Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de março de 2013

UFRGS desenvolve biomaterial para ajudar na regeneração de órgãos humanos

Joachim Wendorff, físico pós-graduado em ciência dos materiais, que está no Brasil para ajudar a desenvolver o biomaterial.
Foto: Cadinho Andrade/UFRGS
Joachim Wendorff, físico pós-graduado em ciência dos materiais,
 que está no Brasil para ajudar a desenvolver o biomaterial
Ideia é que este suporte auxilie de forma mais eficaz nos tratamentos de doenças com o uso de terapia com células-tronco
 
 Estudo desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) irá ajudar a desenvolver um biomaterial para auxiliar na regeneração de órgãos humanos.
 
Da pesquisa inédita resultará um novo tipo de suporte para servir de suporte ao crescimento de células-tronco. A ideia é que este material auxilie de forma mais eficaz nos tratamentos de doenças em que a terapia com células-tronco é indicada.
 
Com isso, "o material com as células poderá ser aplicado em doentes com lesão medular, diabetes e doenças cardíacas, bem como para regeneração de cartilagens, nervos e ossos", explica a pesquisadora responsável pelo estudo, Patrícia Pranke. Pelos próximos três anos, o trabalho da pesquisadora terá a parceria do físico alemão especialista em ciência dos materiais Joachim Wendorff.
 
Na pesquisa, a função de Patrícia é investigar o suporte que o biomaterial criado por Wendorff - chamado de scaffold - oferece ao crescimento das células. Quando não está adequado ao proposto, o cientista alemão refaz o tecido. A cooperação segue até que o resultado esteja satisfatório.
 
O trabalho do físico é pensar em estruturas que possam agir de forma a estimular a proliferação das células que são aplicadas no material já pronto.
 
Para tanto, ele realiza cálculos matemáticos que lhe indicam de que forma é possível aprimorar as estruturas. " A importância da nanotecnologia está em uma busca constante pelo melhor material que possa ser usado para aperfeiçoar ou acelerar em larga escala uma função que demoraria muito mais tempo sem o auxílio da ciência. E, para isso, eu preciso fazer inúmeros cálculos antes de partir para a produção" , explica Wendorff.

Ciência sem Fronteiras
Wendorff está no Brasil pelo Programa Ciência sem Fronteiras como pesquisador visitante desde janeiro deste ano. A vinda do pesquisador integra um projeto apresentado por Patrícia ao programa do governo federal, que também concede incentivos para aproximar cientistas de países diferentes, com o intuito de estimular a cooperação entre os pesquisadores.
 
O físico alemão é mundialmente reconhecido por seu trabalho com ciência dos materiais, eleito pela agência de notícias Reuters como um dos 100 mais importantes do mundo na última década em sua área de conhecimento.
 
Já a pesquisadora, que é formada em Farmácia e Bioquímica, realizou pós-doutorado em técnicas de nanotecnologia para a engenharia de tecidos.
 
Fonte isaude.net

Medicamento usado no tratamento do Parkinson melhora tomada de decisão de idosos

Estudo mostrou as mudanças na atividade cerebral que ajudam a explicar por que idosos são piores na tomada de decisões
Estudo mostrou as mudanças na atividade cerebral que ajudam
 a explicar por que idosos são piores na tomada de decisões
Pessoas mais velhas tratadas com Levodopa passaram a pensar de forma semelhante a jovens com 20 anos de idade
 
Uma droga amplamente usada para tratar a doença de Parkinson pode ajudar a reverter a deficiência na tomada de decisões relacionada à idade em algumas pessoas mais velhas. É o que mostra estudo de pesquisadores da Fundação Wellcome Trust, no Reino Unido.
 
O estudo também descreve mudanças nos padrões de atividade cerebral de adultos com setenta anos que ajudam a explicar por que eles são piores na tomada de decisões do que as pessoas mais jovens.
 
 
Dificuldade em tomar decisões é uma parte natural do processo de envelhecimento que nasce de um declínio na capacidade do cérebro para aprender com as experiências. Parte do processo de tomada de decisão envolve aprender a prever a probabilidade de obter uma recompensa a partir das escolhas que fazemos.
 
Uma área do cérebro chamada nucleus accumbens é responsável por interpretar a diferença entre a recompensa que nós estamos esperando receber e por uma decisão e a recompensa que é efetivamente recebida. Esses chamados "erros de previsão", sinalizados por um químico cerebral chamado dopamina, nos ajudam a aprender com as ações e modificar o nosso comportamento para fazer melhores escolhas da próxima vez.
 
"Nós sabemos que o declínio de dopamina faz parte do processo normal de envelhecimento, por isso, queríamos ver se isso tinha algum efeito sobre a tomada de decisão baseada em recompensa. Nós descobrimos que, quando tratamos pessoas mais velhas, particularmente ruins na tomada de decisões, com uma droga que aumenta a dopamina no cérebro, sua capacidade de aprender a partir de recompensas aumentou a um nível comparável a alguém com 20 anos e lhes permitiu tomar decisões melhores", observa a líder da pesquisa Rumana Chowdhury.
 
A equipe usou uma combinação de testes comportamentais e técnicas de imagem cerebral para investigar o processo de tomada de decisão em 32 voluntários saudáveis com média de 70 anos de idade e 22 voluntários com 20 e poucos anos.
 
Os participantes mais velhos foram testados com e sem L-dopa, medicamento que aumenta os níveis de dopamina no cérebro. L-dopa, mais vulgarmente conhecido como Levodopa, é amplamente utilizado na prática clínica para o tratamento da doença de Parkinson.
 
Os participantes foram solicitados a completar uma tarefa de aprendizagem comportamental que imita as decisões que os jogadores fazem ao jogar caça-níqueis. Jogadores visualizaram duas imagens e tiveram que escolher qual eles achavam que iria dar-lhes a maior recompensa. Seu desempenho antes e após o tratamento medicamentoso foi avaliado pela quantidade de dinheiro que eles ganharam na tarefa.
 
"Os voluntários mais velhos, que eram menos capazes de prever a probabilidade de uma recompensa de suas decisões, e assim tinham pior desempenho na tarefa, mostraram melhora significativa após o tratamento com a droga", afirma Chowdhury.
 
A equipe, então, avaliou a atividade cerebral nos participantes conforme eles participaram do jogo, usando ressonância magnética funcional, e mediram as conexões entre as áreas do cérebro envolvidas na previsão de recompensa usando uma técnica chamada tensor difusor de imagens.
 
Os resultados mostraram que os adultos mais velhos que melhor se saíram no jogo de apostas antes do tratamento com drogas tiveram uma maior integridade de suas vias de dopamina. Adultos mais velhos que se saíram mal antes do tratamento não foram capazes de sinalizar adequadamente a expectativa de recompensa no cérebro, o que foi corrigido pela L-dopa e seu desempenho melhorou com a droga.
 
"Esta investigação oferece importante compreensão sobre o que pode acontecer a nível funcional e anatômico em pessoas mais velhas, que têm problemas coma a tomada de decisões. A capacidade de reverter essas alterações manipulando os níveis de dopamina oferece esperança de abordagens terapêuticas que podem permitir que as pessoas mais velhas funcionem de forma mais eficaz em toda a comunidade", conclui o pesquisador John Williams.
 
Fonte isaude.net

Técnica permite análise integrada e mais precisa de lesões cerebrais

Mariana Pinheiro Bento, autora do estudo
Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp
Mariana Pinheiro Bento, autora do estudo
Método desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas auxiliará no diagnóstico do lúpus, esclerose múltipla e AVC
 
Uma nova técnica desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) permite analisar de forma integrada e mais precisa os diferentes tipos de lesões cerebrais. O método, automatizado, auxiliará médicos e especialistas no diagnóstico de alterações na substância branca do cérebro, que podem estar associadas à esclerose múltipla, lúpus e acidente vascular cerebral (AVC).
 
O estudo, de caráter preliminar, foi conduzido pela engenheira de teleinformática Mariana Pinheiro Bento. Alguns resultados já foram apresentados este ano no Congresso da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE, na sigla em inglês).
 
O método pode trazer vantagens, principalmente, para a investigação de lesões que ainda não foram caracterizadas, como, por exemplo, as causadas pelo lúpus, doença rara e autoimune. A técnica, explica a pesquisadora Mariana Bento, poderá colaborar tanto no diagnóstico, como no acompanhamento dos pacientes.
 
" Inclusive poderemos saber no futuro não somente se as lesões aumentaram ou diminuíram, mas o quanto elas aumentaram ou decresceram e de que forma aconteceu. Isto se torna muito importante para o monitoramento do paciente ao longo do tempo" , reforça a engenheira.
 
Ainda de acordo com ela, outro diferencial em relação aos métodos convencionais é a possibilidade de analisar, comparativamente, lesões causadas por diferentes doenças. " Existem softwares no mercado que fazem a análise de determinada doença e lesão. Desconhecemos métodos de análise integrada para diferentes tipos de doença, como é a nossa proposta" , contrasta Mariana Bento.
 
Em sua pesquisa, ela foi orientada pelo docente Roberto de Alencar Lotufo, do Departamento de Engenharia de Computação da FEEC. Do mesmo departamento, a professora Letícia Rittner coorientou o trabalho. O estudo também contou com a colaboração da médica do Hospital de Clínicas (HC) Simone Appenzeller, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
 
A médica da Unicamp forneceu imagens de ressonância magnética de pacientes do HC utilizadas para subsidiar a pesquisa, informa Mariana Bento. " As lesões na substância branca do cérebro são frequentemente encontradas em diagnósticos neurológicos, sejam sintomáticos ou assintomáticos. O acompanhamento e análise são muito importantes para o diagnóstico. Atualmente, a ressonância magnética do cérebro é o tipo de exame que transmite mais informação para o médico. Só que as análises são feitas apenas com base em observações visuais" , pondera.
 
A pesquisadora explica que, pelo método convencional, um especialista abre a imagem de ressonância magnética em determinado software e observa as lesões visualmente, quadro por quadro. " Diferenciar, visualmente, os tipos de lesões é muito difícil para os médicos porque as alterações na substância branca são muito parecidas. A nossa metodologia propõe a análise automática de uma região para dizer se ela é ou não uma lesão e também qual o tipo de lesão em caso positivo" , compara.
 
O objetivo, esclarece ela, não é substituir o médico, mas auxiliá-lo. "É indicar qual a região que tem maior probabilidade de lesão e até apontar qual seria a sua origem. É uma análise mais robusta, fundamentada em outros atributos e informações do que apenas aquelas visuais" , destaca a estudiosa.
 
" As técnicas permitirão propor medidas de acompanhamento longitudinal do paciente. Por exemplo: ele começa a ser tratado e de quatro em quatro meses são comparados atributos e informações destas lesões ao longo do tempo, como a espessura e o volume das alterações. Deste modo, o médico pode analisar de modo mais preciso se o tratamento está evoluindo ou não" , completa.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Até 2030, demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%

O chefe da ONU disse que daqui a 17 anos, a demanda por
 água vai superar a oferta em mais de 40%
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o bem natural é chave para o desenvolvimento sustentável
 
A ONU celebrou , nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial da Água com uma reunião na sede da organização, em Nova York e eventos globais.
 
O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, afirmou que o bem natural é a chave para um desenvolvimento sustentável. Ele alertou que até 2030 quase metade da população global terá problema de abastecimento.
 
Demanda
O chefe da ONU disse que daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%.
Ban falou ainda que com a mudança climática e as necessidades das populações que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger essa fonte natural.
 
Ban Ki-moon afirmou, ainda, que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, e o Dia Mundial da Água é dedicado a destacar os esforços conjuntos necessários para garantir uma fatia justa para as pessoas e o planeta.
 
A ONU, através de várias de suas agências, está promovendo a colaboração global de todos os setores. O Programa para o Desenvolvimento (Pnud) está apoiando um acordo político para a divisão de águas, como na base do rio Nilo.
 
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e a Comissão Econômica para a Europa, Unece, também estão empenhadas em projetos que envolvem o bem natural.

O Secretário-Geral também disse que nenhuma mensagem sobre a água pode ser feita sem mencionar o saneamento. Segundo ele, 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a um banheiro.
 
Ban disse que o custo disso é visto em vidas, 4,500 crianças morrem diariamente e, também, na queda da produtividade econômica.
 
O chefe da ONU fez um apelo por mais cooperação entre os países dizendo que a água é um recurso natural comum. Ele afirmou que todos devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício.

Impacto
Em entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, alertou sobre o problema da mudança climática.
 
"Mudança climática impacta a água. Porque? O resultado da mudança climática são secas mais longas, enchentes mais intensas, e portanto, são impactos diretamente no sistema hídrico."
 
"Nós temos que ter essa visão integrada que a água é um elo de ligação de diferentes setores da economia, da energia, da agricultura e do transporte. E ela tem uma ligação muito importante com a saúde, através do saneamento. Eu esperaria que os governantes entendessem claramente a importância de cuidar da água," completa Braga.

Com informações da rádio ONU
 
Fonte isaude.net

Pesquisa liga excesso de sal a 2,3 milhões de mortes por doença cardíaca em 2010

Alimentos ricos em sódio contribuem para o surgimento de doenças relacionadas ao coração
Foto: Nutrition Org.
Alimentos ricos em sódio contribuem para o surgimento
de doenças relacionadas ao coração
Dados mostram que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda
 
O consumo excessivo de sal contribuiu para 2,3 milhões de mortes por ataques cardíacos, derrames e outras doenças relacionadas ao coração em todo o mundo em 2010, de acordo com pesquisa apresentada na American Heart Association?s Epidemiology and Prevention/Nutrition, Physical Activity and Metabolism 2013 Scientific Sessions.
 
Pesquisa mostra que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
 
Os pesquisadores analisaram 247 estudos sobre a ingestão de sódio por adultos, separados por idade, sexo, região e país entre 1990 e 2010 como parte do 2010 Global Burden of Diseases Study, pesquisa colaborativa internacional realizada por 488 cientistas de 303 instituições de 50 países ao redor do mundo.
 
Em seguida, eles determinaram como a quantidade de sódio que as pessoas consumiam estava afetando o risco de doença cardiovascular, através da realização de uma análise de 107 estudos aleatórios que mediram como sódio afeta a pressão arterial, e uma análise de como essas diferenças na pressão sanguínea estão relacionadas com o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, em comparação com o consumo de mais de 1 mil miligramas por dia de sódio, o que os investigadores definiram como uma quantidade ótima de sódio para adultos.
 
A doença cardiovascular inclui todas as doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo acidente vascular cerebral.
 
Os resultados mostraram que quase 1 milhão dessas mortes, 40% do total, eram prematuras, ocorrendo em pessoas de 69 anos de idade e mais jovens. Cerca de 60% das mortes ocorreram em homens e 40% em mulheres.
 
Ataques cardíacos causaram 42% das mortes e acidentes vasculares cerebrais, 41%. O restante resultou de outros tipos de doença cardiovascular.
 
Segundo os pesquisadores, 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
 
"Medidas de saúde pública globais e nacionais, tais como programas abrangentes de redução de sódio, poderiam salvar milhões de vidas", afirma o principal autor da pesquisa Dariush Mozaffarian, da Harvard School of Public Health.
 
Entre os 30 maiores países do mundo, aqueles com as maiores taxas de mortalidade (por milhão de adultos), devido ao excesso de sódio consumindo foram: Ucrânia 2.109; Rússia 1.803; e Egito 836.
 
Fonte isaude.net

Teste identifica substâncias que causam mal à saúde humana em carnes processadas

Metodologia vem sendo desenvolvida pela Funed desde 2010.
Foto: Rodrigo Cardoso/Funed
Metodologia vem sendo desenvolvida pela Funed desde 2010
Ao verificar se há carne de cavalo, boi, cachorro e porco no produto, método pode ampliar controle da vigilância sanitária no país
 
Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG), desenvolveram uma metodologia que permite identificar os tipos de carne presentes em alimentos processados. O método também ajuda a identificar substâncias usadas na criação dos animais, como rações e alimentos que, possivelmente, causarão mal à saúde humana.
 
De acordo com o biólogo e pesquisador da fundação, Luiz Guilherme Dias Heneine, ao analisar e verificar se há carne de cavalo, boi, cachorro e porco nos produtos, o teste pode contribuir, por exemplo, para o controle da vigilância sanitária no país.
 
A metodologia que vem sendo desenvolvida na Funed desde 2010 é baseada na identificação da proteína do animal nos produtos a partir do método ELISA e os resultados das análises realizadas já demonstram sua efetividade.
 
O teste foi aplicado na análise de 30 amostras de hambúrguer (carne processada). O pesquisador informou que, após analisar o produto, e certificar de que nele continha, por exemplo, apenas carne bovina, a equipe adicionou a essa mesma amostra outro tipo de carne animal e refez os testes. " Os resultados confirmaram a sensibilidade da metodologia que detectou a presença de mais de um tipo de proteína em 100% das amostras testadas."

Diferencial
O pesquisador Luiz Guilherme conta que, depois das atuais ocorrências, a nível mundial, de contaminação de carne de boi com carne de cavalo em hambúrgueres e lasanhas e da presença de carne de porco em alimentos próprios para mulçumanos, um alerta geral foi disparado para a necessidade de intensificar a vigilância para alimentos in natura ou processados, contendo carne animal. " Neste contexto, o teste de Elisa tem o diferencial de poder ser realizado em instalações simples e com leitura visual sem a necessidade de instrumentos. Consequentemente, a inspeção dos alimentos pode ser feita de forma difusa no território nacional" , explica.
 
Além de mais barato e rápido, o teste com Elisa pode ser realizado com pequenas porções da proteína do animal.

Relevância
A rotulagem de alimentos tem por objetivo assegurar ao consumidor o conhecimento pleno do que está ingerindo. " O que se espera com esses testes é o respeito ao consumidor, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor garante a ele o direito de pagar por um produto que está rotulado" , conta o pesquisador. De acordo com ele, a metodologia é uma forma de garantir a segurança alimentar, o respeito às diversidades religiosas e o direito de pagar o preço justo pelo que consome.
 
A pesquisa ainda está em fase de testes e tem previsão de conclusão para 2015. Após produção dos reagentes específicos para detectar determinado tipo de carne, dos testes de efetividade deles, é preciso testar diferentes parâmetros desses reagentes.
 
Fonte isaude.net

Videolaparoscopia reduz disfunção erétil em pacientes com câncer de próstata

Procedimento feito a partir de pinças e uma microcâmera é mais indicado para retirada da próstata em pacientes com câncer
 
Entre os benefícios da cirurgia videolaparoscópica (procedimento minimamente invasivo feito a partir de pinças e uma microcâmera) para a retirada da próstata em pacientes com câncer nessa região, está a redução das chances de o portador sofrer, futuramente, com problemas de disfunção erétil, um dos maiores temores dos homens que passam pelo tratamento contra a doença.
 
A constatação foi feita pela acadêmica de medicina Larissa Pires de Oliveira, que comparou o método convencional, de cirurgia por via aberta, com a videolaparoscopia. O trabalho está inserido no Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic-2013), desenvolvido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O Paic é desenvolvido pelo Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
 
Na comparação entre a cirurgia retropública - cuja abertura para a retirada da próstata é maior - e a laparoscópica - onde o procedimento é feito por três incisões de um centímetro cada e utilizando microcâmera -, conforme o resultado preliminar, esta última opção resulta, ainda, na redução do sangramento durante o procedimento, além de menor tempo de hospitalização e redução das chances de contrair infecções.
 
Já em outro trabalho sobre o mesmo tema, a acadêmica Tyane de Almeida mostrou que a utilização da lupa no procedimento diminui, por exemplo, as chances de lesões no nervo durante a cirurgia.
 
Ela também destacou que no procedimento por via aberta, ou seja, pelo método convencional, as chances de resultar na disfunção erétil são maiores. Entre os dados considerados no estudo está o aumento no número de casos de câncer de próstata nos últimos 20 anos no país além de dados internacionais sobre a doença.
 
A bolsista Thaís Caroline Sales Raposo, que também desenvolve pesquisa sobre este tema dentro do Paic, apontou em seu resultado preliminar que a cirurgia com a utilização de câmeras é menos invasiva para a retirada de linfonodos (gânglios que fazem parte do sistema linfático, o qual atua na defesa do organismo) produz melhores resultados aos pacientes, já que, entre os casos analisados, 20% apenas das linfanedectomias inguinais (retiradas dos gânglios) apresentaram complicações contra 50% nos casos das cirurgias convencionais. Neste caso, o sangramento e o tempo de internação também foram menores.

Publicação
Os três acadêmicos são orientados pelo urologista Cristiano Paiva, médico da FCecon. As cirurgias videolaparoscópicas são realizadas desde 2012 na fundação e, na maioria dos casos, apresentaram resultados positivos, como rápida recuperação do paciente e diminuição da dor no pós-cirúrgico se comparado aos procedimentos convencionais.
 
Os estudos realizados pelos acadêmicos têm como base dados estatísticos da FCecon e procedimentos práticos realizados no Centro Cirúrgico do hospital, bem como, informações sobre a evolução do tratamento fornecidas por vários setores da instituição.
 
Os trabalhos desta edição do Paic serão concluídos em julho, quando passarão pela avaliação final de uma banca de doutores e, posteriormente, terão os resultados publicados.

Com informações da FCecon
 
Fonte isaude.net

Cientistas dos EUA alteram genoma do mosquito causador da dengue

Técnica de interrupção do gene, para alterar a cor dos olhos de um mosquito, é um passo importante para interromper a transmissão de doença, como a dengue
Técnica de interrupção do gene, para alterar a cor dos olhos
de um mosquito, é um passo importante para interromper a
transmissão de doença, como a dengue
Pesquisa é passo crítico para novas estratégias genéticas que visam interromper a transmissão de doenças como a dengue
 
Pesquisadores da Virginia Tech, nos EUA, utilizaram com sucesso uma técnica de interrupção do gene para alterar a cor dos olhos de um mosquito.
 
A pesquisa é um passo crítico para novas estratégias genéticas que visam interromper a transmissão de doenças como a dengue.
 
O trabalho, liderado por Zach Adelman e Kevin Myles, usaram um par de proteínas modificadas para cortar o DNA em um local específico para interromper um gene-alvo no genoma do mosquito. Estas proteínas, chamadas TALENS, permitem que pesquisadores atinjam locais específicos com grande eficiência.
 
Enquanto TALENS foram previamente usadas para editar os genomas de animais e culturas de células humanas, sua aplicação ao genoma do mosquito é uma nova abordagem, de acordo com Adelman.
 
Segundo os pesquisadores, com o desenvolvimento desta tecnologia, a compreensão da base genética de muitos comportamentos críticos, como a alimentação pelo sangue, a busca por hospedeiros e a transmissão de patógenos deve ser muito acelerada.
 
Para testar a capacidade das proteínas especificamente para editar o genoma do mosquito, os cientistas projetaram um par de TALENS para atingir um gene cujo produto é essencial para a produção de pigmentação no olho do mosquito Aedes aegypti, espécie de mosquito conhecido por transmitir o vírus que causa a dengue.
 
Usando o par de TALENS para editar o gene em células germinativas do mosquito no início do desenvolvimento, eles foram capazes de alterar a cor dos olhos de uma grande porcentagem dos mosquitos que surgiram na próxima geração de preto para branco.
 
"Até à data, os esforços para controlar a transmissão da dengue através da genética têm focado inteiramente na adição de material para o genoma do mosquito. Assegurar que este material adicionado seja expresso de forma adequada e consistente tem sido um desafio. Essa tecnologia nos permite buscar os mesmos objetivos, ou seja, a geração de patógenos resistentes aos mosquitos, através da subtração, por exemplo, removendo ou alterando um gene que é essencial para a replicação do patógeno", conclui Adelman.
 
Fonte isaude.net

Será que você sofre de cefaléia coital?

Muitas pessoas podem estar sofrendo de uma condição sem saber nada sobre ela: dores de cabeça fortes que são desencadeadas por atividades sexuais.
 
Apesar de o problema não ser muito conhecido, pesquisadores acreditam que ele pode ser mais comum, já que pacientes podem se sentir inibidos de abordarem o tema com seus médicos.
 
Existe tratamento para a condição, e é importante que pessoas procurem assistência médica sempre que sentirem dores de cabeça fortes, já que elas são indícios de problemas sérios no organismo.
 
Fonte Boa Saúde

Estudo liga consumo de chá gelado ao desenvolvimento de pedras nos rins

O consumo excessivo de chá gelado pode aumentar os riscos de desenvolver pedras nos rins, segundo o urologista John Milner, da Universidade Loyola, em Chicago, Estados Unidos.
 
Em release para a imprensa, o especialista adverte que o chá gelado contém altos níveis de oxalato, substância associada aos cálculos renais.
 
A principal causa das pedras nos rins é o consumo insuficiente de líquidos, e essa desidratação, combinada com o consumo de chá gelado aumentaria os riscos em pessoas com tendência a cálculos renais.
 
“Para algumas pessoas, o chá gelado é potencialmente uma das piores coisas que podem beber”, disse.
 
Milner alerta que, no verão, quando se é recomendado tomar bastante líquido, muitas pessoas fazem a opção pelo chá gelado, porém, “para se manter hidratado, não há alternativa melhor do que a água”.
 
Fonte Boa Saúde

Consumo exagerado de chá pode causar problemas de saúde

Pessoas que bebem quantidades excessivas de chá podem desenvolver uma doença rara – a fluorose esquelética, que surge devido à ingestão exagerada do flúor, presente em chás e na água potável.
 
A doença é mais normalmente encontrada em regiões onde o mineral é naturalmente mais alto na água como na China e Índia.
 
O problema ocorre raramente em outras partes do mundo, mas o consumo do chá pode causar aumentos na incidência.
 
Pacientes dessas regiões que desenvolvem a doença bebiam aproximadamente três litros da bebida diariamente.
 
Com o fim desse hábito, ocorrem melhoras nos sintomas.
 
Fonte Boa Saúde
 

Exagerar na higiene íntima pode aumentar risco de infecções

Forma correta é lavar cuidadosamente a área genital
 com água e sabão e trocar todos os dias a roupa íntima
Uso incorreto de produtos desequilibra a proteção interna contra doenças, alertam especialistas
 
 O exagerado na higiene íntima pode aumentar o risco de desenvolver infecções. Esse foi o resultado de uma pesquisa da Universidade da Califórnia que explica que o uso de sabonetes e gel para banho podem danificar os tecidos sensíveis da área íntima.
 
De acordo com o estudo, isso eleva o potencial do surgimento de doenças como a herpes e clamídia, segundo o site do jornal britânico Daily Mail desta sexta-feira (22).
 
O líder do estudo, Joelle Brown, disse que há "evidências" de que o uso exagerado de produtos higiênicos aumenta o risco de vaginose bacteriana — condição que ocorre quando há uma alteração na concentração de bactérias na flora vaginal.
 
Pesquisa
A equipe de pesquisadores recrutou 141 mulheres para responder um questionário sobre o uso de produtos para higiene íntima e também para a realização de testes de infecção vaginal.
 
A análise das respostas mostrou que 66% das mulheres relataram o uso de sabonetes íntimo para a área genital. No entanto, 70% do público feminino afirmou usar lubrificantes sexuais.
 
Já os resultados dos testes revelaram que mulheres que usam produtos não destinados ao uso interno estão mais propensas a desenvolver infecções bacterianas no local.
 
Os médicos não recomendam uma higiene exagerada na parte interna da vagina, pois pode alterar o equilíbrio das bactérias — cuja função é produzir ácidos que servem como proteção contra infecções e vírus.
 
A forma correta é lavar cuidadosamente a área genital com água e sabão e trocar todos os dias a roupa íntima.
 
Fonte R7

Crianças também são vítimas do mau hálito

Cerca de 50% das crianças têm mau hálito
Pais devem dar exemplo da boa higiene oral, diz dentista
 
A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito. Segundo ela, trabalhos realizados no Brasil mostraram que até 50% da população infantil de até 12 anos sofre com o problema.
 
— As causas são diversas e vão desde longos períodos sem alimentação ou ingestão de líquidos até a falta de higiene bucal.
 
A especialista também cita quadros de amigdalite, rinossinusite e refluxo gastroesofágico, comuns nesta faixa etária, como outras possíveis origens do mau cheiro na boca.
 
— Geralmente, os pais percebem e procuram ajuda profissional, mas o tratamento vai depender da investigação e remoção das causas. Se o problema estiver relacionado com respiração bucal, por exemplo, a criança será encaminhada ao otorrinolaringologista.
 
A professora da UnB enfatiza que os pequenos também precisam adotar hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e ingestão de líquidos, e manter uma boa higiene bucal, que inclui “escovação dos dentes, limpeza da língua e fio dental”.
 
— No caso de bebês, recomenda-se a limpeza da gengiva com fralda ou gaze embebida em água filtrada ou a utilização de dedeiras de silicone que têm a mesma finalidade.
 
Após o nascimento dos molares (dentes detrás), que ocorre por volta de um ano e meio, a dentista indica o uso de escovas dentais adequadas para a faixa etária e pasta sem flúor. Sobre o uso de enxaguante bucal ela faz um alerta.
 
— Não há recomendação de bochechos com solução antisséptica em crianças. Aliás, é um mito acreditar que esses produtos podem substituir a escovação.
 
Segundo a dentista Erica, as crianças devem ser estimuladas desde cedo a cuidar de sua própria saúde, no entanto, “a responsabilidade da execução final da higiene bucal deve ser de um adulto, até que a criança tenha pelo menos dez anos de idade, quando a aquisição da habilidade motora é quase completa”.
 
— Além dos pais darem o exemplo, é preciso lembrar que a primeira visita ao dentista deve acontecer quando o bebê completar seis meses, período que os dentes começam a nascer.

“Mau hálito pode provocar separação e até problemas no trabalho”, avisa dentista

 halitose, popularmente conhecida como mau hálito, atinge
30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial
Especialistas ensinam como eliminar esse odor desagradável de uma vez por todas
 
O mau hálito, ou halitose, atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose). Apesar de ser um quadro comum, o popularmente conhecido bafo de onça não é considerado uma doença ou fator de risco para problemas de saúde. No entanto, a periodontista Rosileine Uliana, da ABHA, garante que a condição traz uma série de consequências emocionais.
 
— O cheiro pode provocar constrangimento, insegurança, isolamento, dificuldade de estabelecer relações amorosas e até baixo desempenho profissional, especialmente se o cargo exigir contato com outras pessoas.
 
A boa notícia é que o problema tem solução. O primeiro passo para extinguir o odor de uma vez por todas é descobrir sua origem. A professora Marinella Holzhausen, da disciplina de Periodontia do departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, garante que o estômago, ao contrário do que a maioria pensa, não é o maior vilão do mau cheiro.
 
— Em 90% dos casos, o problema é de origem bucal, ou seja, é reflexo de gengivite, periodontite, saburra lingual e cárie. Resumindo, falta de higiene.
 
Segundo a periodontista Gisele Fabri, os distúrbios gastrointestinais ocupam um dos últimos lugares no ranking das cerca de 60 causas da halitose. A especialista em pacientes com necessidades especiais explica que a limpeza deficiente provoca o acúmulo de bactérias na parte superior da língua e são exatamente esses micro-organismos que liberam substâncias, como o gás sulfídrico, responsáveis pela alteração do hálito.
 
— Para identificar a saburra lingual, uma das principais causas do mau hálito, é preciso observar se a língua está com uma coloração esbranquiçada, se há uma sensação de boca seca ou descamação da cavidade oral. O cheiro característico de ovo podre ou enxofre pode ser outro sinal importante.
 
A especialista também chama a atenção para as doenças periodontais. Ela explica que o acúmulo de placa bacteriana proveniente da falta de higiene desencadeia a inflamação da gengiva que, se não tratada, pode evoluir para a periodontite — doença que acomete os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes — e provocar o odor desagradável
 
Como todos esses "sintomas" costumam passar despercebidos, a professora da USP avisa que a halitose pode ser mais facilmente detectada por um estranho do que pela própria pessoa porque “o olfato acaba se acostumando com o cheiro e perde a capacidade de perceber o problema”.
 
Neste caso, a ABHA oferece um serviço chamado SOS Mau Hálito destinado a pessoas que têm um amigo com o problema. É bem fácil ajudar: basta preencher o formulário para que a entidade envie um e-mail ou carta, sem revelar a pessoa que fez a “denúncia”, com informações da halitose e indicação de profissionais.
 
Quando o mau hálito é normal?
Antes de sair correndo atrás do dentista, Gisele alerta que em algumas situações, entre elas ao acordar, o cheiro “ruim” é normal. No entanto, ela cita jejum prolongado, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, envelhecimento, regime de restrição alimentar, uso de antidepressivos e até longos papos como agravantes do quadro.
 
— Essas situações diminuem a produção de saliva, considerada o detergente natural da boca. Isso reflete na decomposição acelerada das bactérias, causando o odor desagradável.
 
Isso significa que, por ser um fenômeno passageiro, não há necessidade de tratamento odontológico. A orientação das dentistas é comer a cada três horas, ingerir de dois a três litros de água por dia e priorizar alimentos fibrosos, como maçã e cenoura, que auxiliam na limpeza da boca. Rosileine acrescenta que o abandono do cigarro é outra atitute recomendada.
 
— Além de prejudicar o hálito, o fumo aumenta em quatro vezes o risco de doença periodontal, sem falar nas consequências para a saúde como um todo.
 
Além disso, claro, que a boa higienização dos dentes não pode ser deixada de lado (veja o passo a passo abaixo).



Hálito sinaliza problemas de saúde
As dentistas advertem que a halitose pode sinalizar algo de errado com o organismo, como a presença de diabetes, problemas renais, amigdalite, sinusite, rinite, estresse crônico e até alterações hormonais nas mulheres. Segundo a periodontista Rosileine, essas doenças também podem ser as causas extrabucais do mau hálito.
 
— É uma cadeia em que uma situação leva a outra, tornando o quadro cada vez mais sério.
Embora muita gente desconheça, explica Gisele, a boca é a porta de entrada para uma série de doenças graves.
 
— As bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea e prejudicar o corpo todo, desencadeando endocardite, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), alterações glicêmicas e, no caso de gestantes, estimular o parto prematuro.
 
Para evitar que um simples "descuido" de higiene oral se transforme em quadros mais graves, as especialistas reforçam que escovação adequada e uso de fio dental são atitudes que promovem não só a saúde da boca como também do corpo.
 
A professora da USP lembra que não existe remédio milagroso, por isso “o comprometimento do paciente com o tratamento é o que garante o sorriso bonito e a prevenção de doenças”.
 
Fonte R7

Iraque: Crescem casos de má-formação congênita

Reprodução / BBC
Má-formação congênita é cada vez mais comum no Iraque
Médicos calculam que houve um aumento de 60% em má-formações congênitas desde 2003
 
Na maternidade de Basra, no Iraque, a pequena Zahra, de sete dias de vida, descansa no colo da avó. Ela sofre de espinha bifurcada, uma má-formação congênita que médicos iraquianos dizem ser cada vez mais comum no país. A avó conta que a mãe de Zahra liga a toda hora e pergunta como a menina está.
 
— Ela chora ao telefone e pergunta quando vai ver a filha.
 
Em um hospital, os médicos calculam que houve um aumento de 60% em má-formações congênitas desde 2003.
 
O médico Muhsin Sabbak está convencido de que os metais pesados usados nas munições durante a guerra estão por trás desse aumento. Ele diz que não há outra explicação.
 
Resquícios do combate
Uma pesquisadora do Ministério da Saúde, em Bagdá, confirma que o relatório deverá mostrar um aumento de má-formações congênitas em áreas onde houve combates intensos.
 
O Departamento de Defesa americano não quis se pronunciar sobre o assunto e o Ministério da Defesa britânico disse que aguarda os resultados oficiais do relatório e que 'seria prematuro sugerir essa relação sem evidências confiáveis'.
 
Essa semana, a guerra do Iraque completou 10 anos. A violência no país atingiu seu auge entre 2006 e 2007 e, desde então, registrou uma queda. Entretanto, a insurgência sunita continua, com uma média de mais de 300 pessoas mortas por mês no país.
 
Na última segunda-feira, um total de dez carros-bombas explodiram em Bagdá, matando cerca de 50 pessoas e ferindo mais de 150, segundo as autoridades.
 
Fonte R7

Concurso Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco realiza seleção para provimento de 61 vagas para a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco (SecMulher) para Recife, Salgueiro, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.

Inscrições:
Até 2 de abril

Valor:
R$ 60,00, R$ 70,00 e R$ 80,00.

Remuneração:
R$ 900,00 a R$ 4.590,00.

Provas:
Prova Objetiva: 19 de maio de 2013.

Cargos:
Superior - Subcoordenadora Regional, Subcoordenadora de Gestão, Subcoordenadora Pedagógica, Engenheiro Civil, Assessor Jurídico, Assistente Social, Pedagoga, Psicóloga, Cientista Social, Economista, Nutricionista, Analista de Informática, Comunicador Social - Publicidade, Comunicador Social - Jornalismo, Assistente de Cerimonial e Eventos e Estatístico;

Médio/técnico - Técnica de Enfermagem, Assistente de Coordenação, Técnico de Apoio Administrativo, Técnico de Apoio ao Setor de Engenharia e Educadora Social

Concurso Governo do Acre - Saúde

O Governo do Acre realiza seleção para preenchimento de vagas para a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para Rio Branco, Acrelândia, Capixaba, Porto Acre, Porto Walter, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Sena Madureira, Feijó, Brasileia, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Senador Guiomard, Tarauacá, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Bujari e Epitaciolândia.

Inscrições:
Até 25 de março, na avenida Getúlio Vargas, nº. 232, Palácio das Secretarias, 2º andar, Centro, Rio Branco).

Áreas:
Anestesiologista, Cancerologista Cirúrgico, Cancerologista Clínico, Cancerologista Pediátrico, Cardiologista, Cardiologista Pediátrico, Médico-Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Médico-Cirurgião Geral, Médico-Cirurgião Pediátrico, Médico-Cirurgião Plástico, Médico-Cirurgião Torácico, Médico-Cirurgião Vascular, Citopatologista, Médico Clínica Médica, Coloproctologista, Médico de Família e Comunidade, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista e Obstetra, Hematologista e Hematoterapeuta, Infectologista, Médico Intensivista, Médico Intensivista Pediátrico, Médico Legista e Perito Médico, Mastologista, Nefrologista, Nefrologista Pediátrico, Neonatologista, Neurocirurgião, Neurologista Pediátrico, Nutrólogo, Ortopedista e Traumatologista, Otorrinolaringologista, Patologista Clínico - Medicina Laboratorial, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Radiologista e Diagnóstico Por Imagem, Radioterapeuta, Reumatologista e Urologista.

Remuneração:
R$ 8.160,00

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista

Concurso Governo de Minas Gerais - Escola de Saúde Pública

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de 14 vagas para a Diretoria Geral da Escola de Saúde Pública - Projeto: Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Inscrições:
Até 3 de abril pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br


Seleção:
Haverá análise curricular

Cidades:
Contagem, Taquaraçu de Minas, Mario Campos, Nova União, Moeda, Ibirite, Sabara, Brumadinho, Lagoa Santa, São Joaquim de Bicas, Matozinhos, Betim, Vespasiano e Santa Luzia.

Remuneração:
R$ 6,00 h/a

Concurso A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP realiza seleçção para provimento de 1 vaga

O Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, realiza seleção para preenchimento de vagas para Médicos Temporários.

Inscrições:
Até 6 de abril na rua João Hermano de Souza, nº. 69, Santo Antônio, Santa Cruz do Capibaribe

Áreas:
Média e Alta Complexidade

Remuneração:
R$ 1.800,00 a R$ 7.000,00

Provas:
Haverá prova de títulos

Concurso Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP realiza seleçção para provimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 27 de Março de 2013, na AME Limeira: Rua Jandyra Antunes da Silva Rosa, nº 54, Vila Cláudia.
AME Piracicaba: Rua Riachuelo, nº 1850, Alto. AME Rio Claro: Rua Avenida da Saudade esquina com a Rua Nove, nº 165, Bairro dos Estádios. AME Mogi Guaçu: Rua Conselheiro Artur Grilet, nº 47, Vila Paraíso. AME São João da Boa Vista: Praça Monsenhor Ramalho, nº 25, Centro.

Cargo:
Médico Gastroenterologista.

Remuneração:
R$ 11.405,07

Seleção:
Haverá análise de documentos; Prova Escrita Objetiva e/ou Dissertativa e Entrevista

Prefeitura de Armazém (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Armazém, estado de Santa Catarina, divulgou extrato do edital de concurso público nº. 001/2013. A seleção destina-se ao preenchimento de 01 vaga para médico.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 12 de abril de 2013, das 08:00 às 12:00, no Departamento de Pessoal, situado na praça 19 de dezembro, nº. 130, neste município.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 21 de abril de 2013, das 09:00 às 12:00, no Centro de Convivência do Idoso, centro, Armazém/SC.
 
O edital encontra-se no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, de 20 de março de 2013, pág. 36.

Concurso Ministério da Integração Nacional 2013

O Ministério da Integração Nacional lançou o edital nº 05/2013 de concurso público para o provimento de 122 vagas em cargos de níveis médio e superior. Há oportunidades para Analista Técnico Administrativo e Assistente Técnico Administrativo, cargos que oferecem remuneração variável de R$ 2.570,02 a R$ 5.081,18 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Para concorrer aos cargos de nível superior, é preciso ter diploma de graduação nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Administração, mas também existem oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área de formação (Analista Técnico Administrativo). Já para disputar uma vaga no cargo de Assistente Técnico Administrativo, os interessados devem ter curso de ensino médio ou curso técnico equivalente. Todos os selecionados serão lotados em Brasília (DF).
 
As inscrições serão recebidas somente via Internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/MI_13, no período entre o dia 28 de março e 17 de abril de 2013. A taxa varia entre R$ 45 e R$ 90,00, de acordo com o cargo pretendido, e poderá ser paga até 30 de abril.
 
Seleção
O Cespe/UnB selecionará os candidatos por meio de prova objetiva, para todos os cargos, e de prova discursiva, esta última somente para os candidatos que concorrem às vagas de nível superior. As avaliações serão realizadas provavelmente no dia 02 de junho de 2013. Todas essas etapas serão realizadas em Brasília (DF), inclusive a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência.
 
Os locais e horários das provas serão disponibilizados por meio de edital específico, a ser publicado no dia 24 de maio de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e os padrões de resposta preliminares da prova discursiva serão divulgados no site do CESPE/UnB, na data prevista de 05 de junho.
 
O certame terá prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
O edital completo está disponível no Diário Oficial da União (22/03/13), seção 3, a partir da página 77.

Prefeitura de Paial - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Paial, Estado de Santa Catarina, através do Instituto de Cadastro e Pesquisas S/S Ltda – INCAPEL, publicou edital N° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de 10 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde (nível fundamental), com salário de R$ 719,97 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, até as 14h59min do dia 22 de abril de 2013.
 
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas, no dia 28 de abril de 2013, das 9h00 as 12h00, no Centro Municipal de Educação-CEMPA, sito na Av. Julio Bender, centro, no Município de Paial/SC. O gabarito preliminar será publicado no 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no Mural do Poder Executivo Municipal de Paial e no sítio da empresa www.incapel.com.br.
 
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Hospital Infantil Cândido Fontoura - SP

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo promove processo seletivo (edital nº 05/13) com o objetivo de contratar 01 Médico com especialidade em Pediatria para atuar na área de Neurologia Pediátrica do Hospital Infantil Cândido Fontoura.
 
O vencimento inicial corresponde a R$ 2.650,00, acrescido de benefícios e Produtividade Médica no valor de até R$ 2.512,50. Os interessados devem ter Título ou Certificado em Neurologia Pediátrica ou experiência de no mínimo dois anos na área de atuação para a qual concorre.
 
As inscrições serão realizadas até 05 de abril de 2013, das 10h às 15h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Rua Siqueira Bueno, 1757 - Água Rasa - São Paulo.
 
O processo seletivo, que terá validade de 01 ano, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público, será realizado por meio de análise curricular.

Concurso Prefeitura de Arealva (SP)

A Prefeitura de Arealva, Estado de São Paulo, publicou edital n° 01/2013 de concurso público de provas, organizado pela empresa ASTEC Assessoria e Consultoria Ltda. São ofertadas 06 vagas para os cargos de Assistente Social e Educador Social (nível superior), com vencimentos variados de R$ 864,00 e R$ 1.372,00, em carga horária de 30h semanais.
 
As inscrições, nos valores de R$ 30,00 e R$ 40,00, serão realizadas pela internet, por meio do site www.astecinfo.com.br, no período de 25 de março a 08 de abril de 2013.
 
A Prefeitura Municipal disponibilizará na Diretoria de Desenvolvimento Social, Rua Eleazar Braga, 117 – Centro, Arealva - SP, um Posto de Atendimento para que o candidato sem acesso à internet possa realizar sua inscrição.
 
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 28 de abril de 2013, às 9 horas, no município de Arealva, Estado de São Paulo, na EMEF João Pereira de Souza Leão, Rua: Jacinto Ribeiro de Barros, 509 – Centro. O edital com a confirmação dos locais, da data e dos horários de realização das provas objetivas, assim como o gabarito oficial, será publicado nos endereços eletrônicos da Astec e www.arealva.sp.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Santa Carmem (MT) lança edital de processo seletivo

Com a finalidade de preencher 14 vagas, a Prefeitura de Santa Carmem, cidade localizada a 540 km da Capital, em Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo Nº. 001/2013. O certame tem como objetivo selecionar profissionais em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2.400,75, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Manutenção Urbanística, Agente de Combate às Endemias, Operador de Máquina Pesadas, Agente de Vigilância e Manutenção, Psicólogo e Professor (Matemática, Filosofia, Inglês, Fundamental I a IV e Educação Infantil).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 25 de março a 02 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Educação de Santa Carmem, situada na Avenida Getulio Vargas, nº 914 – Centro, no seguinte horário 07h às 13h.
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 14 de abril de 2013, na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada à Rua Tamandaré, nº 649, das 08h às 12h.
 
O resultado final será divulgado provavelmente no dia 16 de abril de 2013, por meio de edital publicado no quadro mural da Prefeitura Municipal.
 
Validade
O processo seletivo será válido até o dia 31 de dezembro de 2013, não admitindo prorrogação.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 22 de março de 2013, pág. 135 a 137.

Hospital Maternidade Interlagos - SP abre concurso público

Considerado referência em maternidade no Estado de São Paulo, o Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel - Arrelia divulgou edital N° 26/2013 de concurso público destinado à contratação de 01 Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico).
 
O vencimento inicial da classe será de R$ $ 1.269,00 e demais benefícios de acordo com a unidade e legislação vigente, acrescido de prêmio incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Inscrições e seleção

As inscrições serão realizadas no período de 08 a 12 de abril de 2013, das 10h às 16h, no Núcleo de Seleção - RH, na unidade detentora do certame, sito à Avenida Interlagos, nº. 7001, Cidade Dutra, São Paulo. O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame, lembrando que o valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
O concurso público constará de Prova Objetiva e Avaliação de Títulos. A prova será realizada na cidade de São Paulo, no período da manhã ou tarde. Este certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Prefeitura de Divinópolis (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, publicou o edital Nº. 022/2013-SEMUSA de processo seletivo. O certame tem como objetivo a contratação temporária de 01 Médico Nefrologista, por jornada de trabalho de 20 horas semanais com remuneração de até R$ 2.043,71, mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae a Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 25 de março de 2013.
 
Dos critérios de avaliação e classificação:

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, obedecendo-se o critério de Residência no Município de Divinópolis.
 
São condições essenciais para contratação:
Comprovação de todos os requisitos constantes do Curriculum Vitae;

Estar quite com a Justiça Eleitoral;

Estar quite com o Serviço Militar;

Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de março de 2013, pág. 23 a 24.

UFSC lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC abriu edital N° 19/2013 para realização de processo seletivo visando a contratação de docentes por tempo determinado. São 09 vagas para professores substitutos e temporários em diferentes departamentos de ensino, com vencimentos que podem chegar até R$ 4.649,65, mais Auxílio Alimentação de R$ 373,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 25 a 29 de março de 2013, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A taxa é de R$ 20,00.

As inscrições serão realizadas nas Secretarias dos respectivos Departamentos e Campi, onde também serão obtidas informações relativas ao processo seletivo simplificado e a publicação da portaria de homologação das inscrições, bem como do cronograma dos trabalhos.
 
Confira os endereços de inscrição:

Campus de Joinville - JOI secretariacem@joinville.ufsc.br, fone: (47) 3461-5900 (48) 3721-6452 (Rua Presidente Prudente de Moraes, 406 - Bairro Santo Antônio Joinville - SC).
 
Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - MIP/CCB secmip@ccb.ufsc.br, fone (48) 3721-4633/5206.
 
Departamento de Matemática - MTM/CFM matematica@contato.ufsc.br, fone (48) 3721 9775.
 
Departamento de Expressão Gráfica EGR/CCE egr.ufsc@gmail.com, (48) 3721-9285.
 
Departamento de Educação Física DEF/CDS secretariadef@cds.ufsc.br, (48) 3721-9462 (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade - Florianópolis/SC).
 
Seleção
O candidato será avaliado por meio de prova didática (peso 2) e de prova de títulos (peso 1). O órgão solicitante também poderá definir pela aplicação de prova escrita dissertativa (peso 1) e prova prática (peso 1). A prova escrita, se aplicada, deverá anteceder as demais avaliações.

A publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial da União valerá como documento comprobatório de classificação.

O prazo de validade do certame será de 12 meses, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Cipó (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cipó, Estado da Bahia, lançou edital N° 001/2013 de processo seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. Há 102 vagas, sendo 51 imediatas e 51 para cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Agente de Apoio, Auxiliar de Alimentação/Merendeira, Digitador, Cozinheira, Auxiliar de Portaria, Auxiliar de Jardinagem, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Portaria, Agente de Apoio II, Instrutores/Modalidade Esportiva, Agente de Apoio/Manutenção e Engenheiro Civil.

As inscrições serão realizadas na Prefeitura Municipal de Cipó, das 13h às 17h, no período de 22 a 26 de março de 2013 (exceto no domingo), no Setor de Protocolo, devendo o candidato preencher e entregar a ficha de inscrição, o currículo com todas as informações pertinentes e passíveis de comprovação em envelope A4.

O processo seletivo será constituído das seguintes Fases:
- 1ª Fase: Análise Curricular, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Fase: Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado final do certame será na data prevista de 05 de abril de 2013. A validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pato Branco - PR

Na Prefeitura de Pato Branco, estado do Paraná, foram publicados os editais Nº. 01 e 02/2013, informando sobre a realização de concurso público, que visa o preenchimento de 232 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 11.200,50, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Higiene Dental, Auxiliar de Saneamento, Contador, Engenheiro (Agrônomo e Ambiental), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Auditor, Generalista, Ginecologista, Pediatra, Plantonista Clinica Geral, Plantonista em Pediatria e Psiquiatra), Agente de Trânsito, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Auxiliar de Serviços Braçais, Auxiliar de Educação Infantil, Eletricista Predial, Gari de Rua, Mecânico de Máquina Pesada, Motorista Categoria II, Operador de Máquinas Rodoviárias, Auxiliar de Educação Infantil, Gari de Caminhão e Servente de Limpeza.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 26 de março a 11 de abril de 2013, no site www.signaprojetos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 80,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso constará das seguites provas: objetiva, títulos, aptidão física e de conhecimentos e desempenho prático operacional.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 12 de maio de 2013, as 9:00 e às 14:30, em local a ser divulgado juntamente com a lista de homologação das inscrições, no endereço eletrônico www.signaprojetos.com.br.
 
O gabarito será divulgado no site www.signaprojetos.com.br, até 3 dias após a realização das provas objetivas.
 
As provas de títulos, aptidão física e de conhecimentos e desempenho prático operacional serão realizadas em data e horário que serão definidos e divulgados juntamente com a divulgação dos resultados dos candidatos aprovados na prova objetiva.
 
Validade
O concurso será válido por 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério do órgão promotor do concurso.

Concurso Prefeitura de Janaúba (MG)

A Prefeitura de Janaúba, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 545 vagas para cargos de todos os níveis de ensino com salários que vão até R$ 1.974,00. A jornada de trabalho semanal será de 20 a 40 horas.
 
Cargos
Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Pedreiro, Vigia, Bombeiro, Eletricista, Monitor de Saúde Mental, Pintor e Serralheiro;
 
Nível Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Monitor de Ônibus Escolar, Ouvidor, Desenhista Técnico, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática e Topógrafo;
 
Nível Superior - Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Contador, Coordenador de Controle Interno, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor Educação Básica I (PEB I), Professor Educação Básica II de Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa, Matemática e Técnico de Controle Interno.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, no período de 20 de maio a 10 de junho de 2013, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 130,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas de múltipla escolha serão aplicadas na data prevista de 04 de agosto de 2013, na cidade de Janaúba-MG, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial será divulgado até 24 horas após o encerramento da prova. Já o resultado definitivo do concurso será na data prevista de 21 de novembro de 2013.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Segov - PI abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Governo do Piauí, por meio do representante da pasta, Wilson Brandão, autorizou a realização de Processo Seletivo Público para o preenchimento de vagas em cargos de ensino médio e superior, regido pelo Edital nº 001/2013.
 
Estão sendo oferecidas vagas para motorista (6), bacharel em administração (2), assistente administrativo (3), auxiliar técnica (4), assessor técnico de nível superior (3), topógrafo (2), arquitetos (9), engenheiro (8), engenheiro agrimensor (3), estágio (7) na área de engenharia, arquitetura e administração. O processo seletivo acontecerá em duas etapas: análise de currículo e entrevista.
 
A entrega dos currículos acontecerá na Superintendência de Projetos do Estado, localizada na Av. Antonino Freire, no edifício Dona Antonieta Araújo (em frente ao Palácio de Karnak). Os documentos deverão ser entregues até o dia 25 de março de 2013 (segunda-feira). A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cargos de ensino médio e R$ 40 para os de nível superior.
 
Após a seleção dos currículos a comissão de seleção entrará em contato com os candidatos selecionados, a fim de marcar a data da entrevista, que será realizada, na própria Superintendência de Projetos, na data de 26 à 28 de março de 2013
 
O resultado deverá ser divulgado no dia 5 de abril, por meio do portal do Governo do Estado, bem como no Diário Oficial.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de 24 meses, a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Confira o edital na íntegra, a partir da página 22 do Diário Oficial do Estado do Piauí.
 
Veja também a retificação Edital no DOE , a partir da página 24.

Prefeitura de Planalto Alegre - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Planalto Alegre, Estado de Santa Catarina, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo com o objetivo de preencher 27 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.876,46 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Professor, Psicólogo(a), Instrutor de Música, Instrutor de Danças Folclóricas, Instrutor de Artesanato, Instrutor de Informática, Nutricionista, Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de abril de 2013 (dias úteis), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, Av. Santa Catarina- Centro, 367, na cidade de Planalto Alegre (SC).

Taxas
- Nível Superior: R$ 50,00;
- Instrutores, Motoristas e Operadores: R$ 40,00;
- Auxiliar de Serviços Gerais: R$ 30,00.

Seleção
As provas objetivas, comum a todos os cargos, serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2013, das 8h às 11h, nas dependências da Escola Municipal Nucleada, sito a Rua da Paz, 88, no Município de Planalto Alegre (SC). O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de abril de 2013, às 10 horas.
 
Para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas também será aplicada a prova prática e para Professores e Instrutores será realizada prova de títulos.

A divulgação do resultado final de classificação dos candidatos aprovados por função será na data provável de 06 de maio de 2013, às 10 horas.
 
Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogável nos termos da Constituição Federal.

ITEP lança edital de processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores temporários para atuarem nos cursos de nível técnico dos Centros Tecnológicos do Estado geridos pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). São oferecidas 64 vagas e também será formado um banco de reservas contendo 69 candidatos aprovados.
 
As oportunidades são para atuação nos seguintes Centros Tecnológicos (CTs): Cultura Digital (Peixinhos), Agreste/CT Moda (Caruaru), Instituto de Laticínios do Agreste/CT Lat (Garanhuns), do Pajeú (Serra Talhada) e no Centro Tecnológico do Araripe (Araripina). Podem participar profissionais com formação de nível superior ou técnica.
 
Vagas e remuneração
Estão sendo oferecidas dez vagas para professores no CT Pajeú, em Serra Talhada, para os cursos de Administração (três), Informática (um) e Desenho da Construção Civil (seis), havendo mais dez vagas para cadastro de reserva. No CT Lat, em Garanhuns, são 19 vagas de professores para o curso de técnico em Alimentos, com mais 19 oportunidades em cadastro de reserva. Já no CT Moda, em Caruaru, são 11 vagas no curso de Modelagem do Vestuário e mais 11 no curso de Química. Há 22 oportunidades para cadastro de reserva. No CT Araripe, o curso de Eletroeletrônica dispõe de cinco vagas para professores, enquanto o de Química oferece oito vagas. Outras 13 oportunidades são para formação de cadastro de reserva. Já no CTCD, as cinco oportunidades, no curso de Comunicação Visual, são para cadastro de reserva (confira a distribuição completa das vagas).
 
A remuneração obedecerá aos critérios de pagamento estabelecidos na Instrução Normativa ITEP n. 20, de 11 de março deste ano: técnico de nível médio - R$ 20,00 por hora/aula; graduado, R$ 25,00 por hora/aula; especialista, R$ 30,00 por hora/aula; mestre, R$ 35,00 por hora/aula; e doutor/consultor, R$ 45,00 por hora/aula.
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas diretamente nas sedes dos CTs, até o dia 10 de abril de 2013, por meio da entrega de ficha de inscrição e documentação constantes do edital, ou na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Itep, na sede do instituto, no Recife (Avenida Prof. Luiz Freire, 700, Cidade Universitária, Bloco E), em envelope lacrado. Os candidatos podem concorrer em até três unidades temáticas dos cursos oferecidos, desde que vinculadas a um mesmo CT.
 
Análise curricular e Avaliação didática
O processo seletivo será realizado em duas fases: Análise Curricular (1ª fase, com caráter eliminatório e classificatório), que compreenderá a avaliação de títulos (cursos de pós-graduação, cursos com carga horária mínima de 40h e tempo de serviço no exercício do cargo pretendido devidamente comprovado) e Avaliação Didática (2ª fase - eliminatória e classificatória).
 
A 1ª fase acontecerá de 11 a 19 de abril, com publicação do resultado preliminar até o quinto dia útil após sua conclusão. Já a 2ª fase será realizada de 29 de abril a 8 de maio, sendo o resultado final do processo divulgado no dia 17 de maio, no site do Itep e nas secretarias dos CTs.
 
Locais de entrega dos documentos para inscrição
Itep - Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Av. Professor Luiz Freire, 700, Bloco E - Cidade Universitária (81) 3183.4311
 
Centro Tecnológico de Cultura Digital - CTCD - Av. Jardim Brasília, s/n, Bloco F - Peixinhos - Recife, (81) 3183.5503
 
Centro Tecnológico do Agreste - CT Moda, Av. Dalton Santos, 319 - São Francisco - Caruaru (81) 3701.1108
 
Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste - CT Lat, Av. Bom Pastor, s/n - Mundaú - Garanhuns, (87) 3762.2639
 
Centro Tecnológico do Pajeú - CTP, Avenida Custódio Conrado, nº 600 - AABB - Serra Talhada, (87) 3831.9303
Centro Tecnológico do Ararip
e - CTA, Rua Antônio Alexandre Alves, 112 - Vila Santa Isabel - Araripina, (87) 3873.8377

Edital nº 13/20013