Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem

 
Parabéns à todos estes profissionais que fazem a diferença com seu profissionalismo,
respeito, dedicação e amor ao próximo.

Genes poderão ajudar no tratamento e prevenção da artrite

Foto: Reprodução
Genes poderão ajudar no tratamento e prevenção da artrite
Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram os genes reguladores da intensidade de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide
 
Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram os genes reguladores da intensidade de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, o que poderá levar a uma prevenção mais eficaz à doença e ao desenvolvimento de novos medicamentos.
 
Marcelo de Franco, vice-diretor do Instituto Butantan e coordenador do estudo, explica que a artrite reumatoide é mais comum em pessoas idosas, porém os fatores que a causam não são plenamente conhecidos pela ciência.
 
“A artrite é uma doença complexa, pois há vários fatores interagindo. Fatores ambientais, mas fatores genéticos também. A complexidade se dá pelo somatório dos dois”, disse ele. A artrite começa como um processo inflamatório nas articulações, que pode chegar a um quadro sistêmico de febre, lúpus ou problemas renais. “É uma síndrome que evolui para vários órgãos”, explicou o pesquisador. Segundo ele, a doença pode ser desencadeada por razões diferentes como uma infecção viral, bacteriana ou até mesmo estresse.
 
Por ser uma doença autoimune, o corpo começa a produzir anticorpos e células contra alguns antígenos das articulações, principalmente colágeno e estruturas do tecido. Os tratamentos atuais utilizam anticorpos monoclonais para bloquear a ação de algumas proteínas. “Por exemplo, tem anticorpos que são terapêuticos e bloqueiam a ação de proteínas como a que causa a inflamação”, disse ele.
 
O que o estudo do Butantan fez foi identificar como um gene interage com o outro para desencadear um menor ou maior grau de artrite. Com os avanços, os pacientes poderão receber prognósticos mais precisos. “A identificação deles pode gerar um sistema de biomarcadores. Se a pessoa tem aquele gene exacerbado é um péssimo sinal”, exemplificou.
 
A pesquisa, que está na fase de testes em camundongos, quer, no futuro, produzir medicamentos capazes de atuar especificamente no mecanismo em que cada gene atua. “Há vias gênicas que podem ser reguladas por medicamentos. Então, se sabe qual a via que você pode usar e qual o melhor medicamento vai atuar naquela via”, explicou o pesquisador.

Jornal O Serrano

Conheça as fases do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa e, atualmente, incurável mas que possui tratamento, que permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família
 
Conheça melhor os sintomas desta doença e suas fases:


Clickgratis

Sua memória é fraca? Você acha que esquece as coisas com muita frequência? Confira!

memoria-fraca
Reprodução
Estresse e ansiedade são inimigos de uma boa memória
Esquecer onde colocou a chave do carro, o nome de uma pessoa conhecida, ou até mesmo de seu prato preferido, pode ser algo consideravelmente normal desde que não aconteça com frequência, entretanto, quando esses episódios se repetem de maneira constante, esse pode ser um grande indício de um alto nível de estresse, depressão ou até mesmo uma doença neurológica
 
Na sequência você poderá conferir quais são os fatores que podem afetar a memória e como tratar o problema.
 
Antes de qualquer coisa é importante que se diga que o cérebro humano armazena as memórias de duas formas distintas, sendo elas a de procedimento e a declarativa.
 
A memória de procedimento é aquela que guarda informações não verbalizadas, tais como habilidades motoras, sensitivas ou intelectuais. Exemplos de memórias de procedimento são andar de bicicleta e nadar. Esse tipo de memória não necessita de sentimento, e pode ser realizado ao mesmo tempo em que pensa em outras coisas.
 
Estresse e ansiedade são inimigos de uma boa memória
Os fatores afetivos e psicológicos que vivemos influencia fortemente a memória, ou seja, se o corpo está bem e as emoções estão sob controle, torna-se mais fácil manter a concentração, entretanto, se a pessoas está ansiosa e distraída pensando em muitas coisas ao mesmo tempo, fica difícil armazenar novas informações.
 
O estresse, além de evitar que a pessoa se concentre e dê a devida atenção às novas informações, interfere no processo de armazenamento de novas memórias, assim como a ansiedade que compromete totalmente a atenção.
 
Com altos níveis de estresse e ansiedade, o corpo esgota a química que é necessária para manter o corpo e a mente ativada, e isso pode trazer consequências tais como falta de atenção, perda de concentração e perda de memória. O envelhecimento também é um fator que pode causar problemas na memória.
 
Ligação entre o envelhecimento e a memória
Com o passar dos anos, a pessoa envelhece e isso pode causar um déficit de atenção e concentração, entretanto, nem todas as pessoas mais velhas sofrem com a perda de memória, aquelas que experimentam um envelhecimento saudável, por exemplo, costumam manter-se com a memória ativa até o fim da vida.
 
Sinais de alerta para perda de memória
Vale alertar aqui, mais uma vez, que nem sempre esquecer de algo é sinal de estresse, ansiedade ou distração. Se a pessoa começa a esquecer com frequência de algo ou informação que costumava lembrar sem dificuldade, esse pode ser um primeiro sinal de demência, pelo que, o médico deverá ser procurado.
 
A síndrome demencial faz com que a pessoa tenha perda ou redução de sua capacidade cognitiva, ou seja, perde parte da desenvoltura da área do cérebro que envolve atenção, percepção, raciocínio e linguagem, e especialmente a memória.
 
A demência mais conhecida no mundo é o Mal de Alzheimer. De acordo com os dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, o Alzheimer tem afetado cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma doença neurodegenerativa, que vai destruindo cada neurônio de forma progressiva, inicializando-se no hipocampo, que é a área que processa a memória, afetando com o passar do tempo outras áreas do cérebro.
 
Os primeiro sinais que o Alzheimer dá é o esquecimento de fatos recentes, como por exemplo, recados e compromissos, além disso, o portador do problema costuma ter dificuldade em planejar algum tipo de atividade, cálculo ou controle de finanças, ficando tão desorientado quanto ao tempo e espaço que acaba sofrendo alterações em rotinas simples do dia a dia.
 
Quando esses sinais se repetem com frequência é muito importante a busca de ajuda profissional, pois, um diagnostico precoce pode controlar a situação e levar a bons resultados no tratamento da doença.
 
Além do Mal de Alzheimer existem também outras casos que podem afetar a memória, como, por exemplo, o derrame, a isquemia, a diabetes, as infecções no cérebro, doenças no fígado e doenças nos rins, além de determinados hábitos e deficiências tais como o do uso excessivo de álcool e outras drogas, o déficit de vitamina, e até mesmo excesso de medicamentos como hipertensivos, antibióticos, anticolinérgicos etc.
 
Como ativar a memória
Para evitar falhas na memória a melhor maneira conhecida é deixá-la ativa, ou seja, exercitá-la constantemente para que ela mantenha-se alerta sempre.
 
Uma das melhores formas de exercitar o cérebro é a leitura, mas, estimular a memória também produz excelentes resultados, para isso, podem ser usados alguns jogos, como xadrez, cartas, dama, palavras cruzadas, caça-palavras, videogames, jogos da memória quebra-cabeça, entre outros.
 
Vale ressaltar que ao conversar e expressar opiniões você também exercita o cérebro, durante uma argumentação, por exemplo, o cérebro é orientado a opinar e argumentar e isso colabora para uma boa memória.
 
Manter o corpo saudável também contribui para uma boa memória, por isso, é importante ter sempre uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, evitar o estresse e ter ótimas noites de sono.

Clickgratis

Erro médico: após diagnóstico de hemorroida, adolescente é internada com câncer de intestino

Foto: Reprodução/ DailyMail
Gemma Madeira
Gemma Madeira procurou seu médico após notar sangramento toda vez que ia ao banheiro
 
Gemma Madeira, de 25 anos, começou a notar um sangramento toda vez que ia ao banheiro. Preocupada, procurou seu médico que, após examiná-la, afirmou que estava com hemorroidas. Porém, nove meses mais tarde ela desenvolveu outros sintomas e, após nova bateria de exames, descobriu que estava com câncer de intestino. As informações são do site Daily Mail.
 
Após três consultas com seu médico em um intervalo de seis meses, Gemma foi convencida de que estava com hemorroidas. Mesmo após não mostrar melhoras significativas, o médico continuou o tratamento para o problema. 

― Apesar de meu médico me dizer que tinha hemorroidas, continuei preocupada com o sangramento. Pesquisei na internet e vi que os sintomas batiam com os de câncer de intestino, mas meu médico me tranquilizou e disse que não era meu caso porque era muito jovem.
 
Segundo Gemma, com o passar do tempo outros problemas começaram a aparecer. Seu estômago estava mais sensível e começou a perder muito peso. Com seu estado de saúde piorando, a jovem foi até seu médico pela quarta vez e um exame  revelou problemas no intestino.
 
Com esse problema detectado, Gemma foi encaminhada a um especialista que realizou uma série de exames. Após uma ressonância, a jovem foi informada que estava com câncer no intestino.
 
― Me disseram que tinha que começar meu tratamento imediatamente para evitar que meu câncer se espalhasse.
 
Após ficar internada por cinco meses para realizar quimioterapia e radioterapia, a jovem foi submetida a uma cirurgia para retirar a parte inferior de seu intestino. 

Depois da operação, Gemma passou por mais três meses de quimioterapia até que, em dezembro de 2012, seu câncer entrou em remissão.
 
R7

Hospital oferece seminário gratuito para discutir novidades sobre o câncer de mama em SP

Reprodução
No encontro serão realizadas discussões sobre a oncofertilidade
Inscrições vão até sexta-feira (16); evento acontece no dia 24 de maio 
 
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove o I Seminário as saúde da Mulher em Destaque para discutir os avanços e novidades sobre o câncer de mama e da saúde da mulher, no sábado (24). As inscrições são gratuitas e vão até a sexta-feira (16).
 
No encontro serão abordados diversos temas relacionados à oncologia e à saúde da mulher, como o papel do sistema público e da saúde suplementar na oncologia, o acesso aos tratamentos de câncer de mamãe os diversos tipos de câncer na mulher.
 
Além disso, serão realizadas discussões sobre a oncofertilidade, que visa à preservação da fertilidade em pacientes submetidos a tratamentos oncológicos.
 
Sob coordenação do ginecologista Edmund Chada Baracat, professor titular de Ginecologia Universidade de São Paulo, o seminário conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), além da participação do ICESP (Instituto Octávio Frias de Oliveira), do Hospital A.C. Camargo e da ANS (Agência Nacional de Saúde).
 
Serviço:
I Seminário as saúde da Mulher em Destaque
Local: Rua João Julião, 331 - Bela Vista, São Paulo - SP
Data: 24 de maio
Horário: Das 8h às 18h
Inscrições: (11) 3259-5254
 
R7

Você sabe qual é a fralda ideal para o seu bebê?

Thinkstock
Pais devem escolher a melhor opção de fralda para o bebê
Modelo mais recomendado é a respirável, já que reduz a incidência de assaduras
 
Bom dia! Você tem um filho bebê ou espera por um? Já sabe como comprar a fralda correta para o seu pequeno? O mercado oferece diversos tamanhos, tipos e modelos, mas você sabe qual opção é a melhor para o neném? Os papais e mamães de primeira viagem devem estar atentos e conhecer bem todos os tipos e tamanhos.
 
De acordo com a rede de produtos infantis Alô Bebê, os dois tipos mais utilizados de fraldas são as descartáveis comuns e as respiráveis. As descartáveis comuns são mais baratas, porém, podem não ser tão eficientes no caso de grandes fluxos.
 
Já as respiráveis são revestidas com tecido, o que proporciona maior conforto ao bebê e garante maior absorção. Apesar de serem mais caras, este modelo é o mais recomendado, pois diminui a incidência de assaduras e alergias.
 
Caso for levar o bebê à praia ou piscina, escolha fralda feitas com tecnologia à prova d’água. Elas estão disponíveis em formato de shorts e não vazam.
 
Já para os pais preocupados com a preservação do meio ambiente, a dica é utilizar as novas fraldas biodegradáveis. Ela se decompõe 100 vezes mais depressa que as descartáveis comuns, ou seja, leva três a cinco anos para se dissolver, enquanto os outros modelos levam até 450 anos.
 
R7

Banho de ofurô melhora circulação sanguínea

Thinkstock
Ofurô promove um relaxamento de todo o corpo por causa
da emersão em água aquecida a 36°C
Além disso, banho promove uma desintoxicação da pele e estimula a atividade celular
 
Está com o dia agitado? Já está pensando em como seus pés e pernas ficaram inchadas no fim do dia, fora a sensação de cansaço em todo o corpo? Isso ocorre porque ao passar muito tempo na mesma posição pode provocar a compressão das veias e dificultar no retorno da circulação sanguínea. Mas sabia que um banho de ofurô ajuda na circulação sanguínea e pode melhorar estes sintomas?
 
De acordo com a fisioterapeuta Ana Cláudia Gomes, do Zahra Spa & Estética, o ofurô promove um relaxamento de todo o corpo por causa da emersão em água aquecida a 36°C.
 
— A alta temperatura faz uma vasodilatação, possibilitando que os ingredientes usados atuem na corrente sanguínea.
 
A especialista explica que o ofurô é indicado para pessoas com problemas de pressão, intestinais, renais, e, especialmente, para doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos.
 
— Quando acompanhado por uma massagem relaxante, o banho promove uma espécie de drenagem no corpo. Em apenas dez minutos imersos na água já é possível sentir os benefícios para o físico e para a mente.
 
Além de melhorar a circulação sanguínea, promove uma desintoxicação da pele, estimula a atividade celular, fortalece os tecidos e auxilia na prevenção da celulite e da flacidez corporal.
 
— É importante lembrar que a permanência na tina não deve ultrapassar 30 minutos de duração, pois pode causar uma hipotensão, onde a pressão arterial ira baixar demais, e poderá ocorrer um desmaio.
 
Para ficar mais tempo, é necessário fazer uma pausa e depois voltar ao banho de ofurô.
 
Os banhos são incrementados por óleos, sais, frutas, velas e música suave para relaxamento, que promovem também um alívio do estresse e da tensão muscular.
 
— Além de óleos essenciais, sais de banho, ervas e pétalas de flores, outros ingredientes têm sido utilizados para na tina como pêssego, chocolate e vinho.
 
R7

Seis alimentos com gordura trans que não deveriam estar na despensa

Reprodução
As gorduras trans sólidas são usadas nas
pipocas de micro-ondas para conservar
 o produto por mais tempo
Agência americana quer proibir uso em alimentos de substância considerada prejudicial à saúde; nutricionistas dizem que a gordura aumenta o risco de doenças cardíacas

O anúncio feito pela Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) de que as gorduras trans não são consideradas seguras para o consumo abriu caminho para as autoridades proporem a proibição do uso deste tipo de substância nos alimentos produzidos no país.
 
A gordura trans é bastante usada em alimentos processados para aumentar a vida útil dos produtos.
No entanto, nutricionistas dizem que esse tipo de lipídio é prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas.
 
A batalha para conscientizar as pessoas sobre a gordura trans começou há mais de uma década nos Estados Unidos. Desde 1999, foi proposto que os fabricantes de alimentos indicassem na embalagem o conteúdo de gordura trans. Mas a medida só entrou em vigor mesmo em 2006.
 
Segundo a Associação de Produtores de Alimentos (GMA, na sigla em inglês), desde 2005 houve uma redução de mais de 73% na quantidade de gordura trans colocada em alimentos.
 
O consumo deste tipo de gordura caiu entre os americanos -de 4,6 g por dia em 2003 para 1 g em 2012.
 
Agora, caso os planos da FDA avancem, a indústria alimentícia americana precisará readaptar processos de fabricação - o que pode implicar em um aumento de custos.
 
Confira abaixo a lista dos alimentos que precisarão passar por mudanças no seu processo de fabricação:
 
1. Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados
Esses produtos geralmente contêm gorduras trans em estado sólido, para deixá-los menos oleosos.
"As gorduras 'boas' já desempenham esse mesmo papel. Só que são mais caras para a indústria dos alimentos. Mas elas trazem menos riscos para a saúde e são mais saudáveis", diz o químico de alimentos Fidel Belmares.
 
2. Pipoca de micro-ondas
As gorduras trans sólidas são usadas nas pipocas de micro-ondas para conservar o produto por mais tempo. A alternativa, segundo especialistas, seria usar azeite líquido no lugar.
 
"Ela é mais líquida, mas menos manipulada e mais natural. O azeite de oliva não possui gordura trans", diz o médico Jorge Loredo.
 
3. Pizzas e salgados congelados
Alguns produtos congelados - pizzas, risolis, coxinhas - contêm gorduras trans para prolongar sua duração. Os especialistas sugerem que as pessoas comprem produtos frescos e os congelem em casa.
Alguns produtos congelados sem gordura trans já são vendidos no mercado hoje.
 
"Há empresas que vendem batatas fritas ou outros tipos de lanches congelados e anunciam na sua embalagem que nenhum tipo de trans foi usado na fabricação do alimento", diz Loredo.
 
4. Manteiga vegetal e margarina em barra
Loredo sugere que se use manteiga em vez de margarina, porque a origem animal do produto é mais bem assimilada pelo metabolismo do corpo. Melhor ainda seria, segundo ele, o uso de gorduras líquidas - como azeite de oliva - em vez de gorduras sólidas - como manteiga ou margarina.
 
5. Creme para café
Também existem versões deste produto sem gordura trans. Ainda assim, há substitutos que são ainda mais saudáveis, como leite natural ou leite de soja.
 
6. Glacê pronto para uso
Os glacês prontos para uso em doces faz com que as guloseimas fiquem mais sólidas e estáveis por mais tempo em temperatura ambiente.
 
Apesar de inúmeros esforços da indústria alimentícia na busca por substitutos, os especialistas asseguram que é melhor fazer o glacê desde o começo - utilizando açúcar, manteiga, leite e baunilha natural.

BBC

Saiba mais sobre: Como evitar o intestino preguiçoso

Foto: Reprodução
Além da frequência, é preciso ficar atento às características das fezes
Especialistas ajudam a evitar o intestino preguiçoso e se livrar de gases, dores abdominais e desconforto
 
Ir ao banheiro fora de casa deveria ser encarado de forma natural – até porque não dá para escolher a hora em que o corpo vai sentir vontade –, mas para algumas pessoas isso vira motivo de sofrimento.
 
Junto com a vergonha de frequentar ambientes públicos, a alimentação pobre em fibras, pouco consumo de água e o sedentarismo também contribuem para um quadro que atinge principalmente as mulheres: a prisão de ventre.
 
“Em alguns casos, por uma característica familiar, há pessoas que têm o intestino muito longo e isso faz com que a comida demore para chegar ao ânus. Mas no geral, as mulheres não vão em qualquer banheiro, não bebem água o suficiente para não fazer xixi fora de casa e crescem se acostumando a segurar o cocô. O alimento fica parado e o intestino se acomoda, causando o ressecamento das fezes”, explica Cylmara Silveira, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz.
 
A vergonha tem motivo
Tanto que não é incomum passar a infância ouvindo que “fazer cocô é feio, sujo e nojento” e ainda repassar isso para os filhos depois de adulto. O problema é que essa ideia pode gerar consequências prejudiciais ao organismo. Além de desconforto e dores, a prisão de ventre causa gases, inchaço abdominal e mau humor.
 
Para dar um basta ao intestino preguiçoso, o Terra conversou com Cylmara e com a nutricionista Tereza Cibella, da Consultoria Equilibrium. Confira as principais dúvidas a seguir.
 
O que causa a prisão de ventre?
A prisão de ventre pode ser aguda, que normalmente dura dias ou semanas, e acontece por uma alteração na rotina ou mudança de hábitos alimentares, ou crônica, podendo durar meses ou anos. Há uma série de fatores que contribuem para o intestino preguiçoso. Segundo as especialistas, os principais são desconforto para usar o banheiro fora de casa, estresse, doenças infeciosas (desde resfriado a pneumonia), má alimentação, falta de exercícios físicos, baixa ingestão de fibras, pouco consumo de água e uso de medicamentos, principalmente a base de alumínio, para combater azia.

Quanto de fibra devemos ingerir diariamente?
A ingestão diária recomentada é, em média, de 20g, assim como indica Tereza. Ainda assim, vale lembrar que a quantidade varia de acordo com a necessidade de cada um.
 
Por que as mulheres sofrem mais com prisão de ventre que os homens?
Basicamente porque os homens têm mais facilidade de evacuar assim que recebem um “alerta” do organismo. “Estudos mostram que as mulheres costumam segurar a vontade de ir ao banheiro. Com isso o cérebro entende que essa função não é tão necessária e manda sinais ao órgão de que não precisa 'funcionar' com frequência”, explica Tereza. De acordo com a nutricionista, situações estressantes no trabalho ou problemas familiares também podem alterar a secreção de neurotransmissores que atuam nos movimentos peristálticos, acelerando ou retardando o funcionamento intestinal.
 
Com que frequência devemos ir ao banheiro?
“Toda a vez em que a gente se alimenta, temos um estimulo para evacuar. A criança normalmente evacua após cada refeição, mas o adulto costuma segurar”, explica Cylmara. Ainda assim, de acordo com ela, é considerado normal ir ao banheiro três vezes ao dia ou, pelo menos, a cada três dias.
 
Além da frequência, é preciso ficar atento às características das fezes. “Não adianta ir ao banheiro três vezes ao dia, mas evacuar com esforço. Tem que prestar atenção no aspecto das fezes. Se fizer bolinha de cabrito, está ressecado. Quando sai pastoso é o ideal”, detalhou.
 
Quais os alimentos que ajudam o intestino a funcionar bem?
De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir verduras e legumes, sementes com fibras, a maioria das frutas com casca e bagaço, iogurte probióticos, alimentos integrais e água.
 
Quais os alimentos que contribuem para a prisão de ventre?
Frituras, doces, biscoitos recheados, chocolates, carne, queijos, leite, pão, massas e qualquer alimento rico em gordura. Algumas frutas, como goiaba e jabuticaba, também podem contribuir para deixar o intestino preguiçoso. No caso da maçã, se for consumida com casca, ajuda a soltar, mas se for consumida sem, pode piorar a prisão de ventre.
 
Como evitar a prisão de ventre?
Além da boa alimentação, consumir dois litros de água por dia é uma das principais maneiras de evitar o problema. "Não é refrigerante, suco artificial ou natural. Tem que ser água", alerta Cylmara. Outras dicas são praticar exercícios físicos regulares, não deixar de ir ao banheiro quando sentir vontade para evitar o ressecamento das fezes e, sempre que possível, massagear a barriga da direita para a esquerda. 
 
O uso constante de laxantes ajuda ou piora o quadro?
Tentar resolver a prisão de ventre com laxantes é um erro. “O uso continuo do medicamento pode causar dependência, além de danificar o estômago e causar graves irritações. Isso vale até mesmo para os laxantes ditos ‘naturais’. Se tiver prisão de ventre e não conseguir resolver com mudança de rotina e alimentação, o melhor é procurar um médico”, aconselha a gastroenterologista.
 
A prisão de ventre pode gerar problemas mais graves?
Sim. Além de dores abdominais, desconforto e gases, a prisão de ventre pode causar hemorroidas e, em algumas crianças que seguram a vontade de ir ao banheiro, pode ser responsável por problemas psicológicos.


Incor Sorocaba

Concurso Prefeitura de Crateús - CE tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Crateús, no estado do Ceará, através da Fundação Vale do Piauí, recebe inscrições para o concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 259 vagas imediatas e 556 para cadastro de reserva nos cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 13.000,00.
 
Cargos
Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Saúde Bucal, Citotécnico, Técnico em Radiologia, Autocadista, Agente Administrativo, Técnico Agrícola e/ou Agropecuária, Guarda 2ª Classe e Agente Fiscal Tributário;

Nível Superior: Cirurgião-dentista, Cirurgião-dentista Endodontista, Cirurgião-dentista Periodontista, Cirurgião-dentista Cirurgia Oral, Enfermeiro, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Enfermeiro Especialista em Auditoria, Médico Psiquiatra, Médico, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Médico-veterinário, Educador Físico, Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Básica - Química, Física ou Biologia, Professor de Educação Básica - Educação Especial, Professor de Educação Básica - Linguagens e Códigos, Professor de Educação Básica - Pedagogia e Técnico em Informática, Professor de Educação Básica - Pedagogia Polivalente, Tecnólogo em Construção Civil, Engenheiro Civil, Psicólogo, Pedagogo, Fiscal Ambiental, Engenheiro-agrônomo, Tecnólogo de Alimentos, Auditor Fiscal de Tributos, Assessor Jurídico e Bibliotecária.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas via internet, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até 18 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 25,00 ou R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido. No mesmo site é possível ter acesso ao edital e a outras atualizações do certame.
 
Provas
A prova escrita objetiva será aplicada na data prevista de 20 de julho de 2014, manhã e tarde. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Crateús, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br e no site da Prefeitura no endereço www.crateús.ce.gov.br.
 
Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE 2014

Publicado edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, da Prefeitura de Apuiarés, no Ceará. O concurso tem como objetivo o preenchimento de 129 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar até R$ 5.600,00. A responsabilidade pelo certame é da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.
 
Cargos
Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente de Administração, Agente de Combate às Endemias, Atendente de Farmácia, Fiscal de Tributos, Secretário Escolar, Técnico (Agropecuária, Enfermagem, Higiene Dental e Laboratório), Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista Categoria B/D, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde e Professor de Educação Básica (Artes, Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Física, Educação Inclusiva, Geografia, História, Matemática, Música, Educação Infantil/Series Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 16 de maio de 2014, no site www.consulpam.com.br.Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central do Concurso, situada na Av. Gomes da Silva, no prédio da Prefeitura Municipal, Centro de Apuiarés/CE, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 150,00.

Provas
O concurso será constituído de prova objetiva, prática e de títulos. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados posteriormente. O gabarito das provas será publicado no site www.consulpam.com.br, a partir das 10:00 do dia 03 de julho de 2014.
 
A data, horário e local da prova prática a ser aplicada exclusivamente para os cargos de Motorista e Professor, será publicada por meio de edital de convocação com aviso no site www.consulpam.com.br.
 
Após a divulgação do resultado dos candidatos habilitados nas provas, deverá aguardar a convocação para a entrega dos títulos.
 
O prazo de validade do concurso público é de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Prefeitura de Crisópolis - BA oferece vagas de até R$ 8,3 mil

A Prefeitura de Crisópolis, Estado da Bahia, publicou edital de processo seletivo n°001/2014, destinado ao preenchimento de 91 vagas, sendo 51 imediatas e 40 para cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.300,00. A seleção pública será organizada e executada pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda.
 
As chances são para Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Jardineiro, Motorista classe B e D, Vigilante, Auxiliar de Cozinha, Técnico em Laboratório, Atendente de Classe, Auxiliar de Consultório Dentário, Tradutor e Intérprete de Libras, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Orientador Social, Oficineiro - CAPS, Educador Social, Instrutor de Libras, Assistente Social, Psicólogo, Médico Clínico, Médico Plantonista, Pediatra, Urologista, Psiquiatra, Ortopedista, Ultra-sonografista, Ginecologista e Psicopedagogo.

As inscrições estarão abertas no período de 12 a 26 de maio de 2014, via internet, no site www.libri.com.br, sendo que o boleto poderá ser pago até o dia 27 de maio de 2014.

As inscrições poderão ser realizadas também na Prefeitura Municipal de Crisópolis, localizada na Rua Doze de Março, nº 84 - Centro - Crisópolis - BA. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o emprego escolhido.

A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e no site www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.
 
O gabarito será publicado em prazo inferior a 5 dias. O certame terá validade,  por um período de 02 anos, se necessário prorrogável na forma da Legislação vigente.

Concurso Polícia Civil - BA: novo edital para Perito 2014

A Polícia Civil do Estado da Bahia abriu novo concurso público, regido pelo edital SAEB/01/2014, com oferta de 130 vagas nos cargos de Perito Criminalístico (40), Perito Médico-legal (60), Perito Odonto-legal (10) e Perito Técnico (20), integrantes do quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SAEB). A organização do certame está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a SAEB, tendo o concurso validade de um ano, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições estão abertas no período entre 07 de maio e 05 de junho de 2014, por meio do site www.concursosfcc.com.br. A taxa de participação tem o valor de R$ 120,00 ou R$ 150,00, a depender do cargo pretendido. 
 
Para disputar as vagas Perito Criminalístico e Perito Técnico, é preciso ter nível superior em qualquer área. Candidatos que possuam diploma de Medicina ou Odontologia, por sua vez, podem concorrer aos cargos de Perito Médico-legal ou Perito Odonto-legal. 
 
Os novos profissionais que ocuparem os cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico-legal e Perito Odonto-legal ingressarão no quadro da Polícia Civil em jornada de 30 horas semanais, com direito a remuneração inicial composta pelo vencimento básico (R$ 3.202,47) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 941,84), totalizando R$ 4.144,31. Caso seja alterada a jornada para 40 horas semanais, os servidores terão ter acréscimos na remuneração, e esta poderá atingir o valor de R$ 9.173,31.
 
Já os que assumirem as vagas de Perito Técnico terão remuneração inicial constituída pelo vencimento básico (R$ 845,46) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 837,47), totalizando o mínimo inicial de R$ 1.682,93, valor que poderá aumentar, caso a jornada também se amplie, hipótese em pode atingir o valor de R$ 3.047,14.
 
O Regime Jurídico dos cargos deste concurso é o estatutário, conforme legislação estadual, o que garante estabilidade empregatícia.
 
O concurso terá as etapas de: Provas Objetivas, Prova Discursiva,  Teste de Aptidão Física, Exame Biomédico, Exame Psicotécnico, Prova de Títulos e Investigação Social.  A aplicação das Provas Objetivas e da Prova Discursiva, para todos os cargos, está prevista para o dia 20 de julho de 2014, nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista.
 
Edital completo e outras atualizações: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba213/index.html

UFAM abre inscrições com salários de até R$ 8.344,64

A Fundação Universidade do Amazonas abriu edital n° 026/2014 de concurso público, visando preencher 53 cargos na carreira de magistério superior. As oportunidades foram disponibilizadas para o campus da capital e interior. Em Manaus, as vagas são para a Faculdade de Estudos Sociais, Faculdade de Medicina, Faculdade de Tecnologia, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Instituto de Ciências Exatas e para o interior, para os campi de Benjamin Constant (INC), Parintins (ICSEZ), Itacoatiata (Icet) e Humaitá (IEAA).

A remuneração vai de R$ 1.966,67 para professor auxiliar sem titulações e carga horária de trabalho de 20 horas a R$ 8.344.64 para professor adjunto A, em regime de dedicação exclusiva e titulação de doutor.

As remunerações serão acrescidas de auxílio-alimentação no valor de R$ 373,00 para o regime de trabalho em Dedicação Exclusiva; auxílio-alimentação no valor de R$ 186,50 para o regime de trabalho de 20 horas semanais; auxílio transporte; auxílio-creche no valor de R$ 66,00 por cada dependente menor de seis anos de idade, desde que solicitado por formulário próprio junto ao Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas.
 
As inscrições vão até o dia 23 de maio de 2014, das 9h às 11h e das 14h às 16h e deverão ser realizadas diretamente na Unidade Acadêmica/Departamento correspondente à área de conhecimento para a qual o candidato pretende concorrer. Serão aceitas inscrições via SEDEX para todas as áreas, desde que o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem tenham sido comprovadamente efetuados até o dia 23 de maio de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição varia segundo a classe/padrão e regime de trabalho correspondente à área de conhecimento.

Para professor Auxiliar, com graduação em regime de 20h: R$ 40,00; para professor Auxiliar, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 76,00; Professor Auxiliar, com especialização, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 88,25; professor Assistente A, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 114,00; professor Adjunto A, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 166,00.

A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na data provável de 02 de junho de 2014. O calendário definitivo das provas, contendo a hora e os locais de sua realização, será informado aos candidatos com pedido de inscrição deferidos através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição e divulgado no endereço eletrônico www.procomun.ufam.edu.br/concursos/concursos-prof-de-carreira.

O concurso terá validade de 1 ano, contado a partir da homologação e publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Borba - AM 2014

A Prefeitura de Borba, Estado do Amazonas, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de vagas imediatas e cadastro de reserva do quadro de pessoal efetivo de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e nível fundamental incompleto, por salários que podem chegar até R$ 10.000,00.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Jardinagem; Auxiliar de Serviços Gerais; Copeiro; Costureiro; Cozinheiro; Gari; Lavador de Roupas Hospitalar; Merendeiro; Motorista; Servente de Obras; Agente de Vigilância Patrimonial; Agente de Zoonoses; Artífice; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Mecânico; Auxiliar de Protocolo; Borracheiro; Carpinteiro; Comandante Embarcação Fluvial; Encanador; Guarda Municipal; Lubrificador de Veículos Automotores; Maqueiro Hospitalar; Marceneiro; Marinheiro de Convés; Marinheiro de Máquina; Mecânico de Veículos Leves; Mensageiro; Operador de Bomba; Operador de Gerador; Operador de Máquinas Pesadas; Operador de Roçadeira; Pedreiro; Pintor; Rebobinador; Recepcionista; Soldador; Agente de Vigilância Sanitária; Assistente Administrativo; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Patologia Clínica; Digitador; Eletricista; Fiscal de Obras; Fiscal de Posturas; Fiscal de Terras; Jardineiro; Protocolista; Técnico de Controle Interno; Agente de Saúde Bucal; Técnico Agrícola; Técnico em Contabilidade; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Hematologia; Técnico em Higiene Dental; Técnico em Informática; Técnico em Mamógrafo; Técnico em Patologia Clínica; Técnico em Radiologia; Técnico em Recursos Pesqueiros; Analista de Controle Interno; Assistente Social; Biomédico; Bioquímico; Educador Físico; Enfermeiro; Engenheiro de Pesca; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médicos Anestesista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra; Médico Veterinário; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; Professor I; Professor II; Professor de Informática e Pedagogo.
 
Será admitida somente a inscrição online (via internet) no endereço eletrônico www.iaspec.com.br, até 26 de maio de 2014.

O valor da taxa de inscrição é:
R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental incompleto;
R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo; 
R$ 60,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
R$ 70,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.

As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 13 de julho de 2014, no turno da manhã, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível fundamental completo e nível superior, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30 (horário local), para os cargos de nível médio e nível fundamental incompleto.

O resultado final do concurso público será homologado pelo Prefeito Municipal de Borba e publicado aviso no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, bem como publicado no endereço eletrônico www.iaspec.com.br, que permanecerá durante todo o prazo de validade do concurso.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Ibiam – SC abre seletivo

Através do edital nº 003/2014 de processo seletivo, a Prefeitura de Ibiam, em Santa Catarina, pretende preencher vaga disponível para o cargo de Técnico em Enfermagem. O salário do contratado será de R$ 1.901,20 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até 06 de junho de 2014, gratuitamente, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ibiam, que fica na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, nº 20, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
 
Os inscritos serão selecionados por uma Prova Escrita, a ser aplicada na data provável de 12 de junho de 2014, pela manhã, no Centro Educacional Municipal – Eliziane Titon. O resultado final será publicado em 18 de junho de 2014.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da homologação da classificação final.

Prefeitura de Lambari D'Oeste - MT promove concurso público

A Prefeitura de Lambari D'Oeste, cidade localizada a 339 km de Cuiabá, no Mato Grosso, divulgou o edital nº 001/2014 com o propósito de abrir concurso público de provas e títulos para diversos cargos. Os salários variam entre R$ 795,59 e R$ 6.231,02.
 
Cargos
Médico Clínico Gera, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Contador, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Farmacêutico/Bioquímico, Administrador Escolar, Professor (várias áreas/níveis), Agente Administrativo, Monitor Educação Infantil, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Alimentador Sistema APLIC, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas e Artífice em Copa/Cozinha.
 
Inscrições e provas
A responsabilidade pelo concurso é da organizadora ACPI e os interessados devem se inscrever de 13 de maio e 03 de junho de 2014, somente pela internet, no endereço http://www.acpi.
 
com.br. As taxas são de R$ 80,00 (nível superior), R$ 50,00 (médio) e R$30,00 (fundamental incompleto).
 
A prova objetiva será realizada no dia 29 de junho de 2014 às 08h00, em local a ser indicado em  edital complementar, no tempo oportuno. Também haverá prova prática, que será realizada em data e local a serem definidos e os cargos para os quais se admitirá prova de títulos são os de nível superior.
O edital completo e suas atualizações estão no site de inscrição.

Prefeitura de Três Fronteiras - SP abre concurso

A Prefeitura paulista de Três Fronteiras publicou edital de concurso público nº 01/2014 para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. Sob a responsabilidade da ConRio Concursos Públicos e Assessoria, o certame oferece 44 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, por salários que oscilam entre R$ 724,00 e R$ R$ 1.703,09.
 
Os cargos disponíveis são: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Ajudante Geral, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Encanador, Escriturário, Fiscal Notificante, Fisioterapeuta, Gari, Inspetor de Aluno, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Pedreiro, Procurador  Jurídico, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Tratorista, Vigia e Vistador Sanitário.

Inscrições
Para formalizar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário, disponível no site www.conrio.com.br, das 9 horas do dia 12 de maio até 26 de maio de 2014. A taxa poderá ser de R$ 25 ou R$ 50, dependendo do cargo pretendido.

Provas
O Concurso Público será composto de Prova Objetiva para os candidatos a todos os cargos e Prova Prática para os candidatos aos cargos de Ajudante Geral, Merendeira, Encanador, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro e Tratorista.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 08 de junho de 2014.
 
Validade
A validade do certame será 01 ano, contado da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 1 ano, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Três Fronteiras.
 
O Edital na íntegra está publicado no site da Conrio (www.conrio.com.br), junto a outros anexos e atualizações.

Prefeitura de Mairiporã - SP abre edital de concurso

Por meio da organizadora Ômega Consultoria e Planejamento, a Prefeitura de Mairiporã, no estado de São Paulo, está promovendo o concurso público regido pelo edital 01/2014. A finalidade é o preenchimento de 62 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, tendo o concurso validade de dois anos.
 
Os cargos com oferta de vagas são: Borracheiro, Encanador, Operador de Máquina, Pedreiro, Ajudante Geral, Agente de Campo, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Guarda Civil Municipal, Topógrafo, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Médico Veterinário, Procurador do Município, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. Os salários oscilam entre R$ 747,81 e R$ 1.375,89.
 
As inscrições estarão abertas no período de 12 a 30 de maio de 2014 no site www.omegaitu.com.br. Os candidatos que não tem acesso a internet poderão fazer sua inscrição por meio de serviços públicos, tais como o Programa ACESSA SÃO PAULO, na Avenida Vitor Odorico Bueno, n° 385 – Distrito de Terra Preta – Mairiporã e avenida Tabelião Passarella, nº 348 – Centro – Mairiporã.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 15 a R$ 50, dependendo do cargo pretendido.
 
As provas serão realizadas em Mairiporã, em data, horários e locais a serem ainda informados.

Concurso Prefeitura de Tanhaçu - BA

A Prefeitura de Tanhaçu, no estado da Bahia, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 214 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.200,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Arquiteto, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Professor, Agente Administrativo, Ajudante de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Fiscal Municipal Sanitário, Fiscal Municipal Tributário, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Agente de Tributos, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Eletricista, Cozinheiro, Jardineiro, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Semi-Pesadas.

As inscrições serão realizadas no período de 14 a 21 de maio de 2014, via internet e presencialmente no Prédio da Secretaria Municipal de Administração, situado na Praça Dep. Luis Eduardo Magalhães, s/nº, centro, Tanhaçu - Ba de 2ª a 6ª feira, no horário das 8h às 12 das 14h às 17horas. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site www.concepcaoconursos.com.br durante o período de 00h00min do dia 14 de maio às 23h59min do dia 21 de maio de 2014.

A aplicação das provas objetivas será no município de Tanhaçu/BA. As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização do exame de habilidades e conhecimentos (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, função, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 18 de junho de 2014, no site da Concepção www.concepcaoconursos.com.br devendo o candidato efetuar a impressão desta Confirmação de Inscrição.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Tanhaçu/BA.

Prefeitura de Brejo do Piauí abre concurso com vagas de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Brejo do Piauí, Estado do Piauí, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 27 vagas de trabalho, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares. Os vencimentos podem chegar a R$ 4.000,00, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista Cat “AB”, Motorista Cat D, Vigia, Auxiliar Administrativo, Digitador, Operador do Cadastro Único, Técnico de Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Dentista PSB, Enfermeiro (PSF), Fisioterapeuta, Médico PSF, Nutricionista e Psicólogo.

O concurso público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.consep-pi.com.br, até 23 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, a partir das 9h (horário local) com três horas de duração, sendo este horário 9h o limite para ingressar no local de aplicação das provas. Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até dia 23 de junho de 2014, na sede da Prefeitura de Brejo do Piauí e no site www.consep-pi.com.br.

O gabarito será divulgado na data prevista de 1º de julho de 2014. O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital nº. 01/2014 de processo seletivo voltado para o  cadastramento de currículos profissionais de níveis médio/técnico e superior, que possam preencher 1834 vagas, além de formar quadro de reserva para futuras contratações. As inscrições podem ser feitas de 12 a 18 de maio de 2014.
 
Cargos
Analista de Gestão e Assistência à Saúde (Gestor em Hotelaria Hospitalar, Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Terapeuta Ocupacional – Reabilitação Física), Profissional de Enfermagem (Enfermeiro Cancerologista, Enfermeiro Intensivista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem), Técnico Operacional de Saúde (Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Patologia Clínica). A remuneração poderá ir de R$ 1.510,03 a R$ 4.873,65, mas outros valores poderão ser somados, conforme o cargo.
 
Como participar
A inscrição do candidato será efetuada por meio do preenchimento de ficha cadastral e CURRÍCULO no sitio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br (clicar no link “processo seletivo FHEMIG - Regulamento nº 01/2014, em “Quero me Cadastrar” caso o candidato não tenha cadastro anterior na página, ou clicar em “Já Sou Cadastrado”). 
 
Findo o prazo de cadastramento dos currículos, a listagem dos selecionados para a entrega dos documentos que comprovem as informações curriculares, será disponibilizada no mesmo endereço eletrônico no dia 19 de maio de 2014, a partir das 17h de acordo com o horário oficial de Brasília.
 
Seleção
O processo seletivo simplificado será composto de duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório: Análise Curricular e Entrevistas.
 
Veja o edital completo no site da FHEMIG.

Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG abre concurso com 656 vagas

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, no estado de Minas Gerais, através da empresa Gestão de Concursos, publicou editais n° 01 e 02/2014 de concurso público, destinados ao  preenchimento de 656 vagas de trabalho para contratações imediatas e formação de cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de formação.
 
Do total de vagas, 479 são para o edital n° 02/2014 e 177 para o edital n° 01/2014. As remunerações oferecidas vão até R$ 4.557,39 e 5% das vagas serão para pessoas com deficiência.

As vagas são para as funções de Motorista de veículo pesado, Agente de Defesa Civil, Agente de Trânsito, Assistente Administrativo, Cuidador de Crianças e Adolescentes, Cuidador de Idosos, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Transporte, Orientador Socioeducativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transporte e Trânsito, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Médico em diversas especialidades,Topógrafo, Administrador, Analista Fiscal, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Trânsito, Geógrafo, Jornalista, Orientador Ambiental, Orientador de Atividades Físicas, Procurador e demais funções.

As inscrições deverão ser efetuadas via internet, das 09 horas de 10 de julho até às 20 horas de 11 de agosto de 2014, no site www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e técnico e R$ 70,00 para nível superior.

O concurso público será composto de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos, mais prova de títulos de formação acadêmica e experiência profissional, de caráter classificatório, somente para os candidatos aos cargos de nível superior.

A aplicação da prova objetiva ocorrerá na data provável de 14 de setembro de 2014, com duração total de 4 horas e será realizada em Ribeirão das Neves e em Belo Horizonte.

A confirmação da data de realização da prova será publicada em aviso no Órgão Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais, com antecedência mínima de 15 dias. O caderno de questões e os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 16 de setembro.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Padre Carvalho – MG abre seleções

A Prefeitura de Padre Carvalho, no estado de Minas Gerais, comunicou por meio da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, edição de 09 de maio de 2014, que vai abrir concurso público e processo seletivo regidos pelo edital nº 001/2014. Os certames objetivam a realização de contratações para a Administração Pública Municipal.
 
Os extratos de editais ainda não informam sobre os cargos a serem oferecidos, nem salários, jornadas de trabalho e escolaridade que os candidatos devem ter, mas adianta que as inscrições estarão abertas de 08 de julho até 08 de agosto de 2014 para o concurso e de 02 a 13 de junho de 2014 para o processo seletivo.
 
Ambos os certames serão desenvolvidos pela Publica Consultores e Auditores - www.publicaconsultores.com.br

Concurso Prefeitura de Tietê – SP

Com edital de concurso público nº 001/2014 já disponibilizado, a Prefeitura de Tietê, estado de São Paulo, informa aos interessados que está com 103 vagas abertas para cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.036,25 a R$ 2.735, 73 em jornada de trabalho entre 18 e 40 horas semanais.
 
As vagas oferecidas são para os cargos de  Agente de Orientação Disciplinar Escolar, Agente de Organização Escolar,Técnico de Educação Infantil, Diretor de Escola de Educação Básica, Secretário Administrativo de Escola, Professor de Educação Básica I - PEB I, Professor de Educação Básica II - PEB II nas disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas, Arte, Educação Especial Visual, Auditiva, Mental e Física, Educação Física, Geografia, Inglês, Matemática, Português e História.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.rboconcursos.com.br, pertencente à organizadora do concurso, pelo período de 12 a 23 de maio de 2014. A taxa de participação varia de R$ 25 ou R$ 30, a depender do cargo.
 
Todos os inscritos serão submetidos a Prova Objetiva, a qual será aplicada provavelmente em 08 de junho de 2014. Local e horário da avaliação serão informados nos sites www.tiete.sp.gov.br,/www.educacao.tiete.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br.
 
Candidatos a alguns cargos também passarão por Prova de Títulos.
 
O prazo de validade do Concurso será de dois anos.

Prefeitura de Colíder – MT abre vagas por salário de R$ 12,2 mil

A Prefeitura de Colider, no estado do Mato Grosso, contratará seis Médicos para prestarem serviço na rede pública de saúde do município. O aviso foi dado pelo edital nº 01/2014 de Processo Seletivo, que também informa remuneração de R$ 12.254,62 para os futuros contratados, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As vagas são para Médicos com especialidade em Clínica Geral.
 
As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no período de 23 a 29 de maio de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico, localizada na Avenida. Dauri Riva, nº 211 – Setor Norte, centro, cidade de Colíder, MT, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.
 
A seleção será feita por Prova Objetiva, agendada para a provável data de 08 de junho de 2014, pela manhã, nas dependências da Universidade de Mato Grosso - UNEMAT, Avenida Ivo Carnelos nº. 393 – Setor Leste na cidade de Colíder-MT.
 
O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será homologado no dia 18 de junho de 2014.
A validade do certame é de 180 dias.

CETAM abre concurso público com 125 vagas

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) lançou o edital nº 001/2014 que rege as condições de realização de concurso público para preenchimento de 125 cargos. O certame, que será executado pela Fundação Carlos Chagas - FCC, abre oportunidades para candidatos dos níveis Médio, Técnico e Superior, para lotação em Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. Os rendimentos dos contratados poderá chegar a até R$ 3.730,60.
 
Cargos
Analista Técnico Educação, com formação em áreas como Administração, Biblioteconomia, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Estatística, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia da Informação e Turismo; Assistente Técnico Educacional (áreas de Administração, Ciências Contábeis) e Técnico de Tecnologia da informação.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas de 19 de maio a 13 de junho de 2014 exclusivamente pela internet (www.concursosfcc.com.br), mediante o pagamento de taxa que pode custar de R$ 40 a R$ 80, dependendo do cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas nos municípios de Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé, provavelmente no dia 03 de agosto de 2014. Também haverá prova de títulos para todas as especialidades do cargo de Analista Técnico Educacional, conforme os critérios expostos no edital.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
O edital completo e demais atualizações estarão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas.

Concurso Prefeitura de Doutor Maurício Cardoso - RS

Através do edital de Concurso Público nº 001/2014 da Prefeitura de Maurício Carvalho, no estado do Rio Grande do sul, estão abertas as inscrições para o preenchimento de 05 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 7.693,06, por jornadas de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
Os cargos disponíveis no certame são: Agente Administrativo Auxiliar, Eletricista, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Agente Administrativo, Monitor de Programas Sociais, Cirurgião-dentista, Farmacêutico, Médico e Professor de História.
 
No período de 12 de maio até 02 de junho de 2014, pelo site www.alternativeconcursos.com.br, os interessados poderão fazer a sua inscrição. O valor da taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 90.
 
Os inscritos serão submetidos a Prova Objetiva, que será aplicada na data provável de 15 de junho de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalisio Hartemink, situada à Rua 15 de Novembro, n°730, Centro, no Município de Doutor Maurício Cardoso (RS).
 
Os candidatos à vaga de Professor de História também serão avaliados pelos Títulos e será aplicada Prova Prática para o cargo de Operário Especializado, que será aplicada provavelmente em 15 de junho de 2014, no Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal, na Rua Borges de Medeiros, n.º 1327 - Centro, Doutor Maurício Cardoso (RS).
 
O Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Aberto Concurso da Prefeitura de Monte Aprazível – SP

A Prefeitura de Monte Aprazível, no estado de São Paulo, fará novas contratações para a Administração, por meio do edital nº 001/2014 de Concurso Público, que informa a disponibilidade de 18 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior.
 
Os salários variam de R$ 1.063,33 a R$ 2.125,62 por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Tratorista, Soldador, Técnico em Edificações, Advogado, Arquivista, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Nutricionista e Psicólogo.
 
Interessados já podem fazer a inscrição por meio do site  www.consesp.com.br, até 25 de maio de 2014, com taxa de inscrição de R$ 40 ou R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.
 
Todos os inscritos passarão por uma Prova Objetiva, que terá duração de 3h e será aplicada provavelmente em 22 de junho de 2014, em horário e local a serem comunicados no www.consesp.com.br. Alguns cargos também serão avaliados através de Prova Prática.
 
A validade do certame é de dois anos, com chances de prorrogação.

Cobranças das mulheres podem mais que dobrar risco de morte

Getty Images
Discussões frequentes geram estresse e podem levar a problemas
 cardíacos
Estudo concluiu que discussões frequentes geram estresse e podem levar a problemas cardíacos
 
Um estudo descobriu que exigências excessivas e constantes de parceiros e familiares ou pessoas próximas pode mais do que dobrar o risco de morte, de acordo com estudo desenvolvido pela Universidade de Copenhague. A pesquisa descobriu que o estresse causado por preocupações em geral pode levar a doenças cardíacas e enfraquecer o sistema imunológico. As informações são do Daily Mail.
 
Os efeitos parecem ser piores nos homens, porque ao contrário das mulheres, eles não compartilham os problemas com amigos, segundo pesquisadores, só confiam na esposa ou namorada. O estudo avaliou 9.875 homens e mulheres com idades entre 36 e 52 anos, ao longo de 11 anos.
 
Os participantes preencheram questionários detalhados para que a frequência de cobranças fosse estabelecida, assim como conflitos. Em 11 anos, 196 dos voluntários morreram e as causas variaram entre doenças cardíacas, câncer, doenças do fígado por conta de consumo de álcool e suicídio.
 
Os pesquisadores usaram uma fórmula matemática para calcular como homens e mulheres morreriam com base no número de conflitos relatados. Os homens que enfrentaram “muitas” cobranças mostraram duas vezes mais probabilidade de morte do que as mulheres na mesma categoria, que apresentaram 34% mais chances de óbito. 
 
Terra

Dente do siso deve ser retirado antes de ele nascer; entenda

Reprodução
Dente do siso: inclusão angular
Uma vantagem da intervenção precoce é o prazo de recuperação dos adolescentes, que costuma ser mais rápido do que o de uma pessoa mais velha

Recentemente, Adriane Galisteu e Lady Gaga tiraram os dentes do siso e postaram sua recuperação nas redes sociais. Mais conhecido como terceiro molar ou dente do juízo, o siso, na maioria das vezes, só é lembrado quando apresenta algum problema. Ocorre que todo esse sofrimento pode e deve ser evitado, pois o ideal é extraí-lo antes que comece a despontar. 
 
“O período mais favorável para a remoção dos terceiros molares é na fase que eles ainda não nasceram, entre 15 e 18 anos. Nessa fase, as raízes não estão totalmente formadas e a fixação desses dentes na estrutura óssea ainda não está completa”, explica Hugo Roberto Lewgoy, cirurgião-dentista e professor da Uniban. 
 
Outra vantagem da intervenção precoce é o prazo de recuperação dos adolescentes, que costuma ser mais rápido do que o de uma pessoa mais velha. “Porém, apenas um cirurgião-dentista pode avaliar com exatidão qual o momento mais adequado para a remoção, sempre apoiado em um exame clínico criterioso e exames radiográficos auxiliares”, alerta Hugo. 
 
Esses exames são fundamentais, pois podem prever problemas futuros, como a falta de espaço e, em alguns casos, podem mostrar a possibilidade de não ter que extraí-los.  “Muitos estudos mostram um grande percentual de processos infecciosos associados a estes dentes mesmo quando aparentemente estão sadios. Isso pode comprometer a saúde do próprio dente, dos dentes adjacentes, gengivas, estruturas ósseas e até mesmo afetar a saúde geral dos pacientes”, diz o especialista que reforça que nesses casos as visitas ao dentista com tomadas radiológicas devem ser ainda mais frequentes.
 
Reprodução
Remoção precoce
Ao optar pela não remoção do dente do siso na adolescência, deve-se ter a consciência de que, com o passar do tempo, a formação das raízes e a fixação dos dentes na estrutura óssea tornam a remoção mais complexa e trabalhosa. 
 
Outro ponto é que, se problemas como cáries e inflamações gengivais se instalarem nesses dentes, haverá um aumento da chamada proteína C-reativa que está relacionada com problemas cardiovasculares e com acidentes vasculares cerebrais (AVC). “Em um pequeno número de casos existe também a possibilidade dos dentes do siso provocarem a formação de cistos e até tumores orais”, alerta Hugo. 
 
Portanto, enquanto a extração não é feita uma dica importante é a realização de uma higiene oral meticulosa da região dos dentes do siso. Deve-se utilizar escovas com cerdas ultra macias, escovas interdentais e fio dental.
 
Terra

Aplicativos: Minha Saúde

2 de 8Este App. foi desenvolvido para ajudar as pessoas que apresentam alguns distúrbios em sua saúde e desejam relacionar com as atividades do seu dia-dia, tentando encontrar junto com o seu médico, as causas destes males, criando históricos dos distúrbios, da rotina e dos sintomas
 
Gratuito            
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 

instalar                
 
Distribuidor
Brekele
 
Tamanho do download
< 1 MB            
 
Última atualização
30/12/2013            
 
Versão
1.0.0.0
 
Funciona com
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8

Aplicativos necessários

  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)

 
Faça o download e instale manualmente                    

Fumar maconha pode causar danos letais ao coração de adultos

Getty Images
A maioria dos problemas cardiovasculares
ocorreu com pessoas do sexo masculino e com
 idade média de 34,3 anos
Pesquisa realizada com 2 mil pacientes mostra maior incidência de problemas cardiovasculares relacionados ao uso de cannabis em pessoas de cerca de 34 anos, do sexo masculino
 
Fumar maconha pode causar danos letais ao coração e artérias de adultos de meia idade, segundo estudo realizado na França. Foram avaliados quase 2 mil pacientes com problemas de saúde relacionados ao uso de cannabis e os pesquisadores identificaram 35 casos graves de complicações cardiovasculares. As informações são do Daily Mail.
 
Vinte ataques cardíacos foram registrados, assim como 10 casos envolvendo problemas com as artérias, sendo três com efeitos nos vasos sanguíneos do cérebro. Um quarto dos pacientes com problemas cardiovasculares morreu. A maioria era do sexo masculino e tinha idade média de 34,3 anos.
 
A cientista-chefe da Universidade de Toulouse, Emilie Jouanjus, disse que "o público em geral pensa que a maconha é inofensiva, mas o estudo mostrou riscos potenciais à saúde”. Ela alertou ainda para os cuidados com o uso medicinal da maconha.
 
Os pesquisadores analisaram os casos de problemas de saúde graves que envolviam cannabis entre 2006 e 2010, reunidos por uma rede francesa que monitora o uso de drogas. Pessoas com deficiências cardiovasculares pré-existentes se mostraram mais propensas aos efeitos nocivos da droga.
 
Terra