Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ex-combatentes líbios com psicose e depressão não conseguem tratamento

AFP
Rebelde é levado ao hospital em Misrata após
bombardeios que atingiram a cidade (2011)
Faltam psiquiatras em Misrata, palco dos combates mais violentos da guerra, para lidar com grande número de jovens com estresse pós-traumático
 
A cidade líbia de Misrata, palco dos conflitos mais sangrentos durante a revolução que culminou com a morte de Muamar Kadafi no ano passado, não está dando conta de atender e tratar os vários ex-combatentes que sofrem distúrbios psiquiátricos por causa de traumas deixados pelo conflito.
 
A batalha de Misrata ficou conhecida como o "Stalingrado da Líbia", em alusão à batalha de Stalingrado, na Rússia, uma das mais sangrentas da Segunda Guerra e da história. Nos três meses de combates na cidade, cerca de 2 mil moradores morreram e 14 mil ficaram feridos.
 
Finda a revolução, muitos homens estão tendo dificuldade para lidar com transtornos psicológicos e médicos dizem que há uma desesperadora carência de profissionais qualificados ligados à saúde mental para tratá-los.
 
A doença mental ainda é um tabu na maior parte do mundo árabe e, na cidade conservadora de Misrata, os jovens têm dificuldade em encontrar ajuda nesta área. Um grande número de jovens vem sofrendo de problemas como psicose, depressão aguda e estresse pós-traumático.
 
Alguns jovens que viveram o conflito compartilham um profundo sentimento de depressão e desilusão, com a falta de mudança que vivem na Líbia pós-Kadafi.
 
Há mais de um ano, o médico Khaled al-Madani, chefe do departamento de Psicologia da Universidade de Misrata, vem tentando criar serviços adequados de saúde mental. Ele diz que, atualmente, há somente um psiquiatra disponível em Trípoli, em tempo parcial, capaz de atender em Misrata.
 
Estresse pós-traumático
Uma pesquisa recente realizada por al Madani com 200 pessoas que perderam suas casas no conflito mostra que 17% delas estão sofrendo de estresse pós-traumático. "Este é um conceito novo na Líbia, mas, no momento, temos um elevado número de pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático", diz.
 
Um ex-combatente foi até o Wazrak Al Medical Centre, em Misrata, para uma consulta com o Isa Asalini, o único psiquiatra, que acabou de chegar de Trípoli. Ahmed (nome fictício), que antes da revolução estudava Direito e trabalhava meio expediente, agora sofre de depressão aguda.
 
Essa foi a primeira vez em que ele foi procurar a ajuda de um especialista. Segundo o médico, ele está apático e seus olhos transmitem um desespero esmagador. "Eu perdi muitos amigos durante o conflito. Muitos morreram, foram amputados ou ficaram cegos", contou o rapaz.
 
Em pouco tempo de conversa, Ahmed mostra profunda desilusão sobre a revolução e suas conquistas. "Em geral, me sinto sempre triste e tenho dificuldade para dormir. Não é como antes. Me sinto isolado da comunidade", disse o rapaz.
 
"Tenho a impressão de que as pessoas que morreram no conflito morreram por nada. Com certeza, de acordo com a nossa religião, elas são mártires. No entanto, particularmente, acho que elas morreram por nada e isso me causa depressão. Acho que minha vida era melhor antes da revolução", disse.
 
Antes da guerra, Ahmed trabalhava com comércio exterior. Hoje, ele diz que não consegue nem mesmo um visto para deixar a Líbia e não vê nenhum futuro. Nos momentos de maior depressão, chegou a pensar em suicídio, o que é ferozmente condenado pelo Islã. "Antes da guerra, eu tinha ambições e agora não as tenho mais. Nada é estável nesse país. Sinto que o país ainda vai demorar muito para se estabilizar e já pensei em me matar para me livrar desse sentimento", contou.
 
Uma revolução como a de Misrata, que desenvolveu um poderoso culto ao heroísmo e à vitimização, depois das brutalidades vividas, pode trazer perigos para a nova Líbia. "É claro que, no momento, não há liberdade de expressão. Eu sou de Misrata, assim como meu pai e meu avô, mas não posso criticar a revolução nem mesmo nas redes sociais", disse o rapaz.
 
"A pergunta que sempre vem à minha cabeça é: o que nós ganhamos com isso? Não ganhamos nada, mas não posso dizer isso em público, porque alguns grupos podem prejudicar a mim ou a minha família ou até mesmo me prender".
 
Jovens
De acordo com o Al-Madani, os jovens representam o maior grupo com transtornos mentais. No entanto, algumas mulheres também foram procurar ajuda pelos mesmos problemas. Uma de suas pacientes sofre de flashbacks repetidos, em que acha que será morta ou estuprada. "Ela já tentou se matar três vezes", disse o médico.
 
Segundo moradores da cidade, soldados pró-Kadafi da cidade vizinha de Tawergha estupraram mulheres e cometeram outras atrocidades, como a castração de homens, durante os combates.
 
Os moradores de Tawergha não foram autorizados a voltar para sua cidade após o conflito e agora estão espalhados em acampamentos improvisados por todo o país. Eles negam as acusações e dizem estar sendo punidos pelos crimes de uma minoria.
 
"A guerra pode ter acabado, mas casos como o de Ahmed são muito comuns em Misrata", disse o médico. "Eles estão decepcionados e precisam de médicos para ajudá-los, mas nós não temos. Eles achavam que, mudando o regime de Khadafi, tudo ficaria bem."
 
Depois de quase dois anos de começar a lutar no conflito, Ahmed inicia agora uma nova e longa luta para curar sua depressão. "Eu lutei muito na revolução. Perdi meu emprego, meus amigos e agora não me resta nada. Meus sonhos estão completamente quebrados."
 
Fonte iG

"Estetoscópio inteligente" monitora eficácia de tratamento de pedras nos rins

Aparelho pode detectar se o tratamento irá funcionar antes do aparecimento de possíveis efeitos colaterais
 
Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, desenvolveram um dispositivo que está sendo usado para monitorar a eficácia do tratamento de pedras nos rins.
 
O aparelho evita a repetição desnecessária de terapias e o monitoramento por meio de raios-X.
 
Se as pedras nos rins não podem ser dissolvidas por drogas, o procedimento preferido é a litotripsia. Litotripsia trabalha focando milhares de ondas sobre as pedras nos rins para quebrá-las em pedaços pequenos o suficiente para serem expelidas pela urina ou dissolvidas por drogas.
 
No entanto, é difícil descobrir exatamente quando o tratamento foi bem sucedido e os pacientes frequentemente têm que receber mais ondas do que o necessário, ou ser enviado para casa quando um número insuficiente de tratamento foi entregue para quebrar as pedras.
 
O novo 'estetoscópio inteligente' é colocado na pele de um paciente conforme eles passam pelo tratamento e avalia se ele está funcionando. O aparelho ouve os ecos que repercutem em torno do corpo depois que cada onda atinge a pedra.
 
Testes de laboratório mostraram que, quando colocado sobre a pele do paciente, este sensor detecta tratamentos bem sucedidos com 94,7% de precisão em comparação a 36,8% alcançados por equipamentos atuais.
 
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido está testando o estetoscópio inteligente como parte dos planos para reduzir o número de diagnósticos imprecisos e tratamentos ineficazes, e até agora ele foi aplicado em mais de 200 pacientes.
 
Segundo os pesquisadores, o aparelho tem a vantagem adicional de poder detectar se o tratamento irá funcionar, antes da fase em que os possíveis efeitos colaterais adversos provenientes do tratamento tenham ocorrido. Isso permite a identificação imediata de pacientes que não devem receber este tratamento, mas que devem ser encaminhados a algum outro tratamento para eliminar as pedras nos rins.
 
Fnte isaude.net

Cientistas russos descobrem substâncias antibióticas na pele de sapo marrom

Sapo da espécie Rana temporaria
Foto: Richard Bartz
Sapo da espécie Rana temporaria
Peptídeos podem ser potencialmente úteis para a prevenção de estirpes bacterianas patogênicas e resistentes a medicamentos
 
Cientistas da Moscow State University, na Rússia, identificaram substâncias com potenciais antibióticos na pele do sapo da espécie Rana temporaria, característico da Rússia.
 
O estudo foi publicado no Journal ACS of Proteome Research.
 
O pesquisador Albert T. Lebedev e seus colegas explicam que os anfíbios secretam substâncias antimicrobianas chamadas peptídeos através da pele. Estes compostos agem como uma primeira linha de defesa contra bactérias e outros microorganismos que se desenvolvem em locais úmidos onde as rãs, sapos, salamandras e outros anfíbios vivem.
 
Estudo anterior identificou 21 substâncias com atividade antibiótica e outros potenciais medicinal.
 
A equipe de Lebedev focou em encontrar mais dessas substâncias com potenciais médicos.
 
Eles usaram uma técnica de laboratório sensível para expandir a lista de tais substâncias na pele das rãs, identificando 76 substâncias adicionais desse tipo.
 
Testes de laboratório mostraram que algumas das substâncias têm potencial para combater infecções pela Salmonella e Staphylococcus, assim como alguns medicamentos antibióticos prescritos. "Esses peptídeos podem ser potencialmente úteis para a prevenção de ambas estirpes bacterianas patogênicas e resistentes", concluem os cientistas.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa modifica proteína do leite bovino que causa alergia em crianças

Estudo poder ser alternativa à formulação de ingredientes menos nocivos para pessoas com esta reação imunológica
 
Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu modificar uma proteína do leite bovino que é capaz de causar alergia principalmente em crianças. Para chegar ao feito, pesquisadores empregaram dois tratamentos enzimáticos em associação, tornando-a uma alternativa à futura formulação de ingredientes na alimentação, que sejam menos nocivos ao ser humano suscetível a esta reação imunológica.
 
A pesquisadora Mariana Bataglin Villas Boas, autora do estudo, trabalhou em laboratório com um modelo de proteína chamada beta-lactoglobulina, existente no leite de mamíferos, exceto no de humanos, podendo desencadear desde um simples processo alérgico, como coceira, até sintomas mais graves, atingindo o trato gastrointestinal e provocando diarreia, irritação e fezes sanguinolentas.
 
O estudo envolveu a modificação estrutural dessa proteína com a polimerização por transglutaminase (que catalisa a reação de ligação cruzada em diversas proteínas), em conjunto com a hidrólise por proteases (uma reação química de quebra das ligações com os aminoácidos que compõem as proteínas). A associação desses tratamentos é uma estratégia pouco adotada, mas que demonstra boas chances de diminuir a resposta imune das proteínas.
 
Essa tarefa implicou alterar a proteína em questão em diferentes pontos, para avaliar se ainda permanecia o seu componente alérgico. " Não queríamos que ela ficasse como uma fórmula hidrolisada e sim que conservasse algumas das suas características. Mas reconhecemos que, a partir de o momento em que acontecem alterações, ela já não pode ser mais reconhecida como algo alergênico."

A pesquisa
O estudo, realizado no período de 2009 a 2012, o estudo investigou as alterações das proteínas dos alimentos que podem ocasionar alergia alimentar, uma doença cada vez mais frequente nos países ocidentais. O leite bovino, segundo ela, " puxa" a lista dos alimentos potencialmente alergênicos.
 
Apesar disso, já existem hoje alguns produtos disponíveis no mercado como fórmulas especialmente destinadas às crianças com este problema, no entanto, com um limitante: podem apresentar uma alergenicidade residual decorrente do fato de a hidrólise ser também limitada, não conseguindo eliminá-la por completo.
 
Na verdade o que Flavia e Mariana, além do grupo de pesquisa como um todo, esperavam era criar novas possibilidades ao que se tem no momento em termos de produtos alimentícios que transcendam as fórmulas, os iogurtes e os outros produtos derivados do leite de vaca.
 
Há fármacos que ajudam a debelar essas alergias, e eles já são comuns no país. Mas a ideia do grupo de pesquisa da Unicamp é desenvolver um produto que propicie novas alternativas, com doses capazes de diminuir a resposta no indivíduo, e revelar a atuação das enzimas nas proteínas do leite.

Sintomas
Desenvolver alergia a esse tipo de leite não é o mesmo que intolerância ao alimento, que envolve um processo voltado à incapacidade de digestão da lactose, e não uma reação alérgica. Com isso, quando o organismo deixa de produzir a enzima lactase, gera cólica e diarreia.
 
A proteína estudada por Mariana não é encontrada no leite materno. Este é um ponto crucial a ser esclarecido, sinaliza ela, já que o leite materno é mais indispensável ainda nos primeiros meses de vida, e o recém-nascido pode não aceitar uma proteína vinda do leite bovino, comumente usado como substituto.
 
A alergia avaliada afeta mundialmente até 8% das crianças com idade abaixo de três anos, porém até 2% dos adultos também podem perpetuá-la para a vida. " Por isso da preocupação, porque tal sentença não envolve só o leite. Também os seus derivados e as bebidas lácteas" , informa a pesquisadora.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Mudança de dieta altera o cérebro de forma semelhante à abstinência de drogas

Abandonar dieta rica em gordura provoca alterações químicas no cérebro semelhantes à causada por abstinência de drogas
Abandonar dieta rica em gordura provoca alterações químicas
no cérebro semelhantes à causada por abstinência de drogas
Abandonar dieta rica em gordura torna pessoas vulneráveis a um ciclo de comer compulsivamente e jejum e aumenta risco de depressão
 
Abandonar uma dieta rica em gordura provoca alterações químicas no cérebro semelhantes à causada por abstinência de drogas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá.
 
A pesquisa afirma que a mudanças nos hábitos alimentares pode tornar as pessoas vulneráveis a um ciclo de comer compulsivamente e jejum e pode aumentar o risco de depressão.
 
"Trabalhando com ratos, cujos cérebros são, em muitos aspectos comparáveis ao nosso, descobrimos que a neuroquímica dos animais que se alimentaram de uma dieta rica em gordura e açúcar eram diferentes dos que tinham sido alimentados com uma dieta saudável", afirma a líder do estudo Stephanie Fulton.
 
Segundo Fulton, os produtos químicos modificados pela dieta estão associados com a depressão. Uma mudança de dieta, então, causa sintomas de abstinência e uma maior sensibilidade a situações estressantes, levando a um ciclo vicioso de má alimentação.
 
A equipe de pesquisa alimentou um grupo de camundongos com uma dieta de pouca gordura e outro grupo com dieta rica em gordura ao longo de seis semanas, monitorando como a comida diferente afetou o modo como os animais se comportavam.
 
A gordura representou 11% das calorias na dieta de baixo teor de gordura e 58% na dieta rica em gordura, fazendo com que o tamanho da barriga no último grupo aumentasse em 11%.
 
Em seguida, a equipe usou uma variedade de técnicas para avaliar a relação recompensar os ratos com alimentos e seu comportamento e emoções resultantes. Eles também analisaram os cérebros dos ratos para ver como eles tinham mudado.
 
Os ratos que tinham sido alimentados com a dieta de elevado teor de gordura exibiram sinais de ansiedade, tal como uma fuga de áreas abertas. Seus cérebros também foram alterados fisicamente por suas experiências.
 
Uma das moléculas no cérebro, que os pesquisadores observaram foi a dopamina, que permite que o cérebro aprenda certos tipos de comportamento. Este produto químico é o mesmo em seres humanos como em ratos e outros animais. Certos genes envolvidos na produção de dopamina são controlados pela molécula de CREB.
 
Os pesquisadores notaram que CREB é muito mais ativa nos cérebros de ratos que receberam a dieta com alto teor de gordura e que estes ratos também apresentam níveis mais elevados de corticosterona, hormônio associado ao estresse. "Isso explica tanto a depressão quanto o ciclo de comportamento negativo", afirma Fulton.
 
Fonte isaude.net

Hormônio que regenera fígado abre perspectivas para tratamento do diabetes

Mecanismo controla o crescimento das células beta do pâncreas, responsáveis pelo aumento da insulina no sangue
 
Um importante hormônio da regeneração do fígado, " o HGF" , parece desempenhar um papel relevante na obesidade e no diabetes tipo 2. Esse hormônio controla o crescimento das células beta do pâncreas (ilhotas de Langerhans), responsáveis pelo aumento da insulina no sangue, fator que antecede ao diabetes.
 
O biomédico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Tiago Gomes Araújo investigou a participação do hormônio HGF - ou fator de crescimento do hepatócito - produzido principalmente pelo fígado, na resistência à insulina.
 
A pesquisa resultou na tese de doutorado " Caracterização do papel do HGF como elo entre o aumento da massa da ilhota/hiperinsulinemia e a resistência à insulina" , defendida por Tiago no final de outubro dentro do programa de Fisiopatologia Médica da FCM da Unicamp e no artigo "Hepatocyte growth factor plays a key role in insulin resistance-associated compensatory mechanisms", recém-publicado na revista norte-americana Endocrinology.
 
Classicamente, em endocrinologia, existe um processo em que uma glândula controla outra. O hipotálamo, por exemplo, controla a hipófise e esta, a tireoide. Ambas, por sua vez, controlam testículos e ovários. É uma situação de equilíbrio. O mesmo princípio vale para o diabetes.
 
" Tínhamos pistas de que um fator circulante controlava isso. Fizemos uma lista dos possíveis hormônios conhecidos e chegamos à conclusão que o HGF era um forte candidato" , explicou o médico endocrinologista Mario José Abdalla Saad, orientador do estudo.

HGF
O HGF é um hormônio produzido, principalmente, pelo fígado. Ele é identificado como um fator circulante envolvido na regeneração do fígado depois de uma lesão hepática. Além disso, é reconhecido que o HGF também exibe atividades de duplicação genética, produção da forma e migração celular em uma ampla variedade de órgãos, incluindo o fígado, rim, cérebro e pâncreas.
 
A resistência à insulina é manifestada pela perda da capacidade da insulina ativar sua via de sinalização. Em nível molecular, a insulina inicia sua atividade biológica ao ligar-se a seu receptor localizado na membrana das células. A resistência à insulina está presente na obesidade e, principalmente, no diabetes tipo 2.
 
A pesquisa de Tiago teve como objetivo mostrar a relação de causa-efeito entre o aumento dos níveis circulantes de HGF, o aumento de células beta do pâncreas, a hiperinsulinemia compensatória e a força dessa associação.
 
" Tanto in vitro quanto in vivo, o HGF estimula a secreção de insulina e o aumento da massa de ilhotas do pâncreas. Os níveis deste fator estão elevados na situação de resistência insulínica mais comum, que é a obesidade. Entretanto, essa vinculação ainda não havia sido explicada" , disse Tiago. O estudo foi realizado em ratos.

Com informações da Unicamp
 
Fonte iude.net

Nova terapia hormonal mostra promessa contra sintomas da menopausa

Testes com primatas mostram que terapia previne osteoporose sem aumentar o risco de doença cardíaca ou câncer de mama
 
Pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, concluíram investigação sobre uma nova terapia hormonal que mostra a promessa como um tratamento eficaz para os sintomas da menopausa e na prevenção da osteoporose, sem aumentar o risco de doença cardíaca ou câncer de mama.
 
Formas tradicionais de terapia hormonal (TH) fornecem os benefícios de alívio de sintomas, prevenção da osteoporose e prevenção da aterosclerose, mas aumentam o risco de câncer de útero ou câncer de mama. Assim, a relação risco-benefício da terapia hormonal tradicional não é ideal.
 
A equipe trabalhou em parceria com a empresa farmacêutica Pfizer para explorar uma nova estratégia, chamada de Combinação de Estrogênio Seletivo ao Tecido (TSEC). Usando esta estratégia, um estrogênio convencional (EEC) foi combinado com a droga protetora contra doenças ósseas acetato de bazedoxifeno (BZA), para produzir uma abordagem capaz de maximizar os benefícios da terapia hormonal convencional, evitando os efeitos secundários.
 
O estudo envolveu testes aleatórios de 20 meses com primatas não humanos na pós-menopausa, concebidos para determinar o efeito do tratamento sobre o sistema do útero, da mama e o cardiovascular .
 
A estratégia TSEC foi avaliada em um estudo contendo mais de 6 mil mulheres. Segundo os pesquisadores, os testes com primatas são importantes porque eles podem mostrar reações diretamente nos tecidos, enquanto estudos em mulheres usam os resultados clínicos que podem exigir muitos anos para fornecer dados conclusivos.
 
O pesquisador Thomas B. Clarkson está esperançoso com a nova abordagem. "Os resultados são encorajadores para as mulheres na pós-menopausa. Acreditamos que as mulheres podem receber a combinação de medicamentos para proteger contra o câncer de mama e câncer de útero, sem prejudicar o sistema cardiovascular, mas mais pesquisas são necessárias", conclui.
 
Fonte isaude.net

Drogas que bloqueiam substância química no cérebro podem prevenir suicídios

Estudos  recentes demonstraram que acetamina,
que inibea sinalização do glutamato, é extremamente
 eficaz na luta contra a depressão.
Pesquisa sugere que glutamato está associado ao comportamento suicida e oferece nova opção para prevenção de casos
 
Pesquisadores da Michigan State University, nos EUA, descobriram que o bloqueio de uma substância química no cérebro chamada glutamato pode prevenir suicídios.
 
A pesquisa sugere que o glutamato está associado ao comportamento suicida e oferece nova esperança para os esforços de prevenção da condição.
 
O glutamato é um aminoácido que envia sinais entre as células nervosas e tem sido um suspeito na busca de causas químicas de depressão.
 
"Os resultados são importantes porque mostram um mecanismo da doença em pacientes. Estudos focaram outro neurotransmissor chamado serotonina por cerca de 40 anos. A conclusão do nosso trabalho é que temos de transformar o foco da nossa pesquisa para o glutamato" afirma a líder da pesquisa Lena Brundin.
 
 
Brundin e seus colegas examinaram a atividade do glutamato medindo o ácido quinilínico (AQ), que aciona um interruptor químico que faz com que o glutamato envie sinais para as células mais próximas, no líquido espinal de 100 pacientes na Suécia.
 
Cerca de dois terços dos participantes foram internados depois de tentar o suicídio e o resto eram saudáveis.
 
Eles descobriram que pessoas que tentaram suicídio tinham mais do dobro de ácido quinolínico no seu fluido espinhal do que as pessoas saudáveis, o que indica um aumento da sinalização de glutamato entre as células nervosas. Aqueles que relataram maior desejo de se matar também tiveram os mais altos níveis do ácido.
 
Os resultados também mostraram diminuição dos níveis de ácido quinolínico entre um subgrupo de pacientes que voltaram seis meses depois, quando não apresentavam mais comportamento suicida.
 
Segundo Brundin, drogas anti-glutamato ainda estão em desenvolvimento, mas em breve poderão ser ferramenta promissora para prevenir o suicídio. De facto, estudos clínicos recentes demonstraram que o anestésico cetamina, que inibe a sinalização do glutamato, é extremamente eficaz na luta contra a depressão.
 
Fonte isaude.net

Células-tronco geneticamente modificadas curam lesões ósseas graves

Martina Hauser-Schinhan, envolvida no projeto
Martina Hauser-Schinhan, envolvida no projeto
Tratamento aplicado entre as partes quebradas do osso pode, no futuro, evitar amputações ou a redução óssea dos pacientes
 
A terapia genética envolvendo células-tronco modificadas obtidas do tecido adiposo e da medula óssea pode representar uma nova opção para o tratamento de lesões ortopédicas graves, de acordo com pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria.
 
O tratamento pode, no futuro, evitar amputações ou o encolhimento dos ossos dos pacientes.
 
O novo método envolve a alteração de células do tronco do próprio corpo, obtidas a partir de medula óssea ou do tecido adiposo, com genes BMP-2, que são conhecidos por promover a cicatrização óssea.
 
As células estaminais autólogas que são geneticamente modificadas com a adição de BMP-2 são incorporadas em um gel de fibrina, que é aplicado entre as duas partes quebradas do osso. As células-tronco produzem BMP-2 continuamente, como uma usina de energia. As células-tronco e BMP-2 promovem a cura dos ossos. "Até agora, em casos de lesão graves que seríamos capazes de tratar com este método, amputações ou cirurgia de redução óssea eram muitas vezes necessárias", afirma a pesquisadora Martina Hauser-Schinhan.
 
A nova opção de tratamento tem sido usada em ensaios in vivo e estudos clínicos devem ter início em breve.
 
Os resultados até agora sugerem que a cura ocorre dentro de poucas semanas. Seu uso, mesmo após a retirada de tumores ósseos, que envolve tirar grandes porções do osso, parece ser possível de acordo com os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Fabricantes de medicamentos genéricos perdem mercado

Quando o Cymbalta entrar para a lista de genéricos, mais
de cinco  empresas deverão compartilhar as vendas durante
os seis primeiros meses, de acordo com o relatório de Vukhac
Fenômeno, conhecido como abismo das patentes, sempre foi temido pelos grandes laboratórios
 
O fenômeno é conhecido como abismo das patentes e os grandes laboratórios sempre temeram essa possibilidade. Mas agora, os fabricantes de medicamentos genéricos também estão assustados.
 
Este ano, mais de 40 medicamentos patenteados — com vendas anuais avaliadas em US$ 35 bilhões — perderam a proteção das patentes, permitindo que fabricantes de genéricos fizessem versões de baixo custo de medicamentos como Plavix, Lexapro e Seroquel — redistribuindo os lucros que antes iam exclusivamente para as marcas.
 
Quando esses medicamentos passarem a ser comercializados no mercado dos genéricos, no ano que vem, o faturamento anual deverá cair para US$ 17 bilhões, ou menos da metade do valor atual, segundo uma análise da Credit Agricole Securities. Kim Vukhac, analista da Credit Agricole, afirmou:
 
O abismo das patentes acabou. Isso é ótimo para as grandes indústrias farmacêuticas, mas indica que acabaram as oportunidades dos genéricos.
 
Por conta disso, muitos fabricantes de medicamentos genéricos estão precisando repensar as estratégias, determinando se irão se especializar em medicamentos de difícil fabricação, vender produtos de marca ou realizar grandes aquisições. A Watson adquiriu a concorrente europeia Actavis em outubro, passando de quinta para terceira maior fabricante de medicamentos genéricos do mundo.
 
Quase metade dos médicos desconfia de medicamentos genéricos Michael Kleinrock, diretor de desenvolvimento em pesquisa no Instituto IMS de Informática para a Saúde, um grupo de pesquisa do setor, observou:
 
A opção é crescer ou se especializar. Todas querem ser especiais. Segundo executivos da indústria dos genéricos, uma das consequências do abismo é que não poderão mais desfrutar do lucrativo período de seis meses de exclusividade após a expiração da patente de diversos medicamentos. Durante esses períodos, as empresas que fazem o primeiro registro junto ao FDA ganham o direito de vender a versão genérica com exclusividade ou com concorrência limitada durante um período de seis meses.
 
Fôlego
A exclusividade ajuda a dar fôlego às empresas. Durante os primeiros meses de 2012, as vendas de medicamentos genéricos subiram 19% em relação ao mesmo período em 2011, passando de US$ 32,8 bilhões para US$ 39,1 bilhões, de acordo com Michael Faerm, analista do Credit Suisse. Em comparação, as vendas de remédios de marca caíram 4% durante o mesmo período, passando de US$ 181,3 bilhões para US$ 174,2 bilhões durante o mesmo período.
 
Contudo, essa exclusividade também torna os fabricantes mais vulneráveis à quebra da patente, afirmou Kleinrock:
 
A coisa se transformou em mais uma bolha.
 
Segundo ele, a indústria dos genéricos vai passar por um período de "estiagem" no ano que vem, algo que já era esperado nos últimos anos. Entre os medicamentos que estão se tornando genéricos, poucos possuem períodos de exclusividade dedicados a um só fabricante.
 
Em 2013, por exemplo, o antidepressivo Cymbalta — vendido pela Eli Lilly — entrará para a lista dos genéricos. Entretanto, mais de cinco empresas deverão compartilhar as vendas durante os seis primeiros meses, de acordo com o relatório de Vukhac.
 
Wall Street
Heather Bresch, executiva chefe da Mylan, a segunda maior fabricante de genéricos dos Estados Unidos, afirmou que analistas de Wall Street estão obcecados com o assunto.
 
Em todo lugar me questionam a respeito do abismo das patentes, só querem saber disso por aí. O abismo das patentes é um dos aspectos de um panorama complexo e multifacetado. Por isso, acredito que cada empresa enfrentará o problema de forma diferente.
 
Jeremy M. Levin, executivo chefe da Teva Pharmaceuticals, a maior fabricante de medicamentos genéricos do planeta, concordou:
 
O conceito de exclusividade, segundo o qual apenas um fabricante de medicamentos genéricos ganha dinheiro em determinado momento, está deixando de existir. Sem isso, diversas empresas precisam se fazer a seguinte pergunta: 'Como vamos viver no mercado dos genéricos?'.
 
Segundo Levin, a resposta para a Teva será aumentar o alcance da empresa — a Teva comercializa 1.400 produtos, ficando com um sexto de todas as prescrições de genéricos dos Estados Unidos — e contar com a reputação de seus produtos de alta qualidade. Segundo Levin, isso se tornará cada vez mais importante, já que o FDA afirmou que irá fiscalizar mais de perto a qualidade dos medicamentos genéricos de agora em diante.
 
Levin também afirmou que planeja cortar custos, anunciando recentemente que planeja cortar entre US$ 1,5 bilhões e US$ 2 bilhões em despesas ao longo dos próximos cinco anos.
 
Levin e Bresch disseram que os fabricantes de medicamentos genéricos poderiam se expandir para os mercados globais. Ainda que o uso dos genéricos seja comum nos Estados Unidos — onde estima-se que 80% dos remédios prescritos sejam genéricos — esse tipo de medicamento é menos popular na Europa e no Japão, ainda que a tendência esteja mudando.
 
A Mylan deu um grande passo internacional em 2007, quando comprou a linha de genéricos do laboratório farmacêutico alemão Merck KGaA, firmando neste verão um acordo com a Pfizer para distribuir genéricos no Japão.
 
A recente compra da Watson revelou um objetivo similar. A empresa planeja adotar o nome Actavis, que é menos comum nos Estados Unidos, mas mais conhecido internacionalmente.
 
Outra frente
Os principais fabricantes de genéricos também buscam crescer no mercado de medicamentos de marca. A Teva é o melhor exemplo disso, com o Copaxone, um medicamento contra a esclerose múltipla que se tornou sucesso de vendas. O faturamento da Mylan aumentou nos últimos anos com a ajuda das vendas do antialérgico EpiPen e a Watson vende contraceptivos de marca e outros produtos voltados aos cuidados femininos.
 
Muitas indústrias farmacêuticas estão se especializando em medicamentos de difícil fabricação, como comprimidos de liberação prolongada, adesivos e cremes, esperando que os preços não caiam tão rapidamente em um ambiente menos competitivo. Os preços de muitas pílulas tradicionais caíram drasticamente após o fim do período de seis meses de exclusividade e o mercado ficou saturado. Para Faerm, o analista do Credit Suisse, "essas empresas têm um pouco mais de poder na hora determinar preços e são um pouco mais duráveis".
 
Paul M. Bisaro, executivo chefe da Watson, afirmou que os campeões de venda Plavix e Lipitor chamarão muita atenção quando perderem a proteção da patente.
 
Mas isso não significa que serão muito lucrativos.
 
Adesivo analgésico
Analistas afirmam que a tática da Watson é excepcional. A empresa deverá introduzir a versão genérica do adesivo analgésico Lidoderm no ano que vem, após realizar um acordo com o laboratório farmacêutico americano Endo.
 
Empresas concorrentes também tentam tirar proveito de medicamentos de difícil fabricação, incluindo a Teva, a Mylan, e a Impax Laboratories, especializadas em medicamentos complexos. A Teva e a Mylan estão desenvolvendo a versão genérica do medicamento para asma Advair, difícil de copiar porque combina dois medicamentos que são inalados por meio de um aparelho.
 
O medicamento mais difícil de copiar provavelmente é uma nova categoria de produtos conhecidos como "biológicos": proteínas feitas em células vivas como o Avastin, geralmente utilizado no tratamento contra o câncer, e o Humira, usado em casos de artrite reumatoide.
 
O FDA ainda está estabelecendo as diretrizes de como as versões genéricas dos medicamentos biológicos — conhecidas como biossimilares — serão aprovadas, mas criar versões genéricas desses medicamentos é o objetivo máximo de muitos fabricantes de medicamentos genéricos.
 
A Teva estabeleceu uma parceria com a empresa suíça Lonza para o desenvolvimento de biossimilares em 2009 e a empresa de biotecnologia Amgen está se juntando à Watson em um projeto similar.
 
Segundo Vukhac, do Credit Agricole, "muitas pessoas veem os biossimilares e dizem que esse é o segredo do futuro". Seu relatório indica a expectativa de que seis dos 20 medicamentos mais vendidos em 2013 sejam biológicos, entretanto o FDA ainda não planeja publicar as diretrizes para a fabricação de biossimilares.
 
Em função dos significativos investimentos necessários para a fabricação desse tipo de medicamento, Vukhac afirmou que apenas as maiores empresas de genéricos serão capazes de comercializar biossimilares no futuro.
 
Até o momento, ninguém sabe como as coisas vão se desenrolar.

Fonte R7

Tumor facial atinge tamanho de bola de futebol em garota de oito anos

Trinny Amuhirwe tem displasia fibrosa, doença que destrói o osso e cria um tecido fibroso no lugar do ósseo
 
Trinny Amuhirwe, uma garota de oito anos de idade, desenvolveu um tumor facial do tamanho de uma bola de futebol, que demandará uma cirurgia urgente antes que ele a estrangule.
 
O crescimento anormal do tumor começou quando Trinny tinha quatro anos de idade, de acordo com o site do jornal "Daily Mail". Ela passou por duas operações em seu país natal, Uganda, para removê-lo. No entanto, mesmo depois das operações, o tumor voltava a crescer mais rapidamente. Hoje, pesa cerca de 2 kg.
 
Atualmente em Londres, a menina será submetida a uma cirurgia pioneira no hospital Cromwell. Especialistas britânicos tentarão remover o tumor benigno por inteiro, usando tecnologia inovadora antes de passar para a reconstrução de sua face.
 
A operação que dura 15 horas será possível graças à instituição de caridade britânica Facing the World, que trouxe Trinny e sua mãe, Sarah, 30 anos, de Uganda para o Reino Unido para o tratamento.
 
Trinny tem displasia fibrosa, doença que destrói o osso e cria um tecido fibroso no lugar do ósseo.
 
Depois da cirurgia, a menina será sedada e internada na UTI (unidade de terapia intensiva). Os custos de toda a internação estão estimados em R$ 218,27 mil.
 
Fonte R7

Mal de Parkinson leva mãe de quatro filhos a se tornar estátua viva

Doença que deixa músculos rígidos fez Nicky Pywell abandonar profissão para viver estátua de Marilyn Monroe nas ruas
 
Uma mulher que sofre de mal de Parkinson, doença que deixa os músculos enrijecidos, resolveu transformar sua condição em arte, tornando-se uma “estátua viva”.
 
Mãe de quatro filhos, Nicky Pywell, 35 anos, foi diagnosticada com Parkinson quando tinha 29 anos. A doença a obrigou a desistir de sua carreira como jardineira e paisagista.
 
Com a doença neurológica, Nicky fica com os músculos e juntas contraídas e fica incapacitada de se mover.
 
Mas o que poderia ser motivo de tristeza acabou se tornando um meio de ganhar dinheiro. Nicky decidiu transformar sua condição debilitada em um novo talento: tornar-se uma “estátua viva”.
 
Hoje ela consegue ganhar dinheiro graças à caridade de quem passa pela rua e se comove com a estátua viva de Marilyn Monroe que faz na cidade de Coalville, Leicester, Reino Unido. Como artista de rua, ela consegue R$ 1.343 durante duas horas.
 
— Eu me transformo em estátua viva por cerca de duas horas e meia. Fico dura, todos os meus músculos ficam rígidos e, assim, fico incapaz de me mover se não tomei medicação horas antes.
 
Fonte R7

Processo seletivo Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para 2 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico

Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP realiza concurso para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
De 19 a 21 de dezembro de 2012, na Gerencia de Recursos Humanos do respectivo CAIS Professor Cantídio, Rua Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº., Jardim Aeroporto, Botucatu-SP.

 


Cargo:
Médico - Psiquiatria

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc

A Celesc Distribuição S/A (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realiza concurso para preenchimento de 190 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo http://celesc2012.fepese.org.br


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 90,00

Cargos e vagas:
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;

Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.

Remuneração:
Entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60

Provas:
Haverá provas objetivas, e teste de aptidão física para Assistente Operacional

Concurso Autarquia Municipal de Saneamento de Fraiburgo - Sanefrai/SC

A Autarquia Municipal de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de vagas para Farmacêutico Bioquímico.

Inscrições:
Até 14 de dezembro, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo (Avenida Rio das Antas, nº. 185, centro).

Remuneração:
R$ 1.575.39

Seleção:
Haverá avaliação de títulos

Concurso PMMG abre vagas na área da saúde

Foi publicado edital Nº. 13/2012, de 11 de dezembro de 2012, para a realização do concurso público destinado a selecionar candidatos para o quadro de Oficiais de Saúde (QOS) da Polícia Militar de Minas Gerais. O concurso da PMMG oferece 115 vagas de nível superior, com remuneração de até R$ 5.446,80.
 
Cargos
Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta e Cirurgião Dentista.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 108,94, serão realizadas somente via internet, através do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 11 a 27 de fevereiro de 2013.
 
ProvaO processo seletivo será constará de 05 fases, sendo elas:
1ª Fase: Provas de Conhecimentos;
2ª Fase: Prova Prática e de Títulos
3ª Fase: Exames de Saúde (preliminares, complementares e psicológico);
4ª Fase: Teste de Capacitação Física (TCF);
5ª Fase: Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO).
 
A prova de conhecimentos está prevista para ser aplicada no dia 07 de abril de 2013, com início às 08:00h e término às 11:00h, em local específico a ser divulgado na data de 20 de março de 2013.
 
O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização das provas de conhecimentos, previsto para 11:01 no site www.pmmg.mg.gov.br/crs.
Validade
O concurso da PMMG terá a validade improrrogável de 30 dias, contados a partir da data de matrícula no curso.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

A Prefeitura de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 011/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 158 vagas e formação de cadastro reserva, para níveis fundamental, médio e superior. Os salários mensais vão oscilar de R$ 662,38 a R$ 7.347,65, de acordo com a titulação de cada profissional. A jornada de trabalho será de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Ainda será pago, por dia útil trabalhado, auxílio- lanche no valor de R$ 11,50 para os servidores com CH de 30 horas semanais e auxílio- alimentação no valor de R$ 14,00, para os servidores CH de 40 horas semanais.
 
Aos portadores de deficiência, serão reservadas 10% das vagas previstas para cada categoria.
 
Cargos:
Ensino Fundamental: Auxiliar de Almoxarife (1), Auxiliar Operacional (1), Atendente de Consultório Odontológico (10), Motorista II (22).

Ensino Médio: Técnico em Administração (25), Técnico em Enfermagem (53), Técnico de Radiologia (02).

Ensino Superior: Contador (1), Fonoaudiólogo (02), Médico (05), Médico - Cardiologia (1), Médico - Cirurgia Geral (02), Médico -Clínica Médica (05), Médico - Gastroenterologia(01), Médico Hematologista(01), Médico Infectologia (01), Médico Medicina de Família e Comunidade (08), Médico - Nutrológo (01), Médico Otorrinolaringologia (01), Médico - Pediatra (05), Médico Pneumologia ( 01), Médico - Psiquiatra ( 04), Médico - Urologista ( 01), Médico - Veterinário (01) e Odontólogo (02), Médico Proctologista (01).
 
Inscrição e taxa
A inscrição somente poderá ser efetuada via Internet, mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição publicado no endereço eletrônico http://pmfsaude.fepese.org.br até às 16 horas do dia 21 de janeiro de 2013.
 
Os valores da taxa de inscrição são:
a) Para os cargos com exigência de curso de nível superior: R$ 110,00;
b) Para os cargos de curso de nível médio/técnico: R$ 70,00;
c) Para os cargos de nível fundamental: R$ 50,00.
 
Provas
As avaliações para as vagas com exigência de curso superior será constituído de duas etapas: Prova escrita com questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório e Prova de títulos de caráter unicamente classificatório. Para os demais cargos será constituído de etapa única de caráter eliminatório e classificatório: Prova escrita.
 
A avaliação escrita será realizada no município de Florianópolis, prevista para 24 de março de 2013, em locais e horários que serão divulgados no site do concurso público na Internet na data provável de 15 de março de 2013.
 
Validade
Este concurso será válido por 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Administração e Previdência.

Edital / Publicações

UFTM abre concurso público

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em Minas Gerais, publicou o edital nº. 91/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 62 vagas para Professores das classes de Assistente e Adjunto. A remuneração será de R$ 7.627,02 para Adjunto ou R$ 4.837,66 para Assistente, ambos os cargos são de Dedicação Exclusiva. O concurso será executado pela UFTM e realizado em Uberaba-MG.

As oportunidades são para atuar em diversas disciplinas das áreas de Matemática, Química, Termodinâmica e Operações Unitária, Fenômenos de Transporte, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Robótica, Termodinâmica, Fundição e Soldagem, Automação Industrial, Programação Computacional, Circuitos Eletrônicos, Telecomunicações, Máquinas Elétricas, Eletricidade Aplicada às Engenharias, Engenharia de Produção, Metabolismo e Enzimologia, Instalações Industriais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de janeiro de 2013 pelo site www.uftm.edu.br. A taxa de inscrição será de R$ 120,00 para Professor Assistente e de R$ 190,00 para Adjunto.

A previsão é de que o concurso seja composto de prova escrita que constará de uma dissertação sobre tema sorteado, prova didática que será uma aula ministrada pelo candidato perante banca examinadora e avaliação de títulos. A divulgação de data, horário e local da realização da prova objetiva será na data prevista de 01 de fevereiro de 2013.

O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período

UFSJ - MG abre processo seletivo

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, lançou edital n° 61/2012 para processo seletivo, no qual oferta uma vaga para Professor Substituto, classe de assistente ou adjunto. A remuneração será de R$ 3.016,52 para mestres e de R$ 4.300,00 para doutores.
 
Com jornada de 40h semanais e contrato de até 12 meses, o profissional contratado atuará na área de Engenharia Química - Materiais para Indústria e Processos Químicos Industriais.
 
Para participar da disputa bastará que o interessado efetue sua inscrição de 17 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013, na Secretaria do Departamento de Engenharia Química e Estatística situado no Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei - Rod. MG443, Km 07, Ouro Branco, MG, no horário de 14:00 às 17:00 horas.
 
Na ocasião deverá, apresentar cópia autenticada do RG; Curriculum Vitae/Lattes em três vias; e comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 15,00.
 
Haverá prova escrita e de títulos e os documentos comprobatórios do Curriculum devem ser entregues apenas no primeiro dia de seleção, entre as 15h e 17h, no mesmo local da inscrição.
 
A previsão é que as avaliações para o processo seletivo terão início no dia 14 de janeiro de 2013, às 9 horas, do Campus Alto Paraopeba, no endereço: Rod. MG443, Km 07, Ouro Branco, MG.

Prefeitura de Cachoeirinha (RS) abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul, pulicou através do Diário Oficial do Estado (CORAG) edital Nº. 43/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa contratar 24 médicos, mais cadastro reserva, para atuarem junto as Unidades da Estratégia Saúde da Família, Rede Municipal e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. O salário pode chegar a R$ 10.901,13, com caraga horária de 8, 20, 24 e 40 horas semanais.
 
Será acrescido ao salário adicional de insalubridade e concedido auxilio alimentação e auxilio transporte com seus respectivos descontos.
 
A inscrição será realizada no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, localizado na Av. Flores da Cunha, 2209, até o dia 20 de dezembro de 2012, das 9 às 17 horas.
 
O processo seletivo será constituído de avaliação de títulos.
 
O resultado com a classificação final será publicado no mural oficial no hall de entrada da Prefeitura de Cachoeirinha, na data provável de 26 de dezembro de 2012, às 14 horas.
 
Os candidatos selecionados serão convocados para contratação por meio de telefonema e/ou telegrama a ser enviado ao endereço informado no ato da inscrição e n° telefônico a ser também informado.
 
O não pronunciamento do candidato em um prazo de dois dias úteis, após o recebimento da correspondência, permitirá a Prefeitura de Cachoeirinha excluí−lo do processo seletivo.
 
A contratação do processo seletivo será pelo prazo de 6 meses, podendo ser renovado até por igual período.

Concurso Prefeitura de Eldorado - SP

Foi lançado o edital Nº 02/2012, que abre concurso público na Prefeitura de Eldorado, Estado de São Paulo. O objetivo é preencher diversas vagas de seu quadro permanente de pessoal, perfazendo um total de 67 oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam de R$ 629,81 a R$ 4.948,25, para carga horária de 08 a 40h semanais de acordo com o cargo e o concurso está sob a responsabilidade da Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
 
As chances são para os cargos de servente, agente de saneamento, ajudante geral, cozinheiro, motorista, agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, auxiliar de farmácia, escriturário e demais cargos.

As inscrições via internet serão realizadas a partir da 00h:01min do dia 17 de dezembro de 2012 a 21h:00min de 14 de janeiro de 2013, no site www.mouramelo.com.br. O candidato que não tem acesso à internet, poderá comparecer à Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, onde haverão disponíveis computadores, para que os mesmos possam fazer suas inscrições. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 48,00 de acordo com o cargo escolhido.

A data prevista para a prova é 27 de janeiro de 2013 e outras datas que se fizerem necessárias. A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 (cinco) dias antes na Prefeitura de Eldorado, no Jornal Local e no site www.mouramelo.com.br.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Paulo das Missões (RS)

Foi divulgado edital N° 001/2012 de concurso público da Prefeitura de São Paulo das Missões, Estado do Rio Grande do Sul, para provimento dos cargos de Agente de Controle Interno, Enfermeiro(a) UBS, Fiscal Municipal, Médico(a) UBS, Operário e Operário Especializado. O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS.

Há 15 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.513,28 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do endereço eletrônico www.msconcursos.com.br, até o dia 25 de dezembro de 2012. O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar sua inscrição na Prefeitura Municipal de São Paulo das Missões, sala de assessoria de imprensa.

Taxas
As taxas variam de acordo com o cargo escolhido:
- Operário, Operário Especializado - R$ 40,00;
- Fiscal Municipal - R$ 50,00;
- Agente de Controle Interno, Enfermeiro(a) UBS, Médico(a) UBS - R$ 70,00.
 
Provas
A data prevista para a realização das Provas é o dia 27 de janeiro de 2013, no período matutino ou seja das 8h às 11h e os portões serão abertos com uma hora de antecipação do início da prova, no Município de São Paulo das Missões - RS com duração máxima de 3 horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente no endereço eletrônico www.msconcursos.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de São Paulo das Missões - RS.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, através do Diário Oficial dos Municípios, divulgou edital Nº. 079/2012 – SEMUSA para realização de processo seletivo. Serão preenchidas 33 vagas de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 3.012,28 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Cargos: Técnicos em Enfermagem, Enfermeiro e Médico (Clínico Geral Plantonista e Pediatra Plantonista).
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 18 de dezembro de 2012 o Curriculum Vitae.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis;

Maior tempo de experiência profissional na área.

Concurso PARANAPREVIDÊNCIA 2013

Anunciada a realização do concurso público Nº. 001/2012 com o objetivo de contratar temporariamente profissionais para o quadro da PARANAPREVIDÊNCIA, no estado do Paraná. São ofertadas 22 vagas mais formação de cadastro reserva de níveis médio/técnico e superior. O salário pode chegar a R$ 3.209,83.
 
Às pessoas com deficiência fica assegurado o direito de se inscreverem no concurso público, sendo reservadas 5% das vagas.
 
É reservado 10% das vagas ao candidato afrodescendente.
 
Cargos
Advogado JR, Analista Administrativo JR, Analista de Sistemas JR, Analista Financeiro JR, Analista Previdenciário JR, Assistente Social JR, Contador JR, Engenheiro Civil SR, Médico Perito Supervisor, Atendente, Auxiliar Administrativo I, Motorista, Técnico de Informática I, Técnico Financeiro I, Técnico Previdenciário I, Teleatendente e Telefonista.
 
Inscrição
A inscrição será realizada a partir das 17h do dia 14 de dezembro de 2012 até às 23h do dia 14 de janeiro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico da Cops/UEL www.cops.uel.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 100, (nível superior).
 
A relação geral dos candidatos que tiveram as inscrições homologadas será divulgada no dia 22 de janeiro de 2013, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.
 
O candidato com deficiência deverá declarar essa condição ao efetivar sua inscrição enviando obrigatoriamente, à Cops/UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, CEP 86051-980, Caixa Postal 6050, Londrina - PR, por meio de correspondência, por A.R. (Aviso de Recebimento), o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, sendo de caráter obrigatório o código correspondente conforme a Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, discursiva e de títulos.
Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documentos originais de identificação por motivo de roubo, furto ou extravio, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, há 90 dias, sob pena de ficar impedido de realizar as provas.
 
As provas objetiva e discursiva (para o cargo de Advogado JR) serão aplicadas na data provável de 24 de fevereiro 2013, em locais e horários que serão divulgados no cartão de inscrição através do site www.cops.uel.br, a partir das 17h do dia 18 de fevereiro de 2013.
 
Os títulos (para o cargo de Médico Perito Supervisor) serão recolhidos pelos fiscais de sala, no dia da realização das prova objetiva e discursiva, na própria sala em que o candidato estiver realizando a prova.
 
O gabarito oficial provisório será divulgado no endereço eletrônico www.cops.uel.br, no mesmo dia de realização das provas a partir das 20:30.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da PARANAPREVIDÊNCIA.

Edital / Publicações

Concurso UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou edital N° 197/2012 de concurso público para o provimento de 70 vagas docentes nos Polos Universitários de Campos Dos Goytacazes, Nova Friburgo, Rio das Ostras e de Volta Redonda. A informação é de que os profissionais atuarão em jornadas de 20h, 40h e 40h com Dedicação Exclusiva, conforme a vaga, com direito a remuneração de R$ 2.619,03, R$ 4.472,00 e R$ 7.627,06.

Segundo o edital, as oportunidades serão distribuídas entre as Escolas de Engenharia e de Ciências Humanas e Sociais, Faculdades de Medicina e Faculdade Federal de Rio das Ostras e os Institutos de Arte e Comunicação Social, de Biologia, de Ciências Humanas e Filosofia, de Educação de Angra dos Reis, Ciência e Tecnologia, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Noroeste Fluminense de Educação Superior.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 19 de dezembro de 2012 a 30 de janeiro de 2013, com preenchimento de ficha disponível no endereço eletrônico sistemas.uff.br e login mediante informação do CPF e da senha pessoal indicada no cadastro e solicitação de inscrição. Deverá ser realizada remessa da cópia digitalizada do comprovante da titulação, cópia do Curriculum Vitae e comprovante de titulação para o respectivo Departamento. As taxas serão de R$ 72,00, R$ 123,00 e R$ 210,00.
 
Para todos os inscritos, haverá prova de conteúdo, de caráter eliminatório, avaliação curricular e prova didática.

Concurso HRAC (SP)

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, lançou edital n°162/2102 de concurso público para o preenchimento de 3 vagas no cargo de Técnico de Laboratório, e outras que surgirem durante o prazo de validade, dentre as quais 1 fica reservada a pessoas com deficiência.
 
As oportunidades são para atuar na Seção de Ortodontia e Ortopedia Facial e a contratação será sob o Regime da CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 3.212,36.
 
Para concorrer a uma vaga, são exigências para o desempenho da função ter ensino médio completo ou curso técnico profissionalizante completo, em nível de ensino médio, Registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP, na categoria profissional de Auxiliar de Saúde Bucal ou Técnico em Saúde Bucal e Conhecimento de Informática.
 
A inscrição no valor de R$ 49,00, deverá ser realizada por meio da internet até 16h do dia 21 de dezembro de 2012, mediante acesso ao site: https://uspdi-gital.usp.br/marteweb link: Concurso Público, com a observância rigorosa dos procedimentos.
 
O certame constará de prova de múltipla escolha (eliminatória), que terá a duração de 2 horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e prova dissertativa (eliminatória).
 
O concurso público terá validade de 6 meses a contar da data da publicação do despacho de homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na SES - RJ

O Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), publicou editais nº. 35 e 37/CEPUERJ/2012, de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 978 vagas para estagiários de níveis médio e superior. O valor da bolsa auxílio atualmente é de R$ 311,00 (nível médio) e R$ 466,50 (nível superior), já incluído o auxílio transporte.
 
Será reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais, o percentual de 10% das vagas oferecidas.
 
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, até às 21 horas do dia 10 de janeiro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 45,00 (nível superior).
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá fazer sua inscrição, também obedecendo aos procedimentos da inscrição descritos no edital, de 2ª a 6ª feira – dias úteis, no horário de 10 às 17 horas, comparecendo ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A.
 
As provas objetivas serão realizadas no município do Rio de Janeiro, Campus Maracanã da UERJ, e estão previstas para serem aplicadas no dia 03 de fevereiro de 2013, às 9:00 horas e terá a duração de 03 horas.
 
Os gabaritos serão divulgados no dia 04 de fevereiro de 2013, a partir das 10h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, link Estágio de Nível Médio – SES 2013 e Estágio de Nível Superior – SES 2013.
 
O início do estágio está previsto para 01 de abril de 2013.

Edital / Publicações

ETEC de Itararé - SP abre processo seletivo

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé, no Estado de São Paulo, lançou edital Nº 243/01/2012 de processo seletivo para a formação de cadastro reserva de docentes, com valor da hora aula de R$ 13,70 correspondente a referência P-1.
 
As oportunidades são os seguintes componentes curriculares:
 
- Base Comum - Administração Integrado ao Médio: Biologia, Inglês, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura, Física.

- Administração: Inglês Instrumental.

- Serviços Jurídicos: Fundamentos da Matemática Financeira.

- Nutrição e Dietética: Higiene dos Alimentos, Gestão de Serviços Especiais de Alimentação, Administração e Segurança no Serviço de Alimentação.

- Contabilidade: Projetos Contabilidade do Agronegócio.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas no período de 08 a 10 de janeiro de 2013, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na Etec de Itararé, localizada na Rua Campos Salles, nº 1320, Centro, Itararé - SP.

Concurso Prefeitura de Tapera (RS)

A Prefeitura de Tapera, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital N° 142/2012 para realização de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Premier Concursos LTDA.

O concurso tem o fito de ocupar 14 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior e a remuneração é de até R$ 1.371,74, com carga horária de 22 e 44h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Artífice, Auxiliar de Ensino, Auxiliar de Serviços de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo, Eletricista, Operador de Máquinas e Professor de Geografia.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas através da internet, no site www.premierconcursos.com.br, até o dia 27 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 15,43 a R$ 46,28 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
Este Concurso Público constará de:
- Provas Escritas (eliminatória) para todos os cargos;
- Prova Prática (eliminatória) para os cargos de Artífice, Eletricista e Operador de Máquinas;
- Prova de Títulos (classificatória) para os cargos de Professor de Geografia e Auxiliar de Ensino.

As provas para o concurso público municipal serão realizadas em data, horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das Inscrições.

O concurso público em questão tem validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração do Município de Tapera.

Edital / Publicações

Concurso FATEC Botucatu – SP

A Faculdade de Tecnologia - FATEC de Botucatu publicou os editais 2728, 2729, 2732 e 2736/2012 de concurso público para preenchimento de vagas na função pública de professor assistente. As 04 oportunidades disponíveis, são para lecionar nos cursos de Tecnologia em Informática para Negócios, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Radiologia.
 
O docente contratado cumprirá uma jornada diária de 04 ou 16 horas e receberá um vencimento calculado no valor da hora-aula, que é de R$ R$ 27,62.
 
As inscrições poderão ser efetuadas na Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Avenida José Ítalo Bachi, s/nº, Jardim Aeroporto, CEP 18.606-855, Botucatu-SP, na Seção da Diretoria Acadêmica, até o dia 27 de dezembro de 2012 das 14h às 21h, prorrogáveis automaticamente por mais 15 dias, caso não haja candidatos inscritos, observados os mesmos horários.

Além do comprovante de pagamento da taxa de R$ 40,00, os candidatos deverão entregar no ato da inscrição, cópia da cédula de identidade, documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, diploma de graduação registrado, documentação comprobatória da experiência profissional, memorial ou curriculum vitae et studiorum.

Haverá exames de conhecimentos específicos, didático e de memorial circunstanciado para todos os participantes e deverão atender a convocação, comparecendo ao local estipulado, pelo menos quinze minutos antes da hora marcada, munidos de documento de identidade.

Todas as informações referentes ao concurso público serão publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) em sua Seção I, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos comunicados.

Ambos os concursos terão validade de 2 anos, a contar da data de homologação do resultado no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com os interesses da Instituição.

Concurso CRF - CE

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará - CRF/CE, lançou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 68 vagas, sendo 08 para provimento efetivo e 60 para cadastro reserva. O vencimento é de até R$ 2.236,69, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda, localizada à Rua Arlindo Nogueira, 333 Norte Salas 309/310 – Centro – Teresina – PI, empresa contratada através do Processo Licitatório – Pregão Presencial CRF/CE Nº 005/2012.
 
Cargos: Profissional de Suporte Administrativo, Profissional de Fiscalização, Contador e Advogado.
As inscrições serão realizadas no site www.consep-pi.com.br, do dia 17 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 16,00;
Nível superior: R$ 18,00.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, subjetiva e de títulos.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 24 de fevereiro de 2013, a partir das 9:00 hs (horário local) com três horas de duração, em locais que serão divulgados até dia 15 de fevereiro de 2013, através do site www.consep-pi.com.br e no CRF/CE.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações