Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Com ajuda de 39 países, APA aprova 5ª edição do manual de transtornos mentais

O DSM-5, que entra agora em fase final de edição, deve ser publicado até maio de 2013 com resultados de 10 anos de estudos
 
O Conselho de Curadores da Associação Psiquiátrica Americana (APA) aprovou, neste sábado (1), os critérios finais de diagnóstico para a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).
 
A aprovação marca o fim do processo de revisão que durou mais de uma década e inclui contribuições de mais de 1.500 especialistas em psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem psiquiátrica, pediatria, neurologia e outras áreas afins de 39 países . Estes critérios finais estarão disponíveis quando a versão completa da DSM-5 for publicada até maio de 2013.
 
A aprovação dos critérios pelo Conselho de Curadores é um voto de confiança para o DSM-5, disse Dilip Jeste, presidente da APA. Nós desenvolvemos o DSM-5 utilizando os melhores especialistas na área e extensas revisões da literatura científica e de pesquisas originais. Como resultado, temos uma norma que melhor representa a ciência atual e será de grande utilidade para médicos e pacientes."
 
O DSM-5 é o guia utilizado por clínicos e pesquisadores para diagnosticar e classificar transtornos mentais. Agora, a revisão dos critérios e textos que descrevem os distúrbios passam por uma edição final para sua publicação pela Editora Americana de Psiquiatria.
 
O manual incluirá o mesmo número de doenças que foram incluídos no DSM-IV. O que não segue a tendência de outras áreas da medicina, que aumentam o número de diagnósticos todo ano.
 
" Temos procurado ser conservadores na nossa abordagem à revisão do DSM-5. Nosso trabalho tem sido destinado a definir com mais precisão os transtornos mentais que têm um impacto real na vida das pessoas, e não alargar o âmbito da psiquiatria," disse David J. Kupfer, presidente grupo criado para fazer a revisão da DSM-5. " Eu estou feliz pelo apoio recebido do Conselho de Curadores, o que permitirá que avancemos no caminho da publicação do novo manual," completa.
 
Fonte isaude.net

Cobre reduz propagação de bactérias resistentes a antibióticos

Professor Bill Keevil e Sarah Warnes durante o processo de pesquisa em laboratório
Professor Bill Keevil e Sarah Warnes durante o
processo de pesquisa em laboratório
Revestimento de superfícies com metal previne transmissão horizontal de genes e impede infecção em hospitais e meios de transporte
 
Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, descobriram que o cobre pode prevenir a transmissão horizontal de genes (HGT), que contribui para o aumento do número de infecções resistentes a antibióticos em todo o mundo.
 
A pesquisa mostra que, enquanto HGT pode ocorrer no meio ambiente, em superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas, carrinhos e mesas, que são feitas de aço inoxidável, o cobre impede que este processo ocorra rapidamente e mata as bactérias em contato com ele.
 
Embora os estudos se concentraram em HGT in vivo (experimento feito no corpo de um organismo vivo), o trabalho investigou se a capacidade de patógenos em persistir no ambiente também pode desempenhar um papel importante na transmissão de infecções.
 
O pesquisador Bill Keevil e seus colegas mostraram a sobrevivência prolongada de cepas multirresistentes de E. coli e Klebsiella pneumoniae em superfícies de aço inoxidável durante várias semanas. Entretanto, eles notaram a morte rápida de ambas as cepas resistentes aos antibióticos e a destruição do DNA do plasmídeo nas superfícies de cobre e liga de cobre.
 
Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ser útil na prevenção da disseminação da infecção e da transferência de genes entre bactérias.
 
"Sabemos que muitos patógenos humanos sobrevivem por longos períodos no ambiente hospitalar e podem levar a infecção e morte. Neste trabalho mostramos o potencial para estrategicamente revestir superfícies de toque com cobre antimicrobiano, não só para quebrar a cadeia de contaminação, como também ativamente reduzir o risco de desenvolvimento de resistência a antibióticos, ao mesmo tempo", afirma Keevil.
 
A equipe acredita que, se fornecida limpeza adequada e contínua em ambientes críticos, o cobre pode ser utilizado como um instrumento valioso na luta contra os agentes patogênicos.
 
Além do ambiente de saúde, o cobre também tem um papel mais amplo no controle de infecções. "Superfícies de toque de cobre têm potencial para impedir a transferência de cepas resistentes a antibióticos em prédios públicos e sistemas de transporte de massa, que levam a rápida disseminação de superbactérias.
 
Os pesquisadores concluem que a pesquisa proporciona evidência adicional para a implantação do cobre e ligas de cobre sob superfícies de toque para proporcionar uma proteção adicional às práticas de higiene convencionais.
 
Fonte isaude.net

Empatia dos médicos aumenta tolerância dos pacientes à dor

Relação médico-paciente baseada na confiança e empatia muda a resposta do cérebro ao estresse e reduz sensibilidade à dor
 
A relação médico-paciente baseada na confiança e empatia não apenas coloca os pacientes à vontade, mas muda a resposta do cérebro ao estresse e aumenta a tolerância à dor, de acordo com pesquisa realizada na Michigan State University, nos EUA.
 
Estudos anteriores mostraram que médicos que escutam atentamente têm pacientes mais felizes, com melhores resultados de saúde, mas o mecanismo subjacente era desconhecido.
 
"Este é o primeiro estudo a analisar a relação centrada no paciente a partir de um ponto de vista neurobiológico. É importante que os médicos e outros que defendem este tipo de relação com o paciente demonstrem que há uma base biológica", afirma o líder da pesquisa Issidoros Sarinopoulos.
 
O estudo envolveu pacientes separados aleatoriamente para dois tipos de consultas com um médico antes de passar por ressonância magnética. Na abordagem centrada no paciente, os médicos abordados quaisquer preocupações que os participantes tiveram sobre o procedimento permitindo-lhes falar livremente sobre trabalho, vida familiar e outros fatores psicológicos e sociais que afetam a saúde.
 
Os outros pacientes apenas responderam perguntas específicas sobre as informações clínicas, tais como seu histórico médico e os remédios que estavam tomando.
 
Como esperado, aqueles que passaram pela entrevista centrada no paciente relataram maior satisfação e confiança no médico em um questionário após a entrevista.
 
Os participantes foram colocados no aparelho de ressonância magnética e receberam uma série de leves choques elétricos, semelhante ao desconforto de ter uma agulha inserida no corpo, enquanto olhavam para uma foto de um médico.
 
O exame verificou a atividade na ínsula anterior, a parte do cérebro que torna as pessoas conscientes da dor, antes dos choques e quando eles realmente ocorreram.
 
Os resultados mostraram que aqueles que passaram pela entrevista centrada no paciente mostraram menos atividade na ínsula anterior quando estavam olhando para uma foto do médico com o qual eles consultaram do que quando o médico na foto era desconhecido. Os participantes também relataram menos dor quando as fotos mostravam o médico conhecido.
 
Apesar dos resultados, Sarinopoulos afirma que o estudo teve uma amostra pequena de apenas nove mulheres e terá de ser replicado em maior escala. "Precisamos fazer mais pesquisas para entender este mecanismo, mas este é um bom primeiro passo que coloca algum peso científico por trás do benefício da empatia com os pacientes, para conhecê-los e construir confiança", conclui o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Nanobolhas permitem matar e tratar células doentes ao mesmo tempo

Após o pulso de laser as células manchadas de vermelho mostram evidência de danos massivos, enquanto as células coradas em azul permanecem intactas
Após o pulso de laser as células manchadas de vermelho mostram
evidência de danos massivos, enquanto as células coradas em
azul permanecem intactas
Processo ativado por laser deixa as células vizinhas saudáveis intactas e pode substituir técnicas usadas para tratar o câncer
 
Pesquisadores da Universidade Rice, nos EUA, desenvolveram nanobolhas capazes de matar algumas células doentes e tratar outras ao mesmo tempo.
 
O processo ativado por um impulso de luz laser deixa as células vizinhas saudáveis intactas. A abordagem pode substituir processos usados nos dias de hoje para tratar pacientes com câncer, entre outros, por um procedimento rápido, simples e multifuncional.
 
 
Nanobolhas plasmônicas, que são 10 mil vezes menores que um fio de cabelo humano, causam pequenas explosões. As bolhas se formam ao redor de nanopartículas de ouro que se aquecem quando excitadas por uma fonte externa de energia, neste caso, a luz laser, e vaporizam uma fina camada de líquido próximo da superfície da partícula.
 
A bolha rapidamente se expande e explode. O líder da pesquisa, Dmitri Lapotko e seus colegas já haviam mostrado que nanobolhas matam as células cancerosas, literalmente as explodindo sem causar danos às células vizinhas saudáveis, um processo que mostrou precisão e seletividade muito maiores em comparação com os processor atuais.
 
O novo projeto mostrou que um único pulso de laser cria grandes nanobolhas e ao redor de partículas de ouro ocas e que estas nanobolhas seletivamente destroem as células doentes.
 
O mesmo pulso de laser cria nanobolhas menores em torno de nanoesferas de ouro maciças que perfuram um poro pequeno e temporário na parede de uma célula e cria entrada para a injeção de medicamentos.
 
"A tecnologia de nanobolhas promete um método para fazer várias ações com uma mesma população de células simultaneamente. Por exemplo, se eu quiser colocar algo em uma célula-tronco para fazê-la se transformar em outro tipo de célula, e ao mesmo tempo, matar as células circundantes que têm o potencial de causar danos, essas nanobolhas têm o potencial para fazer isso", observa o pesquisador Malcolm Brenner.
 
A equipe planeja construir um protótipo da tecnologia para testes com células humanas no futuro próximo. "Nós gostaríamos que isso fosse uma plataforma universal para terapia celular e gênica e para o transplante de células-tronco", conclui Lapotko.

Fonte isaude.net

Pessoas com transtornos mentais têm mais chances de contrair HIV

Dos entrevistados, 89% das mulheres e 77% dos homens sexualmente ativos admitiram terem realizado sexo desprotegido
 
Pessoas com transtornos mentais estão mais vulneráveis a contrair o HIV. De 2475 usuários de serviços de saúde mental entrevistados por pesquisadores, 89% das mulheres e 77% dos homens sexualmente ativos admitiram terem realizado sexo desprotegido nos seis meses anteriores. Os dados que revelam essa situação fazem parte de um estudo conduzido na Faculdade de Medicina da UFMG.
 
Dentre todos os dados do estudo, a autora Eliane Peixoto destaca a diferença de risco para o sexo desprotegido entre homens e mulheres como um dos mais importantes. " A sociedade trata os gêneros de maneira diferente, ainda mais quando o assunto é sexo, mas as iniciativas de prevenção em geral os igualam" , afirma. " Para os programas de prevenção serem mais eficazes é preciso considerar essas diferenças sociais" .
 
O transtorno mental pode aumentar ainda mais esta desigualdade entre os gêneros. " A mulher com transtorno mental pode ter sua sexualidade estigmatizada, ter seu poder no lar ou sua autoestima diminuídas, reduzindo sua habilidade em negociar o preservativo com o parceiro e tentar se proteger" , explica a autora. A vulnerabilidade é reforçada também pela violência enfrentada por elas. No estudo realizado, foi encontrado que 76% das mulheres sofreram algum tipo de violência verbal, enquanto 29% enfrentaram algum episódio de violência sexual.
 
Um dos pontos a ser trabalhado, de acordo com Eliane, é o empoderamento feminino. Como o preservativo mais utilizado é o masculino, o maior poder de decisão de ter sexo protegido ou não ainda está concentrado nas mãos do homem. Se o parceiro não quiser, cabe à mulher negociar o uso do preservativo. Porém, muitas vezes ela não tem essa habilidade, fazendo com que as mulheres se envolvam em maiores proporções de sexo desprotegido. "É preciso dar as mulheres ferramentas para que elas sintam-se mais decididas em se proteger, fazer o teste para o HIV, e negociar o uso do preservativo" , aponta.

Estigma contribui para o problema
Segundo Eliane Peixoto, existem duas possíveis explicações para o alto índice de comportamento de risco entre os indivíduos com transtorno mental. " Esses indivíduos são discriminados e marginalizados, tendo menos acesso a educação, trabalho e renda, por exemplo. Também têm uma redução no discernimento, preocupando-se menos com a proteção em algumas situações" , afirma.
 
O sexo sem proteção ainda é mais frequente nos pacientes com diagnósticos menos graves, como depressão ou transtornos de ansiedade, quando comparados com aqueles mais graves, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar. A prevalência de sexo desprotegido nos seis meses anteriores entre pacientes com depressão e ansiedade foi de 89% entre os homens e 91% entre as mulheres. Entre os pacientes com diagnósticos mais graves, 75% dos homens e 88% das mulheres reportaram este comportamento.
 
A explicação para isso está na maneira que estas pessoas se relacionam em sociedade. Ainda que exista o estigma, pessoas com transtornos leves têm maior envolvimento social do que similares com transtornos graves, mais incapacitantes. " Esse maior envolvimento proporciona mais oportunidades para relações sexuais em geral, inclusive sexo sem proteção" , aponta a autora.
 
Fonte isaude.net

Resveratrol 2012: especialistas discutem uso do vinho tinto contra o câncer

Composto presente na casca de uvas vermelhas é uma das grandes promessas na luta contra o câncer entre outras doenças.Pesquisas realizadas no Reino Unido já comprovaram que duas taças de vinho diárias podem reduzir, pela metade, tumores intestinais
 
Segunda Conferência Científica Internacional sobre Resveratrol e Saúde ou, simplesmente, Resveratrol 2012. O nome da conferência que será realizada de 5 a 7 de dezembro na Universidade de Leicester, no Reino Unido, faz alusão ao composto encontrado na casca de uvas vermelhas considerado um importante coadjuvante no tratamento do câncer.
 
Embora os benefícios potenciais para a saúde do Resveratrol sejam conhecidos há algum tempo, ainda não há prova de sua eficácia em seres humanos, nem qual a melhor dose a ser utilizada. Condições que não permitem o seu uso em larga escala.
 
As pesquisas que estão sendo realizadas em Leicester, focam justamente os níveis de Resveratrol que podem ser benéficos na prevenção do câncer. Utilizando modelos de laboratório, eles descobriram que uma quantidade diária de Resveratrol equivalente a dois copos de vinho pode reduzir tumores intestinais pela metade.
 
A professora Karen Brown, uma dos organizadoras do Resveratrol 2012, afirma que "a segunda conferência, que reúne todos os especialistas mundiais em Resveratrol, é uma fantástica oportunidade de discutir as potencialidades do composto no tratamento do câncer, além do diabetes, doenças neurológicas e cardíacas.
 
O evento segue os resultados da primeira conferência internacional sobre o resveratrol, realizada em 2010, na Dinamarca. Os pesquisadores agora esperam Leicester para tirar suas conclusões do laboratório para a próxima fase, através da realização de ensaios clínicos onde seria possível encontrar o nível ideal de Resveratrol em humanos.
 
"Muitos pacientes poderiam tomar Resveratrol como um complemento, mas como no momento não sabemos quais as reações ou melhor dosagem, ainda não podemos lançar mão de seus benefícios. Já sabemos que altas doses de resveratrol podem potencialmente interferir com outros medicamentos," completa Brown.
 
A conferência, que incluirá mais de 65 palestras de pesquisadores de todo mundo, vai produzir uma seleção de relatórios com a atualização mais recente sobre as pesquisas globais realizadas com o Resveratrol, bem como o próximo conjunto de recomendações para a pesquisa científica e o uso da substância.

 
Fonte isaude.net

Ministério da Saúde financia 156 bolsas em enfermagem obstétrica

Pasta divulgou a lista de instituições participantes do Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstetrícia
 
O Ministério da Saúde divulgou a lista definitiva de instituições participantes do Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstetrícia (PRONAENF). A iniciativa é destinada a incentivar instituições de educação superior a formarem profissionais de enfermagem especialistas em obstetrícia.
 
Segundo informou a pasta, nesta segunda-feira (3), estão participando 18 instituições de ensino, em 13 unidades da federação. A adesão ao programa foi promovida por meio de edital publicado em setembro. Ao todo, estão sendo financiadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação 156 bolsas em enfermagem obstétrica.
 
As instituições de ensino aprovadas estão localizadas em locais que aderiram à Rede Cegonha, e já podem oferecer as novas vagas nos editais de seleção de residência deste ano, para serem cursadas em 2013. Os enfermeiros participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 2.384,82 durante os dois anos da residência.
 
O PRONAENF vai formar enfermeiros obstetras para serem inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), nas regiões que aderiram à estratégia Rede Cegonha. Os profissionais vão atuar desde o pré-natal e parto até o nascimento e pós-parto, dentro do preconizado pela Rede Cegonha.
 
A estratégia visa intensificar a assistência integral à saúde das mulheres e crianças, do planejamento reprodutivo - passando pela confirmação da gravidez, parto, puerpério - até o segundo ano de vida do filho.
 
" Esta ação contribui para a qualificação da Rede Cegonha, pois capacita os enfermeiros a prestarem um serviço humanizado e de qualidade à criança e à mulher" , explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Rede Cegonha
Uma das diretrizes da Rede Cegonha consiste na mudança do modelo da atenção aplicado ao parto e ao nascimento. Dentro da estratégia, estão previstos os Centros de Parto Normal, unidades que funcionam em conjunto com as maternidades para humanizar o parto e o nascimento, e contam com a inserção dos enfermeiros obstetras na assistência ao parto de risco habitual. Para a implementação deste novo modelo, é importante a intensificação da formação e especialização de profissionais com este perfil, para que possam atuar no SUS.
 
Fonte isaude.net

Mude oito hábitos e previna o desgaste nos dentes

Estresse, problemas de estômago e sono agitado prejudicam a saúde bucal
 
O Dia da Saúde Bucal (25 de outubro) ajudou a lembrar que escovar bem os dentes é o primeiro - e mais importante! - cuidado com a boca, mas só este hábito não garante um sorriso livre de problemas. Desgaste do esmalte, manchas ou até pequenas fissuras nos dentes podem aparecer mesmo nos casos em que o kit de escovação chega a cansar de tanto ser usado. "Estresse, muita força ao manusear a escova e até a escolha errada do creme dental contribuem para o desgaste dos dentes", afirma o dentista José Eduardo Lima, professor da Universidade de São Paulo. Ele e outros especialistas ajudam você a mapear quais são os inimigos dos dentes impecáveis.
 
Bruxismo - Foto: Getty ImagesBruxismo
O hábito de apertar e ranger demais os dentes, principalmente durante o sono, pode provocar um desgaste intenso do esmalte e da dentina (parte mineralizada do dente, revestida pelo esmalte)."O hábito também causa fraturas nos dentes e dores de cabeça e nas articulações", afirma o cirurgião-dentista Mario Groisman, do Rio de Janeiro, mestre em Odontologia pela Universidade de Lund - Suécia. Para limitar esses danos, existem aparelhos móveis (usados somente ao dormir). Outra opção é entender o motivo da tensão durante o sono, normalmente relacionada ao estresse emocional.
 
Estresse - Foto: Getty ImagesEstresse
Além de ser um dos grandes responsáveis pelo bruxismo, o estresse, indiretamente, favorece o aparecimento de cáries. Os microorganismos causadores da cárie encontram ambiente mais propício para se desenvolverem quando há estresse e a imunidade está abalada. O dentista José Eduardo Lima diz ainda que a tensão excessiva pode provocar uma redução do fluxo salivar. "Com menos saliva, maiores serão as chances de desmineralização do dente, levando à formação de cáries", afirma.
 
Gastrite - Foto: Getty ImagesGastrite e problemas estomacais
Refluxo ou vômito frequente podem provocar erosão química dos dentes. "O problema acontece por causa do líquido altamente ácido que vem do estomago", explica o dentista José Eduardo. Para evitar esse desgaste dentário, é preciso controlar buscar ajuda de um gastroenterologista, este médico pode indicar mudanças na alimentação e medicamentos capazes de aliviar os desconfortos estomacais.
 
Cigarro - Foto Getty ImagesCigarro
Ficar com os dentes amarelados é só um dos prejuízos de quem fuma. Pesquisas comprovam que fumantes perdem os dentes mais cedo - as toxinas do cigarro prejudicam a circulação nas gengivas e enfraquecem os dentes. Além disso, os odontologistas alertam que o tabagismo altera o pH da boca, facilita o surgimento de cáries e provoca periodontite e câncer bucal. Estudo recente, feito por mais de 30 anos pela Boston University´s School of Dental Medicine, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que fumam cigarro são os principais alvos de tratamento de canal.
 
Escovação - Foto: Getty ImagesEscovação inadequada
De acordo com o cirurgião-dentista Mário Groisman, a escovação inadequada, com pressão excessiva e de forma persistente, pode causar perda de estrutura dental, principalmente nos dentes pré-molares e caninos. "Os dentes vão sendo desgastados aos poucos, começando pela camada mais externa do esmalte", afirma.
 
Quebras os dentes - Foto: Getty ImagesUsar dente como ferramenta
O hábito de usar os dentes para abrir garrafas, latas e outros objetos deve ser completamente esquecido. Você pode até não perceber, mas a força empregada nesses movimentos tira lascas dos dentes, desgasta o esmalte e fere a gengiva. Casos mais graves podem terminar em fraturas que exijam a extração do dente.
 
Refrigerante - Foto: Getty ImagesAlimentos ácidos
Se consumidos com frequência, frutas, vinagre, refrigerantes, vinhos e outros alimentos ácidos podem enfraquecer a superfície do esmalte. "Esse desgaste é chamado de desmineralização e pode causar sensibilidade ou dor", explica o profissional Mario Groisman. Fazer uma boa higiene bucal assim que terminar de comer qualquer um desses alimentos é a melhor maneira de se prevenir contra os inconvenientes.
 
Balas duras - Foto: Getty ImagesAlimentos muito duros
Assim como o hábito de usar os dentes como ferramenta, comer alimentos muito duros pode causar fraturas dentais. "Além disso, balas, alimentos pegajosos e açucarados, por permaneceram na boca por mais tempo, aumentam o risco de cáries", lembra o dentista Mario Groisman.
 
Fonte Minha Vida

Selantes dentais facilitam a limpeza bucal

Nada dispensa o hábito de escovar os dentes após cada refeição
Resina ajuda na prevenção de cáries, mas não dispensa escovação
 
Resina com a capacidade de prevenir ou inibir a cárie dentária, o selante dental se une com facilidade à estrutura dentária formando uma barreira física entre a superfície do dente e o meio bucal. Ele age como uma película protetora que facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo o risco de essas superfícies cariarem-se.
 
A indicação de selamentos, incluindo o tipo de material usado, depende do risco de cárie, das características individuais do paciente e da certeza no diagnóstico da cárie oclusal pelo profissional. É mais usado em crianças por conta de seus hábitos alimentares indevidos e pouca habilidade manual para escovação correta. Ainda assim, os selantes não dispensam a escovação. Eles apenas facilitam a limpeza.
 
O desgaste do selante ocorre naturalmente durante a mastigação. Para manter o efeito protetor é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista. Só ele saberá determinar quando a reaplicação deverá ser feita. Não há limite do número de vezes que o procedimento pode ser feito. Também não existem efeitos colaterais. Ainda assim, cabe ao especialista identificar a melhor técnica preventiva como parte de um plano de tratamento para cada paciente.
 
Escovação completa
Nada dispensa o hábito de escovar os dentes após cada refeição. Mas, afinal, o que é uma escovação completa? Ela inclui limpeza manual com escova de cerdas macias e homogêneas e técnica adequada.
 
A pasta de dentes também é importante, mas o movimento com a escova é o que realmente faz a diferença, por isso use uma quantidade semelhante a um grão de ervilha. Termine o processo com o uso do fio dental.
 
Fonte Minha Vida

Saiba como usar aplicativos em favor da saúde

Tecnologia pode ser grande aliada de quem deseja se cuidar
 
Na evolução humana é natural esperar que as inovações e os avanços tecnológicos venham desempenhar papel fundamental na busca de soluções de um dia a dia com mais facilidades. Vemos hoje essa evolução tecnológica no universo da medicina como uma grande aliada da saúde e do bem-estar e com tendências que irão permitir o monitoramento dos pacientes pela classe médica de maneira mais personalizada e constante.
 
Existem diversos aplicativos disponíveis atualmente com a promessa de rastrear seu consumo calórico, monitorar o seu sono, incentivar a prática de exercícios físicos, diminuir o estresse e até ajudar na ingestão de água. Esses aplicativos, que acompanham a dieta e incentivam a prática da atividade física, por exemplo, podem ser um excelente pontapé inicial para quem deseja dedicar mais tempo à saúde.
 
Mas atenção! Qualquer aplicativo só irá ajudar a alcançar resultados duradouros em relação a sua qualidade de vida e em sua saúde se forem desenvolvidos de maneira individualizada, levando em conta diversos fatores clínicos, hormonais, nutricionais e físicos. Do contrário, esses aplicativos podem induzir ao erro e acabar prejudicando o indivíduo.
 
Se bem orientados, entretanto, os usuários desses apps se beneficiam da precisão e rapidez desses produtos, fornecendo ainda resultados compreensíveis para a classe médica, de educadores físicos, de fisioterapeutas, entre outras classes profissionais.
 
De acordo com um estudo realizado pela Global Mobile Health Market Report e publicado pela IDG News Services, cerca de 0,5 bilhão de pessoas usarão apps de saúde até 2015. Dá para lutar contra?
 
Dicas para usar melhor apps de saúde
1. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer restrição alimentar ou praticar qualquer atividade física. Somente um profissional capacitado será capaz de lhe informar quais os prós e os contras e qual o melhor método para seu biótipo.
 
2. Os apps funcionam se você inserir corretamente os dados e fizer escolhas corretas. Emagrecer ou tornear seu corpo mesmo com toda a tecnologia disponível só será possível adotando um estilo de vida saudável.
 
3. Escolha programas reais. Nada de apelar para dietas muito restritivas. Emagrecer rápido nem sempre é sinônimo de sucesso e a quantidade ingerida de carboidratos, proteínas e gorduras deve ser equilibrada para você não se desnutrir e voltar a engordar.
 
4. Esforçar-se para atingir metas e estabelecer novos desafios são um grande elo na conquista da longevidade e peso saudável, mas é preciso ficar atento para não usar o programa de forma muito restritiva.
 
Fonte Minha Vida

Descobertas em veneno podem contribuir para criação de remédios

Trinta novas moléculas, algumas com potencial ação farmacológica, foram descobertas no Instituto Butantan, em São Paulo, durante uma pesquisa que mapeou o conjunto de peptídeos existente no veneno de três espécies de serpentes do gênero Bothrops, entre elas a jararaca.
 
As informações são da Agência Fapesp. “O objetivo do trabalho era descrever a complexidade do peptidoma, ou conjunto de peptídeos, presente no veneno das espécies B. jararaca, B. cotiara e B. fonsecai”, contou Solange Maria de Toledo Serrano, coordenadora da pesquisa.
 
Peptídeo é qualquer substância com dois ou mais aminoácidos conjugados, exercendo funções específicas no organismo.
 
Os resultados do estudo, considerado o mais profundo já realizado sobre peptidomas de venenos de serpentes, foram divulgados em artigo publicado na edição de novembro da revista Molecular & Cellular Proteomics.
 
"Foram sequenciados 44 peptídeos, dos quais 30 ainda eram desconhecidos.
 
Entre as novas moléculas, pelo menos quatro já testadas apresentaram atividade de potenciação da bradicinina e inibição da atividade da enzima conversora de angiotensina, substâncias envolvidas no controle da pressão arterial", diz o texto.
 
O primeiro peptídeo potenciador de bradicinina isolado no veneno da jararaca ainda nos anos 1960 deu origem a toda uma classe de medicamentos anti-hipertensivos à qual pertence, por exemplo, o Captopril, lembra o texto da agência.
 
Fonte R7

Parasita nas fezes de cão quase cegou menina de 13 anos

Conhecida como toxocaríase ocular, doença atinge 50 pessoas por ano no Reino Unido
 
Millie Knight, de 13 anos, tinha apenas três quando sua mãe Susan Knight notou uma irritação em um de seus olhos. Inicialmente, o problema foi diagnosticado como estrabismo pré-existente, mas os exames médicos mostraram cicatrizes em sua retina direita.
 
— A doença permaneceu “secreta” até os seis anos, quando os sintomas começaram a aparecer. Em apenas três semanas, Millie perdeu boa parte da visão. Foi tudo muito rápido.
 
A doença rara é conhecida como toxocaríase ocular, infecção causada pelas larvas do toxocara — parasita encontrado nas fezes de cães e gatos, podendo contaminar o solo de jardins, parques e até playgrounds.
 
Segundo informações do Daily Mail, a doença atinge cerca de 50 pessoas por ano no Reino Unido, especialmente crianças. Susan conta que a filha cresceu em uma fazenda e passou a vida cercada por animais.
 
— Ela contraiu a infecção com um ano de idade, mas a confirmação da doença só veio aos seis porque a professora percebeu um declínio na visão dela durante as aulas.
 
Millie foi tratada com antibióticos, mas é classificada como B2 em termos de deficiência — um estágio entre ser cega e deficiente visual. Mesmo assim, seu sonhe é esquiar nos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul.
 
— É difícil, pois ela não enxerga muito bem, mas não vai desistir. Agora, ela vai viajar para a Áustria para voltar aos treinos.
 
Fonte R7

Saiba quais são os benefícios que os exercícios abdominais produzem no organismo

Exercitar o abdômen não é benéfico apenas para fortalecer os músculos da região e ajudar a eliminar aquela barriguinha indiscreta.
 
Exercícios abdominais proporcionam uma série de benefícios para a saúde.
 
Estudos mostram que ao longo dos anos esses músculos perderam grande parte de sua potência devido a posição ereta. Por causa disso, tornou-se essencial o fortalecimento da região, que tem como objetivo deixar o abdômen forte.
 
Um abdômen rijo promove não só uma melhor aparência estética, como também, somada a uma boa alimentação e a prática de exercícios aeróbicos, melhora a capacidade de digerir alimentos.
 
Quem garante é a Sociedade de Gastroenterologia da Austrália.
 
Além de melhorar a digestão, um abdômen bem trabalhado também melhora o equilíbrio postural, dá uma maior sustentação das vísceras, aperfeiçoa a respiração, previne contra traumatismo e também evita a diástase (fenômeno que separa as extremidades do músculo abdominal).
 
Fonte R7

Amamentação aumenta inteligência

Estudo analisou crianças de 10 anos que foram amamentadas até os seis meses de vida
 
A amamentação é excelente para fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Estudo australiano descobriu recentemente que dar o peito à criança melhora o seu quociente de inteligência (QI).
 
O estudo analisou crianças de 10 anos que foram amamentadas até os seis meses de vida. No caso, elas apresentaram um melhor teste de leitura, matemática e grafia do que as que mamaram por menos tempo.
 
Essas crianças alimentadas com leite materno têm uma versão particular do gene chamado FADS2. Esse gene comanda a produção de uma enzima que ajuda a converter o ômega-3 em nutrientes para o desenvolvimento do cérebro e se acumulam durante os primeiros meses de vida do bebê.
 
Os cientistas ressaltam, no entanto, que a amamentação não é a única responsável em melhorar o Q.I. Fatores como família, meio social, genéticos e socioeconômicos são fundamentais para aumentar a inteligência das crianças.
 
Fonte R7

Atividade física melhora o desempenho profissional

Qualquer atividade que exija desempenho cardiovascular altera o padrão do funcionamento das células cerebrais
 
Um estudo do Colégio Americano de Medicina Esportiva constatou que a pessoa que pratica atividade física tem um melhor desempenho no trabalho. A observação já tinha sido notada também em crianças americanas.
 
Aqueles que praticavam esportes tinham um desempenho melhor na escola. A explicação é simples. De acordo com o estudo, a prática de esporte melhora o desempenho no cérebro.
 
Atividades como correr, nadar, pedalar, ou qualquer outra que exija desempenho cardiovascular, alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais.
 
Os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas. Essa comunicação deixa o ser humano mais atento e com o raciocínio mais rápido.
 
Fonte R7

Alimentação é uma das causas da enxaqueca

Confira a lista de alimentos que você deve evitar para afastar a dor
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% das pessoas sofram com dor de cabeça. Inúmeras são as causas que a provocam, mas dentre elas está o que você come, conforme ressalta a OMS.
 
— A ocorrência das enxaquecas está relacionada com a alimentação.
 
A enxaqueca não se apresenta apenas como uma enorme dor de cabeça. Ela geralmente envolve apenas um dos lados da cabeça. Sua dor é forte, latejante e constante. Muitas vezes vem acompanhada de náuseas.
 
Segundo a OMS, um dos responsáveis em causar essa dor a quem já tem uma predisposição a ter enxaqueca são alguns alimentos, entre eles:

Laticínios (leite de vaca magro ou gordo, queijo, iogurte etc.)

Ovos

Chocolate

Frutas ácidas

Carnes de vaca, porco, galinha e peixe

Trigo

Amendoim

Tomate

Cebola

Banana

Maçã

Fonte R7

Quando o tratamento do câncer não é uma opção

Maioria dos pacientes com doença em estágio 4 parece acreditar, incorretamente, que os remédios poderiam livrá-los do câncer
 
Quando meu marido descobriu que tinha um câncer avançado de pulmão, ele nem mesmo quis conversar com um oncologista sobre quimioterapia. Ele não via sentido num tratamento que não o curaria e ainda poderia deixá-lo pior.
 
Isso não ocorre, porém, para a maioria dos pacientes que têm diagnosticado um câncer no pulmão ou cólon que se espalhou bem além de sua localização inicial e hoje não é curável por nenhum medicamento do arsenal médico. A maioria dos pacientes com o chamado câncer em estágio 4 que escolher se submeter à quimioterapia parece acreditar, incorretamente, que os remédios poderiam livrá-los do câncer.
 
Essa é a descoberta de um recente estudo nacional com quase 1.200 pacientes com câncer avançado nos pulmões ou no cólon. No total, 69% dos que têm câncer de pulmão em estágio 4, e 81% dos que têm câncer no cólon em estágio 4 não entendem que "a quimioterapia tem muito poucas chances de curar sua doença", segundo relataram no The New England Journal of Medicine a Dra. Jane C. Weeks, pesquisadora de oncologia do Instituto Oncológico Dana-Farber, em Boston, e colegas.
 
Quando o paciente não compreende as limitações desses tratamentos, seu consentimento de se submeter a eles não é realmente informado, os autores concluíram.
 
Outras drogas
Isso não significa dizer que a quimioterapia é inútil quando o câncer está avançado demais. Diversas drogas, algumas com toxicidade limitada, podem ser usadas como paliativos, talvez encolhendo tumores temporariamente para aliviar sintomas, desacelerando o crescimento do câncer e prolongando as vidas de alguns pacientes.
 
Uma quimioterapia agressiva quando a morte está algumas semanas ou meses à frente, no entanto, pode comprometer gravemente a qualidade do tempo que resta aos pacientes e atrasar seus preparativos para o fim da vida, em detrimento dos pacientes e de suas famílias. Weeks afirmou:
 
— Se você acha que a quimioterapia pode curá-lo, você está menos aberto à discussão sobre o fim da vida.
 
Quando os pacientes buscam a quimioterapia sob a falsa crença de que ainda têm uma chance de cura, o tratamento costuma adiar sua transição às clínicas de assistência paliativa. Quando os pacientes passam apenas alguns dias por semana numa dessas clínicas, os funcionários não têm tempo suficiente para conhecê-los e oferecer os benefícios físicos, emocionais e práticos que essas instituições podem proporcionar.
 
Segundo Weeks, a quimioterapia contínua envolve mais idas ao hospital, coletas de sangue e raios-X, enquanto a clínica cuida dos sintomas e preocupações do paciente, e estimula-os a deixar legados significativos. O tratamento em clínicas também reduz os custos médicos. Quando meu marido entrou numa clínica, após duas semanas de sofrimento no hospital submetendo-se a radiação paliativa, ele experimentou tal alívio que disse alegremente, embora em tom de brincadeira: "E se eu decidir que quero viver?" Em seguida, aproveitou uma valiosa última visita com seus dois netos.
 
'Inclinação otimista'
A comunicação é uma via de mão dupla; tanto médicos quanto pacientes contribuem ao fato de os pacientes não conseguirem entender a limitada habilidade da medicina em tratar de um câncer avançado.
 
Num editorial acompanhando o relato publicado, o Dr. Thomas J. Smith e o Dr. Dan L. Longo apontaram que "as pessoas têm uma inclinação otimista". Apesar de um prognóstico sombrio, essa inclinação faz os pacientes acreditarem que o tratamento pode trazer a cura, explicou Smith, oncologista e diretor de cuidados paliativos do Centro Oncológico Abrangente Johns Hopkins Sidney Kimmel, numa entrevista:
 
— Mesmo com repetidos debates, cerca de um terço dos pacientes não consegue dizer que têm uma doença da qual morrerão em pouco mais de um ano. Nosso trabalho não é forçá-los à aceitação, mas incentivá-los a se preparar para o pior enquanto esperam o melhor. Esses pacientes obtêm resultados melhores – menos depressão e menos estresse, e mostram maior probabilidade de morrer confortavelmente em casa.
 
Cultura
Fatores culturais e raciais, e provavelmente crenças religiosas, influenciam a aceitação da futilidade do tratamento contínuo, disse Weeks.
 
Em seu estudo, pacientes não-brancos e hispânicos foram mais inclinados a acreditar que a quimioterapia poderia salvá-los. Surpreendentemente, porém, o nível de escolaridade dos pacientes, seu grau de invalidez e a participação na tomada de decisões não estavam associados às crenças imprecisas sobre a quimioterapia.
 
O que pode fazer uma enorme diferença, afirmou Smith, é como e com que frequência os médicos discutem opções com os pacientes e descrevem o potencial do tratamento continuado. Ele e Longo sugeriram que os médicos dominem "a conversa conhecida como 'perguntar, dizer, perguntar', que consiste em perguntar ao paciente o que ele deseja saber sobre seu prognóstico, dizer a ele o que ele quer saber, e então perguntar: 'O que você compreende sobre sua situação hoje?'".
 
Entre as perguntas que devem ser feitas, segundo Smith, estão: "O quanto você deseja saber sobre seu câncer? Quem você gostaria de incluir nas discussões sobre seu tratamento? Você gostaria que eu anotasse os pontos importantes? Quais são suas esperanças? Quem são seus outros médicos, para que eu possa me comunicar com eles?".
 
Discussão contínua
Finalmente, disse ele, em vez de perguntar ao paciente "você tem alguma pergunta?", o médico deveria perguntar: "Agora que discutimos isso, qual é seu entendimento de sua situação?" E em vez de ter essa conversa apenas uma vez, prosseguiu Smith, "ela deveria ser repetida em cada ponto de transição".
 
Ele e Longo também recomendam que os oncologistas declarem o prognóstico do paciente na primeira visita, indiquem alguém no consultório para conversar sobre diretivas avançadas, agendem uma visita de informações numa clínica de tratamento, e se ofereçam para discutir o prognóstico e ajudar em cada transição.
 
Usando essa abordagem, os médicos da US Oncology Network, um grupo de oncologistas comunitários, dobraram o tempo que os pacientes passavam nas clínicas, reduziram os custos, aliviaram sintomas, reduziram o estresse sobre as equipes de atendimento e muitas vezes prolongaram a sobrevivência, afirmou Smith. Diversos estudos mostraram que os pacientes de câncer em clínicas vivem semanas ou meses mais do que pacientes comparáveis fora do atendimento paliativo.
 
Quando os médicos não oferecem informações claras e diretas, Smith sugere que o paciente pergunte: "Qual é meu verdadeiro prognóstico? Quais são minhas opções? Eu posso conversar com as equipes de atendimento paliativo e das clínicas?"
 
E concluiu: "Essa é a conversa mais difícil para os médicos. Muitos deles esperam que alguém introduza o assunto". Se o paciente não o fizer, um membro da família pode iniciar essa tão necessária discussão.
 
Fonte The New York Times
 
Por R7

Prefeitura de Caxias do Sul – RS

A Prefeitura de Caxias do Sul – RS realiza concurso para provimento de 227 vagas

Inscrições:
Até 9 de dezembro pelo www.exatuspr.com.br


Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 1.066,61 a R$ 4.799,77

Provas:
Prova objetiva: 3 de fevereiro
Haverá prova de títulos para Professores; prova prática para Auxiliar de Infraestrutura e Operador de Máquinas e prova de esforço físico para Guarda Civil Municipal.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Infraestrutura e Operador de Máquinas;

Médio - Auxiliar de Regulação, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Mecânico, Secretário de Escola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática;

Superior - Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Guarda Civil Municipal, Médico, Médico Angiologista, Cardiologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Reumatologista, Urologista, Professor G3 AII para as disciplinas de Educação Artística, Estudos Sociais e Inglês e Programador.

Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão realiza seleção para preenchimento de 68 vagas

Inscrições:
De 7 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013 pelo www.consesp.com.br


Valor:
R$ 30,00 e R$ 65,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.198,30

Cargos e vagas:
Nível Superior: Coordenador do CRAS (1), Dentista (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro-Agrônomo (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Médico Ginecologista (2), Médico Pediatra (2), Nutricionista (1), Professor (4), Professor de Educação Física (1), Técnico em Meio Ambiente (1);

Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Saúde (1), Auxiliar de Dentista do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Fiscal Sanitário (1), Monitor de Educação Infantil (2), Monitor de Telecentro Comunitário (5), Técnico em Higiene Dental (3);

Nível Fundamental: Agente Comunitário do Programa Saúde da Família (PSF) (5), Agente de Endemias (1), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Farmácia (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (5);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Funileiro (1), Gari (1), Jardineiro (1), Lavador de Autos (1), Servente de Escola (3), Vigilante Municipal (8);Nível Alfabetizado: Auxiliar de Mecânico (1), Operador de Máquinas (2), Padeiro (1).

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor e Professor de Educação Física

Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa – Guaianases – SP

O Hospital Geral "Jesus Teixeira da Costa" – Guaianases – SP realiza seleção para preenchimento temporário de 6 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº. 1092, Guaianases, São Paulo.

Remuneração:
De R$ 1.993,02 a R$ 2.640,00.

Cargo:
Médico

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Estadual Américo Brasiliense – SP

O Hospital Estadual Américo Brasiliense – SP realiza concurso para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 5 de dezembro pelo www.faepa.br


Remuneração:
R$ 1.245,75.

Valor:
R$ 10,00

Provas:
Prova objetiva: 19 de dezembro
Haverá Prova Prática

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo realiza concurso para o preenchimento de 3 vagas

Inscrições:
Até 5 de dezembro pelo https://uspdi-gital.usp.br/marteweb


Valor:
R$ 49,00.

Remuneração:
R$ 3.212,36.

Provas:
Haverá Prova de Múltipla Escolha e Prova Dissertativa

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Feaes/PR

A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Paraná, realiza seleção para provimento de 90 vagas

Inscrições:
Até 10 de dezembro no Hospital do Idoso (rua Lothário Boutin, nº. 90, bairro Pinheirinho)

Cargos:
Técnicos de Enfermagem e Médicos

Remuneração:
De R$ 2.700,00 a R$ 8.100,00

Seleção:
Haverá análise curricular e prova de títulos.

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3 Região - Crefono3

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono3) realiza concurso para provimento de 2 vagas e formação de cadastro de reserva para Curitiba, Londrina e Florianópolis

Inscrições:
De 30 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 pelo ww
w.crefono3.org.br.

Valor:
De R$ 50,00 e R$ 65,00.

Cargos:
Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo Fiscal Júnior

Remuneração:
De R$ 804,00 a R$ 1.756,00

Provas:
Prova objetiva e redação: 25 de janeiro de 2013
Haverá prova de títulos para nível superior.

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3 Região - Crefono3

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono3) realiza concurso para provimento de 2 vagas e formação de cadastro de reserva para Curitiba, Londrina e Florianópolis

Inscrições:
De 30 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 pelo www.crefono3.org.br.


Valor:
De R$ 50,00 e R$ 65,00.

Cargos:
Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo Fiscal Júnior

Remuneração:
De R$ 804,00 a R$ 1.756,00

Provas:
Prova objetiva e redação: 25 de janeiro de 2013
Haverá prova de títulos para nível superior.

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.
Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.

Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção.

Conselho Regional de Enfermagem de Roraima - Coren/RR

Inscrições:
De 19 de novembro a 13 de dezembro pelo www.aocp.com.br.

Valor:
R$ 50,00 para todos os cargos

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro Fiscal (2);
Nível Médio: Técnico Administrativo (5), Técnico em Informática (1).

Remuneração:
De R$ 720,00 a R$ 3.200,00

Provas:
Haverá Prova Objetiva e de Títulos par Enfermeiro Fiscal.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para 2 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico

Concurso Prefeitura de Braço do Trombudo (SC)

Foram publicados os editais N°s 002, 004 e 005/2012 para realização de concurso público e processo seletivo da Prefeitura de Braço do Trombudo, Estado de Santa Catarina, cidade de 3.457 habitantes localizada no Vale do Itajaí. O certame visa o preenchimento de 39 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes. Os salários variam entre R$ 622,00 e R$ 8.550,79, com carga horária de 10 a 44h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Professor, Auxiliar de Serv. Gerais-Mer./Serv, Médico, Cardiologista, Pedagogo, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Operador de Máquina, Operador de Trator Agrícola, Vigia Noturno e Auxiliar de Serv. Gerais-Braçal.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 18 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 29 de dezembro de 2012, na cidade de Braço do Trombudo - SC, com duração máxima de 3:00h (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.
 
A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.bracodotrombudo.sc.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período. Já a validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 203.

Editais

Concurso INES 2012 - 2013

O Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 09/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior. Confira o edital.
A seleção oferece 82 vagas com salários que variam entre R$ 1.473,58 a R$ 3.477,92, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Benefícios:
Auxílio alimentação: R$ 304,00 mensais;

Auxílio Transporte: opcional, com valor variável em relação ao local de moradia;

Auxílio Creche: R$ 89,00 por dependente até 5 anos de idade;

Assistência à saúde per capita: reembolso parcial do plano de saúde, variável de acordo com faixa salarial e faixa etária do titular do cargo e a faixa etária dos respectivos dependentes.
 
Cargos: Assistente de Alunos, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor, Psicólogo, e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão realizadas até às 14h do dia 02 de janeiro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 55,00;

Nível superior: R$ 70,00.
O concurso será constituído de: prova objetiva, prática, dicursiva, títulos e desempenho didático.
 
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 20 de janeiro de 2013, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no site www.institutoaocp.org.br e no cartão de informação do candidato a partir de 10 de janeiro de 2013.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 20 de janeiro de 2013 à partir das 21h, através do siste www.institutoaocp.org.br.
 
A convocação dos candidatos habilitados a participarem da prova de desempenho didático, bem como o local a data e o horário da realização da prova serão divulgadas através de edital publicado no site www.institutoaocp.org.br.
 
O local a data e o horário da realização da prova prática serão divulgadas através de edital publicado no site www.institutoaocp.org.br.
 
O formulário de cadastro de títulos e as condições em que os títulos deverão ser entregues serão divulgados em edital a ser publicado oportunamente na convocação para a realização da prova de títulos.
 
O concurso público será válido por 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Edital / Publicações

Concurso CELESC - Santa Catarina

A Celesc Distribuição S/A, em Santa Catariana, lançou edital Nº 001/2012 de concurso público destinado a prover 190 vagas para cargos de níveis médio/técnico e superior. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos-FEPESE.
 
Os vencimentos variam entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60, sendo que estes salários iniciais  correspondem a 85% do valor da respectiva referência salarial. Depois de 12 meses, a contar da data da admissão, o salário passará à referência salarial inicial do cargo. Além disso os contratados ainda receberão o vale alimentação no valor total de R$ 660,00. A jornada de trabalho dos empregados da Celesc Distribuição é de 40h semanais, ressalvadas as jornadas diferenciadas em acordos específicos de trabalho, exceto para cargo de Médico do Trabalho cuja carga horária semanal é de 20h.
 
Cargos
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;
 
Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.
 
Inscrições e Taxas
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.celesc2012.fepese.org.br, até às 16 horas de 14 de janeiro de 2013.
 
O valor da taxa de inscrição é de:

Para os cargos com exigência de curso superior: R$ 90,00;

Para os cargos com exigência de curso médio ou técnico: R$ 70,00.
 
Provas e Validade
A prova escrita será realizada na data provável de 3 de fevereiro de 2013 nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages, em locais que serão divulgados por aviso publicado no sitio do concurso na Internet, na data provável de 29 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da CELESC.

UFRJ abre vagas docentes em Unidades Acadêmicas

Foi lançado edital de processo seletivo N° 294/2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual são disponibilizadas 96 vagas para professores substitutos para os Centros de Ciências da Saúde, Tecnologia, Ciências Jurídicas e Econômicas, Letras e Artes, Ciências Matemáticas e da Natureza, bem como para o campus Macaé e para o Polo de Xerém.
 
De acordo com o edital, os profissionais serão designados a trabalhar nas Faculdades de Medicina, Farmácia, Nacional de Direito, Letras e de Arquitetura e Urbanismo, nas Escolas de Educação Física e Desporto, Politécnica, Química, Música e de Belas Artes e também nos Institutos de Biologia, Nutrição, Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Física, Química, Geociências e de Matemática.
 
A jornada será de 20h e 40h semanais, conforme a necessidade de cada função. Os contratos, por sua vez, serão válidos até 31 de agosto e até 31 de dezembro de 2013, conforme a vaga.
 
Para concorrer a uma vaga o interessado deve comparecer até 10 de dezembro de 2012, nas respectivas Unidades e apresentar requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, acompanhado de RG e CPF; e de Curriculum Vitae.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas, a primeira será constituída por análise curricular, sendo eliminatória, a segunda aos classificados serão aplicadas prova escrita; prova didática ou prova prática, sendo eliminatórias.

IF Baiano divulga edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, divulgou edital N° 191/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 02 vagas para Professores Substitutos para o Campus Valença. Os salários vão até R$ 3.678,74 por carga horária de 40h semanais.
 
A contratação é por um período de 06 (seis) meses com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais. Para concorrer, o candidato deve possuir Bacharelado em Zootecnia ou Medicina Veterinária.
 
As inscrições presenciais serão realizadas nos dias úteis até o dia 13 de dezembro de 2012, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, na Sala do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas do IF Baiano, Campus Valença, localizado na Rua Glicério Tavares, s/n, Bate-Quente, Valença-BA. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Para inscrições via internet o candidato deverá preencher completamente a Ficha de Inscrição, devidamente assinada, e enviá-la via e-mail para o endereço eletrônico selecaotemporario@valenca.ifbaiano.edu.br até as 23h59min do dia 13 de dezembro de 2012.
 
O processo seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:

- Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória);

- Prova de Títulos (classificatória).
 
As provas de desempenho didático serão realizadas no IF Baiano/Campus Valença, situado na Rua Glicério Tavares, s/n, Bate-Quente, CEP 45.400-000, município de Valença-BA.

O resultado será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca, a partir do dia 20 de dezembro de 2012.

Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru (SP) abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 007/2012 de concurso público para a classe de agente técnico de assistência a saúde, para o Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru, no Estado de São Paulo.
 
O concurso público é para provimento de 2 vagas para o cargo de Agente Técnico de Assistência a Saúde (Assistente Social) de nível superior.
 
A jornada de trabalho será de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 1.269,02, acrescido de prêmio de incentivo no valor de até R$ 600,00.
 
O edital de abertura de inscrições poderá ser acompanhado no site da Imprensa Oficial www.imprensaoficial.com.br e do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC www.ibfc.org.br.
 
As inscrições serão realizadas, via internet, no período entre 00:00 horas do dia 12 de dezembro de 2012 até às 23:59 horas do dia 31 de janeiro de 2013 (horário de Brasília), no site www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 38,00.
 
O concurso público constará de: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos.
 
A prova será realizada na cidade de Bauru/SP, com data prevista para o dia 24 de Fevereiro de 2013, no período da manhã, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br e será disponibilizado no site do IBFC .

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

A Prefeitura de Niterói, Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de preencher diversas vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, publicou edital n° 001/2012 para concurso público. Ao todo estão sendo ofertadas 104 oportunidades de emprego para cargos de nível superior, médio e fundamental. A organização e aplicação do certame ficarão a cargo da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ.
 
Aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de aproximadamente 10% do total das vagas existentes.
 
Com salários variados entre R$ 622,00 a R$ 1.428,37, o concurso de Niterói dispõe de vagas nos cargos de Assistente Social (51), Psicólogo (18), Assistente Administrativo (15), Cuidador Social (04) e Auxiliar de Serviços Gerais (16).
 
A inscrição será realizada exclusivamente via Internet nos portais www.femperj.org.br ou www.niteroi.rj.gov.br, até 05 de fevereiro de 2013, sendo permitida uma única inscrição para cada candidato.
 
Haverá cobrança de taxa de inscrição, cujos valores são de: R$20,00 para cargo de nível fundamental, R$50,00 para cargos de nível médio e R$ 69,00 para os cargos de nível superior.
 
O certame será composto de uma única etapa com a aplicação de prova objetiva sobre conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser realizada 03 de março de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por mais 02 (dois) anos.

Edital / Publicações

Hospital Geral de São Mateus II – SP abre processo seletivo

O Hospital Geral de São Mateus "Dr. Manoel Bifulco", da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, abriu os editais N°s 06 e 07/2012 de processo seletivo simplificado para contratações por tempo determinado.
 
O certame esta sendo realizado para provimento de 7 vagas para o cargo de Médico - Especialidades: Clínica Médica e Cirurgia Geral.

A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, pelo período de até 12 meses, ou até que os cargos correspondentes sejam providos, respeitando o limite estabelecido no Padrão de Lotação da respectiva Coordenadoria.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de dezembro de 2012 a 04 de janeiro de 2013 das 08h00 às 19h00, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, localizado à Rua Ângelo de Cândia, nº 540, São Mateus/SP.

O certame constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.

O prazo de validade improrrogável do processo seletivo será de 01 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão homologação de Concursos Público para provimento de cargos promovido para a classe de Médico (Especialidade: Clínica Médica) para a unidade em questão.