Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de abril de 2015

Refrigerante zero nunca mais: pesquisadores descobrem mais um problema para a saúde que eles causam

Pessoas mais velhas que bebem refrigerante diet podem ter maiores aumentos no tamanho da cintura do que aqueles que não têm esse hábito, é o que diz um novo estudo feito nos Estados Unidos
 
Os pesquisadores descobriram que o aumento médio da circunferência da cintura entre as pessoas do estudo que beberam refrigerante diet todos os dias foi mais do que o triplo das pessoas que não bebem refrigerante diet. Entre as pessoas que bebiam refrigerante diet apenas ocasionalmente, o aumento foi mais que o dobro dos que não bebiam.
 
“Quanto mais as pessoas bebiam refrigerantes diet, mais suas cinturas expandiam”, alerta a autora do estudo, Sharon Fowler, pesquisadora do Centro de Ciëncias da Sa[ude da Universidade do Texas.
 
Durante o estudo, que durou nove anos, o tamanho da cintura das pessoas que não bebiam qualquer tipo de refrigerante aumentou uma média de 2,18 centímetros. O aumento médio foi de 4,65 centímetros entre aqueles que bebiam refrigerante diet ocasionalmente, e 8,03 centímetros entre aqueles que bebiam diariamente.
 
Os pesquisadores acompanharam um total de 749 americanos com origens mexicanas ou europeias que tinham 65 anos ou mais quando o estudo começou. Eles perguntaram sobre sua ingestão de refrigerante diet e mediram a circunferência da cintura, altura e peso quando o estudo começou e em três outros momentos.
 
O aumento da gordura na barriga, que geralmente é a causa do aumento da circunferência da cintura, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. O novo estudo se junta a um grande número de pesquisas sobre os efeitos potencialmente prejudiciais do refrigerante diet para a saúde humana. Em um estudo apresentado em 2011 na Conferência Internacional do Derrame, da Associação Americana de Derrame, em Los Angeles, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem refrigerante diet todos os dias podem ter um risco aumentado de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Em outro estudo, publicado em 2012, os pesquisadores também encontraram uma ligação entre o consumo diário de refrigerante diet e acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.
 
Além disso, os autores de um estudo apresentado na Academia Americana de Neurologia em 2013 encontraram uma ligação entre o consumo de refrigerante diet diariamente e um risco maior de depressão.
 
No novo estudo, os pesquisadores disseram que não está claro exatamente por que beber refrigerante diet pode estar ligado a um aumento na circunferência da cintura. Mas pode ter algo a ver com os adoçantes usados ​​em refrigerantes diet, e a forma como eles podem afetar a regulação do consumo de alimentos, afirma Fowler.
 
Por exemplo, em um estudo com ratos que foram expostos no útero a níveis elevados de um destes adoçantes, o aspartame, os investigadores descobriram que ele causou lesões nas regiões do cérebro que normalmente recebem o sinal para “parar de comer”. Como resultado, os ratos tiveram mais gordura abdominal quando cresceram. Adoçantes utilizados em refrigerantes diet podem ter um efeito semelhante nas pessoas, embora mais pesquisas sejam necessárias para verificar se este é o caso.
 
Fowler sugeriu que as pessoas usem estratégias para reduzir ou parar de beber refrigerante diet, considerando seus potenciais efeitos negativos na saúde.
 
“Quanto mais as pessoas puderem tentar imitar algumas das coisas que amam em refrigerantes diet com outras coisas que sejam saudáveis, melhor”, sugere Fowler.
 
Por exemplo, se alguém gosta da doçura de um refrigerante diet, comer algumas frutas doces junto com um pouco de água normal ou com gás pode ser um bom substituto, diz Fowler. Para os amantes da cafeína, substituir o refrigerante diet por café ou chá pode funcionar.
 
Live Science / Hypescience

Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie

Maçã, brócolis e amêndoas são alimentos fibrosos que ajudam a remover as impurezas que se fixam nos dentes formando a placa bacteriana

Ao incluir em sua dieta alimentos ricos em fibras, você consome vitaminas que deixam o corpo mais forte e, ainda,evitam a placa bacteriana e a cárie, além de afastar futuros problemas para a gengiva e o esmalte dos dentes.
 
“Esses alimentos fibrosos, por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras),ajudam a remover as impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processode trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida o que, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes”, diz Luís Marcelo Sêneda, cirurgião-dentista da Clínica SM Oral Care.
 
Mas é importante que seja dito; o consumo dos alimentos fibrosos ajuda a manter a saúde bucal em dia, mas não pode ser a única forma de limpeza bucal. “Esses alimentos promovem certo grau de higienização da boca, mas não podem substituir a utilização da escova dentária após cada refeição seguida do uso do fio dental”, diz Luís.
 
Alimentos fibrosos x grudentos
Entre os alimentos fibrosos mais conhecidos e consumidos estão algumas frutas (maçã, pêra e goiaba),algumas verduras e legumes (brócolis, pepino, cenoura ecouve), cereais integrais (arroz integral), grãos (feijão e grão de bico), nozes e amêndoas com casca.
 
Em contra partida, existem alimentos que fazem uma função contrária a dos fibrosos e devem ser evitados por quem deseja ter dentes sempre saudáveis. “De maneira geral, devemos evitar açúcares, gorduras e carboidratos, pois eles aderem com maior facilidade à superfície dentária incentivando o processo de formação da cárie”, diz o especialista.
 
Outros amigos da saúde bucal
Porém, quando o assunto é saúde bucal, não são só os alimentos fibrosos que são considerados grandes aliados dos dentes, o limão e a laranja também fazem muito bem para o sorriso. Um de seus benefícios é serem ricos em vitamina C. “A carência dessa vitamina no organismo pode causar uma doença chamada escorbuto que pode promover intenso sangramento gengival e até perda dos dentes”, diz Luís.
 
Além disso, o limão é adstringente, bactericida e fungicida. Há ainda quem diga que ele também funciona como antibiótico e clareador dental.
 
A ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, iogurtes, queijos e castanha-do-pará) também é uma ótima pedida para auxiliar na saúde bucal, já que eles podem tornar os dentes mais fortes e resistentes. Até a saliva produzida na mastigação do chiclete ajuda na limpeza dos dentes, contanto que o produto seja sem açúcar.
 
Terra

Pesquisa indica que passamos tempo demais sentados no trabalho

Thinkstock: Sedentarismo pode afetar o nível de açúcar, pressão
 e a queima de gordura
Ficar muito sentado diminui metabolismo e afeta nível de açúcar, pressão e queima de gordura
 
Se você trabalha em um escritório, provavelmente passa tempo demais sentado - e esse sedentarismo pode trazer sérios riscos à sua saúde. Uma pesquisa com 2 mil pessoas feita pela organização British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing identificou que 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia enquanto estão no escritório.
 
Mais da metade dos participantes almoça em sua própria mesa, e 78% acreditam que ficam muito tempo sentados. A boa notícia é que quase dois terços se preocupam com impacto disso em suas vidas.
 
Desafio
Sedentarismo está ligado a problemas cardíacos, diabetes, câncer e problemas mentais. Especialistas consideram o sedentarismo "um dos maiores desafios" nos cuidados com a saúde. Pesquisas já associaram este comportamento a problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer e problemas mentais.
 
Mesmo entre aqueles que consideram levar um estilo de vida saudável, como quem usa a bicicleta para ir ao escritório, foi identificado o efeito negativo de passar longos períodos sentados. Isso torna o metabolismo mais lento e altera a forma como o corpo controla os níveis de açúcar no organismo, a pressão sanguínea e a queima de gordura.
 
"Todos somos vítimas do nosso entorno. Hoje, a inatividade predomina no ambiente de trabalho, e passamos cada vez mais tempo sentados", diz Gavin Bradley, do Get Britain Standing, que lançou uma campanha de concientização sobre o assunto no Reino Unido.
 
"Precisamos encontrar novas formas de lidar com este comportamento, como ficar de pé ao falar no telefone ou em reuniões."
 
Propostas
Caminhar mais no escritório é medida simples e efetiva. Entre as propostas, também esta usar a escada em vez do elevador, não almoçar na mesa de trabalho, fazer um pausa no uso do computador da cada 30 minutos ou ir até a mesa de um colega em vez de telefonar ou enviar uma mensagem para falar com esta pessoa.
 
"Em comparação com há 100 anos, nosso nível de atividade diária é bem menor. O trabalho manual vem sendo reduzido continuamente. Mesmo se você precisar construir uma estrada, fará isso sentado em um trator", avalia Mike Loosemore, diretor de medicina esportiva do University College Hospital, no Reino Unido.
 
"É uma questão de mudar seus hábitos no trabalho e a cultura do ambiente de escritório para se movimentar mais. Ficar mais de pé pode fazer uma grande diferença na queima de calorias e em nosso nível de criatividade e produtividade."
 
Para Lisa Young, gerente do programa de saúde no trabalho da British Heart Foundation, os resultados da pesquisa mostram o quanto o sedentarismo se infiltrou em nossa vida profissional.
 
"Todos ficamos tempo demais grudados em nossas telas ou presos às nossas mesas", afirma Young.
 
"Por isso, queremos que as pessoas se movimentem mais para reverter esta tendência."
 
BBC Brasil / R7

Dois sírios morrem em decorrência da gripe suína H1N1

Colapso do sistema de saúde durante os 4 anos de guerra provocou disseminação de doenças
 
Dois sírios morreram devido à gripe suína H1N1 no mês passado e outros seis são suspeitos de estarem com a doença, informou a agência estatal de notícias Sana nesta segunda-feira (6).
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem alertado que o colapso do sistema de saúde da Síria durante os quatro anos de guerra civil provocou uma disseminação de doenças. Febre tifóide, hepatite e poliomielite estão presentes no país.
 
A Sana disse que os dois homens eram da província de Sweida, no sul, onde forças do governo e rebeldes têm travado confrontos. As mortes foram confirmadas pelo chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Crônicas de Sweida, segundo a agência.
 
Em 2009 e 2010, a gripe suína se espalhou a partir do México e atingiu vários lugares do mundo. Pesquisadores dos EUA estimaram que a doença matou 284.000 pessoas em 12 meses.
 
Mais de 220.000 pessoas já morreram no conflito da Síria, que começou em março de 2011 com protestos populares contra o presidente Bashar al-Assad, que se transformaram em uma guerra civil após a repressão violenta das forças de segurança do governo.
 

Hipoglicemia: Glicose é combustível para o corpo

Crédito: Mny-Jhee
Crédito: Mny-Jhee
Fome, tontura, sudorese, taquicardia, apreensão, tremor, fraqueza, dor de cabeça, confusão mental e, em casos mais graves, coma e convulsão podem ser sintomas de Hipoglicemia, que ocorre com a diminuição dos níveis glicêmicos no organismo
 
A glicose é o combustível obrigatório para o adequado funcionamento do cérebro, além dos demais órgãos e tecidos do corpo. Os seus níveis na corrente sanguínea são controlados de forma rigorosa pela secreção de hormônios, que induzem a retenção ou a liberação pelas células responsáveis pelo armazenamento de glicose, especialmente nas células do fígado.

“Descobri minha hipoglicemia na adolescência. Tudo aconteceu quando comecei a fazer dietas malucas para emagrecer, pois sempre tive um tipo físico mais fortinho. Queria ser magrinha e fiz muitas coisas loucas, cheguei a fazer uso de produtos laxativos e emagreci 12 kg em um mês. Ao perceber que eu estava muito magra, minha mãe me levou ao médico. Ele pediu vários exames. Após sair do laboratório, eu fui ao banco com minha mãe e tive um desmaio”, relata Glaucia, 28 anos, estudante de psicologia.
 
Em caso de falta de glicose no organismo, o corpo passa a produzí-la a partir de gorduras e proteínas estocadas. A hipoglicemia, portanto, se deve basicamente a uma falta grave de glicemia ou a uma falha nesta complexa regulação. As duas principais causas são o uso de medicamentos para controle do Diabetes Mellitus e o uso exagerado de álcool, que respondem pela grande maioria dos casos. As demais causas de hipoglicemia são muitas e variadas, a maior parte delas são muito raras.
 
De acordo com médico de família Marcelo Pellizzaro, consultor técnico da Coordenação Geral de Atenção as Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, pessoas que apresentam quedas frequentes dos níveis glicêmicos, antes de tudo devem ter definida a causa dos eventos junto com a sua equipe de saúde, já que não é algo comum pessoas que não abusam de álcool e que não tomam medicamento para controle de Diabetes apresentá-las.
 
A engenheira Larissa Marconi, de 29 anos, também tem hipoglicemia e segue dieta para controlar os níveis glicêmicos. “Realizo acompanhamento da hipoglicemia com um médico endocrinologista, com uma dieta isenta de açúcar, consumo de alimentos integrais e de carboidratos de baixo índice glicêmico, que não provocam picos de insulina. Além disso, tento reduzir o estresse, ter uma boa noite de sono e realizar atividades físicas com regularidade para o controle do distúrbio”, conta.
 
O consultor Marcelo Pellizzaro explica que a maioria dos casos de hipoglicemia é causada por medicamentos para controle de diabetes (os chamados hipoglicemiantes) ou por uso inadequado de álcool, sendo frequente também dietas inadequadas sem as devidas recomendações médicas e nutricionais. “As principais ações para evitar a queda inapropriada dos níveis glicêmicos são o uso correto das medicações prescritas (com especial cuidado de não usar doses superiores ao recomendado) e o consumo moderado (ou não consumo) de álcool. Além disso, é importante se alimentar adequadamente ao longo do dia, procurando sempre que possível seguir a recomendação de se alimentar de 3 em 3 horas, com a realização de 6 refeições diárias (3 principais – café, almoço e jantar – e 3 lanches – lanche do meio da manhã, lanche do meio da tarde e lanche antes de dormir), e evitando assim longos períodos de jejum”, recomenda.
 
O médico explica que os mesmos cuidados devem ser observados para pessoas que pretendem emagrecer ou ganhar massa muscular. “De todas estas observações, porém, a mais importante para essas pessoas especificamente é a realização de seis refeições diárias, frequentemente ignorada pelas pessoas em “dieta para emagrecer”. As pessoas interessadas podem procurar a ajuda de sua equipe de saúde para individualização das recomendações e para acompanhamento neste processo”, ressalta.
 
Segundo ele, é indicado, ainda, para a prática de exercícios, fazer um pequeno lanche antes e após a atividade, além de cuidar da hidratação e, para pessoas com diabetes, um adequado controle de saúde com a sua equipe de tratamento e a correta utilização das medicações e dietas prescritas, é importante ficar alerta para a redução da dose da medicação quando não for possível se alimentar adequadamente. É importante ressaltar que esta última recomendação dirige-se para situações pontuais e que não se deve pular ou reduzir refeições deliberadamente, o que traz riscos para diversas complicações do diabetes.
Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde

Vacina 'sob medida' se mostra promissora no combate ao câncer de pele

Tom Kitchen / Washington University: Cientistas da
Universidade Washington em St. Louis colocam vacina
personalizada contra melanoma em saco de infusão 
Para cientistas, primeiros resultados são um ‘passo significativo’ na evolução de medicamentos
 
Rio - Pesquisadores americanos estão desenvolvendo uma maneira de criar vacinas sob medida para cada paciente de câncer. A técnica pioneira foi projetada para atacar cada tumor individualmente e se anuncia como uma abordagem completamente nova para o tratamento do câncer.
 
O tratamento convencional de combate ao câncer geralmente envolve a extração do tumor com uma cirurgia seguida de quimioterapia ou radioterapia, mas essa nova abordagem visa a estimular o sistema imunológico do próprio organismo do paciente para que ele possa combater as células cancerosas usando os linfócitos T (ou células T) naturais do corpo, que pertencem a um grupo de glóbulos brancos do sangue e são responsáveis por “assassinar” as células invasoras.
 
Testes feitos em três pessoas, cujos resultados foram publicados na revista “Science”, mostraram que o sistema imunológico pode ser treinado para lutar contra o câncer de pele. Apesar de a pesquisa ainda estar em estágio inicial, a equipe da Universidade de Washington, em Saint Louis, nos EUA, acredita que os primeiros resultados marcam um “passo significativo” na evolução das vacinas personalizadas contra o câncer. As vacinas estão sendo desenhadas para para instigar os linfócitos T do sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas.
 
As substâncias são compostas após os cientistas estudarem os tipos de proteínas presentes nas células tumorais de cada paciente. Tumores são uma desordem genética com centenas de mutações aleatórias, que são diferentes em cada paciente. Vacinas personalizadas foram aplicadas em três pacientes com melanoma avançado, a fim de estudar o número e a diversidade de linfócitos T “assassinos” produzidos por seus sistemas imunológicos.
 
Os cientistas descobriram que, em cada paciente, houve uma forte produção de células T produzidas para combater especificamente o melanoma de cada paciente, mas sem causar efeitos colaterais. Um dos pacientes testados ainda está em remissão completa, enquanto os outros dois estão estáveis, embora ainda seja muito cedo para afirmar que as vacinas causaram a melhora geral nos sintomas.
 
Os médicos responsáveis pelo estudo disseram que os três pacientes estão bem. O melanoma tem a tendência de crescer e se espalhar muito rapidamente, o que ainda não aconteceu nesses casos, mas os oncologistas foram muito cautelosos ao dizer que os quadros ainda estão sob observação e que ainda não se sabe se os tumores vão evoluir.
 
Esta foi a primeira vez que os cientistas sequenciaram o DNA completo do tumor de um paciente e utilizaram a informação para identificar sete proteínas nas células cancerosas que são únicas para cada paciente. As proteínas foram, em seguida, utilizadas para gerar vacinas personalizadas para combater as células tumorais de cada paciente.
 
Os pesquisadores esperam começar a primeira fase de testes clínicos dentro do próximo ano. Espera-se que as vacinas exclusivas contra o melanoma também possam ser desenvolvidas contra outros tipos de tumores, como os de pulmão, bexiga e colorretal, que têm altas taxas de mutação.
 
O Globo

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal

A Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou três editais referentes à realização de um grande concurso público. Todos os regulamentos foram datados de 30 de dezembro de 2014 e são identificados pelo nº 1-PCDF, distinguindo-se apenas pelo nome do cargo com demanda de vagas.
 
O concurso disponibiliza 170 vagas imediatas para profissionais de nível superior, sendo 161 de ampla concorrência e 9 reservadas a pessoas com deficiência. Também será formado cadastro de reserva, contendo 247 classificados, totalizando 417 oportunidades. Os salários podem chegar a R$ 15.370,64 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Cargos
Papiloscopista, Perito Médico-Legista e Delegado
 
Inscrições prorrogadas
O prazo para inscrição foi prorrogado até 10 de abril de 2015, podendo ser efetuada exclusivamente via internet, no site www.universa.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 168,00 (para o cargo de papiloscopista) e R$ 192,00 (para os demais cargos).
 
Aos candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Universa disponibilizará computadores conectados em sua Central de Atendimento ao Candidato, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF, no período mencionado no subitem acima, no horário das 10h às 17h, ininterruptamente, exceto sábados, domingos e feriados.
 
Provas
O concurso público será composto de provas objetivas, discursivas, de títulos, avaliação médica, capacidade física, avaliação psicológica (conforme o cargo) e curso de formação profissional.
 
Delegado
Provas Objetivas - previstas para 17 de maio de 2015, em locais e os horários que serão divulgados no site www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal.

Prova Discursiva - a ser realizada na data provável de 09 de agosto de 2015, em locais e horários divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 16 de julho de 2015.
 
Perito Médico-Legista
As provas objetivas e discursivas terão a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 31 de maio de 2015. Os locais, a data e o horário de aplicação das provas serão divulgados no site www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal.
 
Papiloscopista
A prova objetiva e discursiva serão aplicada provavelmente no dia 24 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados, no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal.
 
Validade
O prazo de validade dos concursos públicos será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
Veja o edital e todas as retificações já publicadas no sítio de inscrições (http://inscricao.universa.org.br/).

Universidade Federal do Ceará - UFC realiza processo seletivo

A Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus da cidade de Fortaleza, tornou público o edital de processo seletivo nº 67/2015. O objetivo é selecionar cinco profissionais de ensino superior, com títulos de Mestre ou Doutor. A remuneração varia de R$ 2.018,77 a R$ 3.799,70, em carga horária de até 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Professores substitutos, nos departamentos de Engenharia de Transportes - Expressão Gráfica e Topografia, Clínica Odontológica - Periodontia, Enfermagem - Processo de Cuidar do Adulto II e Saúde Comunitária - Antropologia em Saúde Coletiva - Ciências Humanas e Sociais em Saúde Coletiva.
 
Os interessados podem se inscrever a partir do dia 31 de março até o dia 06 de abril de 2015, nos Setores de Estudo das 8h às 11h e de 14h às 17h, o candidato deverá inscrever-se, de forma presencial ou por procuração, mediante requerimento dirigido ao Chefe do Departamento interessado, no qual conste o setor de estudo em que pretende concorrer, acompanhado dos documentos comprobatórios.
 
O valor referente a taxa de inscrição varia entre R$ 50,00, R$ 62,00 e R$ 74,00.
 
A seleção dos candidatos será feita, através de prova escrita, sendo que o local e horário serão previamente divulgados.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da homologação do resultado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Universidade.

Concurso Prefeitura de Tanque Novo - BA

A Prefeitura de Tanque Novo, no Estado da Bahia, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da empresa FJ - Futura Assessoria Municipal e de acordo com o edital, o salário pode chegar até R$ 2.546,94, em carga horária de 20 até 40 horas semanais.
 
São oferecidas 55 vagas imediatas a candidatos de ensino fundamental, médio técnico e superior, nos cargos de Agente Administrativo, Agente de Portaria, Assistente Social, Bioquímico/ Biomédico, Coordenador Pedagógico, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Motorista Classe "C" e "D", Nutricionista, Odontólogo, Operador de máquinas, Professor nível I (Pedagogia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática), Psicólogo, Técnico Enfermagem e Técnico em Laboratório de Analises Clinicas.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 6 de abril de 2015 até as 23h59min do dia 17 de abril de 2015, através do site www.futuraassessoriamunicipal.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 63,00 a R$ 98,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 17 de maio de 2015, em locais que serão previamente comunicados aos inscritos, mediante publicação no site www.futuraassessoriamunicipal.com.br.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 19 de maio de 2015, no site www.futuraassessoriamunicipal.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Presidente Figueiredo - AM

Mais uma oportunidade no Estado do Amazonas. A Prefeitura de Presidente Figueiredo, com o apoio da empresa CETAM, lançou edital de concurso público 001/2015, para admissão de servidores em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações ofertadas variam entre R$ 788,00 e R$ 6.400,00.
 
Serão distribuídas 853 vagas e formação de cadastro reserva no quadro geral do município, com reserva de 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência.

Para os candidatos de nível fundamental, as chances são para os cargos de Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Eletricista, Manutenção em Máquinas e Equipamentos, Manutenção em Refrigeração, Pedreiro, Pintor, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Inspetor Escolar, Guarda Municipal, Motorista "D" e Operador de Máquinas;

De nível médio/técnico há vagas para os empregos de Assistente Administrativo, Fiscal Municipal de Postura, Monitor de Educação Infantil, Professor de Informática, Técnico em Agropecuária, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Nutrição, Técnico em Patologia Clinica, Técnico em Radiologia, Técnico em Turismo e Técnico Nível Médio em Informática;

Já para os profissionais de nível superior as ofertas contemplam cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Médico Generalista, Médico Anestesiologista, Médico Cardiologista, Médico Endocrinologista, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Ultrassonografista, Médico Cirurgião, Nutricionista, Pedagogo, Professor Fundamental I, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Psicólogo.

Será admitida inscrição via internet, por meio do endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br solicitada no período entre zero hora de 01 de abril até às 23h59min do dia 16 de abril de 2015. A inscrição será de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os de nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.

A Prefeitura disponibilizará um posto de inscrição, no Centro de Inclusão Digital - CID, localizado na Rua Paracuúba, s/n - Bairro, Honório Roldão em Presidente Figueiredo/AM, das 8h às 12h.

O concurso terá provas objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório e prova de títulos para os cargos que exigem ensino superior. As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 24 de maio de 2015 (domingo). O local e horário da realização da prova estarão designados no cartão de confirmação. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 25 de maio de 2015, pelo site www.concursoscopec.com.br.

O concurso terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital completo encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas do dia 02 de março, entre as páginas 249 e 273.

Concurso CRF - AM

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), através da empresa MGA Concursos, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 20 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade, para lotação na cidade de Manaus-AM. Os salários variam entre R$ 1.017,68 e R$ 5.220,34, por carga horária semanal de 40 horas.

Cargos
- Nível superior: Advogado, Analista de Sistemas e Farmacêutico Fiscal;

- Nível médio: Assistente Administrativo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática;

- Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista "B".

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.mgaconcursospublicos.com.br no período das 08h do dia 09 de março às 23h59min do dia 09 de abril de 2015, horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para os de nível médio e R$ 60,00 para nível superior.

Provas
O concurso será composto de prova objetiva escrita, aplicada a todos os cargos, mais prova prática/teste psicológico somente para o cargo de farmacêutico fiscal e prova de títulos para os cargos de nível superior. A prova objetiva será aplicada provavelmente em 03 de maio de 2015, em locais e horários a serem divulgados.
 
ValidadeA validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cacimbinhas - AL

Por meio da empresa Master Consultoria de Negócios Ltda, foi publicado edital de concurso público n° 001/2015 da Prefeitura de Cacimbinhas, no estado de Alagoas. O concurso dispõe de 153 vagas mais cadastro reserva para profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 1.500,00, e o certame reserva quatro vagas para os candidatos portadores de deficiência.
 
Para cargos de nível fundamental, as ofertas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Merenda Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância, Coveiro, Gari, Motorista "D", Motorista "E", Operador de Máquinas Pesadas e Podador de Árvores.
 
Quem têm ensino médio pode disputar os cargos de Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo Educacional, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Já os profissionais graduados na área de atuação podem tentar cargos de Analista de Controle Interno, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor de Educação Infantil (atuação multidisciplinar na Educação Infantil creche), Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Geografia, Professor de História, Professor Inspetor Escolar, Professor de Português, Professor Psicopedagogo, Professor de Ciências, Professor de Matemática e Inspetor Escolar.
 
As inscrições serão realizadas por meio eletrônico, no site www.master-al.com.br, até o dia 23 de abril 2015. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para os cargos nível fundamental, R$ 50,00 para os cargos de nível médio/técnico e de R$ 80,00 para os cargos de nível superior.
 
O concurso terá aplicação de provas objetivas, que versarão sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, conhecimentos gerais e atualidades e raciocínio lógico, além de prova de títulos para os cargos do magistério.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 24 de maio de 2015 das 07h às 18h, no Município de Cacimbinhas, em locais e horários a serem publicados no site www.master-al.com.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Cacimbinhas, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Mâncio Lima - AC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Mâncio Lima, município localizado a 617 km de Rio Branco, no Acre, publicou o extrato do edital nº. 01/2015 de processo seletivo, destinado a contratação emergencial de 25 servidores provisórios nas funções de enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, farmacêutico, técnico em enfermagem, agente de vigilância em saúde e microscopista.
 
As inscrições serão recebidas no Centro Cultural Marcia Alencar, no período de 6 a 16 de abril de 2015. A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para cargos de nível superior e R$ 50,00 para o cargo com exigência de ensino básico.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 19 de abril de 2015, em locais e horários a serem publicados após o período das inscrições.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Acre, edição do dia 1 de abril de 2015.

Concurso Prefeitura de Ipiguá - SP

A Prefeitura de Ipiguá, no estado de São Paulo, lançou edital n° 02/2015 de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento de 37 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 2.307,62, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Atendente; Encanador; Faxineira; Guarda Noturno; Lixeiro; Merendeira; Motorista; Operador de Máquina Pesada; Recepcionista; Serviços Gerais Feminino; Serviços Gerais Masculino; Tratorista e Zelador de Cemitério;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Dentista; Inspetor de Aluno; Monitor; Secretário de Escola; Técnicos em Enfermagem e Farmácia e Visitador Sanitário;

- Nível Superior/ Normal Superior: Assistente Social; Dentista Nível 1; Enfermeira Padrão, Fisioterapeuta; Professor Fundamental e Infantil e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas até o dia 10 de abril de 2015 exclusivamente pela internet, através do site: www.cpipigua2015.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00.

Provas
As provas, na forma das normas que as regem, serão realizadas em dia e local a ser divulgado oportunamente por Edital publicado por afixação em local de costume da Prefeitura Municipal, na Imprensa escrita de circulação no Município, no site www.ipigua.sp.gov.br, no prazo de até 10 dias úteis do encerramento das inscrições.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais e a classificação dos candidatos serão publicados no prazo de trinta dias, após a realização das provas.

Validade
A validade do concurso será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Serafina Corrêa - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 75/2015 de processo seletivo. O objetivo é selecionar até quatro profissionais de ensino superior.
 
As chances são para o cargo de Médico Clínico Geral, o salário varia de R$ 4.915,09 a R$ 9.830,18, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 02 até o dia 10 de abril de 2015, na Prefeitura, situada à Av. 25 de Julho, nº 202, Centro Administrativo Municipal, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
 
A seleção dos candidatos será feita através de análise de currículos.
 
A validade do processo seletivo será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Mutum - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Mutum, no Estado de Minas Gerais, tornou público o edital nº 01/2015 de processo seletivo, com a intenção de preencher 79 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 788,00 a R$ 2.164,80, em carga horária de até 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração, Auxiliar Técnico de Saúde Bucal, Cirurgião - Dentista, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Servente Contínuo (lavanderia e límpeza da unidade), Enfermeiro, Técnico de Raio - X, Fiscal Sanitário de nível superior, Fiscal Sanitário de nível médio, Técnico em epidemiologia, Farmacêutico e Cuidador.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 8 até o dia 10 de abril de 2015, na Secretaria de Administração, das 13h às 17h.
 
A seleção dos inscrito será feita através da experiência profissional e pelos títulos entregues no ato da inscrição.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual periodo.

Prefeitura de São Francisco do Glória - MG divulga concurso público

Publicado o edital nº 001/2015 de concurso público da Prefeitura mineira de São Francisco do Glória. Sob a organização do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) foram ofertadas 65 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, sendo três destinadas a contratação de portadores de necessidades especiais.
 
As vagas são para os cargos de enfermeiro, farmacêutico (bioquímico), fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, professor, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde, auxiliar de odontologia, auxiliar de vigilância sanitária, fiscal de obras e posturas, bombeiro, motorista, operador de máquinas, auxiliar de limpeza, auxiliar de serviços escolares, auxiliar de serviços gerais, gari, operário e pedreiro. Os salarios variam de R$ 788,00 a R$ 6.145,17, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas do dia 2 de junho ao dia 2 de julho de 2015, via endereço eletrônico: www.idecan.org.br, mediante taxa de R$ 30,00 a R$ 85,00, conforme grau de escolaridade.
 
O concurso será composto por prova objetiva, prova prática, avaliação de títulos e comprovação de requisitos, bem como exames médicos. A prova objetiva está programada para ser aplicada no dia 16 de agosto de 2015, em dois turnos, manhã a partir das 9h00 e a tarde com início as 14h00.
 
Estima-se que a divulgação do gabarito ocorra a partir das 16h00, do dia seguinte a realização da prova escrita.
 
A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Recreio - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros (2 de abril de 2015. Edição 1439.) lançou o extrato do edital nº 004/2015 de processo seletivo, destinado à contratação temporária de 3 profissionais para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários podem chegar a R$ 7.563,29 com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: fiscal municipal e médico.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 9 a 14 de abril de 2015, na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, centro, das 13h00min às 17h00min.
 
Edital poderá ser retirado por qualquer interessado no horário e local mencionado ou através do site www.recreio.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Rio Brilhante - MS

A Prefeitura de Rio Brilhante, no estado do Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou edital n°01/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher 71 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.764,92 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado por meio da Fundação de Apoio À Pesquisa ao Ensino e À Cutura - FAPEC. As ofertas são para os cargos de fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, auxiliar de desenvolvimento infantil, merendeira e professor em diversas disciplinas.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 06 de abril a 27 de abril de 2015, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso.
 
O candidato deverá recolher a taxa de inscrição:
- no valor de R$120,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior;

- no valor de R$80,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio;

- no valor de R$60,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Fundamental Incompleto.
 
As provas escritas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em Rio Brilhante, provavelmente no dia 17 de maio de 2015. Os locais e horários de realização das Provas Escritas Objetivas constarão em Edital específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, no endereço eletrônico da Prefeitura: www.riobrilhante.ms.gov.br, no Diário Oficial de Rio Brilhante, endereço: www.diariooficial.inf.br/prefeitura.asp?id=11, no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa, sendo atribuída aos candidatos a responsabilidade pelo conhecimento dos respectivos locais e horário de realização das provas.
 
O resultado do concurso será homologado pela Prefeito Municipal e será publicado no Mural da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico da Prefeitura: www.riobrilhante.ms.gov.br, no Diário Oficial de Rio Brilhante, endereço: www.diariooficial.inf.br/prefeitura.asp?id=11 , no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Catas Altas - MG abre vaga para odontólogo

A Prefeitura de Catas Altas, em Minas Gerais, lançou mais um processo seletivo para cadastramento de reserva. Desta vez, para o cargo de odontólogo. O aprovado terá direito a remuneração de R$ 2.695, 29, por jornada de 20 horas semanais.
 
Os interessados devem efetuar inscrição entre os dias 6 e 17 de abril de 2015, no Departamento Pessoal, localizada na Praça Monsenhor Mendes nº 136, Centro, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.
 
Haverá prova objetiva e avaliação de títulos. A aplicação da prova está prevista para o dia 23 de abril de 2015, às 18h00, na Escola Municipal “Agnes Pereira Machado. Os títulos serão recebidos no Departamento Pessoal até as 16h00, do dia 23 de abril de 2015.
 
O resultado provavelmente será divulgado até o dia 29 de abril de 2015 e a homologação até o dia 6 de maio de 2015.
 
A validade do processo seletivo será de 180 dias, contados a partir da homologação do resultado final.

Prefeitura de Gravataí - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital nº 11/2015 de processo seletivo, com a intenção de preencher nove vagas imediatas, além de cadastro de reservas, de profissionais de ensino fundamental e superior.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde da EACS e Médico da ESF. O salário vai de R$ 1.168,84 a R$ 11.534,89, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 01 de maio de 2015, pelo site www.objetivas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 130,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 14 de junho de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.
 
O Processo Seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos, terá validade por 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Município de Gravataí.

Secretaria Municipal de Saúde - RJ abre vagas para médicos

O Coordenador de Gestão de Pessoas, no estado do Rio de Janeiro, faz saber por meio do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro (1 de abril de 2015, pág. 66) que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado à contratação de pessoal por tempo determinado, para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público na Secretaria Municipal de Saúde. A seleção a ser coordenada pela Coordenação de Planejamento, Recrutamento e Seleção da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, oferece 3 vagas para médicos em regime de trabalho de 24 horas semanais e remuneração de R$ 6.256,32.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 6 de abril de 2015, na rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 601, Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ, das 10h às 17h.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Dois retratos 3x4 coloridos atualizados;
  • Documento de Identidade com foto (cópia simples);
  • Ser brasileiro e comprovar estar quite com as obrigações eleitorais (cópia simples do comprovante), se de outra nacionalidade, apresentar documentos que comprovem a permanência regular e definitiva no país nos termos da legislação em vigor (cópia simples);
  • CPF (cópia simples);
  • Diploma (cópia simples) que comprove a conclusão do curso de graduação e Registro do Órgão Fiscalizador da Profissão;
  • Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os de sexo masculino (cópia simples);
  • Ficha de inscrição preenchida no padrão estabelecido do edital (ficha de inscrição poderá ser preenchida no local de inscrição);
  • Currículo preenchido acompanhado de toda a documentação comprobatória.
O processo seletivo constará de análise de currículo.
 
A divulgação do resultado final estará a cargo da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, e será disponibilizada através do Diário Oficial da PCRJ e no site www.rio.rj.gov.br/doweb, a partir do dia 9 de abril de 2015.
 
O prazo de validade deste processo seletivo será de doze meses a contar da data da homologação pelo Coordenador de Gestão de Pessoas, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com os interesses e necessidades da Administração Pública Municipal.

Prefeitura de Toledo - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Toledo, no estado do Paraná, pulicou edital de processo seletivo n° 01/2015, com a finalidade de preencher seis vagas para Médico Clínico Geral e Pediatra.
 
Os aprovados irão desenvolver suas atividades nos cargos de Clínico Geral e Pediatra, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, em jornadas semanais de 20 horas, com salário de R$ 7.679,77.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 10 de abril de 2015, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h15m às 11h 45m e das 13h30m às 17h, mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição, disponível no site www.toledo.pr.gov.br, e na Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, e protocolizado no setor de Protocolo da Prefeitura do Município de Toledo, sito à Rua Raimundo Leonardi, 1586, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h15m às 11h 45m e das 13h30m às 17h.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção dos candidatos será realizada através de prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, não sendo prorrogável.

Prefeitura de Piquete - SP lança edital de processo seletivo

Situada na microrregião de Guaratinguetá, em São Paulo, a Prefeitura de Piquete anunciou a abertura de inscrições para admissão de dez agentes de combate às endemias, com remuneração de R$ 790,80, por jornada de 44 horas semanais. Dessas vagas, uma será destinada a portador de necessidades especiais.
 
O anúncio foi feito através do extrato de edital nº 02/2015 de processo seletivo, publicado no site da Imprensa Oficial, no dia 2 de abril de 2015, seção I, página 229.
 
Os interessados têm do dia 6 de abril a 10 de abril de 2015, para efetuar inscrição junto ao setor de RH da Prefeitura, situado à Praça Dom Pedro I, nº 88, Vila Celeste, das 9h00 às 17h00.
 
A íntegra do edital será publicada na Secretaria Municipal de Saúde e no site: www.piquete.sp.gov.br e também no mural da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Tanque Novo - BA

A Prefeitura de Tanque Novo, no Estado da Bahia, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da empresa FJ - Futura Assessoria Municipal e de acordo com o edital, o salário pode chegar até R$ 2.546,94, em carga horária de 20 até 40 horas semanais.
 
São oferecidas 55 vagas imediatas a candidatos de ensino fundamental, médio técnico e superior, nos cargos de Agente Administrativo, Agente de Portaria, Assistente Social, Bioquímico/ Biomédico, Coordenador Pedagógico, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Motorista Classe "C" e "D", Nutricionista, Odontólogo, Operador de máquinas, Professor nível I (Pedagogia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática), Psicólogo, Técnico Enfermagem e Técnico em Laboratório de Analises Clinicas.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 6 até as 23h59min do dia 17 de abril de 2015, através do site www.futuraassessoriamunicipal.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 63,00 a R$ 98,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 17 de maio de 2015, em locais que serão previamente comunicados aos inscritos, mediante publicação no site www.futuraassessoriamunicpal.com.br.
 
O gabarito preliminar, da prova objetiva provavelmente será divulgado no dia 19 de maio de 2015, no site www.futuraassessoriamunicpal.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Aramina - SP

Foi divulgado edital de concurso público n° 01/2015 da Prefeitura Municipal de Aramina, Estado de São Paulo. O concurso disponibiliza 28 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 13.137,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A responsável pela organização e realização do Concurso Público será a Apta Assessoria e Consultoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de ajudante de serviços diversos, auxiliar de campo, motorista, operário, servente, agente de controle de vetores, atendente, auxiliar de consultório dentário, escriturário instrutor de informática, monitor de alunos, técnico de enfermagem, assistente social, cirurgião dentista, cirurgião dentista psf, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, diretor de escola, peb I, peb II – educação física e educação artística, enfermeiro, enfermeiro psf, médico generalista psf, médico cardiologista, médico gineco/obstetra e médico pediatra.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.aptarp.com.br até o dia 16 de abril de 2015.

Os candidatos que não disponham de internet poderão utilizar as instalações do Acessa São Paulo, localizada à Rua Francisco Gama, 190, Centro em Aramina – SP, no horário das 08h00 às 11h00 e das 12h00 às 16h00, até o dia 10 de abril de 2015, excetuando-se sábados, domingos e feriados.

Taxas
Ensino Fundamental - R$20,00;
Ensino Médio ou Técnico - R$35,00;
Ensino Superior - R$ 50,00.

A data limite para pagamento do boleto bancário referente à inscrição será o dia 13 de abril de 2015.

Provas
As provas serão aplicadas em datas, locais e horários a serem divulgados futuramente.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação de cada Cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Aramina, por igual período.

Concurso Prefeitura de Esteio - RS 2015

A Prefeitura de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, desta vez sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS, reabriu seu concurso público, agora regido pelo edital de nº 02/2015 - SMAD. O objetivo é a contratação imediata de mais de 260 profissionais, além da formação de cadastro de reserva, em cargos de ensino fundamental, médio, médio técnico e superior.
 
O salário previsto para os aprovados que forem contratados poderá oscilar entre R$ 773,00 e R$ 6.097,00.
 
As vagas são para os postos de Borracheiro, Carpinteiro, Mecânico de veículos, Pedreiro, Pintor, Sepultador, Agente Visitador Sanitário, Eletricista, Telefonista, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Odontologia, Fiscal de Obras, Fiscal Tributário de Edificações, Fotógrafo, Guarda Municipal, Ouvidor, Professor (diversas áreas/níveis), Secretário de Escola, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Biblioteconomia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em
Telecomunicações, Técnico Florestal, Tesoureiro, Jornalista, Museólogo , Nutricionista, Odontólogo, Orientador educacional, Preparador Físico, Médico de várias especialidades, entre muitos outros cargos.
 
As inscrições estão sendo feitas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e www.esteio.rs.gov.br, no período até o dia 22 de abril de 2015.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, enquanto que para os cargos que exigem escolaridade de nível médio/técnico é de R$ 55,00 e o de ensino superior custa R$ 95,00.
 
Conforme o edital, os inscritos serão avaliados por meio de:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prevista para 24 de maio de 2015;

- Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos aos cargos de Professor, Auxiliar de Educação,

Educador Social, Gestor Financeiro e Auxiliar de Farmácia;

- Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de Borracheiro, Carpinteiro,

Mecânico de Veículos, Operador de Máquinas, Pintor, Sepultador, Servente, Servente de Obras, Servente Merendeira e Motorista;

- Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório, para os candidatos ao cargo de Guarda Municipal;
- Avaliação Psicológica de caráter eliminatório para o cargo de Guarda Municipal.
 
Veja o edital e todos os detalhes deste concurso, que terá validade inicial de dois anos, no site da organizadora ou da prefeitura.

Seis maneiras de economizar na compra de remédios


Programas de Fidelização dos laboratóriosAlguns caminhos ajudam o consumidor a poupar dinheiro nos gastos com a farmácia

O preço dos remédios vendidos no Brasil passou por reajustes entre 5% a 7,7% desde o último 31 de março. Os valores valem para cerca de 20 000 itens do mercado farmacêutico, como antibióticos, anti-inflamatórios, antidepressivos, analgésico, contraceptivos, entre outras classes de medicamentos.

O aumento é uma má notícia sobretudo para portadores de doenças crônicas que tomam remédio de uso contínuo. Com algumas medidas, no entanto, é possível poupar na compra de medicamentos.

1. Programas de Fidelização dos laboratórios
Nos programas de fidelização, que não são obrigatórios por lei, farmacêuticas oferecem uma lista de medicamentos com descontos, a maioria de uso contínuo. Eles começaram a se consolidar cinco anos atrás e vêm se tornando comuns no mercado.
 
O Bayer Para Você inclui drogas para endometriose, hipertensão e reposição hormonal masculina, além de anticoagulantes e contraceptivos com descontos de 20 a 55%. Já no Cuidados Pela Vida, da Aché, recebem abatimentos de 10% a 65% dezesseis medicamentos para esquizofrenia, osteoartrite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca e depressão, entre outros. O Mais Pfizer, por sua vez, oferece descontos de 15% a 65% em quinze drogas para problemas como glaucoma, dor, Alzheimer, bexiga hiperativa e ansiedade.
 
Para participar, o usuário deve cadastrar seus dados pessoais (nome, endereço e CPF) e da receita médica — quando se tratar de uma droga vendida sob prescrição — no site ou pelo telefone da farmacêutica. Não existe um limite de produtos por paciente e o desconto pode ser renovado a cada um ou dois anos, apresentando um novo pedido médico.
 
2. Sites que comparam preços de medicamentos
Sites como o Clique Farma, o Mais Preço e o Consulta Remédios são especializados em comparar preços entre redes de farmácia. O maior deles é o Consulta Remédios, fundado há quinze anos e com 300 estabelecimentos cadastrados no Brasil.
 
Quando o usuário busca por uma droga, o sistema identifica a localização do cliente e apresenta o produto pesquisado em uma lista de farmácias próximas a ele. Para finalizar a compra, a pessoa é encaminhada ao portal de vendas online da farmácia (se houver) ou ao telefone da loja. O Consulta Remédios atualiza os preços diária ou semanalmente, de acordo com o sistema de cada estabelecimento.
 
3. Remédios vendidos com desconto
O programa Farmácia Popular, criado em 2004 pelo Ministério da Saúde, vende 112 tipos de remédios com descontos de até 90%. Há analgésico, anti-inflamatório, anti-hipertensivo, agentes imunossupressores, antifúngico e antibiótico, entre outras classes de medicamentos.
 
Essas drogas estão disponíveis em 532 pontos de venda da rede própria Farmácia Popular. Em outras 33 000 farmácias credenciadas no programa (e identificadas com um cartaz “Aqui Tem Farmácia Popular”), são comercializadas dez drogas para osteoporose, Parkinson, glaucoma, colesterol alto e rinite, além de contraceptivos. Para retirar os medicamentos, a pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica (emitida por um médico do SUS, particular ou de convênio) dentro do prazo de validade de 120 dias.
 
A primeira via da receita fica com o paciente para novas aquisições, de acordo com a prescrição médica, e a farmácia fica com a segunda. O remédio pode ser prescrito pelo princípio ativo ou nome referência.
 
4. Medicamentos distribuídos gratuitamente pelo governo
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma lista de 840 medicamentos que são fornecidos gratuitamente ao cidadão de duas formas, de acordo com gravidade da enfermidade. Remédios básicos, como antibióticos e anti-inflamatórios, são retirados nas Unidades Básicas de Saúde. Já os de alto custo são oferecidos a pessoas com doenças crônicas ou em tratamento de câncer, hemofilia e problemas graves de rins e pulmões, por exemplo.
 
O médico do SUS pode indicar ao paciente onde retirar os remédios. Caso o profissional seja particular ou de convênio, o paciente deve procurar a Secretaria de Saúde do seu Município ou Estado, ou telefonar na ouvidora do SUS (número 136). Além disso, remédios para hipertensão, diabetes e asma são fornecidos gratuitamente nos estabelecimentos próprios ou credenciados no programa Farmácia Popular.
 
Para retirar os medicamentos, a pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica (emitida por um médico do SUS, particular ou de convênio) dentro do prazo de validade de 120 dias. A primeira via da receita fica com o paciente para novas aquisições, de acordo com a prescrição médica, e a farmácia fica com a segunda. O remédio pode ser prescrito pelo princípio ativo ou nome referência.
 
5. Drogas genéricas
Muitos médicos, por hábito ou preferência, prescrevem remédios de marca, também chamados de referência. Essas drogas são inovadoras, demoram anos para serem desenvolvidas, passam por estudos e recebem investimentos pesados. As farmacêuticas que as lançam podem ter sua patente por até vinte anos.
 
Quando o prazo expira, outros laboratórios podem produzir cópias idênticas destes remédios, com o mesmo formato, composição química, dosagem, posologia e indicação, aprovados em testes de equivalência. Trata-se dos genéricos. Por lei, eles podem ser substituídos pelos de marca e são no mínimo 35% mais baratos que eles. A diferença costuma ser maior que isso. De acordo com uma pesquisa realizada na capital paulista pela Fundação Procon-SP em agosto de 2014, os medicamentos genéricos são, em média, 57% mais econômicos do que os de referência.
 
6. Descontos oferecidos por planos de saúde
Algumas operadoras oferecem a seus clientes descontos na compra de remédios em estabelecimentos predeterminados. É o caso da SulAmérica Saúde, que concede até 55% de desconto em mais de 3 900 itens. Já a Bradesco Saúde oferece 65% de desconto em 3 700 produtos, e a Golden Cross, 50% em cerca de mil itens selecionados.
 
Veja

Nova dieta Dukan chega ao Brasil

Pierre Dukan
Veja.com/Veja
Famoso por criar a "dieta da princesa", o francês Pierre Dukan lança livro com fórmula menos rigorosa e mais fácil de seguir
 
Neste momento, 50 milhões de brasileiros estão em guerra contra a balança. Somente 2% deles, no entanto, conseguem manter a nova silhueta por mais de dois anos. O restante ou abandona o projeto de emagrecimento ou até consegue perder os quilos em excesso, mas volta a recuperá-los rapidamente.

A explicação para tamanho fracasso, segundo os especialistas, está no fato de que a imensa maioria das pessoas adere a regimes extremamente restritivos -aqueles que eliminam um grupo inteiro de alimentos. E, quanto mais limitado o cardápio, mais difícil ele é de ser seguido. "Todas as dietas fazem emagrecer, o desafio é criar um método que faça as pessoas seguirem em longo prazo", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, diretor de ensino e pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro.
 
Na tentativa de arrebanhar mais adeptos e transformá-los em fiéis seguidores, de tempos em tempos, os regimes mais rigorosos ganham versões mais suaves. É neste filão que agora investe o francês Pierre Dukan. Acaba de chegar ao Brasil, seu mais recente livro A Escada Nutricional -- uma alternativa ao método Dukan Clássico, no qual propõe uma alternativa mais branda para a sua famosa "dieta da princesa". Disse ele a VEJA: "Muita gente está um pouco acima do peso e não se sente pressionada a emagrecer tão rapidamente. Para elas, é melhor seguir um regime mais flexível, que funcione e seja educativo".
 
Criada na década de 70, a fórmula clássica de Dukan só ganhou repercussão depois de emagrecer a hoje duquesa de Cambridge Kate Middleton, para seu casamento com o príncipe William, em 2011. O método original consiste na redução drástica de carboidratos. Nas primeiras etapas do programa, são permitidos 100 alimentos, dos quais 66 tipos proteínas e 34 de legumes e verduras. Em cinco dias, a perda de peso vai de três a inacreditáveis cinco quilos.

Não é à toa que o livro Eu não consigo emagrecer já tenha sido traduzido para 56 idiomas e vendido 11 milhões de cópias no mundo, 800 mil delas no Brasil. No país, ele se mantém há 107 semanas na lista dos mais vendidos de VEJA. "A exclusão dos carboidratos da dieta causa uma rápida perda de peso porque o organismo, em um primeiro momento, queima os estoques de gordura", explica o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo. "O problema é que, em longo prazo, sem carboidratos, o organismo passa a buscar energia na massa magra."
 
Ao contrário do programa original de Dukan, que é realizado ao longo de quatro fases (ataque, transição, consolidação e estabilização) por tempo indeterminado, a nova dieta dura uma semana. Na segunda-feira ela se alimenta exclusivamente de proteínas e, ao longo da semana, vai inserindo outros tipos de alimentos (veja a nova dieta na lista abaixo). No domingo, é a glória. A chamada "refeição de gala" prevê uma refeição completa com aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho. No dia seguinte, no entanto, de volta à dureza das proteínas magras. "A pessoa sofre menos e, por isso, tende a manter-se no método por mais tempo", diz o endocrinologista Mário Kehdi Carra, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

A perda de peso gira em torno de 800 gramas semanais. "A introdução dos carboidratos ao longo da semana é um ponto positivo, já que a falta deles podem provocar muita irritabilidade em algumas pessoas", diz a nutricionista Carla Cotta, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em apenas nove meses, desde seu lançamento na Europa, o novo livro já vendeu 600 000 cópias.
 
A fama conquistada com sua dieta levou Dukan ter seu registro de médico cassado, no ano passado. A Ordem dos Médicos argumentou que a promoção comercial de seu programa de emagrecimento era incompatível com a ética que rege a profissão.

Formado em neurologia pela Universidade de Paris, àquela altura a cassação não lhe causou maiores danos. Dukan já estava aposentado da prática clínica havia dois anos e vivia (muito bem, frise-se) dos rendimentos de sua fórmula. A carreira como celebridade da dieta, calcula-se, rendeu-lhe em torno de 650 milhões de dólares. Além dos 20 títulos (13 milhões de exemplares vendidos no mundo), o ex-médico possui uma linha de alimentos que leva seu nome.
 
Veja

Você sabe o que é o Resseguro Saúde ?

Os custos com os planos de saúde vêm crescendo a cada ano como consequência do rápido avanço da medicina, que permitem por muitas vezes acelerar a cura de diversas doenças e até mesmo salvar vidas.
 
Todo este progresso aumenta a qualidade dos tratamentos, mas por outro lado impacta financeiramente a estrutura de custeio dos planos de saúde privados e consequentemente eleva a sua sinistralidade, provocando reajustes elevados.
 
Diante deste cenário foi criado um produto com o intuito de proteger os desvios causados por sinistros incomuns ou de alto-custo dentro de uma apólice de benefício saúde. Este produto é chamado como “Employer Stop-Loss”(ESL), ou Resseguro Saúde. As coberturas do produto seguem o rol mínimo de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) além das coberturas particulares de cada contrato de Plano de Saúde.
 
O objetivo do produto é de proteger a sinistralidade das apólices e/ou contratos de benefício saúde das empresas contra sinistros de valores elevados causados por doenças de alta complexidade ou reclamações atípicas que aumentam substancialmente os gastos em um ano específico. Com a cobertura do resseguro saúde a companhia poderá garantir um orçamento consistente no longo prazo no que se refere a manutenção do “budget” destinado ao custeio do benefício saúde dentro do ano fiscal e impedirá reajustes abusivos na data de renovação do plano.
 
Com a contratação do Resseguro Saúde, as empresas passam a visualizar os custos futuros reais do plano de saúde, ou seja, o orçamento ficará protegido de gastos excessivos com utilização de serviços médicos hospitalares. Com esta proteção, se reduz a possibilidade de surpresas, em relação ao aspecto financeiro do plano de saúde, permitindo ao gestor que dedique seu tempo a estudos e análises relevantes ao aprimoramento da qualidade e resolubilidade dos serviços e não apenas ao caráter financeiro do programa.
 
São vários os benefícios na contratação do Resseguro Saúde, dentre eles, podemos destacar:
  • Proteção contra reajustes elevados;
  • Proteção do fluxo de caixa das empresas;
  • Proteção contra custos crescentes com saúde;
  • Manutenção da margem de solvência de um plano pós-pagamento;
  • Revisão adicional nas contas médicas hospitalares.
O produto pode ser contratado para proteger tanto os planos de saúde estruturados na modalidade de pré-pagamento quanto na modalidade de pós-pagamento. Para cada tipo de plano, há um produto específico a ser oferecido. A contratação deste seguro oferece a possibilidade de uma mensuração e projeção real dos custos futuros do plano de saúde, eliminando impactos financeiros não esperados referente a utilização do plano.
 
O custo do Resseguro Saúde é calculado através de histórico de utilização do benefício saúde de cada empresa, das condições de saúde dos seus funcionários e dependentes (se inclusos na apólice), da sua exposição ao risco, suas idades e respectivos históricos de saúde.
 
O número de colocação de contratos de resseguro saúde pelas empresas vem aumentado nos últimos anos e o resultado das apólices vigentes foi positivo. Esta informação consolida um aumento real da procura por cotações/consultorias o que torna sua contratação como uma tendência real.
 
*Alexandre Fernandes Fonseca é Especialista em Resseguro Saúde da Benefex Consultoria de Resseguros e Membro do Instituto de Atuária – MIBA 1.700.
 
Saúde Web

PEP é alternativa para ineficiência do sistema brasileiro

A adoção de prontuários eletrônicos e de padrões de interoperabilidade se dá em diferentes níveis de maturação pelo mundo
 
No caso do Brasil , o País está bem atrás de países como Estados Unidos e Reino Unido. Esse é um dos pontos de destaques do estudo “Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e os benefícios para o avanço da saúde”, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
 
Por aqui, a iniciativa que mais se aproxima da implementação de um registro eletrônico nacional para os usuários do sistema de saúde público é a criação do Cartão Nacional de Saúde, regulamentado pelo Ministério da Saúde em 2011 com a portaria nº 940/2011. Dados da “Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Estabelecimentos de Saúde no Brasil – TIC Saúde”, mostram que as informações clínicas mais disponíveis para consulta eletrônica são o histórico de anotações clínicas sobre o atendimento (42%), alergias do paciente (36%), anotações de enfermagem (26%), sinais vitais do paciente (26%) e dados sobre vacinas (21%).
 
Ainda segundo a pesquisa do TIC, as informações mais disponíveis e consultadas eletronicamente nos estabelecimentos que possuem acesso à internet nos últimos 12 meses foram registros de dados administrativos (83%), resultados de exames laboratoriais (60%) e admissão, transferência e alta dos pacientes (52%).
 
Os Estados Unidos e a Inglaterra já estão mais avançados no processo e tiveram diferentes tipos de implementação do PEP. No caso dos EUA, houve uma adoção descentralizada, com maior autonomia das empresas e dos estados, sendo caracterizado por um incentivo do governo americano, mas com liberdade de escolha e alguns padrões de funcionamento.
 
Já o Reino Unido adotou um processo de decisão top-down, no qual o National Health Service estabeleceu o padrão e, assim, um único sistema, o Spine, para cobrir a oferta de infraestrutura nacional que apoia a interoperabilidade dos softwares utilizados pelos estabelecimentos de saúde.
 
“Não tem uma receita de sucesso, mas deve haver, principalmente, algum incentivo do governo”, afirma Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS, que acredita que o governo tem papel fundamental na adoção. “O governo brasileiro já tem controle de boa parte do sistema de saúde brasileiro e poderia criar alguns padrões das informações de saúde que são coletadas, dos formatos dos dados digitais. Assim, o SUS determinaria um uso e poderia incentivar que todo mundo vá para este padrão”.
 
Para Carneiro, é válida a criação de uma câmara técnica e determinação de uma padronização mínima para que o PEP avance no país. Isso estimularia o crescimento do mercado de prontuário eletrônico e, a partir de uma decisão de padrões a serem utilizados, as organizações estariam mais seguras para o desenvolvimento de um serviço que possa ser utilizado pelos hospitais e clínicas.
 
Além da padronização de troca de informações, uma discussão sobre confidencialidade e hierarquia de acesso deve ser iniciada. Não se trata somente de tecnologia, mas de quem pode obter informações de cada paciente.
 
“O médico pode acessar automaticamente? Com uma pessoa desacordada em uma emergência, automaticamente o hospital já tem acesso a todas as informações daquela pessoa? Precisa pedir autorização da família? Essas questões mais operacionais ainda não têm respostas tão óbvias”, comenta o superintendente.
 
O sistema de saúde tem uma ineficiência muito grande dada a complexidade inerente a ele. A adoção de um sistema permite lidar com esse desafio de forma a gerar maior valor para os usuários. “Quando se adota um sistema como este, há maior domínio desta complexidade, redução de gastos, automatização de atividades e, consequentemente, maior qualidade de cuidado para os pacientes.”, conclui Carneiro.

Saúde Web

Maioria dos pilotos com depressão esconde doença das empresas

Maioria dos pilotos com depressão esconde doença das empresas
 
A maioria dos pilotos que sofrem de depressão oculta a doença das companhias e das autoridades aéreas, segundo um estudo divulgado neste domingo (05/04) pelo jornal alemão Bild. O problema veio à tona após a queda do avião da Germanwings, com 150 pessoas a bordo, no último dia 24, na região dos Alpes franceses.

O copiloto da companhia, Andreas Lubitz, que teria deliberadamente derrubado avião, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Dusseldorf (Alemanha), sofria de depressão e, segundo a investigação em curso, fez buscas na internet sobre métodos de suicídio na véspera da viagem.
 
Segundo o estudo divulgado pelo Bild, o caso de Andreas Lubitz não é único entre os pilotos, que procuram esconder os problemas de saúde dos seus superiores. A análise, do diretor do Departamento de Medicina da Organização Civil Internacional da Aviação, Anthony Evans, datada de novembro de 2013, revela a existência de déficits graves no acompanhamento dos pilotos em matéria de saúde mental.

De acordo com o estudo, cerca de 60% dos pilotos que sofrem algum tipo de depressão decidem continuar a voar sem comunicar aos empregadores. Com base na análise de 1.200 casos de pilotos com depressão, o trabalho de Evans revela que cerca de 15% dos profissionais optam por tratar-se em segredo com medicamentos que conseguem por seus próprios meios, e apenas 25% declaram ao empregador que está fazendo tratamento.

O estudo resulta da observação de casos entre 1997 e 2001, informa o Bild, que destaca ainda a enorme pressão a que são submetidos os pilotos e o fato de um diagnóstico de depressão implicar seu afastamento do serviço.

A investigação alemã sobre queda do avião da Germanwings revelou que Lubitz fez, há alguns anos, antes de receber a licença de piloto, tratamento psicoterapêutico por ter tendências suicidas.

Nas buscas à casa do copiloto e dos pais foi descoberto que Andreas Lubitz estava em tratamento e que tinha um atestado médico para o dia da catástrofe, que não tinha comunicado à companhia.
 
Agência Brasil