Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estresse: problemas apos o nascimento pode aumentar consumo de doces

estresse-apos-nascimento-aumento-consumo-de-docesA vida é, de fato, um mistério, e por isso mesmo, constantemente os cientistas se empenham na busca por respostas em relação às suas mais diversas vertentes, e uma das mais recentes descobertas, de acordo com estudos feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é a de que, pessoas que passaram por estresse após o nascimento possuem tendência a maior em consumir alimentos com gordura e açúcar.
 
Na sequência abordaremos de maneira mais abrangente sobre essa nova descoberta e porque os problemas após o nascimento podem aumentar o consumo de doces.
 
Veja as descobertas acerca de quem teve problemas após o nascimento
Os resultados da nova pesquisa foram apresentados nessa terça-feira na reunião anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo, em Nova Orleans EUA.
 
A pesquisa revela que pessoas que passaram por ambientes estressantes como uma UTI logo após o nascimento, tendem a desenvolver uma maior ansiedade quando na fase adulta, o que culmina na ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar.
 
Seguindo a ordem natural da ação e reação, ao ingerir alimentos ricos em calorias para de aliviar o estresse, as pessoas acabam tornando-se obesas, algo que tende a acontecer em maiores proporções a mulheres, pois o problema se soma aos distúrbios hormonais a elas inerentes.
 
Como se deu a pesquisa?
Para os pesquisadores obterem os resultados do estudo, foi utilizada uma ninhada de ratos de laboratório, que por sua vez, foi divida em dois grupos, sendo um deles submetido a estresse após o nascimento e outro simplesmente em uma parte reservada tranquila.
 
O objetivo da pesquisa foi descobrir se realmente o estresse após o nascimento pode desencadear ansiedade e tendência a consumir alimentos ricos em gorduras e açúcar na vida adulta, e a comprovação não tardou, o teste mostrou que com os ratos submetidos ao estresse após o nascimento os níveis de ansiedade foram superiores aos daqueles que ficaram em lugares tranquilos após o nascimento.
 
Esse foi apenas o primeiro estudo apresentado sobre a ansiedade e tendência a alimentos calóricos por causa da exposição precoce ao estresse, a tendência é que ao aperfeiçoar o estudo e chegar a novos dados, seja possível evitar a obesidade através do combate da ansiedade em pessoas vulneráveis, como recém-nascidos que precisam passar pela UTI neonatal.

Clickgratis

Rinite Alérgica: Veja dicas de como evitar os sintomas dentro de casa

rinite-alergicaUm dos problemas de saúde mais recorrentes, principalmente àquelas que ficam constantemente expostas ao pó ou mesmo a ambientes com ácaros, são as alergias, o que pode acabar culminando em uma rinite alérgica.
 
Antes de qualquer outra coisa é importante ressaltar que a maioria das pessoas que afirmam ter rinite alérgica nunca se consultou com um médico especialista para que de fato pudesse receber tal diagnostico, pelo que, tiram suas conclusões baseando-se unicamente nos sintomas apresentados, algo que nem de longe é o ideal, sendo em todo caso recomendável uma consulta médica.
 
Sobre a rinite alérgica
A título de informação, vale ressaltar que os principais sintomas da rinite são irritação na garganta e coceira no nariz, pelo que, somente um diagnóstico mais detalhado será capaz de determinar o grau e surgimento da doença.
 
O tratamento para rinite é feita à base de medicamentos, imunoterapia e higienização do ambiente, sendo ainda necessário em alguns casos a realização de uma higienização nasal com solução salina.
 
Embora exista a recomendação expressa de consulta médica para eliminar os males decorrentes da rinite alérgica, alguns outros cuidados também podem ser recomendados para evitar os sintomas dentro de casa, na sequência listamos os principais deles.
 
Veja dicas de como evitar os sintomas dentro de casa
Em uma primeira instância vale salientar que os cuidados dentro de casa devem ser frequentes e cautelosos, iniciando-se por manter livre de poeira todos os objetos com os quais se tem contato diário.
 
Confira todas as recomendações:
 
1 – Quem tem rinite alérgica não deve usar travesseiros nem colchões de pluma e pena pois, esses são os mais susceptíveis ao acúmulo de ácaros e bactérias, pelo que é preferível usar os de fibra, espuma ou látex. Uma outra dica é usar capas impermeáveis para travesseiros e colchões, visto que esse tipo de capa ajuda a reduzir a retenção dos ácaros.
 
2 – No quarto devem ser mantidos apenas móveis e objetos que sejam usados com frequências, bichos de pelúcia, livros e revistas devem ficar guardados à parte, preferencialmente longe do ambiente comum a quem possui rinite.
 
Se possível não usar cortinas no quarto, caso não seja possível use cortinas de material que possa ser limpos com pano úmido diariamente, como as persianas por exemplo.
 
3 – O quarto deve ser totalmente livre de umidade, pois, um quarto úmido é bastante propicio a mofo, que por sua vez é ideal à proliferação de bactérias e ácaros. Para evitar a umidade o ideal é usar tinta anti-mofo nas paredes.
 
4 – Ao limpar o quarto evite passar vassoura, espanadores ou aspiradores de pó comum para não espalhar a poeira, use aspirador de pó com filtro especial ou limpe o chão e móveis com pano unido, para evitar essa situação.
 
5 – Como a rinite alérgica deixa o olfato muito sensível é bom evitar o uso de talco, além de desodorantes e perfumes de spray. Devem ser evitados também produtos de limpeza e inseticidas com cheiro muito forte.
 
6 – Evitar ficar perto de pessoas fumantes para não inalar a fumaça.
 
7 – No inverno que é quando as crises são mais frequentes é aconselhável que os agasalhos sejam lavados antes mesmo de utilizá-los, pois, podem possuir ácaros e bactérias dado o tempo que ficaram guardados.
 
Clickgratis

Atenção: falta de higiene bucal pode piorar o diabetes

Sem os cuidados adequados, o paciente poderá prejudicar
ainda mais o corpo
Especialistas explicam que tratamento de portador da doença também "é mais lento"
 
Cuidar bem da higiene bucal é básico para evitar doenças não só da boca, mas também do corpo. Quando se fala em portadores de diabetes então, essa atenção deve ser redobrada, segundo alertam os especialistas ouvidos pela reportagem do R7 para a série especial sobre a doença.
 
Sem os cuidados adequados, o paciente pode prejudicar o tratamento do diabetes, já que “qualquer infecção no organismo altera a glicemia”, de acordo com o dentista da ADJ Diabetes Brasil, Gilberto Casanova.
 
— Quem tem uma boa saúde bucal não vai ter infecção e nem vai correr este risco. Uma dieta balanceada com frutas e legumes, ao mesmo tempo que ajuda a controlar a glicemia, preserva a pessoa de problemas odontológicos. Se a pessoa tiver algum tipo de problema odontológico sério, pode perder, por exemplo, os dentes e não vai mais conseguir mastigar esses alimentos saudáveis. Com isso, terá que comer alimentos como pão, que prejudica a dieta e poderá subir a glicemia. É um ciclo.
 
O controle da glicemia é essencial não só para a saúde do corpo de quem tem diabetes, como também bucal,  conforme diz o diretor da Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), Alexandre Fraige. Pesquisa recente do jornal médico dos Estados Unidos The Journal American Dental Association mostra que um em cada cinco casos de perda de dentes no País está relacionado ao diabetes.
 
— Índice de doença bucal entre os diabéticos e não diabéticos é igual. Mas em quem tem diabetes, a gravidade é maior, as doenças tornam-se mais graves do que aqueles que não têm.
 
De acordo com Casanova, quem tem glicemia descompensada, apresentará mais “dificuldade de cicatrização”.
 
— O sistema imunológico funciona mais lentamente nestes pacientes. Por isso, a higiene é essencial para prevenir doenças bucais. O que causa problema na nossa boca é resto de alimento. Daí a importância da escovação e higienização. A partir do momento que está instalado o problema, quem tiver glicemia descompensada passará a ter mais dificuldade no tratamento.
 
Escolha bem seu dentista
Além da prevenção e controle da glicemia, quem tem diabetes deve tomar cuidado especial na escolha do dentista. De acordo com Fraige, a maior parte dos “tratamentos odontológicos é invasivo” e, por isso, é importante o profissional estar atento à doença e aos detalhes do tratamento.
 
— O paciente precisa avisar os remédios que toma. Com as informações completas, o dentista pode escolher inclusive a melhor anestesia para o caso, por exemplo.
 
Segundo Casanova, o dentista também “faz parte do tratamento”.
 
—Se o paciente é diabético, em vez de dar apenas um ponto, por exemplo, dou mais, assim ajudo o organismo na cicatrização.
 
Principais doenças bucais
 
Gengivite: doença caracterizada por inchaço, vermelhidão e sangramento de gengivas durante a escovação ou uso do fio dental
 
Periodontite: é a progressão da gengivite. Com o tempo a doença destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, atingindo a gengiva e o osso ao redor dos dentes
 
Halitose (mau hálito): o odor bucal pode ser causado por uma higiene inadequada, por gengivite, uso do tabaco ou bebidas alcóolicas
 
Xerostomia: é causada pela alteração na produção de saliva, geralmente associada ao aumento da ingestão de água e do volume de urina, sintomas que podem estar relacionados à descompensação da glicemia
 
R7

Estímulo magnético pode ajudar fumantes a largar vício, sugere estudo

Usar campos magnéticos para alterar a atividade cerebral pode ajudar alguns fumantes a abandonar o hábito, aponta um estudo preliminar recém-divulgado.
 
Os pesquisadores dizem ter usado um estimulação magnética transcraniana (TMS, na sigla em inglês) para 'desfazer' o vício em nicotina do cérebro do paciente.
 
As descobertas preliminares, apresentadas na conferência Neuroscience 2013, nos EUA, sugerem que a técnica pode ajudar fumantes a reduzir o consumo de cigarro ou mesmo abandoná-lo.
 
Mas novos testes são necessários antes que a técnica seja indicada para uso clínico.
 
Estímulo
A TMS estimula neurônios a alterar funções cerebrais e já é utilizada no tratamento de alguns pacientes que sofrem de depressão.
 
A equipe da Universidade Ben Gurion, em Israel, usou os campos magnéticos em duas áreas do cérebro associadas ao vício em nicotina: o córtex pré-frontal e a ínsula.
 
Os 115 fumantes que participaram do estudo foram divididos em três grupos - submetidos a TMS de alta frequência, a de baixa frequência ou a nenhum tratamento - durante 13 dias.
 
Após seis meses de estudo, o grupo que teve TMS de alta frequência consumiu menos cigarro e apresentou índices maiores de abandono do fumo.
 
As melhores taxas de sucesso no tratamento ocorreram quando os participantes viram fotos de cigarros acesos durante a terapia magnética. Desses, um terço largou o cigarro após seis meses.
 
Resposta do cérebro
Os pesquisadores argumentam que a terapia pode alterar a resposta natural do cérebro a imagens, sensações e objetos associados ao fumo.
 
'A pesquisa mostra que podemos conseguir desfazer algumas das mudanças que o fumo crônico causa no cérebro', explica Abraham Zangen, da Universidade Ben Gurion.
 
'Sabemos que muitos fumantes querem largar o cigarro ou fumar menos, e a técnica pode ajudar a conter a causa número um de doenças evitáveis.'
 
O médico Chris Chambers, especialista em TMS na Universidade de Cardiff (Grã-Bretanha), acha que o estudo contribui por 'somar-se a crescentes evidências de que o estímulo cerebral, quando aplicado a partes específicas do lóbulo frontal, pode aumentar nossa capacidade de superar vícios'.
 
'(O estudo) é animador e tem uma gama de aplicações na psiquiatria', agrega.
 
No entanto, ele ressalta que a pesquisa ainda não foi revisada por grupos médicos e que ainda é preciso 'desenvolver um entendimento maior sobre o porquê e como esses métodos funcionam'.
 
Um outro estudo, divulgado na mesma conferência, sugere que o estímulo cerebral por meio de eletrodos pode ajudar também no combate ao vício de heroína.
 
O estudo foi feito com camundongos, que ingeriram a droga descontroladamente até se viciarem. Os animais que foram submetidos a estimulação cerebral profunda reduziram o consumo do entorpecente.
 
Barry Everitt, professor da Universidade de Cambridge, disse que os estudos podem trazer benefícios: 'Intervenções sem o uso de medicamentos seriam um grande passo adiante no tratamento antidrogas, que atualmente depende de substituir uma droga pela outra e tem altas taxas de reincidência'.
 
BBC Brasil/R7

Estimulação magnética consegue curar casos de bulimia e anorexia

Mais de 30% do pesquisados tiveram redução de 80% na compulsão alimentar e, em alguns casos, os sintomas desapareceram
 
Pacientes com anorexia ou bulimia que receberam estimulação magnética cerebral não invasiva experimentaram alívio de sua compulsão alimentar e problemas de comportamento.

Os médicos usaram a estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) em 20 pacientes com casos arraigados de anorexia ou bulimia. O tratamento resultou numa melhora substancial dos sintomas em mais da metade do grupo. Conseguimos uma redução de 50% no comportamento compulsivo", disse o autor do estudo, Jonathan Downar, do departamento de psiquiatria da University Health Network, em Toronto (Canada). "Alguns dos pacientes já havia tentado de tudo para controlar seu transtorno alimentar, sem sucesso. Então, o que nós estamos falando é completamente sem precedentes".

A noção de que a estimulação do cérebro poderia funcionar para estes pacientes surgiu quase por acidente, após um tratamento de depressão. Foi um caso em particular, atendido em 2011, que apontou o caminho. Uma paciente com diagnóstico de depressão e bulimia conseguiu superar quase completamente as duas condições, depois de apenas duas semanas de estimulação cerebral.

Neste último estudo, 20 pacientes que sofriam de anorexia ou bulimia receberam sessões de 45 minutos de estimulação do cérebro, por 20 vezes, ao longo de um período de quatro a seis semanas (a um custo de cerca de US $ 6 mil). O estímulo foi direcionado para a região do cérebro considerada crítica na execução do auto-controle com relação a pensamentos, emoções e comportamentos.

O resultado foi uma maior atividade nas regiões-alvo resultando em uma queda de 50% na compulsão alimentar e problemas comportamentais entre quase metade dos pacientes, outro terço do grupo estudado teve uma diminuição de pelo menos 80% destes problemas e, em alguns casos, os comportamentos desapareceram completamente.

As varreduras do cérebro indicaram que os pacientes que responderam ao tratamento podem ter diferentes padrões de atividade cerebral do que aqueles que não o fizeram. "Os integrantes do grupo que responderam bem à estimulação cerebral mostraram uma falta de conexão entre a parte do cérebro responsável por conter os impulsos e desejos e o área de regulação. A estimulação desta área ajudou a refazer estas ligações perdidas", explicou o pesquisador.

"Já os pacientes que não responderam à estimulação pareciam não ter mais conexões com o circuito regulador. Desta forma, a estimulação não surtiu resultados. Acreditamos que se mudarmos o alvo do estímulo para esses pacientes, para inibir em vez de estimular, poderemos, finalmente, ser capazes de ajudar mesmo esta outra parcela do grupo", completou Downar.

O resultado da pesquisa foi apresentado, nesta terça-feira (12), na reunião anual da Society for Neuroscience, em San Diego.

Isaude.net

Concurso Prefeitura de São Caetano do Sul - SP

A Prefeitura de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, publicou edital nº 001/2013 de concurso público, que visa o preenchimento de 4372 vagas, sendo 748 imediatas e 3624 para formação de cadastro reserva. Os cargos oferecidos são para candidatos de todos os níveis de escolaridade, por remuneração de até R$ 4.064,07.
 
As oportunidades são para Professor, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Fiscal Tributário, Procurador Judicial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Primeira Infância, Inspetor de Alunos,Instrutor de Libras, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Lacterista, Merendeira, Porteiro, Servente Provedor e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no site www.caipimes.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via internet, até 17 de novembro de 2013. A taxa de inscrição varia entre R$ 30 e R$ 60, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
De acordo com o edital, as provas serão realizadas na cidade de São Caetano do Sul, na data prevista de 08 de dezembro de 2013. Os gabaritos da prova objetiva serão disponibilizados no dia 11 de dezembro deste ano. 
 
O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Unicentro promove seleção para Professor

A Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, estado do Paraná, lançou edital para realização de teste seletivo com intuito de contratar Professores Colaboradores (nível superior). A seleção da Unicentro visa o preenchimento de 153 vagas de nível superior para os campi Guarapuava e Irati. A remuneração é de até R$ 7.090,41.

As inscrições devem ser feitas até 14 de novembro de 2013, pela internet, no site www.unicentro.br, e mediante a entrega da documentação exigida no edital da abertura do processo seletivo. Os documentos devem ser entregues nos protocolos de um dos campus da Unicentro (Santa Cruz, Cedeteg e Irati) ou por correspondência postada por Sedex. A taxa é de R$ 108.

De acordo com o edital, a avaliação será composta de prova didática e prova de títulos. A prova didática será realizada na data provável de 10 de dezembro de 2013. 
 
O resultado do teste seletivo será publicado pela Diretoria de Concursos, a partir do dia 13 de dezembro de 2013, por meio de  Edital afixado em local próprio, nos campi e no site da Unicentro, concomitantemente com a publicação em Diário Oficial.

Concurso Prefeitura de Senador Canedo - GO

A Prefeitura de Senador Canedo, no estado de Goiás, publicou edital n° 002/2013 de concurso público, para o preenchimento de 1.126 vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 716,27 e R$ 2.232,42, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014, exclusivamente via internet, no sítio www.cs.ufg.br.
 
Cargos e taxas de inscrição
Os valores das taxas de inscrição, conforme o cargo pretendido, são os seguintes:
- Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional, e Auxiliar Operacional: R$ 35,81.
- Assistente de Saúde, Agente Educacional e Telefonista: R$ 38,80.
- Assistente Administrativo e Educador Social: R$ 41,78.
- Assistente Educacional: R$ 50,74.
- Assistente Operacional: R$ 52,50.
- Condutor de Veículos: R$ 53,72.
- Agente de Inspeção Sanitária e Operador de Máquinas: R$ 60,00.
- Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos Municipais: R$ 90,97.
-Analista Jurídico, Analista Educacional, Analista de Saúde, Cirurgião-Dentista, Médico: R$ 111,62.
 
Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2013. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, por meio do site www.cs.ufg.br.
 
De acordo com as informações, haverá prova prática para Assistente Operacional e Operador de Máquinas e prova de capacidade física para Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional e Auxiliar Operacional, possivelmente entre 8 e 19 de março 2014.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do certame (prevista para 30 de abril de 2014), podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Gália - SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Gália está promovendo concurso público pelo edital n° 01/2013 e processo seletivo n° 02/2013, com intuito de preencher 18 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 796,05 a R$ 1.990,88, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de saneamento, auxiliar de limpeza, bibliotecário, instrutor/educador físico e de cursos livres, professor, enfermeiro padrão e nutricionista.
 
Para efetuar a inscrição, é preciso acessar o site da organizadora www.cematconcurso.com.br, até o dia 22 de novembro de 2013. Quem não tem acesso a internet poderá utilizar o ACESSA São Paulo, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, localizado à Rua José Garib, nº 410, ao lado da Biblioteca Municipal, na cidade de Gália-SP. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na cidade de Gália-SP, na data prevista de 1º de dezembro de 2013 (domingo), na E.M.E.F. “Coronel Galdino Ribeiro”, localizada à Rua Dona Ayda Baganha Ferreira, n° 513.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogados por igual período. Já a validade do processo seletivo será de 01 ano.

Prefeitura de Iomerê - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, estado de Santa Catarina, publicou edital nº. 005/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade do certame é a admissão de pessoal em caráter temporário, para o preenchimento de 25 vagas e a formação de cadastro reserva, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários que variam de R$ 678,00 a R$ 2.306,76, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor I e III (fundamental e educação infantil/creche), Professor (educação física, língua portuguesa, matemática, artes, italiano, ciências, história, geografia, segundo professor/auxiliar e inglês), Motorista de Caminhão, Operador de Retroescavadeira, Faxineira, Agente de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Médico Clínico Geral, Merendeira e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas no período de 13 de novembro a 04 de dezembro de 2013, no horário de expediente da Prefeitura de Iomerê, das 08h30min às 11h e das 14h às 16h30min, diretamente no Setor Pessoal, situada na Rua João Rech, nº. 500, mediante o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.
 
O candidato deverá apresentar fotocópia juntamente com os originais dos seguintes documentos, no ato da inscrição:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos com até 16 anos;
  • Para portadores de deficiência física, atestado de capacidade e condições para o exercício da função;
  • Diplomas, Certificados e ou comprovantes de cursos na área para a qual estará procedendo a inscrição, para os cargos em que haverá prova de títulos;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Comprovante de Residência, sendo aceitos comprovantes em nome do interessado e, em sendo comprovante em nome de terceiros, o respectivo contrato de locação, ou declaração de residência emitida pelo titular do documento comprobatório;
O processo seletivo constará de prova objetiva, práticas e de títulos (estes deverão ser entregues no ato da inscrição). A prova objetiva está prevista para 14 de dezembro de 2013, com início às 08h30 e término às 11h (horário de Brasília), nas dependências da Escola de Educação Básica Frei Evaristo.
 
Os candidatos inscritos para os cargos de motorista de caminhão, e operador de retroescavadeira, deverão se submeter a realização de prova pratica, que acontecerá imediatamente após o término da prova objetiva, tendo como local, o pátio de maquinas da Prefeitura Municipal, situada à Rua Joao Rech, n. 500, Iomerê/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado no mural de atos oficiais da Prefeitura de Iomerê e no site institucional (www.iomere.sc.gov.br), na segunda-feira após a realização das provas.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, independentemente de realização de nova prova.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 13 de novembro de 2013, pág. 66 a 74.

Prefeitura de Itá - SC lança edital de processo seletivo

Foram divulgados os editais 009, 010 e 011/2013 para a realização de processo seletivo, na Prefeitura de Itá, Estado de Santa Catarina. São ofertadas 77 vagas para profissionais de médio e superior, por salários de até R$ 2.800,46.
 
Cargos: Professor (67), Estagiário (2) e Zelador (8).
 
Os estudantes que desejam concorrer a vaga de estagiário é obrigatório que estejam cursando Pedagogia.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 22 de novembro de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Escola Municipal de Educação Básica Valentin Bernardi, situada à Rua Salto Santiago n° 396, Vila Gerasul, Itá/SC. Já as inscrições para os estagiários serão realizadas na mesma da descrita anteriormente, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Principal, Lote 10, Quadra 07 n°16, Vila Gerasul, Itá/SC, mediante preenchimento da ficha de inscrição, Curriculum Vitae e argumentação por escrito (Quero ser Estagiário e Escolhi esta Área de Atuação, Por Quê?).
 
Deverão ser apresentadas no ato da inscrição as cópias dos seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • Titulo de Eleitor;
  • Comprovante de Quitação Eleitoral;
  • Cadastro Pessoa Física (CPF);
  • Registro Civil (certidão de nascimento ou casamento);
  • Certificado Militar (para o sexo masculino);
  • Habilitação do cargo;
  • 2 fotos 3x4;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de tempo de serviço na área, como na prestação de serviço de limpeza em residências e empresas, além de outros serviços com as mesmas características, através de anotação junto á Carteira de Trabalho Histórico Escolar do ano letivo de 2012 e/ou o boletim escolar ou comprovante de matricula no ano letivo de 2013;
  • Curriculum Vitae;
  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
  • Argumentação por escrito.
O processo seletivo será constituído de análise de documentação, prova de título e tempo de serviço.
 
As listas com os nomes dos candidatos classificados serão afixadas no mural interno do Centro Administrativo Municipal e no site www.ita.sc.gov.br, a partir do dia 29 de novembro de 2013.
 
Os editais foram publicados no site www.ita.sc.gov.br.

Concurso Grupo de Atenção às Urgências e Emergências - 2013

A Coordenadoria de Serviços de Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, publicou os editais nºs 21 e 22/2013, ambos para a abertura de concurso público destinado ao provimento de 249 oportunidades de trabalho para o Grupo de Atenção às Urgências e Emergências (GRAU). Do total de vagas, 137 são para Médicos e 112 para Enfermeiros. O salário oferecido pode ser de até R$ 5.162,50.
 
As inscrições serão recebidas no período entre 19 de novembro até 10 de dezembro de 2013 (horário de Brasília), exclusivamente via endereço eletrônico www.caipimes.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas serão submetidos às Provas Objetiva prevista para dia 19 de janeiro de 2013, Prática de Condicionamento Físico que está prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2014 e de Títulos, a ser marcada em data oportuna.
 
A validade dos certames é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Saiba mais detalhes consultando os editais, que estão publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo (09 de novembro de 2013, Poder Executivo, Seção 1, a partir da página 147). Os documentos também estão disponíveis, juntamente com outras atualizações, no site de inscrição (www.caipimes.com.br).

Prefeitura de Porto Belo - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Porto Belo, no estado de Santa Catarina, através da empresa Infinity Assessoria Pedagógica, publicou os editais n°s 04 e 05/2013 de processo seletivo para a admissão em caráter temporário de categorias funcionais constantes nos Quadros de Pessoal da Administração Pública Municipal e para a formação de cadastro de reserva para o Ano Letivo de 2014.

Há 180 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.381,16 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Servente, Motorista, Monitor, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Artes, Educação Física, Ensino Fundamental - Inclusão , Inclusão com habilitação em Braille e Libras, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Fonoaudiólogo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de dezembro de 2013, por meio do site www.infinityprovas.com.br.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, com início às 13h30min e término às 16h30min, sendo obrigatória a chegada dos candidatos com 20 (vinte) minutos de antecedência, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 13h25min.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.infinityprovas.com.br, no dia 15 de dezembro de 2013. Após às 18 horas. Este processo seletivo terá validade de 1 (um) ano.

Concurso Instituto de Previdência de Santo André - SP

O Instituto de Previdência de Santo André - IPSA, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n°01/2013, com o objetivo de preencher 09 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários  de R$ 1.346,56 a R$ 6.123,87.

O concurso público será realizado pela Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas – CAIP/USCS. As vagas são para os cargos de Auxiliar de Consultório Odontológico (03), Auxiliar de Contabilidade (03), Auxiliar de Enfermagem (01), Auxiliar de RH I (01) e Procurador (01).

A inscrição deverá ser efetuada até o dia 1º de dezembro de 2013, exclusivamente pela internet no site www.caipimes.com.br. Para efetuar sua inscrição o candidato poderá, também, utilizar os equipamentos do Atende Fácil, Programa Acessa São Paulo (locais públicos para acesso à Internet). As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 150,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, na cidade de Santo André e, se necessário, em municípios vizinhos, em horários e locais a serem informados através de editais de convocação que serão publicados oportunamente no Diário do Grande ABC e simultaneamente divulgados no site www.caipimes.com.br, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos relativos a este certame.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na data prevista de 15 de janeiro de 2014.

O concurso público tem validade de 01 ano a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IPSA, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Cariré - CE prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura Municipal de Cariré, no estado do Ceará, auxiliada pelo Instituto Cidades, divulgou o edital nº 001/2013, que estabelece as condições de realização de concurso público para o provimento de vagas do seu quadro permanente de pessoal e para a formação de cadastro reserva.
 
O edital prevê a oferta de 364 oportunidades imediatas, entre ampla concorrência e vagas reservadas a PNE, bem como a constituição de um quadro reserva de 728 classificados, de todos níveis de instrução. Os cargos disponíveis são: Agente administrativo, Agente de controle interno, Agente de fiscalização, Agente de saúde – ESF, Agentes de endemias, Almoxarife, Assistente social, Auxiliar de Serviços, Dentista PSF, Digitador, Educador físico, Enfermeiro hospital, Enfermeiro PSF, Engenheiro civil, Estafeta, Farmacêutico, Fiscal de obras e posturas, Fiscal de tributos e arrecadação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico hospital, Médico PSF, Motorista (categorias B e D), Nutricionista, Operador de motoniveladora, Operador de retroescavadeira, Pedreiro, Pintor, Professor (diversas disciplinas/áreas), Psicólogo, Recepcionista, Técnico em enfermagem, Terapeuta ocupacional, Veterinário e Zelador de patrimônio. Os salários oferecidos oscilam entre R$ 678 e R$ 12.000.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 17 de novembro de 2013. Quem preferir ou não puder se inscrever pela internet, poderá efetuar a inscrição no terminal do Instituto Cidades (Biblioteca Pública - Fábrica de Cultura - Pça Elísio Aguiar, Centro – Cariré/CE), das 8h às 12h e 13h às 17h. A taxa de inscrição poderá ser de R$ 40, R$ 60 ou R$ 120.
 
A prova objetiva para todos os cargos serão aplicadas provavelmente nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013, em turnos diferenciados, dependendo do nível, e acontecerão em Cariré.
 
Participarão da Prova de Títulos somente os candidatos que concorrerem aos cargos de Professor, desde que classificados na prova objetiva em até duas vezes o número de vagas.
 
O concurso terá o prazo de dois anos contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Penaforte - CE

A Prefeitura de Penaforte, no estado do Ceará, divulgou edital n°001/2013 de concurso público, destinado a selecionar candidatos para provimento de 505 vagas, sendo 134 imediatas e 371 para cadastro de reserva em cargos de todos os níveis escolares. Os salários variam entre R$ 690,00 e R$ 7.117,00, com jornadas de 20 ou 40 horas por semana.

A execução do concurso público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar Administrativo, Agente de Trânsito, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Técnico em Enfermagem, Operador de Máquina Pesada e Agente da Guarda Municipal;

- Nível Superior: Psicólogo, Professor de Educação Básica I - Artes, Professor de Educação Básica I - Ciências Biológicas, Professor de Educação Básica I - Educação Físicas, Professor de Educação Básica I - Geografia, Professor de Educação Básica I - História, Professor de Educação Básica I - Letras, Professor de Educação Básica I - Matemática, Professor de Educação Básica I - Pedagogia, Enfermeiro, Médico e Odontólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Penaforte e fica alterada a data de realização das provas para o dia 22 de dezembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.

Validade
O concurso público terá o prazo de dois anos contados a partir da sua homologação.

Concurso IFAM

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) divulgou os editais n° 005 e 006/2013 para a realização de concurso público, visando ofertar 530 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.049,77 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais. Além da remuneração serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:
- Auxílio Alimentação: R$ 373,00;
- Auxílio Transporte;
- Auxílio Pré-Escolar: R$ 66,00 por dependente, até aos 05 anos de idade.
 
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total das vagas dos cargos, cujas atribuições, recomendações e aptidões específicas sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Analista de tecnologia da informação, arquivista, auditor, assistente social, economista, engenheiro (área construção civil, ambiental, agrônomo e elétrica), estatístico, pedagogo, psicólogo, secretário- executivo, técnico (segurança do trabalho, assuntos educacionais, agropecuária, arquivo, contabilidade, edificações, secretariado, tecnologia da informação, audiovisual e contabilidade), tecnólogo/formação em informática, assistente social, bibliotecário- documentalista, médico/área clínica geral, pedagogo, assistente em administração, técnico de laboratório ( área construção civil, informática, ciências, eletrônica, mecatrônica e química), assistente de alunos, auxiliar de biblioteca, administrador, analista de tecnologia da informação, bibliotecário- documentalista, contador, nutricionista, enfermeiro, veterinário, psicólogo e professor.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 19 de novembro a 03 de dezembro de 2013, no site www.msconcursos.com.br e também no www.ifam.edu.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 38,00 e 47,00 (nível intermediário) e R$ 79,00, 90,00, 97,00, 102,00, 137,00 e 201,00 (nível superior).
 
Prova
A prova escrita será realizada na data provável de 12 de janeiro de 2014, exclusivamente nos seguintes municípios: Manaus/AM, Coari/AM, Eirunepé/AM, Humaitá/AM, Itacoatiara/AM, Lábrea/AM, Maués/AM, Parintins/AM, Presidente Figueiredo/AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tabatinga/AM e Tefé/AM. Os locais e horários serão divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 13 de janeiro de 2014, nos postos de atendimento e nos sites www.msconcursos.com.br e www.ifam.edu.br.
 
A prova de desempenho didático e análise dos títulos serão realizadas do dia 07 a 09 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados nos sites www.msconcursos.com.br e www.ifam.edu.br e nos postos de atendimento, a partir do dia 05 de fevereiro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Administração.

Concurso SUDECAP Belo Horizonte - MG

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), localizada em Belo Horizonte, capital mineira, publicou edital nº 01/2013 de concurso público para  provimento do emprego público de assistente admistrativo, assistente técnico, arquiteto, engenheiro e técnico de nível superior. O certame será realizado, sob a responsabilidade da Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC.

Há 126 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior, por salários de até R$ 6.043,27 (salário base, mais gratificações). A carga horária é de 40 horas semanais para todas as funções.
 
As chances são para as funções de Assistente Administrativo, Técnico em Estradas, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletricidade, Técnico em Agrimensura,  Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Agrimensura, Engenheiro-agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Meio Ambiente e Saneamento, Arquiteto - Arquitetura e Urbanismo, Administração, Técnico Arquivologia, Assistência Social, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Geografia, Geologia, História, Informática e Psicologia.

Serão oferecidos, a título de benefícios adicionais, o vale-lanche no valor de R$ 3,00 por dia, o vale refeição/alimentação no valor de R$ 17,00 por dia, o auxílio-creche no valor R$ 196,00 por mês e por filho menor de 07 (sete) anos, o auxílio-educação no valor de R$ 196,00 por mês e por filho portador de deficiência mental e também será oferecida assistência médica e odontológica co-patrocinadas (contribuição do empregado e contribuição patronal) nas condições vigentes.

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.fumarc.org.br,  das 9h do dia 14 de janeiro até às 23h59min do dia 13 de fevereiro de 2014. O candidato que não tiver acesso a Internet poderá realizar a inscrição pessoalmente ou por terceiro munido de procuração, diretamente na sede da FUMARC – Av. Francisco Sales, 540 – Bairro Floresta – CEP 30150-220, Belo Horizonte – MG, durante o período de inscrições, das 09h às 12h e das 13h30min às 17h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$80,00 (nível superior).
 
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, sendo a primeira etapa constituída de Prova Objetiva de Múltipla Escolha para todos os cargos e Prova Discursiva de caráter eliminatório e classificatório para os cargos de nível Superior. A segunda etapa será constituída de Prova de Títulos/Formação Acadêmica e Experiência Profissional.

A Primeira Etapa será realizada no Município de Belo Horizonte/MG, no dia 16 de março de 2014. Os horários e locais da realização das provas serão informados no CI e divulgados no endereço eletrônico www.fumarc.org.br.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo da SUDECAP.

Prefeitura de Rodeiro - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, em Minas Gerais, divulgou extrato do edital de processo seletivo nº. 028/2013, destinado à contratação temporária de (01) Agente Comunitário de Saúde e para formação de quadro para futuras contratações dentro de um prazo de 90 dias. O salário pode chegar a R$ 902,83 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponível na recepção da Prefeitura Municipal, até o dia 14 de novembro de 2013, das 09h às 10h.
 
Os aprovados serão contratados pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O extrato do edital encontra-se divulgado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 13 de novembro de 2013, pág. 35.

Concurso Prefeitura de Alto Paraná - PR

A Prefeitura de Alto Paraná, no estado do Paraná, lançou os editais 01 e 02/2013, de concurso público, destinados ao provimento de 16 vagas para níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior. As oportunidades ofertam vencimentos de até R$ 5.244,77. O certame será realizado através da empresa KLC.
 
Cargos: As vagas são para os cargos de Médico da Família, Mãe Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Manutenção, Cirurgião Dentista, Coletor de Resíduos Sólidos, Engenheiro Civil, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas, Operário Braçal, Tratorista, Vigia e Psicólogo. 
 
Inscrições: As inscrições serão feitas no período de 13 a 27 de novembro de 2013, por meio do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 100. 
 
Provas: O concurso constará de prova objetiva, prova prática ou, ainda, prova de aptidão física, dependendo do cargo. A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 15 de dezembro de 2013, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

Validade: A validade do concurso público será de até 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Processo Seletivo Prefeitura de Santo Antônio do Içá - AM

Com oferta de 453 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, no Estado do Amazonas, lançou edital nº. 002/2013 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 4.920,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Médico, Professor, Aux. Serv. Gerais, Vigias, Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura de Santo Antônio do Iça, situada na Av. Álvaro Maia, s/n, Centro, na cidade de Santo Antônio do Iça, até às 17h do dia 11 de dezembro de 2013.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, juntamente com a ficha de inscrição, original e 01 cópia dos seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certificado de Escolaridade ou Declaração. No caso de Declaração, somente será válida no prazo de 90 dias, correspondente à função que concorrer.
  • Comprovante de residência (para todas as funções);
  • Registro no Conselho Regional da Profissão para a função de Técnico em Enfermagem;
  • Título de Eleitor;
  • Curriculum Vitae.
Prova
O certame constará de prova de títulos.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data de publicação do edital de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado 1 única vez, por igual período, a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 13 de novembro de 2013, pág. 18 a 22.

MDA lança edital de processo seletivo

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 150 vagas temporárias, sendo 110 vagas de nível superior e mais 40 vagas para nível intermediário. O certame será executado pela Fundação Universa e os salários podem chegar a R$ 8.300,00.

São 27 vagas para atividades técnicas de formação de Nível Intermediário (NI); 13 para atividades de apoio à tecnologia da informação (NI); 44 para atividades técnicas de suporte de Nível Superior (NS); 55 para atividades técnicas de complexidade Intelectual (NS); seis para atividades técnicas de complexidade gerencial (NS); e cinco para atividades técnicas de tecnologia da informação (NS).

Inscrições
A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, até às 20 horas do dia 16 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília.

Taxas
- Nível I: R$ 35,00;
- Nível II: R$ 38,00;
- Nível III: R$ 45,00;
- Nível IV: R$ 58,00;
- Nível V: R$ 65,00.

Provas
A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 19 de janeiro de 2014, no turno vespertino. Os locais, a data e o horário de aplicação da prova serão divulgados no endereço eletrônico www.universa.org.br, na data provável de 9 de janeiro de 2014.

As etapas do processo seletivo serão aplicadas nas cidades de Altamira/PA, Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Humaitá/AM, Macapá/AP, Manaus/AM, Marabá/PA, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA.

Gabaritos
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será afixado no mural de avisos da Fundação Universa e divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, no 2º (segundo) dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, publicou o edital nº 217-SARH, de processo seletivo, para formação de cadastro reserva no cargo de Médico.
 
A  remuneração é de até R$ 5.580,49 por jornada semanal de 20 horas. 
 
As inscrições serão efetuadas somente pelo site www.pjf.mg.gov.br, de 14 a 20 de novembro de 2013. Os candidatos, após realizarem suas inscrições, terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição, nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, localizada na Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar.
 
A seleção constará de prova de títulos e o resultado será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura. 

Concurso Prefeitura de Bom Repouso - MG

A Prefeitura de Bom Repouso, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público n° 01/2013, destinado ao provimento de 67 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados. Os salários vão até R$ 1.323,52 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviço Interno e Externo, Coletor de Resíduos Sólidos, Coveiro, Gari, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Servente Escolar, Tratorista, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Farmácia, Coordenador do CRAS, Operador de Raio X, Técnico em Enfermagem, Monitor de Creche, Professor, Professor de Educação Física, Pedagogo do CRAS, Supervisor Escolar, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista e Fonoaudiólogo.

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 13 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014, na Prefeitura Municipal de Bom Repouso, (exceto sábado, domingo e feriado), das 08h às 17h, As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, também no período de 13 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 10 de fevereiro de 2014.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no Município de Bom Repouso, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2014. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Bom Repouso e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 19 de fevereiro de 2014, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas e práticas.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Autarquia Hospitalar Municipal - SP 2013

A Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo (AHM) divulgou os editais nºs 01 e 02/2013 de abertura de inscrições para dois concursos que irão reforçar o seu quadro. A oferta total é de 3.281 empregos públicos, subordinados ao regime celetista, com salários que podem variar de R$ 1.132,50 a até R$1.652,04. A responsabilidade sobre este certame é da CAIP/USCS e o mesmo terá validade de dois anos.
 
Empregos
No edital 01/2013, está prevista a oferta de 2.847 oportunidades de nível fundamental para o emprego de Agente de Apoio - Armazenagem e para os empregos de nível médio/técnico de: Assistente de Gestão de Políticas Públicas, Técnico de Segurança do Trabalho, ATS – Eletrocardiografia, ATS – Eletroencefalografia, ATS – Gasoterapia, ATS – Enfermagem, Técnico em Saúde – Enfermagem, , Técnico em Saúde - Farmácia, Técnico em Saúde - Higiene Dental e Técnico em Saúde – Imobilização Ortopédica. Os candidatos interessados devem observar atentamente os requisitos necessários para concorrer às vagas oferecidas. 
 
O edital 02/2013 prevê a ocupação de 434 vagas de nível superior, nos seguintes cargos: Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, Especialista Desenvolvimento Urbano-Engenheiro do Trabalho, Especialista em Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional,  Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Odontologia - Buco Maxilo. O vencimento pode chegar a R$ 5.147,31
 
Inscrições e Provas
A inscrição deverá ser efetuada até o dia 10 de dezembro de 2013, exclusivamente pela internet, no site www.caipimes.com.br. As taxas de inscrição podem se de R$ 24,00, R$ 34,00 ou R$ 55,00.
 
O concurso constará de provas objetivas para todos os cargos e prova de títulos somente para os cargos de nível superior.  A confirmação da data e as informações sobre o local, horário e sala para a realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio dos sites www.caipimes.com.br e www.prefeitura.sp.gov.br/ahm
 
Os editais completos foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (http://www.docidadesp.imprensaoficial.com.br), edições de 09 e 13/11/2013, a partir da página 42 (edital 01/2013) e 39 (edital 02/2013).
 
Poderão ser consultados também nos sites da Prefeitura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br/ahm) e da organizadora (www.caipimes.com.br).

Sedentarismo resultará em 23,3 milhões de mortes no mundo em 2030

Uma estatística divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo, em 2030, será a causa de 23,3 milhões de óbitos. O número é 6 milhões superior ao de 2008, quando a falta de exercícios foi responsável pela morte de 17,3 milhões de pessoas no mundo que desenvolveram doenças cardíacas.
 
Segundo a OMS, é recomendável a execução de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana. Entretanto, a prática é regular apenas entre 33,5% dos brasileiros, segundo dados de 2012, da Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde.
 
"O remédio não é tudo, os hábitos de vida devem ser mudados, uma boa alimentação aliada a exercícios físicos inibe diversas doenças do coração", destacou o cardiologista do Hospital Regional de Planaltina, Agostinho Caixeta.
 
O exercício físico ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminui a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis.
 
Em comparação aos indivíduos sedentários, aqueles que se exercitam regularmente têm maior probabilidade de manter a normalidade do fluxo sanguíneo e da pressão arterial, além de apresentam um risco 45% menor de desenvolver aterosclerose coronariana (processo de endurecimento e obstrução da artéria coronariana).
 
Como toda musculatura, o coração se fortalece com a prática de atividade física, porque consegue bombear mais sangue para o organismo a cada batimento, alcançando um nível alto de desempenho mais fácil.
 
"O antagonismo, o negativismo, o desequilibro emocional causa as patologias, e o exercício físico ajuda o ser humano a lidar com o estresse e proporciona uma sensação de bem estar, o que faz bem para o bom funcionamento do coração", explicou o cardiologista.
 
Atendimento
A Secretaria de Saúde do DF foi pioneira na implantação de Práticas Integrativas da Saúde, que também auxiliam na redução dos riscos de doenças do coração, sendo Planaltina a primeira região administrativa a adotar a prática de automassagem.
 
Atualmente, a rede conta com cursos realizados em 65 unidades de saúde, que possuem 140 profissionais capacitados para realizar aulas gratuitas. Entre as modalidades, são oferecidas a prática de Tai chi chuam, automassagem, Lian Gong e exercícios de relaxamento.
 
A dona de casa, Petrolina Souza, 60 anos, começou a prática esse ano em Planaltina e afirma sentir melhoras. "Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram", contou.
 
Outro paciente é o aposentado Adolfino Moreira, de 74 anos. "Gosto muito de participar da automassagem, aqui eu fico muito feliz e falo todos os dias para o meu coração que quero viver mais", disse.
 
SEPLAN

Novo anel intravaginal pretende prevenir HIV e gravidez indesejada

Um novo anel intravaginal foi desenvolvido para agir contra o vírus da Aids e gravidez indesejada ao mesmo tempo.
 
O produto, apresentado esta semana na reunião anual da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos, no Texas, deve começar a primeira fase de ensaios clínicos em mulheres no início de 2014. As pacientes serão divididas em dois grupos: um receberá esse anel de dupla proteção e o outro, apenas prevenção contra o HIV.

Segundo os cientistas, da organização de pesquisa em saúde reprodutiva Conrad e da Universidade de Utah, o anel de poliuretano foi desenvolvido para durar 90 dias, período no qual deve liberar alta dosagem da substância anti-HIV tenofovir e baixa dosagem do contraceptivo levonorgestrel, um tipo sintético de progesterona (hormônio feminino).

O tenofovir é o único composto que tem se mostrado eficaz para redução da transmissão sexual do HIV quando formulado em gel. E os níveis da substância liberados pelo anel intravaginal foram iguais ou até superiores aos da aplicação em gel, destacaram os pesquisadores Meredith Clark e David Friend, da Conrad.

A equipe responsável pelo trabalho realizou testes in vitro e comparou os resultados com estudos farmacocinéticos (o caminho que um medicamento percorre no organismo, desde a ingestão até a excreção) feitos durante três meses em coelhos e ovelhas.

Para Meredith, a necessidade desse anel surgiu porque a maioria das gestações indesejadas no mundo ocorre em regiões pobres onde a pandemia de HIV é mais prevalente, como a África Subsaariana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente existem 35,3 milhões de pessoas vivendo com o vírus da Aids em todo o mundo e cerca de 87% das gestações por ano não são planejadas pelos casais.
 
G1

Carreta da Saúde oferece exames de diagnóstico à Hanseníase

Foto: Ronivon Barros/Ascom
Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz para Cáceres a Carreta da Saúde – Ponto Final na Hanseníase. A ação é uma iniciativa do MS, em parceria com a Novartis, vem inovando na busca de casos de Hanseníase. A carreta estará no município, na Sematur, até o próximo dia 15 de novembro oferecendo exames de coletividade e diagnóstico em Hanseníase.

De acordo com a secretária de Saúde, Carla Pina, o município fez a adesão à carreta há 40 dias e a contrapartida do mesmo é oferecer os profissionais para o atendimento (médico, enfermeiro e técnico em laboratório). “Uma vez que o Ministério da Saúde fornece a estrutura da carreta e a Novartis a medicação caso o paciente seja diagnosticado com Hanseníase ele já sai com a primeira dose da medicação. Trata-se de uma rotina que já é estabelecida pelo Ministério em parceria com a Novartis há muitos anos. Nesta ação estão envolvidos os profissionais das Equipes de Saúde da Família, bem como toda a Equipe do Ambulatório de Dermatologia do município”, comentou.

De acordo com o prefeito Francis Maris, a ação garante mais qualidade de vida à população. “Estamos trabalhando cada vez mais na busca de parcerias para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão. Hoje já estamos contando com sete médicos pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, e queremos ampliar ainda mais o atendimento médico no município, considerando que somos um polo e atendemos a várias outras cidades da região”, disse.

A Carreta da Saúde está à disposição para atendimento de toda a população que queiram tirar dúvidas em relação à doença, além de realizarem o exame de pele com os profissionais que estarão à disposição. “Iniciar o tratamento precocemente evita vários problemas futuros, além de que interrompemos a cadeia de transmissão da doença. Agradecemos a todos que se empenharam para a realização de mais esta ação da Secretaria Municipal de Saúde ”, concluiu Carla Pina.
 
Jornal Oeste -MT