Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pesquisadores descobrem que remédio para colesterol pode inibir nanismo

A estatina recuperou o crescimento ósseo em ratos com a alteração genética que causa baixa estatura. Segundo autores do estudo, existe a possibilidade de o efeito ser repetido em bebês
 
Um tratamento inusitado para uma condição sem cura e tratamento. Um dos tipos mais comuns de nanismo, a acondroplasia foi revertida em ratinhos de laboratório com a administração de medicação amplamente usada para reduzir os níveis de colesterol: a estatina.
 
A incrível descoberta vem da Universidade de Kyoto, no Japão, e poderá resultar na primeira terapia efetiva para a recuperação do crescimento ósseo em bebês diagnosticados precocemente com a alteração genética que leva à deficiência de desenvolvimento dos ossos dos braços e das pernas.
 
A nova aplicação da droga, porém, deverá enfrentar grandes desafios para a definição da dosagem — uma vez que, em alta quantidade, essa substância é tóxica ao organismo — e do momento exato de início da intervenção.

O estudo, publicado na edição de hoje da revista científica Nature, descreve uma série de experimentos com células humanas in vitro e camundongos.
 
Os cientistas partiram de um dilema primordial e que há muito tempo ronda as pesquisas sobre a acondroplasia: a falta de modelos para a doença — formas da enfermidade criadas em laboratório que ajudem no estudo e no teste de novos tratamentos.
 
Para superar esse problema, a equipe liderada por Noriyuki Tsumaki recolheu células-tronco pluripotentes adultas de pessoas com displasia tanatofórica e acondroplasia, tipos recorrentes de nanismo.

As células foram reprogramadas para um estado embrionário e, ao se tornarem ósseas, produziram cartilagem degradada.

Leia também:

Tratamento com estatinas previne aparecimento de catarata em 20%

Medicamentos contra colesterol 'podem aumentar diabetes'

Médicos divergem sobre necessidade de uso de remédio para combater colesterol

Farmacovigilância: as estatinas e a rabdomiólise

Doença do coração: benefícios de longo prazo das estatinas


O resultado era esperado, e o modelo estava pronto para ser testado. Na etapa seguinte, as células que receberam as estatinas tiveram um desenvolvimento normal. Depois, a terapia foi testada em camundongos, que receberam injeção com o equivalente a 1mg por quilo de rosuvastatina, um tipo de estatina.

O crescimento ósseo foi mais uma vez restaurado. Os pesquisadores explicam que a ideia de usar a droga contra o colesterol alto veio de uma observação clínica em pacientes que são tratados com ela de forma crônica: eles apresentam uma alteração na cartilagem.

A dose usada nos animais equivale a 70mg por dia em um humano de 70kg. O valor é quase liminar, uma vez que os ensaios clínicos indicam que uma dose de 80mg por dia pode provocar efeitos tóxicos. Dessa forma, apesar de as estatinas representarem um tratamento promissor para doenças ósseas e de cartilagem, a dosagem pode ser um desafio.

“Como têm sido administradas a um grande número de pacientes por muitos anos, há abundante informação disponível sobre a segurança delas, apesar de seus efeitos sobre bebês, crianças e adolescentes ainda serem em grande parte desconhecidos”, afirma Tsumaki. Para ele, o importante, nesse estágio do estudo, é que o tratamento salvou ambos os modelos da doença em células humanas e em camundongos, sugerindo que as estatinas podem ser eficazes e aplicáveis em pacientes com displasia tanatofórica e acondroplasia.
 
Correio Braziliense

Diabete pode aumentar risco de demência em 50%

BBC Arquivo: Relação entre atividade física e a redução do desenvolvimento
do Alzheimer só é reconhecida por 23% das pessoas
Controle da hipertensão arterial e fim do tabagismo ajudam a reduzir risco, aponta estudo
 
A diabete pode aumentar o risco de Alzheimer e outros tipos de demência em até 50%, aponta relatório anual sobre a doença divulgado ontem pela ADI (Alzheimer’s Disease International), organização internacional que reúne associações atuantes no tema. O informe, lançado por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer celebrado no próximo domingo (21), ressalta a importância do controle dos fatores de risco evitáveis, geralmente associados aos hábitos de vida. Isso porque, segundo o documento, não é apenas a genética, o envelhecimento e o nível de atividade intelectual que contribuem para o aparecimento da doença.
 
O relatório diz que “o controle da diabete e da hipertensão arterial, assim como medidas que promovam o fim do tabagismo e a redução do risco cardiovascular, têm potencial para reduzir o risco de demência”.
 
Coordenadora do ambulatório de demência moderada e avançada do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas, Lilian Schafirovits Morillo explica que existem duas frentes de conexão entre diabete e Alzheimer.
 
— A frente direta é que existem receptores de glicose e insulina em áreas do cérebro responsáveis pela memória. O excesso de glicose e de insulina, decorrente da diabete, pode danificar essas regiões do cérebro. De forma indireta, podemos dizer que a diabete, a hipertensão, a obesidade, o sedentarismo e o cigarro afetam as artérias do cérebro, o que piora um quadro de neurodegeneração.
 
Apesar da importância do controle desses fatores de risco, números apresentados no relatório mostram que a maioria da população não conhece a relação entre o Alzheimer e essas doenças. Apenas um quarto (25%) das pessoas associam a obesidade a um risco aumentado de demência.
 
A relação entre atividade física e a redução do desenvolvimento do Alzheimer só é reconhecida por 23% das pessoas. O controle de diabete, hipertensão e outros fatores de risco é apontado pelo relatório e por especialistas como estratégia bem-sucedida dos países ricos na prevenção do Alzheimer.
 
Segundo o documento, há evidências de que a incidência de demência parece estar caindo nos países mais desenvolvidos, enquanto sobe nos países de média e baixa renda, como o Brasil. Para o conselheiro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Rubens de Fraga Júnior, isso acontece porque os países menos desenvolvidos não têm estrutura eficaz no controle das doenças crônicas que atuam como fatores de risco para o Alzheimer.
 
— Essa relação entre os dois problemas deve nortear as políticas públicas. Assim como os países ricos já fazem, temos de focar a prevenção do Alzheimer no controle dos fatores de risco evitáveis.
 
R7

Serra Leoa confina 6 milhões de pessoas em casa para conter ebola

AP: Informações e sabonetes são distribuídos para evitar
novos contágios
Moradores aproveitaram horas antes de toque de recolher para comprar mantimentos
 
Um toque de recolher de três dias foi iniciado em Serra Leoa para permitir que agentes de saúde encontrem e isolem novos casos de ebola, doença que já causou 2.600 mortes na África Ocidental.
 
O objetivo é manter as pessoas confinadas em casa durante a operação e prevenir que a doença se espalhe ainda mais. Críticos, no entanto, dizem que a medida diminuirá ainda mais a confiança entre público e autoridades médicas.
 
Seis milhões de cidadãos não poderão sair às ruas até domingo. Cerca de 30 mil voluntários farão uma busca de porta em porta para encontrar pacientes e vítimas.
 
Autoridades disseram que as equipes não entrarão nas casas, mas chamarão serviços de emergência para lidar com pacientes e corpos.
 
Equipes distribuirão sabonetes e informações para prevenir novos contágios.
 
Serra Leoa é um dos países mais atingidos pelo surto do ebola na África Ocidental, com mais de 550 mortos. Dos 14 distritos do país, 13 registraram casos da doença.
 
Nas horas que antecederam o toque de recolher, as ruas da capital, Freetown, ficaram congestionadas. Pessoas estocaram óleo de cozinha, arroz e outros mantimentos.
 
Segundo a correspondente da BBC Umaru Fofana, nem mesmo a forte chuva na cidade conteve as milhares de pessoas que lotaram mercados. Uma atendente disse que prateleiras tiveram que ser repostas cinco vezes em apenas dois dias.
 
A agência MSF (Médicos Sem Fronteiras) criticou a medida, dizendo que, no final, ela ajuda a espalhar a doença, e não a contê-la, já que oculta potenciais casos da doença.
 
Autoridades, no entanto, dizem que o toque de recolher reduz a disseminação da doença, e que milhares de oficiais serão deslocados para garantir que moradores cumpram as restrições.
 
A porta-voz do Ministério da Saúde, Sidie Yahya Tunis, disse à BBC neste mês esperar o cumprimento do toque de recolher. "Ou você cumpre ou você está descumprindo a lei. Se você desobedecer, você está desobedecendo ao presidente", disse.
 
Na vizinha Guiné, foram encontrados os corpos de nove agentes médicos e jornalistas desaparecidos e que participavam de uma campanha para conter o ebola.
 
Um porta-voz do governo disse que alguns dos corpos foram encontrados em uma fossa no vilarejo de Wome. A equipe foi atacada por moradores na terça-feira.
 
Correspondentes dizem que muitos moradores desconfiam dos esforços oficiais para combater a doença e o incidente mostra as dificuldades que equipes médicas enfrentam.
 
'Ameaça à paz internacional'
O Conselho de Segurança da ONU declarou o surto do ebola uma "ameaça à paz e segurança internacional" e adotou por unanimidade uma resolução pedindo por mais recursos para combater a epidemia.
 
Integrantes do Conselho foram informados que a resposta internacional tem que ser 20 vezes maior do que atualmente e que o número de casos está dobrando a cada duas semanas na África Ocidental.

A resolução também pediu que restrições a viagens sejam canceladas, dizendo que os países afetados necessitam ter acesso à ajuda ao invés de serem isolados.
 
Em uma apresentação em vídeo, um médico que estava na Libéria alertou que se a comunidade internacional não aumentar seus esforços, "nós seremos eliminados".
 
BBC Brasil / R7

Bebê gigante: menino nasce com quase 8 kg e 58 cm em Pernambuco

Marcílio Novaes/ O Povo com a Notícia
Menino tem o tamanho de um bebê de dois meses
Pai conta que perdeu todo o enxoval da criança; enfermeiros fizeram vaquinha para roupas
 
O pequeno Moacir Mateus Calaça Silva Neto, surpreendeu médicos, enfermeiros e até os pais quando veio ao mundo. O menino nasceu no último dia 3, em Floresta, interior de Pernambuco, com 7,650 kg e 58 cm. O peso é equivalente a de um bebê de seis meses e a estatura de um menino de dois anos.
 
Moacir Mateus é o segundo filho da agricultora Hosana da Silva, de 24 anos, e do técnico de enfermagem Marcionílio Calaça, de 37 anos.
 
A família de Carnaubeira da Penha comprou quase R$ 2.000 na compra de roupas, fraldas e móveis para criança. Porém, de acordo com o pai da criança, "quase nada foi aproveitado".
 
― Nenhuma roupa coube. Minha mulher havia comprado roupas para até três meses e, por isso, não ficamos com quase nada. Só sobrou o berço.
 
Segundo Calaça, eles só souberam que Moacir iria ter um tamanho fora do padrão um dia antes do parto, que durou cerca de uma hora e meia.
 
― O médico nos disse que ele iria ser grande, pois nem a ultrassom conseguia detectar o peso exato. Depois que ele nasceu, foi levado para Serra Talhada para exames e, em seguida, para o Recife.
 
Calaça explica que os médicos disseram que sua mulher poderia ter sofrido de diabetes gestacional, o que poderia explicar o tamanho da criança. Porém, após exames serem realizados, esse diagnóstico não foi confirmado.
 
― Moacir fez alguns exames ontem [18] e tudo está normal. Se tudo der certo, no sábado ele receberá alta.
 
R7

Em sete anos, mais de 8.800 pensões foram concedidas a segregados por hanseníase

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A ministra da SDH-PR, Ideli Salvatti, e José da Costa, Movimento de
Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase participam de evento
 na secretaria
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou ontem(18) que foram concedidas 8.858 pensões especiais a pessoas com hanseníase que foram internadas compulsoriamente em hospitais-colônia
 
O balanço foi apresentado hoje (18) quando faz sete anos que a lei que criou esta pensão foi publicada. Desde então, foram feitos 12.583 pedidos de indenização especial. A maioria dos pensionistas é de São Paulo (22%) e de Minas Gerais (18%).
 
O isolamento de pessoas com hanseníase foi imposto oficialmente pelo governo na década de 1940 e durou cerca de 40 anos. Desde 2007, a Lei 11.520 estipula pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível de R$ 750, corrigidos anualmente, para todos os que ficaram isolados compulsoriamente por causa da hanseníase.
 
Além de segregar os doentes, a política do governo daquela época, quando já existia cura para a doença, ainda separava os filhos dos pais que tinham hanseníase. Segundo a ministra da secretaria, Ideli Salvatti, o governo deve encaminhar ainda esta ano lei para o Congresso  estipulando uma indenização para os filhos que foram separados dos pais nestas circunstâncias.
 
Para Artur Custódio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), este é um dos passos mais importantes para que o governo possa se redimir da política adotada no passado.
 
Agência Brasil

Saúde habilita 596 laboratórios em 20 estados para exame papanicolau

O Ministério da Saúde habilitou 596 laboratórios de 20 estados para exames de detecção do câncer de colo do útero
 
Os laboratórios habilitados terão de seguir nove indicadores de qualidade, como tempo médio de liberação dos exames, que não deve passar de 30 dias a partir da entrada do material. Em todos os anos, deverão ser consolidados relatórios nacionais com os resultados do programa.
 
O investimento previsto para para melhorar esse tipo de serviço é estimado em R$ 19 milhões. O ministério informou que vai acompanhar, detectar, reduzir e corrigir as deficiências do processo de produção nos laboratórios, aperfeiçoando os procedimentos e minimizando a ocorrência de erros no diagnóstico da doença. De acordo com a pasta da Saúde, os laboratórios participantes do programa também terão incentivos de custeio dos exames – 10% a mais no valor dos testes feitos na faixa etária prioritária, 5% nos que estão fora dessa faixa e 30% na reavaliação das lâminas.
 
No Rio de Janeiro, 13 estabelecimentos foram selecionados para fazer o exame citopatológico, conhecido como papanicolau, por meio da Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito). As regiões beneficiadas são: Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com dois laboratório credenciados; Cabo Frio, na Região dos Lagos, com um; Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, com um; Volta Redonda, com dois, e Barra do Piraí, com um, no sul fluminense; Itaboraí, na região metropolitana, com quatro; Teresópolis, na região serrana, e Vassouras, no centro-sul do estado, com um.
 
Responsável pelo setor de Doenças do Colo do Útero do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Fábio Russomano, disse que é preciso fazer o exame a cada três anos, depois de dois exames negativos com intervalo de um ano. “A doença é antecedido por uma lesão precursora, que demora muitos anos até chegar ao câncer. O que se faz no Brasil, com um exame a cada ano, é excessivo e, no setor público, acaba tornando difícil para muitas mulheres fazer o exame”, afirmou Russomano. Segundo ele, com a frequência trienal, recomendada pelo Ministério da Saúde, é possível atender três vezes mais mulheres com os mesmos recursos.
 
Podem participar do QualiCito laboratórios públicos ou privados que prestam serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos tipos 1 e 2: o primeiro, de exames citopatológicos, e o segundo, de laboratórios que refazem análises para atestar os resultados. As unidades do Tipo 2 recebem 100% das amostras positivas e 100% dos resultados insatisfatórios, além de 10% das análises negativas. Estados que ainda não participam da iniciativa podem habilitar laboratórios no programa.
 
O exame citopatológico deve ser feito na faixa prioritária dos 25 aos 64 anos. No ano passado, mais de 10 milhões de exames citopatológicos foram realizados pelo SUS, dos quais 8 milhões (78%) na faixa prioritária. De 2011 a 2013, cerca 32,4 milhões exames foram feitos pelo SUS, com investimento de R$ 216,6 milhões.
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam para este ano a ocorrência de 15.590 casos novos de câncer do colo do útero no Brasil, com um risco calculado de 15,33 casos a cada 100 mil mulheres.
 
Agência Brasil

Moradores de vila na Guiné matam nove agentes que ajudavam no combate ao ebola

 Foto: Zoom Dosso / AFP
Voluntários carregam corpo de suposta vítima de ebola
Sete corpos foram encontrados em uma vala, e outros dois em um matagal
 
Rio - A tensão entre cidadãos dos países da África Ocidental e voluntários que tentam ajudar no combate à epidemia de ebola atingiu o clímax nesta quinta-feira (18), quando nove membros de uma equipe de saúde foram mortos por moradores de uma aldeia na Guiné. Sete corpos foram encontrados em uma vala comum, e outros dois em um matagal. Seis pessoas foram presas.
 
O caso aconteceu em uma comunidade próxima à cidade de Nzerekore, no Sul da Guiné. A equipe desapareceu depois de ser apedrejada pelos moradores quando eles chegaram na aldeia de Wome, onde o surto foi registrado pela primeira vez. Há relatos de que jornalistas também estão entre as vítimas.
 
Uma repórter que conseguiu escapar disse a autoridades que ela podia ouvir os moradores que procuravam pelo grupo, enquanto ela estava se escondendo. A equipe não tinha conseguido chegar à aldeia pela estrada, pois a ponte principal tinha sido bloqueada pelos aldeões.
 
Na quinta-feira à noite, o porta-voz do governo da Guiné, Albert Damantang Camara, disse que as vítimas haviam sido "mortas a sangue frio pelos moradores". Os corpos apresentavam sinais esfaqueamento.
 
Ainda não se sabe o motivo do crime, mas a tensão entre agentes de saúde e moradores já é parte do cotidiano do trabalho de contenção da epidemia na região. Parte da população rejeita ajuda, suspeita da real intenção dos voluntários e acredita ainda que muitos estão ali para propagar o vírus.
 
O Conselho de Segurança da ONU na quinta-feira declarou que o surto de uma "ameaça à paz e segurança internacionais". O órgão aprovou ainda uma resolução pedindo para que a comunidade internacional forneça mais recursos para combater o vírus.
 
Serra Leoa impõe toque de recolher 
Também nesta quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que mais de 700 novos casos de Ebola surgiram na África Ocidental em apenas uma semana, mostrando que o surto está se acelerando. De acordo com o último balanço, dos mais de 5.300 casos conhecidos desde fevereiro, quase metade foi registrado nas últimas três semanas. Ao todo, são mais de 2.600 mortos.
 
Além da Guiné, os casos também estão concentrados na Libéria, Senegal, Nigéria e Serra Leoa. Neste último, autoridades locais impuseram um toque de recolher de três dias para que os trabalhadores de saúde possam encontrar e isolar novos casos de ebola. O objetivo é manter moradores confinados em suas casas durante a operação, evitando assim que a doença se espalhe ainda mais.
 
Serra Leoa é um dos países mais atingidos por surto de Ebola na África Ocidental, com mais de 550 vítimas.
 
O Globo

Uma única dose de antidepressivo muda o cérebro, diz estudo

Ressonâncias magnéticas mostram que inibidores de recaptação seletiva de serotonina afetam a conectividade em questão de horas
 
Nova York - Uma única dose de antidepressivo é suficiente para produzir mudanças dramáticas na arquitetura funcional do cérebro humano. Exames de imagem feitos antes e depois de as pessoas tomarem um inibidor de recaptação seletiva de serotonina (SSRI, na sigla em inglês) revelaram mudanças na conectividade em três horas, segundo estudo publicado nesta quinta-feira na revista “Current Biology”.
 
— Não estávamos esperando que o SSRI tivesse um efeito tão proeminente em curto espaço de tempo ou que afetasse todo o cérebro — diz Julia Sacher, do Instituto Max Planck para Ciências do Cérebro e Cognitivas.
 
Os SSRI estão entre os medicamentos antidepressivos amplamente estudados e prescritos no mundo inteiro, mas ainda não está claro como eles funcionam. Já era sabido que essas drogas mudam a conectividade do cérebro de forma importante, mas acreditava-se que os efeitos aconteciam em semanas, não horas. O novo estudo mostra que as mudanças começam a acontecer imediatamente.
 
 
Voluntários que participaram no estudo passaram 15 minutos em uma máquina de ressonância magnética que media a oxigenação do sangue no cérebro. Os pesquisadores montaram imagens 3D do cérebro de cada indivíduo medindo o número de conexões entre blocos pequenos (voxels) e a mudança nas conexões a partir de uma dose do medicamento.
 
A análise de toda a rede cerebral mostra que uma dose de SSRI reduz o nível de conectividade intrínseca na maior parte do cérebro. Mas Sacher e equipe observaram um aumento na conectividade em duas regiões cerebrais: o cerebelo e o tálamo.
 
Essa descoberta representa um primeiro passo essencial para pacientes que sofrem de depressão, segundo os pesquisadores.

O Globo

FMSC - RS divulga edital de concurso público

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), no estado do Rio Grande do Sul, sob a organização da Fundação La Salle, divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 267 vagas disponíveis, mais formação de cadastro de reservas, para candidatos de todos os níveis de ensino.
 
As vagas disponíveis foram distribuídas para os seguintes cargos: auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, médico generalista de Saúde da Família e Comunidade, engenheiro em segurança do trabalho e cirurgião dentista especialista em estomatologia, periodontia e em lidar com paciente portador de necessidades especiais.
 
As remunerações variam de R$ 1.014,00 a R$ 10.000,00, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas até 13 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.fundacaolasalle.org.br/concursos, com taxa de R$ 45,00, para emprego de nível fundamental de ensino; de R$ 65,00 para candidatos a cargos de nível médio; e de R$ 95,00 para vaga de nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva a todos os candidatos, na data prevista de 16 de novembro de 2014, às 14h. A divulgação do gabarito provavelmente ocorrerá no dia seguinte à realização da prova.
 
Haverá análise de títulos para cargos de formação de nível superior de ensino. A entrega da documentação deverá ser feita do dia 8 ao dia 10 de dezembro de 2014, pessoalmente ou por SEDEX e A.R. (Aviso de Recebimento), no endereço da Fundação La Salle, Av. Getúlio Vargas, 5558 – Sala 105 – Centro, Canoas/RS, CEP 92010-242.
 
A lista homologada contendo os nomes é aguardada para 23 de dezembro de 2014.
 
Todas as informações acerca do processo seletivo serão disponibilizadas no site da organizadora.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período a critério da FMSC.

Prefeitura de Guarujá do Sul - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guarujá do Sul, no estado de Santa Catarina, por meio da organizadora AMEOSC, abriu edital n° 003/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 04 vagas, mais cadastro de reserva, para os cargos de Nutricionista, Fonoaudiólogo, Monitor(a), Técnico de Enfermagem e Agente Operacional .
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, os quais, se aprovados e contratados, poderão fazer jus a salários de até R$ 2.206,78, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.ameosc.org.br no período das 08h00min do dia 22 de setembro às 23h59min do dia 22 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 40,00.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, às 09h30min, nas dependências do núcleo municipal Arco Iris, sito na Rua Otávio Diehl n° 740 – centro, no município de Guarujá do Sul/sc. Em caso de alteração de local da prova, este será publicado e divulgado no Mural Público Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - SC e nos endereços eletrônicos: www.ameosc.org.br e www.guarujadosul.sc.gov.br.
 
O caderno de provas e os gabaritos preliminares serão publicados até as 18 horas do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.guarujadosul.sc.gov.br.
 
Já a prova prática será realizada no dia 07 de dezembro de 2014, às 13 horas, tendo como local o Núcleo Municipal Arco Iris no município de Guarujá do Sul - SV, para demonstração de habilidades práticas, quando proceder-se-á entre os candidatos presentes, a ordem de início do teste prático.
 
O processo seletivo é válido pelo prazo de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Prefeitura de Coronel Fabriciano - MG abre concurso público

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, no estado de Minas Gerais, através do Instituto IMAM, lançou editais n°s 003 e 004/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 173 vagas em cargos que exigem ensino superior, médio ou fundamental de formação, para lotação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
 
Os vencimentos variam entre R$ 724,00 e R$ 2.828,94, com reserva de 32 vagas para os candidatos com necessidades especiais.
 
No edital n° 03/2014, há 89 vagas em cargos de Auxiliar de Serviço da Educação, Educador Infantil (Magistério), Nutricionista, Professor de Ciências da Natureza, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês e Professor de Matemática.
 
Já no edital n° 04/2014, são ofertadas 84 oportunidades em cargos de Motorista de veículos Pesados, Vigilante, Auxiliar Técnico da Educação, Monitor de Apoio a Infância, Monitor de Apoio a Pessoa com Deficiência e Professor da Educação Básica.
 
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 18 de novembro e 22 de dezembro de 2014, no site www.imam.org.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 36,00 e R$ 90,00.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente no Posto de Informações - Terminal Rodoviário Urbano, localizado na Rua Dr. Pedro Nolasco, S/N, Centro - Coronel Fabriciano-MG, no horário 09h às 12h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Coronel Fabriciano, provavelmente, nos dias 07 e/ou 08 de fevereiro de 2015 para os cargos do edital n°04/2014 e nos dias 21 e/ou 22 de fevereiro de 2015 para os empregos do edital n° 03/2014. Os locais e horários de realização das provas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico www.imam.org.br, no mínimo dez dias antes da data de sua realização.
 
O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.fabriciano.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CONSIRJ de Jales - SP

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Jales - CONSIRJ, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 02/2014, visando o preenchimento de 18 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 813,06 a R$ 1.880,63, mais 20% de insalubridade de acordo com o cargo pretendido. A carga horária mínima a ser desempenhada é de 30 horas e a máxima é de 40 horas semanais.
 
Os cargos previstos são de artesão, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, educador com pedagogia, psicólogo, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional e segurança.
 
As inscrições serão aceitas através do site www.concursospublica.com.br, até o dia 30 de setembro de 2014. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 23,50 e 53,50.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 19 de outubro de 2014, na Escola Dr. Euphly Jalles, localizada à Rua Dois, nº 2714, Centro, em Jales–SP, em horário oportunamente divulgados.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado a partir das 20h, do mesmo dia de aplicação da prova, no site www.concursospublica.com.br e permanecerá até as 16:30min do dia 21 de outubro de 2014.
 
O concurso público que será executado pela empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda, terá validade pelo período de 02 anos, contados a partir da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Nova Nazaré - MT

A Prefeitura de Nova Nazaré, no estado do Mato Grosso, divulgou edital de concurso público para admissão de 37 novos profissionais em cargos de todos os níveis de escolaridade na autarquia. Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 7.826,81.
 
O concurso está sob a responsabilidade da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública, com reserva de 2 vagas para os candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
Nível Fundamental Incompleto - Agente de Limpeza, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista "D".
Nível Fundamental concluído - Atendente e Operador de Máquinas;

Nível Médio - Agente Administrativo, Monitor de Sala, Apontador de Obras, Instrutor de Informática, Técnico Administrativo Educacional e Técnico em Enfermagem;

Nível Superior - Assessor Jurídico, Biólogo, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor Licenciatura Plena em Pedagogia e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas entre 09 horas do dia 22 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 12 de outubro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa para inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 120,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O concurso constará de provas escritas objetivas, para todos os inscritos, além de provas práticas para os cargos de Agente Administrativo, Técnico Administrativo Educacional, Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para os empregos que exigem ensino superior.
 
A prova escrita objetiva será realizada na data prevista de 16 de novembro de 2014, sendo que o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura de Nova Nazaré - MT, no site institucional www.novanazare.mt.gov.br, na página www.diariomunicipal.com.br e no site da empresa responsável pela organização do concurso público.
 
O resultado final das provas objetivas será divulgado no dia 10 de dezembro de 2014 e a validade será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Nova Nazaré - MT.
 
O edital completo encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso, edição do dia 18 de setembro, entre as páginas 194 e 212.

Concurso Prefeitura de Franca - SP

A Prefeitura de Franca, no estado de São Paulo, publicou os editais de processo seletivo nº. 001 e de concurso público nº. 002/2014, com o intuito de preencher 80 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Sendo sua execução de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM. Os aprovados receberão salários de até R$ 3.595,65.
Serão reservadas 5% das vagas que vierem a ser disponibilizadas, por emprego, para candidatos com deficiência conforme estabelece a legislação.
 
Cargos: Auxiliar Administrativo (aprendiz), Auxiliar de Saúde Substituto, Biologista, Carpinteiro, Economista, Engenheiro (Agrônomo e Elétrico), Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Funileiro, Médico (Cabeça/Pescoço, Cardiologista Infantil, Cirurgião Gastroenterologista, Emergencialista Clínico Geral, Emergencialista Pediatra, Endocrinologista Infantil, Fisiatra, Geriatra, Ginecologista, Neurocirurgião, Neurologista Clínico/Infantil, Otorrinolaringologista, Patologista, Pneumologista/Cirurgião Toráxico, Proctologista, Psiquiatra Infantil e Urologista), Veterinário, Nutricionista, Professor, Técnico em Enfermagem e Topógrafo.
 
As inscrições, no valor de R$ 29,00, ficarão abertas exclusivamente através da Internet, no site www.ibamsp-concursos.org.br, até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 29,00 (Auxiliar Administrativo));

R$ 32,00 (Carpinteiro e Funileiro);

R$ 53,00 (Auxiliar de Saúde Substituto, Técnico em Enfermagem Substituto e Topógrafo);

R$ 68,00 (Biologista, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Elétrico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Nutricionista, Médicos (todos) e Professor PEB I – Educação Musical).

A prova objetiva será aplicada na data provável de 23 de novembro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas, a ser publicado no dia 14 de novembro de 2014 no Jornal Diário da Franca, no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br e no Diário Oficial do Município, disponível no site www.franca.sp.gov.br.
 
Haverá prova de títulos de caráter classificatório para os candidatos habilitados na prova escrita de Professor PEB I

– Educação Musical.

Os certames serão válidos por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período a critério da Administração Municipal, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Nova Mutum - MT anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Nova Mutum, no estado do Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo, com o fito de ocupar 8 vagas, mais cadastro de reserva, no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). O salário da função é de R$ 1.169,10, por jornada de 40 horas semanais.
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 02 de outubro de 2014, das 07h30 às 10:30h e das 13:30 às 16:30h, na Prefeitura Municipal de Nova Mutum, na Avenida Mutum, 1250 N - Bairro Jardim das Orquídeas - Nova Mutum - MT. A inscrição será gratuita.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e análise curricular de caráter classificatório. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de outubro de 2014, em locais e horários a serem oportunamente divulgados.
 
Já o gabarito preliminar será disponibilizado no dia 13 de outubro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e no site www.novamutum.mt.gov.br. O processo seletivo é válido por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final.
 
O edital completo está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso do dia 18 de setembro de 2014, entre as páginas 91 e 95.

Prefeitura de Campo Grande - MS divulga editais de processos seletivos

A Prefeitura de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, comunica por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) que estarão abertas até o dia 19 de setembro de 2014, as inscrições de dois processos seletivos destinados ao provimento total de 24 vagas para a área de saúde.
 
O edital nº 149/2014 anuncia a reabertura de vagas e visa à contratação de 20 médicos pediatras, em jornadas de 18, 24 ou 36 horas semanais.
 
Já o edital nº 150/2014 oferece quatro vagas a médicos clinico geral, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais.
 
As remunerações de ambos os editais correspondem ao estabelecido para a referência 15/A, na tabela de vencimentos dos servidores municipais do quadro de pessoal da Prefeitura.
 
O critério adotado para a escolha dos candidatos é a análise curricular e de experiência comprovada na área.
 
As convocações terão duração de seis meses, admitidas reconvocações, segundo conveniência administrativa e observadas as disposições legais.
 
Os resultados dos seletivos serão publicados no Diário Oficial do Município de Campo Grande (DIOGRANDE).
 
Para efetuar inscrições e ler o edital, acesse o endereço eletrônico: www.sesar.capital.ms.gov.br/convocacaomedica.
 
Os processos seletivos serão válidos por seis meses, a contar da data de homologação dos resultados finais e convocações publicadas na imprensa oficial, podendo ser renovados por igual período, a critério da SESAU.

Prefeitura de Catas Altas - MG divulga edital de processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Catas Altas divulgou os editais de processo seletivo nº. 14 e 15/2014, destinados a admissão, em caráter temporário e formação de cadastro reserva para profissionais nas funções de Psicólogo, Coordenador do Cras, Orientador Social e Assistente Social.
 
A remuneração varia entre R$ 1.287,39 e R$ 2.920,50, por jornada de 20 e 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições serão realizadas pessoalmente, no período de 22 de setembro a 03 de outubro de 2014, no horário das 08 às 11h e das 13h às 16h, em dia de expediente, no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Catas Altas, localizada na Praça Monsenhor Mendes, n°136, Centro, Catas Altas – MG.
 
O processo de seleção será realizado por meio de prova objetiva e análise de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 08 de outubro de 2014, às 18:00, na E. M. AGNES PEREIRA MACHADO.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir das 12h do dia subsequente ao da realização da prova objetiva afixado no mural existente no hall do prédio da Prefeitura de Catas Altas.
 
Os candidatos deverão entregar cópia reprográfica dos documentos comprobatórios (Títulos), pessoalmente no Departamento Pessoal, às 16 horas do dia 08 de outubro de 2014.
 
O processo seletivo terá validade de 180 dias, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado á critério da Administração.

Prefeitura de Uiraúna - PB promove processo seletivo

A Prefeitura de Uiraúna, no estado da Paraíba, republicou o edital de processo seletivo nº 001/2014, cujo objetivo é preencher 06 vagas destinadas a candidatos de nível fundamental, nos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
 
Os contratados farão jus a remunerações de R$ 724,00 a R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Silvestre Claudino, S/N, Centro, no período de 22 a 26 de setembro de 2014, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
 
As provas objetivas serão aplicadas em locais e horários a serem previamente divulgados.
 
Haverá também prova de títulos, de caráter classificatório e ocorrerá após a realização da prova de conhecimentos.
 
Os títulos deverão ser entregues na data a ser divulgada com antecedência no quadro de avisos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, e ainda no site www.uirauna.pb.gov.br.
 
O Processo Seletivo será válido pelo período de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Cascavel - PR abre teste seletivo

A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, publicou edital de teste seletivo n° 055/2014, para preenchimento de 259 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.088,76 em regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As vagas são para as funções de Zelador, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Apoio, Professor e Médico.
 
Interessados, deverão se inscrever no site www.cascavel.pr.gov.br, a partir das 00:00 do dia 22 de setembro até às 23:59 do dia 02 de outubro de 2014 e/ou de forma presencial no 1º andar da Prefeitura de Cascavel, situada à rua Paraná, 5000, centro.
 
O teste seletivo será constituído de prova objetiva e exame pré-admissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 14 de outubro de 2014, no site www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.
 
A validade  do teste seletivo será de 12 meses, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Processo Seletivo SEPLAG - MG

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) vai realizar processo de Pré-Qualificação regido pelo regulamento SEPLAG n° 004/2014. O certame oferece 86 vagas para profissionais de nível superior, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no âmbito da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – SCPMSO –, unidade central e regionais. Os vencimentos são de até R$ 4.676,20, por jornada de 20 e 30 horas semanais.
 
Cargos
Médico Perito, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Assistente Social.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de setembro de 2014, na Unidade Central ou em qualquer uma das seguintes unidades:
 
PARACATU - Praça Adelmar da Silva Neiva, 147 - Centro;
PASSOS - Rua dos Engenheiros, 199 – Centro;
PATOS DE MINAS - Rua José de Santana, 1307 – 2º andar - Centro;
POÇOS DE CALDAS - Rua Rio de Janeiro, 100 - Centro;
POUSO ALEGRE - Rua Comendador José Garcia, 420 Centro;
SÃO JOÃO DEL REI - Rua Henrique Benfenati, 208 – Bairro Caieiras;
SETE LAGOAS - Avenida Raquel Teixeira Viana, 771, Bairro Canaã;
TEÓFILO OTONI - Av. Francisco Sá, nº 67– Centro;
UBÁ - Rua São José, 198, sobre loja – Centro;
UBERABA - Rua Segismundo Mendes, 567, Centro;
UBERLÂNDIA - Rua Rodrigues da Cunha, nº 460 - Bairro Martins;
VARGINHA - Rua Manoel Diniz, 145 - Bairro Industrial JK;
VIÇOSA - Av. P. H. Rolfs, 81 – Sala 504 - Centro.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Declaração de preenchimento de requisitos devidamente preenchida;
  • Comprovante de endereço atual – cópia autenticada;
  • Diploma do curso de graduação em Medicina ou declaração de conclusão de curso fornecida pela Instituição de ensino- cópia autenticada;
  • Certificado de conclusão de residência ou especialização latu sensu- cópia autenticada;
  • Carteira do CRM - cópia autenticada;
  • Curriculum Vitae, com cópia dos seguintes comprovantes:
  • - Experiência profissional, caso possua;
  • - Titulação, caso possua;
  • - Cursos de capacitação, caso possua;
  • - Comprovante de exercício ou conclusão de Residência na área de sua especialidade.
O processo de pré-qualificação será composto de 3 etapas, todas de caráter eliminatório, a serem realizadas na Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – Unidade Central ou Unidades Regionais, consistentes em:
 
Etapa 1: Comprovação da habilitação mínima exigida, mediante análise de documentos enviados quando da inscrição;
 
Etapa 2: Análise do curriculum vitae;
 
Etapa 3: Entrevista.
 
O resultado do processo de pré-qualificação será divulgado no site da SEPLAG – (www.planejamento.mg.gov.br/gestao-governamental/gestao-de-pessoas/politica-de-provimento/processo-seletivo-simplificado).
 
O edital está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais, na edição de 12 de março de 2014, a partir da página 5.

Santa Casa de Caridade de Diamantina - MG abre processo seletivo

A Santa Casa de Caridade de Diamantina, no estado de Minas Gerais, estabelece normas para o processo seletivo, através do edital nº 014/2014, que visa formação de cadastro de reservas na função de auxiliar de cozinha.
 
O salário previsto é de R$ 724,00, mais adicional de insalubridade no valor de R$ 144,80. A jornada de trabalho a ser desempenhada pode ser de 180 ou 220 horas mensais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro de 2014, das 8h às 12h, mediante a apresentação do currículo atualizado, comprovado e com foto, no Departamento de Recursos Humanos da Santa Casa de Caridade de Diamantina, situada na Rua da Caridade, 106, Centro - Diamantina - MG.
 
Os candidatos serão avaliados por provas compostas de 30 questões de conhecimentos gerais, além de entrevista em caráter classificatório.
 
O processo seletivo será válido pelo período de 01 ano, podendo ser prorrogado, a critério da Administração da SCCD.

Concurso Prefeitura de Patos - PB

A Prefeitura de Patos, no estado da Paraíba, divulgou edital n° 001/2014 de processo seletivo para contratação temporária nos cargos de Educador Artístico, Enfermeiro Classe II, Farmacêutico - NASF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Monitor de Acompanhamento de Usuários Especiais dos CAPS'S, Socorrista - SAMU e Técnico Auxiliar de Regulação Médica- TARM - SAMU, temporários, com vistas a suprir carências existentes na área de saúde.
 
O processo seletivo será assessorado pela GR Consultoria e Assessoria com sede na Rua João Cordeiro nº 1545, Fortaleza - Ceará. Serão providas 105 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino e os salários vão até R$ R$ 2.500,00.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico (www.grserv.com.br), no período compreendido entre às 8:00 horas do dia 19 de setembro de 2014 às 23:59 horas do dia 30 de setembro de 2014, observado o horário local. As taxas variam de R$ 70,00, R$ 80,00 e R$ 100,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, das 08:00 às 12:00 horas, em locais a serem divulgados no período de 17 a 22 de novembro de 2014. Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 (setenta e duas) horas após a realização da prova no site (www.grserv.com.br).
 
O certame terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura, Fundação de Esportes e Samae de Gaspar - SC

A Prefeitura do município de Gaspar, em Santa Catarina, juntamente com a Fundação de Esportes e o Samae, divulgaram o edital de concurso público nº 01/2014, cujo objetivo é preencher mais de 170 vagas de trabalho.
 
A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 1.058,54 a R$ 8.092,81, em jornadas semanal que pode ser de 10, 20, 30 ou 40 horas, de acordo com o cargo pretendido.
 
As chances são para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, nas funções de assistente social, bibliotecária, contador, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, professor, encanador, agente de serviços gerais, mecânico, operador de máquinas, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 15 de setembro a 14 de outubro de 2014, através do site www.ibam-concursos.org.br. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o nível do cargo pretendido, podendo ser de R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado através do site www.ibam-concursos.org.br. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova, através do site já citado.
 
Os candidatos aos cargos de professor também serão avaliados por prova de títulos, os quais deverão ser enviados para a Comissão de Concurso Público da Prefeitura de Gaspar, situada na Rua Aristiliano Ramos, 435 Praça Getúlio Vargas - Centro, CEP 89110-000 SC, através de Sedex ou AR, postados no período de 15 de setembro a 14 de outubro de 2014, ou entregues no Protocolo da Prefeitura, no mesmo endereço, aos cuidados de Márcia Lenz dos Santos, componente da Comissão de Concurso Público.
 
Haverá também prova prática para os cargos de encanador, ASE III – Mecânico e ASE III – Operador de Máquinas, em local e horário a ser informado.
 
O concurso, que está sob a responsabilidade do IBAM, terá validade pelo período de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Morango pode proteger contra cânceres e doenças inflamatórias

A fruta é rica em antioxidantes e possui mais vitamina C do que a laranja lima e o kiwi
 
O morango é uma fruta de boa aceitação e vasta utilização pela população brasileira. Este fruto é da família das Rosaceae, originário da Europa e regiões de clima mais frio, e atualmente existem cerca de doze espécies. Possui sabor levemente ácido, aroma agradável e forte e sua coloração é vermelha com pontinhos pretos. 
 
Benefícios do morango
É uma boa opção para sobremesas, ou como lanche da tarde, pois possui poucas calorias. Em 100 gramas de morango (aproximadamente 9 unidades), há 30 kcal. Mais de 90% do morango é composto por água; além disso, o fruto possui fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, B2, B6, traços de B1 e B3 e vitamina C, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). Essa fruta também se apresenta como uma boa fonte de fitoquímicos (ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequina). Devido aos seus compostos antioxidantes, há evidências de que o morango aumenta a resistência à infecções e previne o câncer. 
 
A maior parte das fibras encontradas no morango são as solúveis, como a pectina. Esse tipo de fibra poderia auxiliar no controle dos níveis de colesterol. Porém, as sementes do morango contêm, em sua maior parte, fibras insolúveis, o tipo de fibras que auxiliam no quadro de constipação. No entanto, elas podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios intestinais como a diverticulose. 
 
O teor de vitamina C do morango é importante, e muitas vezes o morango é citado na literatura como fonte desse nutriente, por possuir uma quantidade maior do que a apresentada por frutas como laranja lima e kiwi; apesar de possuir bem menos teor do que a acerola, por exemplo. Essa vitamina é importante para o sistema imune, regeneração muscular, dentes e ossos, além de formação de colágeno e atuação como um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. Por este motivo, o morango é considerado importante por proteger contra doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide. 
 
Os bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico, são substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer, principalmente do trato digestivo. Outros polifenóis presentes no morango (quercetina e catequina) estão relacionados à proteção contra doenças inflamatórias (osteoartite e aterosclerose, por exemplo). Esses compostos estão presentes no morango em quantidades significativas. 
 
O morango é citado na literatura tendo papel anti-inflamatório, protegendo contra doenças crônicas como artrite reumatoide, além de efeito diurético leve, o que auxiliaria no quadro de retenção de líquidos. Também relacionado com a questão estética, promovendo saúde de pele, cabelos e unha, relativa à presença de compostos funcionais (fitoquímicos) e vitaminas e minerais, como vitamina C e zinco. Ainda, apresenta substâncias aromáticas que atuam em nível olfativo e do paladar, estimulando o apetite.

Leia também:

Vitamina C melhora a imunidade diminui o estresse

Conheça sete benefícios da vitamina C para a sua saúde

Vitamina C Durante a Gravidez

Vitamina C injetável pode ajudar no tratamento contra o câncer, diz estudo

Comer morango pode reduzir o colesterol, aponta pesquisa

Suco vermelho previne câncer, demência e infarto

 
Como consumir o morango
Devido ao alto teor de vitamina C e componentes antioxidantes, uma dica importante para minimizar a perda dos nutrientes do morango é mantê-lo em geladeira até o momento do consumo, lavando o fruto imediatamente antes de consumir. Não é recomendado higienizar o morango antes do armazenamento, devido ao risco de proliferação de fungos pelo ambiente úmido e deterioração do alimento, o tornando impróprio para consumo mais rapidamente. 
 
Ainda, outra dica é consumi-lo inteiro, ou cortá-lo imediatamente antes do consumo pois, quanto mais cortes fizer no fruto, maior o contato com o ar, o que favorece a perda de componentes antioxidantes. O aquecimento em altas temperaturas e duração elevada (para fins de cozimento) também favorece a perda desses componentes, além das vitaminas hidrossolúveis (como a vitamina C). Por outro lado, o processo de congelamento do morango favorece a perda de flavonoides, restando em torno de um terço destes compostos após o processo. 
 
Outro cuidado que devemos ter no consumo do morango é o consumo concomitante de agrotóxicos, pois o morango é um dos alimentos que mais absorvem essas substâncias, encabeçando a lista dos alimentos mais contaminados. Para minimizar os efeitos, o importante é consumi-lo no período de safra (agosto, setembro e outubro); período em que há maior disponibilidade e quando encontramos o fruto a um preço menor. Outra opção é consumir morangos orgânicos, livres de agrotóxicos, porém mais dispendiosos. 
 
A melhor maneira de consumir o morango é pela ingestão da fruta in natura, para preservar todas as suas propriedades. Porém, também é consumido em preparações como geleias, iogurtes, compotas, tortas e bolos e recheios de doces e biscoitos. É utilizado como um dos componentes dos sucos vermelhos, famosos pelo teor de antioxidantes e suas propriedades funcionais. 
 
Contraindicações do morango
Por apresentar um elevado teor de salicilato natural, o fruto deve ser evitado por pessoas que possuem intolerância à aspirina. Devido a este componente, uma parcela pequena da população apresenta alergia ao morango. Em todo caso, bebês com história familiar de alergia a esse fruto devem ser apresentados ao alimento após completarem 2 anos de idade, sempre sob supervisão e avaliação de possíveis sintomas. O morango também possui teor de ácido oxálico, que pode ocasionar cálculos nos rins e bexiga em pessoas suscetíveis, além de reduzir a absorção de ferro e cálcio. 
 
Quanto consumir de morango
Devido à sua composição, o consumo desse fruto é recomendado na quantidade de duas xícaras de morango/dia (em torno de 9 unidades). Estudos recentes sugerem que esta quantidade é capaz de regular os níveis de colesterol no sangue. 
 
Minha Vida

Uso de remédio para impotência sem indicação pode prejudicar a ereção

Jovens que utilizam o medicamento podem ser vítimas de problemas no coração ou mesmo disfunção erétil psicológica
 
Por Dr. André Cavalcanti
 
A disfunção erétil é a dificuldade de manter uma ereção com uma qualidade suficiente para a atividade sexual. Apresenta alta prevalência em homens após os 40 anos e está associada a diferentes causas: psicológico, alterações arteriais, diabetes, alterações hormonais, idade, obesidade, cirurgias, entre outras. Em geral consideramos que a disfunção erétil é geralmente associada a múltiplas causas. 
 
Existe um grupo de drogas chamadas de inibidores da fosfodiesterase-5 (PDE-5). Através de sua ação, esta droga leva ao aumento de substância dentro dos corpos cavernosos (tecido erétil do pênis) que proporcionam a vasodilatação e desta forma aumento o fluxo sanguíneo, facilitando a ereção.
 
Aprovado para o uso no tratamento da disfunção erétil em 1998, o sildenafil, um desses medicamentos, tornou-se rapidamente popular em todo o mundo. Posteriormente outras drogas da mesma família foram comercializadas, que apesar de algumas diferenças quanto a efeitos colaterais e tempo de meia vida, apresentam basicamente a mesma forma de ação. 
 
A grande revolução das drogas inibidoras da PDE-5 foi a possibilidade da utilização de uma medicação oral realmente eficiente para o manejo da disfunção erétil. Antes os tratamentos medicamentosos para a disfunção erétil eram baseados no uso de vasodilatadores administrados através de injeções diretas no pênis ou por absorção através da uretra. Uma outra opção era a utilização de próteses. Ambos os tratamentos descritos ainda são amplamente utilizados e fazem parte do armamentarium (arsenal) do manejo da disfunção erétil, porém são utilizados apenas após a falha do tratamento medicamentoso oral inicial. 
 
Leia também:

Você tem problemas de ereção?

Um em cada quatro pacientes diagnosticados com disfunção erétil é jovem

Disfunção erétil pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, diz estudo

Problemas de ereção podem ser sinal de doença cardíaca

Metade dos homens com mais de 40 anos sofrem de disfunção erétil

Homens que não escovam os dentes são mais propensos a ter disfunção erétil

 
Uso sem indicação
Apesar das recomendações, hoje temos uma geração de pacientes jovens sem queixas de disfunção erétil que utilizam este tipo de medicação para melhorar o desempenho sexual e muitas vezes associam seu uso com o álcool e outras drogas de uso ilícito. Há um risco direto associado ao uso de um vasodilatador em pacientes que mesmo jovens podem apresentar doenças cardiovasculares não diagnosticadas, além do uso associado com outras drogas que podem ter os efeitos potencializados, o que pode levar a graves complicações, inclusive a morte súbita. 
 
Muitos homens inclusive se submetem ao uso de medicações que possuem efeitos colaterais que podem prejudicar a qualidade da relação sexual (dor de cabeça, alterações visuais, zumbido) sem uma real necessidade médica, apenas pelo desejo de provar a sua parceira a sua "qualidade sexual". Neste caso uma associação com o álcool, por exemplo, pode prejudicar os efeitos benéficos da medicação sobre a ereção, restando ao pacientes apenas seus efeitos colaterais. 
 
Outra preocupação, é que muitos destes homens jovens possam desenvolver algum tipo de dependência psicológica para o uso do medicamento, considerando que só podem ter a ereção com seu uso, e desenvolver diferentes graus de disfunção erétil psicogênica após a suspensão do uso destes medicamentos. 
 
Contraindicações gerais do medicamento
Os efeitos colaterais mais comuns no uso dos inibidores da PDE-5 são: cefaléia, rubor facial, dor lombar, congestão nasal, zumbido, hipersensibilidade a luz, palpitações distúrbios visuais e taquicardia. O seu uso combinado com nitratos (vasodilatadores utilizados no tratamento de cardiopatias) pode potencializar os efeitos hipotensores levando as sérias complicações cardio-circulatórias. O priapismo (ereção prolongada e dolorosa) que pode levar a uma disfunção erétil definitiva e severa é raro com o uso isolado de inibidores da PDE-5, porém o uso associado de drogas pode potencializar esta chance, e há relatos desta intercorrência em pacientes jovens que utilizaram estas medicações junto com drogas como a cocaína. 
 
Muito cuidado deve ser tomado no uso de inibidores da PDE-5 em pacientes que utilizam nitrato, na presença de insuficiência hepática severa (função do fígado diminuída), insuficiência renal severa, hipotensão (baixa pressão sanguínea), e também em pessoas que sofreram um AVC recentemente ou infarto e desordens retinais degenerativas hereditárias. 
 
O uso desta medicação deve ser realizado apenas após uma visita médica para que possa ser definida a melhor forma de tratamento para a disfunção erétil, o melhor tipo de droga adequada às necessidades do paciente e principalmente para que sejam identificados fatores de risco, prevenindo-se complicações. 
 
Minha Vida