Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vibrador pode ser o melhor amigo da mulher

Pesquisa realizada com mais de duas mil mulheres nos EUA indica que quem usa vibrador tem melhor vida sexual e toma mais cuidado com a saúde

Se quando alguém fala em vibrador você imediatamente pensa em “sacanagem”, é melhor pensar de novo. Os brinquedinhos sexuais podem proporcionar às mulheres sexo de melhor qualidade e até uma vida mais saudável, fisicamente e mentalmente. É o que mostra um estudo feito pelo Instituto Kinsey, da Universidade de Indiana, nos EUA. A pesquisa foi realizada com um grupo de 2056 mulheres com idades entre 18 e 60 anos. Destas, mais de 52% declararam já ter usado um vibrador.

De acordo com os dados do estudo, as mulheres que usam vibradores fazem mais exames ginecológicos periódicos e autoexames do que as outras. “O que o vibrador traz para as mulheres é uma coisa que não tem preço, que é o autoconhecimento. Muitas mulheres têm vergonha de se tocar, de conhecer seu corpo. E a mulher que se masturba, com ou sem vibrador, se conhece melhor e sabe quando uma secreção está alterada ou se há algo diferente em seu corpo”, defende a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, do ambulatório de sexualidade feminina da Unifesp.

O vibrador pode ser também um grande aliado da saúde psicológica. “Muitas mulheres não encontram prazer no sexo porque não aprenderam a se masturbar na puberdade. Quando uma mulher não consegue nunca atingir o orgasmo, ela sofre um baque em sua autoestima. Se sente incapaz, pensa que é frígida. Muitas vezes o que falta é uma estimulação do clitóris mais intensa. Neste caso, o vibrador é um excelente instrumento facilitador do orgasmo”, explica a psicóloga e sexóloga Dulce Barros. Com a vibração contínua dos brinquedinhos eróticos, as mulheres atingem o clímax mais rápido do que ao se masturbar com as mãos.

“Ao descobrir que sim, ela é capaz de ter orgasmos, a mulher se sente libertada, e acaba tendo uma percepção de si mesma muito diferente. A autoestima melhora milhões de vezes, e em todas as áreas: trabalho, relacionamento com amigos, família”, diz Dulce.

A paulistana Daniela conta que seu primeiro vibrador fez parte de um grande processo de melhoria sexual. “Quando terminei meu primeiro namoro sério, nosso relacionamento era praticamente assexuado. Foi então que comprei meu primeiro vibrador, e minha libido aumentou muito. Me liberei, me descobri e pude perceber do que eu gostava mesmo no sexo. Hoje sou mais confiante, consigo pedir o que quero aos meus parceiros. O sexo se tornou mais divertido e leve”.

Além de melhor amigo da mulher, o vibrador pode ser o melhor amigo do casal. O estudo do Instituto Kinsey mostra que o uso do vibrador faz com que as mulheres tenham melhor lubrificação, mais excitação e desejo. Uma das hipóteses defendidas pelos pesquisadores é que as experiências sexuais prazerosas obtidas pelo uso do vibrador levem as mulheres a sentir mais vontade de fazer sexo com um parceiro.

“A masturbação faz com que as mulheres descubram novas posições e fantasiem mais”, explica Carolina. Usar o vibrador, sozinha ou acompanhada, ajuda inclusive quando o casal vai para a cama sem nenhum acessório. “A mulher que se masturba tem mais condições de expressar para o parceiro quais tipos de estímulos funcionam para ela alcançar o orgasmo”, diz Dulce.

A carioca Carla usa vibradores há sete anos, e é defensora do uso a dois: “Acredito que o vibrador pode, sim, melhorar a vida sexual, porque traz novas sensações e pode abrir horizontes para que os parceiros se conheçam mais, conheçam melhor as reações do outro, enfim, descubram novas formas de dar e receber prazer, juntos”, conta.

Mas as mulheres não devem ser reféns dos brinquedinhos. Se a mulher só consegue ter orgasmo se masturbando com o vibrador, sozinha, e não sente prazer com um parceiro, pode ser um sinal de problema. “Com a masturbação a mulher aprende como desenvolver o orgasmo, e deve usar este conhecimento a seu favor, explicando para o parceiro como ele pode ajudá-la a ter prazer. A capacidade de sentir prazer é dela, e não do vibrador”, encerra Dulce.

Fonte Delas

Tudo sobre: Linfoma não-Hodgkin

Getty Images
É comum os linfonodos da região do pescoço apresentarem
 sintomas do câncer no sistema lifático
O que é Linfoma não-Hodgkin?
Linfomas são neoplasias (crescimento das células) malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções.
Existem trinta ou mais subtipos de linfomas específicos, mas para simplificar a classificação muitos oncologistas agrupam os vários subtipos de acordo com a velocidade média de crescimento e progressão do linfoma: muito lentamente (baixo grau) ou muito rapidamente (alto grau ou agressivo).
Graças ao conhecimento da maneira pela qual os tipos específicos de linfoma progridem, pode-se determinar a possibilidade de progressão lenta ou rápida e os tipos de terapia necessários a esses subtipos.
A classificação dos tipos específicos de linfoma leva em consideração o padrão da biópsia do linfonodo feita ao microscópio e o tipo celular predominante dos linfócitos (T ou B).
 O número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, particularmente entre pessoas acima de 60 anos por razões ainda não esclarecidas.
Fatores de risco
Os poucos conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de Linfomas Não-Hodgkin são:
Sistema imune comprometido: pessoas com deficiência de imunidade, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus EpsteinBarr, HTLV1, e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas), têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma
 
Exposição Química: os Linfomas Não-Hodgkin estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar os riscos para doença
Exposição a altas doses de radiação. Tomam medicamentos devido ao transplante de órgãos.
É importante salientar que muitos indivíduos com linfoma não se incluem nesses grupos de risco, e também que a maioria dos que se encontram nesses grupos nunca desenvolve a doença.
Sintomas de Linfoma não-Hodgkin
Muitos pacientes costumam notar linfonodos aumentados no pescoço, axilas ou virilha. O aumento dos linfonodos é menos frequente próximo às orelhas, cotovelo, na garganta ou próximo às amídalas.
Raramente, a doença pode se iniciar em outro local, como ossos, pulmões ou pele. Nesses casos, os pacientes costumam apresentar sintomas referentes ao envolvimento local, como dor óssea, tosse, dor no peito, erupções ou nódulos na pele.
Os pacientes também podem apresentar sintomas como febre, calafrios, suor exagerado (principalmente à noite), fadiga, perda de apetite ou perda de peso e durante o exame médico, pode ser percebido o baço aumentado.
Em alguns casos, é possível que a doença seja descoberta somente durante um exame médico "de rotina" ou enquanto o paciente esteja sob tratamento de uma condição não relacionada.
Principais sintomas
  • Aumento dos linfonodos do pescoço, axilas e/ou virilha
  • Sudorese noturna excessiva
  • Febre
  • Prurido (coceira na pele)
  • Perda de peso inexplicada.
Diagnóstico de Linfoma não-Hodgkin
São necessários vários tipos de exames para o diagnóstico adequado dos Linfomas Não-Hodgkin. Esses exames permitem determinar o tipo exato de linfoma e esclarecer outras características, cujas informações são úteis para decisão da forma mais eficaz de tratamento a ser empregado.
Getty Images
Formação de células cancerígenas
Biópsia
Durante a biópsia, é retirada pequena porção de tecido (em geral linfonodos) para análise em laboratório de anatomia patológica. Há vários tipos de biópsia, incluindo os seguintes:
Biópsia excisional ou incisional: através de uma incisão na pele, retirase o linfonodo por inteiro (excisional) ou uma pequena parte do tecido acometido (incisional). É considerado o padrão de qualidade para o diagnóstico dos linfomas
Punção aspirativa por agulha fina: retira-se pequena porção de tecido por aspiração através de agulha
Biópsia e aspiração de medula óssea: retira-se pequena amostra da medula óssea (biópsia) ou do sangue da medula óssea (aspiração) através de uma agulha. Este exame é necessário para definir se a doença estende-se também à medula óssea, informação importante que pode ter implicações no tratamento a ser empregado
Punção lombar: retira-se pequena porção do líquido cerebroespinhal (líquor), que banha o cérebro e a medula espinhal (não confundir com medula óssea). Esse procedimento determina se o sistema nervoso central foi atingido.
Exames de Imagem
Estes exames são usados para determinar a localização dos sítios acometidos pela doença:
Radiografias de tórax: podem detectar tumores no tórax e pulmões
Tomografia Computadorizada: visualiza internamente os segmentos do corpo por vários ângulos, permitindo imagens detalhadas
Ressonância Nuclear Magnética (RNM): também produz imagens detalhadas dos segmentos corporais
Cintigrafia com Gálio: uma substância radioativa que, ao ser injetada no corpo, concentra-se principalmente em locais comprometidos pelo tumor. Uma câmera especial permite ver onde o material radioativo se acumulou, e determinar o quanto se disseminou a doença.
Estudos celulares
Junto com biópsias e exames de imagem, são utilizados alguns testes que ajudam a determinar características específicas das células nos tecidos biopsiados, incluindo anormalidades citogenéticas tais como rearranjos nos cromossomos, comuns nos linfomas. Esses testes permitem também realizar estudos de receptores para antígenos específicos nas células linfomatosas, que servem tanto para definir a origem celular, como também para estimar o prognóstico do paciente. Estes testes incluem:
Imunohistoquímica: anticorpos são utilizados para distinguir entre tipos de células cancerosas
Estudos de Citogenética: determinam alterações no cromossomos das células
Citometria de Fluxo: as células preparadas na amostra são passadas através de um feixe de laser para análise
Estudos de Genética Molecular (Biologia Molecular): testes altamente sensíveis com DNA e RNA para determinar alterações genéticas específicas nas células cancerosas.
Novos testes e procedimentos diagnósticos estão surgindo a partir de trabalhos com a análise do genoma e expressão gênica. Parecem trazer informações importantes no futuro, mas na atualidade ainda são experimentais.
Classificação
Classificar o tipo de linfoma pode ser uma tarefa bastante complicada, mesmo para hematologistas e patologistas. Os Linfomas Não-Hodgkin são, de fato, um grupo complexo de quase 40 formas distintas desta doença.
Após o diagnóstico, a doença é classificada de acordo com o tipo de linfoma e o estágio em que se encontra (sua extensão). Estas informações são muito importantes para selecionar adequadamente a forma de tratamento do paciente, e estimar seu prognóstico.
Os Linfomas Não-Hodgkin são agrupados de acordo com o tipo de célula linfoide, se linfócitos B ou T. Também são considerados tamanho, forma e padrão de apresentação na microscopia. Para tornar a classificação mais fácil, os linfomas podem ser divididos em dois grandes grupos: indolentes e agressivos.
Os linfomas indolentes têm um crescimento relativamente lento. Os pacientes podem apresentar-se com poucos sintomas por vários anos, mesmo após o diagnóstico. Entretanto, a cura nestes casos é menos provável do que nos pacientes com formas agressivas de linfoma.
Esses últimos podem levar rapidamente ao óbito se não tratados, mas, em geral, são mais curáveis. Os linfomas indolentes correspondem aproximadamente a 40% dos diagnósticos, e os agressivos, aos 60% restantes.
Estadiamento
Uma vez diagnosticada a doença, segue o procedimento denominado estadiamento. Consiste em determinar a extensão da doença no corpo do paciente. São estabelecidos quatro estágios, indo de I a IV. No estágio I observa-se envolvimento de apenas um grupo de linfonodos. Já no estágio IV temos o envolvimento disseminado dos linfonodos. Além disso, cada estágio é subdividido em A e B (exemplo: estágios 1A ou 2B). O "A" significa assintomático, e para pacientes que se queixam de febre, sudorese ou perda de peso inexplicada, aplica-se o termo "B".
Tratamento de Linfoma não-Hodgkin
A maioria dos linfomas é tratada com quimioterapia, radioterapia, ou ambos. A imunoterapia está sendo cada vez mais incorporada ao tratamento, incluindo anticorpos monoclonais e citoquinas, isoladamente ou associados à quimioterapia.
A quimioterapia consiste na combinação de duas ou mais drogas, sob várias formas de administração, de acordo com o tipo de Linfoma Não-Hodgkin. A radioterapia é usada, em geral, para reduzir a carga tumoral em locais específicos, para aliviar sintomas relacionados ao tumor, ou também para consolidar o tratamento quimioterápico, diminuindo as chances de recaída em certos sítios no organismo mais propensos à recaída.
Para linfomas com maior risco de invasão do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal), faz-se terapia preventiva, consistindo de injeção de drogas quimioterápicas diretamente no líquido cérebro-espinhal, e/ou radioterapia que envolva cérebro e medula espinhal. Naqueles pacientes que já têm envolvimento do sistema nervoso no diagnóstico, ou desenvolvem esta complicação durante o tratamento, são realizados esses mesmos tratamentos; entretanto, as injeções de drogas no líquido cérebro-espinhal são feitas com maior freqüência.
Imunoterapias, particularmente interferon, anticorpos monoclonais, citoquinas e vacinas tumorais estão sendo submetidos a estudos clínicos para determinar sua eficácia nos Linfomas Não-Hodgkin. Para algumas formas específicas de linfoma, um dos anticorpos monoclonais já desenvolvidos, denominado Rituximab, mostra resultados bastante satisfatórios, principalmente quando associada à quimioterapia. No caso dos linfomas indolentes, as opções de tratamento podem ir desde apenas observação clínica sem início do tratamento, até tratamentos bastante intensivos, dependendo da indicação mais adequada.
Prevenção
Assim como em outras formas de câncer, uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes obtidos das verduras e frutas, assim como outros hábitos que reforçam as defesas do sistema imunológico podem ter efeito protetor contra o desenvolvimento de Linfomas Não-Hodgkin.
Previna o câncer reforçando as suas defesas.
Fonte Minha Vida

Correr com orientação adequada diminui a dor nas costas

Proteja sua coluna; combinando o treino a exercícios de fortalecimento muscular

A dor nas costas é um termo popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna dorsal (o meio da coluna,respectivamente.

Dependendo da região das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da Saúde. O número só vem atrás do total de vítimas de dor de cabeça.

Praticada com acompanhamento adequado, a atividade física age de forma preventiva. Isso porque ela fortalece os músculos que dão sustentação à coluna e combate a obesidade (que exige demais do esqueleto).

Mas a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura abdominal, flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os praticantes de corrida.

O uso de tênis e palmilhas inadequados também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos atrás da coxa e das costas, na região lombar. E faça abdominais, porque é a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).

Fonte Minha Vida

Má postura gera dor nas costas e problemas à saúde

Cuidados ao dormir ou sentar melhoram a qualidade de vida

A maioria das pessoas com má postura ou dor querem descobrir um exercício milagroso que irá curar os seus problemas. Claro, os exercícios ajudam e fazem parte do tratamento para cuidar da dor e da postura.

Mas na grande maioria das vezes, são as pequenas coisas em nossas vidas diárias que deveriam passar por alguns ajustes. Com isso, aqui está uma pequena lista de atividades para ficarem atentos.

No carro: perceba se você fica desleixado, pendendo mais para um lado do que para o outro, e talvez com uma mão mais alta sobre o volante que a outra, causando-lhe um ombro mais alto do que o outro.

Tente mudar de posição frequentemente, principalmente se você passa muito tempo no carro. A melhor posição será sempre as mãos no dez e dois (posiçao do relógio).

Mantendo suas costas retas e alinhadas contra o assento. Este deve estar reto permitindo que não seja necessário levar a cabeça à frente para conseguir enxergar.

No escritório: a postura na mesa é muito importante. Por ficar, na mesma posição por várias horas, isso pode ter grandes repercussões em sua saúde.

Levante-se muitas vezes e fique atento para qualquer posição que você se sinta confortável por muito tempo, essa não é a posição mais correta para você se manter.

Tente organizar sua mesa para ser mais amiga da sua coluna, colocando as pastas e materiais mais usados ao alcance das suas mãos.

Dormindo: nossa postura na hora do sono é um dos aspectos mais negligenciados da nossa vida. Passa-se em média oito horas (ideal) por noite em uma ou várias posições que podem ter um grande impacto sobre a sua postura durante o dia.

Dormir com vários travesseiros empilhados ou um travesseiro muito alto, leva ao excesso de alongamento dos extensores do pescoço, possivelmente contribuindo para uma anteriorização da cabeça e uma possível lordose cervical e cifose torácica ("corcunda").

Apertar os lençóis da cama sobre os seus pés, deixando-os em uma planti-flexão, pode levar a limitação da mobilidade do tornozelo, afetando a mecânica do corpo inteiro, desde andar até sentar.

Dormir de barriga para baixo contribui para uma curva lordótica excessiva, que podem levar a forças de compressão exageradas para a sua coluna lombar.

A melhor posição para dormir é de lado, com os dois joelhos dobrados, travesseiro entre os joelhos e a cabeça repousando sobre um travesseiro único.

Ou se preferir de decúbito dorsal (de costas) com um travesseiro sob os joelhos, lençois não apertados, e, novamente, um único travesseiro para a cabeça.

Fazer exercícios, fortalecer seu abdômen, relaxar e procurar a ajuda de um profissional é sempre muito importante. Mas, precisamos prestar mais atenção aos nossos corpos quando eles não estão em movimento.

São pequenas coisas como estas que se somam e contribuem para uma vida de dores constantes e irritantes. De vez em quando volte sua antenção para o seu interior e pergunte a si mesmo, se esteve naquela posição por muito tempo e se poderia fazer algo para tornar sua postura mais correta e preservar sua coluna.

Antes que você perceba, a dor que uma vez o impediu de fazer tarefas diárias normais terá desaparecido e se tornado uma coisa do passado.

Fonte Minha Vida

Síndrome faz garoto autista de 5 anos mastigar até as cortinas de casa

sindromegaroto
Zach e as cortinas de sua casa, que ele comeu
Zach tem um raro distúrbio que o faz comer qualquer coisa

Zach Tahir, um garoto de apenas cinco anos de idade, está sofrendo com um raro distúrbio que não o deixa distinguir a comida de objetos. Ele, que é autista e não consegue falar, tenta mastigar qualquer coisa que esteja em sua frente — até as paredes.

E o problema está afetando até sua mãe, Rachel, de 32 anos, que vive com ele e uma irmã de dois anos em Salford, perto de Manchester, na Inglaterra. Além de estar exausta por ter que passar o dia todo evitando que ele mastigue as coisas, ela precisa trocar sempre as cortinas e peças da casa que ele mastigou.

Para tentar ajuda, Rachel está mantendo um tipo de "diário" no Facebook, em que ela posta fotos do que ele tentou mastigar, todo dia, segundo o tabloide The Sun.

— Zach tem a síndrome de Pica, o que faz ele querer comer quase tudo. Ele normalmente dorme duas horas por noite, mas varia. O resto do tempo ele está fazendo barulho e comendo qualquer coisa que ele consiga pegar. Recentemente, saco de dormir. Ele comeu o lado de dentro de dois deles.

Os "petiscos" favoritos de Zach incluem papel, roupa, lama, musgo, pedras e cabelo. Sua mãe, é claro, tenta impedir que ele coma essas coisas, mas diz que ele é muito rápido.

Agora ela tenta desesperadamente levantar 15 mil libras (cerca de R$ 48 mil) para construir um quarto seguro para Zach, sem nada que ele possa mastigar.

Fonte R7

Instituto de Infectologia Emílio Ribas - SP

O Instituto de Infectologia "Emílio Ribas" realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 25 de maio, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, Avenida Dr. Arnaldo, nº. 165, Cerqueira César, São Paulo-SP ou pelo www.crh.saude.sp.gov.b
r

Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.862,64

Cargo:
Médico - Cirurgia

Provas:
Prova objetiva: 14 de junho

Prefeitura de Presidente Bernardes - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Bernardes, Estado de São Paulo, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo para o preenchimento de 08 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 1.541,08 por carga horária de 12 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de social do cras, cadastrador do programa de transferência de renda, coordenador do programa esporte social, médico psiquiatra, orientador do cras, professor do programa esporte social e psicólogo do cras.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.apiceconcursos.com.br no período de 24 de maio a 03 de junho de 2012, podendo ser pagas até a data limite de 04 de junho de 2012. As taxas variam de R$ 35,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos que não tem acesso ao computador poderão realizar as inscrições na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Sala Acessa São Paulo, situada à Rua Antônio de Almeida, nº46, Centro, e no Telecentro localizado na Rua Padre Anchieta nº260, centro ao lado da Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00, das 13h00 às 16h00.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano a partir da Homologação do Resultado Final publicado no jornal de circulação regional, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Presidente Bernardes, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Nova Trento (SC) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado edital Nº. 001/2012 de processo seletivo da prefeitura de Nova Trento, Estado de Santa Catarina. A seleção visa preencher 15 vagas de nível superior para o cargo de Médico, com salário de até R$ 7.434,41 mais abono de R$ 106,97 e 20% insalubridade.
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, no período de 28 a 30 de maio de 2012, no horário das 8h30min às 11h30mim e das 14h às 17h, junto à Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, situada na Rua Nereu Ramos, nº 164, Centro, Nova Trento/SC.
A seleção se dará com base apenas em análise curricular.
A avaliação curricular será realizada na data provável de 01 de junho de 2012.
A classificação final está prevista para ser divulgada a partir do dia 08 de junho de 2012.
A validade do processo seletivo será até o dia 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado por mais 06 meses.

Concurso Prefeitura de Senhora de Oliveira - MG

Encontra-se aberto o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Senhora de Oliveira, Estado das Minas Gerais. O edital que rege este concurso é o de número 001/2012 e os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 de julho a 22 de agosto de 2012, presencialmente na sede da prefeitura de Senhora Oliveira, situada à Praça São Sebastião, nº 26, Centro. Pela internet o endereço para realizar às inscrições é o seguinte: www.rumocertoservicos.com.br.
O concurso acontece sob a responsabilidade da empresa Rumo Certo Serviços e oferece 55 vagas nos níveis fundamental, médio/técnico e superior. Vale ressaltar que destas 55 chances, 05 destinam-se a pessoas portadoras de deficiência.
Os cargos são para Operador de UTC, Auxiliar de Obras e Serviços, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Administração, Guarda Patrimonial, Motorista, Controlador Interno, Técnico em Enfermagem, Professor Municipal I, com remuneração de até R$ 1.250,00. A taxa de participação varia entre R$18,00 e R$ 35,00.
As provas objetivas serão realizadas no dia 21 de outubro de 2012, em local e horário a ser divulgado em data posterior. Os gabaritos serão publicados no primeiro dia útil após a aplicação das provas.
Terminada a avaliação das provas serão divulgadas as notas da classificação final, ficando a Prefeitura apta a convocar os aprovados para a comprovação dos requisitos e realização dos Exames Médicos Admissionais. A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação.
A validade do concurso público será de dois anos contados a partir da homologação final dos resultados.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campo Novo de Rondônia - RO

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, Estado de Rondônia, lançou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 100 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 4.045,00 por carga horária variada de 20, 25 e 40h semanais.
O concurso será executado através do Instituto Brasileiro de Eventos Seleção e Treinamentos - IBEST. Do total de vagas do concurso, 5% serão providos na forma do Decreto Federal n.º 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal n.º 5.296/2004.
Cargos
As chances são para cargos de bioquímico, engenheiro civil, médico, nutricionista, professor, psicólogo, técnico de nível superior, agente administrativo, agente de gestão escolar, agente de gestão escolar, agente de gestão pública - agente administrativo, fiscal municipal - fiscal de meio ambiente, motorista, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em informática e demais cargos.
Inscrições
As inscrições ficarão abertas pela internet, no endereço eletrônico www.ibestconcursos.com.br, até às 20 horas de 03 de Junho de 2012. Todos os horários fazem referência ao oficial de Rondônia.
Taxas
Nível Fundamental Incompleto/Completo - R$ 35,00;
Nível Médio e Técnico - R$ 50,00;
Nível Superior - R$ 70,00.
Provas
A prova objetiva tem como data prevista para aplicação o dia 24 de Junho de 2012, todas as provas terão duração de 04 horas com inicio às 08h e término as 12h, em locais a serem divulgados. O gabarito preliminar estará à disposição dos interessados a partir do dia 24 de junho de 2012.
Validade
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Blumenau - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Blumenau, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital N° 005/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 24 vagas para cargo de médico. Os profissionais serão contratados sob o regime estatutário e receberão salários que variam de R$ 1.819,53 a R$ 9.461,58 em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
As inscrições seguem abertas até o dia 04 de junho de 2012, via internet, pelo site www.blumenau.sc.gov.br.
A seleçao dos candidatos será feita por meio da análise de títulos de cursos na área da saúde.
O resultado final da homologação da classificação dos candidatos será disponibilizado no endereço eletrônico www.blumenau.sc.gov.br, no dia 25 de junho de 2012, após as 17h.
O prazo de vigência do certame é de 12 meses, contado da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SEMUS.

Edital / Publicações

Prefeitura de Tabaporã (MT) abre processo seletivo

O Município de Tabaporã, Estado do Mato Grosso, lançou edital (nº. 001/2012) de processo seletivo que visa preencher 11 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. A remuneração é de até R$ 735,00 mais 10% de insalubridade, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, entre os dias 28 de maio a 11 de junho de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Dr. Carlos Vidoto, s/nº, centro/Anexo ao Hospital Municipal de Tabaporã - MT ou no PSF III, localizado na Agrovila, do P.A Mercedes I e II, das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, exceto aos sábado, domingos, feriados e ponto facultativos.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 17 de junho de 2012, às 08h00, na Escola Municipal Menino Jesus, sito a rua João Malonyai, nº 404-E, bairro Centro, de Tabaporã-MT.
O resultado do processo seletivo será divulgado e disponibilizado, a partir do dia 20 de junho de 2012.

Validade

O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, a contar da data da publicação do seu resultado e homologação final, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Acorizal (MT) lança edital de processo seletivo

Prefeitura de Acorizal, Estado do Mato Grosso, lança edital Nº.002/GP/2012 para realização de processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de Agentes Comunitários de Saúde do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde) e PASCAR (Programa de Agente Comunitário de Saúde de Assentamentos Rurais). O salário é de até R$ 871,00, com carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições serão efetuadas entre o dia 28 de maio e 08 de junho de 2012, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Acorizal, situada na Av. Honorato Pedroso de Barros, s/n, Centro, Acorizal-Mt. Fone: (65) 3353-1341, das 08h às 11h e das 14h às 17h. A inscrição é gratuita e só pode ser feita pelo candidato.
As provas objetiva e discursiva serão realizadas na data provável de 16 de junho de 2012, com início às 8:00h e término às 11h, no Centro de Inclusão Digital, localizado na Av. Honorato Pedroso de Barros, s/n, Centro Norte, Acorizal-MT.
O processo seletivo terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal de Acorizal-MT.

Concurso UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou edital nº 04/2012 de Processo Seletivo para preencher vagas nos cargos de Professor Temporário e Substituto. As vagas disponíveis são para Departamento de Arquitetura, Departamento de Artes Visuais, Departamento de Assistência e Orientação Profissional, Departamento de Biofísica, Departamento de Botânica, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de Ciências Administrativas, Departamento de Ciências dos Alimentos, Departamento de Ciências dos Alimentos, Departamento de Ciências Morfológicas, Departamento de Ciências Morfológicas, Departamento de Comunicação, Departamento de Direito Econômico e do Trabalho, Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito, Departamento de Engenharia Química.
Para se inscrever os candidatos deverão acessar o site www.ufrgs.br e preencher a ficha de inscrição. O valor da taxa de inscrição será de R$ 16,00 para funções com 20 horas semanais e R$ 22,00 para 40 horas semanais. O período para realizar a inscrição se encerra dia 03 de junho de 2012.
Os candidatos serão avaliados e classificados a partir da avaliação curricular e titular.

Edital / Publicações

Prefeitura de Vila Velha (ES) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vila Velha no Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Sáude, realizará processo seletivo Nº. 003/2012 para preenchimento de empregos vagos contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades de excepcional interesse público na área de saúde-SEMSA para cadastro de reserva. 06 vagas de nível médio, com remuneração de até R$ 820,00.
Fica reservado o percentual de 5%, das vagas para candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com sua aptidão.
Cargos: Auxiliar de Enfermagem, Assistente Público Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Apoio a Informática, Motorista e Técnico em Radiologia.
Os interessados poderão se inscrever de 28 a 30 de maio de 2012, no endereço Av. Castelo Branco 1803, Centro-Vila Velha (Secretaria Municipal de Saúde) Sl 104. A Ficha de inscrição deverá ser impressa pelo site www.vilavelha.es.gov.br.
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
O processo seletivo terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Jequié - BA

A prefeitura de Jequié, localizada no sudoeste da Bahia, à 365 km da capital Salvador, acaba de publicar seu mais recente edital (n° 001/2012) de concurso público para provimento efetivo de 237 vagas, que serão distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 1.293,08, em jornadas de 20, 24, 30 e 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são destinadas à pessoas portadoras de necessidades especiais.
Cargos do concurso de Jequié
Agente administrativo, agente de trânsito, arquiteto, arquivologista, assistente social, assistente social, auxiliar de ensino, atendente de consultório dentário, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico bioquímico, fiscal de inspeção em vigilância sanitária, fiscal de obras, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, guarda municipal, interprete e tradutor de libra, instrutor de braile, instrutor de libras, médico, museólogo, nutricionista, odontólogo, operador de central de radiopatrulhamento, pedreiro, professor nas disciplinas de (artes, biologia, pedagogia, educação física, geografia, história, inglês, pedagogia - anos iniciais, língua portuguesa e matemática), psicólogo, técnico em contabilidade, técnico em edificação, técnico de informática, técnico de laboratório, técnico de radiologia, telefonista, terapêuta ocupacional, topógrafo e visitador.
Inscrições

As inscrições presenciais devem ser realizadas até o dia 06 de junho, das 08:00 às 18:00 horas nos dias úteis, no Posto de atendimento instalado pela MSM Consultoria, situada a Rua 15 de novembro, 14-B Centro ou através da internet no endereço eletrônico, http://www.msmconsultoria.com.br/2012/pm_jequie/inscricoes/, até o dia 07 de junho de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 80,00, de acordo com o cargo escolhido.
Provas

As provas serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Jequié de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada Praça Duque de Caxias, S/Nº, Jequiezinho, Jequié-BA, e no endereço eletrônico: www.msmconsultoria.com.b]r .
Gabarito concurso Jequié

O gabarito oficial de respostas das provas objetivas será publicado no dia 18 de junho de 2012.
Validade

O prazo de validade do Concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Prefeitura de Vila Velha (ES) abre vagas para Agente Comunitário

Prefeitura de Vila Velha, Espírito Santo, divulgou resumo do edital N°. 002/2012 de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, entre os dias 28 e 31 de maio de 2012, por meio da impressão da ficha de inscrição diretamente no site www.vilavelha.es.gov.br, a serem preenchidas e entregues na sede da SEMSA no 1º andar, sala 105, situada à rua Castelo Branco 1803, Centro, das 8:30 às 11:30h e das 13:30 às 16:30h.
A data, local e horário da prova objetiva será divulgada através do site www.vilavelha.es.gov.br.

Concurso Prefeitura de Bataguassu (MS)

A Prefeitura de Bataguassu, Estado do Mato Grosso do Sul, realizará concurso público N° 002/2012 para preenchimento de empregos vagos em seu quadro de funcionários. A SP- Concursos é a responsável pela organização do certame, que oferece 28 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.323,51 em carga horária de 12 e 35h semanais.
Inscrições
As inscrições serão recebidas no período de 28 de maio a 01 de junho de 2012, das 09:00 às 16:00 horas (DF), no Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais – SIMDFPM, Rua Brasilândia, n. º 495, Centro, Município de Bataguassu/MS.

Cargos e Taxas
Agente de Endemias - R$ 30,00;
Fiscal de Inspeção e Vigilância Sanitária e Assistente Administrativo - R$ 40,00;
Médicos - R$ 70,00.

Provas
As informações sobre datas, horário(s) e local(is) para a realização das provas serão divulgadas, por meio de Edital de Convocação, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, na Imprensa Oficial ou Jornal local; nos sites www.bataguassu.ms.gov.br e www.spconcursos.com.br; ou na listagem afixada no mural da Prefeitura Municipal de Bataguassu.

Validade
O prazo de validade do concurso público ser á de 2 anos, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Bataguassu, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Santa Rosa do Sul (SC) abre vagas no SAMU

A Prefeitura de Santa Rosa do Sul, Estado de Santa Catarina, abriu inscrições para processo seletivo N° 02/2012, destinado ao preenchimento de 03 vagas para Técnico em Enfermagem (SAMU) de nível médio com salário de R$ 1.076,09 para carga horária de 44 hs semanais, sendo 12 horas ininterruptas por 36 de descanso.
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, até às 15:00 horas do dia 08 de junho de 2012, através do site: www.concursul.com.br.
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012, das 09:00 hs às 12:00 hs, tendo por local a Escola Municipal de Ensino Básico Governador Pedro Ivo Campos, sita na Rua Jovino Genuino Pereira, sn, Bairro Vila Albina, Santa Rosa do Sul/SC (próximo ao restaurante D'Itália).
O gabarito e um exemplar de cada prova será disponibilizado no site www.concursul.com.br no dia 17 de junho de 2012 e no Mural Pública da Prefeitura o gabarito no dia 18 de junho de 2012.

Edital / Publicações

Prefeitura de Igarapé-Miri (PA) abre 173 vagas

A Prefeitura de Igarapé-Miri, Estado do Pará, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva ao Cargo de Agente Comunitário de Saúde - ACS.
O certame destina-se a selecionar candidatos para cargo de nível fundamental, para o preenchimento de 173 vagas, sendo: 52 vagas disponíveis e 121 vagas para formação de cadastro de reserva. O ocupante do cargo de Agente Comunitário de Saúde exercerá suas atividades em jornada de trabalho de quarenta (40) horas semanais, recebendo vencimento básico de R$ 622,00.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas através do Portal da FIDESA -www.fidesa.org.br, até o dia 15 de junho de 2012.
A prova objetiva será realizada na cidade de Igarapé-Miri, no dia 05 de agosto de 2012, com duração de três (3) horas, no horário de 13:00 às 16:00 horas. Os locais e horário de realização da Prova Objetiva, que constam no Cartão de Confirmação de Inscrição dos candidatos, serão publicados no Portal da Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri e no Portal da FIDESA.
O caderno de questões e o gabarito da prova objetiva serão disponibilizados no Portal da FIDESA, no prazo de até 24 horas após a realização da Prova Objetiva.
O certame terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do Resultado Final, pela Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da referida Prefeitura.

FAMESP abre vaga para o Hospital Estadual de Bauru

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar de São Paulo divulgou vários editais de abertura de processo seletivo para contratação de funcionários em diversos níveis, para prestar serviços no Hospital Estadual Bauru e Hospital Manoel de Abreu.
Cargos:
Recepcionista, motorista, Auxiliar de Manutenção, Jardineiro, Auxiliar de Jardinagem, motociclista, técnico em nutrição, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, lactarista, auxiliar de cozinha, nutricionista, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em ressonância magnética, fisioterapeuta locomotor, fisioterapeuta respiratótio, técnico em refrigeração, técnico em edificações, médico cardiologista, médico cardiologista pediátrico, médico cirurgião geral, médico gastroenterologista adulto, médico nefrologista adulto, médico oncologista pediátrico, médico ortopedista pediátrico, médico pediatra, médico reumatologista, médico terapia antálgica, médico oftalmologista glaucoma, médico cirurgião oncológico, médico pneumologista pediátrico.
Inscrições:
Os interessados poderão efetuar suas inscrições retirando a ficha de inscrição no endereço eletrônico www.famesp.fmb.unesp.bre na data que compreenderá 30 de maio a 08 de junho de 2012. A taxa de inscrição será de acordo o cargo a ser exercido e oscila entre R$ 20,00 e R$ 100,00. Haverá posto de ajuda aos candidatos para obterem acesso à internet e imprimir os boletos no Recursos Humanos Famesp de Botucatu , que situa-se à Rodovia João Butignolli.
Provas:
Haverá prova objetiva com questões de múltipla escolha que ocorrerão na cidade de Bauru no dia 16 de junho de 2012. O local para que ocorram às provas será às dependências da Escola Estadual Christino Cabral, Rua Gerson França, nº 19-165, Jardim Estoril, Bauru, São Paulo. Haverá ainda prova de títulos e avaliação curricular.
Validade:
O período de validade do concurso será de 06 meses, que serão contados a partir da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Acará - PA

Com a finalidade de preencher 875 vagas, a Prefeitura de Acará, no Pará, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 6.500,00, dependendo da função ocupada.
Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerias, Coveiro, Vigia, Motorista, Auxiliar de Administração, Assistente de Biblioteca, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Advogado, Assistente Social, Nutricionista, entre outros.
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://fibrapara.edu.br no período de 28 de maio a 12 de junho de 2012.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 45,00;
Nível médio: R$ 65,00;
Nível superior: R$ 85,00.
Prova
As provas serão realizadas em data, local e horário a serem determinados pela Coordenação Geral do Concurso e divulgados no Município e no site http://fibrapara.edu.br com antecedência mínima de 10 dias.
Os títulos deverão ser entregues à coordenação do concurso, na ocasião da prova teórica, todos em fotocópias, acompanhadas do original, para devida conferência.
Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itaberaba - BA

O município de Itaberaba, Estado da Bahia, publicou edital N° 01/2012 de concuro público de provas e títulos para o provimento de vários cargos do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Itaberaba. O concurso será executado através da empresa SEPROD - Serviço de Processamento de Dados.
São oferecidas 201 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.100,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
Professor, médico, biomédico, farmacêutico, enfermeiro, engenheiro civil, bioquímico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem, assistente administrativo e demais cargos.
Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 14 de junho de 2012, no site www.seprod.com.br.
Cargos
Ensino Superior Completo - R$ 75,00;
Professor - R$ 75,00;
Ensino Médio e Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 35,00.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 08 de julho de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O Gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Monções (SP)

Encontra-se aberto o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Monções, Estado de São Paulo. O edital que rege este concurso é o de número 002/2012 e os interessados poderão se inscrever até o dia 02 de junho de 2012, através do endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br
O concurso acontece sob a responsabilidade da Mil Consultorias e oferece 03 vagas nos cargos de Médico Clínico Geral e Supervisor Municipal de Ensino Fundamental, com remuneração de até R$ 5.547,39 para Médico e R$ 3.754,70 para Supervisor Municipal de Ensino Fundamental. A taxa de participação varia entre R$60,00 e R$ 100,00.
As provas objetivas serão realizadas no dia 17 de junho de 2012, às 9h, em local a ser definido posteriormente e publicado no site de inscrição. Os gabaritos serão publicados provavelmente no dia seguinte, lembrando que os candidatos ao cargo de operador de máquinas serão submetidos à prova prática, que acontecerá em data a ser divulgada posteriormente.
Terminada a avaliação das provas serão divulgadas as notas da classificação final, ficando a Prefeitura apta a convocar os aprovados para a comprovação dos requisitos e realização dos Exames Médicos Admissionais. A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação e a validade do presente concurso público será de dois anos contados da homologação final dos resultados.

Prefeitura de Urupema - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Urupema, Estado de Santa Catarina, lançou edital N º 004/2012 de processo seletivo para a contratação de pessoal em seu quadro de servidores públicos municipal. Ao todo serão disponibilizadas 04 vagas para cargos de níveis médio e superior. O certame será realizado pela Empresa Intelectus – Instituto de Desenvolvimento LTDA. A remuneração inicial varia entre as cifras de R$ 924,70 e R$ 11.846,00

Cargos: Médico ESF, Técnico em Higiene Dentária, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta (Unidade Municipal de Saúde)
As inscrições para o Processo Seletivo deverão ser realizadas, via internet, no endereço eletrônico www.intelectussc.com.br, até as 23:59 horas do dia 08 de junho de 2012.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para cargos de nível médio e R$ 70,00 para nível superior.
A prova objetiva, para todos os cargos, terá duração de 02 horas e será realizada, provavelmente, no dia 17 de junho de 2012 com início às 10 horas e término às 12 horas, em local a ser determinado e divulgado no site oficial da organizadora www.intelectussc.com.br.
A validade do Processo Seletivo será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério da Administração Pública Municipal de Urupema.

Campanha no YouTube alerta sobre câncer de pele

Vídeo traz depoimentos; a cada visualização, entidade receberá R$ 0,10

Uma campanha no YouTube pretende chamar a atenção sobre o câncer de pele. Promovida pelo Instituto Oncoguia, tem por objetivo informar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.


A cada visualização do vídeo, a Sunlace, fabricante de protetores solares, doará R$ 0,10 para a instituição, que irá promover mais ações de alerta contra o câncer de pele.


"A marca Sunlace apoia a iniciativa do Instituto Oncoguia por reconhecer seu trabalho de apoio ao tratamento e à prevenção. Nosso objetivo é que o vídeo promova a conscientização, principalmente dos jovens, cuja principal atitude para prevenção é o uso do protetor solar" comenta a diretora geral, Deborah Jabur.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que até 2013 cerca de 62 mil novos casos de câncer da pele não melanoma poderão ser registrados em homens e o número aumenta para mulheres, podendo chegar a 71 mil casos. No Brasil, o tumor é incidente em ambos os sexos e a exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco.

"O melanoma é menos frequente do que os outros tumores da pele", afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. Entretanto, é o mais letal. No Brasil, a maior incidência é na região Sul e a especialista alerta que as ações de prevenção primária, como a proteção contra a radiação solar, podem diminuir o risco da doença.

Fonte Estadão

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1 de junho

Pouco mais da metade do público-alvo recebeu a vacina; meta do Ministério da Saúde é imunizar 80%

SÃO PAULO - A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta sexta-feira, 25, foi prorrogada por uma semana, até o dia 1 de junho, segundo informações do Ministério da Saúde. A meta da campanha é imunizar 80% do grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.

Segundo balanço do ministério, até esta quinta-feira, 24, 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e indígenas. A vacina é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o País.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que a vacina é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. "Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença", afirma Padilha.

O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Em 2011, segundo o ministério, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230.

De acordo com boletim do ministério, a melhor adesão à campanha está entre as crianças, com o porcentual de cobertura de 59,4%. Em números, significa que quase 2,6 milhões de crianças, entre seis meses e menores de dois anos, já foram protegidas contra a gripe, de um total de 4,3 milhões.

Cerca de 1,3 milhão de trabalhadores de saúde também receberam a vacina, o que corresponde a taxa de 54,3% do total de quase 2,5 milhões profissionais. Mais de 10,7 milhões de idosos também já se vacinaram contra a gripe. A cobertura neste público é de 52%, do total de quase 20,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes respondem pelo porcentual de cobertura de 47,5%, o que representa pouco mais de um milhão de futuras mães vacinadas, de um total de 2,1 milhões, segundo o ministério.

Fonte Estadão

Pesquisa investiga uso indevido de ansiolíticos entre mulheres

Maioria compra remédio com receita, mas não recebe orientação adequada sobre riscos de uso prolongado

A maioria das mulheres que fazem uso indevido de ansiolíticos compra os medicamentos com receita médica, mas apesar de serem acompanhadas por um profissional de saúde não recebem orientação adequada sobre os riscos do uso prolongado desse tipo de droga.

As conclusões estão em um artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O estudo qualitativo, financiado pela FAPESP e coordenado por Ana Regina Noto, entrevistou 33 mulheres entre 18 e 60 anos com o objetivo de compreender os padrões de uso indevido de benzodiazepínicos.

Essa classe de medicamentos - da qual fazem parte o Rivotril, o Dormonid e o Alprazolam - é indicada principalmente para tratar quadros de ansiedade e insônia. Seu uso por mais de quatro semanas, contudo, não é recomendado pelo risco de desenvolvimento de dependência.

No estudo da Unifesp, foram definidos como uso indevido os casos de pacientes que compraram o medicamento sem prescrição médica ou que consumiram a droga em quantidades ou prazos superiores ao recomendado.

“Levantamentos epidemiológicos têm indicado com frequência o uso abusivo de benzodiazepínicos e decidimos investigar esse fenômeno com mais profundidade. Optamos pelas mulheres porque é a população que esses estudos apontam como a de maior consumo”, contou Ana Regina.

Das 33 mulheres entrevistadas, 24 disseram receber acompanhamento médico e 30 afirmaram comprar o medicamento com receita apropriada. No entanto, apenas cinco entrevistadas souberam mencionar as principais orientações que devem ser dadas sobre o consumo de benzodiazepínicos: não usar em associação com o álcool, não dirigir sob o efeito da droga e o risco de dependência associado ao uso prolongado.

“Os benzodiazepínicos são drogas depressoras do sistema nervoso central e, se consumidas com álcool, esse efeito é potencializado. Isso diminui a coordenação motora e aumenta as chances de a paciente se envolver em vários tipos de acidente. É uma importante causa de queda entre os idosos”, afirmou a pesquisadora.

A maioria das entrevistadas afirmou usar a droga por períodos superiores ao recomendado. O tempo mencionado variou entre 50 dias e 37 anos, sendo que a mediana foi de sete anos. Apesar disso, apenas 16 mulheres reconheceram ser dependentes e a maioria afirmou que prefere assumir os riscos do uso crônico para manter os benefícios proporcionados pela droga.

“Alguns estudos sugerem que o uso de benzodiazepínicos ao longo de muitos anos pode trazer prejuízos cognitivos, afetando principalmente a memória. Mas a dependência em si já é um grande problema, pois faz com que a paciente perca sua autonomia e a capacidade de controlar seu próprio comportamento”, disse Ana Regina.

No artigo, algumas pacientes relatam sentir desespero e angústia ao perceber que os comprimidos estão acabando e ao pensar que teriam de ficar sem o medicamento. Dizem ainda sentir irritação e dificuldade para dormir quando estão sem a droga.

Segundo Ana Regina, a maioria das pesquisas científicas tem como tema o consumo de drogas ilegais, como crack, cocaína e maconha, mas também é preciso dar atenção ao uso de psicotrópicos vendidos na forma de medicamentos.

“O uso abusivo desse tipo de droga não é tão valorizado na sociedade, mas acontece. Os dependentes existem e não são identificados. Há subnotificação”, afirmou.

O relato das pacientes indica também que uma parcela dos médicos tem consciência do uso abusivo e facilita o acesso ao medicamento. “Nós tínhamos uma hipótese de que essas mulheres adquiriam os medicamentos de forma clandestina, mas não foi o observado. A maioria passa por um médico e consegue a receita”, disse a pesquisadora.

As pacientes, completou, desenvolvem estratégias ao longo do tempo para garantir o acesso à droga. “Vão mudando de médico ou já procuram um profissional que elas sabem que vai prescrever o medicamento. Elas vão aprendendo a fazer a queixa. Já sabem que com um determinado discurso vão conseguir a receita.”

Quando questionados sobre por que continuam prescrevendo a droga nesses casos, contou a pesquisadora, os médicos afirmam não existir alternativas na rede pública de saúde para lidar com a ansiedade e a insônia de suas pacientes.

“Seria preciso proporcionar acesso a atividades como ioga, meditação e outras técnicas de relaxamento. Além disso, é necessário conscientizar os médicos para que possam orientar adequadamente as pacientes.”

O artigo Contextos e padrões do uso indevido de benzodiazepínicos entre mulheres é resultado do projeto de mestrado de Ana Rosa Lins de Souza, bolsista da FAPESP e orientanda de Ana Regina. O conteúdo pode ser lido em www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=9703.

Fonte Estadão

Governo lança política de humanização na saúde

Projeto inclui ações como ampliação do horário de visitas, direito a acompanhante e atividades culturais e educativas para quem passa muito tempo no hospital

Hospitais e ambulatórios médicos de especialidades (AMEs) do Estado de São Paulo receberão, nos próximos quatro anos, um investimento de R$ 40 milhões para aplicar em programas de humanização do atendimento.

A Política Estadual de Humanização em Saúde será lançada nesta quinta, 24, pela Secretaria de Estado da Saúde como uma das principais bandeiras dessa gestão. O programa terá como base histórias de sucesso que já funcionam de maneira pontual em outros hospitais do Estado.

"Entendemos que assistência em saúde é ir além do tratamento da doença. É olhar o doente, seus familiares, e proporcionar ferramentas que estabeleçam vínculo com os profissionais que prestam a assistência", diz Giovanni Guido Cerri, secretário de saúde do Estado.

Segundo a psicóloga Eliana Ribas, coordenadora do Núcleo Técnico de Humanização em Saúde da secretaria, a política estadual vai criar condições para que a política nacional de humanização seja implementada. Foi a própria Eliana que coordenou as propostas nacionais, que existem desde 2003, mas nem sempre são colocadas em prática pelos Estados e municípios.

Na prática. Num primeiro momento, 57 unidades de saúde do Estado - incluindo hospitais e AMEs - serão beneficiadas com a liberação dos recursos para a implementação das ações. Para isso, terão de apresentar os projetos com as propostas de humanização. Ao todo, o Estado possui 83 hospitais e 46 AMEs.
Algumas ações práticas são a ampliação dos horários de visitas (inclusive em UTIs), o direito a acompanhante, a criação de equipes de referência para padronizar o atendimento do paciente, além de ações de caráter cultural e educativo para quem passa tanto tempo no hospital.

"Isso muda toda a dinâmica do atendimento, acalma o paciente, ele adere melhor ao tratamento e a família se sente mais acolhida. Num primeiro momento, podem achar que isso vai atrapalhar, mas, ao fim, você percebe que mais ajuda do que atrapalha", diz Eliana.

Embora não existam pesquisas específicas sobre isso, Eliana diz que a humanização do atendimento tem um reflexo direto na evolução do paciente e pode até ter um impacto no processo de alta. "Esse é um modelo de gestão e fortalecimento do SUS que promove uma reorganização dos processos de trabalho."

Fonte Estadão

Novo remédio poderia substituir quimioterapia

Medicamento permitiu reduzir o tamanho de tumores e aumentar a esperança de vida de pacientes com câncer de mama

O presidente da divisão latino-americana da farmacêutica Roche, Jörg-Michael Rupp, afirmou que um novo remédio da companhia poderia substituir o tratamento de quimioterapia em casos de câncer de mama.

Rupp disse, durante um fórum de saúde no Rio de Janeiro, que o remédio T-DM1 permitiu reduzir o tamanho dos tumores e aumentar a esperança de vida das pacientes que apresentavam o tipo de câncer de mama mais agressivo (HER2 positivo) em estado avançado.

"O remédio ataca diretamente a célula cancerígena e a mata, por isso seria desnecessário o uso de quimioterapia, o que evitaria efeitos colaterais como a perda de cabelo", afirmou Rupp no fórum organizado pela companhia suíça.

O diretor disse que a combinação do T-DM1 com outros remédios já existentes no mercado gerou "melhores resultados" que os tratamentos frequentes, incluindo sessões de quimioterapia.

A Roche anunciou o êxito dos testes em março deste ano e vai apresentar os detalhes concretos no próximo Congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que será realizado em Chicago nos EUA, no início de junho.

Os resultados que serão apresentados no ASCO se referem exclusivamente a mulheres que já se submeteram previamente a outros tratamentos oncológicos.

Rupp calculou que os testes clínicos ainda podem levar três ou quatro anos e não quis especular prazos sobre a possibilidade do T-DM1 chegar ao mercado, o que também precisaria da aprovação das autoridades reguladoras de cada país.

Uma eventual aprovação dos agências reguladoras estaria restrita ao tipo de pacientes nos quais o remédio foi testado.

No entanto, o diretor se mostrou otimista quanto à possibilidade do remédio também ser efetivo nas primeiras fases da doença, inclusive em outros tipos de câncer.

"Se o remédio funciona em uma fase avançada, há uma possibilidade maior de ser efetivo nas primeiras fases", afirmou em declarações à Agência Efe.

Fonte Estadão

Nova tecnologia permite dissecar cadáver virtualmente

Não há sangue, não há necessidade de bisturi ou outros instrumentos médicos, e depois ainda será possível colocar os órgãos de volta no corpo, reimplantar os ossos e vasos sanguíneos, e recolocar a pele.

O corpo em questão é uma realidade virtual, aparecendo em uma "mesa de operação" sensível ao toque. A tecnologia pode representar o futuro, tanto para o ensino de futuros médicos sobre anatomia quanto na preparação para operações reais.

Há nove meses, o Imperial College e o Saint Mary's Hospital, de Londres, compraram a mesa em parceria, a um custo de cerca de R$ 180 mil. É a primeira do tipo na Europa.

O aparelho tem o mesmo comprimento e tamanho de uma mesa de operação normal. O "cadáver" na tela, apelidado Melanie, é um corpo virtual criado a partir de uma combinação de gráficos e digitalizações reais do corpo.

Estudantes e cirurgiões podem interagir com o corpo, quer através do toque ou com um mouse tradicional. A pele pode ser removida para expor os órgãos internos, as áreas podem ser ampliadas para um estudo mais detalhado, e o software pode trabalhar com dados de pacientes reais.


Fonte Folhaonline

Bebê recebe menor coração artificial do mundo com 11 gramas

Equipe médica durante transplante do menor coração do mundo bombeia 1,5 litro de sangue por minuto
Equipe médica durante transplante do menor coração
do mundo bombeia 1,5 litro de sangue por minuto
Médicos italianos salvaram a vida de um menino de um ano e meio de idade graças à implantação do menor coração artificial do mundo para manter o bebê vivo até que um doador fosse encontrado para um transplante.

Os médicos do Hospital Bambino Gesu de Roma disseram que a operação foi realizada em abril e tornada pública nesta semana

O bebê, cuja identidade não foi revelada, foi mantido vivo por 13 dias antes do transplante e agora está bem.

O bebê sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença em que os ventrículos se dilatam, sendo incapazes de bombear um volume de sangue suficiente.

A doença gradualmente torna o coração mais fraco, parando a sua capacidade de bombear o sangue de forma eficaz.

"Este é um marco", afirmou o cirurgião Antonio Amodeo, à Reuters TV, acrescentando que, embora o dispositivo seja agora usado como ponte até um transplante, no futuro poderia ser permanente.

Antes do implante, a criança também teve uma infecção grave em torno de uma bomba mecânica que tinha sido colocada anteriormente para ajudar o funcionamento do seu coração natural.

"Do ponto de vista cirúrgico, isto não era realmente difícil. A única dificuldade que encontramos é que a criança foi operada várias vezes antes", disse ele.

A pequena bomba de titânio pesa apenas 11 gramas e pode lidar com um fluxo de sangue de 1,5 litro por minuto. Um coração artificial para adultos pesa 900 gramas.

Amodeo disse que o bebê havia se tornado parte da família e sua equipe queria fazer de tudo para ajudá-lo.

"O paciente estava em nossa unidade de terapia intensiva desde um mês de idade. Então ele era um mascote para nós, ele era um de nós", afirmou o médico.

"Todo dia, toda hora, por mais de um ano, ele estava conosco. Então, quando nós tivemos um problema, não podíamos fazer nada mais do que o nosso melhor", disse ele.

Os médicos disseram que o aparelho, inventado pelo médico norte-americano Robert Jarvik, tinha sido previamente testado apenas em animais.

O hospital precisava de autorização especial de Jarvik e do Ministério da Saúde italiano antes de seguir adiante com o procedimento.

Fonte Folhaonline

Doença da vesícula biliar

Definição
A doença da vesícula biliar consiste em inflamação, infecção, cálculos ou obstrução da vesícula biliar.

Nomes alternativos

Doença biliar

Causas, incidência e fatores de risco

A vesícula biliar é uma bolsa localizada sob o fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida no fígado.
A bile auxilia na digestão de gordura e é liberada pela vesícula na parte superior do intestino delgado (duodeno) em resposta ao alimento (principalmente gorduras).
Entre os tipos de doenças da vesícula biliar estão:
  • Colecistite (inflamação da vesícula biliar)
  • Cálculos biliares (colelitíase)
  • Doença da vesícula biliar de cálculos crônicos (na qual os movimentos naturais necessários para o esvaziamento da vesícula não acontecem corretamente)
  • Gangrena ou abscessos
  • Formações de tecidos (pólipos) na vesícula
  • Defeitos da vesícula biliar presentes no nascimento (congênito)
  • Colangite esclerosante
  • Tumores da vesícula biliar e do ducto biliar
Fonte iG

As lesões mais comuns em cada esporte

Atividade física exige cautela para evitar dores e machucados. Veja os mais recorrentes

Vôlei: entorse no tornozelo é a lesão mais frequente, nas ações de bloqueio ou ataque.

Tênis: os praticantes estão mais expostos às luxações nos braços, mãos e punhos, além de distensões na panturrilha.

Taekwondo: os golpes desse esporte tornam mais frequentes as contusões nos pés e nos dedos.

Natação: nesse esporte os traumas musculares são mais frequentes, em especial nos ombros, braços e punhos, além de dores na lombar.

MMA: hematomas e contusões são frequentes nessa mistura de artes marciais. Rompimento de ligamentos nos joelhos e fraturas nas costelas também são recorrentes.

Judô: a prática do esporte favorece o surgimento de contusões nos ombros e lesões nos joelhos.

Halterofilismo: lesões das grandes articulações (principalmente ombro, costas e joelho) são as mais recorrentes desse esporte.

Ginástica: nas mulheres, a maioria das lesões envolve torções no tornozelo. Nos homens, é mais comum haver lesões nos ombros e torções de punho e tornozelo.

Futebol: os jogadores sofrem com mais regularidade torções, distensões e contusões nos tornozelos e joelhos.

Esgrima: são frequentes nessa modalidade as lesões por esforço repetitivo, especialmente as tendinites em mãos e punhos.

Ciclismo: traumas decorrentes de quedas são as lesões mais comuns do ciclismo, especialmente as abrasões na face.

Caratê: os golpes dessa modalidade geram mais contusões nas mãos e nos dedos.

Basquete: por envolver a ação de saltar, está associado a torções de tornozelos, que ficam vulneráveis durante a finalização do salto.

Atletismo: as tendinites, principalmente da região do joelho, são os problemas mais recorrentes desse esporte.

Fonte iG

Osteoporose é causa líder das 334 fraturas de quadril diárias no País

Pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 20% não sobrevivem após a quebra e 45% perdem a independência

Todos os dias, 334 brasileiros sofrem fraturas no quadril e cada um deles dá início a um tratamento que tem custos estimados em R$ 7 mil – valor destinado para sanar as sequelas acarretadas após o tombo.

Os dados fazem parte da primeira auditoria sobre osteoporose, realizada pela International Osteoporosis Foundation (IOF) no Brasil e em outros 13 países latino-americanos.

Segundo o reumatologista Cristiano Zerbini, pesquisador responsável por coletar os dados brasileiros, esta doença que fragiliza a estrutura óssea do organismo é a principal responsável pelo excesso de quebras do fêmur e da bacia.

As mulheres com mais de 50 anos, muitas que nem sabem ser portadoras do problema, são as principais vítimas. “O diagnóstico e a intervenção médica precoce na osteoporose seriam as maneiras mais eficientes de reduzir esta epidemia de fraturas, que é muito grave e vai além da necessidade de imobilização”, disse Zerbini no evento que reuniu médicos de todos os países envolvidos no levantamento na América Latina.

“Os nossos registros – conseguidos por meio da revisão dos 8 principais estudos nacionais sobre osteoporose – mostram que dois em dez pacientes que quebram o fêmur morrem no primeiro ano após o tombo (a maioria exige hospitalização e fica vulnerável às embolias, infecções e sedentarismo) e 45% deles perdem a independência até para tomar banho sozinhos”, completou o especialista.

A fisioterapeuta e diretora executiva da IOF, Judy Stenmark, reforça que este impacto devastador da osteoporose nos pacientes brasileiros foi semelhante ao encontrado em todos os países envolvidos na auditoria (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela).

Na avaliação de Judy, de fato, melhorar a rede de atendimento clínico para a população que está cada dia mais velha seria mesmo a forma ideal de prevenção.

Mas a professora aposentada Vera Matilde Magalhães, 83 anos, que há cinco anos descobriu possuir ossos frágeis, evidencia a fragilidade do serviço de saúde.

“Já tinha quebrado o punho, o fêmur, o pé e todos os ortopedistas que passei nunca nem sequer desconfiaram da osteoporose”, diz ela que, apesar dos acidentes, não deixou de ser ativa.

“Até que um dia, quando estava fazendo musculação (Vera adora puxar ferro e fazer ginástica), senti uma dor muito forte na coluna.”

“Nenhum remédio ajudava, até que a quinta doutora que eu visitei, pediu o exame que detectou a doença”, lembra.

“Precisei mudar de vida e fui proibida de fazer mil coisas. Mas como sou um pouquinho desobediente, voltei a fazer metade daquilo que a médica não deixa mais”, diz tentando esconder a bota de salto alto que vestia no dia e falando baixinho ao confessar que ainda faz faxina na casa que mora sozinha em São Paulo – só dois exemplos das 500 desobediências confessadas pela aposentada.

Se os médicos mostraram desconhecimento ao atender Dona Vera, a “bronca” também pode ser estendida aos educadores físicos que trabalham na academia de ginástica frequentada pela aposentada. Nenhum exame clínico ou atestado de saúde foi pedido antes dela começar a musculação.

Sueli Roitman, presidente da Federação Nacionação de Pacientes com Osteoporose (Fenapco) faz o alerta: a atividade física é uma excelente forma de prevenir a saúde dos ossos, mas também é necessária uma cautela maior por parte das academias.

“Não são raros os idosos, cada vez mais ativos, nos contarem que nenhum cuidado com a osteoporose existe por parte dos treinadores.”

Prevenção desde sempre
Capacitar os médicos de todas as especialidades, sensibilizar os olhares dos educadores físicos e ampliar o acesso aos exames que detectam a osteoporose – densitometria óssea é o principal – estão na esteira de cuidados preventivos da doença junto com a melhora dos hábitos de vida, avalia Bruno Muzzi Camargos, ginecologista e presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Saúde Óssea (ABraSSo).

“Também é preciso disseminar na população, homens e mulheres, que o passar dos anos aumenta o risco de osteoporose devido a mudança hormonal, assim como o fumo, o hábito de beber álcool, o baixo peso e a obesidade, além do sedentarismo e da influência genética”, explica Camargos.

“A alimentação também é fundamental. Há uma deficiência de cálcio e vitamina D, dois nutrientes essenciais para os ossos saudáveis. Ao mesmo tempo, os pratos têm excesso de sal (sódio), um dos grandes vilões.”

A médica do Centro Especializado do Uruguai, Diana Wiluzanski, acrescenta que a prevenção precisa começar desde cedo. “Osteoporose é uma doença que começa na infância mas só se manifesta anos mais tarde. Os meninos e meninas que só ficam no computador, não comem direito, não tomam sol e não fazem exercícios provavelmente terão problemas no futuro”, diz.

O professor do Instituto de pesquisa Metabólica de Buenos Aires (Argentina), José Zanchetta – um dos responsáveis pela auditoria na América Latina – alerta que caso esta cultura preventiva não seja adotada a projeção é que o número de fraturas no quadril cresça 16% até 2020 e 32% até 2050.

“A queda é um desequilíbrio em toda a vida do idoso. Compromete o bem-estar e impede que eles desfrutem os anos extras que o aumento da expectativa de vida trouxe”, diz.

A aposentada Vera Matilde sabe dos prejuízos da fratura e diz que a principal mudança após saber que tem osteoporose é que, agora, vive com medo de cair.

“Mas mantenho uma dieta adequada, não falho na medicação, vou sempre ao médico. E pago R$ 2 mil reais todo mês pelo medicamento, não coberto pelo plano de saúde e não distribuído pelo governo. É caro. Mas o preço para eu conseguir fazer ginástica e outras desobediências”, brinca.

Fonte iG