meses e que foram alimentadas de forma saudável regularmente, incluindo alimentos como legumes, queijos, frutas e legumes dos 15 aos 24 meses, tinham um QI até dois pontos mais altos aos oito anos de idade. Na mesma proporção, crianças que tiveram uma dieta baseada em biscoitos, chocolate, doces, refrigerantes e batatas fritas nos dois primeiros anos de vida tinham QIs até dois pontos mais baixos aos oito anos.

Para a autora, este estudo reforça a necessidade de oferecer às crianças alimentos saudáveis durante a fase de desenvolvimento. “Embora as diferenças de QI não sejam grandes, este estudo fornece algumas das evidências mais fortes até agora de que os padrões alimentares entre seis e 24 meses têm um efeito pequeno, mas significativo, no QI aos oito anos de idade,” diz. “É importante considerarmos o impacto a longo prazo dos alimentos que oferecemos às nossas crianças”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Salada pode engordar?

A famosa saladinha, muito falada quando o assunto são as dietas, nem sempre pode ser tão light quanto se imagina. Dependendo do complemento, ela pode até contribuir para que você atinja um platô e não consiga perder mais peso.

“A quantidade de calorias em uma salada pode aumentar consideravelmente quando se ingere tubérculos – como batata e mandioquinha – e complementos que dão sabor, como maionese ou o bacon, mas que contêm muitas calorias. Não podemos esquecer os óleos e molhos, que também elevam mais ainda o valor calórico”, diz Emília Ishimoto, pesquisadora e nutricionista responsável pela clínica de Nutrição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo.

Mas sem exageros quanto a essa afirmação, diz Ishimoto. Com exceção do bacon e da maionese, todos os outros citados são benéficos. As calorias dos tubérculos e do abacate – para quem gosta da fruta na salada – são bem-vindas, pois acompanham outros nutrientes, como vitaminas, minerais e gordura saudável (a do abacate, por exemplo, que é monoinsaturada). O ideal também é deixar os molhos de lado e investir no azeite.

“Para quem precisa controlar o peso e o sal, estes molhos industrializados não são recomendados, é melhor usar azeite de oliva (extravirgem), limão e um pouco de sal”, recomenda a nutricionista.

A salada ideal
De acordo com Ishimoto, o prato de saladas tem de ser bem variado em cores e em tipos de hortaliças. “A salada deve conter, sempre que possível, vegetais folhosos e plantas crucíferas, como rabanete, brócolis, repolho, couve, couve-flor e outros similares. A cenoura e o tomate também são importantes. Leguminosas, como soja e tremoço, são pouco populares, mas são excelentes acompanhantes de salada, tanto do ponto de vista sensorial como nutricional.”

E uma boa refeição deve começar com a salada. Isto porque ela é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Assim, a tendência é não exagerar na refeição. “Além disso, facilita a digestão, pois prepara o estômago aos poucos para o prato principal”, explica a especialista.

Bebidas durante as refeições: ingerir ou não?
A ideia geral é de que refeições acompanhadas de bebidas não são recomendadas. Ishimoto, entretanto, relativiza a questão. “Depende de cada caso. Algumas pessoas com certas condições de saúde – como a dispepsia e o refluxo – têm problemas. Nestes casos, as bebidas devem ser evitadas. Quem não tem nenhum problema pode consumir sucos que sejam ricos em vitamina C, pois irá aumentar a absorção do ferro contido na refeição, por exemplo.”

O cafezinho após a refeição é outra controvérsia que precisa ser ponderada. “Isto é uma polêmica – o problema seria um mineral, o cálcio. Mas segundo estudos recentes, a redução da absorção do cálcio pelo café é tão mínima que não chega a ser problema, desde que a pessoa tenha um consumo adequado deste mineral”, tranquiliza a nutricionista.

Fonte O que eu tenho

Remédios antigos: Rhodine


Rhodine. primeiro produto farmacêutico Rhodia no Brasil.
Lançado em 1924

Hospital Santa Paula é acreditado pela JCI

Entidade soma mais uma acreditação depois de ser reconhecido pela ONA III e Acreditação Canadense. Farmácia clínica e centro cirúrgico foram as áreas de maiores investimentos

A perseguição pela qualidade e segurança do paciente começou há onze anos no Hospital Santa Paula, localizado na zona sul de São Paulo. A entidade foi a primeira a ser acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Estado de São Paulo, em 2001 e, desde então, os investimentos em protocolos e processos de segurança não cessaram. Até que, em 2011, a entidade contabilizava todos os níveis ONA e a Acreditação Canadense.

Agora, em agosto de 2012, o Hospital é contemplado pela Joint Commission International (JCI), depois de um ano e meio de adequação e avaliações. De acordo com o presidente do Santa Paula, George Schahin, as diferentes acreditações são complementares umas as outras no que refere, principalmente, à segurança do paciente.

Para Schahin, o diferencial da JCI está na segurança da instituição. “Todos os processos são registrados e auditados. Isso evita processos contra o hospital”, afirma.

Colaboradores
Conseguir envolver todos os colaboradores do hospital, que possui 900 profissionais contratados e 350 terceiros, é o maior dos desafios de um processo de acreditação. Entretanto, segundo Schahin, a cultura da melhoria contínua e manutenção da qualidade já estão impregnadas nos funcionários.

Áreas críticas
O centro cirúrgico e a farmácia foram as áreas do hospital que sofreram maiores investimentos. “A segurança medicamentosa é talvez a área mais crítica no atendimento ao paciente. Para evitar erros de medicação, os protocolos de controle ficaram mais rígidos. Contratamos mais pessoas para vigiarem os processos”, conta o diretor da qualidade do Hospital, José Paulo Cividanes.

Com a JCI, todos os processos para que uma cirurgia seja realizada também ficaram mais sistemáticos. Cividanes conta que todos os protocolos – desde o agendamento da cirurgia – são checados antes da indução anestésica e, novamente, conferidos depois.

“O selo de qualidade não serve para ser colocado na parede, mas simboliza um trabalho de melhoria contínua, permeabilizado em nossa instituição”, ressalta Schahin, que deixa claro que, para ele, a racionalização de custos proveniente da ceritificação é uma consequência e, não, um fim.

Fonte SaudeWeb

São Paulo receberá 28 unidades odontológicas móveis

Novas unidades levarão atendimento odontológico às populações que vivem em regiões de extrema pobreza, beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria

A população rural e de regiões de difícil acesso do estado de São Paulo vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. Nesta última sexta-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram a distribuição de mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria, até 2014. Deste total, 28 serão doadas para o estado de São Paulo.

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.

Além da entrega das UOMs, a presidenta apresentou um conjunto de ações e novos investimentos que vai expandir o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio ocorreu durante visita da presidenta aos mutirões de próteses dentárias de Rio Pardo de Minas (MG). A ação, que está ocorrendo em diversos estados, contribuiu para elevar em 85% a produção de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios. No estado de São Paulo, o aumento foi de 46.848 para 84.048, no mesmo período.

Além de Rio Pardo de Minas (MG), a cerimônia aconteceu de forma simultânea em outros quatro municípios: Ananindeua (PA), Santo Antônio da Platina (PR), Caxias do Sul (RS) e Água Branca (PI).

Na ocasião, o ministro Padilha assinou portaria que reajusta os procedimentos relacionados à Prótese Dentária, passando, a partir de agosto, dos atuais R$ 100 para R$ 150. O impacto financeiro anual dessa medida para o Ministério da Saúde será de R$ 16,4 milhões. Ele lembrou que o Brasil é o único país que contempla a Saúde Bucal dos cidadãos de forma gratuita. “O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população”, destacou.

Outra medida de fortalecimento do Programa Brasil Sorridente, é a destinação de R$ 3,6 bilhões para ampliação do número de equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), até 2014. Deste valor, R$ 237 milhões vão para São Paulo.

Brasil Sorridente
Lançado em 2004, o Programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal — implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões.

As equipes de saúde bucal – compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal – realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.

Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.

Fonte SaudeWeb

Singularity University cria robô para levar medicamentos a regiões pobres

A ideia surgiu quando estudantes foram desafiados a encontrar soluções para a pobreza, entre outros problemas da humanidade, como educação, segurança e saúde

Estudantes da Singularity University do Vale do Silício desenvolveram um robô capaz de transportar medicamentos e comida para regiões de difícil acesso – ou até mesmo sem estradas que possibilitam a chegada de equipes humanitárias.

A ideia surgiu quando estudantes foram desafiados a encontrar soluções para a pobreza, entre outros problemas da humanidade, como educação, segurança e saúde. Através do uso de veículos aéreos autônomos (AAVs, na sigla em inglês), a equipe planeja usar esses robôs para desenvolver o transporte em algumas partes do mundo da mesma maneira que os celulares ajudaram países em desenvolvimento a atualizar suas linhas telefônicas.

O projeto, batizado de Matternet, está sendo desenvolvido em três estágios: no primeiro, os autores planejam possibilitar o carregamento de cargas com até 2 quilos a uma distância de, no máximo, 10 quilômetros. O protótipo criado pelo grupo já tem essa capacidade, porém ainda não foi colocado em prática. Em uma segunda fase, os helicópteros seriam capazes de levar até 200 quilos – e teriam maior autonomia de voo com a instalação de estações de recarga baseadas em energia solar. Na terceira fase, o objetivo é possibilitar o transporte de até 1 tonelada, e permitir que pessoas também sejam levadas para hospitais e centros humanitários.

Apoio ao projeto
O governo da República Dominicana já concordou em trabalhar com os drones da Matternet para um teste de campo no país e está contribuindo para o financiamento da ideia, que também conta com o apoio de empresários, engenheiros, hackers e outros doadores que aprovaram a ideia desenvolvida na Singularity University – instituição que anualmente propõe a seus alunos desafios com o objetivo de descobrir novas ideias para grandes dificuldades globais.

O projeto deve ter uma demonstração piloto durante o Burning Man – festival anual de contracultura e invenções, tecnologia e arte que acontece neste ano de 27 de agosto a 3 de setembro no deserto Black Rock em Nevada, nos Estados Unidos. O protótipo criado é capaz de se movimentar em ambientes com altas temperaturas, baixa humidade e fortes ventos, ideal para áreas de difícil acesso, porém ainda esbarra na falta de apoio político e financeiro.

Fonte SaudeWeb

Segmento farma da Hypermarcas cresce 20,9%

Receita líquida foi de R$ 530,6 milhões no período de abril a junho de 2012. No acumulado do ano, a receita do segmento totalizou R$ 1,05 bilhão, um crescimento de 19,1%

A divisão farma da Hypermarcas atingiu receita líquida de R$ 530,6 milhões no período de abril a junho de 2012, com avanço 20,9% na comparação anual entre os trimestres. No acumulado do ano, a receita do segmento totalizou R$ 1,05 bilhão, um crescimento de 19,1% em relação ao mesmo período de 2011.

Segundo relatório da empresa, o avanço da divisão foi maior que o do mercado farmacêutico brasileiro e o market share da companhia atingiu pico histórico no segundo trimestre, com destaque para o segmento de genéricos.

“O crescimento resulta de uma série de iniciativas implementadas a partir de 2011, com destaque para a mudança da política comercial e para os ganhos de market share nos segmentos de genéricos e medicamentos OTC.”

A Hypermarcas esclarece que a fatia de mercado de genéricos detida pela empresa aumentou em função da expansão do portfólio de produtos, de investimento em publicidade e de melhorias na distribuição. Para medicamentos OTC (isentos de prescrição médica), o resultado refletiu o maior apoio às marcas por campanhas na mídia.

Fonte SaudeWeb

SUS: Amparo Maternal inaugura Centro Cirúrgico

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, nova ala conta com 3 salas equipadas

O Amparo Maternal, maternidade filantrópica que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde, tendo o apoio da Associação Congregação de Santa Catarina, inaugura no próximo dia 16 de agosto o novo Centro Cirúrgico Prof. Dr. Pedro Augusto Marcondes de Almeida, com 3 salas. Com investimento da ordem de mais de R$ 2 milhões, as salas são equipadas com ar condicionado de fluxo laminar, mesa cirúrgica, gazes medicinais, equipamento para anestesia, berço aquecido, instrumental cirúrgico adequado à baixa e média complexidade materno-infantil.

De acordo com o diretor técnico “esta ala garante a segurança dos pacientes, com parque tecnológico e estrutura física modernizados, garantindo novas possibilidades de cirurgias de baixa e média complexidade em saúde da mulher e neonatais”, conta.

A nova ala fará uma homenagem ao médico que fez parte da primeira equipe assistencial do Amparo Maternal e atuou por quase 20 anos na instituição. A entidade já foi responsável por mais de 650 mil nascimentos em São Paulo.

Fonte SaudeWeb

Doe sangue e convide alguém a doar

Concurso Prefeitura de Vale do Sol - RS

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Vale do Sol publicou o edital nº 01/2012 abrindo Concurso Público (regime estatutário) e Processo Seletivo Público (regime celetista), visando o provimento de 104 empregos do quadro municipal, nos níveis fundamental, médio e superior.
O salário oferecido varia de R$ 633,03 a R$ 4.431,21, em jornadas de 20 a 40 horas semanais, lembrando que 5% das vagas estão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
Cargos

Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Analista Ambiental, Assistente Social, Auxiliar Consultório Odontológico, Cirurgião Dentista, Contador, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal e outros cargos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de agosto de 2012, pela internet, no site da organizadora www.energiaessencial.com. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental incompleto, R$ 50,00 para nível fundamental completo, R$ 60,00 para nível médio completo e R$ 85,00 para nível superior completo.

Provas

As Provas Objetivas serão realizadas preferencialmente na cidade de Vale do Sol - RS, na data prevista de 23 de setembro de 2012, a ser confirmada em Edital próprio, o qual o candidato deverá acompanhar. A confirmação da data e horários também deverá ser acompanhada pelos inscritos. Já as Provas Práticas serão aplicadas nada data provável 21 de outubro de 2012.

Validade

A validade dos certames será de até dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mendes Pimentel - MG

Com a finalidade de preencher 30 vagas de níveis médio e superior, a Prefeitura de Mendes Pimentel, cidade localizada a 309 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abriu concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 1.037,00 a R$ 7.500,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Assistente de Serviços de Saúde, Cirurgião-Dentista, Coordenador de Vigilância Sanitária, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico entre outros.
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, pela página www.trconcursos.com.br, a partir das 08:00 horas do dia 09 de outubro até às 17:00 horas do dia 09 de novembro de 2012.
A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 150,00.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem definidos no edital de convocação a ser publicado oportunamente. Os resultados das provas serão afixadas no quadro de avisos da Prefeitura de Mendes Pimentel – MG, no Diário Oficial do Município, no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg e no site de inscrição a partir do dia 12 de dezembro de 2012.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Planalto da Serra (MT)

A Prefeitura de Planalto da Serra, Estado do Mato Grosso, publicou extrato do edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. O concurso visa o preenchimento de 09 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.500,00 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Gari, Técnico em Radiologia, Assistente de Controle Interno, Professor de Educação Física, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Procurador Jurídico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas entre 13 de agosto a 03 de setembro de 2012, através do site www.acpi.com.br.

Prova

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.com.br.

O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, no mural da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.com.br.

Concurso CRBio 2ª Região

Com a finalidade de preencher 16 vagas, o Conselho Regional de Biologia – 02 (CRBio - 02), abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 950,00 a R$ 2.500,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Fiscal, Assistente Administrativo,Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Biólogo Fiscal e Secretária Executiva.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas através da internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 - 2012, das 10h do dia 13 de agosto às 21h do dia 13 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de outubro de 2012, às 15 horas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e terão a duração de 5 horas.

O gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado, provavelmente no dia 15 de outubro de 2012, a partir das 14h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data de publicação no DOU do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do CRBIO - 02.

Editais

IPM de Pacoti (CE) abre processo seletivo

Instituto de Previdência do Município de Pacoti, Estado do Ceará, publicou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará extrato do edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo visando preencher vagas para o cargo de Médico Perito.

Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente, através de formulário de inscrição, disponível apenas na sede do Instituto de Previdência do Município de Pacoti-CE, Praça Claudemiro Lopes Bezerra, Nº 684 – Centro – Pacoti-CE, das 8hs às 12hs do dia 14 de agosto de 2012.

O processo seletivo será feito mediante apresentação de documentos comprobatórios, análise curricular e entrevista pessoal.

Maiores informações no Instituto de Previdência do Município de Pacoti-CE.

Concurso INNOVA 2012 - Edital e Inscrição

A INNOVA, Empresa da Petrobras, lançou edital Nº 01/2012 de processo seletivo para provimento de 335 vagas, sendo 40 para preenchimento imediato e 295 para formação de cadastro em cargos de níveis médio e superior. As vagas são para as cidades de Triunfo e Porto Alegre/RS.

Os candidatos que vierem a ser admitidos ou readmitidos poderão receber os seguintes benefícios: Assistência médica e odontológica para todos empregado(a)s e dependentes; Plano de Previdência Complementar, opcional; auxílio-creche para as empregadas (reembolso de 100% das mensalidades de creche particular, até que o(s) filho(s) menor(es) atinja(m) o 6º mês de idade. A partir desta idade, o reembolso é limitado a R$ 470,00, por filho até o 48º mês de idade).

O salário básico varia de R$ 1.499,60 a R$ 4.294,77, além disso, é previsto o pagamento de vantagens específicas, nos termos da legislação e acordo coletivo vigentes, tais como: Adicional de periculosidade, correspondente a 30% do salário básico, quando o profissional atuar em áreas onde se realizam atividades ou operações perigosas; vantagens e adicionais específicos, quando em regime especial de trabalho (turno ininterrupto de revezamento, sobreaviso, etc) e participação nos lucros e/ou resultados.

Cargos

Nível Médio - Técnico(a) de Administração e Controle Júnior, Técnico(a) de Inspeção de Equipamentos Júnior, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Elétrica, Técnico(a) de Manutenção Júnior - Mecânica, Técnico(a) de Operação Júnior, Técnico(a) de Segurança Júnior, Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior e Técnico(a) Químico(a) Júnior.

Nível Superior - Administrador(a) Júnior, Advogado(a) Júnior, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Analista de Sistemas Júnior, Contador(a) Júnior, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Elétrica, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Instrumentação, Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Mecânica, Engenheiro(a) de Processamento Júnior, Médico(a) do Trabalho Júnior e Químico(a) Júnior.

Inscrição

A inscrição deverá ser efetuada no período de 14 de agosto a 04 de setembro de 2012, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

A taxa de inscrição será de R$ 40,00 para cargos de nível médio e R$ 55,00 para cargos de nível superior.

Provas

As provas serão realizadas na cidade de Porto Alegre/RS, em data, horário e local informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição ou nas listas de alocação disponíveis no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

Os gabaritos das provas objetivas serão distribuídos à imprensa, no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, para divulgação, e estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da INNOVA.

Sobre a INNOVA
Criada em 1996, a Innova entrou em operação em 2000 com a unidade de Estireno. A planta fazia parte da estratégia da antiga controladora - a multinacional argentina Perez Companc (PeCom) - de expandir seus negócios em diversos países da América Latina. Por isso foi instalada em posição estratégica para o Mercosul, numa área de 25 hectares, no Pólo Petroquímico de Triunfo/RS (Brasil) .
Em 2003 a Innova teve sua composição acionária alterada pela primeira vez, quando a PeCom Energía, na Argentina, foi comprada pela Petrobras dando origem à Petrobras Argentina. Em abril de 2011 houve nova alteração acionária e a Innova passou a ser controlada integralmente pela Petrobras (Brasil) .

A Innova é uma das principais petroquímicas de segunda geração do País que produz e comercializa Estireno e Poliestireno atendendo ao mercado nacional e internacional. É a única empresa do setor petroquímico brasileiro a possuir unidades totalmente integradas de Etilbenzeno, Estireno e Poliestireno no mesmo site. No ano de 2010, seu faturamento atingiu R$ 1.147.587 mil.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santana da Boa Vista - RS

Visando preencher 32 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Santana da Boa Vista, em Rio Grande do Sul, publicou edital n° 01/2012 de concurso público, sob a execução técnico-administrativa da empresa OBJETIVA CONCURSOS LTDA.

A remuneração varia entre R$ 623,02 e R$ 2.065,03, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

Advogado, Agente Administrativo, Contador, Engenheiro, Farmacêutico, Guarda Municipal, Mecânico, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Professor do Ensino Fundamental Séries Iniciais, Técnico em Contabilidade e Telefonista.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pela Internet, no site site www.objetivas.com.br, a partir das 9h do dia 13 de agosto até às 23h59min, do dia 11 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição será de R$ 42,67, para todos os cargos.

Provas

Os candidatos serão avaliados através de prova escrita, de caráter eliminatório/classificatório, em primeira etapa, com questões objetivas, de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, sendo aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 03 de outubro de 2012, nos turnos que seguem:

Manhã: Agente Administrativo, Guarda Municipal, Mecânico, Operador de Máquinas e Pedreiro.
Tarde: Advogado, Contador, Engenheiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Operário, Professor do Ensino Fundamental Séries Iniciais, Técnico em Contabilidade e Telefonista.

Validade

O Concurso terá validade de até 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por até mais 02 anos, a critério do Município de Santana da Boa Vista.

Concurso Prefeitura de Ponto Chique - MG

A Prefeitura de Ponto Chique, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. O concurso oferece 272 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 4.000,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Públicos, Gari, Condutor de Veículos ( I e II), Condutor de Máquinas (I e II), Oficial de Serviços Públicos (Bombeiro, Carpinteiro, Eletricista Predial, Pedreiro e Soldador), Servente Escolar, Agente Administrativo, Assistente de Serviços de Saúde e demais cargos.

As inscrições foram reabertas e serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, no período de 13 de agosto a 11 de setembro de 2012. Será disponibilizado computador aos candidatos que precisarem, no Posto de Atendimento e na Recepção da Unimontes/Cotec.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 180,00, de acordo com o cargo desejado.

As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em Ponto Chique-MG, na data provável de 21 de outubro de 2012. As provas terão duração de 3 (três) horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O horário de início será às 9h e o de término às 12h. O endereço do local de provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 15 de outubro de 2012.

O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura Municipal de Ponto Chique, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas.

O prazo de validade do Concurso Público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São José do Rio Preto - SP

Prefeitura de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, lançou edital Nº. 01/2012 de concurso público oferecendo 119 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. O vencimento é de até R$ 6.071,81, para jornada de trabalho de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas oferecidas para cada cargo às pessoas com deficiência.

Cargos

Agente Administrativo, Agente Social, Topógrafo, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Desenvolvimento Social, Médico, Pedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 9 horas do dia 20 de agosto e às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de R$ 32,00 para nível médio e R$ 58,00 para superior.

Prova

As provas objetivas estão previstas para o dia 14 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados no Diário Oficial do Município, e no site www.concursosfaperp.com.br, a partir do dia 02 de outubro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS

Foi divulgado edital Nº. 068/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. O concurso destina-se ao preenchimento de 03 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 2.447,57.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Farmacêutico.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 55,00, serão efetuadas apenas pela internet nos sites: www.cruzeiro.rs.gov.br e www.schnorr.com.br, até o dia 24 de agosto de 2012.

Provas
As provas escritas serão realizadas na data provável de 20 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados através de edital, por ocasião da homologação das inscrições.

Os gabaritos preliminares também serão disponibilizados nos sites www.cruzeiro.rs.gov.br e www.schnorr.com.br, após às 08:00 horas do dia 22 de outubro de 2012.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Córrego do Bom Jesus – MG

Acaba de ser lançado edital nº 01/2012 que dispõe sobre concurso público da prefeitura de Córrego do Bom Jesus, nas Minas Gerais, que tem por finalidade a provisão de pessoal para diversos cargos no quadro de servidores públicos municipal. Podem participar cidadão dos níveis alfabetizado, médio e superior.

Cargos
As 55 vagas disponíveis estão distribuídas entre os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante de Conservação e Manutenção, Motorista, Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de ETA, Vigia, Telefonista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Eletricista, Pintor, Contador, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Informática, Professor de Ensino Infantil.

Os vencimentos iniciais variam de acordo o cargo e oscilam entre os valores de R$ 762,48 e R$ 2.503,80.

Inscrições
As inscrições serão realizadas de forma presencial e online. Quem preferir a forma presencial deve comparecer na sede da Prefeitura, situada à Rua 12 de Dezembro, nº 347, Centro, portando todos os documentos. Já as inscrições online estão sendo feitas na página da organizadora Rumo Certo (www.rumocertoservicos.com.br), bastando que o interessado preencha a ficha de inscrição. O período para realizar as inscrições compreende os dias 23 de julho a 22 de agosto de 2012 e a taxa fica entre R$ 25,00 e R$ 70,00.

Provas
A prova objetiva será realizada no dia 21 de outubro de 2012 e na mesma data ocorrerá a prova prática para os cargos que assim o exigem. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de nível superior.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ

Em Conceição de Macabu, no Estado do Rio de Janeiro, foi publicado edital n° 01/2012 de concurso público para provimento efetivo de 157 profissionais para atuar na administração direta da Prefeitura Municipal. O certame está sob a execução técnica – administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP.

Há chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior, com salários previstos que variam entre R$ 510,00 e R$ 3.179,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de auxiliar de serviços escolares, auxiliar de creche, borracheiro, carpinteiro, calceteiro, merendeira, tratorista, digitador, guarda municipal, motorista (CNH "D") e recreador.

No nível médio, os postos são para auxiliar de secretaria, professor - 1° ao 5° ano, professor de educação especial, professor de informática, secretário de escola, técnico agrícola, técnico em contabilidade e técnico de laboratório.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de contador, médico nas especialidades de cardiologia, cirurgia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, epidemiologia, gastroenterologia, geriatria, obstetria, hematologia, imunologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedista, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, socorrista, traumato-ortopedia, urologia e ultrasonografia, além de oportunidades para nutricionista, orientador educacional, odontólogo, professor (português, matemática, geografia, história, ciências físicas e biológicas, artística, inglês e educação física) e supervisor educacional.

Inscrição

As inscrições poderão ser feitas no período de 07 a 24 de agosto de 2012, pela internet, no site www.incp.org.br ou presencial, no Terminal Rodoviário de Conceição de Macabu, localizado na Av. Victor Sence, s/nº – Conceição de Macabu/RJ, no horário das 09 às 17 h, nos dias úteis durante o período de inscrições, onde poderá tomar conhecimento do Edital do Concurso.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 35,00 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 55,00 nível médio e curso técnico, e de R$ 75,00 para nível superior.

Prova
A Prova Objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de setembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no Portal www.incp.org.br. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas, com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário estabelecido para o fechamento dos portões de acesso aos locais de prova, munido do Comprovante de Confirmação de Inscrição (CCI), de documento original de identificação oficial com foto e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta (tinta fixa).

O gabarito Preliminar da Prova Objetiva será divulgado no dia 25 de setembro de 2012, no Portal www.incp.org.br (a partir das 18 horas).

A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cássia – MG

A Prefeitura de Cássia, Estado das Minas Gerais, através do edital nº 001/2012, estará recebendo inscrições para o concurso que objetiva o provimento de 91 vagas em seu quadro de servidores públicos. As oportunidades são para profissionais que possuam níveis fundamental, médio e superior, sendo o salário inicial entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 2.683,47.

Cargos:
As vagas disponíveis são para Faxineiro, Operário, Eletricista, Guarda, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde do PSF , Agente do Serviço Sanitário e Epidemiológico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Merendeira, Auxiliar de Enfermagem do PSF, Fiscal, Fiscal de Tributos, Professor , Telefonista, Assistente Social , Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta , Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições:
Os interessados deverão se inscrever a partir de 30 de julho atravé do endereço eletrônico www.imam.org.br, preenchendo a ficha de inscrição. O prazo final de inscrição será 30 de agosto de 2012, lembrando que aqueles que não tiverem acesso à internet poderão comparecer ao Posto de Atendimento instalado no Auditório da Rádio Cultura de Cássia, situado à Praça Daniel Puntel, nº 56, Centro, Cássia, Minas Gerais.

A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 70,00 a depender do nível de escolaridade do candidato e da função pretendida.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas de caráter eliminatório e classificatório com questões de múltipla escolha que serão aplicadas nas prováveis datas de 13 e 14 de outubro de 2012. O local e horário, bem como a confirmação do dia serão definidos no Cartão de Inscrição. Caso ocorra alguma mudança neste cronograma, os candidatos estarão sendo informados previamente.

Validade:
O concurso de Cássia terá validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, caso haja necessidade.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Carmo do Rio Claro - MG 2012

O certame será executado através da empresa ESCAL - Empresa de Serviços de Contabilidade e Assessoria Ltda. O salário varia de R$ 644,44 a R$ 3.776,09.

Cargos
Para nível fundamental incompleto são oferecidas vagas para Eletricista, Guarda, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Servente.

Quem tem o nível fundamental completo pode concorrer nos cargos de Almoxarife, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos, Eletricista de Autos e Motorista de Ônibus e Servente Escolar.

No nível médio, os postos são para Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Obras Públicas e Saneamento, Fiscal de Tributos e Monitor Educação Infantil.

Já para o nível superior, há vagas nas funções Assistente Social, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra e Nutricionista.

Além dessas funções, o certame também oferece vagas para Professor de Educação Física, Professor PI, Professor PII (Português/Inglês/Redação), Professor PII (Matemática/Geometria/Educação Ambiental/Ciências), Professor PII ( Geografia/História) e Psicólogo.
Inscrições
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.escal.com.br no período de 01 a 31 de agosto de 2012.

As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas na E.E. Monsenhor Mário - R. Monsenhor Mário n 400 - B. Cascalho - Carmo do Rio Claro/MG, nas datas previstas de 27 de outubro de 2012, às 9h00min, em locais e horários a serem divulgados, no site www.escal.com.br. Após o término das provas (12h30min) serão afixados no local de realização das mesmas os gabaritos, que serão também encontrados no site de inscrição.

Validade
O Concurso Público, para todos os efeitos, tem validade de dois anos, prorrogável por igual período, a partir da data da homologação do resultado final publicado por um dos Órgãos de Imprensa Oficial local e afixado na Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Caldas - MG

No Município de Caldas, localizado a 434 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura lançou o edital de concurso público n° 001/2012, que objetiva a contratação de 82 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. O concurso público será organizado pela empresa Centro de Consultoria e Treinamentos Libertas.

Os salários vão até R$ 1.088,25 em carga horária variada de 20, 24, 30 e 40 horas semanais. Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do certame, 5% delas serão igualmente reservadas para candidatos portadores de deficiência, devidamente comprovados.

Cargos
As chances são para os cargos de Operário, Auxiliar de Manutenção, Motorista, Operador de Máquina, Serviçal da Educação, Agente da Administração, Agente de Zoonose, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do endereço eletrônico www.libertas-mg.com.br, solicitadas entre 12:00 hrs do dia 28 de agosto até 23:59 hrs do dia 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer durante o período de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Caldas, localizada à Praça Paulino Figueiredo, s/n° - Centro - CEP 37780.000 - Caldas - MG, Minas Gerais, munido de documento de identidade e CPF.

Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no Município de Caldas no dia previsto de 11 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas serão divulgados até 06 de novembro de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 12 de novembro de 2012, às 13h.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG

A Prefeitura de Bela Vista de Minas, Estado de Minas Gerais, através da empresa MSM Consultoria, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 65 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.178,29.

Cargos
As vagas são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de creche, enfermeiro, farmacêutico / bioquímico, motorista, monitor de transporte escolar, nutricionista, professor nível i, psicólogo, supervisor pedagógico, entre outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais estarão abertas no período compreendido entre 27 de agosto a 25 de setembro de 2012, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Bela Vista de Minas, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG. Pela internet, podem ser feitas no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, lembrando que as taxas variam de R$ 44,00 a R$ 100,00.

Provas e Gabaritos

As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Bela Vista de Minas de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.

O gabarito será publicada na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Águas Lindas de Goiás - GO - Última semana!

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de Administração, lançou edital N° 001/2012 de concurso público de provas destinadas a selecionar candidatos a diversas vagas do Quadro Permanente de Pessoal e Cadastro de Reserva.

O edital estabelece que estão serão preenchidas 1.392 vagas, das quais 651 de forma imediata e 741 para cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 2.000,00 e o concurso será executado pelo Instituto Cidades - IC.

Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente de trânsito, arquiteto, assistente social, auxiliar de cozinha, auxiliar de mecanico, auxiliar de serviços gerais, auxiliar operacionais de serviços diversos, bibliotecário, biologo, bombeiro hidráulico, contador, cozinheiro, eletricista e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de agosto de 2012. As taxas variam de R$ 38,00 para cargos de nível fundamental, R$ 69,00 para nível médio e R$ 120,00 para nível superior.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizados pelo Instituto Cidades no Posto Facilitador, no Vapt Vupt de Águas Lindas, Av. JK, qd. 24, lotes 04/05, Jardim Brasília - Águas lindas de Goiás - CEP 72910-000, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Provas e Validade
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Águas Lindas de Goiás, no Estado de Goiás, podendo ser aplicadas em Municípios circunvizinhos, bem como no Distrito Federal, com datas previstas para os dias 15 e 16 de setembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente pela internet.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Edital / Publicações

FASE (RS) publica edital de processo seletivo

Terá início a partir do dia 03 de agosto as inscrições para o processo seletivo n°02/2012 da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul. Serão selecionados 52 novos servidores mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2.829,37 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecária, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Recreação, Assistente Administrativo, Auxiliar de Rouparia, Auxiliar de Serviços, Eletricista, Almoxarife, Motorista, Oficial de Manutenção, Técnico em Contabilidade, Programador, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 03 de agosto a 23 de setembro de 2012, através do endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 92,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada, provavelmente, das 14h às 17h do dia 21 de outubro de 2012, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 13 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Os títulos dos candidatos aprovados nos empregos de nível superior serão recebidos nos dias 19 a 23 de novembro de 2012.

Validade

O processo seletivo será válido por 2 anos, a contar da publicação do edital de encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados em todos os empregos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FASE.

Edital / Publicações

Vagas para estágio e trainee em órgãos públicos e empresas

Você que está estudando ou acaba de concluir sua formação, em qualquer nível, e pretende ingressar em algum processo seletivo para estágio ou trainee, confira a nossa lista com os principais programas abertos no setor.

EmpresaDetalhesPrazo
AmbevDestinado a estudantes que dominem inglês intermediário. Provas da primeira etapa serão realizadas via web. Maiores informações no site www.estagioambev.com.br
O prazo limite é outubro de 2012
EmbracoPrograma de estágio que oferece 110 vagas para alunos dos cursos de ciências exatas e humanas, tanto em nível técnico quanto superior. Maiores informações no site www.embraco.com.br
Prazo final não divulgado
Ernst & Young TercoA perspectiva da companhia é selecionar 900 trainees, que serão distribuídos em 12 unidades da empresa no Brasil. Há chances para estudantes de diversas graduações. Maiores informações no site www.traineeseyt.com.br.
Previsão de selecionar ao longo de todo o ano
GlaxoSmithKlineO programa de estágio da empresa dispõe de 170 postos. Há chances para estudantes de administração de empresas, ciências biológicas, ciências contábeis, comércio exterior, entre outros. Maiores informações no site www.jovenstalentosgsk.com.br
Previsão de selecionar ao longo de todo o ano
NubeHá mais de 3.800 vagas no Programa de Estágio do Núcleo Brasileiro de Estágios em todo o país, para os níveis médio, técnico e superior. Maiores informações no site www.nube.com.br
A data de encerramento não foi informada
OiDestinado a estudantes de nível superior que tenham domínio do pacote Office e inglês intermediário. Maiores informações no site https://www.vagas.com.br/IdCandSel.asp
O prazo não foi informado
SC JohnsonA SC Johnson abriu 35 vagas no seu programa de estágio 2012 em áreas como vendas, marketing e finanças, para estudantes de nível superior. Maiores informações no site www.claveconsultoria.com.br
Sem prazo estipulado, durante todo o ano de 2012
Target Solução em DistribuiçãoAs vagas são para consultor de negócios trainee, que tenham disponibilidade para atuar em Salvador, Bahia. A previsão de início do programa de trainee é maio de 2012. O envio de currículo deve ser feito pelo e-mail: selecao@targetsis.com.br
O prazo não foi informado.
Unicasa MóveisPrograma de Trainee s da Unicasa Móveis possui 8 vagas já para formação da turma de maio, além de outras duas turmas a serem formadas posteriormente, totalizando 24 vagas. Maiores informações no site www.traineeunicasa.com.br
Sem prazo estipulado, durante todo o ano de 2012
Brasil FoodsCom o objetivo de garantir a formação de profissionais para assumir cargos táticos em curto prazo e posições estratégicas no médio/longo prazo, o programa terá duração de 32 meses. Maiores informações no site http://www.brasilfoods.com/geracaobrf/
Até 05 de setembro de 2012
LANXESSPara os cursos técnicos, podem se inscrever estudantes acima de 18 anos nas seguintes áreas: Química, Segurança do Trabalho, Mecânica, Eletromecânica, Elétrica, Eletrônica e Mecatrônica. Maiores informações no site www.vivatalentos.com.br/lanxess ou www.lanxess.com.br.
As inscrições vão até 10 de setembro de 2012
Fonte Concursos no Brasil

FGTAS - RS oferece vagas de emprego

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) oferece diversas oportunidades de emprego para vários cargos. As vagas são válidas para esta terça-feira (14 de agosto de 2012).

Confira as vagas disponíveis nas Agências FGTAS/SINE
agente de segurança - 01 vaga
assistente administrativo – 01 vaga
atendente de balcão - 01 vaga
auxiliar de cozinha - 03 vagas
auxiliar de estoque - 02 vagas
auxiliar de limpeza - 24 vagas
auxiliar de linha de produção - 03 vagas
auxiliar de segurança - 15 vagas
caixa de bar - 02 vagas
chapeador - 01 vaga
condutor de bicicleta no transporte de mercadorias - 01 vaga
cozinheiro de restaurante - 01 vaga
domestica 02 vagas
garçom - 02 vaga
motoboy - 04 vagas
operador de caixa lotérica - 02 vagas
recepcionista telefonista - 01 vaga
vendedor de comercio varejista - 02 vagas
técnico de enfermagem - 01 vaga

VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
auxiliar de estoque - 20
vagas de operador de vendas - 10

AGÊNCIA FGTAS/SINE PORTO ALEGRE MONTAURY
RUA JOSÉ MONTAURY, 31
VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
agente administrativo - 05
assistente social - 05
atendente de hospital - 01
auxiliar de almoxarifado - 02
auxiliar de biblioteca - 01
auxiliar de confeitaria - 23
auxiliar de limpeza - 23
auxiliar de produção - 03
auxiliar financeiro - 01
conferente de mercadoria - 08
empacotador - 35
fiscal de caixa - 08
operador de caixa - 28
porteiro - 01
recepcionista em geral - 02
repositor de mercadorias - 01
secretário executivo - 01
servente de limpeza - 03
servente de obras - 03
vigia - 06
vigilante - 02

AGÊNCIA FGTAS/SINE CAMAQUÃ
AV. OLAVO MORAES, 969- CENTRO
acompanhante de idosos 01
agente de segurança - 01
auxiliara de escritório - 01
agente de segurança 01
auxiliar de escritório 01
babá p/POA 01
campeiro na agropecuária 01
caseiro 01
cozinheira 01
demonstrador de mercadorias - 01
diagramador 01
empregada domestica 02
farmacêutico 03
mecânico de manutenção industrial 01
monitor de tele atendimento 03
motoboy - 01
oficial serviços gerais 01
pedreiro 02
repositor p/supermercado - 03
representante comercial 01
ronda (organizações particulares de segurança ) - 04
técnico em informática p/manutenção - 01
técnico em eletromecânica - 01
torneiro mecânico - 01
vendedor interno - 01
ronda(organizações particulares de segurança) 03
soldador 01
vendedor de consórcios 01
vendedor pracista 02

VAGA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
atendente de balcão 01

AGÊNCIA FGTAS/ SINE PASSO FUNDO
AV BRASIL, 651- CENTRO
abatedor 60
abatedor de aves 10
açougueiro 05
agente de portaria 05
ajudante de açougueiro 06
almoxarife 01
assistente de vendas supermercados 05
atendente de balcão 05
auxiliar de deposito 05
auxiliar de limpeza 03
auxiliar de marceneiro 01
auxiliar de operações c/ CNH B 02
auxiliar de padeiro 05
auxiliar de pintura com pistola 01
caixa de supermercado 04
empacotador 06
empregada doméstica 01
guarda vigia 05
instalador de água, esgotos e gás 02
marmorista profissional com cnh b 01
pintor de móveis 01
repositor em supermercado 06
supervisor de cozinha/ curso técnico nutrição 01
vendedor c/ exp. em maquinas e ferragens 01
vendedor pracista com carro 01

VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
auxiliar de estoque- 01
auxiliares de limpeza (20 horas semanais)- 03
auxiliar de padeiro/horista- 02
auxiliar de açougue/horista- 03
auxiliar de mercearia/horista- 05
auxiliar de depósito/horista- 02
auxiliar de vendas/hortifruti- 03
empacotador/horista- 06
operador de caixa/horista em mercado- 04

AGÊNCIA FGTAS/ SINE PELOTAS
RUA GENERAL OSÓRIO, 602
assador de carnes 01
atendente de balcão 01
auxiliar de cozinha 01
carpinteiro de obras 02
confeiteiro 01
costureira em geral 02
cozinheira para restaurante 01
eletrotécnico 01
eletricista predial 01
funileiro 02
garçom 01
gerente de restaurante 01
promotor de vendas 01
polidor de automóveis 01
pizzaiolo 01
serralheiro de ferro 01
serviços gerais 02
vendedor interno 02
vendedor pracista 02

AGÊNCIA FGTAS/SINE RIO GRANDE
RUA MARECHAL FLORIANO, 05- 2º ANDAR
abastecedor de linha de produção(coqueador de saco) – 07
azulejista-02
auxiliar de almoxarifado-01
auxiliar de linha de produção-17
ajudante na produção de óleos vegetais-05
ajudante de calceteiro-03
baba-01
borracheiro-02
carpinteiro-15
conferente de carga - 01
cortador de tecidos-01
engenheiro civil-01
eletricista industrial-30
eletricista-01
estafeta-03
eletricista industrial-30
ferramenteiro-01
funileiro de automóveis-01
instalador de alarmes-01
jardineiro-05
laboratorista industrial-02
laqueador de móveis-01
líder de manutenção mecânica - 01
maçariqueiro-30
magarefe-03
mecânico de manutenção industrial-01
mecãnico de motocicletas-04
mestre de obras-02
montador de andaimes-155
montador de estruturas metálicas-150
montador de móveis-05
montador soldador-01
operador de empilhadeira-02
operador de draga - 01
operador de guindaste-01
operador de pá carregadeira-01
operador de ponte rolante-20
operador de retro escavadeira-01
oficial de serviços gerais-03
pedreiro colocador de plaquetas-05
pedreiro-15
pedreiro de acabamento-06
pintor industrial-55
pintor de automóveis-02
polidor de automóveis-01
projetista de móveis vendedor-01
ronda para alarmes-01
serralheiro de ferro-02
servente de limpeza-01
servente de pedreiro-17
sinaleiro rigger-40
soldador-200
técnico em segurança no trabalho - 01
torneiro mecânico-01
traçador de caldeiraria-60
trabalhador na limpeza de pescados-10
vendedor pracista-02
vigilante-12

VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
auxiliar administrativo 02
auxiliar financeiro-02
servente de limpeza-02

AGENCIA FGTAS/SINE SANTA CRUZ DO SUL
RUA MARECHAL FLORIANO, 907 - CENTRO
ajudante de cozinha
ajudante de açougueiro
armazenista
auxiliar de assistência técnica
auxiliar de cobrança
auxiliar de cozinha
auxiliar de escritório
auxiliar de produção
auxiliar de pedreiro
auxiliar de produção
auxiliar de serralheiro
caseiro(a)
confeiteiro(a)
cozinheiro (a)
demonstradora de mercadorias
eletricista
eletricista de manutenção
empregada doméstica
garçom
instalador de redes telefônicas
jardineiro
manutenção predial
mecânico de moto
motorista de caminhão
motorista vendedor
operador de empilhadeira
pedreiro
serviços gerais
trabalhador rural (para morar)
técnico em enfermagem
técnico em informática
vendedor(a) externo

Os candidatos deverão apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para fazer o seu cadastro nas Agências FGTAS/Sine.

AAlvorada - Rua Senador Salgado Filho, 69

Cachoeirinha - Rua General Flores da Cunha, 393

Canoas - Rua Ipiranga, 140

Gravataí - Rua Adolfo Inácio Barcelos, 774

Guaíba - Rua Acre, 234

Nova Santa Rita - Rua B, 95

Porto Alegre Montaury – Rua José Montaury, 31

Porto Alegre Azenha/Senalba – Rua Dr. Carlos Barbosa, 618

Porto Alegre Tudofácil Zona Norte - Rua Domingos Rubbo, 51

São Leopoldo - Rua Independência, 490

Viamão - Rua Américo Vespúcio Cabral, 50

Garra do Diabo

Resumo
Garra do diabo: planta medicinal anti-inflamatória, utilizada em casos de reumatismos (artrose,...), é encontrada geralmente em forma de cápsulas ou em comprimidos.

Nomes
Nomes em potuguês: Garra do diabo, Harpagophytum
Nome latim: Harpagophytum procumbens
Nom inglês: Devil's Claw, harpagophytum
Nome francês: harpagophytum
Nome alemão: Teufelskralle
Nome italiano: arpagofito, artiglio del diavolo

Família
Pedaliaceae

Componentes
Princípios amargos, iridóides: harpagosídeo (efeito anti-inflamatório comprovado), arpagídeo, fitoesteróis.

Partes utilizadas
Raiz

Efeitos da garra do diabo
Anti-inflamatório, (sobretudo no nível da cartilagem), protetor da cartilagem, analgésico.

Observação: os efeitos anti-inflamatórios desta planta aparecem rapidamente, porém a eficiência completa aparece geralmente somente após 3 semanas de tratamento.

Indicações da garra do diabo
Reumatismos: artrose (doença degenerativa), artrite, lombalgias, tendinite, gota, dores nas costas.

Efeitos secundários
Complicações gastrointestinais, alergia tais como o surgimento de erupções vermelhas (às vezes, observamos graves alergias e também a alergia pode ser retardada e, portanto, aparecer após várias horas ou até dias), alucinações (de acordo com um internauta do Creapharma, versão francesa do Criasaude). Por favor, leia a bula e pergunte a um especialista.

Contra-indicações
Gravidez e lactação, úlceras gastro-intestinais, alergia à planta. Queira ler a bula do medicamento e peça conselhos ao seu médico.

Interações
Possível com determinados anticoagulantes e/ou medicamentos cardiovasculares. Leia sempre a bula do medicamento e peça conselhos ao seu médico.

Preparações à base de garra do diabo
- comprimido ou cápsula de garra do diabo

- chá de garra do diabo (infusão)

- gotas de garra do diabo

Onde cresce a garra do diabo ?
A garra do diabo cresce na Africa.

Quando colher a garra do diabo?
-

Observações
A eficiência da planta garra do diabo foi comprovada cientificamente por inúmeros estudos clínicos, como sendo útil para tratar problemas de artrose, artrite ou reumatismos em geral. Isso ocorre graças às suas propriedades anti-inflamatórias, principalmente devido ao harpagosídeo (ativo da garra-do-diabo). Como frequentemente na medicina se aconselha (em acordo com o seu médico, claro) a experimentar diversos tratamentos de modo a encontrar aquele com maior efeito, se você sofrer de alguma das doenças articulares mencionadas acima, você deve experimentar a garra do diabo!

Deve se saber que a terapia à base da planta garra do diabo contra a artrose deve ser feita por pelo menos 2 a 3 meses para ser eficaz (em geral, os comprimidos à base da garra-do-diabo são tomados duas vezes por dia, de manhã e à noite).

Ressaltamos que a garra do diabo cresce na África e deve então ser importada na Europa ou nas Américas, portanto seu valor (devido à sua raridade) se torna cada vez mais precioso. Por fim, a garra do diabo pertence, junto do ginkgo, ao grupo de plantas medicinais mais vendidas no mundo. A garra do diabo é então uma planta central da fitoterapia moderna.

A garra do diabo está na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. A lista tinha 810 itens (medicamentos, vacinas, remédios fitoterápicos,...) em Março de 2012.

Fonte Criasaúde