Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa do Mundo e inverno favorecem transmissão de conjuntivite

Getty Images
Inverno aumenta casos de conjuntivite viral 
Especialistas alertam que risco está relacionado às aglomerações e misto de tempo frio e seco

Com a chegada da estação mais fria do ano, o número de atendimentos oftalmológicos relacionado à conjuntivite viral costuma aumentar. Nesta época, as pessoas ficam mais propensas a desenvolver a doença devido à queda de temperatura, baixa umidade e resfriamento do ar e, ainda, ao aumento do índice de poluição. Além disso, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, acrescenta que as aglomerações nos estádios e espaços públicos por causa da Copa do Mundo também contribuem para a transmissão da doença.

— São dezenas de cepas que se reproduzem com mais facilidade durante o frio e em ambientes que concentram grande número de pessoas. 

Segundo o oftalmologista Marcus Sáfady, presidente da SOB (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), a conjuntivite viral pode causar nos olhos sensação de areia, ardor, queimação, vermelhidão, lacrimejamento excessivo ou embaçamento.

— Na maior parte dos casos, a contaminação acontece primeiro em um olho e depois passa para o outro. Normalmente, no primeiro olho é onde os sinais e os sintomas são mais intensos. A forma de transmissão do vírus é muito rápida, ou seja, basta uma infecção na conjuntiva e a devida manipulação da lágrima ou da secreção com a mão, por parte do portador, e logo a seguir manusear alguma superfície ou até mesmo cumprimentar outra pessoa saudável, para que a doença alcance grande chance de ser propagada.

Outro quadro preocupante e que vem chamando a atenção dos oftalmologistas diz respeito à conjuntivite alérgica. Apesar de não ser contagiosa, a doença apresenta consequências preocupantes, caso não receba a devida atenção e tratamento, já que a inflamação atinge a membrana transparente que recobre toda a conjuntiva (parte branca do olho), lembra Sáfady.

— Geralmente, esses pacientes trabalham ou moram perto de canteiros de obras.

Entre os sintomas mais aparentes, o médico cita coceira intensa ou ardência nos olhos, pálpebras inchadas, especialmente na parte da manhã, lacrimejamento, vermelhidão e secreção viscosa. 

Neto acrescenta que a conjuntivite alérgica aumenta o risco de ceratocone, doença que afina e deforma a córnea.

Como se prevenir
Para aliviar os sintomas da conjuntivite viral, o Sáfady indica compressas com água fria.

— Produtos como antibióticos também podem ser receitados em casos de conjuntivites infecciosas.

Os especialistas também lembram que o contato com uma pessoa contaminada pelo vírus da conjuntivite por um aperto de mão, abraço ou beijo são suficientes para contrair a doença. Por isso, é importante lavar as mãos sempre que tocar em superfícies ou objetos de uso comum e não compartilhar toalhas, fronhas, maquiagem ou colírio. O uso do álcool gel também é bastante apropriado para evitar a contaminação.

Já para se evitar a conjuntivite alérgica é essencial lavar as mãos e o rosto depois de andar na rua e nunca coçar os olhos com as mãos sujas.

R7

Eficácia de medicamentos psiquiátricos varia conforme doença e características do paciente

http://www.depressaoansiedade.com/wp-content/uploads/2012/08/medicamentos-esquizofrenia.jpgAvaliação é feita pelo psiquiatra juntamente com o indivíduo, que podem trocar remédio utilizado 

Por Dr. Lucas Romano

A prescrição de medicamentos é a forma de tratamento mais usada nos transtornos mentais e psicológicos de maneira geral. A regra de ouro para qualquer tratamento é um bom diagnóstico, e no caso da psiquiatria precisamos avaliar se os sintomas não são causados por uma doença clínica de outras origens, por exemplo endocrinológica, neurológica ou cardiológica. 

Podemos entender que a psicofarmacoterapia (prescrição de medicamentos psiquiátricos) é uma arte na qual o psiquiatra precisa considerar que em cada indivíduo haverá diferença na absorção e distribuição da droga no organismo, bem como na forma como será eliminada.  Também em cada indivíduo os mecanismos de ação da droga e a relação entre sua concentração e os efeitos alcançados serão únicos.

Além dos itens ditos biológicos que foram citados, o psiquiatra está ciente da relação corpo e mente, cada qual influenciando e sendo influenciado pelo outro.  E para tornar ainda mais espetacular essas relações, é obrigatório entender que tudo isso se passa em uma realidade familiar e cultural, que tem interferência no entendimento de como os tratamentos ocorrem. 

Atualmente os estudos que testam a resposta dos medicamentos permitem que os psiquiatras possam inicialmente tratar quadros depressivos de diversas formas, ou seja, existem vários tipos de antidepressivos - mesmo quando pensamos em medicamentos de um mesmo tipo, ainda sim há mais do que uma possibilidade. Alguns exemplo são: fluoxetina, sertralina e escitalopram, todos antidepressivos de um mesmo tipo. Por isso os psiquiatras pensam em diversas outras condições além da doença em si para decidir qual medicação iniciar.

http://www.psiquiatria-para-todos.com/images/med2a.jpgUma das condições levada em conta é perfil colateral de cada medicamento. Existem medicamentos que em geral causam mais sono, por exemplo, e podem ser utilizados em pacientes que estão apresentando insônia. Já outras medicações diminuem o apetite e são evitadas em pessoas com dificuldades em manter um peso mínimo. Outra condição muitas vezes importante é saber as medicações que são utilizadas eventualmente por familiares e que ajudam de maneira substancial, pois algumas vezes um filho pode ter a melhor resposta com o mesmo medicamento que ajudou seu pai. Além disso, pacientes que já fizeram tratamento anteriormente e tiveram uma boa resposta podem voltar a ter uma nova resposta adequada com a mesma medicação. 

Existem escalas que podem ser preenchidas pelos psiquiatras, equipe de enfermagem, familiares e o próprio paciente em diferentes fases do tratamento que verificam a adesão, os efeitos colaterais e as melhoras que ocorrem.  Em geral, conversamos antes de começar uma medicação o que irá melhorar antes ou depois e em quanto tempo cada uma das melhoras costuma ocorrer. Além das melhoras também conversamos sobre os efeitos colaterais e os prazos para que eles possam diminuir ou sumir.

Temos prazos médios já conhecidos para as diferentes classes de medicamentos sobre quanto tempo devemos esperar até observar resposta. Por exemplo, quando utilizamos antidepressivos para quadros depressivos, sabemos que seis semanas é o prazo para que ocorra ao menos alguma melhora. O mais interessante é que o mesmo antidepressivo, quando usado para casos de Transtorno Estresse Pós-Traumático ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, podem levar 12 ou até mesmo 20 semanas para se obter uma avaliação da melhora.

 Todas essas orientações feitas antes de começar a medicação e a cada reavaliação aumentam a possibilidade do tratamento ser bem sucedido. E caso não ocorra uma melhora no prazo esperado, mesmo com aumento da dose, ou caso os efeitos colaterais sejam difíceis de suportar, é possível optar pela troca da medicação junto com o paciente, que passa a ser corresponsável pelo tratamento e pelas decisões inclusive quanto aos medicamentos.  

Minha Vida

Diabetes: novos tratamentos abrem perspectivas para controle da doença

Diabetes: novos tratamentos para a doença Insulina oral, medicamentos para os rins e até vacinas são esperança para pacientes 

Por Dra. Andressa Heimbecher Soares

No mundo, pelos dados de 2013, o diabetes afeta aproximadamente 371 milhões de pessoas. Aqui no Brasil, nós somos o quarto país do mundo em número de casos, quase 13,4 milhões de brasileiros, segundo dados no mesmo ano.

 Oferecer novas possibilidades de tratamentos, com maior comodidade, eficácia e controle dos níveis de açúcar no sangue: estes têm sido os focos de diversos estudos nas últimas décadas, com o objetivo de tornar a vida dos diabéticos mais simples e fácil.

 Neste artigo, vamos falar de algumas destas novidades. Prepare-se, pois é de fato um admirável mundo novo que se abre diante dos seus olhos:  

Insulinas orais 
Pergunte a qualquer diabético que usa insulina qual é seu maior desconforto. Pode ter certeza que na grande maioria dos casos a pessoa irá se queixar das picadas da agulha e das medidas do aparelho de glicemia. A ideia de se sintetizar em laboratório uma insulina que funcione e não seja injetável não é nova. Em 2006 chegou a ser comercializada no mundo uma insulina inalatória, porém foi retirada do mercado em 2007 por não ter sido amplamente aceita, uma vez que não abolia todas as injeções durante o dia. Nos anos seguintes, novos estudos se seguiram e atualmente as perspectivas do lançamento de uma insulina via oral estão bem mais próximas.

Até então era sabido que quando se tentava sintetizar a insulina colocando-a em formato de comprimido, as enzimas digestivas do nosso estômago e intestino se encarregavam de destruí-la, o que tornava o tratamento ineficiente. Agora, foi desenvolvido um novo tipo de comprimido que, nos testes iniciais, tem demonstrado eficácia e perfil de segurança adequados. Esta insulina oral ainda está em fase de testes, mas surge como uma boa promessa para os próximos anos.

Células-tronco
Por apresentarem potencial de se diferenciar em qualquer outra célula do organismo, as células-tronco têm sido usadas no tratamento dos pacientes diabéticos, demonstrando resultados promissores. Por décadas, os pesquisadores tentam transformar as células-tronco em células do pâncreas, para que elas possam produzir insulina e fornecer ao paciente o seu suprimento normal deste hormônio. A tentativa nas pesquisas é justamente injetar estas células-tronco que irão produzir insulina, sem o paciente apresentar rejeição.

Uma linha de pesquisa é o uso de células-tronco do paciente para controlar o seu próprio sistema imunológico. Sabe-se que o diabetes tipo 1 ocorre quando o organismo do paciente passa a não reconhecer as células que produzem insulina (as células Beta pancreáticas) e as ataca, destruindo-as. No Brasil, a equipe de cientistas da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, tem realizado várias pesquisas nesse campo, com resultados animadores.

Um dos líderes desta pesquisa, o Dr. Eduardo Couri, tem divulgado os resultados deste trabalho, dentre eles o "Transplante Autólogo de Células-Tronco Hematopoéticas em Pacientes diabéticos tipo 1 recém diagnosticados". A ideia nesta técnica é a coleta de células-tronco da pessoa com diabetes, seguida pelo uso de medicamentos que forcem o sistema imunológico a se desligar - como se fosse uma quimioterapia - e na sequencia, injetar novamente as próprias células-tronco do paciente para que ocorra uma reorganização do sistema de defesa, que não mais atacará as células que produzem insulina, preservando, assim, o pâncreas.

Outra linha de estudos que tem avançado muito nos últimos anos é a pesquisa com a transferência nuclear de células somáticas. Estes trabalhos, com publicações recentes da segunda quinzena de abril de 2013 pelo grupo do Dr Young Gie Chung, em colaboração com a Universidade de Seul e a Universidade de Los Angeles,  tem obtido sucesso nesta técnica. 

A transferência nuclear consiste de uma célula-tronco receber o núcleo de uma célula madura e já diferenciada, e assim podem produzir células com diversos propósitos terapêuticos, semelhantes àquela que doou o núcleo. Com a evolução deste processo será possível produzir de forma segura em laboratórios células Beta pancreáticas, as células que produzem insulina, e assim regenerar os pâncreas danificados, seja por diabetes tipo 1 ou 2.  

Remédios com atuação nos rins
Recentemente foi lançada no mercado uma nova classe de medicamentos, os inibidores do SLGT2. Em algumas situações, o nosso rim reabsorve a glicose que foi filtrada e que iria para a urina por meio de um canal co-transportador, que é chamado de SGLT2, da sigla em inglês para sodium-glucose cotransporters. O alvo destes medicamentos novos é justamente bloquear o funcionamento deste canal e aumentar a saída do excesso de glicose pela urina, fazendo com que a glicose no sangue caia e assim normalize. Vários medicamentos foram desenvolvidos nos últimos anos: dapagliflozina, canagliflozina e empagliflozina. No Brasil, a dapagliflozina já está disponível, e a canagliflozina tem previsão de chegada para os próximos meses. 

Infusão inteligente de insulina
Já existentes no mercado há vários anos, as bombas de insulina tem apresentado a cada ano mais inovações, sejam de hardware, com dispositivos menores e mais leves, sejam de softwares mais potentes e capazes de gerenciar melhor a entrada da quantidade de insulina no sangue. O lançamento da bomba de insulina Medtronic MiniMed 530G, que está sendo chamada de avanço na direção no pâncreas artificial, é um exemplo do como as pesquisas tem evoluído neste sentido. Isto acontece porque o seu software calcula de forma mais precisa a quantidade de insulina que será injetada, além de receber informações sobre o comportamento da glicose sanguínea para fazer este cálculo. Além disso, ele pode receber dados de um sistema eletrônico chamado de CGMS, sigla em inglês para sistema de monitoramento contínuo de glicose. O CGMS é um sensor inserido no subcutâneo do paciente, que envia informações para a bomba de insulina em tempo quase real sobre o comportamento da glicemia.

Vacinas
É da Universidade de Stanford a notícia de testes de uma vacina com capacidade de frear o sistema imune, e assim evitar que ele ataque o pâncreas e destrua as células beta no diabetes tipo 1. Os dados publicados na revista Science Translational Medicine em junho de 2013 a partir de um estudo multicêntrico de 12 semanas demonstraram que aqueles que receberam a vacina apresentaram menor destruição das células beta do pâncreas, comparados com os que não haviam recebido. A ideia agora é aplicar esta pesquisa em grupos maiores de pessoas e verificar se os bons resultados se confirmam.

Fontes:
http://oramed.com/userfiles/files/ORMD-0801%20P2a%20trial%20results(1).pdf
http://www.endocrino.org.br/pesquisas-com-celulas-tronco-no-tratamento-do-diabetes/
http://www.cell.com/cell-stem-cell/abstract/S1934-5909(14)00137-4
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=96912014&pIdAnexo=1929667
http://professional.medtronicdiabetes.com/minimed-530-g
http://med.stanford.edu/ism/2013/june/diabetes.html

Minha Vida

PPPs poderão ser estimuladas por particulares

http://www.apauta.com.br/wp-content/uploads/senado_plenario.jpg
Foto: Reprodução
Estimular as parcerias público-privadas (PPP) é o objetivo de projeto do senador Clésio Andrade (PMDB-MG) que se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Após constatar que as PPPs, instituídas pela Lei 11.079/2004, não deslancharam por “inércia da máquina estatal”, o senador propôs a criação de um instrumento pelo qual o particular provocará a administração – a manifestação de interesse da iniciativa privada (MIP).

Pela MIP, conforme a proposta (PLS 203/2014), o particular poderá apresentar estudos contendo opiniões fundamentadas e justificadas sobre a viabilidade de concessões ou permissões. Com isso, o parlamentar acredita que a iniciativa privada despertará o Poder Público quanto a oportunidades até então não vislumbradas.

Clésio Andrade manifesta sua convicção de que a MIP incrementará a relação público-privada, “oxigenando as mentes dos gestores com ideias trazidas pelos particulares”. Conforme o senador, “bons projetos poderão surgir a partir da possibilidade de apresentação pela iniciativa privada”, cabendo à administração pública a análise e eventual aprovação “conforme relevante interesse público e oportunidade”.

As PPPs foram criadas em 2004 a partir da constatação de que o Estado não dispõe de recursos suficientes para atender a todas as demandas de infraestrutura e de serviços. A ideia era buscar nos agentes econômicos, por meio de parcerias, os investimentos necessários para tocar os projetos. Entretanto, na visão de muitos especialistas, essas PPPs não produziram os resultados desejados, e as carências de infraestrutura continuam.

Após o parecer da CAE, o projeto seguirá para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A íntegra do projeto pode ser vista no site do Senado.

Saúde Web 

Videomonitoramento aprimora atendimento em hospitais infantis

http://2.bp.blogspot.com/-bx_0m_Kebkw/T4CxvT4NwEI/AAAAAAAAABA/pkq6pJOxka4/s1600/bebe-deprimido-30-de-mar.jpg
Foto: Reprodução
Videomonitoramento aprimora atendimento em hospitais infantis 

Câmeras de videomonitoramento digital têm sido utilizadas para aprimorar a segurança dos pacientes em maternidades e hospitais infantis. A tecnologia viabiliza o acompanhamento do bebê tanto pela equipe multidisciplinar do hospital quanto pelos pais por meio da internet em tempo real. 

Uma das referências no uso de videomonitoramento é o complexo CentraCare, em Minnesota, Estados Unidos. Composto por quatro hospitais, quatro centros de cuidados de longo prazo e mais de dez clínicas, o grupo instalou câmeras na maternidade infantil para monitorar os pacientes em cores, mesmo no período da noite, que tem pouca iluminação. 

Para aproximar mães e recém-nascidos, o centro médico Alès-Cévennes, no Sul da França, passou a utilizar, desde 2006, câmeras full HD na sala neonatal. Com isso, as mães podem acompanhar os bebês online ao vivo desde as primeiras horas pós-parto. 

“Graças a essa tela, pude ver o rosto do meu bebê e ver que ela estava bem e se mexendo. Isso me deu muita tranquilidade”, disse uma das mães de um bebê que apresentou dificuldades respiratórias ao nascer no Alès-Cévennes. 

Depois de um ano, testes realizados na enfermaria infantil mostraram que as mulheres que veem os filhos através de uma tela produzem mais leite do que as que não o assistem. De acordo com o engenheiro de vendas da Axis Communications, Philippe Bénard, o sistema poderá sofrer o acréscimo de uma funcionalidade de voz para permitir às mães falarem e cantarem para os bebês. 

No centro médico da Universidade VU, em Amsterdã, na Holanda, assim que um recém-nascido é registrado, uma câmera IP se volta para o leito e os pais recebem uma senha para acessar as imagens online. A equipe de enfermagem também tem acesso às imagens ao vivo. Quando a criança é retirada para outros cuidados, em vez de exibir a imagem do leito vazio, aparece na tela a mensagem “Estamos cuidando do seu bebê”. 

Segundo comunicado divulgado, o projeto não aumentou a quantidade de ligações de pais preocupados ao verem pela internet seus filhos chorando. “Ao contrário, percebemos um alto nível de satisfação por parte dos pais, que ficam tranquilos com as imagens. O serviço é bastante apreciado”, explicou a líder da equipe de Neonatologia do centro médico, Margot van Elburg, em nota.

O Hospital Infantil e Maternidade de Xiamen, na China, é outro exemplo de instituição que modernizou seu sistema de videomonitoramento com a instalação de 240 câmeras IP ao longo de seus três andares e agora conta com um centro de controle dotado de 22 estações de trabalho para monitorar e fazer a gestão de incidentes em tempo real. As mesmas imagens podem ser acessadas nas estações de enfermagem. 

“Estamos percebendo o surgimento de projetos muito inovadores de videomonitoramento em maternidades, enfermarias infantis e hospitais para crianças espalhados pelo mundo”, diz Andrei Junqueira, gerente de Novos Negócios para a América do Sul da Axis Communications, criadora da câmera IP. Segundo o executivo, os benefícios do vídeo em rede deverão impulsionar a migração de sistemas analógicos para digitais também em hospitais da região latino-americana.

Saúde Web

Ology lança ferramenta social para recrutar médicos

Shutterstock
Focada em medicina, empresa se adapta para buscar profissionais nas redes sociais 

As redes sociais representam mais um meio para o recrutamento de profissionais. De acordo com levantamento realizado em 2013 pelo grupo americano Society for Human Resource Management, 77% das organizações dizem usá-las cada vez mais para buscar pessoas.

Com isso, crescem também os sites especializados em profissionais de nicho, como é o caso do Ology – rede social exclusiva para médicos que atua no Brasil há mais de um ano e agora anuncia o lançamento de uma plataforma na qual os profissionais de medicina podem acompanhar, de forma gratuita, oportunidades de vagas em hospitais, centros médicos, laboratórios, clínicas e consultórios. 

Aberta para todos os médicos cadastrados na rede social, a ferramenta possui um filtro para que o médico possa encontrar a vaga de acordo com as suas preferências, competências e habilidades. Dessa forma, de acordo com comunicado divulgado pela empresa, as instituições anunciantes podem garantir maior assertividade na busca por profissionais. 

“No sistema o médico pode dar e receber recomendações em suas áreas de especialidades e também indicações de profissionais, o que é uma prática comum no meio médico, pelo Brasil ser um país tão especializado”, explicou a sócia do Ology, Giovana Pieck, em nota. 

Segurança
Para garantir o sigilo da seleção de profissionais, a Ology informou que, caso o anunciante ou recrutador não seja médico, ele terá uma conta de administrador com acesso restrito aos conteúdos da rede, sem que ele possa visualizar o ambiente e as discussões médicas.

Saúde Web

Concurso Prefeitura de Vila Nova dos Martírios - MA

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, no estado do Maranhão, divulgou edital nº 001/2014 de concurso público, para o preenchimento de 73 vagas efetivas de todos os níveis de escolaridade, por carga horária variada de 20 a 40 horas semanais e remunerações que podem chegar a R$ 8.000,00 de acordo com o cargo escolhido. A realização do concurso é de responsabilidade do Instituto Machado de Assis.

As vagas ofertadas são para as funções de Advogado; Assistente Social; Coordenador Pedagógico; Farmacêutico/Bioquímico; Médico Generalista; Nutricionista; Psicólogo; Supervisor Escolar; Professor; Auxiliar Administrativo; Psicopedagogo, entre outros.

As inscrições devem ser feitas através do site www.institutomachadodeassis.com.br, até 17 de julho de 2014. O valor das taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00.

A aplicação das provas objetivas estão previstas para 03 de agosto de 2014, na cidade de Vila Nova dos Martírios - MA, em locais e horários a serem divulgados. A publicação dos gabaritos com os resultados da provas está prevista para 05 de agosto de 2014. O resultado final provavelmente será divulgado dia 30 de setembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Vila Nova dos Martírios-MA.

Concurso Prefeitura de Sucupira do Norte - MA

A Prefeitura de Sucupira do Norte, no estado do Maranhão, abriu edital n° 001/2014 para realização de concurso público, com a finalidade de ocupar 84 vagas em funções de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a jornada de trabalho e com o cargo, indo de R$ 724,00 a RS 4.000,00.

As vagas são para os empregos de Agente de Endemias, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Instrutor de Informática, Médico Plantonista, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Vigia, Instrutor de Informática, Médico, Professor de Português, Eletricista, Engenheiro Civil, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Químico, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Técnico em Enfermagem PSF e Agente de Saúde.

O concurso público será realizado pelo Instituto Ludus e as inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, no período compreendido entre às 08h de 05 de junho até 27 de junho de 2014. A taxa varia  entre R$ 17,00 e R$ 19,95.

A realização das provas do certame está prevista para 03 de agosto de 2014, na cidade de Sucupira do Norte - MA, no horário das 08h às 11h, nos locais a serem ainda confirmados e divulgados.

O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no dia 04 de agosto de 2014, a partir das 18h no site www.institutoludus.com.br. Já o gabarito definitivo será disponibilizado no dia 19 de agosto juntamente com o resultado preliminar.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período.

Concurso Prefeitura de Araioses - MA

A Prefeitura de Araioses, no estado do Maranhão, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014 que visa o provimento de 223 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais. O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto Graça Aranha.

As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar Operacional, Guarda Municipal, Motorista Categoria C, Motorista Categoria D, Vigia, Agente Administrativo, Digitador, Orientador Social, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Médico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão feitas pela internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br, até 26 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 52,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na data prevista de 27 de julho de 2014, na cidade de Araioses, Estado do Maranhão. Na ocorrência de indisponibilidade, inadequação ou insuficiência de locais para a realização das provas na cidade, as mesmas poderão ser realizadas em dois turnos e/ou em dias diferentes, conforme entendimento da Comissão de Concurso, cuja indicação será oportunamente divulgada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Araioses – MA e também na internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Araioses - MA.

UFG abre 30 vagas para Professor

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com as inscrições abertas para o Concurso Público 38/2014, que objetiva a contratação de 30 Professores para lecionar nas áreas de Letras, Engenharia, Artes, Direito, Física, Matemática, Medicina e Psicologia. A depender da jornada de trabalho, que pode ser 20 horas semanais ou dedicação exclusiva, e ainda da titulação do candidato, que pode ir da espacialização ao doutorado, o salário pode chegar a R$ 8.049,77.

O período de inscrições é diferenciado: para os cargos de professor das áreas de Libras e Tradução e Letras e Linguísticas, o prazo será de 1º de junho a 29 de agosto de 2014; para demais áreas, o período será de 30 de maio a 16 de junho de 2014. Os candidatos interessados deverão acessar o site www.ufg.br e pagar taxa de inscrição que varia de R$ 42 a R$ 161.

Todos com inscrição homologada serão submetidos a Prova de Títulos.

O concurso terá validade de um ano e pode ser prorrogada.

Prefeitura de Serra - ES abre vagas na saúde

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, lançou os editais n° 001 e 002/2014 de processo seletivo, destinados a contratação de Médico (Clínico Geral, Pediatra, Neonatologista, Ginecologista/Obstetra e Psiquiatra). O salário é de R$ 6.258,61 mais  auxílio alimentação mensal no valor de R$ 250,00, por carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.serra.es.gov.br ou app.serra.es.gov.br/inscricao-sesa no período de 9h de 13 junho até às 18h de 30 de junho de 2014.

Para efeito de formalização do contrato fica definida a apresentação da ficha de inscrição gerada pelo sistema e da cópia legível dos seguintes documentos:
  • CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita Federal;
  • Carteira de identidade (RG), com número, órgão expedidor e data da sua expedição;
  • Título de eleitor;
  • Declaração de quitação eleitoral atualizada, emitida pelo site www.tse.gov.br;
  • Carteira de trabalho profissional onde conste fotografia, número/série, data de expedição, filiação, local de nascimento;
  • Comprovante de PIS/PASEP;
  • 01 foto 3x4;
  • Comprovante de residência no nome do candidato;
  • Comprovante de conta bancária do Banestes , Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal (poupança ou conta corrente);
  • Certificado de reservista;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Certidão de nascimento de dependentes;
  • Cartão de vacina atualizado (dupla adulto/hepatite B);
  • Atestado de bons antecedentes criminais (apenas os expedidos pela Polícia Civil);
  • Atestado de aptidão física e mental, expedido por médicos da Medicina do Trabalho;
  • Registro no conselho de classe;
  • Diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina.
A seleção será realizada em etapa única, através da Análise de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

A divulgação do resultado final ocorrerá até a data provável de 04 de julho de 2014 e será publicada no site da Prefeitura de Serra - www.serra.es.gov.br.

O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se disponível no site www.serra.es.gov.br.

SENAI - DF abre vagas por salários de até R$ 6.500,00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Distrito Federal – SENAI/DF, através da empresa Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administração, lançou o edital n° 02/2014 de processo seletivo para cargos de nível fundamental, nível médio e nível superior. O certame oferece 11 vagas para contratações imediatas, por salários de até R$ 6.500,00.

As chances são para as funções de auxiliar de serviços gerais - masculino e feminino, auxiliar laboratório construção civil, agente patrimonial, motorista, técnico de serviços – suporte técnico, telefonista e engenheiro.

Somente será admitida inscrição via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), até 03 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Brasília/DF, na data prevista de 27 de julho de 2014 e os locais e horários serão comunicados oportunamente, através de Edital de Convocação a ser disponibilizado através da Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de
Brasília/DF.

A prova prática para o cargo de Motorista e a Avaliação de Competências serão realizadaa provavelmente em 14 de setembro de 2014, podendo ocorrer alterações.

O certame preencherá vagas para os cargos nas Unidades Operacionais do SENAI/DF, dentro do prazo de validade de 01 ano, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso CEMIG Telecom 2014: Edital e Inscrição

A CEMIG Telecomunicações S.A. (CEMIG Telecom) abriu o edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de 18 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, visando reforçar o seu quadro de funcionários. As chances são para profissionais de níveis médio e superior, os quais, se contratados, terão salários que vão até R$ 3.700,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os profissionais também terão direito a plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida em grupo e vale alimentação e/ou vale-refeição, em regime de coparticipação, e serão designados para as Unidades de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

O concurso será executado pela Fundação Renato Azeredo (FRA) e os cargos ofertados são: Advogado Jr., Analista Administrativo Jr., Analista Comercial Jr., Analista Contábil Jr., Analista de Telecomunicações Jr., Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação Jr., Analista de Vendas Jr., Técnico Administrativo I, Técnico de Implantação I, Técnico de Operação I, Técnico de Projetos I e Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação I. O cadastro de reserva contemplará as vagas que vierem a surgir ou que forem criadas dentro do prazo de validade do certame, que é de um ano, prorrogável.

A inscrição será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.gestaoconcurso.com.br, das 09h de 30 de junho até às 22h de 13 de agosto de 2014 (horário de Brasília). As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

A confirmação da inscrição se dará por meio da publicação da listagem dos inscritos e do Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que estarão disponíveis para todos na página de inscrição a partir de 08 de setembro.

As provas objetivas serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Goiânia (GO), na data prevista de 21 de setembro de 2014. O candidato fará a prova na cidade de sua opção manifestada no ato da sua inscrição. Os gabaritos serão disponibilizados pela FRA a partir de 22 de setembro.

Concurso SES - DF 2014

Lançado concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SEAP-DF), sob o edital de nº 01 - SEAP/SES-NS, de 28 de maio de 2014, para o provimento de vagas aos cargos de Médico, Cirurgião-Dentista, Especialista em Saúde e Enfermeiro das Carreiras: Médica, Cirurgião-Dentista, Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal e Enfermeiro.

São 3.055 oportunidades, sendo 1.222 para vagas imediatas e 1.833 para cadastro de reserva, com remuneração que pode chegar até R$ 10.814,50, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, conforme a função.

O certame está sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período entre 8h de 16 de junho até 22h de 23 de julho de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,00.

A data provável de aplicação da Prova Objetiva será 07 de setembro de 2014, pela manhã ou a tarde, a depender do cargo almejado pelo inscrito. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 28 de agosto de 2014

O resultado final no concurso público será homologado pelo Secretário de Estado de Administração Pública do Distrito Federal, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

Unidades para lotação: Coordenação Geral de Saúde: da Asa Norte; da Asa Sul; da Ceilândia; de Brazlândia; de Planaltina; de Samambaia; de Santa Maria; de São Sebastião; de Sobradinho; de Taguatinga; do Gama; do Guará; do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo e Park Way; do Paranoá; e do Recanto das Emas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Edital e demais atualizações: http://www.iades.com.br

Saúde - DF abre concurso para Auxiliar Operacional

A Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal (SEAP-DF) divulgou o edital nº 01 – SEAP/SES-AOSD, com o propósito de prover vagas para o cargo de Auxiliar Operacional de Serviços Diretos (AOSD, nível fundamental), no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. O certame está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Serão preenchidas 160 vagas de provimento imediato e 240 vagas para formação de cadastro de reserva no cargo, que faz parte da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. As áreas de atuação/especialidades com demanda de vagas são: Anatomia Patológica, Ortopedia e Gesso, Farmácia e Patologia Clínica. A remuneração inicial oferecida é de R$ 1.697,25, para o desempenho em jornada de 30 horas semanais. 

Inscrição e Provas
A inscrição custará R$ 34,00 e poderá ser feita exclusivamente pelo endereço do IADES (http://www.iades.com.br) em períodos diferenciados:

Para concorrer às especialidades AOSD Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso, as inscrições vão de 16 de junho e 13 de agosto de 2014;

No período entre 16 de junho e 28 de agosto de 2014, ocorrerão as inscrições para especialidades AOSD Farmácia (código 303) e Patologia Clínica.

Os candidatos serão selecionados por meio da aplicação de provas objetivas, a serem realizadas no Distrito Federal. Essas provas serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014, para a área de Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso e no dia 12 de outubro de 2014 para as especialidades de Farmácia e Patologia Clínica.

Os locais, datas e horários definitivos de aplicação das provas objetivas serão divulgados pelo IADES a partir de 18 de setembro e 2 de outubro de 2014, a depender da especialidade.

Confira o edital e outras atualizações: http://www.iades.com.br/inscricao/ProcessoSeletivo.aspx?id=22170168

Concurso Saúde DF: Edital e Inscrição

A Secretaria Estadual de Administração Pública do Distrito Federal publicou o edital de concurso público nº 01/2014 – SEAP/SES-NM para contratação de Técnicos em Saúde da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. São 2.879 vagas disponíveis para a função, sendo 1.152 para contratações imediatas e 1.727 para formação de cadastro de reserva.

Vagas
Os interessados podem ter as seguintes formações para assumir uma das vagas: Técnico em Higiene Dental, Técnico em Nutrição;  Técnico Administrativo, Técnico em Laboratório (Anatomia Patológica, Histocompatibilidade e Patologia Clínica), Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia. Do quantitativo total de oportunidades, 20% estão reservadas para portadores de deficiência.
A jornada de trabalho dos contratados será de 24 ou 30 horas semanais, por salário de R$ 1.728,25.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 16 de junho até às 22h de 30 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, no http://www.iades.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 36. O prazo de quitação dessa taxa é até 05 de agosto de 2014.

Avaliação
Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 14 de setembro de 2014, pela manhã ou tarde, a depender da vaga disputada pelo candidato.

Em 04 de setembro de 2014, os candidatos serão informados pelo http://www.iades.com.br sobre local e horário da Prova. Nesse mesmo portal eletrônico também será comunicado o resultado final.

Validade
Com dois anos será esgotado o prazo de validade do certame, tendo possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Edital e demais atualizações: http://www.iades.com.br

Concurso Prefeitura de Cocos - BA (II)

A Prefeitura de Cocos, no Estado da Bahia, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de preencher 53 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 8.500,00 e o regime laboral varia de acordo com a função, podendo ser de 24, 30 ou 40 horas semanal. O concurso público será executado pela empresa Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda.

Das vagas destinadas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10% serão destinadas a candidatos portadores de deficiência.

As oportunidades são para Agente Administrativo, Atendente de Consultório Odontológico, Digitador, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Médico Especialista em Cirurgia Geral, Odontólogo PSF, entre outros.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições pelo site www.maximaauditores.com.br, de 23 de junho até 13 de julho de 2014. Também serão recebidas inscrições no Posto de Atendimento, situado na Prefeitura de Cocos, na Rua Presidente Juscelino, nº. 115, Centro, das 8h às 17h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00, conforme o cargo pleiteado.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cocos, na data prevista de 10 de agosto de 2014, em local e horário a serem confirmados, no dia 25 de julho de 2014, através de publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.

O concurso público terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Cocos - BA promove processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 01/2014 da Prefeitura de Cocos, no estado da Bahia. O certame oferece 100 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.823,00 e carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de agente comunitário de saúde, agente de portaria escolar, assistente social do CAPS, assistente social do CRAS volante, assistente social do NASF, auxiliar de serviços diversos, facilitador da formação técnica geral, facilitador de oficinas (trabalhar com crianças), entre outras.

O certame será executado pela empresa Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. Das vagas destinadas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10%, por cargo, serão destinadas a candidatos portadores de deficiência.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições por meio do site www.maximaauditores.com.br, das 8h do dia 23 de junho até às 23h59 de 13 de julho de 2014. Também serão recebidas inscrições no Posto de Atendimento, situado na Prefeitura Municipal, na Rua Presidente Juscelino, nº. 115, Centro, das 8h às 17h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00, de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cocos, na data prevista de 09 de agosto de 2014, em local e horário a serem confirmados dia 25 de julho de 2014, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, até as 15h00 do 1º dia útil seguinte ao da aplicação das provas escritas.

O certame terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Iranduba - AM lança edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Iranduba, no estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, com a finalidade de preencher 27 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.300,00.

O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos.

As vagas são para as funções de Facilitador Social e/ou Orientador de Atividades Lúdicas, Facilitador Social e/ou Instrutor de Dança, Facilitador Social e/ou Instrutor de Artesanato, Facilitador Social e/ou Instrutor de Cabeleireiro, Facilitador Social e/ou Instrutor de Informática, Facilitador Social e/ou Músico e Orientador Social, Orientador Social, Cadastradores do Bolsa Família, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo e Coordenação do PET.

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, até 03 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 9,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de agosto de 2014, das 09h até as 12h. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, através do endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do certame será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Careiro da Várzea - AM

A Prefeitura de Careiro da Várzea,  no estado de Amazonas, promove concurso público por meio do edital nº 001/2014. O certame visa preencher 286 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 3.799,00.

Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Artífice, Carpinteiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquina, Motorista de Saúde Fluvial, Motorista Habilitação "B", Merendeiro, Operador de Máquinas, Pintor, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento/Produção, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Turismo, Professor 1° ao 5° ano - Índio, Secretário de Escola, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Farmacêutico Bioquímico, Professor Educação Infantil, Professor 1° ao 5° ano - Ensino Fundamental, Professor - Língua Portuguesa, Professor - Matemática, Professor - História, Professor - Espanhol, Professor - Geografia, Pedagogo, Nutricionista e Médico Veterinário.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até 10 de julho de 2014, por meio do site www.iaspec.com.br.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva e títulos.

A prova objetiva está prevista para 31 de agosto de 2014, nos horários das 8 às 12h (níveis fundamental e superior) e das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível médio.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

O edital encontra-se publicado no site www.iaspec.com.br.

Prefeitura de Santa Rosa do Purus - AC abre vagas em concurso

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no estado do Acre, divulgou edital nº 03/2014 para a realização de concurso público. A finalidade é a seleção de 40 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos aprovados irão atuar como Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Odontólogo, Professor, Motorista, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Diversos e Operador de Máquinas.

A remuneração devida aos aprovados e contratados no certame varia de R$ 724 a R$ 5.000,00, correspondente ao regime de 25, 30 ou 40 horas semanais.

Será reservado o percentual de 10% das vagas existentes aos portadores de deficiência física.

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente no Centro Administrativo da Prefeitura de Santa Rosa do Purus/AC, situada à Rua Coronel José Ferreira, s/nº, bairro Cidade Nova, CEP: 69.955-000, até às 18h de 25 de junho de 2014.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.

O certame será composto de prova objetiva e de títulos.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 06 de julho de 2014, em local e horário a serem informados no CDI e divulgado no site www.santarosadopurus.ac.gov.br.

A partir de 08 de julho de 2014, será divulgado o gabarito preliminar no site www.santarosadopurus.ac.gov.br.
O edital encontra-se disponível no site www.santarosadopurus.ac.gov.br.

Com 13 vagas a serem preenchidas, além da formação de cadastro reserva, a prefeitura de Urupema, no estado de Santa Catarina, abre edital de concurso público nº 01/2014. Os salários variam de R$ 724 a R$ 8.024,07, por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais/braçal, mecânico, motorista, operador de máquinas, vigia, técnico em informática, técnico em saúde bucal, nutricionista, professor, médico, psicólogo e farmacêutico bioquímico. As inscrições estarão abertas no período de 27 de junho a 20 de julho de 2014 e só poderão ser feitas pela internet, no site da organizadora do certame (www.clicksolucoesinteligentes.com.br). O custo varia de R$ 30 a R$ 80, de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido. O concurso será composto por prova escrita (aplicada a todos os candidatos), prova prática e prova de títulos (somente para alguns cargos). A prova escrita será realizada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a serem informados com antecedência, no www.clicksolucoesinteligentes.com.br. Será de dois anos o prazo de validade do certame, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Os profissionais de Alvorada do Sul, no Paraná, que estão de olho em uma das vagas ofertadas pela prefeitura local, devem ficar atentos ao período de inscrição do concurso público que irá admitir profissionais para o quadro de pessoal do município. O prazo foi prorrogado até o próximo dia 30 de junho de 2014 e os interessados devem recorrer ao site da empresa organizadora do concurso (www.prosperity1.com.br) para garantir participação no certame.

As taxas variam entre R$ 40,00 e R$ 80,00, de acordo com a função escolhida. A inscrição só será efetivada com a entrega da ficha de inscrição impressa e assinada, assim como os demais documentos que constam no edital, até às 17h de 11 de julho de 2014, na Divisão de Recursos Humano da Prefeitura de Alvorada do Sul.

Os inscritos disputarão três vagas para as funções de técnico administrativo, agente de saneamento e gari (níveis fundamental e médio). A informação consta no edital nº 026/2014 de concurso público nº 001/2014, publicado recentemente. O salário pode chegar a R$ 1.608,74, por jornada semanal de 40 horas.

A seleção consistirá de prova de conhecimentos  – etapa única de caráter eliminatório e classificatório para todos os grupos ocupacionais.

Os locais de realização das provas serão divulgados por meio de edital específico de ensalamento, via internet, nos sites www.prosperity1.com.br e www.alvoradadosul.pr.gov.br. Também haverá publicação impressa no Jornal da Cidade de Sertanópolis, no Paraná, e cópias do edital serão afixadas nas dependências da Prefeitura do Município de Alvorada do Sul, a partir de 04 de agosto de 2014.

As provas serão realizadas no município de Alvorada do Sul, na data prevista de 10 de agosto de 2014, às 8h30, em locais e horários a serem informados. A divulgação do gabarito se dará na data prevista de 11 de agosto de 2014.

O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do concurso público, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período.

Aberto concurso na prefeitura de Urupema - SC

Com 13 vagas a serem preenchidas, além da formação de cadastro reserva, a prefeitura de Urupema, no estado de Santa Catarina, abre edital de concsurso público nº 01/2014. Os salários variam de R$ 724 a R$ 8.024,07, por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços gerais/braçal, mecânico, motorista, operador de máquinas, vigia, técnico em informática, técnico em saúde bucal, nutricionista, professor, médico, psicólogo e farmacêutico bioquímico.

As inscrições estarão abertas no período de 27 de junho a 20 de julho de 2014 e só poderão ser feitas pela internet, no site da organizadora do certame (www.clicksolucoesinteligentes.com.br). O custo varia de R$ 30 a R$ 80, de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido.

O concurso será composto por prova escrita (aplicada a todos os candidatos), prova prática e prova de títulos (somente para alguns cargos). A prova escrita será realizada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a serem informados com antecedência, no www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Será de dois anos o prazo de validade do certame, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Tucunduva - RS abre processo seletivo (II)

Por meio do edital de processo seletivo nº 14/2014, a prefeitura da cidade de Tucunduva, no Rio Grande do Sul, oferece 07 vagas na função de agente comunitário de saúde. Para assumir o cargo, o candidato precisa ter pelo menos o ensino fundamental completo. O salário será de R$ 866,55, em regime de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até 02 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.

A prova objetiva será realizada na data provável de 02 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados, no dia 18 de julho de 2014, no portal eletrônico: www.objetivas.com.br.

Os sete primeiros classificados serão contratados imediatamente caso preencham os requisitos exigidos no edital. Já os candidatos que ficarem após esta classificação formarão um cadastro reserva para a função, podendo ser convocado caso surja necessidade dentro da validade do certame, que é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

oncurso Prefeitura de Tucunduva - RS

A Prefeitura de Tucunduva, no estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital nº 013/2014 de concurso público, vai preencher 40 vagas de trabalho voltadas para candidatos que tenham escolaridade mínima até os profissionais com nível superior. Os salários variam de R$ 757,82 a R$ 8.439,56, a depender da função pretendida, e as jornadas de trabalho oscilam entre 20 e 40 horas semanais.

As vagas são para agente administrativo, assistente social, auxiliar em saúde bucal, carpinteiro, cirurgião-dentista, engenheiro civil, instrutor de música, médico, motorista, operador de máquinas e equipamentos rodoviários, operário, pedreiro, professor em diversas disciplinas, servente, técnico em informática, telefonista/recepcionista e vigia.

As inscrições serão realizadas somente pela internet, no endereço eletrônico www.objetivas.com.br, até 02 de julho de 2014. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100.

O certame será composto por prova objetiva (comum a todos os inscritos), provas prática e de títulos (restritas a algumas funções). A data provável da prova objetiva é 02 de agosto de 2014. O local da prova será comunicado com antecedência, através do site www.objetivas.com.br, e o turno da prova dependerá do cargo pleiteado.

O resultado final terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos,

IDM - AC lança editais de seleção para 1.350 vagas

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM), no estado do Acre, lançou os editais nº 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16/2014, todos de processo seletivo, com o intuito de prover 1.350 vagas de trabalho (contratações imediatas mais cadastro de reserva), disponíveis para profissionais de níveis médio e superior.

As oportunidades são para orientadores psicossociais, apoios acadêmicos, supervisores de curso e mediadores de aprendizagem horistas (em várias áreas), que prestem serviço na zona urbana e rural. Os aprovados e selecionados nos certames vão atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e serão lotados na capital, Rio Branco, e em outros municípios do Acre.

O salário será calculado com base no número de aulas mensal, cujo valor da hora/aula é de R$ 25 e R$ 28. A depender da função, o rendimento pode chegar a R$ 3.200,00, por jornada de trabalho de até 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Unidade Central, localizada na Av. Nações Unidas, n° 1068, Bairro Bosque, nos altos da Loja Gazin, em horário de expediente. Nas demais localidades, os interessados deverão efetivar a inscrição no Núcleo da Secretaria de Estado e/ou Núcleo de Educação Profissional. O prazo de inscrição é até 26 de junho de 2014 e não será cobrada taxa.

Outra opção para se inscrever é preencher o formulário eletrônico que consta no site www.idm.ac.gov.br e encaminhar, junto com toda a documentação exigida no edital, devidamente escaneada (frente e verso), para o e-mail processoseletivo.idm@gmail.com, respeitando o prazo limite de inscrição.

Todos os inscritos serão selecionados por análise de curriculum.

Os processos seletivos terão validade de um ano, contado a partir do resultado final, e podem ser prorrogados.


Todos os editais  estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico abaixo:
http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/idm-abre-inscricoes-para-os-ultimos-processos-seletivos-de-2014

Estudo associa condicionamento físico ao desempenho acadêmico das crianças

Estudo associa condicionamento físico ao desempenho acadêmico das crianças Edu cavalcanti/Agencia RBS
Foto: Edu Cavalcanti / Agencia RBS
Teste demonstrou que rendimento escolar está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora de forma independente e combinada

Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.

A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.

Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.

— Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico— diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).
Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.

— Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar— afirma a pesquisadora.

Zero Hora

Agrião é o vegetal que contém maior densidade de nutrientes

Agrião é o vegetal que contém maior densidade de nutrientes stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
Cientistas também destacaram as propriedades da couve, brócolis e tomate 

Sabemos que as frutas e os vegetais são bons para nós e para nossa saúde - mas quanto? Uma nova tabela classificatória que apresenta a densidade de nutrientes de diferentes frutas e legumes acaba de ser elaborada por especialistas em dieta do William Paterson University, de New Jersey, EUA: destaque para o agrião, primeiro colocado. O trabalho foi publicado na revista CDC Preventing Chronic Disease.

Eles testaram 47 frutas e legumes diversos para avaliar os seus níveis de 17 nutrientes que são geralmente considerados de grande importância para a nossa saúde. A pontuação foi baseada na porcentagem de necessidades diárias de uma pessoa para cada nutriente que o alimento proporciona.

Os alimentos foram classificados por seu conteúdo de potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. O agrião alcançou a pontuação máxima (100), seguido pela couve (49,07), brócolis (34,89) e tomate (20,37).

Os escores foram controlados para garantir que uma fruta ou vegetal que fornecesse uma enorme quantidade de apenas um único nutriente não recebesse uma alta e desproporcional pontuação. O estudo assumiu uma dieta de 2.000 calorias por dia e 100g de cada alimento consumido em seu estado bruto. Seis alimentos que não obtiveram escores suficientes para figurar na lista foram as framboesas, tangerinas, cranberries, alho, cebola e mirtilos.

Acredita-se que o agrião também possua propriedades medicinais e contenha particularmente níveis elevados de vitamina K, a qual é importante para a nossa saúde óssea, e vitamina A, responsável pela manutenção da visão. Além disso, possui compostos em glucosinolatos, verificados como potenciais anticancerígenos.

Os especialistas afirmam que também vale a pena salvar a água em que eles são cozidos - pois ela é permeada de nutrientes - e reutilizá-la em sopas e molhos.

Zero Hora

Cientistas explicam vínculo entre estresse e ataque cardíaco

Cientistas explicam vínculo entre estresse e ataque cardíaco 0/Reprodução
Foto: Reprodução
Em excesso, glóbulos brancos podem ser nocivos ao favorecer a formação de coágulos e bloquear a circulação

Pesquisadores afirmaram ter descoberto como o estresse crônico leva a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs): provocando a superprodução de glóbulos brancos, células de defesa do organismo, que em excesso podem ser prejudiciais.

O excedente de células se acumulam nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação ou a interrompe, viajando para outra parte do corpo.

Os glóbulos brancos são importantes para combater e curar infecções, mas em excesso ou se estiverem no lugar errado, podem ser nocivos, afirmou o coautor do estudo, Matthias Nahrendorf, da Escola de Medicina de Harvard, em Boston.

Para descobrir este vínculo, Nahrendorf e sua equipe estudaram 29 residentes médicos que trabalham em uma unidade de cuidados intensivos. Seu ambiente de trabalho é considerado um modelo para a exposição ao estresse crônico, em vista do ritmo acelerado e da grande responsabilidade de tomar decisões de vida e morte.

Ao comparar amostras sanguíneas retiradas durante as horas de trabalho e de folga, assim como os resultados de percepção de estresse de questionários, os investigadores encontraram um vínculo entre o estresse e o sistema imunológico.

Eles notaram, particularmente, que o estresse ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam à superprodução de glóbulos brancos, também chamados de leucócitos. Os glóbulos brancos, cruciais na cicatrização de ferimentos e no combate a infecções, podem se voltar contra o próprio organismo, com consequências devastadoras para pessoas com doenças como arteriosclerose, ou seja, o espessamento das paredes das artérias provocado pelo acúmulo de placas.

Em seguida, o estudo foi feito com ratos de laboratório, que foram expostos ao equivalente do estresse para roedores, como a superlotação ou a movimentação da gaiola. A equipe selecionou os camundongos com propensão a arteriosclerose. Eles descobriram que o excesso de glóbulos brancos produzidos em função do estresse se concentrou na parte interna das artérias e impulsionou o acúmulo de placas.

— Aqui, as células liberam enzimas que amolecem o tecido conectivo e levam ao rompimento da placa. Esta é a causa frequente de infarto do miocárdio e do derrame— explica Nahrendorf.

Ele acrescentou que os leucócitos são apenas parte do problema. Outros fatores, como colesterol e pressão elevados, tabagismo e propensão genética também contribuem para um risco maior de ataque cardíaco e AVC.

Zero Hora 

Desenvolvimento de 'olhos biônicos' abre novos horizontes para cegos

Imagem de arquivo mostra Elias Konstantopoulos usando óculos que possibilitam um "olhar biônico" no laboratório do Centro de Reabilitação e Pesquisa Lions Vision, em Baltimore, nos Estados Unidos (Foto: Jim Watson/AFP)
Foto: Jim Watson/AFP
Sistema tem óculos de sol, microcâmera e aparelho que trata dados visuais. Ele permite a cegos ter percepção de 'formas e contrastes luminosos'

Os "olhos biônicos", sistemas eletrônicos implantados diretamente na retina, deixaram de ser ficção científica e já estão ajudando os cegos de todo o mundo a recuperar parcialmente a visão. Graças a este sistema, as pessoas cegas percebem novamente "formas e contrastes luminosos, objetos de médio porte" e podem, inclusive, ler "cartas e palavras em tamanho grande", explicou o médico francês José-Alain Sahel.

"Não se trata de uma visão natural, mas de uma percepção visual útil", segundo este especialista que chefia o Instituto da Visão em Paris, um centro de pesquisas do hospital oftalmológico Quinze-Vingts. Atualmente, uma centena de pessoas no mundo usa 'retinas artificiais', criadas por três empresas diferentes de Estados Unidos, Alemanha e França.

"Minha vida mudou", explica um paciente francês operado por Sahel e que teve implantado um sistema Argus II, da empresa americana Second Sight. "Quando uso este sistema nos olhos, ele vira indispensável. Eu o uso o dia todo e as baterias acabam", conta o paciente em um vídeo do fabricante.

O sistema é formado por óculos de sol, equipados com uma microcâmera, um aparelho eletrônico que trata os dados visuais captados pela câmera e um sistema que os transmite para o implante ocular. Mediante impulsos elétricos, o implante estimula artificialmente retinas afetadas por retinose pigmentar, uma doença genética e degenerativa.

Na Europa e nos Estados Unidos, 86 pessoas usam o sistema Argus II, vendido por 115.000 euros, segundo Grégoire Cosendai, vice-presidente europeu da Second Sight.

Novos caminhos de pesquisa
Embora este sistema tenha aberto o caminho, o especialista francês José-Alain Sahel está trabalhando em outro sistema similar chamado Iris, em colaboração com a start-up Pixium Vision. Até agora, cinco pacientes receberam este olho eletrônico fabricado na França "com resultados animadores", segundo o especialista.

Outra fabricante, a alemã Retina Implant, está começando a comercializar na Europa seu próprio sistema de implantes que funciona sem câmera externa. Neste caso, o implante, situado abaixo da retina, capta diretamente a imagem e estimula o olho. Os 40 cegos que utilizam o sistema, vendido por 100.000 euros, veem "diferentes matizes de cinza", explica o presidente da empresa, Walter G. Wrobel.

A vantagem é que "o chip-câmera eletrônica se move com o olho, não há câmara externa, e a sensação visual é estável e corresponde à visão real", segundo Wrobel. As três companhias confiam agora na expansão deste mercado. "Na Europa e nos Estados Unidos há entre 350.000 e 400.000 pessoas que sofrem de retinose pigmentar", segundo o presidente da Pixium.

Além disso, os implantes também poderiam ajudar as pessoas que sofrem de degeneração macular associada à idade (DMAE). Em paralelo, a pesquisa médica está explorando duas novas vias, a terapia genética - com a modificação direta dos genes que causam a doença - e a terapia celular, que consiste em injetar células-tronco na retina para substituir células defeituosas.

São duas alternativas que podem ser "complementares" aos implantes eletrônicos, segundo Gérard Dupeyron, chefe do serviço de oftalmologia do hospital francês de Nimes. Na Universidade Johns Hopkins de Baltimore (Estados Unidos), a pesquisadora argentina Valeria Canto-Soler tinha se especializado na pesquisa de células-tronco aplicada às doenças da retina. "A pesquisa avança a um ritmo incrivelmente rápido. O que há alguns anos achávamos que era impossível agora é realidade", explicou.

G1

Empresa da Holanda lança cigarro eletrônico de maconha

Ilustração de cigarro eletrônico de maconha, comercializado pela empresa holandesa E-njoint (Foto: Reprodução/Facebook/E-njoint)
Foto: Reprodução/Facebook/E-njoin
Companhia afirma produzir 10 mil 'baseados eletrônicos' por dia. Diretor diz que fabricação é legalizada e mira mercado terapêutico 

A companhia holandesa E-Njoint lançou um cigarro eletrônico de maconha, com variedades de sabores e sem THC (princípio ativo da maconha), tabaco ou nicotina. Porém, o usuário pode preencher o cigarro com cannabis líquida ou ervas secas.

A sede da empresa fica em Delft, na Holanda, mas os produtos são fabricados em Shenzhen, na China. Segundo informações do jornal “International Business Times”, por dia são feitos cerca de 10 mil “baseados eletrônicos”, distribuídos pela Europa.

Um dos diretores da empresa, Menno Constant, disse à publicação que a fabricação dos cigarros é considerada legal e mira o mercado terapêutico.

Segundo ele, há negociações para que o produto seja levado a outros países como opção para ser usado no tratamento com maconha medicinal.

No site da empresa, está disponível para venda apenas um modelo do cigarro, o descartável, que custa 8,95 euros (R$ 27) a unidade.

G1

Qual a relação entre um alimento gorduroso e uma nota baixa?

Uma boa alimentação pode fazer a diferença entre acertar toda a prova ou tirar nota baixa – no exame final, no vestibular, no concurso ou no exame da OAB

Frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes costumam frequentar a lanchonete de muitas escolas e o balcão de vários bares. São irresistíveis durante qualquer intervalo, mas é preciso prestar atenção. Esses alimentos não podem viram um hábito e substituir aqueles de real valor nutritivo.

A última pesquisa Pesquisa Nacional de Saúde na Escola (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, mostrou que adolescentes de 13 a 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, estão longe de ter uma alimentação saudável. O estudo apontou que 41% dos estudantes consomem guloseimas (doces, balas, chocolates, chicletes, bombons ou pirulitos) pelo menos cinco vezes na semana. É preciso todo o cuidado, pois o excesso destes alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras trans e saturadas podem levar à obesidade e ao diabetes tipo 2 ainda na infância – e ter consequências durante toda a vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é importante desenvolver hábitos de alimentação saudável entre crianças e adolescentes para sua manutenção na vida adulta. Desta forma, é possível diminuir o risco de doenças crônicas e obesidade. E o que significa isso? Consumir alimentos com alta concentração de grãos (arroz, milho e trigo), que precisam ser consumidos em maior quantidade durante todo o dia, além de frutas, legumes, verduras e alimentos como cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas, que são fontes de proteína. Carne vermelha, branca, ovos, leite e derivados também devem ser consumidos, porém em menor quantidade e, de preferência, com baixos teores de gordura. Fazem bem para todo o corpo – até para o cérebro. Várias pesquisas relacionam boa alimentação com melhor desempenho acadêmico e profissional ao longo da vida.

Dicas
Por isso, prefira alimentos gostosos e nutritivos. Pão integral possui fibras e vitaminas. Queijo branco é fonte de cálcio e proteínas. Frutas têm vitaminas, minerais e fibras. Um suco natural hidrata e é rico em nutrientes – vale até misturar abacaxi com hortelã̃, mamão com laranja e maracujá́ com acerola, por exemplo.

Seguindo essas dicas, não vai faltar disposição e energia ao longo da vida – tanto para fazer exercícios quanto para superar os grandes desafios que te aguardam ao longo da vida.

G1

EUA aprovam regra que facilita busca de crianças por doadores de pulmão

 Sarah Murnaghan fala com a imprensa junto com seus pais, Francis e Janet Murnaghan, nesta segunda-feira (23), em frente à casa da família, em Newtown Square (Foto: AP Photo/Matt Rourke)
Foto: AP Photo/Matt Rourke
Sarah Murnaghan fala com a imprensa junto com seus pais
Caso de garota de 11 anos com fibrose cística levantou discussão no país. Sarah entrou na lista de transplantes para adultos por decisão da Justiça 

Um conselho nacional de transplantes nos Estados Unidos adotou permanentemente uma regra que dá a crianças doentes uma chance maior de encontrar doadores de pulmão compatíveis.

A votação, nesta segunda-feira (23), ocorreu um ano depois que a busca de uma garota da Pensilvânia por novos pulmões acendeu um debate nacional sobre as recras de transplante nos Estados Unidos. A partir de agora, a Rede de Procura de Órgãos e Transplantes passará a considerar com mais frequência a possibilidade de destinar pulmões de adultos para crianças.

No ano passado, um juiz federal ordenou que a Rede acrescentasse a garota Sarah Murnaghan, de 11 anos, à lista dos pacientes adultos, enquanto ela enfrentava um caso avançado de fibrose cística. Depois de dois transplantes - um deles falhou - Sarah está agora respirando por conta própria pela primeira vez em três anos.

Em uma declaração, sua família afirmou que o processo judicial foi "absolutamente o último recurso" depois que todos os apelos tinham falhado. "Acreditávamos que tornar os doadores de pulmão com mais de 12 anos disponíveis para crianças com menos de 12 anos - caso fossem bons candidatos para receber os órgãos - era a coisa certa a se fazer. Agradecemos muito pelo fato de a comunidade médica agora concordar com isso", disse a família.

Apenas 20 crianças por ano, nos Estados Unidos, são afetadas pela necessidade de um transplante de pulmão, o que torna difícil avaliar as consequências da mudança, segundo a Rede de Procura de Órgãos e Transplantes.

"Qualquer política de alocação deve pesar as necessidades específicas e as circunstâncias dos candidatos ao transplante, com o benefício que um transplante posssa trazer a eles", disse o médico Stuart Sweet, secretário da Rede. "É difícil pesar essa decisão para candidatos a transplante muito jovens, em particular", disse Sweet. "A progressão de sua doença no pulmão pode ser consideravelmente diferente em comparação a outros pacientes, até mesmo aqueles apenas alguns anos mais velhos." 

O transplante de pulmão não é uma cura para a fibrose cística, mas pode ajudar a ganhar tempo. A expectativa de vida típica para pacientes com fibrose cística é de 37 anos e continua a aumentar com os avanços da medicina.

Sarah Murnaghan no hospital na Filadélfia. Na foto de baixo, a menina aparece com sua irmã adotiva, Ella (Foto: AP)
(Foto: AP)
Fotos de arquivo mostram Sarah Murnaghan no hospital na Filadélfia no ano passado; na foto de baixo, a menina aparece com sua irmã adotiva, Ella

O caso de Sarah levantou questões entre especialistas em saúde e em ética sobre como as regras de doação de órgãos são criadas e sob quais circunstâncias elas podem ser desconsideradas.

G1