Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Remédios antigos: Ozonyl xarope e injetável

Proteja sua família da obesidade!

A dica para evitar a obesidade é trocar refrigerantes
por sucos naturais
Bebidas industrializadas têm açúcar demais e estão engordando a população. Aprenda as razões para incluir sucos naturais na dieta e ficar sempre bem
 
Uma pesquisa do Instituto da Criança do HC e das faculdades de Saúde Pública da USP e de Medicina do ABC, em São Paulo, revelou recentemente que as crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados. Esse hábito tem aumentado os casos de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão. Pudera: os jovens consomem cerca de 21 kg de açúcar por ano só considerando as bebidas, quando a ingestão máxima (incluindo todos os tipos de alimentos) deveria ser de 18 kg por ano.

Fique atenta
"Muitas famílias escolhem sucos industrializados porque os consideram saudáveis, sem ter ideia de que esses produtos, muitas vezes, têm tanto açúcar ou mais que uma latinha de refrigerante", afirma Cláudio Leone, um dos autores do estudo. Para Celso Cukier, nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição, "a educação nutricional faz mais efeito que a proibição. O ideal é conscientizar. A bebida pronta não faz mal. O problema é quando vira hábito. Por isso, a dica é mudar a atitude e passar a incluir no cardápio as versões naturais. Elas são mais gostosas, saudáveis e econômicas!".

Como equilibrar saúde e praticidade?
Natural X industrializado
Um copo de suco de laranja natural (200 ml) tem 9,7 g de frutose, o açúcar da fruta. O industrializado contém 26 g de açúcar. Portanto, tome, no máximo, três caixinhas de 200 ml de suco pronto por semana!

Cuidado com os sucos light...
As versões light podem ter um exagero de substâncias artificiais que também prejudicam a saúde, como adoçantes, corantes e conservantes. O consumo frequente deve ser evitado.

4 razões para ser amiga das frutas e não ter preguiça de preparar seu suquinho...

- Elas oferecem vitaminas e minerais essenciais para o organismo. A laranja, por exemplo, é rica em vitaminas C e B12, magnésio e ácido fólico - bons para manter o humor e aumentar a imunidade. Já o suco de uva tem ação antioxidante e inibe o envelhecimento precoce.

- São fontes de fibras, que regulam o intestino e controlam os níveis de colesterol e glicemia no corpo.

- As bebidas naturais protegem o sistema cardiovascular, fortalecem as nossas defesas e aumentam a disposição.

- Uma refeição leve acompanhada de suco natural também garante uma boa digestão.

Como eu faço na correria?
Não deu para preparar o suco na hora? Tenha polpa de fruta no freezer. Os sucos concentrados também podem ser consumidos de vez em quando e são uma saída quando estamos correndo contra o relógio. Mas, antes de comprar, verifique os ingredientes nas embalagens. Existem marcas que possuem menos aditivos químicos. Habitue-se a conferir!

Suco para a semana toda...
A nutricionista Paula Fernandes Castilho, da Sabor Integral, dá sete sugestões preciosas para preparar uma jarra de suco para até quatro pessoas. Evite adoçá-los!

- 3 unidades de maracujá + 1 Litro de água

- 1/2 unidade de melão + 1 Litro de água

- 6 unidades de limão + 1 Litro de água

- 5 unidades de acerola + 1 Litro de água

- 6 unidades de morango + 1 Litro de água

- 3 unidades de laranja + 1 Litro de água

- 2 unidades de kiwi + 1 Litro de água
 
Fonte M de Mulher

Saiba quais vacinas tomar depois dos 18 anos

Carteirinha de vacinação em dia: especialista diz quais injeções você deve tomar na fase adulta
 
Quem disse que vacina é coisa de criança? Mesmo depois dos 18 anos, precisamos nos imunizar contra determinadas doenças. "Difteria e tétano, por exemplo, podem levar à morte, mas são facilmente evitadas com uma simples picada", explica o infectologista Renato Grimbaum. Então, proteja-se!

A seguir, o médico cita seis vacinas importantes que você deve tomar.
 
Difteria e tétano
Nome da vacina: dupla tipo adulto

Por que e quando você deve tomá-la: ambas as doenças são causadas por toxinas produzidas por duas bactérias. A difteria provoca inflamação na mucosa da garganta, do nariz e da traqueia e pode até afetar o sistema cardiovascular. Já o tétano faz com que o doente tenha espasmos musculares. Todos devem tomar a vacina a cada dez anos.
 
Febre amarela
Nome da vacina: febre amarela

Por que e quando você deve tomá-la: enfermidade viral contraída através da picada de um mosquito contaminado. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, calafrios, dor no corpo, pele e olhos amarelados. Devem tomar a vacina pessoas que moram ou decidam viajar para locais de risco, como Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, entre outros.
 
Hepatite B
Nome da vacina: hepatite B

Por que e quando você deve tomá-la: o contato com sangue ou secreções contaminadas é o meio de transmissão do vírus. O paciente pode tanto não apresentar sintomas e se curar naturalmente como sentir náusea, dor abdominal e ter a pele amarelada. Qualquer um que tenha contato com sangue, como manicures e enfermeiras, precisam das três doses da vacina.
 
Sarampo, caxumba e rubéola
Nome da vacina: tríplice viral

Por que e quando você deve tomá-la: as três têm causa viral. O sarampo consiste na infecção do sistema respiratório; a caxumba provoca inchaço nas glândulas salivares; e a rubéola, o aumento das glândulas do pescoço. Recomenda-se que mulheres tomem a vacina três meses antes de engravidar. Também é indicada para pessoas que estejam em local de surto de uma das doenças.
 
Gripe
Nome da vacina: influenza sazonal

Por que e quando você deve tomá-la: contraída por via respiratória ou contato direto com secreções contaminadas, essa doença viral provoca febre, dor no corpo, fadiga e tosse. Especialmente indicada para idosos e pessoas com doenças do coração, pulmão e rins, deve ser tomada anualmente.
 
Pneumonia
Nome da vacina: pneumo 23

Por que e quando você deve tomá-la: a inflamação nos pulmões causa febre alta, dor de cabeça, calafrios e dor no peito. Pode ser contraída por via respiratória, transfusão de sangue ou contato com secreções contaminadas. A vacina é indicada para portadores de doenças crônicas no pulmão ou coração.
 
Fonte M de Mulher

Equipe cria tecido impermeável capaz de melhorar exames de diagnóstico

Gotas de água são repelidas do tecido
Foto: Holly Ober/UC Davis
Gotas de água são repelidas do tecido
Sistema, que funciona como a pele humana, acumula excesso de suor em gotas que são drenadas e desaparecem
 
Bioengenheiros da University of California Davis, nos EUA, desenvolveram um tecido impermeável que repele o suor.
 
O sistema, que funciona como a pele humana, acumulando o excesso de suor em gotas que s e desaparecem, pode ser aplicado no melhoramento de testes médicos de diagnóstico.
 
 
O pesquisador Tingrui Pan e seus colegas criaram uma nova plataforma microfluídica têxtil usando tópicos hidrofílicos (que atraem a água) costurados em um tecido altamente repelente de água.
 
Eles foram capazes de criar padrões de fios que sugam gotas de água a partir de um dos lados do tecido, as empurram ao longo das costuras e as expelem do outro lado.
 
"Nós intencionalmente não usamos nenhuma técnicas especial de microfabricação, por isso o sistema é compatível com o processo de fabricação de têxteis e muito fácil de ser ampliado", afirma o pesquisador Siyuan Xing.
 
Os fios não conduzem a água através da ação capilar apenas, as propriedades repelentes de água do tecido circundante também ajudam a guiar a água para os canais.
 
Ao contrário de tecidos convencionais, o efeito de bombeamento de água continua a funcionar, mesmo quando as fibras condutoras de água são completamente saturadas, devido ao gradiente de pressão gerado pela manutenção da tensão superficial de gotas.
 
O restante do tecido permanece respirável e completamente seco. Ao ajustar o padrão de fibras condutoras de água e como eles são costurados em cada lado do tecido, os pesquisadores podem controlar onde o suor é recolhido e onde se escoa para o lado de fora.
 
O sistema pode ser aplicado a roupas de algodão usadas por atletas para que o tecido remova o suor e deixe a pele respirar.
 
A equipe destaca ainda que a abordagem pode ter aplicações no diagnóstico de doenças já que facilita a separação de microfluidos.
 
Fonte isaude.net

Uso de esteroides anabolizantes pode causar problemas mentais no futuro

Objetivo do estudo foi o de procurar ligações entre o uso dos anabolizantes e problemas mentais
Objetivo do estudo foi o de procurar ligações entre o uso
 dos anabolizantes e problemas mentais
Usuários de anabolizantes foram mais propensos a receber tratamento para depressão, problema de concentração e conduta agressiva
 
Há uma ligação clara entre o uso de esteroides anabolizantes e a redução da saúde mental mais tarde na vida. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia.

A equipe de pesquisa analisou cerca de 700 ex-atletas suecos, entre lutadores, levantadores de peso e atiradores que competiram no nível de elite em algum momento entre 1960 e 1979. Vinte por cento deles admitiu o uso de esteroides durante suas carreiras ativas.
 
O objetivo do estudo foi o de procurar ligações entre o uso dos anabolizantes e problemas mentais.
 
"Descobrimos uma relação clara. Usuários de esteroides anabolizantes foram mais propensos a receber tratamento para depressão, problemas de concentração e comportamento agressivo", afirma Claudia Fahlke, diretora do University of Gothenburg's centre for education and research on addiction (CERA).
 
Os pesquisadores também descobriram que os usuários de esteroides anabolizantes foram mais propensos a abusar de outras drogas ilícitas e de álcool.
 
No entanto, ainda não está claro se o uso de esteroides realmente causou os problemas de saúde mental ou se os problemas de saúde mental, ao invés, causaram o uso de esteroides.
 
"O que nós fomos capazes de mostrar, porém, é que os sintomas psiquiátricos e o uso de esteroides e outras drogas tendem a reforçar-se mutuamente, em um ciclo vicioso. Isto sugere que os esforços antidoping continuam a ser muito importante, tanto dentro, como fora do esporte", conclui Fahlke.
 
Fonte isaude.net

Vacina contra a febre reumática será testada em humanos

Os testes, realizados por pesquisadores do Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo, devem começar este ano
 
Uma vacina contra a febre reumática deve começar a ser testada em seres humanos ainda este ano por pesquisadores do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP).

Experimentos feitos em roedores e em pequenos porcos sugerem que o imunizante é seguro e tem capacidade de induzir uma resposta imunológica específica contra a bactéria Streptococcus pyogenes.
 
Na maioria dos infectados, esse patógeno causa apenas dor de garganta. Em crianças predispostas, porém, o contato com a S. pyogenes pode desencadear um quadro autoimune. Na tentativa de se defender da bactéria, o sistema imunológico começa a atacar tecidos do próprio organismo - o coração é o principal alvo.

" Isso acontece porque partes da bactéria têm sequências de aminoácidos e a conformação de algumas proteínas muito parecidas com as existentes nas válvulas cardíacas" , explicou Luiza Guilherme, pesquisadora do InCor e coordenadora da pesquisa.

A doença também pode causar um quadro de dor nas articulações conhecido como poliartrite, que costuma melhorar com o tempo. Mas as lesões nas válvulas cardíacas são progressivas e permanentes - levando, cedo ou tarde, à necessidade de cirurgia corretiva.

" Quando o paciente é operado pela primeira vez ainda criança, a chance de precisar passar por várias cirurgias ao longo da vida é grande. Por isso a febre reumática é uma das doenças com tratamento mais caro no Brasil e no mundo" , afirmou Guilherme.

Estima-se que apenas 3% ou 4% das pessoas sejam suscetíveis a desenvolver doença autoimune após a infecção pela S. pyogenes. Ainda assim, o custo do tratamento da febre reumática para o Sistema Único de Saúde (SUS) fica atrás apenas do gasto com a Aids. Em 2007, segundo a pesquisadora, foram US$ 30 milhões para custear o tratamento clínico da doença e outros US$ 60 milhões para cirurgias cardíacas. O Ministério da Saúde não tem levantamento mais recente.

No InCor, onde são atendidos cerca de 600 pacientes com a doença reumática cardíaca por mês, 2 mil pessoas estão na fila para fazer a cirurgia valvular. Quase 40% dos operados são crianças.

Fragmento mínimo
A busca por um antígeno da bactéria capaz de induzir uma resposta imunológica protetora começou no ano 2000, com apoio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP. Atualmente, a pesquisa é realizada no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) instalados em São Paulo e apoiados pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

" O primeiro passo foi definir o epitopo, ou seja, o fragmento mínimo da bactéria capaz de induzir uma resposta imunológica. Para isso, analisamos o soro de indivíduos normais, que tiveram contato com a bactéria e não desenvolveram a doença autoimune. A ideia era descobrir com qual parte da bactéria o organismo reagia" , contou Guilherme.

Dentro da chamada proteína M molécula secretada pela parede externa da bactéria os cientistas identificaram um grupo de 55 resíduos de aminoácidos capazes de serem reconhecidos pelos anticorpos e linfócitos do sistema imunológico humano.

" A proteína M tem uma região ' A' que está em constante mutação. Os resíduos de aminoácidos vão se alterando e dando origem a novas cepas de bactérias. Tem também uma região ' B" , que é a que desencadeia o quadro autoimune. Mas há ainda as regiões ' C' e ' D' , que são iguais em praticamente todas as cepas e não causam a doença. Nós identificamos a sequência de aminoácidos da vacina na região ' C'" , contou a pesquisadora.

Uma versão sintética da sequência de aminoácidos foi produzida em laboratório e injetada em diversos modelos de estudo com camundongos. Um dos experimentos foi feito com uma linhagem transgênica de roedores que expressavam moléculas humanas do sistema HLA de classe 2 (antígeno leucocitário humano, na sigla em inglês) diretamente envolvidas com a identificação de antígenos e desenvolvimento da resposta imunológica.

" A ideia era mimetizar a suscetibilidade genética ao quadro autoimune presente em certos pacientes humanos e avaliar a segurança da vacina. Acompanhamos os animais durante um ano e observamos que o imunizante não induziu nenhum tipo de lesão ou alteração nos órgãos" , contou Guilherme.

Para testar a capacidade de proteção da vacina, os cientistas submeteram os camundongos a um desafio imunológico. " Os animais foram infectados com quantidades enormes da bactéria, suficientes para induzir um abscesso peritoneal. O grupo imunizado apresentou sobrevida de 80% após um mês, os demais morreram no dia seguinte" , contou a pesquisadora.

Testes posteriores com os roedores indicaram que a vacina induziu a produção de grandes quantidades de anticorpos específicos contra a S. pyogenes. Os resultados foram divulgados em um artigo publicado na revista Vaccine.

Também foram realizados experimentos em pequenos porcos de aproximadamente 25 kg peso semelhante ao de uma criança. Os animais foram acompanhados por um ano, apresentaram altos títulos de anticorpos e nenhuma reação deletéria.

" Com esses resultados em mãos, estamos prontos para iniciar estudos de fase 1 em humanos. Apenas aguardamos a liberação do financiamento pré-aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)" , contou Guilherme.

Fonte isaude.net

Tratamento com radioterapia durante a noite diminui perda de cabelo

Satchin Panda e Amandine Chaix, durante o processo de pesquisa
Foto: Salk Institute for Biological Studies
Satchin Panda e Amandine Chaix, durante o
 processo de pesquisa
Ratos perderam 85% de seus 'cabelos' se receberam terapia na parte da manhã, em comparação com 17% quando tratados à noite
 
Pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies, nos EUA, descobriram que o tratamento com radioterapia na parte da noite pode reduzir a perda de cabelo dos pacientes.
 
O estudo mostrou que o cabelo de ratos tem um relógio circadiano, um ciclo de 24 horas de crescimento, seguido por reparação restauradora. Ratos perderam 85% de seus cabelos se eles receberam radioterapia na parte da manhã, em comparação com uma perda de 17% quando o tratamento ocorreu à noite.
 
Os resultados forma publicados na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).
 
A equipe de pesquisa trabalhou o tempo preciso do relógio circadiano do cabelo e descobriu a biologia por trás do relógio, moléculas que dizem ao cabelo quando crescer e quando reparar danos. Em seguida, testaram o relógio utilizando radioterapia.
 
"Estes resultados são particularmente interessantes porque apresentam um passo significativo para o desenvolvimento de novos protocolos de terapia de radiação que incluem minimizar os efeitos colaterais negativos sobre os tecidos normais, tais como o cabelo ou medula óssea, mantendo os efeitos desejados nas células cancerosas. Vamos agora aplicar nossas conclusões para projetar novas abordagens baseadas no ritmo circadiano para terapia do câncer", afirma o primeiro autor da pesquisa Maksim Plikus.
 
Os cientistas não podem dizer que seus resultados irão se traduzir diretamente para a terapia anticâncer humana, porque eles ainda não estudaram essa possibilidade. Mas dizem que está se tornando cada vez mais claro que os órgãos e tecidos corporais têm os seus próprios relógios circadianos que, quando compreendidos, poderiam ser usados para programar terapia medicamentosa para o benefício máximo.
 
"Existem relógios em todo o corpo, relógios que têm o seu próprio e único ritmo que, como encontramos, têm pouco a ver com o relógio central em nossos cérebros", afirma o co-investigador principal do estudo Satchidananda Panda.
 
Segundo os pesquisadores, isto sugere que entregar um medicamento a um órgão enquanto ele estiver inativo não é uma boa ideia. "Você poderia causar mais dano ao órgão do que quando ele está acordado e pode reparar e restaurar a si mesmo. Se você sabe quando um órgão se repara, você pode ser capaz de fornecer doses mais potentes da droga ou terapia. Isso pode oferecer um resultado melhor, minimizando os efeitos colaterais", afirma Panda.
 
A equipe usou abordagens genéticas, genômicas e bioquímicas para identificar genes sob regulação circadiana em diferentes órgãos e entender o mecanismo de tal regulamentação.
 
Eles encontraram e desmontaram o relógio circadiano do cabelo, ou pelo, dos ratos. "Nós descobrimos que o cabelo em ratos cresce rápido na parte da manhã e diminui durante a noite, envolvendo um relógio muito poderoso", afirmam.
 
Radioterapia danifica DNA em células que se dividem rapidamente, razão pela qual ela é usada contra o crescimento de células cancerosas. Isso significa que os danos ao DNA das células ciliadas causados pela radioterapia entregue de manhã não é reparado até à noite, conduzindo à perda do cabelo.
 
Danos causados por radioterapia durante a noite, no entanto, são minimizados porque as células ciliadas, que já estão no processo de reparação de DNA, podem se curar rapidamente.
 
"Enquanto nós não sabemos ainda se o cabelo humano segue o mesmo relógio que encontramos no cabelo de ratos, é verdade que o cabelo facial em homens cresce durante o dia. Esses relógios locais fazem muito mais coisas do que o relógio central no cérebro, que regula principalmente o sono. Este campo de pesquisa é interessante e pode, um dia, contribuir para a saúde humana", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Bolsas femininas contêm mais bactérias do que vasos sanitários

Uma em cada cinco bolsas contém uma quantidade significativa de bactérias nocivas
Uma em cada cinco bolsas contém uma quantidade
significativa de bactérias nocivas
Uma em cada cinco bolsas contém quantidade significativa de bactérias nocivas que podem representar uma ameaça para a saúde humana
 
Bolsas femininas estão contaminadas com mais bactérias do que muitos vasos sanitários. É o que aponta estudo de pesquisadores da , no Reino Unido.
 
A pesquisa mostra que, em média, uma em cada cinco bolsas contém uma quantidade significativa de bactérias nocivas que podem representar uma ameaça para a saúde humana.
 
Os resultados indicaram ainda que o item mais sujo na bolsa é o creme para as mãos, frascos de creme para as mãos continham mais bactérias do que o assento de vasos sanitários.
 
"Bolsas entram em contato regular com as mãos e uma variedade de superfícies, de modo que o risco de transferência de diferentes germes é muito alto, especialmente já que as bolsas raramente são limpas. Uma vez que esses germes se fixam nas bolsas, eles podem ser facilmente transferidos através das mãos para outras superfícies. A higienização regular da mão é essencial para evitar a presença de bactérias em primeiro lugar e uma limpeza das bolsas é recomendada para evitar a acumulação de contaminantes", afirma Peter Barratt, diretor da Initial Washroom Hygiene.
 
Segundo os pesquisadores, as bolsas de couro, em particular, representam um perigo mais significativo para a saúde, pois seu material esponjoso é um ambiente ideal para a maioria das bactérias.
 
A equipe sugere que limpar ou lavar as bolsas ajudam a manter as bactérias a um nível mínimo. Eles indicam também que as mulheres devem usar toalhas antibacterianas ou produtos de limpeza específicos para as bolsas, além de lavar as mãos ou usar desinfetantes para as mãos depois de coloca-las dentro das bolsas.
 
Fonte isaude.net

Reconheça o seu tipo de tosse antes de tomar xarope por conta própria

Dependendo do caso; uma dose de mel é mais eficiente do que os remédios
 
Se, além de aparência típica, alguém precisar descrever o som do inverno, ela certamente é lembrada: a tosse. Seca, expectorante ou simplesmente pigarro: os tipos variam, mas mantêm em comum a incidência maior na época mais gelada do ano.
 
A mucosa do nariz e da garganta é intensamente inervada. A tosse e o espirro são resultados da irritação destas terminações nervosas por algum agente inalado ou pela inflamação desta mucosa , explica a pneumologista Elnara Nagri, do Núcleo Avançado do Tórax do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Tanto a tosse como o espirro são mecanismos de defesa das vias aéreas contra a entrada de partículas externas .

Uma lesão nos brônquios, a secreção aprisionada nos seios da face ou até problemas cardíacos também podem levar à tosse seca, ou seja, sem catarro. Assim como as causas do problema, os xaropes também variam. Alguns são apenas à base de solução hipertônica de açúcar, outros têm substâncias que agem no sistema nervoso inibindo o reflexo da tossee há os que apresentam corticóides e broncodilatadores na fórmula, diminuindo a inflamação das vias aéreas, mas podem trazer muitos efeitos colaterais , afirma Elnara Nagri.

Dada a multiplicidade de aplicações, os xaropes não devem ser utilizados sem orientação médica. Longe de serem inofensivos, eles podem causar diminuição no fluxo respiratório, problemas cardíacos e sérias reações alérgicas. Numa emergência, experimente a velha receita caseira de misturar sumo de limão com algumas colheres de mel.
 
O preparo lubrifica a garganta, aliviando as tosses causadas por irritação , garante a médica. Tomar copos e mais copos de água, por outro lado, é pouco eficaz. A água ajuda a fluidificar as secreções respiratórias e facilita a expectoração, porém pode não ser eficaz no alívio da tosse , diferencia a pneumologista.

Quando existe eliminação de catarro, é preciso redobrar a atenção. Segundo a médica, caso esse tipo de tosse dure mais de duas semanas, é preciso procurar um pneumologista e fazer uma radiografia do tórax para investigar melhor os sintomas, prevenindo ou tratando no início males como pneumonia e tuberculose. A exceção fica por conta dos fumantes e de pacientes com asma, que sofrem de tosse crônica.

Mas não se assuste caso haja um sangramento discreto após uma crise de tosse. Isso é sinal de irritação na garganta. Agora, caso o sangramento seja mais volumoso, procure um posto de saúde ou pronto-socorro. Você pode estar sofrendo com sangramento pulmonar, que é grave e exige tratamento imediato .

Problemas no coração também causam tosse. quando o sangue que vem dos pulmões não é bombeado corretamente, eles ficam inchados e os bronquíolos se fecham. Daí a tosse, que pode ser seca ou acompanhada de uma secreção rósea e espumosa , afirma Elnara. Essa tosse piora ao deitar, pode acordar o paciente durante a noite e, em geral, é associada à falta de ar e até chiado .

Fonte Minha Vida

Tosse constante é um alerta de que os pulmões estão mal

Ela pode ser causada por alergias, irritações e até câncer de pulmão
 
Não é porque o verão chegou que a tosse não é um assunto importante. Seja ela crônica ou aguda, o sintoma é incomodo que atinge todas as idades e precisa ser levada a sério. "A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou nossos pulmões", diz a pneumologista Iara Fikcs, do Hospital São Luiz.

Muitas vezes, só a força que fazemos para tossir é o suficiente para trazer complicações. Em idades extremas, ou seja, para as crianças e para os idosos, a tosse pode desencadear uma série de contusões. "Durante um ataque de tosse, as pessoas com mais idades ou as crianças podem forçar excessivamente os músculos que atuam na respiração, ou até mesmo quebrar uma costela ou tirar algum órgão do lugar por terem o organismo mais frágil", explica a médica. 
 
Fatores externos
Uma casa empoeirada pode ser um dos motivos de ataques de tosse frequentes. "Quando estamos em um ambiente com muito pó ou outras partículas que irritam nosso sistema respiratório, os ataques de tosse se tornam muito mais comuns", diz Iara Fiks.

Esse tipo de problema acontece muito quando passamos por frentes frias. Com a baixa temperatura, as pessoas têm o instinto de fechar todas as janelas da casas, impedindo a circulação do ar e causando o acúmulo de poeiras.

Mas esse tipo de problema não acontece apenas no inverno. "O cada vez mais usado ar condicionado aumenta as chances de ataques de tosse por irritar os pulmões e deixar o ambiente mais seco", explica a pneumologista. 
 
De acordo com a especialista, produtos de limpeza, perfumes e incensos com odores muito fortes também entram na lista negra dos fatores que contribuem para a irritação das vias aéreas.

Normalmente esse tipo de tosse dura menos do que três semanas, e é chamado de tosse aguda. Para amenizar os ataques desse tipo de tosse, além dos medicamentos prescritos pelo seu médico, como xaropes, vale a pena investir no mel e no própolis, além de frutas e sucos ricos em vitamina C.

Uma receita caseira que pode ajudar a combater uma tosse aguda é a mistura de mel de eucalipto com gotas de própolis. O mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares.

Mas vale um alerta: as pessoas diabéticas devem evita o mel, pois é rico em açúcares, assim como crianças menores de um ano de idade. 
 
Fuja do cigarro
Para os fumantes fica o aviso da especialista: a fumaça do cigarro prejudica a qualidade de vida de todos os moradores da casa. "Não é apenas o fumante, mas todas as pessoas que convivem com ele, estão mais propensas a ter o pulmão irritado ou desenvolver doenças que causam tosses", diz Iara Finks.

A presença do cigarro na rotina traz problemas principalmente para os mais novos. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cefaleia comprova que filhos de mulheres que fumaram durante a gestação têm 2,5 vezes mais chance de ter dor de cabeça crônica diária na infância.

Outra pesquisa ainda diz que entre 20% a 30% dos fumantes desenvolvem a DPOC - doença que une bronquite e enfisema - após os 40 anos, sendo que alguns estudos sugerem que as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do cigarro do que os homens.

As crises respiratórias são causadas geralmente por infecções bacterianas ou virais, como explica a pneumologista. No período das crises, os pacientes sentem piora da falta de ar, fadiga, aumento da tosse crônica e da produção de catarro. Em 95% dos casos, as lesões dos tecidos pulmonares são irreversíveis, mesmo que o paciente tenha parado de fumar por muito tempo. 
 
Quando a tosse não passa
Se a tosse dura mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o quadro crônico. "Quando uma pessoa está a tanto tempo tossindo, é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema e resolvê-lo enquanto isso", explica Iara Fiks.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias como tuberculose e até mesmo câncer de pulmão.

"Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão. Uma tosse carregada de catarro pode ser um sinal de uma doença mais séria, e é preciso procurar um médico o quanto antes", alerta a pneumologista.

"Um aviso importante é não ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia, sem procurar um médico. Essa atitude pode estar mascarando uma série de problemas respiratórios que, se fossem tratados precocemente, poderiam ser curados sem grandes problemas", diz Iara Fiks.   
 
Confusão com engasgo
Muita gente pensa que durante uma crise de tosse por engasgamento, bater nas costas de uma pessoa para tentar ajudá-la vai resolver o problema.

Um ataque de tosse é muito facilmente confundido com um engasgo. "O famoso tapinha nas costas não funciona quando estamos tossindo, e pode ser até perigoso para quem está com algo realmente preso na garganta", diz a pneumologista Iara Fiks, do Hospital São Luiz.

O mesmo discurso serve para líquidos. Oferecer um copo de água para uma pessoa com ataque de tosse não irá trazer alívio, e pode até fazer a pessoa engasgar de verdade, ficando ainda mais sem ar.  
 
Fonte Minha Vida

Conheça 10 tratamentos estéticos para combater a celulite

Laser - Foto Getty ImagesMétodos incluem massagem, injeção e até radiação eletromagnética
 
Nem mesmo as modelos de corpo mais sequinho conseguem escapar dela, atualmente. Horas sentadas, escorregões na dieta e alguma influência genética fazem deste o problema de beleza mais temido no cotidiano feminino. Cerca de 85% das mulheres com mais de 35 anos convivem com a celulite, de acordo com a dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Esse tipo de inflamação está dividido em três graus, dependendo da profundidade dos buraquinhos e até da consistência da pele (mais firme ou mais flácida). No nível 1, a celulite aparece quando a pele é pressionada, enquanto no 2 nenhum estímulo é necessário para notar o problema. Já o grau 3, além de apresentar furinhos profundos, largos e em grande quantidade, pode provocar sensação de dor.

"Nenhum tratamento estético contra celulite funciona sem alterações na dieta e prática de exercícios fiscos", afirma a dermatologista. "É preciso reduzir o consumo de açúcar e de gorduras, além de tomar muita água. Exercícios aeróbios ajudam na queima de gordura localizada, enquanto a musculação dá mais firmeza para a pele".

Mas se você está com disposição para encarar um pacote completo de combate ao problema, veja as dicas dos especialistas e escolha a melhor solução estética para deixar sua pele lisinha outra vez.
 
Drenagem linfática - Foto Getty ImagesDrenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite, a drenagem linfática é uma massagem voltada a à eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. "A partir desses movimentos, toxinas e outros resíduos metabólicos também são expelidos, o que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, melhora o aspecto da pele como um todo", afirma a dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A drenagem também tem um papel importante nas regiões atingidas pela celulite porque ajuda a eliminar pequenos nódulos de gordura aprisionados no tecido. Por isso, o método costuma ser bastante eficaz no combate ao problema, além, é claro, de acabar com a sensação de inchaço.
Massagem modeladora - Foto Getty Images Massagem modeladora
Enquanto a drenagem linfática estimula a eliminação do líquido acumulado no corpo, a massagem modeladora atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura. "Para atingir a gordura é necessária uma massagem mais firme e com movimentos rápidos e repetitivos", afirma a nutricionista especialista em estética Lila Valente, da Clinic Med. A manipulação da gordura promove a vasodilatação, aumenta a oxigenação local e acelera a velocidade de metabolização, o que ajuda a diminuir a flacidez. Ela é indicada para todos os graus de celulite, desde que o problema esteja associado a gordura localizada - nos casos em que a celulite surge por flacidez da pele ou carga genética, a massagem modeladora não é tão eficiente.
Creme anticelulite - Foto Getty Images Creme anticelulite
Ainda não há uma solução definitiva contra a celulite. Os tratamentos também dependem de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercícios, da predisposição genética, entre outros fatores. "O uso de cremes anticelulite deve estar associado a outros tratamentos e hábitos saudáveis para surtir efeito", afirma a fisioterapeuta Ingrid Peres, da clínica Onodera Estética. O mercado oferece opções com retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e diversas outras composições. Em geral, eles promovem a quebra da gordura local, a melhora da microcirculação e o estímulo à produção de colágeno, o que melhora a celulite.
Endermologia - Foto Getty Images Endermologia
"A endermologia é um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos", afirma a dermatologista Carolina Marçon. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Recomendado nos graus moderados e graves, o método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina as células mortas no local em que é aplicado. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada.
Radiofrequência - Foto Getty ImagesRadiofrequência
De acordo com a fisioterapeuta Ingrid, este é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. "Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos", afirma. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.
Mesoterapia - Foto Getty ImagesMesoterapia
A mesoterapia é uma técnica que utiliza um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura no local tratado, de acordo com a dermatologista. "O princípio básico da técnica é a aplicação de uma pequena quantidade dessas substâncias na área a ser tratada. Ao se espalhar pelo organismo, o coquetel estará diluído, o que reduz o risco de efeitos colaterais". Mas segundo a especialista, dependendo da aplicação e da administração dos medicamentos, o resultado pode ser prejudicial. Ela reforça ainda que é fundamental associar o tratamento a um treino regular, à alta ingestão de líquidos e a uma alimentação equilibrada.
Laser - Foto Getty ImagesLaser
O tratamento da celulite com laser é feito da seguinte maneira: na área que vai ser tratada, é aplicada anestesia local e, por meio de duas pequenas incisões (do tamanho da ponta de uma caneta), são inseridas cânulas com a fibra ótica do aparelho. "Em seguida, o laser é aplicado, destruindo a gordura localizada e quebrando septos fibrosos que deixam a pele com aspecto irregular", afirma a dermatologista Carolina Marçon. O procedimento ainda estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e com maior elasticidade. De acordo com a especialista, todo o processo leva cerca de uma hora e meia.
Carboxiterapia - Foto Getty ImagesCarboxiterapia
A carboxiterapia, apesar de recomendada em algumas clínicas de estética para todos os tipos de celulite, não conta com apoio médico. Isso porque, inicialmente, a técnica foi criada para tratar úlceras na pele - a injeção de dióxido de carbono melhorava a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, fazendo com que as feridas se fechassem mais rapidamente. Depois, começou a ser usada no meio estético com a ideia de que sua ação vasodilatadora também poderia reduzir a flacidez e as irregularidades decorrentes da celulite. Mas até agora foram feitos poucos estudos sobre a eficácia e a segurança do método, então a maioria dos dermatologistas não apoia o tratamento.

Ultrassom com lipolíticos - Foto Getty ImagesUltrassom com lipolíticos
O efeito mecânico e/ou térmico do ultrassom lipolítico tem sido bastante usado no combate à celulite e à gordura localizada. A promessa do tratamento é realizar modificações nas ligações intercelulares e aumentar a permeabilidade da membrana celular. "Ele tem uma potência maior do que o ultrassom convencional e, geralmente, é acompanhado de um gel que auxilia a movimentação do aparelho e facilita a penetração da onda sônica", explica Ingrid Peres. Entretanto, mais estudos são necessários para provar a real eficácia do método, o que faz com que o tratamento ainda desperte desconfiança no meio médico.
 
Gesso liporredutor - Foto Getty ImagesGesso liporredutor
O gesso liporredutor é uma mistura de substâncias que endurecem quando aplicadas sobre a pele, promovendo aquecimento, vasodilatação e melhor penetração de princípios ativos como a cafeína. "Teoricamente, a cafeína atuaria quebrando a gordura, estimulando a microcirculação e drenando o líquido acumulado", afirma a dermatologista Carolina. O problema é que esse tratamento tem apenas base teórica, não havendo comprovação científica da sua eficácia. Ainda assim, o método é recomendado para graus mais avançados de celulite e, segundo as clínicas que realizam o tratamento, precisa de, pelo menos, dez sessões para apresentar resultados.
 
Fonte Minha Vida

Concurso Prefeitura de Santo Antônio da Barra - GO

A Prefeitura de Santo Antônio da Barra, Estado de Goiás, publicou edital de concurso público n° 001/2013 com o objetivo de preencher 261 vagas, sendo 66 imediatas e 195 para cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
O concurso público será executado pela empresa EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. Os salários vão até R$ 7.558,97 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Enfermeiro Padrão, Nutricionista, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Odontólogo, Tesoureiro, Coletor Municipal, Médico, Chefe do Departamento Pessoal, Assistente Social, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Tributos Municipais, Merendeira, Gari e demais cargos.
 
O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, utilizando-se do site www.ebraconconcursos.com.br, no período compreendido entre 10h do dia 24 de maio e 23h59min do dia 24 de junho de 2013, horário de Brasília. Os valores das taxas de inscrição serão: R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 para o cargo de nível médio e R$ 70,00 para os cargos de nível superior.
 
Os candidatos que não dispuserem de computador com acesso à internet poderão comparecer à Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Barra-GO, onde será disponibilizado um servidor para auxiliar nos trabalhos, obedecendo o horário de funcionamento do local, devendo o candidato conferir minuciosamente as informações prestadas e inseridas, pelas quais assumirá plena responsabilidade.
 
A prova objetiva será aplicada na cidade de Santo Antônio da Barra - GO, no dia informado no site de inscrição e no placar da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Barra. As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos oportunamente, até o 10º dia útil após o encerramento das inscrições, não podendo nenhum candidato alegar desconhecimento.
 
Este concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Sanclerlândia - GO

A Prefeitura de Sanclerlândia, estado do Goiás, reabriu o concurso público nº. 01/2012 por meio da publicação do edital 04/2013, que também retifica o regulamento anterior. A meta é preencher 191 vagas, sendo 59 imediatas e 132 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. 
 
Cargos
Gari, Trabalhador Braçal, Cozinheiro-Copeiro, Operador de Máquina Pesada, Recepcionista, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo e Psicólogo. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 2.500,00.
 
Inscrição
As inscrições foram reabertas e serão realizadas exclusivamente pela internet no site www.consultarconcursos.com.br, no período de 27 de maio a 21 de junho de 2013, mediante o pagamento de uma das seguintes taxas:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável 17 de agosto de 2013, em horários e locais previamente divulgados pela comissão organizadora do concurso público.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 19 de agosto de 2013.
 
Os títulos deverão ser protocolados na comissão organizadora do concurso público até o dia 06 de setembro de 2013, em horário de expediente e na sede da Prefeitura Municipal, através de requerimento em duas vias para conferência e avaliação que será feita pela comissão organizadora do concurso público com suporte técnico da organizadora do concurso.
 
Os documentos deste concurso estão disponíveis no site www.consultarconcursos.com.br

Concurso Prefeitura de Jandaia - GO

A Prefeitura de Jandaia, estado de Goiás, através da empresa Consultar, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 53 vagas existentes e formação de cadastros de reserva técnica. Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.868,38 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Enfermeira PSF, Gestor de Resíduos Sólidos, Gari, Motorista, Monitor, Professor PI - Educação Física, Professor PI - Pedagogo, Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Trabalhador Braçal e Trabalhador Braçal.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão realizadas exclusivamente pela internet no site www.consultarconcursos.com.br, no período de 20 de maio a 10 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 10 de agosto de 2013, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público. A divulgação dos gabaritos preliminares das Provas Objetivas, será no dia 12 de agosto de 2013.
 
Serão submetidos à prova prática de volante os candidatos aos cargos de motorista, a qual será realizada no dia 31 de agosto de 2013 (sábado), em local e horários previamente divulgados pela organizadora do certame.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Campo Limpo de Goiás abre processo seletivo

A prefeitura de Campo Limpo de Goiás, cidade localizada a 75 km de Goiânia, no estado de Goiás, lançou extrato do edital nº. 001/2013 para a realização de processo seletivo oferecendo várias vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
As inscrições serão realizadas do dia 27 de maio a 10 de junho de 2013, das 13:00 às 17:00, na sede da prefeitura municipal, situada na Av. Baltazar Cardoso, nº. 555, Jardim Sol de Verão.
 
Mais informações na Prefeitura de Campo Limpo de Goiás/GO, no endereço acima citado. 
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Goiás, consultando-se a edição de 30 de abril de 2013, pág. 24.

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com as inscrições abertas para o preenchimento de vagas no cargo de Professor de Magistério Superior. A UFES oferece 08 oportunidades para docentes, distribuídas entre os cursos de Ciências Contábeis, Direito Civil, Música, Nutrição, Odontologia e Pediatria. A remuneração é de até R$ 8.049,77 e o edital do certame é o nº 81-2013-R.
 
Para os Departamentos de Prótese Dentária e de Linguagens, Cultura e Educação, as inscrições vão até o dia 28 de maio de 2013. Já para os demais departamentos, os interessados têm até o dia 13 de maio deste ano para se candidatarem. A taxa de participação é de R$ 250.
 
A seleção será composta de prova escrita, prova de aptidão didático-prática, prova de plano de trabalho e prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae do candidato.
 
O concursos terá validade pelo prazo de dois (02) anos, contada a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Confira o edital na íntegra e demais atualizações na página http://progepaes.ufes.br/edital-n-81-2013-r

UFES promove seleção para professor substituto

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) promove processo seletivo, por meio do edital Nº 20/2013, para contratação de 16 professores substitutos. Os docentes selecionados terão direiro a remuneração equivalente ao primeiro nível da classe de Professor Auxiliar, em jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
As 16 vagas estão distribuídas para os departamentos de Clínica Odontológica; Prótese Dentária; Educação, Política e Sociedade; Educação Integrada à Saúde; Filosofia; Administração; Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica; Física; Matemática Aplicada e Ciências Naturais.
 
As inscrições podem ser efetuadas no período de 21 a 23 de maio de 2013, nos respectivos departamento onde o candidato pretende lecionar.
 
De acordo com o edital, as provas serão realizadas provavelmente a partir do dia 03 de junho de 2013. O concurso terá validade por 1 ano, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Confira o edital: www.progepaes.ufes.br

Vagas de estágio no INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia lança edital nº. 001/2013 de processo seletivo. A seleção oferece 67 vagas para estudantes de níveis médio e superior incompleto, para atuação nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias (RJ), Goiânia (GO) e no Distrito Federal.
 
O estudante em estágio não-obrigatório receberá bolsa referente ao programa de estágio remunerado de R$ 520,00 (nível superior) e R$ 203,00 (nível médio). Ainda receberá auxílio-transporte em pecúnia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 24 de maio de 2013, no site www.seletrix.com.br, onde também é possível acessar o edital completo.
 
O certame será constituído de prova objetiva, redação e entrevista.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada do dia 10 ao dia 28 de maio de 2013 , em local e horário que serão divulgados no site de inscrição. A partir do dia 29 de maio de 2013 será divulgado o gabarito oficial.
 
O resultado final será divulgado no site de inscrição a partir das 13h00 do dia 11 de junho de 2013.
 
O teste seletivo será válido por 1 ano, podendo ser renovado por igual período de acordo com interesse da administração.

Unilab – CE abre vagas para professor

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), estado do Ceará, promove concurso público de provas e títulos, por meio dos editais 22, 23, 24, 29, 30 e 31/2013, para preencher 09 vagas no cargo de Professor. Os contratados irão atuar no campus da Liberdade em Redenção/CE.
 
Para concorrer, os interessados devem ter graduação em Química, Matemática, Física ou Biologia. A remuneração pode chegar a R$ 8.049,77, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 190,00, serão realizadas de forma presencial ou por procuração, na Secretaria da Comissão Coordenadora do Concurso, até 31 de maio de 2013, excluindo-se os sábados e os domingos, das 09h às 11h e das 14h às 16h30.
 
O concurso constará de prova escrita, didática e avaliação de títulos. As informações sobre datas, horários e locais de realização das provas serão divulgadas no endereço eletrônico www.unilab.edu.br.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração.

Prefeitura de Maracanaú (CE) lança processo seletivo

A Prefeitura de Maracanaú, no estado do Ceará, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo para provimento do cargo efetivo de Agente de Combate às Endemias, do Quadro de cargos efetivos do Poder Executivo do Município. O certame será executado pela sociedade empresária Pró-Município Serviços Ltda.
 
Há um total de 53 vagas para profissionais de nível fundamental completo, com salário de R$ 688,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 67,50, serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre as 10h do dia 13 de maio e as 23h e 59min do dia 24 de maio de 2013, observado o horário local.
 
A prova objetiva terá a duração improrrogável de 04 horas e será aplicada provavelmente no dia 14 de julho de 2013, das 14h às 18h horas, no município de Maracanaú, em locais a serem divulgados oportunamente. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 16 de julho de 2013.
 
O prazo de validade do certame é de até 02 anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Eusébio - CE 2013

A Prefeitura de Eusébio, cidade localizada a 18 km de Fortaleza, no estado do Ceará, realiza concurso público (nº 001/2013) para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Município. O objetivo do certame é preencher 933 vagas, sendo 886 para preenchimento imediato e 47 para cadastro de reserva.
 
Os cargos disponíveis são: auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, pedreiro, servente de pedreiro, almoxarife, auxiliar de serviços educacionais, bombeiro hidráulico, eletricista, maqueiro, mecânico de veículos automotores, motorista CNH categoria D, porteiro, recepcionista, telefonista, agente administrativo, agente ambiental, auxiliar de sala de aula, auxiliar em saúde bucal, educador social, fiscal de obras e serviços, guarda municipal, monitor de informática, técnico em enfermagem, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia, advogado, assistente social, biólogo, contador, enfermeiro plantonista, enfermeiro PSF, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, médico de várias especialidades, nutricionista, odontólogo, pedagogo, professor de várias disciplinas/áreas, psicólogo, psicopedagogo, sociólogo, técnico administrativo e terapeuta ocupacional.
 
O salário proposto varia de R$ 640,00 a R$ 4.483,07, com carga horária de até 200 h/mês.
 
As inscrições presenciais serão realizadas, pessoalmente ou por procuração, no Mercado Central do Eusébio, localizado na Avenida Eusébio de Queiroz S/N, bairro Centro, no período de 6 de maio a 3 de junho de 2013, das 8h às 12h e 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Serão realizadas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 6 de maio de 2013 e às 23h e 59min do dia 3 de junho de 2013, observado o horário local.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, serão disponibilizados computadores no Mercado Central do Eusébio. no mesmo período acima citado, observado o horário de funcionamento do estabelecimento, que é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda - feira à sexta- feira.
 
A taxa de inscrição será de:
 
R$ 40,00 para os cargos de ensino fundamental;
 
R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
 
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 30 de junho de 2013, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito preliminar será divulgado no dia 1º de julho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Baixa Grande (BA) abre seleção simplificada

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Baixa Grande, estado da Bahia, lançou o edital nº 001/2013 para contratação de pessoal em diversas especialidades, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. O processo seletivo simplificado visa preencher 150 vagas de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 800,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Motorista, Ajudante de Pintor, Pintor, Ajudante de Pedreiro, Pedreiro, Ajudante de Caçambeiro, Auxiliar de serviços Gerais (Limpeza, Merendeira e Porteiro), Técnico de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais (Copa e Cozinha), Operador de Sistemas, Agente Administrativo, Instrutor, Oficineiros, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente de Trânsito e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas na Sociedade Cultural e Recreativa 5 de Março, situada à Rua Manoel Domingos de Amorim, 233, no período de 03 a 07 de junho de 2013, das 08 às 17 horas.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados nos sites http://www.baixagrande.io.org.br e http://treine.com.br. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, juntamente com cópias digitais das provas objetivas.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério do Prefeito.

Processo Seletivo da UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou o edital n° 005/2013 de processo seletivo para o provimento de 22 vagas docentes.  Os contratados atuarão no Campus Salvador, em uma das seguintes Unidades: Faculdades de Arquitetura, Direito, Educação, Institutos de Geociências, Química, Ciências da Saúde, Psicologia, Ciências da Informação, Humanidades, Artes e Ciências, Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável e Multidisciplinar em Saúde e as Escolas Politécnica, de Medicina Veterinária e Zootecnia, Administração, de Teatro, de Belas Artes de Música.
 
O processo de inscrições permanecerá aberto do dia 20 a 29 de maio de 2013. As informações necessárias para inscrição serão prestadas pelos Departamentos e/ou Coordenações Acadêmicas a que estiver vinculada a seleção. A taxa relativa à inscrição é de R$ 20,00.
 
O processo seletivo simplificado acontecerá nos dias 31 de maio e 03 e 04 de junho de 2013.
 
Até 05 de junho de 2013, através de divulgação interna no âmbito da Unidade/Departamento/Coordenação Acadêmica, será tornado público o resultado do certame, com posterior publicação no Diário Oficial da União - D.O.U.

A indicação de docentes para contratação temporária deverá observar as limitações previstas pela legislação em vigência, recaindo sobre o órgão indicador, a qualquer tempo, o ônus de ressarcimentos decorrentes de prestação de serviços indevida.

O prazo de validade do certame será de 1 ano contado a partir da data da publicação do resultado.

Prefeitura de Piritiba (BA) promove processo seletivo

A Prefeitura de Piritiba, estado da Bahia, através da Êxito Cursos e Concursos, divulgou edital n° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2.000,00 em carga horária variada de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
O certame destina-se ao provimento de 445 vagas nos cargos públicos municipais, sendo 249 para cadastro de reserva.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista Categorias "D", Operador de Máquinas Pá Carregadeira, Operador de Máquinas Patrol, Operador de Máquinas Retro Escavadeira, Agente/Técnico Epidemiológico, Agente de Endemias, Agente/Técnico em Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Digitador, Educador Social e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas no período de 14 a 28 de maio de 2013, no Centro Cultural na Antiga Estação da Leste Brasileira, próximo a Câmara de Vereadores, Piritiba, Bahia, no horário de 8 horas às 12 horas e 14 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Pela internet, o prazo de inscrição é diferente: irá do dia 10 a 31 de maio de 2013, no site www.exitocursoseconcursos.com.br.
 
As taxas variam de R$ 40, R$ 60 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
A aplicação da prova objetiva de conhecimentos, num total de 30 questões, será realizada provavelmente no dia 07 de julho de 2013. A confirmação da data e do horário da Prova Objetiva de Conhecimentos e a divulgação dos locais de aplicação serão divulgadas oportunamente.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 09 de julho de 2013.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Prefeitura de Porto Walter - AC abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto Walter, localizada no estado do Acre, divulgou edital nº. 002/2013 para a realização de processo seletivo simplificado, cuja finalidade é preencher 03 vagas aos cargos de Assistente Social e Psicólogo. Para participar, é preciso ter formação de nível superior no cargo pretendido, bem como registro no respectivo conselho  de classe.
 
A jornada de trabalho dos contratados será de 40 horas semanais e o salário de até R$ 3.000,00.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 105,00, serão efetuadas do dia 20 a 22 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h30min.

Seleção
O processo seletivo constará de prova de títulos (currículo) e o resultado será divulgado até 05 dias após entrega de documentos.
 
O resultado desta seleção simplificada será divulgado nos meios de comunicação do município e afixado no mural da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social por ordem de classificação e nota. 
 
A validade do certame será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogada.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 17 de maio de 2013, pág. 72 a 75.

Concurso Prefeitura de Anhumas (SP)

A Prefeitura de Anhumas, no estado de São Paulo, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou editais n° 01/2013 de concurso público e processo seletivo para provimento de 13 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 7.756,46 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Cargos do concurso público
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem (CR), Auxiliar de Serviços Gerais (03), Dentista (01), Educador Social (01), Gari (01), Médico (CR), Motorista (02), Operador de Máquinas (01), Trabalhador Braçal (03), Tesoureiro (01) e Visitador Sanitário (CR).

Cargos do processo seletivo
As chances são para os cargos de Auxiliar de Odonto, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Educador Social, Gari, Motorista e Trabalhador Braçal (todos para cadastro de reserva).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09h do dia 21 de maio até às 24h do dia 10 de junho de 2013.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 25,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas em escolas do Município de Anhumas, provavelmente, no dia 30 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.

A validade do concurso será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 02 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Anhumas.

Concurso CRF - SP 2013

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP divulgou edital de processo seletivo/concurso público Nº. 1, de 20 de maio de 2013, destinado à formação de cadastro reserva para os cargos de Agente Administrativo, Analista de Suporte, Consultor Farmacêutico, Designer Gráfico, Farmacêutico Fiscal e Jornalista.
 
As oportunidades são para níveis médio e superior, com salários entre R$ 1.677,65 e R$ 4.862,29 para carga horária de 40h semanais. São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais 5% das vagas.
 
Inscrição
Os interessados devem efetuar a inscrição no site www.nossorumo.org.br, das 10:00 do dia 27 de maio às 22:00 do dia 20 de junho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/ DF. A taxa de inscrição é de R$ 39,90 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, redação, prova discursiva, prova prática e títulos.
 
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 28 de julho de 2013, nas cidades de Registro, Sorocaba e São Paulo (SP), em locais e horários que serão comunicados oportunamente através de edital de convocação, a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgados através dos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crfsp.org.br, a partir do dia 17 de julho de 2013.
 
Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crfsp.org.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
As provas práticas estão previstas para os dias 14 e/ou 15 de setembro de 2013, em locais e horários a serem publicados no Diário Oficial da União (DOU) e divulgados através dos sites www.nossorumo.org.br e www.crfsp.org.br.
 
A Prova de Títulos e Experiência Profissional será aplicada somente para os seguintes cargos: Analista de Suporte, Consultor Farmacêutico, Designer Gráfico, Farmacêutico Fiscal e Jornalista.
 
Validade
A validade do certame será de 01 ano, prorrogável por igual período, a critério do CRF-SP, a contar da data da homologação do resultado do mesmo.

Prefeitura de Catas Altas (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, cidade localizada a 130 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, divulgou no Diário Oficial dos Municípios de 21 de maio de 2013, a abertura das inscrições para processo seletivo destinado à contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 24 de maio de 2013, no Departamento Pessoal da Prefeitura de Catas Altas, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
 
Outras informações por meio do telefone (31) 3832 -7113.

Vagas de estágio na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG)

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no estado de Minas Gerais, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado a estudantes, com idade mínima de 16 anos, regularmente matriculados e com freqüência efetiva nos cursos de ensino médio, cursos técnicos profissionalizantes de ensino médio e cursos de ensino superior.

O processo seletivo está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior e disponibiliza de 53 vagas para candidatos que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico em Magistério, Licenciatura em Pedagogia, curso superior de Informática, Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física, Técnico em Administração, Licenciatura ou Bacharelado em História, Técnico em Hospedagem, Superior em Direito (cursando no mínimo o 2° ano) e Bacharelado em Administração.

Os valores de Bolsa Auxílio previstos no Art. 2º da Lei Municipal 3.527/09 serão de:

- Nível Médio/Técnico 4h – 50% do menor piso salarial dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal – Atualmente R$ 339,00;

- Nível Superior 6h – 75% do menor piso salarial dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal – Atualmente R$ 508,50.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de maio de 2013, das 11:00 às 17:00, no Prédio Principal da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, situada à Praça dos Imigrantes 100, Lagoinha, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior. Não será cobrada taxa de inscrição.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 26 de maio de 2013, às 08 horas, na Escola Municipal Campos do Amaral, localizada à Rua Capitão Pádua, 984, Bairro Centro em São Sebastião do Paraíso.

A Prefeitura Municipal divulgará a partir de 13 de junho de 2013 a classificação final dos candidatos aprovados, após recursos, no sítio oficial do Município www.ssparaiso.mg.gov.br, como também no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, a partir das 16 horas.

O processo seletivo terá validade de até 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, ou até que haja o esgotamento de candidatos aprovados.

Concurso FURG (RS) 2013

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulgou edital n° 05/2013 de concurso público para provimento de cargos da Carreira de Servidor Técnico-Administrativo em Educação. O concurso oferece 04 vagas nos cargos de técnico em eletrônica e técnico de laboratório/fabricação mecânica (nível médio/técnico). A remuneração inicial é de R$ 1.912,99 por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas de 17 a 26 de junho de 2013, considerado o horário de Brasília-DF, exclusivamente pela internet, no sítio eletrônico www.progep.furg.br. A taxa é de R$ 70,00, devendo ser paga até o dia 27 de junho de 2013, pagável em toda a rede bancária.

A prova teórica está prevista para ser realizada em 28 de julho de 2013, sendo que a confirmação da data, horário e local será divulgada juntamente com a homologação das inscrições. A data, horário e local da prova prática será divulgada quando da publicação do resultado da prova teórica. O resultado de cada fase será divulgado no sítio eletrônico www.progep.furg.br.

O prazo de validade do concurso público é de 01 ano, contado da data da primeira publicação do Edital de Homologação do Concurso Público no Diário Oficial da União. No Edital de Homologação constarão a classificação e a nota final dos candidatos classificados.